2
MINISTÉRIO DA SAÚDE CADASTRO DOS SERVIÇOS DE PIC NO SCNES Os serviços e os profissionais envolvidos com as PICs devem ser cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Saiba mais sobre como usar o SCNES em: http://189.28.128.100/dab/docs/geral/passo_a_ passo_DAB.pdf C ADASTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS , PROGRAMAS E INSTITUIÇÕES LIGADAS ÀS PIC S A Coordenação-Geral de Áreas Técnicas criou uma base de dados para o cadastro de profissionais, programas e instituições ligadas às PICs. O objetivo é promover o intercâmbio de informações e formação de parcerias para otimização de recursos e ampliação da oferta dos serviços e produtos das PICs no SUS. V OCÊ S ABIA ? que segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES (março/2015), 4.681 estabelecimentos de saúde oferecem serviços de PICs. MAIS INFORMAÇÕES: http://www.saude.gov.br/dab [email protected] i F AÇA O CADASTRO NO ENDEREÇO : http://goo.gl/anpWuC Conheça relatos de experiências, comunidades e cursos sobre práticas integrativas e complementares na Comunidade de Práticas: h t t p : / / atencaobasica.org.br. maio – SAS – 0101/2015 – Editora MS

Folder Pnpic 2015

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

Citation preview

  • MINISTRIO DA SADE

    Cadastro dos servios de PiC no sCnesOs servios e os profissionais envolvidos com as PICs devem ser cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (SCNES). Saiba mais sobre como usar o SCNES em: http://189.28.128.100/dab/docs/geral/passo_a_passo_DAB.pdf

    Cadastro naCional de Profissionais, Programas e instituies ligadas s PiCsA Coordenao-Geral de reas Tcnicas criou uma base de dados para o cadastro de profissionais, programas e instituies ligadas s PICs. O objetivo promover o intercmbio de informaes e formao de parcerias para otimizao de recursos e ampliao da oferta dos servios e produtos das PICs no SUS.

    voC sabia?que segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade CNES (maro/2015), 4.681 estabelecimentos de sade oferecem servios de PICs.

    mais informaes:http://www.saude.gov.br/[email protected]

    i

    faa o Cadastro no endereo:http://goo.gl/anpWuC

    Conhea relatos de experincias, comunidades e cursos sobre prticas integrativas e complementares na Comunidade de Prticas: http://atencaobasica.org.br.

    mai

    o

    SA

    S

    010

    1/20

    15

    Ed

    ito

    ra M

    S

  • com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo so a viso ampliada do processo sade-doena e a promoo global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

    SiStemaS e recurSoS teraputicoS contempladoS na pnpic

    Os sistemas e recursos teraputicos includos na PNPIC envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de preveno de agravos e recuperao da sade por meio de tecnologias eficazes e seguras, atuando de forma multiprofissional, com nfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vnculo teraputico e na integrao do ser humano

    medicina tradicional chineSa/acupuntura

    Medicina originada h milhares de anos na China, que se fundamenta nas teorias do yin-yang e dos cinco movimentos. Utiliza para diagnstico a anamnese, a palpao do pulso, a observao da face e da lngua e possui como abordagens teraputicas a fitoterapia chinesa, a dietoterapia, as prticas corporais e mentais, a acupuntura, a moxaterapia e a ventosaterapia.

    Teraputica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes apresentaes farmacuticas, sem a utilizao de substncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. Os produtos podem ser oferecidos nas seguintes formas: planta medicinal in natura, planta medicinal seca (droga vegetal), fitoterpico manipulado e/ou fitoterpico industrializado.

    medicina antropoSfica

    A medicina antroposfica apresenta-se como abordagem de base vitalista, fundamentada no entendimento da antroposofia sobre o ser humano, a sade e o adoecimento. Entre os recursos utilizados, destacam-se os medicamentos baseados na homeopatia, na fitoterapia e outros especficos da medicina antroposfica.

    termaliSmo Social/crenoterapia

    Designa as diferentes maneiras de utilizao das guas termominerais como elemento teraputico, envolve abordagens individuais e coletivas de cuidado na perspectiva da promoo da sade. O termalismo social utiliza uma abordagem intersetorial e interdisciplinar e, mais do que uma prtica teraputica, um modelo de

    homeopatia

    A homeopatia um sistema de carter holstico e vitalista, que v a pessoa como um todo, no em partes. Desenvolvida por Samuel Hahnemann no sculo XVIII, o mtodo teraputico tem trs princpios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentao no homem sadio; e o uso da ultradiluio de medicamentos. Nesse sistema, as substncias disponveis na natureza tm potencial de curar os mesmos sintomas que produzem.

    PoltiCa naCional de PrtiCas integrativas e ComPlementares no sus

    A Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), aprovada em maio de 2006, por meio da Portaria MS/GM n 971, contempla diretrizes e responsabilidades institucionais para implantao/adequao de aes e servios de medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, alm de instituir observatrios em sade para o termalismo social/crenoterapia e a medicina antroposfica, h muito ofertados no Sistema nico de Sade.

    A PNPIC veio para atender necessidade da populao brasileira, demanda de normatizao e harmonizao dessas prticas na rede pblica de sade, assim como atender a orientao da Organizao Mundial da Sade (OMS).

    A PNPIC transversal em suas aes no SUS e est presente em todos os nveis de ateno, prioritariamente na Ateno Bsica, e com grande potencial de atuao em rede.

    Entre seus objetivos, ela se prope a contribuir com o aumento da resolubilidade do sistema e com a ampliao do acesso s prticas integrativas e complementares, garantindo qualidade, eficcia, eficincia e segurana no uso.

    ateno sade. Para alm dos benefcios biolgicos, o termalismo social considera as dimenses ecolgica, social, cultural, poltica, ldica e subjetiva.

    aS picS e oS programaS de Sade

    Os servios e produtos das PICs esto presentes em diversos programas de sade, principalmente naqueles relativos Ateno Bsica, por exemplo:

    Academia da Sade;

    Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Ateno Bsica (PMAQ);

    Relao Nacional de Aes e Servios de Sade (Renases);

    Relao Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

    plantaS medicinaiS e fitoterapia