11
HISTÓRIA 8.° ANO FICHA 1 DESCOBRIMENTOS E COLONIZAÇÃO IBÉRICOS O EXPANSIONISMO EUROPEU NOME N.º TURMA PROFESSOR AVALIAÇÃO 1. No século XV, em que viveu o Infante D. Henrique, os Portugueses lançaram-se na aventura da Expansão Marítima. Descobre, no texto, três erros. Sublinha-os. As razões da prioridade portuguesa na Expansão Marítima Portugal tinha uma excelente situação económica: extensa costa e bons portos naturais. Os Portugueses desconheciam a ciência náutica e possuíam um saber de experiência feito, proporcionado pela pesca e pelo comércio marítimo. O Infante D. Henrique foi um grande apoiante das conquistas ter- ritoriais. 2. Os navegadores portugueses ousaram desafiar os oceanos, porque conheciam a navegação astronómica. Assinala, com um X, as figuras intrusas. 5. Conquistar ou descobrir? Nobres e burgueses irão competir! Faz a ligação entre os elementos das duas colunas. Ceuta Estabelecimento ou entreposto comercial fun- dado num território. D. Afonso V Constituíram importantes pontos estratégicos de apoio à navegação portuguesa. Ilhas atlânticas Processo de organização administrativa utili- zado nas ilhas atlânticas. Capitanias A sua conquista marcou o arranque da Expan- são portuguesa. Feitoria O seu objectivo era atingir a Índia através do Atlântico Sul. D. João II Privilegiou a conquista territorial em Marrocos. 1 M O 2 T 3 I 4 V A P X E N S Ã O Ç Õ E 5 S 6 3. Como já sabes que todos os grupos sociais tinham interesses na expansão do Reino de Portugal. És capaz de preencher o crucigrama no menor tempo possível? 4. Sempre que se descobriam novos territórios, os Portugueses tinham de assinalar a sua descoberta e propriedade. 4.1. Descobre as cinco diferenças entre as duas imagens. 7. Caça à verdade! Assinala com um X as afirmações verdadeiras. Lisboa, Sevilha e Antuérpia eram os grandes centros distribuido- res dos produtos coloniais. O Império espanhol localizava-se no continente africano. As especiarias, as porcelanas e os tecidos de luxo eram transpor- tados na Carreira da Índia. Até ao século XVII, Portugueses e Espanhóis praticaram o mono- pólio comercial nas regiões coloniais. Os povos ibéricos não se deixaram influenciar pelas culturas dos povos colonizados. 4.2. O que representam as imagens? 6. Com conquistas e descobertas, os Portugueses deram a conhecer ao mundo novos territórios, povos e culturas. Localiza, no mapa, os seguintes locais. 1. Locais onde a burguesia com- prava e vendia produtos. 2. Metal precioso que escasseava na Europa. 3. O que procuravam os nobres. 4. Condição política fundamental para a Expansão. 5. Grupo social que procurava expandir a fé católica. 6. O que ambicionava o rei. OCEANO ATLÂNTICO OCEANO PACÍFICO OCEANO PACÍFICO OCEANO ÍNDICO N 0 4000 km Açores Cabo Verde Cabo da Boa Esperança Cabo Bojador Ceuta Calecut Madeira Brasil Goa Meridiano do Tratado de Tordesilhas

H8AAE2

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 1DESCOBRIMENTOS E COLONIZAÇÃO IBÉRICOSO EXPANSIONISMO EUROPEU

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. No século XV, em que viveu o Infante D. Henrique, os Portugueseslançaram-se na aventura da Expansão Marítima. Descobre, notexto, três erros. Sublinha-os.

As razões da prioridade portuguesa na Expansão Marítima

Portugal tinha uma excelente situação económica: extensa costa e bonsportos naturais. Os Portugueses desconheciam a ciência náutica e possuíamum saber de experiência feito, proporcionado pela pesca e pelo comérciomarítimo. O Infante D. Henrique foi um grande apoiante das conquistas ter-ritoriais.

2. Os navegadores portugueses ousaram desafiar os oceanos,porque conheciam a navegação astronómica. Assinala, com um X,as figuras intrusas.

5. Conquistar ou descobrir? Nobres e burgueses irão competir! Faz a ligação entre os elementos das duas colunas.

CeutaEstabelecimento ou entreposto comercial fun-

dado num território.

D. Afonso VConstituíram importantes pontos estratégicos

de apoio à navegação portuguesa.

Ilhasatlânticas

Processo de organização administrativa utili-zado nas ilhas atlânticas.

CapitaniasA sua conquista marcou o arranque da Expan-

são portuguesa.

FeitoriaO seu objectivo era atingir a Índia através do

Atlântico Sul.

D. João IIPrivilegiou a conquista territorial

em Marrocos.

1 M

O2T3I4V

APXE N S Ã O

Ç

Õ

E5S6

3. Como já sabes que todos os grupos sociais tinham interesses naexpansão do Reino de Portugal. És capaz de preencher o crucigramano menor tempo possível?

4. Sempre que se descobriam novos territórios, os Portugueses tinhamde assinalar a sua descoberta e propriedade. 4.1. Descobre as cinco diferenças entre as duas imagens.

7. Caça à verdade! Assinala com um X as afirmações verdadeiras.

Lisboa, Sevilha e Antuérpia eram os grandes centros distribuido-res dos produtos coloniais.O Império espanhol localizava-se no continente africano.As especiarias, as porcelanas e os tecidos de luxo eram transpor-tados na Carreira da Índia.Até ao século XVII, Portugueses e Espanhóis praticaram o mono-pólio comercial nas regiões coloniais.Os povos ibéricos não se deixaram influenciar pelas culturas dospovos colonizados.

4.2. O que representam as imagens?

6. Com conquistas e descobertas, os Portugueses deram a conhecerao mundo novos territórios, povos e culturas. Localiza, no mapa,os seguintes locais.

1. Locais onde a burguesia com-prava e vendia produtos.

2. Metal precioso que escasseavana Europa.

3. O que procuravam os nobres.4. Condição política fundamental

para a Expansão.5. Grupo social que procurava

expandir a fé católica.6. O que ambicionava o rei.

OCEANO

ATLÂNTICO

OCEANO

PACÍFICO

OCEANO

PACÍFICO

OCEANO

ÍNDICO

N

0 4000 km

Açores Cabo Verde Cabo da Boa Esperança Cabo Bojador Ceuta

Calecut Madeira Brasil Goa Meridiano do Tratado de Tordesilhas

Page 2: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 2O RENASCIMENTO E AS REFORMAS PROTESTANTE E CATÓLICARENASCIMENTO E REFORMA

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. O Renascimento foi um tempo de génios. Será que também conse-gues ser um? Descobre o conceito correcto a partir das pistas.

2. Para além de Leonardo da Vinci, destacaram-se outros artistas ehumanistas. Estabelece a ligação entre os elementos das duascolunas.

SábiosProtecçãoArtistas

5. No entanto, as influências da arte do Renascimento tardaram achegar a Portugal. Assim, no século XVI, nasceu um estilo decora-tivo tipicamente português – o estilo Manuelino. Encontra, na sopade letras, oito elementos manuelinos e escreve-os em baixo.

Terra e SolPlanetas

Copérnico

SaberExperiênciaObservação

NaturezaObservaçãoValorização

Thomas MoreImportante sábio que desenvolveu a teoria

heliocêntrica.

Erasmo deRoterdão

Humanista inglês autor de Utopia.

Lourençode Médicis

Vulto da literatura portuguesa, autor d’ Os Lusíadas.

GutenbergHumanista dos Países Baixos autor de Elogio da

Loucura.

Luísde Camões

Inventor da imprensa.

Copérnico Mecenas florentino.

C R U Z A D E O C R I S T O

O S T Q E I V M O L Z Y U G

R E D E S U L A R O V R F S

D R A R I E P L A N T A S H

A L G A S O N L I S I F B T

S N T A B P A P S U V Z J X

I O S D N C V O A B I B M R

E S C U D O N R E A L S C L

J I B O R A R D X I D P E U

E S F E R A Q A R M I L A R

3. Os artistas do Renascimento inspiraram-se nas obras de duascivilizações já tuas conhecidas, as civilizações grega e romana.Assinala as obras de arte que não pertencem ao Renascimento.

6. No século XVI, fazer certas descobertas científicas podia colocara vida em risco, devido à presença da Inquisição. Estávamosnum tempo de tensões religiosas entre protestantes e católicos.Resolve o crucigrama.

4. A arquitectura renascentista apresenta vários elementos clássi-cos. Identifica-os.

2

1

3

4

Verticais1. Religião oficial de Inglaterra.2. Defensor da teoria da predestinação.3. Instituição repressiva da Igreja católica.4. Cerimónia de execução dos hereges5. Índice de livros proibidos.

Horizontais1. Fundador do Anglicanismo.2. Combate da Igreja católica

contra o protestantismo.3. Assembleia de bispos católi-

cos.

Henrique VIII (1509-1547)

1

1

3

2

3

4

5

2

1.

2.

3.

4.

Page 3: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 3O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONALPORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

a)

b) –

c)

d)

e) –

f)

Horizontais1. Serviam para apoiar e suportar todo o

comércio entre as colónias e a metrópole. 2. Célebre rota estabelecida pelos Espanhóis

através do Pacífico, entre a costa ociden-tal americana e as Filipinas.

2. Com esta crise, Portugal teve de procurar soluções, ainda queoutras nações europeias também começassem a fazer a suaexpansão marítima e colonial. És capaz de resolver o crucigrama?

4. Os 60 anos (1580-1640) de domínio espanhol trouxeram descon-tentamento e agitação. Finalmente, no dia 1 de Dezembro, osPortugueses gritaram: Viva a Restauração. Descobre o que faltano poema.

Tirarem-lhe gente Crueldade Cruzados

Nu Reais Os vícios Grandes danos Tributos

Dinheiro Grande rigor Mal ferido

Filipe, a quem mais amas? As damasE quais são os teus exercícios?E enquanto majestade? [...]

1. Como sabes, a vida dos navegadores portugueses não era fácil,sobretudo quando o Império Português do Oriente entrou em crise.Assinala com um X os factores que contribuíram para essa crise.

Reanimação da Rota do Levante pelos Muçulmanos.

Concorrência dos Holandeses, Ingleses e Franceses.

Comércio com o Norte da Europa.

Aumento dos naufrágios devido à carga excessiva.

Aumento do tráfego da Rota do Cabo.

Ataques de piratas e corsários aos navios portugueses.

Corrupção administrativa.

Participação de particulares no comércio das especiarias.

A política do mare liberum defendida por países europeus,excepto Portugal e Espanha.

OCEANO

ATLÂNTICO

OCEANO

PACÍFICO

OCEANO

PACÍFICO

OCEANO

ÍNDICO

ÁSIA

ÁFRICA

AMÉRICADO

NORTE

AMÉRICADOSUL

AUSTRÁLIA

Império Português

Império Espanhol

Império Holandês

Império Francês

Império Inglês

N

0 1865 km

Que teve de ti Portugal? Grande malE de seres seu Senhor?Que teve dos castelhanos? [...]

Que nos quer o teu conselheiro?Tu, de nós que queres mais?E dos viúvos e dos defuntos? [...]

Que tirava dos coitados?Que fazia do seu ouro? TizouroQue coisas o reino mais sente? [...]

Qual está o reino estimado? RoubadoComo o deixaste cá tu?E qual se fora inimigo? [...]

Já está convalescenteE pello bem que se segueE de tão grande rigorViva o seu libertadorQuarto João Rey PortuguêsPorque cativo o fezContente, alegre e senhor.Panfleto popular relativo à Restauração, 1641, Biblioteca Municipal de Évora

3. Iniciaram a sua actividade expan-sionista através de ataques piratasàs embarcações portuguesas.

4. Comércio que se irá consolidar noséculo XVIII.

5. Iniciaram a sua actividade expan-sionista através de ataques piratasàs embarcações portuguesas.

Verticais1. Mercado de valores onde eram

transaccionadas as acções.2. Iniciaram a sua actividade expan-

sionista através de ataques piratasàs embarcações portuguesas.

3. Possibilitaram um forte incre-mento da produção açúcareira.

4. O mesmo que acções.5. Território do Atlântico para onde

os Portugueses se voltaram. 6. Cortes realizadas em 1581, em

que Filipe II foi empossado comorei de Portugal com o título deFilipe I.

1

2

4

3 6

42

5

3

5

1

3. No meio de toda a crise económica, Portugal teve ainda de enfren-tar uma crise política, que terminou com a perda da independênciaportuguesa e a União Ibérica. Queres saber mais? Então, joga!

Cada aluno deve dizer uma letra até se completarem as expressões. Se aletra pedida não fizer parte da expressão, completa-se uma parte do corpodo enforcado. Quem conseguir acertar, escreve a expressão seguinte. O professor tem a lista das expressões do jogo.Boa sorte!

5. Nos finais do século XVII, cinco países europeus tinham construídoos seus impérios coloniais. Pinta-os no mapa.

Page 4: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 4ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO NUMA SOCIEDADE DE ORDENSO ANTIGO REGIME PORTUGUÊS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XVIIIPORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. A sociedade de Antigo Regime era comandada pelos reis e outroshomens importantes. Descobre o pensamento correcto de cadauma das personalidades.

4. Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquêsde Pombal, foi uma personalidade marcante da História de Portu-gal. Para saberes mais sobre ele, joga a Toto-História.

2. A solução, que aqueles governantes encontraram para acabarcom a crise económica, foi o mercantilismo. Completa, com asletras I (importações) ou E (exportações) os pratos das balanças.

O meu reinado foi extensoe próspero. Mandei cons-truir o Palácio e Mosteirode Mafra.

Reforcei o poder do rei;disciplinei os gruposprivilegiados; centrali-zei a administração;reformei o ensino.

Sou o Rei-sol e fuiexemplo para mui-tos reis. Mandeiconstruir o Paláciode Versalhes.

TOTO-HISTÓRIA

1O Marquês de Pombal representou o…1- Manuelino X- Antropocentrismo 2- Despotismo esclarecido

2A sua acção visou …1- Retirar poder ao monarca X- Centralizar o poder régio 2- Controlar o Terceiro

Estado

3Criou novos órgãos administrativos, tais como…1- Erário Régio X- Índex 2- Banco de Portugal

4Para restaurar a economia, o Marquês de Pombal…1- Criou companhias comerciais X- Criou sindicatos 2- Extinguiu as manufacturas

5A nível social, o Marquês…1- Expulsou os Jesuítas X- Mandou matar o rei 2- Favoreceu os cristãos-velhos

balança comercialequilibrada

balança comercialfavorável

balança comercialdesfavorável

3. Apesar do desenvolvimento do comércio, em Portugal, a economiabaseava-se na agricultura. Faz a ligação das expressões com arespectiva actividade económica.

COMÉRCIO •

AGRICULTURA •

• Comércio triangular

• Terras nas mãos do clero e da nobreza

• Exportação de produtos continentais ecoloniais

• Fornece matérias-primas para o arte-sanato e comércio

• Principal área económica portuguesa– Atlântico Sul

• Muito rudimentar (processos e técnicasantigos e desajustados)

• Ocupava a maior parte da mão-de-obra

5. O estilo barroco foi a expressão artística que caracterizou osséculos XVII e XVIII. Vamos lá pôr à prova os teus conhecimentos.Completa o crucigrama.

B

A2R

R

34

O

C

O

56

7

1

1. Arquitecto do estilo barroco.2. Elemento característico do barroco.3. Significado em português da pala-

vra barroco.4. Manifestação mais rica da escul-

tura barroca.5. Obra grandiosa de D. João V.6. Edifício significativo do barroco

portuense.7. Destacado escultor português.

Page 5: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 5A CULTURA E O ILUMINISMO EM PORTUGAL FACE À EUROPAPORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. Nos séculos XVII e XVIII, a Europa viveu uma autêntica RevoluçãoCientífica. Vamos lá ver se também tu és um iluminado! Descobre,na sopa de letras, 16 cientistas e pensadores daquela época.

A Passarola, de Bartolomeude Gusmão

R D E D E G R O T B A R T L O D E F R V T G

I J F G P A S C A L S E R M A O S A N T O U

B A R T O L O M E U Y D E K G U S M A O F S

E M O H R I P I N T O R A F M U S E U O C M

I E U U E L A V O I S I E R D I P L O M C T

R S S G N E W T O N A D ‘ A L E M B E R T Y

O - S O A U C A R L O J A N S E N L O U C U

Y W E R T P A S S A R O L K A N T C O M P J

S A A I O P O R T U G U A L R E V O L U Ç K

A T U C I J E L C I E N D I D E R O T P T I

N T H A K E O C I A V E R N E Y A B J U R F

C J J D Y V O L T A I R E P T O L O M E U R

H O U O H E L I O W A T S O N Y R I B E I A

E A P A D R E Y A N T Ó N I O K V I E I R A

S O M A C H A D O Y D E K C A S T R O L K I

4

6

1

2

5

3

4

23

1

4. Os novos conhecimentos e pensamentos tiveram dificuldades ementrar em Portugal. Sabes porquê? Soluciona o crucigrama.

2. Depois de identificares os cientistas do século XVII e XVIII, já éscapaz de relacionar os elementos das duas colunas?

5. Iluminar e instruir os homens num movimento de renovaçãointelectual. Este era o grande objectivo. Decifra o crucigrama.

NewtonProvou a teoria heliocêntrica

Galileu GalileiFormulou a teoria da gravitação

universal dos corpos

Galvani, Volta eBenjamin Franklin

Aprofundou o estudo sobre a pressão atmosférica e o vácuo

Newton e LeibnizElaboraram estudos sobre

a electricidade

DescartesLançou as bases da Química

Moderna

LavoisierDemonstrou a circulação constante

do sangue no corpo

HarveyAprofundou estudos de álgebra e

criou a geometria analítica

Pascal e TorricelliTambém se distinguiram pelas suas

pesquisas matemáticas

1. Um dos direitos principais do Homem.2. Impede o progresso.3. Propôs a separação de poderes.4. Sociedades de intelectuais.5. Sociedade secreta de defesa dos ideais iluministas.6. Liberta o Homem da ignorância e superstição.

I

L1U

M32

I

N

A

R

65

4

3. Os iluministas procuravam a verdade. Das frases seguintes, ajuda--os a descobrir as verdadeiras.

Através das hipóteses, experimentação, observação e generalização, os cientistas descobriram o método experimental.O método científico permitiu um melhor conhecimento da Natu-reza e o desenvolvimento de várias ciências.O naturalismo e o experiencialismo dos séculos XV e XVI consti-tuíram as raízes do pensamento científico.Os progressos científicos dos séculos XVII e XVIII chegaram atodas as ordens sociais.Voltaire foi o grande defensor da separação dos poderes.Verney criticou o ensino teórico das escolas portuguesas.A rádio e a televisão foram os meios de difusão das novas ideiasiluministas.

Horizontais

1. Cultura pertencente a um pequenonúmero de pessoas.

2. Proibição e censura aos livros.3. Libertação da influência clerical do

ensino.4. Congregação religiosa que seguiu as

novas correntes.5. Universidade extinta pelo Marquês de

Pombal.6. Meio de difusão das ideias.

Verticais

1. Outro nome dado à Inquisição.2. A quem estava entregue o ensino

em Portugal.3. Português que vivia no estrangeiro e

que pretendia aplicar as novas ideiasao país.

4. Pretendia formar nobres para o fun-cionalismo do aparelho de Estado.

Page 6: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 6A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIALO ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. O inventor James Watt teve uma ideia luminosa que revoluciou avida de toda a Humanidade. Para saberes mais, joga a Toto-Histó-ria. Vence quem tiver um maior número de respostas certas nomenor tempo.

TOTO-HISTÓRIA TOTO-HISTÓRIA

1Permitiu aumentar a produção agrícola…1- A mecanização X- A irrigação 2- A florestação

2Sistema de cultura que foi suprimido…1- Descanso X- Pousio 2- Trevo

3Aproveitaram-se as terras incultas…1- Adubamento X- Arroteamentos 2- Abertura

de caminhos

4Fertiliza as terras…1- Estrume X- Pousio 2- Pastos

5O aumento da produção agrícola trouxe…1- A organização X- Maior resistência 2- A distribuição

de banquetes às doenças de alimentos

16Ao movimento das populações rurais em direcção às cidades chama-se…1- Emigração X- Imigração 2- Êxodo rural

17Houve famílias que procuraram melhores condições de vida noutros países, ouseja, tornaram-se…1- Emigrantes X- Imigrantes 2- Turistas

18A construção e ordenamento das cidades faz-se recorrendo às técnicas de…1- Arquitectura X- Urbanismo 2- Construção civil

19Um dos princípios do liberalismo económico é…1- O proteccionismo X- A intervenção 2- A livre concorrência

do Estado na economia

20As crise típicas do capitalismo são crises de…1- Superprodução X- Subprodução 2- Inflação

6As melhores condições de higiene foram importantes para…1- A diminuição X- A diminuição 2- A diminuição

da natalidade da fertilidade da mortalidade

7A diminuição da mortalidade e o aumento da natalidade permitiram um…1- Saldo fisiológico X- Saldo fisiológico 2- Saldo fisiológico

negativo positivo equilibrado

8Os sectores de arranque da Revolução Industrial foram…1- Indústrias têxtil X- Indústrias 2- Indústrias

e metalúrgica química e eléctrica têxtil e eléctrica

9Na manufactura trabalha-se na…1- Fábrica X- Escola 2- Oficina

10Na maquinofactura produz-se…1- Pequenas X- Grandes quantidades 2- Artigos artesanais

quantidades

11A Revolução Agrícola teve origem na…1- França X- Alemanha 2- Inglaterra

12A industrialização trouxe o aparecimento de um novo grupo social…1- Os operários X- Os escravos 2- Os burgueses

13Com a industrialização surgiram novos problemas ambientais, como…1- As enchentes X- As tempestades 2- A poluição

14Nas fábricas, os salários mais baixos eram pagos…1- Às mulheres X- Às crianças 2- Aos homens

15As máquinas substituem o trabalho humano e originam…1- Menor produção X- Desemprego 2- Riqueza

para operários

23No século XIX, a velocidade máxima dos comboios a vapor era…1- 100 Km/hora X- 12 km/hora 2- 30 Km/hora

24Uma das fontes de energia da 2ª Revolução Industrial foi…1- A electricidade X- O vapor 2- A energia nuclear

25Nos finais do século XIX, o inglês Dunlop inventou…1- A aspirina X- O pneu 2- A lâmpada

Agora que terminaste, troca a tua Toto-História com a do teu colega.Com a ajuda do(a) Professor(a), corrige-a. Não faças batota!!!

21Na segunda metade do século XIX, Graham Bell inventou…1- O telefone X- A roda 2- O avião

22Fora da Europa, também houve países que se industrializaram, como…1- O Brasil X- Os EUA 2- A China

Page 7: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 7AS REVOLUÇÕES LIBERAIS (1.ª PARTE)O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕESLIBERAIS

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. A primeira revolta liberal aconteceu nas colónias inglesas e fezsurgir os Estados Unidos da América. Quem consegue ser oprimeiro a completar o crucigrama?

1. Cidade da revolta do chá (Boston Tea Party).2. Grupo social que comandou a revolta.3. Local de realização do primeiro congresso.4. Sobrenome do primeiro Presidente dos EUA.5. Documento com as leis fundamentais de um país.6. Guerra iniciada em 1775.7. Nome de uma colónia inglesa.8. Sistema ideológico que defende o ideal de liberdade.9. Redactor da Declaração de Independência.

I

N1G

L

2

A

T

E

R7R8A9

6

45

3. Depois da Revolução Francesa, grandes mudanças ocorreram anível económico, social e político. Associa à imagem as expressõesverdadeiras.

Laicização do Estado

Valorização socialda nobreza

Manutençãoda sociedadede ordens

Liberalizaçãoda economia

Abolição dos direitos feudais

A igualdade éum direitofundamental

Aperfeiçoamentodas monarquiasabsolutistas

A burguesia tornou-sena classe dirigente

4. Decifra a frase para encontrares uma das grandes alterações pro-vocadas pelas Revoluções Liberais.

,

.

5. Como já sabes, houve Revoluções Liberais em vários países. Éscapaz de situar no tempo os vários acontecimentos?

ODLBAO

NDRDEAEIOA

ESTITLOBSMGR

SOIRBLÕÇLVR

SDFITOC

1. Independência dos EUA.2. Revolução liberal portuguesa3. Início da revolução francesa4. Primeira Constituição portuguesa5. Constituição dos EUA.6. Guerra civil portuguesa7. Constituição Francesa8. Revoltas da Maria da Fonte e Patuleia

1776 1787 1789 1791 1820 1822 1832-34 1846-47

CRISE SOCIAL CRISE POLÍTICA CRISE FINANCEIRA

2. No continente europeu, a Revolução Francesa pôs fim ao AntigoRegime. Recorda os factores que originaram essa revolução,preenchendo a grelha com os seguintes elementos.

– Défice comercial– Crise de autoridade– Gastos com a corte e com as

guerras– Desigualdade de direitos– Elevados impostos do Ter-

ceiro Estado

– Injustiça na posse de proprie-dade e repartição de riqueza

– Desemprego – Descrédito na monarquia

absolutista – Crise industrial e comercial

Page 8: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 8AS REVOLUÇÕES LIBERAIS (2.ª PARTE)O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIALE O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

1. A elaboração da Constituição portuguesa só foi possível depois daRevolução Liberal Portuguesa e graças à influência francesa.Resolve o crucigrama.

3. Face a este descontentamento, foi preciso agir. Quem interveio?Relaciona os elementos das duas colunas.

4. Mas o Liberalismo em Portugal só triunfou depois de uma guerracivil. Quem são estas personalidades?

1

2

12 3

3

4

4

Horizontais

1. Chefe do exército franco--espanhol que invadiuPortugal.

2. Batalha que pôs fim à ter-ceira invasão francesa.

3. Chefe do exército portu-guês.

4. Onde desembarcaram astropas inglesas.

Verticais

1. Invasões que conduziramà revolução.

2. Batalha em que foi derro-tada a primeira invasãofrancesa.

3. General que comandoua segunda invasão.

4. Linhas defensivas deLisboa.

Beresford

Local onde se reuniramos militares

Manuel Fernandes Tomás

Constituiu o SinédrioCampo de Santo Ovídio

Regressou a LisboaJunta Provisional

do Governo Supremo do Reino

Cidade onde se inicia a Revolução

Constituição de 1822

Encarregue de preparara Constituição

Porto

Concede amplos poderesàs Cortes

D. João VI

Abdiquei da coroa brasileirapara fazer triunfar as insti-

tuições liberais!

2. Ordena as frases e saberás o estado de Portugal após as invasõesfrancesas.

francesas As invasões a nossa afectaram agricultura, comércio indús-tria. e

Brasil Com no, Portugal a corte a ser inglês. protectorado passou

dos A portos brasileiros nações às agravou amigas económica. situa-ção abertura a

Para a crise, resolver ao os recorreram governantes impostos.aumento de

5. Joga ao “enforcado” e descobre conceitos sobre a História de Por-tugal após a Revolução Liberal.

Tentei restaurar o absolu-tismo em Portugal, mas fui

obrigado a exilar-me.

Fui Ministro da Fazenda e daJustiça. Extingui as institui-

ções de Antigo Regime.

Cada aluno deve dizer uma letra até se completaremas expressões. Se a letra pedida não fizer parte daexpressão, completa-se uma parte do corpo do enfor-cado. Quem conseguir acertar, escreve a expressãoseguinte. O professor tem a lista das expressões dojogo.Boa sorte!

a)

b)

c)

d)

e)

f) f

Page 9: H8AAE2

HISTÓRIA 8.° ANO

FICHA 9A INDUSTRIALIZAÇÃOA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SÉCULO XIX

NOME N.º TURMA

PROFESSOR AVALIAÇÃO

JOGO - A HISTÓRIA A TODO O VAPOR…

1

23

4

5

8

6

7

9

10

4. À semelhança do que aconteceu em vários países da Europa, os Portugueses também emigraram em busca de melhores condições de vida. Qual foi o principal país de destino?

5. No século XIX, a ciência dominou a vida dos homens. Encontraalgumas das invenções e descobertas mais importantes.

1 TO Á MO 1

2 BI CRÓ MI OS 2

3 X OS RAI 3

4 FO LE TE NE 4

5 CI NAS VA 5

6 MI NA TE DI 6

7 MA TÓ CI GRA FO NE 7

8 PI RI AS NA 8

9 DA PA LÂM 9

10 N P U E 10

Regras do JogoPropomos que a turma seja dividida em grupos para jogar A Históriaa todo o vapor.O objectivo é ajudar a locomotiva a fazer a sua viagem até à fábrica.Ao passar em cada estação, cada grupo deve ultrapassar um desafio.No final, o Professor(a) deverá recolher uma folha de resposta decada grupo para corrigir. BOA SORTE!..

1. Em que país surgiu a Revolução Industrial?

2. Atribui a cada frase o conceito correcto:a) As trocas comerciais entre países devem realizar-se sem encargos

alfandegários. b) Cada operário realiza uma única tarefa.

3. Faz a correspondência entre as imagens e as frases.

Com o aumento demográficoalgumas cidades cresceram

extraordinariamente.

A industrialização e o capitalismofinanceiro fizeram surgir novas

classes sociais, como a classe média.

As más condições de vida nas cidades e o excesso de mão-de-obra

levaram muitos europeus a emigrarem para outros continentes.

Os progressos na medicina permitiram combater as doenças.

6. E quem foram os seus inventores?

4- 6- 7-

7. Indica uma corrente artística do século XIX.

8. Indica dois artistas dessa corrente artística.

9. Não te esqueças que no século XIX apareceu a chamada arquitec-tura do ferro. Refere dois monumentos.

10. Parabéns, chegaram à fábrica! O que é que o operário está a falarcom o camponês?

Não sabes como tenho vivido na ! Trabalho 15 horas por

e o salário não chega para sustentar a família!

(operário)

Bem sei. Mas olha que a minhavida também não é melhor!

(camponês)

Nós não temos sequer um caldo à hora das refeições! Já pensei

em pôr os a trabalhar!

Eu cá repito arduamente as lavras, as sementeiras, as regas, mas… trabalho só para !

A mulher já está doente. A é tão fria

e dormimos no chão, sem

Eu cá estou a pensar em abalarpara o , não pode

ser pior do que isto…

Page 10: H8AAE2

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

4.1

4.2As imagens representam a implantação de umPadrão, com o escudo real gravado. Este objectoidentificava os Portugueses como os descobrido-res e possuidores dos vários territórios coloniais.

4

As razões da prioridade portuguesa na Expansão MarítimaPortugal tinha uma excelente situação económica: extensa costa e bons portos natu-rais. Os Portugueses desconheciam a ciência náutica e possuíam um saber de expe-riência feito, proporcionado pela pesca e comércio marítimo. O Infante D. Henriquefoi um grande apoiante das conquistas territoriais.

2

1

3

5

FICHA 1

1 M E R C

O2T3 E R R A S

IBATSE4 L I D A D E

V

APXE N S Ã O

Ç

Õ

ELC5 R O

SERP6 T I G I O

U R O

A D O S

CeutaEstabelecimento ou entreposto

comercial fundado numterritório.

D. Afonso VConstituíram importantes pon-

tos estratégicos de apoio ànavegação portuguesa.

Ilhasatlânticas

Processo de organização admi-nistrativa utilizado nas ilhas

atlânticas.

CapitaniasA sua conquista marcou o

arranque da Expansãoportuguesa.

Feitoria O seu objectivo era atingir aÍndia através do Atlântico Sul.

D. João IIPrivilegiou a conquista

territorialem Marrocos.

C1

2

1

O

L

S

AM N I L A

M P A N H I A

T

4

T

U

L

O

S EE

3

N

G

E

N G U L A R

A

M

O

T

6

AIRT

X

X

X

4H

O

S E SEDN

G

L

E

S

E

S

I

2

ALOH5

CNARF3

S

B

5

R

A

S

I

L

B

a) D. S E B A S T I Ã Ob) C A R D E A L D. H E N R I Q U Ec) A L C Á C E R Q U I B I Rd) C O R T E S D E T O M A Re) C A T A R I N A D E B R A G A N Ç Af) F I L I P E I

3

4 Filipe, a quem mais amas? As damasE quais são os teus exercícios? Os víciosE enquanto majestade? [...] Crueldade

Que teve de ti Portugal? Grande malE de seres seu Senhor? Grande rigorQue teve dos castelhanos? [...] Grandes danos

Que nos quer o teu conselheiro? DinheiroTu, de nós que queres mais? ReaisE dos viúvos e dos defuntos? [...] Tributos

Que tirava dos coitados? CruzadosQue fazia do seu ouro? TizouroQue coisas o reino mais sente? [...] Tirarem-lhe gente

Qual está o reino estimado? RoubadoComo o deixaste cá tu? NuE qual se fora inimigo? [...] Mal ferido

Já está convalescenteE pello bem que se segueE de tão grande rigorViva o seu libertadorQuarto João Rey PortuguêsPorque cativo o fezContente, alegre e senhor.

FICHA 3- Reanimação da Rota do Levante pelos Muçulmanos.- Concorrência dos Holandeses, Ingleses e Franceses.- Aumento dos naufrágios devido à carga excessiva.- Ataques de piratas e corsários aos navios portugueses.- Corrupção administrativa.- A política do mare liberum defendida por países europeus, excepto Portugal e

Espanha.

2

XXXXXX1

FICHA 41 2

34

5

COMÉRCIO •

AGRICULTURA •

• Comércio triangular

• Terras nas mãos do clero e danobreza

• Exportação de produtos conti-nentais e coloniais

• Fornece matérias-primas paraartesanato e comércio

• Principal área económica portu-guesa– Atlântico Sul

• Muito rudimentar (processos etécnicas antigos e desajustados)

• Ocupava a maior parte da mão-de-obra

B

AXE2 G E R O

R M A I R R E G U L A R

R

O

U

F

OD

AL

A

O

H

R

L

E

A

P

T

34 A D A

O

C

O

T

D

N

A

A

E

J

H

V

E

C

N

R

A

O

G

M

C

I

56

7L

M

E

C

A

R

A

F

I

S

R

G

T

A

O

R

S

O

1 O R R O M I N I

5

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOPACÍFICO

OCEANOPACÍFICO

OCEANOÍNDICO

N

0 1865 km

ImpérioInglês

ImpérioHolandês

ImpérioFrancês

ImpérioPortuguês

ImpérioEspanhol

Reforcei o poder do rei;disciplinei os grupospriviligiados; centrali-zei a administração;reforcei o ensino

Sou o Rei-sol e fuiexemplo para mui-tos reis. Mandeiconstruir o Paláciode Versalhes.

O meu reinado foi extensoe próspero. Mandei cons-truir o Palácio e Mosteirode Mafra

TOTO-HISTÓRIA

1O Marquês de Pombal representou o…1- Manuelino X- Antropocentrismo 2- Despotismo esclarecido

2A sua acção visou …1- Retirar poder ao monarca X- Centralizar o poder régio 2- Controlar o Ter-

ceiro Estado

3Criou novos órgãos administrativos, tais como …1- Erário Régio X- Índex 2- Banco de Portugal

4Para restaurar a economia, o Marquês de Pombal …1- Criou companhias comerciais X- Criou sindicatos 2- Extinguiu as manufactu-ras

5A nível social, o Marquês …1- Expulsou os Jesuítas X- Mandou matar o rei 2- Favoreceu os cristãos-

velhos

OCEANOATLÂNTICO

OCEANOPACÍFICO

OCEANOPACÍFICO

OCEANOÍNDICO

MadeiraAçores

CaboVerde

BRASIL

Goa

Calecut

Cabo da BoaEsperança

CaboBojador

N

0 4000 km

Ceuta

6 - Lisboa, Sevilha e Antuérpiaeram os grandes centros dis-tribuidores dos produtos colo-niais.

- As especiarias, as porcelanase os tecidos de luxo eram tran-sportados na Carreira da Índia.

- Até ao século XVII, Portu-gueses e Espanhóis pratica-ram o monopólio comercialnas regiões coloniais.

X

X

X7

FICHA 2

Mecenato Heliocentrismo Experimentalismo Naturalismo

32

1 Sábios / ProtecçãoArtistas

Terra / SolPlanetas /Copér-

nico

Saber / experiênciaobservação

Natureza / observa-ção / valorização

Thomas More Importante sábio que desenvolveu ateoria heliocêntrica.

Erasmo deRoterdão

Humanista inglêsautor de Utopia.

Lourençode Médicis

Vulto da literatura portuguesa, autor d’ Os Lusíadas.

Gutenberg Humanista dos Países Baixos autorde Elogio da Loucura.

Luísde Camões Inventor da imprensa.

Copérnico Mecenas florentino.

X X

XX

1- Colunas; 2- Abóbada de berço; 3- Cúpula; 4- Frontão

5

4

C R U Z A D E O C R I S T O

O S T Q E I V M O L Z Y U G

R E D E S U L A R O V R F S

D R A R I E P L A N T A S H

A L G A S O N L I S I F B T

S N T A B P A P S U V Z J X

I O S D N C V O A B I B M R

E S C U D O N R E A L S C L

J I B O R A R D X I D P E U

E S F E R A Q A R M I L A R

H E N

A

1

R I

G N

L Q

I U

C I

A S

NOC3

1

IC

I Ç

S A

M O

OC2 TN

3Q U E

4A

U

T

OIL

D

E

F

É

AR

V

I

5

N

D

ER

X

I I I

C

2

A

L

V

I

N

R M AOF

6

I I I EEE

Page 11: H8AAE2

4

5

4C

O

L

E

G

I

O

D

O

S

N C I C L O P E D I AE6O

B

R

E

S

U L T U R

I

S

1

2 N

T

OVE5 R A

O

F

I

CIAL3 I Z A Ç Ã O

I

O4 R A T O R I O

A D E

D E X

J

2

E

S

U

I

T

A

S

L I T E

S

T

R

A

N

G

E

I

R

A

D

O

3

1

O método científico permitiu ummelhor conhecimento da Natu-reza e o desenvolvimento devárias ciências.O naturalismo e o experiencia-lismo dos séculos XV e XVI cons-tituíram as raízes do pensa-mento científico.Verney criticou o ensino teóricodas escolas portuguesas.

V

V

V3

I

L1 I B E R D A D E

U P E R S T I Ç Ã O

M

S

32

O N T E S Q U I E U

I

N

A

R

M

O

R

E

Ç

6

D

A

A

M

C

5A4 A

A

Z

S

R

Ã

I

O

A

5

FICHA 81

1

1776

5

1787

3

1789

7

1791

2

1820

4

1822

6

1832-34

8

1846-47

Laicização do Estado

Valorizaçãosocial da nobreza

Manutençãoda sociedadede ordens

Liberalização daeconomia

Abolição dos direitos feudais

A igualdadeé um direitofundamental

Aperfeiçoamentodas monarquiasabsolutistas

A burguesia tor-nou-se na classedirigente

3

3

As invasões francesas afectaram a nossa agricultura,

comércio e indústria.

Com a corte no Brasil, Portugal passou a ser um pro-

tectorado inglês.

A abertura dos portos brasileiros às nações amigas

agravou a situação económica.

Para resolver a crise, os governantes recorreram ao

aumento de impostos.

2

1F

R

A

N

C

E

S

A

I

L

O

R

2

Ç

A

G U E I R A D

J1 U N O

ÇUB2 A C O

T

3S

O R DFSEREB3U

L

T

A F O

T

4

R

R

E

S

V

E

D

R

A

S

Z4

Local onde se reuniram os militares

Manuel FernandesTomás

Constituiu o SinédrioCampo de Santo Ovídio

Regressado a LisboaJunta Provisional doGoverno Supremo do Reino

Cidade onde se inicia a RevoluçãoConstituição de 1822

Encarregue de preparar a ConstituiçãoPorto

Concede amplos poderes às CortesD. João VI

4

a) VINTISTAS; b) MARIA DA FONTE;

c) CARTA CONSTITUCIONAL; d) ABRILADA;

e) CARTISTAS; f) ÉVORA MONTE

5

FICHA 51 R D E D E G R O T B A R T L O D E F R V T G

I J F G P A S C A L S E R M A O S A N T O U

B A R T O L O M E U Y D E K G U S M A O F S

E M O H R I P I N T O R A F M U S E U O C M

I E U U E L A V O I S I E R D I P L O M C T

R S S G N E W T O N A D ‘ A L E M B E R T Y

O - S O A U C A R L O J A N S E N L O U C U

Y W E R T P A S S A R O L K A N T C O M P J

S A A I O P O R T U G U A L R E V O L U Ç K

A T U C I J E L C I E N D I D E R O T P T I

N T H A K E O C I A V E R N E Y A B J U R F

C J J D Y V O L T A I R E P T O L O M E U R

H O U O H E L I O W A T S O N Y R I B E I A

E A P A D R E Y A N T Ó N I O K V I E I R A

S O M A C H A D O Y D E K C A S T R O L K I

2 NewtonProvou a teoria heliocêntrica

Galileu GalileiFormulou a teoria da gravitaçãouniversal dos corpos

Galvani, Volta eBenjamin Franklin

Aprofundou o estudo sobre apressão atmosférica e o vácuo

Newton e LeibnizElaboraram estudos sobre aelectricidade

DescartesLançou as bases da QuímicaModerna

LavoisierDemostrou a circulação cons-tante do sangue no corpo

HarveyAprofundou estudos de álgebrae criou a geometria analítica

Pascal e TorricelliTambém se distinguiram pelassuas pesquisas matemáticas

D. Miguel D. Pedro IV Mouzinhoda Silveira

COM O TRIUNFO DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS, OS REGIMES ABSOLUTISTAS E A SOCIEDADE DE ORDENS FORAM ABOLIDOS.

4

FICHA 9Na Grã- Bretanha.

a) Livre-cambismo.b) Divisão do trabalho.

2

1

FICHA 61

FICHA 71

I

NOTSOB1G U E S I A

LIF

RUB2A D E L F I A

A

T

E

R G I AOEG7R A L I S M OEBIL8A S J E F F E R S O NMOHT9

W

S

DNI6

4NOC5

S

I

P

H I N G T O N

T

E

U

N D Ê N C I A

I Ç Ã O

CRISE SOCIAL

– Desigualdade dedireitos

– Injustiça na posse depropriedade e repar-tição de riqueza

– Elevados impostosdo Terceiro Estado

– Desemprego

CRISE POLÍTICA

– Crise deautoridade

– Descréditona monar-quia absolu-tista

CRISE FINANCEIRA

– Déficecomercial

– Gastos com acorte e comas guerras

– Crise indus-trial ecomercial

2

10

3

Com o aumento demográfico algu-mas cidades cresceram extraordi-

nariamente.

A industrialização e o capitalismofinanceiro fizeram surgir novas clas-

ses sociais como a classe média.

As más condições de vida nas cida-des e o excesso de mão-de-obra

levaram muitos europeus a emigra-rem para outros continentes.

Os progressos na medicina permeti-ram combater as doenças.

Esse país foi o Brasil.4

4- G. Bell 6- Nobel 7- Lumière

O impressionismo (por exemplo).

Renoir e Monet foram dois pinto-res impressionistas (por exemplo).

A Torre Eiffel, em Paris, e a Pontede D. Luís, no Porto.

9

8

7

6

1 Á TO MO

2 MI CRÓ BI OS

3 RAI OS X

4 TE LE FO NE

5 VA CI NAS

6 DI NA MI TE

7 CI NE MA TÓ GRA FO

8 AS PI RI NA

9 LÂM PA DA

10 P N E U

Não sabes como tenho vivido nacidade! Trabalho 15 horas por dia e o

salário não chega para sustentar afamília!

Bem sei. Mas olha que a minha vidatambém não é melhor!

Nós não temos sequer um caldo àhora das refeições! Já pensei em pôr

os filhos a trabalhar!

Eu cá repito arduamente as lavras,as sementeiras, as regas, mas… tra-

balho só para comer!

A mulher já está doente. A casa é tãofria e dormimos no chão, sem condi-

ções

Eu cá estou a pensar em abalar parao Brasil, não pode ser pior do que

isto…

513

Com a industrialização surgiram novos problemas ambientais, como…1- As enchentes X- As tempestades 2- A poluição

14Nas fábricas, os salários mais baixos eram pagos…1- Às mulheres X- Às crianças 2- Aos homens

15As máquinas substituem o trabalho humano e originam…1- Menor produção X- Desemprego 2- Riqueza

para operários

16Ao movimento das populações rurais em direcção às cidades chama-se…1- Emigração X- Imigração 2- Êxodo rural

17Houve famílias que procuraram melhores condições de vida noutros países, ouseja, tornaram-se…1- Emigrantes X- Imigrantes 2- Turistas

18A construção e ordenamento das cidades faz-se recorrendo às técnicas de…1- Arquitectura X- Urbanismo 2- Construção civil

19Um dos princípios do liberalismo económico é…1- O proteccionismo X- A intervenção 2- A livre concorrência

do Estado na economia

20As crise típicas do capitalismo são crises de…1- Superprodução X- Subprodução 2- Inflação

21Na segunda metade do século XIX, Graham Bell inventou…1- O telefone X- A roda 2- O avião

22Fora da Europa, também houve países que se industrializaram, como…1- O Brasil X- Os EUA 2- A China

23No século XIX, a velocidade máxima dos comboios a vapor era…1- 100 Km/hora X- 12 km/hora 2- 30 Km/hora

24Uma das fontes de energia da 2ª Revolução Industrial foi…1- A electricidade X- O vapor 2- A energia nuclear

25Nos finais do século XIX, o inglês Dunlop inventou…1- A aspirina X- O pneu 2- A lâmpada

TOTO-HISTÓRIA

1Permitiu aumentar a produção agrícola…1- A mecanização X- A irrigação 2- A florestação

2Sistema de cultura que foi suprimido…1- Descanso X- Pousio 2- Trevo

3Aproveitaram-se as terras incultas…1- Adubamento X- Arroteamentos 2- Abertura

de caminhos

4Fertiliza as terras…1- Estrume X- Pousio 2- Pastos

5O aumento da produção agrícola trouxe…1- A organização X- Maior resistência 2- A distribuição

de banquetes às doenças de alimentos

6As melhores condições de higiene foram importantes para…1- A diminuição X- A diminuição 2- A diminuição

da natalidade da fertilidade da mortalidade

7A diminuição da mortalidade e o aumento da natalidade permitiram um …1- Saldo fisiológico X- Saldo fisiológico 2- Saldo fisiológico

negativo positivo equilibrado

8Os sectores de arranque da Revolução Industrial foram…1- Indústrias têxtil X- Indústrias 2- Indústrias

e metalúrgica química e eléctrica têxtil e eléctrica

9Na manufactura trabalha-se na…1- Fábrica X- Escola 2- Oficina

10Na maquinofactura produz-se…1- Pequenas X- Grandes quantidades 2- Artigos artesanais

quantidades

11A Revolução Agrícola teve origem na …1- França X- Alemanha 2- Inglaterra

12A industrialização trouxe o aparecimento de um novo grupo social …1- Os operários X- Os escravos 2- Os burgueses