16
GUARAPARI GOV. DO ESTADO BRASÍLIA NOVA VENÉCIA 02 04 08 05 05 03 11 07 05 Prefeito Edival Petri e membros do Mepes realizam intercâmbio na Itália Pesquisador constrói ventilador respiratório portátil com apoio da Fapes Polícia Civil tem novos titulares na Delegacia Patrimonial Governador participa de debate do PPA com municípios Proposta de Ricardo Ferraço muda estru- tura do Senado Projeto em fomento de biodiesel no ES atende exigência europeia Espírito Santo gera 16.154 empregos formais entre janei- ro e abril de 2011 O projeto PSB NOS BAIRROS está reali- zando reuniões com os moradores de Guarapari ANCHIETA Prefeito Edival viaja e deixa a adminis- tração do Municio com sua vice

Imprensa livre maio_2011_impressao

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Imprensa livre maio_2011_impressao

GUARAPARI GOV. DO ESTADOBRASÍLIA NOVA VENÉCIA

02

0408

05

05 0311 0705

Prefeito Edival Petri e membros do Mepes realizam intercâmbio na Itália

Pesquisador constrói ventilador respiratório portátil com apoio da Fapes

Polícia Civil tem novos titulares na Delegacia Patrimonial

Governador participa de debate do PPA com municípios

Proposta de Ricardo Ferraço muda estru-tura do Senado

Projeto em fomento de biodiesel no ES atende exigência europeia

Espírito Santo gera 16.154 empregos formais entre janei-ro e abril de 2011

O projeto PSB NOS BAIRROS está reali-zando reuniões com os moradores de Guarapari

ANCHIETAPrefeito Edival viaja e deixa a adminis-tração do Municio com sua vice

Page 2: Imprensa livre maio_2011_impressao

Sucursal Vitória

GOVERNO DO ESTADOEDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVRE

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

Empresa Jornalística, Agência de Notícias,Elaboração de Jornais

CNPJ:07.823.054/0001-04Insc.Municipal 1185-1

Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical CenterMuquiçaba - Guarapari - ES

CEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 [email protected]

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta edição:Deyse de Lima e Silva

Educação a base de tudo

No Brasil, pessoas com o ensino fundamental ganham mais que um sem escola-ridade, os que têm ensino médio completo recebem ainda mais que aqueles que possuem apenas o funda-mental, e os com ensino superior têm rendimentos ainda maiores do que aque-les que têm apenas o ensino médio. Isto mostra que estu-dar é importante para o país e para o cidadão. O Brasil se atrasou, em relação a outros países que já fi zeram o seu dever de casa, e se dedica-ram intensamente à educa-ção. Nas últimas décadas, o

nível médio de escolaridade da população economica-mente ativa dos países de língua inglesa, era o dobro em relação ao Brasil. Apesar dos avanços do Brasil nos últimos anos, ainda não foi o sufi ciente. Uma pequena parte da população adulta tem ensino médio comple-to no Brasil, um país que tem dimensões continentais e que, por isso, apresenta enormes diferenças nos ser-viços educacionais ofereci-dos em seus estados, apesar dos esforços realizados pelos governos, federal, estadual e municipal.

(27) 3262-7603 / (27) 9316-6970

Evento que tem som de

qualidade tem sempre essa

marca!

Governador participa de debate do PPA com municípios

Representantes dos muni-cípios de Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Gover-nador Lindenberg, Marilân-dia e Pancas debateram na no dia 13 de maio com o go-vernador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira e secretários de Estado as prioridades da região para o Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e para Orçamento do Estado para o próximo ano. A audiência pública aconteceu em Colatina.

Renato Casagrande fez a abertura ofi cial do evento e destacou que o Governo pre-tende organizar as microrre-giões do Estado, com planos de desenvolvimento e com to-das as prestações de serviços públicos disponíveis, além de alavancar o crescimento econômico. “Estamos indo às regiões para incentivar a participação popular nas decisões da administração, recebendo as indicações e su-gestões para os investimentos nos próximos quatro anos. O envolvimento da sociedade é fundamental para o sucesso na identifi cação das priorida-des para a melhoria da quali-dade de vida da população”, explicou.

O governador voltou a destacar a importância do PPA on Line para os debates que estão em andamento e que chegarão a todas as mi-crorregiões do Estado. “Este ano inovamos abrindo espa-ço para a participação tam-bém na internet, fazendo com que mais pessoas pudessem contribuir neste importante trabalho, reforçando os prin-cípios da transparência e par-ticipação popular. Até ontem, mais de 3000 pessoas acessa-ram o site do PPA on Line”,

comemora.Prefeitos, parlamentares

federais e estaduais, lideran-ças empresariais e comunitá-rias participaram do encon-tro, que reuniu cerca de 500 pessoas e lotou o auditório do Sest/Senat no município. Nesta quinta-feira, o debate do PPA aconteceu no municí-pio de Nova Venécia e reuniu 350 pessoas, que debateram 30 demandas em diversas áre-as de atuação do Governo.

Ao fi nal dos trabalhos em grupo, foram apresenta-das um total de 30 demandas nas áreas de educação, cul-tura, esportes, lazer, desen-volvimento, turismo, ciência e tecnologia, meio ambien-te, transportes, saneamento, saúde, assistência social, tra-balho, direitos humanos, se-gurança, justiça, agricultura e pequenos negócios.

De acordo com o secretá-rio de Economia e Planeja-mento, Guilherme Pereira, o objetivo é elaborar um PPA e um Orçamento que contem-plem as expectativas dos ci-dadãos capixabas, focando o atendimento aos segmentos mais vulneráveis e o desen-volvimento regionalmente equilibrado. Na abertura da

audiência, o secretário fez uma apresentação do modelo de gestão do Governo do Es-tado.

O PPA é um documento que estabelece os programas de média duração do Gover-no, defi nindo projetos, ativi-dades e ações públicas para um período de quatro anos. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o PPA, utili-zado pela administração pú-blica para demonstrar todos os recursos que serão arreca-dados (receita), assim como todos os valores a serem gas-tos (despesas) num determi-nado exercício fi nanceiro.

Este ano, o Governo am-pliou a participação da socie-dade com a criação de um site (www.ppaonline.es.gov.br) que está aberto para receber demandas e proposições ao PPA e ao Orçamento.

O Executivo estadual tem até o dia 30 de agosto para en-caminhar o projeto de lei do PPA 2012-2015 à Assembleia Legislativa e, até o dia 30 de setembro para encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Fonte: Secom

Fotos: Thiago Guimarães/ Secom

INFORMAJUNIORInformática

MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES | RECARGA EM CARTUCHOS | COMPRA DE COMPUTADORES USADOS | VENDAS DE ACESSÓRIOS SEMI-NOVOS

(27) 3262-1288Muquiçaba (ao lado da São Geraldo)

Page 3: Imprensa livre maio_2011_impressao

Espírito Santo gera 16.154 empregos formais entre janeiro e abril de 2011

O Espírito Santo gerou 16.154 empregos entre os meses de janeiro e maio

deste ano. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) di-vulgado, no dia 17 de maio, pelo Ministério do Trabalho e Em-prego (MTE). Somente no mês de abril, foram gerados 8.814 postos de trabalho formais, o maior crescimento registrado na Região Sudeste.

Segundo o Caged, o Espírito Santo foi, proporcionalmente, o que mais gerou empregos na Região Sudeste, registrando um crescimento de 1,25% em relação ao estoque de empregos existen-te no Estado.

No mês de abril, o setor que mais empregou foi a agropecuá-ria, com a colocação no mercado de 2.944 trabalhadores. Este nú-mero se deve ao período de co-

lheita de café que se estende até julho, tendo o seu pico em maio.

Depois do campo, os setores que se destacaram na ocupação de mão de obra foram os de ser-viços que registrou a contratação de 1.974 empregados, a indús-tria de transformação com a co-locação de 1.439 funcionários e a construção civil com 1.392 em-pregos formais.

De acordo com o subsecre-tário de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado de Assis-tência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), Tarciso Vargas, os dados estão dentro do previsto, com grandes chances de melhoras.

“Esses números estão dentro do previsto, o que nos mantém otimistas. Trabalhamos com a previsão de geração de 30 mil empregos formais no Espírito Santo. Os números atestam que nos quatro primeiros meses já registramos mais 16 mil trabalha-dores empregados no Estado”.

Dentro da política de gera-ção de trabalho e renda, a Secre-taria tem atuado para que assim como no ano passado, em 2011 a previsão de empregos formais gerados no Espírito Santo seja superada.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/SEASTDH

Inscritos para doar medula óssea já somam 75 mil no Estado

O Espírito Santo possui, aproximadamente, 75 mil pessoas dispostas a

doar medula para transplante, conforme dados do Hemocen-tro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes). Entre os vo-luntários predominam as mu-lheres, responsáveis por 52% das inscrições e pessoas com menos de 45 anos. O Hemoes vem registrando crescimento consecutivo no número de vo-luntários. Em 2010, mais de 21 mil pessoas se cadastraram, o que representa um aumento de 64% em relação ao ano anterior.

Os cadastros são incluídos num sistema informatizado que concentra todas as inscrições de voluntários do País: o Registro Brasileiro de Doadores de Me-dula Óssea (Redome). Ligado ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), o sistema reúne informa-ções como nome, endereço, re-sultado de exames e caracterís-ticas genéticas dos candidatos.

Quando um paciente pre-cisa de transplante de medula e não há doador aparentado (geralmente um irmão ou um dos pais), a solução é buscar um doador compatível no Redome. Caso encontrado, são iniciados os procedimentos de doação que incluem testes confi rmató-rios e a retirada das células do doador em hospital habilitado.

CompatibilidadePara a coordenadora de cap-

tação do Hemoes, Sâmia Sec-

chim, o desempenho capixaba é positivo e deve-se ao aumento da sensibilização da população por meio das campanhas de doação. Quando o Redome foi implantado, em 2000, o Espíri-to Santo tinha 500 candidatos cadastrados. Em 2006, a Sesa passou a reforçar as campanhas de mobilização e o número de novos inscritos chegou a 8.913 naquele ano.

A coordenadora ressalta que, apesar de a população es-tar cada vez mais sensível ao tema, ainda é possível melho-rar. “Quanto mais voluntários cadastrados, maiores as chances de quem precisa de transplante achar um doador compatível”, afi rma, explicando que a média de compatibilidade é de 100 mil para um.

AcessoUma das estratégias do He-

moes para aumentar o número de doadores é facilitar o acesso das pessoas aos meios de ca-dastramento. Para isso, conta com uma unidade móvel que percorre o Estado de norte a sul, visitando ONGs, instituições públicas e privadas realizando novos cadastros.

O cadastramento também pode ser feito no Hemoes, em Vitória, nas unidades regionais localizadas em São Mateus, Co-latina e Linhares ou na Unidade de Coleta à Distância de Serra (veja os endereços abaixo). Já as visitas da Unidade Móvel po-dem ser solicitadas pelo telefo-ne (27) 3137-2435.

Para fazer o cadastramen-to de medula, basta preencher uma fi cha com dados pessoais e autorizar a coleta de uma amos-tra de sangue (5 ml). Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode colaborar.

A medula óssea é um tecido líquido que fi ca na parte inter-na dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do trans-plante do tecido. Atualmente, cerca de 1.200 pessoas no Estado aguardam transplante de medu-la óssea, de acordo com o Inca.

Onde cadastrar medula óssea:

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito San-to (Hemoes) - (27) 3137-2458 e 3137-2435 - Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitó-ria.

- Unidade de Coleta à Dis-tância de Serra - Tel. (27) 3338-7880 - Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (Anexo ao Hospital Dório Silva)

- Hemocentro de Linhares - (27) 3171-4361 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao Lado do Hospital Rio Doce)

- Hemocentro Regional de Colatina - (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro

- Hemocentro Regional de São Mateus - (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte San-tos, Km 02, Parque Washington

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Sesa

Banestes destina crédito especial a cooperados da Selita

O Banestes fi rmou parceria com a Cooperativa de Laticínios Selita e oferece,

em condições especiais, o Des-conto de Nota Promissória Rural, linha de crédito destinada a pecu-aristas que fornecem sua produ-ção à cooperativa .

O diretor Comercial do Ba-nestes, José Antônio Bof Buffon, explica como funciona a opera-ção, que é, em síntese, uma ante-cipação de recebíveis: “O pecua-rista entrega sua produção para a cooperativa [no caso da Selita, a matéria-prima é o leite], que emite uma NPR para pagamento futuro. O Banestes antecipa o pa-gamento ao pecuarista.”

Com taxa mínima de 1,5 % ao mês e prazo máximo de 180 dias, o valor de cada operação pode chegar a R$ 20 mil por pecuaris-ta cooperado. Segundo Buffon, o principal objetivo da contratação desse produto pela Selita é ante-cipar a seus produtores coopera-dos o recebimento das Notas Pro-missórias Rurais (NPRs) emitidas pela cooperativa benefi ciadora

de laticínios que os tenham como benefi ciários.

“Com a oferta do Desconto de Nota Promissória Rural, o Banes-tes contribui para o maior dina-mismo de um arranjo produtivo importante para a economia do Espírito Santo. A pecuária de lei-te é uma atividade estruturante, que gera alimentos de primeira necessidade. Além disso, tem re-levante papel social, pela geração de emprego e renda e por envol-ver produtores de base familiar”, sublinha Buffon.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Abas-tecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Espírito Santo possui um rebanho de 360 mil vacas ordenhadas, que produzem 420 milhões de litros de leite por ano. A atividade gera 30 mil empre-gos diretos e 24 mil empregos indiretos.

Os pecuaristas cooperados da Selita que desejarem operar com o Produto Desconto de Nota Pro-missória Rural podem se dirigir a qualquer agência Banestes.

Fonte:Assessoria de Comuni-cação do Banestes

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

GOVERNO DO ESTADO

Foto: Assessoria de Comunicação da Sesa

Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper

Page 4: Imprensa livre maio_2011_impressao

Pesquisador constrói ventilador respiratório portátil com apoio da Fapes

Um aparelho inédito está sendo desenvolvido no Espírito Santo. Coor-

denado pelo professor doutor Danilo Nagib Salomão Paulo, o estudo visa à construção de um ventilador respiratório trans-portável. O protótipo já está em fase de teste.

Os ventiladores respirató-rios são frequentemente utili-zados em centros cirúrgicos, provendo oxigênio ao paciente. Apoiado pelo Governo do Es-tado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o sistema portá-til de ventilação tem utilidade na locomoção de um doente com problemas respiratórios graves, auxiliando no trajeto de resgate a um hospital.

Na etapa atual da pesquisa está sendo verifi cada a real ati-vidade do produto através de

uma simulação com um pul-mão de teste e um medidor de efi cácia, o Ventmeter. Espera--se que o equipamento possa atender, de maneira satisfató-ria, à necessidade de todas as faixas etárias, além de pacien-tes em situações de risco, como os obesos. A equipe já trabalha também no aperfeiçoamento da autonomia de tempo de uso do produto. Com a conclusão desta fase, o produto será testa-do em animais experimentais e em humanos.

No processo de elabora-ção, a equipe teve por objetivo construir um ventilador forte, de baixo custo e fácil manejo. O equipamento, construído em alumínio, conta com um dispo-sitivo que o deixa mais resis-tente às quedas, pesa somente dois quilos e não depende de baterias: o seu sistema funcio-na a partir do oxigênio, o que o torna também parceiro do

ecossistema, por não poluir o ambiente.

O projeto de elaboração do ventilador de transporte ganhou o prêmio Santander em novembro de 2010, e foi apresentado no Congresso Ci-rurgia 2011, em Juiz de Fora (MG), onde diversas empresas demonstraram interesse na co-mercialização do produto.

Para Danilo Nagib, “o apoio da Fapes viabiliza a pes-quisa, pois permite a aquisição do material necessário para construção do produto”. Ele ainda destaca a importância da comercialização do ventilador. “Este é um aparelho planeja-do para salvar muitas vidas.Tendo um deste nessas ambu-lâncias que prestam socorro em via pública, contribuirá no resgate de um acidentado, por exemplo”,conclui.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da FAPES

Cooperativas rurais poderão ter apoio do Desenvolvimento Regional Sustentável

Aconteceu no dia 10 de maio uma reunião no Incaper, com represen-

tantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Incaper, Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Colatina e cooperativas de agricultura fa-miliar de Colatina, e membros do Banco do Brasil, para dis-cutir a possibilidade da elabo-ração de projetos com o apoio do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).Na reunião, o Banco do Brasil apresentou quais os passos que devem ser seguidos para con-seguir a aprovação dos projetos através do DRS. Os produtores interessados devem preencher

uma planilha e encaminhar para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Também é necessário a apresentação do projeto, que pode levar até seis meses para ser aprovado. De acordo com José Izidoro Rodrigues, secretário de De-senvolvimento Rural, a Prefei-tura vai ajudar as cooperativas sempre que for necessário, pois os projetos aprovados poderão favorecer Colatina e o desenvolvimento rural da cidade. “Nós vamos acompa-nhar de perto as cooperativas que entrarem nesse projeto, pois temos a expectativa de que isso contribua bastante com o município”, afi rmou ele.Assessoria da PMC

Campanha 18 de Maio realiza mobilização no calçadão de Colatina

A Campanha Municipal de Enfrentamento à Violên-cia, ao Abuso e a Explo-

ração Sexual de Crianças e Ado-lescentes, realizada pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi ), realizou no dia 18 de maio uma mobilização no calça-dão no Centro de Colatina.

No calçadão foi montado um estande onde os agentes do Cre-as/Paefi distribuíram panfl etos sobre a campanha, além de ex-plicar às pessoas que passavam pelo local sobre a importância de

denunciar os abusos sofridos pe-las crianças e adolescentes.

As crianças que passavam pelo local, foram convidadas a participar de atividades. Os agentes do Creas/Paefi fi zeram pinturas nas crianças e distri-buíram cartilhas de desenho. Aconteceu também a distribui-ção de fi tinhas e de agendas de telefone com o tema da campa-nha.

À noite a partir das 18 horas, na Praça Sol Poente, aconteceu a abertura ofi cial da Campanha e a entrega de uma bicicleta para a estudante Lorrayne Ester Santos Juliano, que ganhou o concurso de desenho.

Fonte: Assessoria da PMC

COLATINA

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Reunião do Conselho Municipal Antidrogas de Colatina defi ne estratégias de combate às drogas

No dia 17 de maio, mem-bros do Conselho Muni-cipal Antidrogas de Co-

latina se reuniram para debater as ações que serão realizadas para marcar o Dia Nacional de Combate às drogas, no próxi-mo dia 26 de junho. A reunião aconteceu na Casa dos Conse-lhos e contou com a participa-ção do Secretário Municipal de Saúde, Marco Cani.

Entre os assuntos discutidos, estava a realização de palestras em escolas, principalmente em escolas municipais, com o obje-tivo de prevenir o uso de drogas

por parte das crianças e adoles-centes. Além disso, também foi abordado a importância de se realizar palestras para pais e professores, para que eles pos-sam aprender melhor a lidar com esse problema.

Marco Cani afi rmou que a Secretaria de Saúde vai ajudar na campanha com a produção de 60 camisas e 3 outdoors. Além disso, ele explicou so-bre alguns projetos da Prefei-tura voltados para o combate às drogas, como a criação de uma rede de assistência para os dependentes químicos. Cani ressaltou que já existem dois projetos de comunidades tera-

pêuticas em andamento, a Fa-zenda Esperança, em parceria com a Igreja Católica, e a Fun-das (Fundação Nascer de Ação Social), em parceria com igrejas evangélicas.

O Secretário acrescentou que já encaminhou para o Mi-nistério da Saúde o projeto da Casa de Acolhida Transitória, um local para recuperação de dependentes sem que os mes-mos precisem fi car internados.

O Conselho Municipal Anti-drogas volta a se reunir na pró-xima sexta-feira, 20, às 15 horas, para defi nir as datas da campa-nha de combate às drogas.

Fonte:Assessoria da PMC

Sucursal Vitória

VITÓRIA

Page 5: Imprensa livre maio_2011_impressao

VITÓRIA

Experiências de Bogotá e Cali servem de referência para sistema de trânsito capixaba

O sistema implantado em Cali é o que mais se aproxima da realidade da Região Me-tropolitana da Grande Vitória para a implantação do sistema de trânsito rápido de ônibus, mundialmente conhecido como BRT. O diagnóstico é da equipe da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) que vi-sitou a cidade colombiana no mês de maio para conhecer de perto os desafi os e mecanismos adotados pelos governos que já implantaram o sistema.

O projeto de trânsito rápido de ônibus está sendo desenvol-vido pelo Governo do Estado e tem o objetivo de ampliar os serviços de transporte público de passageiros na Região Me-tropolitana da Grande Vitória. “As ruas e avenidas de Cali têm a mesma largura, e há vários edifícios ao longo delas. Em al-guns trechos foi possível visua-lizar como fi carão vias como a Reta da Penha e a Avenida Civit com corredores de ônibus”, de-clara o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Em Cali, um trecho de ave-nida só para ônibus e pedestres e outros em sistema binário para carros demonstraram que o sistema ganha efi ciência e melhora a produtividade, com velocidades maiores, maior nú-mero de viagens e diminuição dos headways.

A equipe da Setop já consi-dera a proposta de aplicar esse modelo em vias da região cen-tral da Capital, como a Avenida Princesa Isabel, onde poderão circular apenas ônibus, e as Avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas, que podem funcionar em sistema de biná-rio.

Centro OperacionalA implantação de um Cen-

tro Operacional é outra medida a ser adotada dentro do novo sistema de corredores exclusi-

vos, que permite o rastreamen-to de todas as atividades ao lon-go do dia, como rastreamento da frota e controle de embarque e desembarque nas estações e terminais.

Os ônibus do Sistema Trans-col poderão circular com ondas verdes nos semáforos para evi-tar atrasos ao destino fi nal.

O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damas-ceno, explica que a medida é possível a partir da implantação do centro operacional.

As plataformas centrais nas avenidas devem apresentar es-truturas que permitam a ven-tilação e devem ser dotadas de coberturas que facilitem a saída de ar quente.

O sistema de garagens co-letivas garante maior efi ciência ao sistema e evita que haja um número inadequado de veícu-los nas ruas.

Todos os ônibus das linhas troncais deverão ser equipados com sistema de ar condiciona-do.

Outra medida que está sen-do desenvolvida é a implanta-ção de passagens subterrâneas, que permitem a integração de passageiros de diferentes rotas.

ProjetoO projeto de tráfego rápido

de ônibus será implantado em etapas e deverá ser concluído em dezembro. A primeira delas terá 52 quilômetros de extensão e abrangerá os municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha.

No primeiro semestre de 2012, a Setop espera licitar as obras, que deverão ser desen-volvidas ao longo de três anos.

Novos estudosA partir da viagem, a equi-

pe da Secretaria dos Transpor-tes e Obras Públicas já iniciou estudos complementares para agregar novas ações e tecno-logias aos que estavam sendo projetados.

A empresa Transmilenio,

responsável pela administração do sistema de transporte coleti-vo de Bogotá, a Transmilenium, foi convidada a prestar consul-toria no projeto de implantação dos corredores exclusivos do Espírito Santo. Lá, o modelo existe há dez anos.Um repre-sentante da empresa Metro-Cali, deve vir ao Estado para apresentar o desenvolvimento e a implantação do sistema em Cali.

Outra importante atividade desenvolvida em Bogotá e em Cali foi o contato direto com os usuários dos dois sistemas que permitiram um diagnóstico a respeito da impressão dos pas-sageiros sobre a qualidade dos serviços e quais os principais impactos registrados durante a fase de implantação.

De modo geral, os usuários apontaram a rapidez como um dos principais benefícios do sis-tema de tráfego rápido de ôni-bus.

Roteiro da viagemA equipe capixaba foi for-

mada por técnicos da Setop, Câmara Muni-cipal de Vitória, Prefei-tura de Vila Velha, da Assembléia Legislati-va, do Sindicato dos motoristas e cobrado-res de ônibus e empre-sários que operam o sistema de transporte coletivo da Grande Vi-tória, visitou as empre-sas Transmilênio, em Bogotá, e MetroCali, em Cali, ambas na Colômbia. Os Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mi-nas Gerais também enviaram representantes às duas cidades colombianas para conhecer de perto os sistemas.

Ao todo, o grupo realizou duas visitas técnicas a pátios coletivos de empresas que in-tegram o sistema Transmilenio; assistiu a cinco palestras mi-nistradas por representantes e empresários do sistema Trans-milenio, de Bogotá, e do Mio, sistema de transporte de Cali, que também opera BRT, e reali-zou quatro viagens técnicas por todo o trajeto dos dois sistemas (de Bogotá e de Cali).Em Bo-gotá eles fi zeram uma viagem guiada por técnicos ao sistema de transporte coletivo daquela cidade e teve a oportunidade de entrevistar usuários, colhendo assim a opinião a respeito da qualidade dos serviços ofere-

cidos e sobre como foi a adap-tação ao novo tipo de serviço em corredores exclusivos de ônibus.

No dia 16 de maio, técnicos que desenvolveram o progra-ma Transmilenio ministraram palestra aos profi ssionais do Espírito Santo, demonstrando como era o sistema de trans-porte coletivo de passageiros na Região Metropolitana, quais desafi os foram encontrados no processo de implantação e o de-talhamento a respeito das fases obedecidas para a implantação do projeto.

Representantes do Trans-milênio levaram o grupo de visitantes a uma nova visita às estações de transbordo e deram explicações detalhadas a res-peito dos tempos de headway e o comportamento do sistema, sobretudo nas horas pico. Os profi ssionais do Espírito Santo conheceram as passagens sub-terrâneas para deslocamento de passageiros de uma esta-ção de transbordo para outra, o que evita que os usuários de

ônibus atravessem ruas e aveni-das e elimina a necessidade de implantação de semáforos em pontos onde funcionariam fai-xas de pedestres.

Em seguida, o grupo conhe-ceu de perto um dos pátios de estocagem de veículos de Bogo-tá, que funciona no sistema de pool de empresas. Ao invés de garagens particulares, as em-presas dividem uma área co-letiva para armazenamento de ônibus, o que possibilita mais rapidez no deslocamento para cobertura de demandas, princi-palmente nas horas/pico, e oti-miza os custos de manutenção dos veículos.

No dia 17 de maio os visitan-tes assistiram a uma nova pales-tra e conheceram o centro de controle operacional do Trans-milenio, que monitora e coor-

dena o todo funcionamento, a segurança e as demandas do sistema. O centro acompanha todas as entradas e saídas de ve-ículos das garagens, com regis-tro dos horários, cumprimento de tempos e trajetos, embarque e desembarque de passageiros e acompanhamento de retenções de tráfego. A comunicação com os motoristas se dá em tempo integral e permite, por exemplo, a inserção de ônibus reserva em uma determinada linha quando há necessidade de atender a um número maior de usuários.

No dia 18, a equipe seguiu para Cali, onde foi recebida por profi ssionais que implantaram o sistema Mio de transporte de passageiros e assistiu a duas palestras. Em seguida, os pro-fi ssionais da MetroCali apre-sentaram o sistema de controle operacional e os programas utilizados para monitorar o sis-tema. No centro, os funcioná-rios podem até mesmo enviar mensagens de voz para orientar motoristas durante as viagens.

No dia 19, o grupo conheceu

um pátio coletivo de veículos do sistema de Cali, que funcio-na de maneira bem semelhante aos de Bogotá, e assistiu a uma nova palestra sobre como as empresas de ônibus participa-ram do processo de implanta-ção do novo sistema com base nos corredores exclusivos. Foi possível, por exemplo, conhecer o programa de capacitação de pessoal aplicado para adapta-ção às novas formas de atendi-mento aos usuários, cobrança e gestão de recursos. No fi nal do dia a equipe de visitantes retor-nou a Bogotá de onde retornou para o Brasil.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação e Marketing da Secreta-ria de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Espírito San-to (Setop)

Fotos:Divulgação

Page 6: Imprensa livre maio_2011_impressao

Projeto em fomento de biodiesel no ES atende exigência europeia

O presidente da Jatropha Alliance, da Alemanha, Thilo Zelt, que estuda

práticas de sustentabilidade no setor de biocombustíveis para compor a plataforma de fornecedores de bioquerosene para o setor de aviação daque-le país, conhece trabalho de-senvolvido pela Nòvabra nas regiões norte e noroeste do Espírito Santo.

Em visita ao Estado, Thilo Zelt, acompanhado por técni-cos e pelo diretor da Nòvabra Energia, Pedro Burnier, visi-tou lavouras dos municípios de São Domingo do Norte, São Gabriel da Palha e Nova Vené-cia que participam do Progra-ma de Fomento para conhecer e acompanhar de perto o tra-balho que é desenvolvido nes-tes locais.

O presidente da Jatropha Alliance fi cou otimista com o projeto realizado nas lavouras de agricultura familiar e afi r-mou que o modelo capixaba deverá se encaixar com facili-dade dentro dos modelos de exigência europeus com rela-ção à sustentabilidade e balan-ço de carbono.

Além da visita, do alemão Thilo Zelt, outro estrangeiro também esteve nas lavouras das regiões norte e noroeste capixaba: o diretor da Quin-vita N.V. Vincent Volckaert, empresa com sede na Bélgica e que estuda Jatropha (pinhão) por mais de seis anos.

A Quinvita N.V. está pre-sente com centros de pesquisa e desenvolvimento em vários países da África e Ásia e pos-sui mais de dez variedades de Pinhão registradas, sendo que cinco delas são conside-radas “elite”. Segundo Pedro Burnier, Vincent demonstrou interesse em testá-las no noro-este do Estado e, além disso, Vincent confi rmou que o no-roeste capixaba é uma região que apresenta clima (tempe-ratura e índice pluviométrico) bastante favorável ao cultivo do Pinhão. “Os testes a serem realizados no Espírito Santo, além de consolidarem ainda mais o Polo do Pinhão-manso em Colatina, serão uma forma de aumentar a produtividade da cultura do Pinhão no Bra-sil” destaca o diretor da Nòva-bra Pedro Burnier.

Fonte: Mary Martins, as-sessora de imprensa

Polícia Civil tem novos titulares na Delegacia Patrimonial

O delegado chefe da Polí-cia Civil, Joel Lyrio Jú-nior, anunciou no dia 18

de maio a nomeação dos dois novos titulares da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio. Os delegados Ail-ton Miguel Schaeffer e André Luiz Lopes Landeira Peixoto que assumiram no dia 19 as vagas deixadas pelos delega-dos Márcio Braga e Luiz Neves, que foram presos no dia 13 de maio, durante operação realiza-da pela Corregedoria de Polícia, em cumprimento a um manda-to judicial.

Ailton Miguel Schaeffer tem 30 anos de carreira na Polícia Civil. Foi escrivão e desde 1986 atua como delegado, Já respon-deu pelas Delegacias de Polícia (DP) da Praia do Canto, de San-to Antônio, de Viana, Muniz Freire, Anchieta, Santa Teresa. Também foi Delegado Adjunto da Divisão de Acompanhamen-to Processual da Corregedoria Geral da Polícia Civil, ainda com passagem pelos Depar-tamentos de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha, Serra e Vi-tória, além da Delegacia de Tó-xicos e Entorpecentes (Deten) e da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) da Serra.

André Luiz Lopes Landei-ra Peixoto tem 10 anos de car-reira na Polícia Civil e desde 2001 atua como delegado, com passagens pelas Delegacias de Polícia (DP) de Pedro Canário, de Novo Horizonte (na Serra), de Itacibá e também de Campo Grande, ambas em Cariacica. Além disso, foi titular da Dele-gacia de Costumes e Diversão (Decodi) e Delegado Adjunto da Delegacia de Furtos e Rou-bos de Veículos.

Fonte:Assessoria de Comu-nicação/Polícia Civil

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

VITÓRIA NOVA VENÉCIA

O projeto PSB NOS BAIRROS está realizando reuniões com os moradores de Guarapari para poder registrar as principais demandas dos moradores.

Já foram realizadas reuni-ões no Centro, Kubitche-ck, Bela Vista e Aeropor-

to. O projeto prevê encontros onde os moradores podem se manifestar livremente apre-sentando suas preocupações e pedidos de intervenções por parte das autoridades no que se refere ao investimento de verbas públicas.

O presidente do PSB de

Guarapari Ricardo Conde ex-plica que o projeto foi elabo-rado a partir da percepção de que a população não tem em Guarapari um fórum adequa-do para externar seus desejos já que o município não adota o orçamento participativo como ferramenta fundamental de gestão.

Nos encontros todas as de-mandas são registradas e apre-

sentadas em um te-lão. Posteriormente estes dados serão utilizados para a composição de um Plano de Gestão que o PSB irá ela-borar junto a outros partidos aliados para apresentar a população guara-pariense em 2012.

GUARAPARI

Page 7: Imprensa livre maio_2011_impressao

Vereador Dantas quer audiência pública para defi nir novo local do 10º da PM em Guarapari

O vereador José Raimun-do Dantas (PRP) encaminhou na Sessão de terça-feira dia 22 de abril requerimento de nº 022/2011 em que solicita ao Governador do Estado do Espírito Santo, Sr. Renato Ca-sagrande e também ao Secre-tário da Casa Civil, Sr. Luiz Ciciliotti (PSB) e ao Coman-dante Geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Coronel Anselmo para a rea-lização de Audiência Pública.

Segundo o vereador Dan-

tas, a participação da popula-ção de Guarapari na Audiên-cia Pública para a defi nição do local que será construído o novo prédio do 10º Batalhão da Polícia Militar é de suma importância.

“Aproveito ainda para sugerir as áreas em frente ao Sesc de Guarapari, próximo à Pedreira na casa do Sr. Hugo Borges ou na entrada de Gua-rapari pela BR 101 em frente à construção da Rodoviária do Município”, salientou o vere-ador.

Fonte: Assessoria da CMG

Redação Guarapari

Redação Guarapari

GUARAPARI

Superintendente da SPU Magno Pires faz palestra na Câmara de Guarapari

O Superintendente do Pa-trimônio da União do Estado do Espírito Santo (SPU)

Magno Pires da Silva Ocu-pou a tribuna da câmara mu-nicipal de Guarapari, para palestra esclare-cedora sobre “Reur-banização da Orla do Município de Guara-pari”,

O Superintenden-te iniciou afi rmando que seu objetivo era de prestar esclareci-mentos à comunidade de Guarapari a res-peito da ação da SPU para o ordenamento da orla de Guarapari.Segundo ele há um Programa de Gerenciamento Costeiro que visa ordenar toda área que é de uso comum, como as orlas das praias brasileiras. O Projeto Orla visa promover o progresso ordenado das or-las brasileiras uma vez que a população se concentra mais no litoral do que no interior, o crescimento imobiliário foi realizado por muito tempo de forma desordenada e isso

trouxe conseqüências muito ruins, o programa visa orde-nar esse crescimento preser-vando os recursos naturais na orla brasileira. Uma faixa de praia é um bem comum, cabe a União cuidar destes bens co-

muns, continuou.O mar, a praia e uma faixa

terrestre 33 metros para den-tro do continente são terreno de Marinha e são de domínio da União, para ocupação desta área é necessário regulamen-tação pela união. Para explo-ração comercial destas faixas de terra é necessário regula-mentação por órgãos federais. O ocupante destas áreas tem posse precária, não pode ter

registro em cartório e pode ser tomada a qualquer momento pela união. Faz parte da regu-lamentação o pagamento de taxa para a União através dos órgãos municipais. Essa taxa é paga porque há exploração

de atividade comercial rentável.

Ocorre nas orlas brasileiras que há mui-ta ocupação irregular e isso há muitos anos. A União está trabalhan-do junto com os órgãos municipais para regu-larizar e conceder li-cenças para exploração destas atividades.

A SPU tem sofrido constantes cobranças do Ministério Público

para que haja uma ação conti-nuada no sentido de regulari-zar a ocupação das orlas.

Antes de concluir a pales-tra, o Superintendente afi r-mou ainda que a SPU está trabalhando para regularizar a situação dos quiosques da orla de Guarapari, a Praia do Morro já está regulamentada e os quiosques já estão sendo construídos.

Fonte: Assessoria da CMG

Page 8: Imprensa livre maio_2011_impressao
Page 9: Imprensa livre maio_2011_impressao
Page 10: Imprensa livre maio_2011_impressao

Redação Guarapari

Moradores e comerciantes acreditam em maior potencial na Praia do Morro

Na medida em que as obras de reurbanização da orla da Praia do Morro, em Guarapa-ri, entram na fase de conclusão cresce o otimismo de comer-ciantes, empresários e morado-res quanto à possibilidade de maior valorização do bairro, aumento no número de turistas e aquecimento da economia na região. O bairro é um dos mais frequentados durante o verão no Espírito Santo.

São vários os benefícios apontados por quem reside ou trabalha na Praia do Morro. Para quem mora, por exemplo, a revitalização virou sinôni-mo de mais qualidade de vida, bem-estar social, e infraestrutu-

ra adequada para receber novos habitantes e turistas.

“Acredito que as obras estão num andamento muito bom. Ainda existem pontos a serem feitos, mas sem dúvida a orla ganhou um panorama novo, está mais valorizada e já é capaz de receber mais pessoas. Gos-to de sair de casa, passear pelo calçadão e ver o tempo passar”, comentou o militar da reserva,

Jessé Silva.O secretário de Estado de

Saneamento, Habitação e De-senvolvimento Urbano, Iranil-son Casado, reforça a avaliação do morador, e fala dos benefí-cios das obras realizadas por meio Sedurb e da Companhia Espírito Santense de Saneamen-to (Cesan). “A ação do Governo não se limita apenas a revitali-zar a orla. Além do embeleza-mento da praia, a construção do calçadão e instalação dos equipamentos, há investimen-to em infraestrutura, com a pa-vimentação de várias ruas no bairro e implantação da nova rede de esgoto na região. Isso demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida da popula-

ção e contribui para a valoriza-ção imobiliária e incremento da atividade comercial na região”.

Para quem trabalha no bair-ro a expectativa também é gran-de para a conclusão das obras. Profi ssionais locais avaliam que o comércio tende a se fortalecer e os investimentos na região passem a ser maiores. No setor imobiliário, corretores de imó-veis afi rmam que, desde o iní-

cio das intervenções, a procura por apartamentos na Praia do Morro vem crescendo progres-sivamente, como observa o con-sultor Edson dos Reis.

“Entendo que a reurbaniza-ção vai trazer muitos benefícios para o mercado imobiliário. Acreditamos no aumento das vendas porque já houve valo-rização dos imóveis quando as obras começaram. Quando a reurbanização terminar, a ten-dência é que essa valorização continue crescendo”.

A procura por apartamentos também é destacada pelo corre-tor Marcelo Alves. Segundo ele, o novo panorama da orla tem chamado a atenção dos futu-ros investidores. “As pessoas andam perguntando quando a obra vai fi car pronta. Estamos na expectativa de uma maior procura e valorização dos imó-veis aqui na Praia do Morro. A reurbanização está em anda-mento e sem dúvida vai mudar a paisagem depois de pronta. Já mudou muito, mas pelo que vejo vai fi car melhor ainda”.

E uma nova fase para o co-mércio é a perspectiva do ge-rente de uma pizzaria do bair-ro. Segundo Rickson Santana, o investimento estadual na orla deve impulsionar as vendas nos estabelecimentos comerciais. “Todos esperamos ansiosos pelo término da obra porque a tendência é impulsionar o co-mércio do bairro. Muita gente está acreditando no potencial da Praia do Morro”, disse.

No dia 26 de maio, o subse-cretário de Saneamento e Habi-tação da Sedurb, Eduardo Ca-lhau, e a arquiteta Ana Carolina Machado estiveram na Praia do Morro junto com uma equipe do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), para avaliar o andamento das obras de reurbanização na orla.

O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Se-durb, está reurbanizando todo o calçadão da orla ao longo da Avenida Alberto Ramalhete Coutinho, com extensão de 2,89 quilômetros. O valor do inves-timento é de R$ 11.159.812,50, sendo custeado em sua totali-dade com recursos do Tesouro Estadual.

O projeto ainda contempla-rá a população com quadras de vôlei e peteca; áreas para academia e escola de velas; playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira; módulos com banhei-

ros públicos, adaptados para pessoas com defi ciência; me-lhoria dos estacionamentos; e

paisagismo com jardineiras e canteiros com bancos para con-templação.

A Secretaria ainda fará o re-

passe de R$ 10 milhões, de um total de R$ 11,7 milhões, para a pavimentação de 15,5 quilô-metros de ruas, e drenagem de outros 2.246 metros de vias ur-banas.

A Praia do Morro fi cará li-vre da emissão de esgotos na sua faixa de areia. Além disso,

o bairro terá 100% do seu es-goto coletado e tratado, o que irá benefi ciar diretamente os

mais de 36 mil moradores da região. Cesan investe R$ 3,8 mi-lhões para supressão da rede e implantação de duas estações

elevatórias. Com a intervenção a rede coletora de esgoto exis-tente na areia da praia será de-fi nitivamente separada da rede de águas pluviais.

Fonte:Assessoria de Comu-nicação - Sedurb / Idurb-ES

Fotos: Asssesoria de Comu-nicação/ Sedurb

GUARAPARI

Page 11: Imprensa livre maio_2011_impressao

LINHARES

Prefeitura pavimenta ladeira João da Santa

Para facilitar o acesso a nova Praça 22 de Agosto, a Prefeitura de Linhares

trabalha na pavimentação da ladeira que recebeu o nome de João da Santa e liga a Rua Pro-fessor Jones ao Cais do Porto.

São 1.100 metros quadrados de pavimentação com bloco sextavado. A via recebe ainda contenção no sistema rip rap, que contribuirá para a preven-ção de erosões. Uma calçada

será construída ao longo da la-deira, assim como guarda-cor-po de eucalipto, para dar mais segurança a quem quiser esticar o passeio da praça ao cais ou do cais à praça.

A ladeira recebeu recente-mente o nome de João da San-ta, que é considerado o último botocudo de Linhares. Assim, as homenagens prestadas a fi -guras históricas do município na praça se estenderão também a seu entorno.

Fonte:Assessoria DA PML

Prefeito Edival viaja e deixa a administração do Municio com sua vice “Estou tranquilo em entregar o município para Paula Louzada”

Foi com essa frase que o Pre-feito de Anchieta Edival Petri se despediu dos ou-

vintes em seu programa de rádio na SIM FM de Anchieta antes de embarcar para Itália, onde parti-cipa de um intercâmbio com o MEPES. Ao ser perguntado pelo entrevistador se estava tranqüilo em viajar e deixar a administração

de Anchieta por conta da vice, Petri foi categó-rico: “A Paula é de minha total confi ança, estou indo viajar sa-bendo que An-chieta estará em boas mãos. Essa não é a primeira vez que ela me substitui e, te-nho certeza que dará conta do recado, assim

como fez das outras vezes”, dis-se Edival. A confi ança que Petri demonstra ter na vice faz crescer a cada dia os rumores que ela poderá ser a candidata escolhida pelo prefeito para sucedê-lo. Ao ser perguntada sobre sucessão Paula Louzada desconversa, mas afi rma que está à disposição do grupo e do prefeito Edival para continuar trabalhando pelo povo de Anchieta.

Sucursal Vitória

ANCHIETA

Alunos da Pestalozzi visitam a Câmara Municipal de Linhares

Inclusão e Cidadania. Uma turma de alunos do Centro de Atendimento Educacional

Especializado de Linhares – As-sociação Pestalozzi visitou a Câ-mara Municipal de Linhares no dia 18 de maio. Os estudantes puderam conhecer mais sobre o Poder Legislativo.

Além de ouvirem uma pa-lestra sobre como funciona a Câ-

mara, ministrada pelo diretor de assuntos legislativos da Casa de Leis, Walace Tureta, os alunos tiraram suas dúvidas e conhe-ceram toda estrutura do Palácio Legislativo.

O presidente da Câmara de Linhares, José Cardia, partici-pou da visita. “Quero agradecer a presença de vocês. Essa visita me deixa muito feliz. A Câmara está de portas abertas para toda a comunidade e queremos que

vocês nos procurem sempre que precisarem”, frisou.

Cardia ressaltou ainda que conhecendo como o vereador trabalha, a população vai en-tender melhor a importância de acompanhar a rotina da Câ-mara, e assim, saber escolher os seus representantes”, destacou o presidente.

A professora da Pestalozzi, Izabel Nunes Ruy, disse que a vi-sita foi muito positiva. “Foi mui-to proveitoso para nós e para os nossos alunos conhecerem mais sobre a Câmara. Fomos muito bem recebidos e tratados com muito carinho por todos. Hoje a Câmara de Linhares colaborou na inclusão dos nossas estudan-tes na sociedade e isso é tudo que nós queremos”, ressaltou.

As escolas interessadas em visitar a Casa de Leis devem agendar o dia da visita pelo tele-fone 3372-6508.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da CML

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Linhares Cidade linda e bem cuidada

A manutenção dos ser-viços urbanos garante mais qualidade de vida

aos moradores. E em Linhares, é digna de elogios. A pesquisa realizada pelo Instituto Futura e publicada no jornal A Gazeta comprova que o serviço presta-

do pela atual administração é o melhor entre todos os municí-pios avaliados.

Coleta e tratamento de lixo receberam a maior nota do es-tado: 7,58. A coleta de lixo em Linhares é feita diariamente, e todo o lixo é levado para um aterro sanitário. O lixo hospi-talar também recebe atenção especial e destinação adequada.

A iluminação pública ga-nhou nota 7,55. O bom resulta-do é fruto do trabalho desenvol-vido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. São mais de 14 mil luminárias espalha-das pelos bairros e distritos de Linhares, garantindo mais se-gurança e mais qualidade de vida aos moradores.

Outro item avaliado foi a limpeza pública. Os entrevis-tados deram nota 7,25, o que mostra que o serviço é conside-rado bom para a maioria. Garis e braçais trabalham em escala, para varrer e capinar as ruas de Linhares.

O Secretário de Serviços Ur-banos, Joel Celestrini, atribui o bom resultado à colaboração dos linharenses: “A população é consciente, se esforça para manter a cidade limpa. É preci-so que este empenho continue. É assim que, juntos, estamos fazendo de Linhares um lugar cada vez melhor para se viver”, fi naliza agradecido.

Fonte: Assessoria da PML

Empresário coloca o nome à disposição para Prefeitura de Anchieta em 2012

O Empresário Aldemar Perdigão também colocou o seu nome à disposição para suceder Edival Petri frente ao executivo municipal de An-chieta. Perdigão é empresário do setor de pescados, gerente aposentado do Banestes e pre-sidente do PMDB de Anchie-ta. Pelo Banestes já trabalhou em várias cidades do ES como Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari, Presidente Kenedy e outras. “Sou um aliado do Prefeito Edival e nosso partido

está presente na administra-ção. Apesar de nunca ter exer-cido um cargo eletivo me sinto preparado para representar o povo de An-chieta”, disse Perdigão. As-sim como ou-tros pré candi-datos, Aldemar também afi rma que independente da escolha do prefeito Edival Petri para

sucessão estará dando todo o apoio ao prefeito e ao grupo.

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 12: Imprensa livre maio_2011_impressao

Pavimentação em mais 12 ruas de Anchieta

A Prefeitura de Anchieta ini-ciou no Dia 09 de maio, as obras de terraplanagem,

pavimentação e drenagem de 12 ruas que irão contemplar os bair-ros Nova Anchieta e Planalto. As obras estão incluídas no pacote de ações que pavimentará diver-sas ruas da Sede e do interior.

Segundo a Secretaria de In-fraestrutura, o investimento é de cerca de R$ 1,9 milhão e terá pra-

zo de execução de 18 semanas. A empresa que executará as obras é a Construtora Roma Ltda.

Conforme o secretário da pasta, Renato Lorencini, a pavi-mentação benefi ciará diversas ruas dos bairros e dará mais co-modidade aos moradores. “Com essa obra a população local não serão mais incomodados com lama e poeira e os logradouros serão mais valorizados e bem vis-tos pelos turistas”, disse.

Fonte:Assessoria da PMA

Ubú ganha duas novas praças

A comunidade de Ubu, em Anchieta, vem recebendo grandes investimentos.

Recentemente foram fi nalizadas as obras para construção de duas praças na localidade. As obras, que custaram mais de R$ 197 mil

para aos cofres públicos munici-pal, irão trazer mais valorização e infraestrutura ao bairro. A em-presa que realizou a obra foi a Cardoso Edifi cações Ltda.

As benfeitorias foram execu-tadas pela Prefeitura a pedido dos próprios moradores, por meio do Orçamento Participati-

vo. As praças receberam cantei-ros, bancos e playground com di-versos brinquedos. A solenidade para inauguração ainda não foi agendada. Na ocasião os dois lo-gradouros receberão nomes.

De acordo com o secretário de Infraestrurua, Renato Loren-cini, as praças foram edifi cadas com material de qualidade e ampliarão as áreas de lazer na comunidade. “Em nossas obras utilizamos materiais de ótima qualidade para oferecer estru-turas com segurança aos mu-nícipes. Agora os moradores e turistas que frequentam Ubu te-rão mais dois espaços de lazer”, disse.

Mais obras. Os moradores de Ubu ainda receberão este ano um novo campo de futebol. A obra já foi licitada e custará cerca de R$ 149 mil.

Fonte:Assessoria da PMA

Em Anchieta 480 alunos aprendem informática gratuitamente

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria da Assistência Social,

disponibiliza gratuitamente um curso de informática bási-ca para a população, o objetivo é promover a inclusão digital. As aulas são oferecidas no In-focentro Municipal, que fun-ciona na praça São Pedro, no Centro da cidade.

Em 2010 foram certifi cados 400 pessoas. Atualmente 480 novos alunos estão aprenden-do a utilizar o computador e alguns programas e ferramen-tas. De acordo com o secretá-rio da pasta, Flávio Santana, a adesão é muito grande. “Ve-mos que a nossa população tem interesse em aprender informática, por isso estamos sempre oferecendo novas va-gas.”, disse.

O Infocentro possui dois

instrutores que atendem nos três turnos. A atual turma irá concluir o curso no fi nal de ju-lho. Conforme o instrutor Gil-berto Siqueira, as novas inscri-ções devem iniciar em agosto para o ingresso de uma nova demanda. “Oferecemos ainda curso de digitação”, informou.

O requisito para participar

do projeto é ter idade mínima de 12 anos e ter concluído ou estar cursando a sexta série do ensino fundamental. “Não há limite de idade, temos cursis-tas idosos e adultos”, lembrou o secretário. O aluno ganha ainda uma camisa e material didático.

Fonte:Assessoria da PMA

ANCHIETA

Morro da Penha ganha praça

A Prefeitura de Anchie-ta, visando qualidade de vida e comodidade

para os cidadãos, vai cons-truir uma nova praça na cida-de. A comunidade do Morro da Penha, na Sede municipal, será contemplada com a cons-trução de uma praça, reivin-dicado pelos moradores em reunião do Orçamento Parti-cipativo.

A obra terá um inves-timento da ordem de R$ 305.813,24 e será executada pela empresa Cardoso Edi-fi cações Ltda, vencedora do

processo licitatório. As obras já iniciaram e tem prazo de 150 dias para conclusão.

De acordo com o secretá-rio de Infraestrutura, Renato Lorencini, a obra será impor-tante para os moradores te-rem um novo espaço de lazer. “É uma reivindicação da co-munidade que será atendida. Agora eles terão um novo lo-cal de lazer”, disse.

O Morro da Penha é um local bastante visitado devido ao turismo religioso, pois o Santuário do Beato e a Igreja da Penha fi cam localizados no logradouro.

Fonte: Assessoria da PMA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Prefeito Edival Petri e membros do Mepes realizam intercâmbio na Itália

No dia 21 de maio, o pre-feito de Anchieta, Edival José Petri, o diretor escolar

Gelson Calenzani, o superinten-dente e a operadora do Mepes, Idalgizio José Monequi e Ludmi-la Dutra, estiveram na cidade de Castelfranco, na Itália, cumprin-do um projeto de intercâmbio. Na ocasião, o prefeito da cidade italiana Luciano Dussin, recebeu o prefeito Edival Petri em um encontro de boas-vindas e para troca de conhecimentos entre os dois municípios.

O objetivo principal é a ex-pansão de um relacionamento de troca de experiências entre a região do Vêneto e a cidade de Anchieta, nos aspectos de empre-endedorismo, turismo e cultura.

Aconteceu também um en-contro de análise sobre as inicia-tivas econômicas que estão sen-do desenvolvidas no Estado do Espírito Santo, principalmente em Anchieta, para ampliar a co-laboração entre o município e a região do Vêneto. Aconteceu ain-da uma reunião entre a delegação brasileira e Italiana para discutir o processo de cidadania italiana, a

fi m de orientar os anchietenses descendentes de imigrantes da região do Vêneto para o início dos procedimentos da cidadania.

Conforme a operadora do Mepes, Ludmila Dutra, a base do intercâmbio é a cidade de Castelfranco e a programação da viagem contemplou outras localidades, com visita a roteiros turísticos e escolas de artesanato, além de reunião com técnicos do processo de cidadania.

Todas as despesas com ali-mentação e hospedagem foram bancadas pela região do Vêneto, dentro Projeto de Intercâmbio

Turístico - MEPES/IPSSAR (Ins-tituto Profi ssionalizante de Turis-mo). O retorno da viagem aconte-ceu no dia 04 de junho.

Segundo Ludmila, em setem-bro outro grupo de pessoas do município, composto por profes-sores e alunos das escolas EFTUR Pietrogrande e EFA de Olivânia, também viajará para a Europa, cumprindo um intercâmbio de estudo com as escolas de turismo e agricultura italiana.

Para o prefeito Edival Petri, a iniciativa visa possibilitar novas parcerias para o município.

Fonte:Assessoria da PMA

FOTO: Renan Alves

Page 13: Imprensa livre maio_2011_impressao

Centro Integrado de Anchieta recebe reforma

O Centro Integrado de Anchieta é um espaço que oferece os servi-

ços do Sesi, Senai e IEL, com objetivo de qualifi car mão-de--obra do município e cidades vizinhas para serem absorvi-das pelas empresas da região. Observando esse propósito, a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Infra-estrutura, vem investindo R$ 227 mil para reforma do espa-ço. A conclusão da obra está prevista para junho.

O local, que também abriga a agência do Sine, fi ca ao lado da Prefeitura, onde até 2006 funcionava um ginásio de es-portes. Com o Sine, a popu-lação pode se inscrever para diversas vagas de empregos geradas no Sul do Estado.

De acordo com o gerente da unidade, Rodrigo Couti-nho Zorzal, com a reforma, o local receberá modernização, terá parte do telhado substitu-ído, pintura e troca de alguns equipamentos. “O Centro fi -cará de cara nova, pronto para atender com qualidade a po-pulação”, disse.

O objetivo do Centro é

capacitar a população de An-chieta e região para conquis-tarem espaço nas empresas e indústrias instaladas no mu-nicípio e região. Conforme Rodrigo, somente em 2010 já foram emitidas 920 certifi ca-ções pelo SENAI. “Desde 2005 chegamos na casa de 8 mil cer-tifi cações’, relatou.

Para o secretário de Infra-estrutura, Renato Lorencini, o Centro Integrado representa o desenvolvimento do muni-cípio. “Esse espaço é a porta de entrada do cidadão para as empresas que estão se ins-talando no município. Com o crescimento que estamos vivendo, a nossa população necessita de capacitação. A re-forma dará mais qualidade no atendimento”, garante.

A ideia de transformar a quadra de esportes em um pavilhão de ensino partiu do atual prefeito de Anchieta, Edival Petri. “Foi uma atitude corajosa da nossa equipe e que trouxe benefícios aos muníci-pes e nos rendeu elogios por parte da população”, disse Pe-tri falando das oportunidades de emprego e capacitação ofe-recidas pela unidade.

Fonte: Assessoria da PMA

Comunidade de Iriri ganhará nova Unidade de Saúde

A comunidade de Iriri, em Anchieta, Sul do Estado, vai ganhar

uma nova Unidade de Saúde da Família (ESF) com 512 m2 de área construída. A nova Unidade será edifi cada na avenida Padre Anchieta. O terreno, adquirido pela Pre-feitura para a construção do prédio, tem 455 m2. Segundo o setor de engenharia da Se-

cretaria de Infraestrutura, a obra tem previsão de iniciar em três meses.

De acordo com o secretá-rio de Saúde, Fayer Fonseca, a ESF de Iriri atenderá duas estratégias de saúde da famí-lia. O espaço terá, além das salas de atendimento e con-sultórios, um auditório com capacidade para comportar 70 pessoas.

Outra novidade é que a obra terá portas e janelas em

esquadrias em alumínio e vi-dro. “Isso deixará o prédio mais bonito e a manutenção muito mais econômica”, disse Renato Lorencine, titular da pasta, que contou ainda sobre os investimentos em obras de qualidade no município. “Em todos os projetos estamos priorizando o conforto dos usuários e profi ssionais, com materiais de altíssima quali-dade”, garantiu.

Fonte:Assessoria da PMA

Asa de Águia e Guilherme e Santiago na Festa do Beato Anchieta

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio

e Empreende-dorismo (Setur-ce), já defi niu algumas ban-das para a Fes-ta Nacional do Beato Anchieta. A festa aos 414 anos da morte do Beato, que será realizada de 06 a 12 de junho, na Pra-ça de Eventos da cidade, terá uma programa-ção mais eclé-tica, de acordo com o secretário da pasta, Edson Vando. Bandas de renome nacional prometem agitar a região.

Segundo informações da Seturce, a banda católica ca-rismática Rosa de Saron será a grande atração do dia 09 de ju-

nho, feriado na cidade. Já para a sexta-feira, dia 10, o público do estilo sertanejo universitário se agitará com Aldair Cardoso e a banda Gang Lex. Já no sá-

bado (11), será a vez da banda baiana Asa de Águia empolgar com muito axé a cidade.

O show de encerramento acontecerá no domingo (12), quando a dupla sertaneja Gui-

lherme e Santiago subirá ao palco central que promete im-pressionar os anchietenses e visitantes com um super show. Ainda haverá apresentação da

banda capi-xaba Macu-cos.

Além de shows, a festa também pro-move even-tos religiosos e culturais. Este ano será realizado o Festival Na-cional de Música do Beato, ofere-cendo R$ 19 mil em pre-miação.

C o n f o r -me a Se-cretaria, a

programação completa será divulgada em alguns dias.

As pousadas da cidade preparam um pacote promo-cional.

Fonte :Assessoria da PMA

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Foto: Assessoria da PMA

Page 14: Imprensa livre maio_2011_impressao

Anchieta ganhará Centro de Especialidade Odontológico

A saúde em Anchieta, Sul do Estado, vem ga-nhando diversos inves-

timentos. Dentro de quatro meses, a população de An-chieta ganhará mais uma im-portante unidade de Saúde, desta vez para garantir uma melhor saúde bucal. É Cen-tro de Especialidades Odon-tológicas (CEO), que está em fase fi nal de construção no lu-gar onde fi cava a antiga ESF Centro III, próximo à Praça de São Pedro, Centro. Para a obra, que vem sendo executa-da pela empresa Cardoso Edi-fi cação Ltda., serão investidos R$ 330.776,00, construído integralmente com recursos municipais.

A implantação do CEO atendeu a um pedido que ouviu sugestões dos profi s-

sionais de saúde, lideran-ças comunitárias e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que solicitaram o apoio do município na ampliação do serviço odontológico já proporcionado atualmente nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).

De acordo com o secretá-rio de Saúde, Fayer Fonseca, a unidade funcionará todos os dias em horário integral, atendo as demandas encami-nhadas ESF’s. “Serão cinco consultórios, atendendo de manhã e a tarde, com cinco especialidades diferentes”, disse. As especialidades ofer-tadas serão: tratamento de canal (endodontia); tratamen-to de gengiva (periodontia); cirurgias; próteses e atendi-mento a portadores de neces-sidades especiais.

Para o secretário de Infra-

estrutura, Renato Lorencini, a obra é uma nova conquista para o povo de Anchieta. “Te-remos um espaço novo para atender com diversas espe-cialidades a saúde bucal da população. É uma nova con-quista”, disse.

“O prefeito sabiamente detectou a necessidade de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e autorizou a construção do Centro de Es-pecialidades Odontológicas”, disse Fayer. Ele contou que o mapa estratégico previa a ins-talação do Centro Odontoló-gico até 2013, mas a priorida-de orientada pelo prefeito fez com que a meta fosse anteci-pada em dois anos. Segundo Fayer o objetivo maior do CEO é garantir, em dez anos, uma dentição completa até os 18 anos.

Fonte: Assessoria da PMA

Vereadora Dalva pede substituição do piso da creche Francisco Giustti, e a limpeza e abertura da estrada que vai de Dois Irmãos ao 2º Território

A presidenta da Câmara Municipal de Anchie-ta, vereadora Dalva da

Matta (PDT), requereu ao Se-cretário de Infraestrutura, Re-nato Lorencini, a substituição do piso da creche Francisco Giustti, no bairro Alvorada e a limpeza e abertura da estrada que vai de Dois Irmãos ao 2º Território, na sessão ordinária do dia 17 de maio.

Sobre a creche, a parlamen-tar frisou sua preocupação com as crianças e educadores da-quela instituição, já que a falta do piso antiderrapante causa vários acidentes diariamente. Também solicita que seja feita

uma programação recorrente para o esgotamento da fossa da creche para evitar a conta-minação, principal-mente nas crianças e profi ssionais que tra-balham. “Temos que lembrar que são 300 crianças de quatro meses a quatro anos, que permanecem das 07h às 16h e que ain-da não existe telefone no local”, ressaltou a presidenta.

Já quanto à neces-sidade de limpeza e abertura da estrada que vai de Dois Ir-mãos ao 2º Território, Dalva esclareceu que o pedido se faz

devido à reinvidicação dos moradores daquela localida-de por uma maior assistência,

uma vez que, aquela estrada é a via que os agricultores utili-

zam para trafegarem com seus produtos.

A presidenta informou ainda quanto à reu-nião realizada com a comunidade do bairro Planalto e so-licitou ao Secretário de Infraestrutura que informe quando a co-munidade do bairro Planalto será benefi -ciada pelo Programa de Asfaltamento que vem sendo realizado pelo Poder Executi-vo; quando iniciarão as obras para a cons-trução da área de en-

tretenimento na comunidade; e se há algum programa que

visa atender as pessoas que poderão perder suas casas por ordem judicial.

Ao Secretário de Assistên-cia e Desenvolvimento Social, a presidenta solicita que seja providenciada a listagem ofi -cial da previsão de entrega das casas populares, referentes ao período de 2011 e 2012 de for-ma a discriminar por localida-de e família benefi ciada.

Unidade PúblicaDalva da Matta é autora

também de Projeto de Lei que declara entidade como de Uti-lidade Pública: Associação de Pastores Evangélicos em An-chieta - ASPEA.

Fonte:Assessoria da CMA

Anchieta constrói Centro de Tratamento Toxicômano

Preocupada com o avanço de drogas, a Prefeitura de Anchieta, em parceria com

o Governo do Estado, vem cons-truindo o Centro de Tratamento Toxicômano (CTT) na Sede do município. A obra, que fi cará pronta ainda este semestre, cus-tará R$ 1.393.300,14 e vem sendo executada pela Destak Cons-trutora e Incorporadora Ltda. A unidade está sendo edifi cada na Praia da Guanabara. A Prefeitura fez a doação do terreno e a cons-trução de 603 m2. O espaço vai atender Anchieta e municípios vizinhos.

Segundo informações da Se-cretaria de Saúde, o CCT será um serviço de referência para dependentes de drogas. O espa-ço funcionará em um sistema de “portas abertas”, ou seja, para ter acesso, os pacientes ou seus responsáveis poderão ligar dire-to para a unidade para agendar avaliação por uma equipe inter-disciplinar. A equipe, junto com o usuário, defi ne o perfi l clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um. O CTT poderá

atender até 1.800 usuários de cra-ck e outras drogas.

Conforme o secretário da pas-ta, Fayer Fonseca, com o avanço do crack, a droga mais pernicio-sa atualmente, o CTT representa um alivio para as famílias dos usuários. “As consultas e os me-dicamentos são inteiramente gratuitos e o tratamento sigiloso”, garante. O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Loren-cini, disse que a obra é um projeto de grande porte e importância para o município e cidades vizi-nhas. “Estamos investindo um projeto de alto nível para também atender a região”, conta.

O prefeito Edival Petri disse que será uma importante obra para a região e lembrou o recente avanço das drogas perniciosas, como o crack. “No Plano Muni-cipal de Saúde tínhamos previsto a reforma e ampliação do CAPS. Agora, com essa parceria com o governo do Estado, podemos re-forçar e muito a atenção à saúde mental e o tratamento de depen-dentes químicos e de álcool em nosso município e nos municí-pios vizinhos”, diz Edival.

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 15: Imprensa livre maio_2011_impressao

Proposta de Ricardo Ferraço muda estrutura do Senado

Priorizar as atividades que guardam relação direta com a atividade legisla-

tiva. Esse é o foco central do re-latório apresentado no dia 18 de maio pelo senador Ricardo Fer-raço (PMDB/ES) sobre o projeto que altera a estrutura adminis-trativa do Senado Federal. Com 220 artigos, a proposta sugere uma redução substancial de car-gos e custos, além da redefi nição das atribuições de várias áreas da Casa.

A votação do relatório na Subcomissão Temporária da Co-missão de Constituição e Justiça deve ocorrer até o fi nal do mês.

Confi ra, a seguir, os princi-pais pontos da proposta:

Introdução

Atualmente 81 senadores são assistidos por 3.391 servido-res efetivos e 2.489 ocupantes de cargos de livre provimento – são 72 pessoas para cada parlamen-tar (considerando apenas os ser-vidores públicos ativos).

De 1993 até hoje a Casa au-mentou o número de cargos de livre provimento de 399 para 2.489, enquanto o número de se-nadores permaneceu o mesmo.

O Senado existe em função do Plenário e das Comissões. A maior parte do seu quadro de pessoal, porém, desempenha funções auxiliares com razões originais que hoje não se susten-tam mais.

Exemplos: ampliação do ser-viço gráfi co, superposição dos serviços de saúde, falta de dire-cionamento nos serviços de in-formática, crescimento excessivo da estrutura de comunicação social etc.

Princípios básicos da

ReformaRedimensionamento da es-

trutura do Senado, priorizando as áreas que guardam relação di-reta com a atividade legislativa da Casa, ou seja, a Mesa Direto-ra, a Secretaria Geral da Mesa, os gabinetes dos senadores e lide-ranças, as Consultorias Legislati-va e de Orçamento, as atividades de Plenário e das Comissões e a divulgação do resultado das ati-vidades parlamentares.

Redução do número de fun-ções e unidades na estrutura ad-ministrativa.

Diminuição de cargos e cus-to, sem prejuízo do atendimento às atividades-fi m da instituição.

Reorganização de funções

e estruturas A função de chefe de gabine-

te de senador poderá ser exerci-da por servidores efetivos ou de livre provimento, à livre escolha do senador.

O número máximo de cargos de livre nomeação cai de 79 para 25 em cada gabinete.

O número de funcionários do quadro permanente que pode servir em um gabinete de senador (incluído o chefe de ga-binete) passa de seis para três, o que libera pelo menos 243 servi-dores efetivos para retornarem à estrutura permanente.

A proposta propõe uma re-dução de 1.499 para 1.219 cargos em comissão cheios (enxuga-mento de 18,68%) e redução de 1.781 para 914 funções comissio-nadas (representando queda de 48,66%).

As funções de confi ança em atividade-fi m passam de 982 para 586, uma redução de 40%. As funções de confi ança para ati-vidade-meio caem de 799 para 328, uma redução de 58,95%.

Os cargos em comissão em atividade-fi m, que hoje são da ordem de 1.346, passam para 1.215, uma redução de quase 10%. Quanto à área meio, o nú-mero de cargos cai de 153 para apenas 4, uma redução de 97%.

Cresce a proporção dos car-gos dedicada à área fi m, que passa a representar 64% do pessoal comissionado e de con-fi ança, restando apenas 36% das posições para a atividade-meio.

O diretor-geral do Senado precisa ser submetido a uma sabatina e ter seu nome aprova-do em Plenário. Terá mandato de quatro anos e deverá prestar contas anualmente à Comissão de Fiscalização e Controle.

Demanda de estudos

estratégicos em prazos de até 180 dias, para:

Reavaliar o porte da gráfi ca do Senado, concentrando-a na impressão de documentos do processo legislativo e reduzindo suas dimensões e consumo de papel.

Criar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação para adoção do processo legislativo eletrônico e da automação de processos em todas as áreas da instituição.

Redimensionar o serviço mé-dico e os planos de saúde.

Redimensionar a biblioteca do Senado, buscando estrutura comum que melhor sirva a todo o Congresso.

Buscar a integração da Polí-

cia do Senado com a da Câmara e fazer revisão das suas funções e dimensões.

Rever por meio de um Plano Diretor a grande estrutura atual de Comunicação Social, concen-trando-a na divulgação das ati-vidades legislativas e redimen-sionando seus recursos.

Estabelecer um plano de re-distribuição das instalações e es-paço físico, obedecendo a novos critérios que enfatizem a padro-nização da área a ser utilizada por cada tipo de atividade, in-clusive gabinetes parlamentares.

Treinamento e desenvolvi-mento de capital humano, me-diante o estabelecimento de um planejamento global de recursos humanos.

Demanda de providên-cias em prazos de até 60

dias para:Regulamentar a concessão

de aparelhos celulares e de imó-veis funcionais.

Desenvolver uma política de prevenção de incêndio, aciden-tes e pânico nas dependências do Senado.

Regulamentar a contratação de mão de obra terceirizada es-tabelecendo meta para redução em 30% do volume atual.

Regulamentar a prestação de serviços extraordinários

Tratar a inclusão das grati-fi cações de função de confi ança no teto salarial remuneratório estabelecido pela Constituição

nas mesmas condições que nos demais Poderes.

Fim de convênio com Exérci-to para reforma do aeroporto de Vitória

A ruptura de convênio fei-to entre o Exército e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Ae-roportuária (Infraero) para refor-ma do aeroporto de Vitória (ES) motivou a indignação do sena-dor Ricardo Ferraço (PMDB-ES) em Plenário, no dia 18 de maio. O desabafo do senador deveu-se a notícia recente de que o Exér-cito, em novo protocolo de in-tenções com a Infraero, acertou realizar reforma no aeroporto de Guarulhos (SP).

Sem desconsiderar o fato de o aeroporto de Guarulhos ter o de maior movimento de pas-sageiros no país, tanto em voos nacionais como internacionais, o parlamentar reclamou o tra-tamento dado ao aeroporto e à população do Espírito Santo.

- Fico triste e indignado como a maioria dos capixabas. Há cinco anos o aeroporto de Vi-tória está paralisado. Não é a pri-meira, não é a segunda, não será a terceira, nem a última vez que utilizamos a tribuna do Senado para clamar por solução para o aeroporto de Vitória. O mais in-competente órgão da República assinou o mesmo protocolo com o Exército para a retomada das obras do aeroporto de Vitória - protestou.

Ricardo Ferraço lembrou que o compromisso com a re-forma do aeroporto capixaba foi assumido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva duran-te sua gestão. E recordou estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) so-bre a difi culdade de conclusão das obras de reforma nos aero-portos até a Copa de 2014 - 9 dos 13 não fi carão prontos até 2014 -, disse que o aeroporto de Vitória é o que está em piores condições no país.

Ferraço mencionou a Medi-da Provisória 521/10, que fl exi-biliza as normas para licitação de obras de infraestrutura dos eventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos. Ele afi rmou que fez um apelo à presidente Dilma Rousseff para a liberação de recursos que a União deve ao estado, de modo que esse possa atender a com-promissos como o da obra no aeroporto.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS), Wellington Dias (PT--PI) e Marisa Serrano (PSDB--MS) apoiaram o discurso de Ferraço. Marisa Serrano consi-dera que até agora o governo não demonstrou capacidade de cumprir o cronograma das obras necessárias à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, manifes-tando preocupação da oposição sobre o ritmo atual de boa parte delas.

Fonte: Agência Senado

Sucursal Vitória

BRASÍLIA

Page 16: Imprensa livre maio_2011_impressao