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Marketing Digital - ESPMPlanejamento de Mídias Digitais
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Assinatura acesso discado
Modelo de negócio Fatos relevantes
• Acesso discado: obrigatoriedade de assinar um provedor para obter o discador
• Portais oferecem o conteúdo de grandes grupos de comunicação, como diferenciais
• Grupos Folha e Abril fundem seus serviços na Web e criam o Universo Online (UOL) que compra o BOL
• Portal e provedor ZAZ, que oferecia notícias de veículos de comunicação como O Globo, Agência Estado, IstoÉ, IDG, Zero Hora, Correio Braziliense e Diário do Grande ABC. Telefônica compra e se torna Terra • O maior conglomerado de mídia do Brasil vai para a internet.Alguns conteúdos da TV são disponibilizados na web
• Surgimento dos sites para criação de blogs
• Dúvidas ainda em relação a como monetizar esse conteúdo com crescimento orgânico e acelerado
Aquisições aquecem o mercado
• Patrocínios com valores exorbitantes e sem entrega de audiência
• Investimentos em “empresas.com” (dinheiro virtual)
Assinatura acesso discado
Acesso discado grátis
• Grandes projetos focados em receita publicitária. Boas conquistas e grandes decepções
• Os varejistas estabelecem um novo modelo de comercialização em campanhas publicitárias (CPC – custo por performance)
Modelo de negócio Fatos relevantes
• Democratização da internet. O iG é fundado pelos grupos GP Invest(Telemar) e Opportunity (BrT)
• Ferramentas começam a mudar a relação do consumidor com a Internet –Skype, MySpace
• Contratos e valores de Interconexão
• Boom dos sites verticais
• Buscapé atinge seu equilíbrio econômico• Uol fica apenas com a Folha• Y! compra o Cadê?
Assinatura acesso discado
Acesso discado grátis
Assinatura Banda Larga
Modelo de negócio Fatos relevantes
• Crescimento da Banda Larga no Brasil através de provedor de acesso •Google abre escritório no Brasil
• Terra lança serviço de TV com 200 canais gratuitos e Globo.com G1 (on e off começam a “conversar”)
• Microblogging
• AOL Brasil desativada (1999-2006). 200 mil assinantes vendidos ao Terra
• Os principais anunciantes estão presentes na Internet e a briga por audiência cresce nos principais portais
•Financeiro•Telecom•Auto• Bens e Serviços
• Crescimento das adnetworks (verticais), richmedia e videos
SALAS DE CHAT
BLOGS
NOTÍCIAS UGC
COMENTÁRIOS
BUSCA
SOB DEMANDA REDES
PARTICIPATIVAS
Fonte: Illuminas Research 2007 e Dados internos
• Foco no indivíduo
• Consumo passivo da informação
• Inovação ditada pelo provedor de conteúdo/tecnologia
PALAVRA INTERNET É CUNHADA
Web 1.0 Web 2.0
• Foco na comunidade
• Inovação ditada pelo gerador do conteúdo (internauta)
• Internet como plataforma compartilhamento e distribuição
Assinatura acesso discado
Acesso discado grátis
SVA!!!!s Publicidade e
Social Commerce
Assinatura Banda Larga
Modelo de negócio – Internet - Br
Mudanças profundas no consumidor
Será um exagero?
'A Verdade sobre a Juventude Global', realizado com 7 mil pessoas entre 16 e 30 anos em abril deste ano e agora divulgados no Brasil.
Aponta dados de uma geração regrada pela tecnologia e motivada por 3 necessidades fundamentais:
autenticidade, justiça e compartilhamento.
Dado curioso: mais da metade dos entrevistados (53%), de 16 a 22 anos, disse que abriria mão do seu olfato, mas não da tecnologia (!)
Classe C – “Em busca da Mulher Alcachofra”
Bebida Cynar aposta em concurso para encontrar garota propaganda ideal.
Ao todo 25 mulheres de diversas comunidades já foram pré-selecionadas por um olheiro. O ator Paulo Silvino apresenta cada candidata no site destacando suas características para incentivar os consumidores a votarem.
Os participantes poderão votar por meio do celular com um SMS, receber o wallpaper de sua candidata e ainda terá direito de baixar ringtones. Além disso, a divulgação é composta por um spot. A vencedora além de receber um prêmio em dinheiro, será a garota propaganda da marca até 2012.
Na Era da Gamification - vivemos cada vez sob os símbolos, status e a sociabilidade originária do mundo dos games e suas premiações.
O Foursquare pode ser considerado um dos pioneiros e, mais recentemente, temos Facebook Branch Out, misturando Linkedin com Badges.
Super Nanny Social
Commendable Kids permite que pais ou professores ofereçam badges às “suas” crianças pelo seu merecimento. Basta adicionar a criança, estipular tarefas, desenvolvimento de habilidades ou qualquer outro tipo de ensinamento e depois incentivar suas atitudes através de bonificações virtuais, próprias com a linguagem do site. Permite também convidar família e amigos a serem fãs das crianças.
TV + Digital
O BuzzMetrics, do Ibope Nielsen Online, analisa a relação da programação da TV brasileira com as discussões nas redes sociais.
A proximidade da internet com a televisão nos lares já começa a estimular nos brasileiros o hábito de comentar online o conteúdo dos programas exibidos na telinha. Fatos televisivos divertidos, polêmicos e inesperados ou ainda programas aguardados com grande expectativa estão motivando este comportamento nos internautas.
Hoje, a internet brasileira já soma mais de 70 milhões em todo o país. Desses, 76% dos adultos afirmam que navegam na internet enquanto assistem TV e, entre eles, 54% publicam comentários na internet, 30% trocam torpedos e 67% trocam mensagens instantâneas.
Tweet do Bem
A GE Healthcare lançou uma competição mundial no Twitter. O objetivo é aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância de práticas saudáveis para prevenção do câncer.
A campanha “Get Fit” (Entre em forma) quer incentivar internautas do mundo todo a compartilhar e repercutir informações, assuntos e dicas, por meio do Twitter, sobre suas atividades físicas e hábitos saudáveis.
Os twitteiros de todo o planeta concorrem entre si e, no fim da competição a GE Healthcare fará uma doação de US$ 20 mil para a Sociedade do Crescente Vermelho ou a Cruz Vermelha do País do continente ganhador.
O site da campanha mostrará a evolução da competição em um mapa que exibe quais os continentes que estão gerando os “tweets mais saudáveis”.
Twitter vai ganhar $
Teet Gostoso
A tradicional marca de gelatinas Jell-O da Kraft lançou uma campanha que busca reforçar a associação do seu pudim de gelatina com a felicidade.
Além do filme lançará um monitor de humor para verificar o número de smileys felizes : ) ou tristes : ( no Twitter.
A marca vai distribuir cupons de pudim de gelatina para quem estiver triste. Mas a promoção só é ativada quando o humor nacional estiver abaixo dos 51%. Quem tuitar : ( recebe um tweet de Jell-O e se responder com um : D ganha um cupom.
E o futuro
A varejista de moda Forever 21 lançou em Viena o primeiro desfile de modas do mundo que substitui modelos vivos por holográficos.
Criado para a abertura da primeira loja européia e a nova linha de modelos da rede americana de fast fashion, o evento também inovou ao usar apenas o Facebook para distribuir convites aos fãs e clientes da marca.
Descontos - crowdsourcing
A rede varejista européia ICA vem testando um modelo de atuação diferenciado pautado nos conceitos de crowdsourcing e de social shopping: permite que seus clientes reduzam os preços dos produtos nos supermercados através de check-ins no Facebook usando seus celulares.
Quanto mais pessoas se conectarem às suas contas do Facebook e fizerem o check-in, mais barato fica o produto. As pessoas tem uma semana para ajudar a reduzir o preço e comprar o ítem selecionado com desconto. O projeto vem sendo testado em Estocolmo e os clientes podem fazer o check-in tanto digitando uma URL curta quanto tirando fotos de um QR Tag
Cuidado com o caminho mais curto
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Cuidados no mundo social e de interação
Foi com essa declaração que nessa semana a Nikon deu o que falar no Facebook. Quase 2.000 comentários, criticando o que foi publicado.
“A photographer is only as good as the equipment he uses, and a good lens is essential to taking good pictures! Do any of our facebook fans use any of the NIKKOR lenses? Which is your favorite and what types of situations do you use it for?”
Ter ou não publicidade
Fantoches discutem formas de fazer dinheiro com publicidade no YouTube
tecnologia invisível (e que funciona) e o real time – engagement“um baixo CTR pode acabar com a auto-estima de qualquer profissional” - Jeff Benjamin
Inspiração
Fluxo de Midias Digitais
A definição dos objetivos e das métricas também está ligada
ao tipo de relação desejada entre a marca e o consumidor
Relação dos consumidores com a marca
Branding HíbridaLeads
• Campanhas para divulgação de marca e produto tendo como resultado esperado uma alta freqüência da mensagem e recall
• Ações com grande exposição em formatos de conversão que gerem visitas ao site, cadastros ou aquisição de produtos
• Campanhas com alta exposição da marca mas com foco em resultado. A ação deve extrair conhecimento dos consumidores e prospects
Definição dos objetivos
Branding
• A mídia online é um importante instrumento de apoio e consolidação de imagem.
A marca pode interagir oferecendo conteúdos e serviços que materializam o conhecimento da empresa sobre seus
produtos e sobre as necessidades dos clientes.
Sony Ford
Branding
• Cobertura – número de usuários únicos impactados;
• Frequência;• Perfil dos usuários
impactados;• Integração ao conteúdo;• Aumento do share• Recall
Métricas comuns para esse objetivo
Objetivos - Métricas
Leads
• Em geral as campanhas tem alta visibilidade e são utilizados formatos com poucos frames e “call to action” agressivo
Incentivo ao clique ao cadastro ou a compra.
Sky Ed. Abril
Leads
• Número de cliques;• Visitas ao site;• CTR (clique/impressões
em %)• Numero de cadastros;• Recencia e Frequencia;• Margem de venda;• Ticket médio;
Métricas comuns para esse objetivo
Objetivos - Métricas
Híbrida
• Além de reforçar a presença de marca e gerar lead
• Ferramenta importante no enriquecimento de BD, capacitando as empresas a estreitar o relacionamento da marca com os consumidores.
Híbrida
• R&F;• Tempo de interação com a peça
criativa;• Número de cliques x formato em
cada fligth;• Visitas ao site com o tempo de
envolvimento dos usuários;• Canais e ferramentas de destaque;• BD com opt-in;• Call center ou pesquisas
Métricas comuns para esse objetivo
Objetivos - Métricas
Complemento para as demais mídias aumentando a frequência das mensagens e a eficiência do mix.
Canal com menor dispersão para atingir meu target ou menor custo de aquisição
Meio de contato com o consumidor que permite extrair infos sobre o mesmo ou incentivá-lo a interagir com a marca/produto.
Dessa forma a mídia online por ser:
Painel de controle
Com a definição dos objetivos o próximo passo é identificar o
consumidor
Quem é? Quais as principais atividades?
Como despertar sua atenção
Pesquisas com foco no consumidor
Para avaliar a relevância do meio e o dimensionamento dos esforços é importante pesquisar: o comportamento do target, canais de afinidade, a freqüência de acesso.... Enfim, entender o dia-a-dia do consumidor.
Ibope: Target Group Index (comportamento), Nielsen Online (navegação),
GNet (mercado), Monitor (investimento)
IPSOS: IPSOS Marplan (comportamento)
Cartoon: Kids Experts (navegação no site e observação com registros)
E-bit: Webshoppers (volume e hábitos de consumo em e-commerce)
Intermeios: www.projetointermeios.com.br (investimento publicitário)
Algumas pesquisas disponíveis
• Global Internet Trends (GnetT): É apresentado em quatro etapas
(ondas) anuais, uma por trimestre, nos meses de janeiro, abril, julho e
outubro.
O relatório é composto por análises gráficas completas, demonstrando
em profundidade o cenário de internet e telefonia do Brasil e do mundo.
Audiência
• Nielsen Online: O painel é composto por pessoas recrutadas
aleatoriamente, de acordo com a estratificação por composição geográfica
(PNAD)
Os panelistas são recrutados e é instalado um software nos computadores,
compilando dados. As informações coletadas são reunidas e organizadas
em formato de relatório mensal
Audiência
• Demográficos detalhados como: sexo, idade, ocupação, nível deinstrução, total de pessoas no domicílio, entre outros
• Comparativo entre todos os players do mercado em diversas métricascomo: total de pessoas, tempo de navegação, Page Views
• Relatórios de Duplicação e Exclusividade: pessoas em comumpercentual de audiência em comum entre 2 ou mais sites. Audiênciaexclusiva de um site em comparação a outros sites
• Relatórios sobre o comportamento dos usuários por grupos deconteúdo: categorias e subcategorias
• Dados sobre o uso geral da internet no Brasil como: tamanho douniverso, total de usuários ativos, tempo total de uso no mês, entreoutros
Principais infos/relatórios
1. Search Engines/Portals & Communities2. Telecom/Internet Services3. Entertainment4. Computers & Consumer Electronics5. News & Information6. Multi-category Commerce7. Education & Careers8. Government & Non-Profit9. Family & Lifestyles10.Corporate Information11.Finance/Insurance/Investment12.Home & Fashion13.Travel14.Automotive15.Special Occasions
Categorias
Fonte: Marplan | abril/08 a março/09 | 9 mercados | Filtro: Teve acesso a internet nos últimos 30 dias. Internautas iG A/B
Das pessoas que freqüentam o banco x 55% acessam o portal y e são da classe A/B
Pessoas que usam/têm algum tipo de serviço bancário e também acessam o portal possuem:
51% aplicações financeiras e poupança
55% CC internacional
58% cheque especial
52% investimento em imóveis
55% acham que a internet é o meio que mais influencia
57% acessa home-banking
91% noticiário do momento
69% economia nacional e internacional
69% finanças pessoais
Assuntos de interesse dos internautas iG:
Banco vs Portais
Fonte: Marplan Brasil 2008 - 3º Ac – Galileo – Target – 18 + anos que possuem conta corrente (Itaú – Banco mais freqüente)
20% 19% 19% 17%
Penetração e Afinidade
Fonte: Marplan Brasil 2008 - 3º Ac – Galileo – Target – Teve acesso a internet nos últimos 30 dia ( Itaú Total: Banco mais freqüente/ Seguro de Vida/Seguro de Imóveis/Seguro de Carro e Financiamento)
Atividades / target (cluster)
Novas pesquisas – formatos criativos
Novas pesquisas – formatos criativos
Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance
Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance
Campanhas veiculadas em 2010 – Ad Relevance
http://www.youtube.com/watch?v=TCiMTaqxJxU&feature=youtu.be
Estudos e pesquisas de comportamento
Mídia e Criação - relação de amor e ódio
- Relação mais intensa que na mídia off-line
- Envolvimento na execução da criação/produção
- Viabilidade de novas peças: Bom conhecimento do veículo/tecnologia, bom relacionamento = negociação
- Falta de padronização
- Peso da peça criativa - as brigas por um kbyte
- Compatibilidade Tecnológica – Software de aferição (Thirdy PartyServer)
Especificidade da mídia
•Banners de áudio e de vídeo devem começar a tocar quando o usuário os acionar. O usuário pode passar o mouse sobre o anúncio ou clicar
•Deve haver pelo menos 1 segundo de intervalo entre os frames das animações em GIF ou JPG
•Não devem haver mais que 100 caracteres (incluindo os espaços) nos anúncios pequenos como botões ou banners e 200 para anúncios maiores
•Os códigos dos anúncios devem trazer um arquivo GIF de backup se o navegador não suportar animações em Flash ou Shockwave. Nunca se deve pedir aos usuários para instalar. O código do anúncio deve reconhecer automaticamente se o plugin-in necessário esáativado e exibir as animações em GIF de acordo
Boas práticas
A escolha do formato publicitário é muito importante pois pode contribuir bastante para o sucesso da campanha.
• Padrão: www.iabbrasil.net
• RichMedia: Principais fornecedores – A Única, Admotion, Eyeblaster,...
Definição dos formatos
•Pesquisa indica que resultados da publicidade online em banners são
eficientes em fazer subir o tráfego de um site e aumentar as buscas usando
nomes de anunciantes, mesmo quando o número de cliques é mínimo.
•A pesquisa acompanhou 4 campanhas e indica que, na média, a visitação
ao site envolvido na ação subiu cerca de 7 vezes no período de 4
semanas após a exposição à publicidade.
•E, no mesmo período, os consumidores ficaram 3 vezes mais inclinados
a fazer buscas usando o nome da marca ou termos genéricos
relacionados.
Banner – Mocinho ou Bandido?
Fonte: comScore e Fox Networks
Branding + Conversão
Crescimento do display
Complementar
Formatos padrão
Banners
Galeria Criativa
Fullbanner - 468x 60 pixels
Superbanner - 728 x 90 pixels e Superbanner Expansível - 728 x 405 pixels
Principais usos do formato:
freqüência em campanhas
CPM baixo e grande visibilidade
Distribuição em canais de afinidade com o target.
Galeria Criativa
Retângulo Médio padrão - 300 x 250 pixels (outros retângulos podem variar de acordo com cada portal)
Principais usos do formato:
ações diárias em HP
Integração com conteúdo
Excelentes resultados na grande maioria dos targets pela
área de criação.
Galeria Criativa
Rich Media
Galeria Criativa – Formatos diferenciados
U.S. Air Force Expanding Banner
Audi Q7 Expanding Banner
TombraiderExpanding Banner
Mini CooperExpanding Banner
Ali GExpanding Banner
Toshiba WebcamExpanding Banner
Galeria Criativa
Galeria Criativa
Capital OneExpanding Banner
Ubisoft - Splinter CellExpanding Banner
Resta Um Mini Cooper Racing
Sempre usar Rich Media?
Fluxo de Midias Digitais
• Audiência
• Conteúdo editorial relevante
• Avaliação da presença da concorrência
•Identificação dos canais de maior penetração e afinidade com o
target
• Formatos publicitários disponíveis
• Oportunidades de Inovação e parcerias
• Capacidade de negociação
• Sistema de aferição/medição da campanha.
Principais critérios de seleção
• Custo por Mil (custo por mil impressões)
• Custo por Clique
• Custo por performance: O anunciante neste modelo paga não pelas impressões
(exposicão)mas sim pelos resultados gerados por estas impressões como cliques,
cadastros, downloads, CPA
•Custo por Envio (e-mail)
•Patrocínio
• Publieditorial
• Customização de projetos especiais
• Portal Deal (grandes negociações que envolvem outros serviços dos portais além
da mídia, como hosting, conteúdo, ferramentas, etc...)
Principais modelos de comercialização
x mil impressões (inventário disponível) X
CPM / 1000 = R$
500.000 X 35 / 1000 = R$17.500
Regra básica
Patrocínio
Customização
Background e branded channel
Adnetwork
Publicidade no Twitter
Agências especializadas pagam usuários do Twitter por divulgar mensagens comerciais em seus perfis. O pagamento é feito de acordo com a reputação do usuário e o conteúdo publicado vem de campanhas publicitárias ou ofertas de produtos.
Os anunciantes têm acesso à uma rede brasileira de 8 mil twitteiros, num total de 5,5 milhões de seguidores, e podem se comunicar com eles de maneira próxima e simplificada. O sistema permite ainda remunerar os publishers de mídia social segundo o retorno gerado para a campanha.
Facebook – Fan Page
Facebook – definir seu objetivo
• Faça uma Fan Page
• Promova sua pagina
• Mantenha sua pagina interessante
• Tenha uma clara ideia do que você quer que
seu consumidor faça
• Use publicidade tradicional
• Construa um aplicativo.
• Faça com que seu conteúdo seja
compartilhado
• Crie interação entre grupos
• De exclusividade a seus fãs
• Use o Facebook analytics
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
Top 10 brands no Facebook
O formato “Premium Ad” é um anúncio que se integra na experiência do usuário. Fica na parte superior direita na página de início do Facebook e na página de Perfil de cada pessoa, permitindo que as marcas se relacionem e se conectem com os usuários.
• x
Facebook – presença das marcas
Facebook Sponsored Stories
Performance 2 vezes melhor que as publicidade tradicionais da rede social
No Br 50% usam redes sociais para pesquisar e comprar
Pouco mais da metade dos usuários de internet no Brasil já usam plataformas como Orkut, Twitter e Facebook para fazer compras.
Os dados fazem parte de pesquisa produzida pela empresa de mercado Oh! Panel e encomendada pelo site de compra e venda Mercado Livre.
O Brasil lidera o grupo dos que compram via redes sociais: 56% dos usuários da web usam as plataformas para adquirir bens e serviços, ante a 49,4% dos demais países pesquisados
Social Commerce
Segundo Paul Marsden “Social Commerce: Monetizing Social Media”
“Social Commerce é a fusão das mídias sociais com e-commerce.
De forma mais completa, social commerce é uma subcategoria do comércio eletrônico que usa as mídias sociais, mídia online e que permite interações sociais e contribuições de usuários para melhorar a experiência de compra online”.
Magazine Vc
Canal de vendas pelo Facebook e Orkut. Funciona como os banners de afiliados, comuns em blogs e sites. Ao clicar no banner, a loja identifica a procedência do clique e, se compra for realizada, o dono do blog recebe uma porcentagem (2,5% a 4,5%) do valor da compra.
AMEX – Pontos em troca de mídia
A American Express e o Facebook fecharam acordo pelo qual clientes da administradora de cartões de crédito poderão trocar seus pontos por publicidade na rede social.
O programa é voltado para donos de pequenas empresas, mas está aberto a milhões de outros portadores de cartões Amex
Pelos termos do acordo, cada 6.750 dólares gastos no cartão poderão ser trocados por um crédito de 50 dólares para publicidade no Facebook.
Renovação
Renovação
Renovação
Renovação
Renovação
Tabasco cria um guia colaborativo usando Foursquare. Campanha inovadora ainda dará Kits Exclusivos e um iPad2
Projetos multiplataforma
Google – Mídia Display + Busca
O Google também aposta na mídia display através de adnetwork e do Orkut.
Mídia que é possível segmentar por perfil, idade, sexo, temas relacionados e o formato de pagamento é o CPM (custo por mil).
Um dos formatos de maior sucesso – Login / Logout
Branded channel – You Tube
Fluxo de Midias Digitais
Código na linguagem html, criado para o gerenciamento de campanhas na internet.
STANDARD TAG:
<A HREF="http://ad.br.doubleclick.net/jump/N1724.ig/B29296.2;sz=468x60;ord=[timestamp]?">
<IMG SRC="http://ad.br.doubleclick.net/ad/N1724.ig/B29296.2;sz=468x60;ord=[timestamp]?"BORDER=0IDTH=468 HEIGHT=60></A>
Tag
http://www.website.com
Ad Servers
<HTML>
<BODY>
<a href=“http://ad.doubleclick.net/jump/website.com/;pos=top;ord=3421?”>
<img src=“http://ad.doubleclick.net/ad/website.com/;pos=top;ord=3421?”>
pos=top
Software
Software
Welcome to our website!
Tag
1 semana
1 dia
3 diasMetodologia de aferição
A
Metodologia de aferição
B
Metodologia de aferição
C
Mídia
Processo de implementação
• Filtros mais comuns
-Dia da semana e faixa-horária
- Freqüência: Quantidade de impactos por /usuário
•Dif: varejo e publicidade?
- Determinar sequência de exibição de banners/usuário
- Região
- Mouse over :acompanhamento do que aconteceu antes do
clique no anúncio mas com interação
O que ainda falta definir
Fluxo de Midias Digitais
Peça criativa correta, no local planejado, com o link funcionando, direcionado para a área certa do site do anunciante
Comprovante de veiculação
Fluxo de Midias Digitais
Visão consolidada dos dados de impressões e clicks de cada um dos veículos, em determinado período.
Home Page 56.411 352 0,62Lazer e Serviços 2.191 24 1,10Pais 2.059 20 0,97Sucesso 37.467 161 0,43Relações 86.460 214 0,25Compras 1.812 21 1,16Beleza 8.706 56 0,64TOTAL 195.106 848 0,43
Site 17/05 a 17/06 500.000 39%
Veículo Canais PeríodoImpressões Contratadas
Impressões Entregues
Nº de clicks
% de clicks
Index
CTR – principal métrica mas não a ideal para todos os casos
Underdelivery: Grande Vilão!!
Analise dos resultados -Tracking
CTR - Click-Through Rate
Número de cliques nos anúncios/número de impressões (%)
Regra básica
• Audiência líquida impactada
• Quantidade de impactos da peça criativa/usuário (freqüência)
•Cliques
• Número de visitantes únicos do site (leads)
• Gerenciamento da atividade do usuário dentro do site ou na peça criativa
(cadastros, pesquisas, vendas)
• Análise do banco de dados e do SAC
• Identificação de tendências: dia da semana e faixa-horária, browser
(Netscape, IE)
Analise do ROI
+ Hotsite Tracking total
+ Conversão: Cadastro na base de relacionamento
+ Intenção de test-drive e ações realizadas
+ Presença da marca em vídeos virais
+ Índice de interesse por ofertas (visitas e visitantes) e confirmação
+ Cadastros realizados no leilão e lances
+ Conversão: Opt-in celular + CEP (sms)
+ E-mail MKT: rastreamento dos envios, leituras, cliques e vendas por usuário
Outras análises
Visibilidade / Engajamento / TrafegoVisibilidade é entendida pelo tamanho da audiência exposta. Em engajamento, são considerados o tempo de interação do usuário com o anúncio e aquantidade de interações. Tráfego é medido pelo tamanho da audiência que clica e a taxa de cliques (CTR)
>Visibilidade: home pages de portais horizontaisse destacam, principalmente, quando há proposta de engajamento aosinternautas por meio de Rich Media. As redes sociais se mostram como excelentes meios para atingir grandes públicos, principalmentepelo YouTube e Orkut.
>Engajamento: as páginas internas, veículos horizontais e verticais, são os locais mais promissores para conquistar interação profunda entre consumidor e marca.
>Tráfego: veiculações comuns em horizontais e Rich Media em verticais são mais certeiras. Os canais internos promovem maior CTR, enquanto as home pages apresentam maior expressividade em volume de cliques. Para campanhas de varejo, peças com propostas simples de interação(rollover e expansão) alavancam o CTR.
Matriz Performance –Veículos e Canais
Fonte: IUPD
CTR?
Remunerar cliques?
Desde Maio o Facebook vem oferecendo incentivos para que os usuários assistam alguns dos anúncios veiculados na rede social.
Embora não remunere em dinheiro, o site se propõe a dar créditos aos que visualizarem as propagandas. Os créditos poderão ser usados em outro serviço do portal, o Facebook Deals
Em média, a cada anúncio selecionado o usuário receberá o equivalente a 10 centavos de dólar. A princípio, as peças aparecerão em meio aos games sociais
A iniciativa surge depois da constatação de que os anúncios – usualmente exibidos na extremidade direita da página – estavam recebendo cada vez menos cliques dos usuários
Métricas do social
• Habilidade de usar dados sobre o comportamento das pessoas para criar segmentos e direcionar conteúdo
Collaborative Filtering (CF), filtragem de padrões de dados usando múltiplas fontes de informação. Aplicações práticas: sistemas de recomendação, previsões de interesse, criação de rankings, etc Amazon Last.fm Netflix TiVo
http://www.btstandards.org
O que é BT
• A mensagem correta, no lugar correto, no momento correto
Desenvolvedores: melhora a experiência de navegação, mostrando apenas conteúdo relevante ao perfil do visitante (mais rico e interessante);
Sites e veículos: rentabiliza estoque publicitário, possibilita a customização da entrega de conteúdo, aumenta o CPM médio ($), comercialização de áreas sub-utilizadas no site;
Anunciantes: solução para a super-exposição de anúncios, melhor ROI ($$$), taxas de conversão (aquisição), compreensão dos consumidores, linhas criativas de acordo com segmentos.
Por que utilizar
BT em números - US
• Adnetowrk BT: rede de sites que trocam informações, restrito aos sites
integrantes
• On-site BT ou On-portal BT: feito pelo próprio site ou portal aonde você
navega;
• Behavioral targeting ou site re-targeting: segmentos criados a partir de
comportamentos de navegação, como por exemplo usuários que gostam de
música e tecnologia ou que desistiram de compra anterior;
• Creative re-targeting: atingir pessoas que já foram impactadas por campanhas
e anúncios previamente;
Tipos
• Search re-targeting: indexação de páginas do site por palavras-chave e
posterior segmentação de acordo com relevância. Pode ser relacionado
com busca orgânica (referrer) ou search engine do próprio site;
• Out-of-context: segmentos propositalmente fora do contexto;
• ISP BT: identificação de navegação por provedores de acesso
Tipos
Criar segmentos desejadosCriar segmentos desejados
Identificar e mapear comportamento dos usuários no website (RFD)
Identificar e mapear comportamento dos usuários no website (RFD)
Criar peças de acordo com segmentos
Direcionar e Monitorar
Criar peças de acordo com segmentos
Direcionar e Monitorar
Analisar resultados
Tomada de decisões
Analisar resultados
Tomada de decisões
1.Identificar 1.Identificar Usuários
2.Criar 2.Criar Segmentos
3.Direcionar 3.Direcionar Mensagens
4.Analisar4.AnalisarResultados
A B
Fluxo - Publicidade
Home Page
Esportes Música Notícias
Futebol
Tênis Jazz Pop
Acid Fusion
Brasil Mundo
Usuários que gostam de Jazz
Conceito: RFD Recência: quanto tempo que
cada usuário age da forma pré-estabelecida antes de entrar em um segmento
Frequência: quantas vezes cada visitante visita cada conteúdo
Duração: quanto tempo os usuários permanecem nos segmentos
• Veículos
• Evitar saturação de exposição de mídia com recursos como controle de frequência
• Utilizar usuários segmentados a pouco tempo: recência;
• Priorizar inventário para campanhas segmentadas.
Anunciantes
Plano de mídia com segmentos. Se possível, estimar cobertura;
Não "segmentar" de forma muito abrangente ou muito específica, sem que haja massa crítica de usuários;
Linhas criativas eficientes para cada segmento;
Testar, acompanhar e otimizar.
Planejamento
Remarketing
Estrategia com papel fundamental na conversão de usuários que abandonam o site.
Gerando 3 vezes mais conversões quando reimpactados com os produtos deixados no carrinho, e esse impacto gera melhor resultado quando ocorre nas primeiras 12 horas do abandono.
Case Centauro - oferecimento de produtos em lançamento ou mesmo um desconto de 16%.
Resultados aumento de 140% no ROI, 203,15% na taxa de conversão e 15,40% no CTR, também diminuindo o CPA em 37,67% e gerando um ticket médio 14,47% maior.
Identificação de usuários e definição de segmentos
Mégane Buscaram um Mégane usadoConcorrentes Mégane
Busca carrosusados
Buscaram um carro usado concorrente do Mégane
Buscaram um carro usado fora dos grupos X e Y
Controle –aleatório Usuários selecionados aleatoriamente
Resultados
Direcionamento de anúncios para cada canal e segmento
Homepage Revistas
Resultados
Mensuração de passos para conversão: web analytics
Home Renault Home Mégane Conversão
Resultados
Impacto
159 milusuários impactados
2,11Imps. / Visitante
Resultados
Performance
VisitasHome Mégane
CTR % %
Controle C 0,69% 0,09% 0,03%
Concorrentes Y
Outros Z
0,63%
0,65%
0,14%
0,11%
0,06%
0,04%
VisitasConversão
Mégane X 1,76% 0,97% 0,38%
Resultados
Conclusão
% d
e V
isita
s
0.00%
0.05%
0.10%
0.15%
0.20%
0.25%
0.30%
Home Mégane Página de Conversão
0.14%
0.06%
YY
Concorrentes Y0.11%
0.04%
ZZ
Outros Z0.09%
0.03%
CC
Controle C
0.97% 0.38%
XX
Mégane X
: site re-targeting efetivo!
Resultados