11
O REALISMO

O realismo

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O realismo

O REALISMO

Page 2: O realismo

O realismo corresponde á expressão literária predominante na segunda metade do século XIX, época em que prevaleceram os valores da 2ª Revolução Industrial.

O Realismo teve inicio na França com “Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857(sendo uma crítica ao adultério feminino), quebrando os padrões do Romantismo.

REALISMO-NATURALISMO

Page 3: O realismo

Antirromantismo (sem sentimentalismo)Crítica a problemas sociais e instituições

(principalmente á igreja e ao casamento)Objetividade.Verossimilhança (reprodução mais fiel possível

da realidade)Valorização do cotidianoDescritivismoRazão, observação e análiseNovas ideologiasUniversalismo (sem exclusão social)Retrato fiel das personagens (sem idealização)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

Page 4: O realismo

O REALISMO EM PORTUGAL

Page 5: O realismo

O realismo em Portugal inicia-se em 1865 com a “Questão Coimbrã”, uma polemica literária entre partidários do Romantismo, liderados por Antônio de Castilho (um escritor já consagrado na época) e do Realismo tendo á frente Antero de Quental, um novo escritor.A consolidação se deu em 1871, quando foram organizadas as Conferências Democráticas do Cassino Lisbonense (palestras que pregavam o realismo literário e a modernização do país de forma geral). Um dos palestrantes foi Eça de Queirós que mais tarde se tornaria o maior nome do realismo português.

Page 6: O realismo

EÇA DE QUEIRÓS

Eça de Queirós além de ser o maior nome da literatura realista portuguesa também foi um dos maiores romancistas de Portugal.

Sua obra é dividida em três partes:

1.Romancista2.Realista-Naturalista3.Realista-Humanista

Page 7: O realismo

Características da obra:• Caricatura de tipos sociais

• Ironia• Senso de contrastes

• Críticas aos problemas sociais

Principais obras:-O crime do padre Amaro

-O primo Basílio-Os Maias

-A capital (publicado postumamente)-O conde de Abranhos (publicado

postumamente)-Alves & Cia (publicado postumamente)

-A tragédia da rua das Flores-O mandarim

-A relíquia

Page 8: O realismo

O REALISMO NO BRASIL

Page 9: O realismo

O Realismo no Brasil inicia-se na década de 1880.Época em que ocorreu tanto a abolição da escravatura quando a independência do paísNa literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.. O escritor mais importante do período (e o maior nome da literatura brasileira) foi Machado de Assis.

Page 10: O realismo

MACHADO DE ASSIS

Fases:Imatura: mais próximas do Romantismo.

Publicação de obras como “A mão e a Luva” e “Iaiá Garcia”.

Madura: incorporação das principais características do realismo (apesar de sua obra nunca se vincular totalmente a uma única tendência literária, oque o faz ser considerado universal). O maior nível maior de seus escritos se concretizou em obras como “Memórias Póstuma de Brás Cubas” e “Do Casmurro”.

Page 11: O realismo

Principais características da obra:• Digressão (divagação ou mudança de assunto no meio da narração)• Diálogo com o leitor• Pessimismo• Ironia• Humor fino• Menção a outras obras• Personagens complexas (psicologicamente)• Relativização dos valores morais