82
Ano 10 - Nº 113 - Junho de 2013 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais A raça retorna à exposição com muita qualidade, novidades e a presença de grande público PÁGINAS 1O A 13 Holandês de volta à Superagro SAÚDE RESPIRAR BEM! Em tempos de mudança climática, fica aqui o alerta para as doenças respiratórias, uma enfermidade que pode levar à morte. PÁGINA 8 Rank CADERNO Super PÁGINAS 21 a 23 PÁGINA 16 Cursos PÁGINA 19 Exterior 10 anos de Megaleite é um marco especial e teremos muitas surpresas e muita qua- lidade em pista. Por isso, os criadores de gado Holandês têm que participar desse evento tão importante, uma oportunidade de conhecer, aprender e fazer bons negócios. Fiquem atentos às datas e prestigiem mais uma exposição homologada da raça. PÁGINA 3 Na foto, a família do expositor Mauro Antônio Costa de Araújo com Mendelssohn de Vasconcelos e ao fundo a Grande Campeã, o animal Tang Kelly Broker Windstar Morty WAGNER CORREA Próximo encontro: Megaleite 2013

Jornal holandes junho 2013

  • Upload
    acghmg

  • View
    232

  • Download
    0

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal holandes junho 2013

ano 10 - nº 113 - junho de 2013 - Publicação oficial da associação dos criadores de gado holandês de minas gerais

a raça retorna à exposição com muita qualidade, novidades e a presença de grande públicoPáginas 1o a 13

holandês de volta à superagro

saÚDERESPIRAR BEM!

Em tempos de mudança climática, fica aqui o alerta para as doenças respiratórias, uma enfermidade que pode levar à morte.

PÁGINA 8

rank

caDErno

superPáginas 21 a 23Página 16

cursosPágina 19

Exterior

10 anos de Megaleite é um marco especial e teremos muitas surpresas e muita qua-lidade em pista. Por isso, os criadores de gado Holandês têm que participar desse evento tão importante, uma oportunidade de conhecer, aprender e fazer bons negócios. Fiquem atentos às datas e prestigiem mais uma exposição homologada da raça.

PÁGINA 3

na foto, a família do expositor Mauro Antônio Costa de Araújo com Mendelssohn de vasconcelos e ao fundo a Grande Campeã, o animal Tang Kelly Broker Windstar Morty

WAGner CorreA

Próximo encontro: megaleite 2013

Page 2: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

2agEnda

Acricom - Associação dos Criadores de Gado Holandês do Centro-oeste Mineiropresidente - Peter Jordanavenida amazonas, 6020 - gameleira CEP 30510-050 - Belo Horizonte - Mg(31) 3334-8500

nughoman - núcleo dos Criadores de Gado Holandês da Mantiqueirapresidente - almir Pinto reisrua João Baptista scarpa, 666 CEP 37464-000 - itanhandu - Mg (35) 3361.2404

nughobar - núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacenapresidente - gérson rodegheri avenida amílcar savassi, s/n Caixa Postal 126CEP 36200-000 - Barbacena - Mg (32) 3332-8673

repreSenTAÇÕeS reGIonAIS:

preSIDenTe

leonardo Moreira Costa de souza

vICe-preSIDenTeS

Peter Jordan, armando Eduardo de lima Menge e

Ellos José nolli

DIreTor TeSoureIro

antônio de Pádua Martins e

Mauro antônio Costa de araújo

DIreTor SeCreTárIo GerAl

Cristovam Edson lobato Campos

DIreTor SeCreTárIo

sancho José Matias e

gilberto Vilela de Oliveira

ConSelHo FISCAl eFeTIvo

aniceto Manuel aires, Marcelo Elias rigueira,

raul Pinto, renato José laguardia e

rosano alberto reis

ConSelHo FISCAl SuplenTe

antôno augusto de souza Praça, lucas Pimenta Veiga

e lúcia Mara Yamaguti Kono

SuperInTenDenTe TÉCnICo

Cleocy Fam de Mendonça Júnior

[email protected]

associação Dos criaDorEs DE

gaDo holanDÊs DE minas gErais

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - Cep 36070-000

tel: (32) 4009-4300

ExPEdiEnTEEdiTOrial

presidenteleonardo Moreira Costa de souza

Comissão editorialantônio de Pádua Martinsarmando Eduardo de lima MengeCleocy Fam de Mendonça Júnior

equIpe vAlor eDITorA

projeto Gráfico e editorial: Equipe de Criação da Valor Editora

edição e DiagramaçãoHelô Costa - Mtb 00127/Mg

editor de Fotografiawagner Correa

revisão linguísticaProfessora Mariza Moura

ColaboraçãoEsther Figueiredo

Contato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - executivo de Contas: wagner Correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: O Tempo serviços gráficos

participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a Valor Editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a associação dos Criadores de gado Holandês de Minas gerais. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

O Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal Holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

JORNAL HOLANDêS NO TWITTER twitter.com/jornalholandes

JORNAL HOLANDêS NO FACEBOOK http://pt-br.facebook.com/holandesonline

reCADASTrAMenToPara continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal HolandêsPublicação Oficial da associação dos Criadores de gado Holandês de Minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

MEGALEITE - 1 a 7 de julho - Uberaba - MGEXPOAGRO - 8 a 14 de julho - Guaxupé - MGAGROLEITE - 13 de agosto a 17 de agosto - Castro - PREXPOINTER - 24 de agosto a 01 de setembro - Esteio - RSEXPHOMIG - 14 a 21 de setembro - Barbacena - MGMELHORES DE MINAS - 20 de setembro - Barbacena - MG

LEONARDO MOREIRA COSTA DE SOUZAPrESiDEnTE DA ASSoCiAÇÃo DoS

CriADorES DE gADo hoLAnDÊS DE minAS gErAiS

O HOLANDÊS EM DESTAQUE NA CAPITAL MINEIRA!

O gado Holandês volta com destaque ao Parque da Gameleira, que já foi palco dos melhores eventos na nossa raça no Estado de Minas Gerais. Retornou bem, contando com uma exposição na qual a organização impe-rou e agradou a todos os participantes. Merecem os parabéns toda a equipe da Acricom, representada por seu presidente Peter Jordan, e da Associação Mineira, pelo excelente trabalho.

O brilho foi ainda maior pela qualidade dos animais apresentados. Impressiona a cada ano o desenvolvimento genético da raça Holandesa no Brasil. Os animais que foram julgados e premiados já demonstram o que se pode esperar em Uberaba, na Exphomig e na Expohol deste ano. Sem dúvida, teremos exposições fantásticas pela frente. Parabéns aos criadores e expositores, que sabem aproveitar o bom momento da pecuá-ria leiteira e da raça Holandesa. Quem planta, colhe, investe em genética, produz muito e com qualidade!

Nesta edição chama a atenção o artigo técnico sobre a doença respira-tória em bovinos. Aqueles criadores que pensavam que bovinos não sofriam dessa espécie de moléstia estão enganados. Vale a leitura. Toda a atenção com os cuidados sanitários é muito importante.

Outro artigo cuja leitura revela-se obrigatória trata do planejamento estratégico nas propriedades rurais. Sem planejamento não se sabe para onde vai e, consequentemente, não se chega a lugar algum. Um bom pla-nejamento estratégico, um competente plano de ação e bons recursos para executá-los são de extrema importância. Parabéns ao autor, Fernando Rati, pelo tema e conteúdo do artigo.

A reportagem das fazendas de gado Holandês no Texas enalteceu ainda mais a edição de junho do Jornal Holandês. Parabéns ao editorial!

Gostaria de finalizar este momento homenageando o nosso padrinho, grande amigo, grande criador e grande pessoa, Ellos José Nolli. Esta edi-ção do Jornal Holandês provavelmente será veiculada no momento em que estará acontecendo o leilão de liquidação do seu plantel, que é o mais premiado do Brasil.

Ellos, você e a sua família representam muito para a raça Holandesa. Em nome dos criadores de gado Holandês de Minas Gerais, gostaria de lhe agradecer pela enorme contribuição prestada à raça nos mais de 38 anos de criação. Desejamos muita sorte no seu leilão. Estamos certos que colherá muitos frutos, pois sempre criou os melhores animais.

Uma boa leitura e um forte abraço.

COM

EMOR

AçãO

DIA

INTE

RNAC

IONA

l DO

lEI

TE1

de ju

nho,

par

abén

s a

todo

s qu

e tr

abal

ham

em

pro

l da

prod

ução

de

leite

de

qual

idad

e e

que,

com

sab

edor

ia, e

nfre

ntam

as

dific

ulda

des.

Page 3: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

32013 é um ano de comemorações

para a Megaleite. São 10 anos de muita qualidade, genética e grandes negó-cios. Com visibil idade nacional, é encontro certo entre as principais raças leiteiras, sendo uma excelente oportuni-dade de aprendizagem e troca de expe-riências entre criadores de várias raças e locais do Brasil.

O evento acontecerá no período de 30 de junho a 7 de julho, no Parque Fer-nando Costa, na cidade de Uberaba – MG e contará com disputas nacionais, interestaduais, estaduais e mostras das principais raças leiteiras do País: Giro-lando, Gir Leiteiro, Guzerá leiteiro, Holandês, Indubrasil leiteiro, Jersey, Pardo-Suíço, Simental leiteiro, Sindi e Bubalinos.

O Holandês como a principal raça leiteira de Minas Gerais não poderia ficar de fora dessa importante comemo-ração. A 4ª Exposição Interestadual da Raça Holandesa contará com a partici-pação, como jurado de pista, do criador Marcelo Elias Rigueira. Os julgamentos do gado jovem e adulto acontecerão na manhã dos dias 4 e 5 de julho.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG conta com a participação de todos os criadores para prestigiarem esse impor-tante evento.

A edição de 2012 teve a presença de exposi tores e animais premiados nacionalmente e foi uma ótima oportu-nidade de realizar bons negócios, rever os amigos e conhecer as novidades do mercado.

Além da exposição da raça Holan-desa, conheça alguns dos eventos que você poderá participar: 10ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, Fórum de Debates – Audiência Pública,

24ª Exposição Nacional de Girolando, 24º Torneio Leiteiro Nacional de Giro-lando, 15ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, Torneio Leiteiro do Gir Leiteiro, Exposição Interestadual do Pardo--Suíço, Exposição Integrada da Raça Jersey, Mostra Especial e Torneio Lei-teiro do Sindi, 2ª Exposição do Guzerá com Aptidão Leiteira e Cruzamentos, Mostra Especial e Torneio Leiteiro do Indubrasil, Mostra e Torneio Leiteiro da Raça Simental Dupla Aptidão, Mostra Especial e Torneio Leiteiro de Bubali-

nos, 3º Fórum Zebu Leiteiro, Inaugura-ção do Centro de Performance Giro-lando, entre outros.

A 4ª Exposição Interestadual da Raça Holandesa é uma realização das ACGHMG.

Mais informações: 32 4009 4300

JORNADA TÉCNICA | UBERABA - MGPelo segundo ano consecutivo,

acontecerá durante a MEGALEITE a Jornada Técnica Girolando, um evento direcionado para os criadores e profis-

sionais do setor pecuário que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a raça. A Jornada Técnica será realizada nos dias 28 e 29 de junho, no Parque Fernando Costa, em Uberaba – MG e contará com aulas práticas e teóricas. O curso abordará a história da raça, sua produtividade e rusticidade. Além disso, todos os participantes terão a oportunidade de aprender a selecionar os melhores exemplares da raça com base nas tendências do mercado.

Informações: www.girolando.com.br

MElhORES DE M

INASA m

aior premiação da raça Holandesa de M

inas Gerais acontecerá junto com

a exphomig 2013, em

Barbacena - MG. Inform

ações: 32 4009 4300 EvENTO

WAGner CorreA

Há vários anos, os criadores de Holandês em Minas levam para a Megaleite o que há de melhor em suas fazendas

ExPOsiçãO

é hora do holandês na megaleiteEvento comemora 10 anos com participação de várias raças leiteiras

Datas Do holanDÊs na mEgalEitE

INSCRIÇÕES até 2O de junho pelo www.gadoholandes.com Julgamento Gado Jovem: 4 de julho às 9 horasJulgamento Gado Adulto: 5 de julho às 9 horas

Page 4: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

4

ATEN

çãO!

NãO

pASS

E Ap

ERTO

!

Ao

leva

r um

ani

mal

par

a pa

rtic

ipar

de

uma

expo

siçã

o ho

mol

ogad

a,

verif

ique

a d

ocum

enta

ção

e a

vaci

naçã

o. In

form

açõe

s: 3

2 40

09 4

300

aCOnTECEu

A 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena aconteceu no período de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposição Senador Bias Fortes e contou com grande participação dos criadores de Juiz de Fora, Santos Dumont, Antônio Carlos, Carandaí, Ibertioga, Sete Lagoas e Bar-bacena. Os julgamentos do gado jovem e adulto ficaram a cargo do jurado Marcos Alves de Souza.

A Grande Campeã foi o animal Borg Jacy 560, de Mauro Antônio Costa de Araújo, já a premiação de Campeã Fêmea Jovem ficou para o animal Hori-zonte Margriet 128 Altaiota TE, de Gil-berto Carvalho Esteves.

Além do julgamento do gado Holan-dês, aconteceu o tradicional torneio lei-teiro, no qual a vaca Venida, de proprie-dade de Carlos Luiz Campos, produziu 198.885 kg, tendo atingido a excepcional média de 66,295 kg de leite/dia. O con-curso leiteiro de cabras e o julgamento dos cavalos Campolina e da raça Jersey foram outras atrações que movimenta-ram o parque. Já para a criançada a diversão ficou a cargo da tradicional Fazendinha, uma parceria feita com o IFET Sudeste que proporciona atrações não só para os baixinhos, mas também para os altinhos.

Segundo o Presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barba-cena - Nughobar, Gérson Rodegheri,

“fica aqui o convite: se você não partici-pou do evento deste ano, não deixe de colocar em sua agenda para 2014, a 47ª edição. Para verificar a veracidade do quão prazeroso é criar Holandês e poder participar de um evento como a exposi-ção, fica aqui o convite para o próximo ano, mas não se esqueça que estaremos aguardando sua visita na Exphomig, que será realizada em setembro deste ano.”

Um destaque da exposição foi a emo-cionante e merecida homenagem feita ao criador Adahilton de Campos Bello, da Fazenda do Maracujá, pelos 40 anos de seleção e criação de gado Holandês. A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais aproveita e parabeniza o criador Adahilton Campos Bello pelos vários anos de dedicação à raça Holandesa e que sirva como exem-plo para todos, pois a vida do leite é repleta de tempos bons e ruins, mas sempre é tempo de superar as dificulda-des e viver a paixão pelo Holandês!

A Exposição de Barbacena conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barba-cena, por meio da Secretaria de Agricul-tura, Pecuária e Abastecimento e da Cenatur, do Sindicato Rural de Barba-cena, da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, da Asso-ciação dos Criadores de Jersey, do Clube do Cavalo de Barbacena e do Núcleo dos Criadores de Ovinos e Caprinos.

uma exposição com muita qualidade em pista

O expositor Mauro antônio Costa de araújo conquistou a premiação de grande Campeã com o animal Borg Jacy 560

O expositor gilberto Carvalho

Esteves conquistou o título de Campeã Fêmea

Jovem com o animal Horizonte

Margriet 128 altaiota TE

FoToS CleoCy FAM

RESULTADO COMPLETO DA EXPOSIÇÃO NA EDIÇÃO DIGITAL : WWW.JORNALHOLANDES.COM.BR

PRINCIPAIS RESULTADOSCAMPEONATOS CAMPEÃ (O) EXPOSITORGADO JOVEMCaMPEOnaTO BEZErrO g.C. EsTEVEs FlaViO FEVEr 50-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO JÚniOr g.C. EsTEVEs FausTO durHaM 32-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO BEZErra MEnOr g.C. EsTEVEs laVanguard dOnaTEla gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO BEZErra JuniOr g.C. EsTEVEs FaBiana sTEadY 53-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO BEZErra inTErMEdiÁria HOriZOnTE MargriET 128 alTaiOTa TE gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO BEZErra sêniOr a.M.a. windBrOOK Frandixi-749 aniCETO ManuEl airEsCaMPEOnaTO nOVilHa MEnOr luMYK susaMara sTEadY luCia Mara YaMaguTi KOnOCaMPEOnaTO nOVilHa JuniOr g.C. EsTEVEs EsTEla 1168 BalTiMOr gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO nOVilHa inTErMEdiÁria J.E.n. gOldEn sTar aTwOOd-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEsGADO ADULTOCaMPEOnaTO 2 anOs JÚniOr MEara sPirTE CHElsEa MaurO anTOniO COsTa dE arauJOCaMPEOnaTO 2 anOs sêniOr BOCaina KinglY aniTa CarMElina gilBErTO CarValHO EsTEVEsCaMPEOnaTO 3 anOs JÚniOr a.M.a. gOldwYn Frandixi 698 aniCETO ManuEl airEsCaMPEOnaTO 3 anOs sêniOr a.M.a. dundEE Frandixi 658-TE aniCETO ManuEl airEsCaMPEOnaTO 4 anOs a.M.a. gOldwYn sErEna 642-TE aniCETO ManuEl airEsCaMPEOnaTO VaCa adulTa COBra JullYPH FlaVia naTO ClEVErsOn OZanaM BragaCaMPEOnaTO VaCa ViTalÍCia BOrg JaCY 560 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

GrAnDe CAMpeÃo G.C. eSTeveS FlAvIo Fever 50-FIv GIlBerTo CArvAlHo eSTeveSCAMpeonATo FÊMA JoveM HorIZonTe MArGrIeT 128 AlTAIoTA Te GIlBerTo CArvAlHo eSTeveSCAMpeonATo vACA JoveM A.M.A. DunDee FrAnDIxI 658-Te AnICeTo MAnuel AIreSGrAnDe CAMpeonATo BorG JACy 560 MAuro AnTonIo CoSTA De ArAuJo

MELHORES EXPOSITORES - GERAL

MELHORES CRIADORES - GADO JOvEM

MELHORES CRIADORES - GERAL

MELHORES EXPOSITORES - GADO JOvEM

1 aniCETO ManuEl airEs2 gilBErTO CarValHO EsTEVEs3 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO4 adaHilTOn dE CaMPOs BEllO5 luCia Mara YaMaguTi KOnO

1 gilBErTO CarValHO EsTEVEs2 adaHilTOn dE CaMPOs BEllO3 luCia Mara YaMaguTi KOnO4 aniCETO ManuEl airEs5 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

1 aniCETO ManuEl airEs2 gilBErTO CarValHO EsTEVEs3 adaHilTOn dE CaMPOs BEllO4 luCia Mara YaMaguTi KOnO5 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

1 gilBErTO CarValHO EsTEVEs2 adaHilTOn dE CaMPOs BEllO3 luCia Mara YaMaguTi KOnO4 aniCETO ManuEl airEs5 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

MELHORES AFIXOS - GERAL1 a.M.a. aniCETO ManuEl airEs

2 g.C. EsTEVEs gilBErTO CarValHO EsTEVEs

3 a.C.B. adaHilTOn dE CaMPOs BEllO

4 MEara MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

5 luMYK luCia Mara YaMaguTi KOnO

Informações: 32 8416 0238

Cleocy Jr.

O maior evento da raça holandesa de Minas gerais.

www.exphomig.com.brO maior evento da raça holandesa de Minas gerais.

www.exphomig.com.brO maior evento da raça holandesa de Minas gerais.

www.exphomig.com.br

Page 5: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

5

MEgAlEITE 2013

o próximo encontro da raça Holandesa será na M

egaleite, que com

emora 10 anos. Traga seus anim

ais. Informações: 32 4009 4300

ExpOSIçãO

Page 6: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

6

DESC

ONTO

SEC

ONOM

IA C

ERTA

Asso

ciad

os d

a M

inei

ra p

ossu

em v

ário

s de

scon

tos

nos

serv

iços

pre

stad

os

pela

ACG

HMG.

Info

rmaç

ões:

32

4009

430

0

Para a realização de uma exposição cada vez melhor, a organização já está ajustando todos os detalhes para a prepa-ração de um belo evento. Acaba de ser definido o nome do jurado oficial de uma das maiores exposições de gado Holandês do Brasil, o americano Paul Trapp será o responsável pelos julgamentos do gado jovem e adulto. A 22ª Exphomig aconte-cerá de 14 a 21 de setembro, na cidade mineira de Barbacena. Com destaque nacional, a exposição trará muitas novida-des para todos os participantes, seja expo-sitor, visitante, profissionais do agronegó-cio, estudantes, enfim, haverá opções para todas as idades e públicos.

O 1º Torneio Leiteiro Exphomig 2013, o tradicional Melhores de Minas 2012, o Io Curso Estadual de Avaliação Morfoló-gica de Vacas de Leite e Interpretação de Provas de Touro, a Ia Feira de Animais Jovens e Tourinhos da Associação Mineira são algumas das novidades. Acontecerá tam-bém o tradicional café da manhã na Poitara Genética e o 4º Leilão Parada da Perfeição.

Parceiros que desejam participar desse importante e grandioso evento reservem já o seu espaço. Criador planeje com antece-dência, organize seus animais para partici-par do Torneiro Leiteiro, dos julgamentos ou da feira de animais jovens e tourinhos. Há várias opções para realizar bons negócios, conhecer novidades e fazer novos amigos.

QUEM É PAUL TRAPP?Atualmente em seu 20º ano com a ABS

Global, Paul Trapp é um analista de touros. Algumas das suas aquisições favoritas para ABS incluem: Dundee, Destry, Garrett, Gerard, Levi, Gillespy e Gavin. Ele recebeu o título de Bacharel em Ciências e Licencia-tura em Economia Agrícola, com ênfase

Marketing pela Universidade de Minnesota, em 1993. Paul recebeu condecorações de destaque nos julgamentos All-American, tanto no 4-H e concursos de Universidades quanto na World Dairy Expo.

Ele e sua esposa, Sarah, que trabalha como representante de campo para Holstein EUA e seus dois filhos Kole (5) e Beau (3) são proprietários de um rebanho de elite das raças Pardo-Suiço, Jersey e Holandesa, recebendo indicações ao All-Americans em todas as três raças. Trapp serviu por cinco anos ao Comitê Gado de Leite da World Dairy Expo e foi membro da aula inaugural do Young Dairy Leaders. Julgou shows em 15 estados diferentes nos níveis locais, esta-duais e nacionais, incluindo o Midwest Spring, Midwest Fall, Mideast Spring and Southern Spring National Holstein Shows. Na World Dairy Expo, Paul atuou como Juiz Associado no Guernsey e foi o jurado oficial de 2011 do International Milking Shorthorn Show. Este ano, Trapp será o jurado princi-pal na WDE do Internacional Ayrshire Show. Em 2010, ele atuou como jurado oficial para 360 animais no Canadian 4-H Classic Júnior Dairy Show da Royal Winter Fair, também viajou para a International Dairy Week na Austrália várias vezes para atuar como juiz. Além disso, ele julgou shows no Brasil, Canadá, Irlanda, Porto Rico, Japão e Reino Unido. Paul atuou nos concursos All--American e julgou shows nacionais para todas as sete raças leiteiras. Ele também é um parceiro em Genética Pit-Crew, que recebeu 14 indicações Brown Swiss All--Americans nos últimos anos.

Os hobbies favoritos para a família Trapp incluem esportes, viajar, passar o tempo com a família e andar de Harley.

Mais informações: www.exphomig.com.br ou 32 8416 0238

ArquIvo ABS

WAGner CorreAO americano

e jurado oficial da

Exphomig 2013, Paul Trapp, com sua família

ExPOsiçãO

Definido o jurado oficial da Exphomig

O americano Paul Trapp será o jurado de uma das maiores exposições de gado Holandês do Brasil

Muita qualidade em pista na Exphomig 2012

Page 7: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

7

RESulTADOSAcom

panhe os destaques da raça Holandesa em produção.

Informações nas páginas 17 a 19

SupER RANk

Page 8: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

8

bONS

NE

gÓCI

OS!

Exph

OMIg

201

3

Será

real

izad

a a

1ª F

eira

de

Anim

ais

Jove

ns e

Tou

rinho

s em

um

am

bien

te

volta

do p

ara

o "n

egóc

io d

o le

ite".

Info

rmaç

ões:

ww

w.ex

phom

ig.c

om.b

r

saÚdE

Nesta edição, o Jornal Holandês alerta para um problema grave, que gera queda na produção de leite e gastos com tratamentos. A doença respiratória bovina é a enfermidade mais presente nos sistemas intensivos de criação e pro-dução dos animais em todo o mundo. Um mal que ocorre tanto em animais em pasto, como em confinamento e que pode levar até a morte. Acometem, sobre-tudo, animais jovens, porém não há pre-disposição para raça e sexo.

Como estamos em época de mudanças de estação, fica aqui o nosso alerta, pois as alterações climáticas são uma das causas dos problemas respiratórios.

E para falar sobre esse assunto, con-tamos com a participação do Médico Veterinário e Coordenador Técnico Regional de Bovinocultura da Emater--MG/UREGI CURVELO, Paulo de Tarso Nammur, que deixa várias sugestões de prevenção e tratamento.

Jornal Holandês: O que são doenças respiratórias?

Paulo de Tarso Nammur: O complexo das doenças respiratórias é o resultado de uma ruptura do equilíbrio entre as defesas naturais do animal e os fatores externos que favorecem a doença. Este desequilí-brio aparece mais freqüentemente no ani-mal que é incapaz de superar uma modifi-cação do seu ambiente ou de se adaptar. O stress interfere nos mecanismos de lim-peza e de defesa do aparelho respiratório e favorece a proliferação de microorganis-mos e a produção de toxinas (LAVAL, A, CARRAUD, A, FILLETON, R, 1994).

A eficiência funcional do Sistema Respi-ratório depende de sua habilidade em oxige-nar e remover o dióxido de carbono do san-gue no aparelho respiratório. Interferências nessas funções podem ocorrer de várias maneiras, mas o defeito básico em todos os momentos é a falta de suprimento de oxigê-nio para os tecidos (BLOOD, D.C; HENDER-SOON, J.A; RADOSTITS,O.M., 1979).

JH: Fatores para ocorrência dessas doenças?

PN: As doenças do trato respiratório são causadas pela combinação de agen-tes infecciosos e, causas predisponentes como, condições climáticas desfavorá-veis, stress, ambientes mal ventilados, cada qual contribuindo para debilitar os mecanismos de defesa do animal (BLOOD, D.C ; HENDERSOON, J .A ; RADOSTITS, O.M., 1979).

JH: Como manifesta no animal?PN: As principais manifestações das

disfunções respiratórias são aquelas resul-tantes da insuficiência de suprimento de oxigênio nas células (anóxia), destruição do tecido pulmonar e intoxicação.

JH: Como agem os agentes etiológicos de doenças respiratórias?

PN: O Complexo das Doenças Respi-ratórias, a broncopneumonia refere à inflamação dos bronquíolos, parên-quima e pleura em decorrência da inva-são por agentes infecciosos e virais, transportados pelo ar.

As afecções de natureza não infecciosa são as pneumonias intersticiais causadas pela inalação de toxinas e alérgenos e as infecções virais isoladas, caracterizado por reação inflamatória intersticial difusa. As pneumonias metastáticas são aquelas causadas pela embolização séptica dos pulmões, como infecções umbilicais e abscessos hepáticos (COUTINHO, 2004).

JH: É contagioso?PN: Algumas enfermidades do sis-

tema respiratório são contagiosas, como a Micoplasmose, Pneumonia Verminótica e a Tuberculose, que podem acometer todo o rebanho.

JH: Como tratar?PN: 1- TERAPIA ANTIMICROBIANA –

O tratamento, geralmente é individual e a duração dependerá do agente causal e

da gravidade.2- ALTERAÇãO DO AMBIENTE – Um

dos aspectos mais negligenciados no trata-mento de doenças do trato respiratório é a falta de um ambiente adequado, ou seja, ventilado, e confortável. Os animais devem ser colocados em um ambiente livre de correntes de ar, aquecido e ventilado.

3- ESTIMULANTE RESPIRATÓRIO – O objetivo desta terapia é o aumento da amplitude respiratória.

4- EXPECTORANTES.

JH: Como fazer o controle?PN: Uma conduta racional para o con-

trole destas doenças inclui: a) obtenção de um diagnóstico preciso do animal doente; b) introdução de técnicas de manejo que minimizem os efeitos do stress e, c) introdução de um programa de imunização para doenças específicas, quando se julgar necessário (BLOOD, D.C; HENDERSOON,J.A; RADOSTITS,O.M., 1979).

A prevenção das afecções é absoluta-mente dependente do controle dos fatores de riscos relacionados. Portanto, o manejo preventivo é, indiscutivelmente, a forma mais eficiente de diminuir a incidência e a gravidade de problemas respiratórios em um rebanho.

JH: Quais são os prejuízos à produção de leite?

PN: Os prejuízos estão relacionados à diminuição na produção das vacas aco-metidas por estas enfermidades, descarte do leite das vacas em lactação, tratadas com antimicrobianos, descarte de ani-mais acometidos de Tuberculose e, morta-lidade de adultos e bezerros, em função destas doenças.

Literatura consultada:BLOOD,D.C; HENDERSON,J.A;

RODOSTITS,O.M , Clínica Veterinária , 5ª ed., Editora Guanabara

Koogan, 1121 p – Rio de Janeiro – RJ

Doença respiratória

bovina, um mal que

não vê idade,

raça ou sexo mas que gera

grandes prejuízos

respirar com qualidadeW

AGner CorreA

Page 9: Jornal holandes junho 2013

MAIS QUE 10,A ABS É 11!

ABS lidera os TOP 100 TPI - EUA por 11 sumários consecutivos

(34) 3319.5400www.abspecplan.com.br

Page 10: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

10

ExpO

SIçã

OA

Exph

OMIg

CRE

SCEu

To

rnei

o le

iteiro

, Mel

hore

s de

Min

as, F

eira

de

Anim

ais,

cur

so e

mui

to

mai

s no

vida

des.

voc

ê nã

o po

de fi

car d

e fo

ra d

este

gra

nde

even

to.

uM girO dO HOlandês dE Minas

ASSOCIAÇÃO AUXILIANDO OS CRIADORESA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG mais uma

vez presente entre criadores e levando importantes informações para uma produção de qualidade e com bons resultados. No início de maio, foi realizado na cidade mineira de Rio Pomba o 1° Encontro Técnico dos Produtores de Leite do Município de Rio Pomba.

O Médico Veterinário e Inspetor Técnico da Associação Mineira, Dr. Silvano Carvalho Júnior, ministrou a palestra com o tema “Introdução às Características Morfológicas de Vacas Leiteiras.” O evento contou com a participação de 121 pessoas, entre eles criado-res, estudantes, professores, profissionais da área, representantes da Emater e autorida-des locais. A ACGHMG contou também com a participação do estagiário Samuel Miguel Hylário e dos técnicos do serviço de Controle Leiteiro, Vander e Damião.

A cidade de Rio Pomba está em pleno crescimento na criação de animais da raça Girolando, sendo um polo para a realização de bons negócios para criadores de Holandês, pois é base da criação de Girolando. O encontro foi uma realização da ACGHMG, da Emater-MG, do Sindicato Rural de Rio Pomba e da Secretaria de Agricul-tura e Pecuária de Rio Pomba.

PELO MUNDOO Zootecnista e Superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Gado Holan-

dês de Minas Gerais – ACGHMG, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, viajou no período de 29 de abril a 6 de maio para participar do 13º Alta Advantage Showcase, realizado no Texas – EUA. O evento reuniu 300 participantes de todo o planeta, “foi uma troca mundial de informações, uma experiência única”, comenta Cleocy. Estados Unidos, Canadá, Holanda, Argentina e Uruguai são alguns dos destinos conhecidos por Cleocy Fam, que a cada ano vem se aprimorando e trazendo novas experiências para todos os criadores. É a Associação Mineira a nível internacional! Mais detalhes na página 19 desta edição.

PRESENTE EM BARBACENAA equipe da Associação Mineira marcou presença auxiliando a todos os criadores

presentes em mais uma exposição homologada da raça Holandesa em Minas Gerais. A 46ª Exposição Agropecuária de Barbacena contou com a participação da competente equipe técnica representada pelo Médico Veterinário e Inspetor Técnico de Registro, Dr. Phillippe Domingos Monteiro e pelo Superintendente Técnico Cleocy Fam, que foi o res-ponsável pela secretária da exposição. A Associação parabeniza a todos pela dedicação e realização desta bela exposição repleta de qualidade.

O inspetor Técnico de registro dr. Phillippe domingos Monteiro, o Prefeito de Barbacena, Toninho andrada e o Presidente do nughobar, géson rodegheri na abertura da 46a Exposição agropecuária de BarbacenaParticipantes

posam para a foto oficial do io Curso de Preparadores de animais para Pista da raça Holandesa

Em destaque, o superintendente

Técnico da associação

Mineira Cleocy Fam entre os

representantes brasileiros

O encontro contou com grande participação de criadores que atentos prestaram atenção a palestra ministrada pelo inspetor Técnico da associação Mineira, dr. silvano Carvalho Júnior

HOMENAGEMO Io Curso de Preparadores de Animais para Pista da Raça Holandesa realizado pela

Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG, teve todas as vagas preenchidas. Apaixonado pela raça Holandesa, J.G. Lara Leite, participante do curso, enviou para a nossa redação algumas palavras importantes que resolvemos compartilhar com os nossos leitores. A equipe da Associação Mineira agradece o cari-nho e saibam como foi o curso pelo olhar e palavras de um participante e poeta:

UM POETA ENTRE vACAS HOLANDESASJ.G.Lara Leite – por um apaixonado pelo gado HolandêsAs pistas de julgamento e as arenas dos leilões de gado

Holandês no Brasil certamente ganharão brilho mais intenso, entusiasmo de maior número de criadores e belezas mais refi-nadas. Pelo menos 15 novos peritos estão adentrando aos pal-cos, diplomados no I Curso de Preparadores de Animais para Pista da Raça Holandesa, que a ACGHMG promoveu no municí-pio de Juiz de Fora. A profissionalização exigida, a sadia compe-tição entre criadores, podem contar agora com essa moçada destemida, que desembar-cou na Fazenda Santa Maria, vinda de todos os quadrantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Gente alegre, otimista, compenetrada e responsável, moços e moças, direto dos currais e universidades, com o firme propósito de aprimorar o conhecimento sobre o pacífico animal, que jorra leite para os famintos da terra.

Os mestres do curso, Cleocy Fam de Mendonça Júnior e Arthur Henrique C.P.Bello, como não poderiam deixar de ser, estavam atualizadíssimos. As fotos comparativas dos animais exibidos: Britany, Crimson, Desire, Lúcia, Hue, Seisme, Hailey, entre outras mais velhas; duas fantásticas recém-campeãs europeias; as nacionais Tulipa e Butterfly e a recordista Ever Green ilustram o panorama da modernidade onde estão estabelecidos os técnicos da Associação Mineira.

E todo o espetáculo de preparação e apresentação, entre nós (comecei a ouvir às 7h30 do dia 26 do último cruel abril) se deve ao pioneirismo de alguns, que se sacrifica-ram pessoal e financeiramente para romper com a reserva deste conhecimento especí-fico, detido por americanos e canadenses. Por essa razão especial, nossos criadores estão valorizando cada vez mais o pessoal, escasso e precioso, que ainda se disponibili-zam para cuidar desse bicho fascinante com zelo e até mesmo com inocente amor. Na confraternização de encerramento, mandei ver, em homenagem à turma, os belos ver-sos do cigano de Idaho: “o que tu amas de verdade permanece/o que tu amas de verdade é tua herança verdadeira/o que tu amas de verdade não te será nunca arrancado...”

Registro também que ficou muito bem gravado o enorme valor que Arthur e Cleocy atribuem à honestidade. Além do conhecimento científico propriamente, da precisa didática e da espetacular maestria na tosquia, o realce dado a essa virtude contribuiu muito para a nossa admiração. Aliás, senti em todos uma forte disposição ao combate contra qualquer tipo de fraude, que um velho e alquebrado poeta nem suspeitava poder existir entre admiradores do gado Holandês.

Na despedida, alegre e satisfeito, com meu diploma, meu vaso de flor e a camiseta nova de brinde, sugeri ao Samuel Hylário que o próximo poderia abranger fotografia de animais. Como simples observador, agora melhor preparado, considero uma verda-deira calamidade a grande maioria das fotos exibidas em catálogos, revistas e jornais.

ArquIvo peSSoAl

ArquIvo ACGHMG

ArquIvo ACGHMG

FoToS SAMuel MIGuel HylárIo

Page 11: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

11

ClASSIfICAçãO lINEARConheça bem

o seu rebanho, utilize mais esse serviço da Associação e

saiba como investir certo. Inform

ações: 32 4009 4300ECONOM

IzE

Page 12: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

12

O mês de junho começou muito bem para a raça Holandesa de Minas Gerais. Nos dias 1 e 2, no Parque de Exposição Bolivar de Andrade, em Belo Horizonte – MG, aconteceu a 53ª Exposição de Gado Holandês de Minas Gerais, durante a Superagro 2013. A exposição foi um encontro não somente da raça Holan-desa, mas um momento de união e confra-ternização de várias raças leiteiras que acompanharam atentamente os dois dias de julgamento do Holandês. Qualidade, inovações, surpresas e organização foram destaques da raça que chamou a atenção de todo o parque de exposição.

Dr. Cláudio Aragon foi o responsável pelo julgamento de animais excepcio-nais em pista. Expositores de Betim, Conceição do Rio Verde, Juiz de Fora, Oliveira e Sete Lagoas participaram dessa importante exposição.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Centro-Mineiro - Acricom, tendo como presidente Peter Jordan e vice--presidente Mauro Antônio Costa de Araujo, com olhar inovador realizaram uma exposição acima de tudo com muita qualidade e com um ambiente acolhedor.

Mendelssohn de Vasconcelos, res-ponsável pela realização da Superagro, elogiou o trabalho realizado pelo presi-dente da Acricom, Peter Jordan, trazendo de volta o Holandês para a Superagro e enalteceu a trajetória de Ellos José Nolli na raça. “Eu sempre falo que o Holandês é a máquina de fazer leite, é a maior repre-sentatividade no Brasil em termos de genética e produção de leite. A raça voltou esse ano a participar da Superagro e fez essa beleza, engrandecendo ainda mais a nossa exposição, prova disso é a quanti-

dade de pessoas assistindo. A gente só tem que agradecer à raça Holandesa”, comentou Mendelssohn.

No primeiro dia, o criador Gilberto Este-ves era só alegria no julgamento do Gado Jovem, mas não poderia ser diferente, com a conquista das principais categorias: Melhor Criador, Melhor Expositor, Grande Campeã, Reservada Grande Campeã e Terceira Melhor Fêmea Jovem da Supera-gro 2013. Já no segundo dia, foi a vez de muitas conquistas para o expositor Mauro Araujo, que entre os vários prêmios con-quistou a Grande Campeã com o animal Tang Kelly Broker Windstar Morty e a Reservada Grande Campeã com o animal Borg Jacy 560, já a 3ª Melhor ficou para o animal Meara Teka Dundee Amilta.

O Presidente da raça Jersey, Luis Paulo Novais Miranda, que também foi nosso mestre de cerimônia, comentou: “tenho o privilegio de estar presente no parque há mais de 20 anos junto a várias raças. Este ano, tive o privilégio de poder ajudar na coordenação técnica na pista. Sucesso em organização e sucesso em termos de ani-mais em pista tamanho foi o nível zootéc-nico apresentado. A Superagro é destaque pelo valor técnico, não em volume de ani-mais. Aqui temos um palco para mostrar os melhores animais de cada raça, os melho-res animais do Holandês e os melhores animais do Estado. É uma satisfação ver a raça crescer, manter a sua força. Todos com o mesmo pensamento de evolução, em prol de um rebanho com qualidade superior”.

Ao final do evento, a pedido de Paulo Baiano, foi aberto um espaço para que ele realizasse uma homenagem a Peter Jor-dan, nas mãos de Marquinhos Alves foi entregue o Troféu José Alves Duarte. “Con-sidero que o troféu espelha bem todo o nosso trabalho e sacrifício em prol da raça ao longo dos últimos 16 anos,” Peter Jor-dan comentou emocionado.

A diretoria da Acricom agradece a todos os criadores, patrocinadores e pessoas que ajudaram de alguma forma a viabilizar essa bela e impor-tante exposição para a raça Holandesa. Parabéns a todos!

ASSO

CIAç

ãOpR

OfIS

SION

AlIS

MO

Asso

ciad

o da

Min

eira

pod

e co

ntar

com

um

a eq

uipe

com

pete

nte,

form

ada

por p

rofis

sion

ais

expe

rient

es e

m v

ário

s se

tore

s do

gad

o de

leite

. aCOnTECEu

O jurado oficial, dr. Cláudio aragon, teve muito trabalho nas pistas do Holandês

novidades do holandês em bhEm clima de

confraternização, o Holandês retorna à

Superagro com muita qualidade em pista

FoToS WAGner CorreA

Page 13: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

13

pRÓxIMO ENCONTRO

A raça Holandesa terá um encontro em

uberba - MG para participar dos

10 anos da Megaleite. Traga seu anim

al. Informações: 32 4009 4300

ExpOSIçãO

a equipe de Mauro antônio

Costa de araújo orgulhosa pela

conquista da grande

Campeã, reservada Campeã e

3a Melhor Vaca

gilberto Carvalho Esteves e sua equipe em festa pelas conquistas no primeiro dia de exposição:

Campeã Fêmea Jovem, reservada Campeã Fêmea Jovem e 3a Melhor Fêmea Jovem

RESULTADO GERAL DAS CATEGORIASCAMPEONATOS CAMPEÃ (O) EXPOSITOR

GADO JOvEMCaMPEOnaTO BEZErrO g.C. EsTEVEs FlaViO FEVEr 50-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO JÚniOr g.C. EsTEVEs FausTO durHaM 32-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO BEZErra MEnOr g.C. EsTEVEs FiliTa 56 gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO BEZErra JuniOr g.C. EsTEVEs FaBiana sTEadY 53-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO BEZErra inTErMEdiÁria HOriZOnTE MargriET 128 alTaiOTa TE gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO BEZErra sêniOr riO VErdE sid TaliTa-TE gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

CaMPEOnaTO nOVilHa MEnOr HOriZOnTE aaTJE 99 sanCHEZ TE gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO nOVilHa JuniOr J.E.n. gladina gOld-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO nOVilHa inTErMEdiÁria riO VErdE Final CuT MECa-TE gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

GADO ADULTOCaMPEOnaTO 2 anOs JÚniOr MEara sPirTE CHElsEa MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

CaMPEOnaTO 2 anOs sêniOr BOCaina KinglY aniTa CarMElina gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO 3 anOs JÚniOr riO VErdE sHOTTlE Maria laura-TE gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

CaMPEOnaTO 3 anOs sêniOr MEara TEKa dundEE aMilTa MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

CaMPEOnaTO 4 anOs riO VErdE lOu ViVi gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

CaMPEOnaTO 5 anOs Braunas HErOs FlasH KaTianE MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

CaMPEOnaTO VaCa adulTa BOrg PaMEla BOnanZa 786 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

CaMPEOnaTO VaCa ViTalÍCia Tang KEllY BrOKEr windsTar MOrTY MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

MELHORES EXPOSITORES - GERAL

MELHORES AFIXOS - GERAL

MELHORES CRIADORES - GERAL

ColoCAÇÃo - expoSIToreS1 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO2 gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs3 gilBErTO CarValHO EsTEVEs4 sErra BranCa agrOPECuaria lTda5 agrOPECuaria BarrEirO alTO lTda6 alBErTO OswaldO COnTinEnTinO dE arauJO7 HElida sTaEl MEndOnça14 TOdOs aQuElEs QuE nãO FOraM

1 riO VErdE gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

2 MEara MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

3 g.C. EsTEVEs gilBErTO CarValHO EsTEVEs

4 sErra BranCa sErra BranCa agrOPECuaria lTda

5 lEKa lEOnardO MOrEira COsTa dE sOuZa

6 BOrg uBEl BOrg

7 J.E.n. EllOs JOsE nOlli

8 Tang OrlandO, MarCOs E iTaMar Tang

9 HOriZOnTE Jan JOHannEs dE BOEr E/Ou FErnandO

10 alBOs alBErTO OswaldO COnTinEnTinO dE arauJO

MELHORES EXPOSITORES - GADO JOvEMMELHORES CRIADORES - GADO JOvEM

ColoCAÇÃo - expoSIToreS1 gilBErTO CarValHO EsTEVEs

2 agrOPECuaria BarrEirO alTO lTda

3 gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

4 sErra BranCa agrOPECuaria lTda

5 alBErTO OswaldO COnTinEnTinO dE arauJO

14 TOdOs aQuElEs QuE nãO FOraM

ColoCAÇÃo - expoSIToreS11 gilBErTO CarValHO EsTEVEs

2 agrOPECuaria BarrEirO alTO lTda

3 gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

4 sErra BranCa agrOPECuaria lTda

5 alBErTO OswaldO COnTinEnTinO dE arauJO

11 TOdOs aQuElEs QuE nãO FOraM

ColoCAÇÃo - expoSIToreS1 gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

2 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

3 gilBErTO CarValHO EsTEVEs

4 agrOPECuaria BarrEirO alTO lTda

5 sErra BranCa agrOPECuaria lTda

6 alBErTO OswaldO COnTinEnTinO dE arauJO

11 TOdOs aQuElEs QuE nãO FOraM

RESULTADO COMPLETO DA 53O EXPOSIÇÃO DE GADO HOLANDÊS - SUPERAGRO NA EDIÇÃO DIGITAL WWW.JORNALHOLANDES.COM.BR

RESULTADOS DAS PRINCIPAIS CATEGORIASCAMpeonAToS CAMpeà (o) expoSITor

grandE CaMPEãO g.C. EsTEVEs FausTO durHaM 32-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO FêMa JOVEM HOriZOnTE MargriET 128 alTaiOTa TE gilBErTO CarValHO EsTEVEs

CaMPEOnaTO VaCa JOVEM MEara TEKa dundEE aMilTa MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

grandE CaMPEOnaTO Tang KEllY BrOKEr windsTar MOrTY MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

reServADA (o) expoSITor

g.C. EsTEVEs FlaViO FEVEr 50-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

g.C. EsTEVEs FiliTa 56 gilBErTO CarValHO EsTEVEs

BOCaina KinglY aniTa CarMElina gilBErTO CarValHO EsTEVEs

BOrg JaCY 560 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

3o luGAr expoSITor

g.C. EsTEVEs FaBula gOldwYn 48-FiV gilBErTO CarValHO EsTEVEs

riO VErdE sHOTTlE Maria laura-TE gusTaVO gOMEs FErnandEs E OuTrOs

MEara TEKa dundEE aMilTa MaurO anTOniO COsTa dE arauJO

FoToS WAGner CorreA

Page 14: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

14

CONf

IANç

ARE

gIST

RO

Faça

um

bom

neg

ócio

. reg

istre

seu

s an

imai

s na

Ass

ocia

ção

Min

eira

.In

form

açõe

s: 3

2 40

09 4

300

MOMEnTOs HOlandês na suPEragrO 2013

Peter Jordan e Mauro araújo, da acricom, surpreenderam com o visual e inovaram na premiação, trazendo conforto e dinamismo durante os julgamentos e fazendo do gado Holandês o destaque na superagro 2013

Os julgamentos do Holandês contaram com a presença de várias raças leiteiras. uma ótima vitrine para bons negócios!

Muita qualidade nos julgamentos do gado jovem e gado adulto

alguns dos expositores e representantes que participaram da superagro

Homenagem da acricom a Mendelssohn de

Vasconcelos

dr. Cláudio aragon recebe homenagem pela árdua função de jurado oficial

ao final da exposição, participantes e amigos da raça Holandesa em ritmo de confraternização

O reconhecimento do trabalho dos técnicos dr. Phillippe Monteiro e

dr. silvano Carvalho, da aCgHMg

Premiação diferenciada e personalizada em tempo real

Peter Jordan recebe troféu José alves duarte das mãos

de Marquinhos alves

FoToS WAGner CorreA

Page 15: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

15

ExphOMIg 2013

participe do maior evento da raça Holandesa em

Minas Gerais. Torneio

leiteiro, feira de animais e m

uito mais. Inform

ações: ww

w.exphomig.com

.brEvENTO

EsTilO HOlandês - by wagner Correa

CHarME HOlandês

FoToS WAGner CorreA

COM A PALAvRA, O JURADO OFICIAL DR. CLáUDIO ARAGON

“Após um ano ausente na Superagro em 2012, a raça Holandesa voltou com muita força em 2013. Reunindo alguns dos grandes nomes da raça, tivemos uma exposição de muita qualidade. O gado jovem contou com animais que fizeram categorias muito uniformes e de muita força. As campeãs e reservadas em todas as categorias são animais que certamente estarão competindo muito forte em qualquer exposição deste ano no Brasil. A Campeã Fêmea Jovem é uma bezerra completa! Extrema força leiteira, com linhas retas, aprumos muito corretos, estilo e qualidade lei-teira, com ótima abertura em toda a estrutura de corpo. Uma bezerra inter-mediária que prima pelo equilíbrio, aliado ao estilo e correção que fazem as grandes campeãs. As vacas, apesar de não apresentarem grandes quantida-des, mostraram do que é capaz a reu-nião de grandes criadores. Mais uma vez, as categorias foram equilibradas e repletas de muita qualidade. Quando entrou em pista a última categoria de vacas – Campeonato Vaca Vitalícia –aqueles que têm paixão pela raça certa-mente perderam o fôlego! Dificilmente temos a oportunidade de ver duas vacas vitalícias juntas que mostram tanta qualidade, correção, equilíbrio, estilo, excelência em sistema mamário e apru-mos, aliado a uma condição simples-mente perfeita! Eu não tinha como separar os dois animais desta categoria e elas se sagraram Grande e Reservada Grande Campeãs. Que dupla fantástica para representar a grande qualidade que foi o julgamento das vacas nesta Superagro. A Terceira Melhor Vaca foi a Campeã Vaca Jovem, outro animal que encaixa no perfil das campeãs pela excepcional qualidade leiteira, com abertura de corpo, profundidade e cor-reção de sistema mamário. Uma exposi-ção que, se não teve os grandes núme-ros de outras, primou pela qualidade em todas as categorias, com campeãs que certamente irão brilhar em outras pistas ao longo do ano. A organização e o ambiente na hora dos julgamentos deu um brilho todo especial para o evento, com decorações inovadoras e bem esti-lizadas, muita atenção aos detalhes e dedicada a servir aos espectadores. Um ambiente muito gostoso, marcado por confraternização e reunião de pessoas interessadas.”

vENIHélida, Alberto Continentino, Mauro, Peter, Gustavo e Gil-

berto mostraram a que vieram na Superagro 2013, Exposição de Gado Holandês de Belo Horizonte. A excelência dos exem-plares que expuseram honraram a presença de todos que com-pareceram e prestigiaram o evento na Gameleira.

vIDIO público presente no julgamento da raça Holandesa foi,

principalmente no segundo dia, o mais expressivo de todos os julgamentos das raças leiteiras e contou com a presença de auto-ridades como o Dr. Wendelssohn de Vasconcelos, responsável pela Superagro 2013 nos dois dias de julgamento. Destaque também para as figuras femininas, que são mostradas na nossa simpática coluna Charme Holandês.

vICIQuem saiu vitorioso, além dos expositores é claro, foram os

patrocinadores do evento, Alta Genetics, Banco Mercantil, Cauêmbrio, Embral Leilões, Feno Santa Helena, Futura Rações e Semex Brasil que souberam investir e acreditaram na capaci-dade dos nossos Presidentes e Vice da Acricom, Peter Jordan e Mauro Araujo. Parabéns a todos e o nosso muito obrigado.

vENI, vIDI, vICI IGilberto Esteves e os seus aportam na capital das Minas

Gerais com um gado jovem imponente, muito bem cuidado há de se ressaltar, sob o comando do nosso querido Marquinhos Alves. Início da tarde e Esteves ergue seu primeiro troféu e, para não bastar, perto da hora do Angelus, após mostrar a que veio, ergue o segundo troféu do dia. Para o primeiro dia da Superagro 2013 podemos dizer que Gilberto veni, vidi, vici occasum.

vENI, vIDI, vICI IIE no alvorecer do domingo, Mauro Araujo começou a puxar

seus ostentosos exemplares da espécie Holsten Frísia. Este já sabia do certame lácteo que enfrentaria, mas não se abateu. Levantou o primeiro troféu do dia, e com sol a pino ergueu a cobi-çada taça da valorosa peleja que aconteceu nas terras do Belo Horizonte. Mauro veni, vidi, vici absolutus.

vENI, vIDI, vICI IIISir Peter Jordan, que mesmo de ascendência germânica, não

podemos deixar reconhecer nele a alma de um autêntico cava-lheiro, não somente proporcionou o retorno do gado Holandês à Superagro mas, também reconhecidamente criou um divisor de águas nas exposições em BH. Inovou, revolucionou e surpreen-deu a todas as raças de gado e demais animais em julgamento da exposição. A qualidade dos animais que conseguiu trazer e as inovações que foram apresentadas fizeram sem sombra de dúvi-das a raça Holandesa ser o centro das atenções da Superagro 2013. Não podemos, neste sentido, deixar de reconhecer os esfor-ços de Mauro Araujo, que foi um dos maiores motivadores para que todos os expositores de Minas participassem da exposição. Peter e Mauro veni, vini, vici triumphum.

Page 16: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

16

CAlE

NDáR

IOEx

pOSI

çõES

Fi

que

aten

to a

s da

tas

das

exps

oiçõ

es h

omol

ogad

as d

a ra

ça H

olan

desa

.pá

gina

2 d

o Jo

rnal

Hol

andê

s

CursOs...siMPósiO...

CURSO | IGARAPE/MGDe 17 a 21 de junho e de 22 a 26 de julho acontecerá o Curso de Inseminação

Artificial de 2013, na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, situada no município de Igarapé, a 5 km da Rodovia Fernão Dias (BR381). Ele será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, sendo que às segundas-feiras ele começa excepcionalmente às 10h. O curso é ministrado pelo aluno de graduação Dimitre Giancarlo e orientado pelo professor Allan Maia e se baseia em tripé resumido em: montagem do aplicador e inseminação, observação de cio e manejo do botijão. O evento é voltado basicamente para alunos de veterinária, funcionários das fazendas e produtores rurais, mas também é aberto ao público em geral.

Mais informações: [email protected], ou 31 3534-3708.

CURSO | UBERABA - MGCurso de Capacitação Rural ABS acontecerá de 24 a 26 de junho, na Sede

da Central da empresa, em Uberaba – MG. O curso abordará os seguintes temas: manejo de recém-nascidos, administração de medicamentos, uso racional de colostro e manejo de implantes hormonais. Leonardo Teixeira e Mateus Guapo Pavarina serão os palestrantes. O curso é oferecido aos produ-tores, trabalhadores nas fazendas e técnicos.

Mais informações: 34 3319 5400

EvENTOS | JUIZ DE FORA - MGO Minas Láctea 2013 reunirá os tradicionais eventos: Expomaq - Exposi-

ção de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista; Expolac - Exposição de Produtos Lácteos e o Concurso Nacional de Produtos Lácteos. O evento acontecerá de 16 a 18 de julho, no Expominas, em Juiz de Fora - MG. A expectativa é que cerca de 130 empresas nacionais e estrangeiras participem do evento. O 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos conta com participação de indústrias de diversos estados do Brasil, que apresentam produtos para concorrerem nas categorias: Queijo Prato, Gouda, Provolone, Parmesão, Reino, Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Desta-que Especial (qualquer produto lácteo – queijos ou doces de que tenham pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). A avaliação é feita por profissionais de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal e técnicos das indústrias.

Mais informações: 31 3489-5022, 3489-5023 ou pelo e-mail [email protected]

CURSO | PINDAMONHANGABA - SPSerá realizado o Curso de Preparo de Animais para Exposição no período

de 17 a 20 de julho, na Fazenda Morro Agudo, na cidade de Pindamonhan-gaba, em São Paulo. Os ministrantes serão Eduardo Morais e Josué (Fio), que abordarão importantes assuntos como morfologia, noções básicas de organi-zação pré e durante exposição e técnicas práticas de tosquia e preparo. Aproveite mais essa oportunidade!

Mais informações: www.milkshow.com.br

SIMPÓSIO | LONDRIANA/PR O Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais de Excelência em

Tecnologia do Leite acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, na Universidade Estadual de Londrina - Anfiteatro do CESA, em Londrina - PR. Pesquisadores, produtores, técnicos e outros profissionais da área estarão reunidos para falar de leite. Um importante momento para discutir os problemas da cadeia, bus-car soluções, saber das novidades e conhecer as atividades dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite do Paraná.

Mais informações: 43 3371-5617

SIMPÓSIO | ERECHIM/RSA 10ª edição do Simpósio do Leite e a 2ª edição do Fórum Nacional de

Lácteos acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, em Erechim - RS. O simpósio oferece uma visão mais realista para as perspectivas da agropecuária lei-teira. Dentre os temas abordados nas palestras teremos: A pecuária leiteira como unidade de negócio; Análise e perspectiva do mercado nacional e internacional do leite; Composição do leite como ferramenta de avaliação nutricional de vacas leiteiras; Gerenciamento de propriedades produtoras de leite e Importância do uso da IATF em rebanhos leiteiros.

Mais informações: www.simposiodoleite.com.br

Recebo o JORNAL HOLANDÊS todo mês e as matérias estão ótimas. Parabéns para toda a equipe, realmente o Jornal está de cara nova e com matérias muito interessantes!Wanderson Maia - Consultor eM agronegóCio

OPiniãO

EstuDo iDEntifica o uso Da agricultura DE PrEcisão Plano de ação pretende difundir as técnicas entre os agricultores

sEis tonElaDas DE lEitE Em Pó é aDultEraDo análises apontaram presença de uréia e formol

aumEnta o combatE a irrEgulariDaDE no lEitE As irregularidades encontradas configuram em crime

mais ProPriEDaDEs sE bEnEficiarão com o minas lEitE acordo pode ajudar programa no atendimento a 1,3 mil fazendas

Plano agrícola E PEcuário DisPonibilizará bilhõEs as prioridades do novo plano são armazenagem, irrigação, médio produtor, entre outros.

conhEça os objEtivos Da Política DE intEgração lei prevê benefícios aos produtores rurais que adotarem os sistemas ilPF

www.jornalholanDEs.com.br

na wEB

aCOnTECEu nO Brasil

A 36º Exposição Estadual de Gado Leiteiro - Expoleite e a 9ª Feira Nacional de Agronegócio do Sul - Fenasul reali-zada de 15 a 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio – RS contou com 189 animais da raça Holan-dês e os julgamentos ficaram a cargo de Cláudio Aragon.

Borg Rita Champion 879, da Caba-nha da Maya, Bagé - RS repetiu o título de Grande Campeã conquistado na Expointer 2012, além desse prêmio foi também a Campeã Vaca Adulta e Cam-peã Vaca Nacional . A Reservada Grande Campeã , Reservada Campeã Vaca Adulta, Melhor Úbere Vaca Adulta e Reservada Campeã Vaca Nacional foi o animal Coopermil Atrevida 477 Lheros Braun TE, do expositor Nestor Braun, Santo Cristo – RS.

TORNEIO LEITEIROComo é tradição o anúncio das ven-

cedoras entre as 31 concorrentes foi fes-tejado com o Banho de Leite. Entre as

concorrentes, 16 disputaram na catego-ria Jovem e 16 na categoria Adulta e o animal Anba Renske 485, da Cabanha da Maya, Bagé - RS foi a vencedora na categoria Adulta com uma produção de 69.892 kgs.

TEMA JOvEM TRATADOR A pista de julgamento da raça

Holandesa abriu espaço para o tema Jovem Tratador. Em torno do jurado ofi-cial Cláudio Aragon estiveram agrupa-das 10 crianças com atenção as orienta-ções. Aragon procedeu uma demonstra-ção de julgamento e após chamou um menino e orientou como se comportar na apresentação de um animal. “Esse tipo de atividade deve e merece ser esti-mulada”, comenta Aragon.

A Expoleite é a maior e mais impor-tante feira da pecuária leiteira do Estado do Rio Grande do Sul. Além do gado Holandês a exposição contou com a participação do Jersey, Gir Leiteiro, Angus, equinos, entre outros.

Expoleite movimentou o holandês do rs

Page 17: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

17

SITE OfICIAlJá está no ar o site da Associação dos Criadores de Gado Holandês de M

inas Gerais com m

uita informação im

portante. ww

w.gadoholandes.comINfORM

AçãOarTigO

O agronegócio é, sem sombra de dúvida, um dos segmentos mais impor-tantes do País, conhecido como uma mola propulsora econômica. Em pratica-mente todos os negócios do país e do mundo, as margens de lucro tem ficado cada vez menores. Se no campo, os pro-dutores, engenheiros agrônomos, zoo-tecnistas, médicos veterinários, e demais profissionais rurais gerenciam a eficiên-cia operacional de suas respectivas pro-priedades, ainda é necessário gerenciar o que não é gerenciável, ou seja, a tempe-ratura, chuva, granizo, entre outras intempéries. Talvez o planejamento nunca tenha sido tão importante para o sucesso e a continuidade deste segmento no Brasil e no mundo.

O planejamento é um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recur-sos. Planejar é decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de um objetivo desejado. É con-siderado um grande gargalo na obten-ção de resultados.

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite esta-belecer a direção a ser seguida pela orga-nização, visando um maior grau de inte-

ração com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo, em que é definida e revisada a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos que visam mudança ou aperfeiçoamento desejado. Permite que todos os esforços realizados pela organização sejam coe-rentes e focados na obtenção de melhores resultados. Esta metodologia possui em seu escopo três principais vertentes, sendo elas a missão, a visão e os valores.

1) MISSãO: É a razão da existência da organização. A divulgação da missão cria comprometimento na equipe de funcio-nários e serve para auxiliar na tomada de decisões diárias e para definir objetivos.

2) VISãO: A visão de futuro define o que a empresa pretende daqui a alguns anos. Ela representa as ambições e dese-jos da organização, além de descrever o quadro futuro que se quer atingir em um determinado período, seja 1 ou 5 anos. Estas ambições e desejos são concluídos a partir da definição de metas.a. Segundo William Edwards Deming, um das referências mundiais em gestão da qualidade, “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” Em

outras palavras, as metas e a melhoria contínua são os grandes segredos da obtenção de resultados.b. As organizações geralmente possuem visões e, a partir delas, é elaborada uma série de planos de ação para o alcance de cada meta.

3) VALORES: Representam as convic-ções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que as pessoas da organiza-ção acreditam. Uma empresa, seja ela rural ou urbana, necessita de pessoas. Estas mesmas pessoas de uma determi-nada organização possuem criações distintas, expectativas diferentes uma das outras e perfis também não muito semelhantes. Na construção de uma bela equipe de trabalho, é necessária a contratação de pessoas que possuem valores semelhantes, e que acreditam no negócio em que estão ingressando.

O planejamento estratégico cria con-dições para a transformação de idéias em realidade, transformação de amadorismo em profissionalismo e transformação de ineficiência em eficácia. O agronegócio vive atualmente uma fase em que apenas produtores e profissionais do campo efi-cazes e estrategistas se destacam e conse-guem bons retornos.

Fonte: Rehagro

Planejamento estratégico em propriedades rurais

FERNANDO RATIEngEnhEiro Agrônomo

"...apenas produtores e profissionais do campo eficazes e estrategistas se destacam e conseguem bons retornos..."

vOCê SABIA QUE PRIORIZARHORAS MAIS FRESCAS PARA PASTEJAR PODE PREJUDICAR A PRODUTIvIDADE DE vACAS LEITEIRAS?

você já percebeu que as vacas intensificam o pastejo nas horas mais frescas do dia?Elas priorizam o conforto em

detrimento à alimentação. O con-trário também é verdade – elas dei-xam de pastejar nos períodos mais quentes. Até aí, parece bom. O pro-blema é que a alternância entre alta disponibilidade e restrição de alimentos prejudica a fermentação ruminal. A explicação é que os microrganismos do rúmen traba-lham com mais eficiência quando há constância no aporte de alimen-tos que chega até eles.

No período de restrição, a microbiota tem suas atividades deprimidas. Aí então, quando há novamente maior disponibilidade de nutrientes, ela não consegue trabalhar com todo o seu poten-cial. Principalmente vacas de alta produção e/ou aquelas no início da lactação apresentam queda de desempenho devido a esse fato.

A solução para o problema é fornecer pequenas quantidades de volumoso (em torno de 10 a 15 kg por vaca) próximo ao local de sombra, nas horas mais quentes. Essa suplementação não tem o objetivo de substituir o pasto. A ideia é manter os microrganismos do rúmen “ocupados” até as horas mais frescas.

Fonte: Rehagro

VOCê saBia?

Page 18: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

18

NEgÓ

CIOS

fEIR

A DE

ANI

MAI

S

part

icip

e da

1a F

eira

de

Anim

ais

que

acon

tece

rá d

uran

te a

exp

hom

ig.

Info

rmaç

ões:

32

4009

430

0 O Estado do Texas, mais conhecido como o Estado da Estrela Solitária, é um local repleto de contrastes. As regiões norte e leste são cobertas por vários rios, lagos e flo-restas, uma região de muita natureza verde, com clima propício à agricultura. Enquanto isso, as regiões sul e oeste possuem um clima mais árido, que chega a ser desértico em várias regiões e esse foi o cenário do 13º Alta Advantage Showcase, que reuniu 300 participantes de 25 países, no período de 1 a 5 de maio. Foram três dias de muitas visitas, foi muito mais que ver filhas de touros, foi a oportunidade de conhecer o manejo das propriedades, instalações, dietas dos ani-mais, manejo reprodutivo, enfim, o dia a dia das propriedades e como os texanos tratam o negócio LEITE.

O Brasil se destacou no encontro levando a maior delegação, composta por técnicos, produtores e profissionais do leite. Foram 18 pessoas que tiveram a oportuni-dade de conhecer e avaliar os desafios da região e as formas de superá-los.

O zootecnista e Superintendente Téc-nico da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, partici-pou deste grupo. “Para mim foi uma via-gem extremamente proveitosa e que certa-mente engrandeceu um pouco mais meus conhecimentos sobre a atividade leiteira, pois já visitei outras regiões americanas e também outros países para conhecer um pouco mais da atividade leiteira e de como podemos aproveitar estes conhecimentos no Brasil, mas nada se compara a esta via-gem, pois são fazendas gigantescas com 6.000, 9.000 vacas no leite e com um desa-fio climático incrível, pois a região é muito seca, e com ventos que passam dos 40 km/hora constantemente, toda a comida do gado tem que ser produzida sob sistema de pivôs que utilizam água do subsolo para realizar a irrigação das lavouras. O desafio climático é tão grande para estes produtos-

res que só para que tenham ideia, nosso primeiro dia nesta região estávamos com uma temperatura bastante agradável, cerca de 21ºC e umidade de 35%, ao acor-dar na manhã do dia seguinte tínhamos uma temperatura real de -1ºC, com sensa-ção térmica de -9ºC e umidade relativa de 5%. Era muito frio e muito seco!” comenta Cleocy Fam, que se surpreendeu a cada fazenda visitada.

A turnê contou com visitas em fazen-das da raça Holandesa e de Jersey, totali-zando quase 25 mil vacas no leite e mais de 50 mil cabeças de gado jovem. Todos tive-ram a oportunidade de conhecer as fazen-das Northside Farms, Fox Dairy, Caprock Farm II e Dutch Road Dairy, com criação de gado Holandês e as propriedades Avi-Lan-che e G2-Harvest Jerseys, de criação da raça Jersey. Além disso, foi realizado uma

rápida visita à Dalhart Jersey Ranch que sozinha tem mais de 25.000 novilhas da raça Jersey.

Em cada uma das fazendas os convi-dados percorriam todo o rebanho, rodando em seis estações, onde os proprietários e gestores compartilhavam:

• suas histórias, objetivos, reprodução, programas de nutrição e dicas de manejo

• pessoas da Alta focadas em progra-mas, protocolos de inseminação artificial e tambem na genética Alta, consultores Advantage, bem como especialistas em Jersey, mostrando a qualidade das filhas de touros Alta nos respectivos Lotes de Desempenho

As parcerias da empresas eram evi-dentes em cada um dos rebanhos texanos que nos acolheram. Os rebanhos parceiros Alta Advantage têm a oportunidade de tra-

balhar com o programa AltaGPS (Plano Genético e Estratégias) para elaborar e definir um índice genético próprio e perso-nalizado. Em seguida, a Alta auxilia na seleção de grupos de touros genômicos que se encaixam nesse índice, ajudando os rebanhos a fazer progresso mais rápido e assim maximizar o lucro e atingir suas metas genéticas.

Entre as várias instalações e formas de gestão, destaque para os galpões “Saudi--Style”, que são lotes sob o mesmo teto em galpões bem abertos, oferecendo uma vantagem de custo em relação aos frees-talls, por não possuir camas individuais, enquanto ainda fornece a devida proteção contra o sol e os fortes ventos da região. A instalação mais vista em toda a visita foram os currais abertos, com declives bem aparentes, projetados para que indepen-dente da estação ofereça o máximo de conforto para as vacas.

“Enfim, em três dias de muitas experi-ências globais, muito aprendizado, uma realidade bem diferente da vivida por nós em Minas Gerais, que requer bastante reflexão, pois muitas vezes dificuldades que passamos são ínfimas se compara-das aos grandes e inóspitos desafios da natureza que os Texanos enfrentam dia-riamente e o mais importante, conseguem superar e ser grandes criadores de gado leiteiro! Vale a pena pensar e acreditar no gigantesco potencial que o ser humano possui de adaptar, de querer e alcançar,” finaliza Cleocy Fam.

Não perca a próxima edição do JOR-NAL HOLANDÊS onde mostraremos deta-lhes sobre o manejo e as estruturas das propriedades visitadas e o que podemos adequar para a nossa realidade.

Cleocy Fam viajou a convite da Alta Genetics e aproveita para agradecer a

todos pela receptividade e oportunidade de fazer parte desse gigantesco

intercâmbio do leite.

PElO MundO

texas: terra dos cowboys e de muito leite!

Profissionalismo para investir e produzir leite de qualidade

FoToS CleoCy FAM

A comitiva brasileira foi a maior entre todos os grupos presentes

os bezerreiros nas fazendas do Texas impressionam pelo tamanho

Page 19: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

19

ATENçãO!6

o leilão Barreiro Alto - Mauro Araújo, dia 24 de junho, no parque da

Gameleira - BH. Inform

ações na página 7 do Jornal Holandês.OpORTuNIDADE

Page 20: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

20

INfO

RMAT

IzAD

ONA

ERA

DIg

ITAl

A

Asso

ciaç

ão d

os C

riado

res

de G

ado

Hola

ndês

ago

ra n

a w

eb, c

om

info

rmaç

ões

impo

rtant

es a

os c

riado

res.

Ace

sse:

ww

w.ga

doho

land

es.c

om

nOTas

CRv APOIA PRODUÇÃO SUSTENTávEL DA CADEIA DE LEITECom o lema “Estamos no iní-

cio da cadeia alimentar”, a CRV pretende apoiar a produção sus-tentável da cadeia de leite e corte. Um rebanho, com ani-mais que vivem por mais tempo, é mais saudável e também produz leite de uma forma ambientalmente segura: este é o ambicioso objetivo da empresa. Na sua visão sobre sustentabilidade, a empresa deixa claro que o desempe-nho de um rebanho só pode ser descrito como sustentável se fatores como a saúde animal, bem-estar, produção e o ambiente se complementarem.

O diretor da CRV Ate Lindeboom comenta que “isso, muitas vezes, é apre-sentado em lados opostos. Mas a produção sustentável realmente significa alcançar um equilíbrio harmonioso entre estes fatores”. Como exemplo, ele menciona o objetivo da empresa em oferecer touros em 2020 que os fazen-deiros possam usar para produzir um rebanho que o animal viva um ano a mais. “Isso é bom para a vaca, porque ela terá uma produção mais eficiente, beneficiando a economia e o meio ambiente. Queremos ser capazes de melhorar a eficiência da alimentação dos rebanhos leiteiros em 10% e, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de CO2 em 10% por kg de leite.”, explica.

ABORDAGEM AMPLAA frase “Estamos no início da cadeia alimentar” descreve três dimensões

da sustentabilidade: um rebanho sustentável, o diálogo sustentável e res-ponsabilidade social corporativa. Desta forma, a CRV está deixando claro que o progresso na sustentabilidade em relação a suas atividades principais beneficia um diálogo aberto com a sociedade e cooperação com os parcei-ros da cadeia alimentar. A visão, portanto, define objetivos concretos para todas as três dimensões.

A empresa pretende traduzir a sua visão sobre a sustentabilidade em produtos novos e já existentes, além de serviços que agregam valor para os produtores de leite. Para isso, a cooperativa quer apoiar a produção susten-tável de alimentos e fazer o máximo possível para ajudar os seus membros e clientes a alcançar resultados em suas operações comerciais.

SELECT SIRES LANÇA CATáLOGOS

A Select Sires do Brasil lança seus

catálogos de touros: Raças de Leite – Holandês e

Raças de Leite - Jersey - Pardo Suíço - Ayrshire - Guersney.

Informações: www.selectsires.com.br

COOPERATIvAS COM NOvAS DIRETORIASConheça as novas diretorias de algumas cooperativas de leite:

Cooperativa Agropecuária Ltda. de Moeda: Presidente: Sr. Alaor Braga de Moura, Diretor Administrativo: Sr. Geraldo Gomes de Moura e Diretor Superin-tendente: Sr. José Ildo Braga.Cooperativa Agropecuária de Pompéu (COOPEL): Presidente: Sr. José Alberto de Campos, Diretor Administrativo: Sr. Rogério de Campos Freitas e Diretor Comercial: Sr. Pedro Mendes de Freitas.Cooperativa Agropecuária de Santana de Pirapama (COOASP): Presidente: Sr. Jerson Domingos da Silva, Diretor Financeiro: Sr. Eduardo Barbosa Bastos e Diretor Comercial: Sr. Geraldo dos Santos Oliveira.Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (COOPERSETE): Presidente: Sr. Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho, Diretor Financeiro: Geraldo Romulo Vasconcelos Reis e Diretor Comercial: Sr. Mauro de Melo Figueiredo.Cooperativa Agropecuária Unaí (CAPUL): Presidente: Sr. Valdinei Paulo de Oliveira e Vice-presidente: Sr. Raimundo Sauer. Cooperativa Agropecuária da Grande Belo Horizonte (COOPAGBH): Presi-dente: Sr. Artur Eduardo Vilela, Diretor Comercial: Sr. Marcus Barbabela e Diretor Administrativo: Sr. Carlos Batista de Souza.Cooperativa dos Produtores de Leite de Goiás (COOPGOIÁS): Presidente: João Bosco Umbelino dos Santos, 1º Conselheiro Administrativo: Sr. João Vander Ferreira, 2º Conselheiro Administrativo: Geovando Vieira Pereira e 3º Conse-lheiro Administrativo: Itamar Alves da Costa.Cooperativa Agropecuária de Itaguara (CAPIL): Presidente: Rafael de Oli-veira Ribeiro e Diretor Comercial: Aparício Adão de MoraisCooperativa dos Produtores Rurais de Itaúna (COOPERITA): Presidente: Clé-cio José Guimarães, Diretor Administrativo: Marco Antonio Fernandes e Dire-tor Industrial: Nilton Queiroz de Faria.

ABS PECPLAN REALIZA REFORMAS E AUMENTA A SEXAGEM DE SêMENO sêmen sexado é, sem dúvida, um dos produtos utilizados na Insemina-

ção Artificial que apresenta maior crescimento na demanda de mercado nos últimos anos. Utilizado com o manejo correto e em conjunto com outras tecno-logias como a sincronização de cio, TE e FIV, traz para cada vez mais produto-res resultados muito positivos ao direcionar o nascimento do bezerro ideal em cada tipo de rebanho. Em sintonia com essa necessidade crescente do sêmen sexado, a ABS Pecplan realizou a ampliação da capacidade de sexagem de 70 para 90 mil doses anuais. Mais um equipamento que realiza a separação de células masculinas e femininas já está em funcionamento no laboratório que foi reformado e tem capacidade para até oito máquinas.

As reformas da Central ABS Pecplan fazem parte de um planejamento que visa a qualidade total do sêmen, desde o bem estar dos animais alojados, até a mais moderna tecnologia de congelamento e armazenagem das doses.

Vários investimentos estão sendo realizados visando as necessidades do mercado

ArquIvo ABS

A SEMEX NO BRASILA Casa da Semex Brasil em Uberaba foi inaugurada em agosto de 2012

com mais de 110 metros quadrados de área construída. São duas salas de atendimento, sala de reunião, bar e uma sala de estar com vista para a pista de julgamento. Todos os ambientes são climatizados para oferecer mais conforto aos visitantes. Recentemente foi inaugurada a nova sede em Santa Catarina, com mais de 2 mil metros quadrados de área construída e com possibilidade de ampliação, a empresa quadruplicou seu espaço físico. Hoje a capacidade de armazenamento de genética chega a 500 mil doses de sêmen.

Atualmente a empresa conta com uma rede de 83 representantes que ocupam grande parte dos estados brasileiros, além de 11 gerentes, 9 supervi-sores e 28 colaboradores que trabalham na nova sede.

Casa da semex Brasil em uberaba - Mg

a nova sede da empresa em

Blumenau - sC

ArquIvo SeMex

Page 21: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

21

MÉdia dE rEBanHOs rEFErEnTEs aO PErÍOdO abril DE 2012 a março DE 2013 - 2 OrdEnHas

MÉdia dE rEBanHOs rEFErEnTEs aO PErÍOdO abril DE 2012 a março DE 2013 - 3 OrdEnHas

Com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(31 rebanhos Concorrentes)

1 luiZ ClOVis BraZ sCarPa iTanHandu - Mg 10 12.245 2x MEnsal

2 EudEs ansElMO dE assis Braga CarMO dO ParanaiBa - Mg 19 11.486 2x MEnsal

3 rEnaTO MEZEnCiO QuEirOZ alPinOPOlis - Mg 14 10.122 2x MEnsal

4 alMir PinTO rEis iTanHandu - Mg 18 10.086 2x MEnsal

5 raFaEl TadEu siMOEs POusO alEgrE - Mg 19 9.880 2x MEnsal

rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(16 rebanhos Concorrentes)

1 dirCEu dE ManCilHa iTanHandu - Mg 29 13.676 2x MEnsal

2 aniCETO ManuEl airEs anTOniO CarlOs - Mg 35 10.859 2x MEnsal

3 MarCOs PaiVa FrOTa E/Ou PaTriCia n.P.FrOTa CarMO da CaCHOEira - Mg 50 10.645 2x BiMEsTral

4 dOra nOrrEMOsE ViEira MarQuEs CruZilia - Mg 29 10.346 2x MEnsal

5 OTHOn MarTins dE sOuZa suMidOurO - rJ 31 10.183 2x MEnsal

rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(03 rebanhos Concorrentes)

1 raul PinTO iTanHandu - Mg 57 10.234 2x MEnsal

2 CEsar garCia BriTO E/Ou siOMara s.g.BriTO TrEs POnTas - Mg 62 9.289 2x BiMEsTral

3 gilBErTO VilEla OliVEira CarMO dO riO ClarO - Mg 62 8.849 2x BiMEsTral

acima de 100 Vacas Encerradas(01 rebanhos Concorrentes)

1 ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs TrEs COraCOEs - Mg 162 9.475 2x MEnsal

melhores médias de produção por rebanho - holandês

PrOduçÕEs indiViduais dE aniMais suBMETidOs aO COnTrOlE OFiCial aFEridas EM aBril/2013

Super RankEste caderno é um oferecimento:

caDErno

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 OrdEnHas

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

dirCEu dE ManCilHa iTanHandu galEna EMEnda lExus Bx393247 PO 58,0 24/04/2013CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda EnTrE riOs dE Minas alFY CaYuaBa airraid ElEganCia Bx397502 PO 55,0 24/04/2013luiZ ClOVis BraZ sCarPa iTanHandu saO BraZ PrinCEsa JuBal Bx317852 PO 49,6 02/04/2013aniCETO ManuEl airEs anTOniO CarlOs a.M.a. MarCus Frandixi-652 Bx402882 PO 48,7 12/04/2013agrOnElli agrOindusTria lTda uBEraBa agrindus 2258 sETOn Bx409645 PO 48,6 11/04/2013ManuEl JaCinTO gOnCalVEs iTanHandu Klaas aalTJE 1072 Bx390064 PO 46,8 04/04/2013alTair da silVa rEis iTanHandu sanTOs rEis lEMMEr JOsara Bx371313 PO 46,0 23/04/2013OTHOn MarTins dE sOuZa suMidOurO diaManTina Kris sPirTE sEduCaO Bx368505 PO 44,2 22/04/2013gEraldO JOsE PinHEirO lagOa FOrMOsa CrisBETHania dOCura 311 Br1648236 7/8 43,8 16/04/2013JOsE riCardO xaViEr ElOi MEndEs BOla PrETa daKOTa augusTa Br1618180 gC-01 43,2 08/04/2013

3 OrdEnHas

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

wladiMir anTOniO Puggina alFEnas s H a sOlEdadE naJE 379 Bx429547 PO 70,4 02/04/2013sEKiTa agrOnEgOCiOs riO ParanaiBa sEKiTa sErTanEJa 687 Br1544164 PCOd 61,4 15/04/2013dJair BOsCaTTi iTaPEVa BOsCaTTi garCa MiTCH Br1503010 gC-02 59,9 16/04/2013EllOs JOsE nOlli CaETE J.E.n. ElEganCE sKYC-TE Bx409394 PO 58,6 23/04/2013arMandO EduardO dE liMa MEngE POusO alEgrE MEngE wildMan TEMPEsTadE 1204 Bx379288 PO 57,9 24/04/2013JOsE adir lOiOla EsPiriTO sanTO dO dOuradO lOiOla dEClara 348 ansElMO Br1636073 7/8 57,4 19/04/2013EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs guaxuPE EF & ls liliana TOYsTOrY Bx404701 PO 57,2 23/04/2013JOsE rEnaTO da silVa guarani HEnEl saMBa srM414324 53,0 23/04/2013BrEnO COrrEa PErEs E/Ou CarMO dO riO ClarO Onda sul BradlEY 2859 Br1544711 gC-02 50,5 26/04/2013rOgEriO luiZ sEiBT PrEsidEnTE OlEgariO rOlusEi TrElissa CEsarE Br1505594 gC-01 49,6 17/04/2013

rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(10 rebanhos Concorrentes) 1 MaurO anTOniO COsTa dE arauJO sETE lagOas - Mg 24 12.675 3x MEnsal2 anTOniO augusTO sOuZa PraCa iTuMiriM - Mg 13 12.122 3x MEnsal3 luiZ FErnandO rOdriguEs OliVEira MOnTE alEgrE dE Minas - Mg 19 11.617 3x BiMEsTral4 JOsE adir lOiOla EsPiriTO sanTO dO dOuradO - Mg 10 11.300 3x MEnsal5 JOsE EniO CarnEirO MEndEs iTanHandu - Mg 22 10.935 3x MEnsal

rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(07 rebanhos Concorrentes) 1 diEgO VaZ dE OliVEira alPinOPOlis - Mg 45 12.287 3x MEnsal2 raFaEl TadEu siMOEs POusO alEgrE - Mg 33 11.078 3x MEnsal3 MariEllE CaMPOs liMa assis dElFiM MOrEira - Mg 29 11.017 3x MEnsal4 JOsE riCardO xaViEr ElOi MEndEs - Mg 35 10.497 3x BiMEsTral5 MarCiO MaCiEl lEiTE CruZilia - Mg 26 10.330 3x MEnsal

rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(13 rebanhos Concorrentes) 1 EllOs JOsE nOlli CaETE - Mg 70 13.379 3x MEnsal2 EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs guaxuPE - Mg 57 12.538 3x MEnsal3 COllEM COnsTruTOra MOHallEM lTda rEssaQuinHa - Mg 73 12.169 3x MEnsal4 dJair BOsCaTTi iTaPEVa - Mg 53 11.502 3x MEnsal5 ManuEl JaCinTO gOnCalVEs iTanHandu - Mg 51 11.254 3x MEnsal

rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(02 rebanhos Concorrentes) 1 MarCiO FlaViO PEnidO OliVEira saO gOnCalO dO saPuCai - Mg 76 9.836 3x MEnsal2 MarCus ViniCius BOrgEs dE CarValHO JuiZ dE FOra - Mg 94 8.837 3x MEnsal

acima de 100 Vacas Encerradas(06 rebanhos Concorrentes) 1 arMandO EduardO dE liMa MEngE POusO alEgrE - Mg 160 13.887 3x MEnsal2 CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda EnTrE riOs dE Minas - Mg 106 11.943 3x MEnsal3 wladiMir anTOniO Puggina alFEnas - Mg 204 10.698 3x MEnsal4 sEKiTa agrOnEgOCiOs riO ParanaiBa - Mg 333 10.696 3x MEnsal5 anTOniO dE Padua MarTins saO JOaO BaTisTa glOria - Mg 133 10.177 3x MEnsal

MEgAlEITE 2013

É hora de mostrar o seu trabalho. prestigie as exposições da raça

Holandesa de Minas Gerais. Inform

ações: 32 4009 4300ExpOSIçãO

Page 22: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

22

PriMEira diVisãO 305 dias 2 OrdEnHas - PErÍOdO 01/03/2013 a 31/03/2013 raça: HOlandEsa

PriMEira diVisãO 305 dias 3 OrdEnHas - PErÍOdO 01/03/2013 a 31/03/2013 raça: HOlandEsa

nomE animal

nomE animal

rEgistro

rEgistro

class

class

iDaDE

iDaDE

Diaslact.

Diaslact.

ProDlEitE

ProDlEitE

ProDgorD.

ProDgorD.

ProDProt.

ProDProt.

% gorD

% gorD

% Prot.

% Prot.

tit.

tit.

ProPriEtário

ProPriEtário

uf

uf

nomE Do Pai

nomE Do Pai

adulTasEniOr

adulTasEniOr

1 anO Parida

1 anO Parida

2 anOs JuniOr

2 anOs JuniOr

2 anOs sEniOr

2 anOs sEniOr

3 anOs JuniOr

3 anOs JuniOr

6 anOs

6 anOs

7 anOs

7 anOs

adulTaJuniOr

adulTaJuniOr

5 anOs

5 anOs

4 anOs sEniOr

4 anOs sEniOr

3 anOs sEniOr

3 anOs sEniOr

4 anOsJuniOr

4 anOsJuniOr

rECOrdisTa MinEira ColleM MArTy CrySTAl Bx283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 lM ColleM ConSTruTorA MoHAlleM lTDA 2003 rICeCreST MArTy-eTE.a.B. aManHa 197 Br1634385 01-07 305 10383,3 393,0 3,78 318,2 3,06 lM EudEs ansElMO dE assis Braga Mg E.a.B. aFaMada 166 Br1634374 B 78 01-10 305 9489,6 406,4 4,28 276,8 2,92 lM EudEs ansElMO dE assis Braga Mg rECOrdisTa MinEira e.A.B. AuGuSTA ZorAIDe 113 Br1652017 B+-84 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 le euDeS AnSelMo De ASSIS BrAGA 2012 lADyS-MAnor AuGuSTAa.M.a. sHOTTlE ParadisE 674-TE Bx409377 B+82 02-00 305 11034,2 407,0 3,69 358,2 3,25 lM aniCETO ManuEl airEs Mg PiCsTOn sHOTTlE-ETFZ-Ba diVisa 265 BaTuQuE Br1565703 B 77 02-03 305 10279,6 313,1 3,05 321,6 3,13 lM MarCOs PaiVa FrOTa E/Ou PaTriCia n.P.FrOTa Mg FZ-Ba BaTuQuE COsMO rECOrdisTa MinEira GAlenA eTICA GArTer Bx387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 le DIrCeu De MAnCIlHA 2012 WelCoMe GArTer-eTVaM gEnira gEnOVa wildMan Br1563523 B+84 02-10 305 11550,8 418,7 3,62 376,7 3,26 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg ladYs-ManOr wildMan ETVaM larK gOldwYn-TE Bx406880 B+82 02-07 305 10952,9 344,2 3,14 331,4 3,03 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg BraEdalE gOldwYnrECOrdisTa BrasilEira verA CruZ provInCIA Bx246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 le vICenTe AnTonIo MArInS e FIlHoS 2002 FrAelAnD leADoFF-eTE.a.B. MOradia 101 Br1634296 03-00 305 12267,4 572,8 4,67 395,5 3,22 lE EudEs ansElMO dE assis Braga Mg VaM VialBa ViVina MaxwEll Bx386604 B+83 03-03 305 10056,1 357,4 3,55 310,5 3,09 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg HOrsTYlE MaxwEll ETrECOrdisTa MinEira AvAnI peTeCA GolD DuSTer Bx251440 MB-88 03-11 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 lM ColleM ConSTruTorA MoHAlleM lTDA 2000 WooDBIne-K GolD DuSTer-eTgalEna ETiCa garTEr Bx387671 B+83 03-09 305 15447,0 532,7 3,45 457,1 2,96 lM dirCEu dE ManCilHa Mg wElCOME garTEr-ETluCia JOia saMuElO Br1515937 MB85 03-08 305 13239,3 236,9 1,79 388,1 2,93 -- raul PinTO Mg rEganCrEsT-Mr saMuElO-ETrECOrdisTa MinEira SAnTA pAulA IvInA DAZZler Bx345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 lM SIDney nery 2008 rADIne BellTone DAZZler-eTgalEna naTalY TOYsTOrY Bx383646 B+83 04-05 305 12545,3 394,2 3,14 369,3 2,94 lM dirCEu dE ManCilHa Mg JEnnY-lOu MrsHl TOYsTOrY ETVaM irislEnE OZara MaxwEll Br1521479 B+83 04-00 305 11769,2 301,6 2,56 357,6 3,04 lE ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg HOrsTYlE MaxwEll ETrECOrdisTa MinEira GAlenA AlFA JuMBo Bx428035 MB-87 04-08 305 14932,9 506,8 3,39 450,7 3,02 le DIrCeu De MAnCIlHA 2012 GAlenA JuMBo InTeGrITy luCia iVana windOws Bx380452 B+82 04-09 305 11128,9 255,0 2,29 319,6 2,87 -- raul PinTO Mg la PrEsEnTaTiOn windOwsM.F.nasCEnTEs MOrTY sandY Bx370990 04-10 305 10608,7 336,4 3,17 303,7 2,86 lM MilViO FrEirE Mg sTOudEr MOrTY-ETrECOrdisTa MinEira JArDIM GenuInA Bx208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 lM AnDre luIS MoreIrA De AnDrADe e ouTrA 2002 B-HIDDenHIllS MArK-o-pologalEna nara diOMEdE Bx372815 MB88 05-05 305 16212,2 395,5 2,44 465,5 2,87 lM dirCEu dE ManCilHa Mg EngEnHO da rainHa diOMEdE 535 EMErsOn-TE galEna alFa JuMBO Bx428035 MB87 05-08 305 13008,4 310,7 2,39 400,9 3,08 lM dirCEu dE ManCilHa Mg galEna JuMBO inTEgriTY rECOrdisTa MinEira CruZIlIA renDIlHA Joe Bx317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 lM MAurIlIo FerreIrA MACIel 2010 BoCAInA MAnDel SASSy Joe Te galEna HaVaiana BliTZ Bx358765 MB85 06-06 305 14492,7 366,6 2,53 449,0 3,10 lM dirCEu dE ManCilHa Mg FusTEad EMOrY BliTZ-ETCruZilia VinganCa KirBY Br1465476 B+82 06-00 305 10671,0 284,4 2,66 336,9 3,16 -- MauriliO FErrEira MaCiEl Mg KaTsHaar KirBYrECOrdisTa BrasilEira GenovA GolD Bell De SAnTA pAulA Br1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 le SIDney nery 1999 TrI-q-CHeKD GolD BellVaM daVina sTar KEnnETH Br1491665 r 73 07-11 305 11990,6 486,6 4,06 347,7 2,90 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg na-lar ElTOn KEnnETH-ETa.M.a. JurOr BriT-504 Bx334899 MB87 07-10 305 10723,5 400,6 3,74 303,4 2,83 lM aniCETO ManuEl airEs Mg KEd JurOr-ETrECOrdisTa MinEira BeATrIZ eCIlA Br1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 le nIlSon GonCAlveS pereIrA 1999 C.s.C.s. indaia grandslaM Bx318394 MB87 08-09 305 11101,1 393,3 3,54 336,2 3,03 lM CEsar garCia BriTO E/Ou siOMara s.g.BriTO Mg J-l-g grandslaM-ETagrOCFM JaCilandia x1684 Br1458084 08-00 305 9757,5 338,8 3,47 295,5 3,03 lM ViCEnTE nOguEira E JOaQuiM liMa Mg rECOrdisTa MinEira DouTorA enCHAnT rIlene J.C. Br1049810 10-05 305 15658,3 542.6 3,47 397.9 2.54 lM SIDney nery 2004 A SIr enCHAnT eT

rECOrdisTa MinEira eF & lS CopACABAnA WIlDMAn Br1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 lM evArISTo FrAnCISCo MArqueS/leAnDro S.MArqueS 2012 lADyS-MAnor WIlDMAn eTMEngE sanCHEZ xarlEnE 1576-TE Bx416773 B+83 01-10 305 12886,9 349,2 2,71 408,0 3,17 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg gEn-MarK sTMaTiC sanCHEZMEngE siMMs xaliMar 1561 Bx413318 B+82 01-11 305 11046,4 357,8 3,24 337,8 3,06 lE arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg dOMiCOlE siMMsrECOrdisTa MinEira eF & lS lIlIAnA ToySTory Bx404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 le evArISTo FrAnCISCo MArqueS/leAnDro S.MArqueS 2011 Jenny-lou MrSHl ToySTory eTalFY CaYuaBa BHadra ETErna Bx397503 B+80 02-00 305 13252,4 383,8 2,90 406,4 3,07 lM CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg alFY CaYuaBa lOCusT BHadra MEngE sPirTE xiCa 1523 Bx413173 MB85 02-02 305 13122,2 382,9 2,92 366,9 2,80 lE arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg CEdarwal sPirTErECOrdisTa MinEira C.A.A. JeSSICA Br1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 lM CArloS AlBerTo ADAo 2007 MEngE MasTEr ViraCOPOs 1404 Bx402569 MB86 02-11 304 13640,1 333,7 2,45 397,9 2,92 lE arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg rausCHEr MarsHall MasTErEF & ls rOCHa rOY-TE Br1583636 02-07 305 11509,4 465,7 4,05 387,8 3,37 lM EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs Mg rOYlanE JOrdan-ETrECOrdisTa MinEira J.e.n. ConDeSSA BolTon-Te Bx381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 lM elloS JoSe nollI 2012 SAnDy-vAlley BolTon eTCOllEM sPirTE MariannE Bx381071 MB87 03-05 305 14738,1 439,7 2,98 401,8 2,73 lM COllEM COnsTruTOra MOHallEM lTda Mg CEdarwal sPirTEEF & ls Brindada BaxTEr Br1551619 B+81 03-00 295 13149,8 461,6 3,51 365,8 2,78 lM EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs Mg EMErald-aCr-sa T-BaxTErrECOrdisTa MinEira vAle Do MIlK’ DelICADA II Br1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 lM vInICIuS DA SIlvA SAlGADo 2000 MEngE FinEsT u1304 Bx391767 MB86 03-08 305 14781,4 462,8 3,13 464,6 3,14 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg PEnn-gaTE FinEsT ETalFY CaYuaBa danZa darina-TE Bx396064 B+80 03-08 305 14237,5 305,6 2,15 428,0 3,01 -- CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg HalO rM danZa-ETrECOrdisTa MinEira C.A.A. JeSSICA Br1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 lM CArloS AlBerTo ADAo 2009 MEngE gOldwYn unidadE 1246-TE Bx388087 MB85 04-00 288 14233,5 383,9 2,70 412,3 2,90 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg BraEdalE gOldwYnJ.E.n. dElinda CHaMPiOn Bx386583 B+84 04-01 305 12975,6 641,1 4,94 415,3 3,20 lM rOgEriO luiZ sEiBT Mg CalBrETT-i H H CHaMPiOnrECOrdisTa MinEira J.e.n. BuenA SorTe JeroM reD-Te Br1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- elloS JoSe nollI 2012 JeroMalFY CaYuaBa HarrY CirEna-TE Bx391203 B+80 04-06 305 14741,2 394,5 2,68 433,3 2,94 lM CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg walHOwdOn MarsHall HarrY ETEMiElE CanVas PaOla Bx371227 B+80 04-11 305 12914,4 366,2 2,84 409,1 3,17 lM MarCiO MaCiEl lEiTE Mg dElTa CanVasrECOrdisTa MinEira C.A.A. AMerICA Br1449851 ex-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 lM CArloS AlBerTo ADAo 2007 saMar ariana Judd Br1477528 B+82 05-00 305 15643,9 460,0 2,94 448,0 2,86 lM rOBErTO HaMilTOn FEnOCi Mg BEYErCrEsT Judd ETrOlusEi TriCKa THundEr Br1487136 B+82 05-01 305 13511,6 456,7 3,38 405,3 3,00 lM rOgEriO luiZ sEiBT Mg MarKiM THundErrECOrdisTa MinEira C.A.A. lIlIAn luKe Br1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 lM CArloS AlBerTo ADAo 2009 norrIelAKe CleITuS luKe-TWrs ranCHO alEgrE aMEriCa Br1498738 06-06 305 12784,2 391,9 3,07 416,6 3,26 lM raFaEl TadEu siMOEs Mg Onda sul sOrTE 2481 srM416931 B+83 06-04 305 12147,9 267,6 2,20 342,2 2,82 -- BrEnO COrrEa PErEs E/Ou Mg rECOrdisTa MinEira SAnToS reIS CHArISMA GrAyCe Bx303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 lM AlTAIr DA SIlvA reIS 2010 peTIneSCA CHArISMA-eTlandEMarT FrEdEriCK EPOCa 1179 Bx413366 B+83 07-08 305 13231,3 295,5 2,23 388,5 2,94 -- anTOniO dE Padua MarTins Mg CliniTa ZaCK FrEdEriCK-ETlagOs sEPTEMBEr raiMunda 893-TE Bx347932 MB86 07-03 305 12269,4 385,9 3,15 351,4 2,86 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg PursuiT sEPTEMBEr sTOrMrECOrdisTa MinEira MArIA’S MorenA preluDe-Te Bx192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ely BonInI GArCIA 2003 ronnyBrooK preluDe-eTlOiOla sariEMa 93 Br1569430 08-03 305 13447,9 337,3 2,51 414,2 3,08 lM JOsE adir lOiOla Mg lagOs TriBuTE QuinTana 793 Bx335013 B+83 08-00 305 13437,5 491,4 3,66 460,7 3,43 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg granduC TriBuTE-ETrECOrdisTa MinEira C.A.A. lAGoA Br1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 le CArloS AlBerTo ADAo 2008 Onda sul OrdEnHa Br1434785 10-01 305 11018,5 349,9 3,18 296,1 2,69 lM BrEnO COrrEa PErEs E/Ou Mg landEMarT 769 srM408941 11-11 305 9616,4 483,0 5,02 275,5 2,87 lM anTOniO dE Padua MarTins Mg

Este caderno é um oferecimento:controle leiteiro oficial melhores

lactações por classe305

Dias

TORN

EIO

lEIT

EIRO

qu

em s

erá

o gr

ande

pre

mia

do d

o 1o T

orne

io l

eite

iro d

a ex

phom

ig 2

013?

pr

ogra

me-

se e

mos

tre a

sua

pro

duçã

o. In

form

açõe

s: w

ww.

exph

omig

.com

.br

NA w

Eb

Page 23: Jornal holandes junho 2013

Jornal Holandês Junho de 2013

23

adulTasEniOr

PriMEira diVisãO 365 dias 2 OrdEnHas - PErÍOdO 01/03/2013 a 31/03/2013 raça: HOlandEsanomE animal rEgistro class iDaDE Dias

lact.ProDlEitE

ProDgorD.

ProDProt.

% gorD

% Prot.

tit. ProPriEtário uf nomE Do Pai

1 anO Parida

2 anOs JuniOr

2 anOs sEniOr

3 anOs JuniOr

6 anOs

7 anOs

adulTaJuniOr

5 anOs

4 anOs sEniOr

3 anOs sEniOr

4 anOsJuniOr

rECOrdisTa MinEira AlFy CAyuABA WAllACe TuCA Bx283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 le CAyuABA GeneTICA & peCuArIA lTDA 2003 eTAZon WAllACeE.a.B. aManHa 197 Br1634385 01-07 365 11946,9 453,9 3,80 367,9 3,08 lM EudEs ansElMO dE assis Braga Mg E.a.B. aFaMada 166 Br1634374 B 78 01-10 365 11579,9 522,6 4,51 342,5 2,96 lM EudEs ansElMO dE assis Braga Mg rECOrdisTa MinEira e.A.B. AuGuSTA ZorAIDe 113 Br1652017 B+-84 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 le euDeS AnSelMo De ASSIS BrAGA 2012 lADyS-MAnor AuGuSTAa.M.a. sHOTTlE ParadisE 674-TE Bx409377 B+82 02-00 365 13343,8 489,1 3,67 432,3 3,24 lM aniCETO ManuEl airEs Mg PiCsTOn sHOTTlE-ETFZ-Ba diVisa 265 BaTuQuE Br1565703 B 77 02-03 365 12127,6 377,4 3,11 378,6 3,12 lM MarCOs PaiVa FrOTa E/Ou PaTriCia n.P.FrOTa Mg FZ-Ba BaTuQuE COsMO rECOrdisTa MinEira ITAGuACu TIAnInA 2627 Br1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 lM ruBenS ArAuJo DIAS e/ou 2006 VaM gEnira gEnOVa wildMan Br1563523 B+84 02-10 365 13349,6 472,8 3,54 440,4 3,30 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg ladYs-ManOr wildMan ETVaM larK gOldwYn-TE Bx406880 B+82 02-07 365 12434,7 397,1 3,19 386,5 3,11 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg BraEdalE gOldwYnrECOrdisTa MinEira CAlAnDrA CArloTA BlACKSTAr Bx158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 lM MArCoS ArruDA vIeIrA 1996 To-MAr BlACKSTAr-eTE.a.B. MOradia 101 Br1634296 03-00 336 13181,9 625,3 4,74 429,8 3,26 lE EudEs ansElMO dE assis Braga Mg luCia JaPira OlYMPiC Bx393293 B 79 03-00 365 11642,6 284,4 2,44 368,9 3,17 -- raul PinTO Mg dElTa OlYMPiCrECOrdisTa MinEira GAlenA eSTeTICA CeSAre Bx384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 lM DIrCeu De MAnCIlHA 2012 enGenHo DA rAInHA CeSAre 429 MArSHAll-Te galEna ETiCa garTEr Bx387671 B+83 03-09 325 16427,0 556,4 3,39 483,0 2,94 lM dirCEu dE ManCilHa Mg wElCOME garTEr-ETluCia JOia saMuElO Br1515937 MB85 03-08 365 14825,5 282,8 1,91 440,2 2,97 -- raul PinTO Mg rEganCrEsT-Mr saMuElO-ETrECOrdisTa MinEira A.M.A. ASTre CAMIlA Bx190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 lM ColleM ConSTruTorA MoHAlleM lTDA 1999 DureGAl ASTre STArBuCK-eTgalEna naTalY TOYsTOrY Bx383646 B+83 04-05 332 12909,9 398,5 3,09 377,9 2,93 lM dirCEu dE ManCilHa Mg JEnnY-lOu MrsHl TOYsTOrY ETE.a.B. MEia nOiTE 042 Br1634346 04-00 365 12738,9 625,1 4,91 419,7 3,29 lM EudEs ansElMO dE assis Braga Mg rECOrdisTa MinEira C.J.C. roCKy DoIDInHA Bx146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 lM JoSe AlAIr CouTo 1996 SHI-lA STrAIGHT pIne roCKyluCia iVana windOws Bx380452 B+82 04-09 357 12371,3 296,4 2,40 360,1 2,91 -- raul PinTO Mg la PrEsEnTaTiOn windOwsM.F.nasCEnTEs MOrTY sandY Bx370990 04-10 355 11458,7 347,9 3,04 329,8 2,88 lM MilViO FrEirE Mg sTOudEr MOrTY-ETrECOrdisTa BrasilEira JArDIM GenuInA Bx208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 lM AnDre luIS MoreIrA De AnDrADe e ouTrA 2002 B-HIDDenHIllS MArK-o-pologalEna nara diOMEdE Bx372815 MB88 05-05 326 16968,2 416,2 2,45 489,2 2,88 lM dirCEu dE ManCilHa Mg EngEnHO da rainHa diOMEdE 535 EMErsOn-TE C.s.C.s. nEidE TriBuTE-426 Br1483576 B+83 05-00 355 14527,8 490,9 3,38 431,7 2,97 lM CEsar garCia BriTO E/Ou siOMara s.g.BriTO Mg granduC TriBuTE-ETrECOrdisTa MinEira CruZIlIA renDIlHA Joe Bx317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 lM MAurIlIo FerreIrA MACIel 2010 BoCAInA MAnDel SASSy Joe Te galEna HaVaiana BliTZ Bx358765 MB85 06-06 332 15335,1 391,0 2,55 473,0 3,08 lM dirCEu dE ManCilHa Mg FusTEad EMOrY BliTZ-ETCruZilia VinganCa KirBY Br1465476 B+82 06-00 360 12332,0 346,0 2,81 390,0 3,16 -- MauriliO FErrEira MaCiEl Mg KaTsHaar KirBYrECOrdisTa MinEira GenovA GolD Bell De SAnTA pAulA Br1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 le SIDney nery 1999 TrI-q-CHeKD GolD BellVaM daVina sTar KEnnETH Br1491665 r 73 07-11 365 13976,0 570,8 4,08 416,4 2,98 lM ViCEnTE anTOniO Marins E FilHOs Mg na-lar ElTOn KEnnETH-ETa.M.a. JurOr BriT-504 Bx334899 MB87 07-10 365 12503,5 458,0 3,66 361,4 2,89 lM aniCETO ManuEl airEs Mg KEd JurOr-ETrECOrdisTa MinEira CruZIlIA leGenDA FrIn Br1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 lM MAurIlIo FerreIrA MACIel 2007 quAlITy SB FrInC.s.C.s. indaia grandslaM Bx318394 MB87 08-09 365 12932,6 466,9 3,61 398,0 3,08 lM CEsar garCia BriTO E/Ou siOMara s.g.BriTO Mg J-l-g grandslaM-ETCruZilia TurQuia grandPrix Bx333072 B+84 08-01 365 10904,4 331,9 3,04 326,1 2,99 lM MauriliO FErrEira MaCiEl Mg HiMsTEr grandPrixrECOrdisTa MinEira DouTorA enCHAnT rIlene J.C. Br1049810 10-05 365 17479.3 610.3 3,49 443,8 2,54 lM SIDney nery 2004 A SIr enCHAnT eT

adulTasEniOr

PriMEira diVisãO 365 dias 3 OrdEnHas - PErÍOdO 01/03/2013 a 31/03/2013 raça: HOlandEsanomE animal rEgistro class iDaDE Dias

lact.ProDlEitE

ProDgorD.

ProDProt.

% gorD

% Prot.

tit. ProPriEtário uf nomE Do Pai

1 anO Parida

2 anOs JuniOr

2 anOs sEniOr

3 anOs JuniOr

6 anOs

7 anOs

adulTaJuniOr

5 anOs

4 anOs sEniOr

3 anOs sEniOr

4 anOsJuniOr

rECOrdisTa BrasilEira eF & lS CopACABAnA WIlDMAn Br1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 lM evArISTo FrAnCISCo MArqueS/leAnDro S.MArqueS 2012 lADyS-MAnor WIlDMAn eTMEngE sanCHEZ xarlEnE 1576-TE Bx416773 B+83 01-10 317 13351,3 359,4 2,69 422,7 3,17 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg gEn-MarK sTMaTiC sanCHEZs H a uBaCanga arMsTrOng 629 Bx408146 B+80 01-11 365 12954,1 315,5 2,44 344,8 2,66 -- wladiMir anTOniO Puggina Mg CanYOn-BrEEZE arMsTrOng ETrECOrdisTa MinEira eF & lS preCIoSA WIlDMAn Br1515854 MB-86 02-00 365 17115,8 469,0 2,74 496,0 2,90 lM evArISTo FrAnCISCo MArqueS/leAnDro S.MArqueS 2011 lADyS-MAnor WIlDMAn eTalFY CaYuaBa BHadra ETErna Bx397503 B+80 02-00 365 15677,2 452,2 2,88 482,4 3,08 lM CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg alFY CaYuaBa lOCusT BHadra MEngE OuTBOund xaPECO 1511 Bx410316 B+84 02-01 365 13695,2 404,4 2,95 406,8 2,97 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg sHilldalE OuTBOund-ETrECOrdisTa MinEira C.A.A. JeSSICA Br1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 lM CArloS AlBerTo ADAo 2007 EF & ls rOCHa rOY-TE Br1583636 02-07 365 13066,4 535,2 4,10 448,1 3,43 lM EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs Mg rOYlanE JOrdan-ETrOlusEi 383 s/n sr24741 02-06 365 12014,3 403,1 3,35 367,0 3,05 lM rOgEriO luiZ sEiBT Mg rECOrdisTa MinEira J.e.n. ConDeSSA BolTon-Te Bx381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 lM elloS JoSe nollI 2012 SAnDy-vAlley BolTon eTCOllEM sPirTE MariannE Bx381071 MB87 03-05 365 16708,7 508,0 3,04 469,9 2,81 lM COllEM COnsTruTOra MOHallEM lTda Mg CEdarwal sPirTEEF & ls FOlHagEM FinEsT Br1551606 03-05 365 14279,4 449,4 3,15 415,6 2,91 lM EVarisTO FranCisCO MarQuEs/lEandrO s.MarQuEs Mg PEnn-gaTE FinEsT ETrECOrdisTa BrasilEira vAle Do MIlK’ DelICADA II Br1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 lM luIZ HenrIque SIlvA e SorAyA T.A.MenDeS SIlvA 2000 alFY CaYuaBa danZa darina-TE Bx396064 B+80 03-08 356 15367,0 345,0 2,25 468,5 3,05 -- CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg HalO rM danZa-ETurTiga OPOsTa 564 sParTa Bx388064 B+84 03-11 365 14911,2 526,8 3,53 463,9 3,11 lM riCardO FiguEirEdO dE Faria Mg ParadisE-dnd sParTa ETrECOrdisTa MinEira MenGe SpIrTe TAorMInA 1143 Bx409542 ex-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 lM ArMAnDo eDuArDo De lIMA MenGe 2012 CeDArWAl SpIrTealFY CaYuaBa CuMulus BErna ii Bx369716 B+84 04-04 365 14019,8 435,1 3,10 447,3 3,19 lM CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg dEn-K CuMulus-ETBOCaina sTOrM PanTEra ZaMBia-TE Bx377262 04-05 365 13684,1 603,9 4,41 394,6 2,88 lE ManuEl JaCinTO gOnCalVEs Mg MaugHlin sTOrM-ET rECOrdisTa MinEira J.e.n. BuenA SorTe JeroM reD-Te Br1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- elloS JoSe nollI 2012 JeroMalFY CaYuaBa HarrY CirEna-TE Bx391203 B+80 04-06 335 15430,6 423,5 2,74 456,6 2,96 lM CaYuaBa gEnETiCa & PECuaria lTda Mg walHOwdOn MarsHall HarrY ETurTiga nuPuaCu 523 MErlOT Br1529007 B+82 04-06 362 13952,3 433,6 3,11 411,1 2,95 lM riCardO FiguEirEdO dE Faria Mg ETaZOn MErlOT-ETrECOrdisTa MinEira C.A.A. AMerICA Br1449851 ex-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 lM CArloS AlBerTo ADAo 2007 saMar ariana Judd Br1477528 B+82 05-00 365 18039,7 525,0 2,91 522,0 2,89 lM rOBErTO HaMilTOn FEnOCi Mg BEYErCrEsT Judd ETgaia sETE COPas 2179 MOrTY Br1473080 05-03 365 15822,5 358,2 2,26 432,0 2,73 -- JOsE riCardO xaViEr Mg sTOudEr MOrTY-ETrECOrdisTa MinEira C.A.A. lIlIAn luKe Br1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 lM CArloS AlBerTo ADAo 2009 norrIelAKe CleITuS luKe-TWFaHEs KiMura irVana diE-Hard Bx355849 06-06 365 13623,8 239,9 1,76 400,9 2,94 -- FaBiO EusTaQuiO silVEira Mg rEganCrEsT rBK diE-Hard-ETOnda sul sOrTE 2481 srM416931 B+83 06-04 365 13422,9 282,6 2,11 381,6 2,84 -- BrEnO COrrEa PErEs E/Ou Mg rECOrdisTa MinEira lAGoS STorM leIlA 457 Bx251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 lM ArMAnDo eDuArDo De lIMA MenGe 2008 MAuGHlIn STorM-eT landEMarT FrEdEriCK EPOCa 1179 Bx413366 B+83 07-08 359 14734,5 339,0 2,30 437,8 2,97 -- anTOniO dE Padua MarTins Mg CliniTa ZaCK FrEdEriCK-ETOnda sul lOndOn 2417 Br1413551 B+83 07-04 365 13944,4 405,6 2,91 401,1 2,88 lM BrEnO COrrEa PErEs E/Ou Mg lOndOndalE lMan MagnuM-ETrECOrdisTa MinEira MArIA’S MorenA preluDe-Te Bx192263 B+-84 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 ely BonInI GArCIA 2003 ronnyBrooK preluDe-eTlagOs TriBuTE QuinTana 793 Bx335013 B+83 08-00 365 14990,8 548,4 3,66 518,4 3,46 lM arMandO EduardO dE liMa MEngE Mg granduC TriBuTE-ETlOiOla sariEMa 93 Br1569430 08-03 352 14695,5 353,8 2,41 469,1 3,19 lM JOsE adir lOiOla Mg rECOrdisTa MinEira C.A.A. lAGoA Br1449850 MB-88 10-00 337 19655,9 596,7 3,04 518,0 2,64 le CArloS AlBerTo ADAo 2008 Onda sul OrdEnHa Br1434785 10-01 365 12304,7 393,7 3,20 340,5 2,77 lM BrEnO COrrEa PErEs E/Ou Mg landEMarT 769 srM408941 11-11 365 11269,6 532,9 4,73 331,8 2,94 lM anTOniO dE Padua MarTins Mg

Este caderno é um oferecimento:controle leiteiro oficial melhores

lactações por classe365

Dias

REgISTRE SEu ANIMAl

o registro Genealógico é uma boa ideia para valorizar o seu rebanho e

trazer confiança aos compradores. Inform

ações: 32 4009 4300INvESTIM

ENTO

Page 24: Jornal holandes junho 2013

Jorn

al H

olan

dês

Junh

o de

201

3

24

ECON

OMIA

DESC

ONTO

S

As

soci

e-se

e g

anhe

vár

ios

desc

onto

s no

s se

rviç

os d

a As

soci

ação

dos

Cr

iado

res

de G

ado

Hola

ndês

de

Min

as G

erai

s. In

form

açõe

s: 3

2 40

09 4

300

Page 25: Jornal holandes junho 2013

53a Exposição de Gado Holandês

SUPERAGRO

i n f o r m a o r e s u l t a d o c o m p l e t o d a

Page 26: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO BEZERRO 01.CATEGORIA

Pos. Núm

1 G.C. ESTEVES FLAVIO FEVER 50-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

AX139716

2 04/06/2013

Page 27: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO JÚNIOR 02.CATEGORIA

Pos. Núm

2 G.C. ESTEVES FAUSTO DURHAM 32-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

AX139717

3 04/06/2013

Page 28: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

GRANDE CAMPEÄO

Pos. Núm

2 G.C. ESTEVES FAUSTO DURHAM 32-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

AX139717

1 G.C. ESTEVES FLAVIO FEVER 50-FIV2

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

AX139716

4 04/06/2013

Page 29: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO BEZERRA MENOR 04.CATEGORIA

Pos. Núm

4 G.C. ESTEVES FILITA 561

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BR1686750

6 MEARA FIDALGA GOLDWYN DANDY-TE2

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX451263

5 G.C. ESTEVES LAVANGUARD DONATELA-3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452292

3 MEARA GOLDWYN DEYSIANE-TE4

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX451252

7 MEARA FIDALGA GOLDWYN DONANA-TE5

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX451264

5 04/06/2013

Page 30: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO BEZERRA JÚNIOR 05.CATEGORIA

Pos. Núm

10 G.C. ESTEVES FABIANA STEADY 53-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452279

8 RIO VERDE WINDBROOK MILKA-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX446240

11 MEARA JUDITH ATWOOD DARLENY-TE3

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX451262

9 MEARA GOLDWYN DAFRA-TE4

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX451260

6 04/06/2013

Page 31: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO BEZERRA INTERMEDIÁRIA 06.CATEGORIA

Pos. Núm

14 HORIZONTE MARGRIET 128 ALTAIOTA TE1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452639

12 G.C. ESTEVES FABULA GOLDWYN 48-FIV2

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452278

13 RIO VERDE SID FLORISBELA-TE3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX443269

15 RIO VERDE SID VICTORIA REGIS-TE4

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX443270

16 SERRA BRANCA INSTAMATIC DETE5

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BR1685580

7 04/06/2013

Page 32: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO BEZERRA SÊNIOR 07.CATEGORIA

Pos. Núm

21 RIO VERDE SID TALITA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX436705

20 MEARA KNOWLEDGE DANIELA2

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX444638

19 RIO VERDE WINDBROOK CEREJA3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX440717

18 SERRA BRANCA SANCHEZ DIRA-FIV4

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX446791

502 MEARA WILDMAN DARA-TE5

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX449030

22 MEARA JORDAN DARDANIA6

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX440533

8 04/06/2013

Page 33: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO NOVILHA MENOR 08.CATEGORIA

Pos. Núm

27 HORIZONTE AALTJE 99 SANCHEZ TE1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX442489

25 RIO VERDE J.RAINHA VICTORIA-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX436447

23 SERRA BRANCA BRAXTON DESYRE-FIV3

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX446297

24 SERRA BRANCA DANUBIA SANCHEZ-TE4

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX438487

26 G.C. ESTEVES FLORENTINA GOLDWYN 1475

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX440726

28 MEARA SID CELITA-TE6

AGROPECUARIA BARREIRO ALTO LTDA

BX439344

9 04/06/2013

Page 34: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO NOVILHA JÚNIOR 09.CATEGORIA

Pos. Núm

30 J.E.N. GLADINA GOLD-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX435481

31 G.C. ESTEVES ESTELA 1168 BALTIMOR2

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX429738

29 J.E.N. GEYSA GIL JORDAN3

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX436431

10 04/06/2013

Page 35: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO NOVILHA INTERMEDIÁRIA 10.CATEGORIA

Pos. Núm

35 RIO VERDE FINAL CUT MECA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX428105

33 G.C. ESTEVES EMERALD 1161 TOYSTORY2

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX429754

32 SERRA BRANCA JAYZ CASSANDRA3

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX435491

34 J.E.N. GOLDEN STAR ATWOOD-FIV4

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX438481

36 ALBOS GOLDWYN CHAKIRA-TE5

ALBERTO OSWALDO CONTINENTINO DE

BX426622

11 04/06/2013

Page 36: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CONJUNTO FEMEA JOVEM NACIONAL

Pos. Núm

33 G.C. ESTEVES EMERALD 1161 TOYSTORY1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX429754

12 G.C. ESTEVES FABULA GOLDWYN 48-FIV1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452278

4 G.C. ESTEVES FILITA 561

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BR1686750

35 RIO VERDE FINAL CUT MECA-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX428105

8 RIO VERDE WINDBROOK MILKA-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX446240

21 RIO VERDE SID TALITA-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX436705

31 G.C. ESTEVES ESTELA 1168 BALTIMOR3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX429738

5 G.C. ESTEVES LAVANGUARD DONATELA-3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452292

10 G.C. ESTEVES FABIANA STEADY 53-FIV3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452279

12 04/06/2013

Page 37: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO FÊMEA JOVEM

Pos. Núm

14 HORIZONTE MARGRIET 128 ALTAIOTA TE1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452639

4 G.C. ESTEVES FILITA 562

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BR1686750

12 G.C. ESTEVES FABULA GOLDWYN 48-FIV3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX452278

13 04/06/2013

Page 38: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 2 ANOS JÚNIOR 12.CATEGORIA

Pos. Núm

39 MEARA SPIRTE CHELSEA1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX428124

41 RIO VERDE FINAL-CUT LULU JULLIE-FIV2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX426569

37 MEARA FINAL CUT CRISTAL-TE3

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX428156

42 RIO VERDE FINAL CUT BAILARINA-TE4

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX423193

38 OITICICA MAGOT CRISTAL5

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX434825

40 MEARA GOLDWYN CARICIE-TE6

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX428154

43 MEARA DUNDEE CRISTIANE-TE7

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX422958

14 04/06/2013

Page 39: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 2 ANOS SÊNIOR 13.CATEGORIA

Pos. Núm

46 BOCAINA KINGLY ANITA CARMELINA1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX419141

44 RIO VERDE DUNDEE SANDY-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX418858

45 BARROSINHO WILDMAN OSTIL 055-FIV3

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX420667

501 MEARA BAXTER CELDA4

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX454957

47 MEARA JUDITH GOLDWYN BAYRA-TE5

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX417652

15 04/06/2013

Page 40: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 3 ANOS JÚNIOR 14.CATEGORIA

Pos. Núm

52 RIO VERDE SHOTTLE MARIA LAURA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX413048

50 MEARA KELLY SHOTTLE BALANCE-TE2

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX411526

51 MEARA KERINA TOYSTORY BABILONIA3

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX419194

49 MEARA DAISY DUNDEE BEBELL-TE4

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX411455

48 SERRA BRANCA OUTBOUND BALSA5

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX423079

16 04/06/2013

Page 41: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 3 ANOS SÊNIOR 15.CATEGORIA

Pos. Núm

56 MEARA TEKA DUNDEE AMILTA1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX410394

53 RIO VERDE DUNDEE CEU-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX409511

54 RIO VERDE DUNDEE CELMA-TE3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX408144

55 OITICICA GOLDWYN LAVINIA-TE4

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX406866

17 04/06/2013

Page 42: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO VACA JOVEM

Pos. Núm

56 MEARA TEKA DUNDEE AMILTA1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX410394

46 BOCAINA KINGLY ANITA CARMELINA2

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX419141

52 RIO VERDE SHOTTLE MARIA LAURA-TE3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX413048

18 04/06/2013

Page 43: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 4 ANOS 16.CATEGORIA

Pos. Núm

58 RIO VERDE LOU VIVI1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX402529

59 OITICICA TOYSTORY LARISSA-TE2

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX397522

57 ALBOS RAIRA MAGDA LINEU3

ALBERTO OSWALDO CONTINENTINO DE

BX397736

19 04/06/2013

Page 44: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO 5 ANOS 17.CATEGORIA

Pos. Núm

60 BRAUNAS HEROS FLASH KATIANE1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX383876

20 04/06/2013

Page 45: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO VACA ADULTA 18.CATEGORIA

Pos. Núm

63 BORG PAMELA BONANZA 7861

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX360246

62 R C A DURHAM SANDY-TE2

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX367556

61 ENGENHO DA RAINHA ISABELLA 1202 CH3

HELIDA STAEL MENDONCA

BX380564

21 04/06/2013

Page 46: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

CAMPEONATO VACA VITALÍCIA 19.CATEGORIA

Pos. Núm

64 TANG KELLY BROKER WINDSTAR MORTY1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX344020

65 BORG JACY 5602

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX436652

22 04/06/2013

Page 47: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE VACA VITALICIA

Pos. Núm

64 TANG KELLY BROKER WINDSTAR MORTY1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX344020

1 04/06/2013

Page 48: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 2 ANOS JÚNIOR

Pos. Núm

39 MEARA SPIRTE CHELSEA1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX428124

23 04/06/2013

Page 49: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 2 ANOS SÊNIOR

Pos. Núm

46 BOCAINA KINGLY ANITA CARMELINA1

GILBERTO CARVALHO ESTEVES

BX419141

24 04/06/2013

Page 50: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 3 ANOS JÚNIOR

Pos. Núm

52 RIO VERDE SHOTTLE MARIA LAURA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX413048

25 04/06/2013

Page 51: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 3 ANOS SÊNIOR

Pos. Núm

56 MEARA TEKA DUNDEE AMILTA1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX410394

26 04/06/2013

Page 52: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 4 ANOS

Pos. Núm

58 RIO VERDE LOU VIVI1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX402529

27 04/06/2013

Page 53: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE 5 ANOS

Pos. Núm

60 BRAUNAS HEROS FLASH KATIANE1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX383876

28 04/06/2013

Page 54: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

MELHOR ÚBERE VACA ADULTA

Pos. Núm

62 R C A DURHAM SANDY-TE1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX367556

29 04/06/2013

Page 55: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

PROGÊNIE DE MÃE

Pos. Núm

35 RIO VERDE FINAL CUT MECA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX428105

52 RIO VERDE SHOTTLE MARIA LAURA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX413048

58 RIO VERDE LOU VIVI2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX402529

15 RIO VERDE SID VICTORIA REGIS-TE2

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX443270

54 RIO VERDE DUNDEE CELMA-TE3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX408144

53 RIO VERDE DUNDEE CEU-TE3

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX409511

8 RIO VERDE WINDBROOK MILKA-TE4

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX446240

25 RIO VERDE J.RAINHA VICTORIA-TE4

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX436447

48 SERRA BRANCA OUTBOUND BALSA5

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX423079

32 SERRA BRANCA JAYZ CASSANDRA5

SERRA BRANCA AGROPECUARIA LTDA

BX435491

30 04/06/2013

Page 56: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

VACAS LEITEIRAS

Pos. Núm

52 RIO VERDE SHOTTLE MARIA LAURA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX413048

53 RIO VERDE DUNDEE CEU-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX409511

58 RIO VERDE LOU VIVI1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX402529

31 04/06/2013

Page 57: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

FAMÍLIA

Pos. Núm

54 RIO VERDE DUNDEE CELMA-TE1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX408144

19 RIO VERDE WINDBROOK CEREJA1

GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS

BX440717

32 04/06/2013

Page 58: Jornal holandes junho 2013

SUPERAGRORESULTADO DAS CATEGORIAS

GRANDE CAMPEÄ

Pos. Núm

64 TANG KELLY BROKER WINDSTAR MORTY1

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX344020

65 BORG JACY 5602

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX436652

56 MEARA TEKA DUNDEE AMILTA3

MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO

BX410394

33 04/06/2013

Page 59: Jornal holandes junho 2013

46a Exposição Agropecuária

BARBACENA

i n f o r m a o r e s u l t a d o c o m p l e t o d a

Page 60: Jornal holandes junho 2013
Page 61: Jornal holandes junho 2013
Page 62: Jornal holandes junho 2013
Page 63: Jornal holandes junho 2013
Page 64: Jornal holandes junho 2013
Page 65: Jornal holandes junho 2013
Page 66: Jornal holandes junho 2013
Page 67: Jornal holandes junho 2013
Page 68: Jornal holandes junho 2013
Page 69: Jornal holandes junho 2013
Page 70: Jornal holandes junho 2013
Page 71: Jornal holandes junho 2013
Page 72: Jornal holandes junho 2013
Page 73: Jornal holandes junho 2013
Page 74: Jornal holandes junho 2013
Page 75: Jornal holandes junho 2013
Page 76: Jornal holandes junho 2013
Page 77: Jornal holandes junho 2013
Page 78: Jornal holandes junho 2013
Page 79: Jornal holandes junho 2013
Page 80: Jornal holandes junho 2013
Page 81: Jornal holandes junho 2013
Page 82: Jornal holandes junho 2013