3
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Centro de Educação (CEDUC) Departamento de História Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida Série: 3º ano do Ensino Médio, Turma: Comercio Turno: Manhã Professor Supervisor: Eriberto Souto Bolsistas: Bonnierk Nathson de Lima Diniz Emilia Andrade Jessica Kaline Vieira Mylla Christtie Montenegro Bezerra Sabrina Lopes Plano de aula Conteúdo Programático: Consciência Negra. Problematização: O tema da Consciência Negra é de bastante importância nas salas de aulas pois por lei hoje no Brasil, é obrigatório o ensino da cultura Afro nas escolas, como um tema Transversal das aulas. Desmistificar o universo negro e mostrar a importância dos negros para a formação da nossa sociedade, para que o aluno possa perceber as influencia que está presente no seu cotidiano diário, é uma forma de combate ao preconceito como também de empoderamento desse grupo politico-social do nosso país.

Plano de aula Consciência Negra

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Plano de aula Consciência Negra

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Centro de Educação (CEDUC)

Departamento de História

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES

Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida

Série: 3º ano do Ensino Médio, Turma: Comercio Turno: Manhã

Professor Supervisor: Eriberto Souto

Bolsistas: Bonnierk Nathson de Lima Diniz

Emilia Andrade

Jessica Kaline Vieira

Mylla Christtie Montenegro Bezerra

Sabrina Lopes

Plano de aula

Conteúdo Programático:

Consciência Negra.

Problematização:

O tema da Consciência Negra é de bastante importância nas salas de aulas pois por lei hoje no Brasil, é obrigatório o ensino da cultura Afro nas escolas, como um tema Transversal das aulas. Desmistificar o universo negro e mostrar a importância dos negros para a formação da nossa sociedade, para que o aluno possa perceber as influencia que está presente no seu cotidiano diário, é uma forma de combate ao preconceito como também de empoderamento desse grupo politico-social do nosso país.

Objetivos Específicos:

•Ampliar a visão crítica dos alunos com relação à consciência negra no Brasil.

•Fazer com que os alunos reflitam sobre as mudanças que ocorreram na sociedade com relação a consciência negra, o crescimento dos movimentos negros, a politica de cotas e as leis que asseguram a punição para crimes de preconceito

•Aproximar a discussão da Consciência Negra para que os alunos formem as suas opiniões sobre o tema e que possam apontar soluções para as questões relacionadas aos Negros e a Consciência Negra.

Page 2: Plano de aula Consciência Negra

Justificativa:

O Dia da Consciência Negra é comemorado dia 20 de novembro em todo território nacional Brasileiro A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, no entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela presidente Dilma Rousseff e relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade.

Metodologia:

Para a discussão na sala de aula, foram formados grupos de alunos, para que a partir de imagens e charges, eles pudessem iniciar a discussão e produzir matériaia a partir das concepções a cerca do tema.

Recursos Didáticos:

Imagens, Charges, Papel, Lápis coloridos e Canetas.

Referencias:

http://www.suapesquisa.com/ditadura/

Araribá Plus. História. Obra Coletiva, Moderna, 4º Ed. São Paulo, 2014.