19
Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Bloco Econômico Mercado Comum do Sul

(Mercosul)Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10Ráiza Silva nº 15 ∆

1

Page 2: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Capa.................................................................1

Perguntas.........................................................3

Conclusão.........................................................18

Biografia...........................................................19

2

Page 3: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

1-O que é um bloco Econômico hoje e como ele serve a economia global.

  R: Bloco Econômico é a associação de países que

estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.

Como resultado da economia mundial globalizada , a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos.

3

Page 4: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

2- Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso planeta.

R: MERCOSUL

O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

4

Page 5: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

NAFTA

Fazem parte do Nafta ( Acordo de Livre Comércio do Norte ) os seguintes países : Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.

5

Page 6: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Caricom

O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), criado em 1973, é um bloco de cooperação econômica e política formado por 14 países e quatro territórios.

Membros - Barbados, Guiana, Jamaica, Trinidad e Tobago (1973); Antígua e barbuda, Belize, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis (1974); Suriname (1995); Bahamas torna-se membro em 1983.

6

Page 7: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

MCCA

Criado em 1960, o MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) é o bloco econômico da região da América Central, cujo principal objetivo é a integração econômica entre os países-membros (Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica).

7

Page 8: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

ALCA

A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. As negociações para consolidação da Alca estão congeladas, pois, entre os seus objetivos não revelados, um era minimizar a influência do Brasil no Mercosul, essa influência não aconteceu.

8

Page 9: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

3-Dados gerais do bloco : Histórico de formação, bandeira, países membros, país sede, organização, estrutura, funcionamento, significado da sigla.

R : Histórico de informação : O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi

criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto.

9

Page 10: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Participam até o momento como países associados ao Mercosul. Em 05 de maio de 2013, o Equador anunciou que vai fazer parte do Mercosul, sendo que o protocolo formal de adesão ao bloco será assinado em julho de 2013 e ratificado somente com a aprovação dos parlamentos dos cinco países membros.

10

Page 11: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Países Membros : Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

País Sede : Montevidéu – Uruguai

Bandeira:

11

Page 12: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Organização:

O Mercosul possui uma estrutura orgânica intergovernamental (não há órgãos supranacionais), havendo, contudo, uma Presidência Pro Tempore, exercida por sistema de rodízio semestral. As decisões do Mercosul são sempre tomadas por consenso e sua organização compreende: A criação do Mercosul, bloco econômico em vigor desde 1o de janeiro de 1995, institui uma zona de livre-comércio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e posterior inclusão de Chile e Bolívia. O acordo não representa uma ação diplomática isolada, mas o resultado de um longo processo de aproximação entre os países-membros.

12

Page 13: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Funcionamento :

MERCOSUL: prevê a livre circulação de pessoas.Desde sua criação, o Bloco enfrenta dificuldades para concluir a integração econômica e comercial.Isso ocorre principalmente devido as grandes diferenças econômicas entre os países-membros.

Significado da Sigla : Mercado Comum do Sul

13

Page 14: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

4- Apresentar quais são os objetivos, política e perspectivas do bloco econômico por você estudado.

R: Os países que participam do Mercado Comum do Sul adquiriram políticas de integração comercial e econômica, situando a livre circulação de serviços e capitais. Muitos desses produtos fabricados por países-membros pedem ser comercializados internamente sem tarifas de importação.

14

Page 15: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

5-Apresentar com suas relações econômicas estão estruturadas com outros países especialmente com o Brasil.

R: A UE e o Brasil têm as relações de comércio importantes, como o Brasil é o mercado mais importante da União Europeia (UE) na América Latina, e o pais chave do Mercosul. A UE, considerada como um bloco, é ainda o principal parceiro de comércio e de investimento para o Brasil, na frente da China e dos Estados Unidos. A Sociedade de Informação e Mídia é a uma área importante onde a cooperação com o Brasil é particularmente importante, com a parceria específica entre a UE e o Brasil nos vários setores e numerosas atividades de projetos conjuntos.Com referência à cooperação técnica e financeira, o Documento de Estratégia  Brasil-UE  , oferece um quadro estratégico para a cooperação da UE com o Brasil durante o período de 2007-2013. Um total de € 61milhões foram destinados ao Brasil em áreas focais da cooperação: melhorar as relações bilaterais [através de diálogos setoriais, programas de bolsas e Instituto de Estudos Europeus, e o meio ambiente.

 

15

Page 16: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

6- Apresentar um artigo de jornal e revista (internet) que trate de algum aspecto sobre o bloco que você estudou.

R: “Paraguai volta ao Mercosul sem acatar todos os protocolos. País não irá respeitar o acordo de Ushuaia II, que estipula confirmações no "caso de ruptura da ordem democrática" entre integrantes do bloco”

O governo do Paraguai esclareceu nesta quinta-feira que o regresso do país ao Mercosul não implica na aceitação do que foi decidido durante sua ausência do bloco. "O Paraguai se reserva alguns direitos, como ignorar a vigência do Protocolo de Ushuaia II", destacou o texto da chancelaria de Assunção. O Protocolo de Ushuaia II, firmado no dia 20 de dezembro de 2011 na Cúpula de Montevidéu, se refere à aplicação de sanções no "caso de ruptura ou ameaça da ordem democrática" entre os integrantes do bloco.

16

Page 17: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Tais confirmações podem suspender o direito de participar de distintos órgãos do Mercosul no processo de integração, como o fechamento das fronteiras, limitação do tráfego aéreo e marítimo, suspensão das comunicações e fornecimento de energia, e sanções políticas e diplomáticas. O Paraguai firmou o tratado Ushuaia I, a chamada Cláusula Democrática do Mercosul, que determina a exclusão do bloco do país que viole a ordem democrática.

17

Page 18: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Espera-se que o Mercosul supere suas dificuldades e comece a funcionar plenamente e possibilite a entrada de novos parceiros da América do Sul. Esta integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre o Mercosul e outros blocos econômicos, como o NAFTA e a UNIÃO EUROPÉRIA. Economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Participar de um bloco econômico forte será de extrema importância para o Brasil.

18

Page 19: Bloco Econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul) Maria Dulce Sayão Elcadri nº 10 Ráiza Silva nº 15 1

Livro de Geografia Araribá 8º Ano

Google Images

www.mercosul.gov.br

www.r7.com/mercosul

http://www.sic.inep.gov.br/pt-BR/

19