35
Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011 www.pedraazul.jor.br 1 Ano IX — Edição 57 Ano IX — Número 57 Janeiro 2011 Toda a majestade da Pedra Azul numa visão do fotógrafo Bruno de Menezes

Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Resumo dos conteúdos da edição 57, janeiro 2011, do Dia a Dia Pedra Azul: Região das Montanhas em destaque na edição de 17.12.2010 do jornal A Gazeta; o perfil de uma agência de turismo especializada na Ásia Menor, onde está localizado o destino Capadócia; TAP com novos pontos de atendimento nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo; novos secretários de Turismo do Município de Vitória e Estado do Espírito Santo; correção de matéria de revista de turismo de âmbito nacional, quando diz que Vitória não tem cais para atracação de navios de cruzeiro; a interessante promoção Encontro das Belas do Turismo, realizada pela jornalista Cristina Lira, sediada na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte; workshop sobre destino de resíduos sólidos; unidade da Faculdade Cândido Mendes na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, oferece graduação, especialização e mestrado em Turismo; e uma seleção dos melhores Albergues da Juventude existentes em todo o mundo.

Citation preview

Page 1: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 1 Ano IX — Edição 57

Ano IX — Número 57 Janeiro 2011

Toda a majestade da Pedra Azul numa visão do fotógrafo Bruno de Menezes

Page 2: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 2 Ano IX — Edição 57

Diretor Álvaro Gustavo Aroso

DDD 27 — Cel 9972-9980 Editor

João Zuccaratto DDD 27 — Cel 8112-6920

• • • Redação

Caixa Postal 48Rod BR 262 km 90

Pedra Azul — Distrito de Aracê 29278-000 — Domingos Martins — ES

[email protected]

Conselho Editorial

Alcenir RochaEmpresária — Avitures Turismo

Arione Stanislau dos PassosNotário de Registro Civil

Carlos BabãoDesigner gráfico

Cristiano Ricardo PeterliGerente Pousada Peterle

Jorge UlianaComercial — Villágio d’Itália

Jovan Augusto DemonerEspecialista em Marketing

Marco GrilloProtético e vereador em Venda Nova do Imigrante

Maria da Conceição de Pinho UlianaWeb designer — www.pedraazuldoarace.com.br

Marielza PassosProfessora, bacharel em Direito e escrevente em Pedra Azul

Sidney PiltzGerente geral Novotel Vitória

Valdeir Nunes dos SantosEmpresário — Parque do China

Valdir Antônio UlianaSubsecretário de Logística do Estado do Espírito Santo

Weber RochaEmpresário — Avitures Turismo

Seccional Estado Espírito Santo Associação Brasileira de Jornalistas Especializados

em Turismo —Abrajet-ES

R Amélia T Nasser 552/304 Jardim da Penha

20-60-110 — Vitória — [email protected]

Este veículo tem o apoio da

Dos leitores

Que solução inteligente vocês encontraram para manter em circulação um veículo da chamada imprensa alternativa. Meus parabéns! Fica fácil, agora, acompanhar um pouco do turismo deste Espírito Santo que todo mineiro ama de paixão. Antônio Claret Guerra Jornal MG TurismoBelo Horizonte — MG Fiquei muito feliz em ver a matéria sobre a eleição da nossa seccional da Abrajet no número anterior. E, claro, o resto do conteúdo também. Virei fâ do veículo. Vou acompanhar todas as edições. Um bom Ano Novo para todos, com muito sucesso.

Arlete Carvalho Jornalista especializada em turismoPalmas — TO

Nós, aqui no Pará, temos poucas oportunidades de acompanhar o que acontece no Estado do Espírito Santo. Ter a edição deste informativo em modo digital, disponível no ambiente Web nos abre esta possibilidade. Fico muito feliz com isso. Benigna Soares Assessora de ComunicaçãoBelém — PA

As edições digitais do Dia a Dia devem ser curtidas do modo como o resto do País diz que baiano gosta: devagar. Diagramação simples, assuntos interessantes, textos caprichados, muitas fotos. É realmente um prazer navegar pelo blog — ou site?

Edmundo LemosJornalista especializado em turismoSalvador — BA

Amigos, estamos tão próximos geograficamente e tão distantes em termos de comunicação. Um veículo como o de vocês, na Internet, nos une de modo fácil. Torcemos para que a ideia vingue, avance, evolua, cresça, enfim, tenha o êxito que merece.

Hans SchaeppiIlhéus Praia HotelIlhéus — BA

Page 3: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 3 Ano IX — Edição 57

Sociedade nas montanhas

Colaboração deMazinho Schwambach Domingos Martins — ES

Leonardo Tristão, administrador da Pousada Pedra Azul, e sua esposa, Rita Tristão, nome que

dispensa apresentações, pois, afinal, é a toda-poderosa da Casa Cor no Espírito Santo

Na foto abaixo, a verdadeira princesa Adriane Klein junto com seu príncipe Marco Aurélio Bonela, em momento a só durante a festa de casamento dos dois, no Clube de Campinho, localizado no Centro de Domingos Martins.

Marquinho, como é mais conhecido, é um dos integrantes da banda Agitação, de tanto sucesso

na nossa Região de Montanhas. Ao novo casal, votos de uma vida feliz

Page 4: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 4 Ano IX — Edição 57

Sociedade nas montanhas

Colaboração deMazinho Schwambach Domingos Martins — ES

Dois momentos da solenidade de inauguração de um monumento em homenagem ao orquidófilo Roberto Kautsky, recentemente falecido, erguido na Praça Doutor Arthur Gerardt, no Centro de Domingos Martins: na foto maior, da esquerda para a direita, Leodério Velten, Romeu Stein, Antônio Kautsky, senhora Mercedes Kautsky — viúva do “Senhor das Bromélias” que, infelizmente, também veio a falecer dias após esta solenidade —, Roberto Anselmo Kautsky Júnior e Fátima Cristina Santana; na imagem menor, à esquerda, o vice-prefeito da cidade, Fábio Anselmo Trabach e o empresário Roberto Anselmo Kautsky Júnior, que dirige a Refrigerantes Coroa, a maior empresa do Município

Page 5: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 5 Ano IX — Edição 57

Sociedade nas montanhas

Colaboração deMazinho Schwambach Domingos Martins — ES

Da esquerda para a direita, o prefeito do Município de Domingos Martins, Wanzet Kruger, ao lado do Papai Noel, do gerente da agência do Banestes na cidade — Carlos Alberto Silva —, do vereador Arno Alves do Nascimento e do vice-prefeito Anselmo Trabach, à

frente de um grupo de crianças, na noite de abertura do Brilho de Natal

Fabiana Maria Braga, empresária do Município de Castelo, curtindo férias em algum ponto do

extenso litoral do nosso País

Page 6: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 6 Ano IX — Edição 57

Região de Montanhas é a grande estrela da edição do jornal A Gazeta do último dia 17 de dezembro

O Município de Venda Nova do Imigrante tem mostrado que é exemplo em diversas áreas, tanto em nosso Estado quanto no País e até fora dele. Um dos mais avançados em termos da exploração sustentável do agroturismo, sua Câmara de Vereadores se destaca agora no uso de recursos públicos.

O fato foi notícia da coluna “Victor Hugo”, do jornal A Gazeta, de Vitória, conduzida pelo jornalista Leonel Ximenes. As duas primeiras notas da edição do último dia 17 de dezembro tratavam deste tema, conforme pode ser visto na reprodução de parte da página 8 acima.

Isto tudo reflete o bom trabalho desenvolvido pelo até então presidente daquela Casa, Marco Grillo, que passou o cargo para Fernando Altoé, em recente eleição bem disputada. Marco Grillo agradeceu a confiança que recebeu dos colegas nos últimos seis anos em que se manteve como presidente.

Revelando que era chegada a hora de renovar — apesar de ter o apoio de todos para continuar, concluiu enaltecendo o espírito público dos moradores de Venda Nova do Imigrante, o que reflete na atuação dos representantes que colocam no Legislativo da cidade, que não decepcionam a população.

Aliás, na edição do dia 17, a Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo foi a grande estrela do jornal A Gazeta. Além de fazer bonito na coluna “Victor Hugo”, estava presente, mesmo que indiretamente, no excelente artigo de opinião — com o título de “Orgânico é caro: o que fazer?”.

Também reproduzido como ilustração deste texto na página a seguir, foi publicado na página seis, sendo de autoria de Joaquim Silva, empreendedor do turismo com seu complexo Domaine Ile de France, ali na rodovia que vai para Afonso Cláudio, e ex-presidente da Associação Brasileira de Orgânicos.

Artigo de Álvaro Gustavo ArosoDiretor do Dia a Dia Pedra Azul e empreendedor na Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo

Page 7: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 7 Ano IX — Edição 57

Mais sobre a Região de Montanhas como estrela da edição do dia 17 de dezembro do jornal A Gazeta

Artigo de autoria de Joaquim Silva, publicado na página de Opiniões do jornal A Gazeta do último dia 17 de dezembro

Outra matéria importante daquela histórica edição do diário capixaba — para o povo da Região de Montanhas — ocupou quase toda a página 27 — conforme pode ser conferido na reprodução de parte da mesma que colocamos logo a seguir —, tratando de dois grandes investimentos que estão previstos para acontecer em breve.

O maior deles é a construção de um aeroporto, na região do Caxixe, que já tem a área escolhida e recursos em vias de serem viabilizados. Outro é o Centro de Convenções, previsto para ser erguido ao lado do entroncamento de rodovias que, a partir da BR 262, dá acesso ao Município de Afonso Cláudio.

Veja na página a seguir a reprodução das matérias sobre

o Aeroporto de Caxixe e o Centro

de Convenções,

Page 8: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 8 Ano IX — Edição 57

Conclusão do artigo sobre a Região

de Montanhas do Espírito Santo

como estrela da edição de A Gazeta

Page 9: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 9 Ano IX — Edição 57

Durante a Abav 2010, tive a oportunidade de conhecer a simpática empresária Aylin Sekban, proprietária da Custom Travel Services, uma agência de turismo da Turquia. Ao vê-la sozinha em seu estande, me aproximei para conversar um pouco sobre a Capadócia, pois, recentemente, o colega Paulo Queiroga, de Nova Lima, Minas Gerais, lá esteve e publicou excelente relato da viagem no blog que o ajudo a construir.

Como ela não fala português, e eu não me expresso em turco, apesar da minha falta de prática com o inglês, conseguimos conversar bastante e nos entendemos razoavelmente. Sua empresa, além de montar programas de viagem, reservas de hotéis, serviços de traslados e aluguel de carros, trabalha com excursões personalizadas, voltadas à arqueologia e à história, notadamente na região da Ásia Menor.

E, como não poderia deixar de ser, um dos focos principais é a Capadócia, um verdadeiro berço da história mundial, que, repito, foi recentemente visitada pelo jornalista especializado em turismo Paulo Queiroga. Ele publicou excelente artigo — ilustrado com muitas fotos — em seu blog, que pode ser lido navegando-se pelo www.pauloqueiroga.com.br. Recomendo que acessem o link e leiam o bom material que produziu.

Agência de turismo especializada na Ásia Menor

A Ásia Menor é a península da Anatólia, porção asiática da Turquia. Cruzamento de rotas utilizadas por diferentes povos

em suas migrações e conquistas através da Oriente e do Ocidente, foi desde os mais remotos tempos campo de batalha

memoráveis. O platô central, que não tem rios navegáveis e possui poucos acessos naturais, é uma continuação da

Ásia Central. A costa Oeste, com seus vales férteis e clima agradável, assemelha-se mais à Europa.

O que é, e onde fica situada, esta Ásia Menor?

Texto de João Zuccaratto

A simpática Aylin Sekban, proprietária da Custom Travel Services, agência da Turquia, em seu estande, na Abav 2010

Page 10: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 10 Ano IX — Edição 57

Companhia aérea portuguesa melhora sua infraestrutura nas duas maiores cidades do País

Os clientes da TAP têm à disposição mais uma loja, instalada no piso inferior da área de desembarque do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Lá, podem ser adquiridas passagens — são 44 destinos europeus e 11 na África oferecidos pela companhia —, alterar reservas, obter informações e apoio sobre o transfer de ônibus entre São Paulo e Viracopos, em Campinas. Mais informações sobre voos, horários e tarifas podem ser obtidas pelo 0-300-210-6060 ou no site www.flytap.com.

A nova loja carioca da TAP está em um dos prédios mais modernos da Cidade Maravilhosa, o Centro Empresarial Internacional Rio — o “Rio Branco 1” —, localizado no início da avenida Rio Branco. Um investimento que reforça o compromisso da empresa na busca por inovação e tecnologia para ser referência em produtos e serviços de alta qualidade.

A TAP se posiciona estrategicamente em uma região que receberá diversos investimentos no processo de revitalização de toda a área portuária ali próxima. As novas instalações proporcionam mais conforto para funcionários e clientes, principalmente pela maior facilidade de estacionamento, tanto no próprio prédio quanto suas proximidades.

Com 12 voos semanais entre Rio de Janeiro e Lisboa — e três para a cidade do Porto —, a TAP oferece acesso rápido a outros 43

TAP com novos pontos de atendimento no Rio e em São Paulo

pontos na Europa. É a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e o Velho Mundo, partindo também de outras oito cidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e São Paulo.

A TAP cobre 65 destinos em 31 países. Opera, em média, 1.850 voos por semana, com 55 aviões Airbus. Acrescidos dos 16 da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totaliza 71 aeronaves. Eleita a “Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul” pela World Travel Awards nos anos de 2009 e 2010, tem recebido diversas outras láureas.

A “Planeta Terra IYPE 2010”, categoria “Produto Sustentável Mais Inovador”, foi concedida pela Unesco e International Union of Geological Sciences. E a revista “Condé Nast Traveller” escolheu a TAP como a “Melhor Companhia Aérea” do mundo. Isto só mostra que a gestão de brasileiros à frente da companhia portuguesa tem dado muito certo.

A frota da TAP, incluindo sua subsidiária PGA, de aviação regional, soma 71 aviões, todos modelos Airbus

Dia 28 último, a TAP alcançou 9 milhões de passageiros em 2010 e bateu novo recorde

de pessoas transportadas. O cliente 9 milhões embarcou no voo TP3627, de Lisboa para Funchal. No dia 25, somava

8.935.048 passageiros, aumento de 7.7% em relação a 2009. O recorde anterior era de 2008:

8.740.000. O novo aconteceu no mesmo dia em que o Aeroporto de Lisboa alcançou 14 milhões

de passageiros movimentados em 2010. Este número 14 milhões refere-se a uma cliente TAP

que embarcou no voo TP4199 com destino a Campinas, no

Estado de São Paulo. A TAP é responsável por 55,7% do total

de passageiros movimentados no aeroporto de Lisboa. Nas linhas entre o Brasil e a Europa, a TAP

já ultrapassou em novembro o recorde histórico de 2008, alcançando 1.226 pessoas.

Recordes

Page 11: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 11 Ano IX — Edição 57

Aproveitamos também para desejar sucesso ao novo secretário de Turismo do Município de Vitória:

Antônio Bispo. Currículo ele tem para vencer o novo desafio, uma vez que é executivo de uma das mais

importantes redes de hotéis do País, a Bristol, agora incorporada à Alia. Como presidente da ABIH-ES,

Bispo era titular do Conselho de Turismo da cidade, acompanhando de perto os trabalhos da Secretaria. Ele substitui Adézio de Almeida Lima, o primeiro

titular da Pasta. Apesar do pouco tempo que esteficou entre nós, deixou boas impressões, tanto pessoal como

profissional. Muito sucesso ao Adézio e ao Bispo!

Novo Governo, nova equipe de trabalho. Nossas boas-vindas ao Alexandre Passos, que vai pilotar a Secretaria de Turismo. Ele é vereador em Vitória e

foi presidente da Câmara Municipal nos dois últimos anos. Nossos votos que tenha sucesso. Afinal, quem

ganha com isso é o turismo. Mas o desafio dele será enorme, gigante mesmo. Terá que, pelo menos, igualar a atuação dos dois verdadeiros “tratores” que o antecederam. Primeiro, Marcos Vicente, que tirou

leite de pedra. Depois, João Felício Scardua, outro que nunca deixa para amanhã o que pode, e deve, ser feito

hoje — de preferência, agora!

Estado e Vitória têm novos secretários de Turismo

Page 12: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 12 Ano IX — Edição 57

Revista de turismo erra ao informar que Vitória não tem cais acostável para navios de cruzeiros

Algumas das imagens que enviamos para os editores da revista “Viagem & Turismo”, mostrando o “Seven Seas Mariner”, espetacular transatlântico de luxo que, em viagem que se iniciou na África do Sul, passou praticamente todo o último dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, confortavelmente ancorado ao Porto de Vitória.

A revista “Viagem & Turismo”, edição de dezembro 2010, trouxe reportagem com o título “Nós vamos invadir sua praia”, abordando a temporada de cruzeiros no Brasil. O trabalho é assinado pela jornalista Priscila Yazbeck, com edição de Fernando Souza. Contudo, na página 99 da referida matéria — no item “Como são os portos? Tem algum perrengue no desembarque?”—, a jornalista comete um erro.

Ao dizer que, “no Brasil, apenas os portos de Santos, Rio e Salvador têm cais acostáveis, nos quais não há necessidade de traslados entre os navios e a terra firme; em outros locais, os passageiros são transportados até o terminal em pequenos barcos, os tender boats, que também são utilizados em caso de evacuação do navio.” Isso precisava de uma correção, pois o Porto de Vitória deve ser incluído ao lado dos três citados.

Colaboração de Amilton de BritoAssessor de Imprensa da Companhia Docas do Espírito Santo —

Codesa, empresa que administra do Porto de Vitória

Tão logo ficamos sabendo desta incorreção, tomamos a iniciativa de enviar uma mensagem aos responsáveis por aquela publicação, informando que o centenário Porto de Vitória deve ser integrado à lista daqueles com cais acostáveis do País. Aproveitamos para lembrar que, para esta temporada 2010-2011, nossa belíssima capital está para receber 32 navios de cruzeiro, um atendimento que já se repete por 11 anos.

Pedimos que os editores da “Viagem & Turismo” façam o devido acerto em sua próxima edição e, para comprovar mais ainda nossas afirmações, aproveitamos para anexar ao e-mail diversas fotos do “Seven Seas Mariner”, espetacular transatlântico de luxo que, em viagem que se iniciou na África do Sul, passou praticamente todo o último dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, ancorado ao Porto de Vitória.

Page 13: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 13 Ano IX — Edição 57

Profissionais mulheres promovem reunião informal para troca de experiências e congrassamento

Texto de João Zuccaratto

Encontro das Belas do Turismo de Natal

Acima, as “belas” ao lado do “belo” convidado da noite;

abaixo, as “belas” com todos os “belos” convidados durante o

ano de 2010

O último encontro do ano das “Belas do Turismo” de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte — realizado no Lounge Saideira — contou com um “belo” convidado, o empresário Neiwaldo Guedes, diretor da Espacial Eventos. Ele não foi o único homem presente, pois estava ao lado de outros “belos” convidados ao longo de 2010.

Eram eles, Gustavo Porpino, presidente da Emprotur; Sandro Pacheco, secretário adjunto de Turismo de Natal; George Costa, presidente do Natal Convention e Luck Receptivo; Maurício Cavalcante, diretor da agência Por do Sol; Gabriel Chaves, diretor do hotel Thermas de Mossoró; e, Francisco Soares Júnior, ex-secretário de Turismo de Natal.

Na oportunidade, a idealizadora do “Encontro das Belas do Turismo”, jornalista Cristina Lira, trouxe novidades. A partir de 2011, o encontro, de semanal, passa a mensal. O próximo está agendado para fevereiro de 2011, no Natal Grand Hotel, resort potiguar cinco estrelas, com um “belo” convidado especial, cujo nome ainda não pode ser divulgado.

Outra novidade é o horário: a partir das 19 horas das quintas-feiras, salvo exceções. Este encontro foi criado com a finalidade de integrar e possibilitar troca de experiências entre atuantes no segmento do turismo. Surgiu a partir de bate-papo no Twitter. A partir daí, os encontros se iniciaram e logo veio a ideia de um “belo” convidado toda semana.

As reuniões são informais e cada pessoa paga sua conta. O convidado faz breve apresentação de sua atuação, sendo sabatinado pelas “belas”. Neiwaldo Guedes, por exemplo, falou sobre sua trajetória, desde a chegada a Natal, vindo de João Pessoa, o início da carreira como dono do restaurante Peixada Arabaiana, até sua mudança para a área de eventos.

Page 14: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 14 Ano IX — Edição 57

Pedra Azul em destaque

Colaboração deCristiano Ricardo Peterli Distrito do Aracê — ES

Estão de parabéns os pedra-azulenses Abel João Batista e

João Batista, ambos motoristas da ambulância que atende o Distrito do Aracê. E também Rodrilze Bento dos Santos e

Silvana Rosa da Silva, técnicas de enfermagem, pela presteza, seriedade e competência nas

funções em que exercem. Eu mesmo pude comprovar

a qualidade e a eficiência daqueles profissionais, que me acompanharam num

atendimento em hospitais da Grande Vitória.

Faixas sinalizadoras serão pintadas nas pistas da BR 262, próximas à “Curva da Morte”, chamando a atenção dos motoristas que passam por aquele trecho, alertando-os sobre a lombada ali existente. Também serão aumentadas as placas sinalizadoras de distância nos dois sentidos da pista, conforme informou José Roberto, técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte.

A chefe de sessão Administrativa e Financeira da Polícia

Rodoviária Federal, Dinorah Angeli, informa que as obras

de construção do posto de fiscalização no quilômetro 92 foram aprovadas e licitadas. A previsão para o início dos

trabalhos é para junho de 2011.

O Parque Estadual da Pedra Azul tem previsão de voltar a receber visitantes na primeira semana de janeiro, de acordo com a atendente Natália Bravim Peterle. Segundo ela, as obras estão prontas, faltando apenas a construção de uma fossa para atender o Centro de Apoio do

Parque, para melhor recepcionar os turistas. Enquanto o equipamento não reabre, o prejuízo fica nos caixas dos hotéis e restaurantes, com o grande número de hóspedes e visitantes que deixam de vir para Pedra

Azul porque o parque está fechado.

O Distrito de Aracê agradece imensamente ao Corpo de Bombeiros do Estado do Espirito Santo, por estarem presentes

em nossa região durante os dias 23 a 25 de dezembro, com uma viatura e dois

soldados estacionados no trevo de acesso a Pedra Azul, dando apoio e segurança a

todos que por aqui estavam.

Page 15: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 15 Ano IX — Edição 57

Workshop discute soluções para os resíduosPara estimular redução do

consumo, reaproveitamento e reciclagem, além da geração de emprego e renda a partir da transformação do lixo em matéria-prima, representantes de ONGs, instituições públicas, comunidade científica, sindicatos e empresariado debateram, durante o ano de 2010, o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos no Estado. O resultado deste estudo foi apresentado sexta-feira, 17 de dezembro, em workshop na Assembleia Legislativa, em Vitória.

Na ocasião, os representantes do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos definiram ações que poderão ser colocadas em prática a partir de 2011. Formado por 72 instituições da sociedade civil organizada, Poder Público e setor empreendedor, o Comitê é um fórum de discussões sobre resíduos sólidos. E cada um de seus subcomitês, divididos de acordo com o tipo de resíduo, apontou as principais dificuldades encontradas e elaborou um Plano de Ação para 2011.

A principal atribuição dos membros do Comitê é acompanhar a Política Estadual de Resíduos Sólidos, para assegurar o uso adequado dos recursos ambientais, contribuindo na redução, reaproveitamento e o gerenciamento adequado do que se considera como lixo. Ele é dividido em subcomitês técnicos, segundo resíduos industriais, urbanos, agronegócio, saneamento e drenagem, construção civil, produção tecnológica e de pneus, serviços de saúde e mineração.

Empresários de hospedagem em Canela, na Serra Gaúcha, participaram de uma excursão pela Riviera Maia, ao redor da região de Cancun, no México, numa viagem com o objetivo de

benchmarking, ou seja, aprender com as práticas de sucesso dos outros para melhor a própria atividade. Na foto, o grupo reunido à frente da piscina do hotel em que ficaram hospedados. Apesar

de ter muito a aprender, Canela exibe empreendimentos de qualidade, como a Pousada e SPA Solar Don Ramon, cuja grande

atração é o ofurô, conforme pode ser visto na imagem abaixo

Empreendedores de hospedagem da região de Canela, no Rio

Grande do Sul, fazem viagem de estudos ao México

Page 16: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 16 Ano IX — Edição 57

Para ilustrar o artigo que o comentarista Gutman Uchôa de Mendonça fez sobre o lançamento do livro “Lembranças e Lambanças”, o artista gráfico Amarildo, de A Gazeta, produziu uma bela caricatura do autor da obra, senhor Álvaro Manuel da Silva Aroso. Tomamos a liberdade de reproduzir o trabalho aqui em nossas páginas como uma homenagem ao talento do Amarildo, que pode ser comprovado acessando o blog pessoal que vem mantendo no endereço amarildocharge.wordpress.com.

O romance “O prisioneiro de Salemas”, de autoria do jornalista Laurinho Goltara,

publicado pela Editora Batel, do Rio de Janeiro, está à venda no Espírito Santo. Trata-se de

uma ficção com viés espiritualista que, além de entretenimento, permite oportuna reflexão sobre

princípios e valores. ele pode ser encontrado nas lojas da Livraria Logos: Shopping Vitória,

Shopping Jardins, Shopping Norte-Sul, Praia do Suá, Centro de Vitória e Centro de Vila Velha. E também pelos sites da livraria ou da editora.

Veja o anúncio abaixo.

Page 17: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 17 Ano IX — Edição 57

Faculdade Cândido Mendes escolhe Vitória para oferecer suas novas opções em ensino superior

Colaboração de Fabrício FaustiniBacharel e jornalista especializado em turismo

Graduação, especialização e mestrado em Turismo

Num momento em que o Espírito Santo passa por grandes transformações, e demanda novos produtos e serviços de melhor qualidade, a Faculdade Candido Mendes — com sede no Rio de Janeiro, tradição de 108 anos de ensino e 12 campi País afora —, abriu seu primeiro curso de graduação em Turismo do Brasil, e a cidade escolhida foi Vitória.

A opção pela capital capixaba se dá pela perspectiva de bons negócios em função de oportunidades de trabalho geradas pela enorme cadeia produtiva de um segmento que exige profissionais capacitados, bem formados e comprometidos. Outra novidade é opção de pós-graduação, também em turismo, além de cursos de capacitação com foco na gestão.

Multidisciplinar por excelência, o bacharel em Turismo deve saber lidar com diferentes tipos de conhecimentos teóricos e técnicos de patrimônio histórico, geografia, cartografia e folclore, além daquelas que completam técnicas de relações públicas, hotelaria e sistemas de transportes, agências de viagens e tecnologia da informação, dentre outras.

O curso tem como objetivo formar um profissional capaz de refletir permanentemente sobre os diversos problemas que envolvem esta área num mundo que muda numa velocidade nunca antes

experimentada, o que provoca vantagens. Dada a abrangência da estrutura curricular, visa também trabalhar o empreendedor que opta por montar um negócio próprio.

A profissão está em ascensão num mundo que caminha para maior valorização do tempo ocioso e as possibilidades que se abrem com o processo de globalização. No Brasil, as boas perspectivas — com a preparação das cidades para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016 — demandarão mão de obra em maior quantidade e especializada.

Os setores de atuação são muito variados — gestão, pesquisa, planejamento, organização,

administração, marketing, vendas, ensino, consultoria etc. —, tanto em empresas de agenciamento quanto de alimentação, promoção de eventos, entretenimento, hospedagem, transportes, comunicação, projetos, consultoria, tecnologia da informação e muito mais.

A graduação envolverá

2.400 horas aulas, com estágio supervisionado de 300 e mais 100 de atividades complementares. A pós-graduação, duração de 360 horas, focará duas linhas de pesquisas: “Gestão de Cidades Turísticas” e “Gestão de serviços e qualidade em turismo”. Há também extensa lista de cursos de curta duração.

Cursos de especialização em turismo de curta duração• Produção e gestão de eventos •• Lazer e cultura no Espírito Santo• Qualidade no atendimento ao turista• Gastronomia e turismo• Empreendedorismo e turismo• Comunicação em turismo• Gestão em agências de viagem• Turismo, meio ambiente e sustentabilidade• Turismo e Terceira Idade• Turismo de Negócios• Turismo e fotografia• Turismo e tecnologia da informação

InformaçõesDDD 27 e telefones 3315-4223 ou 3315-4280.

Page 18: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 18 Ano IX — Edição 57

Entidades internacional e brasileira divulgam os melhores do mundo e do País

Colaboração de Neneca CamposJornalista especializado em turismo de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul

Albergues da Juventude

Os melhores albergues do mundo podem ser encontrados na Austrália, Estados Unidos, Japão, Luxemburgo e Tailândia. Isto foi revelado quando a Hostelling International anunciou os vencedores do prêmio “Melhor Albergue 2010”, no Encontro de Gerentes de Albergues, realizado em Munique, na Alemanha, neste mês de dezembro. Um albergue somente consegue ganhar em uma categoria a cada ano.

Todas as categorias do prêmio são baseadas em classificações recebidas durante um período de 12 meses: no caso recente, de 1º de novembro de 2009 até 31 de Outubro de 2010. É exigido um mínimo de 500 classificações para se qualificar. Cada cliente que faz uma reserva em hihostels.com deve opinar sobre vários aspectos de sua estadia. E isto forma a base do prêmio mundial “Melhor Albergue da HI”.

Acompanhando a promoção dos melhores 2010 da Hostelling International, a Federação Brasileira de Albergues da Juventude divulgou os brasileiros mais bem classificados, sendo que alguns somaram médias superiores às do exterior. Infelizmente, por não terem alcançado o número mínimo de votantes — 500 classificações —, acabaram fora da lista, apesar de terem qualidade para fazer parte da mesma.

Mais AmigávelHyannis — Cape Code, Massachussets, Estados Unidos: funcionários

incríveis e segunda classificação média mais alta

MelhorBaan Dinso — Bangkok, Tailândia: vencedor por duas vezes,

conforto e limpezas excepcionaisContinua na página 19.

Page 19: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 19 Ano IX — Edição 57

Melhores albergues da juventude no mundo e no País

• Pipa HostelPraia do Pipa-RN• Jeri BrasilPraia de Jericoacoara-CE• Gramado HostelGramado-RS• Lua Cheia HostelNatal-RN• Imbassaí Eco HostelImbassaí-BA• Arraial d’Ajuda HostelPraia de Arraial d’Ajuda-BA• Praia do Forte HostelPraia do Forte-BA• Manaíra HostelJoão Pessoa-PB• Marina dos AnjosArraial do Cabo-RJ• Bonito HostelBonito-MS

Mais confortávelThe Rocks, Sydney Harbour, Austrália: terraço com vista para o

porto e a Ópera House

Mais limpoShin, Osaka, Japão:

café da manhã muito apreciado

Mais eficienteMartha’s Vineyard, Cape Code, Massachussets: relaxamento, atividades ao ar livre

Os resultados foram computados de opiniões registradas no www.hihostel.com — aliadas ao preenchimento de questionário específico nos sites www.hostel.org.br e www.albergues.com.br. Nestes, o alberguista informa sua condição de associado à Rede, onde pernoitou e a data da hospedagem, manifestando sua opinião nos quesitos de receptividade, atendimento, conforto, limpeza e segurança.

Os brasileiros eleitos

Page 20: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 20 Ano IX — Edição 57

Homenagem ao profissional Pedro Torre, um aficionado da palavra e da imagem

Colaboração de Carlos CasaesDiretor da Gazeta de Turismo, de Salvador, capital do Estado da Bahia

Pedro Torre foi um profissional fiel, por toda a vida, ao seu destino. Já ainda muito jovem, deu-se de paixão pela fotografia e pela notícia. Circulou por meio mundo, flagrou guerras e festas, inseriu-se no rol dos grandes correspondentes, desempenhou seus encargos nas maiores agências noticiosas.

Foi um guerreiro. Até os seus últimos instantes, não traiu a sua opção profissional. Mesmo combalido, já com o desfecho último lhe rondando, não se negou a documentar, na lente e na memória, a excelência do Festival de Turismo de Gramado de 2010. Foi a jornada final.

Não sei se fui premiado ou se me fora destinado o infortúnio. Fato é que, ao lado de inúmeros outros companheiros, privei talvez dos últimos instantes de lucidez, de atividade, de sua ação. Já no aeroporto de Porto Alegre, ao chegar, foi o primeiro contato que tivemos, eu e Tereza. Ainda ali, ele me confidenciava que, na noite anterior, teve que buscar refúgio em hospital, pois não estivera com a saúde em equilíbrio. Dizia-se com a vitalidade, no entanto, recuperada.

Em todos os momentos em que nos encontramos em Gramado, preocupei-me com o seu estado geral. Parecia sob controle. Até porque participou de quase toda a programação. Mas foi no aeroporto de Porto Alegre, mais uma vez, e

no retorno, que vislumbrei o seu estado extremamente depressivo. Ja não lhe identificava a vitalidade tranquila de sempre.

A voz quase não lhe fazia comunicar. Novamente febril, os lábios lacerados, contornavam uma debilidade preocupante. Temi, então, pois ele se encontrava sozinho, sem a companhia do sobrinho que havia seguido a Brasília em outro voo.

De retorno, já em Salvador, busquei informações em contato telefônico, e fui informado de que, desde que chegara, fora hospitalizado e o seu estado requeria cuidados. Levantou-se em casa a expectativa.

Temíamos o final. Periodicamente buscávamos

atualização de informações. Nada alentador. Até que, pouco após o seu desenlace, fui informado. E chorei na solidão dos meus devaneios. Mais um companheiro dileto, um “irmão” abandonava o barco e nos deixava desprovidos do seu brilho.

Mesmo na desgraça, buscamos consolo em ideias e afirmações. E é o fato de termos tido o privilégio da companhia de Pedro Torre por tantos anos que nos reanima. Se outras “Noites de Gala do Turismo Brasileiro” prosperarem com o fulgor do Cata-vento de Prata, um espaço estará vago, para cultuarmos a memória querida do amigo que nos afagou tanto. Descanse, companheiro. Seu perfil estará sempre inspirando o que resta a todos nós de estrada.

Pedro Torres, o quarto da esquerda para a direita, junto de colegas de todo o Brasil, momentos antes da festa de gala do prêmio Cata-

vento de Prata 2010, na recepção do Catussaba Resort, em Salvador

Page 21: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 21 Ano IX — Edição 57

Formandos de Administração 2010 promovem grande festa em Venda Nova do Imigrante

Uma imagem que já é clássica, com formandos

lançando as becas ao espaço, marcou a formatura 2010

da turma de Administração da Faculdade de Venda

Nova do Imigrante, a Faveni. A colação de grau foi dia 14 de dezembro; o

culto ecumênico, na igreja católica da cidade, no dia

15; e a festa, dia 18, no Clube Recreativo.

De gravata borboleta, no meio dos colegas, destacamos nosso amigo Lucas Pravato

Page 22: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 22 Ano IX — Edição 57

Cartões de boas festas recebidos neste final de 2010A partir desta página, exibimos todos os cartões de boas festas que recebemos neste final de 2010. Eles foram

encaminhados em modo digital, mas tivemos que eliminar aqueles que tinham ações interativas. A organização é mais ou menos por ordem alfabética. Nossos agradecimentos aos remetentes e que os votos que nos dedicam

sejam também revertidos a eles. Que tenhamos um 2011 de muitas vitórias!

Page 23: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 23 Ano IX — Edição 57

Page 24: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 24 Ano IX — Edição 57

Page 25: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 25 Ano IX — Edição 57

Page 26: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 26 Ano IX — Edição 57

Page 27: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 27 Ano IX — Edição 57

Page 28: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 28 Ano IX — Edição 57

Page 29: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 29 Ano IX — Edição 57

Page 30: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 30 Ano IX — Edição 57

Page 31: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 31 Ano IX — Edição 57

Page 32: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 32 Ano IX — Edição 57

Page 33: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 33 Ano IX — Edição 57

Page 34: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 34 Ano IX — Edição 57

Page 35: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 57 — Janeiro 2011

Dia a Dia Pedra Azul Digital Janeiro 2011

www.pedraazul.jor.br 35 Ano IX — Edição 57