21

Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo
Page 2: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

“CRIACIONISMO,EVOLUCIONISMO E FIXISMO.”

Page 3: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

“CRIACIONISMO”Adão e Eva

Page 4: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Criacionismo-A teoria prega que a vida,a humanidade, a Terra e o Universo foram criados por uma força sobrenatural,um Criador. As diferentes religiões têm sua própria versão do criacionismo.-O Cristianismo,por exemplo, adota a Bíblia, mais precisamente o livro de Gênesis,como fonte explicativa sobre a criação do homem.-Para o Criacionismo,o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e,portanto,não descende de primatas.

Page 5: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Fixismo Fixismo era uma doutrina ou teoria filosófica bem aceita no século XVIII. O fixismo propunha na biologia que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Um dos maiores defensores do fixismo foi o naturalista francês Georges Cuvier.

Page 6: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Até o início da primeira metade do século XIX,os naturalistas eram adeptos do fixismo: para eles,as espécies de seres vivos eram fixas,ou seja, não se modificaram ao longo das gerações.Admitiam a possibilidade de haver variações muito pequenas entre os membros de uma espécie,mas que não ultrapassavam os limites das variedades.

Page 7: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Criacionismo

Nesse pensamento,acredita-se que as espécies biológicas foram criadas por ato

divino no momento da criação.O Criacionismo não é científico,pois invoca o

sobrenatural para explicar fenômenos da natureza.

Por se tratar de uma crença religiosa,ele fundamenta-se em um conjunto de

dogmas,isto é,idéias consideradas certas e indiscutíveis,verdades que não admitem

questionamentos.

Page 8: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

EvolucionismoA teoria é fruto de um conjunto de pesquisas em constante desenvolvimento,iniciadas pelo legado do cientista britânico Charles Darwin.

Darwin percebeu semelhanças entre os animais vivos e em extinção e conclui que

suas características passam por um processo em que fatores naturais modificariam os

organismos.

Page 9: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Ele levantou a ideia de que os seres vivos estão em constante concorrência e,assim,somente os mais preparados às condições ambientais poderiam sobreviver. Em sua Obra “A Origem das Espécies”(1859),ele afirmou que o homem e o macaco teriam um mesmo ancestral em comum.

Page 10: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Darwin

Page 11: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Exemplo 1: AS GIRAFAS As Girafas ancestrais provavelmente apresentavam pescoços de comprimentos variáveis.As variações eram hereditárias. A competição e a seleção natural levaram à sobrevivência dos descendentes de pescoços longos uma vez que estes conseguiam alimentar-se melhor do que as girafas de pescoço curto. Finalmente, apenas as girafas de pescoços longos sobreviveram à competição. Portanto, pela seleção natural ocorreu a evolução.

Page 12: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Exemplo 2:Os Besouros

Page 13: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

A grande idéia de Darwin sobre a evolução por seleção natural é relativamente simples,porém frequentemente mal compreendida. Para descobrir como ela funciona ,imagine com a população de besouros. 1-Há variações nos traços. Por exemplo,alguns besouros são verdes e outros são alguns marrons.

Page 14: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

2- Há reprodução diferenciada.Como o meio ambiente não pode suportar crescimentos populacionais ilimitados ,nem todos os indivíduos conseguem reproduzir usando todo seu potencial.Nesse exemplo,besouros verdes tendem a ser comidos por pássaros,logo,sobrevivem para reproduzir em menor frequência que os besouros marrons.

Page 15: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

3-Há hereditariedade. Os besouros marrons sobreviventes têm besouros bebês marrons porque esse traço tem base genética.4-Resultado final:O traço mais vantajoso,a coloração marrom,que permite que os besouros tenham maior descendência,se torna mais comum na população.

Page 16: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Se esse processo continuar,eventualmente todos os indivíduos da população serão marrons. “SE VOCÊ TEM VARIAÇÃO,REPRODUÇÃO DIFERENCIADA E HEREDITARIEDADE,VOCÊ TERÁ EVOLUÇÃO POR SELEÇÃO NATURAL COMO RESULTADO.É SIMPLES ASSIM.”

Page 17: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo
Page 18: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo
Page 19: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo
Page 20: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo
Page 21: Seminario biologia criacionismo e evolucionismo

Obrigada Pela Atenção!!!