10
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER SAMIRA CESAR CAMPOS, RU. 940078, PEDAGOGIA EXERCICIOS

Exercicio Livro Historicidade - Samira

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Exercicio Livro Historicidade - Samira

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SAMIRA CESAR CAMPOS, RU. 940078, PEDAGOGIA

EXERCICIOS

PINDAMONHANGABA2014

Page 2: Exercicio Livro Historicidade - Samira

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SAMIRA CESAR CAMPOS, RU. 940078, PEDAGOGIA

EXERCICIOS

PINDAMONHANGABA2014

Page 3: Exercicio Livro Historicidade - Samira

Pagina 38

1. O que é Historia? Pra que ela serve?

R: História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

2. Qual é o sentido de se estudar história na educação básica?

R: Estudar História não é aprender fatos de antigamente, mas sim é uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores.  "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente".

3. Explique a relação entre memória individual, memória coletiva e memória histórica.

R: Memória Coletiva: experiências que aconteceram entre amigos ou que alguém tenha contado a você.Memória Histórica: Quando sabemos de fatos, coisas do passado através de documentos, quadros, fontes históricas.  Memória Individual: as pessoas lembram-se de coisas que aconteceram durante a sua vida pessoal.

Page 4: Exercicio Livro Historicidade - Samira

Pagina 67

1. Explique de que forma o pensamento judaico-cristão influenciou a concepção de História no ocidente.

R: Seu marco foi o nascimento de Cristo, mas é Agostinho que interpreta a conjunção das tradições grega e judaica no pensamento ocidental, estabelecendo um modelo de narrativa linear para o estudo da história.

2. De que modo a História Estrutural procura superar as deficiências da abordagem tradicional?

R: A história estrutural enfatiza estudos de longa duração o que se opõem a história tradicional.

3. Como a história cultural tenta superar as insuficiências da abordagem tradicional?

R: Através da cultura e o cotidiano das pessoas, preferindo apresentar a sua escrita historiográfica na forma de uma narrativa.

Page 5: Exercicio Livro Historicidade - Samira

Pagina 106

1. Explique o que significa para o professor de História assumir uma atitude de mediador no processo de ensino-aprendizagem. Ilustre com Exemplos.

R: O papel do professor é mediar conhecimentos historicamente acumulados bem como os conhecimentos atuais, possibilitando, ao fim de todo o processo, que o aluno tenha a capacidade de reelaborar o conhecimento e de expressar uma compreensão da prática. Aulas praticas em ambientes históricos como museus etc, permite aos alunos agregar uma vivencia junto ao conhecimento didático, despertando a memória histórica.

2. Como devem ser trabalhados os documentos oficiais no ensino de História? Cite um Exemplo.

R: Uma aula de história pode ser muito mais interessante no momento em que o professor busca dar voz àqueles que frequentemente se transformam em tema de diferentes aulas. Para isso não basta o professor oferecer uma explicação bem amarrada do assunto. É primordial que se ofereça aos alunos condições necessárias para que ele mesmo perceba que a fala do professor ganha vida quando deixamos nossos personagens históricos falando por si mesmos. Colocado em prática tais metodologias e cuidados, o professor pode transformar seus alunos em pequenos historiadores capazes de compreender, criticar e responder fatos históricos. Como exemplo Tratado de Tordesilhas.

Page 6: Exercicio Livro Historicidade - Samira

Pagina 134

1. Faça uma pesquisa escrita sobre jogos e brincadeiras infantis e adapte três brincadeiras para que possam ser trabalhadas com conteúdos de história. Não esqueça de detalhar todos os procedimentos a serem adotados.

De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer as paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

Page 7: Exercicio Livro Historicidade - Samira

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

Todas as atividades deverem ser explicadas sua origens e depois desenvolver com as crianças os seus próprios brinquedos.

Com isso teremos em sala um momento lúdico de brincadeiras históricas.

Page 8: Exercicio Livro Historicidade - Samira

Referências

Disponível em http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm. Acessado em 20 de junho 2014.

Disponível em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/jogos-e-brincadeiras-origens-das-diversoes-das-criancas-brasileiras.htm. Acessado em 20 de junho 2014.

Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=83. Acessado em 20 de junho 2014.

VASCONCELOS, José Antonio. Metodologia do Ensino de História. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2011