10
Cata Vento Informativo Interno da Embrapa Meio Ambiente / Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013

Catavento - 1º quinzena de Junho 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo interno da Embrapa Meio Ambiente, que é uma Unidade de Pesquisa de Tema Básico, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Citation preview

Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013 1

CataVento Informativo Interno da Embrapa Meio Ambiente / Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013

2 • Informativo Interno CataVento

03 INOVAÇÃOEmbrapa disponibiliza Biblioteca Geoespacial

04 PROJETO EMBRAPA & ESCOLA

05 VISITAS

06 CURSOS PROMOVIDOSCapacitação

07 EVENTOSCapacitação

08 SGP INFORMAAcompanhamento da execução do Plano de Trabalho - SAAD

09 DIVERSOSRapidinhas com a GAIA

Chefe GeralCelso Vainer Manzatto

Chefe Adjunto de AdministraçãoMarcos Antônio Vieira Ligo

Chefe Adjunto de Pesquisa e DesenvolvimentoMarcelo A. Boechat Morandi

Chefe Adjunto de Transferência de TecnologiasLadislau Araújo Skorupa

Núcleo de Comunicação Organizacional - NCOMaria Cecília Valadares Zitto

Maria Cristina TordinAlexandre Rita da Conceição

Cristina Tiemi ShoyamaSilvana Cristina Teixeira

Edislene Ap. Bueno RuzaEliana de Souza Lima

EXPEDIENTE

JornalistasMaria Cristina TordinEliana de Souza Lima

TextoMaria Cristina Tordin

Projeto Gráfico & DiagramaçãoAlexandre Rita da Conceição

PeriodicidadeQuinzenal

Publicação de responsabilidade do Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO da Embra-pa Meio Ambiente, Unidade da Empresa Bra-sileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento. Contatos e sugestão de matérias: [email protected] ou [email protected]

• SUMÁRIO

CataVento

Fórum do leitor

Este espaço é reservado para publicação de comentários, críticas e sugestões enviadas por você, leitor. Sua participação é fundamen-tal! escreva para cristina.tordin ou [email protected]

Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013 3

■ INOVAÇÃO

Trata-se de um sistema de armaze-namento e de consulta desenvolvido para organizar e disponibilizar o con-teúdo geoespacial produzido e admi-nistrado pela Embrapa Meio Ambien-te, com o objetivo de tornar pública essas informações está disponível no site www.cnpma.embrapa.br. O mo-delo conceitual foi desenvolvido pela pesquisadora Margareth Meirelles, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ).

Conforme Sandro Pereira, analista em geoprocessamento da Embrapa Meio Ambiente e administrador da Biblio-teca, “é um instrumento de apoio à execução de projetos que envolvem dados geoespaciais para troca e dis-posição dessas informações, que são armazenadas e distribuídas na forma de arquivo de documentos, vetorial, raster, SigWeb ou mapa digital”.

A Biblioteca conta com um servidor de dados onde são registrados os metadados de cada informação ar-mazenada. “Além disso, explica, tem interfaces gráficas para consulta ao conteúdo e para armazenar novas in-formações”.

A adaptação do programa da biblio-teca para o ambiente institucional da Embrapa Meio Ambiente foi conso-lidada em parceria com o Programa Marco de Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata. Nessa parceria, a Embrapa Meio Am-biente assume a responsabilidade de ser servidora das informações do Pro-grama Marco, além da função de dis-ponibilizar uma ferramenta de acesso às essas informações. Pode ser aces-sada no idioma português, inglês ou espanhol. A consulta ao conteúdo cadastrado pode ser por atributos de

identificação do arquivo ou por pro-jeto, sendo necessário somente se cadastrar.

Sua principal característica é ser um gerenciador de metadados de arqui-vos de geoinformação. Esta ferra-menta permite upload e download, bem como a sua visualização, utili-zando aplicativos conhecidos como servidores de mapas.

O acesso para consulta e downlo-ad na Área Pública é livre para qual-quer usuário, cadastrado ou não. Já na Área privada o usuário, de acordo com os privilégios recebidos dos ad-ministradores, pode cadastrar dados, incluir notícias e atalhos para outros endereços.

Também são disponibilizados outros endereços da internet, de outros re-positórios de dados e de informações geoespaciais. Além disso, é possível acessar outros projetos da Embrapa Meio Ambiente ou de parceiros.

Conheça a biblioteca em http://geo.cnpma.embrapa.br/

Embrapa disponibiliza Biblioteca Geoespacial

4 • Informativo Interno CataVento

■ PROJETO EMBRAPA & ESCOLA

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e enfatizar a impor-tância da preservação ambiental, a equipe do Projeto Embrapa & Escola recebeu em 6 de junho, 88 alunos do 2º ano do ensino médio da Etec Hor-tolândia, vinculada ao Centro Estadu-al de Educação “Paula Souza”.

Foram abordados 2 temas. O pesqui-sador Joel de Queiroga falou sobre conceitos e princípios da agroecolo-gia e como as tecnologias e práticas agroecológicas conciliam a produção de alimentos, qualidade de vida de agricultores e consumidores e a con-servação dos recursos naturais. Sabe--se que as atividades agropecuárias são responsáveis por importantes im-pactos socioambientais e que a ado-ção de tecnologias e práticas agroe-cológicas podem evitar e minimizar consideravelmente estes impactos.

O outro tema foi a importância da ar-borização urbana, apresentado pelo pesquisador Laerte Scanavaca Jr.

Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013 5

■ VISITAS

Chineses

Jair Teixeira, do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Kim-berlit e Luciano de Gissi, Diretor In-dustrial da mesma empresa, trouxe-ram um representante da empresa chinesa Changzhou Fuyi Equipment to fertilzer, Shou Liang Zhou, acompa-nhado da tradutora Gao Cong, em 28 de maio, para visitarem o Laboratório Biogelquímica e Gases Traço, recebi-dos por Magda Lima.

A Kimberlit exporta fertilizantes en-capsulados (por exemplo, kimcoat) para diversos países, sendo que um projeto novo está sendo desenvolvi-do para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, daí o interesse da empresa em explorar possibilidades em seus produtos nesse sentido.

Delegação da Inglaterra (BBSRC)

Em 14 de junho esteve na Unidade uma delegação inglesa, composta por diretores e pesquisadores seniors de instituições de pesquisa e fomento para conhecer nossas linhas de pes-quisa, com visita a laboratórios e ex-perimentos de campo.

Os principais temas de interesse do grupo foram biologia animal e vege-tal, produção vegetal, proteção de plantas, biotecnologia, metagenômi-ca, informática, ciência do solo, bio-prospecção, biodiversidade, micro-biologia do solo, mudanças climáticas – experimento Face (Free Air Carbon Enrichment).

Foram recepcionados por Marcelo Morandi, Chefe de P&D. Logo depois, a delegação visitou o Laboratório de Microbiologia Ambiental com Itamar Melo, o Laboratório de Resíduos e Contaminantes com Vera Ferracini e no campo experimental, o experi-mento Face com Raquel Ghini.

O período de visita da delegação ao Brasil foi de 8 a 15 de junho. Além da Embrapa Meio Ambiente, visitam o CNPQ, Embrapa Sede, Agroenergia, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Cerrados, Universidade de Brasília, Unicamp, Embrapa Informática Agro-pecuária, CTBE, Laboratório de Luz Sincroton, Fapesp e USP.

As instituições que esses pesquisa-dores trabalham são a JIC, IFR, Ba-braham, Roslin, Pirbright, TGAC, Ro-thamsted Research, IBERS, University of Nottingham, University of Bristol, University of Warwick, BBSRC só e Rothamsted Research.

Representantes IPEF

No dia 12 de junho, com o objetivo de realizar benchmarking sobre o pro-cesso de gestão de P&D da Unidade e como as informações e resultados dos projetos são divulgados para o público externo. Os visitantes foram atendidos pela pesquisadora Marília Folegatti Matsuura e a supervisora do NDI Mar-garete Crippa.

Equipe EBC

Esteve na Unidade, em 11 e 12 de ju-nho, uma equipe da Empresa Brasil de Comunicação - EBC para gravação de matérias sobre o Face, com Raquel Ghini e sobre a coleção de microrga-nismos, com Itamar Melo.

6 • Informativo Interno CataVento

■ CURSOS PROMOVIDOS

Sistema Ambitec-Agro e Sistema APOIA-NovoRural

Geraldo Stachetti Rodrigues ministrou em 10 de junho, na Faculdade de En-genharia Agrícola (Feagri/Unicamp, curso sobre avaliação de impactos e análise de desempenho socioambien-tal de atividades rurais.

É reconhecida a necessidade de me-todologias que tornem possível o es-tudo dos impactos socioambientais e que contribuam para a gestão am-biental de atividades rurais. Assim, propõe-se o Sistema Ambitec-Agro para a avaliação de impactos na es-cala de cadeias produtivas locais e o sistema APOIA-NovoRural para a ges-tão ambiental de estabelecimentos rurais.

No curso, esses métodos foram apre-sentados como alternativas para a realização de projetos cooperativos, de interesse interinstitucional, para transferir procedimentos de avaliação de impactos e análise de indicadores de desempenho ambiental de inova-ções tecnológicas e sistemas produti-vos agropecuários, para pesquisado-res e pós-graduandos envolvidos com os temas avaliação de impactos e ges-tão ambiental de atividades rurais.

Análise de Impacto Ambiental e Indicadores de

Qualidade de Água

Mariana Moura e Silva, Ricardo Fi-gueiredo e Regina Teixeira, do Cen-tro Paula Souza, organizaram curso sobre análise de impacto ambiental e indicadores da qualidade de água, em 11 de junho, para 40 professores das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo.

O objetivo foi instrumentalizar pro-fessores que ministram aulas nos cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais e no curso técnico em Meio Ambiente para que realizem ativida-des didático - pedagógicas comoqua-lidade de água: parâmetros físicos, químicos e biológicos, definições de biomonitoramento, características importantes em um bioindicador, de-finição de macroinvertebrados ben-tônicos e seus hábitos, vantagens do uso de macroinvertebrados bentôni-cos no biomonitoramento da qualida-de de água, aspectos metodológicos de campo e laboratório: coleta, equi-pamentos, e tratamento de amostras em campo e no laboratório, análise de dados: matrizes, índices e inter-pretação.

À tarde, em parte prática do curso, houve visita ao campo com reconhe-cimento dos aspectos físicos e de ocupação da microbacia, utilização de equipamentos no monitoramento da hidrogeoquímica fluvial.

Atualização em experimen-tação animal: bem-estar e

ética, eutanásia, descarte e métodos alternativos

A Embrapa Meio Ambiente, por meio de sua Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) promoveu o curso em experimentação animal visando a atualização em temas importantes da experimentação animal como bem--estar e ética, eutanásia, descarte e

métodos alternativos, de 10 a 11 de junho de 2013, sob coordenação de Vera Castro, pesquisadora e Ana Lúcia Marigo, técnica.

Para Castro, “a capacitação exigida pela legislação veio ao encontro aos anseios dos membros da CEUA, que verificaram a necessidade de trei-namento apropriado para técnicos e pesquisadores, além dos próprios integrantes da Comissão, para que sejam garantidos procedimentos ex-perimentais com animais baseados em conceitos éticos e de bem estar, além da avaliação da implementação de futuros métodos alternativos no uso de animais em pesquisas cientí-ficas”. A pesquisadora lembra que a iniciativa foi importante, pois além das questões vinculadas a roedores, serão abordadas as questões relativas à manutenção e experimentação em peixes, assunto pouco difundido.

O objetivo foi promover um treina-mento abordando conceitos de éti-ca, bem estar, refinamento, além de potencial utilização de métodos al-ternativos ao uso de animais de la-boratório, de alto nível para os seus funcionários e outras unidades inte-ressadas, assim como de instituições parceiras.

Capacitação

Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013 7

Eve

ntos

■ EVENTOS

Palestra na FeagriMariana Moura e Silva apresentou a palestra Avaliação da qualidade da água na aquicultura: biomonitora-mento e uso de wetlands construídas, em 13 de junho, em curso de pós gra-duação na Feagri/Unicamp.

A aquicultura é hoje uma das ativi-dades agropecuárias que mais se de-senvolve, tendo apresentado um au-mento de aproximadamente 40% no triênio 2008-2010. Assim, para que a atividade cresça de maneira sustentá-vel, é importante que metodologias de avaliação da qualidade da água e também do efluente gerado sejam desenvolvidas e validadas. Entre estas metodologias, destacam-se o biomo-nitoramento com uso de macroinver-tebrados bentônicos e o uso de siste-mas com reaproveitamento de água e tratamento de efluentes com pouco gasto de energia, como as wetlands construídas. Ambos os métodos são de baixo custo e relativa facilidade de implantação e uso por pequenos pro-dutores e o público leigo em geral.

Workshop O planejamento técnico-adminis-trativo do projeto Tipificação e Ca-racterização dos Principais Méis Brasileiros como Ferramenta Merca-dológica para a Promoção da Expor-tação Nacional de Mel, será analisado em workshop organizado por Ricardo Camargo, em 27 de junho, em parce-ria com a Finep, Funarbe, Embrapa Meio Norte, Unicamp, Instituto Adol-fo Lutz, Instituto de Botânica-SP, Uni-ban, CBA e Abemel. O objetivo é ni-velar informações operacionais para execução técnica e administrativa do projeto, além de definição de estraté-gias de amostragem, coleta, envio e análise das amostras.

8 • Informativo Interno CataVento

■ SGP INFORMA

Esta etapa, que vai até 31 de de-zembro, “é fundamental pois é nela que o gestor atua como facilitador na condução dos empregados aos resultados previamente estabeleci-dos visando garantir que o resultado seja alcançado. É o momento em que acontece o feedback, o registro das informações relevantes e que é ofe-recido o suporte necessário ao alcan-ce dos objetivos do empregado e por consequência, da Unidade”.

Essa etapa deve ser realizada tanto pelo supervisor quanto pelo empre-gado, por se tratar de um trabalho em conjunto. É um acompanhamento contínuo do que está sendo realizado, conforme o que foi acordado na fase de Planejamento e registrado no Pla-no de Trabalho e no Plano de Desen-volvimento do empregado.

São responsabilidades do supervisor:

•Criar condições para o desempe-nho do empregado,

•Eliminar problemas no desempe-nho,

•Manter registros do desempenho,

•Atualizar as metas sempre que houver mudanças,

•Proporcionar um retorno para o empregado sobre o seu desempe-nho,

•Proporcionar oportunidades de desenvolvimento,

•Reforçar o comportamento efi-ciente,

•Realizar uma reunião de revisão da execução das metas no meio do ano.

São responsabilidades do emprega-do:

•Executar as atividades registradas no Plano de Trabalho,

•Comunicar-se abertamente com o supervisor sobre o progresso e os problemas para alcançar as metas,

•Solicitar ao supervisor a atuali-zação das metas, à medida que as condições mudam,

•Solicitar ao supervisor ações de desenvolvimento, visando a devida capacitação para a realização das metas,

•Participar ativamente da reunião de revisão no meio do ano.

Durante o acompanhamento, o su-pervisor e o empregado identificam situações que estejam interferindo na obtenção do resultado. O super-visor e o empregado devem, juntos, identificar as ações corretivas a serem adotadas.

Podem ser feitos registros no SAAD Sistema, tanto pelo empregado, quanto pelo supervisor. Sempre que ocorrerem situações (positivas ou ne-gativas) que estejam relacionadas à execução das atividades planejadas, o empregado deve registrá-las no cam-po “Comentários do Empregado” e o supervisor, no campo “Comentários do Supervisor” do formulário PARTI.O importante é que tanto o emprega-do quanto o supervisor procurem re-gistrar essas ocorrências no momen-to em que elas aconteçam. Deixar para relatá-las no final do ano pode fazer com que detalhes importantes sejam esquecidos, prejudicando o processo de avaliação dos resultados alcançados.

Se for identificada alguma alteração na programação da unidade, área, se-tor, projeto/subprojeto, as atividades podem ser replanejadas. O replane-jamento pode acarretar a alteração,

a interrupção ou o cancelamento da atividade. Nessa fase não há exclusão de atividades.

• Atividade Interrompida (AI)É a atividade planejada que chegou a ser iniciada e que teve que ser sus-pensa. No momento da avaliação, será avaliada como as outras ativida-des e apresentará o NOR (nota) e PPA. Os resultados parciais obtidos serão avaliados e o Peso Por Atividade (PPA) assumirá a proporcionalidade do que foi executado.

• Atividade Cancelada (AC)É a atividade que foi planejada mas que nunca teve os seus trabalhos ini-ciados. Não terá NOR (nota) e o PPA será zerado automaticamente.

• Somente o supervisor poderá de-cidir se uma atividade planejada po-derá ser interrompida ou cancelada, devendo justificar essa decisão no campo “Comentários do Supervisor” do PARTI.

Mais informações podem ser obtidas no Passo a Passo SAAD Empregado - 2a. Edição (2008) disponível na pá-gina do Setor de Gestão de Pessoas (http://intranet.cnpma.embrapa.br/intranet/nosso_ambiente/ulti-mas.php3?id=rh:::11671).

Acompanhamento da Execução do Plano de Trabalho - SAAD

Nº 78 - ANO 6 - 01 a 15 de Junho de 2013 9

Rapidinhas com a GAIA

Videoconferência sobre o OCOMON

Claúdia Crecci demonstrou o sistema para a Embrapa Suínos e Aves e tirou dúvidas ainda pendentes por meio de videoconferência, em 7 de junho.

Coral canta no Hospital de Paulínia

O Coral Harmonia se apresentou em 15 de maio nas alas de pediatria, ma-ternidade, recepção, refeitório e até em quartos particulares, a convite do Grupo de Humanização do Hospital, para comemorar a semana do Profis-sional da Saúde.

Defesa de tese

O trabalho “A gestão que não aparece - estudo etnográfico da gestão de um projeto de pesquisa em rede da Em-brapa”, tese de mestrado da Katyan-ne será defendida em 17 de junho, às 14h, no auditório do Instituto de Ge-ociências/Departamento de Política Científica e Tecnológica) da Unicamp. Foi orientada pelo Prof. Marko Sy-nésio Alves Monteiro e co-orientada pela Profa Milena Pavan Serafim.

Cipa Gestão 2013/2014

O período para inscrição foi de 31 de maio a 14 de junho. Os empregados interessados em participar como can-didato deverão preencher uma ficha no Setor de Gestão de Pessoas, com Aldemir de Araújo ou informar o in-teresse pelo e-mail:[email protected].

A eleição ocorrerá em 21 de junho,das 9 às 11h,de forma itinerante e das 11h às 14h, será no hall ao lado da copa do prédio da administração.

Brigada em Ação

A brigada de incêndio sob a coorde-nação de José Henrique Vallin e Alde-mir de Araújo realiza levantamento da prevenção de combate em todas as instalações da Unidade.

Para isso, esteve na Unidade o bom-beiro civil da Faculdade de Medicina de Botucatu, Alexandro Fagner Fer-reira, especialista em Medicina e Se-gurança do Trabalho, de 12 a 14 de junho.

Dia de campo

O papel das abelhas no meio ambien-te.

Ricardo Camargo recebeu 20 estu-dantes do curso de Ciências Bioló-gicas do Instituto de Biociências, da Unicamp, em 10 de junho para dia de campo.

Reunião

Joel Queiroga e Myrian Santos Ramos estiveram em 8 de junho no Quilom-bo Brotas, em Itatiba, para discutirem a implantação de Unidade de Refe-rência nesse local.

■ TEMAS DIVERSOS

10 • Informativo Interno CataVento

CataVento