16
GOV. DO ESTADO BRASÍLIA BAIXO GUANDÚ VIANA VITÓRIA 12 07 07 14 04 13 02 04 ANCHIETA Bradesco é presença também em muquiçaba Presidente Dalva da Matta requer transporte para pacientes bariátri- cos de Anchieta Vereador Marquinhos sugere criação de Guarda Estudantil em Anchieta Ana Rita quer criação de Comissão Especial para discutir royalties do petróleo Bolsa beneficia 100 atletas capixabas Suppin apresenta crité- rios para comercializa- ção de áreas no polo de Baixo Guandu Educadores dis- cutem segurança pública nas escolas de Viana Descoberta mais uma utilidade do pinhão-manso: ali- mentação animal

Imprensa livre junho_2011_impressao

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Imprensa livre junho_2011_impressao

GOV. DO ESTADO BRASÍLIA BAIXO GUANDÚ VIANA VITÓRIA

12

07

07

14 0413 0204

ANCHIETABradesco é presença também em muquiçaba Presidente Dalva da Matta requer

transporte para pacientes bariátri-cos de Anchieta

Vereador Marquinhos sugere criação de Guarda Estudantil em Anchieta

Ana Rita quer criação de Comissão Especial para discutir royalties do petróleo

Bolsa benefi cia 100 atletas capixabas

Suppin apresenta crité-rios para comercializa-ção de áreas no polo de Baixo Guandu

Educadores dis-cutem segurança pública nas escolas de Viana

Descoberta mais uma utilidade do pinhão-manso: ali-mentação animal

Page 2: Imprensa livre junho_2011_impressao

Descoberta mais uma utilidade do pinhão-manso: alimentação animal

A Embrapa Agroenergia de Brasília identifi ca varieda-de de pinhão-manso (Ja-

tropha curcas) atóxica que pode ser utilizada na alimentação ani-mal. A pesquisa com os testes da variedade de pinhão-manso começa no campo experimental, passa pelo laboratório e termina na fazenda da Universidade de Brasília. A torta produzida a par-tir da variedade atóxica foi usa-da na preparação de rações em substituição ao farelo de soja e os animais apresentaram ganhos de peso e qualidade de carcaça.

Os projetos da Embrapa Agroenergia seguem duas li-nhas para viabilizar o uso da torta de pinhão-manso: encon-trar materiais genéticos em que a toxina não esteja presente e usar processos industriais na destoxi-

fi cação da torta. O pinhão-manso é uma es-

pécie bastante pesquisada em todo o mundo pelo que apresen-ta como alternativa na produção de biodiesel. A torta, que é o re-síduo da extração do óleo (62% do peso ), não podia ser usada na alimentação de animais devido à presença de substancia tóxicas. Com este novo processo indus-trial a torta dessa oleaginosa pode ser utilizada em rações, o que aumenta o potencial da cul-tura. Para a cadeia do biodiesel ser sustentável é preciso utilizar todas as partes da planta, tanto o óleo quanto os subprodutos gerados.

Segundo o diretor da Nòva-bra Energia, Pedro C. Burnier, com a destoxifi cação da torta a empresa poderá no futuro pró-ximo aumentar signifi cativa-mente o preço do grão pago ao

produtor uma vez que este sub-produto passa a ter um grande valor agregado. O processo de destoxifi cacao esta em fase de fi nalização .

Vale destacar que aqui no Espírito Santo, 480 produtores participam de programa de fomento do pinhão-manso e a meta da empresa é que esse número chegue a 5.000 partici-pantes em 25 municípios da re-gião norte e noroeste do Espírito Santo além do Leste de Minas. Além disso, no Polo do Pinhão--manso, localizado em Colatina, onde será construída a indústria de extração do óleo da semen-te do pinhão, a indústrira terá capacidade de produzir 50 mil toneladas de óleo por ano, pro-cessando 150 mil toneladas de grãos de pinhão.

Fonte: Assessoria Mary Mar-tins.

Sucursal Vitória

EDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVRE

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

Empresa Jornalística, Agência de Notícias,Elaboração de Jornais

CNPJ:07.823.054/0001-04Insc.Municipal 1185-1

Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical CenterMuquiçaba - Guarapari - ES

CEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 [email protected]

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta edição:Deyse de Lima e Silva

Transporte coletivo de Guarapari

O transporte coletivo de Guarapari é utilizado por centenas de pessoas para se locomoverem para o tra-balho, escola, passear e etc, Porém, o transporte coletivo é um caos. As passagens são muito caras e a qualidade do transporte é péssima.

É difícil um dia que en-tramos em um ônibus limpo e em condições de uso, é cla-ro que não vamos generali-zar. Olhando de fora, parece impossível caber tanta gente num espaço tão pequeno.

Gritaria, xingamentos, falta de respeito com os ido-sos, é o que pode ser visto quase que diariamente; E

não é só isso, temos também um trânsito caótico, produ-zido por um aumento no vo-lume de carros, motocicletas e bicicletas nas ruas.

Se o transporte coletivo de Guarapari funcionasse bem, será que as pessoas ti-rariam seus carros da gara-gem para ir ao trabalho, la-zer ou à escola?

Seria melhor andar de ônibus do que de carro até porque o preço do combus-tível é muito caro.

Enquanto não encontram uma solução para esse caos, somos obrigados a suportar todos esses constrangimen-tos.

(27) 3262-7603 / (27) 9316-6970

Evento que tem som de

qualidade tem sempre essa

marca!

VITÓRIA

Page 3: Imprensa livre junho_2011_impressao
Page 4: Imprensa livre junho_2011_impressao

Governo do Estado presente no lançamento da 4ª usina da Samarco

O governador Renato Ca-sagrande e o vice-gover-nador Givaldo Vieira

participaram do lançamento da pedra fundamental da 4ª usina de pelotização da Samarco Mi-neração, ao lado do diretor-pre-sidente José Tadeu de Moraes, no dia 25 de maio, na sede da empresa, em Ubu.

No local onde será erguido o empreendimento, autoridades estaduais e municipais acompa-nharam uma apresentação sobre a nova usina, com investimentos de R$ 5 bilhões e que também inclui um novo duto com 400 km, de Minas Gerais ao Espíri-to Santo. Aproximadamente 13 mil empregos serão gerados na fase de instalação e a produção da Samarco vai passar dos 22,2 milhões de toneladas por ano atuais para 30,5 milhões.

A empresa vai realizar um investimento ambiental de R$ 250 milhões nos municípios do entorno do novo empreen-dimento. O diretor-presidente destaca que a Samarco busca um desenvolvimento que preserva o meio ambiente e que, acima de tudo, estimula o desenvolvi-mento humano, envolvendo as comunidades de seu relaciona-mento dentro de sua linha de ação social.

Compreendemos a impor-

tância desta empresa, pela sua contribuição ao Espírito Santo, que faz investimentos e se rela-ciona com o mundo, mas que também aprendeu que é funda-mental se relacionar com o Espí-rito Santo, porque quando estes empreendimentos se relacionam com a sociedade, as empresas demonstram responsabilidade social. A sociedade e os gover-nos vão cobrar sustentabilidade social e ambiental da Samarco, para que haja compatibilização do crescimento com a preserva-ção dos ecossistemas, afi rmou o governador Renato Casagrande.

Após a solenidade ofi cial, governador, o vice-governador, deputados, o presidente e dire-tores da empresa lacraram uma caixa com dados e objetos atuais sobre a Samarco e sociedade, que foi enterrada próxima à pedra fundamental e que será reaberta quando as usinas, somadas, al-cançarem um bilhão de pelotas de minério de ferro embarcadas.

Em seguida, Renato Casa-grande e Givaldo Vieira fi zeram o plantio de mudas nativas da fl ora brasileira e seguiram com a comitiva para uma reunião na sede administrativa da Samarco, onde a diretoria apresentou o balanço social da empresa e as propostas de investimentos em benefício da sociedade para os próximos anos.

Fonte: Assessoria/secom

Bolsa benefi cia 100 atletas capixabas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e La-

zer, lançou no dia 1º de junho o edital do programa estadual de incentivo ao esporte de alto rendimento, o Bolsa-Atleta Ca-pixaba, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. O objetivo do programa é oferecer bolsas, em dinheiro, para que 100 atletas ca-pixabas de alto rendimento con-

tinuem seus treinamentos e se destaquem nos cenários nacio-nal e internacional dos esportes.

O governador Renato Casa-grande destacou a importância do projeto para a promoção do Espírito Santo. “Mais uma vez abrimos as portas do Palácio An-chieta para valorizar nossos des-portistas capixabas, para a valo-rização dos atletas, amadores ou de alto rendimento. Queremos ver os representantes dos espor-tes do Espírito Santo levando o nome do nosso Estado para o Brasil e para o mundo, para que sejamos reconhecidos como um celeiro de bons profi ssionais”, destacou o governador.

Renato Casagrande também salientou que o Governo do Es-tado está empenhado em fazer do esporte um instrumento de inclusão social, de formação e de geração de oportunidades. “Assim como a educação e a cultura, o esporte será usado na formação dos cidadãos capixa-bas, para que jovens e crianças em situação de vulnerabilidade

e de risco social possam ter pos-sibilidades de desenvolvimento humano, de formação de caráter e de crescimento pessoal, com possibilidades de ascenderem socialmente e terem uma vida digna”, afi rmou.

O evento contou com as par-ticipações do secretário de Esta-do de Esporte e Lazer, Vandinho Leite, além de autoridades esta-duais, representantes do setor esportivo e atletas.

Em seu discurso, o secretá-rio, Vandinho Leite agradeceu ao governador pelo apoio dirigi-do ao esporte e à inclusão social, valorizando os projetos de alto rendimento e, especialmente, ao esporte de inclusão, para gerar oportunidades.

Valdir Alvarenga Jr., para--atleta da natação, destacou a oportunidade dada pelo Go-verno do Estado para os atletas “é ótimo para quem recebe um benefício desses, porque dá tran-quilidade para os treinamentos”. Outro esportista que falou dos benefícios do Programa foi Por-tinho, do Kickboxing: “É muito bom, pois a gente não necessita correr atrás de patriocinador. Isso gera uma independência e podemos focar apenas nos trei-namentos e competições.”

Ao todo, o Bolsa Atleta Ca-pixaba vai benefi ciar 100 atletas de alto rendimento. A assinatura do edital do Bolsa-Atleta 2011 é a continuidade da política de fo-mento ao esporte realizado pelo Governo. O programa está divi-dido nas categorias Atleta Estu-dantil, Atleta Nacional e Atleta

Internacional.Na categoria Estudantil, es-

tão aptos os atletas que tenham participado de Campeonatos Brasileiros Escolares ofi ciais, dos Jogos Estudantis organizados, direta ou indiretamente, ou re-conhecidos pela Sesport, no ano de 2010, e tenham conquistado no mínimo um terceiro lugar em competições de nível escolar, dentro ou fora do Brasil. O valor da bolsa é de R$ 500,00 mensais.

Para se enquadrar na catego-ria Nacional, o atleta deve ter no mínimo 14 anos completado em 2011, que tenha conquistado na competição máxima da tempo-rada nacional em 2010, o primei-ro, segundo ou terceiro lugar, ou esteja em primeira, segunda ou terceira colocação no ranking nacional de sua modalidade. O valor pago ao atleta mensalmen-te é de R$ 1,5 mil.

Para ser benefi ciário da cate-goria Internacional, o atleta tam-bém precisa ter a idade mínima de 14 anos, no ano da concessão do incentivo, que tenha inte-grado a seleção nacional de sua modalidade em 2010, represen-tando o Brasil em competições mundiais e obtido a primeira, segunda ou terceira colocação e recordes internacionais. O atleta contemplado receberá mensal-mente o valor de R$ 2 mil.

O processo seletivo tem a fi -nalidade de incentivar e apoiar atletas de alto rendimento para representar o Espírito Santo em competições ofi ciais, sendo que estejam em plena atividade es-portiva, com reconhecidos índi-ces e classifi cações em Campeo-natos Nacionais e Internacionais, e que se encontrem em fase de preparação para competições.

O contrato terá validade por um ano. No ano passado, 55 atletas foram benefi ciados e a ex-pectativa deste ano é que as 100 bolsas sejam requisitadas. Os be-nefi ciados em 2010 devem fi car atentos para o prazo para pres-tação de contas do benefício con-cedido no último ano. Apenas aqueles que prestarem contas poderão concorrer ao programa em 2011.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Sesport

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

GOVERNO DO ESTADO

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom

Educadores discutem segurança pública nas escolas de Viana

Diretores, coordenado-res, pedagogos e outros educadores da rede mu-

nicipal se reuniram no dia 22 de junho, no Auditório da Loja Maçônica de Viana, para par-ticipar do Seminário de Segu-rança Pública nas Escolas, pro-

movido pelo Conselho de Segurança do municí-pio.

O objeti-vo é discutir estratégias para evitar a violência dentro e fora das escolas, refl etindo na s e g u r a n ç a dos freqüen-

tadores desses ambientes. Para tratar do tema, teve palestras com o comandante do Territó-rio de Paz de Viana, 1º tenente PM Vitor Gallo Vieira, e o espe-cialista em Segurança Pública, investigador José Carlos Costa, que atua na chefi a do Setor de Investigação do DPJ de Viana.

Fonte: Assessoria da PMV

VIANA

Sucursal Vitória

Page 5: Imprensa livre junho_2011_impressao

5ª edição do Café Literário homenagiou Artistas Anchietenses

Apresentação de teatro, trovas, poesias e músicas fi zeram parte do 5º Café

Literário, que teve como tema “Artistas Anchietenses”, pro-movido pela Biblioteca Munici-pal “Professor José de Anchieta Pompermayer, no Centro da ci-dade, o evento aconteceu no dia 16 de junho. Em meio a um mo-mento de cultura e descontra-ção, o evento reuniu cerca de 90 pessoas. O evento iniciou com um vídeo em homenagem ao precursor da Literatura em nos-so país, o Beato José de Anchie-ta e, em seguida, homenagens, tudo isso acompanhado de um saboroso café e petiscos.

A primeira apresentação da noite foi de Francisco Nunes, que recitou trecho ao Auto de Santa Inês, do Padre José de Anchieta, que fez parte de uma apresentação de teatro há mui-to tempo atrás.

O grupo de teatro Rerigti-ba – que está fazendo 18 anos foi fundado por jovens e adul-tos apaixonados pelo teatro – apresentou uma prévia do espetáculo Partituras, fazendo

apresentação de máscaras que foram fabricadas na Indonésia. Todos são artistas residentes no município.

Marco Antônio de Souza Soledade também teve suas po-esias (Boas Ações e Os Sonhos se Realizam) apresentadas por duas funcionárias da Biblioteca e pelo próprio poeta (O Hábito da Leitura).

O trovador Nealdo Zaidan, pernambucano de Caruaru e residente em Anchieta desde 1973, apresentou diversas tro-vas com o fi lho Gabriel. Lázaro de 14 anos, fi lho de Zaidan, que também cria trovas desde os nove anos de idade. “Comecei a criar trovas desde os nove anos de idade e não pretendo mais parar”, disse.

José João Calanzani, natu-ral de Anchieta, é profi ssional da área jurídica e já tem várias obras publicadas, como: Via-gem ao país imaginário; Lei do divórcio anotada; Manual Prático da Língua Portugue-sa; Sua excelência, o processo; Itinerário da toga, A areia e o vento (romance) e Metáforas Jurídicas: conceitos básicos de Direito através do processo

pedagógico da metáfora. Apre-sentou algumas de suas obras, como O Canto da Vida e da Morte, além de lembrar de ou-tros famosos autores.

O escritor anchietense José João Calenzani veio especial-mente de Belo Horizonte (MG), onde reside, para apoiar o even-to e foi, também, um dos home-nageados “São pequenas coisas como essa reunião que mos-tram que ainda há esperança na pátria, no país” afi rmou.

Para fechar as apresenta-ções, a banda Mary Di fez apre-sentação de duas músicas, sen-do uma delas que fi cou em 2º lugar no Festival Nacional de Música José de Anchieta.

A Biblioteca Municipal de-senvolve vários projetos dentro do município, como projetos na Pediatria do Hospital e Ma-ternidade de Anchieta, Casa de Passagem, delegacia, entre outros. Na ocasião, Adriana Louzada divulgou que está em andamento o projeto de implantação de uma Biblioteca Móvel, que irá levar a leitura para os quatro cantos do mu-nicípio.

Fonte: Assessoria da CMA

Anchieta assina Termo de Compromisso Ambiental

A Prefeitura de Anchie-ta realizou no dia 20 de junho, no gabinete do

prefeito Edival Petri, a assinatu-ra do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) junto ao Insti-tuto Estadual de Meio Ambien-te e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é a adequação e utiliza-ção do Rio Una, localizado na Sede do município. A solicita-ção partiu da própria Prefeitura.

Para o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Pomper-mayer, o TCA vem para assegu-rar a proteção do rio, em virtu-de do crescimento populacional

previsto com os investimentos que serão aplicados no municí-pio. “Temos essa preocupação, queremos desenvolvimento com sustentabilidade”, disse.

O município de Anchieta apresentará ao Iema um Plano de Ação para recuperação da capacidade de drenagem do manancial, que possibilitará a mitigação dos impactos dos em-preendimentos em seu entorno e conseqüentemente a instala-ção.

O rio Una, que nasce próxi-mo à Igreja Matriz da cidade, atravessa boa parte dos bairros de Anchieta e deságua no mar.

Fonte: Assessoria da PMA

Anchieta realiza Semana da Saúde do Pescador

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Agricultura, Abas-

tecimento e Pesca (Semapa), realizou no dia 17 de junho , a Semana da Saúde do Pesca-dor e Família. O evento tam-bém comemorou a tradicional Festa de São Pedro. As ativi-dades foram promovidas na Colônia de Pescadores Z-04 “Marcílio Dias” - no bairro Porto de Cima -, e na Centro de Convivência da comunida-de de Parati.

O evento objetiva preve-nir e orientar os pescadores e seus familiares sobre diversas doenças e agravos. Palestras e realização de exames fi zeram parte da programação.

Temas como álcool, taba-gismo, alimentação saudável, doenças de pele e musculares estão sendo abordados por profi ssionais, através de pa-lestras que vem sendo ofereci-das ao longo da Semana. Afe-

rição de pressão arterial, teste de glicose, grupo sanguíneo, avaliação física, práticas de alongamento e agendamento de consultas também são dis-ponibilizados.

Para a secretária da pasta, Izabel Frade, a iniciativa é a única no Brasil, e tem como fi nalidade orientar e cuidar da saúde desses profi ssionais que costumam fi car em alto mar por longos dias. “Enten-demos que esse público pre-cisa de atenção, por fi carem dias isolados no mar traba-lhando. Aproveitamos para também orientá-los, assim como seus familiares”, disse.

O município conta com cerca de 800 pescadores, que têm a atividade artesanal como principal fonte de ren-da familiar. “Isso representa quase 5% da população. Te-mos a preocupação de dire-cionar ações para esse públi-co”, conta gerente de Pesca e Desenvolvimento, Fernando Bosísio. Segundo ele, o muni-

cípio irá desenvolver um pro-grama municipal de saúde do pescador que será lançado no evento. “Iremos criar políticas públicas para atender com mais atenção os pescadores e familiares”, adiantou.

Para o senhor Zadir SAn-gali de Mattos, pescador há mais de 50 anos, a iniciativa vem agradando. “Vim um dia e gostei, por isso estou fre-qüentando os outros dias. Às vezes não temos tempo para cuidar da saúde ou receber orientação, aqui estamos re-cebendo e cuidando da nossa saúde”, disse.

A secretária da Colônia de Pescadores do município, Rita de Cássia Francisco, dis-se que os pescadores estavam precisando dessa atenção. “Sou também pescadora e vejo que esse evento possibi-litou enxergarmos como nos esquecemos de cuidar da nos-sa saúde. Essa atenção é mui-to válida”, disse.

Fonte: Assessoria da PMA

Câmara de Anchieta limpa pauta

O Plenário da Câmara Municipal de Anchieta limpou a pau-ta com a deliberação de todas as propostas que constavam da Ordem do Dia. Entre as matérias está o Projeto de Lei 40/2011, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre abertura de cré-dito especial no orçamento, tendo como fonte de recurso a anu-lação de outra despesa já prevista. Confi ra o que foi debatido:

Projetos em 2ª discussão

Projeto de Lei 34/2011, que dispõe sobre a denominação de via pública. Autoria: Celém;

Projeto de Lei 43/2011, que declara de utilidade pública a Associação de Pastores evangélicos em Anchieta;

Projeto de Lei 41/2011, que dispõe sobre a denominação de via pública. Autoria: Carlos Waldir.

Projetos em votação

Projeto de Lei 40/2011, que dispõe sobre abertura de crédi-to especial no orçamento, tendo como fonte de recurso a anula-ção de despesa de outra UG. Autoria: Mesa Diretora;

Projeto de Lei 38/2011, que dispõe sobre alteração na Lei 183/04. Autoria: Geovane Meneguelle;

Projeto de Lei 42/2011, que institui o Dia Municipal da Ma-riqueira. Autoria: Geovane Meneguelle.

Fonte:Assessoria da CMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 6: Imprensa livre junho_2011_impressao

Conferência Municipal de Saúde de Anchieta marcada para o dia 13 de julho

A Conferência Municipal de Saúde de Anchieta já tem data marcada:

será no dia 13 de julho, no Au-ditório da Prefeitura, das 8h às 17h. O tema será: “Todos usam o SUS! SUS da Seguridade So-cial, Política Pública e Patrimô-nio do Povo Brasileiro”.

Este ano, pela primeira vez em Anchieta, haverá também a convocação de pré-conferên-cias nos conselhos locais de Saúde, no período de 5 a 9 de julho, nas unidades das Estra-tégias Saúde da Família.

Para o secretário de Saúde de Anchieta, Fayer Fonseca, o momento será de fortalecimen-to da participação popular e dos conselhos locais de Saúde. “Após a Conferência, vamos aplicar as resoluções obtidas no Plano Municipal de Saúde e por isso é importante a partici-pação de todos os profi ssionais comprometidos com a melho-ria dos serviços de saúde em nosso município”, diz Fayer.

Além do tema principal, o Conselho Municipal de Saú-de decidiu incluir mais dois temas: o agendamento prévio

e a Classifi cação de Riscos e a implantação da Vigilância em Doenças e Agravos Não-Trans-missíveis em Anchieta.

Conselhos locais. Anchieta é um dos poucos municípios brasileiros que conta com con-selhos locais de saúde. O obje-tivo é pluralizar as informações e dar voz a todas as comunida-des para a melhoria dos servi-ços.

Serviço. Confi ra o calendá-rio das pré-conferências. Faça o download abaixo do texto base que vai nortear os debates da Conferência.

Confi ra o Calendário da Conferência:

5, 6, 7, 8, 9 de julho - Pré--conferências dos Conselhos Locais de Saúde, para as dis-cussões prévias:

Dia 5 (2ª feira): Eixo 1 –Po-líticas de Saúde na Seguridade Social: o SUS legal e o SUS real.

- A Seguridade Social Brasi-leira: princípios e diretrizes;

- SUS patrimônio do povo brasileiro: de todos para todos.

Dia 6 (3ª feira): Eixo 2 – Participação da comunidade e controle social nas decisões e consolidação do SUS.

- Participação popular dos

diversos segmentos e sujeitos sociais no SUS;

- Comunicação, educação e informação como instrumen-tos de fortalecimento da parti-cipação popular no SUS;

- Relação do controle social do SUS com outras instâncias de controle.

Dia 7 (4ª feira): Eixo 3 – A gestão do SUS

- Financiamento e sustenta-bilidade do SUS;

- Modelo de Atenção, Pacto pela Saúde e Relação público versus primado

- Gestão do sistema, traba-lho e educação em Saúde.

Dia 8 (5ª feira): Agenda programada e Classifi cação de Riscos

Dia 9 (6ª feira): DANTs – Doenças e Agravos Não-Trans-missíveis

13 de julho (quarta-feira) – Conferência Municipal de Saú-de de Anchieta – no Auditório da Prefeitura – das 8 às 17h.

Conferência Estadual: datas indicativas- 27 a 30 de julho de 2011.

Conferência Nacional: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Fonte:Assessoria da PMA

Vereadora Tereza Mezadri pede aterro em Alta Pongal

A vereadora Tereza Me-zadri (PV) solicitou ao secretário de Infraes-

trutura, Renato Lorencini, que providencie um aterro para a Rua Antério Vieira, situada na comunidade de Alto Pon-gal. Por meio do requerimento 295/2011, a parlamentar desta-

cou que a via está com buracos e necessitando de melhorias estruturais.

“A preocupação desta ve-readora é com o bem-estar da população deste município é muito grande, o que nos faz acreditar no bom senso do se-cretário em atender a esse pedi-do tão justo”, justifi cou ela.

Fonte:Assessoria da CMA

Vereador Válber quer mais iluminação na praia da Guanabara

Local de desova das tarta-rugas, a Praia de Guana-bara pode ganhar nova

rede de extensão. É que o ve-reador Válber Salarini (PSDB) protocolou na Câmara Munici-pal de Anchieta o requerimento 302, onde solicita o benefício. Ele destacou que a orla não tem iluminação adequada e que os moradores se sentirão mais se-

guros.“Gostaria que, juntamente

com os órgãos competentes, fosse avaliada a possibilidade de se colocar iluminação públi-ca no referido local, não prejudi-cando a desova das tartarugas e proporcionando assim maior segurança para os moradores e turistas que trafegam pela re-gião”, salientou o parlamentar na justifi cativa da proposta.

Fonte:Assessoria da CMA

Direitos dos idosos foram discutidos em conferência

Com objetivo de assegurar o direito da pessoa idosa, a Se-cretaria de Assistência Social de Anchieta realizou no dia 15 de junho a 3ª Conferência Mu-nicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema, ‘O compro-misso de todos por um enve-lhecimento digno no Brasil’, o evento, que teve a participação de 100 idosos, foi promovido

durante todo o dia no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Houve palestras e apresen-tação de trabalhos desenvolvi-dos pela secretaria. Ainda, fo-ram eleitos delegados que irão participar da etapa estadual.

Para o secretário de Assis-tência Social, Flávio Santana, “a Conferência é um evento demo-crático que possibilita propor avanços para a consolidação

das políticas públicas e da con-quista do envelhecimento com dignidade em nosso país”.

De acordo com a Coordena-dora do Cras, Sandra Carriço, o objetivo foi estimular que haja uma relativa unidade no processo de realização da Con-ferência nas três etapas. “Na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, estaremos reunidos para defi nir as diretrizes e prio-ridades da Política Nacional do Idoso”, disse.

O senhor Constantino Car-rera, 79, participou ativamente das discussões. Para ele, essas iniciativas fazem o idoso sentir--se valorizado e integrado à sociedade. “No aspecto psico-lógico, esses eventos fazem o idoso se sentir ativo na socieda-de. Nesse encontro estão saindo excelentes ideias para valorizar o idoso e promover os seus di-reitos. A prefeitura está de pa-rabéns, cumprindo seu papel e dando atenção a esse público”, disse.

Fonte: Assessoria da PMA

Foto: Assessoria da PMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari Redação Guarapari

Page 7: Imprensa livre junho_2011_impressao

Vereador Marquinhos sugere criação de Guarda Estudantil em Anchieta

O vereador Marquinhos Assad (PTB) protocolou na Câmara Municipal

de Anchieta o Requerimento 308/2011, onde sugere ao pre-feito Edival Petri (PSDB) que crie a função Guarda Estudantil na cidade. O objetivo da proposta é permitir aos alunos que apren-dam uma atividade comunitária de segurança urbana, apoiando

assim os guardas municipais e órgãos políticos estaduais e fede-rais quando solicitados.

Também requereu a retirada do orelhão de número (28) 3536-3045 do local onde está e seja ins-talado próximo ao comércio ou em frente à igreja da comunidade de Itajoaba. Ele disse que a me-dida irá benefi ciar os moradores daquela região, que ainda tem di-fi culdades de comunicação.

Fonte: Assessoria da CMA

Presidente Dalva da Matta requer transporte para pacientes bariátricos de Anchieta

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Dalva da Matta Igreja (PDT), solicitou ao secretário da pasta, Fayer Fon-seca, que disponibilize automó-vel para atender a 14 pacientes que precisam de acompanha-mento médico por meio de reu-niões bariátricas.

Dalva explicou que esse serviço não está disponível em Anchieta, somente em Vitória, e as pessoas não tem condições de arcar com o alto custo do deslocamento. Ainda na área, a parlamentar solicitou informa-

ções sobre consultas de pacien-tes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Ela salientou que os usuá-rios “tem reclamado que mes-mo que precise, tem que espe-rar três meses para retornar ao seu médico, causando transtor-nos que muitas vezes podem ser irreversíveis no quadro de saúde”.

SinalizaçãoNa área da infraestrutura,

Dalva requereu a colocação de placas de sinalização nas se-guintes ruas do bairro Nova Ancheita: Pirarucú, dos Polvos,

tucunaré, Icarahy, dos Salmões, Namorados, Pitangol, Dragão Marinho, Espadarte, das Pesca-das, Robalos, Charel, dos Capi-xabas, das Tainhas, dos Bade-jos, Garoupas, Marlins, Baiacús, Matupiris e Peroá.

“A ausência de placas iden-tifi cando as ruas causa grandes transtornos para os moradores daquela localidade, visto que difi culta a entrega das corres-pondências de lojas e mercados, além de difi cultar a localização das residências por terceiros”, frisou na justifi cativa da pro-posta.

Fonte: Assessoria da CMA

Programa da Petrobrás incentiva empreendedores de Anchieta e Região

A Petrobrás apresentou no dia 07 de junho para a Prefeitu-ra de Anchieta e empresários da região o programa Progredir, re-centemente lançado pela estatal, com objetivo de facilitar o acesso ao crédito para os fornecedores da cadeia produtiva de petróleo e gás. O encontro aconteceu pela manhã no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e reuniu cerca de 130 pes-soas.

Na ocasião, foram destacadas as ações estratégicas de apoio e fo-mento ao setor de petróleo e gás, dentre elas, cadastro de fornece-dores, linhas de fi nanciamento, rede de empresas e intercâmbio de experiências. A expectativa é de que o custo da captação dos recursos seja, em média, 20% mais baixo.

O objetivo maior foi informar os empreendedores da região acerca da concessão de emprés-timo para atender as empresas da região Sul. O público-alvo foi representantes das áreas de in-dústria, comércio e serviços, sen-do a maioria micro e pequenas empresas.

O evento consistiu também estreitar a relação entre a Petro-

brás e as pequenas empresas do município e região, com possibili-dades de se tornarem fornecedo-res de bens e serviços para o setor de petróleo e gás.

Durante o encontro, os pe-quenos e médios empresários foram incentivados para atender a demanda da Região. De acordo com o diretor fi nanceiro da Petro-brás, a meta da Petrobrás até 2014 é aplicar cerca de US$ 224 bilhões no país. Um grande volume des-se recurso será destinado para a região Sul do Espírito Santo.

“O empresário não pode pen-sar apenas em fornecer para a empresa que está na sua cidade, mas sim para a região. Por isso, é preciso estar capacitado” enfa-tizou Marcus Zanoti, secretário de Integração Econômica e Re-gional.

Exemplos de negócios foram citados no evento, como a cadeia de produção offshore (platafor-ma). Nesse segmento a Petrobras conta com fornecedores especí-fi cos e complexos, mas possui fornecedores de serviços básicos, como polpa de fruta, água mine-ral.

Informações: Secretaria Mu-nicipal de Integração Econômica e Regional (28) 3536-3237.

Fonte:Assessoria da PMA

Saúde: Em Anchieta Cursos ampliam qualidade e estimulam inovações na gestão

Além de investimentos em novas construções, a Secretaria de Saúde de Anchieta vem desen-volvendo um intenso programa de capacitação dos profi ssionais, com cursos de especialização, cursos para atualização profi ssio-nal, curso para gestores do Siste-ma Único de Saúde (SUS) e para formação lideranças.

No curso de especialização em Atenção Primária à Saúde participam 40 profi ssionais de diversos setores; no curso “Mul-tiplicadores de Saberes” as bene-fi ciadas são as enfermeiras que

atuam nas ESFs; o curso para lideranças benefi cia 40 profi ssio-nais do Comitê Gestor e da Equi-pe de Comunicação em Saúde.

O Curso para Gestores do SUS começou a ser implementa-do em abril. Cinco profi ssionais da área de gestão da Secretaria de Saúde estão participando. As aulas são ministradas pela Escola Nacional de Saúde Públi-ca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiofruz). A modalidade é semi--presencial.

“O objetivo é ampliar a efeti-vidade e qualidade dos serviços do SUS”, diz Jaudete De Nadai, uma das participantes. Segundo

ela, uma inovação interessante no curso é o conceito de aluno/equi-pe. “Os alunos compartilham o material didático e formam uma equipe de trabalho, podendo aplicar na prática os temas desen-volvidos nas aulas”, diz.

Carlos Florentino, gerente Administrativo da Secretaria de Saúde acha que o curso é uma importante ferramenta para am-pliar e aperfeiçoar os serviços de saúde no município. “O progra-ma do curso responde às atuais exigências de universalidade com qualidade e equidade do SUS”, conclui.

Fonte: Assessoria da PMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 8: Imprensa livre junho_2011_impressao
Page 9: Imprensa livre junho_2011_impressao
Page 10: Imprensa livre junho_2011_impressao

Samarco celebra formatura das primeiras turmas dos cursos de qualifi cação profi ssional

As primeiras turmas dos cursos de qualifi cação do Pro-grama de Desenvolvimento Profi ssional da Samarco, em parceria com o Programa Capixaba de Qualifi cação do Trabalhador (PCQT), da Secretaria de Estado de As-sistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEAS-TDH), se formaram no dia 02 de junho, a partir das 19h, em evento que contou com mais de 350 formandos, seus fami-liares e autoridades políticas no espaço Multiplace Mais, em Guarapari.

Moradores de Anchieta, Guarapari, Iconha e Piúma participaram de cursos pro-fi ssionalizantes gratuitos nas áreas de construção civil e de serviços. “A parceria com o governo do ES é de extrema importância para o desenvol-vimento do Sul capixaba. Já

de início, estamos oferecendo qualifi cação a quase 400 pes-soas, que serão absorvidas por empresas fornecedoras para as obras da quarta usi-na de pelotização e também por outros grandes empre-endimentos previstos para a região”, explica o gerente--geral de Recursos Humanos e Administração da Samarco, Benedito Waldson Pinto.

Na primeira etapa do programa foram realizados cursos com duração de três meses, para qualifi cação de carpinteiro de formas, arma-dor de ferragens, pedreiro de alvenaria, montador de andaimes, pintor de obras, eletricista instalador predial, bombeiro hidráulico, recep-cionista com informática, cozinheiro e costureiro. Os alunos, além de receberem a qualifi cação profi ssional, con-cluíram o módulo Cidadania e estão mais bem preparados

para uma atuação mais com-pleta e humana. “Esse módu-lo foi nota 10. A gente apren-deu a prevenir acidentes de trabalho, a reciclar e entender nosso papel como cidadão”, relembra a aluna Janete Lucas Pedra, moradora de Piúma.

Os alunos receberam, gra-tuitamente, material didático, lanche, uniforme e transpor-te, oferecidos pela SEASTDH, além de uma bolsa de estudos no valor de 70% do salário mí-nimo, custeada pela Samarco. Os critérios de seleção foram socioeconômicos, além de avaliação de aptidão.

No segundo semestre des-te ano serão abertas inscrições para outros cursos oferecidos pelo Programa Capixaba de Qualifi cação do Trabalhador, junto ao Programa de Desen-volvimento Profi ssional da Samarco.

Fonte: Assessoria da Sa-marco

INFORMAJUNIORInformática

MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES | RECARGA EM CARTUCHOS | COMPRA DE COMPUTADORES USADOS | VENDAS DE ACESSÓRIOS SEMI-NOVOS

(27) 3262-1288Muquiçaba (ao lado da São Geraldo)

Governador realiza transferência da Capital para Anchieta

O governador do Estado, Renato Casagrande, es-teve em Anchieta no dia

09 de junho. O objetivo é reali-zar a transferência simbólica da Capital do Estado para a cidade de Anchieta, em virtude do dia em que se comemora a morte do Beato Anchieta, ícone de fé e cul-tura no Estado. Também nesse mesmo dia, o chefe do Executivo Estadual participou junto com prefeito Edival José Petri, da sole-nidade de inauguração da praça do Pórtico, no Centro da cidade, onde será instalada a nova está-tua do Beato José de Anchieta, recentemente adquirida pela Pre-feitura.

A praça do Pórtico e a entra-da do Santuário do Beato José de Anchieta receberam reforma e revitalização. As obras custaram cerca de R$ 41 mil aos cofres do município. As melhorias trouxe-ram um visual mais moderno, com paisagismo, novos bancos e iluminação. A praça receberá a nova estátua do Padre, toda em

bronze, com dois metros de altura, pesando 250 kg. A imagem foi elabo-rada pelo escultor capixaba Hippólito Alves, natural de Anchieta.

Conforme o secretário de Infra-estrutura, Renato Lorencini, a refor-ma dos logradou-ros irão trazer mais beleza a cidade, va-lorizando a nossa cultura e o turismo. “Além da nova praça e pórtico, teremos também uma nova imagem do padre, que re-presenta a história da nossa cidade. Os investimentos são necessários”, disse.

Nova Estátua. De acordo com a Gerente de Cultura e Patrimô-nio Histórico, Telma Amaral, a nova imagem em bronze repre-senta a ascensão que o município está vivendo. “A cidade vem pas-sando por mudanças positivas, crescendo, recebendo mais turis-tas e investimentos, precisava de uma estátua para imortalizar a imagem do Beato, que é um ícone de fé e cultura para o município”, disse.

A coordenadora de Patrimô-nio Histórico, Josefa Guimarães, disse que a estátua atual, que fi ca exposta na orla, é produzida com material sem resistência e já foi restaurada várias vezes. “A atual estátua é de material inferior e de fácil depredação, precisávamos de uma com material mais resis-tente e que imortalizasse o jesuí-ta”, conta.

Conforme a Gerência, a atu-al estátua será retirada da orla e guardada para uma possível res-tauração. “Futuramente pensare-mos em outro local par expô-la”, disse Josefa.

Fonte:Assessoria da PMA

Emoção no céu de Anchieta durante Festa do Beato

Durante a Festa Nacional do Beato Anchieta aconteceu belíssimas apresentações

de esportes radicais. No ar e no mar, cerca de 40 pilotos movi-mentaram a cidade com espetá-culos de voo livre em manobras emocionantes, no evento deno-minado Anchieta Air Show, na Praia Central, em Anchieta.

O céu da cidade fi cou colori-

do de paraglides e paraquedas. O Centro da cidade foi palco de es-petáculos de voo livre rebocado por lanchas.

Para o gerente de Esportes e Lazer Comunitário, Luiz Carlos de Mattos, o show contribuiu para enaltecer a Festa do Beato. “As apresentações proporcionou mais uma atração de grande es-tilo na principal festa do municí-pio”, disse.

Fonte: Assessoria da PMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 11: Imprensa livre junho_2011_impressao

Mais de R$ 50 milhões em obras serão investidos este ano em Anchieta

A Prefeitura de Anchieta vem investindo em qualidade de vida e infraestrutura. Só este ano, várias obras foram entregues e outras já estão em andamento. A administração pretende investir este ano um valor superior a R$ 50 milhões na execução de diver-sas obras, contemplando comu-nidades da Sede e do interior. O investimento é dos próprios co-fres da Prefeitura com apoio dos Governos Estadual e Federal.

Calçamentos, construção de escolas e praças, edifi cação de unidades de saúde e quadras po-liesportivas são algumas das ben-feitorias que irão contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Um novo Pronto Atendimen-to (PA) está praticamente fi nali-zado, que vai oferecer aos usuá-rios um local mais humanizado, amplo e moderno, sendo referên-cia na região. Só para esta obra serão aplicados cerca de R$ 2,5 milhões. Ainda, a saúde ganha-rá um Centro de Tratamento do Toxicômano (CTT) – em parceria

com o Governo do Estado –, um Cen-tro de Especialida-des Odontológicas (CEO), uma nova Estratégia Saúde da Família (ESF) na Sede e outras no in-terior.

Na educação, o município irá re-formar algumas unidades escolares, assim como edifi car outras. A comuni-dade de Duas Barras ganhará uma escola moderna com inves-timentos superior a R$ 2 milhões. Tam-bém, ao lado das escolas estão sendo construídas quadras poliesportivas para atividades educacionais e de la-zer, promovendo também o es-porte para jovens e adultos.

O bairro Porto de Cima, na Sede, está de cara nova. Quase R$ 1 milhão de recurso foi aplicado no local, contemplando a refor-

ma na quadra e calçamento e re-vitalização das ruas. O local, que foi porta de entrada dos imigran-tes na região, está mais humani-zado, proporcionando bem-estar aos moradores.

A Prefeitura também se preo-

cupa com o acesso de moradores e turistas, por isso vem investin-do em drenagem e pavimen-tação, facilitando a escoação de produtos agrícolas, industriais e a vida do turista que frequenta o município. Muitas ruas e estra-

das receberam calçamento, aten-dendo o litoral e comunidades rurais. Cerca de R$ 10 milhões vem sendo aplicados somente nesse projeto,

O município é a que mais in-veste em obras no Sul do Estado. Todas as comunidades foram contempladas, de acordo com as solicitações dos próprios mora-dores, enfatizadas nos Orçamen-to Participativos realizados todos os anos.

Para o prefeito Edival José Petri, os investimentos são ne-cessários para garantir o desen-volvimento do município. “Esta-mos devolvendo ao cidadão, em benfeitorias coletivas, o dinheiro pago por meio dos impostos. Temos diversas obras em anda-mento e outras estão por vir”, disse.

Segundo o secretário de Infra-estrutura, Renato Lorencini, to-das as construção são realizadas com material de qualidade. “Te-mos a preocupação em construir os equipamentos públicos com material de qualidade”, disse.

Fonte:Assessoria da PMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Page 12: Imprensa livre junho_2011_impressao

Bradesco é presença também em muquiçaba

O bairro de Muquiçaba ganhou uma agência do Bradesco, localizada na

Rodovia do sol próximo ao ex-tra Center. A nova agência é a segunda do Bradesco em Gua-rapari.

A gerente da agência Bra-desco de Muquiçaba, Ana Paula

Simões, lembrou que a implan-tação de mais uma agência no município vem de encontro ao crescimento da região.

“É uma região em pleno desenvolvimento, o comércio é forte e temos muitas empresas que tinham a necessidade de um banco mais próximo.”, disse Ana Paula

Não custa lembrar que a

nova agência deverá desafogar a agência do centro, que devido a sua grande carteira de clien-tes associada ao crescimento populacional de Guarapari e a difi culdade de estacionamento não conseguia mais atender a demanda.

A agência do banco Bradesco de Muquiçaba já está atendendo. (27)3361-3494

Em Sessão extra, vereadores de Guarapari aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias

Em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Guarapari , os vereado-

res aprovaram à unanimidade o Projeto de Lei 37/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a elaboração da Lei Orça-mentária para o exercício fi nan-ceiro de 2012.

Muitos parlamentares co-mentaram a importância da LDO, pontuando os benefícios que ela trará para o crescimen-to econômico e social da cidade. Na opinião dos vereadores, deve haver uma democratização da atuação pública. Para a elabora-ção desse documento, o Poder Executivo ouve as comunidades e levanta as defi ciências de cada lugar, como forma de promover um crescimento proporcional em todas as regiões de Guarapari.

“Vamos bater naquela situa-ção de sempre: no que se pode fa-zer e o que é legal fazer. O prefei-to está agindo democraticamente e a proposta, com certeza, será em benefício da sociedade gua-rapariense como um todo”, fri-

sou o líder do Governo na Casa, vereador Sérgio Passos (PPS), na defesa da proposta.

LDOA Lei de Diretrizes Orça-

mentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da adminis-tração pública municipal, incluin-do as despesas de capital para o exercício fi nanceiro subsequente. A LDO orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências fi nan-ceiras ofi ciais de fomento.

Extraordinárias sem

remuneraçãoAs sessões extraordinárias da

Câmara Municipal de Guarapari são convocadas pelo presidente da Casa, vereador José Raimun-do Dantas, e não trazem ônus para a municipalidade, uma vez que os parlamentares não rece-bem remuneração para esse tipo de atuação durante toda a vere-ança.

Fonte: Assessoria da CMG

Vereador Luiz Rosa pede esclarecimentos ao executivo

A relação dos estagiários que compõe a Adminis-tração

Pública Mu-nicipal, con-tendo o nome completo e a Secretaria que estão tra-b a l h a n d o , referente aos contratos nos períodos de 2009 a 2011 foi alvo de reque-rimento feito pelo vereador Luis César Rosa Simões (PR) na ses-são ordinária na Câmara Municipal de Guarapari.

“Esse é um requerimento importantíssimo. Na caminhada vemos muitos estudantes caren-

tes que necessitam custear seus estudos. Em todas as Secretarias nós encontramos diversos esta-giários. Eu quero saber qual a

renda familiar desses estagiários, pois queremos acompanhar o que vem acontecendo no Poder

Executivo”, frisou ele.Outro requerimento do vere-

ador refere-se a obra de reforma e revitalização da Praça da Bí-

blia, em que o Luis solicita o fornecimento do valor gasto com ela.

“Gostaria de saber qual foi o custo operacional, de mão de obra e a em-presa que fez o processo l i c i ta tór io . Precisamos dessas infor-mações para justifi car a p o p u l a ç ã o do porque de uma praça tão pequena igual

aquela ter custado tão caro”, res-saltou ele.

Fonte: Assessoria da CMG

Homenagem a Família do Sr. Romário Reis em Perocão

Durante a segunda sessão extraordinária da Câma-ra Municipal de Guara-

pari, os vereadores deliberaram o Projeto de Lei 65/2011, de au-toria do Poder Executivo, que denomina a ponte na localidade de Perocão como “Ponte Mário Reis”. A importância da família Reis para o surgimento e cresci-mento do bairro foi ressaltada pelo vereador Benigno Maioli, que externou a sua alegria em prestar essa homenagem.

“O senhor Romário Reis re-presenta muito para Perocão, a sua integridade e confi rmação do seu amor à família. Mesmo com idade avançada, ainda é um homem que nos recepciona.

Hoje, seus fi lhos e fi lhas estão orgulhosos dessa homenagem”, acredita o vereador Joaquim Ca-pistrano de Souza, que também usou a tribuna para elogiar a matéria. A sua fala foi acompa-nhada por Sérgio Passos, que lembrou a sua infância no bairro e as benfeitorias da família Reis para Guarapari.

Para o presidente da Casa, ve-reador José Raimundo Dantas, a família Reis é um exemplo para Guarapari. Ele, que era amigo pessoal do senhor Cléber e de to-dos os outros familiares, demons-trou satisfação em participar des-se momento. Dantas ressaltou a sua felicidade pela escolha do nome da ponte e a satisfação em votar favorável a proposta.

Fonte: Assessoria da CMG

GUARAPARI

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 13: Imprensa livre junho_2011_impressao

Caminhão atropela ciclista em frente a Pedreira Adventure

Ciclista é atropeladoNo dia 09 de junho, por vol-

ta das 09h, um jovem ciclista foi acidentado na Rodovia do Sol em frente a Pedreira Adveture Park.

Segundo informações de pessoas que passavam no local, um caminhão caçamba seguia sentido bairro Aeroporto com parte da carroceria aberta. O ci-clista Ronivaldo dos Santos, de 18 anos, passou pelo veículo e foi atingido na cabeça, caindo ao chão, vindo a sofrer varias esco-riações pelo corpo.

Um motociclista que estava no local do acidente, disse que tentou avisar ao motorista do ca-minhão sobre a carroceria aber-ta, mas não foi a tempo evitar o acidente.

O SAMU foi acionado, o ra-paz teve um rápido atendimento e foi encaminhado para o Pronto Socorro.

Sou uma pessoa comum, trabalhador e optei pela bicicleta como principal meio de trans-porte por vários motivos (saúde, economia, preservação do meio ambiente, entre outros) desde Jan/2010 em Guarapari.

No ano passado passei muito e-mails, publiquei 203 postagens no meu Blog, participei de várias reportagens (Tv, Midia impressa

e rádio) mas infelizmente até o momento nada foi feito no tre-cho que tenho sinalizado a ne-cessidade. Precisamos encarar a bicicleta como meio de transpor-te e não apenas para lazer, tenho visto algumas ações na cidade apenas para “Bike Lazer” e não para a “Bike transporte”.

Sendo assim passo este e--mail na tentativa de fomentar o assunto e para divulgar esta ne-cessidade em nossa cidade, que tem muitas bicicletas sendo utili-zadas como meio de transporte.

O TRECHO PEROCÃO X AEROPORTO, precisa de trata-mento para a utilização da bici-cleta como meio de transporte bem como para as pessoas que andam por lá para ir trabalhar.

Conto com a ajuda de vo-cês, atualmente, nem as faixas de acostamento existe mais (EM BOA PARTE DO TRECHO PEROCÃO X AEROPORTO). Continuarei a enviar e-mails di-vulgando esta necessidade, pois considero muito importante proteger e trazer segurança para as pessoas que por ali transitam todos os dias assim como eu.

Atenciosamente,João Cristiano(Uso a Bicicleta como princi-

pal meio de transporte em Gua-rapari)

Opinão do Leitor

Vereador Sérgio Passos pede agilidade na licitação dotransporte coletivo de Guarapari

A agilidade no procedi-mento licitatório do Transporte Coletivo

Urbano foi requerida pelo vereador Sérgio Ribeiro Pas-sos (PPS) na sessão ordiná-ria na Câmara Municipal de Guarapari.

O parlamentar explicou que alguns ônibus que tra-fegam no município Guara-pariense encontram-se em

péssimo estado de conservação, co-locando em risco a vida de muitas pessoas que utili-zam esses ônibus.

“Esse requeri-mento se fez ne-cessário porque nós aprovamos uma licitação, mas por determi-nação judicial en-

contra-se o processo parado. Enquanto isso acontece nos deparamos com uma bader-na no transporte público de Guarapari. Qualquer hora dessas vai acontecer uma tragédia, pois os ônibus que trafegam por aí não tem con-dições de rodar. A Prefeitu-ra Municipal tem que tomar uma posição e não pode per-mitir esses veículos de circu-lar”, ressaltou ele.

Fonte: Assessoria

Ana Rita quer criação de Comissão Especial para discutir royalties do petróleo

A senadora Ana Rita (PT--ES) protocolou, no dia 22 de junho, no Sena-

do Federal, requerimento no qual pede a criação de uma Comissão Mista Especial para o Congresso Nacional deba-ter e estudar a repartição dos royalties do petróleo e gás no Brasil. Ela propõe que a CE seja formada por 11 senado-res e igual número de deputa-dos federais.

O requerimento foi moti-vado pelas recentes ameaças de alteração na repartição dos royalties do petróleo e gás, o que levaria o Espírito Santo e demais estados produtores – Rio de Janeiro e São Paulo - a sofrer perdas irreparáveis de receitas públicas.

Ana Rita defende a manu-tenção dos atuais contratos e que, se houver alterações, que elas sejam feitas sob compro-missos fi rmados no futuro.

“Não podemos alterar as regras do jogo com elas em andamento. O Espírito Santo e os estados produtores tem compromissos fi rmados com

base nos contratos atuais e passados que devem e preci-sam ser cumpridos e respei-tados. A população não pode ser penalizada pela mudança de regra no meio do cami-nho”, defendeu Ana Rita.

Os estados produtores es-tão mobilizados para defen-der a manutenção da distri-buição dos royalties diante da ameaça do Congresso Nacio-nal de derrubar o veto dado, no fi nal do ano passado, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à emenda Ib-sen/Simon.

Caso isso aconteça a distri-buição dos royalties de petró-leo e gás será igualitária para todos os estados e municípios, assim como os contratos em vigor e os futuros. Isso levaria o Espírito Santo a perder, só este ano, mais de R$ 1,1 bilhão em recursos provenientes de royalties.

Luta - Para tentar rever-ter essa situação, Ana Rita, além de propor a criação da Comissão Especial, tenta sen-sibilizar os parlamentares do PT no Senado sofre a difícil situação que fi caria os estados

produtores em caso de veto da emenda.

“Não podemos permitir que o Estado seja impactado pela mudança na distribuição dos royalties do petróleo e gás, o que representaria perda irreparável na capacidade de investimentos”, disse a sena-dora Ana Rita.

O governador Renato Ca-sagrande (PSB), pediu, que a bancada federal continue se articulando, em Brasília, enquanto ele se mobiliza junto aos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e de São Paulo, Ge-raldo Alckmin (PSDB).

Casagrande e os governa-dores do Rio de Janeiro e de São Paulo, Geraldo Alckmin apresentarão, nos próximos dias, uma proposta a presi-denta Dilma Rousseff.

Eles vão defender que a União é que deve repartir par-te do que recebe de royalties e Participação Especial (PE) com os Estados e municípios produtores.

Fonte: Assessoria de Co-municação da senadora Ana Rita

GUARAPARI BRASÍLIA

Redação Guarapari

Sucursal Vitória

Page 14: Imprensa livre junho_2011_impressao

MovieMix

X-MEN - PRIMEIRA CLASSE (AVENTURA / 2011)Charles Xavier é formado em teologia e fi losofi a e realiza um trabalho de pós-graduação junto às Nações Unidas. Na Universidade de Oxford ele conhece Erik Lehnsherr, fi lho de judeus que foram assassina-dos pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Charles e Erik logo se tornam bons amigos, mantendo um respeito mútuo pela inteligência e ideais um do outro. Em 1965, Charles deci-de usar seus poderes psíquicos para ensinar jovens alunos mu-tantes a usarem seus dons para fi ns pacífi cos. Nasce a Escola para Jovens Superdotados, ge-renciada pelos dois amigos.

SE BEBER, NÃO CASE ! - PARTE II (COMÉDIA / 2011)Depois de uma farra inesque-cível em Las Vegas... Phil, Stu, Alan e Doug seguiram com suas vidas. Stu está disposto a se casar novamente e o local escolhido para a cerimônia foi a exótica Tailândia. O que era para ser uma simples despedi-da de solteiro acabou se trans-formando em outra aventura muito louca.

PIRATAS DO CARIBE - NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS (AVEN-TURA / 2011)O capitão Jack Sparrow vai até Londres para resgatar Gibbs, integrante de sua tripulação no Pérola Negra. Lá ele descobre

que alguém está usando seu nome para conseguir marujos em uma viagem rumo à Fonte da Juventude. Sparrow investi-ga e logo percebe que Angelica, fi lha do lendário pirata Barba Negra, é a responsável pela far-sa.

RIO (ANIMAÇÃO / 2011)Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas foi cap-turada na fl oresta e levada para Minnesota, nos Estados Uni-dos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espé-cie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro.

Confi ra a lista do TOP 10 Brasil:

1) Kung-Fu Panda 2 (ANIMA-ÇÃO)2) X-Men - Primeira Classe (AVENTURA)3 Se Beber, Não Case! - Parte II (COMÉDIA)4) Piratas do Caribe - Nave-gando em Águas Misteriosas (AVENTURA)5) Qualquer Gato Vira-Lata (COMÉDIA ROMÂNTICA NACIONAL)6) Velozes & Furiosos 5 - Ope-ração Rio (AÇÃO)7) Namorados Para Sempre (DRAMA)8) Minhas Tardes com Margue-rite (Comédia Dramática)9) Rio (ANIMAÇÃO)10) Thor (AVENTURA)

Karina Santos VenturiniEstudante de Relações Internacionais [email protected]

Os fi lmes que você precisa assistir nessas férias de julho !!!

Suppin apresenta critérios para comercialização de áreas no polo de Baixo Guandu

As normas de comerciali-zação de áreas do Polo Empresarial de Baixo

Guandu, que foram aprovadas pelo conselho de Administração da Suppin, foram apresentadas aos empresários no município, no dia 24 de maio, no auditório da Promotoria de Justiça, locali-zada no Centro.

O encontro contou com a pre-sença dos representantes da se-cretaria municipal de Desenvol-vimento Econômico, Indústria e Comércio (Smdic); da Suppin; do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Se-brae); e de diversos empresários, membros do grupo de trabalho local, e representantes da socie-dade civil organizada.

A primeira etapa do em-preendimento já está concluída

e entregue com todas as obras de infraestrutura. O polo tem capacidade para receber, nes-sa primeira etapa, até 36 novas empresas. A área total, que foi adquirida pelo município, tem 215.486 metros quadrados, O in-vestimento da Suppin foi de R$ 2,83 milhões.

Os interessados em com-

prar lotes no Pólo Empresarial devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento de Baixo Guandu, situada nas Rua Fritz Von Lutzow 427, centro. Ou pelo telefone (27) 3732 1878.

Fonte: Assessoria da Prefei-tura de Baixo Guandu / Depar-tamento da Tecnologia da Infor-mação

Linhares é o primeiro município da região com gás natural canalizado

O município de Linhares é grande produtor de gás natu-ral. A novidade é que vai rece-ber com mais efi ciência o que produz. Foi assinada no dia 22 de junho, a ordem de ser-viço para implantação do pro-jeto da rede de distribuição de gás natural para Linhares. O município será o primeiro da região, e o segundo do Espíri-to Santo, a receber os dutos de canalização, o que representa um marco na interiorização do gás natural no estado.

Ao todo, 43 quilômetros de dutos subterrâneos levarão o gás natural para indústrias,

p o s -tos de c o m -b u s t í -veis e e s t a -beleci-mentos comer-ciais do municí-pio. As o b r a s de im-planta-

ção da rede devem terminar em setembro.

“Queremos que todo este desenvolvimento trazido pe-las novas empresas que se ins-talam no município garanta, principalmente, o desenvolvi-mento social. Os transtornos que a obra vai causar no espa-ço urbano serão compensados pelo benefício que ela traz ao município”, afi rmou o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

A obra deverá gerar cerca de 120 empregos diretos. São investimentos da ordem de 40 milhões. “Queremos duplicar os investimentos, para que Li-nhares seja mais um pólo de atração de novas empresas. O

gás é um combustível limpo que induz o desenvolvimen-to”, disse José Lima de Andra-de Neto, presidente da Petro-bras Distribuidora.

A rede que será instalada em Linhares começa na es-tação de descompressão, em Bebedouro, às margens da BR 101. Os dutos serão diâmetro de seis polegadas, e serão ins-talados a no máximo dois me-tros de profundidade.

“Precisamos comercializar o nosso gás e continuar o nos-so nível de crescimento. O Bra-sil cresceu 7,5%, e o Espírito Santo cresceu nada menos que 13,5%. Precisamos de infraes-trutura para garantir cada vez mais nossos avanços”, afi r-mou o Governador do Estado, Renato Casagrande.

Também participaram da solenidade o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, o vice-prefeito de Linhares, Paulo Joaquim do Nascimento, o Secretário Mu-nicipal de Desenvolvimento, Paulo Medina, o Secretário de Meio Ambiente de Linhares, Lucas Scaramussa, entre ou-tras autoridades.

Fonte: Assessoria da PML

LINHARES

BAIXO GANDÚ

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 15: Imprensa livre junho_2011_impressao

Alunos de Vila Velha representam o Estado em Campeonato Nacional de Badminton

Alunos da rede municipal de ensino viajaram para o Rio de Janeiro No dia 22 de junho onde participaram do Campe-onato Nacional de Badminton garantindo, pela primeira vez, a representatividade de Vila Velha e do Estado do Espíri-to Santo no evento. Ao todo, 20 estudantes das Unidades Municipais de Ensino Funda-mental Rubens José Vervloet, Paulo Mares Guia, Ulisses Ál-vares e Luiz Malizeck embar-cam para Jacarepaguá, onde fi caram até o fi nal das compe-tições no dia 26.

Os alunos competiram com estudantes de 15 estados do País nas modalidades indivi-dual masculino e feminino, duplas femininas e masculinas e duplas mistas. Esta, que é a segunda etapa do Campeona-to Nacional de Badminton, já antecede outras duas participa-ções garantidas para as equipes capixabas em novembro, em Porto Alegre, e outra em de-zembro, em Campinas.

O professor da Federação

Capixaba de Badminton, que participa dos treinamentos das equipes da rede municipal, Marcos Antônio Silva, afi rma que o município tem condições de realizar uma participação de destaque. “Temos alunos atle-tas com condições de mostrar em nível nacional o preparo que o município está propor-cionando nas escolas da rede. As expectativas são as melho-res possíveis e todos estão mui-to empolgados com a oportuni-dade”, falou o professor.

Há cerca de dois anos algu-mas escolas da rede municipal de Vila Velha desenvolvem a prática do esporte. Os treina-mentos acontecem tanto em horário de aula regular quan-to em projetos das próprias escolas destinados às aulas. Além das escolas que partici-param do Campeonato Nacio-nal, outras unidades de ensino também promovem o esporte como a UMEF Leonel de Mou-ra Brizola, a UMEF Darcy Ri-beiro e a UMEF Antônio Be-zerra de Farias, por exemplo.

Fonte: Assessoria da PMVV

Profi ssionais de saúde de Vila Velha são capacitados para uso da Caderneta da Pessoa Idosa

Gerentes, enfermeiros, auxi-liares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e demais profi ssio-nais da Saúde participaram, nos dias 20 e 21 de junho , de um trei-namento. O objetivo da capacita-ção foi mobilizar as unidades de saúde para o preenchimento e a implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

O novo sistema de registro de dados é uma importante es-tratégia para a consolidação do Pacto pela Vida, avaliado pelo Ministério da Saúde como um instrumento de cidadania. A pessoa idosa precisa ter em mãos informações relevantes sobre o seu estado clínico, possibilitando um melhor acompanhamento do atendimento no sistema de saúde público ou privado.

De acordo com a fi siotera-peuta, referência técnica em Saú-de do Idoso, Katiane Ferreira da Silva, a caderneta vai permitir aos profi ssionais uma avalia-ção de risco do idoso. “Assim

saberemos se o paciente pode desenvolver algum grau de de-pendência, propiciando que ele viva o maior tempo da sua vida de forma independente”, expli-cou Katiane.

Para a gerente da Unida-de de Saúde de São Torquato, Luzinete Wandekoken (foto), a implantação da caderneta vai proporcionar uma melhor visão do estado de saúde do idoso. “Assim, poderemos ampliar o

atendimento de acordo com as necessidades deles”, afi rmou a gerente.

O treinamento será replicado nas unidades e haverá reuniões periódicas com gerentes e profi s-sionais capacitados para avalia-ção e acompanhamento do uso do sistema.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um livreto onde os profi ssionais da saúde, ao atenderem um idoso, poderão anotar todas as informações re-lativas à saúde do paciente. Ela reunirá dados básicos de iden-tifi cação da pessoa como ende-reço, como ela é conhecida na comunidade onde vive, número do documento de identidade e tipo sanguíneo.

Detalhes sobre hábitos de vida também irão constar: se fuma, bebe, se pratica atividades físicas, se mora sozinha e o nome da pessoa que poderia cuidar dela caso precise. Além disso, vai conter informações sobre ocorrência de quedas, interna-ções, atuais problemas de saúde, medicamentos que está usando e possíveis alergias.

Fonte: Assessoria da PMVV

Fotos: Ale Cristão

Fotos: Ale Cristão

Mais de 3 mil alunos participaram dos Jogos Estudantis de Colatina

Num clima de festa e muita emoção foram encerra-dos no dia 17 de junho

os XXIII Jogos Estudantis Cola-tinenses – JEC. Um público esti-mado em cerca de 3 mil alunos compareceram por dia ao giná-sio da Ademc para incentivar as escolas que durante uma sema-

na participaram da competição nas modalidades de handebol, futsal e vôlei, além de futebol de campo e natação.

Na avaliação da coordena-ção organizadora, a expectativa foi plenamente alcançada com jogos de bom nível e sem inci-dentes. Os vencedores de cada modalidade foram premiados e no encerramento o prefeito Le-

onardo Deptulski fez a entrega dos troféus aos campeões gerais. Na categoria infantil a vence-dora foi a Escola Néa Monteiro Costa com 57 pontos e na cate-goria juvenil a Escola Geraldo Vargas Noqueira com 74 pontos.

Os jogos estudantis são rea-lizados todos os anos pela Pre-feitura Municipal com objetivo de promover a integração dos

alunos e revelar novos talentos. A coordenação é feita pela Superintendên-cia de Esportes com o apoio da Guarda Municipal e Supe-rintendência Regio-nal de Educação.

Fonte:Assessoria da PMC

VILA VELHA

COLATINA

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 16: Imprensa livre junho_2011_impressao