Dança espanhola 3 ano a tarde

Preview:

DESCRIPTION

 

Citation preview

Danças Espanholas

O que é Dança Espanhola? Dificilmente se pode explicar de forma breve algo tão complexo, variado e cheio de matizes como é a Danza Española. Podemos dizer que o estudo da Danza Española compreende uma série de disciplinas práticas que são: Flamenco, Clássico Español (Estilizacao), Folclore, Escola Bolera (danças do século XVIII), Balé (Dança Clássica), e Castanholas.

O que é dança Espanhola?

PRINCIPAIS DANÇAS: Copla Pasodoble Flamenco Sevilhana Milonga Cachucha

As Sevilhanas, tal como o nome indica, são constituídas pela música e pela dança típicas de Sevilha. A sua graciosidade, vivacidade e dinamismo refletem no toque da guitarra, no bater das palmas que acompanham as saias a rodar e os tacões a solarem no palco, com a força de um sentimento puro...A sevilhana é uma dança de par. Normalmente o par é composto por homem e mulher, mas é igualmente comum ver-se duas mulheres a dançar. A dança é feita em séries de quatro e cada uma é coreografada de forma diferente, levando o nome da sua posição cronológica: "primeira", "segunda", "terceira" e "quarta". As quatro coplas (ou partes) são executadas consecutivamente, existindo apenas um breve intervalo musical de silêncio ou de estribilho entre elas.

Sevilhanas

Cada uma das quatro sevilhanas compõe passos padrão que permitem ao espectador identificar de imediato qual delas se está a dançar. Assim, e segundo as suas características dominantes, pode-se dizer que a primeira é a das passadas seguidas, a segunda é a da roda, a terceira é a do sapateado e a quarta a dos careos. Em cada uma das coplas, existe o mesmo número de compassos e de final, só a introdução é diferente. Assim, os movimentos dominantes são os "paseos", as "pasadas", os "remates" e os "careos". No último compasso do canto, a música e a dança cessam simultaneamente, adoptando-se, para os que estão a dançar, uma pose provocadora e garbosa, dada a sua característica de "baile de galanteo".

A sevilhana é um canto com copla e os temas das coplas ressaltam dos aspectos que caracterizam o andaluz; o sentimento expressado é festivo, amoroso, e com muito humor…

Sevilhanas

Pasodoble é um estilo musical e uma dança de origem espanhola, surgido no século XVI. É uma marcha de compasso 2/4 ou 6/8 e tempo allegro moderato. É utilizada tanto em touradas como em desfiles militares. Popularizada como estilo de dança a partir da década de 1920, com muitas semelhanças ao One-Step.

Pasodoble

Pasodoble

A música é uma forma poética de quatro versos que serve canções populares. Ele surgiu na Espanha, onde permanece comum, e é difundida na América Latina. Seu nome vem do latim copula, "loop", "união".

As músicas são geralmente composta de quatro versos de arte menor, dispostos em uma quadra de romance (8 - 08 de agosto - 8-A) da string (7 - 05 de julho - 5a) ou quarteto (8b 8a 8b 8a).

Por sua estrutura métrica e fórmulas característica, a canção é muito próximo ao romance por excelência, popular gênero poético da literatura espanhola. Autores cultos, como o Marquês de Santillana (Inigo Lopez de Mendoza), Rafael Alberti, Luis de Góngora, Antonio Machado e Federico Garcia Lorca têm abordado estas formas de poesia com grande respeito. Às vezes, levou o tema de uma canção, um evento local ou um romance ouvido em uma taverna, e outros, foi o povo que aprovou a composição da poesia sem saber que tinha autor. Como ele escreve Manuel Machado.

Copla

Copla

O Flamenco compreende muito mais que um estilo, ou uma simples modalidade de dança. Seu significado envolve toda uma forma de expressão artística que reflete a cultura da Andaluzia (região sul da Espanha). Originada primeiramente nas ginaterias (bairros pobres ciganos), tornou-se uma arte popular tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional, sendo passada de geração para geração pela família cigana, e que ao longo dos anos se difundiu a nível mundial transformando-se, provavelmente, na mais conhecida expressão da cultura espanhola.

Flamenco

O cante é a forma mais antiga do flamenco, com o passar do tempo, novos elementos e inovações (técnicas modernas) passaram a ser incorporado, extrapolando-se os limites do folclore, difundindo-se cada vez mais para um número crescente de adeptos.

A dança flamenca une muitas influências em sua técnica: dança moderna, contemporânea e balé clássico, tornando o Flamenco ainda mais rico, sendo considerado a arte mais completa, tanto corporal como musicalmente. Resultado da mescla de muitas culturas, porém, mais importante que sua história e suas técnicas, deve-se ressaltar que a Arte Flamenca é antes de tudo uma atitude, onde os sentimentos e emoções do interior da alma, são expressados e compartilhados através do prazer da música, do cante, do baile, do toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, o duende (alma ou sentimento flamenco).

As antigas reuniões do flamenco, onde os ciganos juntavam-se para cantar e dançar com a finalidade de liberar suas tensões e frustrações da vida, são até hoje conhecidas como juergas, e nelas, o importante é ser espontâneo na expressão artística. O duende é alcançado através da juerga (e só pode estar presente quando as emoções estão livres e irrestritas). A juerga geralmente inicia-se com um encontro, onde as pessoas conversam, comem e tomam vinho, e logo após dançam o Flamenco por toda a noite!

Flamenco

oLuizane 32oVagna 33oPaula 37oNara 36oFernanda 43

E.E.M Liceu de ItaremaDisciplina: Espanhol- 3 A/ T-2011Prof: Gleudo MendonçaEquipe:

FIM