4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 051 - 25 de Abril a 01 de Maio de 2015 INFORMATIVO PAROQUIAL "A SEMENTE" COMPLETA SEU PRIMEIRO ANO Sl 68,2 "Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus Lançado no dia 26 de abril de 2014, o informativo paroquial A Semente completa seu primeiro ano. Um veículo impresso de comunicação foi a prioridade do planejamento da Pastoral da Comunicação para as ações pastorais. O nome "A Semente" foi retirado de um jornal antigo da paróquia. Foi mantida também a identidade visual do material. A ideia de manter o nome foi do pároco Pe. Carlos Panassolo, visto que tem um grande significado teológico a partir da parábola do semeador (Mt 13:18). "Desde o início dos trabalhos da Pascom, ainda em fevereiro do ano passado, identificamos a necessidade da paróquia ter um material impresso. Conversando com o pároco, chegamos no formato e periodicidade ideais para a necessidade dos paroquianos. Um informativo de quatro páginas e semanal foi a ideia desenvolvida, para ser um material dinâmico e objetivo", conta o jornalista responsável, Adilson Jorge. Em 5 de julho de 2014, portanto na edição nº 11, foi incluído o suplemente mensal "A Sementinha", com público-alvo as crianças das paróquia. O objetivo é ser um material lúdico mas com grande preocupação catequética, sempre abordando temas bíblicos e atividades que tenham função não só de brincadeira, mas que sejam de formação, como as atividades que envolvem pesquisa na Bíblia. Para o suplemento, os agentes contam com a ajuda da coordenação da Catequese Infantil. Por detrás do papel Três agentes da pastoral estão envolvidos diretamente na elaboração do informativo. Mensalmente há uma reunião de pauta com os agentes e o pároco, quando são elaboradas listas de assuntos importantes que poderão estar no informativo. Para cada edição do informativo são pensados em média dez assuntos. Os jornalistas Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro são os responsáveis por toda a parte editorial, escrevendo os textos, fazendo as entrevistas e pela cobertura fotográfica. Até a noite de toda quarta-feira, todo o material de texto é escrito e revisado, e os agentes recebem a agenda da semana enviada pela secretaria paroquial e os textos do pároco e do vigário paroquial. Toda quinta-feira é dia de diagramação do material, feita pela designer gráfica Giovana Gabriel, que desenvolveu toda a proposta de identidade visual do material, como elementos gráficos, tipo de fontes etc. Neste momento entra a edição do material para adaptar os textos aos espaços. Como é um veículo

A Semente - Ed. 51

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo paroquial "A Semente" completa seu primeiro ano. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

Citation preview

Page 1: A Semente - Ed. 51

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 051 - 25 de Abril a 01 de Maio de 2015

INFORMATIVO PAROQUIAL "A SEMENTE" COMPLETA SEU PRIMEIRO ANO

Sl 68,2

"Confie sempre em

Deus, meu povo! Abram

o coração para Deus

Lançado no dia 26 de abril de 2014, o informativo paroquial A Semente completa seu primeiro ano. Um veículo impresso de comunicação foi a prioridade do planejamento da Pastoral da Comunicação para as ações pastorais. O nome "A Semente" foi retirado de um jornal antigo da paróquia. Foi mantida também a identidade visual do material. A ideia de manter o nome foi do pároco Pe. Carlos Panassolo, visto que tem um grande significado teológico a partir da parábola do semeador (Mt 13:18).

"Desde o início dos trabalhos da Pascom, ainda em fevereiro do ano passado, identificamos a necessidade da paróquia ter um material impresso. Conversando com o pároco, chegamos no formato e periodicidade ideais para a necessidade dos paroquianos. Um informativo de quatro páginas e semanal foi a ideia desenvolvida, para ser um material dinâmico e objetivo", conta o jornalista responsável, Adilson Jorge.

Em 5 de julho de 2014, portanto na edição nº 11, foi incluído o suplemente mensal "A Sementinha", com público-alvo as crianças das paróquia. O objetivo é ser um material lúdico mas com grande preocupação catequética, sempre abordando temas bíblicos e atividades que tenham função não só de brincadeira, mas que sejam de formação, como as atividades que envolvem pesquisa na Bíblia. Para o suplemento, os agentes contam com a ajuda da coordenação da Catequese Infantil.

Por detrás do papel

Três agentes da pastoral estão envolvidos diretamente na elaboração do informativo. Mensalmente há uma reunião de pauta com os agentes e o pároco, quando são elaboradas listas de assuntos importantes que poderão estar no informativo. Para cada edição do informativo são pensados em média dez assuntos. Os jornalistas Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro são os responsáveis por toda a parte editorial, escrevendo os textos, fazendo as entrevistas e pela cobertura fotográfica. Até a noite de toda quarta-feira, todo o material de texto é escrito e revisado, e os agentes recebem a agenda da semana enviada pela secretaria paroquial e os textos do pároco e do vigário paroquial.

Toda quinta-feira é dia de diagramação do material, feita pela designer gráfica Giovana Gabriel, que desenvolveu toda a proposta de identidade visual do material, como elementos gráficos, tipo de fontes etc. Neste momento entra a edição do material para adaptar os textos aos espaços. Como é um veículo

Page 2: A Semente - Ed. 51

Na manhã do último domingo, 19 de abril, nossa paróquia movimentou uma passeata de conscientização contra a dengue. Saindo defronte a Matriz de São Sebastião às 9h, dezenas de paroquianos caminharam por alguns bairros de nossa comunidade acompanhados pelo pároco Pe. Carlos Panassolo e pelo vigário paroquial Pe. Bruno Rossi.

A passeata é uma parceria da Paróquia São Sebastião com a Unidade Básica de Saúde do Jardim Moreirinha e teve o objetivo de envolver toda a comunidade na luta para diminuir os casos de dengue no município, principalmente nos arredores dos bairros que abrangem a paróquia, onde preocupa o alto índice de infestação da doença.

Carregando cartazes produzidos pelas crianças da catequese com dizeres como: ‘Xô dengue, na minha casa não!’, ‘Faça sua parte!’, ‘Fora Dengue!’, e desenhos ilustrando os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o grupo ajudou as agentes de saúde a entregar panfletos contendo informações sobre a prevenção da doença aos passantes, assim como nas residências.

O pároco Pe. Carlos Panassolo lembrou que somente com a conscientização de todos poderemos nos ver livres desse problema. “Nós que já vivemos a experiência da dengue sabemos como isso é desagradável e preocupante. Queremos rezar por todos os funcionários da área da saúde, para que Deus possa iluminá-los e fortalecê-los. E assim como São Sebastião livrou nossa cidade da epidemia da febre amarela, que ele também interceda por nós contra este mal que vem se estendendo cada vez mais”, disse.

O padre ainda agradeceu a participação de todos os envolvidos e completou dizendo que era uma pena, com a situação que estamos vivendo, que a mobilização ainda não teve a participação de todos.

Paróquia mobilizou passeata contra a dengue

A devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt surgiu em 1914 na Alemanha, a partir do movimento criado pelo Pe. José Kentenich, chamado Obra de Schoenstatt - que significa Belo Lugar. Teve início no Brasil em 1950 e hoje a força propulsora é o Santuário em Atibaia de onde as Imagens da Mãe Peregrina partem e visitam mensalmente 25 milhões de brasileiros. A dedicação das ‘zeladoras de capelinha’ leva as bênçãos da Mãe Rainha às famílias de nossa paróquia, são verdadeiras missionárias evangelizando com Maria!

Conhece o Movimento Mãe Rainha presente em nossa Paróquia?

impresso, infelizmente muita coisa acaba ficando de fora por falta de espaço. Apenas na hora da diagramação é que consegue uma visão mais geral de como o informativo ficará, quais matérias terão foto etc. Na sexta-feira de manhã, o material é enviado para a gráfica, que entrega o material impresso no sábado, quando é levado para a secretaria paroquial pela Cecília Gabriel.

Em todas as celebrações do final de semana, o informativo é entregue carinhosamente pelos Ministros Extraordinários aos paroquianos que desejam.

Gostaríamos de agradecer todos que possibilitam que o informativo seja uma realidade. Todos os agentes de pastoral que, sempre solícitos, ajudam informando sobre as ações pastorais, os secretários Cristina e Jean, Ministros, Pároco Pe. Carlos Panassolo, vigário paroquial Pe. Bruno Rossi, os dizimistas com o importante apoio financeiro, aos apoiadores culturais, que também colaboram financeiramente, e todos os paroquianos que levam para casa o informativo, acompanhando e refletindo sobre nossa paróquia.

Page 3: A Semente - Ed. 51

Diocese terá dia de oração pelas vocações

Pedimos a colaboração de LATA DE ERVILHA ou MILHO com entrega nos dias 2 e 3 de maio e MOLHO DE TOMATE, BOLACHA ou FERMENTO EM PÓ para entrega nos dias 9 e 10 de maio.

A Festa conta com você!

A Pastoral Vocacional da Diocese de Amparo vai promover no domingo, 03 de maio, o Dia de Orações pelas Vocações. O encontro será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Catedral Diocesana, a partir das 08h. Às 10h o bispo diocesano vai presidir uma missa na Catedral.

Confira em nosso site paroquial a mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, "O êxodo, experiência fundamental da vocação".

Segue abaixo a carta convite elaborada pelo padre Carlos Roberto de Oliveira, Coordenador diocesano da Pastoral Vocacional:

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!“Ide também vós para minha vinha!” (Mt. 20,4)As palavras de Jesus nesse evangelho nos convidam a trabalhar pelo Reino. Cada um de nós é

chamado a colocar seus dons a serviço do próximo, fazendo-os frutificar em amor, fé e esperança. Precisamos ser generosos e responder esse chamado com o coração aberto, para que assim como Maria, possamos um dia dizer: “O Senhor fez em mim maravilhas! Santo é seu Nome”! (Lc. 1,49)

Ninguém está fora desse convite. Jesus não se esquece de nenhum dos nomes gravados em seu coração. Toda Igreja é vocacionada. Vocacionada primeiramente ao amor. Vocação significa chamado. Toda Igreja é, portanto chamada a amar, e esse chamado gera o desejo de servir, trabalhar na vinha que precisa urgentemente de operários.

Somos os pés e as mãos do Senhor neste mundo. Mãos e pés que se colocam a serviço, e dedicam suas vidas a anunciar o evangelho, proclamar o Reino de Deus e convidar a conversão. Deus quer que sua Palavra chegue a todos os povos e para isso conta com nosso SIM.

Se toda Igreja é vocacionada, precisamos nos comprometer a rezar e trabalhar pelas vocações. Cada um em seu estado de vida: matrimonial, sacerdotal, religioso, leigo, missionário deve abraçar essa causa. Vivendo com amor e retidão a sua vocação e rezando para que Deus continue enviando operários para sua grande vinha criaremos uma “Cultura Vocacional” onde todas as vocações caminharão lado a lado com um único objetivo: Amar e servir a Deus e sua Igreja.

Com o anseio de criar essa “Cultura Vocacional” a Pastoral Vocacional da Diocese de Amparo preparou um dia de Oração pelas Vocações, a ser realizado em 03 de maio às 8h00 na Matriz Catedral de Amparo, com encerramento previsto para 10h00 com Celebração Eucarística presidida por D. Pedro Carlos.

Contamos com sua valiosa colaboração para divulgar este evento, bem como enviar o maior número possível de jovens, agentes de pastoral e famílias. Unamo-nos neste dia para suplicar a Deus que envie operários e nos ajude a perseverar no caminho da santidade.

Unidos no coração amoroso de Jesus,Padre Carlos Roberto de Oliveira

Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional

Durante a semana, a Festa de São Vicente de Paulo animou a comunidade do Parque Flamboyant. No primeiro dia da festa, estiveram presentes membros da Conferência Vicentina e demais fiéis.

A celebração da santa missa foi presidida pelo pároco, que em sua homilia lembrou um pouco da vida de Saulo, um judeu que ao se tornar cidadão romano, passa a perseguir os cristãos tornando-se responsável pela morte de Estêvão.

O padre colocou para a assembléia que, após sua conversão, Saulo descobre no testemunho da comunidade o verdadeiro amor a Deus, e Estêvão encontra a verdadeira razão de sua fé na Cruz de Cristo. Padre Carlos também lembrou que diante da fé professada pelos católicos, estes não celebram uma simples lembrança, mas muito mais que isto: revivem, fazem Memorial da Vida, Morte e Ressurreição de Cristo. Católicos não fazem ceia, celebram a Santa Eucaristia.

Festa de São Vicente de Paulo

Page 4: A Semente - Ed. 51

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Dia 27/04 (2ª.-feira) – 19h00 – Hora Santa Eucarística dos Vicentinos na Matriz Centenária

20h00 – Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 29/04 (4ª.-feira) - 19h30 - Reunião sobre a Festa Junina no Centro de Estudos.

Dia 30/04 (5ª.-feira) – 19h30 - Curso Bíblico no Centro de Estudos.

Dia 01/05 (1ª Sexta-feira) – 6h30 – 5ª Caminhada do Trabalhador, saindo da Matriz de São Sebastião até a Capela da Aparecidinha com a Santa Missa às 8h00.

7h00 – Não Haverá Missa na Matriz Centenária.19h00 – Adoração ao Santíssimo com participação

do Apostolado da Oração e 19h30 – Missa na Matriz Centenária.

De 04 a 09 de Maio (segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00 e sábado das 8h00 às 12h00) – Bazar da Pechincha no Centro de Pastoral São João Paulo II. (Doação para o bazar entregar na secretaria Paroquial).

Agenda / Avisos da SemanaDia 25/04 (Sábado) – 16h00 – Celebração da 1ª

Eucaristia na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

18h30 – Celebração da 1ª Eucaristia na Matriz de São Sebastião

Após a Missa das 18h30 – Noite do Pastel no Centro de Pastoral São João Paulo II (As pessoas que queiram comprar os pastéis para levar para casa estará disponível a partir das 18h00).

Dia 26/04 (domingo) – 10h00 – Celebração da 1ª Eucaristia na Matriz de São Sebastião

14h00 às 16h30 – Celebração da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel – Jardim Figueira.

1ª Festa de São Vicente de Paulo – 16h30 – Missa na Rua Campinas, 392- Jardim Flamboyant e em seguida Procissão até o terreno onde será construída da Capela de São Vicente com a entronização e benção da Cruz.

Não Haverá a Missa das 16h30 na Capela São Benedito – Sertãozinho por estarmos com a Festa de São Vicente de Paulo.

O nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) na tarde da terça-feira, 21, no segundo escrutínio para o cargo.

O bispo recebeu 188 votos de um total de 285 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 144 votos. A comissão foi presidida pelo novo presidente eleito da CNBB, dom Sérgio da Rocha, no período entre 2011-2015.

Dom Pedro Carlos é eleito presidente de comissão da CNBB

Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de toda a Diocese de Amparo se reuniram no último sábado, dia 18, em Amparo, para um encontro formativo sobre as potencialidades e desafios da evangelização nas redes sociais. O tema foi uma sugestão dos próprios agentes que, no final do ano passado, opinaram sobre quais temas deveriam ser abordados nas oficinas de formação da Pascom. A reunião contou a presença do padre Carlos Panassolo, nosso pároco e Coordenador Diocesano de Pastoral, que fez a oração inicial e abriu os trabalhos da tarde.

“Vivemos na era da informação, da internet, e a Igreja deve estar atenta a esses meios de comunicação que atingem tantas pessoas. Se usados corretamente, podem ser uma valiosa ferramenta de propagação da mensagem do evangelho de Jesus”, disse o seminarista John Torres, jornalista e coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação. “Nossa Diocese sempre esteve preocupada com os meios de comunicação social, como aparece no item 3.2.4 do Plano Diocesano de Pastoral, mostrando que é preciso ‘ampliar a utilização da internet e das redes sociais como meio de formação”, completou.

Foram convidados para o plenário o jornalista Adilson Jorge e a Designer Giovana Gabriel, ambos da Pastoral da Comunicação da nossa paróquia. Os convidados trouxeram suas experiências à frente da Pascom da nossa comunidade paroquial e os desafios que a evangelização na internet tem oferecido. Durante toda a exposição os participantes participaram fazendo perguntas e tornando o encontro uma enriquecedora troca de experiências.

No final da oficina, o coordenador diocesano da Pascom convidou a todos para um encontro diocesano no dia 17 de maio, pelo Dia Mundial das Comunicações, que contará com a presença de Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, que presidirá a missa na de encerramento do encontro na Catedral Nossa Senhora do Amparo, às 10h. (Com informações do Site da Diocese de Amparo)

Encontro da Pascom discutiu potencialidades das redes sociais