15
CURSO ONLINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU PROFESSORA: JÚNIA ANDRADE www.pontodosconcursos.com.br 1 Profa. Júnia Andrade Aula 06 Análise da primeira avaliação Considero esta uma das aulas mais importantes do curso. Infelizmente, não pude “jogá-la” no site de qualquer maneira. Trata-se de uma aula de ajustes, de melhorias, em que os detalhes contam muito, pois servem para elaboração racional de estratégias de melhoria para os textos de todos vocês. Portanto, mesmo os alunos que conseguiram nota acima de 9 deveriam ler o material e anotar seus detalhes. Quanto aos precisam melhorar mesmo a estrutura, sugiro o seguinte: leiam toda a aula com cuidado. Sei que possuem meio milhão de coisas para estudar, mas fiz esta com mais uma pitada de carinho. Assuntos desta aula: 1. Média das primeiras correções. 2. Como melhorar a estrutura do seu texto. 3. Processo de correção da banca e processo de correção deste curso. 4. Conselho de professora Boa leitura! AS PRIMEIRAS REDAÇÕES Não será preciso falar que as primeiras redações de um curso de discursivas refletem o estado de ânimo da muitos candidatos. Isso já ficou claro pelas informações do fórum e já previamente fizemos uma advertência quanto a isso na própria aula 03 – exatamente aquela que trazia o esperado e desesperado anúncio, a lista dos primeiros temas. Mas falemos do mais importante: as notas dos alunos. Não fiz as contas na ponta do lápis, recebi aqui uma parcial de um dos monitores. E esta parcial não me trouxe nenhuma novidade, se comparada a cursos anteriores. Acontece exatamente o mesmo processo em todos:

AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 1

Profa. Júnia Andrade Aula 06

Análise da primeira avaliação

Considero esta uma das aulas mais importantes do curso. Infelizmente, não pude “jogá-la” no site de qualquer maneira. Trata-se de uma aula de ajustes, de melhorias, em que os detalhes contam muito, pois servem para elaboração racional de estratégias de melhoria para os textos de todos vocês.

Portanto, mesmo os alunos que conseguiram nota acima de 9 deveriam ler o material e anotar seus detalhes. Quanto aos precisam melhorar mesmo a estrutura, sugiro o seguinte: leiam toda a aula com cuidado. Sei que possuem meio milhão de coisas para estudar, mas fiz esta com mais uma pitada de carinho.

Assuntos desta aula:

1. Média das primeiras correções. 2. Como melhorar a estrutura do seu texto. 3. Processo de correção da banca e processo de correção deste

curso. 4. Conselho de professora

Boa leitura!

AS PRIMEIRAS REDAÇÕES

Não será preciso falar que as primeiras redações de um curso de discursivas refletem o estado de ânimo da muitos candidatos. Isso já ficou claro pelas informações do fórum e já previamente fizemos uma advertência quanto a isso na própria aula 03 – exatamente aquela que trazia o esperado e desesperado anúncio, a lista dos primeiros temas.

Mas falemos do mais importante: as notas dos alunos. Não fiz as contas na ponta do lápis, recebi aqui uma parcial de um dos monitores. E esta parcial não me trouxe nenhuma novidade, se comparada a cursos anteriores. Acontece exatamente o mesmo processo em todos:

Page 2: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 2

- De todas as redações lidas, sugerimos seis reescritas. Realmente, os textos continham estrutura e gramaticalidade aquém do esperado. Mas, para tudo há o eficiente concerto, quando se sabe exatamente qual é a peça que falta no encaixe das redações deficientes. Portanto, os que vão reescrever poderão ficar tranquilos quanto a resultados mais eficientes. Evidentemente, o trabalho é feito a “quatro mãos”, as minhas e as suas.

Nem preciso de que melhore sensivelmente sua gramática. Preciso de que cuide de sua estrutura textual.

- cerca de 50% das redações lidas apresentaram nota entre 5 e 7pontos. Exatamente, a nota da concorrência feroz deste concurso. Uma média abaixo de 7 pontos revela que o candidato sabe fazer redação, mas comete dois erros comuns: ausência ou precariedade de comprovações de suas explicações e confecção de períodos longos. É praticamente isso!

Também não preciso de que você se torne o Às da melhor expressividade, preciso de que comprove seus argumentos e de que melhore a qualidade de suas frases.

- cerca de 30% das redações apresentaram nota acima de 7 e abaixode 9 pontos. Na próxima correção, este time estará na casa dos 9 pontos, sem dúvida – a menos que queira ficar entre 7 e 9 mesmo. O que faltou, então, à redação destes candidatos para que já não estive com nota ótima: eles se lembraram de usar mecanismos de comprovação, mas cometeram basicamente duas falhas – ou não comprovaram todos os aspectos ou não foram precisos na manutenção de termos chave dados pela banca.

Então, anotem o que deverão fazer a cada passo:

Como melhorar seu texto...

A tradição do Cespe reza presença de tema central, subdivido em aspectos, certo?

Por que isso? Ora, porque é mais fácil montar o espelho de notas e entregar resultados – isso na concepção do Cespe, e nós, aqui, não podemos fazer diferente, devemos seguir a passos de espião a rota da banca.

Page 3: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 3

Então vamos lá...

Suponhamos um tema do Cespe, oferecido a vocês

CESPE/ ANEEL. Mod. Com o incremento cada vez maior da competitividade entre as organizações, a escolha das pessoas que vão compor os seus quadros avulta em importância. Nesse sentido, o recrutamento nunca foi tão importante nos resultados de uma empresa como agora, em uma prática integrada e implementada por possuir impacto positivo, tendo o inverso um resultado devastador.

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do recrutamento. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

∗ conceito e importância do recrutamento; ∗ descrição dos dois tipos clássicos do recrutamento; ∗ duas vantagens e duas desvantagens de cada tipo de recrutamento descrito.

∗ Os desafios de um processo decisório num recrutamento.

Vejam: há texto, seguido de 4 tópicos. O que deve pensar o candidato nesta hora? No conteúdo de sua redação? NÃO!

Ele deve pensar na estrutura do seu texto. Isso, mesmo antes de redigir o rascunho – que, diga-se, será uma única folha, sem reposição, e que só poderá ser redigida a caneta preta transparente (não adianta levar corretivo, borracha, lápis, que o fiscal não vai permitir que os coloque sobre a mesa).

Ora, só me restará a capa da prova objetiva para eu PLANEJAR meu texto nela. É isso que chamei de DESENHAR o texto, o que muitos disseram não entender. O que eu quero dizer é que você não vai poder “queimar” seu rascunho. Quando seu texto for para o rascunho, ele já deverá estar esquematizado em sua cabeça. Portanto, vamos “ensaiar” o tema acima.

1. Introdução e conclusão: não são partes essenciais da redação no Cespe. Tais partes podem ou não aparecer. Mas, o importante é DISCORRER FUNDAMENTADAMENTE SOBRE OS ASPECTOS DO TEMA. O que eu já sei? Sei que, a partir do tema acima, tenho que desenvolver 4 parágrafos pelo menos, pois será um para cada aspecto.

Cada parágrafo funcionará como uma célula núcleo que reunirá o seguinte: ASPECTO PRECISO + FUNDAMENTAÇÃO MESCLADA À EXPLICAÇÃO. Então vamos ao planejamento da redação:

Page 4: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 4

Aspecto 1 ∗ conceito e importância do recrutamento;

Desenvolvimento Há duas coisas sendo pedidas. Acho que vou fazer um período para cada uma: um para o conceito, outro para a importância do recrutamento

Fundamentação Vou comprovar o conceito que dei, fazendo alusão ao discurso do prof. Flávio Pompeo (do Ponto mesmo)

Para o examinador, ler um parágrafo assim é uma benção. Isso porque ele começa com termo chave do primeiro tópico e, não perde tempo, já vai comprovando a explicação, com a fundamentação de autoridade – no caso, os “conhecimentos” do Flávio Pompeo.

Júnia, o Flávio Pompeo disse isso que você falou? Não sei, infelizmente ainda não tive oportunidade de ler o material do meu colega, mas, como ele dá aulas do assunto, presumo muito bem que, em um dia na vida dele, ele tenha trabalhando este conceito. Compreendeu?

Então, amiguinhos, sejam criativos, ao exporem argumentos de autoridade. Não precisa ser somente um professor o seu objeto de prova. Pode ser ADMINISTRADOR, RH, DIREITOR DE EMPRESA, PRESIDENTE DE UMA ORGANIZAÇÃO, CONSULTOR DE RH, OBRA SOBRE O ASSUNTO (não precisa detalhar, seja natural ao falar do assunto, fale com a categoria de quem domina ou parece dominar o assunto – lembrem-se do seguinte: dissertação é discurso persuasivo, e você está aqui para aprender a dissertar, perfeito?!).

Segundo aspecto – planejamento de novo!

Aspecto 2 ∗ descrição dos dois tipos clássicos do recrutamento;

No rascunho:

Recrutamento, segundo o professor Flávio Pompeo, é o processo de chamada de candidatos interessados em participar de processo seletivo de determinada organização. A importância do recrutamento, ainda segundo o professor Pompeo, deve-se ao fato de este processo permitir às organizações selecionar pessoal que possa levá-las a ganhos numa competitividade.

[U1] Comentário: GRIFO ESTE TERMOCHAVE

[U2] Comentário: GRIFO TAMBÉMESTE TERMO CHAVE

[U3] Comentário: ...EPRINCIPALMENTE ESTE.

[U4] Comentário: NÃO FALEIPARÁGRAFO. ESTAMOS PENSANDO EMPONTO FINAL, OK.

[U5] Comentário: Mas não precisafalar que é do Ponto. O cara dá aulas disso,portanto pode ser considerado especialistano assunto, ok.

[U6] Comentário: APARECEU UMAMODALIDADE DIFERENTE DO COMUM.MAS NADA DE SOFRER DO CORAÇÃO!DESCREVER É CARACTERIZAR, EM OUTRASPALAVRAS, SERIA NO CASO O MESMO QUECONCEITUAR.

[U7] Comentário: CUIDADO COM ONÚMERO: SÃO DOIS.

[U8] Comentário: NÃO SÃOQUAISQUER TIPOS; SÃO TIPOS CLÁSSICOS.

Page 5: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 5

desenvolvimento Posso aqui trabalhar com três períodos ou dois. O interessante é apontar os tipos clássicos e explicar cada um. Prefiro três períodos, pois deixo dois por cada da descrição isolada de cada um. Assim, não serei acusado de escrever PERÍODOS LONGOS.

Fundamentação Bom, eu poderia inserir outro argumento de autoridade, mas, neste caso, melhor seria trabalhar com outra autoridade, para não ficar tão repetitivo. Eu poderia, por exemplo, falar do que li no livro do SCHIAVENTO, mas todo mundo vai falar deste mestre. Melhor, não. Só se eu não tivesse saída...afinal a vaga não é para TODO MUNDO,...TRATA-SE DA MINHA VAGA. Já sei vou empregar, na comprovação, com discreta naturalidade de quem domina o assunto, a Viviane Braga, ela é especialista em RH. Isso mesmo...achei!

Viram? Fizemos 3 períodos muito simples e pequenos para falar de recrutamento e todos amparados em fundamentação.

Mais um...

Aspecto 3 ∗ duas vantagens e duas desvantagens de cada tipo de recrutamento descrito.

Desenvolvimento Posso fazer dois períodos, mas, se ficarem extensos, posso fazer quarto pequenos.

Fundamentação Iria pensar em outra fundamentação, mas inserir exemplos aqui, como já vou citar vantagens, poderia deixar o parágrafo muito longo, prefiro então outro argumento de autoridade. Como estou sem opção...porque não me lembro de outras

No rascunho:

Os dois tipos clássicos de recrutamento são estes: o interno e o externo. Viviane Braga, especialista em RH, ensina que o recrutamento interno consiste em seleções que aproveitam o pessoal já pertencente ao ambiente interno de uma organização. Já o recrutamento externo, na opinião da especialista, é aquele em que atrai pessoas externas à organização.

[U9] Comentário: Não me pergunte,por favor, quem é Viviane Braga, isso é sóuma redação para concursos...

Page 6: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 6

autoridades, acho que vou resgatar o Flávio Pompeo...

Vejam que o planejamento do texto faz vocês enxergarem como será o funcionamento interno do rascunho, inclusive planejar ajuda você na decisão da melhor forma de apresentar suas comprovações – se opta por uma nova ou se resgata uma já falada no texto. Notem que, antes, eu havia pensado em compor um só parágrafo com 4 períodos, mas ao ir para o rascunho, notei que iria ficar longo, o que fiz? Decidi pela quebra do parágrafo. Aí está! Ficou bonitinho demais, simples, decisivo e claro para quem está lendo.

Graças a Deus, com todo respeito, último tópico!

No rascunho:

Há duas vantagens, ainda segundo Pompeo, se destacam no recrutamento interno. Uma seria a possibilidade de se descobrirem na mobilidade interna dos funcionários novos talentos para determinadas ocupações e a outra estaria na previsibilidade de já se conhecerem perfis selecionados. Porém, Pompeo reconhece as desvantagens de haver o efeito Peter – ocupação de cargo para o qual não se tem competência – e a ausência de novas ideias na organização.

Ops!!! Acho que se eu falar o mesmo do recrutamento externo, o parágrafo vai ficar grande.Então, por notar isso, vou dividi‐lo em outro:

O recrutamento externo também apresenta vantagens e desvantagens. Sobre as vantagens, Pompeo ensina que este processo pode trazer para a organização o vulgo “sangue novo”, ou seja, novas ideias e também há a possibilidade de se ver o aumento de perfis diferenciados para a seleção. Por outro lado, uma seleção externa traz as seguintes desvantagens: a seleção pode ser mais demorada e pode gerar alguma frustração nos demais funcionários da organização.

Page 7: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 7

Aspecto 4 ∗ Os desafios de um processo decisório num recrutamento.

Desenvolvimento Como a banca citou um plural, sem delimitar números (dois, três desafios), vou fazer um período, reconhecendo que há muitos desafios serem enfrentados e vou citar dois.

Fundamentação Acho que vou citar exemplos para fazer um charme, dar uma mudadinha no visu da minha redação. Mas tenho que ter cuidado para não escrever tolices, exatamente, no final do texto!!!

Rascunho final:

Viram? Compus com exemplos isolados. Não estou falando de coisas a esmo. Estou falando de realidades mesmo, citei o “Facebook” sobre aspas, porque é estrangeirismo e lembrei-me do mundo plural em que vivemos, por isso falei dos portadores de necessidades especiais; poderia ter falado de outras minorias, por exemplo.

Agora, uma coisa legal: quando chegamos ao final, é normal fazermos uma mudança de pessoa do discurso ou imputarmos no texto uma linguagem mais subjetiva – ou seja – emotiva. Nada disso está correto, porém!

É o momento, então, em que paramos para lapidar nossa finalização.

Na conclusão que fiz, vi que mantive a linguagem racional que vinha empregando. Todavia, mudei, “sem querer”, a pessoa verbal – passei da 3ª para a 1 ª pessoa do plural. Então, vou corrigir, antes de passar a redação a limpo na folha definitiva.

No rascunho:

Como se sabe, inúmeros são os desafios de um processo decisório num recrutamento. Mas, dois deles se destacam. Um seria aliar o processo decisório às novas tecnologias. Comunidades virtuais como o “Facebook”, por exemplo, podem ajudar as organizações na pesquisa de perfis para seus cargos. Outro desafio seria reconhecer que vivemos num mundo plural em que oportunidades devem incluir, por exemplo, portadores de necessidades especiais.

[U10] Comentário: O Cespe gostademais de inserir um tópico sobreDESAFIOS, X COISA....NUM MUNDOGLOBAL ETC. ou seja, banca gosta de quevocê vincule seus conhecimentos com aatualidade.

[U11] Comentário: A GENTE NÃOFALA DE TUDO O QUE É DESAFIO NUMAREDAÇÃO. TEMOS QUE DELIMITAR OASSUNTO. ANTES FALAR DE DOIS EEXPLICÁ‐LOS BEM DO QUE ENUMERAR UMMONTE, E NÃO FALAR NADA COM NADA!

Page 8: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 8

Exemplo:

Outro desafio seria reconhecer que vivemos num mundo plural em que

Redação alterada para ficar correta: Outro desafio seria reconhecer que hoje se vive num mundo plural...

Vejam bem! Não é proibido escrever na 1ª do plural. O incorreto é ficar oscilando de pessoa ou escrever na 1ª do singular (eu).

Agora...enfim!!! vamos passar nossa redação a limpo, na folha definitiva:

Recrutamento, segundo o professor Flávio Pompeo, é o processo de chamada de candidatos interessados em participar de processo seletivo de determinada organização. A importância do recrutamento, ainda segundo o professor Pompeo, deve-se ao fato de este processo permitir às organizações selecionar pessoal que possa levá-las a ganhos numa competitividade.

Os dois tipos clássicos de recrutamento são estes: o interno e o externo. Viviane Braga, especialista em RH, ensina que o recrutamento interno consiste em seleções que aproveitam o pessoal já pertencente ao ambiente interno de uma organização. Já o recrutamento externo, na opinião da especialista, é aquele em que atrai pessoas externas à organização.

Há duas vantagens, ainda segundo Pompeo, se destacam no recrutamento interno. Uma seria a possibilidade de se descobrirem na mobilidade interna dos funcionários novos talentos para determinadas ocupações e a outra estaria na previsibilidade de já se conhecerem perfis selecionados. Porém, Pompeo reconhece as desvantagens de haver o efeito Peter – ocupação de cargo para o qual não se tem competência – e a ausência de novas ideias na organização.

O recrutamento externo também apresenta vantagens e desvantagens. Sobre as vantagens, Pompeo ensina que este processo pode trazer para a organização o vulgo “sangue novo”, ou seja, novas ideias e também há a possibilidade de se ver o aumento de perfis diferenciados para a seleção. Por outro lado, uma seleção

A coesãonasce dapalavrarecrutamento

A coesãonasce dapalavrarecrutamento

[U12] Comentário: 3ª pessoa.

Page 9: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 9

externa traz as seguintes desvantagens: a seleção pode ser mais demorada e pode gerar alguma frustração nos demais funcionários da organização.

Como se sabe, inúmeros são os desafios de um processo decisório num recrutamento. Mas, dois deles se destacam. Um seria aliar o processo decisório às novas tecnologias. Comunidades virtuais como o “Facebook”, por exemplo, podem ajudar as organizações na pesquisa de perfis para seus cargos. Outro desafio seria reconhecer que vivemos num mundo plural em que oportunidades devem incluir, por exemplo, portadores de necessidades especiais.

28 linhas bem simples e bem escritas!

Escolha um tema e faça exatamente como fizemos: planeje cada parágrafo e rascunhe o parágrafo para aquele planejamento.

Quando você prioriza as palavras dos aspectos, a coesão entre parágrafos dispensa nexos como primeiramente, em segundo lugar, além disso, etc., isso acontece porque o examinador já propõe o tema pensando na montagem do espelho de notas. Se você é bem disciplinado, seguirá o espelho de notas à risca. Certamente, a nota irá lhe surpreender ou não, a depender de sua autoestima, rsrs!

O processo de correção da banca e o que faz este curso do Ponto

Pessoal, o Cespe cada vez mais vem aprimorando seu sistema de correção para tornar a avaliação mais rápida e eficaz. Quando devolver a redações 2 de todos vocês vou incluir um anexo – um jornal eletrônico do Cespe que mostra como todas as redações serão corrigidas. Isso é público, a banca não esconde seus métodos de ninguém, por isso foi merecedora de fazer este grande concurso.

Resumindo o que vão ler, e espero muito que leiam, por isso compreenderão a importância do trabalho, mesmo atrasado, que fazemos. No Cespe, há uma correção digital e uma correção humana. A correção digital identifica uma série de elementos chave para facilitar a análise do examinador humano. Estes elementos chave

A coesão nasce da palavra recrutamento

Page 10: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 10

seriam, por exemplo, termos chave do tema, dos aspectos, temos coesivos como “segundo”, “ilustra”, “mostra” etc, que podem evidenciar a presença de argumentos comprobatórios de autoridade (exemplo: segundo o professor Flávio Pompeo,...), há também a identificação de percentuais, datas etc., que podem revelar a presença de argumentos históricos ou de prova concreta (argumento baseado em cifras, percentuais etc.).

Somente depois da digitalização, é que são distribuídos os pacotes de correção. Os examinadores, então, passam a ter o seu tempo monitorado por coordenadores de área. Presume-se uma leitura rápida e objetiva de cada texto.

Para ajudar na agilidade de cada avaliação, os examinadores são treinados para compor o espelho de notas. Este espelho segue a propositura temática e se apresenta conforme o modelo a seguir:

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO (MPU) MPU 2010 — Concurso público para provimento de vagas no cargo de

ANALISTA ADMINISTRATIVO

ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA

Nome: fulaninho Inscrição: oooo

Cargo: Agente de Polícia Federal

ASPECTOS MACROESTRUTURAIS - Discursiva – ANALISTA ADMINISTRATIVO

Quesito avaliado Faixa de valor Nota

1 Apresentação textual (legibilidade, respeito às margens e paragrafação) 0,00 a 1,00 1,00

2 Estrutura textual e desenvolvimento do tema

2.1.1 conceito e importância de recrutamento 0,00 a 3,00 0,75

2.1.2 descrição dos tipos clássicos de recrutamento 0,00 a 3,00 0,75

2.1.3 duas vantagens e duas desvantagens... 0,00 a 3,00 0,75

ASPECTOS MICROESTRUTURAIS

Tipo de erro linha --> 0 1

0 2

0 3

0 4

0 5

0 6

0 7

0 8

0 9

1 0

1 1

12

1 3

1 4

1 5

1 6

1 7

1 8

1 9

2 0

2 1

2 2

23

2 4

2 5

2 6

2 7

2 8

2 9

3 0

Grafia/Acentuação . . . . . . . . 1 . . 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . Morfossintaxe . . . . . . . . . . 1 . . . . . . . . 1 . . 1 . . . . . . . Propriedade vocabular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[U13] Comentário: 10% SÃO PARA AESTÉTICA

[U14] Comentário: OS PRÓPRIOSASPECTOS SÃO ALVOS DA ANÁLISESEGUINTE QUE TERÁ SEUS 9 PONTOSDIVIDIDOS ENTRE O TOTAL DE ASPECTOS.

[U15] Comentário: AQUI A BANCAENUMERA OS ERROS GRAMATICAISENCONTRADOS NAS LINHAS DA REDAÇÃO

Page 11: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 11

RESULTADO

Nota no conteúdo (NC = soma das notas obtidas em cada quesito) 6,00

Número total de linhas efetivamente escritas (TL) 25

Número de erros (NE) 5

NOTA NA DISCURSIVA – ANALISTA ADMINISTRATIVO 5,60

Um examinador, ao ler uma redação feita na ordem direta, prevista no tema e, com efeito, no espelho de notas de que ele dispõe, gasta aproximadamente dois minutos por redação. Isso não quer dizer que sua redação foi mal lida. Na verdade, você fez uma boa redação que o permitiu fazer assim.

Todavia, quando se faz uma redação sem projeto, um segundo examinador entra em cena. A este caberá a redução dos pontos da redação do candidato que procedeu à perda da ordem prevista no tema e no espelho de notas.

E no nosso curso?

Na primeira correção, trabalhamos com duas tabelas similares. Há redações com uma e outras com outra tabela, mas os quesitos avaliados são, sobretudo, macroestruturais. Há correção gramatical, mas adaptamos o curso ao modelo da banca.

Como já conhecemos nosso público – heterogêneo na primeira escrita -, sabemos exatamente quais são os quesitos em que predominam falhas. Estas falhas são avaliadas, segundo a previsão do edital e de acordo com nossa experiência sobre os conhecimentos do comportamento das análises feitas pelo Cespe. Sendo assim, a primeira correção visa à identificação de perfis de escrita:

- organização textual;

- fundamentação de explicações;

- vocabulário;

- tamanho das frases;

- precisão na retomada de termos do texto.

[U16] Comentário: AQUI FICA A SOMAPARCIAL: ESTÉTICA E CONTEÚDO

[U17] Comentário: AQUI ESTÁ A SOMATOTAL, EM QUE FORAM DESCONTADOS OSERROS GRAMATICAIS SOBRE O NÚMERODE LINHAS

Page 12: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 12

Não fazemos nesta primeira correção textos longos, elogiando ou criticando os textos. Isso aqui não é vestibular!

Há quem tenha me acusado de fazer ctrl C + ctrl V. É lógico que fizemos um monte disso, mas isso não que dizer que não lemos o seu texto na íntegra. Lemos e, por isso, por questões práticas que, graças ao bom Deus, a informatização nos permite, colamos os quesitos pertinentes a cada análise. Afinal, por que é que eu teria que ficar digitando de novo: falta de provas evidentes etc., etc.????

Não escondemos nada, não é à toa que alguém propôs no fórum do Analista a troca de redações e só leu de minha parte incentivo a fazer esse procedimento sadio....ora, ora,...ora!

Todavia, quando sentimos a necessidade de reescrita, aí, sim, interferimos no processo para avisar o aluno o que queremos dele no refazer da redação.

Por que na primeira entrega e, até mesmo na segunda, pode haver demora?

Muito simples! Há uma série de problemas que não merecem ser corrigidos. Eles têm que acontecer mesmo. Funcionam como um laboratório em que observamos atentamente ao comportamento escrito dos nossos alunos e podemos apurar coisas do tipo:

Falta de instrução

Curso de Analistas:

- 97 pessoas escreveram mais de 30 linhas. O edital pede no máximo 30.

- 93 pessoas não inseriram comprovação nos argumentos. A leitura das aulas passou despercebida ou não foi posta em prática, pois reiteramos a necessidade de fundamentação inúmeras vezes.

- 78 pessoas não incluíram nome no seu texto. A instrução estava clara na aula 03.

- 91 pessoas enviaram redação para um único endereço. A aula 03 pedia envio para dois endereços.

Curso de técnicos:

Page 13: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 13

- 90 pessoas escreveram mais de 30 linhas. Quantas linhas pede o edital?

- 89 pessoas não comprovaram seus argumentos. Infelizmente, não houve associação de uma teoria reiterada com a prática.

- 62 pessoas não inseriram nome no seu texto.

- 78 pessoas enviaram redação para um único endereço, descaracterizando a informação clara da aula 03.

Apreensão

- uma prova se faz com raciocínio, não com emoção. O atraso reflete o estado de ânimo da maioria dos candidatos. Cheguei até a ser xingada por alguns mais exaltados. Não me aflijo com isso. Estou apenas ensinado a todos vocês, por experiência minha, o caminho mais curto para se chegar ao serviço público.

- A emotividade de alguns é facilmente compreendida por nós professores, o que fazemos é puxar a orelha, aceitar o que há de bom nas críticas e pedir menos acidez nas palavras.

- No entanto, há candidatos que operam na espreita do emocional alheio e sabem que qualquer mudança nos temas de redação ou na prova objetiva é o suficiente para reprovar este candidato emotivo.

- O que estou falando aqui é o seguinte: exames precisam de organização, raciocínio e equilíbrio. Disso vocês já sabem.

Mas, vou solicitar uma tarefa para saber se você tem condições de passar no MPU.

Vamos lá...

Responda para você mesmo, sem consultas!

1. De quantas questões se compõem as provas P1 e p2, respectivamente?

2. Qual o mínimo que se deve tirar em cada uma dessas provas? 3. Qual é o mínimo geral do conjunto P1 e P2?

Page 14: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 14

4. Qual é exatamente a proporção de anulações no Cespe? 1 x 1, 2x1 ou nenhuma?

5. Como estudo as matérias da P1? 6. E as da P2? 7. Se houver penalização, quantas questões devo deixar em branco,

num jogo de anulações 2x1?

Amanhã vou escrever para vocês o que penso sobre isso...é apenas uma opinião, mas acho que você, emotivo, vai gostar. Certamente, ficará bravo comigo aquele camarada frio que, enquanto a redação não vai para o seu e-mail, ele está lá, quietinho, lendo a legislação do MPU. Esse cara vai passar...fique atento a isso, e ele não é nenhum CDF! Bjo grande! **** quem precisar ver comigo redação atrasada, é só me pedir no e-mail. **** se precisar atrasar o envio do texto, não me estresso com isso. Prefiro que leia o material, que treine a redação manuscrita, digite o texto e me envie algo de que você se orgulha também! ***** se quiser apontar uma crítica, por gentileza, faça isso, mas com carinho, né...só estou te ajudando a ascender na vida...mais amor entre nós. **** se quiser que detalhemos sua correção, pode nos pedir. Não fazemos isso para seguir o rigor dos concursos. **** minha pergunta está no fórum...quando vai responder? O mais rápido que puder, o problema é que digito tudo, não delego respostas ou aulas para meus monitores, quem cuida do meu rebanho sou eu mesma. Porém digito ainda com o dedo, queria muito que o Cespe me doasse o programa de digitalização de redações, mas ele não vai doar e sua pergunta não ficará sem resposta. Não, antes do dia 11 de setembro,...

Brincadeira, estou na pressão junto com todos vocês! Mas não entro num concurso para ganhar o primeiro lugar, entro para ganhar a maioria das cadeiras com minhas discursivas. Meu histórico como professora não me deixa negar..., e, pelo amor de Deus, não estou contando vantagem, estou te tranquilizando...ok! Obs: não reparem os erros de português. Não vai dar tempo de revisar a aula, porque já são quase 18 horas. Tenho que entregá-la.

Page 15: AULA06_DISCURSIVA_TECNICOMPU2010

CURSO ON‐LINE – DIRCURSIVAS PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO DOMPUPROFESSORA: JÚNIA ANDRADE

www.pontodosconcursos.com.br 15

Agora, vou descansar o braço para responder meu fórum querido no final da noite!

Bjão, até amanhã!

Trecho do jornalzinho do Cespe. Há mais coisas interessantes no jornal:

Antes do Exame 1. Escolha um professor de língua portuguesa ou um familiar ou conhecido que tenha prática de produção de textos para ser o seu leitor crítico. 2. Escolha um tema entre os assuntos da atualidade. Você pode se basear em temas anteriormente utilizados em exames vestibulares ou concursos públicos. 3. Leia vários textos curtos sobre o tema e faça anotações. Você pode pesquisar na internet, em livros, 3

ARTIGO jornais e/ou revistas. Observe as ideias principais, os fatos, os dados, os argumentos, as conclusões. 4. Marque o tempo. Tente ir acelerando seu processo até se aproximar do tempo destinado à prova. 5. Decida qual é a sua ideia principal e quais são os argumentos que a fortalecem e os argumentos contrários a ela que devem ser combatidos (ideias secundárias). 6. Faça um mapa dessas ideias ou um índice da ordem em que aparecerão no texto, prestando atenção na progressividade da ideia e na relação entre uma ideia e outra. 7. Faça um primeiro rascunho. 8. Releia e reestruture de modo a aperfeiçoar o primeiro rascunho. 9. Repita a operação de releitura e de reestruturação. 10. Revise as questões gramaticais do texto: acentuação, pontuação, concordância, sintaxe, ortografia. Essa tarefa deve vir por último para que não interfira no fluxo de produção e organização das ideias. 11. Confira o tempo que gastou nessa atividade. 12. Apresente o texto para o seu leitor e ouça as críticas. Converse sobre os problemas identificados pelo leitor. Caso sejam problemas gramaticais, volte à gramática ou a um livro de dúvidas gramaticais para consolidar seus conhecimentos sobre o ponto em que está fraco. 13. Refaça o texto de acordo com as críticas do leitor. 14. Faça esse exercício diversas vezes por semana, com temas variados, antes do exame.

Durante o Exame 1. Leia várias vezes o comando da questão. Identifique o gênero de texto solicitado para não fugir às exigências dele. Reflita um pouco sobre as características formais e estruturais do gênero pedido. 2. Lembre-se de tudo o que já leu ou ouviu sobre o tema. Pergunte-se o que você mesmo pensa sobre o assunto, qual é a sua opinião, quais são suas posições sobre a questão colocada. Decida qual é a sua ideia principal, busque os argumentos que a sustentam e os argumentos contrários a ela que devem ser combatidos (ideias secundárias). Uma boa parcela do tempo deve ser dedicada a essa etapa, que será decisiva no desenvolvimento posterior. 3. Faça um plano ou índice de organização das ideias. Observe a progressividade do assunto e a relação entre as diversas ideias colocadas. O ideal é que uma ideia leve à outra. Ideias isoladas, apenas justapostas desqualificam o texto. 4. Elabore o rascunho. 5. Releia e avalie o rascunho, como se fosse de outra pessoa, para decidir o que merece ser reestruturado. Anote ali mesmo as transformações necessárias. 6. Passe o texto definitivo, incorporando as alterações, na página própria. Assegure-se de que a letra está legível, pois o texto deverá ser compreendido imediatamente pelo examinador. Qualquer dificuldade na leitura pode prejudicar o efeito final e a apreciação do texto. Dúvidas na grafia das palavras provocadas pela caligrafia podem prejudicar o candidato. 7. Releia e revise para refinar as questões gramaticais: acentuação, pontuação, concordância, sintaxe, ortografia. Se precisar rasurar, não se preocupe, risque o segmento a ser eliminado, mas assegure-se de que a forma definitiva ficou evidente para o leitor/examinador.