4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 053 - 16 a 22 de Maio de 2015 PADRE LEANDRO TORRES ASSUME COMO VIGÁRIO PAROQUIAL Mt 16,19 "Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus” “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5 Os meus primeiros passos, nesta comunidade paroquial de São Sebastião, foram abrir o coração ao novo de Deus em minha vida, iluminar os meus olhos com a esperança de uma vigorosa e frutífera vida pastoral e adentrar com alegria e serenidade nos orações deste povo que acolhe este recém sacerdote em sua história e vida paroquial. A citação bíblica escolhida, acima, faz parte de meu lema sacerdotal. Retirada do Evangelho de João, ela nos convida a perceber a missão de Maria, Mãe de Jesus, no episódio das bodas de Caná. Ela como serva e vigilante ao que ocorre durante a festa dos noivos, e também durante toda a trajetória de nossas vidas, se mostra atenta ao que seu Filho Jesus ordena. Assim também é minha vida. Desde pequeno, quando assisti a um filme de sua aparição na TV, na cidade de Fátima, aos pastorinhos, já me encantava a santa Mãe de Deus. Anos depois, após toda a caminhada kerigmática e pelos sacramentos da iniciação cristã, fui estudar Letras na PUC–SP. Formado em 2007, lecionei alguns anos de minha vida em colégios católicos e públicos. Nestes anos, fui convidado para lecionar em um Seminário Propedêutico (Iniciação dos jovens vocacionados para preparação no ingresso a Faculdade de Filosofia), após dois anos lecionando, respondi o chamado de Deus. Realizei os meus estudos e conclui minha Teologia na PUC-Campinas. Fui ordenado diácono em 23 de outubro de 2014 e presbítero em 24 de janeiro de 2015. Nestes quase quatro meses de padre, auxiliei como vigário na Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio de Posse. Conforme disse acima, o meu lema provém da única oração pronunciada pela boca de Maria e registrada pelo evangelista João. Nele expressa a intenção de Maria e também a de meu ministério: apontar sempre para o Cristo. Façamos tudo o que Ele nos diz e pede. Amém. Palavra do Padre por Pe. Leandro Lucena Torres

A Semente - Ed. 53

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Padre Leandro Torres assume como Vigário Paroquial. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

Citation preview

Page 1: A Semente - Ed. 53

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 053 - 16 a 22 de Maio de 2015

PADRE LEANDRO TORRES ASSUME COMO VIGÁRIO PAROQUIAL

Mt 16,19

"Foi levado ao céu

e sentou-se à

direita de Deus”

“Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5Os meus primeiros passos, nesta comunidade paroquial de São Sebastião, foram abrir o

coração ao novo de Deus em minha vida, iluminar os meus olhos com a esperança de uma vigorosa e frutífera vida pastoral e adentrar com alegria e serenidade nos orações deste povo que acolhe este recém sacerdote em sua história e vida paroquial.

A citação bíblica escolhida, acima, faz parte de meu lema sacerdotal. Retirada do Evangelho de João, ela nos convida a perceber a missão de Maria, Mãe de Jesus, no episódio das bodas de Caná. Ela como serva e vigilante ao que ocorre durante a festa dos noivos, e também durante toda a trajetória de nossas vidas, se mostra atenta ao que seu Filho Jesus ordena. Assim também é minha vida.

Desde pequeno, quando assisti a um filme de sua aparição na TV, na cidade de Fátima, aos pastorinhos, já me encantava a santa Mãe de Deus. Anos depois, após toda a caminhada kerigmática e pelos sacramentos da iniciação cristã, fui estudar Letras na PUC–SP. Formado em 2007, lecionei alguns anos de minha vida em colégios católicos e públicos. Nestes anos, fui convidado para lecionar em um Seminário Propedêutico (Iniciação dos jovens vocacionados para preparação no ingresso a Faculdade de Filosofia), após dois anos lecionando, respondi o chamado de Deus. Realizei os meus estudos e conclui minha Teologia na PUC-Campinas. Fui ordenado diácono em 23 de outubro de 2014 e presbítero em 24 de janeiro de 2015. Nestes quase quatro meses de padre, auxiliei como vigário na Paróquia Santo Antônio, Santo Antônio de Posse.

Conforme disse acima, o meu lema provém da única oração pronunciada pela boca de Maria e registrada pelo evangelista João. Nele expressa a intenção de Maria e também a de meu ministério: apontar sempre para o Cristo. Façamos tudo o que Ele nos diz e pede. Amém.

Palavra do Padre por Pe. Leandro Lucena Torres

Page 2: A Semente - Ed. 53

Na última sexta-feira, dia 8 de maio, nossa comunidade se reuniu para celebrar o aniversário de um ano da ordenação presbiteral do Pe. Bruno Rossi, que até esta semana trabalhou como vigário em nossa paróquia. A ordenação aconteceu no dia 9 de maio de 2014, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Monte Alegre do Sul. A missa contou com a participação do nosso pároco Pe. Carlos Panassolo, Pe. Sidney Wilson Basaglia, Pe. Fernando Mendes, Pe. Luis Carlos Siqueira, Pe. César Domingues de Oliveira, além de fiéis das cidades de Monte Alegre do Sul e Jaguariúna, amigos e familiares.

Durante a homilia, o Pe. Sidney, atual pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Serra Negra, e que acompanhou o início da caminhada do Pe. Bruno em sua vocação, falou sobre a beleza do chamado de Deus.

Padre Sidney relembrou o chamado de Pedro, quando Jesus entrou em sua barca o transformando em pescador de homens, e contou um pouco sobre o início da vocação do Pe. Bruno na paróquia Santa Maria, em Jaguariúna, onde foi vigário paroquial na época.

“Hoje estamos nesta celebração porque um dia Jesus cismou de entrar na barca de um jovem de 15 anos, que nem frequentava a Igreja e não sei nem como chegou a começar o Crisma. Todos os crismandos iam fazer um retiro de um final de semana inteiro em Pedreira; quem não fosse não seria crismado. E aconteceu que este jovem, meio que obrigado, entrou no ônibus e foi. Ninguém sabe o que aconteceu lá mas quando este jovem voltou, veio falando que queria ser padre. Estamos aqui porque a resposta foi um ‘Sim’, como o de Pedro”, disse.

“Peço que rezem por mim e me ajudem a agradecer a Deus tantos bens que Ele tem feito na minha vida desde o início, no tempo de seminário, de preparação e agora neste ano como padre. Agradeço muito a Deus e peço a vocês que me ajudem a agradecê-lo; rezem por mim e por todos os padres”, completou

Pe. Bruno completa um ano de ordenação presbiteral

Pe. Leandro Lucena Torres toma posse como vigário paroquialNo domingo, dia 10 de maio, às 19h30, foi realizada a missa de posse do novo vigário paroquial de

nossa Paróquia, Padre Leandro Lucena Torres. A missa celebrada pelo pároco Padre Carlos Panassolo contou também com a presença de vários irmãos de fé da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antonio de Posse onde Padre Leandro exercia a função de vigário paroquial desde janeiro, quando foi ordenado presbítero.

No início da celebração foi feita a leitura da Provisão de posse assinada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nomeando-o novo vigário paroquial da paróquia de São Sebastião. Padre Carlos fez os agradecimentos em nome do bispo. “Padre Leandro em nome de nosso bispo Dom Pedro Carlos minha gratidão pelo seu sim, sincero, livre, de vir agora para a paróquia de São Sebastião. Para agora exercer seu ministério em uma nova realidade”. E como pároco de São Sebastião acolheu-o ressaltando que uma de suas missões junto à comunidade e ajudá-la a crescer em Cristo. “Peço a São Sebastião que nos ajude a caminharmos juntos, a darmos a comunidade o grande sentido de sermos irmãos pelo ministério, homens da comunhão, homens da amizade, homens da fé. E que possamos juntos testemunhar e aprender essa grande alegria de sermos de Cristo Jesus”, completou.

O paroquiano Adriano de Moraes, representando toda comunidade, leu uma mensagem de boas vindas ao novo vigário. “A presença da comunidade reunida para celebrar a Eucaristia, manifestação do amor de Jesus por nós todos é sinal de que formamos uma única família, família está que a partir de hoje o senhor também fará parte e compartilhará conosco todas as alegrias e tristezas, esforços e lutas, vitórias e perdas. Que o senhor possa nos ajudar a aprender de Cristo, perdoar, consolar, abençoar e espalhar o Evangelho de Jesus. Como Deus o amou e assim também o chamou para compartilhar com Ele todo mistério da salvação, que o Senhor seja sinal de Deus em nossa Paróquia”, disse.

Ao final da celebração Padre Leandro agradeceu a acolhida do pároco assim como de toda comunidade. “Agradeço a generosidade e o coração de vocês. Eu agradeço ao acompanhamento que o Padre Carlos se dispôs em me ajudar nesse ministério. Conto com as orações e com a paciência da comunidade e assim nós vamos nos conhecendo. Estou muito feliz, muito realizado que São Sebastião me receba. Assim como minha família adotiva de Posse veio aqui me entregar direitinho, espero que essa família se amplie também dentro dessa comunidade. Conte comigo. Que vocês me deem licença para entrar no seu coração”, concluiu.

Page 3: A Semente - Ed. 53

Nossa comunidade teve a alegria de acolher no último sábado, dia 9 de maio, centenas de fiéis para a primeira missa presidida pelo neopresbítero Pe. André Ricardo Panassolo, ordenado no dia 7 de maio. A celebração contou com a presença do pároco Pe. Carlos Panassolo, dos amigos de caminhada vocacional Frei José Leandro Alencar O.carm, e Pe. Michel dos Santos MSC, além de amigos, familiares e fiéis de diversas cidades da Diocese de Amparo.

A homilia foi feita pelo pároco Pe. Carlos, tio do neopresbítero. "Deus nos deu uma graça, por primeiro nos fez familiares por sangue, como tio e sobrinho, na sequência pelo dom do Santo Batismo nos fez irmãos e, agora, pela Ordem do Sacerdócio, também irmãos. Na mesma missão, colaboração que somos chamados a atribuir a Deus, do Reino que Ele nos pede para construir enquanto Igreja. Seguir o caminho do Senhor exige de cada um de nós sempre um ponderar-se”, disse.

Pe. Carlos ainda recordou que o dia da ordenação do Pe. André foi o Dia Mundial do Silêncio. "E como é difícil fazer silêncio para ouvir o que Deus nos quer dizer. Diante de um mundo marcado por tanto barulho, é complicado fazer silêncio. O coração se faz muitas vezes atribulado e inquieto. Sabemos reclamar, blasfemar, cobrar, gritar, dizemos que nada está bom. Mas como é complicado fazer silêncio para ouvir o coração do outro. Fazer silêncio não é falar nada, mas permitir que Deus fale. Creio que isso você aprendeu nestes últimos anos, conforme foi compartilhando com o Senhor”, refletiu o pároco.

Ao final da celebração, Pe. André fez um agradecimento a todos que possibilitaram aquele momento e o ajudaram em sua vocação. “Agradeço primeiramente a Deus, que nunca desistiu de mim e me escolheu. Não sei o porquê, mas escolheu. Acredito que através da minha miséria, Deus quis mostrar ao mundo o que ele é capaz de fazer. Agradeço aos meus pais, que são a presença mais próxima de Deus que tenho; obrigado por transmitirem tantos valores e por adotarem meus sonhos e por renunciarem os seus para lutarem pelos meus. Obrigado a minha irmã. Muito mais do que o mesmo sobrenome, sangue ou carga genética, nós dividimos a mesma alma. Agradeço a minha família por serem o braço de Deus convertido em carne, que sinto o abraço de Deus, que me aceita e acolhe. Agradeço a Diocese, na pessoa do bispo, por ter apostado e por ter me lapidado. De forma especial, agradeço ao Pe. Carlos, que se me permite a

Pe. André celebra, em nossa paróquia, sua primeira missa

Pe. Bruno.Após a celebração, todos foram convidados para a confraternização no Centro de Pastoral São João

Paulo II.

Nossa Diocese se reunirá no domingo dia 24 de maio para celebrar Pentecostes. O evento diocesano acontecerá na Paróquia de Santa Maria, em Jaguariúna, às 14h30.

Todo o povo e, de modo especial, todas as lideranças das paróquias são convidadas para este importante momento de reflexão e oração, no qual, unidos como Diocese e com a presença de todo o clero, celebraremos festivamente o Dom do Espírito Santo enviado por Deus à Igreja, manifestando e fortalecendo entre nós essa comunhão que é dom do mesmo Espírito.

Nossa paróquia disponibilizará ônibus e os interessados precisam entrar em contato com a secretaria paroquial até o dia 20 (quarta-feira). Não deixe de participar! Esperamos você para acolhermos juntos os dons do Espírito que nos renovam e fortalecem como pessoas e como comunidade.

“Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14).

Evento Celebrativo Diocesano de Pentecostes - 24/05/2015

Page 4: A Semente - Ed. 53

Nos dias 23 e 24 de maio, o Ministério de Dança Grito Jovem, formado por diversos jovens da comunidade, se apresentará na Festa Junina do Ribeirão, no Centro de Pastoral São João Paulo II, às 20h30. Prestigiem!

Saiba mais sobre o Grito Jovem!

Jesus nos disse "Ide e pregai o evangelho", e para isto nós devemos usar nossos dons e talentos: para evangelizar e servir ao Senhor. Já que nosso corpo é "santuário do Espírito Santo", então porque não evangelizar através dele? É isso que os jovens de nossa comunidade estão fazendo com muita dedicação e carinho.

A palavra Ministério significa ‘servir’ e assim como as outras pastorais, o Ministério de Dança também deve estar comprometido com a espiritualidade, deixando ser guiado pelo Espírito Santo.

De acordo com uma das idealizadoras, Ana Paula Villas Boas Bianchi, o início foi espontâneo e surgiu do grupo da Perseverança em meados de 2012. “Levei a proposta para que fizéssemos um flash mob, devido ao incentivo do cantor Nilton Jr. com sua música: ‘Eu Acredito na Juventude’ e a proposta foi ‘abraçada’ por alguns integrantes da equipe que ensaiaram e levaram para o grupo”, disse.

Depois disso cresceu o interesse em continuar e ensaiar outras músicas. “Resolvemos fundar o Ministério em 25/02/13. A primeira apresentação como Ministério de Dança Grito Jovem foi no dia 20/04/2013 na vigília da juventude de nossa paróquia”, conta Larissa Giuseppe, que assumiu a coordenação do grupo na época. O pároco padre Carlos Panassolo incentivou a iniciativa dos jovens e solicitou a apresentação do grupo para apresentá-los a comunidade.

Sabrina Letícia Ribeiro, atual coordenadora, se sente honrada em poder ajudar na evangelização através de algo que gosta tanto de fazer que é dançar. “Você que também quer evangelizar e dançar para Deus, venha participar conosco da família Ministério de Dança Grito Jovem. Os encontros acontecem toda segunda às 19h00 no centro de estudos, atrás da Matriz Centenária, todos são bem vindos”, convida.

Confira, em nosso site, depoimentos de alguns integrantes do Ministério de Dança Grito Jovem.

Ministério de Dança Grito Jovem se apresentará na Festa Junina

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

nas Comunidades ( no mês de Abril foram arrecadados 2.151 kilos - atendidas 93 famílias - saíram 04 - entraram 05)

Dia 24/05 (domingo) – 14h00 às 16h30 – Celebração da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

14h30 às 17h00 – Encontro Diocesano de Pentecostes na Paróquia Santa Maria – Jaguariúna/SP.

Agenda / Avisos da SemanaDia 19/05 (3ª.-feira) - 15h00 – Missa com

participação da Liga de São José.20h00 – Reunião de Liturgia na Casa Paroquial.Dia 20/05 (4ª. –feira) – 14h00 às 17h00 – Celebração

da Vida da Pastoral da Criança no Centro de Estudos 19h30 – Reunião de preparação dos encontros da

pré-catequese e 1ª etapa no Centro de Estudos.Dia 21/05 (5ª.-feira) – Arrecadação de Alimentos

18 de Maio (segunda-feira) às 19h30 – Missa na Capela São Lázaro.20 de Maio (quarta-feira) às 19h30 – Curso Bíblico na Matriz Centenária.Às 19h30 – Missa na Capela Santo Antonio – Areia Branca.21 de Maio (quinta-feira) às 19h30 – Missa na Comunidade São Vicente de Paulo – Jardim Flamboyant.22 de Maio (sexta-feira) às 19h30 – Missa em louvor a Santa Rita de Cássia na Matriz de São Sebastião e 1ª

Noite da Panqueca.23 de Maio (sábado) às 15h00 – Missa na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.20h00 – Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida – Bairro dos Pedrosos.24 de Maio (domingo) às 18h30 – Missa na Matriz de São Sebastião.

Novena de Pentecostes nas Comunidades

intimidade, meu ‘tiozinho’, como costumo chamar, que herdei de você não a teimosia, como muitos falam, mas principalmente a perseverança. Eu lhe amo muito e devo muito a você, por suas orações, conselhos, por me acompanhar de perto e de longe tantas e tantas vezes. Agradeço à esta paróquia, berço da minha vocação, por sempre rezarem por mim”, disse.

Após a celebração, Pe. André recebeu os cumprimentos dos presentes em uma confraternização no Centro de Pastoral São João Paulo II.