28
FAMÍLIA PERDE TUDO No começo da tarde de quarta-feira (9), o fogo destruiu duas residências na Rua Antônio Bratti. Antes da chegada dos bombeiros, populares e BM tentavam evitar, com uma mangueira de jardim, que as chamas se alastrassem para outra moradia habitada PÁGINA 22 Diogo Daroit Fedrizzi RODEIO ARTÍSTICO Giuseppe é campeão Páginas 11 a 15 Diogo D. Fedrizzi ENCANTADO CRVA tenta suspender descredenciamento PÁGINA 8 INCÊNDIO NA VILA MOÇA ESPORTES 23 a 27

Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado/RS.

Citation preview

Page 1: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

FAMÍLIA PERDE TUDONo começo da tarde de quarta-feira (9), o fogo destruiu duas residências na Rua Antônio Bratti. Antes da chegada dos bombeiros, populares e BM tentavam evitar, com uma mangueira de jardim, que as chamas se alastrassem para outra moradia habitada PÁGINA 22

Diogo D

aroit Fedrizzi

RODEIO ARTÍSTICO

Giuseppe é campeãoPáginas 11 a 15

Dio

go D

. Fed

rizzi

ENCANTADOCRVA tenta suspender descredenciamento

PÁGINA 8

INCÊNDIO NA VILA MOÇA

ESPORTES23 a 27

Page 2: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 3: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 4: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 5: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

5JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012COLUNA

[email protected]

Na região alta do Vale do Taquari há muito tempo existe uma insatisfação velada com as instituições, que se di-zem ser representantes de todos, sejam elas, educacionais, comerciais e indus-triais, conselhos, etc. Basta ter cinco minutos de conversa com as autorida-des constituídas, mas todas elas têm o medo de abrir o confronto, já que elas têm a certeza de que a região baixa se acha o próprio Vale do Taquari como um todo.

Exemplos não faltam em qualquer diálogo: o Centro Oftalmológico de Encantado está passando por uma suposta crise, nenhuma voz da região baixa do Vale se manifestou em favor de se manter a instituição na Região Alta, pelo contrário, foi feita proposta para ser levada à parte baixa; a Escola Técni-ca ficou pipocando entre os municípios de Arroio do Meio, Taquari e Encan-tado, todos manifestando o interesse em receber a instituição, no último dia, Lajeado se candidata e torna-se a ci-dade escolhida; ou ainda, qual o cargo importante em instituições de alcance regional que é exercido por alguém da região alta? e por aí vários outros pode-ríamos citar.

Nesta semana, o presidente da Câ-mara de Vereadores de Encantado, Eldo Orlandini (PMDB), afirmou que o Con-selho de Desenvolvimento do Vale do Taquari fala alemão, ou seja externou tudo aquilo que esta região está comen-tando de forma calada, silenciosa, há muito tempo.

O que talvez o nobre edil encanta-dense não soubesse é que até os ale-mães estão pensando como os italianos e limitam ainda mais o Codevat: ele não passa do Rio Taquari, Arroios Forqueta, Forquetinha e Rua da Divisa. Vejam só o que o colunista da Folha de Estrela, Luiz

Carlos Freitag, escreveu em sua coluna de ontem:

Colocação de um Leitor da Colu-na: “Continuando com a jornada de ‘Perguntar Não Ofende’, tendo em vista as tentativas do nosso Prefeito em iluminar a BR 386 da ponte do Rio Taquari até o Km 351; De proje-tar um túnel de passagem da Coro-nel Brito sob a mesma BR 386 em direção à Rota do Sol e das notícias de que estão trancados estes proje-tos: Em algum momento o CODEVAT juntou-se ao município de Estrela para tentar auxiliar? E na história da ponte entre os Bairros Boa União e São José, sobre o Arroio Boa Vista, fechada pelo DAER sem sinaliza-

ção alguma de projeto para tentar uma solução, teve daquela entidade alguma manifestação, ou isto é um problema só do município de Es-trela? O que significa a sigla CODE-VAT?”. Pois olha, caro Leitor: Acho que esta entidade só se preocupa com obras em Lajeado. Ou não?

Vielleicht nicht Deutsch sprechen, aber es scheint, dass ja, es nicht wahr ist, ist eine Geschichte, um besser erklärt werden muss.

Traduzindo: Talvez não fale ale-mão, mas, parece que sim, se não é verdadeiro, é uma história que preci-sa ser melhor explicada.

“O Codevat fala alemão”(afirmação do vereador Eldo Orlandini, durante sessão da Câmara de Encantado, no dia 7 de maio)

Die neue Karte Taquari Valley, nach Stadtrat Eldo Orlandini...

Traduzindo: O novo mapa do Vale do Taquari, segundo o vereador Eldo Orlandini.

Page 6: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 7: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

7JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012CÂMARA DE VEREADORES

Everaldo e Valdecir defenderam a ligação gratuita

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - O presidente da Câmara de Vere-adores, Eldo Orlandini (PMDB), criticou a atuação do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Ta-quari (Codevat) na sessão de segunda-feira (7). Para ele, a entidade só direciona as ações para a região baixa do Vale. “O Codevat é alemão. Só trata dos municípios com características alemãs. Nunca

se preocupou em se aproximar dos municípios da parte alta, nos sentimos estranhos nas reuniões. A região de cima não tem voz ativa. O Codevat é uma organização de Arroio do Meio para baixo”, disse.

O assunto ganhou amplitude depois que Jonas Calvi (PTB), que é segundo secretário do Codevat, repassou um convite da entidade para que o Le-gislativo encantadense indicasse um representan-te para integrar o Conselho.

Presidente Eldo critica atuação do Codevat

Vereador disse que entidade privilegia municípios da região baixa do Vale do Taquari

A desativação do sistema de telefone gratuito 0800 para o agendamento de exa-mes e consultas em Encan-tado voltou a ser assunto na sessão de segunda-feira (7). Tudo começou depois que o líder do governo, Jonas Calvi (PTB), agradeceu as pessoas que lhe procuraram durante a semana para reafirmar que não sentem saudade do sistema antigo de saúde apli-cado no município. Valdecir Gonzatti (PMDB) disse que o 0800 era uma ferramenta a mais para a população. “Entendo que deveria haver também um email no site da prefeitura para marcar con-sultas”, disse.

O líder da oposição, Eve-raldo Delazeri (PDT) afirmou que a mesma quantidade de pessoas que ligou para o petebista telefonou para ele também, criticando o fim do 0800. Everaldo reproduziu a manifestação de encanta-denses insatisfeitos. “Não tive o objetivo de comparar a saúde entre as administra-ções, apenas o de alertar para

a importância do telefone gratuito”, afirmou.

O presidente Eldo Or-landini (PMDB), que era o secretário de saúde quando o sistema havia sido implan-tado, criticou a extinção. “Aceitar que um serviço é desnecessário, sem experi-mentar o serviço? Nem bem havia terminado a festa da posse e já tinham fechado o 0800. Não digam que não era importante. Achei que o povo tinha esquecido, mas recebi inúmeras ligações de apoio”. O peemedebista trouxe o exemplo da dificuldade de agricultores que precisam deixar o trabalho na pro-priedade para se deslocarem até os postos para marcar consulta.

Eldo lembrou ainda que naquele período, quando res-ponsável pela saúde, também recebeu da administração anterior mais de 623 consul-tas do Centro de Oftalmologia encalhadas. “Em conjunto com a equipe do Dr. Nédio, em três meses desencalha-mos todas”.

0800 volta a ser debatido

A partir da próxima segunda-feira (14), as sessões do Legislativo encantadense começam mais cedo, às 16h.

FIQUE ATENTO

Política nas escolasSander Bertozzi (PP) revelou que vai pro-

por nos próximos dias a criação da Câmara Mirim nas escolas. “É uma forma de fazer com que as crianças comecem a debater e a pensar em política”, disse.

Lombadas eletrônicasJonas Calvi (PTB) destacou a reunião

realizada na semana passada na Secretaria de Infraestrutura do Estado, com o titular da pasta, Beto Albuquerque. O encontro tratou do projeto de duplicação da rodovia Muçum-Venâncio Aires. “A comitiva do Vale saiu otimista”, disse. Jonas afirmou ainda que contatou com o engenheiro-superintendente do Daer, de Lajeado, Hildo Mourão, sobre as lombadas eletrônicas nos trevos de acesso a Encantado. “Ele nos sugeriu que encaminhás-

semos uma solicitação oficial e o Daer fará um levantamento técnico. É uma boa notícia”.

Extinção das diáriasO projeto proposto pela Mesa Diretora,

que extingue as diárias na Câmara para a próxima legislatura, deixou a Comissão Especial e passa a ser analisada por todos os vereadores. No entanto, a matéria ainda não tem data para ser votada. Conforme o presi-dente Eldo Orlandini, o assunto requer um estudo mais aprofundado. “Projetos dessa natureza necessitam de posição unânime da Câmara. Não quero sensacionalismo, tenho que ser democrático”, disse. Segundo ele, a possibilidade de revogar o aumento do salário dos vereadores também está sen-do discutida. “Ainda não temos a maioria”, confessou.

Lombadas, diárias e aumento do salário

Eldo Orlandini (ao centro) disse que a região alta não tem voz ativa no Conselho

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Bancada de situação: Jonas Calvi e Sander Bertozzi (à frente). Arno Bagatini e Ivanor Daltoé (atrás)

Page 8: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

8 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 ENCANTADO

Igreja de Santo Agostinho recebe estátua de Nossa Senhora Aparecida

Com ajuda de caminhão-guinho, estátua de Nossa Senhora foi colocada na torre menor

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - A Igreja de Santo Agostinho recebeu no sábado (5) a estátua de Nossa Senhora Aparecida. A ima-gem mede 2m50cm de altura e pesa cerca de 600 quilos. O artista plástico Olir Francisco Dutra precisou de cinco meses para finalizar a escultura.

Um caminhão-guinho foi utilizado para erguer a es-trutura, que foi fixada na torre menor. A movimentação chamou a atenção dos moradores, que saíram de suas casas para acompanhar o trabalho.

No ano passado, Dutra também esculpiu o padroeiro Santo Agostinho, colocado no alto do templo. Agora, a di-retoria da Igreja planeja a pintura interna do prédio.

Minha mais bela invenção é minha Mãe!Minha mais bela invenção, diz Deus, é

minha Mãe. Sentia falta dela e então a fiz. Fiz minha Mãe antes que ela me fizesse. Era mais garantido...Agora sou um Homem de verdade, como todos os homens. Nada mais preciso invejar-lhes, pois já tenho Mãe. Mãe de verdade. Estava sentindo falta.

Minha Mãe, o nome dela é Maria, diz Deus. Sua alma é toda pura e cheia de graça. Seu corpo é virgem, e mora nele uma luz tão radiosa que, na terra, não me cansei jamais de fitá-la, e ouvi-la, admirando-a . É linda, minha Mãe, tão bela que deixando os esplendores do Céu, ao lado dela não senti saudades. No entanto, diz Deus, eu sei o que é ser carregado pelos anjos e, pois bem, não vale nem de longe os braços de uma Mãe, podem crer.

Minha Mãe Maria um belo dia morreu, diz Deus. Desde o dia em que subi aos céus sentia falta dela e ela de mim. Ela veio até mim com a alma e o corpo, diretamente. E não podia ser de outra maneira. Por mais que eu seja Deus, eu sou seu filho. E, além disso, diz Deus, foi também para meus irmãos, os homens, que eu fiz isso. Para que eles também tenham uma Mãe lá no céu. Mãe de verdade, corpo e alma. A minha Mãe.

E agora, que o aproveitem mais ainda, diz Deus. Têm no Céu Mãe que os acompa-nha com os olhos, com os olhos de carne; que os ama de todo coração, seu coração de carne. E esta Mamãe, é a minha, que me olha com os mesmos olhos, me ama com o mesmo coração. Se os homens fossem espertos, bem o aproveitariam. Deviam imaginar que a ela nada posso recusar... Que querem que eu faça? É minha Mãe! Eternamente Mãe e Filho...

Parabéns a todas às Mães! Que Maria, Mãe de Deus, as abençoe e pro-

teja! Adaptação de poema de Michel Quoist

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

É linda, minha Mãe, tão bela que deixando

os esplendores do Céu, ao lado

dela não senti saudades.

Diogo Daroit Fedrizzi

DIOgO DArOIT FEDrIzzI

Encantado – O Diário Oficial do Estado publicou no dia 20 de abril a Portaria nº 138/12, que determina o descredenciamento do Centro de Registro de Veículos Automotores. Conforme o texto, o CRVA estará fechado a partir de segunda-feira (14), sem acesso ao sistema in-formatizado do Detran/RS.

“O descredenciamento decorre de irregularidades que infringiram a Portaria de Credenciamento 40/02, em seus

artigos 9° e 16°, e faz parte do trabalho cotidiano da Au-tarquia, visando a qualidade do atendimento ao cidadão por parte dos seus credenciados”, diz a publicação.

Para substituir o antigo CRVA, o Detran/RS lançou edital abrindo vaga em Encantado para a instalação de Posto Avançado no município por parte de outros CRVAs, e já está recebendo propostas. “Enquanto isso, o usuário que necessitar dos serviços relacionados a seu veículo pode procurar qualquer um dos outros 238 CRVAs do Estado”, acrescenta a publicação.

CRVA tenta suspender descredenciamento

Detran determinou o fechamento do Centro de Encantado devido a irregularidades

A proprietária do CRVA encan-tadense, Luciane Olsefer, acionou o departamento jurídico. “Possi-velmente nesta sexta-feira (11) estaremos ingressando com pedido judicial buscando a suspensão dos efeitos da portaria de descreden-ciamento, eis que até ontem está-vamos buscando a reversão pela esfera administrativa”, disse.

Segundo Luciane, a investiga-ção do Detran se deu a partir de denúncias anônimas, sendo que no processo administrativo elas não foram comprovadas. “Pelo contrário, o CRVA de Encantado nunca esteve envolvido em nenhuma irregularida-de, jamais houve prejuízo a nenhum cidadão que procurou os serviços do Centro”, argumentou. “A própria investigação do Detran declarou isso. A ficha do CRVA de Encan-tado junto ao Detran, até o momento em que foram feitas essas denúncias mentirosas, sempre

foi limpa e no final desse processo ficará provado que ela continuará limpa. Não houve nenhuma irregularidade. Caso seja concedida a liminar pedida na justiça, não haverá a interrupção do serviço do CRVA por nem um dia”.

Proprietária diz que denúncias são mentirosas

Page 9: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

9JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012GERAL/REGIÃOA cada edição, o Jornal Opinião traz o relato

da rotina de um encantadense espalhado pelo mundo. Trabalhando, estudando, viajando.....

DUBLINIrlanda

SÉRIEcomFELIPESANGALETTI

FACHINI

LEIA E ASSINE O JORNAL OPINIÃOLIgUE 3751-1580

Fotos: Arquivo pessoal

Se você conhece alguém

de Encantado que está

fora do país, entre em

contato conosco:

angelareale17@yahoo.

com.br ou ligue 3751-1580

Felipe Sangaletti Fachini tem 21 anos, é filho de Noely Antonio e Inez Sangaletti Fachini e desde ferevereiro está na Irlanda.

“Dublin é capital e maior cidade da República da Irlanda. Cheguei à Irlanda no dia 20 de fevereiro e desde então come-çaram as novidades. Estou em Dublin há mais ou menos dois meses e, a cada dia, conheço mais um pedaço do país.

No começo fiquei em hostel (pousadas) até conseguir encontrar um apartamento que ficasse mais perto da escola e do centro da cidade, pois o hostel é longe de tudo. Estou aqui com o amigo encantadense Wiliam Spessato e, juntos, es-tamos descobrindo a cidade. Já fizemos vários amigos de outras partes do mundo e estamos bem felizes.

A língua principal é o inglês, mas antigamente o povo irlan-dês falava a língua própria – o gaélico. O jeito que o povo daqui fala o inglês é muito complica-do para entender. Eles falam muito rápido e não falam a pa-lavra inteira. Se fizermos uma comparação com o português do Brasil, seria mais ou menos como o nordestino, que fala a

palavra pela meta-de (risos). A vida aqui se assemelha à vida no Brasil em algumas particula-ridades.

A co-mida, por exemplo, é parecida. Esses dias fizemos até um churrasco no terraço do nosso aparta-mento. A base da alimentação Irish (cidadão irlandês) é carne de porco, batata, arroz e sala-das, alimentos muito tradicio-nais ali em Encantado (risos).

O objetivo que me trouxe para Dublin, na Irlanda, foi o de fazer um intercâmbio e tam-bém conhecer alguns países europeus, afinal, tudo aqui é muito perto e muito fácil para se deslocar até outro país.

Nesse tempo em que estou aqui ainda não saí de Dublin, mas logo começarão as trips

(viagens) pela Eu-ropa.

Escolhi a Irlanda devido à facilidade de entrar no país e pelo custo de vida ser um dos mais baratos do Reino Unido (a Irlanda faz parte do Reino Unido).

Na escola em que estudo, a maioria das pessoas são brasileiras, o que dificulta o exercício da língua inglesa, mas os professores não aceitam e recomendam que não se fale português em sala de aula e nem nos corredores. Isso é mui-to bom, pois, dessa maneira, nos obrigamos a falar em inglês.

Trocando o assunto escola pelo clima, aqui na Irlanda estamos na primavera e nessa estação escurece perto das 21h, mas, no verão, escurece depois das 22h, e o dia fica mais longo para podermos andar por aí.

A temperatura varia sempre em torno de 0°C a 12°C e, agora, na primavera pegamos muitos dias com sol e uma tem-peratura um pouquinho acima disso, mas quase toda a semana chove dois ou três dias.

As pessoas são muito educa-das, as ruas são bem sinalizadas e isso auxilia muito as pessoas com necessidades especiais. Indico a Irlanda para quem quiser ter uma experiência legal fora do Brasil e também para conhecer mais um pedaço do mundo.

Deixo um grande abraço a todos os amigos de Encantado e agradeço ao Jornal Opinião pela oportunidade de contar um pouco da minha aventura pelo mundo.”

Felipe e o amigo Willian Spessatto.

Ao fundo aparece a SPIRE (torre mais

alta de Dublin, usada como ponto de refe-rencia pela maioria

das pessoas).

Acima: na chegada ao aeroporto de Dublin. Ao lado: com os amigos no Temple Bar (pub mais famoso de Dublin)

Estrela - No sábado (5), um grupo de alunos da Escola Es-tadual de Ensino Médio Nova Bréscia, Raqueli Schena, Cíntia Slaifer, Gustavo Gasparotto e Paulo Henrique Delazeri, acom-panhados pelo diretor Marcos Martini, participou na Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich de Estrela, do Encontro promovido pelo setor Pedagógico da 3ª Coordenado-ria Regional de Educação. Du-rante a manhã foram realizadas dinâmicas de grupo, diálogo e reflexão.

De acordo com Martini, o foco do encontro foi o tema “Liderança”, tendo em vista o crescimento e a busca do espa-ço do jovem na sociedade, como um ser ativo, participativo, crí-tico e protagonista da história e do momento em que vive. “O

momento também propiciou a discussão sobre o que é ser um líder, qual sua função e como de-sempenhá-la de maneira corre-ta. Na oportunidade cada escola levou um lanche e houve uma grande confraternização entre os participantes, que aprovei-taram o momento para trocar ideias, se conhecerem melhor e para compartilhar ações e reali-dades de suas escolas”, disse.

Segundo o diretor já está sendo elaborado pelos Coorde-nadores o próximo encontro, em junho, na cidade de Veranópolis, onde os alunos líderes poderão participar de dois dias de apro-fundamento e formação sobre o tema “Liderança”. “Como diz o técnico de vôlei Bernardinho, ‘o líder faz aquilo que é certo e não aquilo que é conveniente’”, comentou Martini.

Brescienses participam de Encontro de Lideranças Estudantis

Fotos: Divulgação

Diretor Martini (à esq) com alunos e professores em Estrela

Atividades de grupo foram realizadas entre os estudantes

Page 10: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

10 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 REGIÃO

Arroio do Meio - Faltando pouco mais de um mês para a inauguração, a nova fábrica de leite em pó da Dália Alimentos já está 95% concluída. É o que aponta o supervisor de indústria e coordenador da obra, Pedro Raul Mallmann. Localizada às margens da RS-130, km 91/92, em Arroio do Meio, a constru-ção teve início em dezembro de 2008.

No momento, os pequenos detalhes são finalizados. “Es-

tamos terminando a pintura e o calçamento da área”, afirma Mallmann. Com o investimento de R$ 60 milhões, até 2016 a indústria deverá estar operan-do em sua capacidade máxima, produzindo 59 toneladas de lei-te em pó por dia.

A estrutura da fábrica conta com uma torre principal e mais 12 prédios de apoio em um com-plexo de 45 mil metros quadra-dos. Toda a tecnologia interna é importada da Alemanha. Lei-

te em pó integral, desnatado e instantâneo em embalagens de 200 gramas até 25 quilos serão comercializados.

A inauguração da indústria acontecerá no dia 15 de junho, data em que a Cooperativa co-memora 65 anos. Segundo a supervisora do Setor Social, Michele Scaravonatto, cerca de três mil pessoas são aguardadas para festa. Associados, políticos e autoridades estão sendo con-vidados.

Cosuel espera três mil pessoas para a inauguração da nova fábrica

Reta final das obras se concentra na pintura e no calçamento da área

Na visão do presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, a área de laticínios é uma das grandes estratégias para o futuro. Ele expli-ca que a atividade de leite é a que melhor se encaixa nas condições geográficas e sociais das regiões de atuação da Cooperativa.

Em 2011, a empresa teve uma média de produção de 440 mil litros de leite por dia. De acordo com Piccinini, a Dália já possui números

maiores do que países tradicionais do setor, como o Uruguai. A meta para 2012 é atingir a média da Argentina.

Atualmente, a Cooperativa conta com 3.515 associados em 105 municípios do Rio Grande do Sul. No ano passado, o faturamento foi de R$ 500 milhões, com R$ 16,5 milhões em sobras. Em 2012, esse montante deverá crescer 14%, atingindo a cifra de R$ 570 milhões.

Estratégia para o futuro

Vinícius Flôres

95% das obras já foram concluídas

Roca Sales - No início desta semana, o PSDB, junto com o PP e o PDT de Roca Sales, anunciaram a formação de coligação para concorrer à prefei-tura do município. Já está confirmada a pré-candi-datura de Nélio José Vuaden (PSDB) para prefeito e Eloí Machado (PP) como pré-candidato a vice-prefeito.

A decisão foi tomada em conjunto com os dois pré-candidatos e os presidentes das três legendas, representados por: Jones Wunch (PP), Roberto

Carlos Schwab (PSDB) e Tairo Weirich (PDT).Os partidos ainda trabalham na formação de

nominata para a Câmara de Vereadores e a inten-ção, informam as lideranças, é ter ao menos um representante de cada comunidade concorrendo. Um dos próximos passos também será a formação de um grupo de trabalho, que terá como missão preparar o plano de governo da coligação, que será elaborado de acordo com as reivindicações da co-munidade.

ELEIÇÕES 2012: PSDB, PP e PDT de Roca Sales lançam pré-candidaturaDivulgação

Anúncio da coligação aconteceu nesta semana

acessewww.opiniaojornal.come leia o opinião na web

Page 11: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 11ESPECIALRODEIO ARTÍSTICO REGIONAL

Diogo Daroit Fedrizzi

O Parque João Batista Marchese atraiu cerca de dois mil tradi-cionalistas do Vale do Taquari, no último final de semana, para o 24º Rodeio Artístico. O evento, coordenado pela 24ª Região Tra-dicionalista, foi organizado pelo DTG Guardiões do Rio Grande e serviu também para definir os classificados da primeira seletiva

do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart/2012).O CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, foi o campeão geral

por obter o maior número de pontos após a soma dos três primei-ros classificados em cada modalidade. Ao todo foram disputadas 22 categorias, mais as Danças Tradicionais. O Giuseppe garantiu a permanência do troféu móvel em Encantado. No ano passado, o vencedor foi o DTG Guardiões do Rio Grande.

A abertura oficial do Rodeio aconteceu no sábado (5) e con-tou com a presença de autori-dades, representantes da 24ª Região e tradicionalistas. O es-critor Jorge Moreira, conselhei-ro benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), participou da solenidade e reci-tou um poema em homenagem. Em um dos trechos do poema, Moreira diz...

“Porque, este é o meu Rio Grande que, ao longo das mi-nhas quase oitenta e três arma-das do laço de minha vida, tive a feliz oportunidade de conhecer e amar...

Este é o meu Rio Grande que eu quero deixar para meus netos e todas as suas descendências...

Dou graças ao meu Patrão Maior lá do Alto, que me conce-deu a ventura de lutar, ombro a ombro, com meus irmãos desta causa sagrada do gauchismo, para que se perpetuasse este 24º Rodeio Artístico da 24ª Região Tradicionalista que teve seu nascimento naquele longínquo ano de 1988, lá no Parque da FENACHIM, na Querência de Ve-nâncio Aires...

Este é o meu Rio Grande, deste céu modestamente azul, contraponteando com o verde esperança das Coxilhas e o ama-relo-ouro das riquezas do Pam-pa Gaúcho....

Este é o meu Rio Grande . do meu Rio Xucro Taquari, descen-do lá de cima da Serra, cantando nas cachoeiras, desde as distan-tes cabeceiras, pelas quebradas e serranias...

EvoluçãoPara o coordenador da 24ª,

Gerson Junqueira, este ano hou-ve crescimento no número de invernadas e também na parti-cipação individual. “A equipe do DTG e da 24ª está de parabéns, conseguiu conduzir o Rodeio sem problema. Não tivemos nenhuma polêmica”, analisou Junqueira, que ressaltou a inte-gração entre as entidades.

Agora, segundo ele, a meta é aprimorar o trabalho para que a 24ª esteja forte na fase inter-regional do Enart, que acontece em Santa Vitória do Palmar, nos dias 1º e 2 de setembro.

Autoridades e tradicionalistas durante a abertura do Rodeio Artístico

GAN Anita Garibaldi, de Encantado;CTG Bento Gonçalves, de Lajeado;CTG Capitão Ribeiro, de Capitão;CTG Chaleira Preta, de Venâncio AiresCTG Erva Mate, de Venâncio AiresDTG General Canabarro, de TeutôniaCTG Giuseppe Garibaldi, de EncantadoDTG Guardiões do Rio Grande, de Encantado

DTG Herança Maragata, de Boqueirão do LeãoCTG Paixão Cortes, de Nova BrésciaDTG Piazito da Tradição, de Venâncio AiresCTG Porteira dos Pampas, de TeutôniaCTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do SulCTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do MeioCTG Sentinela da Tradição, de MuçumCPF Terra de um Povo, de Venâncio AiresCTG Tropeiros da Amizade, de Roca SalesCTG Tropilha Farrapa, de Lajeado

18 ENTIDADES PARTICIPANTES

Tradicionalismo puro

Público enorme

O patrão do DTG Guar-diões do Rio Grande, Mauro da Rosa, considerou o evento um sucesso. Segundo ele, tudo saiu conforme o programado, sobretudo, no cumprimento dos horários.

“É difícil organizar um rodeio dessa grandeza e terminar tudo no tempo exa-to. A participação do público foi enorme, um dos maiores dos últimos tempos, mais de duas mil pessoas”, disse Rosa, que agradeceu à par-ticipação dos tradicionalis-tas. “O sucesso só acontece quando todos colaboram”.

Para ele, o foco do DTG era o de organizar o Rodeio. “Mesmo assim, consegui-mos ótimos resultados nas disputas”, comentou Rosa, garantindo que a Invernada Adulta, 4ª colocada no Re-gional, vai participar da Fase Interregional do Enart.

O concurso Mais Prendada Prenda aconteceu no sábado (5). As candidatas foram avaliadas em quatro tipos de provas: escrita, mostra folclórica, oral e artística. O resultado premiou três prendas das entidades encantadenses.

Mirim: Isabela Gusi (CTG Giuseppe Garibaldi)Juvenil: Fabiane Cristina Radaelli (DTG Guar-

diões do Rio Grande)Adulta: Bruna Dalpian (GAN Anita Garibaldi)

Prendas são de Encantado

Isabela, Fabiane e Bruna

Dança da integração entre as entidades animou os tradicionalistas

Simone Giongo

Diogo Daroit Fedrizzi

Divulgação

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

Patrão do DTG, Mauro da Rosa

Page 12: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

12 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

Último grupo a se apresentar no domin-go à noite, nas Danças Tradicionais Adulto, o DTG General Canabar-ro, de Teutônia, con-firmou o favoritismo e conquistou o tricam-peonato (2009, 2011 e 2012). No ano passa-do, os teutonienses conseguiram a façanha de integrar a elite das Danças na fase final do Enart, em Santa Cruz do Sul.

Teutônia leva o tricampeonato

ESPECIAL

Anita empolga torcidaUm dos momentos mais

aguardados do Rodeio, as Dan-ças Tradicionais, concentrou um grande público no Ginásio do Parque no domingo (6). O GAN Anita Garibaldi, de Encantado, empolgou os torcedores e ga-rantiu a segunda colocação no Adulto. A entidade também foi vice-campeão nas Danças Pré-Mirim e Mirim e ficou em tercei-ro na Juvenil. Nessa categoria, o Anita foi escolhido Melhor En-trada e Melhor Saída.

Para o patrão Jerri Adriano Hammes, a participação foi sa-tisfatória e destacou o fato de o troféu permanecer em Encanta-do. “Resultado não se contesta,

cada avaliador tem um jeito de julgar”, disse. “A maior conquista do Anita foi a integração. Muito bonito ver os pais almoçando com os filhos no domingo. Isso é gratificante. Dou os parabéns a todas invernadas”.

A partir de agora, o foco do GAN Anita Garibaldi é o Concur-so Estadual de Danças Tradicio-nais Juvenil (Juvenart/2012). Para o Enart 2012, o grupo só vai participar nas modalidades individuais. “Para disputar as Danças é preciso fazer um tra-balho mais longo. Nosso pesso-al tem dificuldade de ensaiar, a maioria estuda em outros muni-cípios”, explicou Jerri.

Mais Prendada Prenda Adulta: BRUNA DALPIAN1º Gaita Piano Pré-Mirim: VINICIUS GIANEZINI1º Gaita Piano Juvenil: PAULO JARDEL RADAELLI2º Gaita Piano Adulto: DIEGO LUZZI3º Gaita Piano Xirú: JOSE PEDRO TELÓ2º Gaita Ponto Até 8 Baixos Pré-Mirim: PEDRO LUCCA1º Gaita Ponto Mais de 8 Baixos Juvenil: PAULO JARDEL RADAELLI3º Gaita Boca: ETHOLDO IMMICH2º Violão e Viola Juvenil: EDUARDO M. VITTER1º Violão e Viola Adulto: GUILHERME PATUSSI3º Assovio Mirim: LUIZ A. R. TOMAZZI1º Assovio Mirim: LAURA COR-NELLI2º Assovio Xirú: EDUARDO T. DADA2º Declamação Feminina Pré-Mi-rim: MILENA ZONATTO3º Declamação Feminina Mirim: ANA PAULA PITTOL2º Declamação Feminina Mirim: PAOLA R. DE CONTO2º Declamação Feminina Juvenil: ISABELA CAPELLARI HAMMES2º Declamação Feminina Adulto: CLAUDIA VILLA1º Declamação Feminina Xirú: CLAUDIA VILLA2º Int. Sol. Vocal Feminino Pré-Mirim: JOICE V. F. NORONHA

2º Int. Sol. Vocal Feminino Mirim: CAROLINE AGOSTINI GIANEZINI3º Int. Sol. Vocal Feminino Juvenil: GRAZIELA MATTJE2º Int. Sol. Vocal Feminino Juvenil: MAURA DALBERTO1º Int. Sol. Vocal Feminino Adulto: LAURA BASTIANEL1º Int. Sol. Vocal Feminino Xirú: VANESSA A. GIANEZINI1º Int. Sol. Vocal Masculino Pré-Mirim: JOÃO PEDRO BONZANINI 1º Int. Sol. Vocal Masculino Juvenil: PAULO JARDEL RADAELLI2º Int. Sol. Vocal Masculino Adulto: JONAS BASTIANEL2º Int. Sol. Vocal Masculino Xirú: LUCIANO LUCCA2º Par de Chote Juvenil: GUILHERME DIAS PICCINI e GRAZIELA MATTJE1º Danças de Salão Juvenil: VITOR PATUSSI e MAURA DALBERTO3º Chula Juvenil: EDUARDO M. VITTER2º Chula Juvenil: JOÃO F. R. TOMAZZI1º Chula Juvenil: GUILHERME DIAS PICCINI1º Chula Adulto: JOÃO F. R. TOMAZZI1º Conjunto Vocal1º Conjunto Instrumental 2º Danças Tradicionais Pré-Mirim 2º Danças Tradicionais Mirim 3º Danças Tradicionais Juvenil 2º Danças Tradicionais Adulto

OS RESULTADOS DO GAN ANITA GARIBALDI

Diogo Daroit Fedrizzi

Bruna Dalpian e Graziela Mattje Anapaula Gotardi e Guilherme Patussi

Fotos: Simone Giongo

Diogo Daroit Fedrizzi

Invernada adulta do GAN Anita Garibaldi foi bastante aplaudida pela torcida

Garotada do Anita durante apresentação de dança João Tomazi foi o campeão da Chula no adulto Vanessa Gianezini, intérprete

Fotos: Simone Giongo

Page 13: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012ESPECIAL 13

DTG se destaca nas danças

Anfitrião do 24º Rodeio Artístico, o DTG Guar-diões do Rio Grande obteve resultados importan-tes nas Danças e nas modalidades individuais. O destaque ficou para a categoria Pré Mirim, campeã das Danças Tradicionais.

As Danças de Salão e o Par de Chote também renderam o primeiro lugar para Augusto Barzotto e Ana Júlia Royer (Pré-Mirim) e Lucas Schneiders e Jenifer Letícia Royer (Mirim). A invernada Adulta garantiu presença na etapa Interregional do Enart com a quarta colocação.

O peão Aventino da Rosa conquistou seis tro-féus, com destaque para o 1º lugar em Gaita Boca, Trova de Mi Maior Gavetão e Trova Estilo Gildo de Freitas.

O patrão Mauro da Rosa foi levou o bicampeo-nato de Causos Gauchescos de Galpão. “O pessoal

diz que depois de velho eu aprendi a mentir. Eu respondo que sempre menti, mas nunca havia sido reconhecido”, brinca Rosa.

Aventino Rosa

Simone Giongo

Invernada adulta do DTG Guardiões do Rio Grande está classificada para a Interregional do Enart

OS RESULTADOS DO DTG

Mais Prendada Prenda Juvenil: FABIANE RADAELLI3º Gaita Piano Adulto: EDUARDO LUIS AMES1º Gaita Boca: AVENTINO ROSA2º Violão e Viola Xirú: AVENTINO ROSA1º Violino ou Rabeca: VANESSA DEVITTE2º Assovio Mirim: BRUNO DE FREITAS3º Assovio Xirú: AVENTINO ROSA3º Declamação Feminina Pré-Mirim: ANA JULIA ROYER3º Int. Sol. Vocal Feminino Pré-Mirim: ANA JULIA ROYER3º Int. Sol. Vocal Feminino Adulto: PAMELA DA ROSA1º Trova Mi Maior de Gavetão: AVENTINO ROSA

2° Trova de Martelo: AVENTINO ROSA 1° Trova Estilo gildo de Freitas: AVENTINO ROSA1° Causos Gauchescos de Galpão: MAURO DA ROSA1º Par de Chote Pré-Mirim: AUGUSTO BARZOTTO e ANA JULIA ROYER 1º Par de Chote Mirim: LUCAS SCHNEIDER e JENIFER LETICIA ROYER3º Par de Chote Juvenil: IGOR ANDRE S. MANICA e STEFANI CARDOSO SILVA1º Danças de Salão Pré-Mirim: AUGUSTO BARZOTTO e ANA JULIA ROYER1º Danças de Salão Mirim: LUCAS SCHNEIDERS e JENIFER LETICIA ROYER1º Danças Tradicionais Pré-Mirim4º Danças Tradicionais Mirim4º Danças Tradicionais Adulto

Há três anos no CTG Giu-seppe Garibaldi, Alexsandro Bruxel, 32 anos, foi premiado em sete modalidades na cate-goria Xiru. Ele foi campeão em Dança de Salão e Par de Chote, acompanhado por Maura Roe-se, Declamação e Chula. Ficou em segundo lugar no Conjunto Instrumental, junto com Luis Devite, Aldair Baldissera, Ni-colau Pretto e Maurício Vian, e terceiro colocado em Violão e Gaita Ponto até 8 Baixos.

“Comparando com os dois últimos rodeios que participo pelo CTG tive algumas evolu-ções como no Par de Chote, Declamação e Chula. Entretanto há outros percalços pelo cami-nho, cada apresentação é um momento, às vezes a correria de um palco para o outro acaba tirando o fôlego para as novas apresentações”, comenta.

Bruxel considera a Dan-ça de Salão e o Par de Chote as modalidades em que se sai melhor. “Mas não danço sozinho, minha prenda Maura Roese é fundamental para esse desempenho, bem como minha espos, a Graziela, que não pode participar comigo por ainda não ter idade para a categoria Xiru, mas nos asses-sora nos ensaios”, ressalta.

O peão revela que não participa das modalidades com o objetivo de conquistar uma

vaga ao Enart. “Apenas para incentivar as crianças e jovens da entidade a participar de concursos e aperfeiçoar seus talentos. É como ter um filho, que olha o que o Pai faz, se interessa e quer fazer igual”, diz, garantindo que espera disputar a final do Enart, em Santa Cruz do Sul, no Conjunto Instrumental. “Queremos me-lhorar o resultado dos últimos dois anos, quando conquista-mos o 5º lugar”.

Bruxel lembra que a busca por um resultado positivo em um Rodeio começa muito tempo antes. “Hoje, dentro da entidade, temos aulas de Declamação, Intérprete (Canto), Violão, Gaita, Chula, entre outras. É um trabalho feito em conjunto por muitas pessoas que assessoram todos os concorrentes”, diz

O CTG Giuseppe Garibaldi, atualmente conta com duas invernadas artísticas: Mirim e Juvenil. O projeto é criar os grupos Pré-Mirim, Adulto e Xiru. “Faço parte de uma equipe apaixonada pelo Tradicionalis-mo que reergueu as invernadas artísticas do CTG Giuseppe Garibaldi há três anos. Este ano alcançamos um de nossos grandes objetivos, com o esfor-ço de cada dançarino, de cada concorrente individual, de cada pai e cada mãe”.

Bruxel, o papa-troféus do Rodeio

Grupo sonha com a classificação para a Força B do Enart

Fotos: Diogo Fedrizzi

Simone Giongo

Bruxel recebe um dos troféus da prenda Caroline Maróstica

Page 14: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

14 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

A primeira reação do patrão Luis Giongo após receber o troféu de campeão regional foi o de divi-dir a conquista com os integrantes do CTG Giuse-ppe Garibaldi que aguardavam ansiosos pelo resul-tado no Ginásio do Parque João Batista Marchese. Emocionado, Giongo ressaltou o trabalho do grupo. “Depois de ficarmos parados por dois anos, voltamos com o objetivo de organizar o departa-mento artístico. Começamos com poucas pessoas e agora conse-guimos o troféu com a colabora-ção das crianças, dos jovens, dos pais e da patronagem”, come-morou. “Agradeço a todos eles, os patrocinadores, por sempre nos apoiarem. Todos merecem o

troféu, todos conquistaram”.Após desfilar pelas ruas de

Encantado, a festa seguiu na sede do CTG, no centro da cidade. O Giuse-ppe volta as atenções agora para a preparação para o Concurso Estadual

de Danças Tradicionais Juvenil (Juvenart/2012), que acontece em agosto em Santa Maria.

A seguir, a se-quência de imagens reproduz o ambiente da Família Giuseppe Garibaldi durante o 24º Rodeio Artístico Regional.

3º Invernada Artística Mirim1º Invernada Artístca JuvenilMais Prendada Prenda Mirim: ISABELA GUSI2º Conjunto Instrumental1º Gaita Piano Mirim: WILLIAM GRASSI2º Gaita Piano Juvenil: GABRIEL CALVI GUSI1º Gaita Piano Adulto: JULIANO RABAIOLLI1º Gaita Piano Xirú: ADROALDO LUIZ CALVI1º Gaita Ponto Até 8 Baixos Pré-Mirim: PEDRO HENRIQUE LISBOA1º Gaita Ponto Até 8 Baixos Mirim: MATHEUS CALVI GUSI2º Gaita Ponto Até 8 Baixos Juvenil: GABRIEL CALVI GUSI1º Gaita Ponto Até 8 Baixos Adulto: MAURICIO VIAN3° Gaita Ponto Até 8 Baixos Xirú: ALEXSANDRO BRUXEL2º Gaita Ponto Até 8 Baixos Xirú: CRISTIAN LISBOA1º Gaita Ponto Até 8 Baixos Xirú: ADROALDO LUIZ CALVI1º Gaita Ponto Mais de 8 Baixos Adulto: MAURICIO VIAN1º Violão e Viola Juvenil: NICOLAU ANTONIO PRETTO3° Violão e Viola Xirú: ALEXSANDRO BRUXEL1º Violão e Viola Xirú: LUIZ CARLOS DEVITTE3º Violino ou Rabeca: ADELTON JOSE DE CASTILHOS2º Violino ou Rabeca: GRAZIELA APARECIDA BRUXEL3º Assovio Juvenil: MAURO A. LAIDENS2º Assovio Juvenil: LUIZA CECILIA DAL PIZZOL1º Assovio Juvenil: AGATA CRISTIELLY DA LUZ DE SOUZA3º Assovio Adulto: DIEGO DE MARCO2º Assovio Adulto: FRANKLIN KLUNCK LISBOA1º Declamação Feminina Mirim: ISABELA GUSI3º Declamação Feminina Juvenil: EDUARDA MAZZARINO1º Declamação Feminina Juvenil: ELISABETE FRIGERI DOMINGO3º Declamação Feminina Adulto: ALINE RABAIOLLI GIONGO2º Declamação Masculina Pré-Mirim: VITOR DELAZERI FERNANDES3º Declamação Masculina Mirim: MATHEUS CALVI GUSI2º Declamação Masculina Juvenil: GABRIEL CALVI GUSI1º Declamação Masculina Juvenil: MARCIO POSSA MOERSCH1º Declamação Masculina Xirú: ALEXSANDRO BRUXEL1º Int. Sol. Vocal Feminino Pré-Mirim: ANA LUISA DEVITTE1º Int. Sol. Vocal Feminino Juvenil: ELISABETE FRIGERI DOMINGO3º Int. Sol. Vocal Feminino Xirú: SALETE PIOVESZANA DEVITTE2º Int. Sol. Vocal Feminino Xirú: MICHELI MARTINS DA LUZ2º Int. Sol. Vocal Masculino Pré-Mirim: VITOR DELAZERI FERNANDES3º Int. Sol. Vocal Masculino Xirú: VALDINEI MORAES DE SOUZA1º Int. Sol. Vocal Masculino Xirú: JOEL FONTOURA

OS RESULTADOS

GIUSEPPE CAMPEÃO

Patrão Giongo com o troféuGiongo recebe o troféu dos representantes da 24ª RT

Integrantes do Giuseppe durante o Rodeio Festa do título na entidade ainda na noite de domingo (6)

Família GiongoInvernada Mirim

Instrutores de danças Peão do futuro

Pais e colaboradores do Giuseppe

Sempre atuantes: as mães e colaboradoras Integração entre pais e colaboradores

Invernada Juvenil, campeã do RodeioConjunto instrumental

Fotos: Simone Giongo

Page 15: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

15JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 15ESPECIAL

2º Trova Mi Maior de Gavetão: JORGE DE RAMOS

1º Trova de Martelo: JORGE DE RAMOS

2° Trova Estilo gildo de Freitas: JORGE DE RAMOS

3° Causos Gauchescos de Galpão: JOEL FONTOURA

2° Causos Gauchescos de Galpão: GRAZIELA APARECIDA BRUXEL

2º Par de Chote Pré-Mirim: PEDRO HENRIQUE LISBOA

e ANA LUIZA DEVITTE3º Par de Chote Mirim:

MAURICIO EDUARDO MAZZARINO e BARBARALAIDENS

2º Par de Chote Xirú: CRISTIAN LISBOA e

PATRICIA AGNOLETTO 1º Par de Chote Xirú:

ALEXSANDRO BRUXEL e MAURA ROESE

3º Danças de Salão Pré-Mirim: PEDRO HENRIQUE LISBOA

e ANA LUIZA DEVITTE3º Danças de Salão Mirim:

MAURICIO EDUARDO MAZZARINO e BARBARA LAIDENS

3º Danças de Salão Juvenil: GUSTAVO DUTRA BASTOS

e ANA CAROLINA M. CICERI2º Danças de Salão Xirú:

CRISTIAN LISBOA e PATRICA AGNOLETTO

1º Danças de Salão Xirú: ALEXSANDRO BRUXEL

e MAURA ROESE 2º Chula Pré-Mirim:

GABRIEL BUFFON TURATTI1º Chula Pré-Mirim:

FELIPE DA SILVA CECCON1º Chula Mirim:

MAURICIO EDUARDO MAZZARINO3º Chula Adulto:

GUSTAVO DUTRA BASTOS2º Chula Adulto:

TIAGO JOABBE DA COSTA2º Chula Xirú: JOEL FONTOURA

1º Chula Xirú: ALEXSANDRO BRUXEL

OS RESULTADOS

Adelton José de Castilhos

Neste sábado (12) acontecerá, no gal-pão do CTG Giuseppe Garibaldi, um chá em homenagem ao Dia das Mães, juntamente com a Inauguração da Galeria de Prendas da entidade. Apresentações artísticas tam-bém farão parte dessa tarde de integração e resgate de nossa história. Interessados em fichas, contatar com Aline Rabaiolli Giongo pelo telefone (51) 98782088.

CHÁ DO DIA DAS MÃES SERÁ rEALIzADO PELAS PrENDAS DO CTg

Isabela Gusi

Giongo, Aline e Laís

Alex, José Calvi e Maura

Ágata de Souza

Elisabete Domingo

Prefeito Costi e Gabriel Gusi

Invernada Mirim

Jorge de Ramos e Adroaldo Calvi

Graziela Bruxel

Felipe Ceccon e prefeito Costi

Gustavo e Ana Carolina

Adroaldo Calvi, Alexsandro Bruxel e Cristian Lisboa

Maurício Mazzarino e Matheus Gusi

Ana Luisa e Pedro: Par de Chote

Cristian Lisboa e Patrícia

William Grassi

Nicolau Pretto

Grupo campeão: integrantes do CTG posam para a foto com os troféus

ELDO ORLANDINIvereador PMDB

XANDE LANCHES9703-0469

Agropecuária Tomazzi

Studio em Casaby Simone

Mais uma conquista que fica

para a história. Parabéns

Giuseppe!!

Giongo e Joel Fontoura

Page 16: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 17: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 18: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 19: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

19JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

A cada edição, a consultora de

moda Júlia Wolf dá dicas de como

se vestir bem. Dúvidas podem ser

encaminhadas para o email [email protected]

JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 19ANUNCIE NO OPINIÃO - LIGUE 3751-1580 - www.OPINIAOJORNAL.COM

CASAMENTOHá casais que fazem questão de levar

mais do que suas personalidades para o momento do Sim, e imprimem paixão em cada detalhe. No sábado (5), os noivos Ka-rina Pretto e Fernando Valavano Cerezetti aliaram o amor que sentem um pelo outro à adoração por celebrações intimistas para dar vida ao sonho de se casar e reunir a família e os amigos.

O salão comunitário de Jacarezinho foi palco para a festa com estilo vintage, que foi pontuada por momentos únicos e emocionantes para o casal e seus quase 300 convidados. Os noivos fixam residência na capital paulista. Fotos: Josué Bigliardi.

Na sexta-feira (4), integrantes da comissão organizadora do Campeonato de Som Auto-motivo, realizado em 22 de abril, no Parque João Batista Marchese, estiveram na APAE de Encantado para fazer a doação de parte do lucro obtido com a bilheteria. Os jovens entregaram ao presidente da entidade, Enio Röhsig, e à diretora Marilene Grando, o valor que será investido na escola.

A APAE é uma instituição sem fins lucrativos que atualmente atende a cerca de 115 alunos dos municípios de Encantado, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Bréscia, Vespasiano Corrêa e Roca Sales. A instituição oferece a seus alunos atendimento especializado na área de serviço social, psiquiatria, clínica geral,

psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, hidro-ginástica, terapia ocupacional, psicopedagogia e estimulação precoce, além da realização de projetos na área de prevenção, empregabili-dade e tecnológica.

Doação para APAE de Encantado

Representantes da DB Max Competições e a secretária da Juventude realizaram a doação

Eliane A. Fachinetto

Não importa se você usa joias ou bijoux, elas são um clássico e vieram para ficar. Um acessório bem usado pode fazer sua roupa brilhar e, caso contrário, pode destruir uma peça linda do vestu-ário.

Então, cuidado, leia as dicas com atenção e corra pra se enfeitar!!

•Só uma recepção digna de Reis e Rainhas é que ad-mitem o look estilo princesa. Colar, brincos, pulseiras, anéis com pedras, tudo isso junto, na maioria das mor-tais, fica só na fantasia. Use apenas se você sabe que vai conseguir carregar este estilo!

•Fuja do esquema tudo combinado, ouse, misture materiais;

•O mais seguro são os metais lisos, para usar pedras você pre-cisa saber combinar, ou usar apenas um acessório;

•Cuidado com os brincos de pingente, com muitos balangandãs, você pode ficar over!

•Aposte nos maxi acessórios, mas cuidado, um de cada vez.

•Os acessórios no banho ouro sempre valorizam mais as mulheres, dão aspecto iluminado, bronzeado!

•Cuidado com réplicas de pérolas, elas devem ser de óti-ma qualidade para não ficar com visual “barato”.

Beijos e até a próxima semana...

TUDO QUE rELUz É OUrO...

ANIVERSÁRIOAna Luiza Arezi comple-

tou e comemorou o seu 1° aninho no dia 1° de Maio, quando recebeu amigui-nhos e familiares na Sede da Cosuel. Ana Luiza também recebeu o carinho, os beijos e os abraços de seus pais Mary Helen Rocha e Eduar-do Arezi.

Arq

uivo

pes

soal

Roca Sa-les – Iniciou na manhã desta terça-feira, dia 7, a oficina de artesanato em madeira com vela do Projeto “Fazendo Arte”.

As aulas das t e r ç a s - f e i r a s são destinadas a adultos e ocor-rem das 8h às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para os adolescentes, as aulas iniciaram nesta quinta-feira, dia 10, das 14h às 16h.

A oficina é ministrada por Mara Neitzke e tem como ob-jetivo desenvolver eixos de aprendizagem aos beneficiá-rios do Programa Bolsa Famí-lia e aos usuários privados de

renda, assim como explorar suas potencialidades, possibi-litando a integração social e o convívio humano. Entre as téc-nicas ensinadas estão patinas coloridas feita com cera e cola-gem em madeira.

Os interessados em parti-cipar da oficina ainda podem inscrever-se no CRAS. Mais in-formações através do telefone (51) 3753-2208.

Projeto “Fazendo Arte” oferece aulas de artesanato em madeira com vela

Vitória Stürmer Bortoletti

Page 20: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

20 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

Nos dias 24, 25 e 26 de maio ocorre a 42ª Ciranda Cultural de Prendas, em Passo Fundo. Da 24ª Região Tradiciona-lista (RT), as prendas que participam da disputa são de Encantado e Muçum.

Na categoria mirim, a concorrente é Maria Eduarda Diehl, do CTG Sentinela da Tradição, de Muçum, que disputa com 30 meninas. Na juvenil, a representante é

Caroline Maróstica, do GAN Anita Garibal-di, de Encantado, que terá que enfrentar 29 concorrentes. Na adulta, também de Encantado, Ângela Hammes, do DTG Guardiões do Rio Grande, concorre com 29 candidatas.

A disputa ocorre na 7ª RT, no CTG Lalau Miranda, e envolve todas as regiões do Estado.

Encantado e Muçum na 42ª Ciranda Cultural de Prendas

Maria Eduarda, Caroline e Ângela

Fotos: Arquivo pessoal

Encantado – A Noite do Filó 2012 será realizada pela Administração Municipal e comunidade do Bairro Jardim do Trabalhador, dia 20 de maio, a partir das 18h30min, no salão comunitário. A programação terá início com uma procissão em honra a Santa Rita de Cássia, padroeira da comunidade, desde a igreja até o salão, e em seguida haverá um momento para as cantorias italianas.

O tema da 10ª edição da Noite do Filó será “Resgatando as Tradições”, com foco nos trabalhos manuais realizados pelas pessoas da comunidade. O evento tem o objetivo de valo-rizar o antigo costume de fazer serão na casa dos vizinhos, no qual as famílias levavam um prato típico para compartilhar, cantavam músicas italianas e rezavam. Outro costume entre

as mulheres era levar o crochê, tricô ou bordado para as noites de serão. Essa prática foi pas-sada de geração para geração e atualmente grande parte das mulheres do Bairro Jardim do Trabalhador levam essa habili-dade para as fábricas de confec-ção e ateliers de calçados.

Os organizadores da Noite do Filó solicitam que os par-

ticipantes sigam a tradição e levem um prato típico para ser compartilhado. A Noite do Filó foi instituída no município atra-vés da Lei Municipal 2.360 de 2003. No ano passado, o evento foi realizado na comunidade da Linha São Roque e os organi-zadores do próximo ano serão conhecidos no dia 20, através de sorteio.

“Resgatando as tradições” é o tema da Noite do FilóArquivo/Eliane Fachinetto

Muçum - Movimentar o cenário da música no Vale do Taquari. Esse é o prin-cipal propósito do 1º Festival Estudantil de Música de Muçum, que teve as inscri-ções prorrogadas e aceita candidatos até esta sexta-feira (11). Através da Secre-taria Municipal de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum os estu-dantes das escolas municipais, estaduais, particulares e universidade localizadas no Vale do Taquari tem a oportunidade para mostrar o seu talento no evento. Os oito classificados na fase eliminatória de cada categoria vão disputar R$ 3 mil em premiação na fase final.

Festival Estudantil de Música aceita inscrições até hoje

A largada para os fes-tejos alusivos a Semana Farroupilha no municí-pio de Muçum iniciam no dia 27 de maio, com o lançamento oficial da programação do evento. A cerimônia acontece às 18h30min, na Sociedade José Garibaldi, juntamen-te com a apresentação do

grupo teatral Luz & Cena, da cidade de Novo Ham-burgo com a peça: “Mas bah tchê: como é grande meu Rio Grande”.

No dia ocorerá a di-vulgação dos shows que vão integrar a programa-ção que ocorre de 14 a 23 de setembro, na Praça da Matriz da cidade.

Lançamento da 25ª Semana Farroupilha de Muçum

Page 21: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 22: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

22 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 POLÍCIA

Henrique Pedersini

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

EmbriagadoNa sexta-feira (04), um mo-tociclista foi preso por estar trafegando sob efeito de álcool em Arvorezinha. O Grupamento Rodoviário abordou na ERS-332, no trevo de acesso a Arvorezi-nha, um homem de 43 anos, que conduzia um motocicleta YBR. O condutor concordou em realizar o teste do bafômetro, que apontou a quantia de 0,77 gramas por litro de ar expelido. O motociclista pagou fiança de R$ 200,00 e foi liberado.

CrackNa noite da sexta-feira (04), na Linha Pinheirinho, a Brigada Mili-tar abordou o motociclista Genoir Horbach, 45 anos. Ao consultar os documentos do condutor, foi cons-tatado que Horbach estava com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa e o licenciamento da moto vencido. Na revista pessoal, foram encontradas oito pedras de crack. Após ser efetuado termo circunstanciado, ele foi liberado.

AcidenteUm acidente na Rota do Sol na manhã do sábado (05) envolveu um caminhão conduzido por Erno Weirich, 69 anos, de Roca Sales. Weirich estava deixando a estrada geral de Linha Geraldo para aces-sar a rodovia quando teria cortado a frente da motocicleta conduzida por Janilton Rodrigues, 33 anos. Rodrigues sofreu fratura na perna e, após ser atendido no hospital de Languiru, foi removido para o hospital Bruno Born de Lajeado.

FugaNa tarde do sábado (05), o deten-to Lindomar da Silva escalou um muro do Presídio de Encantado e fugiu em direção ao bairro Santa Clara. Ele permanece foragido

Arrombamento de carrosA Brigada Militar de Roca Sales prendeu, por volta das 5h do domingo (06), Vanderlei Casemi-ro Dias acusado de arrombar dois veículos no centro da cidade. Dias foi flagrado em patrulhamento após ter arrombado uma Ford Courier e retirado o som automo-tivo. Antes, o acusado teria invadi-do uma Parati. Outro homem que estava com o suspeito fugiu. Após prestar depoimento, o acusado

foi conduzido ao presídio de Encantado.

MenoresDois menores de 13 e 14 anos foram flagrados no início da noite do domingo (06) arrombando a porta de um carro no centro de Roca Sales. Após prestarem depoimento, os menores foram entregues aos responsáveis.

FurtoNo domingo (06), na Rua Sete Ir-mãos, centro de Encantado, foram furtados documentos em nome de Luciana Teresinha Klant. Um talão de cheques foi furtado, além de um cheque preenchido no valor de R$ 2 mil de Cibila Arnilda Dreher, do banco Banrisul.

ApedrejamentoNa madrugada do domingo (06), em baile realizado no Clube Serra-no, em Jacarezinho, a caminhonete Sprinter, que transportava os seguranças para Venâncio Aires, foi apedrejada na saída do evento. Dois seguranças sofreram escoria-ções e precisaram passar por aten-dimento médico. A Brigada Militar foi chamada ao local e identificou pelo menos seis agressores.

RouboPor volta das 22h da segunda-feira (07), dois homens armados assaltaram o restaurante anexo ao posto Peteba de Encantado. Conforme registro, a dupla de jovens de cara limpa rendeu a proprietária e roubou o dinheiro do caixa. Na saída foi abordado e rendido o cliente Rafael Macari, que chegava ao local. Os acusados roubaram a Parati prata de Maca-ri fugindo em direção a Muçum. Na Linha Pinheirinho abandona-ram a Parati e teriam fugido em um veículo de cor escura.

AcidenteNo final da tarde da última quar-ta-feira (09), a Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente no trevo do Posto Peteba, Encantado. A motociclista Taís Pedersini, 19 anos, sofreu escoriações ao chocar-se contra uma caminhone-te guiada por Valdir Luis Fraporti, 54 anos, que nada sofreu. O SAMU foi acionado e encaminhou a jovem até o hospital Santa Terezi-nha onde foi medicada e liberada.

RouboNo início da noite da quarta-feira (09), um jovem de 17 anos de idade saía da residência da namorada no centro de Encanta-do, próximo à Estação Rodoviária, quando foi abordado por um grupo de jovens que lhe roubou o aparelho celular.

InCênDIO DEsTRóI DUAs CAsAs nA VILA MOçAEm uma das residências morava a família Pereira, que perdeu tudo. Comunidade se mobiliza para ajudar

HENrIQUE PEDErSINI

Encantado - Por volta das 13h30min da quarta-feira (09), um incêndio destruiu totalmen-te duas casas de madeira na Rua Antônio Bratti, no Bairro Vila Moça. Uma das residências era desabitada, na outra vivia a fa-mília Pereira.

O fogo começou na casa de Ci-nara Pereira da Silva, que é fun-cionária de uma empresa de cal-çados de Roca Sales. Segundo ela, ao trocar um lâmpada na noite anterior, saltaram faíscas, o que daria a entender que a causa do sinistro seria um curto circuito na rede elétrica. Não houve tem-po para salvar nada. Os dois cães da família acabaram morrendo carbonizados. Nenhum morador ficou ferido. A mãe de Cinara, Terezinha, tem problemas car-díacos e ao ver a residência em chamas, entrou em estado de choque, chegando a desmaiar e ser levada para o hospital.

Enquanto o Corpo de Bom-beiros estava a caminho, alguns populares, com auxílio de sol-dados da Brigada Militar, ten-tavam conter o fogo com uma mangueira de jardim. A grande preocupação era que as chamas avançassem atingindo outras ca-sas. Em uma terceira residência, os moradores chegaram a reti-

rar os móveis, pois o calor das chamas já havia feito com que as madeiras da parte lateral se soltassem.

O soldado Andreoli, da Briga-da Militar, comentou sobre a ação realizada no local. “Quando che-gamos, a primeira casa já havia sido totalmente queimada, o tra-

balho do Corpo de Bombeiros foi para controlar o fogo que tomava a casa abandonada, impedindo que as chamas se espalhassem. Os moradores conseguiram com mangueira de jardim resfriar outra residência, impedindo que mais moradias fossem atingidas”, disse Andreolli.

Há cerca de quatro meses, a família Pereira abandonou a casa no Bairro Navegantes em razão de o local ter sido bas-tante danificado pela enchente. A família passou a residir de aluguel no Bairro Vila Moça. A família de cinco pessoas sobrevive pelo trabalho de Cinara, uma vez que a mãe Terezinha faz tratamento psicológico, a irmã Lavínia tem apenas 15 anos, além das crianças, Gabriel e Júlia.

Família já havia sofrido com a enchente no Navegantes

Cinara (à esquerda)

trabalha numa fá-brica de calçados

Bombeiros tentam controlar o fogo que atingiu a segunda casa

AjudaA família encon-

trou abrigo na casa de parentes no Bairro Navegantes. Uma cam-panha para arrecadar mantimentos e outros produtos de primeira necessidade está sendo realizada pela Secreta-ria da Juventude.

Page 23: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012 23

Henrique Pedersini

GUARANY DE ESPUMOSO é O PRiMEiRO ADvERSáRiO

No sábado (5), o XV venceu o Copalto pelo placar de 4 a 1. No domingo (6), o Esperança bateu o Gaúcho pelo mesmo placar. A decisão inicia neste domin-

go (13). O XV é o mandante da primeira partida, em Júlio de Castilhos. Os dois times também farão a decisão da categoria de aspirantes.

PÁGINA 25

AMADOR DE ROCAESPERANÇA E Xv DE NOvEMBRO

DECiDEM O TÍTULO

COLUNA DE NILSON DEBOrTOLI - Página 26

Encantado estreia na Segunda Fase neste sábado, às 15h, nas

Cabriúvas, contra o Guarany de Espumoso. Leão enfrenta ainda o Internacional, de Santa Maria, e

o Santa Cruz. Nesta etapa, os dois primeiros do grupo e os quatro

melhores terceiros se classificam para o mata-mata.

PÁGINA 27

COPINHA DE JUVENIS/2ª FASE

No sábado (5), CFM Encanta-do, CFM Nova Brescia, CTE Roca Sales e Relvado promoveram um campeonato de Futebol Sete, homenageando o aniversário do município de Relvado

A categoria 97/98 do CFM Encantado venceu por 2 a 0 na final o Relvado.Os gols da vitória foram marcados por Cassiano e Osvaldo. O goleiro do time encantadense Kevin Lansini foi o menos vazado. O CFM ainda teve Cassiano como artilheiro da competição.

Na categoria 2000/2001, a competição foi decidida nos pênaltis, entre CFM Nova Bréscia (foto/de camisa preta) e CTE Roca Sales após os dois times terem empatados em 1 a 1 no tempo normal. O time bresciense sagrou-se campeão do torneio e ainda teve em Otávio Devitte o artilheiro do campeonato.

No domingo (7), o CFM rece-

beu o Estrela no campo da Vila Moça em jogos válidos pela Liga Futura. Seis jogos foram dispu-tados, confira os resultados:

Cat 1999 - CFM 5 X 7 EstrelaOs gols do CFM foram marca-

dos por Maicon Daroit (2), Guilher-me Oliveira (2) e Leonardo Luft.

Cat 1998 - CFM 4 X 0 EstrelaGols: Weslley de Freitas (2),

Paulo Sérgio Dalmoro e Maicon Cristofoli.

Cat 1996/1997 - CFM 0 X 0 EstrelaCat 2002 - CFM 2 X 1 EstrelaGols: Mauricio Capitanio,

Mateu Arosi.Cat 2000 - CFM 1 X 0 EstrelaGols: Alex ValerCat 2001 - CFM 5 X 0 EstrelaGols: Matias Schimtz (3), Mai-

con Cristofoli, Otávio Devitte.

Henrique Pedersini

CFM vENCE EM RELvADODivulgação

Page 24: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

24 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

gAUCHÃO DE VÁrzEA

SEMiFiNAiS ESqUENTAM O CAMPEONATO

No próximo domingo (13) teremos, no estádio das Cabriúvas, as semifinais

do campeonato de Várzea. O Clube atlético Navegan-tes enfrenta o Nacional.

Na outra semifinal, jogam Arsenal e Hoolygans. Os vencedores disputarão a final no domingo (20).

SEMIFINAIS/13/MAIO

Estão definidos os semifinalistas do Campeonato Gaúcho Polar de Várzea. Na rodada do último domingo (6), Arsenal e Hoolygans venceram seus jogos e garantiram vaga para decisão. O Arsenal venceu o Internacional

da Barra do Coqueiro pelo placar de 1 a 0. Já o Hoolygans goleou o Caballeros por 5 a 2 e acabou a primeira fase na liderança da Chave B

HENRIQUE PEDERSINI

ARSENAL 1 X 0 INTERNACIONAL BC Em jogo realizado no estádio da Baixada, no Bairro Santa Clara,

o Arsenal venceu pelo placar mínimo e está nas semifinais. Os dois times tinham chance de classificação. Alessandro de Conto marcou o gol da vitória. Rodrigo Baldissera e Vinícius Zatti do Interna-cional foram expulsos no jogo. O time vencedor classificou-se na segunda posição, tendo somados nove pontos. O time da Barra do Coqueiro acabou a primeira fase na terceira posição e está elimina-do. O articulador Cristian Miller é um dos destaques do Arsenal no campeonato e estará desfalcando o time no duelo semifinal.

HOOLyGANS 5 X 2 CABALLEROS Nas Cabriúvas, em confronto direto por vaga para próxima

fase. O Hoolygans levou a melhor na disputa vencendo pelo placar de 5 a 2. Giovani Botassoli (3), Cristiano Nascimento e Ricardo Dorigon anotaram os gols do time vencedor. Luís Carlos Lansini e Paulo H. Trindade descontaram para o Caballeros. Giovani Botas-soli é o grande destaque do Hoolygans, o jogador tem sete gols na competição. Empatado em pontos e no confronto direto, o Nacio-nal fica na segunda posição, em virtude do critério disciplinar.

NAVEgANTES (CAN) 3 X 0 BOHEMIOS No outro jogo da tarde, nas Cabriúvas, o Navegantes, que já es-

tava classificado bateu o Bohemios pelo placar de 3 a 0. Os gols do CAN foram marcados por Duane de Abreu, Rafael Dutra e Ezequiel Fraporti. Atendendo pedido dos atletas do Bohemios, a partida foi encerrada aos 32 minutos do segundo tempo. O time do bairro Navegantes termina a competição na liderança da chave, com 10 pontos. Um dos destaques da competição é o atacante Ezequiel Fraporti, que já marcou três gols na competição.

Arsenal se classificou com vitória sobre o Internacional

Fotos: Henrique Pedersini

CHAVE AClube PG GP GC SGNavegantes 10 10 04 06Arsenal 09 10 06 04Inter-BC 04 06 06 00Bohemios 04 05 09 -4J.Misturados 01 05 11 -4

CHAVE BClube PG GP GC SGHoolygans 07 12 04 08Nacional 07 15 05 10Caballeros 03 07 11 -4Renegados 00 04 18 -14

CLASSIFICAÇÃO

LUIS HENRIQUE DE FREITAS Nacional - 8 gols

GIOVANI BOTASSOLI Hoolygans - 07 gols

EZEQUIEL FRAPORTI Navegantes - 03 gols

ELOIR DALTOÉ Nacional - 03 gols

ALISSON FERNANDES Bohemios - 03 gols Luis Henrique

GOLEADORES

Page 25: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

25JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

A FiNAL é COM ELES:Xv DE NOvEMBRO X ESPERANÇA

AMADOR DE ROCA

FICHA TÉCNICA

DECISÃO

Estão definidos os finalistas do amador rocassalense. No último final de semana, XV de Novembro e Esperança confirmaram a classificação para a grande final. No sábado (5), o XV venceu o Copalto pelo placar de 4 a 1. No

domingo (6), o Esperança bateu o Gaúcho pelos mesmos 4 a 1. A decisão inicia nesse domingo (13). O XV é o mandante da primeira partida, em Júlio de Castilhos. Os dois times também farão a decisão da categoria de aspirantes.

HENrIQUE PEDErSINI

ESPERANÇA GARANTE VAGA COM GOLEADA

Em Fazenda Lohmann, o Esperança venceu o Gaúcho pelo placar de 4 a 1. O time da casa havia vencido o jogo de ida, em Arroio Augusta Alta, pelo placar de 2 a 1. Precisando apenas de um empate no jogo de volta para chegar à final.

gAúCHO SAI NA FrENTE O Esperança não começou

bem a partida, o time da casa tinha a posse de bola, mas não conseguia fazê-la chegar para os atacantes Jackson Coletti e Chera. Aos 41 minutos, em cobrança de falta na lateral do campo, a bola foi alçada para área, o goleiro do Esperança saiu atrasado do gol, e o zaguei-ro Lisandro, do Gaúcho, cabe-ceou marcando o gol que levava a partida para prorrogação.

ESPERANÇA EMPATA O torcedor do Gaúcho ainda

comemorava, quando John co-brou falta com perfeição, a bola bateu no travessão e foi para o fundo da rede, surpreendendo o goleiro do gaúcho Marcos. O empate favorecia o Esperança.

SEgUNDO TEMPO Para seguir vivo na competi-

ção, o Gaúcho precisava vencer o jogo. Na segunda etapa, o time atirou-se ao ataque. Porém, logo aos seis minu-tos, após cobrança de falta na segunda trave, o centroavante Chera subiu livre e cabeceou, virando a partida para o Espe-rança.

PARTIDA RÍSPIDA Logo depois do gol, o

Gaúcho até buscou a reação. Teve grande chance nos pés de Jaime, o lateral ficou na frente do goleiro e bateu por cima do gol. Depois disso, a partida ficou mais ríspida, com faltas

duras e muita reclamação com a arbitragem por parte dos jogadores do Gaúcho.

GOLEADA Com a partida se apro-

ximando do final, o Gaúcho adiantou o time, pois precisava do resultado. Aos 38 minutos, após jogada na entrada da área, o árbitro marcou pênalti para o Esperança. O lateral Sapo co-brou com categoria e ampliou a vantagem do time da casa. Logo depois, a defesa do Gaúcho tentou sair jogando, o atacante Douglas Bertoldi tomou a bola e bateu na saída do goleiro, fechando a goleada por 4 a 1.

ESPERANÇAPablo; Geléia; Jonas; Rodrigo e Pablo (Sapo); John (Tiago);

Paulo Silva; Natanael e Jonatan; (Gean); Coletti (Douglas) e Che-ra. Técnico: Cláudio Vígolo

GAúCHOMarcos; Jaime; Lisandro; Dirceu e Sidnei (Gustavo); Nilo;

Adriano; Cristiano e Leonardo; Gideão (Valderes) e Renan Sarto-ri (Marcel). Técnico: Renato Vígolo

GOLS: Lisandro (Gaúcho) John; Chera; Sapo e Douglas Bertoldi (Esperança)

DESTAQUE

Natanael, meia do Esperança

No próximo domingo (13), teremos o jogo de ida da final.

Na Linha Júlio de Castilhos, o XV de Novembro recebe o Esperança. O time da casa não poderá contar com o volante Guilherme e o zagueiro Josias, ambos suspensos. O Esperança tem alguns problemas de lesão muscular, dentre eles, o ata-cante Jackson Coletti, um dos destaques do time na competi-ção. Coletti saiu lesionado no jogo do último domingo diante do Gaúcho.

Pela categoria de aspirantes, no sábado (5), XV de No-vembro e Copalto empataram em 1 a 1. O resultado colocou o XV na decisão. No domingo (6), o Esperança bateu o Sete de Setembro por 3 a 1 e disputará a final com o XV no jogo preliminar da decisão da categoria principal.

ASPIRANTES

Fotos: Henrique Pedersini

Jogo em Fazenda Lohman confirmou a classificação do Esperança

Gaúcho, do meia Leonardo Kapler (10), perdeu as duas partidas

Fotos: Henrique Pedersini

Page 26: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

26 JORNAL OPINIÃO n 11 de maio de 2012

HENrIQUE PEDErSINI

Na manhã do último sábado (05), nas quadras do clube Comercial, foi disputada a quarta rodada do Torneio Integração de Tênis. A competição é tra-dicional entre os desportistas e nessa temporada foi realizada a vigésima nona edição.

Além de tenistas encantadenses, participaram da competição atletas de Estrela, Santa Cruz e Lajeado. Uma rodada é disputada em cada cidade e, nesse ano, os jogos que decidiram os campeões foram dis-putados em Encantado.

Destacaram-se as duplas de Lajeado que con-

quistaram cinco vezes o primeiro lugar. Três duplas encantadenses chegaram na segunda posição.

Um dos organizadores do torneio, Flávio Haas, ressalta a importância da competição. “ Um dos se-gredos do torneio Integração existir até hoje é que a iniciativa é movida pela confraternização e amizade, embora as partidas sejam muito disputadas” afir-mou Haas.

O desportista ainda lembrou que, nas primeiras edições, o torneio era atração para família inteira. Hoje os filhos de antigos participantes são quem fazem par-te do torneio. Flávio Haas ainda lembra que começa a contagem regressiva para a trigésima edição.

ENCANTADO SEDiA RODADA DECiSivA DO 29º TORNEiO iNTEGRAÇãO DE TêNiS

Na terça-feira (08), aconteceu a rodada decisiva do Aberto de Futsal de Encantado. Os confrontos decidiram os oito times classifica-dos para as quartas de final.

Resultados jogos da terça-feira (10)Chapeação do Alemão/Infomax 1 X 8 Só o

que sobrouAeroassistencial/Gianesini Mat. Construção

1 x 2 RZ Motos ( Muçum)Anta Gorda 0 x 4 Pet FarmaSupermercado AGF 3 x 4 Metalúrgica Planalto

Na quinta-feira (12) aconteceram os seguintes confrontos:

Metalúrgica Planalto x Auto Elétrica BoaroAeroassistencial/Gianesini Mat. Construção

X Comercial Conte(Coqueiro Baixo)Cosmos (Dois Lajeados) X Anta GordaPet Far X Bonde da ColinaOs vencedores avançaram para semifinais

que serão disputadas na terça-feira (15). Na Sexta-feira (18) será disputada a grande final da competição.

ABERTO DE FUTSAL NA RETA DECiSivA

No sábado (05), tivemos mais uma rodada do Municipal de Futsal de Doutor Ricardo, no Ginásio Municipal de Espor-tes. Os resultados foram:Infantil - Kuereaz F.C 2 X 4 Os Valdo F.CVeterano - Independente 5 X 2 Construvale São Brás 3 X 3 KuerazCobra D’ água 1 X 25 Juniores São José 2 X 8 Real Matismo

Nesse sábado (12) teremos mais um rodada. Confira os jogos:Infantil - Os Valdo F.C X Boca JuniorsVeterano - Sem Destino X Rio VerdeIndependente X Sem DestinoSão Brás X GladiadoresCachorro Morto X Puma

Futsal de doutor ricardo

Divulgação

Nesse domingo (13) acontece, no estádio das Cabri-• úvas, a Semifinal do Gauchão Polar de Várzea etapa mu-nicipal, os vencedores decidem o título. O primeiro jogo é Navegantes e Nacional, o segundo é entre Arsenal e Hooly-gans, caso ocorra empate no tempo normal, a decisão será nas penalidades.

O Nacional aposta na experiência e liderança do za-• gueiro Ramon Lugano para chegar a decisão.

Mais uma equipe fez o credenciamento para atuar nos • jogos de sábado à tarde. É o Caçadorense de Nova Brescia, para acertar jogos falar com Sedenir Lorenzon pelo telefone (51) 3757-1282 ou 3757-1477 Ramal: 2214

Inaugurado em 16 de maio de 1982, o estádio Azulão • do Lago Azul completa na quarta-feira o seu 30ª aniversário.

O Juvenil do Encantado estreia na 2ª fase da Copa • FGF sub 17, nesse sábado (12), às 15h30min nas Cabriúvas frente ao Guarany de Espumoso, integram a chave ainda In-ter - SM e Santa Cruz, dos quatro times, apenas dois passam a terceira fase.

A decisão do Rocassalão 2012 inicia nesse domingo • (13). O jogo é entre o XV de Novembro e Esperança, que busca o bicampeonato.

A fase Semifinal da 2ª Copa Dália de Futebol Sete do • Clube Comercial, na categoria Livre será realizada nessa sexta-feira (11).

O Jantar Baile com entrega da premiação do 15ª Cam-• peonato de bochas na grama, temporada 2011/2012 será realizado no sábado (19) às 20h30min no Santo Agostinho.

A criação do Conselho Municipal de Desportos (CMD) • deu-se por decreto municipal em 13 de maio de 1966, no domingo completa 46 anos.

O aberto de Futsal de Encantado está chegando na • reta decisiva, na terça-feira (15) acontece a fase Semifinal, e a decisão deverá ser na Sexta-feira (18) no Ginásio de esportes.

Hlera 2 X 2 MuçumPedreiros 2 X 3 ArsenalRacing 1 X 2 Bolerage

Albatroz 4 X 2 JuventusJuventude-L 2 X 4 Bohemios

Pavilhão IX 9 X 4 XurupitaVet. Serrano 0 X 3 Boa União

La pelota 3 X 3 Inter-BCJuventude-FA 3 X 4 Botafogo

Juventude-TR 2 X 3 L.GaribaldiBotafogo-RS 1 X 4 Los Ama

Pumas 3 X 4 CaballerosSakemihouse 0 X 5 BenficaCruzeiro 3 X 3 Concórdia

Alvorada 2 X 1 Vet. TiradentesSport Star 0 X 4 Los Acumulados

Serrano 2 X 0 JacaréPaloma 3 X 3 Manchester

Toma 10 2 X 5 AjaxJuventude-RS 6 X 3 Luccar

SCREC 3 X 3 OperárioOuro verde 3 X 3 Moranga Mecânica

AMISTOSOS - SÁBADO 12/05

Baixada - Alvorada X HleraAlbatroz X Cruzeiro

Azulão - Arsenal X Moranga MecHoolygans X Juventus

Jacão - Jacaré X Toma 10Paloma X Benfica

Moção - Ajax X Los AmaBolerage X Glicose

Relvadão - Relvado X PumasCoqueirão - Inter-BC X Sakemihouse

Muçum - Pavilhão IX X RacingCruzeirão - Bohemios X Ouro VerdeLambarizão - Sport Star X Baturité

N.Bréscia - Zambiazi X Juventude-LAMBBarão - Caballeros X Juventude-RS

Teutonia - Canabarense X Vet. SerranoSagradão - Botafogo-NB X ManchesterSerranão - Serrano X Los Acumulados

Roca Sales - Concórdia X OperárioRoca Sales - Serrinha X Juventude-TR

N.Bréscia - Vet.Tiradentes X Botafogo-RS

ACEST - rESULTADOS 05/MAIO

Torneio foi disputado por tenistas de Encantado, Estrela, Santa Cruz e Lajeado

Page 27: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012
Page 28: Jornal Opinião 11 de Maio de 2012

Encantado, 11 de maio de 2012

Fotos: DivulgaçãoEncantado - A Divisão Im-

plementos Rodoviários, do Grupo Ganasini, realizou, na manhã de sábado (5), a entrega da caçamba de nº 2.000. O ato ocorreu no Clube Comercial de Encantado e reuniu colabora-dores, clientes, fornecedores e imprensa.

A caçamba de nº 2.000 da Divisão foi entregue ao cliente Cofasa – Comercial Farroupi-lha de Veículos, e representa a consolidação desta unidade do Grupo Ganasini, criada há pou-co mais de uma década.

Para o Gerente Comercial da Divisão, Claumar Baldisse-ra, realizar este evento, inte-grando amigos, colaboradores e clientes, foi a forma que a empresa encontrou para co-memorar a marca de duas mil caçambas produzidas pela Di-visão Implementos Rodoviá-rios.

Para o Diretor Geral da em-presa, Alessandro Ganasini, realizar a entrega da caçamba de número 2000 é motivo de grande satisfação e vem pre-miar a todos da família Gana-sini – presidente, diretores e colaboradores, que com de-dicação e comprometimento, tornaram real o momento.

Homenagem ao Dia do Trabalhador

O sábado foi dedicado, inclusive, a homenagear os trabalhadores do Grupo Ga-nasini pela passagem do Dia do Trabalhador. Sob a ótica de que “ninguém é tão bom quanto todos nós juntos”, frase disseminada por um dos fundadores do Mc Do-nalds, Ray Kroc, o Grupo Ga-nasini lembrou que cada um de seus colaboradores é par-te fundamental de um gran-de mosaico, cujo resultado só pode ser percebido com o envolvimento de todos.

Durante a homenagem, o Diretor Geral da empresa, Alessandro Ganasini, lem-brou que a empresa procura valorizar as individualidades de cada colaborador, assu-mindo o desafio de adequá-las às atividades da empresa, de modo que o Grupo Ganasi-ni possa ser uma ‘solução di-ferenciada’ para todos que o compõe, especialmente para seus colaboradores.

GAnAsInI entrega caçamba de número 2000 e homenageia trabalhadores

Ato ocorreu no Clube Comercial de Encantado e reuniu colaboradores, clientes, fornecedores e imprensa

Marco Worst (ao centro) recebe o certificado de entrega da caçamba 2000 da equipe de presidentes e diretores do Grupo Ganasini

Acima: Alessandro Ganasini (esq) e Clau-

mar Baldissera (dir) formalizam a entrega da caçamba de nº 2.000 ao cliente Cofasa – Coml.

Farroupilha de Veículos, representado por Marco

Worst, acompanhados dos presidentes, gerentes e

coordenadores.

Evento integrou amigos, clientes e colaboradores