5

Click here to load reader

Filosofia 2º ano.docx

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Filosofia 2º ano.docx

Questão 01

Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.

A) Premissa: Os exames finais devem ser extintos. Conclusão: Os exames finais dão muito trabalho a alunos e a professores.

B) Premissa: Os índios brasileiros eram culturalmente primitivos. Conclusão: Os índios brasileiros cultuavam vários deuses.

C) Premissa: N é um número inteiro múltiplo de 6. Conclusão: N não é um número ímpar.D) Premissa: É possível que um candidato ganhe as eleições presidenciais. Conclusão: O

tal candidato tem muitos eleitores no interior do país.E) Premissa: É muito difícil aprender a escrita japonesa. Conclusão: O alfabeto japonês

tem mais de dois mil anos.

Questão 02

Qual a negação da proposição Algum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos?

A) Todo funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.B) Não existe funcionário da agência P do Banco do Brasil com 20 anos.C) Algum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem mais de 20 anos.D) Nenhum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.E) Nem todo funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.

Questão 03

A negação de “João comprou um sapato novo e foi ao cinema com Paula ou ao teatro com seus pais” é:

a) “João comprou um sapato novo ou foi ao cinema com Paula e ao teatro com seus pais”.

b) “João não comprou um sapato novo ou não foi ao cinema com Paula e não ao teatro com seus pais”.

c) “João comprou um sapato novo ou foi ao cinema com Paula e não ao teatro com seus pais”..

d) “João não comprou um sapato novo ou não foi ao cinema com Paula e ao teatro com seus pais”.

e) João não foi ao cinema com Paula e não comprou um sapato novo para seus pais.

Questão 04

I. O amigo do meu amigo é meu amigo. II. A todo sempre cabe no todo.

III. A frase “Eu sou mentiroso” dita por um cidadão de uma cidade onde somente existem pessoas que só dizem a verdade ou só dizem mentiras não gera uma contradição.

Page 2: Filosofia 2º ano.docx

Do ponto de vista da lógica, é(são) sempre verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s)

(A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II. (E) II e III.

Questão 05

Se há um ponto de consenso entre os filósofos e historiadores da lógica, este é a posição eminente que goza Gottlob Frege (1848-1925). Frege é tido como um dos maiores lógicos da modernidade e, indubitavelmente, aquele que mais colaborou para o avanço no campo da lógica matemática.

Sobre suas contribuições, é incorreto afirmar:

a) Em seu pequeno livro Begriffsschrift aparece pela primeira vez o desenvolvimento axiomático inteiramente formalizado do cálculo sentencial, consistente e completo. b) Uma das várias contribuições importantes de Frege abrange também a quantificação de predicados ou de variáveis de classe. c) Sua descoberta notável consistiu em mostrar que a aritmética, e com ela boa parte da matemática, podiam ser sistematizadas a partir da lógica. d) Frege, ao introduzir quantificadores, axiomas e regras em seu sistema formal, acaba por obter um sistema de cálculo de predicados de primeira ordem, que é completo. e) O trabalho de Frege foi muito bem recebido pelos matemáticos da época, que costumavam cometer muitos erros em suas demonstrações e por isso encontraram na sistematização do raciocino matemático um grande auxílio.

Questão 06

A respeito do projeto logicista e da compreensão da Matemática, é correto afirmar: a) A tentativa de Frege de fundamentar a aritmética na lógica falhou, conforme atestaram as observações de Russell. b) Para Wittgenstein as proposições da Matemática e da lógica eram tautológicas e, por isso, não poderiam servir de base para a ciência. c) Russell reformula o projeto de Frege, tentando fundamentar ao invés da geometria, a aritmética por meio da lógica. d) Lógica e Matemática expressariam os limites do mundo para Wittgenstein, por se

Page 3: Filosofia 2º ano.docx

constituírem como a linguagem científica. e) O projeto logicista tem sua raiz na filosofia de Platão e Leibniz que pretendiam fundamentar a Matemática na lógica.

Questão 07

Quais destes conjuntos de características podemos elencar com pontos fundamentais para o desenvolvimento do Círculo de Viena? a) A tese empirista de Hume e o positivismo da filosofia analítica. b) O atomismo lógico; a filosofia analítica de Frege. c) O verificacionismo, coerentismo, convencionalismo, fundacionismo. d) A filosofia analítica de Frege; o atomismo lógico e a tese empirista de Hume e Mach. e) As teses empiristas de Hume e Mach; a filosofia do atomismo lógico; logicismo e a filosofia analítica.

Questão 08

Desejavelmente, uma resposta clara a esta questão pode ajudar-nos a obter uma

resposta à questão de saber que crenças são verdadeiras, mas por agora

perguntamos apenas “O que é a verdade?” e “O que é a falsidade?”, e não “Que

crenças são verdadeiras?” e “Que crenças são falsas?”. É muito importante manter

estas questões diferentes inteiramente separadas, dado que qualquer confusão entre

elas irá seguramente produzir uma resposta que não é realmente aplicável a qualquer

delas.

Há três aspectos a observar na tentativa de descobrir a natureza da verdade, três

requisitos que qualquer teoria tem de cumprir.

Russell, Bertrand. Verdade e falsidade, Tradução de Desidério Murcho

Quais são os três aspectos mínimos para uma teoria da Verdade, segundo Russell.

a) A possibilidade do falso, a noção de que verdade e falsidade são características das crenças proposicionais e que a correção da verdade não está em função das crenças.

Page 4: Filosofia 2º ano.docx

b) A impossibilidade do falso, a noção de que verdade e falsidade não são características das crenças proposicionais e que a correção da verdade não está em função das crenças.

c) A impossibilidade do falso, a noção de que verdade e falsidade são características das crenças proposicionais e que a correção da verdade está em função das crenças.

d) A impossibilidade do falso, a noção de que verdade e falsidade não são características das crenças proposicionais e que a correção da verdade está em função das crenças.

e) NDA

Gabarito

1) C2) D3) B4) D5) E6) A7) E8) A