12
DICAS AVONPREV Atenção à temporada de Imposto de Renda 2016. PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIA Conheça o passo a passo do planejamento financeiro. Boletim AVONPREV | Sociedade de Previdência Privada | Março de 2016 | Edição 02 | Ano 01 VIVA BEM Mais apoio para a sua família. PREVIDÊNCIA COM AVONPREV PARA PLANEJAR A APOSENTADORIA 10 DICAS

Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

  • Upload
    doliem

  • View
    218

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

DICAS AVONPREV Atenção à temporada de Imposto de Renda 2016.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIA Conheça o passo a passo do planejamento financeiro.

BoletimAVONPREV | Sociedade de Previdência Privada | Março de 2016 | Edição 02 | Ano 01

VIVA BEM Mais apoio para a sua família.

PREVIDÊNCIA COM AVONPREV PARA

PLANEJAR A APOSENTADORIA

10DICAS

Page 2: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

2

Boletim

MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

DESTAQUES AVONPREV

Page 3: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

3 MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

PREVIDÊNCIA COM AVONPREV

10DICAS PARA PLANEJAR A APOSENTADORIA

Para quem pensa na aposentadoria, mas não sabe como fazer seu planejamento, aqui vai um passo a passo.

Quanto antes você começar, melhor! Com mais tempo para acumular recursos, o seu esforço de poupar fica mais leve. Veja a seguir.

Page 4: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

4

Boletim

MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

Defina: quando você quer se aposentar?

O prazo é uma variável importante para o planejamen-to da sua aposentadoria: ao estimar quando você pre-tende parar de trabalhar, consegue definir qual será o seu período de acumulação (o tempo que terá para guardar recursos e atingir seu objetivo).

Escolha o seu estilo de vida na aposentadoria

Você quer continuar desempenhando alguma ativida-de remunerada após se aposentar? Tem ideia de abrir sua própria empresa? Pretende dedicar seu tempo uni-camente à família ou ao voluntariado? Quer curtir a ter-ceira idade viajando? Planeja voltar a estudar?

Perguntas assim ajudam a determinar qual deverá ser a sua renda na aposentadoria.

Seja realista ao contabilizar gastos

Muitas pessoas assumem em seu planejamento que, na aposentadoria, terão pouquíssimas despesas. Afinal, os filhos estarão crescidos e será possível aderir a um pa-drão de vida bem mais simples.

A prática, no entanto, mostra outro cenário: alguns gastos diminuem sim, mas outros aumentam conside-ravelmente, como os relacionados à saúde. E isso não significa que você estará doente. Ao contrário: sinaliza que deve se cuidar mais, para viver melhor! Para isso, precisará realizar mais exames preventivos, contar com apoio médico e fazer uso de alguns medicamentos.

Defina com quais receitas poderá contar

Contar apenas com a Previdência Social para se susten-tar na aposentadoria é uma estratégia extremamente arriscada. Em geral, recomenda-se assumir que a Previ-dência irá responder por, no máximo, 20% da sua renda.

Responda: além dos investimentos em Previdência Com-plementar, consegue imaginar outras fontes de renda?

PREVIDÊNCIA COM AVONPREV

04.

01.

03.

02.

Page 5: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

5 MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

PREVIDÊNCIA COM AVONPREV

Estime quanto precisará juntar

Tenha cautela na hora de calcular quanto vai precisar juntar. Projete sua necessidade de renda considerando que irá viver, ao menos, até os 90 anos.

Respeite as etapas da vida

Sabendo identificar e respeitar essas fases da vida, você consegue guardar mais dinheiro nos momentos de maior receita (por conta de renda extra, como restitui-ção do Imposto de Renda, férias, décimo terceiro etc.), poupando menos nos momentos de aperto.

Reveja suas prioridades

Com todas essas informações em mãos, é hora de agir! Se você chegou à conclusão de que não consegue poupar o necessário antes de se aposentar, reveja seus planos. Provavelmente terá que se aposentar um pou-co mais tarde.

E, como poupar nada mais é do que decidir adiar uma decisão de consumo, você deverá refletir se vale a pena manter o seu estilo de vida hoje, em detrimento do seu padrão na aposentadoria, ou se deve cortar gastos hoje, para poder se aposentar na data planejada.

Avalie periodicamente sua estratégia

De tempos em tempos, avalie o seu planejamento. Você está alcançando suas metas? Será que é preciso revê-las? Em caso de aumento de salário, por exemplo, vale a pena aproveitar o momento e poupar mais.

Prepare-se integralmente para a aposentadoria

O planejamento da sua aposentadoria deve considerar também o lado emocional. Sua rotina irá mudar bastan-te e você precisa estar preparado, assim como a sua família. Procure ir assimilando esta nova etapa anos an-tes de atingi-la.

Viva em equilíbrio

Viva bem o seu presente. Planeje seu futuro.

08.

09.

10.

05.

06.

07.

Page 6: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

6

Boletim

MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

VIVA BEM

Agora você, ou alguém de sua família que estiver pas-sando por um momento difícil, pode contar com o PAE – Programa de Assistência ao Empregado.

Este programa é mais uma ação do Programa Viva Bem.

Que oferece tanto para Funcionários quanto para os dependentes, suporte profissional para a superação de problemas pessoais ou emocionais, tais como a perda de um ente querido, questões conjugais e de relaciona-mento, dependência química e compulsões, dificulda-des financeiras, pendências jurídicas etc.

Este suporte é realizado por profissionais capacitados, de diferentes especialidades: são psicólogos, assistentes sociais, advogados e consultores financeiros dedicados a fornecer o apoio necessário.

Você e sua família podem contar com esse atendimen-to sempre que precisarem. Não há carência, nem cus-to. O contato é feito por meio de uma central telefônica que garante total confidencialidade e disponibilidade: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

LIGUE: 0800 282 6666

• Adão de Paula Vieira

• Luiz Banevicius

• Yara Nair Davalos Albuquerque Maranhão

MAIS APOIO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA

NOVO TEMPO

Após muito trabalho e planejamento, chega a hora de vivenciar a aposentadoria. Deseja-mos saúde e qualidade de vida aos nossos novos assistidos nesta etapa (Agosto/2015 a Fevereiro/2016):

PARA TER O EMOCIONAL EM DIA!

Page 7: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

7 MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIA

Planejamento financeiro é muito mais do que organizar suas contas em uma planilha de orçamento. Trata-se de uma estratégia a ser assimilada por toda a vida, de for-ma a realizar sonhos.

Como em uma dieta, o planejamento financeiro requer disciplina, determinação e foco, para você deixar de lado alguns “abusos” e, depois, desfrutar os resultados. Você aprende a rever alguns hábitos de consumo e prioridades: abre mão de algo hoje, em prol de um ob-jetivo maior no curto, médio ou longo prazo.

Controlar o uso do dinheiro é sempre um desafio: se você poupar demais, acaba vivendo somente para trabalhar e acumular recursos, deixando de aproveitar momentos especiais. Se, por outro lado, gasta muito e acha que a vida é para ser curtida hoje, perde a opor-tunidade de realizar grandes sonhos, planejar o seu fu-turo e o de sua família.

Tenha consciência de que você está no comando.

O segredo está em buscar o equilíbrio para:

• cumprir suas obrigações (contas a pagar);

• realizar sonhos de curto, médio e longo prazo;

• aproveitar o momento presente;

• garantir qualidade de vida no futuro.

CONHEÇA O PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Page 8: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

8

Boletim

MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIA

Etapas do planejamento financeiro:

Para garantir motivação, defina um objetivo. Ele deve ser claro, realista, prático. Nada de dizer “quero economizar”. Pense em algo como “quero guardar dinheiro para com-prar um carro, ou viajar, ou me aposentar”, por exemplo.

Quando você especifica sua meta, consegue dar forma a ela: modelo e preço do carro, formas de pagamento etc. Assim, traça sua estratégia para atingir o objetivo. Criado o hábito, ao longo da vida você vai ajustando seu planejamento, de forma a realizar novos sonhos.

O planejamento faz parte da nossa vida. Mesmo sem perceber, sempre traçamos uma estratégia para alcan-çarmos algum objetivo, seja ele simples ou não...

Usando seu orçamento para lhe orientar nas despesas, vai aprender a poupar, seja para os gastos inesperados, quanto para planejar melhor o seu futuro.

Ao assumir o planejamento financeiro em sua vida, você passa por algumas etapas, que acabam fazendo parte do seu dia a dia e transformando sua maneira de ver as coisas.

• Elaboração do orçamento e controle real de re-ceitas e despesas: com o tempo, além de ter suas contas em dia, aprende a economizar para esticar seus recursos.

• Revisão de hábitos de consumo: na intenção de esticar o seu dinheiro, passa a questionar mais suas decisões de consumo: precisa mesmo comprar, ou se trata de impulso?

• Construção da reserva de emergência: é impor-

tante poupar mês a mês para garantir um fundo de

reserva, para ser usado caso algo inesperado acon-

teça, como um defeito em seu carro, vazamento

em casa ou algum problema de saúde. Assim, você

tem o dinheiro para cobrir as despesas extraordiná-

rias, sem abalar seu orçamento.

• Uso consciente do crédito: quando você passa a

compreender melhor a sua saúde financeira, usa os

recursos à sua disposição com mais cautela. Antes

de assumir dívidas, mesmo simples compras parcela-

das no seu cartão, analise o impacto desta decisão

no seu orçamento, bem como a real necessidade

de dar este passo.

• Hábito de poupar: de olho em seus objetivos de cur-

to, médio ou longo prazo, você aprende a guardar

dinheiro, usando o tempo a seu favor e sem grandes

sacrifícios. Tudo é uma questão de hábito.

• Decisões de investimento: você passa a compre-

ender, ao longo da vida, o quanto é importante fa-

zer o seu dinheiro render, trabalhando a seu favor.

Para isso, você deve conhecer bem o seu perfil na

hora de investir, sua reação ao risco e seus objetivos,

para assim decidir como aplicar seus recursos.

• Planejamento da aposentadoria: o tempo é o

maior aliado de quem poupa para a aposentadoria.

Quanto antes começar, melhor!

Page 9: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

9 MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

AVONPREV EM FAMÍLIA

Os preços estão nas alturas e a palavra de ordem hoje é economizar! Para atingir esse objetivo e torná-lo uma prática no dia a dia, o melhor caminho é envolver a fa-mília na tarefa. Assim, é possível reunir várias ideias para o corte de gastos e chegar a uma estratégia muito mais eficiente.

Com o passar do tempo, a tarefa vira um hábito. Se hoje é preciso apertar o cinto para colocar as contas em dia, a prática poderá ser mantida, depois, para a realização de sonhos de curto, médio e longo prazo. Experimentem!

Primeiro passo: cuidar do orçamento com a máxima atenção, elaborando uma planilha de receitas e des-pesas. Para quem já tem uma, o caminho é atualizá-la, deixando-a bem realista. Com base na comparação ganhos x gastos, vocês determinam quanto precisam economizar, e como podem fazer isso: quais despesas podem reduzir, ou mesmo cortar?

Pequenas atitudes, no final do mês, podem fazer uma grande diferença. Veja alguns exemplos:

• comer menos fora de casa: que tal preparar deli-ciosas refeições em família? Além do prazer e da di-versão de descobrir os dons culinários de cada um, o hábito cultiva a convivência, estimula maior diálogo, parceria e envolvimento. Isso sem falar nos grandes benefícios à saúde, escolhendo alimentos com mui-to mais critério.

• controlar o uso do carro: é possível reduzir um pou-co as saídas com o veículo, utilizando transporte pú-blico, caronas ou outras alternativas. Vocês podem também otimizar o uso do carro, realizando várias tarefas próximas, de forma a economizar em com-bustível e estacionamento. Por exemplo: o casal pre-cisa realmente de dois carros? Lembrem-se: são dois seguros, IPVA e licenciamento a pagar, dois carros a abastecer e zelar pela manutenção.

EM FAMÍLIA: TEMPO DE ECONOMIZAR!

• pesquisar preços: a tarefa demanda certo tempo, mas pode garantir grandes resultados. Seja na com-pra de um presente ou de itens de supermercado, é possível comparar produtos, preços e condições de pagamento. Por exemplo: na compra do material escolar, um caderno de 10 matérias pode custar R$ 30 em uma loja (em função da marca e do perso-nagem que traz na capa) e R$ 7 em outra (mesma qualidade, porém mais simples).

• economizar água e luz – dependendo do tamanho da família, se todos abraçarem essa causa, o resulta-do será ainda mais surpreendente. Aqui vão algumas sugestões, mas cada um pode contribuir com muitas ideias, fazendo uso de muita criatividade e senso de coletividade. Observar o tempo no banho, fechar a torneira enquanto ensaboar a louça, acumular rou-pas para lavar na máquina ou para passar tudo de uma vez. Substituir as lâmpadas pelas econômicas, procurar manter a casa aberta para aproveitar a luz natural, desligar os eletroeletrônicos quando não es-tiverem sendo usados.

• levar lista no supermercado – em função dos pre-ços altos, uma revisão detalhada dos gastos no su-permercado pode fazer uma grande diferença no final do mês. Um prato pronto congelado, embo-ra prático, pode custar R$ 25; prepará-lo em casa pode gerar uma economia de até 40%!

• avaliar serviços contratados – assinatura de revis-ta, serviços de TV por assinatura e internet, plano de saúde etc. São tantos os serviços pelos quais paga-mos em nosso dia a dia, que nem nos damos conta. A sugestão aqui é verificar, um por um, a possibilida-de de negociar preços, cogitando a troca de forne-cedor ou de pacote se valer a pena.

Família unida economiza unida!

Page 10: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

10MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

Boletim SEUS INVESTIMENTOS

SEUS INVESTIMENTOS

O cenário econômico brasileiro continua instável e turbu-lento. Em pauta, inflação, dólar e juros em alta, com a taxa Selic mantida em 14,15% na última reunião do Copom.

O Governo estima para 2016 uma contração de 2,9% da economia, medida pelo PIB. Já para a inflação oficial me-dida pelo IPCA, a meta foi reduzida de 10,6% para 7,10%.

O S&P rebaixou, em fevereiro, o rating do Brasil (de BB+ para BB). Com isso, atingimos o mesmo nível de 10 anos atrás. A agência de classificação de risco havia sido a primeira a tirar o grau de investimento do País, em setem-bro do ano passado, seguida pela Fitch (BBB- para BB+).

A Moody’s foi a terceira agência a cortar nota do Brasil e tirar selo de bom pagador. A agência cortou a nota da dívida brasileira em dois degraus, de “Baa3” para “Ba2”, e colocou-a em perspectiva negativa, indican-do que mais cortes podem acontecer.

Além disso, a maior volatilidade da economia inter-nacional, impulsionada por novos dados de desace-leração das principais economias emergentes, com destaque para a China, tem gerado forte impacto no mercado de ações, em desvalorização. Os ativos de Renda Fixa continuam em destaque como opção de investimento de risco baixo a moderado.

A seguir, você acompanha os resultados obtidos pelo Plano Avonprev, nas diferentes carteiras.

INVESTIMENTOS

RentabilidadeConservadora

Acumulado Ano 8,54%

Acumulado 12m 8,54%

Acumulado 24m 21,68%

Acumulado 36m 19,79%

Acumulado 48m 41,64%

Moderada

Acumulado Ano 7,57%

Acumulado 12m 7,57%

Acumulado 24m 19,47%

Acumulado 36m 17,20%

Acumulado 48m 37,91%

Agressiva

Acumulado Ano 6,95%

Acumulado 12m 6,95%

Acumulado 24m 17,82%

Acumulado 36m 15,47%

Acumulado 48m 35,49%

Agressiva II inicio da carteira final de maio/15

Acumulado Ano -0,80%

Agressiva III inicio da carteira final de maio/15

Acumulado Ano -2,43%

Page 11: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

11 MARÇO DE 2016EDIÇÃO 02

SEUS INVESTIMENTOS

Mudanças na Carteira de Investimentos:Foram alteradas para 2016 as alocações na parte de Renda Fixa, incluindo um percentual de CDI em todas as carteiras, como benchmark, para diminuição do ris-co e volatilidade, devido ao cenário econômico atual. Veja as principais mudanças:

Renda Fixa

Benchmark RENDA FIXA

Perfil Atual Proposto

Conservador IMA-GERAL 50% IMA-G + 50%CDI

Moderado IMA-GERAL 70% IMA-G +30% CDI

Agressivo IMA-GERAL 80% IMA-G +20% CDI

Agressivo II IMA-GERAL 80% IMA-G +20% CDI

Agressivo III IMA-GERAL 80% IMA-G +20% CDI

Investimentos no ExteriorAumento da alocação em Investimentos no Exterior em 30% do total da Renda Variável

Investimentos no Exterior

Perfil Atual Proposto Alvo atual Alvo Proposto

Conservador - - 0,00% 0,00%

Moderado MSCI BRL MSCI BRL 1,25% 2,25%

Agressivo MSCI BRL MSCI BRL 2,50% 4,50%

Agressivo II MSCI BRL MSCI BRL 5,00% 9,00%

Agressivo III MSCI BRL MSCI BRL 7,00% 12,00%

Renda Variável: não houve alteração.

Benchmark RENDA VARIÁVEL

Perfil Atual Proposto Alvo

Conservador - - 0,0%

Moderado IBrX IBrX 7,5%

Agressivo IBrX IBrX 15,0%

Agressivo II IBrX IBrX 30,0%

Agressivo III IBrX IBrX 40,0%

Page 12: Boletim - avonprev.com.bravonprev.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boletim-Avonprev_02.pdf · VIVA BEM Mais apoio para a sua ... suporte profissional para a superação de ... pra

Boletim DICAS AVONPREV

Consultoria de Comunicação e Editorial: Arte da Criação (11) 3567-2011 - www.artedacriacao.com

BOLETIM AVONPREV

Dúvidas e sugestões? 0800 729 2203 | (11) [email protected] | www.avonprev.com.br

De olho no prazo: a declaração do IR 2016 pode ser entregue até o dia 29 de abril. Não deixe para a última hora. A expectativa da Receita Federal é de que cer-ca de 28,5 milhões de contribuintes prestem contas este ano. Entre outras condições, deve declarar quem rece-beu em 2015 rendimentos tributáveis de valor superior a R$ 28.123,91.

Separe todos os documentos que você vai precisar: informes de rendimentos, recibos de despesas médicas e com educação, CPF dos dependentes (esta informa-ção é obrigatória para dependentes e alimentandos com 14 anos ou mais), extratos bancários, dados de aplicações financeiras etc. Além do seu salário, rendi-mentos com aluguéis, aposentadorias etc., você deve informar também os rendimentos dos dependentes re-lacionados na sua declaração, mesmo quando eles não sejam obrigados a declarar.

ModeloCompletoouSimplificado? Se você possui muitas despesas dedutíveis, talvez seja mais vantajoso optar pelo modelo completo da declaração. O melhor é simular os dois modelos antes de enviar o documento. O próprio sistema da Receita permite essa compara-ção. No modelo simplificado, sobre o total de rendimen-tos tributáveis é concedido um desconto de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Atenção às deduções: informe apenas as despesas que você pode comprovar com documentos e que sejam referentes ao contribuinte (você) e/ou aos seus dependentes legais. Despesas médicas são ilimitadas. Despesas com educação têm um limite anual por titular e cada um de seus dependentes (R$ 3.561,50). O fato de declarar dependentes também permite dedução (R$ 2.275,08 por dependente). A dedução de empre-gados domésticos, neste ano, é de R$ 1.182,20.

Incentivofiscal:a seu favor! Sempre é bom lembrar. Ao contribuir para o Plano Avonprev, além de planejar seu futuro, você ainda pode reduzir a mordida do Leão: as contribuições de seu plano de previdência privada são abatidas até 12% de sua renda bruta anual tributá-vel. Para isso, é importante utilizar, na hora de declarar IR, o modelo completo.

ATENÇÃO

A multa para quem entrega a declaração fora do prazo é de 1% ao mês.

O valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido.

ATENÇÃO À TEMPORADA DO IMPOSTO DE RENDA 2016!