15
ORGULHO DE SER NORDESTINO

Orgulho de ser nordetino

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Orgulho de ser nordetino

ORGULHO DE SER NORDESTINO

Page 2: Orgulho de ser nordetino
Page 3: Orgulho de ser nordetino

População: 53.078.137 (Censo IBGE 2010)

Estados: Alagoas, Bahia, Ceará,Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco,Rio Grande do Norte e Sergipe. Sendoassim, a região brasileira com maiornúmero de Estados.

CARACTERÍSTICAS

Área: A área do nordeste brasileiro é de aproximadamente1.558.196 km², equivalente a 18% do território nacional e é aregião que possui a maior costa litorânea. Um fato interessanteé que a região possui os estados com a maior e a menor costalitorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí,com 60 km de litoral.

Page 4: Orgulho de ser nordetino

Relevo : Uma das características importantes do relevo nordestino éa existência de dois antigos e extensos planaltos, o da Borborema e oda Bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas queformam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a do Araripe.Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais estálocalizado o sertão, que é uma região de clima semi-árido.

Vegetação: A vegetação nordestina é bastante rica ediversificada, vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dosCocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, acaatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna eflora exuberantes, diversas espécies endêmicas, uma boa parteda vida no planeta e animais ameaçados de extinção.

Page 5: Orgulho de ser nordetino

Clima: O Nordeste do Brasil, apresenta temperaturas elevadascuja média anual varia de 20° a 28°C. Nas áreas situadas acima de200m e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C.As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas maiselevadas da chapada Diamantina e da Borborema. O índice deprecipitação anual varia de 300 a 2.000 mm. 3 dos 4 tipos declimas que existem no Brasil estão presentes no Nordeste, sãoeles:Equatorial Úmido -- Presente em uma pequena parte doMaranhão, na divisa com o Pará;Litorâneo Úmido -- Presente do litoral da Bahia ao do RioGrande do Norte;Tropical -- Presente nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão ePiauí;Tropical Semi-árido -- Presente em todo o sertão.

Page 6: Orgulho de ser nordetino

Agricultura: A cana-de-açúcar é o principal produto agrícolada região, produzido principalmente por Alagoas, seguido porPernambuco e Paraíba, também é importante destacar osplantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte),tabaco(Bahia) e caju (Paraíba e Ceará), uvas finas, manga,melão, acerola, e outros frutos para consumo interno eexportação. . Também destacamos a produção de feijão emIrecê e de soja em Barreiras, Bahia. Nos vales do rio SãoFrancisco (Bahia) e do Açú (Rio Grande do Norte) existe ocultivo irrigado de frutas para exportação. No sertão predominaa agricultura de subsistência, prejudicada às vezes pelasconstantes estiagens.

Page 7: Orgulho de ser nordetino

Pecuária: Na região se cria principalmente gado, os maioresrebanhos bovinos estão na Bahia, Pernambuco e Ceará, nosertão os produtores têm sempre prejuízos devido as constantessecas. Caprinos - que são mais resistentes -, suínos, ovinos eaves.As feiras de gado são comuns nas cidades do agrestenordestino, foram estas feiras que deram origem a cidadescomo Campina Grande, Feira de Santana, etc.

Page 8: Orgulho de ser nordetino

Indústria: É mais forte e diversificada nas grandes regiõesmetropolitanas como a do Recife, a de Salvador e a deFortaleza.Destaca-se a produção de aços especiais, produtos eletrônicos,equipamentos para irrigação, barcos, chips, softwares, bateriase produtos petroquímicos, além de marcas de etiquetasfamosas, calçados de couro e de lona, tecidos de todos os tipose sal marinho.

Page 9: Orgulho de ser nordetino

Turismo: O imenso litoral com praias belíssimas - muitasintocadas - que são somente comparadas as do Caribe, colocamo Nordeste entre as grandes rotas de turismo no mundo,milhões de turistas desembarcam nos modernos aeroportosnordestinos. Há alguns anos os estados vêm investindointensamente na melhora da infra-estrutura, criação de novospólos turísticos, e alguns no desenvolvimento do ecoturismo. Oecoturismo ainda é pouco "explorado" no Nordeste, mas temgrande potencialidade, dentre os roteiros estão as trilhas daMata Atlântica e a Serra da Capivara no Piauí, este que é um dosprincipais parques arqueológicos do país.

Page 10: Orgulho de ser nordetino

A cultura da região é, também, um grande atrativo para oturista, todos os estados tem folguedos e tradições diferentes.Olinda, São Luís e o Pelourinho - em Salvador - são os grandesatrativos culturais da região, sendo considerados PatrimônioCultural da Humanidade pela UNESCO.O arquipélago de Fernando de Noronha , com suas ilhas e praiasde águas límpidas e cristalinas, também está ganhandodestaque nacional e mundial, pelas ilhas é possível avistar osgolfinhos saltadores que são uma atração à parte. Outro lugar dedestaque são os Lençóis Maranhenses, um complexo de dunas,rios, lagoas e manguezais.

Page 11: Orgulho de ser nordetino

Desenvolvimento humano: Entre os anos 1960 e 1997 houveredução da mortalidade infantil (de 166 para 58,3 por mil),aumento da esperança de vida (de 41 para 64,8 anos), incrementoda população alfabetizada (de 34% para 70,6%), abastecimentourbano de água (164 cidades para 1.651 cidades).

Page 12: Orgulho de ser nordetino

Cultura: A região possui uma cultura bem típica e rica. Na música, destacam-se ritmos populares tais como Coco, chachado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró e axé, entre outros rítmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorização desta riquíssima herança rítmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos é o cantor Antônio Nóbrega). Na culinária, destacam-se pratos típicos tais como carne-de-sol, vatapá, acarajé, canjica (que é chamada regionalmente de munguzá), feijão e arroz de coco, feijão verde, cozido e o sururu. Na dança, destaca-se o frevo.

Page 13: Orgulho de ser nordetino

E nas festividades, há destaques para as festas de carnaval forade época, como o "CarNatal" em Natal e o "Fortal" em Fortaleza,o "bumba-meu-boi" do Maranhão e o carnaval de bonecos, deOlinda. Quando vai se aproximando o São João a "disputa" épara saber qual é a Capital do Forró, as cidades de Caruaru, emPernambuco, e a de Campina Grande na Paraíba disputam pelotítulo. Além disso, há uma vasta e arraigada literatura popularde cordel que remonta ao período colonial (a literatura de cordelveio com os portugueses e tem origem na Idade média européia)e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que semanifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e deembolada.

Page 14: Orgulho de ser nordetino

Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atingeextensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levandopobreza e fome para os habitantes.

Page 15: Orgulho de ser nordetino