14
Colégio João Paulo I 1 INFORMATIVO ESCOLAR Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) Aluno: ____________________________________________________ Turma:____________ Matrícula:______ Data: ___/___/20____.

INFORMATIVO ESCOLAR - jpi.com.brjpi.com.br/wp-content/uploads/2016/12/LIVRO-FUNDAMENTAL-II.pdf · Educação Infantil: ... relatórios de atividades realizadas pelos alunos, ... -

Embed Size (px)

Citation preview

Colégio João Paulo I 1

INFORMATIVO ESCOLAR Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Aluno: ____________________________________________________

Turma:____________ Matrícula:______ Data: ___/___/20____.

Colégio João Paulo I 2

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E MANTENEDORA

O Colégio João Paulo I tem como entidade mantenedora o CO-

LÉGIO JOÃO PAULO I LTDA - EPP, com CNPJ nº 31.410.079/0001-52 e

Inscrição Municipal nº 01.381.300. Está autorizado a funcionar através

do Reconhecimento nº 284 E/COIE, da Secretaria de Educação do Es-

tado do Rio de Janeiro, publicado no Diário Oficial de 09 de fevereiro

de 1998.

A entidade mantenedora é uma sociedade civil por quotas de

responsabilidade limitada. À entidade mantenedora compete a admi-

nistração geral do Estabelecimento e a responsabilidade por seu funci-

onamento.

Possui autorização de funcionamento para os níveis:

Educação Infantil: PORTARIA nº 3900 CDCR de 03 agosto de 1994;

Ensino Fundamental: PORTARIA nº 5785 CDCR de 05 de setembro de 1996; Ensino Médio: PORTARIA nº 5785 CDCR de 05 de setembro de 1996; Educação de Jovens e Adultos: Portaria nº 284 E/COIE.E de 02 de feve-reiro de 1998; Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração, In-formática, Publicidade e Informática para Internet.

Endereço : Avenida Ministro Ari Franco nº 598 e 608 – Bangu

Município: Rio de Janeiro

CEP: 21.862-005

Telefones: (21) 2419-4418

(21) 2401-6627

Home Page: www.jpi.com.br

Colégio João Paulo I 3

VISÃO

Ser referência na construção de práticas educativas de quali-dade, pelo trabalho participativo, comprometido e inovador de nossa equipe, expressando comprometimento e respeito com a educação. MISSÃO

Formação integral do aluno para que ele se torne o sujeito de sua própria história, sendo capaz de atuar na construção de uma so-ciedade mais justa e igualitária, permitindo o acesso ao mercado de trabalho, através do desenvolvimento de suas competências e habili-dades, mantendo uma relação de convivência social, ética e solidária. VALORES

Ética, relacionamento humano, respeito à diversidade, plura-lismo de ideias, inovação, criticidade, criatividade, sabedoria, com-promisso com o homem e ao meio ambiente, transparência, integri-dade e credibilidade.

Equipe de Colaboradores Diretor(a) Mantenedor(a)

Emerson Teixeira de Oliveira Elizabeth Regina Apolinário de Oliveira

Direção Pedagógica Maria de Fatima Apolinário da Silva

Diretor Administrativo José Vicente de Oliveira Neto

Secretária Edileuza Apolinário da Silva

Coordenação Amália Carrascoza Passos Muniz e Luciano Curtinhas

Supervisão Pedagógica Luciana Januário dos Santos Nunes

Orientação Pedagógica Ozilene Graciliano da Paz Bueno de Oliveira

Eliane Derzi Pereira Maria da Conceição Cosme Derzi

Gerência Financeira Maria Marta Honorato de Almeida

Gerência de Secretaria Rejane Renata dos Santos Benedicto

Gerência de Informática Angela Paula Lage Bier

Colégio João Paulo I 4

O Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração, de matrí-cula obrigatória para as crianças a partir dos 6 (seis) anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com 5 (cinco) anos de duração, em regra para estudantes de 6 (seis) a 10 (dez) anos de idade; e anos finais, com 4 (quatro) anos de duração, para os de 11 (onze) a 14 (quatorze) anos.

No Ensino Fundamental, acolher significa também cuidar e edu-car, como forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curricula-res, para que o estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permita usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, na sua cidade ou na sociedade em geral, e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produto valorizado desses bens.

Os objetivos, da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fun-damental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo me-diante: I - desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bá-sicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - foco central na alfabetização, ao longo dos 3 (três) primeiros anos; III - compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade; IV - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores; V - fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

É com muita satisfação que iniciaremos mais um ano letivo e tam-bém com alegria em tê-los aqui no Colégio João Paulo I. Esperamos que durante todo o ano, alcancemos nossa expectativa pedagógica que se pauta na construção do conhecimento promovendo um aprendizado de qualidade.

Aqui se reforça os importantes laços familiares que sustentam toda nossa trajetória, contribuindo de forma significativa para uma ca-minhada escolar sólida e verdadeira.

Colégio João Paulo I 5

O CURRÍCULO

O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional co-mum, que é complementada por uma parte diversificada, exigida pe-las características regionais e locais da sociedade, da cultura, da econo-mia e da comunidade escolar.

Abrange o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o co-nhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo-se o estudo da História e das Cultu-ras Afro-Brasileira e Indígena.

O ensino da Arte, em suas diferentes formas de expressão, inclu-indo-se a música, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

A Educação Física também é componente curricular do Ensino Fundamental, ajustando-se às faixas etárias e às condições da comuni-dade escolar. Na parte diversificada do currículo está incluído o ensino de pelo menos uma Língua Estrangeira moderna. AVALIAÇÃO A prática pedagógica é um processo contínuo e global, de ação–reflexão-ação, e a avaliação parte desse processo. Assim sendo, o pro-fessor acompanha o desenvolvimento do aluno, buscando compreen-der as suas dificuldades, entendendo por que ele pensa de determina-da forma e percebendo suas habilidades.

A avaliação do aproveitamento do aluno do Ensino Fundamental será realizada pelo professor, bimestralmente, ao longo do período letivo, através de atividades em sala de aula e fora dela.

Com o romover uma educação inovadora através de

pedagógicas que oportunizem aprendizagem significativa formando cidadãos criativos, críticos, participativos e solidários, e para um atendimento eficiente e organizado, seguem algumas infor-mações importantes para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem:

Colégio João Paulo I 6

MÉDIA BIMESTRAL

O processo de avaliação pode incluir provas, seminários, traba-lhos de pesquisa, relatórios de atividades realizadas pelos alunos, indi-vidualmente ou em grupo e outras propostas apresentadas pelo pro-fessor e aprovadas pela direção. A média bimestral (MB) de cada componente curricular é obtida pela soma das notas dos instrumentos de avaliação, dividida pelo nú-mero de instrumentos de avaliação.

O resultado bimestral é medido por duas avaliações que variam de 0 a 10,0 pontos:

- VA (1ª Avaliação) = Prova (7,0) + Nota Formativa (3,0) = 10,0 - AV (2ª Avaliação) = Prova (10,0)

No 1º e 3º bimestres, provas com questões diversificadas (objetivas e discursivas).

No 2º e 4º bimestres, provas objetivas com 10 questões de múlti-pla escolha por disciplina, com cinco alternativas (a, b, c, d, e) cada questão. A correção dessa avaliação é feita através de cartão resposta preenchido pelo aluno.

- Cálculo da média bimestral: Média = VA + AV 2

2ª Chamada:

Caso o aluno, por motivo justificado por atestado médico, ou não, venha a perder uma ou mais provas, o mesmo poderá fazer 2ª chama-da na data prevista do calendário escolar.

A avaliação de 2ª chamada será uma prova bimestral única, aplica-da ao final de cada bimestre, que servirá como nota tanto para VA quanto para AV, seu requerimento é de responsabilidade dos pais e deverá ser feito na secretaria. Caso o mesmo não faça a prova, ficará sem nota na respectiva disciplina. Não há 2ª chamada para as avalia-ções de apoio e formativa.

Colégio João Paulo I 7

Recuperação Paralela (Apoio)

Sempre que o aluno obtiver média inferior a 6,0 no bimestre vi-gente em alguma disciplina, estará automaticamente em recuperação paralela (apoio), que visa o atendimento das diferenças individuais, proporcionando ao aluno uma nova oportunidade para elevar sua nota à média (6,0).

O aluno poderá fazer quantas recuperações paralelas (apoio) fo-rem necessárias. As mesmas acontecerão em horário contrário ao tur-no de aula e aos sábados também.

O aluno que desejar fazer a recuperação paralela (apoio) pagará, na secretaria, uma taxa por cada disciplina.

Após ser submetido a avaliação de recuperação paralela (apoio), o aluno obterá uma nova média bimestral com o seguinte cálculo: Nova Média = Média Bimestral + Nota da Avaliação de Recuperação Paralela (Apoio)

2 Observações: - Caso a nota tirada no apoio seja inferior à média do bimestre,

será mantida a média anterior. - A recuperação paralela se desenvolve ao longo dos três primeiros

bimestres letivos, sendo o 4º bimestre destinado à recuperação final. Recuperação final: Será conduzido à recuperação final o aluno que não obtiver a média final 6.0 (seis) em, no máximo, 3 (três) disciplinas. A recuperação final será feita através de avaliação, em dia e horário marcado pela co-ordenação. A avaliação deverá abranger conteúdos mínimos necessá-rios que habilitem o aluno a ter acesso à série seguinte. Para ser apro-vado na recuperação final o aluno deverá obter nota igual ou superior a 5.0 (cinco) em cada disciplina.

Será considerado reprovado, sem direito a recuperação final, o aluno que obtiver média final inferior a 6.0 (seis) em quatro (4) ou mais disciplinas.

Colégio João Paulo I 8

Entrega de Resultado Bimestral: A entrega de boletins normalmente é feita pelos professores das turmas posteriormente disponibilizada online . Esse é um mo-mento importante de contato entre professores e responsáveis. Sua presença é fundamental.

A divulgação da data de entrega do resultado bimestral será feita junto ao calendário das avaliações do bimestre. Horário de funcionamento da secretaria da escola: - 7:30h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Atendimento:

Para um melhor atendimento, o responsável que desejar con-versar com a supervisora pedagógica responsável pelo segmento do Ensino Fundamental II (Professora Luciana) ou com a Orientadora Educacional (Professora Ozilene) deve agendar horário na secreta-ria da escola pelos telefones: 2401-6627 ou 2419-4418.

Entrada e saída de alunos:

Os responsáveis deverão ficar atentos à pontualidade e assi-duidade de seus filhos, os atrasos ou perda de aulas implicarão em dificuldades assumidas pela família.

Visando a total tranquilidade e priorizando o período pedagó-gico dos alunos, lembramos que é importante respeitar o horário de entrada e saída do aluno. A tolerância será de 15 min.

Atrasos:

Os alunos dos dois turnos terão tolerância de 15 minutos para entrarem no colégio, após este horário será considerado atraso e devendo aguardar o início da próxima aula, acarretando falta na dis-ciplina não frequentada.

Na incidência do terceiro atraso no mês o aluno receberá uma advertência.

Em caso de atraso por motivo justificável, pedimos que o res-ponsável entre em contato com a secretaria.

Colégio João Paulo I 9

Faltas: A ausência do aluno deverá ser justificada pelos pais ou responsáveis.

Em caso de doença deve ser apresentado atestado médico. Frequência: A frequência do aluno é obrigatória, devendo perfazer no mínimo

75% de presença anual. Caso o aluno possua um elevado número de faltas (sem justificativas) à escola, de acordo com a lei, será obrigada a comunicar o fato ao Conselho Tutelar.

No caso das faltas ultrapassarem o limite de 25% em alguma discipli-na, o aluno será automaticamente encaminhado à recuperação por fal-tas. Se esta não for cumprida, o mesmo estará reprovado por frequên-cia insuficiente.

Horário de entrada e saída: Turno da manhã: entrada às 7h30min e saída a partir de

11h10min, conforme horário da turma. Turno da tarde: entrada às 13h e saída a partir de 16h30min,

conforme horário da turma. Transporte escolar:

A escola não interfere na contratação dos transportes escolares. A negociação deverá ser feita diretamente com o responsável pelo trans-porte. Não haverá liberação de aluno antes do horário em função do transporte contratado.

Medicamentos: Para segurança dos alunos, não administramos medicamentos, exceto

aqueles enviados pelos pais ou responsáveis, mediante autorização por escrito.

Obs: 1. Os medicamentos devem estar na mochila do aluno ou entre-gues na secretaria.

Obs: 2. A escola deverá ser comunicada caso o aluno contraia doenças infectocontagiosa: conjuntivites, catapora, rubéola, entre outras. Este poderá retornar a escola após liberação feita por meio de atestado mé-dico.

Colégio João Paulo I 10

Uniforme escolar: O USO É DE CARATÉR OBRIGATÓRIO A PARTIR DO 1º DIA DE AULA,

inclusive durante atividades de pesquisa e reforço escolar. Solicitamos aos pais que identifiquem todas as peças do uniforme do

aluno. Não nos responsabilizamos por uniformes sem nomes. Não será permitido o uso de calça legging que não seja a do uniforme, calça ras-gada, chinelos, boné, sandálias e similares. Os uniformes deverão ser adquiridos no Bazar da escola.

Uniforme de Frio: Casaco da escola - uso obrigatório. Educação Física: Legging e camisa cavada (meninas), Short e camisa cavada (meninos), tênis preto ou branco. Escolinhas de esportes e Dança: Uniforme obrigatório. Objetos Pessoais: Solicitamos aos responsáveis que não permitam que seus filhos compareçam às aulas portando joias, roupas ou acessórios de marca, brinquedos, aparelhos sonoros, celular, máquina fotográfica e outros. O uso de tais objetos torna o ambiente improdutivo para uma aprendi-zagem significativa. A escola não se responsabiliza pelos mesmos. Uso de celular e aparelhos eletrônicos:

De acordo com a Lei Municipal 4.734 de 2008, não é permitida a utilização de celulares dentro de sala de aula. Para evitar constrangi-mentos e exposição de imagens, aconselhamos que os alunos não au-torizem que qualquer pessoa a fotografe, pois não há meios de contro-lar o uso dessas imagens. Caso o aluno seja flagrado usando ou manu-seando celular ou aparelhos eletrônicos em sala de aula, o aparelho será recolhido pelo professor e entregue à Coordenação. O objeto será devolvido somente ao responsável do aluno.

Meninas: Calça Jeans, Bermuda Jeans,

Legging, camisa com manga, camisa

cavada, meia branca, tênis preto ou

Meninos: Calça Jeans, Bermuda Jeans,

Bermuda Tactel, camisa com manga,

camisa cavada, meia branca, tênis preto

Colégio João Paulo I 11

Danos Materiais: Os danos a objetos, móveis e instalações da escola, causados pelo aluno, deverão ser reparados. O responsável pelo aluno assumirá a responsabilidade pelos atos e custos da reparação ou da reposição de materiais . Contato: Caso deseje fazer contato com seu filho(a), pedimos que ligue para secretaria da escola e logo será dado o recado. Evite falar com o mesmo pelo celular durante o horário da aula. Comunicação família e escola: Qualquer tipo de comunicação do responsável deverá ser feita pessoalmente ou por escrito. As saídas antecipadas só serão autoriza-das mediante solicitação do responsável. Qualquer tipo de aviso do colégio aos responsáveis será feito através de bilhetes ou circulares. Caso o aviso seja específico a algum aluno, será feito contato telefônico pela orientadora educacional. Todas as circulares estarão disponíveis no site da escola. (www.jpi.com.br).

Registro de conteúdos e ocorrências:

Ao acessar o site da escola é possível ter acesso aos conteúdos que foram lecionados durante as aulas, trabalhos de casa, ocorrências disci-plinares e boletos para pagamento. Solicite seu login e senha na secretaria da escola para ter acesso às informações. Escolinha de esportes e Cultura: A partir de março estaremos dando início às escolinhas de espor-tes e cultura (Futsal, handebol, dança, taekwondo (pago), teatro (pago), etc. Após o início do ano letivo, enviaremos circular com os ho-rários das atividades.

Colégio João Paulo I 12

Identidade Escolar: É obrigatório o uso diário para a entrada na escola, no horário de aula ou em atividades extracurriculares. Ela será utilizada em caso de acidente no horário de aula, no percurso para chegar à escola e no retorno para casa. Em sala: Não é permitido lanchar, tomar refrigerante, mascar chicletes ou outras guloseimas. Material Escolar:

Todo material escolar é de responsabilidade do aluno e deve ser identificado com nome. Atendimento individualizado: Havendo necessidade de conversar com algum professor, é necessário o agendamento junto à secretaria. O atendimento será realizado preferencialmente no horário do intervalo de cada turno. Laboratório de Informática ou Biblioteca:

Quando o aluno desejar utilizar o laboratório de informática e/ou biblioteca para realização de pesquisa escolar, deverá fazer o agendamento de horário na secretaria da escola com pelo menos 1 (um) dia de antecedência.

Uso do Livro Didático: Iniciaremos o uso dos livros didáticos e paradidáticos após o retorno do carnaval. Projetos Pedagógicos Anuais: OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA; PASSEIOS PEDAGÓGICOS; PROJETO CULTURA E ARTE; CONCURSO DE REDAÇÃO; OLIMPÍADA DE ESPORTES; FEIRA PEDAGÓGICA.

REUNIÃO DE PAIS

Início do ano letivo: _____ de __________________ de 20____.

Colégio João Paulo I 13

Mensagem aos Pais...

Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho,

Mas não há como lhe dar felicidade.

Os pais podem aliviar sofrimento

Enchendo-o de presentes,

Mas não há como lhe comprar felicidade.

Os pais podem ser muito bem

Sucedidos e felizes,

Mas não há como lhe emprestar felicidade.

Mas os pais podem aos filhos, dar muito amor, carinho,

respeito.

Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania.

Exigir reciprocidade, disciplina, religiosidade, reforçar

a ética e a preservação da Terra.

Pois é de tudo isso que se compõe a autoestima.

É sobre a autoestima que repousa a alma, e é nesta paz

que reside a felicidade.

Içami Tiba

Homenagem póstuma a um grande Educador.

Colégio João Paulo I 14

AVENIDA MINISTRO ARY FRANCO 598 e 608 BANGU—RJ TEL.: 2401-6627 / 2419-4418 HOME PAGE: www.jpi.com.br

EMAIL: [email protected]