Midia digital aulas 1 e 2

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Marketing Digital - ESPMPlanejamento de Mídias Digitais

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Assinatura acesso discado

Modelo de negócio Fatos relevantes

• Acesso discado: obrigatoriedade de assinar um provedor para obter o discador

• Portais oferecem o conteúdo de grandes grupos de comunicação, como diferenciais

• Grupos Folha e Abril fundem seus serviços na Web e criam o Universo Online (UOL) que compra o BOL

• Portal e provedor ZAZ, que oferecia notícias de veículos de comunicação como O Globo, Agência Estado, IstoÉ, IDG, Zero Hora, Correio Braziliense e Diário do Grande ABC. Telefônica compra e se torna Terra • O maior conglomerado de mídia do Brasil vai para a internet.Alguns conteúdos da TV são disponibilizados na web

• Surgimento dos sites para criação de blogs

• Dúvidas ainda em relação a como monetizar esse conteúdo com crescimento orgânico e acelerado

Aquisições aquecem o mercado

• Patrocínios com valores exorbitantes e sem entrega de audiência

• Investimentos em “empresas.com” (dinheiro virtual)

Assinatura acesso discado

Acesso discado grátis

• Grandes projetos focados em receita publicitária. Boas conquistas e grandes decepções

• Os varejistas estabelecem um novo modelo de comercialização em campanhas publicitárias (CPC – custo por performance)

Modelo de negócio Fatos relevantes

• Democratização da internet. O iG é fundado pelos grupos GP Invest(Telemar) e Opportunity (BrT)

• Ferramentas começam a mudar a relação do consumidor com a Internet –Skype, MySpace

• Contratos e valores de Interconexão

• Boom dos sites verticais

• Buscapé atinge seu equilíbrio econômico• Uol fica apenas com a Folha• Y! compra o Cadê?

Assinatura acesso discado

Acesso discado grátis

Assinatura Banda Larga

Modelo de negócio Fatos relevantes

• Crescimento da Banda Larga no Brasil através de provedor de acesso •Google abre escritório no Brasil

• Terra lança serviço de TV com 200 canais gratuitos e Globo.com G1 (on e off começam a “conversar”)

• Microblogging

• AOL Brasil desativada (1999-2006). 200 mil assinantes vendidos ao Terra

• Os principais anunciantes estão presentes na Internet e a briga por audiência cresce nos principais portais

•Financeiro•Telecom•Auto• Bens e Serviços

• Crescimento das adnetworks (verticais), richmedia e videos

SALAS DE CHAT

BLOGS

NOTÍCIAS UGC

COMENTÁRIOS

BUSCA

SOB DEMANDA REDES

PARTICIPATIVAS

Fonte: Illuminas Research 2007 e Dados internos

• Foco no indivíduo

• Consumo passivo da informação

• Inovação ditada pelo provedor de conteúdo/tecnologia

PALAVRA INTERNET É CUNHADA

Web 1.0 Web 2.0

• Foco na comunidade

• Inovação ditada pelo gerador do conteúdo (internauta)

• Internet como plataforma compartilhamento e distribuição

Assinatura acesso discado

Acesso discado grátis

SVA!!!!s Publicidade e

Social Commerce

Assinatura Banda Larga

Modelo de negócio – Internet - Br

Mudanças profundas no consumidor

Será um exagero?

'A Verdade sobre a Juventude Global', realizado com 7 mil pessoas entre 16 e 30 anos em abril deste ano e agora divulgados no Brasil.

Aponta dados de uma geração regrada pela tecnologia e motivada por 3 necessidades fundamentais:

autenticidade, justiça e compartilhamento.

Dado curioso: mais da metade dos entrevistados (53%), de 16 a 22 anos, disse que abriria mão do seu olfato, mas não da tecnologia (!)

Classe C – “Em busca da Mulher Alcachofra”

Bebida Cynar aposta em concurso para encontrar garota propaganda ideal.

Ao todo 25 mulheres de diversas comunidades já foram pré-selecionadas por um olheiro. O ator Paulo Silvino apresenta cada candidata no site destacando suas características para incentivar os consumidores a votarem.

Os participantes poderão votar por meio do celular com um SMS, receber o wallpaper de sua candidata e ainda terá direito de baixar ringtones. Além disso, a divulgação é composta por um spot. A vencedora além de receber um prêmio em dinheiro, será a garota propaganda da marca até 2012.

Na Era da Gamification - vivemos cada vez sob os símbolos, status e a sociabilidade originária do mundo dos games e suas premiações.

O Foursquare pode ser considerado um dos pioneiros e, mais recentemente, temos Facebook Branch Out, misturando Linkedin com Badges.

Super Nanny Social

Commendable Kids permite que pais ou professores ofereçam badges às “suas” crianças pelo seu merecimento. Basta adicionar a criança, estipular tarefas, desenvolvimento de habilidades ou qualquer outro tipo de ensinamento e depois incentivar suas atitudes através de bonificações virtuais, próprias com a linguagem do site. Permite também convidar família e amigos a serem fãs das crianças.

TV + Digital

O BuzzMetrics, do Ibope Nielsen Online, analisa a relação da programação da TV brasileira com as discussões nas redes sociais.

A proximidade da internet com a televisão nos lares já começa a estimular nos brasileiros o hábito de comentar online o conteúdo dos programas exibidos na telinha. Fatos televisivos divertidos, polêmicos e inesperados ou ainda programas aguardados com grande expectativa estão motivando este comportamento nos internautas.

Hoje, a internet brasileira já soma mais de 70 milhões em todo o país. Desses, 76% dos adultos afirmam que navegam na internet enquanto assistem TV e, entre eles, 54% publicam comentários na internet, 30% trocam torpedos e 67% trocam mensagens instantâneas.

Tweet do Bem

A GE Healthcare lançou uma competição mundial no Twitter. O objetivo é aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância de práticas saudáveis para prevenção do câncer.

A campanha “Get Fit” (Entre em forma) quer incentivar internautas do mundo todo a compartilhar e repercutir informações, assuntos e dicas, por meio do Twitter, sobre suas atividades físicas e hábitos saudáveis.

Os twitteiros de todo o planeta concorrem entre si e, no fim da competição a GE Healthcare fará uma doação de US$ 20 mil para a Sociedade do Crescente Vermelho ou a Cruz Vermelha do País do continente ganhador.

O site da campanha mostrará a evolução da competição em um mapa que exibe quais os continentes que estão gerando os “tweets mais saudáveis”.

Twitter vai ganhar $

Teet Gostoso

A tradicional marca de gelatinas Jell-O da Kraft lançou uma campanha que busca reforçar a associação do seu pudim de gelatina com a felicidade.

Além do filme lançará um monitor de humor para verificar o número de smileys felizes : ) ou tristes : ( no Twitter.

A marca vai distribuir cupons de pudim de gelatina para quem estiver triste. Mas a promoção só é ativada quando o humor nacional estiver abaixo dos 51%. Quem tuitar : ( recebe um tweet de Jell-O e se responder com um : D ganha um cupom.

E o futuro

A varejista de moda Forever 21 lançou em Viena o primeiro desfile de modas do mundo que substitui modelos vivos por holográficos.

Criado para a abertura da primeira loja européia e a nova linha de modelos da rede americana de fast fashion, o evento também inovou ao usar apenas o Facebook para distribuir convites aos fãs e clientes da marca.

Descontos - crowdsourcing

A rede varejista européia ICA vem testando um modelo de atuação diferenciado pautado nos conceitos de crowdsourcing e de social shopping: permite que seus clientes reduzam os preços dos produtos nos supermercados através de check-ins no Facebook usando seus celulares.

Quanto mais pessoas se conectarem às suas contas do Facebook e fizerem o check-in, mais barato fica o produto. As pessoas tem uma semana para ajudar a reduzir o preço e comprar o ítem selecionado com desconto. O projeto vem sendo testado em Estocolmo e os clientes podem fazer o check-in tanto digitando uma URL curta quanto tirando fotos de um QR Tag

Cuidado com o caminho mais curto

Cuidados no mundo social e de interação

Foi com essa declaração que nessa semana a Nikon deu o que falar no Facebook. Quase 2.000 comentários, criticando o que foi publicado.

“A photographer is only as good as the equipment he uses, and a good lens is essential to taking good pictures! Do any of our facebook fans use any of the NIKKOR lenses? Which is your favorite and what types of situations do you use it for?”

Ter ou não publicidade

Fantoches discutem formas de fazer dinheiro com publicidade no YouTube

tecnologia invisível (e que funciona) e o real time – engagement“um baixo CTR pode acabar com a auto-estima de qualquer profissional” - Jeff Benjamin

Inspiração

Fluxo de Midias Digitais

A definição dos objetivos e das métricas também está ligada

ao tipo de relação desejada entre a marca e o consumidor

Relação dos consumidores com a marca

Branding HíbridaLeads

• Campanhas para divulgação de marca e produto tendo como resultado esperado uma alta freqüência da mensagem e recall

• Ações com grande exposição em formatos de conversão que gerem visitas ao site, cadastros ou aquisição de produtos

• Campanhas com alta exposição da marca mas com foco em resultado. A ação deve extrair conhecimento dos consumidores e prospects

Definição dos objetivos

Branding

• A mídia online é um importante instrumento de apoio e consolidação de imagem.

A marca pode interagir oferecendo conteúdos e serviços que materializam o conhecimento da empresa sobre seus

produtos e sobre as necessidades dos clientes.

Sony Ford

Branding

• Cobertura – número de usuários únicos impactados;

• Frequência;• Perfil dos usuários

impactados;• Integração ao conteúdo;• Aumento do share• Recall

Métricas comuns para esse objetivo

Objetivos - Métricas

Leads

• Em geral as campanhas tem alta visibilidade e são utilizados formatos com poucos frames e “call to action” agressivo

Incentivo ao clique ao cadastro ou a compra.

Sky Ed. Abril

Leads

• Número de cliques;• Visitas ao site;• CTR (clique/impressões

em %)• Numero de cadastros;• Recencia e Frequencia;• Margem de venda;• Ticket médio;

Métricas comuns para esse objetivo

Objetivos - Métricas

Híbrida

• Além de reforçar a presença de marca e gerar lead

• Ferramenta importante no enriquecimento de BD, capacitando as empresas a estreitar o relacionamento da marca com os consumidores.

Híbrida

• R&F;• Tempo de interação com a peça

criativa;• Número de cliques x formato em

cada fligth;• Visitas ao site com o tempo de

envolvimento dos usuários;• Canais e ferramentas de destaque;• BD com opt-in;• Call center ou pesquisas

Métricas comuns para esse objetivo

Objetivos - Métricas

Complemento para as demais mídias aumentando a frequência das mensagens e a eficiência do mix.

Canal com menor dispersão para atingir meu target ou menor custo de aquisição

Meio de contato com o consumidor que permite extrair infos sobre o mesmo ou incentivá-lo a interagir com a marca/produto.

Dessa forma a mídia online por ser:

Painel de controle

Com a definição dos objetivos o próximo passo é identificar o

consumidor

Quem é? Quais as principais atividades?

Como despertar sua atenção

Pesquisas com foco no consumidor

Para avaliar a relevância do meio e o dimensionamento dos esforços é importante pesquisar: o comportamento do target, canais de afinidade, a freqüência de acesso.... Enfim, entender o dia-a-dia do consumidor.

Ibope: Target Group Index (comportamento), Nielsen Online (navegação),

GNet (mercado), Monitor (investimento)

IPSOS: IPSOS Marplan (comportamento)

Cartoon: Kids Experts (navegação no site e observação com registros)

E-bit: Webshoppers (volume e hábitos de consumo em e-commerce)

Intermeios: www.projetointermeios.com.br (investimento publicitário)

Algumas pesquisas disponíveis

• Global Internet Trends (GnetT): É apresentado em quatro etapas

(ondas) anuais, uma por trimestre, nos meses de janeiro, abril, julho e

outubro.

O relatório é composto por análises gráficas completas, demonstrando

em profundidade o cenário de internet e telefonia do Brasil e do mundo.

Audiência

• Nielsen Online: O painel é composto por pessoas recrutadas

aleatoriamente, de acordo com a estratificação por composição geográfica

(PNAD)

Os panelistas são recrutados e é instalado um software nos computadores,

compilando dados. As informações coletadas são reunidas e organizadas

em formato de relatório mensal

Audiência

• Demográficos detalhados como: sexo, idade, ocupação, nível deinstrução, total de pessoas no domicílio, entre outros

• Comparativo entre todos os players do mercado em diversas métricascomo: total de pessoas, tempo de navegação, Page Views

• Relatórios de Duplicação e Exclusividade: pessoas em comumpercentual de audiência em comum entre 2 ou mais sites. Audiênciaexclusiva de um site em comparação a outros sites

• Relatórios sobre o comportamento dos usuários por grupos deconteúdo: categorias e subcategorias

• Dados sobre o uso geral da internet no Brasil como: tamanho douniverso, total de usuários ativos, tempo total de uso no mês, entreoutros

Principais infos/relatórios

1. Search Engines/Portals & Communities2. Telecom/Internet Services3. Entertainment4. Computers & Consumer Electronics5. News & Information6. Multi-category Commerce7. Education & Careers8. Government & Non-Profit9. Family & Lifestyles10.Corporate Information11.Finance/Insurance/Investment12.Home & Fashion13.Travel14.Automotive15.Special Occasions

Categorias

Fonte: Marplan | abril/08 a março/09 | 9 mercados | Filtro: Teve acesso a internet nos últimos 30 dias. Internautas iG A/B

Das pessoas que freqüentam o banco x 55% acessam o portal y e são da classe A/B

Pessoas que usam/têm algum tipo de serviço bancário e também acessam o portal possuem:

51% aplicações financeiras e poupança

55% CC internacional

58% cheque especial

52% investimento em imóveis

55% acham que a internet é o meio que mais influencia

57% acessa home-banking

91% noticiário do momento

69% economia nacional e internacional

69% finanças pessoais

Assuntos de interesse dos internautas iG:

Banco vs Portais

Fonte: Marplan Brasil 2008 - 3º Ac – Galileo – Target – 18 + anos que possuem conta corrente (Itaú – Banco mais freqüente)

20% 19% 19% 17%

Penetração e Afinidade

Fonte: Marplan Brasil 2008 - 3º Ac – Galileo – Target – Teve acesso a internet nos últimos 30 dia ( Itaú Total: Banco mais freqüente/ Seguro de Vida/Seguro de Imóveis/Seguro de Carro e Financiamento)

Atividades / target (cluster)

Novas pesquisas – formatos criativos

Novas pesquisas – formatos criativos

Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance

Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance

Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance

http://www.youtube.com/watch?v=TCiMTaqxJxU&feature=youtu.be

Estudos e pesquisas de comportamento

Mídia e Criação - relação de amor e ódio

- Relação mais intensa que na mídia off-line

- Envolvimento na execução da criação/produção

- Viabilidade de novas peças: Bom conhecimento do veículo/tecnologia, bom relacionamento = negociação

- Falta de padronização

- Peso da peça criativa - as brigas por um kbyte

- Compatibilidade Tecnológica – Software de aferição (Thirdy PartyServer)

Especificidade da mídia

•Banners de áudio e de vídeo devem começar a tocar quando o usuário os acionar. O usuário pode passar o mouse sobre o anúncio ou clicar

•Deve haver pelo menos 1 segundo de intervalo entre os frames das animações em GIF ou JPG

•Não devem haver mais que 100 caracteres (incluindo os espaços) nos anúncios pequenos como botões ou banners e 200 para anúncios maiores

•Os códigos dos anúncios devem trazer um arquivo GIF de backup se o navegador não suportar animações em Flash ou Shockwave. Nunca se deve pedir aos usuários para instalar. O código do anúncio deve reconhecer automaticamente se o plugin-in necessário esáativado e exibir as animações em GIF de acordo

Boas práticas

A escolha do formato publicitário é muito importante pois pode contribuir bastante para o sucesso da campanha.

• Padrão: www.iabbrasil.net

• RichMedia: Principais fornecedores – A Única, Admotion, Eyeblaster,...

Definição dos formatos

•Pesquisa indica que resultados da publicidade online em banners são

eficientes em fazer subir o tráfego de um site e aumentar as buscas usando

nomes de anunciantes, mesmo quando o número de cliques é mínimo.

•A pesquisa acompanhou 4 campanhas e indica que, na média, a visitação

ao site envolvido na ação subiu cerca de 7 vezes no período de 4

semanas após a exposição à publicidade.

•E, no mesmo período, os consumidores ficaram 3 vezes mais inclinados

a fazer buscas usando o nome da marca ou termos genéricos

relacionados.

Banner – Mocinho ou Bandido?

Fonte: comScore e Fox Networks

Branding + Conversão

Crescimento do display

Complementar

Formatos padrão

Banners

Galeria Criativa

Fullbanner - 468x 60 pixels

Superbanner - 728 x 90 pixels e Superbanner Expansível - 728 x 405 pixels

Principais usos do formato:

freqüência em campanhas

CPM baixo e grande visibilidade

Distribuição em canais de afinidade com o target.

Galeria Criativa

Retângulo Médio padrão - 300 x 250 pixels (outros retângulos podem variar de acordo com cada portal)

Principais usos do formato:

ações diárias em HP

Integração com conteúdo

Excelentes resultados na grande maioria dos targets pela

área de criação.

Galeria Criativa

Rich Media

Galeria Criativa – Formatos diferenciados

U.S. Air Force Expanding Banner

Audi Q7 Expanding Banner

TombraiderExpanding Banner

Mini CooperExpanding Banner

Ali GExpanding Banner

Toshiba WebcamExpanding Banner

Galeria Criativa

Galeria Criativa

Capital OneExpanding Banner

Ubisoft - Splinter CellExpanding Banner

Resta Um Mini Cooper Racing

Sempre usar Rich Media?

Fluxo de Midias Digitais

• Audiência

• Conteúdo editorial relevante

• Avaliação da presença da concorrência

•Identificação dos canais de maior penetração e afinidade com o

target

• Formatos publicitários disponíveis

• Oportunidades de Inovação e parcerias

• Capacidade de negociação

• Sistema de aferição/medição da campanha.

Principais critérios de seleção

• Custo por Mil (custo por mil impressões)

• Custo por Clique

• Custo por performance: O anunciante neste modelo paga não pelas impressões

(exposicão)mas sim pelos resultados gerados por estas impressões como cliques,

cadastros, downloads, CPA

•Custo por Envio (e-mail)

•Patrocínio

• Publieditorial

• Customização de projetos especiais

• Portal Deal (grandes negociações que envolvem outros serviços dos portais além

da mídia, como hosting, conteúdo, ferramentas, etc...)

Principais modelos de comercialização

x mil impressões (inventário disponível) X

CPM / 1000 = R$

500.000 X 35 / 1000 = R$17.500

Regra básica

Patrocínio

Customização

Background e branded channel

Adnetwork

Publicidade no Twitter

Agências especializadas pagam usuários do Twitter por divulgar mensagens comerciais em seus perfis. O pagamento é feito de acordo com a reputação do usuário e o conteúdo publicado vem de campanhas publicitárias ou ofertas de produtos.

Os anunciantes têm acesso à uma rede brasileira de 8 mil twitteiros, num total de 5,5 milhões de seguidores, e podem se comunicar com eles de maneira próxima e simplificada. O sistema permite ainda remunerar os publishers de mídia social segundo o retorno gerado para a campanha.

Facebook – Fan Page

Facebook – definir seu objetivo

• Faça uma Fan Page

• Promova sua pagina

• Mantenha sua pagina interessante

• Tenha uma clara ideia do que você quer que

seu consumidor faça

• Use publicidade tradicional

• Construa um aplicativo.

• Faça com que seu conteúdo seja

compartilhado

• Crie interação entre grupos

• De exclusividade a seus fãs

• Use o Facebook analytics

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Top 10 brands no Facebook

Facebook

O formato “Premium Ad” é um anúncio que se integra na experiência do usuário. Fica na parte superior direita na página de início do Facebook e na página de Perfil de cada pessoa, permitindo que as marcas se relacionem e se conectem com os usuários.

Facebook

Facebook

• x

Facebook – presença das marcas

Facebook Sponsored Stories

Performance 2 vezes melhor que as publicidade tradicionais da rede social

No Br 50% usam redes sociais para pesquisar e comprar

Pouco mais da metade dos usuários de internet no Brasil já usam plataformas como Orkut, Twitter e Facebook para fazer compras.

Os dados fazem parte de pesquisa produzida pela empresa de mercado Oh! Panel e encomendada pelo site de compra e venda Mercado Livre.

O Brasil lidera o grupo dos que compram via redes sociais: 56% dos usuários da web usam as plataformas para adquirir bens e serviços, ante a 49,4% dos demais países pesquisados

Social Commerce

Segundo Paul Marsden “Social Commerce: Monetizing Social Media”

“Social Commerce é a fusão das mídias sociais com e-commerce.

De forma mais completa, social commerce é uma subcategoria do comércio eletrônico que usa as mídias sociais, mídia online e que permite interações sociais e contribuições de usuários para melhorar a experiência de compra online”.

Magazine Vc

Canal de vendas pelo Facebook e Orkut. Funciona como os banners de afiliados, comuns em blogs e sites. Ao clicar no banner, a loja identifica a procedência do clique e, se compra for realizada, o dono do blog recebe uma porcentagem (2,5% a 4,5%) do valor da compra.

AMEX – Pontos em troca de mídia

A American Express e o Facebook fecharam acordo pelo qual clientes da administradora de cartões de crédito poderão trocar seus pontos por publicidade na rede social.

O programa é voltado para donos de pequenas empresas, mas está aberto a milhões de outros portadores de cartões Amex

Pelos termos do acordo, cada 6.750 dólares gastos no cartão poderão ser trocados por um crédito de 50 dólares para publicidade no Facebook.

Renovação

Renovação

Renovação

Renovação

Renovação

Tabasco cria um guia colaborativo usando Foursquare. Campanha inovadora ainda dará Kits Exclusivos e um iPad2

Projetos multiplataforma

Google – Mídia Display + Busca

O Google também aposta na mídia display através de adnetwork e do Orkut.

Mídia que é possível segmentar por perfil, idade, sexo, temas relacionados e o formato de pagamento é o CPM (custo por mil).

Um dos formatos de maior sucesso – Login / Logout

Branded channel – You Tube

Fluxo de Midias Digitais

Código na linguagem html, criado para o gerenciamento de campanhas na internet.

STANDARD TAG:

<A HREF="http://ad.br.doubleclick.net/jump/N1724.ig/B29296.2;sz=468x60;ord=[timestamp]?">

<IMG SRC="http://ad.br.doubleclick.net/ad/N1724.ig/B29296.2;sz=468x60;ord=[timestamp]?"BORDER=0IDTH=468 HEIGHT=60></A>

Tag

http://www.website.com

Ad Servers

<HTML>

<BODY>

<a href=“http://ad.doubleclick.net/jump/website.com/;pos=top;ord=3421?”>

<img src=“http://ad.doubleclick.net/ad/website.com/;pos=top;ord=3421?”>

pos=top

Software

Software

Welcome to our website!

Tag

1 semana

1 dia

3 diasMetodologia de aferição

A

Metodologia de aferição

B

Metodologia de aferição

C

Mídia

Processo de implementação

• Filtros mais comuns

-Dia da semana e faixa-horária

- Freqüência: Quantidade de impactos por /usuário

•Dif: varejo e publicidade?

- Determinar sequência de exibição de banners/usuário

- Região

- Mouse over :acompanhamento do que aconteceu antes do

clique no anúncio mas com interação

O que ainda falta definir

Fluxo de Midias Digitais

Peça criativa correta, no local planejado, com o link funcionando, direcionado para a área certa do site do anunciante

Comprovante de veiculação

Fluxo de Midias Digitais

Visão consolidada dos dados de impressões e clicks de cada um dos veículos, em determinado período.

Home Page 56.411 352 0,62Lazer e Serviços 2.191 24 1,10Pais 2.059 20 0,97Sucesso 37.467 161 0,43Relações 86.460 214 0,25Compras 1.812 21 1,16Beleza 8.706 56 0,64TOTAL 195.106 848 0,43

Site 17/05 a 17/06 500.000 39%

Veículo Canais PeríodoImpressões Contratadas

Impressões Entregues

Nº de clicks

% de clicks

Index

CTR – principal métrica mas não a ideal para todos os casos

Underdelivery: Grande Vilão!!

Analise dos resultados -Tracking

CTR - Click-Through Rate

Número de cliques nos anúncios/número de impressões (%)

Regra básica

• Audiência líquida impactada

• Quantidade de impactos da peça criativa/usuário (freqüência)

•Cliques

• Número de visitantes únicos do site (leads)

• Gerenciamento da atividade do usuário dentro do site ou na peça criativa

(cadastros, pesquisas, vendas)

• Análise do banco de dados e do SAC

• Identificação de tendências: dia da semana e faixa-horária, browser

(Netscape, IE)

Analise do ROI

+ Hotsite Tracking total

+ Conversão: Cadastro na base de relacionamento

+ Intenção de test-drive e ações realizadas

+ Presença da marca em vídeos virais

+ Índice de interesse por ofertas (visitas e visitantes) e confirmação

+ Cadastros realizados no leilão e lances

+ Conversão: Opt-in celular + CEP (sms)

+ E-mail MKT: rastreamento dos envios, leituras, cliques e vendas por usuário

Outras análises

Visibilidade / Engajamento / TrafegoVisibilidade é entendida pelo tamanho da audiência exposta. Em engajamento, são considerados o tempo de interação do usuário com o anúncio e aquantidade de interações. Tráfego é medido pelo tamanho da audiência que clica e a taxa de cliques (CTR)

>Visibilidade: home pages de portais horizontaisse destacam, principalmente, quando há proposta de engajamento aosinternautas por meio de Rich Media. As redes sociais se mostram como excelentes meios para atingir grandes públicos, principalmentepelo YouTube e Orkut.

>Engajamento: as páginas internas, veículos horizontais e verticais, são os locais mais promissores para conquistar interação profunda entre consumidor e marca.

>Tráfego: veiculações comuns em horizontais e Rich Media em verticais são mais certeiras. Os canais internos promovem maior CTR, enquanto as home pages apresentam maior expressividade em volume de cliques. Para campanhas de varejo, peças com propostas simples de interação(rollover e expansão) alavancam o CTR.

Matriz Performance –Veículos e Canais

Fonte: IUPD

CTR?

Remunerar cliques?

Desde Maio o Facebook vem oferecendo incentivos para que os usuários assistam alguns dos anúncios veiculados na rede social.

Embora não remunere em dinheiro, o site se propõe a dar créditos aos que visualizarem as propagandas. Os créditos poderão ser usados em outro serviço do portal, o Facebook Deals

Em média, a cada anúncio selecionado o usuário receberá o equivalente a 10 centavos de dólar. A princípio, as peças aparecerão em meio aos games sociais

A iniciativa surge depois da constatação de que os anúncios – usualmente exibidos na extremidade direita da página – estavam recebendo cada vez menos cliques dos usuários

Métricas do social

• Habilidade de usar dados sobre o comportamento das pessoas para criar segmentos e direcionar conteúdo

Collaborative Filtering (CF), filtragem de padrões de dados usando múltiplas fontes de informação. Aplicações práticas: sistemas de recomendação, previsões de interesse, criação de rankings, etc Amazon Last.fm Netflix TiVo

http://www.btstandards.org

O que é BT

• A mensagem correta, no lugar correto, no momento correto

Desenvolvedores: melhora a experiência de navegação, mostrando apenas conteúdo relevante ao perfil do visitante (mais rico e interessante);

Sites e veículos: rentabiliza estoque publicitário, possibilita a customização da entrega de conteúdo, aumenta o CPM médio ($), comercialização de áreas sub-utilizadas no site;

Anunciantes: solução para a super-exposição de anúncios, melhor ROI ($$$), taxas de conversão (aquisição), compreensão dos consumidores, linhas criativas de acordo com segmentos.

Por que utilizar

BT em números - US

• Adnetowrk BT: rede de sites que trocam informações, restrito aos sites

integrantes

• On-site BT ou On-portal BT: feito pelo próprio site ou portal aonde você

navega;

• Behavioral targeting ou site re-targeting: segmentos criados a partir de

comportamentos de navegação, como por exemplo usuários que gostam de

música e tecnologia ou que desistiram de compra anterior;

• Creative re-targeting: atingir pessoas que já foram impactadas por campanhas

e anúncios previamente;

Tipos

• Search re-targeting: indexação de páginas do site por palavras-chave e

posterior segmentação de acordo com relevância. Pode ser relacionado

com busca orgânica (referrer) ou search engine do próprio site;

• Out-of-context: segmentos propositalmente fora do contexto;

• ISP BT: identificação de navegação por provedores de acesso

Tipos

Criar segmentos desejadosCriar segmentos desejados

Identificar e mapear comportamento dos usuários no website (RFD)

Identificar e mapear comportamento dos usuários no website (RFD)

Criar peças de acordo com segmentos

Direcionar e Monitorar

Criar peças de acordo com segmentos

Direcionar e Monitorar

Analisar resultados

Tomada de decisões

Analisar resultados

Tomada de decisões

1.Identificar 1.Identificar Usuários

2.Criar 2.Criar Segmentos

3.Direcionar 3.Direcionar Mensagens

4.Analisar4.AnalisarResultados

A B

Fluxo - Publicidade

Home Page

Esportes Música Notícias

Futebol

Tênis Jazz Pop

Acid Fusion

Brasil Mundo

Usuários que gostam de Jazz

Conceito: RFD Recência: quanto tempo que

cada usuário age da forma pré-estabelecida antes de entrar em um segmento

Frequência: quantas vezes cada visitante visita cada conteúdo

Duração: quanto tempo os usuários permanecem nos segmentos

• Veículos

• Evitar saturação de exposição de mídia com recursos como controle de frequência

• Utilizar usuários segmentados a pouco tempo: recência;

• Priorizar inventário para campanhas segmentadas.

Anunciantes

Plano de mídia com segmentos. Se possível, estimar cobertura;

Não "segmentar" de forma muito abrangente ou muito específica, sem que haja massa crítica de usuários;

Linhas criativas eficientes para cada segmento;

Testar, acompanhar e otimizar.

Planejamento

Remarketing

Estrategia com papel fundamental na conversão de usuários que abandonam o site.

Gerando 3 vezes mais conversões quando reimpactados com os produtos deixados no carrinho, e esse impacto gera melhor resultado quando ocorre nas primeiras 12 horas do abandono.

Case Centauro - oferecimento de produtos em lançamento ou mesmo um desconto de 16%.

Resultados aumento de 140% no ROI, 203,15% na taxa de conversão e 15,40% no CTR, também diminuindo o CPA em 37,67% e gerando um ticket médio 14,47% maior.

Identificação de usuários e definição de segmentos

Mégane Buscaram um Mégane usadoConcorrentes Mégane

Busca carrosusados

Buscaram um carro usado concorrente do Mégane

Buscaram um carro usado fora dos grupos X e Y

Controle –aleatório Usuários selecionados aleatoriamente

Resultados

Direcionamento de anúncios para cada canal e segmento

Homepage Revistas

Resultados

Mensuração de passos para conversão: web analytics

Home Renault Home Mégane Conversão

Resultados

Impacto

159 milusuários impactados

2,11Imps. / Visitante

Resultados

Performance

VisitasHome Mégane

CTR % %

Controle C 0,69% 0,09% 0,03%

Concorrentes Y

Outros Z

0,63%

0,65%

0,14%

0,11%

0,06%

0,04%

VisitasConversão

Mégane X 1,76% 0,97% 0,38%

Resultados

Conclusão

% d

e V

isita

s

0.00%

0.05%

0.10%

0.15%

0.20%

0.25%

0.30%

Home Mégane Página de Conversão

0.14%

0.06%

YY

Concorrentes Y0.11%

0.04%

ZZ

Outros Z0.09%

0.03%

CC

Controle C

0.97% 0.38%

XX

Mégane X

: site re-targeting efetivo!

Resultados

Dúvidas?

Obrigada e até a próxima!

ksantos@ig.com