34

2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

  • Upload
    others

  • View
    2

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores
Page 2: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2015R E L A T Ó R I OA N U A L

Page 3: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

4

05

08

12

24

30

34

38

Í N D I C E

- M E N S A G E M D A D I R E T O R I A

- O Q U E É O I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O

- R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

- A T U A Ç Ã O E M N Ú M E R O S

- A L I A N Ç A S

- P E R S P E C T I V A S 2 0 1 6

- C O N S I D E R A Ç Õ E S F I N A I S

Reclamar da falta de transparência e ética não muda nada, investir em um trabalho de base sério e competente, como o que faz o Atuação, é mais eficaz e sensato.”

Marcelo BergersonInvestidor

Page 4: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

5

O ano de 2015 foi sensacional para o Instituto Atuação. Como já havíamos mencionado, seria o ano em que o bambu chinês emergiria de baixo da terra. E de fato foi. Tivemos o evento da Semana da Democracia, que contou com a presença de pessoas que são referências no Brasil e no mundo em nosso tema; tivemos uma ótima repercussão na mídia e lançamos a 1ª Co-letânea da Democracia com grande sucesso. Com isso, iniciamos o nosso “braço” editorial.

O projeto Cidade Modelo avançou muito. Fizemos uma parceira chave com a The Economist Intelligence Unit e outras importantes instituições interna-cionais, que resultou na criação de um indicador de democracia em nível local, inédito mundialmente, que balizará o desenvolvimento deste projeto para transformarmos Curitiba na cidade referência em democracia, de forma replicável, no prazo de 5 anos.

Não podemos esquecer dos grandes avanços internos. Destacamos a es-tratégia, o desenho dos projetos, o R.H., a gestão e o ótimo desenvolvimento da equipe.

Para chegarmos aos nossos objetivos em 2015 foram substanciais os inves-timentos que recebemos de pessoas físicas e jurídicas. Crescemos mais de 100% em receitas. Além do apoio financeiro, ganhamos o envolvimento e voto de confiança de pessoas e organizações que nos inspiram, lastreiam e abrem portas para o Atuação. Somos e seremos sempre muito gratos.

Este relatório apresenta em maiores detalhes as conquistas e desafios das áreas e projetos do Atuação.

C A R O S P A R C E I R O S E I N V E S T I D O R E S ,

Pedro VeigaDiretor-Presidente

Henrique ZétolaDiretor Administrativo-Financeiro

M E N S A G E M D A D I R E T O R I A

Page 5: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2015O Q U E É OI N S T I T U T O A T U A Ç Ã O

Page 6: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

8

O Instituto Atuação surgiu em 2010, quando um grupo de universitários indig-nados com os escândalos de corrupção dos diários secretos da Assembléia Legislativa do Paraná se mobilizou para mudar um contexto de grande cor-rupção e desconhecimento político.

A partir da tendência global de profissionalização e desenvolvimento do ter-ceiro setor (iniciativa privada com finalidade pública) e com o baixo índice de qualidade da democracia brasileira, segundo dados da The Economist In-telligence Unit (tabela abaixo), entendemos que para atingirmos as transfor-mações necessárias na nossa democracia, como a melhora da Cultura Políti-ca e da Participação Política, precisamos construir uma organização sólida, orientada a longo prazo, capaz de causar impacto estrutural.

Sendo assim, nos definimos como um Think+Do, ou seja, além da nossa es-trutura de pesquisa nos moldes de um Think Tank, modelo de organização que produz e desenvolve soluções para transformações sociais, políticas e econômicas de forma consistente e pragmática, o Atuação tem a estrutura de planejamento e articulação para que as soluções sejam efetivamente implementadas.

Índice de democracia / The Economist Intelligence Unit

Processo Eleitoral & Pluralismo

2015

1º NORUEGA22º EUA

DEMOCRACIAS PLENAS

Funciona-mento do Governo

Participação Política

CulturaPolítica

LiberdadesCivis

Nota

51º BRASIL

DEMOCRACIAS FALHAS

109º MOÇAMBIQUE

REGIMES HÍBRIDOS

165º CHAD

REGIMES AUTORITÁRIOS

109,17

9,58

4,42

0

9,647,50

6,79

3,57

0

107,22

5,56

5,56

1,11

108,13

3,75

5,63

3,75

108,24

9,12

3,82

2,65

9,938,05

6,96

4,60

1,50

O Q U E É OI N S T I T U T O A T U A Ç Ã O

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O

Page 7: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

9

Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer-sidade de São Paulo. Um dos idealizadores do Fórum Futuro 10. Presidente Executivo do GRPCom, um dos maiores grupos de comunicação do país.

Márlon Reis: Membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Um dos mentores da Lei da Ficha Limpa e do projeto Eleições Limpas. Vencedor do I Prêmio Innovare: “Integração da Justiça Eleitoral e So-ciedade Civil”. Considerado um dos brasileiros mais influentes do país pela revista Época.

Rhodrigo Deda: Jornalista. Editor Executivo de Vida Pública da Gazeta do Povo. Mentor na aceleradora Hotmilk. Cursou Master em Jornalismo: Gestão Estratégica e de Marcas, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Ad-vogado. Pós-graduado em Direito Processual Civil.

Rodrigo Brito: Cofundador da INK e da Aliança Empreendedora, que apoia microempreendedores de baixa renda em todo o Brasil. Consultor do “Man-dando Bem”, no Caldeirão do Huck. Colaborador da Folha de S. Paulo e da Gazeta do Povo. Coautor do livro “Empreendedorismo inovador: como criar startups de tecnologia no Brasil”. Integrante da rede Young Global Leaders do Fórum Econômico Mundial.

Thomas von Buettner: Cofundador do Instituto Atuação e atual consultor na McKinsey. Engenheiro Industrial Mecânico formado pela UTFPR. Cursou Busi-ness na Stanford University. Experiência na área de fusões e aquisições (M&A) e reestruturação corporativa.

Liziane Silva: Cofundadora da INK. Fellow do Global Good Fund, multiplica-dora para o Brasil da certificação internacional PMD (Project Management for Development). Founding curator do Global Shapers em Curitiba. Certificada no programa “Innovation Master Series” pela Stanford University e em “Avalia- ção de Programas Sociais” pelo MIT Poverty Action Lab e PUC Rio.

C O N S E L H O C O N S U LT I V O

O Conselho Consultivo é de extrema importância para o Atuação, devido à expertise dos membros, ao aconselhamento com profundidade, principal-mente na esfera estratégica e de melhores práticas de gestão, bem como o acompanhamento da implantação dos planos de ação.

Page 8: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2015R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Page 9: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

12

Massimo Tommasoli

O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA) é uma or-ganização intergovernamental que apoia a democracia sustentável em todo o mundo. A missão da International IDEA é apoiar a mudança democrática sustentável, colaborando em reformas democráticas, proporcionando conhecimento comparativo e influenciando políticas públicas.

www.idea.int

I N T E R N A T I O N A L I D E A

Com o objetivo de realizar parcerias com importantes instituições e garantir a participação de palestrantes de renome durante a 1ª Semana da Democracia, o Atuação realizou uma viagem à Nova York e Washington no mês de março de 2015. As organizações e personalidades visitadas foram:

V I A G E N S I N T E R N A C I O N A I S

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Jamila Raqib, Alia Braley & Will Wright

O Albert Einstein Institution é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo Dr. Gene Sharp em 1983. A instituição tem como foco o estudo e utilização de ação “nãoviolenta” estratégica em conflitos em todo o mundo e está comprometida com a defesa da liberdade, da democracia e da redução da violência política através do uso de ação “nãoviolenta”.

www.aeinstein.org

Romina Bandura, Agus Galmarini & Leo Abruzzese

A The Economist Intelligence Unit (EIU) é uma empresa independente dentro do Grupo The Econo-mist, a qual presta serviços de previsão e de consultoria por meio de pesquisa e análise, tais como a elaboração de relatórios mensais, previsões econômicas de cinco anos a nível nacional, relatórios sobre mercados de consumo e políticas públicas, entre outros campos de investigação.

www.eiu.com

A L B E R T E I N S T E I N I N S T I T U T I O N

T H E E C O N O M I S T I N T E L L I G E N C E U N I T

Page 10: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

13

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Lindsay Ferris

A Sunlight Foundation é uma organização norte-americana, apartidária e sem fins lucrativos que usa ferramentas de tecnologia cívica, de análise política e do jornalismo, assim como dados abertos, para tornar o governo dos EUA e suas políticas mais responsáveis e transparentes. A visão da Sunlight Foundation é usar a tecnologia para permitir uma participação democrática mais completa, equitativa e eficaz.

www.sunlightfoundation.com

S U N L I G H T F O U N D A T I O N

G L O B A L I N T E G R I T Y

Hazel Feigenblatt

Global Integrity é uma organização independente sem fins lucrativos, que monitora as principais tendências de governança e corrupção para analisar a evolução da transparência e das ações de “accountability” ao redor do mundo mediante as suas equipes locais de pesquisadores e jornalis-tas. As publicações da Global Integrity têm sido citadas por mais de 50 jornais em todo o mundo, e são usadas pelo Banco Mundial, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacio-nal (USAID) e o Millennium Challenge Corporation, entre outros.

www.globalintegrity.org

Cristiane Suss EhlerInvestidora

“ No Atuação encontramos jovens comprometidos com os valores em que acreditamos e dispostos a defende-los com profissionalismo. Definitivamente uma receita de sucesso.”

Page 11: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

14

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Para que o Atuação atinja seu objetivo de transformar o Brasil em uma demo- cracia plena segundo os critérios da The Economist Intelligence Unit é necessário buscarmos parceiros que tenham a exata propriedade intelectual que precisa-mos. O ano de 2015 foi um ano fundamental para fecharmos parcerias chaves, entre elas, destacamos a The Economist Intelligence Unit para a elaboração do Índice de Democracia Local (IDL), e as organizações que compõem o Experts Committee para monitorar e colaborar ativamente no aperfeiçoamento do IDL e na criação do Plano Estratégico de nosso projeto Cidade Modelo.

As organizações que compõem o Experts Committee são:

P A R C E R I A S E S T R A T É G I C A S

Columbia University (EUA)www.columbia.edu

Fundação Getúlio Vargas (Brasil)www.portal.fgv.br

International IDEA (Suécia)www.idea.int

Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) www.ufmg.br

European University Institute (Itália)www.eui.eu

Global Initiative For Fiscal Transparency (EUA) www.fiscaltransparency.net

Page 12: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

15

Outras parcerias estratégicas estabelecidas durante o ano de 2015 para outros projetos são:

Cidade Democratica (Brasil) www.cidadedemocratica.org.br

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Sagre Consultoria (Brasil)www.sagre.com.br

Pela primeira vez na história do Atuação conseguimos criar uma ponte de diálogo com as instituições públicas locais e despertar seus interesses por nossas iniciativas, como o projeto Cidade Modelo, a 1a Semana da Democra-cia e a 1a Coletânea da Democracia.

R E L A C I O N A M E N T O C O M O S E T O R P Ú B L I C O E S O C I E D A D E C I V I L

Também ficamos honrados pelo reco- nhecimento recebido através de visitas e encontros com cidadãos e organi-zações do 3º setor, que apresentaram suas iniciativas ou aprofundaram seus conhecimentos sobre nossos projetos.

C O N S E G U I M O S C R I A R U M A P O N T E D E D I Á LO G O C O M A S I N S T I T U I Ç Õ E S P Ú B L I C A S LO C A I S

Dr. Antonio PachecoInvestidor

“ Valores e princípios de liberdade, responsabilidade e diálogo ético entre o poder constituinte e o poder constituído, aliados ao repúdio pelo populismo, parecem coincidentes com os meus próprios, e cada vez mais raros, infelizmente, em nosso País.”

Page 13: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

16

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Os encontros com o Conselho Consultivo ocorreram duas vezes em 2015, nos dias 29 de maio e 9 de outubro. Agradecemos aos conselheiros, por destina- rem seus conhecimentos e tempo em prol do Atuação.

R E U N I Õ E S D OC O N S E L H O C O N S U LT I V O

A equipe do Atuação realizou em julho e em de- zembro imersões de dois e três dias, respectiva- mente. A primeira teve como objetivo analisar o progresso da organização e alinhar as áreas com o foco estratégico do segundo semestre. Já a segunda teve como objetivo elaborar o Plane-jamento Estratégico de 2016, definindo assim o foco do ano.

I M E R S Õ E S

Depois de 5 anos construindo uma base sólida e sustentável, em 2015 con-seguimos atrair o interesse de veículos de comunicação relevantes a nível local e nacional. As principais aparições foram o Ciclo de Artigos realizado

A P A R I Ç Õ E S N A S M Í D I A S

C O N S E G U I M O S AT R A I R O INTERESSE DE VEÍCULOS D E C O M U N I C A Ç Ã O R E L E VA N T E S A N Í V E L LO C A L E N A C I O N A L

no Jornal Gazeta do Povo, a entrevista realizada com Prof. James S. Fishkin na Revista IstoÉ Dinheiro, a divulgação do índice de democracia criado pelo Atu-ação no Catraca Livre e as aparições referentes a 1ª Semana da Democracia na RPC TV e Paraná Portal.

Page 14: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

17

As capacitações permitem com que o instituto melhore a excelência de suas atividades dentro da organização ou diante de seu público. Devido a estrutura de Think+Do Tank do Atuação e sua constante busca pela qualidade, foram realizados em 2015 sessões coletivas sobre filosofia política e ética. Na primeira foram utilizadas como embasamento, pesquisas internas e livros importantes, com destaque para obra “Teorias da Justiça depois de Rawls” de Roberto Gar-garella. Já na segunda, tivemos como facilitador nosso conselheiro Guilherme Cunha Pereira, o qual nos apresentou conceitos como “Finalismo” e Virtudes.

Além das capacitações coletivas, o Atuação têm como política de R.H. desen-volver seus colaboradores individualmente, oferecendo assim, oportunidade para toda a equipe realizar cursos específicos, que contribuam diretamente com o crescimento profissional. Foram realizados em 2015 capacitações indi-viduais como cursos de excel, francês, inglês e pós-graduação em Empreen- dedorismo e Negócios Sociais.

Durante 2015 realizamos o primeiro passo para consolidar a presença on-line do Atuação, com o lançamento de nossas três plataformas para fornecer ao nosso público informações pertinentes sobre a organização e os projetos.

C A P A C I T A Ç Õ E S

A T U A Ç Ã O N A W E B

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

www.atuacao.org.brWebsite Institucional

www.semanadademocracia.org.br Website para o evento Semana da Democracia

www.atuacao.org.br/cidademodelo Website para o projeto Cidade Modelo

Alinhado ao lançamento de nossas plataformas on-line, fortalecemos nosso Facebook, concluindo o ano com 6.729 Likes. LIKES

6.729

Page 15: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

18

O ano de 2015 foi marcado pelas primeiras grandes entregas dos projetos do Atuação. Desde o maior evento que já orga-nizamos até a primeira pesquisa elaborada em conjunto com parceiros nacionais e internacionais de renome.

Em 2015 obtivemos avanços na aproximação de importantes centros de pesquisas, como os Centros de Democracia Deliberativa e de Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito da Universidade de Stanford, além do envolvimento direto no projeto Cidade Modelo com o melhor Think Tank do mundo (segundo a Universidade da Pennsylvania), a The Economist In-telligence Unit. Os resultados são os primeiros estudos próprios do Atuação sobre definições históricas de democracia, teorias de defesa da democracia e o desenvolvimento da estrutura de gestão de pesquisa do Instituto.

P E S Q U I S A

FRENTES DE PESQUISA 2015

BENEFÍCIOS DA DEMOCR ACIAMODELOS DE DEMOCR ACIACIDADE MODELO

Think + DO TANK

Obs: Para receber as pesquisas completas, favor entrar em contato através do e-mail: [email protected]

P R O J E T O S

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Page 16: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

19

A 1ª Semana da Democracia (reformulação das antigas Semanas da República) foi um grande marco para o Atuação e aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

No dia 23 de novembro, o hotel Radisson Curitiba recebeu organi-zações e pessoas interessadas no tema de democracia para o pri-meiro dia de evento. Além da exposição do Professor James Fishkin, Universidade de Stanford, e de Jamila Raqib, Albert Einstein Insti-tution, o evento contou com uma série de breves apresentações de inovações democráticas, nas quais tivemos a oportunidade de conhecer mais do Cidade Democrática e seu Mapeamento do Ecossistema de Participação Social, do Alerta Democrática e os cenários para o futuro da democracia na América Latina, do Meu Rio e sua rede Nossas Cidades, da The Economist Intelligence Unit e o resultado do projeto de avaliação de democracia local de Cu-ritiba, e do Instituto Atuação com a apresentação da 1ª Coletânea da Democracia. Por fim, tivemos oficinas de cocriação de propos-tas para o desenvolvimento da democracia no Brasil.

1a S E M A N A D AD E M O C R A C I A

Já no dia 24 de novembro, na nossa sede, parceiros locais e in-ternacionais se reuniram para discussões sobre o projeto Cidade Modelo e os resultados da avaliação da democracia de Curitiba,

Por fim, como um agradecimento a todos aqueles que nos apoiaram durante todo 2015, realizamos no dia 25 de novembro um coquetel de fechamento do ano, para uma breve apresentação de nossos resultados e prestação de contas.

realizada em conjunto com a The Economist Intelligence Unit e grupo de especialistas (Professora Ester Fuchs, Columbia University; Professor Philippe Schmitter, European University Institute; Professor Leonardo Avritzer, UFMG; Professor Carlos Pereira, FGV-RJ; Mélida Jiménez, International IDEA; Hazel Feigenblatt, Global Initiative for Fiscal Transparency).

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Page 17: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

20

Para ter acesso a mais informações sobre a 1a Coletânea da Democracia e solicitar uma edição, acesse: www.atuacao.org.br/semanadademocracia

O maior destaque da 1a Semana da Democracia foi o lançamento da 1a Coletânea da Democracia do Atuação, a qual consiste em 6 obras de alto impacto em 5 volumes no tema de democracia, ainda inéditas na língua portuguesa.

- D E M O C R A C I A E M N Í V E L L O C A L / T I M O T H Y S I S K E T A L .

- O E S P Í R I T O D A D E M O C R A C I A / L A R R Y D I A M O N D

- J O G A N D O B O L I C H E S O Z I N H O / R O B E R T P U T N A M

- Q U A N D O O P O V O F A L A / J A M E S F I S H K I N

- E X I S T E M A L T E R N A T I V A S R E A L I S T A S & M E C A N I S M O S D E L U T A N Ã O V I O L E N T A / G E N E S H A R P

1a C O L E T Â N E A D A D E M O C R A C I A

Os livros foram traduzidos e lançados com re-cursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e têm como público-alvo aqueles que estudam e trabalham democracia no Brasil. Seu objetivo é consolidar e disseminar uma linguagem comum e conceitos-chaves na área, além de posicionar o Atuação como uma referência de conteúdo e pesquisa. As obras são:

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Page 18: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

21

Nossa principal entrega em 2015, foi o desenvolvimento do projeto Cidade Modelo, que visa transformar Curitiba num modelo de de-mocracia, de maneira replicável, em 5 anos.

C I D A D EM O D E L O

O projeto está sendo desenvolvido através de iniciativas replicáveis, sempre contando com critérios mensuráveis que equilibram as particularidades de cada cidade e indicadores universalmente aplicáveis. Em 2015 o foco foi nessa medição e indicadores.

Para isso, realizamos com parceiros de pesquisa já citados (International IDEA, professores Schmitter e Ester Fuchs, The Economist Intelligence Unit, entre ou-tros), a criação e aplicação piloto em Curitiba de uma ferramenta de avaliação e indicadores de democracia em nível local. Os resultados mostraram uma cidade que, apesar de notas positivas em alguns critérios de gestão pública e processo eleitoral, ainda assim não pode ser considerada uma democracia plena tendo pontos de atenção urgentes, como segurança pública, transpa- rência e “accountability” entre órgãos públicos.

Para ter acesso a mais informações sobre o projeto Cidade Modelo e baixar o relatório completo, acesse: www.atuacao.org.br/cidademodelo.

Índice de democracia local

CURITIBA / 2015

I. PROCESSO ELEITORAL E PLURALISMO 47.2%

59.7%

62.1%

43.8%

53.2%

II. FUNCIONAMENTO DO GOVERNO

III. PARTICIPAÇÃO E CULTURA POLÍTICA LOCAL

IV. LIBERDADE E DIREITOS CIVIS

NOTA FINAL

R E T R O S P E C T I V A 2 0 1 5

Page 19: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2015AT U A Ç Ã O E M N Ú M E R O S

Page 20: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

24

A T U A Ç Ã O E M N Ú M E R O S

2 0 1 0 2 0 1 1 2 0 1 2 2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

12

10

8

6

4

2

0

N Ú M E R O D E C O L A B O R A D O R E S

5 5

8

11

89

N Ú M E R O D E I N V E S T I D O R E S

Pedro Prosdócimo NetoEmbaixador

Eu invisto noque acredito, e nosso país está precisando muito de instituições como esta.”

Obs: até o ano de 2012 os colaboradores eram voluntários.

Desde sua fundação, o Atuação está ciente dos desafios que permeiam a trans-formação do Brasil em uma democracia plena. Ficamos muito contentes, ao ver-mos, não somente o quanto criamos e crescemos no ano de 2015, mas também durante esses 5 anos de história. Os números abaixo ilustram nossa trajetória.

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

25

20

15

10

5

06 6

21

Page 21: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

25

A T U A Ç Ã O E M N Ú M E R O S

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

R$ 1.400.000,00

R$ 1.200.000,00

R$ 1.000.000,00

R$ 800.000,00

R$ 600.000,00

R$ 400.000,00

R$ 200.000,00

R$ 0,00

R E C E I T A D O A T U A Ç Ã O

R$ 6

27.6

45,0

0

R$ 5

48.5

99,0

0

R$ 1

.235

.375

,00

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

R$ 1.400.000,00

R$ 1.200.000,00

R$ 1.000.000,00

R$ 800.000,00

R$ 600.000,00

R$ 400.000,00

R$ 200.000,00

R$ 0,00

D E S P E S A D O A T U A Ç Ã O

R$ 5

95.16

0,00

R$ 5

55.2

91,0

0

R$ 1

.207

.439

,16

Obs: as receitas de 2015 incluem valores captados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e administrados pela Sagre Consultoria (total de R$ 440.175,00), ou seja, esse valor não passou pela conta institucional do Atuação.

Page 22: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

26

ADMINISTRATIVO / SEDER$ 73.267,39

A T U A Ç Ã O E M N Ú M E R O S

2 0 1 3 2 0 1 4 2 0 1 5

R$ 35.000,00

R$ 30.000,00

R$ 25.000,00

R$ 20.000,00

R$ 15.000,00

R$ 10.000,00

R$ 5.000,00

R$ 0,00

- R$ 5.000,00

- R$ 10.000,00

R E S U LT A D O O P E R A C I O N A L

D E S P E S A S 2 0 1 5

R$ 3

2.48

5,00

- R$

6.69

2,00

1. O valor de Projetos inclui a Coletânea da Democracia, cujos recursos foram incentivados por Lei Rouanet e administrados pela Sagre Consultoria (total de R$ 440.175,00), ou seja, esse valor não passou pela conta institucional do Atuação.

2. Recursos Humanos inclui salários, encargos, capacitações e prêmios.

PROJETOS(COM LEI ROUANET)¹

R$ 740.220,87

RECURSOS HUMANOS²R$ 334.611,00

MARKETING INSTITUCIONALR$ 59.339,90

R$ 1.207.439,16(com Lei Rouanet)

R$ 2

7.93

5,84

Page 23: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

27

F O N T E S D E R E C U R S O S

Iniciativa privada: investimento social de pessoas físicas e jurídicas preocu-padas, comprometidas e com vontade de colaborar no estabelecimento de uma democracia real para o Brasil.

Lei Federal de Incentivo à Cultura: Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991, também conhecida como Lei Rouanet, é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, permitindo que empresas e pessoas destinem parte do imposto de renda em ações culturais, sendo o percentual disponível de 6% e 4% respectivamente.

Para uma melhor justificativa da despesa assumida pelo Atuação, disponibi-lizamos a prestação de contas trimestral em nosso site: www.atuacao.org.br

Investir no Atuação é poder ajudar a desenvolver a democracia plena no Brasil. Garantir um futuro melhor para nossos cidadãos por meio de um trabalho profundo, bem pautado e com foco em resultado.”

Isabel Raad CarneiroInvestidora

Page 24: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2015A L I A N Ç A S

Page 25: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

30

Instituto Arapyaú | www.arapyau.org.br

O Arapyaú é uma associação sem fins lucrativos que está empenhada na promoção do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição se dá pelo desenvolvimento de ações e apo-io estratégico, financeiro e de articulação a organizações e grupos que trabalham para o desenvolvimento da economia verde, o aprimoramento da política e suas lideranças e o engajamento da sociedade.

Bergerson Joias e Relógios | www.bergerson.com

Uma das cinco maiores joalherias do país, consagrando-se como sinônimo de excelência em jóias, em todas as regiões onde atua. Cada peça ganha vida a partir de um desenho hand-made, um processo que conserva a sensibilidade e a riqueza de detalhes. Além de produzir e terceirizar a produção de jóias e relógios com marca própria, a Bergerson trabalha com as melhores e mais sofisticadas marcas de relógios do mundo.

Freso Brinquedos | www.freso.com.br

A Freso é uma empresa nacional especializada na fabricação de produtos em polietileno, plástico resistente e atóxico, através do processo de rotomoldagem. O desenvolvimento da primeira geração de brinquedos Freso foi executado por designers italianos, bem como todos os moldes foram importados da Itália.

Gaia, Silva, Gaede & Associados Advogados | www.gsga.com.br

Desde a sua fundação, a organização tem as suas unidades voltadas para o atendimento de empresas em questões complexas do Direito Empresarial atuando, todavia, com uma carac-terística muito própria, qual seja, bem conhecer e compreender os meandros da atividade empresarial, bem como da legislação vigente, com a exata noção dos interesses dos clientes a serem preservados. Excelência técnica é uma premissa básica na prestação de serviços do Gaia, Silva, Gaede & Associados Advogados.

VERSÃO BOXAplicação preferencial

Plenaventura | www.plenaventura.com.br

A Plenaventura Investimentos é uma empresa que aplica seu capital em diversos ramos de atividade. Desde a sua fundação em 1998 trabalha para garantir lucratividade e satisfação aos seus acionistas sempre com foco na longevidade do negócio.

I N V E S T I D O R E SA L I A N Ç A S

I N V E S T I D O R E S P E S S O A S J U R Í D I C A S

Page 26: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

31

Vêneto Gelato | www.sorvetesveneto.com.br

Em 1984, iniciou-se a fabricação de sorvetes na empresa da família, a tradicional Aquarius Gas-tronomia. Logo a fábrica de sorvetes teve que se mudar, pois faltava espaço para poder expandir. Em julho de 1999 é adquirida a marca Vêneto, e a partir de 2008 foi lançada a linha de picolés. A empresa está sempre inovando em novos sabores e produtos para a melhora contínua de qualidade.

Construtora e Incorporadora Laguna | www.construtoralaguna.com.br

A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e cor-porativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreen-dimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais dis-putadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certifi-cação LEED Gold, o LLUM BATEL.

RPC TV | www.rpctv.com

RPC é uma rede de televisão brasileira sediada em Curitiba, Paraná. A emissora foi criada em 2000 através da junção das emissoras da antiga Rede Paranaense, as TVs Paranaense, Coroados, Cataratas, Esplanada e Cultura, todas afiliadas a Rede Globo.

Young Presidents Organisation - YPO | www.ypo.org

Fundado em 1950, o Young Presidents Organisation – YPO atualmente provê, a 23.000 mem-bros e suas famílias em mais de 130 países, acesso a experiências únicas de networking e educação, cujo objetivo é aperfeiçoar suas habilidades de liderança, tanto em nível pessoal, quanto em seus negócios, bem como na comunidade onde atuam.

Grupo Thá | www.tha.com.br

O Grupo Thá é um dos mais tradicionais grupos imobiliários do país. Ao longo dos seus mais de cem anos de história, se orgulha de ter construído marcos em diversas cidades brasilei-ras. Uma marca sólida, que possui uma plataforma estratégica de negócios formada por três unidades integradas: Thá Incorporadora, Thá Engenharia e Imobiliária Thá.

A L I A N Ç A S

Page 27: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

32

A P O I A D O R E S

Sagre Consultoriawww.sagre.com.br

Serzegraf - Indústriae Editora Gráfica Ltda.www.serzegraf.com.br

Causewww.cause.net.br

Instituto Cidade Democráticawww.serzegraf.com.br

Fluxo Lab Comwww.facebook.com/ FluxoLabCom

Radisson Hotels & Resorts Hotel Radisson Curitibawww.radisson.com

(A) Ana Amélia Cunha Pereira Filizola . Antonio Pacheco Arsênio de Almeida Neto

(C) Cristiane Ehler . Cristiano Malucelli . Cristina Cunha Pereira

(D) Dênis Minev

(F) Filipe Biscaia Demeterco

(G) Gabriel Raad . Gilberto Junqueira Zancopé Guilherme Cunha Pereira

(I) Isabel Raad

(J) João Claudio Fontana

(M) Marcelo Bergerson . Márcia Abujamra . Marcos Moro Zétola Marilys Castanho . Mauro Marder

(P) Paulo Cunha Pereira . Pedro Prosdócimo Neto

(R) Ricardo Beltrão de Almeida . Ricardo Ehler . Rui Francisco de Paula

(T) Terezinha Döring.

A L I A N Ç A S

I N V E S T I D O R E S P E S S O A S F Í S I C A S

Page 28: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

2016P E R S P E C T I V A S 2 0 1 6

Page 29: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

34

Seguindo na linha dos grandes avanços alcançados em 2015, as perspectivas para 2016 são de conquistas ainda maiores.

P R O J E T O S 2 0 1 6

2a S E M A N A D A D E M O C R A C I A - O evento da 2ª Semana da Democracia será expandido para 4 dias, que contarão com palestrantes na-cionais e internacionas sobre as pesquisas mais atuais na área e de inovações democráticas, momentos para o desenvolvimento das discussões de propos-tas para uma agenda comum para a democracia brasileira e um dia exclusivo de atividades dedicadas ao projeto Cidade Modelo, incluindo discussões so-bre um Plano Estratégico para os próximos cinco anos e um debate entre os candidatos a Prefeito de Curitiba pautado pelos resultados da avaliação da democracia de nossa cidade. O evento se dará entre os dias 13 e 16/09, ten-do no dia 15/09, dia mundial da democracia, a programação principal sendo transmitida ao vivo, pela internet.

P E R S P E C T I V A S 2 0 1 6

2a C O L E T Â N E A D A D E M O C R A C I A - Em 2016, dando sequência a recém criada iniciativa editorial do Atuação, lançaremos a 2ª Coletânea da Democracia, com 4 novas obras de alto impacto.

- D E M O C R A Z I A : C O S A È / G I O V A N N I S A R T O R I

- I N S E A R C H O F D E M O C R A C Y / L A R R Y D I A M O N D

- T H E A N T I - C O U P / G E N E S H A R P

- E S T U D O S S O B R E E S T A D O D E D I R E I T O E D E M O C R A C I A /

Reedição da 1ª Coletânea da Democracia: Devido a grande demanda pelas obras lançadas em 2015 pelo Atuação, faremos uma segunda edição voltada à comercialização em livrarias e on-line.

E R N S T W O L F G A N G B Ö C K E N F Ö R D E

Page 30: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

35

P E R S P E C T I V A S 2 0 1 6

C I D A D E M O D E L O - O projeto Cidade Modelo, será o foco de 2016, com a revisão e melhoria teórica e metodológica dos indicadores de demo- cracia, em conjunto com os importantes parceiros de pesquisa. No início do ano, estaremos nos Estados Unidos para consolidação dessas parcerias com especialistas e fechamento de planos de trabalho. Após as devidas alterações

P E S Q U I S A - A área de pesquisa terá sua continuidade com o desenvolvi-mento em 3 linhas de pesquisa:

Modelos de Democracia: com objetivo de estudar o que é democracia e quais os principais modelos que se desenvolveram na história. Em 2016 mer-gulharemos nos modelos clássicos ateniense e da República romana e suas principais características.

Benefícios da Democracia: essa linha visa responder quais os principais im-pactos positivos que um regime democrático real proporciona, e para isso esse ano avaliaremos os conceitos básicos por trás das clássicas e modernas definições de democracia e sua proximidade com os valores e virtudes ideais de uma sociedade.

Poder e Governança: trabalhar com democracia implica lidar com relações de poder e estruturas de governança. Essa linha trata dos conceitos básicos por trás desses termos e avaliará em 2016 não somente as principais teorias de poder, como também alguns estudos de casos notáveis no assunto.

e melhorias, avaliaremos novamente a de-mocracia da cidade de Curitiba com nossos indicadores. Em seguida, passando da revisão das ferramentas, teremos o desenvolvimento de um Plano Estratégico, contendo as dire-trizes, premissas e projetos a serem desen-volvidos nos próximos anos para a cidade de

Curitiba. Esse plano será elaborado num processo de pesquisa interna e con-sulta pública, incluindo a participação de parceiros-chave em Curitiba, e terá sua apresentação aos candidatos a Prefeito da cidade durante o evento da 2ª Semana da Democracia.

Page 31: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

36

PROJETOS(COM LEI ROUANET)

R$ 1.369.400,00

F I N A N C E I R O

RECURSOS HUMANOS¹R$ 886.500,59

ADMINISTRATIVO / SEDER$ 131.820,10

MARKETING INSTITUCIONAL R$ 134.865,00

1. Recursos Humanos inclui salários, encargos, capacitações e prêmios.

O Atuação para o ano de 2016, além de manter as fontes de recursos da inicia-tiva privada e Lei Rouanet, começará a inscrever-se em editais de fundações.

Fundações: organizações privadas sem fins lucrativos que aportam recursos a iniciativas sociais em prol da democracia.

F O N T E S D E R E C U R S O S

P R E V I S Ã O D E D E S P E S A S 2 0 1 6

R$ 2.422.585,69(com Lei Rouanet)

P E R S P E C T I V A S 2 0 1 6

Page 32: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

37

E Q U I P E 2 0 1 6

Este novo ano vem marcado pela incorporação de novos colaboradores para formar uma equipe mais robusta e preparada para os desafios de 2016. Os principais reforços têm sido destinados nas áreas de Pesquisa e Marketing.

Pedro Veiga: Diretor-Presidente e Operacional, responsável pela área insti-tucional, de estratégia e captação.

Henrique Zétola: Diretor Administrativo-Financeiro, responsável pela área fi-nanceira, de R.H. e macrogestão.

Jamil Assis: Gestor de Projetos e Relações Públicas, responsável pelo geren-ciamento de todos os projetos e articulação do Atuação.

Leonardo Capel: Gestor de Marketing, responsável pelo planejamento, posi-cionamento e administração de marketing.

Fernando Archetti: Pesquisador, responsável pelas linhas de pesquisa Mode-los de Democracia e Poder e Governança.

Erick Vizolli: Pesquisador, responsável pela fundamentação teórica e técnica do projeto Cidade Modelo e pesquisas relacionadas.

Enzo Rebellato: Pesquisador, responsável pela linha de pesquisa Benefícios da Democracia e Poder e Governança.

Alessandra Schmidt: Captadora de Recursos, responsável pela atração de in-vestimento social.

Guilherme Dockhorn: Secretário, responsável pela comunicação interna e estrutura da sede.

Rafael Borba: Designer, responsável pela imagem institucional.

A T U A Ç Ã O 2 0 1 6

Page 33: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores

I N S T I T U T O A T U A Ç Ã O R E L A T Ó R I O A N U A L * 2 0 1 5~~

38

Estamos satisfeitos de termos entregue tudo que foi proposto para 2015. Mas os desafios são muito grandes. O último índice global de democracia da Economist Intelligence Unit, medido em 2015, apontou uma queda na nota da democracia brasileira. Pela atual situação política e econômica que o país vive, este resultado era esperado. Mas, ao mesmo tempo, vemos um nascente movimento da democracia que anseia por transparência, participação popular e melhor gestão pública. Vemos os grandes avanços dos processos da Ope-ração Lava Jato, por exemplo, como uma grande esperança.

C O N S I D E R A Ç Õ E SF I N A I S

Entendemos que o nosso trabalho é orientado a longo prazo, pensando no impacto estrutural e no fortaleci-mento de um movimento em prol da democracia. Para atingirmos nossa visão, seguimos uma tendência mun-dial de começar pelo âmbito local. O projeto Cidade Modelo será nosso laboratório e case, que nos impul-sionará à escala nacional.

V E M O S U M N A S C E N T EM O V I M E N T O D AD E M O C R AC I A Q U E A N S E I AP O R T R A N S PA R Ê N C I A ,PARTICIPAÇÃO POPULAR EMELHOR GESTÃO PÚBLICA

Em 2016, nos comprometemos com a entrega do plano estratégico para a trans-formação democrática de Curitiba. Realizaremos um evento de proporções na-cionais, que começará a mobilizar o movimento da democracia. Lançaremos coletâneas para difundir conceitos e ideias centrais do nosso tema e desen-volveremos o núcleo de pesquisas como alicerce dos nossos trabalhos.

Estamos confiantes com o nosso caminho e que estamos nos cercando das pessoas certas para as transformações de alto impacto.

Agradecemos a todos que nos apoiaram e esperamos continuar contando com o apoio de vocês.

A T U A Ç Ã O 2 0 1 6

Page 34: 2015 - Instituto Sivis · INSTITUTO ATUAÇÃO ~~ RELATÓRIO ANUAL 2015 9 Guilherme Cunha Pereira: Doutor em Direito das Comunicações pela Univer- sidade de São Paulo. Um dos idealizadores