54
1

Adote- Eu sou Apostólico

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Adote- Eu sou Apostólico

1

Page 2: Adote- Eu sou Apostólico
Page 3: Adote- Eu sou Apostólico

3

ÍNDICE

Esta publicação é uma iniciativa da Igreja Renascer em Cristo - Ministério Adote

Copyright © Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Todos os direitos reservados.

Proibida a versão ou reprodução, mesmo que parcial, por qualquer processo mecânico, eletrônico, reprográfico etc., sem a permissão por escrito do CEA – Centro de Estudos Apostólico.

10 Edição – Março/2016

www.ceapostolico.com.br / www.gospelbay.com.br

Direção GeralApóstolo Estevam Hernandes eBispa Sonia Hernandes

Coordenação GeralBispo Geraldo TenutaBispa Amanda Baldoni

EdiçãoMônica Vendrame

ColaboraçãoClarice Tatyer

FotosKarin Marcitello e Pedro Flausino

Projeto gráfico, diagramação e capaMauro Petillo - Pdesign Comunicação

1. Feche as portas do passado ....................................................06

2. Você foi chamado para ser filho ............................................... 10

3. Passos apostólicos .................................................................... 14

4. Comunhão: Será que estou aberto aos amigos de Deus? ...... 18

5. Como lidar com meu tempo ...................................................22

6. Depressão ou avanço? ...........................................................26

7. Jejum? Para quê?... .................................................................30

8. Viagem da oração ................................................................... 34

9. Você consegue! ......................................................................38

10. Prosperidade vem pelo posicionamento ...............................42

11. Será que ainda dá pra viver coisas novas? ............................46

12. Deus me esqueceu? ..............................................................50

Page 4: Adote- Eu sou Apostólico

Queridos filhos,Há cerca de 40 anos recebemos um chamado de Deus. Éramos jovens, mas aquela voz inconfundível das muitas águas e aquele amor eterno nos atraiu de tal forma que nossa única reação foi dizer ‘sim’ a esse chamado. E nunca mais saímos da presença de Deus. Foi uma caminhada árdua. Passamos por lutas, perseguições, injustiças, calúnias, perdas, mas

nada disso foi maior do que o prazer de ser usado por Deus para cumprir Seu grande propósito no planeta.

A Igreja Renascer em Cristo iniciou suas atividades em 1986, de uma forma muito louca e muito natural em nossa casa, com reuniões de oração e estudos bíblicos. O mover apostólico já estava sobre nós e tudo o que queríamos era viver o que Je-sus pregou. Então, começamos a testemu-nhar e experimentar milagres, libertações, curas e uma prosperidade maravilhosa. A gente não tinha ideia do que estava acon-tecendo exatamente, mas a visão de amor de Jesus Cristo pelos perdidos e a visão que resgata a alegria e a honra de servir a Deus era o que nos movia.

Aquelas reuniões cresceram tanto que tivemos que buscar um local pró-

prio para uma igreja. Alu-gamos, inicialmente, o

salão de uma pizzaria. Depois, passamos a nos reunir na Igreja Evangélica Árabe, no Paraíso, em São Paulo. Ficamos ali por cerca de qua-tro anos e depois o Senhor nos deu, de forma sobre-

introdução

Page 5: Adote- Eu sou Apostólico

5

natural, a nossa sede na avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, onde perma-necemos por 20 anos e vivemos as mais tremendas histórias e milagres com o po-der de Deus. O local e tudo o que aconte-cia ali causou grande impacto no cenário evangélico nacional porque inovamos na pregação, com uma linguagem jovem e descomplicada; inovamos no louvor, ao resgatar o rock e outros ritmos para Deus; e iniciamos um forte ministério de liber-tação para dependentes químicos que, de fato, começou na nossa casa.

Por volta do ano de 1996, a direção da Igreja Renascer, juntamente com seus ofi-ciais e membros, reconheceu em nossa liderança as características de um apósto-lo de Jesus Cristo. Assim, tornei-me o pri-meiro apóstolo no Brasil e com coragem levantamos a bandeira da visão apostóli-ca, tendo a coragem de ir contra a corren-te que acreditava que os únicos apóstolos que existiram foram os 12 que andaram com Jesus, anulando assim a Palavra de Efésios 4.11: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Passados mais de 18 anos desde esse dia, dezenas, talvez centenas de apóstolos se levantaram no Brasil.

Assim como aconteceu comigo, Jesus está diante de você dizendo: Segue-me!! E neste convite está embutido: ‘Eu vou te proteger’. Não importa onde você esteja, você ouvirá a Sua voz te chamando. Se você estava no deserto, descaracterizado como Moisés, a voz do Senhor te alcança-rá. Se você estava lavrando o solo como

Eliseu, a mão dele te tocará ali mesmo. Quem ouve essa voz não fica paralisado no pecado, não fica preso a relaciona-mentos mundanos. Este chamado invali-da toda obra da carne. A voz do Senhor tira você do caminho errado e te coloca em uma nova rota, na rota do seu mila-gre, na rota do seu ministério. Se você ou-vir a voz do Senhor no seu coração, diga bem alto: “Eis-me aqui, Senhor!”.

Quando Cristo vive em mim, Sua voz me desconecta dos valores do mundo (Gl 2.20) e eu consigo vencer o pecado, a car-ne e todas as prisões humanas. Quando ouço a voz do Senhor, posso ter todos os dons debaixo do mover do Espírito Santo de Deus. Quando entendo que Deus me escolheu, sei também que não vou per-der as guerras que enfrentarei, seja con-tra os meus próprios desejos ou contra Satanás porque tenho aliança com Jesus Cristo e com Sua Igreja. E quem tem essa aliança é enviado para vencer; é apostóli-co em todo o seu ser.

A proposta desse manual de primeiros passos pós-batismo é justamente ajudá-lo a crescer espiritualmente, ter comu-nhão com o Corpo de Cristo e entender que o Senhor te escolheu, chamou e tem para você uma nova identidade, de al-guém curado, liberto e bem resolvido. Ele não vai desistir de você.

Te amamos em Cristo Jesus e somos gra-tos ao Senhor pela sua vida!

Apóstolo Estevam Hernandese Bispa Sonia Hernandes

Page 6: Adote- Eu sou Apostólico

6

Por que o passado prende tanto as pessoas? Porque no momento da luta, nos dias maus, quando não se

tem perspectivas de futuro é fácil olhar para trás. Ou então, porque o passado foi muito, muito bom. Independentemente do moti-vo, viver do passado é um dos erros mais comuns na vida de um servo de Deus por-que deixa as pessoas alienadas em relação às verdades, às promessas e ao futuro que Deus tem para elas.

De acordo com a Bíblia, quem olha para trás vira estátua de sal. Foi o que aconteceu com a mulher de Ló (Gn 19). Ao se consi-derar autossuficiente, autônomo e desejar

quebrar a aliança com Abraão, Ló faz uma escolha errada que acabaria com sua vida e família. Ele escolhe morar nas campinas do Jordão, um lugar bonito à primeira vista, mas era exatamente onde estavam localiza-das as terríveis cidades de Sodoma e Go-morra. Ló, então, acaba levando sua família para a cidade mais corrupta, mais prostitu-ída e mais terrível da região. A família dele estava rodeada por promiscuidade, idolatria e todas as malignidades daquela terra.

Mas chegou o tempo em que o Senhor, ven-do todo o mal que brotava daquele lugar, decide por um fim àquelas cidades. Antes, entretanto, pela intercessão de Abraão,

Gênesis 19

Feche as portas do passado

Nós não podemos voltar ao passado, mas com certeza podemos ter

uma nova chance na vida. Jesus Cristo nos dá uma nova

chance todos os dias.

Page 7: Adote- Eu sou Apostólico

7

envia anjos para tirar a família de Ló de lá. Os anjos chegam à Sodoma e avisam à Ló que ele deveria pegar toda a sua família e sair imediatamente, mas que não deveriam olhar pra trás. Quando, finalmente, saem, Deus queima a cidade com fogo e enxofre, mas a mulher de Ló, em uma atitude de de-

sobediência e típica de quem estava presa ao passado, olha para trás e converte-se em uma estátua de sal.

O plano de Deus era outro para Ló e sua família, mas eles não conseguiram entender que é necessário esquecer o que ficou para trás para poder fazer a vontade de Deus. No caso da mulher de Ló, ela deve ter vi-vido dias felizes em Sodoma e Gomorra. Mesmo que tenha sido maravilhoso, é pas-sado. Passou. Acabou. Homem e mulher que têm aliança com Deus não olham para trás, mas enxergam o futuro. A Palavra de Deus para a mulher de Ló era para que ela se desapegasse do seu passado, pois coisas melhores viriam. O Senhor já havia prepa-rado um bom futuro para sua família, mas ela estragou tudo, pois além de sua própria destruição, toda sua casa caiu em desgraça. Tudo porque ela estava fixada no passado.

Talvez você tenha chegado a esse ponto e viva pedindo: ‘Deus, eu preciso viver um milagre! Deus, fala comigo!’. Deus está falando agora e a Palavra é: “Não olhe para trás!”. Então, feche as portas do passado e saia andando na direção determinada por Deus, de acordo com a Palavra enviada que o Pai, com certeza, colocará sobre a sua vida.

Page 8: Adote- Eu sou Apostólico

8

Você ainda vive sonhando com antigos na-morados? Acha que trabalho bom era o que

você tinha antigamente? Vive olhando fotografias antigas? Então, é hora de uma boa limpeza

em sua vida. Comece jogando fora CDs, LPs mais velhos impossíveis; fotos e car-tas de antigos relacionamentos; arrume

seu armário e tire os sapatos e roupas que não usa há mais de 6 meses. E que essas atitudes o ajudem a andar olhando para o futuro.

A Igreja Renascer Em Cristo con-ta com cerca de 20 cultos sema-nais para te ajudar a se encher do novo e tirar o velho da sua vida. Venha Renascer!

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Gn 19.26

“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.”

olhe para o Futuro!10 Passo

Page 9: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 10: Adote- Eu sou Apostólico

10

É bom você entender algo muito sério já no início de sua caminhada com Deus: o diabo não aceita a sua condição de filho.

Exatamente por isso, uma de suas grandes ocupações é tentar transformar os filhos de Deus em lixo humano. Mas como diz a Bíblia em João 15.16:”Não fostes vós que me esco-lhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. E porque Ele te es-colheu, você vai quebrar toda a autoimagem distorcida, toda a palavra que você falou con-tra sua vida, todo complexo e falta de identi-

dade. Você não é um largado, rejeitado.Você é filho de Deus.

O apóstolo Paulo diz que não podemos des-prezar os desígnios de Satanás, pois ele se transforma em anjo de luz para enganar os próprios escolhidos. Sansão era um homem escolhido; o Senhor tinha lhe dado uma iden-tidade espiritual. Ele nasceria de uma mulher estéril para ser um grande libertador, enviado para livrar a Israel do domínio dos filisteus. Ele seria um nazireu, isto é, um homem consagra-do, que não poderia beber bebidas fortes, nem passar navalha sobre sua cabeça, entre outros comportamentos que o diferenciariam.

Rm 8.16

Page 11: Adote- Eu sou Apostólico

11

Sansão, no entanto, ao invés de entender quem ele era, pas-sou a olhar e desejar as coisas do mundo e acabou se tornan-do miserável em suas emoções e em seu espírito, trocan-do tudo por noites com uma prostituta que havia recebido dinheiro para traí-lo.

Sansão cresceu em unidade com seus pais e ninguém sa-bia o segredo de sua força, mas Satanás procurava achar um caminho para der-rubá-lo. Então, co-locou o espírito de divisão que quebrou a aliança de Sansão com sua família e

com o povo de Deus. E esse demônio que desfaz a unidade, enfraquece a pessoa e traz a destruição. Um dia Sansão olhou para uma mulher filisteia, já totalmente dominado pela sua carne, e ali começaram os seus erros:

1) Deu ouvidos ao ímpio - Sl 1.1 - “Bem--aventurado o homem que não anda no con-selho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Ao invés de conversar com seus pais, Sansão começou a fazer amizade com os filisteus. Paulo fala que a amizade do mundo é inimiga de Deus. Quando teu prazer está no mundo e quando as tuas ami-zades mundanas são mais importantes, você está no laço do diabo. Muitas pessoas ouvem conselhos do ímpio, buscam opiniões do ím-

pio e se esquecem de procurar o conselho de Deus. O conselho do ímpio te leva à divi-são e separação. Conselho do ímpio destrói. Sansão começou a se perder quando se asso-ciou aos filisteus.

2) Não se deu conta de quem ele era -- Rm 8.16 - “O próprio Espírito testifica com o nos-so espírito que somos filhos de Deus.”. Você precisa entender e assumir essa identidade de filho. E essa condição não traz apenas a he-rança e ganhos, mas coloca em nós a mesma essência do Pai. O Espírito Santo vai quebrar todos os complexos mentirosos que o diabo tem colocado em sua vida, você vai se enxer-gar como filho e vai agir como filho de Deus e não como filho do mundo.

3) Não andou de acordo com aquilo que havia recebido - Fp 3.16 - O diabo sem-pre vai tentar invalidar aquilo que Deus já fez; ele quer que você se esqueça da sua história com Deus. O diabo cega o teu en-tendimento no que diz respeito aos dias di-fíceis, quando o braço do Senhor te susten-tou, quando o Senhor te curou. O diabo te enfraquece e divide o teu sentimento para você não crer. Nossa felicidade e alegria se chama habilitação. Ande de acordo com aquilo que você já alcançou. Quando você despreza o que Deus já fez, você se torna fraco e ingrato, mas quando você anda de acordo com as vitórias que já alcançou, vai enxergar outras maiores.

O Senhor conquistou tudo para você. Como Pai, Ele desfez a maldição da sua vida e te transformou em filho, então você não pode ter atitudes de um miserável. Você é filho e herdeiro de Deus. A tua luz vai brilhar diante dos homens. Sobre você estarão autoridade, sabedoria e unção. Você é abençoado do Se-nhor. Você tem a marca de Deus na sua vida. Não deixe o diabo te enganar mais!

Page 12: Adote- Eu sou Apostólico

12

Na Igreja Renascer em Cristo, tratamos seriamente a questão da paternidade e identidade perdidas. Praticamente, todas as pessoas chegam às nossas igre-jas precisando de restauração nessas áreas, mas graças à Palavra que sai do altar e ao acompanhamento pastoral, podem viver transformação. E uma das atitudes mais importantes, agora que você sabe que é filho, é buscar adquirir as características do Pai, mas para isso é preciso conhecê-las. Então, busque na Bíblia 10 características de Cristo e esforce-se para incorporá-las aos seus comportamentos. Isso é ser filho. Isso é ser discípulo.

Os versículos que você deverá marcar em sua Bíblia é João 1.12 e 13

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;”

todo Filho é parecido com o pai

20 Passo

Page 13: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 14: Adote- Eu sou Apostólico

14

Muitas pessoas, apesar de ouvirem falar e até repetirem a palavra ‘apostólico’, não sabem o que sig-

nifica. Outros falam sobre igreja apostólica ou visão apostólica, mas também não com-preendem completamente o que isso quer dizer ou sua profundidade. Então, vamos lá! Em primeiro lugar, a palavra ‘apostólico’ vem de ‘apóstolo’, do grego, e significa ‘aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador; aquele que representa quem o enviou’. Je-sus, o primeiro apóstolo, foi enviado ao mundo pelo Pai, ao passo que os apóstolos foram enviados por Jesus para pregar e levar as boas novas a todo o mundo. A Igreja, por sua vez, é enviada pelo ministério dos após-tolos para adquirir essa natureza apostólica e viver promessas superiores.

Ser apostólico, portanto, significa ser igual à Cristo, ter a visão de Cristo, ter seus objetivos e sentimentos — essa é a essência da Igreja Renascer em Cristo. Significa pensar como Je-sus pensa e agir como Jesus age. Tudo o que é apostólico tem Jesus Cristo como modelo e acontece debaixo de Seu envio.

O rei Davi era apostólico em tudo que fazia, em seus pensamentos, em suas atitudes. Tudo o que Davi realizava tinha uma marca apos-tólica, porque ser apostólico tem a ver com uma essência global e não apenas com uma aparência ou atitudes isoladas. E quais foram os passos apostólicos de Davi que o caracte-rizavam como um verdadeiro discípulo e en-viado de Jesus Cristo? Foram muitos, mas sua essência de guerreiro apostólico se destaca. Muitas vezes, temos uma atitude religiosa e imaginamos que Jesus era uma pessoa passiva, apenas porque Ele era pacífico. Mas ao con-trário, Jesus era um grande guerreiro.

E quais são os passos desse guerreiro apos-tólico?

1) Inconformado, caminha para a trans-formação - Em primeiro lugar, um homem ou mulher apostólicos são inconformados com suas deformações pessoais, com seus complexos, traumas, prisões de alma e mar-cas hereditárias. O inconformado caminha na direção da sua transformação e liberta-ção, custe o que custar, ainda que seja uma

1Sm 17.32-57/At 13.22

passos do apostólico

Encontrei em Davi, filho de Jessé, o tipo de pessoa que eu quero e que vai fazer tudo o

que eu desejo.

Page 15: Adote- Eu sou Apostólico

15

passos do apostólico

caminhada dolorosa, ele enfrenta seu pas-sado e vive libertação de sentimentos e de rótulos malignos. Muitas pessoas gostam de falar sobre batalha espiritual, mas a maior batalha é contra nós mesmos, contra nosso ego e sentimentos. Além disso, o apostólico é um inconformado com a situação da sua casa, da sua família, do seu trabalho, do país. Mas ser inconformado não é ser um revolta-do, mas alguém que saiu do conformismo e da paralisia;

2) Com autoridade, avança a despeito das lutas e oposições - Deus nos chamou para enfrentar desafios e não para retroce-der ou se acovardar. Como o Senhor dis-se para Josué, Ele nos diz a todo o tempo: “Não tenha medo!” -- porque o medo pa-ralisa e impede o avanço apostólico. Deus o chamou para viver do jeito do céu e não mais da terra, e quando Ele nos chama des-sa maneira, há uma capacitação sobrena-tural sobre nós, algo que não conseguimos entender naturalmente. Como guerreiros, temos o poder da guerra, pois o Senhor nos

concedeu essa capacidade. Essa capacidade está no seu sentimento, no seu espírito, na-quilo que você tem de essência!

3) Com persistência e humildade, faz da santidade seu modo de vida - Santo é aquele que se separou do mundo e vive para Deus. Um homem e mulher apostóli-co não negociam sua limpeza e integridade diante de Deus, nem trocam sua bênção por um prato de lentilhas, como aconteceu com Esaú. Não existe outra forma de ver a Deus a não ser com pureza de coração, e só quem tem o mesmo sentimento humilde de Cristo consegue olhar para si próprio, reconhecer seus pecados, pedir perdão to-dos os dias, perdoar-se e nunca desistir da caminhada que te levará a ser santo como Ele é santo.

Os passos do apostólico são os passos da-quele que não retrocede, daquele que não fica paralisado e nem tem os joelhos vaci-lantes. Não tenha medo, mas, em nome de Jesus,se levante e marche!

Page 16: Adote- Eu sou Apostólico

16

A palavra profética para 2016 que está sobre a Igreja Renascer em Cristo é que esse será o Ano de Israel, um ano de transformação, avanço, de sermos reconhecidos como abençoados e de vivermos a cura nos nossos relaciona-mentos, etc. Jacó é um dos maiores exemplos de transformação da Bíblia. Ele, que nasceu com o rótulo de um enganador, foi transformado em um homem apostólico e teve até seu nome mudado. Seu desafio é estudar a vida de Jacó e compreender aquilo que ele se dispôs a fazer para viver essa transformação.

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Gn 32.26-28

“Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não aben-çoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás

Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”

de Jacó em israel30 Passo

Page 17: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 18: Adote- Eu sou Apostólico

18

Estamos vivendo os tempos difíceis descritos pelo apóstolo Paulo em sua última carta a Timóteo, pouco antes

de ser morto em Roma. Ele diz: “Sabe, po-rém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tem-pos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfe-madores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfa-tuados, mais amigos dos prazeres que ami-gos de Deus.” (1Tm 3.1-4). Se você prestar atenção, perceberá que a maioria absoluta dessas características têm a ver com o rela-cionamento com outras pessoas, pois não dá para ser arrogante, ingrato, cruel, desa-feiçoado sozinho.

À medida que o homem foi se afastando de Deus e de suas verdades, tornou-se detes-tável no relacionamento com o próximo.

Não é por acaso que vemos tantas traições, discórdia, brigas, ódio, todo tipo de violên-cia e abusos dos mais diversos. Mas o que dizer dos que andam com Deus, daqueles que se converteram e buscam viver uma vida de acordo com a Bíblia? Como é ou como deve ser seu relacionamento com o próximo?

Algumas vezes, por conta desse clima do mundo, muitos chegam à igreja machu-cados e não querem ter comunhão, não querem se aproximar e ter intimidade com seus irmãos em Cristo. Mas deixa eu te di-zer uma coisa: a comunhão é o cerne, é a marca do cristianismo. Então não dá pra você ter Cristo e não querer ter irmãos e amigos em Cristo.

Em 1Joaõ 1.6-7 está escrito: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andar-mos nas trevas, mentimos e não praticamos

comunhão:será que estou aberto aos amigos de deus?

1Joaõ 1.7

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos

purifica de todo pecado

Page 19: Adote- Eu sou Apostólico

19

a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. O ter-mômetro que nos mostra que estamos na luz é a comunhão uns com os outros.

Nós aprendemos na Igreja Renascer, com o apóstolo Estevam que nossos amigos de-vem ser os amigos de Deus. E amigos de Deus são aqueles que amam a Deus acima de todas as coisas, são aqueles que podem não ter tempo para passear no shopping com você, mas sempre estarão disponíveis para orar, ouvir e orientar na Palavra. São aqueles que têm os joelhos calejados e que estão dispostos a entrar conosco nas bata-lhas e guerrear nossas guerras.

Jesus reuniu ao seu redor 12 homens mui-to diferentes entre si e mostrou que a convivência entre diferentes é possível e

necessária no reino de Deus. Pedro, por exemplo, tinha que ser formado para que pudesse assumir a função de líder dos após-tolos e para pastorear o rebanho de Deus. E a primeira característica que precisou ser quebrada foi a sua dureza e arrogância, pois aquele que se considera melhor que todos e menospreza os outros é iludido quanto às suas condições pessoais e afasta as pessoas. Jesus precisava quebrar seu individualismo e autossuficiência, pois ele achava que não precisava de ninguém, que ele se bastava e que a comunhão não era importante. Mas Satanás isola as pessoas para matá-las.

Quebre com toda arrogância da sua vida e atraia as pessoas para perto de você. Não as afaste! Tenha um coração puro e cultive o amor que não suspeita mal. Faça alianças, peça oração, disponha-se a ajudar também seus irmãos e amigos. Isso é estar na luz, isso é o novo nascimento.

Page 20: Adote- Eu sou Apostólico

20

Seu desafio é conhecer e criar um vínculo com algumas pessoas da Igreja Renascer que você frequenta. Apresente-se para as pessoas que estiverem sentadas ao seu lado no próximo culto, puxe uma con-versa, interesse-se em saber há quanto tempo estão na igreja, se pre-cisam de algo e, se perceber oportunidade, troque telefone e inicie um relacionamento com os amigos de Deus.

Os versículos que você deverá marcar na sua Bíblia estão no Salmos 133

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que

desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.”

criar vínculos40 Passo

Page 21: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 22: Adote- Eu sou Apostólico

22

É incrível como hoje as pessoas re-clamam de falta de tempo! Você já percebeu como o tempo não é uma

questão de volume de atividades? Como o profeta Isaías diz: “Levanta o teu olho ao redor e vê!”. Existem pessoas que têm várias atribuições: emprego, filhos, tor-nam-se responsáveis pelos seus genitores, cumprem todas as suas atividades domés-ticas e profissionais e ainda têm uma vida social bem aquecida e conseguem prati-car uma atividade física. Estas pessoas dis-põem de 24 horas por dia como todos os seres vivos do planeta, mas possuem uma habilidade de administração do tempo e exercem o domínio que receberam de Deus no Éden.

De outro lado, encontramos pessoas sem-pre atrasadas, cansadas, com pendências e situações a resolver. E vivem reclamando de escassez de tempo.

Mas o que diferencia o primeiro grupo do segundo?

Em Efésios 5.15-21 está escrito: “Portan-to, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta ra-zão, não vos torneis insensatos, mas procu-rai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.

Saber remir o tempo envolve disciplina, domínio próprio e discernimento. Quem é cheio do Espírito Santo não pode ser uma pessoa atrapalhada, que perde a hora, dor-

como lidar com meu tempo

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo

para todo o propósito debaixo do céu.”

Eclesiastes 3.1

Page 23: Adote- Eu sou Apostólico

23

me além do necessário, não cumpre prazos, não se organiza.

Algumas pessoas, por exemplo, passam ho-ras e horas nas redes sociais a ponto de es-quecer suas obrigações com a casa, com a família e até com Deus. Isso é indisciplina e falta de domínio próprio.

Servo de Deus, que tem dons e frutos do Espírito é pontual, sabe ordenar priorida-des, tem dom de governo e conhece um ditado bem básico: primeiro as obrigações, depois a diversão.

O apóstolo Paulo fala para sermos prudentes, sem precipitações, sem nos deixarmos roubar na administração do nosso tempo. Remir o tempo é não ser levado pelo vento. Mas quais ventos? Os falatórios inúteis, as conversas que não edificam e outras atividades que são ver-dadeiros roubos nas nossas mentes e agendas. Quando não temos a consciência da nossa ca-minhada firmada em Cristo, somos levados facilmente por ventos de doutrinas.

Temos também que ter forças para viver o dia de hoje acima de todo principado, po-testade e dominadores e acima das adver-sidades. Quando passo pela adversidade e entrego os pontos, este desânimo pode custar muito caro no futuro. Mas se a minha opção for me levantar e lutar, então vou re-almente ser um guerreiro, vou conquistar tempo ao invés de jogá-lo fora.

Aproveite as oportunidades, aproveite o seu tempo. Quando estiver com os teus filhos, aproveite ao máximo este tempo; quando estiver fazendo a obra de Deus, aproveite ao máximo também. Abandone os falatórios inúteis, profanos, abandone os amigos que querem te desviar das coi-sas de Deus.

Quem despreza as oportunidades é rou-bado, mas ao transformá-las em bênçãos é acrescido, porque o Salmo 84 fala que bem aventurado é o homem que passa pelo vale de morte e faz dele um campo florescido. Esta é, na verdade, a expressão máxima de aproveitar as oportunidades; literalmente, não deixar que a oportunidade de viver, a oportunidade de ser feliz, a oportunidade de adorar a Deus lhe sejam roubadas. Mas se você foi roubado, Deus te chama para recuperar este tempo e esperar a manifes-tação do grande de Deus.

A Palavra nos ensina a remir o tempo, aproveitá-lo, maximizá-lo e torná-lo útil e aproveitável. Se nós contabilizarmos o tempo que perdemos com reclamações, justificativas e outras coisas igualmente inúteis, nunca existirá tempo suficiente. Mas se entregarmos nosso dia nas mãos do Deus Todo Poderoso, e se pedirmos ao Espírito Santo sabedoria para administrar o tempo, os dias se tornarão mais produ-tivos, vão render mais e ser ainda mais le-ves. Em nome de Jesus!

Page 24: Adote- Eu sou Apostólico

24

Faça um propósito de envolver-se integralmente em cada atividade. Se for almoçar com a sua família, desligue-se das redes sociais. Ao conversar com um amigo, faça o mesmo. Quando estiver na igreja, ore de forma intensa, anote a Palavra, seja pleno da presença de Deus. Pratique o exercício diário de desfrutar de cada ambiente, pessoa ou situação. E para passar na prova, vá tomar café com seu discipulador e desligue o celular por 30 minutos e responda: o tempo entre vocês foi melhor aproveitado?

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Efésio 5.15-16

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.”

desconecte-se para

se conectar50 Passo

Page 25: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 26: Adote- Eu sou Apostólico

26

A transformação da fraqueza em força é um dos grandes segredos daqueles que são guiados pelo Es-

pírito Santo de Deus e que não andam mais segundo a carne. Como está escri-to em 2Co 4.16-17: “Por isso, não de-sanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se re-nova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”.

Não são poucos os casos na Bíblia de homens e mulheres que, com a ajuda de Deus, conseguiram seguir em frente, apesar das lutas e fracassos. Em 1Samuel 30.1-8, Davi, após voltar de uma das ba-talhas, constatou desesperado que as esposas e filhos dele e de todos os seus homens haviam sido sequestrados pe-los amalequitas. Uma situação terrível em que os olhos de Davi enxergaram a desgraça que o inimigo impôs. E esse é o objetivo de Satanás: que nós nos entre-guemos às malignidades que enxergamos.

Page 27: Adote- Eu sou Apostólico

27

Davi era um homem forte e cheio do Espí-rito Santo, mas o abatimento tomou conta dele ali em Ziclague tão profundamente que ele começou a chorar e trouxe esse mesmo sentimento sobre o povo. Quan-tos de nós não passamos por situações que nos abateram, e o desânimo e a depres-são tomaram conta? Davi havia perdido a perspectiva do que é a força no espírito e assim aqueles homens que foram acolhidos e formados por ele quiseram apedrejá-lo, pois Satanás colocou no coração deles que Davi era um homem fraco.

Entretanto, naquele momento tão terrivel-mente delicado, o sacerdote Abiatar trou-xe uma palavra de Deus: “Davi, não desista

porque o Senhor é contigo. Pode perseguir o inimigo porque você vai trazer de volta tudo o que foi roubado”.

Quantas vezes deixamos de resistir e nos encolhemos, e a obra do diabo vai cres-cendo porque procuramos desculpas hu-manas? Mas essa não é a posição do ungido de Deus. Aconteça o que acontecer, esteja firmado no Todo Poderoso. Davi, como servo de Deus, se reanimou no Senhor. E hoje, se você está se sentindo fraco e desa-nimado, ore assim: “Espírito Santo, vem e me reanima! Quebra e desfaz todo o jugo do cansaço, desânimo e depressão sobre a minha vida”.

Satanás conta com seu choro, com seu cansaço, com sua desistência, mas você vai dizer como Jó: “nenhum plano de Deus vai ser frustrado. Pela minha resistência e perseverança, eu alcançarei a promessa”. E diga para o diabo: “eu não vou entrar nas tuas conversas e nem aceitar suas ten-tações, porque maior é o poder de Jesus Cristo que está em mim”. E avance pelo poder da Palavra!

No Getsêmani, Jesus sofreu tanto, tanto, que suou gotas de sangue, porque anteviu o sofrimento de cruz. Ele era Deus e o Cristo e podia ter se livrado daquele so-frimento, mas ele resistiu e não abriu sua boca. Como ovelha muda, foi humilhado, envergonhado, e foi obediente até a mor-te. Ele resistiu porque sabia que coisas maiores viriam. Resista! Ande de acordo com o que você já alcançou e avance! Deus não é Deus de um milagre só ou de uma bênção só. O segredo é transformar a fraqueza em força e avançar, em nome de Jesus!

Page 28: Adote- Eu sou Apostólico

28

O que foi que o diabo te roubou e você acei-tou? Qual foi o teu Ziclague? Faça uma lista e compartilhe com seu pastor. Escolha uma situação e comece a orar e buscar a dire-ção de Deus sobre o que fazer para ser restituído naquilo em que foi roubado. O Senhor lhe dará uma experiência maravi-lhosa e você enten-derá o que é a unção de conquista que está sobre a Igreja Apostólica Renascer em Cristo.

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é 2Co4.16-17

“Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribula-

ção produz para nós um peso eterno de glória mui excelente,”

a unção de conquista está sobre nós

60 Passo

Page 29: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 30: Adote- Eu sou Apostólico

30

O mundo espiritual pode ser invi-sível, mas é bem real e as leis do mundo material não valem nada

nesse mundo do sobrenatural. Da mesma forma, as armas que os exércitos huma-nos usam não têm qualquer poder contra espíritos, demônios, potestades ou forças espirituais da maldade. Por isso a Bíblia diz que as armas da nossa guerra são outras:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em

Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e

levando cativo todo pen-samento à obediência de Cristo” (2Co 10.4-5).

Jejum é uma das armas da guerra espiritual mais poderosas que existem; não é sacri-fício, nem troca com

Deus. É uma consagra-

Jejum? para que?

2Co 10.4-5

Jejum é uma das armas da guerra espiritual mais poderosas que existem; não é sacrifício, nem troca com Deus.

Page 31: Adote- Eu sou Apostólico

31

ção com um propósito específico. Quem je-jua, deixa de se alimentar por um determi-nado tempo para se dedicar mais à oração, louvor e leitura da Palavra. Quem jejua está dizendo que deseja ser guiado mais pelo Espírito do que pela carne. O abster-se de um alimento pura e simplesmente não tem o menor efeito no mundo espiritual, mas o jejum consciente, acompanhado de oração com autoridade, fé e convicção faz toda a diferença e nos leva a outros patamares es-pirituais.

Qual foi a primeira atitude de Jesus logo após o seu batismo e antes de começar seu ministério? Jejuou por 40 dias. Assim que terminou seu jejum, todas as inten-ções malignas do diabo vieram à tona: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, apro-ximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.2-4).

Jesus não terminou seu jejum de 40 dias na porta de uma lanchonete fast-food. Ele es-tava no deserto. Não tinha nada pra comer mesmo; só pedras. Então, o diabo vem com aquele papo-furado que tinha como objeti-vo trazer dúvida ao coração de Jesus sobre a sua identidade, se ele era mesmo o Filho de Deus. “Aqui no deserto só tem pedras, você está morrendo de fome, então prova que você é filho de Deus e ordena que elas se transformem em pães”. Essa proposta

bizarra poderia seduzir um homem carnal, mas não Aquele que tinha o Espírito Santo e estava se consagrando, em comunhão com Deus, há 40 dias.

O jejum lhe deu autoridade sobre a fome, lhe ajudou a ver claramente as ridículas ten-tativas de Satanás; ajudou-o a vencer o ten-tador pela Palavra e lhe deu autoridade para expulsá-lo.

“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Sa-tanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram an-jos e o serviram” (Mt 4.10-11).

O diabo sempre aproveita o dia da nossa necessidade para atacar, mas o jejum nos ajuda a ter domínio sobre as vontades da carne, ainda que sejam legítimas. O jejum nos ajuda a enxergar pelo Espírito e a não nos impressionarmos com as evidências fí-sicas, com diagnósticos, com más notícias. O jejum nos ajuda a abandonar as obras da carne e a manifestar o fruto do Espírito.

E como devemos proceder enquanto jejua- mos? A Bíblia diz: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócri-tas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.16-18).

Page 32: Adote- Eu sou Apostólico

32

Você já jejuou? Nunca? Tem algo que você acredita que não conseguiria pas-sar sem? Café? Chocolate? Refrigerante? Pão? Pois é! Então chegou a hora de você encarar esse desafio e destruir o domínio que esses alimentos têm so-bre você. Consagre um jejum de 7 dias de um alimento que lhe custe muito e que você ache impossível ficar sem. Ou faça um jejum total de 12 horas, sem comer nem beber nada. Estabeleça um propósito para esse jejum, co-loque data para começar e data para terminar e ore todos os dias por esse propósito. Ao final, entregue o jejum em oração juntamente com seu pastor/discipulador. As escamas vão cair dos seus olhos e o resultado será uma re-volução, em nome de Jesus!

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Gl .5.22-23

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

domínio próprio e consagração70 Passo

Page 33: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 34: Adote- Eu sou Apostólico

34

Mata, destrói, arrebenta!” Se essa é sua oração, você acha mesmo que Deus vai ouvir? Ou então se a sua

oração é apenas um monte de reclamações e um momento de achar culpados para sua infelicidade, acha mesmo que terá algum efeito no mundo espiritual?

Impressionante como a gente pede coisas loucas para Deus – às vezes, só em pen-samento – e acredita que Ele vai atender. Impressionante como nossas conversas com Deus podem ser supercarnais. A gen-te sempre acha que está com a razão, que Ele está do nosso lado e vai fazer justiça, vai pesar a mão. Depois, não acontece nada do que você pediu e você ainda fica com rai-

va de Deus, desse deus desobediente que você inventou. Porque um Deus que faz exatamente o que a gente manda só pode ser inventado por homens mesmo.

Jesus, em seu ministério aqui na terra, nos deixou vários e vários exemplos sobre a oração e sobre como orar (Mt 6.5-13), mas vamos nos deter na experiência dos após-tolos em Atos 12.9, quando Pedro e Tia-go foram presos. Naquela época, em que a Igreja estava sendo formada, havia uma per-seguição terrível contra os cristãos em Je-rusalém. Herodes, para agradar os judeus, queria destruir a memória de Cristo e todos os seus discípulos. Assim, mandou prender Tiago e Pedro e, depois, mandou matar

Texto Base Mt 6.5-13

Page 35: Adote- Eu sou Apostólico

35

publicamente a Tiago. Pedro continuava preso, mas com certeza seria o próximo a enfrentar o carrasco.

Pedro estava preso, mas a Igreja estava em inces-sante oração. Dentro daquela prisão, o diabo poderia assolar a Pedro e dizer: “você está abando-nado, você está sozinho, você serviu a Cristo, mas veja o que aconteceu...”. Mas havia uma oração in-tercessora. Os interces-sores estavam reunidos, orando em concordância e o Senhor enviou o seu anjo, o anjo do livramen-to. Ele veio na hora certa, no tempo estratégico de Deus. Não poderia pas-

sar mais um dia, mais uma hora, porque a morte estava rondando Pedro. Então, o Se-nhor enviou seu anjo naquela prisão, naquela situação angustiante para trazer uma voz de libertação e livramento.

Se você aprender a embarcar na viagem da oração, se você compreender o poder que existe na oração de intercessão, na oração de concordância, nas alianças de oração entre irmãos, você vai experimentar o que

Pedro experimentou e vai ver o anjo do li-vramento entrando na tua casa e em todas as áreas da sua vida, e ele vai trazer a notícia que o tempo de prisão, sofrimento e agonia se acabaram.

Pedro estava dormindo. Pedro era um ho-mem de Deus, não era mais um homem imaturo, colérico, nervoso, violento. Este Pedro agora era o Pedro transformado, ho-mem de oração -- e ele descansou no Se-nhor, porque quem ora, entrega a Deus toda a sua ansiedade e consegue dormir, mesmo diante das ameaças de morte. Quem ora tem paz no meio da guerra; quem ora não vive nervoso; quem ora aprende a esperar Naquele que é fiel; quem ora tem muita esperança. Quem ora aprende a descansar quando o único diagnóstico que o mundo tem para você é a desgraça.

Aprenda a descansar quando você não tiver nenhuma perspectiva! Aprenda a descansar porque aquele que espera no Senhor reno-va as suas forças. Descanse debaixo da som-bra do onipotente. Descanse, em nome de Jesus, através da oração.

A viagem da oração, muitas vezes começará enfrentando portas fechadas, mas o Deus do sobrenatural estará ao seu lado e vai des-truir as portas de aço e as trancas de fer-roe, milagrosamente, as portas se abrirão. E com oração, essa luta vai terminar em um grande testemunho.

Page 36: Adote- Eu sou Apostólico

36

Temos muitas oportunidades, em nos-sas igrejas, para embarcar na viagem da oração. Então, o que não pode aconte-cer é você dizer que não sabe orar, que

tem vergonha, ou pior, que não gosta de orar. Como você pretende se relacionar com Deus sem falar com Ele? Mensalmente, temos a vigília da Intercessão no Renascer Arena. En-tão, disponha-se a passar uma noite orando, louvando, clamando e sendo ministrado. É uma experiência transformadora!

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Romanos 8.26

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”

muita oração, muito poder...

80Passo

Page 37: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

muita oração, muito poder...

Page 38: Adote- Eu sou Apostólico

38

Se lhe perguntarem: “Você se con-sidera uma pessoa desanimada?” é provável que você diga que não. No

entanto, isso pode se tornar apenas um discurso vazio. O desânimo é uma malig-nidade tão grande, que vence pelo cansa-ço. Você bateu tantas vezes naquela porta que nunca se abre e isso gera um senti-mento tão forte de derrota, que você vai largando tudo pela metade. Sem perce-ber, está sendo roubado. Você precisa fazer um autoexame e observar qual é a origem do seu desânimo, porque ele mata o seu futuro.

Nós, muitas vezes, somos enganados pelo nosso coração. Jeremias diz que nosso co-ração é enganoso e corrupto, pois nossas alegrias vêm de coisas erradas e nossa mo-tivação de fontes carnais. Somos roubados por Satanás naquilo que deveríamos ter ale-gria, prazer e força para prosseguir.

O diabo tem cauterizado almas, vidas. E aquilo que é cauterizado perde sua fun-ção; continua existindo, mas está morto. Há muitas pessoas que não entendem por-que suas vidas não andam; porque parece que elas têm uma insatisfação que nunca se acaba; porque o seu interior está ocupado com aquilo que não é o Espírito Santo. Mas a razão é que seu interior foi atrofiado por Satanás, por suas mentiras, ilusões, traumas e complexos.

Em Lucas 6.6, vemos a história de Jesus curando um homem da mão atrofiada. Assim como a mão daquele homem que Jesus encontrou na sinagoga estava atro-fiada, o diabo quer inutilizar e atrofiar as vidas. “Você se casa e não dá certo, você trabalha e não tem sucesso e passa a colecionar sucessivos fracassos. Con-sequentemente, seu coração começa a se fechar para as possibilidades de Deus.

“Porque sem mim nada podereis fazer”

vocêconsegue!

João 15.5

Lucas 6.6

Page 39: Adote- Eu sou Apostólico

39

Mas o poder de vida que está em Jesus pode invadir todas as áreas da sua vida.Só depende de você. Você não pode per-mitir que a morte ou insucessos matem seu futuro.

Naquela mão mirrada, que Jesus curou, ha-viam cinco dedos inoperantes e que pre-cisavam do poder apostólico, precisavam receber a unção que quebra o jugo. Não admita ser roubado ou viver na presença de Deus e não ter tudo o que Deus pode te dar.

As cinco curas que acabarão com as atrofias emocionais, espirituais e em termos de rea-lização são:

1) Seja curado dos medos - o amor lança fora o temor. Nós temos medos interiores que são amarrações demoníacas e até in-justificados. Arranca esse medo agora para que haja bom futuro.

2) Seja curado das mentiras - o diabo é o pai da mentira. A mentira mais cruel é quando o diabo diz que você não vai dar certo, que você é rejeitado e você acredita, fica atrofiado (Jo 8.44). Toda mentira con-tra você mesmo na qual você acreditou está quebrada. As mentiras de Satanás não po-

dem prosperar contra você. Você é filho da verdade e da luz.

3) Seja curado das suas fraquezas - 2Co12.9 - Nós precisamos ter coragem de assumir nossas fraquezas. Não podemos, como os religiosos, vestir as máscaras de santidade e perfeição. Se não tratarmos com a verdade, continuaremos infrutíferos.

4) Seja curado de toda solidão e aban-dono - Deus não te formou para você viver sozinho. A maior desgraça é o isolamento; o isolamento é uma arma do diabo para te des-truir. Você precisa de comunhão. Nós preci-samos uns dos outros e isso é muito bom. “Como é bom e suave que os irmãos vivam em união!” (Salmos 133:1)

5) Seja curado de todos os traumas e frustrações do período das assolações - O que aconteceu no teu passado, o Senhor lançou no mar do esquecimento. Todas as frustrações, mágoas e decepções do teu pas-sado estão enterradas e Jesus já as encravou na cruz do calvário. Todas as coisas se fizeram novas e você não está mais preso ao passado.

E a partir de agora, seu pensamento será: na força do meu Senhor, do jeito Dele, eu vou conseguir!

vocêconsegue!

Page 40: Adote- Eu sou Apostólico

40

Você, certamente, como a maioria de nós, já deixou coisas inacabadas, tarefas, cursos pela metade ou qualquer atividade que começou e não concluiu. Isso, como acabamos de ver pode ser um sinal de desânimo crescente. Então, você vai escolher algo que você começou e não aca-bou e vai recomeçar e terminar. Conte ao seu discipulador (a) e ele lhe ajudará a ir em frente e não deixar isso cair no esquecimento. Escolha algo mais fácil, pra começar, e vá evoluindo, até ver concluídos os pla-nos que até então pareciam impossíveis.

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Hebreus 10.37-38

“Porque, ainda dentro em pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: se retroceder, nele não se compraz a minha alma.”

disciplina e diligência90 Passo

Page 41: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 42: Adote- Eu sou Apostólico

42

Nós temos, nesta terra, como povo apostólico, o maior potencial de prosperidade que existe. Só que

o diabo tenta bloquear isso. No entanto, o Senhor quer que você tenha discernimento para encontrar todos os roubos de Satanás em sua vida. Você não vai gastar dinheiro com aquilo que não é pão! Você não vai ter mais aquela vida de acordar às 10 horas da manhã e de sentir dificuldade de fazer to-das as coisas! Você vai ser o melhor naquilo em que Deus o tem colocado, em nome de Jesus! Levante a sua cabeça, mude a sua postura! Nunca mais aja como um pedinte e não deixe o diabo subjugá-lo. Assim, Deus vai colocar o melhor da terra em suas mãos.

Prosperidade é muito mais do que apenas ter dinheiro; prosperidade é ser bem-suce-dido em todas as áreas da sua vida.

Sete conselhos para viver a prosperidade

1. Vença o espírito de miséria

Para viver a prosperidade, você tem que quebrar as alianças com o espírito de miséria em sua vida. Diga assim: “Eu quebro todo espírito de miséria na mi-nha família, que veio da minha herança, deste país, de tudo que está sobre mim. Eu estou hoje em uma outra dimensão, em nome de Jesus!”.

Mateus 11.12

Prosperidade vem pelo posicionamento

Levante a sua cabeça, mude a sua postura! Nunca mais aja como um pedinte e não deixe o diabo subjugá-lo!

Page 43: Adote- Eu sou Apostólico

43

2. Vença o espírito da idolatria

Revolte-se espiritualmente contra a con-dição imposta pelo inimigo sobre você. O diabo quer que você faça do dinheiro o seu deus e que prostrado o adore. Quem faz isso torna-se um miserável. Muitos têm abraçado a idolatria e se conformado com ela. Mas revolte-se contra essa condição, revolte-se no seu espírito!

3. Mude seus hábitos

Não continue fazendo as mesmas coisas que você tem feito até hoje, mas mude seus hábitos. Acorde mais cedo, mude seu local de trabalho, jejue mais, busque mais ao Se-nhor. Ore mais! Você ora pouco para ser próspero! Repita: “Eu tenho direito de ser suprido em tudo, tenho direito a dar a me-lhor escola para os meus filhos, a morar na melhor casa e ter o melhor carro. Eu tenho

direito espiritual, porque eu tenho a pros-peridade de Davi. Por isso, estou mudando meus hábitos hoje, em nome de Jesus!”.

4. Esforçe-se

O Reino de Deus é conquistado à força (Mt 11.12). Por isso, esforce-se!

5. Prepare-se para ser rico

Esteja preparado e prepare seus filhos para serem prósperos e abençoados. Te-nha pensamentos elevados, estude, bus-que se aperfeiçoar no comportamento e em seu conhecimento.

6. Faça sua parte na aliança da prospe-ridade

Qual é a sua parte na aliança de pros-peridade? É ter uma família como a de Abraão, uma aliança como a de Isaque, uma constituição como a de José, con-quistar como Davi e construir como Sa-lomão. Abraão descobriu a bênção do dízimo e todos os seus filhos praticaram esse princípio espiritual.

7. Saia do lugar em que está

Se você está em um lugar que não é o lugar onde Deus o colocou, no seu espírito, come-ce agora a sair daí. Dentro de você comece a falar: “essa casa não é a casa que Deus tem pra mim, não é o carro que eu sonho, não é o trabalho que eu quero. Tudo isso aqui está temporariamente comigo, mas o que eu te-nho direito está chegando, em nome de Je-sus!”. Comece a sonhar os sonhos de Deus!

Page 44: Adote- Eu sou Apostólico

44

Aquele que é próspero tem um boca apostólica e sabe quais são as promessas que estão reservadas para ele. Você vai ler, meditar e re-petir esses versículos até que eles ocupem todo o seu ser:

“O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno,para os guardar e cumprir” (Dt 28.13).

“... então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto. A debulha se estenderá até à vindima, e a vindima, até à sementeira; comereis o vosso pão a fartar e habitareis se-guros na vossa terra. Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. Para vós outros olharei, e vos farei fecundos, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco” (Lv 26. 4-9).

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Provérbios 22.4

“O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida.”

boas palavras100 Passo

Page 45: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 46: Adote- Eu sou Apostólico

46

Tem gente que vive clamando: “Se-nhor, muda a minha vida! Senhor, eu não aguento mais a mesmice, a falta

de perspectiva! Preciso de algo novo!”. Fica esperando que algo surpreendente aconte-ça ao seu redor e vai se deprimindo quan-do nada acontece. Mas as coisas novas que buscamos começam dentro de nós. Se você não tem perspectiva, se acha que a vida nada mais tem a oferecer, que o que tinha de acontecer de bom já aconteceu, você precisa viver uma experiência sobrenatural com o poder da ressurreição.

Em Lucas 7.11-15, podemos ler um dos en-contros mais emocionantes do ministério de Jesus. Ele estava chegando a uma cidade chamada Naim quando se deparou com o enterro do filho único de uma viúva. Jesus,

vendo a dor daquela mãe disse: “Não cho-res!”- Mas como não chorar a uma tragédia dessa? Que esperança poderia haver para aquela mulher?

Estamos vivendo em uma sociedade de mortos, porque seus valores, suas esperan-ças e suas alegrias morreram. Muitas pes-soas, apesar de estarem na casa de Deus, estão chorando porque perderam suas mo-tivações. Talvez você, como aquela viúva, sinta-se cercado de morte porque perdeu a esperança ser feliz, de restaurar seu ca-samento, de ter um ministério, mas Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Ainda que esteja morto, viverá”.

Mas para aquela viúva, o dia mais triste da sua vida foi também o dia reservado na

será que ainda dá pra viver coisas novas?

Lucas 7.11-15

Page 47: Adote- Eu sou Apostólico

47

agenda para ela se encontrar com o Deus da ressurreição e da vida. “Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sen-tou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe”. (Lucas 7.14)

A morte espiritual é um processo que pre-cisa ser vencido através do poder da fé que traz à existência aquilo que nós olhamos e não enxergamos (Hb 11). Fé é crer contra a morte e contra as evidências. Não chore! aprenda a celebrar o que ainda não aconte-ceu, porque ninguém pode frustrar os pla-nos de Deus. Ele vai trazer à existência o que não existe. Não enterre os teus sonhos na terra das tuas lutas. Não chore! Não se desespere! Ainda não acabou. Encha o teu coração de fé!

Jesus disse para o filho da viúva: “Levanta--te!”. Jesus tem uma palavra certa e de po-der e Ele vai te levantar também para um novo tempo. A ressurreição vai mudar o seu destino, assim como o Senhor Jesus fez com

a viúva e nunca mais você será uma pessoa sem perspectiva e sem futuro. E para que a novidade de vida revolucione o seu interior, você precisa aprender:

1 - Para você, nada será definitivo - nada é definitivo para quem tem o Espírito Santo. A última palavra na sua vida quem dá é o Senhor Jesus;

2 - Não se entregue à tristeza - o cho-ro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã;

3 - Nunca brigue com Deus - aceite a vontade de Deus; ela é boa, perfeita e agra-dável, mesmo que você não entenda mo-mentaneamente;

4 - Em tudo dai graças - tenha um cora-ção agradecido;

5 - Não desista nunca - você não é daque-les que se entregam, mas daqueles que per-manecem em pé e, pela sua perseverança, você alcançará a promessa.

Page 48: Adote- Eu sou Apostólico

48

Sabia que se você se planejar, você conse-guirá realizar quase tudo o que deseja na

vida? Se quer fazer algo novo, diferente, comece a pla-nejar agora. Por exemplo, quando foi que viajou pela

última vez com seus filhos ou amigos? Por que não planejar

esse passo com 10, 11 meses de antecedência? Além do posicionamen-

to espiritual, com organização, gestão e disciplina você viverá muitas coisas novas.

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é Provérbios 1.7

“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

está em suas mãos

Passo110

Page 49: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 50: Adote- Eu sou Apostólico

50

Quando Jesus estava pregado na cruz, em grande agonia, carregan-do sobre si a iniquidade de todos

nós, ele sentiu uma grande solidão e a au-sência de Deus, a ponto de gritar: “Pai, por-que me abandonastes?”. Muitas vezes pare-ce mesmo que Deus nos abandonou e que não nos ouve. Mas só parece.

A história de Jó talvez seja o exemplo mais emblemático sobre momentos em que uma sucessão de calamidades, desastres e tristezas acabam trazendo sobre a vida da gente uma sensação do abandono de Deus. Essa aparente impossibilidade de colocar na mesma história um Deus que ama e um

homem que sofre tem a ver com a nossa concepção de felicidade ou fracasso, mas nada tem a ver com os pensamentos e pro-pósitos do Senhor.

Jó perdeu de uma só vez seus bens e seus filhos --todos morreram. Apesar da tristeza profunda, ele disse: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó1. 21-22).

Dias depois, Deus permitiu que Jó fosse as-solado por uma enfermidade terrível. Em seu corpo estouraram úlceras malignas,

Mateus 27:46

Page 51: Adote- Eu sou Apostólico

51

desde a planta do pé até o alto da cabeça, algo como um câncer de pele ou lepra. A mulher de Jó não aguentou e disse: “Você vai ficar quieto? Não vai reclamar, brigar com Deus? Que Deus é esse que permi-te tantas desgraças? Melhor morrer logo”.Mas Jó repreende sua mulher: “Você está ficando louca? Recebemos de Deus o bem, e não receberemos o mal?”. E a Bíblia diz: “Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.10).

Então, os amigos de Jó ficaram sabendo das suas desgraças e resolveram visitá-lo para consolá-lo. Assim que o viram todo ma-chucado, deformado, sangrando, choraram muito e ficaram em silêncio com ele por sete dias e sete noites. Dizer o quê em uma situação daquelas? A dor era muito grande.

Passados sete dias, Jó abriu a sua boca e o que saiu foi amargura: “Por que não morri ao nascer? Por que não fui um aborto? Não tenho repouso, nem sossego, nem descan-so; mas apenas perturbação”. E partir dai começa uma série de diálogos e questiona-mentos; Jó tenta desesperadamente enten-der o porquê de tudo aquilo; ele queria uma resposta de Deus, mas só recebeu silêncio por um bom tempo. E quanto mais pensava, mais se angustiava.

Um de seus amigos lhe disse: “Jó, a gente não sabe nem o que te dizer, mas tam-bém não vamos impedir que você desa-bafe. Mas só quero te lembrar que sua fé e sua confiança em Deus sempre nos inspiraram e nos fortaleceram. Os teus conselhos ajudaram muita gente nos dias maus. Mas agora que você está passando por tudo isso, não está conseguindo fazer valer essas mesmas palavras pra você e está desanimando. Lembra da tua confian-ça em Deus!”

Não dá pra entender o que está aconte-cendo? Não tem explicação? Então, confie! O que aconteceu com Jó foi resultado de uma situação espiritual muito além da nossa compreensão. Como Deus pode te explicar coisas tão profundas que você nunca enten-derá enquanto estiver nessa terra? O que Ele quer é apenas a sua confiança. Confian-ça no Seu amor, nas Suas promessas, na Sua Palavra. O Senhor disse: “Pode uma mulher se esquecer de seu filho que ela ainda ama-menta, mas ainda que ela se esqueça, Eu não me esquecerei de Ti” (Is 49.15). Você crê nessa Palavra? Então, a resposta é: Ele não te esqueceu. Ele ouve todas as suas orações. Ele enxuga as suas lágrimas. Ele te perdoa, te ama e tem um futuro pra você. Se você confiar.

Page 52: Adote- Eu sou Apostólico

52

A murmuração é algo ter-rível e contagiante. Quan-to mais você reclama, mais se achará no direito

de fazê-lo. Aproveite esse final de ciclo, em que você

cumpriu os 12 passos dessa segunda fase de sua formação

espiritual e faça um novo jejum. O desafio é fazer um jejum de crí-

ticas e reclamações. Estabeleça o pra-zo, e que o propósito seja o teu aperfei-

çoamento. Você não vai ser destruído pelas suas próprias palavras! Em nome de Jesus, é tempo de aprender novos comportamen-tos e andar de modo a alcançar a plenitu-de de Cristo.

O versículo que você deverá marcar em sua Bíblia é 1Co 10.10

“Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.”

novos comportamentos

Passo120

Page 53: Adote- Eu sou Apostólico

Avaliação

Page 54: Adote- Eu sou Apostólico

54