16
Carga a granel Agarre as vantagens Gruas portuárias para a movimentação profissional de cargas a granel

Bulk Handling Port Gottwald

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Bulk Handling Port Gottwald

Carga a granel

Agarre as vantagensGruas portuárias para a movimentação

profissional de cargas a granel

Page 2: Bulk Handling Port Gottwald

Há muito para movimentarA logística perfeita requer as soluções perfeitas

2

Os portos são as interfaces de umacomplexa cadeia logística, onde para alémde cargas contentorizadas e cargas gerais,são movimentadas também cargas a gra-nel, como carvão e minério, entre terminaismarítimos e fluviais, onde ficam armazena-das temporariamente, ou então são leva-das por tapetes transportadores, comboiosou camiões até às centrais eléctricas ouàs explorações agrícolas e industriais.

Logística significa infra-estruturasTão diversos como as funções dos portose dos terminais, são os sistemas e equipa-mentos de movimentação, que fazem partede uma complexa infra-estrutura, configu-rada individualmente em função do tipo,da implantação e da finalidade do porto.Esta gestão tem de ter em conta inúmerascondições-quadro, que influenciam a esco-lha dos sistemas de movimentação, istoporque raramente a operação de equipa-mentos de movimentação representa umasolução isolada e desenquadrada.

Pelo contrário, estes equipamentos sãoparte de um complexo sistema demovimentação, que, para além do navioe da grua, inclui ainda outros componen-tes, como tremonhas de descarga, tapetestransportadores e veículos de transporteterrestre.

Ao mesmo tempo, as infra-estruturas e asestruturas industriais agregadas ao portoou a jusante deste, como centrais eléctricase aciarias, fábricas de exploração de saibroe fábricas de fertilizantes, estão ao mesmonível de outros serviços complementaresdos terminais, por ex. lavagem ou misturade cargas a granel.

Movimentação profissional de cargasa granelIncluído num vasto portfolio, que, paraalém de gruas portuárias móveis e sobrecarris, possui ainda gruas-pórtico treliçadas,a Gottwald Port Technology oferece as

Para além do transporte paratodo o mundo de consumíveisem navios-contentores ...

... o transporte de matéria-prima e de materiais do processo, em navios de carga agranel, desempenha um dos papéis de maior relevo no comércio internacional

Gruas com balde de quatro cabos HMK 360 EG da Gottwald em actividades de carga e descarga de carvão no ABT de Antuérpia, Bélgica

soluções perfeitas, especialmente para amovimentação profissional de cargas agranel, como por ex.■ hulha,■ minério e sucata,■ saibro e areia e ainda■ matérias-primas e materiais do

processo, como fertilizantes, açúcarou cereais.

O potente e rentável equipamento de movi-mentação da Gottwald Port Technologypode ser perfeitamente integrado emfluxos de transporte e infra-estruturas,preexistentes ou projectadas, para a movi-mentação profissional de cargas a granel.Na sua qualidade de líder mundial domercado de gruas portuárias móveis, anossa empresa possui um vasto know-howrelativamente a gruas e o conhecimentoglobal necessário no campo da logísticaportuária e na concepção de terminais decarga a granel mais eficazes.

Page 3: Bulk Handling Port Gottwald

Não há limites para a movimentação decargas a granelCom gruas portuárias da Gottwald Port Technology

3

As gruas portuárias Gottwald são adaptadas individualmente aos fluxos de transporte das indústrias situadas próximo do porto, SAPEC,em Portugal, onde navio, grua portuária móvel HMK 170 EG, tremonha de descarga e tapete transportador formam uma unidade integrada

Como primeiro fabricante mundial degruas portuárias móveis, a Gottwald PortTechnology dispõe de uma extensa gamade produtos com capacidades de carga até120 t e raios até 56 m, incluindo uma sériecompleta de gruas com balde de quatrocabos para a movimentação profissionalde cargas a granel, com uma capacidadede transbordo até 1.500 t/h.

Gruas com balde de quatro cabosAs gruas portuárias móveis da Gottwald(HMK) desenvolveram-se para que oequipamento de movimentação de conten-tores obtivesse o sucesso que é hoje umarealidade em todo o mundo, tendo para talcontribuído a versão com balde de quatrocabos, que proporciona uma excelentemovimentação de mercadorias em terminaismultiusos e de cargas a granel.

Tendo em vista maximizar o lucro da enti-dade exploradora, a série é sujeita a testesconstantes e consequentemente adaptadaàs exigências actuais em termos de capaci-dade de carga, classificação e velocidadesde trabalho.

Também disponível como gruasportuárias sobre carrisO desenvolvimento de gruas portuáriassobre carris da série HSK, com balde dequatro cabos, é a resposta da Gottwald àsexigências actuais em termos de capacidadena movimentação de cargas a granel poressa via.

Uma série HSK completa oferece à entida-de exploradora as mesmas vantagens queas gruas portuárias móveis com balde dequatro cabos, sendo que o pórtico da grua

portuária sobre carris HSK da Gottwald éadaptado para ir de encontro às necessida-des do cliente.

Accionamento diesel-eléctrico outotalmente eléctricoA propulsão das gruas HMK e HSK daGottwald é feita por meio de um sistemahíbrido diesel-eléctrico. No entanto, seas condições concretas no cais assim o exi-girem, existe a possibilidade de as conver-ter, a priori ou a posteriori, no sentido defuncionarem exclusivamente a electricidadeda rede exterior. De qualquer forma, quero accionamento seja a diesel ou totalmenteeléctrico, ficam garantidas uma elevada dis-ponibilidade e rentabilidade.

Page 4: Bulk Handling Port Gottwald

Aproveitar as vantagens das gruas portuáriasO equipamento de movimentação certo para cada utilização

A montagem e ampliação de instalaçõesportuárias ou de terminais são investimen-tos a longo prazo e onerosos, determina-dos por vários factores. A escolha do siste-ma de movimentação reveste-se de umaimportância vital, uma vez que dependedas infra-estruturas do cais, como por ex.carris, fundações ou tipo de alimentaçãode corrente. Consoante o equipamento demovimentação escolhido, poderemos estara falar de uma economia nos custos cominfra-estruturas, que pode chegar aos 15%.No caso de terminais preexistentes, aoseleccionar novos equipamentos, é precisoainda ter em conta as bitolas, a capacidadede carga do solo do cais e os dispositivosde transporte.

A entidade exploradora dispõe de um vastosortido de equipamentos para a movimen-tação profissional de cargas a granel. Cadacaso concreto carece de uma avaliação e detestes o mais exactos possível, ponderandoas vantagens e as desvantagens. Eis os fac-tores essenciais a ter em conta:■ o tipo da carga a granel,■ a percentagem que representa no

total da movimentação,■ a capacidade de transbordo

requerida.

Soluções flexíveis com capacidades detransbordo até 1.500 t/hGraças às gruas portuárias móveis HMKe sobre carris HSK, destinadas à movimen-tação profissional de cargas a granel, aGottwald oferece soluções flexíveis, quesatisfazem os mais diversos tipos de utili-zação. Ambas as séries assentam namesma tecnologia de sucesso – já compro-vada em todo o mundo – e foram adapta-das individualmente à capacidade de cargado solo do cais ou às dimensões do pórtico,tendo em conta as condições do local.

As gruas com balde de quatro cabos dasséries HMK e HSK estão preparadas parafazer face a uma grande capacidade detransbordo até 1.500 t/h, entrando, assim,em domínios, até agora, reservados a

Grua portuária móvel HMK 300 EG emactividades de carga e descarga de sucata

em Pasajes, Espanha

transportadores contínuos e a pontes dedescarga. A entidade exploradora lucracom os custos relativamente baixos doinvestimento e beneficia ainda das vanta-gens apresentadas pela grua.

A grua portuária sobre carris HSK ésempre a melhor solução quando se tratade substituir gruas de alcance variável comdirecção dupla, bem mais fracas e já comanos e anos de serviço. As gruas HSK daGottwald oferecem grandes vantagensdevido à tara reduzida e à estrutura simplesda lança.

Grua-pórtico treliçada WSG em actividadesde carga e descarga de carvãoem Aschaffenburg, Alemanha

As gruas-pórtico treliçadas da série WSG foramconcebidas pela Gottwald para cobrir as necessida-des especiais inerentes aos terminais fluviais. Estasgruas afirmam-se não só no carregamento e des-carga de navios, como também na movimentaçãode cargas intermodal e trimodal entre vários meiosde transporte.

Grua portuária sobre carris HSK 260 EG emactividades de carga e descarga de carvão

em Bordéus, França

4

Page 5: Bulk Handling Port Gottwald

Gruas portuárias móveis HMK 280 EG no ABP de Immingham, Grã-Bretanha,que movimenta mais de 6 milhões de ton. de hulha, destinada às centrais eléctricas

Decisivo para a Gottwald:Humber International TerminalPelo terminal de cargas a granel HumberInternational Terminal em Immingham,Grã-Bretanha, passam adubo artificial,carvão importado, minério de ferro e suca-ta. Em 2000, no âmbito do alargamentodo terminal de cargas a granel, a empresa,subsidiária da ABP, optou por três gruasportuárias móveis HMK 280 EG de 100 tda Gottwald e por três tremonhas dedescarga móveis.

A opção pelas gruas portuárias móveisda Gottwald deveu-se, essencialmente,ao facto de:■ suportarem a capacidade de

transbordo necessária,■ minimizarem os custos com as

infra-estruturas do cais e■ possibilitarem a movimentação de

outro tipo de cargas no terminal,como sejam cargas contentorizadas.

5

■ elevada capacidade de transbordo,■ movimentação de cargas a granel,

cargas contentorizadas e cargas gerais,■ tempos de entrega e montagem

extremamente curtos,■ operação independente da rede,

graças ao gerador diesel,■ menores custos inerentes ao

investimento em equipamento demovimentação e infra-estruturas do cais,

■ grande flexibilidade, no caso de sernecessário movimentar carga diferenteda esperada,

■ facilidade na deslocação da grua decais para cais.

Resumo das vantagensNum contexto de elevados custos das infra-estruturas do cais e de pressão no sentidode uma maior rentabilização da exploraçãoe de busca de soluções flexíveis e duradou-ras, a tecnologia de gruas portuáriasmóveis da Gottwald ganha cada vez maisimportância na movimentação de cargas agranel. Dispondo de inúmeras soluções téc-nicas, as gruas portuárias Gottwald, móveisou sobre carris, oferecem diversas vanta-gens, tanto na versão convencional de doiscabos com balde motorizado, como naversão com balde de quatro cabos. Entreessas vantagens contam-se:

HMK 330 EG em Rocha Topem Paranaguá, Brasil

Page 6: Bulk Handling Port Gottwald

Gruas com balde de quatro cabos para amovimentação profissional de cargas a granelA todo o gás rumo ao sucesso

A polivalência das gruas portuárias móveisda Gottwald torna-as ideais para a movi-mentação de todos tipos de mercadoria.Para ir de encontro aos desejos de muitasentidades exploradoras, inclusivamente noque respeita a equipamento para aplicaçõesespeciais e grandes tonelagens, a Gottwald,ao desenvolver as suas gruas portuáriasmóveis, sempre se orientou pelas dimensõesactuais dos navios e por outros factoresimportantes da actividade portuária.

Desta forma, o desenvolvimento da gruaportuária móvel, com balde de quatrocabos, para a movimentação profissional decargas a granel representa um passo, quefaz todo o sentido e comprova, uma vezmais, a liderança tecnológica da Gottwald.

Uma estrutura em aço reforçada, parasatisfazer as exigências de uma classificaçãosuperior, um segundo mecanismo de ele-vação e, se for caso disso, um mecanismode rotação complementar, assim como aadaptação dos módulos união giratória porrolos/conjunto de roldanas aos requisitosnecessários para uma movimentação maisexigente de cargas a granel, a par da sua

grande polivalência, fazem da grua combalde de quatro cabos da Gottwaldo equipamento ideal.

Balde de quatro cabos com rendimento30% superiorA tara muito inferior do balde de quatrocabos e os tempos de fecho mais reduzi-dos, comparativamente aos baldes motori-zados, contribuem para que, em relaçãoa estes, a grua com balde de quatro cabosda Gottwald suporte uma carga útil porelevação substancialmente superior. Paraalém das maiores velocidades de trabalho,conseguem-se, ainda, no seu conjunto,capacidades de transbordo superiores, quechegam a ultrapassar em até 30% o rendi-mento das gruas portuárias móveis de doiscabos com balde motorizado.

A robustez da grua com balde de quatrocabos é mais um extra, que a torna muitomenos susceptível a danos decorrentes deum funcionamento contínuo em cir-cunstâncias difíceis. Os custos de manu-tenção são insignificantes e os períodosde paralisação são reduzidos ao mínimo.

A sua versatilidade mantém-se, mesmoenquanto grua com balde de quatrocabosMesmo na sua versão com balde de quatrocabos, as gruas portuárias móveis daGottwald mantêm a sua versatilidade, umavez que o equipamento não fica limitadoà movimentação de cargas a granel.Equipadas com uma vasta gama de acessó-rios de engate, entre os quais se incluemspreaders, balanceiros e magnetos, estasgruas descarregam contentores, produtossemi-acabados, paletes e cargas especiaisde todos os tipos.

Gruas com balde de quatro cabos HMK 260 EGda Gottwald elevando cargas pesadasem Tessalónica, Grécia

Dois mecanismos de elevação numa gruacom balde de quatro cabos da Gottwald

HMK 330 EG em actividades de carga edescarga de clínquer em Mina Saqr,

em Ras al Khaimah, Emirados Árabes Unidos

6

Page 7: Bulk Handling Port Gottwald

As capacidades máximas de carga e de transbordo durante a movimentação de cargas agranel dependem, entre outros factores, das características do material, do tamanho donavio e da configuração do terminal

Gruas portuárias sobre carris HSK 360 EGLcom pórtico personalizado para o cliente,destinado à descarga minério de ferro emQinhuangdao, República Popular da China

Gruas HMK 260 EGem actividades de carga e

descarga de adubo artificial noHumber International Terminalem Immingham, Grã-Bretanha

Critérios de selecção de uma gruaA opção por um tamanho de grua indicadopara uma dada aplicação e pela variante dedois cabos ou com balde de quatro cabosé tomada em função de vários critérios.

Determinar o tamanho da gruaPara determinar o tamanho da grua, é pre-ciso ter em conta o peso máximo de cargaesperado durante as movimentações e, comvista a apurar o raio de trabalho necessário,o navio mais largo a carregar/descarregar.

Grua de dois cabos ou grua com baldede quatro cabos?Eis os factores relevantes para se decidirpor uma grua de dois cabos ou por umagrua com balde de quatro cabos:■ a capacidade de transbordo em

toneladas requerida por hora oupor ano,

■ a percentagem de movimentaçãode cargas a granel no total damovimentação,

■ requisitos especiais da cargaa granel.

Ver, a este respeito, também o exemplo dapág. 8, que ilustra a escolha do tipo e dotamanho de grua.

7

Tipo Capacidade máx. Capacidade de carga [t] / até ao raio máx. [m]

de transbordo [t/h] Classificação segundo FEM 1.001

A7 A8

HMK / HSK 170 EG 750 32 / 25 25 / 29

HMK / HSK 260 EG 1.000 40 / 31 34 / 30

HMK / HSK 330 EG 1.200 50 / 31 40 / 32

HMK / HSK 360 EG 1.500 – 50 / 44

Page 8: Bulk Handling Port Gottwald

Grua com balde de quatro cabos ougrua de dois cabos?Vale a pena comparar através de um exemplo concreto

ExemploUm porto movimenta actualmente tantocarga a granel como carga contentorizadae pretende alargar as suas capacidadesde carga e descarga. O novo equipamentoa adquirir tem de cumprir os seguintesrequisitos:

Qual o melhor sistema de movimentação para carga a granel?(exemplo para as classes de equipamento HMK 300 E / HMK 330 EG)

2.000

1.000

500

0 60 80 100

Percentagem de carga a granel no total da movimentação [%]

Equipamento especial de movimentação Equipamento especial de movimentação

Grua com balde de quatro cabosGrua com balde de quatro cabos

Grua de dois cabosGrua de dois cabosZona detransiçãoZona detransição

Nestas circunstâncias, a Gottwaldapresenta-lhe, como solução, duas gruasportuárias móveis:HMK 330 EG e HMK 300 E.

HMK 330 EG, se a movimentaçãode cargas a granel for a actividadeprincipalSe mais de 80% do tempo de operaçãoda nova grua estiver destinado à movimen-tação de carga a granel, enquanto quea movimentação de carga contentorizadasó se realizar em períodos de pico, valea pena investir numa grua com balde dequatro cabos. Devido à maior carga útil eàs velocidades superiores em comparaçãocom um balde motorizado, consegue índi-ces de rendimento da ordem das 1.200 t/h.

HMK 300 E, se a movimentação decontentores for a actividade principalSe a actividade principal for a movimen-tação de cargas contentorizadas e não decargas a granel, a grua de dois cabos combalde motorizado é a escolha mais rentável,devido ao menor investimento envolvido,pois esta grua:■ satisfaz plenamente as exigências

em termos de movimentação decontentores e

■ na movimentação de cargas agranel com balde motorizado,consegue o desempenho mínimonecessário de 850 t/h.

8

Fórmula empírica para optar entre uma grua de dois cabos ou umagrua com balde de quatro cabos. No caso concreto, é feita umaanálise minuciosa da situação.

< 60% > 80%

Percentagem de movimentação de cargas agranel no total da movimentação

■ descarregar e carregar navios daclasse Panamax,

■ conseguir um excelente desempenhona movimentação de cargas a granel,pelo menos, 850 t/h e

■ movimentar contentores de 40 pés,completamente carregados, atéà 13.ª fila.

20 40

60% a 80%

1.500

600 t/h

1.200 t/h

Cap

acid

ade

de t

rans

bord

o [t

/h]

É necessário umaanálise minuciosa da

situaçãoGrua de dois cabos

Grua com balde dequatro cabos

Page 9: Bulk Handling Port Gottwald

HSK 300 E com pórtico personalizado parao cliente – da coroa rotativa para cima, asHSK usam os mesmos módulos que agrua portuária móvel

9

As gruas portuárias sobre carris HSK compórtico em vez de chassis com pneusforam especialmente desenvolvidas paraa operação em cais estreitos e são repre-sentativas da capacidade de inovação daGottwald. Criado para satisfazer umanecessidade manifestada pelos clientes edepois ampliado sucessivas vezes, até setornar numa gama de produtos autónoma,ombreando com as HMK da Gottwald, estetipo de grua oferece igualmente a segu-rança necessária para uma excelente movi-mentação de cargas a granel.

O design do pórtico rege-se, tanto quantopossível, pelos requisitos dos tapetes trans-portadores e do tráfego ferroviário ourodoviário do local. Há unidades de trans-lação especialmente desenvolvidas para oefeito a assegurar a máxima mobilidadedas gruas sobre carris e que permitem otransporte de um cais para outro. As sapa-tas de estabilização do pórtico permitem,ainda, operar em cais sem carris.

Da coroa rotativa para cima, as HSK usamos mesmos módulos que as gruas portuá-rias móveis da Gottwald. Com capacidadesde carga até 120 t, raios até 56 m e capaci-dades de transbordo até 1.500 t/h (operan-do com grua com balde de quatro cabos),dispõem da mesma gama de capacidadesdas gruas portuárias móveis da Gottwald.

HSK 170 EG, equipada com unidades de translaçãoespeciais e 8 sapatas de estabilização

Soluções especiais para requisitos especiaisGruas portuárias sobre carris da série HSK

Alimentadas normalmente pela rede eléctri-ca do porto, as gruas portuárias sobre carrisHSK para operação independente da redetambém podem ser equipadas com gera-dores a diesel.

HSK 260 EG em actividades de carga e descarga defarinha de soja em Bordéus, França

A vida útil prevista para a grua e a capaci-dade de transbordo requerida sãocritérios importantes quando se investeem equipamento de movimentação.

A vida útil de um equipamento é determi-nada pela robustez da estrutura em açopara uma dada capacidade de transbordo.

Para calcular a vida útil para um tipoconcreto de utilização, a Gottwald PortTechnology classifica as suas gruas deA6 a A8.

A realização deste cálculo é precedida deuma intensa fase de aconselhamento, ondesão consideradas todas as especificidades.

Vida útil da grua:Uma questão de classificação

Page 10: Bulk Handling Port Gottwald

A polivalência em questãoGruas portuárias destinadas a terminais multiusos

Para além dos terminais especializados emcarga a granel e em carga contentorizada,inúmeros portos universais, marítimos efluviais, asseguram a movimentação decargas de todo o tipo. É nestes locais demovimentação que se descarregam con-tentores, cargas especiais e a granel coma ajuda de diversos mecanismos de sus-pensão de cargas.

Movimentação de cargas a granel combaldes motorizadosAs entidades exploradoras de terminaisuniversais deste tipo apreciam equipamentode movimentação, que se destaque, entreoutras características, pela rentabilidadede operação, mobilidade, polivalência egrande flexibilidade em termos de trocade acessórios de engate.

Nestas circunstâncias, as gruas portuáriasmóveis e sobre carris da Gottwald, mesmona versão convencional de 2 cabos, sãoas indicadas para a movimentação dasmais diversas cargas a granel. É então queentram em cena, consoante a forma e anatureza da carga a granel, os baldesmotorizados em tesoura, com duas maxilasou tipo garra.

10

HMK 260 E em actividadesde carga e descarga de sucataem Mardas, Istambul, Turquia

HMK 300 E e HMK 260 Eno porto de Tornio, Finlândia:

A facilidade com que se mudamos baldes motorizados assegura

a rápida conversão das gruasportuárias Gottwald para as mais

diversificadas cargas a granel

Alimentação externa de energiaeléctrica para maior eficáciaA integração de um accionamentoeléctrico/Diesel, exclusivo mundial daGottwald Port Technology, nas suas gruasportuárias móveis está a seu cargo, com oque isso representa em termos de reduçãode custos de operação e de manutenção.

Para reduzir ainda mais os custos de ope-ração, existe a possibilidade de ligar asgruas Gottwald à rede eléctrica do porto,fazendo-as funcionar com energia exterior.Assim, o accionamento eléctrico da grua éalimentado directamente da rede.

Para utilizarenergiaexterior, agrua vemequipadacom umenroladordo cabo,que depoisé ligado, pormeio dastomadas das instalações portuárias, à redeeléctrica do porto.

Nos casos mais exigentes a nível dedesempenho, como na movimentação desucata com garras motorizadas, as gruasportuárias Gottwald podem ser equipadasainda com um segundo enrolador do cabo.

Page 11: Bulk Handling Port Gottwald

11

Movimentação de carga contentorizadae de carga geral com os mais variadosacessórios de engatePara uma movimentação eficaz de conten-tores, a versão de dois cabos das gruasportuárias móveis e das gruas sobre carrisda Gottwald vem equipada com todos osspreaders comuns, incluindo os de Twinlift.

As gruas portuárias da Gottwald carregame descarregam bobinas, placas de aço ououtros produtos semi-acabados, bem comopaletes, utilizando magnetos, ganchos euma vasta gama de acessórios de engate,talhados para cada tipo de aplicação.

Quando equipadas com os mais variadosacessórios de engate, as gruas portuáriasde dois cabos da Gottwald ficam prepara-das para todo o tipo de cargas

Tipo Capacidade máx. Capacidade de carga [t] / até ao raio máx. [m]

de transbordo [t/h] Classificação segundo FEM 1.001

A7 A8

HMK / HSK 170 E 650 32 / 25 25 / 29

HMK / HSK 260 E 800 40 / 31 34 / 30

HMK / HSK 300 E 850 50 / 31 40 / 32

HMK / HSK 360 E 900 50 / 44 –

As capacidades máximas de carga e de transbordo durante a movimentação de cargas agranel dependem, entre outros factores, das características do material, do tamanho donavio e da configuração do terminal

Page 12: Bulk Handling Port Gottwald

Movimentação de cargas em terminais fluviaisGruas-pórtico treliçadas WSG para todas as cargas

Carvão, minério, matérias-primas e mate-riais de processo são transportados, paratodo o mundo, a partir dos locais de explo-ração, em grandes embarcações marítimasde carreiras intercontinentais. A distribuiçãoé, depois, feita através de um conjunto desistemas de infra-estruturas até às centraiseléctricas e aos complexos industriais.

Gruas-pórtico treliçadas WSGEnquanto que as gruas portuárias móveise sobre carris se utilizam tanto em termi-nais especializados como em terminaismultiusos, para a descarga de navios decarga a granel de todas as tonelagens, aGottwald propõe, desde o início de 2003,gruas-pórtico treliçadas WSG destinadas,sobretudo, a melhorar a rentabilidade deportos fluviais em termos de movimentaçãode cargas.

Para inúmeras aplicaçõesAs gruas-pórtico treliçadas WSG destacam-se,principalmente, pelos seus inúmeroscampos de aplicação. Não se destinamsimplesmente à descarga de navios, servemtambém para a movimentação entre váriosmeios de transporte. São especialmenteindicadas para a:■ descarga de navios,■ movimentação de cargas intermodal

entre carris e estrada e para■ movimentação de cargas trimodal

em portos, entre navio, comboio demercadorias e camião.

Para além disso, as gruas WSG podem serusadas como simples gruas para armazéns,com o intuito de organizar parques de con-tentores. Este novo produto da Gottwalddemonstra máxima flexibilidade, sobretudo

Grua-pórtico treliçada WSG no porto fluvial de Aschaffenburg, Alemanha:Usada originalmente para descarregar carvão e explorar, ao mesmo tempo, o parque de contentores ...

em portos, onde sejam exploradostambém parques de contentores junto aocais. Assim, é possível, por ex., no caso deum terminal de carvão junto a uma centraleléctrica descarregar do navio vários tiposde carvão, misturá-los no parque de con-tentores e armazená-los no respectivo silo.

Estrutura orientada para o clienteTodos os pórticos são adaptados àscondições de exploração requeridas pelocliente. Cantileveres com um raio até 40 mdo lado da água permitem a descarga denavios das dimensão mais comuns, nãosó em portos fluviais, como também emportos marítimos de pequenas dimensões.Daí para cima, os vãos até 80 m oferecemum campo de aplicação muito mais vasto.

12

Page 13: Bulk Handling Port Gottwald

Excelente disponibilidadeNormalmente, as gruas-pórtico treliçadasWSG dispõem de dois mecanismos deelevação de dois cabos. Graças ao amploespaçamento dos cabo, os movimentospendulares, sobejamente conhecidosda movimentação de contentores ou demercadoria comprida, são reduzidos aomínimo.

Durante a movimentação de cargas agranel, efectuada recorrendo somentea um mecanismo de elevação, o segundomecanismo, normalmente em repouso,assegura a total disponibilidade da grua,uma vez que, se um dos mecanismosfalhar, isso não se irá repercutir sobrea capacidade de transbordo.

Diversas possibilidades de aplicaçãoA utilização de gruas-pórtico treliçadasWSG da Gottwald não se limita ao terminalde carga a granel. Elas são também ideaispara movimentar contentores e uma vastagama de cargas a granel.

Os sistemas de gestão de armazéns, situa-dos num nível superior, permitem ainda aintegração das gruas em cadeias logísticascomplexas.

... a WSG passou agora a ser usadana movimentação e armazenamento

de contentores, devido à alteraçãodos requisitos no porto fluvial de

Aschaffenburg

Grua-pórtico treliçada WSG emmovimentação de cargas intermodal,

entre o navio e o comboio,em Orsoy, no Reno, Alemanha

13

HMK 60 HG carregando areia no porto dePlymouth, Grã-Bretanha

Gruas portuárias móveis em terminais fluviaisA Gottwald também dispõe de gruas portuáriasmóveis para movimentar cargas a granel em termi-nais fluviais e em terminais marítimos de pequenasdimensões. Trata-se aqui da grua HMK 60 HG, de20 toneladas, e da HMK 130 HG, de 44 toneladas,ambas na versão com balde de quatro cabos.

Um segundo mecanismo de elevaçãogarante a máxima disponibilidadeda grua ao funcionar com baldemotorizado

Movimentação de cargas a granel combaldes motorizados ou de 4 cabosPara a movimentação de cargas a granel,a Gottwald equipou as suas gruas-pórticotreliçadas WSG com baldes motorizados.Nos caso de as gruas-pórtico treliçadasserem operadas em terminais de cargasa granel especializados, o carro pode serequipado com a tecnologia de balde dequatro cabos para aumentar a capacidadede transbordo.

Page 14: Bulk Handling Port Gottwald

Equipamentos especiaisOutras mais-valias para a movimentação profissional de cargas a granel

Sistemas de protecção contra o pópara máquinas e gruposA movimentação de cargas a granel fazaumentar as emissões de pó, que condu-zem, não só à perda de material, comotambém contribuem para avarias, devidoà infiltração de minúsculas partículas depó nas máquinas e nos grupos duranteo funcionamento da grua.

Para evitar estes fenómenos intrínsecos,a Gottwald utiliza dispositivos de protecçãocontra o pó, quer passivos quer activos,prevenindo, assim, o aparecimento dedanos.

Nos terminais onde a formação de pónão seja evidente, a protecção passivacontra o pó é suficiente. No caso das gruasGottwald, é preciso isolar o compartimentodas máquinas do exterior. É também neces-sário que o acesso à superstrutura se façaapenas por uma porta.

14

HMK 300 EG com sistema activo de protecçãocontra o pó em Ership, Huelva, Espanha

A oferta da Gottwald não se esgota com ofornecimento de gruas portuárias de váriostipos de construção. A Gottwald adapta assuas gruas às condições do local, por ex.através de sistemas de protecção contra opó e de tipos de balde talhados à medidade cada aplicação.

A Gottwaldfornece o baldecerto paracada tipo deutilização

A carga a granel determina o tipo debaldeOs tipos de balde, com maxila, em tesouraou tipo garra, têm de ser escolhidos,principalmente em função da consistênciadas cargas a granel (por ex. carvão, minérioou adubo artificial), independentemente dotipo de grua.

Para conseguir as capacidades máximasde transbordo, ao calcular a dimensão osbaldes é preciso ter em conta a densidadeda carga a granel e a capacidade máximade carga da grua.A Gottwald, além de disponibilizar aosseus clientes todos os tipos de balde, estásempre pronta para os ajudar no cálculoe selecção dos mais indicados para cadacaso, especialmente em se tratando damovimentação de diferentes cargas agranel.

Sistema activo de protecção contra opó para maior segurançaPara os portos com grande incidência depoeira, um sistema de protecção contra opó de elevada eficácia oferece a melhorprotecção para máquinas e grupos. Trata-sede um sistema activo, em que o ar sem póé aspirado por um tubo, localizado naponta da torre da grua, e conduzido paradentro do compartimento das máquinas,passando por um filtro. Daqui resulta umaligeira sobrepressão no compartimento dasmáquinas em relação à zona envolvente,que impede que o pó se deposite nasmáquinas e nos grupos.

Page 15: Bulk Handling Port Gottwald

Num contexto de pressões crescentes,por um lado, no sentido da redução dosencargos em empresas de navegação emovimentação de cargas, e, por outro,no sentido do aumento das exigênciasem termos de disponibilidade, a assistênciatécnica da Gottwald Port Technologydesempenha um papel crucial.

A nossa reputação assenta no desejo deapoiar o cliente através de uma assistênciatécnica competente, flexível e rápida,baseada numa vasta gama de serviços, empermanente actualização, para respondereficazmente às solicitações do mercado.O espectro abrange desde soluções indivi-duais até pacotes completos sob a formade contratos de manutenção total.

Rede mundial de assistência técnicaEnquanto empresa de dimensão internacio-nal, a Gottwald Port Technology possuiparceiros espalhados por todo o mundo,que são um componente importante darede de assistência técnica, dispondo deum excelente know-how e facilitando odiálogo na língua do país.

15

Segurança em termos de assistência técnicaEm todo o mundo, a toda a hora

[email protected]

Transporte, montagem e colocação emfuncionamento de gruas em todo o mundo

Formação pela Gottwald Port Technologydo pessoal que lida com as gruas

Entrega rápida das peças, mesmo apartir de armazéns de expedição locais

Abrangente gama de serviçosA gama de serviços da Gottwald PortTechnology abrange:■ disponibilidade 24 horas por dia,■ aconselhamento técnico,■ entrega de peças sobressalentes a

partir de um armazén central e dearmazéns de expedição em todoo mundo,

■ pacote de peças sobressalentes paraprimeiro equipamento,

■ contratos de assistência técnica,■ montagem e colocação em

funcionamento,■ actualizações e retromontagens,■ tele-assistência técnica,■ inspecção e reparação de gruas,■ transporte de gruas,■ formação de clientes e documentação.

É assim que a marca Gottwald se afirmacomo sinónimo de incomparável segurançaem termos de assistência técnica, garantin-do sempre um funcionamento rentável esem problemas da sua frota de gruas emtodo o mundo e em qualquer campo deaplicação.

Page 16: Bulk Handling Port Gottwald

Bulk

01/

07.0

4 P

S+S

Rese

rva-

se o

dire

ito a

alte

raçõ

es d

e cu

rto

praz

o.

Gottwald Port Technology GmbH • Postfach 18 03 43 • 40570 Düsseldorf, AlemanhaTelefone: +49 211 7102-0 • Fax: +49 211 7102-3651 • [email protected] • www.gottwald.com