10
Cata Vento Informativo Interno da Embrapa Meio Ambiente / Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013

Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Informativo interno da Embrapa Meio Ambiente, que é uma Unidade de Pesquisa de Tema Básico, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Citation preview

Page 1: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013 1

CataVento Informativo Interno da Embrapa Meio Ambiente / Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013

Page 2: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

2 • Informativo Interno CataVento

03 ENTREVISTAEmbrapa disponibiliza Biblioteca Geoespacial

04 PROJETO EMBRAPA & ESCOLAEscolas de Jaguariúna recebem minibliotecas da Embrapa

05 CURSOS PROMOVIDOSCapacitação

06 EVENTOSParticipação em feiras

07 EVENTOS

08 SGP INFORMAAcompanhamento da execução do Plano de Trabalho - SAAD

09 TEMAS DIVERSOS

Chefe GeralCelso Vainer Manzatto

Chefe Adjunto de AdministraçãoMarcos Antônio Vieira Ligo

Chefe Adjunto de Pesquisa e DesenvolvimentoMarcelo A. Boechat Morandi

Chefe Adjunto de Transferência de TecnologiasLadislau Araújo Skorupa

Núcleo de Comunicação Organizacional - NCOAlexandre Rita da Conceição

Cristina Tiemi ShoyamaEdislene Ap. Bueno Ruza

Eliana de Souza LimaMaria Cecília Valadares Zitto

Maria Cristina TordinSilvana Cristina Teixeira

EXPEDIENTE

JornalistasMaria Cristina TordinEliana de Souza Lima

TextoMaria Cristina Tordin

Projeto Gráfico & DiagramaçãoAlexandre Rita da Conceição

PeriodicidadeQuinzenal

Publicação de responsabilidade do Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO da Embra-pa Meio Ambiente, Unidade da Empresa Bra-sileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento. Contatos e sugestão de matérias: [email protected] ou [email protected]

• SUMÁRIO

CataVento

Fórum do leitor

Este espaço é reservado para publicação de comentários, críticas e sugestões enviadas por você, leitor. Sua participação é fundamen-tal! escreva para cristina.tordin ou [email protected]

Page 3: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013 3

■ ENTREVISTA

A Unidade, por meio da CEUA promo-veu o curso em experimentação ani-mal visando a atualização em temas importantes da experimentação ani-mal como bem-estar e ética, eutaná-sia, descarte e métodos alternativos, de 10 a 11 de junho de 2013, sob co-ordenação de Vera Castro e Ana Lúcia Marigo. Vera fala um pouco sobre os resultados desse encontro.

Catavento: Porquê a CEUA da Unida-de decidiu fazer o curso?

Vera Castro: Segundo orientação do CONCEA (Conselho Nacional de Con-trole e Experimentação Animal) e se-guindo a Resolução Normativa n°1, de 09 de julho de 2010 a instituição onde está CEUA deve promover sua capacitação em ética e em cuidados e uso de animais em experimentação, assegurando o suporte necessário para o cumprimento de suas obri-gações, em especial as que se desti-

nam à supervisão das atividades de criação, ensino ou pesquisa científica com animais.

Catavento: Depois das palestras, al-guma prática será mudada aqui?

Vera Castro: A CEUA da Unidade já tinha a preocupação de seguir os pro-cedimentos éticos em seus pareceres e de acordo com as diretrizes legais atuais. O curso serviu para nivelar os conhecimentos dos funcionários envolvidos e conscientizar os estagi-ários e colaboradores. Acredito que alguns procedimentos possam ser reavaliados e melhorados a partir dos conhecimentos adquiridos. O curso também foi útil para orientar as ações futuras dos participantes de outras unidades da Embrapa.

Catavento: Quais as próximas ativi-dades da CEUA?

Vera Castro: A CEUA continuará atu-ando de acordo com a instrução do CONCEA e sempre que necessário promoverá palestras ou cursos para atualização dos envolvidos na pesqui-sa com animais.

Catavento: Pode me passar conside-rações sobre o curso?

Vera Castro: O curso abrangeu os di-ferentes tópicos a respeito do assun-to, desde conceitos de ética, passan-do pela manutenção e manipulação dos animais até o descarte dos resí-duos. Ele foi bem recebido pela co-munidade e a sua avaliação foi muito positiva pelos participantes, sendo que foi sugerida a realização de novo curso para 2014.

Gostaria de parabenizar a Ana Lúcia pela participação no planejamento e na organização do curso.

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Page 4: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

4 • Informativo Interno CataVento

■ PROJETO EMBRAPA & ESCOLA

As Escolas Municipais Oscarlina Pires Turatto e Prefeito Adoni Bonetti, am-bas de Jaguariúna, receberam, em 19 de março, um kit minibiblioteca, for-necido pela Embrapa Meio Ambiente. A coleção de publicações impressas, programas de vídeo e de áudio busca despertar nos estudantes o interesse pela leitura, além de disseminar téc-nicas simples e tecnologias que po-dem contribuir para melhorar a pro-dutividade agrícola, para o bom uso dos recursos naturais e a adoção de boas práticas agropecuárias.

A entrega do kit foi promovida pelo Setor de Implementação da Progra-mação de Transferência de Tecnologia (SIPTI). Muito mais do que divulgação científica, os livros, vídeos e áudios tra-zem ensinamentos que os estudantes podem aplicar no dia a dia na produ-ção de alimentos e geração de renda na agricultura familiar, por meio de práticas agrícolas sustentáveis.

Conforme Myrian Teixeira, analista do SIPT, “as escolas foram escolhidas porque estão na zona rural da cidade, a maioria dos pais trabalham em sí-tios e as crianças poderão levar essas informações para a família”.

Ainda segundo Myrian, será elabo-rado um planejamento para que os estudantes e professores assistam a palestras, a partir do segundo semes-tre, com apresentações de vídeos, e discussões sobre os temas das publi-cações. “A ordem dos assuntos será decidida pela própria escola: de inte-resse local ou os que melhor se adap-tem às suas realidades”, diz. A partir daí, será estimulado a elaboração de projetos escolares sobre os temas de maior interesse.

Para a diretora Laura Elisa Baião Zoia e a coordenadora pedagógica Fátima Aparecida de Castro, “o conteúdo da minibiblioteca irá incentivar toda

Escolas de Jaguariúna recebem minibibliotecas da Embrapa

a comunidade a trabalhar de forma mais sustentável”. Fátima cita um li-vro que está disponível sobre hortas ecológicas que ela acredita que será muito útil, já que praticamente todos os alunos têm espaço para manter uma horta em casa.

Kelly Gallo, info-educadora que traba-lha na biblioteca da Escola Oscarlina, acredita que o conteúdo interessante dos livros irá facilitar o desenvolvi-mento de projetos em parceria com a Embrapa.

Page 5: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013 5

■ CURSOS PROMOVIDOS

Recebemos em 19 e 20 de junho a vi-sita da analista Simone Pereira Souza, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA). Nesta ocasião, ela foi palestrante em 3 momentos com a comunidade interna sobre o sistema de gestão da qualidade base-ado na NBR ISO 9001:2008.

O primeiro momento foi com toda a comunidade, inclusive estagiários e terceirizados, para uma visão geral do que é a ISO 9001:2008 no contexto de uma Unidade Descentralizada. Para exploração mais interativa da NBR ISSO 9001:2008, a Simone apresen-tou um jogo eletrônico de tabuleiro, no formato Excel, para facilitar o en-tendimento dos requisitos e critérios das normas ABNT NBR ISO 9001:2008 (sistemas de gestão) e suas aplicações práticas e acompanhamento.

No segundo momento, consideran-do os trabalhos de dois laboratórios que se preparam para a acreditação na NBR ISO 17025 - Laboratório de Microbiologia (LMA) e Laboratório de Resíduos e Contaminantes (LRC), as equipes puderam interagir com a ins-trutora para melhor entendimento da inter-relação entre as normas.

O terceiro e principal momento foi com os auditores internos (AI) e com os representantes setoriais da quali-dade (RSQ). Teve o objetivo de ser um encontro motivacional no qual o re-sultado esperado baseava-se em bus-car algo que, além de reciclar o apren-dizado sobre o processo de auditoria,

Sistema de Gestão da Qualidade

motivasse os grupos para o processo com a experiência desenvolvida na própria empresa. Ou seja, pretendia--se que a experiência da Simone au-xiliasse estes importantes grupos no entendimento prático da importância do seu trabalho para todo o processo de gestão da Unidade.

Nestes três momentos, mesmo com a necessária adequação de horários de-vido ao encerramento do expediente horas antes do previsto nos dois dias das capacitações, os objetivos foram alcançados. O feedback dos partici-pantes deixou claro a necessidade de promover mais momentos como estes para solidificar o entendimento sobre a importância de cada um na gestão da Unidade.

Em atendimento à Identificação de Necessidade de Capacitação (INC) do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para 2013, estas capacitações foram organizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI), em parceria com o Setor de Gestão de Pessoas (SGP) e com o patrocínio do Departamento de Gestão de Pes-soas (DGP). (contribuição de Marga-rete Crippa).

Capacitação

Valéria Hammes e Norma Rumjanek, da Embrapa Agrobiologia, organizam curso de capacitação de multiplica-dores na prática da inoculação, 29 de junho a 1 de julho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O curso visa promover a adoção da tecnologia de inoculação de semen-tes tendo como base o processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) junto a agricultores familiares, se-gundo metodologia motivacional de educação agroambiental para melhor envolver, integrar e mobilizar a cadeia produtiva na adoção de práticas sus-tentáveis.

Os objetivos são instrumentalizar a transferência de tecnologia da prática de inoculação utilizando metodologia de educação agroambiental Macro-educação: sensibilizar, reconstruir, adequar e habituar, para 24 alunos da disciplina “Microrganismos Edá-ficos e suas Aplicações nos Sistemas de Produção” oferecida no mestrado profissional em Agricultura Orgânica na UFRRJ.

Curso

Page 6: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

6 • Informativo Interno CataVento

Hortitec

Mais uma exposição na agenda e mais uma oportunidade para a Unidade mostrar as tecnologias desenvolvidas através dos trabalhos de pesquisa. A exemplo dos anos anteriores, a 20ª edição da Hortitec – Exposição Técni-ca de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 19 a 21 de junho, em Holambra (SP), contempla diferentes setores do agronegócio – flores, frutas, hor-taliças, florestais e demais culturas intensivas. Foi apresentado o projeto de Pro-dução Integrada de Morango com exposição de morangos em vasos, certificados com selo PIMo (Produção Integrada de Morango), comprovante do cumprimento de normas técnicas de produção.

Exposuper

A PIMo também foi apresentada na ExpoSuper 2013 - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Super-mercados, realizada de 18 a 20 de ju-nho de 2013 no Complexo Expoville, em Joinville, SC, no estande do Mapa.

Participação em feiras

■ EVENTOS

Eve

ntos

Page 7: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013 7

■ EVENTOS

As atividades desenvolvidas no Pro-jeto Furnas foram apresentadas na inauguração das plataformas SIMA em 27 de junho, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), parcei-ro do projeto, em evento coordenado por Fernanda Sampaio e Marcos Lo-sekann. Além disso, foram apresen-tadas as perspectivas futuras e dis-cussão de possíveis parceiros para as próximas ações.

A programação contou com apre-sentação institucional por Leonel Fernando Perondi, Diretor do Inpe, uso de tecnologias espaciais como ferramenta para o monitoramento da aquicultura, por José Stech e João Lorenzzetti, pesquisadores do Inpe, sistemas de monitoramento ambien-tal da aquicultura em água da União – o papel da Embrapa, pela Fernanda Sampaio, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e tivemos a participa-ção de Marcelo Crivella, Ministro da Pesca e Aquicultura.

Logo após, o descerramento da pla-ca da Plataforma SIMA-Aquicultura, houve a visita ao Laboratorio de Inte-gração e Teste de Satélites.

O grupo de pesquisadores da Embra-pa formado para acompanhar e suge-rir ações relacionadas ao controle da Helicoverpa armigera - praga exótica que está provocando estragos no Bra-sil, em plantações de algodão, soja e milho, principalmente, tem a partici-pação de Aldemir Chaim.

Esse GT conta com a participação de profissionais de múltiplas disciplinas,

Seminário técnico

Geraldo Stachetti falou sobre siste-mas de análise ambiental, em 20 de junho.

Marcos Losekan e Hamilton Hisano estiveram em Buritama e Santa Fé do Sul, de 18 a 21 de junho, para reali-zarem levantamento das práticas de manejo utilizadas em tanques-rede na região. A campanha teve parceria da Apta e Piscicultura Escama Forte, como parte das atividades de pesqui-sa do Projeto Furnas que pretende realizar eventos técnicos para pisci-cultores da região para demonstra-ção de Boas Práticas de Manejo em tanques-rede.

Nas primeiras Campanhas de Campo em Furnas, observou-se que os pro-dutores carecem de informações téc-nicas básicas e atualizadas. A região de Buritama e Santa Fé do Sul são consideradas o principal polo de pro-dução de peixes em tanques-rede no estado de São Paulo e caracterizam--se pela utilização de alta tecnologia de produção.

Dessa forma, o objetivo foi levantar informações atuais e práticas das principais rotinas de manejo para ti-lápias em tanques-rede que visam complementar as ações de Boas Prá-ticas de Manejo a serem aplicadas no reservatório de Furnas.

Inauguração do Projeto Furnas e

das plataformas SIMA

Chaim participa do Grupo de Trabalho para o manejo

integrado de Helicoverpa spp

Campanha de campo

Reunião

Em 18 de junho, pesquisadores do Ins-tituto de Economia Agrícola (IEA, SP) e da Apta Regional, sob coordenação de Kátia de Jesus, se reuniram para discutir indicadores socioeconômicos da sustentabilidade de sistemas de produção - Projeto SustenAgro.

E em 19 de junho, Kátia Jesus coor-denou reunião sobre subsídios para o desenvolvimento do banco de dados da sustentabilidade de sistemas de produção - Projeto SustenAgro, com pesquisadores da Embrapa Informá-tica, do Instituto Renato Archer e do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

de instituições públicas e privadas, empresas e fundações de pesquisa, universidades e representantes do setor produtivo.

Chaim elaborou textos sobre tecnolo-gia de aplicação para compor os ma-nuais operativos, que farão parte das Instruções Normativas que o Mapa elabora para o manejo dessas pragas.

Page 8: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

8 • Informativo Interno CataVento

■ SGP INFORMA

Estágio

O Estágio escolar supervisionado tem como finalidade a preparação e orien-tação para a vida profissional dos es-tudantes. A Unidade oferece a opor-tunidade de estágios para estudantes com idade mínima de 16 anos, matri-culados e com frequência em cursos do Ensino Médio e Superior. O estágio tem a duração máxima de 2 anos.

Modalidades:

1. Estágio obrigatório: é aquele previsto no currículo do curso como requisito à aprovação do estudante e à obtenção de diploma. Esta modalidade é sem remuneração.

2. Estágio não obrigatório:

é uma atividade opcional, propician-do ao estudante uma experiência profissional não-obrigatória. Esta modalidade é remunerada de acordo

Carga horário Ensino Médio Ensino Superior

20 horas semanais R$ 300,00 R$ 450,00

30 horas semanais R$ 500,00 R$ 600,00

com o nível e carga horária, conforme abaixo:

Os interessados em candidatar-se ao estágio devem enviar o currículo pelo e-mail: [email protected].

Shirlei Scramin deixou a Unidade

Ela pediu demissão por motivos particulares após dedicação de pou-co mais de 28 anos a Embrapa. Seu desligamento foi em 14 de junho.

Katyane está de volta

Desde 18 de junho, Katyanne reto-mou os trabalhos, depois da defesa de tese no dia anterior. O objetivo foi compreender, a partir do método etnográfico, as práticas e os desafios da gestão de um projeto de pesquisa em rede da Embrapa. O estudo foi realizado junto ao GeoMS (Sistema de Informação Georreferenciada), um projeto desenvolvido através do Sistema Embrapa de Gestão (SEG) no estado do Mato Grosso do Sul, durante o período de 2006 a 2012. Este projeto gerou como principal produto o Sistema Informatizado de Suporte ao Licenciamento Am-biental (Sisla) alterando o modelo de licenciamento do estado do Mato Grosso do Sul que passou do manu-al para o digital.

A dissertação concluiu que há uma série de práticas de gestão que per-manecem invisíveis para os relató-rios oficiais de finalização dos pro-jetos de pesquisa. Essa “gestão que não aparece” mostra-se fundamen-tal para que os produtos finais, pre-tendidos pelos cientistas e gestores, fossem de fato entregues. A análise de tais práticas, portanto, contribui para uma compreensão melhor de como ocorre a gestão de projetos de pesquisa em rede na Embrapa, apontando para os desafios enfren-tados pelas instituições públicas de pesquisa brasileiras.

Luiz Octávio também retornou

Luiz Octávio defendeu sua tese de doutorado e retornou à Unidade em 24 de junho. Seu trabalho “Reforma agraria y transición agroecológica en una zona de grandes monocultivos de caña de azúcar: el caso del Asen-tamiento Sepé Tiaraju, región de Ri-beirão Preto, Brasil”, foi desenvol-vido na Universidade de Córdoba, Espanha. Seus orientadores foram Eduardo Sevilla Guzmán e Mamen Cuéllar Padilla

Page 9: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

Nº 79 - ANO 6 - 16 a 30 de Junho de 2013 9

Rapidinhas com a GAIA

Publicação disponível

A publicação Análise das violações encontradas em alimentos nos pro-gramas nacionais de monitoramento de agrotóxicos - Série Documentos, nº 92, está disponível no repositório Infoteca-e e pode ser acessada pelo seguinte endereço:

http://www.infoteca.cnptia.embra-pa.br/bitstream/doc/960481/1/Doc92.pdf

Portfólio Corporativo

Participantes do Comitê Gestor do Portfólio Corporativo de Controle Bio-lógico, coordenado por Wagner Bet-tiol, se reuniram de 19 a 20 de junho, para finalizar o documento sobre a organização desse portfólio. O comi-tê gestor foi nomeado pela diretoria da Embrapa e será o responsável pela condução das discussões e análises do controle biológico na empresa. São parceiros a Embrapa Milho e Sor-go, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Soja.

Reunião 2

A avaliação agronômica e emissões de gases de efeito estufa pelo uso fer-tilizantes nitrogenados - Cooperação Embrapa - Yara Fertilizantes, coorde-nado por Ana Paula Packer e José Ricardo Pupo Gonçalves, foram discu-tidos em 21 de junho.

Auditoria interna

Foi realizada em 25 a 26 de junho e teve o objetivo de verificar a confor-midade e aderência dos processos da Embrapa Meio Ambiente e dos proce-dimentos documentados do sistema de gestão da qualidade com relação à NBR ISO 9001:2008.

Doadores voluntários para o Boldrini

20 voluntários fizeram cadastro para serem doadores de médula. A inicia-tiva foi de Cristina Tiemi.

A mãe da Eduarda Renata Valle Ros Tudela, enviou mensagem de agrade-cimento qando soube que 13 embra-pianos realizaram o cadastro:

“....hoje fomos a Boldrini, e no banco de sangue a primeira coisa que nos disseram que ontem, estava lotado....Graças a pessoas como vocês, que acreditam que podem fazer a diferen-ça na nossa vida e de outras pesso-as, Atitude e Ato de Amor...Agradeço imensamente a todos e essas notícias que nos mantém firmes, fortes e con-fiantes de que Deus esta agindo e o nosso momento também chegará! Muito Obrigada”

Viagem internacional

Magda Lima esteve no Uruguai, de 18 a 21 de junho, para reunião sobre ar-roz irrigado.

■ TEMAS DIVERSOS

Apresentação de trabalho

João Canuto apresentou trabalho na IV Jornada de estudos em assenta-mentos rurais, de 19 a 21 de junho, na Feagri, Unicamp, em 21 de junho. O tema do dia foi “Pesquisas em As-sentamentos Rurais e Comunidades Tradicionais: Diferentes Construções Metodológicas”.

Sinpaf realiza Dia Nacional de Mobilização

Em 25 de junho, os trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agrope-cuário de todo o país se mobilizaram em seus locais de trabalho para cha-mar a atenção da sociedade e do go-verno para a sua pauta de reivindica-

ções. O ato foi deliberado pela maioria da categoria, que esteve reunida na semana passada em assembleias ge-rais em suas unidades por todo o país.

“O lema foi “Sem trabalhador não existe pesquisa nem desenvolvimen-to agropecuário”.

Resultado da eleição da Cipa

José Henrique Vallim com 37 votosJosé Renato Barbosa com 23 votosMeire Correia da Silva Ferrari com 20 votosUlisses Rogério Mendes com 17 votosRita Carla Boeira com 11 votosVicente Gabriel Neto com 6 votosVoto nulo = 1Total de votantes = 115

Page 10: Catavento - 2º quinzena de Junho 2013

10 • Informativo Interno CataVento

CataVento