24
FACEAR FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL CASSIO PEREIRA PRYSTUPA EVERALDO MENON CUNHA JOHNNY BENTO ANDRADE RENAN APARECIDO OTTO AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

FACEAR FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL

Embed Size (px)

Citation preview

FACEAR FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIACURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL

CASSIO PEREIRA PRYSTUPAEVERALDO MENON CUNHAJOHNNY BENTO ANDRADERENAN APARECIDO OTTO

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

ARAUCÁRIA2014

FACEAR FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIACURSO DE TECNLOGIA EM MECATRONICA INDUSTRIAL

CASSIO PEREIRA PRYSTUPAEVERALDO MENON CUNHAJOHNNY BENTO ANDRADERENAN APARECIDO OTTO

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Projeto integrador 2 do cursode tecnologia em mecatrônicaindustrial professororientador LeandroVasconcelos dos Reis.

ARAUCÁRIA2014

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus pela disposição de poderelaborar com desenvoltura a este projeto, ao professor Leandroque nos coordenou na elaboração do projeto e esclareceu nossasdúvidas, para que pudéssemos desenvolvê-lo. E a todas aspessoas que contribuíram direta ou indiretamente para arealização deste trabalho.

RESUMO

Apresentam-se neste trabalho a construção de umprojeto de uma residência totalmente automatizada, ondetodas as funções básicas desde ligar uma lâmpada até mesmoà de programação de ligar o sistema de climatização sejafeito através de um tablet ou mesmo via celular,utilizaremos um sistema microcontrolado através de umcontrolador lógico programável, que ira fazer interfacecom um dispositivo móvel, que possuíram um aplicativo defácil operação, com teclas para função distinta a suasfunções. Para este projeto utilizaremos um controlador defácil programação e baixo custo, mais com um desempenhomuito alto para o objetivo desejado. Sua comunicação seráfeito via rede sem fio, onde terá uma autonomia de alcancede aproximadamente 100 metros de distância sem barreiras e

de até 60 metros com barreiras. Com este projeto estaremosexplorando amplamente os recursos da tecnologia daautomação, proporcionando um maior conforto para o usuáriodesta residência e mesmo para sua própria segurança.

1 – INTRODUÇÃO

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma residênciaautomatizada, onde possuirá todos os comandos para acionamentode simples de ligar uma lâmpada nos cômodos da residência comaté ligar um ar condicionado ou mesmo um portão eletrônico via

a tablet ou celular. Terá opção de programação de horáriosestabelecida através do aplicativo instalado na interface decomando, onde facilitara o agendamento de uma determinadafunção estabelecida pelo o usuário da residência. Suasvantagens são em relação a não utilizar a comunicação via caboe sim via rede sem fio, onde facilitara suas instalação ecomunicação. O funcionamento se torna simples e de fáciloperação onde até mesmo uma criança tem condições de manuseara operação do sistema. Em poucas palavras o sistemaautomatizado terá um controle lógico programável, que porsimples operação e programação será utilizado o arduino mega,que possui baixo custo e amigável em relação à suaprogramação, será utilizado duas antenas de rede wireless,sendo uma emissor e a outra receptor de sinal envida atravésdo tablet ou mesmo de celular compatível ao aplicativoinstalado nestes dispositivo, que servira de interface decomunicação para efetuar o acionamento dos comandosestabelecidos. Um recurso da tecnologia da automação quefacilitara o monitoramento de consumo e de energia e ate mesmocomo um meio de melhorar a segurança desta residência,trazendo conforto e comodidade para os usuários, com baixocusto e de excelentes resultados esperado.

2 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS Com a necessidade de elaborar um produto para o publico

alvo, seguira um breve descritivo dos materiais utilizados naelaboração do protótipo.

2.1 – MDFO MDF, da sigla em inglês Medium Density Fiberboard, é um

painel de média densidade produzido a partir da madeirareflorestada de pinus ou eucalipto. É muito resistente epossui alta capacidade de usinagem.

Excelente para pintar e moldurar permite excelentesacabamentos, com uma economia significativa de pintura e ummenor desgaste de ferramentas. A ampla variedade de painéis(grossos, finos, lisos e revestidos) além da sua grandeversatilidade, seja a melhor resposta às necessidades dedesigners, arquitetos e fabricantes de móveis. Seu processo defabricação consiste de triturar o pinus ou eucalipto e efetuara mistura do mesmo com um composto de resina e cola, e passarpor um sistema de compactação fazendo mesmo ficar em formatode chapas de diversas espessuras, de acordo com a necessidadedo cliente final.

2.2 – MICROCONTROLADORComo define Marchal Brain “Um micro controlador também

obtém a entrada do dispositivo que esta controlando e ocontrola enviando sinais a diferentes componentes dessedispositivo”, ou seja, se você faz configuração em seucontrolador e o mesmo faz o controle do que você necessita quecontrole naquela operação e naquela sequencia.

2.3 – DIODOS EMISSORES DE LUZ ( LED )O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um

diodo emissor de luz (L.E.D = Ligth emittre diode ), mesmatecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem apropriedade de transformar energia elétrica em luz.

2.4 - LÂMPADAA lâmpada incandescente ou lâmpada elétrica é um

dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

2.5 – RELÉSRelé é uma chave eletromecânica ou não, podendo estar

aberta ou fechada dependendo do momento que um sinal é aplicado, a principal aplicação no projeto em questão é o acionamento das lâmpadas. No caso do Relé eletromecânico, a comutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Pode ser também usado para acionar lâmpadas, sirenes e outros. Dependendo da carga do relé (corrente máxima que seus contatospodem conduzir), pode-se até acionar motores.

2.6 – SHIELDS XBEEA Shields é extensões do microcontrolador, ou sej, dando

um suporte ou até mesmo a possibilidade de mais portas lógicaspara realizar mais ligações conforme a necessidade, conforme afirma o site AJUDINO, “Shields, ou módulos: são extensões queagregam alguma funcionalidade ao Arduino, desde o controle de motores até a comunicação sem fio.”

As Shildes Xbee são utilizadas geralmente para comunicaçãode sinal de rede sem fio, (Wi-Fi), onde sua função será determinada como uma de sinal emissor de sinal e outra como receptor deste sinal.

2.7 – TABLET

Um tablet é um computador. Por isso mesmo ele é chamado àsvezes de Tablet PC.

Só que em vez de CPU, teclado, monitor e mouse como estão acostumados , o tablet é uma espécie de prancheta eletrônica, com a exceção de que, além de caneta, podemos usar os dedos.

Para permitir isso, o mesmo tem uma tela sensível ao toque, normalmente com 07 ou 10 polegadas. Essa tela substituios dispositivos de entrada (teclado e mouse) e o monitor de umcomputador comum.

Com um tablet, você pode navegar na internet, ler revistas, jornais e livros nele, jogar e até mesmo ouvir música e assistir a filmes. Todos já vêm com conexão Wi-Fi, para permitir conexão à internet. Alguns modelos mais caros permitem conexão pela rede de telefonia celular 3G.

2.8 – SERVO MOTORES Neste projeto serão utilizados servos motores, para

simular um motor para abertura e fechamento de um portão eletrônico, também na simulação de um ventilador de um ar condicionado.

O servo motor é uma máquina síncrona composta por uma parte fixa (o estator) e outro móvel (o rotor) - até então nenhuma novidade. O estator é bobinado como no motor elétrico convencional, porém, apesar de utilizar alimentação trifásica,não pode ser ligado diretamente à rede, pois utiliza uma bobinagem especialmente confeccionada para proporcionar alta dinâmica ao sistema. O rotor é composto por ímãs permanentes dispostos linearmente e um gerador de sinais (resolver) instalado para fornecer sinais de velocidade e posição.

3 – PLANEJAMENTOS

3.1 – ESCOPOS DO PROJETOTodas as etapas do projeto passaram por um cronograma de

aquisição de compra e confecção do material para elaboração doprotótipo.

Itens para execução do projeto:1. Compra de materiais para efetuar a confecção da

maquete em MDF.2. Compra do microcontrolador.3. Compra das Shields xbee.4. Compra dos componentes de controle e comando.5. Aquisição de um Tablet compatível para a função.6. Aquisição do aplicativo para acionamento das funções

de comando.7. Construção da maquete.8. Criação do programa.9. Instalação dos componentes na maquete.10. Testes do funcionamento.11. Elaboração da documentação final.

3.2 - DENTRO DO ESCOPO DO PROJETOEste trabalho tem com finalidade de propor ao cliente

alvo, a criação de um recurso para facilitar o seu dia a dia,facilitando o simples fato de acender uma lâmpada ou até mesmoprogramar um ar condicionado para deixar um ambienteagradável, com um simples toque e de fácil uso, através detablet ou um iphone a uma determinada distância sem mesmo sairdo local para efetuar estas funções.

Na elaboração deste projeto será utilizada mão de obraprópria para elaboração da maquete e programação, oscomponentes de controle e comando serão adquiridos comfornecedores que possuímos parcerias.

Dentre estes materiais adquiridos serão:1. Microcontrolador Arduino Mega.2. Shields Xbee

3. Tablet4. Softwares

3.4 – CRONGRAMA

DATA PROGRAMAÇÃO

13/02/2014 Reunião com a equipa para definição do protótipo.

20/02/2014 Validação do assunto abordado na ultima reunião.

21/02/2014 Cotação de material.22/02/2014 Aquisição de recursos financeiros para

compra de material.25/02/2014 Reunião para divisão das tarefas.26/02/2014 Compra dos materiais.27/02/2014 Criar desenho da maquete10/03/2014 Inicio da confecção da maquete.11/03/2014 Aquisição de softwares.20/03/2014 Desenvolver o programa.01/04/2014 Finalizar construção da maquete.02/04/2014 Inicio da instalação dos componentes

eletrônicos na maquete.10/04/2014 Reunião para discutir andamento do projeto.

20/04/2014 Finalizar o programa e efetuar testes.21/04/2014 Iniciar documentação técnica.01/05/2014 Finalizar documentação.02/05/2014 Fazer novos testes no protótipo.

03/05/2014 Efetuar revisão geral da documentação e protótipo.

05/05/2014 Teste final.08/05/2014 Entrega da documentação.19/05/2014 Apresentação do protótipo para o cliente.

TABELA 01

3.4 – TABELAS DE CUSTO

N° ITEM MODELO UNIDADE CUSTOR$

TOTALR$

01 Maquete Xxxxx 01 0,00 0,0002 Servo motor Hitec 02 30,00 60,0003 Arduino Mega 01 100,00 100,0004 Kit XBEE XBEE 01 399,00 399,0005 Cabo USB USB

Arduino01 2,26 2,26

06 Pinos jumper Xxxxx 65 30,00 3007 Fonte de alimentação Xxxxx 01 11,28 11,2808 Led Led 0609 Tablet Xxxxx 01 399,00 399,0010 TOTAL

TABELA 023.4 – MELHORIAS FUTURAS

Analisando o projeto em si, visamos que no futuro comalguns itens de melhorias poderão ser implantados, no intuitode proporcionar uma comodidade e conforto maior para osusuários dessa residência, explorando cada vez mais osrecursos da tecnologia de automação, uns possíveis itens aserem implantando como melhorias futuras são:

O gerenciamento de um sistema de monitoramento viacâmeras de vídeo,

Controle do acesso através de comando voz. Controle de acesso via digitais do usuário,

Sistema de alarme inteligente, onde o mesmo podeenviar uma mensagem para o usuário via SMS para ocelular das pessoas cadastradas.

Sinal para central de segurança, contratada.Pode se automatizar acionamento de bombas de limpeza,irrigação de jardim, monitoramento de medições de água ou gás,dentre outras aplicações.

4 – DESENVOLVIMENTOS

4.1 – VISÕES GERAIS

Neste capitulo será passado uma breve especificaçãotécnica de todos os componentes que será utilizado narealização desse protótipo.

O projeto consiste de três divisões básicas: comunicação,componentes físicos e Softwares. A comunicação se dá atravéswi-fi e USB, utilizando como protocolos de comunicação UDP eOSC. A parte dos componentes físicos pode ser novamentedividida em partes menores, sejam elas: lâmpadas, relês,diodo, transistor, resistor, LED, microcontrolador, notebook,e iPadSoftware será subdividida em três ambientes dedesenvolvimento, sendo eles: Software Arduino, SoftwareTouchOSC interface editor e Software Processing, um Softwarepara o desenvolvimento da planta baixa da maquete residencial:o AutoCAD, um aplicativo para iOS: o TouchOSC.

O dispositivo tablet juntamente sua interface gráfica,transforma o fato de pressionar um botão virtual na tela dodispositivo em energia elétrica, que pode ser utilizada eprocessada por um sistema computacional (circuitos,microcontrolador e a parte de Software – programa - a elesassociados).Esse sistema por sua vez, emitirá uma resposta, naforma de energia elétrica, que por meio de atuadores serátransformada novamente em formas de energia que interagem como ser humana, a luz da lâmpada.

4.2 – COMPONENTES FISICOS

4.2.1 – Microcontrolador Atmega 328O ATmega328 é um microcontrolador 8 bits de baixa potencia

que foi desenvolvido pela empresa ATMEL. Esse microcontroladorde arquitetura RISC que trabalha a uma frequência de 16MHZ.Este microcontrolador possui as memórias Flash, EEPROM e RAM.O ATmega328 possui 32K Bytes de memória Flash, 1k Byte dememória EEPROM e 2k bytes de RAM. Ele também e composto porcatorze portas digitais e seis portas analógicas.

(ATMEL, 2011)

4.2.2 – ArduinoArduino, segundo site oficial, é uma plataforma eletrônica

de protopinagem, de código aberta, baseada em hardware esoftware flexíveis e de fácil de usar. Seu propósito atenderartistas, hobbistas, designers ou qualquer um que estejainteressado em criar objetos ou ambiente interativos. Omodulo, pois, que será utilizado para controle e também comoatuador mais complexo será a plataforma Arduino exibido nafigura 01.

Figura 1 – Placa Arduino Mega Fonte: http://www.Arduino.cc/ acessado em 10 de abril de

2014.

A razão por ter sido escolhida a placa Arduino Mega, foidevido ao seu tamanho reduzido e ampla quantidade deinformações disponíveis nos fóruns desenvolvedores. Aplataforma de programação da placa chamada, Arduino Environment,oferece uma IDE para o desenvolvimento de códigos. Para queocorra a comunicação com o computador, a placa oferece umaporta USB, na qual, é utilizada tanto para provimento deenergia quanto para transmissão de informação. Esse processoocorre de forma paralela.

4.2.3 - Lâmpadas A lâmpada incandescente ou lâmpada elétrica é um

dispositivo elétrico que transforma energia elétrica emenergia luminosa e energia térmica.

Thomas Alva Edison em 1880 construiu a primeira lâmpadaincandescente utilizando uma haste de carvão muito fina queaquecendo até próximo ao ponto de fusão passa a emitir luz. Noprojeto em questão são usadas lâmpadas de 6,3V de menortamanho, utilizadas na simulação de iluminação dos cômodos.

4.2.4 - Relês Relé é uma chave eletromecânica ou não, podendo estar

aberta ou fechada dependendo do momento que um sinal éaplicado, a principal aplicação no projeto em questão é oacionamento das lâmpadas. No caso do Relé eletromecânico, acomutação é realizada alimentando-se a bobina do mesmo. Podeser também usado para acionar lâmpadas, sirenes e outros.Dependendo da carga do relé (corrente máxima que seus contatospodem conduzir), pode-se até acionar motores.

4.2.5 – DiodosO diodo ligado reversamente deve estar presente sempre que

se usa um relé (ou qualquer outro dispositivo que contenha umabobina). Isso é necessário, pois quando o relé muda de estado,gera uma descarga elétrica na parte do circuito que oalimentou, podendo danificar o transistor e impedir também queessa descarga passe para o circuito.

4.3 – COMPONENTES DE SOFTWARE

4.3.1 Softwares Arduino Development Enviroment

Para o desenvolvimento, upload e debug do código deprogramação no hardware do microcontrolador Arduino foram

necessários o uso do Software livre de desenvolvimento daplataforma. Nesse ambiente é necessário usar a linguagem deprogramação Wiring que é derivada da linguagem C e C++. Algumasbibliotecas específicas já fazem parte do aplicativo e por setratar de Software livre, existe a possibilidade de adicionar oucriar outras, dependendo do que será criado ou modificado. OArduino IDE possui a capacidade de reconhecimento de todas asestruturas da linguagem C e também de alguns recursos dalinguagem C++, com o código criado e compilado é possívelrealizar o “upload” para a placa Arduino, ou seja, caso o códigoobedeça às regras da linguagem e nenhum erro sejaidentificado, é gerado o código binário equivalente ao que foicriado e então é gravado no microcontrolador, para posteriorutilização.

4.3.2 - Software TouchOSC interface editor O Software TouchOSC editor foi utilizado para a personalização

da interface gráfica. O download pode ser efetuado através dosite do desenvolvedor. A figura 2 representa o ambiente dedesenvolvimento do programa.

Figura 2 – Ambiente de personalização TouchOSC

4.3.3 - Aplicativo TouchOSC

O aplicativo permite que controle remotamente e receba

informações de outros Softwares ou hardwares que programam

protocolos OSC ou MIDI, como Apple Logic Pro/Express, Renoise,

Pure Data, Max/MSP/Jitter, Max for Live, OSCulator, VDMX,

Resolume Avenue 3, Modul8, Plogue Bidule, Reaktor, Quartz

Composer, Vixid VJX16-4.

Supercollider, FAW Circle, vvvv, Derivative TouchDesigner,

Isadora e muitos outros. Sua interface gráfica pode ser

visualizada na figura 03.

Figura 03 – Interface TouchOSC Fonte: HTTP://hexler.net/Software/TouchOSC

O aplicativo vem com alguns layouts por padrão, no entantopara o projeto em questão foi utilizado o Software free TouchOSCEditor para a personalização da interface gráfica.

4.3.4 - Software Processing É uma linguagem de programação também licenciada como

open-source e voltada para manipulação gráfica. Também foi

desenvolvida nos contextos das artes e do design e viabiliza

que pessoas que tenham pouca familiaridade com linguagem de

programação, e em outras áreas de conhecimento, possam obter

resultados rapidamente. Também para fomentar a interação entre

Processing e Arduino e ampliar a possibilidades de uso da

tecnologia há tutoriais simples e de fácil leitura.

As plataformas Processing e Arduino permitem, em conjunto

ou de modo isolado, o desenvolvimento de tecnologias para

interfacear, criar e engenhar didáticos em laboratórios.

Originarias do contexto das artes, seu emprego é de certo modo

facilitados pelas preocupações que seus desenvolvedores

inicias tiveram em viabilizar a construção de protótipos em um

ambiente gráfico interessante.

4.4 – ESQUEMÁTICOA proposta da arquitetura do protótipo é direcionada para

o cenário de automação residencial, porem pode ser alcançado

outros objetivos futuros. O meio de comunicação e interação

com o usuário será feita através de um tablet, o qual definira

todo o controle, o qual enviará informações do usuário via Wi

– Fi a um computador que servira de via de comunicação entre

tablet e o hardware microcontrolador.

Figura 4 – Esquemática

O protótipo proposto é formado por diversos aplicativos e

diferenciados hardwares e componentes entre eles:

Microcontrolador Arduino MEGA

Notebook

Tablet

Relês

Lâmpadas

Conexões

Cabo USB

Maquete residencial

Software Arduino

Software Processing

Software TouchOSC interface editor

Aplicativo TouchOSC

No notebookProcessing que deverá estar em modo run durante

todo funcionamento do protótipo. Este será o meio de

comunicação entre o iPad e o hardware microcontrolador. O

notebook ainda será utilizado para a compilação e embarcação do

código dentro do microcontrolador usando o Software Arduino

Development Enviroment e a personalização da interface gráfica que

será embarcada no iPad. O aplicativo TouchOSC é o vel por

alterar o estado dos objetos que forem conectados ao

microcontrolador, esta alteração será feita via Wi-Fi enviando

pacotes UDP do iPad para novamente ao notebook.

4.5 - USB

No protótipo proposto a necessidade do uso do USB se faz

pelo fato do computador precisar enviar mensagens ao hardware

microcontrolador. Portanto é necessário que haja conexão que

além de prover energia ao computador, também seja utilizada

para a transmissão de informação.

Outra razão que leva a escolha da conexão USB é devido a

sua simplicidade na configuração e manuseio. Por se tratar de

uma conexão confiável devido a protocolos próprios, possuir

compatibilidade com grande parte dos sistemas operacionais,

por ser de baixo custo e visto que os computadores,

atualmente, possuem várias portas USB, mostra que essa forma

de conexão é a mais indicada para o projeto. Outro fator que

evidencia o porquê de utilizar essa conexão é a questão da

placa Arduino UNO possuir uma entrada e saída de dados via USB.

USB (Universal Serial Bus) tem a particular função de permitir

a conexão de muitos periféricos simultaneamente (pode-se

conectar ate 127 dispositivos em um barramento USB) ao

barramento e este, por uma única tomada, se conecta à placa-

mãe‖ (MONTEIRO, 2004).

4.6 - UDP O UDP (user data protocol) foi o protocolo utilizado para a

transmissão dos pacotes entre o iPad e o computador, isso se

da pelo fato do aplicativo usado no iPad enviar os pacotes

desta maneira.

Segundo a RFC 768, User Datagram Protocol (UDP) usa o

protocolo IP (internet protocol) como subjacente, é utilizado

como modo de transmissão de pacotes de comunicação por um

computador ligado a uma rede de computadores. Este protocolo

provê um procedimento de envio de mensagens por programas para

outros programas. O protocolo é orientado à transação, a

entrega e um a dupla proteção não são garantidas.

4.7 - OSC O uso do protocolo OSC neste projeto se da pelo fato do

aplicativo utilizado para a troca de comunicação entre Tablet

e computador enviar as mensagens usando este formato. Os

motivos pela escolha deste aplicativo serão discorridos no

andamento do projeto.

Open Sound Control (OSC) é um protocolo para comunicação

entre computadores, sintetizadores de som, e outros

dispositivos multimídia. (HTTP://opensoundcontorl.org)

No projeto em questão serve para enviar mensagens entre a

aplicação TouchOSC e o Software Processing, Uma aplicação é

identificada pelo endereço IP e por uma ―porta‖

(172.20.85.123:3000) As mensagens podem ser enviadas como

inteiros, floats e string. E é sempre iniciada por ―/‖, por exemplo,

a mensagem contendo o nome botão pressionado e o seu valor

deverá ser /nomedobotaovalor si mensagem com dois valores uma

string e um inteiro.

Para o funcionamento no Processing é necessário o uso de uma

biblioteca específica OSCP5.

4.8 - AutoCAD AutoCAD é um Software do tipo CAD — computer aided design ou

desenho auxiliado por computador criado e comercializado pela

Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a

elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D)

e para criação de modelos tridimensionais (3D).

No desenvolvimento do projeto foi utilizado para o desenho

da planta baixa da maquete residencial. . É amplamente

utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia

mecânica, engenharia geográfica, engenharia elétrica e em

vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente

disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft

Windows.

4.9 - iOS

iOS é o sistema operacional para devices móveis da Apple,

foi desenvolvido originalmente para o iPhone, no entanto hoje

também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. No projeto em

questão é o sistema operacional que rodará no Tablet. A Apple

não permite o sistema operacional rodar em hardware de

terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito

de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A

interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas

tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça"

utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Conta com

acelerômetros internos que são usados por alguns aplicativos

para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o

comando de desfazer) ou rodá-la em três dimensões (um

resultado comum é a mudança do modo retrato para modo

paisagem).

A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de

manipulação direta, utilizando gestos multi-touch. Elementos

de controle de Interface consistem de barras, chaves e botões.

A resposta à entrada do usuário é imediata e oferece uma

interface de fluidos. A interação com o sistema operacional

inclui gestos, tais como tocar e apertar, que tem definições

específicas dentro do contexto do sistema operacional iOS e

sua interface multitoque.