46
FERNANDO PESSOA FERNANDO PESSOA

Heterônimos ortônimo

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Heteronimos Fernando Pessoa

Citation preview

Page 1: Heterônimos ortônimo

FERNANDO PESSOAFERNANDO PESSOA

Page 2: Heterônimos ortônimo

HETERONÍMIAHETERONÍMIA

Page 3: Heterônimos ortônimo
Page 4: Heterônimos ortônimo
Page 5: Heterônimos ortônimo

ALBERTO CAEIROALBERTO CAEIRO

PROPÕE A NEUTRALIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADEPROPÕE A NEUTRALIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE

MESTRE E PASTORMESTRE E PASTOR

O MUNDO É O QUE ÉO MUNDO É O QUE É NÃO TEM INTERPRETAÇÃONÃO TEM INTERPRETAÇÃO

“ “ NÃO PENSAR ”NÃO PENSAR ” NÃO CRIAR CONCEITOSNÃO CRIAR CONCEITOS

RELAÇÃO SENSORIAL COM O MUNDORELAÇÃO SENSORIAL COM O MUNDO SENSACIONISMOSENSACIONISMO

LINGUAGEM SIMPLES LINGUAGEM SIMPLES

COLOQUIAL, ORALIDADECOLOQUIAL, ORALIDADE

VERSOS LIVRESVERSOS LIVRES

REPETIÇÃO DE PALAVRASREPETIÇÃO DE PALAVRAS

ESTROFES IRREGULARESESTROFES IRREGULARES

Page 6: Heterônimos ortônimo

O MEU OLHAR É NÍTIDO COMO UM GIRASSOL.O MEU OLHAR É NÍTIDO COMO UM GIRASSOL.TENHO O COSTUME DE ANDAR PELAS ESTRADASTENHO O COSTUME DE ANDAR PELAS ESTRADASOLHANDO PARA A DIREITA E PARA A ESQUERDA,OLHANDO PARA A DIREITA E PARA A ESQUERDA,E DE VEZ EM QUANDO OLHANDO PARA TRÁS...E DE VEZ EM QUANDO OLHANDO PARA TRÁS...E O QUE VEJO A CADA MOMENTOE O QUE VEJO A CADA MOMENTOÉ AQUILO QUE NUNCA ANTES EU TINHA VISTO,É AQUILO QUE NUNCA ANTES EU TINHA VISTO,E EU SEI DAR POR ISSO MUITO BEM...E EU SEI DAR POR ISSO MUITO BEM...(...)(...)EU NÃO TENHO FILOSOFIA: TENHO SENTIDOS...EU NÃO TENHO FILOSOFIA: TENHO SENTIDOS...SE FALO NA NATUREZA NÃO É PORQUE SAIBA O QUE ELA É,SE FALO NA NATUREZA NÃO É PORQUE SAIBA O QUE ELA É,MAS PORQUE A AMO, E AMO-A POR ISSO,MAS PORQUE A AMO, E AMO-A POR ISSO,PORQUE QUEM AMA NUNCA SABE O QUE AMAPORQUE QUEM AMA NUNCA SABE O QUE AMANEM SABE PORQUE AMA, NEM O QUE É AMAR...NEM SABE PORQUE AMA, NEM O QUE É AMAR...

AMAR É A ETERNA INOCÊNCIA,AMAR É A ETERNA INOCÊNCIA,E A ÚNICA INOCÊNCIA É NÃO PENSAR.E A ÚNICA INOCÊNCIA É NÃO PENSAR.

O GUARDADOR DE REBANHOS, IIO GUARDADOR DE REBANHOS, II

Page 7: Heterônimos ortônimo

O MISTÉRIO DAS COISAS? SEI LÁ O QUE É MISTÉRIO!O MISTÉRIO DAS COISAS? SEI LÁ O QUE É MISTÉRIO!O ÚNICO MISTÉRIO É HAVER QUEM PENSE NO MISTÉRIO.O ÚNICO MISTÉRIO É HAVER QUEM PENSE NO MISTÉRIO.QUEM ESTÁ AO SOL E FECHA OS OLHOS,QUEM ESTÁ AO SOL E FECHA OS OLHOS,COMEÇA A NÃO SABER O QUE É O SOLCOMEÇA A NÃO SABER O QUE É O SOLE A PENSAR MUITAS COISAS CHEIAS DE CALOR.E A PENSAR MUITAS COISAS CHEIAS DE CALOR.MAS ABRE OS OLHOS E VÊ O SOL,MAS ABRE OS OLHOS E VÊ O SOL,E JÁ NÃO PODE PENSAR EM NADA,E JÁ NÃO PODE PENSAR EM NADA,PORQUE A LUZ DO SOL VALE MAIS QUE OS PENSAMENTOSPORQUE A LUZ DO SOL VALE MAIS QUE OS PENSAMENTOSDE TODOS OS FILÓSOFOS E DE TODOS OS POETAS.DE TODOS OS FILÓSOFOS E DE TODOS OS POETAS.A LUZ DO SOL NÃO SABE O QUE FAZA LUZ DO SOL NÃO SABE O QUE FAZE POR ISSO NÃO ERRA E É COMUM E BOA.E POR ISSO NÃO ERRA E É COMUM E BOA.

O GUARDADOR DE REBANHOS, VO GUARDADOR DE REBANHOS, V

Page 8: Heterônimos ortônimo

ANTES O VOO DA AVE, QUE PASSA E NÃO DEIXA RASTRO,ANTES O VOO DA AVE, QUE PASSA E NÃO DEIXA RASTRO,QUE A PASSAGEM DO ANIMAL, QUE FICA LEMBRADA NO CHÃO.QUE A PASSAGEM DO ANIMAL, QUE FICA LEMBRADA NO CHÃO.A AVE PASSA E ESQUECE, E ASSIM DEVE SER.A AVE PASSA E ESQUECE, E ASSIM DEVE SER.O ANIMAL, ONDE JÁ NÃO ESTÁ E POR ISSO DE NADA SERVE,O ANIMAL, ONDE JÁ NÃO ESTÁ E POR ISSO DE NADA SERVE,MOSTRA QUE JÁ ESTEVE, O QUE NÃO SERVE PARA NADA.MOSTRA QUE JÁ ESTEVE, O QUE NÃO SERVE PARA NADA.A RECORDAÇÃO É UMA TRAIÇÃO À NATUREZA,A RECORDAÇÃO É UMA TRAIÇÃO À NATUREZA,PORQUE A NATUREZA DE ONTEM NÃO É NATUREZA.PORQUE A NATUREZA DE ONTEM NÃO É NATUREZA.O QUE FOI NÃO É NADA E LEMBRAR É NÃO VER.O QUE FOI NÃO É NADA E LEMBRAR É NÃO VER.

PASSA, AVE, PASSA, E ENSINA-ME A PASSAR.PASSA, AVE, PASSA, E ENSINA-ME A PASSAR.

O GUARDADOR DE REBANHOS, XLIIIO GUARDADOR DE REBANHOS, XLIII

Page 9: Heterônimos ortônimo

TU, MÍSTICO, VÊS UMA SIGNIFICAÇÃO EM TODAS AS COISAS.TU, MÍSTICO, VÊS UMA SIGNIFICAÇÃO EM TODAS AS COISAS.PARA TI TUDO TEM UM SENTIDO VELADO.PARA TI TUDO TEM UM SENTIDO VELADO.HÁ UMA COISA OCULTA EM CADA COISA QUE VÊS.HÁ UMA COISA OCULTA EM CADA COISA QUE VÊS.O QUE VÊS, VÊ-LO SEMPRE PARA VERES OUTRA COISA.O QUE VÊS, VÊ-LO SEMPRE PARA VERES OUTRA COISA.

PARA MIM, GRAÇAS A TER OLHOS SÓ PARA VER,PARA MIM, GRAÇAS A TER OLHOS SÓ PARA VER,EU VEJO AUSÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO EM TODAS AS COISAS;EU VEJO AUSÊNCIA DE SIGNIFICAÇÃO EM TODAS AS COISAS;VEJO-O E AMO-ME, PORQUE SER UMA COISA É NÃO SIGNIFICAR NADA.VEJO-O E AMO-ME, PORQUE SER UMA COISA É NÃO SIGNIFICAR NADA.SER UMA COISA É NÃO SER SUSCETÍVEL DE INTERPRETAÇÃO.SER UMA COISA É NÃO SER SUSCETÍVEL DE INTERPRETAÇÃO.

POEMAS INCONJUNTOSPOEMAS INCONJUNTOS

Page 10: Heterônimos ortônimo

QUEM ME DERA QUE EU FOSSE O PÓ DA ESTRADAQUEM ME DERA QUE EU FOSSE O PÓ DA ESTRADAE QUE OS PÉS DOS POBRES ME ESTIVESSEM PISANDO...E QUE OS PÉS DOS POBRES ME ESTIVESSEM PISANDO...

QUEM ME DERA QUE EU FOSSE OS RIOS QUE CORREMQUEM ME DERA QUE EU FOSSE OS RIOS QUE CORREME QUE AS LAVADEIRAS ESTIVESSEM À MINHA BEIRA...E QUE AS LAVADEIRAS ESTIVESSEM À MINHA BEIRA...

QUEM ME DERA QUE EU FOSSE OS CHOUPOS À MARGEM DO RIOQUEM ME DERA QUE EU FOSSE OS CHOUPOS À MARGEM DO RIOE TIVESSE SÓ O CÉU POR CIMA E A ÁGUA POR BAIXO...E TIVESSE SÓ O CÉU POR CIMA E A ÁGUA POR BAIXO...

QUEM ME DERA QUE EU FOSSE O BURRO DO MOLEIROQUEM ME DERA QUE EU FOSSE O BURRO DO MOLEIROE QUE ELE ME BATESSE E ME ESTIMASSE...E QUE ELE ME BATESSE E ME ESTIMASSE...

ANTES ISSO QUE SER O QUE ATRAVESSA A VIDAANTES ISSO QUE SER O QUE ATRAVESSA A VIDAOLHANDO PARA TRÁS DE SI E TENDO PENA...OLHANDO PARA TRÁS DE SI E TENDO PENA...

O GUARDADOR DE REBANHOS, XVIIIO GUARDADOR DE REBANHOS, XVIII

Page 11: Heterônimos ortônimo

FALAS DE CIVILIZAÇÃO, E DE NÃO DEVER SER,FALAS DE CIVILIZAÇÃO, E DE NÃO DEVER SER,OU NDE NÃO DEVER SER ASSIM.OU NDE NÃO DEVER SER ASSIM.DIZES QUE TODOS SOFREM, OU A MAIORIA DE TODOS,DIZES QUE TODOS SOFREM, OU A MAIORIA DE TODOS,COM AS COISAS HUMANAS POSTAS DESTA MANEIRA.COM AS COISAS HUMANAS POSTAS DESTA MANEIRA.DIZES QUE SE FOSSEM DIFERENTES, SOFRERIAM MENOS.DIZES QUE SE FOSSEM DIFERENTES, SOFRERIAM MENOS.DIZES QUE SE FOSSEM COMO TU QUERES, SERIA MELHOR.DIZES QUE SE FOSSEM COMO TU QUERES, SERIA MELHOR.ESCUTO SEM TE OUVIR.ESCUTO SEM TE OUVIR.PARA QUE TE QUERERIA EU OUVIR?PARA QUE TE QUERERIA EU OUVIR?OUVINDO-TE NADA FICARIA SABENDO.OUVINDO-TE NADA FICARIA SABENDO.SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES, SERIAM DIFERENTES: EIS TUDO.SE AS COISAS FOSSEM DIFERENTES, SERIAM DIFERENTES: EIS TUDO.SE AS COISAS FOSSEM COMO TU QUERES, SERIAM SÓ COMO TU QUERES.SE AS COISAS FOSSEM COMO TU QUERES, SERIAM SÓ COMO TU QUERES.AI DE TI E DE TODOS QUE LEVAM A VIDAAI DE TI E DE TODOS QUE LEVAM A VIDAA QUERER INVENTAR A MÁQUINA DE FAZER FELICIDADE!A QUERER INVENTAR A MÁQUINA DE FAZER FELICIDADE!

262262

Page 12: Heterônimos ortônimo

RICARDO REISRICARDO REIS

Page 13: Heterônimos ortônimo

RICARDO REISRICARDO REIS MÉDICO, MONARQUISTAMÉDICO, MONARQUISTA

FORMAÇÃO CLÁSSICAFORMAÇÃO CLÁSSICA CULTURA GRECO - ROMANACULTURA GRECO - ROMANA

MITOLOGIAMITOLOGIA PAGANISMOPAGANISMO

NATUREZANATUREZA BUCOLISMOBUCOLISMO

EPICURISMOEPICURISMO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO PRAZERAPRENDIZAGEM ATRAVÉS DO PRAZER

PLENITUDEPLENITUDE

ESTOICISMOESTOICISMO EQUILÍBRIO ENTRE RAZÃO E EMOÇÃOEQUILÍBRIO ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO

CARPE DIEMCARPE DIEM EFEMERIDADE DAS COISAS E DA VIDAEFEMERIDADE DAS COISAS E DA VIDA

LINGUAGEM ELABORADALINGUAGEM ELABORADA

VOCABULÁRIO RICO, ELEGANTEVOCABULÁRIO RICO, ELEGANTE

RIGOR FORMALRIGOR FORMAL

Page 14: Heterônimos ortônimo

ODESODES

PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO: NADAPARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO: NADATEU EXAGERA OU EXCLUI.TEU EXAGERA OU EXCLUI.SÊ TODO EM CADA COISA. PÕE QUANTO ÉSSÊ TODO EM CADA COISA. PÕE QUANTO ÉSNO MÍNIMO QUE FAZES.NO MÍNIMO QUE FAZES.ASSIM EM CADA LAGO A LUA TODAASSIM EM CADA LAGO A LUA TODABRILHA, PORQUE ALTA VIVE.BRILHA, PORQUE ALTA VIVE.

Page 15: Heterônimos ortônimo

BOCAS ROXAS DE VINHO,BOCAS ROXAS DE VINHO,TESTAS BRANCAS SOB ROSAS,TESTAS BRANCAS SOB ROSAS,NUS, BRANCOS ANTEBRAÇOSNUS, BRANCOS ANTEBRAÇOSDEIXADOS SOBRE A MESA;DEIXADOS SOBRE A MESA;

TAL SEJA, LÍDIA, O QUADROTAL SEJA, LÍDIA, O QUADROEM QUE FIQUEMOS, MUDOS,EM QUE FIQUEMOS, MUDOS,ETERNAMENTE INSCRITOSETERNAMENTE INSCRITOSNA CONSCIÊNCIA DOS DEUSES.NA CONSCIÊNCIA DOS DEUSES.

ANTES ISTO QUE A VIDAANTES ISTO QUE A VIDACOMO OS HOMENS A VIVEM,COMO OS HOMENS A VIVEM,CHEIA DA NEGRA POEIRACHEIA DA NEGRA POEIRAQUE ERGUEM AS ESTRADAS.QUE ERGUEM AS ESTRADAS.

SÓ OS DEUSES SOCORREMSÓ OS DEUSES SOCORREMCOM SEU EXEMPLO AQUELESCOM SEU EXEMPLO AQUELESQUE NADA MAIS PRETENDEMQUE NADA MAIS PRETENDEMQUE IR NO RIO DAS COISAS.QUE IR NO RIO DAS COISAS.

ODESODES

Page 16: Heterônimos ortônimo

VEM SENTAR-TE COMIGO, LÍDIA, À BEIRA DO RIO.VEM SENTAR-TE COMIGO, LÍDIA, À BEIRA DO RIO.SOSSEGADAMENTE FITEMOS O SEU CURSO E APRENDAMOSSOSSEGADAMENTE FITEMOS O SEU CURSO E APRENDAMOSQUE A VIDA PASSA, E NÃO ESTAMOS DE MÃOS ENLAÇADAS.QUE A VIDA PASSA, E NÃO ESTAMOS DE MÃOS ENLAÇADAS.(ENLAÇEMOS AS MÃOS).(ENLAÇEMOS AS MÃOS).

DEPOIS PENSEMOS, CRIANÇAS ADULTAS, QUE A VIDADEPOIS PENSEMOS, CRIANÇAS ADULTAS, QUE A VIDAPASSA E NÃO FICA, NADA DEIXA E NUNCA REGRESSA,PASSA E NÃO FICA, NADA DEIXA E NUNCA REGRESSA,VAI PARA UM MAR MUITO LONGE, PARA AO PÉ DO FADO,VAI PARA UM MAR MUITO LONGE, PARA AO PÉ DO FADO,MAIS LONGE QUE OS DEUSES.MAIS LONGE QUE OS DEUSES.

DESENLACEMOS AS MÃOS, PORQUE NÃO VALE A PENA CANSARMO-NOS,DESENLACEMOS AS MÃOS, PORQUE NÃO VALE A PENA CANSARMO-NOS,QUER GOZEMOS, QUE NÃO GOZEMOS, PASSAMOS COMO O RIO.QUER GOZEMOS, QUE NÃO GOZEMOS, PASSAMOS COMO O RIO.MAIS VALE SABER PASSAR SILENCIOSAMENTEMAIS VALE SABER PASSAR SILENCIOSAMENTEE SEM DESASSOSSEGOS GRANDES.E SEM DESASSOSSEGOS GRANDES.

SEM AMORES, NEM ÓDIOS, NEM PAIXÕES QUE LEVANTAM A VOZ,SEM AMORES, NEM ÓDIOS, NEM PAIXÕES QUE LEVANTAM A VOZ,NEM INVEJAS QUE DÃO MOVIMENTO DEMAIS AOS OLHOS,NEM INVEJAS QUE DÃO MOVIMENTO DEMAIS AOS OLHOS,NEM CUIDADOS, PORQUE SE OS TIVESSE O RIO SEMPRE CORRERIA,NEM CUIDADOS, PORQUE SE OS TIVESSE O RIO SEMPRE CORRERIA,E SEMPRE IRIA TER AO MAR.E SEMPRE IRIA TER AO MAR.

AMEMOS TRANQUILAMENTE, PENSANDO QUE PODÍAMOS,AMEMOS TRANQUILAMENTE, PENSANDO QUE PODÍAMOS,SE QUISÉSSEMOS, TROCAR BEIJOS E ABRAÇOS E CARÍCIAS,SE QUISÉSSEMOS, TROCAR BEIJOS E ABRAÇOS E CARÍCIAS,MAS QUE MAIS VALE ESTARMOS SENTADOS AO PÉ UM DO OUTROMAS QUE MAIS VALE ESTARMOS SENTADOS AO PÉ UM DO OUTROOUVINDO CORRER O RIO E VENDO-O. (...)OUVINDO CORRER O RIO E VENDO-O. (...)

ODESODES

Page 17: Heterônimos ortônimo

MEU GESTO QUE DESTRÓIMEU GESTO QUE DESTRÓIA MOLE DAS FORMIGAS,A MOLE DAS FORMIGAS,TOMÁ-LA-ÃO ELAS POR DE UM SER DIVINO;TOMÁ-LA-ÃO ELAS POR DE UM SER DIVINO;MAS EU NÃO SOU DIVINO PARA MIM.MAS EU NÃO SOU DIVINO PARA MIM.

ASSIM TALVEZ OS DEUSESASSIM TALVEZ OS DEUSESPARA SI O NÃO SEJAM,PARA SI O NÃO SEJAM,E SÓ DE SEREM DO QUE NÓS MAIORESE SÓ DE SEREM DO QUE NÓS MAIORESTIREM O SEREM DEUSES PARA NÓS.TIREM O SEREM DEUSES PARA NÓS.

SEJA QUAL FOR O CERTO,SEJA QUAL FOR O CERTO,MESMO PARA COM ESSESMESMO PARA COM ESSESQUE CREMOS SEREM DEUSES, NÃO SEJAMOSQUE CREMOS SEREM DEUSES, NÃO SEJAMOSINTEIROS NUMA FÉ TALVEZ SEM CAUSA.INTEIROS NUMA FÉ TALVEZ SEM CAUSA.

ODESODES

Page 18: Heterônimos ortônimo

ÁLVARO DE CAMPOSÁLVARO DE CAMPOS

Page 19: Heterônimos ortônimo

ÁLVARO DE CAMPOSÁLVARO DE CAMPOS POETA FUTURISTAPOETA FUTURISTA

RETRATO DO MUNDO MODERNO E TECNOLÓGICORETRATO DO MUNDO MODERNO E TECNOLÓGICO

“ “ CIVILIZAÇÃO DAS MÁQUINAS ”CIVILIZAÇÃO DAS MÁQUINAS ”

ESPÍRITO ESPÍRITO

REVOLUCIONÁRIOREVOLUCIONÁRIO

REBELDEREBELDE

INTENSOINTENSO

FEBRILFEBRIL

FÁBRICASFÁBRICAS

AGLOMERAÇÕESAGLOMERAÇÕES

CARROSCARROS

PLACASPLACAS

LUMINOSOSLUMINOSOS

FIOS ELÉTRICOSFIOS ELÉTRICOS

POEMAS EXTENSOSPOEMAS EXTENSOS

VERSOS LONGOSVERSOS LONGOS

INSERÇÃO DE ANGLICISMOS E GALICISMOSINSERÇÃO DE ANGLICISMOS E GALICISMOS

Page 20: Heterônimos ortônimo

QUANDO OLHO PARA MIM NÃO ME PERCEBO.QUANDO OLHO PARA MIM NÃO ME PERCEBO.TENHO TANTO A MANIA DE SENTIRTENHO TANTO A MANIA DE SENTIRQUE ME EXTRAVIO ÀS VEZES AO SAIRQUE ME EXTRAVIO ÀS VEZES AO SAIRDAS PRÓPRIAS SENSAÇÕES QUE EU RECEBO.DAS PRÓPRIAS SENSAÇÕES QUE EU RECEBO.

O AR QUE RESPIRO, ESTE LICOR QUE BEBO,O AR QUE RESPIRO, ESTE LICOR QUE BEBO,PERTENCEM AO MEU MODO DE EXISTIR,PERTENCEM AO MEU MODO DE EXISTIR,E EU NUNCA SEI COMO HEI DE CONCLUIRE EU NUNCA SEI COMO HEI DE CONCLUIRAS SENSAÇÕES QUE A MEU PESAR CONCEBO.AS SENSAÇÕES QUE A MEU PESAR CONCEBO.

NEM NUNCA PROPRIAMENTE REPAREINEM NUNCA PROPRIAMENTE REPAREISE NA VERDADE SINTO O QUE SINTO. EUSE NA VERDADE SINTO O QUE SINTO. EUSEREI TAL QUAL PAREÇO EM MIM? SEREISEREI TAL QUAL PAREÇO EM MIM? SEREI

TAL QUAL ME JULGO VERDADEIRAMENTE?TAL QUAL ME JULGO VERDADEIRAMENTE?MESMO ANTE AS SENSAÇÕES SOU UM POUCO ATEU,MESMO ANTE AS SENSAÇÕES SOU UM POUCO ATEU,NEM SEI BEM SE SOU EU QUEM EM MIM SENTE.NEM SEI BEM SE SOU EU QUEM EM MIM SENTE.

Page 21: Heterônimos ortônimo

AH, PODER EXPRIMIR-ME TODO COMO UM MOTOR SE EXPRIME!AH, PODER EXPRIMIR-ME TODO COMO UM MOTOR SE EXPRIME!SER COMPLETO COMO UMA MÁQUINA!SER COMPLETO COMO UMA MÁQUINA!PODER IR NA VIDA TRIUNFANTE COMO UM AUTOMÓVEL ÚLTIMO MODELO!PODER IR NA VIDA TRIUNFANTE COMO UM AUTOMÓVEL ÚLTIMO MODELO!PODER AO MENOS PENETRAR-ME FISICAMENTE DE TUDO ISTO,PODER AO MENOS PENETRAR-ME FISICAMENTE DE TUDO ISTO,RASGAR-ME TODO, ABRIR-ME COMPLETAMENTE, TORNAR-ME PASSENTORASGAR-ME TODO, ABRIR-ME COMPLETAMENTE, TORNAR-ME PASSENTOA TODOS OS PERFUMES DE ÓLEOS E CALORES E CARVÕESA TODOS OS PERFUMES DE ÓLEOS E CALORES E CARVÕESDESTA FLORA ESTUPENDA, NEGRA, ARTIFICIAL E INSACIÁVEL!DESTA FLORA ESTUPENDA, NEGRA, ARTIFICIAL E INSACIÁVEL!

AMO-VOS A TODOS, A TUDO, COMO UMA FERA.AMO-VOS A TODOS, A TUDO, COMO UMA FERA.AMO-VOS CARNIVORAMENTE,AMO-VOS CARNIVORAMENTE,PERVERTIDAMENTE E ENROSCANDO A MINHA VISTAPERVERTIDAMENTE E ENROSCANDO A MINHA VISTAEM VÓS, Ó COISAS GRANDES, BANAIS, ÚTEIS, INÚTEIS,EM VÓS, Ó COISAS GRANDES, BANAIS, ÚTEIS, INÚTEIS,Ó COISAS TODAS MODERNAS,Ó COISAS TODAS MODERNAS,Ó MINHAS CONTEMPORÂNEAS, FORMA ATUAL E PRÓXIMAÓ MINHAS CONTEMPORÂNEAS, FORMA ATUAL E PRÓXIMADO SISTEMA IMEDIATO DO UNIVERSO!DO SISTEMA IMEDIATO DO UNIVERSO!NOVA REVELAÇÃO METÁLICA E DINÂMICA DE DEUS!NOVA REVELAÇÃO METÁLICA E DINÂMICA DE DEUS!

ODE TRIUNFALODE TRIUNFAL

Page 22: Heterônimos ortônimo

SENTIR TUDO DE TODAS AS MANEIRAS,SENTIR TUDO DE TODAS AS MANEIRAS,VIVER TUDO DE TODOS OS LADOS,VIVER TUDO DE TODOS OS LADOS,SER A MESMA COISA DE TODOS OS MODOS POSSÍVEIS AO MESMO TEMPO,SER A MESMA COISA DE TODOS OS MODOS POSSÍVEIS AO MESMO TEMPO,REALIZAR EM SI TODA A HUMANIDADE DE TODOS OS MOMENTOSREALIZAR EM SI TODA A HUMANIDADE DE TODOS OS MOMENTOSNUM SÓ MOMENTO DIFUSO, PROFUSO, COMPLETO E LONGÍNQUO.NUM SÓ MOMENTO DIFUSO, PROFUSO, COMPLETO E LONGÍNQUO.

EU QUERO SER SEMPRE AQUILO COM QUEM SIMPATIZO,EU QUERO SER SEMPRE AQUILO COM QUEM SIMPATIZO,EU TORNO-ME SEMPRE, MAIS TARDE OU MAIS CEDO,EU TORNO-ME SEMPRE, MAIS TARDE OU MAIS CEDO,AQUILO COM QUEM SIMPATIZO, SEJA UMA PEDRA OU UMA ÂNSIA,AQUILO COM QUEM SIMPATIZO, SEJA UMA PEDRA OU UMA ÂNSIA,SEJA UMA FLOR OU UMA IDEIA ABSTRATA,SEJA UMA FLOR OU UMA IDEIA ABSTRATA,SEJA UMA MULTIDÃO OU UM MODO DE COMPREENDER DEUS. (...)SEJA UMA MULTIDÃO OU UM MODO DE COMPREENDER DEUS. (...)SÃO-ME SIMPÁTICOS OS HOMENS SUPERIORES PORQUE SÃO SUPERIORES,SÃO-ME SIMPÁTICOS OS HOMENS SUPERIORES PORQUE SÃO SUPERIORES,E SÃO-ME SIMPÁTICOS OS HOMENS INFERIORES PORQUE SÃO SUPERIORESE SÃO-ME SIMPÁTICOS OS HOMENS INFERIORES PORQUE SÃO SUPERIORES TAMBÉM,TAMBÉM,PORQUE SER INFERIOR É DIFERENTE DE SER SUPERIOR,PORQUE SER INFERIOR É DIFERENTE DE SER SUPERIOR,E POR ISSO É UMA SUPERIORIDADE A CERTOS MOMENTOS DE VISÃO. (...)E POR ISSO É UMA SUPERIORIDADE A CERTOS MOMENTOS DE VISÃO. (...)

MULTIPLIQUEI-ME, PARA ME SENTIR,MULTIPLIQUEI-ME, PARA ME SENTIR,PARA ME SENTIR, PRECISEI SENTIR TUDO,PARA ME SENTIR, PRECISEI SENTIR TUDO,TRANSBORDEI, NÃO FIZ SENÃO EXTRAVASAR-ME,TRANSBORDEI, NÃO FIZ SENÃO EXTRAVASAR-ME,DESPI-ME, ENTREGUEI-ME,DESPI-ME, ENTREGUEI-ME,E HÁ EM CADA CANTO DA MINHA ALMA UM ALTAR A UM DEUS DIFERENTE.E HÁ EM CADA CANTO DA MINHA ALMA UM ALTAR A UM DEUS DIFERENTE.

( ( PASSAGEM DAS HORAS PASSAGEM DAS HORAS ))

Page 23: Heterônimos ortônimo

QUERIAM-ME CASADO, FÚTIL, QUOTIDIANO E TRIBUTÁVEL?QUERIAM-ME CASADO, FÚTIL, QUOTIDIANO E TRIBUTÁVEL?QUERIAM-ME O CONTRÁRIO DISTO, O CONTRÁRIO DE QUALQUER COISA?QUERIAM-ME O CONTRÁRIO DISTO, O CONTRÁRIO DE QUALQUER COISA?SE EU FOSSE OUTRA PESSOA, FAZIA-LHES, A TODOS, A VONTADE.SE EU FOSSE OUTRA PESSOA, FAZIA-LHES, A TODOS, A VONTADE.ASSIM, COMO SOU, TENHAM PACIÊNCIA!ASSIM, COMO SOU, TENHAM PACIÊNCIA!VÃO PARA O DIABO SEM MIM,VÃO PARA O DIABO SEM MIM,OU DEIXEM-ME IR SOZINHO PARA O DIABO!OU DEIXEM-ME IR SOZINHO PARA O DIABO!PARA QUE HAVEREMOS DE IR JUNTOS?PARA QUE HAVEREMOS DE IR JUNTOS?

NÃO ME PEGUEM NO BRAÇO!NÃO ME PEGUEM NO BRAÇO!NÃO GOSTO QUE ME PEGUEM NO BRAÇO. QUERO SER SOZINHO.NÃO GOSTO QUE ME PEGUEM NO BRAÇO. QUERO SER SOZINHO.JÁ DISSE QUE SOU SOZINHO!JÁ DISSE QUE SOU SOZINHO!AH, QUE MAÇADA QUEREREM QUE EU SEJA DE COMPANHIA!AH, QUE MAÇADA QUEREREM QUE EU SEJA DE COMPANHIA!

Ó CÉU AZUL – O MESMO DA MINHA INFÂNCIA –Ó CÉU AZUL – O MESMO DA MINHA INFÂNCIA –ETERNA VERDADE VAZIA E PERFEITA!ETERNA VERDADE VAZIA E PERFEITA!Ó MACIO TEJO ANCESTRAL E MUDO,Ó MACIO TEJO ANCESTRAL E MUDO,PEQUENA VERDADE ONDE O CÉU SE REFLETE!PEQUENA VERDADE ONDE O CÉU SE REFLETE!Ó MÁGOA REVISITADA, LISBOA DE OUTRORA DE HOJE!Ó MÁGOA REVISITADA, LISBOA DE OUTRORA DE HOJE!NADA ME DAIS, NADA ME TIRAIS, NADA SOIS QUE EU ME SINTA.NADA ME DAIS, NADA ME TIRAIS, NADA SOIS QUE EU ME SINTA.

DEIXEM-ME EM PAZ! NÃO TARDO, QUE EU NUNCA TARDO...DEIXEM-ME EM PAZ! NÃO TARDO, QUE EU NUNCA TARDO...E ENQUANTO TARDA O ABISMO E O SILÊNCIO QUERO ESTAR SOZINHO!E ENQUANTO TARDA O ABISMO E O SILÊNCIO QUERO ESTAR SOZINHO!

LISBON REVISITEDLISBON REVISITED

Page 24: Heterônimos ortônimo

( COME CHOCOLATES, PEQUENA:( COME CHOCOLATES, PEQUENA:COME CHOCOLATES!COME CHOCOLATES!OLHA QUE NÃO HÁ MAIS METAFÍSICA NO MUNDO SENÃO CHOCOLATES.OLHA QUE NÃO HÁ MAIS METAFÍSICA NO MUNDO SENÃO CHOCOLATES.OLHA QUE AS RELIGIÕES TODAS NÃO ENSINAM MAIS QUE A CONFEITARIA.OLHA QUE AS RELIGIÕES TODAS NÃO ENSINAM MAIS QUE A CONFEITARIA.COME, PEQUENA SUJA, COME!COME, PEQUENA SUJA, COME!PUDESSE EU COMER CHOCOLATES COM A MESMA VERDADE COM QUE COMES!PUDESSE EU COMER CHOCOLATES COM A MESMA VERDADE COM QUE COMES!MAS EU PENSO E, AO TIRAR O PAPEL DE PRATA, QUE É DE FOLHA DE ESTANHO,MAS EU PENSO E, AO TIRAR O PAPEL DE PRATA, QUE É DE FOLHA DE ESTANHO,DEITO TUDO PARA O CHÃO, COMO TENHO DEITADO A VIDA. )DEITO TUDO PARA O CHÃO, COMO TENHO DEITADO A VIDA. )TABACARIATABACARIA

MESTRE, MEU MESTRE QUERIDO!MESTRE, MEU MESTRE QUERIDO!CORAÇÃO DO MEU CORPO INTELECTUAL E INTEIRO!CORAÇÃO DO MEU CORPO INTELECTUAL E INTEIRO!VIDA DA ORIGEM DA MINHA INSPIRAÇÃO!VIDA DA ORIGEM DA MINHA INSPIRAÇÃO!MESTRE, QUE É FEITO DE TI NESTA FORMA DE VIDA?MESTRE, QUE É FEITO DE TI NESTA FORMA DE VIDA?

MEU MESTRE E MEU GUIA!MEU MESTRE E MEU GUIA!A QUEM NENHUMA COISA FERIU, NEM DOEU, NEM PERTURBOU,A QUEM NENHUMA COISA FERIU, NEM DOEU, NEM PERTURBOU,SEGURO COMO UM SOL FAZENDO O SEU DIA INVOLUNTARIAMENTE,SEGURO COMO UM SOL FAZENDO O SEU DIA INVOLUNTARIAMENTE,NATURAL COMO UM DIA MOSTRANDO TUDO,NATURAL COMO UM DIA MOSTRANDO TUDO,MEU MESTRE, MEU CORAÇÃO NÃO APRENDEU A TUA SERENIDADE.MEU MESTRE, MEU CORAÇÃO NÃO APRENDEU A TUA SERENIDADE.MEU CORAÇÃO NÃO APRENDEU NADA.MEU CORAÇÃO NÃO APRENDEU NADA.MEU CORAÇÃO NÃO É NADA.MEU CORAÇÃO NÃO É NADA.MEU CORAÇÃO ESTÁ PERDIDO.MEU CORAÇÃO ESTÁ PERDIDO.

Page 25: Heterônimos ortônimo

TUDO É CANSAÇO NESTE MUNDO SUBJETIVADO,TUDO É CANSAÇO NESTE MUNDO SUBJETIVADO,TUDO É ESFORÇO NESTE MUNDO ONDE SE QUEREM COISAS,TUDO É ESFORÇO NESTE MUNDO ONDE SE QUEREM COISAS,TUDO É MENTIRA NESTE MUNDO ONDE SE PENSAM COISAS,TUDO É MENTIRA NESTE MUNDO ONDE SE PENSAM COISAS,TUDO É OUTRA COISA NESTE MUNDO ONDE TUDO SE SENTE.TUDO É OUTRA COISA NESTE MUNDO ONDE TUDO SE SENTE.POR QUE É QUE ME ENSINASTE A CLAREZA DA VIDA,POR QUE É QUE ME ENSINASTE A CLAREZA DA VIDA,SE NÃO ME PODIAS ENSINAR A TER A ALMA COM QUE A VER CLARA?SE NÃO ME PODIAS ENSINAR A TER A ALMA COM QUE A VER CLARA?POR QUE É QUE ME CHAMASTE PARA O ALTO DOS MONTES,POR QUE É QUE ME CHAMASTE PARA O ALTO DOS MONTES,SE EU, CRIANÇA DAS CIDADES DO VALE, NÃO SABIA RESPIRAR?SE EU, CRIANÇA DAS CIDADES DO VALE, NÃO SABIA RESPIRAR?POR QUE É QUE ME DESTE A TUA ALMA SE EU NÃO SABIA QUE FAZER DELAPOR QUE É QUE ME DESTE A TUA ALMA SE EU NÃO SABIA QUE FAZER DELACOMO QUEM ESTÁ CARREGADO DE OURO NUM DESERTO,COMO QUEM ESTÁ CARREGADO DE OURO NUM DESERTO,IOU CANTA COM VOZ DIVINA ENTRE RUÍNAS?IOU CANTA COM VOZ DIVINA ENTRE RUÍNAS?

FELIZ O HOMEM MARÇANO,FELIZ O HOMEM MARÇANO,QUE TEM A SUA TAREFA QUOTIDIANA NORMAL, TÃO LEVE AINDA QUE PESADA,QUE TEM A SUA TAREFA QUOTIDIANA NORMAL, TÃO LEVE AINDA QUE PESADA,QUE TEM A SUA VIDA USUAL,QUE TEM A SUA VIDA USUAL,PARA QUEM O PRAZER É PRAZER E O RECREIO É RECREIO,PARA QUEM O PRAZER É PRAZER E O RECREIO É RECREIO,QUE DORME SONO,QUE DORME SONO,QUE COME COMIDA,QUE COME COMIDA,QUE BEBE BEBIDA, E POR ISSO TEM ALEGRIA.QUE BEBE BEBIDA, E POR ISSO TEM ALEGRIA.

A CALMA QUE TINHAS, DESTE-MA, E FOI-ME INQUIETAÇÃO.A CALMA QUE TINHAS, DESTE-MA, E FOI-ME INQUIETAÇÃO.LIBERTASTE-ME, MAS O DESTINO HUMANO É SER ESCRAVO.LIBERTASTE-ME, MAS O DESTINO HUMANO É SER ESCRAVO.ACORDASTE-ME, MAS O SENTIDO DE SER HUMANO É DORMIR.ACORDASTE-ME, MAS O SENTIDO DE SER HUMANO É DORMIR.(461)(461)

Page 26: Heterônimos ortônimo

NUNCA CONHECI QUEM TIVESSE LEVADO PORRADA.NUNCA CONHECI QUEM TIVESSE LEVADO PORRADA.TODOS OS MEUS CONHECIDOS TÊM SIDO CAMPEÕES EM TUDO.TODOS OS MEUS CONHECIDOS TÊM SIDO CAMPEÕES EM TUDO.

E EU, TANTAS VEZES RELES, TANTAS VEZES PORCO, TANTAS VEZES VIL,E EU, TANTAS VEZES RELES, TANTAS VEZES PORCO, TANTAS VEZES VIL,EU TANTAS VEZES IRRESPONDIVELMENTE PARASITA,EU TANTAS VEZES IRRESPONDIVELMENTE PARASITA,INDESCULPAVELMENTE SUJO,INDESCULPAVELMENTE SUJO,EU, QUE TANTAS VEZES NÃO TENHO TIDO PACIÊNCIA PARA TOMAR BANHO.EU, QUE TANTAS VEZES NÃO TENHO TIDO PACIÊNCIA PARA TOMAR BANHO.EU, QUE TANTAS VEZES TENHO SIDO RIDÍCULO, ABSURDO,EU, QUE TANTAS VEZES TENHO SIDO RIDÍCULO, ABSURDO,QUE TENHO ENROLADO OS PÉS PUBLICAMENTE NOS TAPETES DAS ETIQUETAS,QUE TENHO ENROLADO OS PÉS PUBLICAMENTE NOS TAPETES DAS ETIQUETAS,QUE TENHO SIDO GROTESCO, MESQUINHO, SUBMISSO E ARROGANTE,QUE TENHO SIDO GROTESCO, MESQUINHO, SUBMISSO E ARROGANTE,QUE TENHO SOFRIDO ENXOVALHOS E CALADO,QUE TENHO SOFRIDO ENXOVALHOS E CALADO,QUE QUANDO NÃO TENHO, TENHO SIDO MAIS RIDÍCULO AINDA;QUE QUANDO NÃO TENHO, TENHO SIDO MAIS RIDÍCULO AINDA;EU, QUE TENHO SIDO CÔMICO ÀS CRIADAS DE HOTEL,EU, QUE TENHO SIDO CÔMICO ÀS CRIADAS DE HOTEL,EU, QUE TENHO SENTIDO O PISCAR DE OLHOS DOS MOÇOS DE FRETES,EU, QUE TENHO SENTIDO O PISCAR DE OLHOS DOS MOÇOS DE FRETES,EU, QUE TENHO FEITO VERGONHAS FINANCEIRAS, PEDIDO EMPRESTADOEU, QUE TENHO FEITO VERGONHAS FINANCEIRAS, PEDIDO EMPRESTADO SEM PAGAR,SEM PAGAR,EU, QUE QUANDO A HORA DO SOCO SURGIU, ME TENHO AGACHADOEU, QUE QUANDO A HORA DO SOCO SURGIU, ME TENHO AGACHADOPARA FORA DA POSSIBILIDADE DO SOCO;PARA FORA DA POSSIBILIDADE DO SOCO;EU, QUE TENHO SOFRIDO A ANGÚSTIA DAS PEQUENAS COISAS RIDÍCULAS,EU, QUE TENHO SOFRIDO A ANGÚSTIA DAS PEQUENAS COISAS RIDÍCULAS,EU VERIFICO QUE NÃO TENHO PAR NISTO TUDO NESTE MUNDO.EU VERIFICO QUE NÃO TENHO PAR NISTO TUDO NESTE MUNDO.

Page 27: Heterônimos ortônimo

TODA A GENTE QUE EU CONHEÇO E QUE FALA COMIGOTODA A GENTE QUE EU CONHEÇO E QUE FALA COMIGONUNCA TEVE UM ATO RIDÍCULO, NUNCA SOFREU ENXOVALHO,NUNCA TEVE UM ATO RIDÍCULO, NUNCA SOFREU ENXOVALHO,NUNCA FOI SENÃO PRÍNCIPE -TODOS ELES PRÍNCIPES- NA VIDA...NUNCA FOI SENÃO PRÍNCIPE -TODOS ELES PRÍNCIPES- NA VIDA...

QUEM ME DERA OUVIR DE ALGUÉM A VOZ HUMANAQUEM ME DERA OUVIR DE ALGUÉM A VOZ HUMANAQUE CONFESSASSE NÃO UM PECADO, MAS UMA INFÂMIA;QUE CONFESSASSE NÃO UM PECADO, MAS UMA INFÂMIA;QUE CONTASSE, NÃO UMA VIOLÊNCIA, MAS UMA COVARDIA!QUE CONTASSE, NÃO UMA VIOLÊNCIA, MAS UMA COVARDIA!NÃO, SÃO TODOS O IDEAL, SE OS OUÇO E ME FALAM.NÃO, SÃO TODOS O IDEAL, SE OS OUÇO E ME FALAM.QUEM HÁ NESTE LARGO MUNDO QUE ME CONFESSE QUE UMA VEZ FOI VIL?QUEM HÁ NESTE LARGO MUNDO QUE ME CONFESSE QUE UMA VEZ FOI VIL?Ó PRÍNCIPES, MEUS IRMÃOS.Ó PRÍNCIPES, MEUS IRMÃOS.

ARRE, ESTOU FARTO DE SEMIDEUSES!ARRE, ESTOU FARTO DE SEMIDEUSES!ONDE É QUE HÁ GENTE NESTE MUNDO?ONDE É QUE HÁ GENTE NESTE MUNDO?

ENTÃO SOU SÓ EU QUE É VIL E ERRÔNEO NESTA TERRA?ENTÃO SOU SÓ EU QUE É VIL E ERRÔNEO NESTA TERRA?

PODERÃO AS MULHERES NÃO OS TEREM AMADO,PODERÃO AS MULHERES NÃO OS TEREM AMADO,PODEM TER SIDO TRAÍDOS – MAS RIDÍCULOS NUNCA!PODEM TER SIDO TRAÍDOS – MAS RIDÍCULOS NUNCA!E EU, QUE TENHO SIDO RIDÍCULO SEM TER SIDO TRAÍDO,E EU, QUE TENHO SIDO RIDÍCULO SEM TER SIDO TRAÍDO,COMO POSSO EU FALAR COM OS MEUS SUPERIORES SEM TITUBEAR?COMO POSSO EU FALAR COM OS MEUS SUPERIORES SEM TITUBEAR?EU, QUE TENHO SIDO VIL, LITERALMENTE VIL,EU, QUE TENHO SIDO VIL, LITERALMENTE VIL,VIL NO SENTIDO MESQUINHO E INFAME DA VILEZA.VIL NO SENTIDO MESQUINHO E INFAME DA VILEZA.POEMA EM LINHA RETAPOEMA EM LINHA RETA

Page 28: Heterônimos ortônimo

POESIA ORTÔNIMAPOESIA ORTÔNIMA

Page 29: Heterônimos ortônimo

ÉPICAÉPICA

MENSAGEMMENSAGEM

POEMA ÉPICO - LÍRICOPOEMA ÉPICO - LÍRICO

44 POEMAS CURTOS44 POEMAS CURTOS NARRATIVA FRAGMENTÁRIANARRATIVA FRAGMENTÁRIA

TRÊS PARTESTRÊS PARTES

1. BRASÃO1. BRASÃO

AS PARTES DO BRASÃO PORTUGUÊS CORRESPONDEM AAS PARTES DO BRASÃO PORTUGUÊS CORRESPONDEM APERSONAGENS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, DESDE O MITOPERSONAGENS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, DESDE O MITODE ULISSES ATÉ O EXPANSIONISMO ULTRAMARINODE ULISSES ATÉ O EXPANSIONISMO ULTRAMARINO

Page 30: Heterônimos ortônimo
Page 31: Heterônimos ortônimo

2. MAR PORTUGUÊS2. MAR PORTUGUÊS

O POETA ABORDA AS PERSONAGENS QUE PROTAGONIZARAM O POETA ABORDA AS PERSONAGENS QUE PROTAGONIZARAM A EXPANSÃO ULTRAMARINA - SÍMBOLO DE IDENTIDADE E DEA EXPANSÃO ULTRAMARINA - SÍMBOLO DE IDENTIDADE E DEAFIRMAÇÃO DO POVO PORTUGUÊS AFIRMAÇÃO DO POVO PORTUGUÊS

3. O ENCOBERTO3. O ENCOBERTO

A FIGURA CENTRAL DESTA PARTE É D. SEBASTIÃO, METÁFORAA FIGURA CENTRAL DESTA PARTE É D. SEBASTIÃO, METÁFORADE TODOS OS SONHOS DE GLÓRIA DOS PORTUGUESESDE TODOS OS SONHOS DE GLÓRIA DOS PORTUGUESES

D.D. SEBASTIÃO CONVERTE-SE EM SÍMBOLO CATALISADOR DOSEBASTIÃO CONVERTE-SE EM SÍMBOLO CATALISADOR DOLUSITANISMO - AS TRADIÇÕES CULTURAIS PORTUGUESASLUSITANISMO - AS TRADIÇÕES CULTURAIS PORTUGUESAS

NACIONALISMO MÍSTICONACIONALISMO MÍSTICO MESSIANISMOMESSIANISMO

PORTUGUÊS ARCAICOPORTUGUÊS ARCAICO

DIÁLOGO COM DIÁLOGO COM OS LUSÍADASOS LUSÍADAS

Page 32: Heterônimos ortônimo

LOUCO, SIM, LOUCO, PORQUE QUIS GRANDEZALOUCO, SIM, LOUCO, PORQUE QUIS GRANDEZAQUAL A SORTE A NÃO DÁ.QUAL A SORTE A NÃO DÁ.NÃO COUBE EM MIM MINHA CERTEZA;NÃO COUBE EM MIM MINHA CERTEZA;POR ISSO ONDE O AREAL ESTÁPOR ISSO ONDE O AREAL ESTÁFICOU MEU SER QUE HOUVE, NÃO O QUE HÁ.FICOU MEU SER QUE HOUVE, NÃO O QUE HÁ.

MINHA LOUCURA, OUTROS QUE ME A TOMEMMINHA LOUCURA, OUTROS QUE ME A TOMEMCOM O QUE NELA IA.COM O QUE NELA IA.SEM A LOUCURA O QUE É O HOMEMSEM A LOUCURA O QUE É O HOMEMMAIS QUE A BESTA SADIA,MAIS QUE A BESTA SADIA,CADÁVER ADIADO QUE PROCRIA?CADÁVER ADIADO QUE PROCRIA?

D. SEBASTIÃOD. SEBASTIÃO

Page 33: Heterônimos ortônimo

Ó MAR SALGADO, QUANTO DO TEU SALÓ MAR SALGADO, QUANTO DO TEU SALSÃO LÁGRIMAS DE PORTUGAL!SÃO LÁGRIMAS DE PORTUGAL!POR TE CRUZARMOS, QUANTAS MÃES CHORARAM,POR TE CRUZARMOS, QUANTAS MÃES CHORARAM,QUANTOS FILHOS EM VÃO REZARAM!QUANTOS FILHOS EM VÃO REZARAM!QUANTAS NOIVAS FICARAM POR CASARQUANTAS NOIVAS FICARAM POR CASARPARA QUE FOSSES NOSSO, Ó MAR!PARA QUE FOSSES NOSSO, Ó MAR!

VALEU A PENA? TUDO VALE A PENAVALEU A PENA? TUDO VALE A PENASE A ALMA NÃO É PEQUENA.SE A ALMA NÃO É PEQUENA.QUEM QUER PASSAR ALÉM DO BOJADORQUEM QUER PASSAR ALÉM DO BOJADORTEM DE PASSAR ALÉM DA DOR.TEM DE PASSAR ALÉM DA DOR.DEUS AO MAR O PERIGO E O ABISMO DEU,DEUS AO MAR O PERIGO E O ABISMO DEU,MAS NELE É QUE ESPELHOU O CÉU.MAS NELE É QUE ESPELHOU O CÉU.

MAR PORTUGUÊSMAR PORTUGUÊS

Page 34: Heterônimos ortônimo

NEM REI NEM LEI, NEM PAZ NEM GUERRA,NEM REI NEM LEI, NEM PAZ NEM GUERRA,DEFINE COM PERFIL E SERDEFINE COM PERFIL E SERESTE FULGOR BAÇO DA TERRAESTE FULGOR BAÇO DA TERRAQUE É PORTUGAL A ENTRISTECER – QUE É PORTUGAL A ENTRISTECER – BRILHO SEM LUZ E SEM ARDER,BRILHO SEM LUZ E SEM ARDER,COMO O QUE O FOGO-FÁTUO ENCERRA.COMO O QUE O FOGO-FÁTUO ENCERRA.

NINGUÉM SABE QUE COISA QUER.NINGUÉM SABE QUE COISA QUER.NINGUÉM CONHECE QUE ALMA TEM,NINGUÉM CONHECE QUE ALMA TEM,NEM O QUE É MAL NEM O QUE É BEM.NEM O QUE É MAL NEM O QUE É BEM.( QUE ÂNSIA DISTANTE PERTO CHORA ? )( QUE ÂNSIA DISTANTE PERTO CHORA ? )TUDO É INCERTO E DERRADEIRO.TUDO É INCERTO E DERRADEIRO.TUDO É DISPERSO, NADA É INTEIRO.TUDO É DISPERSO, NADA É INTEIRO.Ó PORTUGAL, HOJE ÉS NEVOEIRO...Ó PORTUGAL, HOJE ÉS NEVOEIRO...

É A HORA!É A HORA!

NEVOEIRONEVOEIRO

Page 35: Heterônimos ortônimo

LÍRICALÍRICAPOESIA ORTÔNIMAPOESIA ORTÔNIMA

POESIAPOESIA

INTIMISTAINTIMISTA

INTROSPECTIVAINTROSPECTIVAABSTRATAABSTRATASUBJETIVASUBJETIVA

BUSCA DO EU - PROFUNDOBUSCA DO EU - PROFUNDO

MERGULHO NA ALMAMERGULHO NA ALMA ESTADOS FUGAZES E FUGIDIOSESTADOS FUGAZES E FUGIDIOS

CONSTANTESCONSTANTESMARMAR

NOITENOITE LUARLUAR

VENTOVENTO

CREPÚSCULOCREPÚSCULOMELANCOLIAMELANCOLIA

NOSTALGIANOSTALGIA

PROXIMIDADE COM O SIMBOLISMOPROXIMIDADE COM O SIMBOLISMO

VERSOS REDONDILHESCOSVERSOS REDONDILHESCOS MUSICALIDADE, RITMOMUSICALIDADE, RITMO

Page 36: Heterônimos ortônimo

O POETA É UM FINGIDOR.O POETA É UM FINGIDOR.FINGE TÃO COMPLETAMENTEFINGE TÃO COMPLETAMENTEQUE CHEGA A FINGIR QUE É DORQUE CHEGA A FINGIR QUE É DORA DOR QUE DEVERAS SENTE.A DOR QUE DEVERAS SENTE.

E OS QUE LEEM O QUYE ESCREVE,E OS QUE LEEM O QUYE ESCREVE,NA DOR LIDA SENTEM BEM,NA DOR LIDA SENTEM BEM,NÃO AS DUAS QUE ELE TEVE,NÃO AS DUAS QUE ELE TEVE,MAS SÓ A QUE ELES NÃO TÊM.MAS SÓ A QUE ELES NÃO TÊM.

E ASSIM NAS CALHAS DA RODAE ASSIM NAS CALHAS DA RODAGIRA, A ENTRETER A RAZÃO,GIRA, A ENTRETER A RAZÃO,ESSE COMBOIO DE CORDAESSE COMBOIO DE CORDAQUE SE CHAMA O CORAÇÃO.QUE SE CHAMA O CORAÇÃO.

AUTOPSICOGRAFIAAUTOPSICOGRAFIA

Page 37: Heterônimos ortônimo

A SONHAR EU VENCI MUNDOSA SONHAR EU VENCI MUNDOSMINHA VIDA UM SONHO FOI.MINHA VIDA UM SONHO FOI.CERRA TEUS OLHOS PROFUNDOSCERRA TEUS OLHOS PROFUNDOSPARA A VERDADE QUE DÓI:PARA A VERDADE QUE DÓI:A ILUSÃO É MÃE DA VIDA.A ILUSÃO É MÃE DA VIDA.FUI DOIDO, E TUDO POR DEUS.FUI DOIDO, E TUDO POR DEUS.SÓ A LOUCURA INCOMPREENDIDASÓ A LOUCURA INCOMPREENDIDAVAI AVANTE PARA OS CÉUS.VAI AVANTE PARA OS CÉUS.

PRIMEIRO FAUSTO – SEGUNDO TEMAPRIMEIRO FAUSTO – SEGUNDO TEMA

Page 38: Heterônimos ortônimo

SOU O FANTASMA DE UM REISOU O FANTASMA DE UM REIQUE SEM CESSAR PERCORREQUE SEM CESSAR PERCORREAS SALAS DE UM PALÁCIO ABANDONADO...AS SALAS DE UM PALÁCIO ABANDONADO...MINHA HISTÓRIA NÃO SEI...MINHA HISTÓRIA NÃO SEI...LONGE DE MIM, FUMO DE EU PENSÁ-LA, MORRELONGE DE MIM, FUMO DE EU PENSÁ-LA, MORREA IDEIA DE QUE TIVE ALGUM PASSADO...A IDEIA DE QUE TIVE ALGUM PASSADO...

EU NÃO SEI O QUE SOU.EU NÃO SEI O QUE SOU.NÃO SEI SE SOU O SONHONÃO SEI SE SOU O SONHOQUE ALGUÉM DO OUTRO MUNDO ESTEJA TENDO...QUE ALGUÉM DO OUTRO MUNDO ESTEJA TENDO...CREIO TALVEZ QUE ESTOUCREIO TALVEZ QUE ESTOUSENDO UM PERFIL CASUAL DE REI TRISTONHOSENDO UM PERFIL CASUAL DE REI TRISTONHONUMA HISTÓRIA QUE UM DEUS ESTÁ RELENDO...NUMA HISTÓRIA QUE UM DEUS ESTÁ RELENDO...

Page 39: Heterônimos ortônimo
Page 40: Heterônimos ortônimo
Page 41: Heterônimos ortônimo
Page 42: Heterônimos ortônimo
Page 43: Heterônimos ortônimo
Page 44: Heterônimos ortônimo
Page 45: Heterônimos ortônimo
Page 46: Heterônimos ortônimo