Exame das funções mentais Profª Ângela Figueiredo

Preview:

Citation preview

Exame das funções Exame das funções mentaismentais

Profª Ângela FigueiredoProfª Ângela Figueiredo

Qual a importância deste tema Qual a importância deste tema para atividade profissional?para atividade profissional?

Decisões terapêuticasDecisões terapêuticas• Importância para diagnóstico Importância para diagnóstico - Provas documentais, registros do real estado Provas documentais, registros do real estado

mental das pessoas que buscam nossos mental das pessoas que buscam nossos préstimospréstimos

Aspectos a serem avaliadosAspectos a serem avaliados

AtençãoAtenção

Senso-percepçãoSenso-percepção

MemóriaMemória

OrientaçãoOrientação

ConsciênciaConsciência

PensamentoPensamento

LinguagemLinguagem

InteligênciaInteligência

AfetividadeAfetividade

CondutaConduta

AtençãoAtençãoConceito:Conceito:- Capacidade de concentração, manter o foco em uma - Capacidade de concentração, manter o foco em uma determinada atividade;determinada atividade;

- Transtornos:- Transtornos:- Aprosexia (ausência de atenção, ex.: demências)- Aprosexia (ausência de atenção, ex.: demências)- Hipoprosexia (diminuição da atenção)- Hipoprosexia (diminuição da atenção)- Hiperprosexia (atenção espontânea exagerada, ex.: - Hiperprosexia (atenção espontânea exagerada, ex.: mania)mania)- Distratibilidade (atenção inconstante, ex.:TDAH).- Distratibilidade (atenção inconstante, ex.:TDAH).

Senso-percepçãoSenso-percepçãoCapacidade de captar as sensações e transformá-las em Capacidade de captar as sensações e transformá-las em percepções no cérebro. Os estímulos podem ser auditivos, percepções no cérebro. Os estímulos podem ser auditivos, visuais, olfativos,táteis e gustativos.visuais, olfativos,táteis e gustativos.

Transtornos mais freqüentes:Transtornos mais freqüentes: Ilusões (latim= Ilusões (latim= illusionemillusionem: engano, os estímulos reais : engano, os estímulos reais

são confundidos ou interpretados erroneamente, ex.: um são confundidos ou interpretados erroneamente, ex.: um cinto é percebido como uma cobra).cinto é percebido como uma cobra).

Alucinações (latim= Alucinações (latim= alucinarealucinare: privado da razão, : privado da razão, enlouquecido, é a percepção sem a presença do objeto).enlouquecido, é a percepção sem a presença do objeto).

Visuais, auditivas, táteis, olfativas, somáticas ou cenestésicas Visuais, auditivas, táteis, olfativas, somáticas ou cenestésicas (sentir o fígado apodrecido), cinestésicas ou motoras (falsa (sentir o fígado apodrecido), cinestésicas ou motoras (falsa percepção de movimento)percepção de movimento)

MemóriaMemóriaCapacidade de registrar, fixar ou reter, evocar e Capacidade de registrar, fixar ou reter, evocar e reconhecer objetos, pessoas e experiências passadas. reconhecer objetos, pessoas e experiências passadas.

Tipos de memória: imediata ou de trabalho, recente e remota.Tipos de memória: imediata ou de trabalho, recente e remota.

Alterações mnemônicas:Alterações mnemônicas: Amnésia (ausência da capacidade de evocação)Amnésia (ausência da capacidade de evocação)

Amnésia anterógrada: esquecimento após um fato ou acidente importante.Amnésia anterógrada: esquecimento após um fato ou acidente importante.Amnésia retrógrada: esquecimento de situações ocorridas anterior a um Amnésia retrógrada: esquecimento de situações ocorridas anterior a um trauma ou fato importante.trauma ou fato importante.Amnésia lacunar: esquecimento de um período.Amnésia lacunar: esquecimento de um período.

Hipo ou hipermnésia (respectivamente, baixa ou alta Hipo ou hipermnésia (respectivamente, baixa ou alta capacidade de evocação).capacidade de evocação).

Paramnésias: déjà vu (sensação de já ter visto) e jamis vu Paramnésias: déjà vu (sensação de já ter visto) e jamis vu (nunca visto).(nunca visto).

OrientaçãoOrientação

Capacidade de situar-se no tempo, espaço ou Capacidade de situar-se no tempo, espaço ou situação.situação.

Autopsíquica (orientação a respeito da identidade pessoal e das Autopsíquica (orientação a respeito da identidade pessoal e das relações com o grupo social)relações com o grupo social)

Alopsíquica (orientação espaço-temporal)Alopsíquica (orientação espaço-temporal)

Distúrbios:Distúrbios: Apatia – falta de interesseApatia – falta de interesse Amnésico – alterações da memóriaAmnésico – alterações da memória Confusional – turvação da consciênciaConfusional – turvação da consciência Delirante – juízo patológico da realidadeDelirante – juízo patológico da realidade

ConsciênciaConsciênciaCapacidade do indivíduo se dar conta do que está Capacidade do indivíduo se dar conta do que está ocorrendo dentro e ao redor de si, estado de lucidez ou ocorrendo dentro e ao redor de si, estado de lucidez ou de alerta, variando da vigília até o coma. Capacidade de de alerta, variando da vigília até o coma. Capacidade de responder aos estímulos.responder aos estímulos.Transtornos mais comuns:Transtornos mais comuns:

Obnubilação ou sonolência (turvação, dificuldade de responder, Obnubilação ou sonolência (turvação, dificuldade de responder, perceber ou recordar os estímulos comuns, ex.: é preciso tocar perceber ou recordar os estímulos comuns, ex.: é preciso tocar ou falar alto para compreender a pergunta).ou falar alto para compreender a pergunta).

Confusão (atordoamento, desorientação)Confusão (atordoamento, desorientação) Estupor (mutismo, catatônico)Estupor (mutismo, catatônico) Estados de comaEstados de coma Hiperalerta (ansiosa)Hiperalerta (ansiosa)

PensamentoPensamentoAptidão do sujeito para elaborar conceitos, articulá-los em juízos, e Aptidão do sujeito para elaborar conceitos, articulá-los em juízos, e desenvolver raciocínio, julgamentos e tomadas de decisão.desenvolver raciocínio, julgamentos e tomadas de decisão.Avaliado por:Avaliado por:- Produção: mágico (misticismo, força do pensamento) e lógico - Produção: mágico (misticismo, força do pensamento) e lógico (coerente).(coerente).- Curso: fuga de idéias (pensa mais rápido do que fala), inibição do - Curso: fuga de idéias (pensa mais rápido do que fala), inibição do pensamento (lentificação), perseveração (repetência), pensamento (lentificação), perseveração (repetência), desagregação e bloqueio.desagregação e bloqueio.- Conteúdo: delírios (de perseguição, de ciúmes, de grandeza de - Conteúdo: delírios (de perseguição, de ciúmes, de grandeza de religiosidade), idéias supervalorizadas ou religiosidade), idéias supervalorizadas ou deliriumdelirium (no alcoolismo, (no alcoolismo, estados febris).estados febris).

LinguagemLinguagemForma de comunicação verbal, expressão e compreensão.Forma de comunicação verbal, expressão e compreensão.Distúrbios orgânicos:Distúrbios orgânicos: Disartria – dificuldade articulatória.Disartria – dificuldade articulatória. Disfasia – dificuldade na compreensão e/ou expressão da fala (extremos: Disfasia – dificuldade na compreensão e/ou expressão da fala (extremos:

afasias, incapacidade de falar, por não conseguir entender os símbolos afasias, incapacidade de falar, por não conseguir entender os símbolos verbais falados ou escritos).verbais falados ou escritos).

Disfonia – alteração na qualidade do som.Disfonia – alteração na qualidade do som. Dislalia – alteração da linguagem.Dislalia – alteração da linguagem.

Distúrbios psíquicos:Distúrbios psíquicos:MutismoMutismoLogorréiaLogorréiaSalada de palavrasSalada de palavrasParafrasia (inserção em frases corretas de palavras sem o menor sentido)Parafrasia (inserção em frases corretas de palavras sem o menor sentido)Neologismo (criação de palavras que só ele entende) Neologismo (criação de palavras que só ele entende)

InteligênciaInteligênciaCapacidade de raciocinar logicamente, assimilar Capacidade de raciocinar logicamente, assimilar conhecimentos, compreender as relações entre eles e conhecimentos, compreender as relações entre eles e integrá-los aos conhecimentos já adquiridos.integrá-los aos conhecimentos já adquiridos.AvaliaçãoAvaliação testes psicométricos e projetivostestes psicométricos e projetivos

Distúrbios:Distúrbios: Estados deficitários, congênitos ou adquiridos. Ex.: Estados deficitários, congênitos ou adquiridos. Ex.:

Retardo.Retardo.

Afeto/ HumorAfeto/ HumorSensibilidade interna frente à satisfação ou à frustração Sensibilidade interna frente à satisfação ou à frustração das necessidades, emoções sentidas pelas pessoas, seus das necessidades, emoções sentidas pelas pessoas, seus sentimentos. O humor se refere a emoção e afeto a sentimentos. O humor se refere a emoção e afeto a expressão deste, o que se observa.expressão deste, o que se observa.Alterações de humorAlterações de humor Distimia – alteração do humor (euforia e depressão)Distimia – alteração do humor (euforia e depressão) Disforia- mau-humor, irritabilidadeDisforia- mau-humor, irritabilidadeAlterações de emoções e sentimentosAlterações de emoções e sentimentos AnsiedadeAnsiedade Angústia (ansiedade com sintomas físicos)Angústia (ansiedade com sintomas físicos) Apatia (indiferença)Apatia (indiferença) Fobia (medos)Fobia (medos)

CondutaCondutaPadrão habitual de comportamentos num determinado Padrão habitual de comportamentos num determinado contexto,comportamento observávelcontexto,comportamento observávelAlterações :Alterações :

Comportamento suicidaComportamento suicida InquietaçãoInquietação AgitaçãoAgitação Comer compulsivoComer compulsivo AnorexiaAnorexia AgressividadeAgressividade Aumento ou diminuição da atividade sexualAumento ou diminuição da atividade sexual AvarezaAvareza Cleptomania Cleptomania EgoísmoEgoísmo

MINI MENTALMINI MENTAL

Recommended