16
LINHARES GUARAPARI VITÓRIA ANCHIETA 07 11 14 05 06 06 CRAS de Linhares iniciam cursos gratuitos motivacionais Campeões de votos do PSB Vereador Domingos Maciel recebe denuncia de uso indevido de ambulância em Guarapari Vereador Sérgio Passos reclama do atraso no envio de projetos da Prefeitura para a câmara Presidente da câmara de Anchieta pa- rabeniza os vereadores Marquinho e Edinho Governador e ministro visitam Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior

Imprensa livre outubro_2010_impressao

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Imprensa livre outubro_2010_impressao

LINHARES

GUARAPARI

VITÓRIAANCHIETA

07

11

14 05 06

06

CRAS de Linhares iniciam cursos gratuitos motivacionais

Campeões de votos do PSB

Vereador Domingos Maciel recebe denuncia de uso indevido de ambulância em Guarapari

Vereador Sérgio Passos reclama do atraso no envio de projetos da Prefeitura para a câmara

Presidente da câmara de Anchieta pa-rabeniza os vereadores Marquinho e Edinho

Governador e ministro visitam Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior

Page 2: Imprensa livre outubro_2010_impressao

VITÓRIAEDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVRE

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

Empresa Jornalística, Agência de Notícias,Elaboração de Jornais

CNPJ:07.823.054/0001-04Insc.Municipal 1185-1

Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical CenterMuquiçaba - Guarapari - ES

CEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 [email protected]

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta edição:Deyse de Lima e Silva

Lei Seca x condutores

(27) 3262-7603 (27) 9316-6970

Evento que tem som de qualidadetem sempre essa marca!

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

A Lei Seca, que impõe pe-nalidades para o motorista que consome álcool, Segundo es-pecialistas, aumentou a cons-ciência de que álcool e direção não combinam, o que gerou uma redução no número de mortes por acidentes de trân-sito. No entanto, eles também concordam que a lei perdeu força e não é mais levada a sé-rio como nos seus primeiros meses.

Segundo dados do Mi-nistério da Saúde, houve em dois anos redução em 6,5% no número de mortes depois da implantação da Lei Seca no Estado de São Paulo, o que sig-nifi ca 499 vidas “poupadas” em comparação com o ano an-terior à lei.

a Lei Seca está a um passo da desmoralização, devido a uma série de fatores, entre eles a falta de pressão para o cum-primento da norma e algumas brechas.

Não se trata apenas de am-pliar o número de policiais e bafômetros. É necessário criar alternativas para que as pes-soas não peguem o carro em estado de embriaguez.

Para a Lei Seca ser efetiva-

mente cumprida falta o incen-tivo ao uso de táxis, o aumento na rede de transporte coletivo e a fi scalização da venda de be-bida alcoólica nas estradas.

Fazendo uma comparação entre o primeiro e o segundo ano da norma, houve um cres-cimento de 2087 ocorrências de trânsito, o que se traduziu em mais 362 pessoas feridas de um ano para outro.

Embora a PM ressalte que este aumento não está relacio-nado somente com pessoas alcoolizadas, este número con-fi rma a percepção de que o se-gundo ano da Lei Seca foi bem menos efetivo em termos de fi scalização do que o primeiro.

Para os freqüentadores de bares.A lei é importante, mas ainda falta muito para que ela seja de fato algo que impeça o hábito de se dirigir embriaga-do.

O gerente de um bar con-tou que após a Lei Seca foi contratado um motorista para levar os frequentadores em-briagados para casa. Quando a lei foi criada, o profi ssional fa-zia de 30 a 40 viagens por fi m de semana. Hoje, este número foi reduzido para 10 ou 15

Esportes nas escolas de Vitória promovem cidadania

O Programa Esporte Escolar pretende pro-mover a cidadania de

crianças e adolescentes por meio do acesso permanente de prática esportiva, além de descobrir novos talentos. São desenvolvidas competições reunindo estudantes de Vitó-ria:

Os jogos reúnem estudan-tes de escolas públicas e par-ticulares de Vitória, na faixa etária de 12 a 17 anos, para a disputa de seguintes mo-dalidades esportivas: futsal, basquete, voleibol, hande-bol, xadrez, tênis de mesa e atletismo. As inscrições dos alunos são feitas por cada es-cola que deseja participar das olimpíadas.

O evento busca ainda dar oportunidade aos alunos de acesso permanente à prática esportiva. Pretende também descobrir novos talentos e selecionar escolas e equipes para a edição estadual das

Olimpíadas Escolares, seleti-va para o Brasileiro.

Jogos Estudantis de Vitória (Joevi)

Crianças e adolescentes entre nove e 17 anos, estudan-tes de escolas, integrantes de agremiações comunitárias e participantes de projetos so-ciais de Vitória podem par-ticipar dos Jogos Estudantis de Vitória (Joevi). Realiza-dos anualmente, os jogos são disputados nas modalidades

de futsal, basquete, voleibol, handebol, futebol de areia, tê-nis de mesa, atletismo, xadrez e ciclismo.

Há disputa, no feminino e no masculino, nas seguintes categorias: sub 11 anos, sub 13, sub 15 e sub 17 anos. Os campeões e vice-campeões de cada modalidade, por catego-ria, são premiados com meda-lhas e troféus.

Os jogos buscam promo-ver a cidadania, dar oportu-nidade aos alunos de acesso permanente à prática esporti-va e visam também descobrir novos talentos.

Xadrez Escolar e Tênis de Mesa

Alunos de 7 a 18 anos de escolas públicas de Vitória e participantes de projetos sociais da Prefeitura podem participar de campeonato de xadrez nas escolas. O objeti-vo é difundir e popularizar a prática do tênis de mesa e o xadrez, além de descobrir no-vos talentos.

Fonte:Assessoria PMV

Ponto Vitória: consulta de horários de ônibus pela internet já está disponível

Vitória é uma das primei-ras cidades do país a implementar o serviço

de informação, em tempo real, dos horários em que os ônibus passarão nos pontos de parada. O Ponto Vitória foi lançado No dia 20 de outubro.

O secretário de Transpor-tes, Fábio Damasceno, ressal-tou que a medida ampliará o conforto e a segurança de 3,9 milhões de cidadãos que usam mensalmente o transporte cole-tivo de Vitória.

“O usuário poderá progra-mar melhor seu deslocamento para sair próximo do horário em que o ônibus vai passar,

reduzindo a aglomeração de pessoas nos abrigos e o tempo de exposição nos pontos de pa-rada”, frisou.

Damasceno anunciou a ins-talação de totens em locais de grande circulação de pessoas como prédios públicos, hospi-tais e centros comerciais. A pri-meira tela de exibição do Ponto Vitória está exposta no saguão da Prefeitura Municipal de Vi-tória e mostra o tempo para as próximas linhas que vão passar nos dois sentidos nos pontos localizados em frente ao pré-dio.

Desafi oO vice-prefeito, Tião Bar-

bosa, destacou que o Ponto Vi-

tória é uma demonstração das ações e investimentos do mu-nicípio pela melhoria da mobi-lidade urbana e da qualidade de vida da população. “Temos o desafi o de usar todas as fer-ramentas para que a população use mais o transporte coletivo”, enfatizou.

Representando a Câmara Municipal de Vitória, o verea-dor Sérgio Magalhães afi rmou que o serviço confere mais cre-dibilidade para o sistema de transporte público. “Parabeni-zo a prefeitura e as operadoras que participaram desse proces-so que é o início da solução do problema do transporte públi-co”, sustentou.

Fonte:Assessoria PMV

Page 3: Imprensa livre outubro_2010_impressao

VITÓRIA

Master Centro de Eventos agradece

Agradecemos imensamen-te a sua importante presença no evento de inauguração do Master Centro de Eventos, realizado no dia 07 de outubro, em Guarapari.

Acreditando no potencial de crescimento e desenvolvimento de Guarapari e região, a Cons-trutora Usual investiu neste elegante espaço para eventos sociais e empresariais. Trata-se de um centro multifuncional, com espaços diferenciados que dão suporte a congressos, pales-tras, seminários, feiras, exposi-ções, lançamentos de projetos, produtos e serviços, casamentos, festas de aniversários, formatu-ras, jantares, coquetéis, shows e convenções em geral.

São os espaços:Salão Master (1º andar)• Capacidade: até 1.000

pessoas em pé e até 600 pessoas sentadas;

• Piso em granito e porcela-nato, iluminação direta e difusa

com lustres de cristais;• Ambiente totalmente

climatizado 720.000 btu;• Sala vip climatizada 18.000

btu com visão panorâmica de todo o salão;

• Sala vip aberta com visão panorâmica de todo o salão;

• Banheiros masculinos e femininos com boxes preferen-ciais para cadeirantes;

• Estrutura fi xa para open bar;

• Estrutura completa de cozinha industrial, com 03 am-bientes distintos:

• Cozinha quente: bancada de granito com pias, balcão ilha de granito com energia e prate-leiras, armários e gavetas, fogão 08 bocas com forno, fritadeira elétrica, fornos a gás, geladeiras, sistema de exaustão;

• Copa: bancada de granito com pia e tanque, armário para pertences dos profi ssionais em serviço;

• Cozinha fria: balcões ilhas de granito, câmaras de refrige-ração, freezer, caixa reservatório refrigerada para água (capacida-

de 158 litros). Salão Auditório (2º andar)• Área: 350 m², mais varan-

das laterais;• Piso em granito e porcela-

nato;• Ambiente totalmente

climatizado 216.000 btu;• Cadeiras com assento e

encosto estofados ;• Banheiros masculinos e

femininos.

Hall para feiras (2º andar)• Área: 06 boxes de 40m²

cada para subdivisões em stan-ds, mais varandas laterais;

• Capacidade: nº de pessoas compatível com a quantidade de stands;

• Piso em granito e porcela-nato;

• Ambiente com ventilação natural.

Salas (2º andar –

06 unidades)• Área: 40m² com varanda

lateral;• Capacidade: até 25 pes-

soas; • Piso cerâmica;• Ambiente climatizado:

12.000 btu;• Banheiro e mini copa com

pia e bancada em granito;• Cadeiras com assento e

encosto estofados e prancheta de acrílico.

Sala de reunião (2º andar)

• Área: 40m² com varanda lateral;

• Capacidade: até 12 pes-soas;

• Piso cerâmica;• Ambiente climatizado:

12.000 btu;• Banheiro e mini copa com

pia e bancada em granito;• Cadeiras com assento e

encosto estofados;• Mesa ovalada em granito:

3,5m². A estrutura também conta

com:• Aparelhos de data-show,

telas de projeção;• Sonorização com som

ambiente;• Mesas com 08 e 04 lugares,

com cadeiras estofadas, mesas bistrô.

As salas possuem infraestru-tura de rede com internet e ra-mal telefônico, também sistema de segurança com câmeras com alta defi nição e infravermelho.

Todos estes espaços estão disponíveis para locação.

Informações: Claudine Silveira – Gerente Geral

(27) 3262-8568 / 9996-3785contato@mastercentrodee-

ventos.com.br Agradecimentos aos apoios

do Villaggio Eventos, Rocio Fo-tografi as, Ivo Furtado , Larry Pio Bem Casados e Inarley Carletti.

Atenciosamente,

Cristiane Fabiola Soretz KieferDiretoraKasal - Eventos Corporativos(55-27) [email protected]

Vitória é escolhida para participar de Campanha Nacional de Acessibilidade

As ações voltadas para a acessibilidade em Vitó-ria despertaram o inte-

resse do Conselho Nacional da Pessoa com Defi ciência (Cona-de). A organização quer fazer um vídeo para veiculação na-cional com ações da Prefei-tura como a Calçada Cidadã, o Porta a Porta e o Centro de Referência da Pessoa com De-fi ciência, dentre outras.

No dia 21 de outubro , a presidente da entidade, Deni-se Granja, a coordenadora ge-ral do Conade, Márcia Mendel Mello, e a coordenadora da Agência de Comunicação da

Faculdade Católica do Ceará, Stella Cavalcante, estiveram na capital, conhecendo de per-to os programas.

“Estamos surpresas com as ações em vários segmentos dentro da administração mu-nicipal. A cidade tem muito potencial, que pode ser explo-rado na mídia nacional como exemplo a ser seguido”, disse Denise.

A equipe conheceu ainda programas da área de Educa-ção, como a Educação Espe-cial e a confecção de material em braile; a acessibilidade do portal da Prefeitura na inter-net, a formação de servidores na Linguagem Brasileira de

Sinais (Libras), a demar-cação de vagas especiais e outros programas da área de saúde.

Segundo a presiden-te do Conade, o fato de o prefeito João Coser ser o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos também é importante para a campanha, no sentido de sensibilizar outras cidades a se tor-narem acessíveis.

A equipe do Conade se reuniu com a subse-cretária de Gestão Ur-bana, Clemir Pela Me-neghel, reprsentando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Ci-dade, e com a secretária de Comunicação, Ruth

Reis, e as subsecretárias de Comunicação, Thereza Mari-nho, e de Marketing, Georgea Barroco.

No encontro, foram apre-sentados os comerciais das campanhas nacionais de aces-sibilidade feitas pelo Conade. O Conade já visitou neste ano Parintins, no Amazonas, e For-taleza, no Ceará.

A previsão é de que as gra-vações das ações da cidade para acampanha de acessibi-lidade sobre Vitória sejam fei-tas ao longo deste ano. Denise Granja ressaltou que a cam-panha também envolverá as cidades-sede da Copa de 2014.

Fonte: Assessoria PMV

Foto: Samira Gasparini

Ações como o Centro de Referência da Pessoa com Defi ciência, a Calçada Cidadã e o Porta a Porta vão integrar o vídeo do Conade

Centro de Artesanato Capixaba funciona em mercado antigo em Vitória

Vitória tem um Centro de Referência do Artesanato Ca-pixaba, que funciona no Mer-cado São Sebastião, em Jucu-tuquara. Depois de passar por obras de revitalização, o espa-ço histórico abriga exposições de artesãos, comercialização de produtos e uma lanchone-te. Ao todo são 14 boxes com artesanatos que vão desde es-peciarias, condimentos, lico-res e alimentos artesanais, até guias, mapas e lembranças te-matizadas sobre Vitória e o Es-pírito Santo. O local é coberto pelo sinal de internet livre do Vitória Digital.

O projeto, administrado pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda (Setger), objetiva inserir o artesanato do Espírito Santo na pauta econômica do Estado, além de fomentar o aumento da renda familiar e integrar atividades artesanais e turísticas.

A revitalização do espaço, que fi cou abandonado du-

rante 20 anos, veio em resposta à demanda do Orçamento Participativo de 2006. Coube à Setger elaborar o projeto de criação do Centro de Re-ferência do Artesanato Capixaba.

Arquitetura neoco-lonial

Criado em 1949, o Mercado São Sebastião funcionou como um antigo ponto de encontro de moradores do bairro Jucu-tuquara. A construção apre-senta uma arquitetura neoco-lonial, que remete aos padrões das grandes cidades da época, como Rio de Janeiro e São Pau-lo.

Destacou-se por ser o pri-meiro mercado construído fora do centro da cidade de Vitória, frequentado por mo-radores da região até a década de 80, quando ocorreu o encer-ramento de suas atividades. Depois de fechado, o espaço foi tombado como patrimônio histórico pela Prefeitura Mu-nicipal de Vitória.

Onde funciona o Mercado São Sebastião

Endereço: Avenida Pauli-no Muller, em Jucutuquara.

Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas.

Fonte:Assessoria PMV

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 4: Imprensa livre outubro_2010_impressao

VITÓRIA

Sucursal Vitória

Super-hormônio prolonga vida de pessoas com câncer de próstata em estado avançado

Pessoas com câncer de próstata em estado avançado tratadas com

um novo medicamento cha-mado acetato de abiraterona (conhecido como “super--hormônio”) vivem mais. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa sobre o uso do remédio apresentada no congresso da Sociedade Eu-ropéia de Oncologia Clínica, no mês e outubro em Milão, Itália. Para especialistas da área, trata-se de um dos mais importantes estudos na área de oncologia realizados nos últimos anos.

Segundo a oncologista Kítia Perciano, que partici-pou do congresso, entre os resultados apresentados está a diminuição do PSA (antí-geno prostático específi co) em quase 40% dos homens tratados com a nova droga

– produzido principalmente pela próstata, o PSA pode ser encontrado no sangue em níveis elevados em casos de câncer de próstata. O contro-le da doença por uma média de dez meses e o aumento da sobrevida de 11 para 15 me-ses foram outros avanços ob-tidos com a medicação.

A médica destacou que “esses resultados estão entre os mais extraordinários vis-tos nos últimos 18 anos na oncologia”. Kítia Perciano acrescenta que a expectativa é de que o acetato de abira-terona seja aprovado mais rápido no exterior e no Brasil do que outros medicamentos oncológicos.

Participaram do estudo 1.195 homens de 13 países, nos quais haviam sido apli-cadas hormonioterapia e qui-mioterapia. A médica capi-xaba ressaltou que não havia mais nenhuma perspectiva

de tratamento para aqueles pacientes. Eles foram divi-didos em dois grupos – um usou o abiraterona e outro, o placebo (uma espécie de remédio sem efeito). Kítia Perciano que, em virtude do efeito alcançando, a pesquisa teve de ser interrompida pre-cocemente, para que o grupo que estava recebendo o pla-cebo recebesse a medicação.

Ainda de acordo com Kí-tia Perciano, o abiraterona, droga hormonal, de uso oral, foi apresentado à comunida-de médica em 2008. “Os estu-dos preliminares foram en-corajadores, e a medicação, que age inibindo seletiva-mente a síntese androgênica (de testosterona), de maneira quatro vezes mais potente do que os hormônios usados hoje, fi cou batizada de super--hormônio”.

Fonte: Assessoria Vera Caser Comunicação

Mutirão do Núcleo dos Endividados da Defensoria Pública será estendido até 30 de novembro

Dívidas, juros, prazos ven-cidos, inadimplência e compromissos não hon-

rados com bancos, fi nanceiras e comércio. Esse é um problema de milhares de brasileiros e pa-rece não ter fi m para quem se encontra nessa situação. Para orientar os capixabas sobre a melhor forma para negociar seus débitos, a Defensoria Pú-blica do Estado criou o Mutirão do Núcleo dos Endividados, que começou no dia 04 de setembro e se estende até o dia 30 de no-vembro na sede da Defensoria, na Cidade Alta, em Vitória.

O atendimento seria realiza-do, a princípio, até 05 de novem-bro, mas a grande procura já no primeiro dia do mutirão levou o órgão a estender o prazo por mais um mês.

O cidadão que procurar o Núcleo dos Endividados deve levar documentos pessoais (identidade e CPF), contratos dos serviços e carta de cobrança do estabelecimento. Os atendi-mentos são setorizados e ocorre-rão nas segundas, quartas e sex-tas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Às terças e quin-tas são realizadas as audiências conciliatórias. Serão negociadas dívidas com cartões, emprésti-mos, taxas de refi nanciamento, juros abusivos e cobranças inde-vidas, entre outras.

O atendimento é oferecido para o cidadão que tenha renda de até três salários mínimos ou para quem recebe mais que este valor, mas comprove ter a renda comprometida, o que o impedi-ria de arcar com custos advoca-tícios.

A cada semana serão prio-

rizados os problemas relacio-nados a um tipo de instituição fi nanceira na seguinte ordem: fi -nanceiras, bancos, lojas, fraudes e outras pendências.

A defensora geral do Estado, Elizabeth Haddad, disse que o objetivo do mutirão é restabe-lecer a condição de cidadão dos endividados pela busca e obten-ção do retorno de sua condição de credor. “Também estamos promovendo uma conciliação por meio das orientações jurídi-cas e da oportunidade de nego-ciar as dívidas diretamente entre fornecedor e credor. Nesse pro-cesso, o credor deixa de ser vul-nerável diante de algumas práti-cas legais, mas muitas vezes com condicionantes desfavoráveis. A procura foi tão grande que já es-tendemos os agendamentos até o dia 30 de novembro”, afi rmou.

Fonte:Assessoria

INFORMAJUNIORInformática

MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES | RECARGA EM CARTUCHOS | COMPRA DE COMPUTADORES USADOS | VENDAS DE ACESSÓRIOS SEMI-NOVOS

(27) 3262-1288Muquiçaba (ao lado da São Geraldo)

Sucursal Vitória

Suppin e município de Piúma assinam convênio para reestruturação e dinamização do polo empresarial

A Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin) e o

município de Piúma assinam no dia 20 de outubro convê-nio de cooperação técnica e administrativa para elabora-ção de estudos e projetos, e implementação de ações em parceria para reestruturação (complementação das obras de infraestrutura) e dinami-zação do polo empresarial local.

O documento foi assina-do , na sede da prefeitura, no Centro. Antes disso uma equipe da Suppin, formada pelo diretor-geral, William Galvão Lopes, e pelo gerente Técnico Operacional de Em-preendimentos, André Luiz Dan Ramos, fez uma visita técnica ao empreendimento, localizado na rodo-via ES 375, quilô-metro 1.

O empreendi-mento tem uma área total de 145.200 metros quadrados, foi aprovado em 2001. Possui qua-renta lotes (13 já comercializados) e 11 empresas insta-ladas e operando.

Após revitalizado, um con-junto de lotes estará à dispo-sição da classe empresarial para instalação de empresas de pequeno e médio porte.

Informações sobre venda de lotes podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636 67 63, ou através do e-mail [email protected].

O Polo Empresarial de Piúma oferece um ambien-te favorável à instalação de empresas de segmentos tra-dicionais, de porte médio, empresas fornecedoras de in-sumos, matérias-primas, bem como de serviços correlatos e de apoio, objetivando migrar empresas e serviços de áreas residenciais e de locais im-próprios, constituindo-se em um ambiente de dinamismo e de atração de novos inves-timentos.

Fonte:Assessoria Suppin

PIÚMA

Redação Guarapari

Page 5: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Espírito Santo tem 100% de adesão ao Censo SUAS 2010

O Governo do Estado vem fortalecendo a parceria com os municípios, com

a construção, reforma e equipa-mentos de CRAS

O Espírito Santo teve 100% de adesão dos municípios ao Censo do Sistema Único de As-sistência Social (SUAS) 2010. No total, 115 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 46 Centros de Referência Espe-cializados de Assistência Social, 78 gestões municipais e 78 con-selhos municipais preencheram os formulários do Censo SUAS 2010

O preenchimento do Censo favorece o Estado e o governo federal na obtenção de dados que possibilitam traçar indica-dores de avaliação do SUAS, bem como a proposição de ações e co-fi nanciamento com base nas demandas apresentadas.

Pela primeira vez os Conse-lhos e a gestão das secretarias municipais de Assistência Social também participarão do Censo. Neste ano, o Censo foi composto por quatro questionários espe-cífi cos: Questionário da Gestão; Questionário dos Conselhos; Questionário dos Centros de

Referência da Assistência Social (CRAS) e Questionário dos Cen-tros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A ação possibilitará que as instâncias envolvidas com o tra-balho dos CRAS, CREAS, Con-selhos e gestões das secretarias tenham um retrato da realidade, possibilitando o planejamento das ações para o seu aprimora-mento, qualifi cação de estrutura, dos serviços e no atendimento às famílias. A pesquisa também fa-cilitará o planejamento e o acom-panhamento pelo Ministério e Estados do co-fi nanciamento da União para os serviços da Prote-ção Social Básica e Especial do SUAS.

O Governo do Estado tem a responsabilidade de opera-cionalizar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e implementar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Por meio da Setades, o Governo vem fortalecendo a parceria com os municípios, com a constru-ção, reforma e equipamentos de CRAS, bem como fi nanciando a manutenção dos serviços oferta-dos nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual.

Fonte:Assessoria de Comu-nicação/Setades

GOVERNO DO ESTADO

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sesa compra mais 520 exames especializados para usuários do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou no dia 06 de outubro, mais

um contrato para aquisição de exames especializados, que serão disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma instituição particular.

O contrato, no valor de R$ 314 mil, foi assinado com o Hos-pital Santa Mônica, em Vila Ve-lha. Ele garantirá a realização de 520 exames, sendo 500 de angio-grafi a por ressonância magnética e 20 com sedação, no período de 12 meses.

A angiografi a por ressonân-cia magnética é um estudo utili-

zado na detecção e diagnóstico de doenças vasculares, poden-do identifi car problemas como aneurisma, obstrução ou estrei-tamento de artérias que forne-cem sangue ao cérebro, dentre outros.

Para ter acesso aos exames, o usuário deve antes ser consulta-do por especialista em unidade básica de saúde de seu muni-cípio. O profi ssional avalia a necessidade ou não do procedi-mento e entrega o encaminha-mento/ solicitação ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade, por meio da Agência Municipal de Agenda-mento (Amas).

A Agência, por sua vez, faz

o encaminhamento à Central de Regu-lação de Exames Especializados da Sesa, localizada no Centro Regional de Especialidades (CRE Metropolitano), em Cariacica, onde será feita avaliação por médicos. Aprovada, a solicitação é envia-da para o prestador, que realiza a mar-cação e convocação dos pacientes para a realização do exame

Assessoria de Comunicação da Sesa

Governador e ministro visitam Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior

O governador Paulo Har-tung esteve, no dia 05 de outubro, no Pavilhão

de Carapina, na Serra, durante a abertura da sétima edição da Expoportos - Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior. Acompanhado do ministro da Secretaria de Portos, Pedro Bri-to, Hartung visitou os estandes do evento, considerado um dos três mais importantes do País no segmento portuário.

Na edição deste ano, a Expo-portos traz algumas novidades, como o Seminário Transporte.log, ministrado pela Fetranspor-tes, e o Fórum de Internacionali-zação, realizado pelo Sebrae-ES. Este evento apresentou cases de sucesso para incentivar micro e pequenos empresários capixa-bas a ingressarem no mercado internacional. Aconteceu tam-bém Encontro de Negócios, pa-lestra motivacional e show com o cantor Sérgio Reis.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcio Félix, o secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Braga-to, e o subsecretário de Logística e Transportes, Valdir Uliana, também estiveram na Feira, onde a Secretaria dos Trans-portes e Obras Públicas (Setop) expôs o Plano Estratégico de Lo-gística e Transportes do Espírito Santo (Peltes), que é um profun-do estudo sobre as vocações lo-gísticas do transporte no Espírito Santo, desenvolvido pela Setop e pelo movimento empresarial Espírito Santo Em Ação.

Neivaldo Bragato falou sobre os benefícios do Peltes, que traz indicadores para o desenvolvi-mento do Estado nos próximos 20 anos, pesquisando toda a ca-deia logística para conhecimento da matriz de cargas e defi nição

de diretrizes. “Contando com a orientação do Peltes, o Espírito Santo será capaz de receber de maneira sustentável os novos projetos que se anunciam, mi-nimizando impactos e possibi-litando maior atratividade aos investimentos e mais qualidade de vida à população”, salientou.

O ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, enfatizou o bom momento que vive o setor portuário brasileiro. “O setor portuário tem experimentado um crescimento que acompanha o crescimento do comércio exte-rior. Ele depende de toda uma cadeia de logística, estradas, fer-rovias, mas os portos são funda-mentais. A economia depende desta logística para crescer. Este é o caminho do sucesso de nossa economia. O investimento em logística será a medida necessá-ria para este crescimento”, disse.

Sobre o Porto de Vitória, Brito anunciou que o início da dragagem deve começar até o fi nal deste mês. “Temos um im-portante projeto aprovado, com todas as licenças concedidas, para iniciar a dragagem do Por-to de Vitória, que passará a ter 14 metros de profundidade. Todas as informações solicitadas pelo Tribunal de Contas da União já foram enviadas e esperamos que até o fi nal deste mês, os traba-lhos sejam iniciados”, informou.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, a logística capixaba concentra muitos desafi os, mas também muitas oportunidades. “Temos mais de 400 quilômetros de li-toral e muitos projetos, além de uma economia que cresce quase duas vezes mais do que a média nacional, o que nos coloca numa posição privilegiada para solu-cionar os desafi os e fortalecer ainda mais o desenvolvimento capixaba”, ressaltou.

O subsecretário Valdir Ulia-na, que participou do Seminário Transporte.log, elogiou o even-to e falou sobre a importância do plano de Logística. “É muito importante a nossa participação na Expoportos para que possa-mos expor nossos estudos no segmento. Existem demandas de curto prazo que precisam ser resolvidas. Um exemplo disto é a necessidade de implantação de um novo porto público. No Peltes, que aqui expomos, não se encontram receitas prontas, elencos de obras. Encontram-se diretrizes que podem nortear o planejamento futuro.”, disse Uliana.

O presidente da Fetranspor-tes, Luiz Wagner Chieppe, falou sobre a importância do evento. “Tenho repetido de maneira in-cansável, nos últimos tempos, que a Expoportos já se consoli-dou como uma grande vitrine da infraestrutura logística, de transporte e comércio interna-cional aqui em nosso Estado. Nesse sentido, é importante se-guirmos adiante, caminhando para discussões mais regionais, atraindo para a feira os estados da Região Centro-Oeste, bem como Minas Gerais e Bahia. Não podemos perder o time porque a Expoportos se fi rma, ano após ano, como local ideal para a tro-ca de informações, o desenvolvi-mento de negócios e as soluções em conjunto.”

A Feira fi cou aberta ao públi-co e aconteceu em uma área de oito mil metros quadrados com 60 expositores. Entre eles empre-sas como Vale, Samarco, Log-in, Transpetro, Marca Ambiental e Interport. Cinco mil visitantes devem passar pela Expoportos, segundo estimativa da organi-zação.

Fonte: Assessoria de Impren-sa

Sucursal Vitória

Page 6: Imprensa livre outubro_2010_impressao

PSB agradece pelos votos recebidos em Guarapari

A Executiva Municipal do PSB de Guarapari comemo-rou o excelente resultado que o partido obteve nas eleições 2010 na Cidade Saúde.

O presidente da agremiação política Ricardo Conde avaliou de maneira positiva a votação obtida pelo Governador Eleito Renato Casagrande, do De-putado Estadual re-eleito por Guarapari Rodrigo Chamoun e também a sua própria votação como Deputado Federal.

“Quando assumi o PSB de

Guarapari recebi a tarefa de fortalecer ainda mais o partido em nosso município. A votação que recebemos em Guarapari por si só fortalece o partido, mas serão as eleições muni-cipais que vão demonstrar a força do PSB em Guarapari.” Afi rmou Conde.

“Neste momento estamos empenhados em apoiar o nos-so Governador e também o Deputado Chamoun para que Guarapari amplie ainda mais o apoio que vem recebendo do Governo Estadual”. Concluiu o presidente municipal

Animação e dança marcam a comemoração do Dia do Idoso na Barra do Jucu em Vila Velha

Forró animado e pista de dança lotada marcaram as comemorações do

Dia do Idoso, oferecidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Barra do Jucu, no mês de outubro.

Na Casa da Cultura da Bar-ra, palco do evento, mais de 100 idosos entre membros da comunidade, usuários do Pro-grama Saúde do Idoso da USF Barra do Jucu e convidados curtiam um animado forró, en-quanto se deliciavam com qui-tutes, tortas e, principalmente, frutas.

Antes das apresentações começarem, os organizadores fi zeram o discurso de abertura. Na ocasião estiveram presentes a equipe do Programa do Idoso da unidade de saúde, a coorde-nadora do Programa Kássia Freitas e o proprietário da Rá-dio Barra FM, que patrocinou o evento.

“Esta festa, que ocorre há quatro anos, é um momento em que não apenas promove-mos a saúde, o bem-estar so-cial e a qualidade de vida dos usuários idosos assistidos pela equipe do Programa Saúde do Idoso. Mas, principalmente, é para comemorarmos com vo-cês o seu dia e estreitarmos os

nossos laços”, disse Raphael Nunes, gerente da Unidade de Saúde.

Já a coordenadora do Pro-grama do Idoso, Kássia Frei-tas enfatizou a importância do Estatuto do Idoso. “Hoje lembramos os avanços que os senhores aqui presentes con-quistaram, principalmente, em 2003, com a sanção do Estatuto do Idoso. Nós, profi ssionais de saúde pública, temos que estar vigilantes com o cumprimento do Estatuto e principalmente com a promoção da saúde de vocês”, disse.

Em seguida, os homenage-ados foram prestigiados por uma bela apresentação de sa-xofone e com teatro educativo oferecidos pela equipe de es-tagiários da US Barra do Jucu, formado por estudantes do 3º período de Medicina da UVV.

“É fundamental para o idoso conhecer o processo do envelhecimento e precisamos ensiná-los de forma dinâmi-ca e clara. Já para nós, futuros médicos, é de extrema impor-tância esse momento. Nós da equipe de estagiários de Medi-cina estamos aqui para cuidar da saúde de cada senhor que passa pela US e aprendemos muito estando no meio deles”, disse Karoliny Forechi, aluna e estagiária de Medicina que

participou da peça.A animação e a satisfação

estavam estampadas no rosto de cada idoso ali presente. O mais empolgado era o senhor Benildon Vieira dos Anjos, de 73 anos, que dançava alegre-mente com todas as senhoras que se dispunham a dançar, sempre respeitando a esposa, que também estava presente.

“A festa dos idosos todo ano é formidável, faz a gente ter vida. Essa música alegre motiva a gente. Eu conheci a dança aos 12 anos, em um carnaval em Guarapari, desde então não parei. Pratico qua-tro vezes na semana. E só vou parar quando o som também parar” disse.

Na plateia estava uma pre-sença ilustre para a Barra do Jucu. Sentada em um cantinho com outras senhoras estava a Rainha do Congo da Barra, dona Darcy Vieira dos Santos, de 93 anos.

“É a primeira vez que ve-nho e percebo que a nossa fes-ta aqui na Barra é muito boa, muito animada. Que Deus dê ainda muita saúde, paz e feli-cidade a todos que estão aqui presentes”, falou, enquanto observava atentamente cada movimento da festa para não perder nenhum minuto.

Fonte:Assessoria PMVV

Prefeito e secretários conferem a situação das obras em Alvorada Vila Velha

O prefeito Neucimar Fraga foi conferir de perto o andamento das obras de

revitalização do bairro Alvora-da, na Região 4 da cidade, no dia 22 de outubro. Foram visitadas as vias que estão recebendo ser-viços de drenagem e pavimen-tação. O prefeito quer entregar as obras concluídas à população até o fi m do ano.

A caminhada pelo bairro ganhou o reforço dos secretá-rios de Governo e Articulação Institucional, Manoel Lopes; de Infraestrutura, Projetos e Obras Especiais, Zacarias Carrareto; de Comunicação, Mirela Ada-ms; de Administração, Evilásio de Ângelo; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Francisco Milfont, do Procurador Geral, Wellington Borghi; do Controla-dor Geral; Aglimar Veloso, além de subsecretários e demais auto-ridades. A visita também contou com a participação do ex-vice--prefeito e ex-vereador da cida-de, Ângelo Pavesi.

Logo no início da visita, na

Rua Itororó, o prefeito foi cum-primentado por moradores que se mostraram satisfeitos com o trabalho realizado na região. A dona de casa Delsuita Ferreira, moradora de Alvorada há 15 anos, disse que a situação, antes dos serviços, não era nada boa. “Fiz questão de vir parabenizar pessoalmente o prefeito. A ad-ministração está de parabéns. Nosso bairro está melhorando muito”, comemorou.

Já Patrícia Breda, também dona de casa e moradora do bairro há 20 anos, afi rma que, quando chovia, a água entrava em sua casa, danifi cando móveis e eletrodomésticos. “Já percebo a melhora, pois a última chuva forte nem encheu a rua”, apon-tou. O mecânico José Nogueira, que reside em Alvorada há 18 anos, realizava reparos na cal-çada em frente à sua residência quando foi cumprimentar o pre-feito. “Ele está fazendo muitas melhorias aqui para nós. Está fi -cando muito bom”, acrescentou.

Moradora da Rua Jacupem-ba, Alda Gujawski Machado, também saiu de casa para pa-

rabenizar o prefeito e os secre-tários. “Moro aqui há 40 anos. Nunca vi nenhum político se importar com a nossa região como o senhor tem feito. Mui-to obrigada, em nome de todos nós”, agradeceu. O comercian-te Hércules Serrano também comemorava a drenagem e o calçamento da Travessa Estrela Dalva – que antes enchia muito e, agora, com o efeito das obras, tem dado vazão mais rápido às águas da chuva.

O prefeito Neucimar Fraga adiantou, enquanto caminhava por Alvorada, que em janeiro do ano que vem será iniciado o recapeamento asfáltico da Rua Capricórnio, que liga a Rua Ana Siqueira, em Alecrim, à Rua Er-nesto Canal, que dá acesso a São Torquato. “Ao todo serão 120 ruas, em toda a Grande Cobilân-dia, que receberão intervenções importantes para minimizar o problema de alagamentos, dan-do melhores condições de vida aos moradores e promovendo o desenvolvimento da região”, fi nalizou o prefeito.

Fonte: Assessoria PMVV

Programa de Educação Ambiental Forma Projeto Ecoar em João Neiva

Mais uma vez o grupo se reuniu para discutirem sobre o projeto que visa

a sensibilização na busca de so-luções mais ágeis e concretas que melhorem a qualidade e desenvolvimento sustentável da população no que se refere ao meio ambiente. Preocupados com essa situação as prefeituras embarcaram nesse projeto de corpo e alma juntamente com os orgãos do IEMA, GEA E SE-AMA, que é de suma importân-cia para a integração da gestão pública estadual, Municipal e comunidade escolar, pautando assim a incentivação da trans-versalidade e interdisciplinari-dade nas escolas.

MUNICÍPIOS ENVOLVI-DOS - 2008/2009

25 MUNICÍPIOS DIVIDI-DOS EM 05 ECOÁREAS

Ecoárea Guanandy: Piúma (sede), Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kenne-dy

Ecoárea Complexo Centro Norte Serrano: Santa Teresa (sede), Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Itaguaçu

Ecoárea Córrego do Veado:

Pinheiros (sede), Pedro Caná-rio, Montanha, Ponto Belo e Boa Esperança

Ecoárea Pedra do Elefante: Nova Venécia (sede), Vila Pa-vão, Águia Branca, São Gabriel da Palha e Governador Linden-berg

Ecoárea Saíra Apunhala-da: Afonso Cláudio (sede), Itarana,Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Brejetuba

27 MUNICÍPIOS DIVIDI-DOS EM 05 ECOÁREAS 2010

Ecoárea Cricaré-Cotaxé: Barra de São Francisco (Sede), Mucurici, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis.

Ecoárea Jequitibá Rosa: João Neiva (Sede), Aracruz, Colati-na, Ibiraçu e Fundão.

Ecoárea Floresta de Sooreta-ma: Conceição da Barra (Sede), Jaguaré, São Mateus, Sooretama e Rio Bananal.

Ecoárea Pontões Capixabas: Pancas (Sede), Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Marilândia, Vila Valério e São Domingos do Norte.

Ecoárea Pedra Azul: Mare-chal Floriano (Sede), Domingos Martins, Alfredo Chaves, Ven-da Nova do Imigrante e Viana.

Fonte:Assessoria da Prefei-tura

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

VILA VELHAJOÃO NEIVA

Page 7: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Governador Renato Casagrande um campeão de votos do PSB

O conhecido senador so-cialista e governador eleito ao governo do Es-

tado Renato Casagrande traz no nome uma marca do brasileiro comum: também se chama José. Nasceu em Povoação, interior do município de Castelo, na re-gião do Sul capixaba, no dia 3 de dezembro de 1960.

Filho de agricultor e comer-ciante, conviveu com o pai, a mãe e os irmãos em Povoação até 1970, indo para a cidade de Castelo com dez anos para dar início ao antigo ginasial. Ainda criança, ajudava os pais na ren-da familiar com o trabalho no Mercado Espírito Santo.

Do sul do Espírito Santo, em 1979, seguiu para Viçosa, em Minas Gerais, para se graduar em engenharia pela Universi-dade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolveu atividades remu-

neradas na instituição para fi -nanciar as despesas com os es-tudos e dedicou parte do tempo à frente do Centro Acadêmico do curso, que o levou a integrar o PCdoB durante a clandestina-dade do período da ditadura militar.

Quatro anos depois, em 1983, José Renato retornou ao município de origem e parti-cipou de um grupo de jovens militantes dispostos a renovar a política de Castelo. No ano seguinte, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Rural da cidade e permaneceu no cargo nos quatro anos da administra-ção. No primeiros anos da aber-tura democrática no Brasil, Ca-sagrande fi liou-se ao PSB, sigla onde milita desde 1987.

Paralelamente à vida polí-tica-institucional, o socialista colaborou na fundação da As-sociação Castelense de Prote-ção Ambiental (Acapa) e pre-

sidiu a Associação Acadêmica Castelense (AAC). Também contribuiu com o movimento comunitário ao organizar a pri-meira associação de moradores de Castelo, no bairro Castelo I.

No início da década de 1990 conclui a segunda graduação. Desta vez, como estudante de direito na Faculdade de Direi-to de Cachoeiro de Itapemirim. Mas antes de se tornar bacha-rel, Casagrande se casou com a dentista Maria Virgínia. Do casamento, o casal gerou dois fi lhos, Vitor, de 19 anos, e Milla, de 15 anos.

Na trajetória eleitoral amar-gou duas derrotas ao disputar a prefeitura do município na-tal, em 1988 e 1992, nas duas oportunidades como candidato a vice-prefeito. Os resultados adversos nos pleitos de Castelo não se repetiram nas eleições estaduais. Foi o primeiro depu-tado estadual eleito pelo PSB no Espírito Santo em 1990 e desem-penhou a função de vice-gover-nador de 1994 a 1998, durante o governo Vitor Buaiz.

Na eleição seguinte, assu-miu a dianteira na chapa ma-joritária para suceder o petista Vitor Buaiz, mas foi derrotado pelo tucano José Ignácio Ferrei-ra. Esta foi sua última derrota. Adiante, seguiu para Brasília, quando foi eleito para o manda-to de deputado federal em 2002 e, em seguida, em 2006, passou a ocupar uma das três vagas capixabas no Senado Federal e agora foi eleito com uma vota-ção expressiva para o cargo de governador do Espírito Santo.

Ricardo Conde é 2º do mundo no Windsurf

O velejador Guarapariense Ricardo Conde conquis-tou em outubro o vice-

-campeonato mundial de Formu-la Windsurf na categoria Gran Master (acima de 45 anos) em competição realizada na lagoa de Araruama no Rio de Janeiro.

Ricardo foi ao evento com poucas perspectivas de obter um bom resultado pois estava a qua-se quatro meses sem treinar.

“Eu estava concentrado nas eleições como candidato a Depu-tado Federal e por isso mesmo não tinha como treinar. Fui para o campeonato pois tinha que de-fender o título que conquistei na Espanha em 2009. Não espera-va ir tão bem, mas tive que usar muito da experiência que tenho no esporte para poder superar as defi ciências no condicionamento físico.”

Ricardo Conde é velejador desde 1979, já foi campeão esta-dual várias vezes, campeão brasi-

leiro em 2007, bi-campeão mun-dial em 2008 e 2009 e Campeão Sul americano em 2010.

“Já conquistei praticamente todos os títulos no meu espor-te. Mas não pretendo parar de praticá-lo tão cedo. Falta ainda ser Campeão Europeu, Campeão Asiático e Norte Americano e isto é uma grande motivação para mim.”

O esporte sempre fez par-te da vida deste guarapariense. Com oito anos de idade Ricardo Conde foi campeão estadual de judô. Aos 12 já integrava a sele-ção brasileira de mini basquete. Foi campeão escolar de basquete jogando pelo Sacre Couer, Cam-peão Estadual de Mini Basquete e na categoria infantil jogando pelo Saldanha da Gama, onde é sócio benemérito, título obtido quando integrou a Seleção Capixaba de Basquetebol infantil vice campeã brasileira.

Agora Conde volta aos trei-namentos para poder enfrentar a temporada 2011 de vela.

ELEIÇÕES 2010

Redação Guarapari

Rodrigo Chamoun fi ca entre os deputados mais votados do Estado e de Guarapari

Depois de muito trabalho e empenho na campanha iniciada em 6 de julho, fi-

nalmente o tão esperado dia 3 de outubro chegou. O deputado Es-tadual, Rodrigo Chamoun, pela segunda vez consecutiva, recebeu o maior número de votos para a Assembleia na história de Guara-pari. Ele também foi o 2º colocado na sua coligação e o 8º mais vota-

do no estado, totalizando 27.104 votos. Atualmente, ele é o único representante da cidade na Casa de Leis.

Rodrigo, hoje, é vice-presi-dente da Assembleia Legislativa, presidente da Frente Parlamentar Antidrogas e da Comissão Es-pecial de Reforma do ICMS. Ele coordenou o maior programa de obras da história de Guarapari e revitalizou o turismo na cidade. As praias Bacutia, Peracanga e Guaibura receberam novos aces-sos, calçadão, obras de drenagem e paisagismo, além de recuperar a vegetação nativa. As praias do centro de Guarapari, Areia Preta, Praias do Meio, das Castanheiras e das Virtudes também foram revitalizadas, ganharam novos quiosques, calçadas, paisagismo, banheiro público, estacionamen-

tos ordenados e áreas de contem-plação. Ele trabalhou em favor de um Espírito Santo melhor.

Chamoun criou a Secretaria Estadual de Saneamento, Habita-ção e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Coordenou projetos de investimento em infraestrutura e segurança e programas como “ES sem Lixão” e “Águas Limpas”. O “ES sem lixão visa à construção de quatro aterros sanitários e estações de transbordo para tratar e desti-nar adequadamente 100% do lixo capixaba. Já o Programa “Águas Limpas”j tem o objetivo de levar rede de esgoto para a Região Me-tropolitana de Vitória e está orça-do em R$ 1,5 bilhão. Ele também foi diretor administrativo e finan-ceiro da Companhia Docas do Es-pírito Santo (Porto de Vitória).

Os municípios que apresen-

taram o maior número de votos destinados a Rodrigo foram Gua-rapari com 16.933, cidade ao qual Rodrigo dedica os motivos por ter entrado na política. Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, Muniz Freire e Venda Nova tiveram res-pectivamente 1.339 votos, 1.277 votos, 1.073 e 1.005 votos. Os pre-feitos das quatro últimas cidades apoiaram o deputado. Ele recebeu votos em 70 municípios capixa-bas. Os resultados das urnas pro-vam que, mais que um deputado, Rodrigo Chamoun se destacou como uma liderança estadual.

Durante sua campanha, Cha-moun desenvolveu ações junto à população. Ele participou de carreatas, ações corpo a corpo no comitê, visitas a bairros e reuniões em instituições. O apoio em prol de sua candidatura já era grande,

durante a campanha eleitoral, se fez ainda mais expressivo. Lide-ranças políticas e comunitárias, além de empresários estiveram ao lado do deputado.

Rodrigo Chamoun agradece pelos votos e pela confiança que depositaram nele. “Eu dedico a minha vitória a todos que acredi-tam no meu potencial e agradeço por terem me dado o direito de lutar por um Espírito Santo me-lhor. Batalhamos juntos pelo cres-cimento de todo o nosso estado. Agora vou dar continuidade ao trabalho ético, sério e transparen-te, em busca de mais parcerias, oportunidades e obras para o nosso povo. Obrigado mais uma vez pelo apoio e pela confiança. Conto com a ajuda de todos nes-ta caminhada rumo a um estado melhor”, agradece o deputado.

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 8: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Obrigado Guarapari pelo voto de confi ança juntos vamos mais longe.Ricardo Conde, Renato Casagrande e Rodrigo Chamoun.

Page 9: Imprensa livre outubro_2010_impressao

A equipe da sim fm é só simpatia confi ra neste clik do jornalista Carlinhos DJ

“Festa dos Dia das Crianças”, realizada há 9 anos no Bairro Ipiranga, pela Dona Jalmira e demais colaboradores, entre eles o Izac Queiroz que se fez presente.Presidente da Câmara de Guarapari Dantas colocou a mão na massa no encontro da

Samarco com os vereadores

Olha a equipe do Deputado reeleito campeão de votos Rodrigo Chamoun apesar da foto não ter muita qualidade dar para ver o Gedson Merisio e muitos outros companheiros com sorisso nos lábios

Imprensa reunida em Meaipe no Rest. Gaeta em comemoração ao dia da arvore no cardápio moqueca capixaba é cláro o encontro foi oferecido pela Samarco

Assessoria de imprensa da Samarco Bruno Marques e Silvia Goulart sempre simpáticos com a imprensa

Page 10: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Projeto Copa lança site para acompanhamento das obras do Mineirão em Minas Gerais

O estádio Governador Magalhães Pinto, o Mi-neirão, ganhou no dia

22 de outubro um endereço na internet. O site (www.novomi-neirao.mg.gov.br) permite o acompanhamento das obras de modernização do estádio, que objetivam a preparação do Mi-neirão para a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

No espaço virtual o inter-nauta encontra, por meio de fotos e imagens, a evolução das obras da segunda etapa do projeto de modernização do es-tádio. Nessa fase, iniciada em junho deste ano e com término previsto para dezembro, está sendo realizada a demolição da geral, de parte da arquibancada inferior (concluída) e o rebaixa-mento do gramado.

O site também traz informa-ções sobre o projeto conceitual da modernização do Mineirão, o porquê da gestão comparti-lhada, além do andamento das três etapas previstas para a mo-dernização do Mineirão, dados, partidas e imagens históricas da construção do estádio, que completou 45 anos em 2010 (5 de setembro).

O internauta também po-derá participar e contar a sua história com o estádio na seção Meu Jogo Inesquecível. Outra ferramenta de interatividade é o twitter @novomineirao, que coloca o internauta por dentro do andamento das obras do es-tádio, além de abordar algumas

curiosidades sobre o processo de modernização do Mineirão.

Outras áreas foram ati-vadas, como a publicação de notícias e releases, e o passeio virtual pelo Novo Mineirão. A partir das plantas do projeto ar-quitetônico, está sendo redese-nhadas plantas em formato 3D para possibilitar ao internauta a sensação de “entrar” dentro do futuro estádio.

Estádios AlternativosInformações sobre os está-

dios Joaquim Henrique No-gueira “Arena do Jacaré”, em Sete Lagoas, e Raimundo Sam-paio “Independência”, também estão no novo site. Os estádios, juntamente com o Mineirão, in-tegram a estratégia de adequa-ção da infraestrutura esportiva para a Copa 2014.

Sobre a Arena do Jacaré, além da apresentação do está-dio, data de inauguração, inves-timento do Governo de Minas, fotos atuais e do projeto de re-forma, o internauta também po-derá fi car por dentro da agen-da de jogos. No site do estádio Independência, há imagens do andamento das obras, além de uma apresentação sobre o está-dio e fotos do projeto do Novo Independência.

Andamento das obrasPrevista para ser realizada

em três etapas, a modernização do Mineirão já está em sua se-gunda fase de obras. A primei-ra, iniciada em janeiro deste ano e concluída no início de julho,

consistiu na correção das ano-malias estruturais dos 88 pórti-cos de sustentação do estádio.

Em execução, a segunda fase de obras contempla o re-baixamento do campo de jogo em 3,4 metros (90% concluído), demolição da geral do estádio (70% cumprida) e de parte da arquibancada inferior (100% fi nalizada). Iniciada em julho deste ano, a previsão é que a se-gunda fase de obras seja fi nali-zada até dezembro de 2010.

A previsão é de que a fase 3, considerada a grande interven-ção a ser realizada no estádio, seja iniciada ainda em dezem-bro deste ano. Na terceira e úl-tima etapa será feita toda a ade-quação fi nal do Mineirão aos padrões exigidos pela Fifa, ga-rantindo mais segurança, visibi-lidade e conforto ao torcedor e melhores condições de trabalho para os profi ssionais que atuam no estádio em eventos esporti-vos e não esportivos.

Durante essa fase, será fei-ta a cobertura adicional das arquibancadas e a esplanada no entorno do Mineirão, onde funcionarão o estacionamento coberto e área de serviço, com a abertura de lojas e restauran-tes. Nessa fase, será construída a passarela ligando o Mineirão ao Mineirinho, arena que será usada como centro de apoio às atividades da Copa.

As obras da terceira etapa deverão ser fi nanciadas pela iniciativa privada.

Fonte:Núcleo Gestor das Copas

MINAS GERAIS

Defesa Civil lança plano para enfrentar período de chuvas

A Coordenadoria Estadu-al de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-

-MG) já tem pronto um pla-no de ações para enfrentar as consequências dos temporais, que normalmente aconte-cem no período de outubro a abril. Dez equipes técnicas es-tão treinadas para atender as ocorrências em todo o Estado. A informação é do tenente co-ronel PM, Eduardo César Reis, secretário-executivo da Cedec--MG, ao lançar no dia 22 de outubro no auditório dão Ban-co de Desenvolvimento de Mi-nas Gerais (BDMG), o Plano de Emergência Pluviométrica 2010/2011.

Entre as novidades trazi-das neste ano, estão a instala-ção de um radar meteoroló-gico na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que irá for-necer informações entre uma e seis horas antes dos tempo-rais, num raio de 250 quilôme-tros de monitoramento; ações de combate às doenças pós--chuvas e gestão de barragens e cheias dos cursos d’água.

O BDMG abriu uma linha de crédito, o Solidário V, para atender micro, pequenas e mé-dias empresas que forem afe-tadas pelos efeitos das chuvas. A Cedec conta ainda com 12 depósitos avançados abaste-cidos com materiais de ajuda humanitária, que incluem ali-mentos, roupas, lonas plásti-cas, telhas, colchões, coberto-res e kits de higiene.

Segundo o meteorologis-ta Ruibran dos Reis, do MG/Tempo, Cemig/PUC Minas, o Estado está sob a infl uência do fenômeno La Niña, que acar-reta chuvas fortes e rajadas de ventos, além de grande ocor-

rência de descargas elétricas no período. Ainda de acordo com o meteorologista, para as regiões do Sul de Minas e Zona da Mata são esperadas chuvas até 20% acima da mé-dia histórica.

Para o chefe do Gabinete Militar do Governador e co-ordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, existe um trabalho constante de incentivo à cria-ção e implementação das Co-ordenadorias de Defesa Civil (Comdec) para o fortalecimen-to dos trabalhos em conjunto e maior conscientização pública. “Durante o período de norma-lidade, realizamos cursos para treinar os agentes de defesa civil sobre como lidar com os desastres”. Em todo o Estado já foram criadas 677 Comdecs.

Durante a apresentação, o coronel Martins reforçou a necessidade de capacitação e treinamento de agentes públi-cos e privados, que exercem atividades de defesa civil em seus municípios, por meio de cursos e campanhas educati-vas. Segundo ele, a escola de Defesa Civil já capacitou 4.377 agentes de 499 municípios mi-neiros. A meta é preparar os municípios para os diversos tipos de desastres, bem como agilizar as ações de respostas e reconstrução.

O lançamento do Plano de Emergência Pluviométrica contou ainda com a participa-ção das Secretarias de Estado de Transportes e Obras Públi-cas (Setop), de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvi-mento Sustentável (Semad); de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Cor-po de Bombeiros e Cemig.

Fonte:Osvaldo Afonso/Se-com MG

Sucursal VitóriaSucursal Vitória

IMPRENSALIVRE

(27) 3262-7603(27) 9316-6970

O jornal de maiorcirculação

Page 11: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Prefeitura de Linhares e Sebrae-es promoveram ação em comemoração a Semana do Empreendedor Individual

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Departamento de Arre-

cadação Tributária promoveu no dia 18, em parceria com o SEBRAE-ES, uma ação em comemoração a semana do Empreendedor Individual, na Praça Nestor Gomes, no cen-tro. O evento aconteceu simul-taneamente em todo país dos 13 a 18 de outubro.

No local , uma equipe da Prefeitura e do SEBRAE for-neceram informações sobre como sair da informalidade, direitos do cidadão, arrecada-ção de impostos e importância de pedir a nota fi scal. O traba-lhador informal aproveitou a ocasião para se regularizar.

O Empreendedor Indivi-dual (EI) é uma inovação no sistema tributário para que milhões de brasileiros forma-lizem os seus negócios. Ago-ra os trabalhadores informais podem sair da informalidade e garantir os benefícios da pre-vidência e outras vantagens.

A participação da Prefei-tura na Semana do Empre-endedor Individual foi para incentivar os linharenses a contribuírem com o município e pedir a nota fi scal, para evi-tar a sonegação dos impostos.

Ao exigir seus direitos e pagar os impostos, o cidadão reverte os recursos aplicados em benefícios para seu muni-cípio. Estes recursos ajudam a Prefeitura Municipal de Linhares a oferecer serviços públicos de qualidade, como educação, saúde, segurança, previdência, saneamento bási-co e infraestrutura, promoven-do o desenvolvimento econô-mico e regulando as relações público-privadas.

Em Linhares, o cidadão tem autonomia para ajudar a Prefeitura a planejar o que é melhor para ele e sua família. O município cresce com as ações da Prefeitura de Linha-res e com participação popu-lar.

Diversas ações de concien-tização e educação tributária foram feitas nas regiões admi-nistrativas com os moradores.

Saiba mais sobre o Empreendedorismo

Individual:A nova faixa de enquadra-

mento do Simples Nacional le-galiza os empreendedores in-dividuais que faturam até R$ 36 mil por ano e que possuam, no máximo, um empregado. Os profi ssionais que aderirem ao EI pagarão imposto zero para o governo federal e te-

rão alíquotas muito reduzidas para as demais contribuições. O custo máximo de formaliza-ção é de R$ 62,10 por mês.

Benefícios - Com a regularização do

negócio e o alvará emitido pela prefeitura, acaba o medo de que a mercadoria seja con-fi scada;

- Feito o registro da em-presa, o empreendedor passa a ter CNPJ, possibilitando a abertura de conta em banco e o acesso a crédito com juros mais baratos;

- Com a empresa legaliza-da, o empreendedor poderá ter endereço fi xo para facilitar a conquista de novos clientes;

- Apoio técnico do Sebrae; - Cobertura da Previdência

Social para o Empreendedor Individual e para a sua famí-lia;

- Possibilidade de negocia-ção de preços e condições nas compras de mercadorias para revenda, com prazo junto aos atacadistas e melhor margem de lucro;

- Emissão de nota fi scal para venda para outras em-presas ou para o governo;

- Dispensa da formalidade de escrituração fi scal e contá-bil.

Fonte:Assessoria PML

LINHARES

CRAS de Linhares iniciam cursos gratuitos motivacionais

A Prefeitura de Linha-res, por meio da Secre-taria Municipal de As-

sistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) começou a re-alizar gratuitamente cursos motivacionais de pintura, bordado e biscuit.

Os cursos que começaram no dia 19 de outubro e vai até o fi nal do ano está sendo re-alizados no CRAS do Nova Esperança, Conceição e Bebe-douro. As capacitações têm o papel social de melhorar a qualidade de vida e elevar a auto-estima dos participan-tes.

A aluna do curso de pin-tura do CRAS do Nova Espe-rança, Tânia Regina da Silva Amaral, está feliz por fazer o

curso. “Acho muito bom po-der fazer o curso de pintura, ainda mais sendo de graça. Pintar é bom para alma. Aqui além de aprender podemos fazer novas amizades, me-lhorar o convívio social”, dis-se.

Já Jeniffer Rosa Miran-da, está fazendo o curso de biscuit. “O curso é muito interessante. Depois vou ter orgulho de mostrar o que aprendi e com certeza vai dar para ganhar um dinheiro ex-tra”, afi rmou.

E atenção! O CRAS do Nova Esperança está com vagas abertas para o curso de teatro.Os interessados devem ter acima de 14 anos. Para mais informações basta procurar o referido Centro ou ligar para (27) 3372 - 4060.

Fonte:Assessoria PML

SERRA

Serra lança atendimento de câncer bucal

No dia 25 de outubro foi comemorado o Dia do Dentista. Na Serra, es-

ses profi ssionais da saúde bu-cal comemoraram a data com diversas atividades na semana e promovendo o que sabem fa-zer de melhor: dar um motivo a mais para as pessoas sorrirem com confi ança. A Odontologia da Serra lançou o protocolo de monitoramento do câncer de boca. Com isso, os cirurgiões--dentistas do município fo-ram treinados sobre todos os passos do exame clínico ideal

para identifi cação das lesões cancerizáveis e que devem ser encaminhadas para biopsia. O diagnóstico precoce de câncer é fundamental para evitar o avanço da doença, que pode até matar.

Cirurgiãs-dentistas da rede municipal de Saúde da Serra estão realizando um trabalho diferenciado na prevenção e diagnóstico de câncer de boca no município.A intenção é am-pliar o serviço, facilitando o acesso e agilizando o fl uxo no atendimento.

“Câncer de boca diagnosti-cado precocemente tem cura”, afi rma a dentista Helenita Ma-meri, que atende no Centro de Referência Ambulatorial (CRA), anexo ao PA de Cara-pina. As outras duas profi ssio-nais envolvidas no projeto são Fabiana Bombarda, que atua na unidade Regional de Serra Dourada, e Rossana Bezerra de

Resende, que atua na unidade básica de saúde de Barcelona.

Segundo Fabiana Bom-barda, a equipe já estruturada para colocar a partir de agora mais um ponto de referência nesse tipo de atendimento. Além das três unidades já ci-tadas, a Regional Boa Vista também foi inserida no proje-to. Mas a intenção é que outros cirurgiões-dentistas da Serra se identifi quem com esse per-fi l profi ssional e surjam outras unidades de referência.

Como funciona

Quando um paciente é ava-liado por um dentista clínico que suspeita de uma lesão can-cerizável, ele é encaminhado para uma das três especialistas que são referência para diag-nóstico de lesões de boca.

Helenita Mameri explica que é possível no próprio con-sultório odontológico do muni-

cípio fazer a biópsia (coleta de amostra) e encaminhar o mate-rial para o laboratório parceiro (Faesa) para detectar se há ma-lignidade na lesão. Nesse caso, o paciente é encaminhado para tratamento no Hospital Santa Rita, que é da rede estadual. Se a lesão é benigna, o tratamento é feito no próprio de municí-pio, através de procedimento que pode ser cirúrgico.

Fique por dentro

São prioridades para o en-caminhamento à realização de biópsias

Qualquer lesão com carac-terísticas malignas:

- Eritroplasias (lesões ver-melhas ou enegrecidas)

- Leucoplasias (lesões brancas)

- Lesões de crescimento rápido

- Úlceras e ulcerações per-sistentes

- Lesões facilmente san-grantes ao toque

- Lesões cujo tecido envol-vente se encontra duro à pal-pação

- Lesões muito aderentes aos tecidos circundantes

Inicialmente são oferecidas

quatro unidades de referên-cia para realização de exames diagnósticos e realização de biópsia, como segue inclusive com as cirurgiãs-dentistas res-ponsáveis:

- Centro de Referência Am-

bulatorial (CRA) Carapina: Dra. Helenita Mameri

- Unidade de Saúde de Bar-celona: Dra. Rossana Bezerra

- Unidade de Saúde de Boa Vista: Dra. Fabiana Bombarda

- Unidade de Saúde de Serra Dourada II: Dra. Fabiana Bombarda

Fonte:Assessoria PMS

Page 12: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Sucursal Vitória

Câmara municipal de Guarapari realiza sessão extraordinária sem remuneração e limpa pauta com projetos de interesse da população

Em duas sessões extraordi-nárias realizadas No dia 05 de outubro, o Plenário da CMG limpa pauta aprovando vários projetos de interesse da popula-ção.

Dois dos projetos aprovados

declaram de utilidade pública associações do município, são eles: Projeto de Lei nº. 156/2010 de autoria do Vereador José Rai-mundo Dantas (PRP) que dispõe sobre declaração de Utilidade Pública a Associação de Mora-dores do bairro Concha D’ostra e o Projeto de Lei nº. 163/2010 de autoria do Vereador Jorge Figueiredo Gonçalves (PP), que dispõe sobre declaração de utili-dade pública a Associação Capi-xaba de Apoio a Cultura, Educa-ção e Esportes – Clube Capixaba.

Veja todas as proposições

aprovadas nesta sessão extra, a segunda desta tarde:

Projeto de Lei nº. 154/2010

de autoria do PODER EXECU-TIVO que dispõe sobre autoriza-ção para abertura de crédito es-pecial no orçamento vigente no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 158/2010

de autoria do PODER EXECU-TIVO que dispõe sobre autori-zação para abertura de crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para a manutenção do

acordo de Projeto Social fi rmada com a Samarco Mineração S. A. para execução do Projeto “Faci-litador Turístico” em nosso Mu-nicípio.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 159/2010

de autoria do PODER EXECU-TIVO que dispõe sobre celebra-ção de convênio com o Clube Atlético Central no valor de R$ 3.180,00 (três mil cento e oitenta reais).

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei n° 041/2010 de

autoria do VEREADOR THIA-GO PATERLINI MONJARDIM que proíbe o trafego de ônibus e caminhões na Rua São João, lo-calizada no bairro Muquiçaba, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 120/2010

de autoria do VEREADOR LUIZ CÉSAR ROSA SIMÕES que dis-põe sobre denominação de via pública – Rua Joaquim de Jesus Ferreira, a atual Rua 11, existente no loteamento Itapebussú, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 121/2010

de autoria do VEREADOR LUIZ CÉSAR ROSA SIMÕES que dispõe sobre denominação de via pública – Rua Jorge Si-mões, a atual Rua 06, existente no loteamento Itapebussú, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 122/2010

de autoria do VEREADOR LUIZ CEZAR ROSA SIMÕES que dispõe sobre denominação de via Pública - Rua Dalva de Jesus Meriguetti, a atual Rua 07, existente no loteamento Itape-bussú, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 129/2010

de autoria do VEREADOR JOSÉ BENIGNO MAIOLI que dispõe sobre declaração de utilidade pública a Associação de Lutas e Artes Marciais Guarapari – ALAMG.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 133/2010

de autoria do VEREADOR DOMINGOS MACIEL DOS SANTOS que dispõe sobre de-nominação de Próprio Munici-pal – “Praça dos Coqueiros”, a atual praça localizada entre as quadras 05 (cinco), 06 (seis), 10 (dez) e 11 (onze), na confl uência da Rua Canário e Rua Patativa, situada no loteamento Nova Guarapari, módulo 3, localizada no bairro Nova Guarapari, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 134/2010

de autoria do VEREADOR DOMINGOS MACIEL DOS SANTOS que dispõe sobre de-nominação de Próprio Muni-cipal – “Praça Colina Azul”, a

atual praça localizada entre as quadras 10 (dez), 13 (treze) e 14 (quatorze), na confl uência da Rua Sanhaço e Rua João de Bar-ro, situada no loteamento Nova Guarapari, módulo 3, localizada no bairro Nova Guarapari, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 142/2010

de autoria do VEREADOR SÉR-GIO RAMOS MACHADO que dispõe sobre a proibição na uti-lização de aparelhos celulares nas escolas públicas municipais e particulares de Guarapari.

Retirado de pauta pelo autor Projeto de Lei nº. 143/2010

de autoria do VEREADOR SÉR-GIO RAMOS MACHADO que dispõe sobre a regularização dos estabelecimentos comerciais que exploram, mediante locação, computadores e máquinas para acesso à internet.

Retirado de pauta pelo autor Projeto de Lei nº. 144/2010

de autoria do VEREADOR JOA-QUIM CAPISTRANO DE SOU-ZA que dispõe sobre denomi-nação de via pública – Travessa João dos Passos, a antiga Traves-sa Itaguaçú, localizada no bairro Ipiranga, neste Município.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 146/2010

de autoria do VEREADOR JOSÉ RAIMUNDO DANTAS que al-tera o artigo 333, inciso III da Lei nº. 1.258/90 (Código de Postura do Município de Guarapari).

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 155/2010

de autoria do VEREADOR SÉR-GIO RAMOS MACHADO que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização de pulseira com sensor eletrônico sonoro, para identifi cação e segurança de recém-nascidos nos hospitais e maternidades públicas e priva-das do Município de Guarapari.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 156/2010

de autoria do VEREADOR JOSÉ RAIMUNDO DANTAS que dispõe sobre declaração de Uti-lidade Pública a Associação de Moradores do bairro Concha D’ostra

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 157/2010

de autoria do VEREADOR SÉRGIO RIBEIRO PASSOS que dispõe sobre denominação de Próprio Municipal - Unidade de Pronto Atendimento Infantil Zil-da Arnes.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Projeto de Lei nº. 163/2010

de autoria do VEREADOR JORGE FIGUEIREDO GON-ÇALVES que dispõe sobre de-claração de utilidade pública a Associação Capixaba de Apoio a Cultura, Educação e Esportes – Clube Capixaba.

Aprovado por unanimidade dos presentes

Fonte:Assessoria CMG

Redação Guarapari

GUARAPARI

Estudantes da Serra participam da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Escola Valéria Maria Mi-randa, de Vila Nova de Colares, participou da 7ª Semana Esta-dual de Ciência e Tecnologia, no Sesi, de Jardim da Penha. A escola apresentou a ofi cina “Mi-croscopia: Uma Mostra da Vida por meio das Lentes”, nos dias 21 e 22 de outubro. Os partici-pantes da ofi cina são alunos que se inscreveram previamente.

O projeto consiste em co-nhecer e compreender os dife-rentes grupos de seres vivos, como bactérias, protozoários, fungos, animais e plantas, por meio da visualização de células

e estruturas que compõem os diferentes organismos, utilizan-do recurso tecnológico de vide-omicroscopia como ferramenta de ensino de ciências no ensino fundamental. Os seres vivos são observados pelo microscópio, e simultaneamente, de maneira amplifi cada, por um monitor.

Os idealizadores do projeto, Antônio Fábio Rocha, Alessan-dra de Assis Viana e Marcio Alessandro Fracalossi estarão na ofi cina para auxiliar os parti-cipantes na descoberta do fasci-nante mundo dos seres micros-cópicos.

A Sétima Semana Estadual

de Ciência e Tecno-logia aconteceu em outubro. Com o tema “Ciência para o De-senvolvimento Sus-tentável”, a edição 2010 terá diversas ati-vidades: maratona fo-tográfi ca, torneio de fl ash mobs, simultâ-nea de xadrez, intera-ção com redes sociais, teatro, cinema, expo-sições, experiências, palestras, aulas, jogos educativos, seminá-rios e ofi cinas sobre ciência e tecnologia.

Fonte:Assessoria PMS

SERRA

Page 13: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Vereador Sérgio Passos reclama do atraso no envio de projetos da Prefeitura para a câmara

O vereador Sérgio Passos (PPS) reclamou da mo-rosidade

do Poder Execu-tivo em enviar os projetos para o poder legislativo. A reclamação do vereador deu-se pelo fato de não haver condições para votação de um projeto de suma importân-cia para o Muni-cípio, que dispõe sobre a celebra-ção de convênio com a Associação Guarapariense Amigos dos Ani-mais.

O convênio autoriza a pre-feitura a repassar verba para a Ong com o objetivo de castra-ção de vários cachorros que

vão se multiplicando desde que foi aprovada a leis que proíbe o sacrifício de animais. Os animais que são captura-

dos são deixados nas Ongs que acabam fi cando com um gran-de problema, pois eles se mul-tiplicam e não há espaço para

guarda-los das ruas.Sérgio Passos afi rmou que

o projeto não pode ser votado porque chegou somente hoje

na casa de leis e não houve tempo hábil para análise das Comissões Permanentes.

A presiden-te da Associação aguardou na ple-nária, na esperan-ça que o projeto pudesse ser vo-tado, mas não foi possível.

O presidente da Casa, verea-dor José Raimun-do Dantas (PRP) convocou os de-mais vereadores para uma sessão

extra para votarem o projeto.Não custa lembrar que o re-

ferido projeto foi votadoFonte:Assessoria CMG

Vereador Domingos Maciel recebe denuncia de uso indevido de ambulância em Guarapari

No horário destinado aos vereadores, Domingos Maciel (PP) afi rmou

que recebeu denuncia de que alguns funcionários da saúde estão utilizando os serviços de ambulância para circularem pela cidade sem que a mesma

esteja transportando algum enfermo.

Maciel afi rmou que esta denuncia muito o preocupou e sente-se na obriga-ção de convocar os senhores vereadores para que possam fi car atentos ao fato, e se este se confi rmar, que as devidas providen-cias sejam tomadas.

O presidente da casa, vereador José Raimun-do Dantas (PRP), em resposta a colocação do vereador Do-mingos Maciel, afi rmou que as denuncias devem ser apuradas e se confi rmadas, os responsá-veis devem responder pelo ato, independente de qual cargo ocupem.

Fonte:Assessoria CMG

Dicas para o ciclista que faz o trajeto: Perocão x Centro de Guarapari/ES durante o dia

1. Apesar do costume exis-tente entre muitos ciclistas de Guarapari, de andar na contra--mão para se sentir mais segu-ros, estatisticamente o risco é maior agindo assim, além de ir contra o Código de Trânsito Brasileiro o ciclista também vai contra as “leis da física”, pois se houver uma colisão de um ci-clista a 20 km/h contra um carro a 50km/h as velocidades se so-mam e o impacto é de 70km/h. Diferentemente se o ciclista es-tiver na mão correta, o impacto é menor, é de 30km/h, pois as velocidades se subtraem. Outro detalhe é que o tempo de rea-ção de motoristas e pedestres é menor quando encontram com um ciclista na contra-mão, pois

pela lógica ninguém espera que surja uma bicicleta do nada na “contra-mão”.Ande sempre na mão, conforme determinado no Código de Trânsito Brasileiro.

2. Indo de Setiba para o Cen-

tro não mão correta, um bom retrovisor é fundamental, esteja atento a ele e se observar a apro-ximação de risco, saia da pista e se proteja. Já tivemos casos de carros e caminhões desgover-nados por algum problema ou motivo, que quase atropelaram e que atropelaram ciclistas no caminho. Não pilote a bike ou-vindo música, é preciso estar com os ouvidos atentos e olhos bem abertos para se proteger.

3. Na subida da Pedreira

(saída de Perocão em direção

ao Aeroporto), dependendo do veículo que estiver vindo no seu retrovisor, pare aonde ain-da há espaço e espere ele passar (caminhões carregados, carros grandes e em alta velocidade) pois o acostamento é estreito e a sinalização esta apagada na maior parte do trecho.

4. Descendo próximo a en-

trada das três praias, atenção redobrada no retrovisor, pois os motoristas correm muito ali e fazem ultrapassagens, muitas vezes forçadas, pois o espaço é curto. Neste trecho além de não existir ciclovia, ciclo faixa, até a sinalização de acostamento esta totalmente apagada, então CUI-DADO!

5. Já chegando no bairro Aeroporto, na descida tenha a mesma atenção sugerida no tópico 4, e acrescente mais aten-ção no terreno, pois o asfalto tem muitas irregularidades.

6. Chegando na altura da Praia do Morro, entre na Av. Paris e depois siga pela aveni-da do PA, pela manhã é bem tranqüila. Evite o trecho do Ae-roporto, pois não tem espaço para ciclistas, tem carros esta-cionados em ambos os lados da pista e ela além de ser estreita é de mão dupla.

7. Saindo da Praia do Mor-ro, siga para a Prainha e depois

vire a direita na Guarave, pois se seguir reto estará andando na contramão em sentido proibi-do. Pegue a principal, seguindo o fl uxo com cuidado até entrar na Ciclovia, respeitando os car-ros e a sinalização.

8. Cuidado ao sair da Ciclo-via do centro, pois não existe sinalização específi ca para as bi-cicletas, só para os carros. Ande sempre na mão e com cuidado.

Em Guarapari existem mi-tos entre os usuários de bikes como transporte, mas não se baseie neles, estude, leia artigos, é só pesquisar no Google que tem muito material para usuá-rios de Bicicleta como meio de transporte.

Alguns mitos que ouço de muitos ciclistas e de alguns me-cânicos de bicicletas em Guara-pari:

* Capacete de Bicicleta não serve pra nada, só para tapar do sol (ERRADO);

* Andar na contra-mão é o correto segundo as leis e mais seguro e mais rápido (ERRA-DO);

* A bicicleta não é um veí-culo e podes andar como quiser (ERRADO);

* Luva e capacete não são necessários no dia a dia só em trilhas (ERRADO).

Lembre-se dos itens para se-rem usados nos trajetos:

Obrigatórios: Retrovisor es-

querdo, buzina, refl etor dian-teiro “branco”, refl etor traseiro “vermelho” e os laterais que fi cam nas rodas, podem ser brancos ou amarelos.

Essenciais: Capacete, óculos e luva para bicicleta. Um capa-cete é fundamental, pois evita lesões no crânio (TCE), pesqui-se na internet e comprove! Em Guarapari não temos plano ci-cloviário e nem infraestrutura para os usuários de bicicleta, en-tão cada ciclista precisa se cui-dar e redobrar os cuidados para pode usufruir de usar a bicicleta como meio de transporte. Digo usufruir pois se você usa bici-cleta parabéns, está cuidando do seu corpo, da sua mente, da qualidade de vida da sua cida-de e das futuras gerações atra-vés da redução de emissões e poluentes.

Experiência com uso de equipamentos de proteção: Um dia desses quando eu estava indo para o trabalho pela Praia do Morro, fui surpreendido por um cabo pendurado dos postes, só deu tempo de direcionar o ca-pacete que recebeu o impacto e eu não senti nada e nem me feri, se estivesse sem equipamentos tinha ferido o rosto e a cabeça e poderia ter caído no asfalto.

Texto: João Cristiano (Gua-rapari Cycle Chic)

http://guaraparicyclechic.blogspot.com/

Redação Guarapari

Foto

s: Jo

ão C

ristia

no h

ttp://

guar

apar

icyc

lechi

c.blo

gspo

t.com

/

Redação Guarapari

Redação Guarapari

GUARAPARI

Page 14: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Festa ecológica Ecomonte Urubu na comunidade de Belo Horizonte - Anchieta

Nos dias 19,21 e 26 de se-tembro, a comunidade de Belo Horizonte – An-

chieta realizou a “9° Edição da Caminhada Ecológica Ecomon-te Urubu”. Os participantes apreciaram a natureza, prati-caram esportes na localidade, e ainda conheceram a cultura lo-cal. As programações nos dois primeiros dias do evento foram o torneio, a caminhada criança ativa, com o público infantil das escolas do município, pa-lestras e amostras culturais. O ultimo dia da festa em especial a caminhada ecológica. Onde teve como ponto de partida, o centro da comunidade de Belo Horizonte até o topo do monte urubu. Poderão ser contempla-das as belezas naturais da locali-dade e exposições ecológicas no topo do monte Urubu. Durante todo o dia apresentações cultu-rais, comidas típicas produzi-das na comunidade e moda de

viola. O evento contou com a pre-

sença do Presidente da Câmara Municipal de Anchieta Jocelém Gonçalves de Jesus (PMDB), e Deputado Federal Camilo Cola (PMDB). Participaram também o Prefeito Municipal Edival Petri (PSDB), vereadores,autoridades,sociedade Civil Organizada,IEMA e Secretária de Meio Ambiente de Anchieta. Além dos moradores e visitan-tes. O intuito do evento, segun-do a associação da comunidade é de defende e preservar o mon-te e os corredores ecológicos dos impactos ambientais exis-tentes na localidade, e alertar a população da importância do Monte Urubu para a comunida-de anchietense.

Monte UrubuO monte Urubu é o mais

próximo da parte litorânea e da cede da cidade, rico em fauna e fl ora. Medindo 342 metros de altura, contem as nascentes do

Rio Salinas, Lagoa de Mãe-bá e outras que abastecem as la-goas da comunidade. No topo do monte é possível avistar as comunidades de Jabaquara, Mãe-bá, a cidade de Guarapari, Meaípe e ainda a BR 101. Além disso, existe um cruzeiro de 16 metros de altura que pesa mais de uma tonelada, onde para er-guê-lo foi necessária a força de 60 homens.

A história da comunidade se entrelaça com os fatos ocorri-dos no monte, é uma das mais antigas de Anchieta, de origem portuguesa, guarda consigo uma história centenária e acer-vos da primeira colonização portuguesa do município. Nos dias atuais um dos potenciais da comunidade é preservar sua cultura. Em especial o grupo de Dança Portuguesa “OS Branda-rinos”, que completa este ano 20 anos de existência representan-do a identidade portuguesa de Anchieta.

Fonte:Assessoria CMA

Presidente da câmara de Anchieta parabeniza os vereadores Marquinho e Edinho

O presidente da Casa, ve-reador Celém (PMDB), usou o tempo de sua

fala na sessão ordinária da Câ-mara Municipal de Anchieta de terça-feira dia 06 de outubro para parabenizar Marquinhos e Edinho pelos votos que rece-beram, lembrando que a políti-ca está desacreditada, porque muitos não cumprem a sua pa-lavra. Ele sugeriu que todos se unam e lancem um candidato único para o município, como forma de projetar a região para a política.

“Cada um teve uma quan-tidade de votos, mas insufi -cientes para ganhar uma vaga. Se existir união, eu estou junto com vocês. Só assim consegui-remos chegar ao Legislativo Estadual, não podemos ter um vereador contra o outro, temos que chegar a um denominador comum”, pediu.

Celém também destacou que o ES tem 30 deputados para representar todos os 78 municípios e que as vagas de-veriam ser melhor distribuí-das. “O povo escolheu quem ganhou e temos que respeitar a opinião do povo. O gover-nador foi muito bem votado em Anchieta, teve mais de 12 mil votos, e temos que ter um deputado que tenha essa ex-pressão nas urnas para a gente conseguir uma vaga na Assem-bleia”, frisou.

Para o presidente, é preciso ter humildade e respeito para alcançar esse objetivo. “Temos que olhar a democracia, a re-presentatividade e a vontade do povo capixaba. Se a pessoa tem Deus na sua vida, tem apoio e orientação, e é disso que nós precisamos, de amor ao próximo, sem julgar os ou-tros, porque só Deus pode fa-zer isso”, lembrou.

Fonte:Assessoria CMA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

ANCHIETA

Foto

s:Ass

esso

ria C

MA

Cesan é eleita para a Secretaria Executiva do Comitê de Bacia Hidrográfi ca do Rio Novo

A Cesan (Companhia Espíri-to Santense de Saneamento) vai atuar na Secretaria Executiva do Comitê de Bacia Hidrográfi ca do Rio Novo no biênio 2010/2012. O representante será Eduardo José de Souza, do polo da empresa em Piúma. A eleição foi realizada no dia 19 de outubro e o resultado divulgado no dia 21 do mesmo mês.

Entre as atribuições da Secre-taria Executiva estão a promo-ção e convocação de reuniões do Comitê e a organização do arquivo técnico e administrativo do órgão. O setor também é res-ponsável por elaborar o relatório anual de atividades, preparar o plano de atividades do ano se-guinte e participar da elaboração da proposta do Plano da Bacia Hidrográfi ca do Rio Novo do Sul e do Plano Estadual de Recursos

Hídricos, entre outras atividades.Na Bacia Hidrográfi ca do Rio

Novo do Sul, a Cesan atende os municípios de Piúma, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. A bacia abrange ainda as cidades de Ita-pemirim e Iconha.

Comitês de Bacia Hidrográ-fi ca

Os Comitês de Bacia Hidro-gráfi ca são organismos colegia-dos deliberativos e normativos, que fazem parte do Sistema Na-

cional de Recursos Hídricos (Lei no 9433/97) e do Sistema Integra-do de Gerenciamento e Monito-ramento dos Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo – SI-GERH/ES (Lei no 5818/98). Eles são instituídos por decreto.

A base dos comitês é demo-crática e participativa. São cons-tituídos por usuários da água, sociedade civil e poder público, ou seja, todos os setores da so-ciedade com interesse na gestão

dos recursos hídricos no âmbito das bacias hidrográfi cas. A pro-porção de cada um desses seg-mentos é sempre de um terço, de forma que se tenha equilíbrio de representatividade.

Informações ao cliente115 - atendimento 24 horas.

Ligação gratuita de qualquer te-lefone.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan.

RIO NOVO DO SUL

Page 15: Imprensa livre outubro_2010_impressao

Moradia para 26 famílias pavoenses

No mês de setembro, 26 fa-mílias pavoenses, inscri-tas no Cadastro Único,

assinaram contrato do Progra-ma Minha Casa, Minha Vida, para construção de unidades habitacionais. As obras serão re-alizadas numa parceria entre a prefeitura e o governo federal e estão com o início previsto para dezembro de 2010.

A solenidade aconteceu no Centro de Referência da Assis-tência Social – Cras e de acordo com Solange Hubner, secretária municipal da Assistência Social, serão construídas 4 unidades em Praça Rica, uma em Todos os Santos e 21 na sede. As casas

terão 2 quartos, sala, co-zinha e banheiro. “As fa-mílias benefi ciadas são de baixa renda e o pro-grama também atende alguns casos de idosos e defi cientes. Foram assi-nados 26 contratos e ou-tras 6 propostas estão na repescagem e, posterior-mente, também podem ser liberadas”, informa a secretária.

O prefeito Ivan Lauer, que participou do encontro, falou sobre a importância de conse-guir moradia para as famílias de baixa renda do município. “No início de nosso mandato elaboramos um planejamento para o setor habitacional com o objetivo principal de garantir a cidadania e o bem-estar social das famílias de baixa renda. Já entregamos 18 casas, temos essas 26 que terão suas obras iniciadas até o fi nal do ano, e adquirimos diversas áreas de terra para disponibilizar na construção de casas residenciais para os pavoenses, assim que os projetos forem liberados”, enfa-tizou o prefeito.

Fonte:Assessoria

VILA PAVÃO

Começou o calçamento da Rua da Igrejona em Vila Pavão

A atual administração mu-nicipal prometeu e está cum-prindo com suas propostas de governo, transformando Vila Pavão num verdadeiro canteiro de obras.

Iniciou no mês de outubro o calçamento de 3.044 m2 da Rua Projetada que dá acesso a

Igrejona, atendendo uma rei-vindicação antiga da instituição religiosa. A obra está sendo re-alizada numa parceria entre a prefeitura pavoense e o Gover-no do Estado, através da Secre-taria de Estado de Desenvolvi-mento Urbano-Sedurb.

Já encontra-se em fase de licitação o calçamento das ruas Doca Campana, Alberto Wutke,

Antonio Martins, Guilherme Wutke e Crioulo Camporez – (do bairro Ondina); ruas Soldado Neil e Germano Linha-res, (do bairro Nova Monique); e ruas Brasil e projetadas 1, 2, 3, e 4 (do bairro Centro). O total de recurso fi nanceiro a ser investido na pa-vimentação dessas ruas é de R$806 mil, numa parceria entre a prefeitura de Vila Pavão e o Governo do Estado, através da Secretaria de Es-tado de Desenvolvi-mento Urbano.

Também estão em fase de licitação a constru-ção de uma escadaria na Rua 1° de Maio e um campo soçaite com gramado sintético, no cen-tro.

Para o interior, também está em andamento licitação para conclusão de 39 melhorias sani-tárias.

Fonte:Assessoria Prefeitura de Vila pavão

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 16: Imprensa livre outubro_2010_impressao