28
CAÇA AOS VOTOS * Campanha liberada para ir às ruas * Reviravolta no PSDB de Encantado. PÁGINA 11 DE VOLTA PARA A VIDA Vítima de incêndio em Posto se recupera em casa PÁGINA 15 PÁGINA 27 Simone Giongo GRIPE A FAZ PRIMEIRA VÍTIMA Henrique Pedersini Eleições 2012 A vez do BOLERAGE TRADICIONALISMO Aline é a prenda regional PÁG 13 Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta semana que o empresário encantadense, falecido no dia 23 de junho, em Rosário do Sul, estava com a doença. Encantado recebe mais 500 doses da vacina AGROINDÚSTRIA FAMILIAR Nova lei permite comercialização de produtos para todo o RS Leandro Molina/Divulgação Ângelo Delavy/Rádio Encantado PÁG 14

Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação da cidade de Encantado, RS.

Citation preview

Page 1: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

CAÇA AOS VOTOS

* Campanha liberadapara ir às ruas

* Reviravolta no PSDB de Encantado. PÁGINA 11

DE VOLTA PARA A VIDAVítima de incêndio em

Posto se recupera em casa

PÁGINA 15

PÁGINA 27

Sim

one

Gio

ngo

GRIPE A FAZ PRIMEIRA VÍTIMA

ENCANTADO

Hen

rique

Ped

ersi

ni

Eleições 2012

A vez do BOLERAGE

TRADICIONALISMO

Aline é a prenda

regional

PÁG 13

Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta semana que o empresário encantadense, falecido no dia 23 de junho, em Rosário do Sul, estava com

a doença. Encantado recebe mais 500 doses da vacina

AGROINDÚSTRIA FAMILIARNova lei permite comercialização

de produtos para todo o RS

Leandro Molina/Divulgação

Ângelo D

elavy/Rádio Encantado

PÁG 14

Page 2: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

FUNDADO EM 21.08.1971Encantado n° 2084

Editado porOPINIÃO REGIONALEditora JornalísticaEncantado - RS - 95960-000

Rua 7 de Setembro, [email protected]: (51) 3751-1580

[email protected]

Coordenação GeralMilton Fernando

[email protected] Editor

José [email protected]

Diretor de JornalismoDiogo Daroit Fedrizzi

(MTB 9398)[email protected]@opiniaojornal.com.br

Filiado à Abrajori e Adjori

ABRAJORIASSOCIAÇÃO BRASILEIRA

DOS JORNAIS DO INTERIOROs artigos assinados não representam necessariamente o ponto de vista da

direção. Jornal de circulação semanal às sextas-feiras e fechamento comercial às

quintas-feiras às 12 horas.

2 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012 PÁGINA DOIS

[email protected]

Atenção à economia gaúcha passa pela suinocultura

A difícil situação da suinocultura no Estado, assim como em todo País, está conduzindo a um verdadeiro movimento nacional - por parte entidades representativas do setor, deputados e outros segmentos sociais. O custo de produção chega ao dobro do preço de venda, e nem por isso o preço ao consumidor baixou. É assunto ao qual toda a sociedade gaúcha deve estar atenta, pois nossa economia tem no setor primário uma das suas bases.

Muitas reivindicações já foram levadas ao ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro Filho, que sinalizou com esforços do governo Federal no sentido de equacionar problemas internos e do mercado internacional. Nessa se-mana (28/6), o ministro anunciou a manutenção da linha de crédito para a retenção de matrizes, redução dos juros, liberação de estoques de milho, entre outras medidas do Plano Agrícola e Pecuário.

No âmbito do Rio Grande do Sul, entre as sugestões apontadas como um alívio às dificuldades do setor, é plei-teada a isenção de ICMS com vistas à isonomia tributária em relação a estados; reativação do programa Pró-produti-vidade, suspenso por Decreto do Governo; e ampliação do programa Fundopem para cooperativas do setor agroin-dustrial.

O empenho do produtor rural é cada vez maior para garantir qualidade e produtividade, renda e empregos, via-biliza a sustentação de milhares de famílias de pequenos agricultores no meio rural. A atividade suinícola no Estado se modernizou, é exemplo em modelo de sustentabilidade, com todas as propriedades com licenciamento ambiental, com destinação correta dos dejetos e voltada à preserva-ção ambiental.

A economia gaúcha espera por ações concretas dos go-vernos para solucionar o impasse enfrentado pelos produ-tores para evitar a desestabilização total da cadeia produ-tiva. A situação como está começa a se tornar um convite para a redução da atividade ou mesmo, seu abandono.

Nesta segunda-feira, 2 de julho, o Parlamento gaúcho fará ampla discussão do setor, em audiência pública pro-movida pela Comissão de Agricultura, Agropecuária e Co-operativismo e com apoio da Presidência da Casa. O setor organiza também uma grande mobilização a ser realizada em Brasília, no próximo dia 12.

É chegada a hora de todos os rio-grandenses e brasi-leiros abraçarem essa bandeira em defesa do que todo o trabalhador reivindicaria, condições para produzir e preço justo ao produtor, a fim de continuar gerando emprego e renda. Afinal, estamos nos referindo a 1 milhão de brasilei-ros que trabalham na cadeia produtiva da suinocultura.

Alexandre PostalDeputado estadual (PMDB) - presidente da Assembleia

Legislativa do Rio Grande do Sul

VISÃO CRONICA

A gente sabe desde os tempos de quadro-negro, mas nunca é demais revisar.

Ainda mais quando a convite voltamos a sala de aula para assuntar com alunos sobre o tema - é quando a gente volta a estudar também.

Crônica, vem do grego: chrónos. Cronicar: relatar o tem-po. Ou os tempos.

É um gênero literário? É sim.Até o querido Machado de Assis acreditava que a crônica

“útil e fútil”, quando esmiúça alguns fatos para os leitores, despertaria quiçá (em homenagem a Machado) um futuro interesse pela literatura, digamos, maior. Torcemos que sim.

Fui com tudo decoradinho na ponta da língua para explicar aos alunos da Escola Municipal Edgar da Rosa Car-doso, em Fazenda Vila Nova. Mas eles já sabiam, claro.

Aí me salvaram os críticos literários que asseguram: o auge da crônica no Brasil foram os anos 50/60, com Rubem Braga, Ivan Lessa, Nelson Rodrigues e outros escritores-jor-nalistas. A crônica é tão importante que até hoje as editoras reeditam. Vide Luis Fernando Veríssimo e João Ubaldo Ribeiro, que não me deixam mentir.

Pois é, mas como o jornal é diário, depois que todo mun-do lê vai para o fogo, no inverno. No verão, enrola peixe, já enrolava pão, a crônica tem vida curta, embora as melhores grudem na memória dos leitores, que às vezes até recortam e guardam quando se identificam na saudade ou na opinião.

A crônica registra os dias na cidade, os personagens passados, um filme bom, uma surpresa na recepção do con-sultório, um bate-papo no bar, os achismos particulares dos umbigos dos cronistas.

Crônica boa é curta, mordaz ou crítica, e quer mesmo é entreter o leitor desconhecido. Assim, muito levemente, a crônica vai apresentando a visão pessoal do escritor sobre assuntos tão diversos como maternidade, falcatruas políti-cas ou arte contemporânea. Sim, porque para quase tudo o cronista tem palpite. Ou seja, um palpiteiro é o que ele é.

Alguém disse que a crônica era a prima pobre do conto. Também já é injustiça. No seu DNA consta que o pai da crô-nica é a imprensa e a mãe é a revista. Sim, a crônica segue junto, cavando espaço entre a literatura e o jornalismo, com certeza. Pode inventar entrevista, um personagem, uma falta de assunto nebuloso, onde nada se concluí, deixando tudo por conta dos três pontinhos, de questionamentos, um parêntese em aberto, das insinuações e o leitor que se vire. E não é?

^

Page 3: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

3JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012EM PRIMEIRO PLANO

Ceat Região Alta participa do III ElacRoca Sales - A música e dança do Colégio Evangélico Alber-to Torres (Ceat) Região Alta estiveram presentes ao III Encon-tro da Liga Artística e Cultural de Roca Sales (Elac), realizado no último domingo, 01, no CTG Tropeiros da Amizade. O Coral Infantil da escola interpretou as músicas Xote das Meninas, de Luis Gonzaga, e Super Fantástico, da Turma do Balão Mágico; e o Coral Vox Populy cantou as músicas Ela disse Adeus, dos Paralamas do Sucesso, e Colorir Papel, de Jamil. Houve ainda dança com os grupos infantil e infanto-juvenil, e com o grupo de dança infanto-juvenil.

Festa dos 30 anos do Sicredi é hoje

O Sicredi Região dos Vales realiza hoje o evento em come-moração aos 30 anos. A festa acontece no Parque João Batista Marchese, em Encantado, às 19h. A programação contempla os Shows com San Marino e Os Serranos, além do Sorteio da Promoção 30 anos, 30 Prêmios.

Conforme a organização foram entregues 5,5 mil pulseiras de segurança que darão acesso ao parque às pessoas de toda a região.

Mais um tirão Velho angico, és meu exemplo: “Duro de roer” , empedrado, Que vira o fio do machado, Endurecido pelo tempo... Fico desconfiado de mim Que este meu laço arrebente Assim, meio de repente Neste corredor sem fim... Juntos, um oito e um três, Um depois do outro, unidos Até um pouco parecidos Que se juntam de uma vez! Fui percorrendo caminhos A despacito, sem medo, Às vezes meio alpedo Em busca de mais carinho! Fui carreteando meus anos Por repechos e subidas, E levei bem de vencida A tropa de desenganos... Hoje estou na encruzilhada Meio maceta e cansado empre de chapéu tapeado Na porteira da pousada!... Estou de mala nos tentos Esperando a minha vez, Pois, depois de “oitenta e três” É só esperar o momento! Estou certo, meu Patrão, Que aqui nada fiz de feio,,, Meu pão reparti ao meio, Sempre estendi minha mão! Em qualquer canto eu fico bem Pra estender os meus pelegos, Pois, ficarei no aconhego Do Galpão Grande do Além!... Jorge Moreira Encantado, 16/06/2012

Conselho Municipal de CulturaFesta de São PedroÉ na esfera histórica e sociológica que mais se im-

pões o conceito de Cultura.A Cultura representa a vida intelectual de um povo,

incluindo, suas instituições e sua maneira de viver. As-sim, como o conjunto de estruturas sociais e religiosas.

Por isto, a Tradicional Festa do Padroeiro da nossa Igreja Matriz enquadra-se, perfeitamente neste con-texto, haja vista que, São Pedro é o Padroeiro do Rio grande do Sul, desde a época da Província, da Capitania e do próprio Estado.

Assim, também, ao ser fundado o povoado de En-cantado, em 1882, os primeiros habitantes o denomi-naram de “San Pietro di Valdástico”, em homenagem a sua cidade de origem, dedicando-lhe também, a primeira capela criada em 1898, e a sua primeira Igreja Matriz, em 1904.

Mais tarde, aos 20 de dezembro de 1991, o Projeto de Lei n° 9, de origem legislativa, acompanhado de sua justificativa, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, originando a Lei n° 1564, de 9 de março de 1992, que declara oficialmente:

“São Pedro padroeiro da cidade e do município de Encantado”.

Eis por que, a Igreja Matriz São Pedro e o municí-pio de Encantado, festejam, anualmente, no dia 29 de junho, a Tradicional Festa do Padroeiro, como a que ocorreu recentemente.

A par disso, chama a atenção, a imagem de São Pedro, venerada na Igreja Matriz, que foi importada da Itália, região do Tirol (Trento), nos primeiros anos do Século XX, por ocasião da benção e inauguração da nova Igreja, por Dom João Batista Scalabrini, em 20 de setembro de 1904.

A imagem esculpida em madeira é uma obra prima, de rara beleza e de alto valor artístico, destacando-se por suas perfeitas linhas esculturais, podendo-se per-ceber até as veias no dorso de sua mão.

Poder-se-ia igualá-la a estátua de Moisés, de Roma, a qual, ao ser finalizada por Miguel Ângelo, este excla-mou:

“Ma perchè non parla?” – (Mas por que não fala).Tudo isto representa uma parcela de cultura, que

aliada aos demais setores culturais da cidade, muito honram e orgulham Encantado e seus habitantes.

Preparem no deserto o cami-nho do Senhor; O Senhor Deus vem aí, cheio de força e pronto para reinar.

Isaías 40, 3.10

Edital de Citação - Civel - 2° Vara - Comarca de Encantado Prazo de: 30 (trinta) dias. Natureza: Arres-to Processo: 044/1.08.0002676-9 (CNJ:.0026761-96.2008.8.21. 0044). Autor: Lúcio Tomaz dos Santos. Réu: Margarete Dalla Vec-chia e outros. Objeto: CITAÇÃO de Margarete Dalla Vechia e Celso Luiz Dalla Vechia, atualmente em lugar incerto e não sabido, para, no PRAZO de cinco (05) dias, a contar do término do presente edital (art. 232, IV, CPC), contestar, querendo, e, não o fazendo, serão tidos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial. Encantado (data da publicação) SERVIDOR: Carine Zeni. JUIZ: Ca-ren Letícia Castro Pereira

Edital de Citação

HEINEKENA ACI.E está orga-

nizando uma visita empresarial à Cer-vejaria Heineken em Gravataí no final des-te mês. A visitação começa às 9h e ter-mina às 11h30min. Está se planejando a saida de Encantado por volta das 6 horas da manhã. Maiores informações e confir-mações na ACI.E até o dia 10/07. Vagas limitadas.

LigaA Rádio Encantado AM recebeu correspondência da Liga Feminina

de Combate ao Câncer de Encantado, agradecendo a parceria e o apoio durante a realização do Primeiro Seminário de Prevenção ao Câncer, realizado durante a Suinofest. A direção da emissora falando sobre esta participação, destacou que este é o papel da Encantado AM, estar sempre presente e ao lado dos movimentos que buscam o engrandeci-mento da comunidade regional, valorizando o trabalho que é desenvol-vido de forma benemerente, por entidades como a Liga de Encantado.

Page 4: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

ENCANTADO4 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012

Pr. Armando Paulo CastoldiTel. 3751.1369 - 9699.8915www.ccencantado.com.br

[email protected]“Ministério de Igreja em Células”

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

AS RAZÕES DO MEU COMPROMISSO“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para

que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verda-de. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória” – 1 Timóteo 3.14-16. Essas solenes palavras foram es-critas pelo apóstolo Paulo quando estava preso em Roma ao seu discípulo Timóteo, a quem pesava a responsabilidade de liderar a Igreja em Éfeso.

Ora, assim como Timóteo, uma das primeiras coisas que precisamos compreender com respeito à pessoa e obra de Jesus Cristo é que a redenção da humanidade está única, exclusiva e in-dissoluvelmente ligada a Ele. A expressão “mistério da piedade” significa a forma singular pela qual o Pai se utilizou para transfe-rir novamente justiça, santidade e glória à humanidade decaída. Não há salvação e nem revelação fora de Jesus Cristo: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o cami-nho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também ao meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” – João 14.5-9.

Olhando para o peso das duas declarações acima, tanto de Paulo a Timóteo como do Senhor Jesus a Tomé, podemos perfei-tamente compreender que estamos diante de realidades muito grandes. Não há como comparar Jesus Cristo a qualquer ser humano e não há como comparar a Igreja com qualquer outra instituição deste mundo.

Jesus Cristo não foi apenas um grande homem que deixou marcas importantes na História. Não! Ele é infinitamente mais que isso: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação, pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” – Colos-senses 1.15-16.

Esta é a razão por que o meu compromisso com Jesus não se limita a cultuar uma simples memória. Jesus é uma presen-ça real em cada hora, minuto e segundo da minha existência. Dependo dEle! Ele é o meu Salvador e o Senhor da minha vida. Essa também a razão pela qual não vejo a Igreja como um prédio, uma simples organização religiosa, um lugar de reunião ou uma a mais das tantas organizações que procuram melhorar o mun-do. Em algum aspecto ela é isso, porém é muito mais. Ela é a “casa de Deus, a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. Sim, apesar de ser constituída de pessoas comuns como eu e você!

Mas talvez alguém pergunte: Onde está essa Igreja? Onde posso ver esse testemunho?

Alguém já disse com muita propriedade que “Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados”. Foi desse modo que me percebi, quando apesar de todos os meus pecados e limitações decidi seguir a Jesus. Ali, “bem ou mal”, fui atraído para dentro da Igreja e me tornei Igreja. E, uma vez tendo compreendido que ser de Cristo também me faz Igreja, aprendi que não adianta me esconder e nem olhar para os lados procurando desculpas, pois ainda que ninguém tivesse correspondido de forma satisfatória à grandeza desse chamado, eu teria a obrigação de tentar.

Prezado leitor: O compromisso é o grande diferencial. Aquele que simplesmente se põe a olhar de fora, revela apenas que ainda está de fora. Se este é o seu caso, venha para dentro. Quem sabe Deus não fará de você uma grande diferença?

Encantado – Implantado pela Secretaria Municipal da Saúde e

Meio Ambiente em 2011, o progra-ma Sorriso Saudável garante aten-dimento odontológico em todas as

escolas do município. Em menos de um ano, cerca de quatro mil crianças e adolescentes foram atendidos pela

equipe da secretaria, formada por quatro dentistas e três atendentes de

consultório.O programa oferece diversas

atividades para a promoção da saúde bucal, tanto em escolas como em

comunidades, empresas e nos postos de saúde. Entre os alunos, além do atendimento individualizado para

avaliação de saúde bucal e encami-nhamento para atendimento nos

postos de saúde, a equipe promove também palestras, teatros e distribui-

ção de kits odontológicos.“Com este programa, conhecemos melhor a realidade de nossos pa-

cientes, promovemos prevenção em saúde bucal através de orientações e palestras, além de atuar de forma

curativa nas Estratégias de Saúde da Família”, relata o dentista André Luiz

Giongo. “É notável o interesse das crianças pela higiene bucal e como

elas prezam pelos cuidados com sua saúde”, completa.

Para a estudante Bárbara Malaggi (13), da 8ª série do Instituto Estadual

de Educação Monsenhor Scalabrini, “as palestras e a avaliação são muito

boas, pois aprendemos muito com a equipe. Depois dessas orientações passei a mudar até minha forma de

escovar os dentes, com menos força”.Para o secretário municipal da

Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, “o programa é mais uma ação educativa e preventiva realizada pela

secretaria, que promove qualidade de vida para a população”.

Recentemente, a equipe esteve no Instituto Estadual de Educação Mon-

senhor Scalabrini realizando diversas atividades. Nesta semana encerra-se

o primeiro ciclo do programa, que atendeu a todas as escolas do mu-

nicípio, no Colégio Cenecista Mário Quintana.

Programa Sorriso Saudável garante cuidados com a saúde

bucal das criançasMais de quatro mil estudantes foram atendidos em todas as escolas

Eliane A. Fachinetto

As ações promovidas pelo Sorriso Saudável:

- Palestras sobre Problemas Bucais Mais Comuns e como Preveni-los,

Fluorose Dentária, Instrução de Higiene Bucal e Trauma Dental. Cada palestra

é dirigida conforme a idade das crianças

- Teatro de fantoches para crianças até a quinta série

- Escovação supervisionada pelos profissionais

- Distribuição de kits odontológicos para todos os alunos

- Realização de exame odontológico em todas as crianças. As que apre-

sentarem problemas são encaminhadas aos postos de saúde da cidade

Saúde

Instituto Monsenhos Scalabrini

recebeu a visita da equipe da

Secretaria da Saúde

Dentistas proferem palestras e re-

alizam avaliações de saúde bucal

entre os alunos

Bárbara Malaggi: mudança de hábito após receber as orienta-ções da equipe

Page 5: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

5JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012COLUNA

[email protected]

Certo dia, talvez rebatendo a uma posição sobre certa questão, escutei que “ponto de vista” é coisa própria de cada indivíduo, com o que concordo.

Escutando o seu PONTO DE VISTA de hoje (03/07), sobre os seis moradores de rua que ma-taram um sétimo do mesmo grupo, reforçou a convicção de que a liberalidade do uso de drogas está sendo um bom contribuinte para esse tipo de comportamento dos indivíduos. Eu gostaria de estar enganado, mas debito isso à falta de ações mais efe-tivas das comunidades e das instituições e órgãos constituídos.

As consequências da impunidade de peque-nos delitos, da libertinagem e na terceirização da educação dos filhos, até com o patrocínio do Esta-tuto da Criança e do Adolescente (que na prática a criança está habituada a usufruir direitos sem obri-gações) e dos Direitos Humanos, cujos institutos são conhecidos, mas que na sua aplicação, no cotidiano, não estão presentes especialistas para definir a sua aplicabilidade, e aó, os transgressores (pais/edu-cadores ou filhos/educandos) acabam não sendo devidamente enquadrados.

Um exemplo escutei na Rádio Encantado, quan-do o pai de um dono de uma loja local que foi assal-tada, num desabafo assim se expressou: “todos nós sabemos quem são os delinquentes - eu sei, a Briga-da sabe, o delegado sabe, e ninguém faz nada”.

Para “melhorar” o quadro, a descriminalização do usuário de drogas, que sob o efeito delas, esse usuário praticar todo o tipo de delito - sem ser

culpado - pois ele se encontra sem o domínio de suas faculdades mentais, a coisa fica por isso mesmo, ou seja, a sociedade vai convivendo com um perigoso bandido ao seu lado.

A cada dia que passa cresce o número de latrocí-nios arrombamentos, assaltos, sequestros, estupros e todo o tipo de delinquência a olhos vistos. Como não existe uma punição imediata e efetiva e quando ela acontece é branda, o que podemos esperar da garotada que nasceu, cresce e que está se profissio-

nalizando na arte do crime? E o que é pior, se esses bandidinhos buscarem exemplos nas manchetes que dão conta de escândalos nos Três Poderes (em todos os níveis), onde honestidade, probidade, RESPEITO com a coisa pública já não existe, será que bandido para para avaliar justiça ou injustiça? Evidente que não.

Assim como as grandes falcatruas nacionais ficam nos vai-vem de processos até atingirem o decurso de prazo para “punir” seus infratores, imaginemos o atrevimento de um assaltante de banco que coloca a sua integridade física na mira da polícia.

- Não quero fazer apologia da pena de morte, até por princípios cristãos, mas não é de hoje que parece que o futuro desses crimes é um CAMINHO SEM VOLTA.

- Remédio? - Bandido como pingente em árvores de praças

públicas, com placa constando o rol dos seus delitos praticados.

- Resultados imediatos? 1 - Queda nas estatísticas de banditismo.2 - Sociedade brasileira começa ficar mais tran-

quila.Será que teríamos soluções melhores, nesta al-

tura do jogo (banditismo)? Mas temos Constituição Brasileira, Código Penal, etc....... Não me leve a mal, mas é o meu ponto de vista.

AbraçoOuvinte da Rádio Encantado.

Erramos

ALEXANDRE FÁVERO

Na edição da semana passada, dia 29 de junho, involuntariamente, publicamos a foto de Rudi Bagnara, ex-presidente do STR de Vespasiano Corrêa, como sendo a do vereador Alexandre Fá-vero, daquele município. Nesta edição, estamos retificando o equívoco e publicando a foto cor-reta de Alexandre Fávero. Também reforçamos o pedido de desculpas ao senhor Rudi Bagnara pela falha involuntária. Neste sábado, às 8h, Fá-vero será entrevistado ao vivo no programa Bom Dia Região dos Vales, da Rádio Encantado AM.

As drogasUm ouvinte que não vou identificar mandou uma consideração bem ponderada sobre o uso de drogas, ponderado, verdadeiro, que decidi nesta

semana dividir com os leitores do Jornal Opinião.

“Não quero fazer apologia da pena de morte, até por princípios cris-tãos, mas não é de hoje que pa-rece que o futu-ro desses crimes é um CAMINHO SEM VOLTA”

Divulgação

Page 6: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

6 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012 ENCANTADOReligião

www.avivamentoieq.com.br

Ele não está aqui... (Mt. 28:6)

Durante os escassos dias que nosso Senhor permaneceu na ter-ra, nenhum de Seus inimigos tentou fazer-lhe dano. Nem sequer os cães se atreviam em mover a língua contra Ele. Dificilmente pode-ríamos dizer a razão, mas assim foi. Parecia que havia uma notável conformidade nas mentes de todos Seus inimigos durante o tempo que residiu em meio de Seu povo aqui embaixo. Ele estava fora do alcance de Seus inimigos. Não lhe podiam fazer já nenhum dano. E é o mesmo agora. Ele não está aqui, em outro sentido; e agora está fora do alcance de todos Seus malignos adversários.

Isso não o alegra? A mim sim. Nenhum Judas pode trair ago-ra o Mestre para que seja aprisionado pelos soldados romanos. Nenhum Pilatos pode tomar-lhe agora e corromper a justiça e entregar-lhe a crucificação sabendo que é inocente. Nenhum Hero-des pode agora zombar Dele na companhia de homens de guerra: nenhuma tropa pode agora cuspir em Sua amada face. Ninguém pode esbofeteá-lo agora, ou vendar Seus olhos, nem dizer-lhe: ―Profetiza, quem é que te golpeou?

A cabeça, a amada cabeça majestosa de Jesus, não pode ja-mais ser coroada de espinhos outra vez, e os incansáveis pés que caminhavam em mis-sões de misericórdia, não podem ser mais ser perfurados pelos cravos. Os homens não o deixarão nu mais, nem ficarão exultando em Suas agonias. Ele se acha mais além de seu alcance. Agora podem falar mal Dele, e podem buscar depreciá-lo através de Seu povo, que são os membros de Seu corpo. Agora podem se enraiva-rem, mas Deus colocou Cristo a Sua própria destra, e é inacessível a sua malícia. Consola-me, tal como penso que consolaria o solda-do no dia da batalha quando via que a batalha se tornava muito difícil, comprovar que o comandante a quem amava estava fora do alcance das balas. ―Vamos – diria ―vocês podem nos ferir como queiram. As balas poderiam chover uma morte vermelha sobre nossas filas, mas nosso comandante em chefe, de quem depende todo o conflito, está a salvo.

Oh, essas palavras são benditas e bendita foi a pluma que as escreveu e bendito é o Espírito que as ditou: ―Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra; e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. (Fili-penses 2:9-11)

Não importa, amados irmãos, o que nos possa acontecer a nós, pobres soldados comuns. Sentimos que se fossemos caluniados, desonrados, perseguidos, ou se fossemos condenados a morte, seria algo sem importância à luz dos temas transcendentais: sim, a cabeça que uma vez foi coroada de espinhos está agora coroada com glória, e quem esteve no tribunal de Pilatos para ser condena-do, se senta agora no trono de Seu Pai, em espera de vir julgar aos príncipes e reis da terra.

Em relação a que nosso Senhor não está aqui, mas que ressusci-tou, deveria nos consolar pensar que agora está mais além de toda dor, assim como também mais além de todo ataque pessoal. Entrou em Seu repouso e recebeu Sua recompensa. Não há licença nessa guerra. Nós devemos retornar ao pó. Então, “vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia”, para que veja que boa companhia terá ali. Lá é onde Jesus esteve: isso não o consola? ...

“Por que haveria de o cristão temer o diaQue o enterra na tumba?Ali jazeu o amado corpo de Jesus,E deixou um perfume duradouro.”

Autor: Charles Haddon Spurgeon Fonte: www.projetospurgeon.com.br

Encantado – O Museu Mu-nicipal, instalado junto à Casa de Cultura, recebeu nesta se-mana a visita das integrantes do Coral AABB Vida e Canto. Na oportunidade, as integrantes conheceram o acervo que cons-titui a história do município, relembrando momentos e si-tuações que ajudaram a formar também a história pessoal de cada uma delas.

O Coral aproveitou a oca-sião para apresentar algumas canções à equipe que trabalha na Casa de Cultura e visitantes. Elas parabenizaram a equi-pe pela organização do local e agradeceram a atenção que re-

Eliane A. Fachinetto

Projeto Saúde na Comunidade no Lambari

Encantado – As equipes da Se-cretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente estarão sábado, dia 7, no pavilhão do Bairro Lambari para a realização de mais uma edição do projeto Saúde na Comunidade. Du-rante toda a manhã, serão realiza-dos diversos exames gratuitos como verificação da pressão arterial, teste de glicose, pré-câncer, avaliação nu-tricional e de saúde bucal aos mora-dores dos bairros Lambari e Jardim da Fonte. Haverá também confecção e entrega do Cartão SUS.

Sebrae oferece oficina gratuita sobre controle de caixa

Encantado – Dentro da programação da Semana do Empreendedor, o Ponto de Atendimento do Sebrae pro-move dia 11 de julho, às 19h, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo a oficina gratuita Sei Controlar Meu Dinheiro. O objetivo é criar um ambiente favorável para a compreensão da melhor forma de utilização do controle de caixa no dia a dia empresarial e reconhecer a importância de se efetuar o controle diário de entradas e saídas da empresa. O público alvo são empreendedores individuais formalizados. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 10 de julho. Mais informações no Ponto de Atendimento do Sebrae, junto ao Centro Administrativo ou 3751-1415.

Coral AABB Vida e Canto

visita Museu MunicipalDivulgação

ceberam. “Recomendamos às pessoas que ainda não conhecem o local que dediquem um tempo para apreciar esse rico patrimônio cultural da nossa cidade”, expressaram as componentes do coral.

Sábado tem Arraiá das EMEI’s na PraçaEncantado – O tradicional Arraiá das EMEI’s, promovido pelas nove Escolas Municipais de Educação

Infantil (EMEI’s), ocorre neste sábado, dia 7, na Praça da Bandeira, a partir das 11h. A terceira edição da festa coletiva tem o objetivo de integrar as crianças, pais e comunidade escolar e manter a tradição das festas juninas. As escolas estão preparando as comidas típicas e a decoração, além de atrações como a pesca e apresentação da quadrilha.

Praça da Bandeira será palco para festa junina das Emeis

Page 7: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012CÂMARA DE VEREADORES 7

UTIJonas Calvi (PTB) encaminhou um requerimento

solicitando o comparecimento do diretor do Hospital Beneficente Santa Teresinha, Vagner dos Anjos, e do responsável pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, na Câmara de Vereadores, para falarem sobre a viabilidade da construção da UTI em Encantado. “Sou favorável à instalação da UTI, mas quero ser consciente do que realmente se precisa para ter a Unidade, o valor que precisa para construir e para manter o complexo”, salientou.

Ana Amélia LemosSander Bertozzi (PP) apresentou uma Moção

de Apoio ao projeto da senadora Ana Amélia Lemos que tem por objetivo regulamentar a relação entre produtor integrado e as empresas de suínos e aves. “Recentemente tivemos uma situação grave envol-vendo a Doux Frangosul, em que os maiores prejudi-cados foram os produtores”, disse Sander. “Por isso queremos demonstrar nosso apoio à matéria da senadora”.

Leonel BrizolaOs vereadores aprovaram a

denominação de governador Leo-nel de Moura Brizola para a Escola Municipal de Educação Infantil construída no Bairro Lago Azul. A proposta é de autoria de Everaldo Delazeri (PDT). “O Brizola foi um dos maiores incentivadores da educação da história do Brasil”, jus-tificou o pedetista. Apenas Sander Bertozzi votou contra. “Conversei com moradores da comunidade e eles entendiam que deveria se chamar EMEI Lago Azul. O nome de Brizola poderia ser dado para qualquer outro prédio público”, argumentou. Outras matérias

autorizaram a prorrogação da con-cessão de auxílio financeiro para o pagamento de aluguel à empresa Liahmar Indústria e Comércio de Artefatos de Couro e a abertura de crédito suplementar de R$ 7 mil, com recursos do governo estadual, para a realização do 1º Triatlon da Lagoa Encantada.

BombeirosValdecir Gonzatti (PMDB) lembrou o dia dedicado

aos bombeiros. Ele chamou a atenção para a necessi-dade de troca do caminhão da guarnição de Encantado. Segundo o peemedebista, o veículo é antigo e sem con-dições de prestar um atendimento qualificado. “Quando tem um acidente, nossos bombeiros são os primeiros a chegar. Fazem um trabalho importantíssimo”, comentou. A aquisição de um caminhão novo, inclusive, estava entre as prioridades da Consulta Popular.

Ensaio de campanhaCom exceção de Jair Tonezer e Ivanor Daltoé, os

demais vereadores utilizaram a tribuna pela última vez antes do início da campanha eleitoral. Entre outros assuntos, as manifestações destacaram as re-alizações das convenções e fizeram projeções sobre o próximo pleito. Além disso, os discursos relembraram feitos da atual e de outras administrações, já servindo de ensaio para as eleições de outubro.

Duas interrupções, saída de vereador e ensaio de campanha eleitoral na tribuna marcaram a reunião de segunda-feira (2) no Legislativo

Sessão conturbada aprova cinco projetos

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - A polêmica maior se deu sobre os projetos 68, 69 e 70, que estavam na Co-missão de Constituição e Justiça há mais dias. As matérias refe-rem-se à alteração na lei para prorrogar a contratação tem-porária, até 31 de dezembro, de duas assistentes sociais, de sete profissionais que atendem no Posto de Saúde do Bairro Jacare-zinho e de dois motoristas que atuam nas secretarias de Obras e Agricultura.

Inicialmente, como o prazo para permanecer na CCJ já ha-via se esgotado, o presidente da Comissão, Cláudio Roberto da Silva (PMDB), disse que pediria vistas, fato que incomodou a bancada de situação. A pedido do líder de governo, Jonas Calvi (PTB), a reunião foi interrompi-da por cinco minutos, tempo su-ficiente para convencer a oposi-ção a liberar pelo menos o 68 e o 69 para votação.

XaropePorém, o clima esquentou de-

pois que Arno Bagatini (PP) pediu vistas do projeto 70, dos motoris-tas. Sander Bertozzi (PP) argu-mentou que ao trancar a matéria, Arno estaria prejudicando o tra-balho das secretarias de Obras e Agricultura. “Por teimosia, quem será prejudicada é a população. São dois motoristas que farão falta, há trabalhos que não serão feitos”, afirmou Sander.

O comentário repercutiu na oposição e fez com que o líder Everaldo Delazeri (PDT) cri-ticasse o comportamento de Sander. “É um desrespeito com o colega Arno depois que ele pe-diu vistas. A discussão já havia

sido encerrada. O Sander age de forma insistente, para tentar pressionar o colega, vem com discurso barato. Com todo o res-peito, o senhor é xarope”, atacou o pedetista. “Se o senhor achar xarope, o importante é a comu-nidade não achar xarope. O im-portante é a comunidade achar que estamos brigando por ela”, devolveu Sander.

No mesmo instante, Cláudio interveio e pediu vistas nova-mente dos projetos 68 e 69 como retaliação pelas afirmações de Sander. “Cheguei a ser conven-cido pela bela argumentação do Jonas, mas agora vou ser solidá-rio ao Arno e ao Everaldo. Não precisa jogar a comunidade con-tra a Câmara”, comentou o pee-medebista.

Ivanor se retiraIrritado, Ivanor Daltoé (PP)

questionou o presidente Eldo Orlandini se aceitaria o pedido de vistas. No entendimento de Ivanor, os projetos já haviam sido colocados em votação e, com isso, impediriam a solici-tação de vistas. “O Cláudio pe-diu antes de ser colocado em votação, é um pedido legítimo”, rebateu Eldo. Contrariado, o parlamentar do PP se retirou da sessão. “Estou saindo da reu-nião, vou para casa, como repú-dio por acatar o pedido de vistas do vereador Cláudio”, disse.

O episódio provocou a para-lisação da sessão pela segunda vez. Na volta ao plenário, Cláu-dio mais uma vez retirou o pe-dido de vistas e, finalmente, os projetos 68 e 69 foram votados e aprovados por unanimidade. Apesar dos apelos da situação, o 70 continuou com o pedido de vistas de Arno Bagatini.

Apesar de no início do ano os dois vere-adores terem anunciado que cada um cum-priria meio ano no comando da Câmara, Eldo Orlandini e Jair Tonezer comunicaram os colegas, na sessão de segunda-feira (2), que Eldo seguirá na presidência até o final do ano. Jair permanece como primeiro-secretário da Mesa Diretora.

Eldo explica que o pedido partiu do colega. “O Jair tem uma empresa que lhe proporciona

um resultado satisfatório e pediu para que eu continuasse como presidente. Não fui muito favorável, num primeiro momento, porque aqui é uma horta de pepinos, e estou resol-vendo cada um deles com a ajuda dos meus colegas”, comentou. “Eu e o Jair somos amigos particulares e ele sempre vai estar do meu lado participando das decisões, elaborando opiniões e marcando posição. Somos dois companheiros de Mesa”.

Eldo segue no comando até o fim do ano

Jair Tonezer e Eldo Orlandini

Jonas Calvi e Sander Bertozzi

Arno Bagatini

Everaldo Delazeri e Valdecir Gonzatti

Cláudio Roberto da Silva

Ivanor Daltoé

OUTROS ASSUNTOS

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Page 8: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

8 JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 GERAL

O PROFISSIONAL DE REDES SOCIAIS

Atualmente, empresas dos mais variados segmentos estão presentes nas redes sociais. Mas, o que muitos não sabem, é que para administrar estes perfis em sites como Facebook e Twitter, existe um profissional dedicado exclusi-vamente à esta atividade: o analis-ta de mídias sociais. Esta profissão vem ganhando bastante espaço no mercado, mas ainda existe inexpe-riência nesta atividade.

A intenção é humanizar a relação da organização com as pessoas e o analista é quem faz a ponte entre a empresa e o consu-midor/cliente. Este profissional deve redigir bem e ser bom em relacionamento pessoal.

As empresas utilizam as redes sociais a fim de promover campa-nhas e criar um canal de relacio-namento com seu público. As ati-vidades rotineiras do profissional são baseadas em divulgar infor-mações que vão atrair pessoas em determinados assuntos. Após esta ação, o importante é reter os usu-ários nas páginas, então o analista deve sempre publicar conteúdo relevante para que estas pessoas continuem acompanhando o canal da empresa. A terceira etapa do

processo é criar o chamado vín-culo com os consumidores, com ações que humanizem a marca.

FormaçãoA primeira dificuldade no

mercado é que as instituições de ensino ainda não oferecem cursos consolidados neste segmento. Hoje, já existe nas grades curri-culares de faculdades, disciplinas relacionadas às mídias sociais, mas nada muito especializado. A tendência é que os profissionais busquem no próprio mercado de trabalho esta capacitação. “Eles precisam dedicar um precioso tempo a estes canais. E logicamen-te, entender bastante do negócio em que atua. As redes são oportu-nidades também, além de intera-ção, de gerar negócios. Já vimos cases de grandes empresas, como uma grande construtora que ven-deu um imóvel pelo Twitter, por exemplo”, diz Carolina Stilhano, gerente de Comunicação da Catho Online.

Hoje, há certa banalização da profissão por muitos gostarem de redes sociais, como usuários, e acharem que podem trabalhar neste ramo. Este é um problema que acompanha o mercado digital.

Assim, como a criação de sites, no início da internet, era feita de for-ma semiamadora, no cenário das redes sociais acontece da mesma forma. “É fácil criar um perfil pessoal em um site de relaciona-mento. O difícil é pensar em uma estratégia, definir uma atuação, olhar para a necessidade da empresa e, a partir daí, fazer um planejamento estratégico de como este veículo atenderá a demanda”, explica Marcelo Ottoni.

As empresas, ao criarem perfis em canais com Facebook e Twit-ter, devem ter a consciência que abriram uma porta de comunica-ção com o mercado consumidor.

Em virtude disto, a LUME Cen-tro de Ensino promove o curso de Redes Sociais, com o objetivo de apresentar as principais caracte-rísticas e aplicações das mídias sociais e a forma mais adequada de utilizá-las. O curso inicia no dia 12/07 terá duração de 30 horas.

As vagas são limitadas! Para mais informações acesse o site da escola www.lumeonline.com.br ou entre em contato com nossa equipe pelo telefone 51.3751 6812 ou pelo e-mail [email protected]

Pedro Piccinini (centro) com integrantes da diretoria

Encantado - O Rotary Club de Encantado tem novo presi-dente. Pedro Piccinini assumiu o lugar de Pedro Nólibus.

A posse aconteceu na quinta-feira (28) no Clube Comercial. O vice é Ivo Villa. O governador do Distrito 4700, Gilmar Fiebig, também participou da solenida-de.

Atualmente, o Rotary encan-tadense conta com a participa-ção de 22 integrantes.

Pedro Piccinini assume Rotary de Encantado

Pedro Piccinini e Pedro Nólibus

Fotos: Juremir VersettiO pecado: rejeitar o Profeta

O Evangelho deste domingo (Marcos 6, 1-6) nos conta que Jesus foi a Nazaré, sua terra, onde morava sua família e começou a ensinar na sina-goga. O povo admirava-se da sua sabedoria, mas desconfiava das suas palavras e até dos milagres que Ele realizava. Por isso, Ele não pôde fazer milagre algum na sua terra, pois o povo não acreditava que Ele, o simples filho do carpintei-ro, tivesse tanta sabedoria

Deus é simples e a simplicidade de Deus es-candaliza as pessoas. A maneira como Ele opera os seus planos, também nos deixa confusos. Esperamos “grandes coisas”, “grandes aconte-cimentos” e o Senhor nos fala e orienta na sim-plicidade dos nossos corações.

Por que não olha-mos com os olhos da Fé, os milagres também são difíceis de aconte-cerem na nossa vida. Necessitamos do extraor-dinário e temos planos complicados que vêm dos nossos desejos humanos, não trabalhamos o nosso ser espiritual para perceber os gestos simples. Não acreditamos nos planos de Deus e principalmente o que Ele deseja realizar através de coisas e de pessoas simples.

Ainda hoje, nós também damos pouco valor às pessoas que estão muito próximas de nós, principalmente àquelas que são humildes e simples. Acostumamo-nos a conviver com elas e não percebemos que elas são instrumentos de Deus para o nosso crescimento e até para a nos-sa salvação. Muitos milagres poderiam aconte-cer no nosso meio se déssemos atenção àqueles que são instrumentos de Deus para nós.

Não entendemos que alguém, mesmo simples e humilde, possa ao mesmo tempo ser sábio aos olhos de Deus. Confundimos a sabe-doria que vem de Deus com o conhecimento que o mundo dá. Jesus, o Salvador visitou a sua casa, mas os seus não O reconheceram. Assim também, Jesus Salvador, visita a nossa casa, o nosso coração.

Está dentro de nós e mora conosco, está ao nosso alcance e nós achamos que só vamos en-contrá-lo lá fora. Procuramos longe Aquele que está tão perto de nós e quer fazer maravilhas na nossa vida. Somos chamados, então a refletir: as coisas simples nos incomodam ou atraem? Va-lorizamos as pessoas da nossa casa quando nos dão algum conselho? Na nossa casa também os profetas não são bem recebidos por nós?

A quem estamos valorizando, o que nos prende a atenção e a que nós estamos dando importância: às coisas simples do alto, ou às coisas complicadas terrenas?

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

Page 9: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

GERAL 9JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012

Acervo pessoal

BastidoresPor Diogo Daro i t FeDr izz i

Se você tiver alguma imagem antiga da Rádio Encantado AM, mande para diogo@opiniaojornal.

com.br ou ligue 3751-1580

Na segunda-feira (2), o Sicredi Região dos Vales comemorou o aniversário de 30 anos de fundação. O presidente Ricardo Cé (e) e o superintendente Roberto Scorsatto (d) foram entrevistados por Milton Fernando no programa Bom Dia Região dos Vales.

Este espaço registra, em imagens, os princi-pais acontecimentos da Rádio Encantado AM.

Pedro Braz Rosa da Silveira, hoje advogado e escritor em Encantado, foi o primeiro funcionário da Rádio Encantado

AM. Na foto, ele aparece numa transmissão externa

Das antigas

Na terça-feira (3), Claudinho da Rosa (à direita) participou do Esportes em Debate. Ele falou sobre a Copa Gatorade de Ciclismo que acontece domingo (8) em Encantado. Na foto, os participantes do programa (da esquerda para a direita): Dilamar dos Passos, Alexandre dos Santos, Buba e Éder Boaro.

Ontem, o repórter Milton Fernando e o diretor do Grupo Encantado de Comunicação, Antonio Alberto Lucca, estiveram na capital acompanhando o ato de assinatura dos decretos que incentivam a agricultura familiar no RS. Ao lado o deputado Edegar Pretto e o governador Tarso Genro.

Caroline Rodrigues

Tarso regulamenta o SUSAF-RS

Porto Alegre - As agroin-dústrias familiares do Rio Gran-de do Sul comemoraram mais uma importante vitória nesta quinta-feira (5). O governador Tarso Genro assinou o decre-to que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesa-nal e de Pequeno Porte - SUSAF-RS - instituído pela Lei 13.825 - de autoria do deputado Edegar Pretto (PT).

A assinatura ocorreu duran-te almoço no Palácio Piratini com representantes das agroin-dústrias familiares, movimentos sociais, lideranças políticas e se-cretários de Estado. “Esta ação faz parte de uma reorganização da base produtiva do Estado. São 470 mil agricultores familiares no Rio Grande do Sul que terão a oportunidade de impulsionar o desenvolvimento econômico gaúcho dentro de um conceito revolucionário e democrático”, salientou o governador.

Tarso Genro disse ainda que a nova política vai possibilitar a formalização e capacitação das

agroindústrias, além de comba-ter os desequilíbrios regionais. “A linha de políticas inclusivas e não discriminatórias vem sen-do elaborada desde o mandato de Olívio Dutra. Durante outras gestões, os projetos de desenvol-vimento a partir do conjunto da sociedade estavam enfrentando barreiras de atuação”, ressaltou.

Trabalho conjuntoO deputado Edegar Pretto

lembrou a trajetória de traba-lho conjunto, desde a formula-ção do projeto de lei - passando pela aprovação e sanção - até a regulamentação. O parlamentar disse que o Estado cumpriu um papel fundamental para o de-senvolvimento de políticas para as agroindústrias familiares gaúchas. “Temos um parlamen-to e um governo preocupados em criar oportunidades para as famílias do campo. Nossa pro-posta foi construída para que trabalhadores e trabalhadoras rurais participem desta nova realidade e cumpram seu papel de produzir alimentos, mas com

dignidade e renda”, destacou.Edegar Pretto disse ainda

que o SUSAF-RS derruba barrei-ras que impediam os pequenos produtores de sair da informa-lidade e comercializar os pro-dutos além das fronteiras dos municípios. “Além de atender uma demanda histórica de tra-balhadores e trabalhadoras ru-rais do Rio Grande do Sul que, agora, serão beneficiados com uma legislação inédita no país, os consumidores da cidade tam-bém serão beneficiados com maior oferta de produtos nas prateleiras dos supermercados”, enfatizou.

Além do SUSAF-RS, outros dois decretos foram assinados pelo governador Tarso Gen-ro. Um instala o programa de agroindústria familiar no Es-tado e cria a política estadual de fomento à economia de co-operação. O outro estabelece a política estadual para compras governamentais da agricultura familiar, de empreendimentos familiares rurais e da economia popular solidária.

Lei proposta pelo deputado estadual Edegar Pretto impulsionará a produção das agroindústrias familiares gaúchas

Governador no momento da assinatura, acompanhado pelo deputado Edegar Pretto (à esquerda)

Tarso conheceu os produtos da Feira organizada em frente ao Palácio Piratini

Page 10: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

10 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012 REGIÃO

GIRO REGIONALJoilson Pereira

TRAVESSEIROA Secretaria Municipal da

Agricultura lembra que as au-torizações do Cheque Incentivo foram entregues aos integran-tes do conselho agropecuário de cada localidade e na Sede os agricultores devem retirá-la na Secretaria.

ROCA SALESA Escola Municipal Dom

Pedro I realiza hoje, dia 06, a sua Festa Junina. O evento ocorre nas dependências do educandário e inicia a partir das 15h30min.

BOQUEIRÃO DO LEÃOA CDL e administração mu-

nicipal realizarão dias 07 e 08 de julho, a 8ª Festa da Polenta. Entre as atrações estão previs-tos passeios turísticos, missa, jantar com variado cardápio, baile e café colonial.

ESTRELAA Estrelart, Associação

dos Artesãos de Estrela, realiza Feira de Artesana-to nos dias 06, 07 e 08 de julho. A feira ocorre no gi-násio do Colégio Santo An-tônio, no centro da cidade, sempre das 10 às 19 horas.

TEUTÔNIAO Colégio Teutônia pro-

move nos dias 18 e 19 de

setembro, o Fórum Tecnológi-co do Leite de 2012. O tema do evento será “Sustentabilidade do Sistema Produtivo do Lei-te”.

MUÇUMO CTG Sentinela da Tradi-

ção realiza nos dias o 13,14 e 15 de Julho o 13º Rodeio Ar-tístico estadual. O evento faz parte das comemorações do Cinquentenário do CTG e será realizado na escola Souza Doca e Ginásio Municipal de Espor-tes.

LAJEADOO Governador Tarso Genro

estará na região no próximo sábado para inauguração de obras. Em Lajeado, às 10 ho-ras será inaugurado o túnel da ERS 130. Já na cidade de For-quetinha ocorre às 11 horas a solenidade de inauguração do asfalto de um trecho da ERS

421, que liga o município a La-jeado.

LAJEADOO Núcleo de Cultura da Uni-

vates realiza até o dia 13 de julho, o período de inscrições para os interessados em expôr nos espaços disponibilizados pela Instituição no próximo semestre.

ESTRELANo dia 14 de julho, aconte-

ce o Café Colonial da Liga Fe-minina de Combate ao Câncer. O evento acontece no Salão da OASE, a partir das 15 horas.

CAPITÃOEstá agendado para o dia 11

de julho, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o “Concer-to Didático” do Coral da Certel, regido pelo Maestro Martin Al-tevogt. O início está programa-do para as 19h30min.

Roca Sales – O Departamento Municipal de Meio Ambiente iniciou na tarde desta terça-feira, dia 3, as atividades do Projeto Nossa Araucária. Alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro plantaram cerca de 2 mil mudas de pinheiro-brasileiro (Arau-cária angustifólia) em uma área de terra na Linha Marques do Herval, interior de Roca Sales. O proje-to tem como objetivo conscientizar a população da importância de preservar as araucárias, incentivar seu plantio em áreas rurais nas regiões montanho-sas, assim como aproximar os alunos aos estudos

com aspectos biológicos vegetais, visando à preser-vação do meio ambiente, da fauna e da flora.

Conforme a Estagiária do curso de Biologia da Univa-tes, Fabiele Brandt, após seu crescimento, as mudas serão utilizadas na recuperação das áreas de encostas degrada-das da zona rural no município. Sobre a importância do pinheiro-brasileiro, Fabiele fala que além das plantas, os animais e parte da cultura brasileira dependem da araucária. Um dos pra-

tos típicos das festas juninas, o fruto do pinheiro, o pinhão, também está no cardápio obrigatório da fauna deste ecossis-tema. “O pinhão é a principal fonte de alimento no inverno, estação em que quase não existem outras frutas disponíveis nos ambientes. Por isso é procurado por ratos-do-mato, capi-varas e muitas aves”, completa.

Projeto Nossa Araucária estimula a preservação da fauna e da flora

Alunos do 4º ano plantaram aproximadamente 2 mil mudas

Vitória Stürmer Bortoletti

Page 11: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 11Eleições

2012 ENCANTADO

CANDIDATOS A VEREADOR (PMDB/PDT/DEM) - ENCANTADO

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - Superada a etapa das convenções, encerradas no sábado (30), as cam-panhas municipais começam para valer nesta sexta-feira. A partir de hoje, estão libe-radas as ações de rua, inclusive, com o uso de carros de som das 8h às 22h. Os comícios também podem ser realizados, mas somente das 8h à meia-noite.

A campanha na internet e nas redes sociais também está liberada a partir de hoje,

um novo meio de propaganda eleitoral e que deve ser bastante utilizada pelos candi-datos. O horário eleitoral obrigatório só começa no dia 21 de agosto no rádio e na TV, e termina no dia 4 de outubro.

Ontem, às 19h, expirou o prazo para os partidos registrarem as chapas de prefeito e vice e a nominata dos vereadores no Cartório Eleitoral. No dia 10 de julho, termina o prazo para que os partidos possam substituir os nomes de seus candidatos.

O Cartório Eleitoral da Comarca de Encantado abrange os municípios de Encanta-do, Relvado, Roca Sales, Anta Gorda, Muçum, Vespasiano Correa e Doutor Ricardo.

CAndIdAToS dEFInIdoS. CoMEçA A CAçA AoS VoToS

Encantado: PMDB/PDT/DEM define Orsolin e Spader

Már

io P

atus

si/Jo

rnal

Ant

ena

Os três partidos definiram a coligação no sábado (30), durante a convenção. O PMDB encabeça a cha-pa com o ex-prefeito Agostinho Orsolin, que tenta retornar ao governo municipal, com Gilmar Spader como vice. PDT e DEM confirmaram apoio.

Integrantes dos três partidos definiram a coligação no sábado

Reviravolta no PSDBDepois de anunciar Irno Pretto como candidato a prefeito e

Adroaldo Conzatti a vice, logo após a convenção de sábado (30), em Encantado, o PSDB mudou os nomes e confirmou Denise da Rosa Pretto, esposa de Irno, como candidata a prefeita e o presi-dente da sigla, Waldemar Dullius, para vice. Irno Pretto desistiu de disputar as eleições e Adroaldo Conzatti concorre a uma ca-deira na Câmara de Vereadores.

Na segunda-feira (2), chegou a ser especulado o nome de Ja-mir Devitte (o compadre Devitte). Em contato com a reportagem da Rádio Encantado, ele negou qualquer possibilidade de concor-rer.

Denise Pretto e Waldemar Dullius

Arquivo pessoal Arquivo JO

Três chapas em Roca SalesTrês nomes concorrem a prefeito em Roca Sales. Antecipadamente, já havia sido anunciado os no-

mes de Amilton Fontana para prefeito e Rogério da Silva para vice, ambos do PMDB; Nélio Vuaden a prefeito (PSDB) e Eloí Machado a vice (PP). Por último, o PTB confirmou Fabiane Caneppele a prefeita e Marcos Bonzanini para vice.

Ana Alice Bouvier FontanaAndresa Cristina de SouzaAntonio Carlos BusneloBaltazar José BertiCarlos Alberto GonzattiCelso Cauduro

Cláudio Roberto da SilvaFabiano Muller LemosFabricio VanzetaGustavo Henrique ScatolaJaqueline Beatriz TabordaJúlio Cesar Pitol

Mariane dos SantosMoacir Luiz TramontiniRodrigo PiccininiRosângela OrlandiniValdecir GonzattiValquíria Fernandes da Silva

Candidatos PP/PDT/PSDBBraulio Sadi RotherCelso SchreiberCleber ScottáDeise Cristiane da SilvaEvaristo BroncaEveraldo HorstFernanda Maria WernerGenesio Pedro MontagnaGilvani BroncaJuarez CoferriJuliano Luis HorstLuciana A. HalmenschlagerPaulo Germano KosteRogério EngsterRúbia WunschSílvia Prade VuadenTania Maria BazanellaTarso Formentini

Candidatos PMDBAdelano TelockenAgustinho Roque ConzattiAna Luisa WunschCristian André PradeFabiano PaloschiGilmar Antonio GiovanazGilmar DilkinLiane Fátima VígoloMaria Elizete da RochaNely Maria DickelPaulo Ricardo GonçalvesPaulo Ricardo LucasRejane Isabel CrescêncioWalmir Sebben

VEREADORES EM ROCA SALES

Candidatos PTB/PSBCleiton TelokenDario KohlDiones KipperFrancele AgostiniHelen Cristina de Oliveira SchüsslerHenrique PivattoJaqueline Terezinha ScottáJaqueline WirttiJosé PiccininiLauri SagaveMarione Roesler UebelNilton Roque SchusterOsmar Aldino KapplerPaulo Ricardo FaciniRaquel VígoloSamuel WirttiValter Andrades TheisenWilson Zeni

CANDIDATOS A VEREADOR (PSDB) - ENCANTADO

Jonecir José TurattiRonaldo DelazeriJairo GonzattiLuciano FariasAdroaldo ConzattiOmar Pedersini

* Na edição passada, dia 29 de junho, o Jornal Opinião já havia divulgado a relação dos candidatos à majoritária e a vereador da coligação PP/PTB/PT de Encantado

OUTROS MUNICÍPIOS

DOUTOR RICARDOPMDB: Alvimar Lisot (prefeito); Adagir Pelegrini (vice)PP/PDT: Evandro Eckert (prefeito); Neiva Reginato Bocchi (vice)

RELVADOPMDB: Jatir Radaelli (prefeito) e Olir Pasquale (vice)PT/PP/PDT/PTB: Adroaldo Da Croce (prefeito) e Ari Reginatto (vice)

VESPASIANO CORREAPP: Marcelo Portaluppi (prefeito); Plínio Portaluppi (vice)PMDB: Leonir Rosolen (prefeito); Rudi Bagnara (vice)

MUÇUMPSDB/PP: Ivanor Morás (prefeito); Ivanir Weber (vice)PDT: Alcir Brustolin (prefeito); Aristides Coser (vice)PMDB: Lourival Seixas (prefeito); Lauro Fronchetti (vice)

ANTA GORDAPMDB/PDT: Clécio Roveda (prefeito); Celso Casagrande (vice)PP/PT/PTB/PPS: Neori Dalla Vecchia (prefeito); Evandro Lazzari (vice)

Page 12: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

12 JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 ENCANTADO

Antonio Alberto Lucca

Encantado - O Colégio Cenecista Má-rio Quintana neste ano retornou a parce-ria com a Junior Achievement.

O programa adotado é o “miniempre-sa”, que proporciona ampla experiência prática em economia, negócios e geren-ciamento através da organização e opera-ções de uma entidade industrial. São de-senvolvidos conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e fabricação, através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Além da direção do Colégio, volunta-riamente, estão envolvidos quatro pais facilitadores que cooperam nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, exemplificando com sua vivên-cia profissional e pessoal a construção de metodologia prática aos alunos partici-pantes, na missão de atingir os objetivos traçados por eles mesmos, como acionis-tas do empreendimento.

Todas as atividades são realizadas às terças-feiras, entre 18h e 21h, ou seja, fora do horário normal das aulas do cur-so, com duração de 15 semanas. Não há custos para os alunos.

Após “brainstorming”, organização empresarial, pesquisa de mercado, estu-do de viabilidade econômica, estratégias de produção, sustentabilidade ambiental

e vendas, os jovens estão em processo de desenvolvimento de uma pequena mesa multiuso para servir de apoio ao note-book, leitura de livros, jornais, entre ou-tras finalidades.

Para a diretora do Colégio, professora Roseliane Tolio, a experiência como volun-tária no programa da Junior Achievement é muito gratificante, pois contribui com a formação de empreendedores de nossa cidade. “Podemos mostrar aos alunos a importância da ética, responsabilidade, comprometimento para a construção de uma sociedade mais justa. Despertar nos jovens o espírito empreendedor é o ob-jetivo do Colégio Mario Quintana nesta parceria com a entidade internacional ”, comenta.

Para a aluna Lívia Ballus, eleita presi-dente da miniempresa, a atividade é um desafio compensador. “Creio que tenho aprendido muitas coisas novas, como cálculos de despesa, lucro e compra de matéria-prima, bem como a necessidade de produzir um artefato que não agrida o meio ambiente, atenda às exigências de sustentabilidade e atinja as metas de ven-das. É uma experiência diferente para os alunos do Ensino Médio, já que não temos muito conhecimento sobre o real funcio-namento de uma empresa. Tenho apren-dido a desenvolver atitudes de respeito, tolerância, comprometimento e dedica-ção”, diz.

COLéGIO MÁRIO QUINTANA

Alunos do 2º Ano do Ensino Médio esbanjam criatividade

Junior Achievement: maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios. Criada nos Estados Unidos em 1919 é uma associação globa-lizada sem fins lucrativos, financiada pela iniciativa privada. Atualmente, 124 países aplicam seus programas, com atuação ex-clusiva de voluntários, beneficiando mais de 9,5 milhões de jovens ao ano.

Objetivo: despertar o espírito em-preendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar visão clara do mundo

dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Alguns Programas: miniempresa, mercado internacional, introdução ao mundo dos negócios,

economia pessoal, vamos falar de ética.Apoiadores: no RS, a Junior

Achievement conta com a parceria de grandes organizações mantenedo-ras, entre elas, FIERGS, FEDERASUL, Gerdau, Vonpar, Hospital Moinhos de Vento, RBS, SEBRAE e outras dezenas de empresas.

Voluntários no Colégio Mário Quintana: Silvia Maria Toni, Antonio Lucca, Rosane Bagatini, Volnei Bagatini, Janduí Rech Galvan e Roseliane Maria Tolio.

SAIBA MAIS

Programa miniempresa é resultado da parceria do Colégio com a Junior Achievement

Atividades são realizadas às terças-feiras

A ideia do trabalho é que cada aluno se converta em um miniempresário

Alunos projeta-ram uma mesa multiuso para servir de apoio ao notebook, leitura de livros, jornais, entre outras finalidades

Divulgação

Page 13: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012

Isabela, Joice e Bruna, do Anita, durante a mostra folclórica

13TRADICIONALISMO

Aline Giongo é a prenda regionalDiogo Daroit Fedrizzi

Encantado sediou no final de semana passa-do, dias 29 e 30 de junho, a etapa regional da 43ª Ciranda Cultural de Prendas e do 25º Entrevero Cultural de Peões. Ao todo foram 24 participantes nas diversas categorias. Durante as programa-ções, a comissão avaliadora, pertencente a 13ª RT, aplicou, além da prova escrita, provas artísticas, campeiras e a mostra folclórica.

A encantadense Aline Rabaiolli Giongo, do CTG Giuseppe Garibaldi, ficou com o título de 1ª Pren-

da Adulta. Ela representa a 24ª Região Tradicio-nalista, junto com as demais escolhidas, no Pren-dado 2012/2013. Agora, Aline se prepara para a fase estadual da Ciranda Cultural que acontece em maio do ano que vem, em Santana do Livramento.

“Os nossos integrantes tiveram muita dedica-ção”, comentou Simone Giongo, do CTG Giuseppe.

Margarete Hammes, do Anita, desejou sucesso aos participantes. “Também agradecemos a pren-dinha pré-Mirim, Joice Noronha, que representou muito bem o Anita. Contem sempre com a Família Anita Garibaldi”, ressaltou.

Fotos: Studio em Casa By Simone

Representantes do CTG Giuseppe Garibaldi na mostra folclórica

Evento realizado no final de semana reuniu os tradicionalistas do Vale do Taquari em Encantado

Margarete, Isabela, Bruna e Jerri Hammes, do Anita Luis Giongo, Lais, Aline e Nelsi AnaLais, Matheus, Ana Luiza, Pedro Henrique, Gabriel e Aline, do CTGDivulgação/Anita

1ª Prenda: Aline Rabaiolli Giongo – CTG Giuseppe Garibaldi2ª Prenda: Bruna Gomes Dalpian – GAN Anita Garibaldi3ª Prenda: Djulia Henicka – DTG Piazito da Tradição

1º Peão: Jeferson Maximiliano da Silva – DTG Piazito da Tradição

1ª Prenda Juvenil: Laís Rabaiolli Giongo – CTG Giuseppe Garibaldi2ª Prenda Juvenil: Ana Flávia Dornelles de Ávila – CTG Erva Mate3ª Prenda Juvenil: Isabela Capelari Hammes – GAN Anita Garibaldi

1º Guri: Gabriel Ferreira – CPF Terra de um Povo2º Guri: Gabriel Calvi Gusi – CTG Giuseppe Garibaldi

1ª Prenda Mirim: Ane Carolina Debald Schu – CTG Erva Mate

1º Piá: Matheus Calvi Gusi – CTG Giuseppe Garibaldi2º Piá: Daniel Soares – CTG Tropilha Farrapa3º Piá: Tiago Zarth Lenz – CTG Chaleira Preta

1ª Prenda Pré-Mirim: Letícia Santos – CTG Tropilha Farrapa2ª Prenda Pré-Mirim: Ana Luiza Devitte – CTG Giuseppe Garibaldi3ª Prenda Pré-Mirim: Ana Júlia Royer – DTG Guardiões do Rio Grande

1º Piazito: Pedro Henrique Lisboa – CTG Giuseppe Garibaldi2ª Piazito: João Pedro Diehl – CTG Sentinela da Tradição

“Era um sonho antigo”, ENTREVISTA: Aline Rabaiolli Giongo

Confira a relação das prendas e peões escolhidos no sábado em Encantado

Jornal Opinião - Quando você começou a preparação para a Ciranda?

Aline Rabaiolli Giongo - Ini-ciei minha preparação junto com os demais participantes do pren-dado do CTG Giuseppe Garibaldi logo após termos recebido nossas faixas e crachás em setembro de 2011. Desde então foram projetos desenvolvidos em escolas e na entidade, viagens para eventos estaduais além de ensaios para a prova artística e muito estudo.

JO – Qual é a sensação de ser escolhida 1ª Prenda?

Aline - O momento da divulga-ção do resultado, sem dúvida, é o mais emocionante de todos. Quan-do recebi a faixa de 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista já senti em meu ombro a responsabilidade que este cargo representa. Com certeza farei tudo que estiver ao meu alcance para que a confiança depositada em mim e no atual

prendado seja recompensada.

JO – Desde quando você está envolvida com o tradicionalis-mo?

Aline - Participo do CTG Giuseppe Garibaldi desde os sete anos, quando iniciei dançando na invernada artística pré-mirim. Fui crescendo e aumentando de categoria. Na invernada mirim, também iniciei na modalidade de declamação. Depois, na invernada juvenil e, até o momento, como prenda adulta da entidade.

JO – Como será sua rotina como prenda a partir de agora?

Aline - A partir de agora repre-sentarei com muito orgulho, além de minha entidade, nossa 24ª RT, participando de eventos pelo Esta-do, além de continuar os estudos e a preparação para a Ciranda de Prendas Estadual, que acontecerá em maio de 2013 em Santana do Livramento.

JO – Que recado você deixa para aquelas meninas que sonham em se tornar primeira prenda?

Aline - Acredito que tudo que sonhamos e fizemos com amor, se torna real. Ostentar esta faixa regional era um sonho antigo, que mesmo com toda a rotina corrida e a faculdade de Odontologia pude realizar.

PRENDADO 2012/2013 DA 24ª RT

Page 14: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

14 JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 ESPECIAL

HENRIQUE PEDERSINI

Roca Sales - No dia 2 de Janeiro de 2012, um grave incidente aconteceu no Posto Volken, em Roca Sales. Um incêndio destruiu vários carros e um caminhão. além de deixar ferimentos em duas pes-soas. Uma delas é o motorista Cláudio Roberto Rabaiolli, 35 anos, que sofreu graves queimaduras pelo corpo.

O INCIDENTE Rabaiolli estacionou a carreta no Pos-

to Volken e aguardou a chegada do cole-ga com outro caminhão, para onde seria repassado o restante do combustível de sua carga. A dupla começou a despejar o combustível, quando o motorista, que estava em cima de um dos caminhões, ou-viu um estrondo. “Eu estava segurando a mangueira para encher o compartimento e de repente ouvi um estouro e fui joga-do para longe, depois pulei do caminhão e notei que meu corpo estava pegando fogo”, conta.

Funcionários do posto ajudaram o ho-mem a remover as roupas do corpo, de-pois ele correu até a borracharia do Pos-to, onde uma caminhonete o levou para o hospital. “Corri para uma borracharia e me atirei na carroceria de uma S10 que me levou para o hospital, enquanto meu corpo derretia”, lembra.

HOSPITAL Rabaiolli entrou na Casa de Saúde ca-

minhando, vendo seu corpo literalmente se desmanchar. O motorista conta que en-quanto era atendido, tinha dúvidas da sua recuperação. “Eu olhei pro meu corpo, para o rosto das pessoas quando me olha-vam e imaginei que não conseguiria dar a volta por cima nessa situação”, revela. O motorista foi encaminhado ao Hospital em Porto Alegre, onde foi avaliado que 70 por cento de seu corpo estava queimado.

Foram 52 dias em que ele ficou in-ternado no Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, inconsciente. Após tra-tamento, a alta veio em 14 de março, 72

dias depois do incêndio. O motorista des-creve sua recuperação como um milagre. “Quando fui internado, disseram que só um milagre poderia salvar a minha vida, que não tinha mais chances. Até eu acre-dito que estar aqui hoje de certa forma bem, é sim um milagre”, salienta.

RECUPERAÇãO Sobre a recuperação, Rabaiolli fala

que sua evolução vem sendo bem posi-tiva. “No começo eu tinha dor, alergia, incomodava, eu não conseguia dormir. levando em conta tudo o que passei, pos-so dizer que hoje estou apenas com uma gripe”, compara. Ele ainda ressalta que os médicos chegaram a cogitar que ele não falaria mais, em razão da fumaça que ele inalou no incêndio. Porém, surpreenden-temente, a voz dele não foi afetada e ele fala normalmente.

Ainda em processo de recuperação, ele fará uma cirurgia para corrigir alguns problemas quanto a movimentação nos braços.

Rabaiolli ainda comenta a importân-cia de sua companheira na recuperação. “Quando voltei de Porto Alegre, eu preci-sava ser tratado como uma criança, eram muitos curativos, mas minha companhei-ra e a família dela sempre me deram todo apoio”, conta. Em fase de recuperação, ele relembra o dia em que voltou para Roca Sales. “Quando estava voltando, o pessoal do posto em Arroio do Meio me recebeu com uma faixa que me emocionou muito, nunca vou esquecer”, conta ele.

Natural de Garibaldi, Rabaiolli fala da vontade em voltar ao trabalho um dia. “Tenho muita saudade do meu trabalho, das viagens, gostaria de voltar um dia”, projeta o homem, que ainda comemora o fato de poder voltar a beber um copo de vinho.

Rabaiolli faz fisioterapias e só deve cuidar a exposição direta no sol forte, no restante pode seguir sua vida normal-mente. O outro envolvido no incêndio, Pe-dro Danilo Chimanco, 47 anos, regressará em breve ao trabalho.

ElE TEVE 70% do CoRPo qUEIMAdo... E SobREVIVEUCláudio Roberto Rabaiolli, 35 anos, foi uma das vítimas do incêndio no Posto

Volken, em Roca Sales, no começo deste ano. Depois de 52 dias em coma

induzido ele se recupera em casa

Ao lado, a capa do Opinião na semana do acidente. Neste sábado, a Rádio Encantado AM repro-duz a entrevista com Cláudio Rabaiolli às 9h, no Sábado Livre. Apresentação Angelo Delavy.

Ang

elo

Del

avy

Page 15: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 15SAÚDE

Diogo Daroit Fedrizzi

Porto Alegre - A Secretaria Estadual da Saúde (SES) oficia-lizou nesta semana o número de 99 casos de gripe A (H1N1), em 2012, no Rio Grande do Sul. Desses, 15 pessoas morreram, entre elas, o encantadense Jor-ge Luis Gomes Pereira, 54 anos, caso que foi confirmado na quarta-feira (4). O empresário faleceu no sábado (23 de junho), no Hospital Nossa Senhora Auxi-liadora, em Rosário do Sul, onde estava internado na UTI.

Na edição da semana passa-da, o Jornal Opinião reproduziu uma entrevista com a esposa da vítima, Tânia Maria Pereira, que revelava que a família ainda aguardava o resultado do exa-

me. Conforme o boletim da SES, Pereira apresentou o início dos sintomas no dia 18 de junho e foi internado no hospital beneficen-te Santa Teresinha, de Encanta-do, no dia 21 de junho. “Paciente cardiopata crônico, não vacina-do e evoluiu para óbito em 23 de junho”, diz a nota.

Mais vacinasPara atender as solicitações

das prefeituras dos municípios com comprovada circulação vi-ral da doença, a Secretaria de Saúde pediu ao Ministério da Saúde (MS) o envio de mais al-guns lotes da vacina contra a gri-pe ao Estado. Com o remanejo de doses que não foram usadas em outros Estados, o Ministério ga-rantiu 500 mil doses. A quanti-

dade será distribuída às regiões que já apresentam circulação vi-ral da doença, como a região de Cruz Alta, de Santo Ângelo e de Ijuí, além de Porto Alegre.

A recomendação da SES e do Ministério da Saúde é de manter a vacinação dos grupos de risco e de doentes crônicos, especialmente das gestantes e crianças de seis meses a meno-res de dois anos, que apresenta-ram as menores coberturas até o momento, mas os municípios têm autonomia para redefinir as orientações conforme a situação de sua região.

Tratamento e prevenção O secretário estadual da

Saúde, Ciro Simoni, ressalta à população que fique atenta aos sintomas de síndrome gripal (fe-bre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça) e procure atendimen-to. “Não trate a gripe em casa e sim na Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa”, afirma.

A SES reforça junto à comuni-dade médica as orientações para o uso do medicamento Oseltami-vir no tratamento de síndromes gripais. A recomendação ressal-ta a importância em administrar o antiviral, de nome comercial Tamiflu, preferencialmente nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. O uso do fárma-co é uma das principais ações no combate do vírus Influenza H1N1, causador da gripe A.

Confirmada primeira morte em Encantado

GRIPE A

Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta semana que o empresário encantadense, falecido no dia 23 de junho, em Rosário do Sul, estava com a doença

A outra medida fundamental é a prevenção. Confira a conduta que deve ser adotada:

- Higienizar as mãos com frequ-ência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desne-cessários e evitar, dentro do possí-vel, ambientes com aglomeração;

- Evitar visitas a hospitais; - Ventilar os ambientes.

PREVENÇãO

Secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni

“Não temos mais suspeitas”, diz secretário Marino

O secretário Simoni reitera que embora mais grave que no

ano passado, a situação de 2012 ainda está sob controle e longe

de repetir o reflexo da pandemia que abalou o mundo em 2009, quando o RS registrou mais de

3,5 mil casos confirmados

DIFERENÇAS

A partir desta sexta-feira, o município de Encantado dis-ponibilizará mais 500 doses da vacina para atender os grupos de risco (gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde e doentes crônicos).

O medicamento foi dispo-nibilizado pela Coordenadoria Regional de Saúde. As vacinas são aplicadas no Posto insta-lado junto ao antigo prédio do INSS. “Queremos mais doses para atender os demais interessados. E esperamos a compreensão da Coordenado-ria para que Encantado seja privilegiado com mais doses, até porque registrou um caso”,

comenta o secretário munici-pal de saúde, Marino Deves.

Até agora, segundo Deves, a meta de vacinação aos pacientes de risco em Encan-tado atingiu 67% (209 idosos, 2.282 idosos, 125 gestantes e 290 pacientes crônicos).

O secretário garante que não há mais suspeitas de Gripe A no município. Segundo ele, a secretaria adotou todas as medidas preventivas com a família de Jorge Luis Gomes Pereira. “Estamos acompa-nhando, coletamos material da família. Não tem perigo, não tem mais suspeitas”, disse. “Havia a preocupação com um familiar que estava gripado, mas já está bem”.

Divulgação

Page 16: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 201216 ESPECIAL

Edição de 05 de julho de 1972

Economia informal representa 16,8% do PIBO Instituto Brasileiro de Economia da Fundação

Getúlio Vargas (Ibre/FGV) informou nesta quarta-feira (4) que a Economia informal brasileira caiu pelo oitavo ano seguido. Segundo o Índice de Eco-nomia Subterrânea (IES), a informalidade em 2011 gerou R$ 695,7 bilhões, ou 16,8% do Produto Inter-no Bruto -- PIB, conjunto de Bens e Serviços produ-zidos no país. Para o Economista Fernando de Ho-landa Filho, professor do Ibre/FGV e responsável pela pesquisa, essa forte redução da informalidade é decorrente, principalmente, do aumento do cré-dito na Economia brasileira. Para ter acesso ao sis-tema financeiro, tanto empregados quanto empre-sários buscam a formalização. “Antes o crédito era muito menos relevante no país, agora ter acesso ao sistema financeiro é uma vantagem direta que leva à formalização”, afirmou.

Holanda Filho também afirma que é muito di-fícil fazer uma comparação internacional de infor-malidade, pois estudos de países avançados afir-mam que a Economia subterrânea no Brasil varia entre 30% e 40%, enquanto que em países avan-çados, como Estados Unidos e Europa, se situam próximos a 10%.

InauguraçõesFoi agendado para o dia 27 de agosto, a inauguração

de diversas obras no interior do município. As pontes inauguradas em Auxiliadora, Três Reis e na vila de Rel-vado e a inauguração da rede de energia elétrica até o distrito de Relvado. Deverão prestigiar os eventos, con-forme contato mantido com o prefeito Armando Luiz Reali, os secretários estaduais Otávio Germano (Interior e Justiça), Henrique Anawate (Comunicações) e Paulo Nunes Leal (Transportes), além de outras autoridades.

CasamentosEra publicado o Edital de casamento de: Nilton Luiz Capalonga e Nilce Dallegrave, Ziberti Cemin e Maria Elena Cimma, Nestor Heleno da Rosa Fiel e Ebe Maria Villa, e João Zandonotto e Leonora Danni.

SimpósioAcontece nos dias 10, 11 e 12 de julho em San-

ta Cruz do Sul um Simpósio de Jornalismo Rural,

que será patrocinado pela Souza Cruz. O Jornal

Opinião estará presente, através de seu diretor

Olavo Carlos Wagner.

MédicoO Jornal Opinião divulgava que passaria a tender

em Encantado, a partir da segunda-feira o médico otorrinolaringologista Dr. Paulo Roberto Schaffer,

ele que é titulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Calamidade PúblicaO prefeito de Muçum, Arly Colossi enviou ao Secre-

tário Estadual dos Transportes, Paulo Nunes Leal, te-legrama solicitando providências em relação a estrada que liga Encantado a Muçum. As obras de asfaltamento da RS 130, deixaram a via intransitável com inúmeros buracos. Em um deles existe uma placa: “proibido pes-car”.

InvencibilidadeQuebrando uma invencibilidade de 17 jogos

do Avenida de Santa Cruz, o Fortes e Livres de

Muçum, venceu o Piriquito por 2 a 0, causando

um verdadeiro carnaval na Princesa das Pontes.

Marcaram para o F&L Carlitos e Moacir. A equipe

de Muçum venceu com Humberto, Jairo, Betinho,

Ernani e Olavo; Marcos e Brasil; Zeca (Moacir),

Carlitos, Paulo Silva e Chico. Cada jogador rece-

beu 300 cruzeiros de bicho pela vitória.

EncantadoO Leão também venceu. Faturou o Elite de

santo Ângelo por 3 a 0, gols de Ivo Cabral, Malo-

mar e Ênio Fontana, que se entenderam muito

bem no ataque do Encantado. No domingo o

Leão volta a jogar, desta vez em Crissiumal dian-

te do Tupy, buscando mais uma vitória

Page 17: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

17JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012ENCANTADO

LUME CENTRO DE ENSINODESENVOLVENDO PESSOAS,

GERANDO RESULTADOS

Mais informações:

Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional

Rua João Lucca, 1702 – 2° andarCentro – Encantado / RSFone: (51) 3751-6812

www.lumeonline.com.br

CURSOS – MÊS DE JULHOREDES SOCIAISObjetivo: Apresentar as principais características e apli-cações das mídias sociais e a forma mais adequada de utilizá-las.Data de início: 12/07/2012 Carga horária: 30 horas – Turno: Noite

DESIGN GRÁFICOObjetivo: Ensinar o aluno a criação e desenvolvimento de cartões de visita, cartazes, panfletos, folder, faixas e banners. Tratamento de imagens, montagens fotográfi-cas, editoração eletrônica e ilustração de livros, revistas e jornais.Data de início: 16/07/2012 Carga horária: 90 horas – Turno: Noite

DICÇÃO E ORATÓRIAObjetivo: Desenvolver a arte de falar em público. Apri-morar a expressão verbal e corporal.Data de início: 05/07/2012 Carga horária: 24 horas/aula – Turno: Noite

EFICÁCIA EM VENDASObjetivo: Instrumentalizar profissionais na área de ven-das com recursos teóricos práticos, aplicáveis ao merca-do competitivo. Formar profissionais aptos a interagir com qualidade nos diversos segmentos na área de ven-das (vendas internas, externas e área de compras).Data de início: 23/07/2012 Carga horária: 40 horas/aula – Turno: Noite

GERENCIANDO A PRODUÇÃOObjetivo: A proposta deste curso é a formação de ge-rentes de processos e de equipes de trabalho, através de ferramentas que permitam ao aluno desenvolver a sua liderança, assumindo mais responsabilidade com a pro-dutividade da empresa e criando condições de excelên-cia no atendimento das necessidades dos cliente.Data de início: 24/07/2012 Carga horária: 24 horas/aula – Turno: Noite

PNL APLICADA À LIDERANÇA EM ANTA GORDAObjetivo: Um treinamento para todos que desejam uma evolução em sua capacidade mental e produtiva. Um curso sobre a nova tecnologia mental e emocional.Data de início: 30/07/2012 Carga horária: 24 horas/aula – Turno: Noite

PRÓXIMOS CURSOS: Formação Profissional – 1/08/2012

Vitrinismo e Layout de Loja – 03/08/2012

Encantado – Os secretários municipais da Saúde, Marino Deves, e de Planejamento, Tia-go Orsolin, estiveram na sema-na passada em Brasília para acompanhar o andamento de projetos encaminhados em di-versas áreas e para reiterar pe-didos de liberação de recursos. O resultado da viagem foi con-siderado positivo pelos secre-tários, que obtiveram a confir-mação da liberação de mais de R$ 2 milhões para a construção de três novos postos de saúde e asfaltamento de diversas ruas urbanas.

De acordo com Deves, o mu-nicípio obteve a confirmação de empenho, através de emenda parlamentar do deputado fede-ral Renato Molling (PP/RS), de R$ 200 mil para a construção do Posto de Saúde da Faterco e mais R$ 50 mil para equi-pamentos e um automóvel. O município conquistou também recursos junto ao Departamen-to de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde para re-forma e ampliação do Posto de Vacinas, no Centro, no valor de R$ 98.385,00, e para reforma e ampliação do Posto de Saúde da Barra do Guaporé, previsto em R$ 148.050,00.

O secretário reforça que “es-ses recursos estão assegurados, inclusive depositada a primeira parcela”. “Juntamente com a Se-cretaria de Planejamento, esta-

Secretários conquistam recursos

para Saúde e Obras em Brasília

Município recebeu a confirmação da liberação de R$ 2 milhões

Marino Deves e Tiago Orsolin com o deputado Ronaldo Nogueira (C)

mos elaborando os projetos ar-quitetônicos para aprovação da Vigilância Sanitária e logo em seguida serão realizadas as lici-tações públicas”, explica Deves.

O secretário Tiago Orsolin relata que junto ao gabinete do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS) foram tra-tar da emenda de R$ 940 mil para asfaltamento da Estrada dos Imigrantes e da Rua Seve-rino Augusto Pretto, nos bair-ros Lambari e Santo Antão. O recurso, já garantido, era um compromisso do deputado fe-deral licenciado Luiz Carlos Bu-sato, atual secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvol-vimento Urbano do RS. Outras conquistas vieram dos gabi-netes dos deputados federais

Afonso Hamm (PP/RS), com R$ 350 mil, e Jerônimo Goergen (PP/RS), com R$ 250 mil, para asfaltamento de vias urbanas.

AgendaA agenda dos secretários em

Brasília contemplou ainda visi-ta ao deputado federal Danrlei De Deus Hinterholz (PSD/RS) para agradecer a destinação de uma motoniveladora, no valor de R$ 468 mil. Além dos novos empenhos, o município obteve também a liberação de recur-sos de obras já iniciadas. Os secretários estiveram ainda no Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde buscan-do subsídios para elaboração do projeto arquitetônico para a construção da sede do Caps.

Divulgação

Encantado – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realizará de 17 a 19 de julho uma Jornada Pedagógica com os professores da rede municipal de ensino. As atividades serão rea-lizadas durante as férias escolares, que ocorrem de 16 a 29 de julho. Palestras, teatro e avaliações estão na programação. No dia 17, nos turnos manhã e tarde, professores, diretores e coordenado-res pedagógicos participam de palestras no Auditório Itália do Centro Administrativo. Das 8h às 11h30min a professora Alice Teresinha Theis abordará o tema “Planos de Estudo: Competências e Habilidades”. A partir das 13h30min, a psicóloga Regina Dalpian, o psiquiatra Fábio Vitória, a fo-noaudióloga Letícia Soares Radaelli e a ergonomista Diomara Capalonga participam de um painel sobre “Corpo e Mente do Docente”.

O grupo teatral Luz & Cena apresentará a peça A Torre, dia 18 de julho, às 19h30min, no Auditó-rio Itália do Centro Administrativo, para os professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Durante o dia, os professores, coordenadores pedagógicos e diretores se reúnem nas escolas para atividades de avaliação e planejamento. Para o dia 19 de julho, das 13h às 17h, está programada uma reunião administrativa e pedagógica entre a equipe da Smec, diretores e coorde-nadores pedagógicos das escolas. O retorno para o segundo semestre ocorre no dia 30 de julho.

Professores participam de jornada pedagógica em julho

Page 18: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 201218 MUNDO JURÍDICO

As causas da criminalidadeLuiz Alberto Thompson Flores*

artigo

Ao retornar de um pequeno giro pela Europa, notadamente por países diretamente assolados pela crise financeira, como Portugal e Espanha, deparei, uma vez mais, com o equívoco da tese sustentada por determinados segmentos polí-ticos e jurídicos de que a crimina-lidade está diretamente associada ao desemprego, à pobreza e à falta de oportunidades.

Ainda que se admita que essas circunstâncias influam nessa pro-blemática, deve-se concluir que elas não são determinantes no exame dessa matéria.

Isso porque há regiões miserá-veis do mundo, como a Índia e par-tes da África, que contam com bai-xíssimos índices de delinquência.

É no Primeiro Mundo, entre-tanto, que se apreende, com mais clareza, que o desemprego e o em-pobrecimento da sociedade, por si

só, não ensejam a prática de cri-mes.

Até porque a violência explodiu no Brasil exatamente no período de maior combate às desigualda-des sociais, decorrente dos pro-gramas governamentais de estabi-lização da moeda e distribuição de renda dos últimos 16 anos.

Em sendo assim, deve-se cons-tatar que os elementos fundamen-tais que incentivam o crime são, na verdade, a corrupção generalizada e a impunidade.

Sempre que se souber que as chances de ser apanhado ao in-fringir a lei são escassas ou nulas, quer em decorrência da leniência ou comprometimento legislativo, policial ou judicial, haverá estímu-lo para delinquir.

Da mesma forma, de nada adianta importar institutos jurí-dicos de países ricos, totalmente

inaplicáveis a nossa realidade, no-tadamente aqueles que digam com diminuição de pena e progressão de regime para criminosos de al-tíssima periculosidade, verdadei-ros facínoras e maníacos, se é do conhecimento geral que os presí-dios brasileiros são deploráveis, não regenerando ninguém, e tais elementos irrecuperáveis, deven-do os mesmos permanecer segre-gados o maior tempo possível em benefício da segurança da própria coletividade.

Frente a essa cruel realidade, não há solução a curto prazo que não seja investir na prevenção e severa responsabilização desses delinquentes, como única forma de se conferir um pouco de tran-quilidade ao cidadão brasileiro.

*PROCURADOR DE JUSTIÇA

Monitor de centro de atendimento a crianças e adolescentes que se envolve com uma abrigada, menor de idade, comete fal-ta grave no exercício da função, podendo ser dispensado por justa causa.

Nessa linha, decisão da 10ª Turma do TRT-RS manteve sentença proferida pelo

juiz do Trabalho Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, que negou a reintegração funcio-nal de um monitor ao Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente, da cidade de Uruguaiana (RS).

A falta grave (improbidade) foi tipifi-cada na letra ‘‘a’’ do artigo 482 da CLT. O

relator foi o desembarga-dor Emilio Papaleo Zin, oriundo do quinto cons-titucional.

O reclamante traba-lhou para o Município de Uruguaiana, como mo-nitor, de agosto de 2004 a fevereiro de 2009. Foi demitido por justa causa em função de envolver-se com uma jovem abrigada de 15 de idade.

Na ação trabalhista, o monitor pediu reparação por danos morais e sua imediata reintegração à função e o direito ao re-cebimento dos salários durante o período do afastamento. Solicitou, ainda, indenização por danos morais.

Na inicial, garantiu não ter praticado qual-quer infração, pois o re-lacionamento amoroso - com jovem já iniciada na vida sexual, já sendo inclusive mãe - ocorreu de forma consentida, sempre fora do local de trabalho.

Sustentou que tinha “as melhores intenções, a ponto de querer consti-

tuir família”. Ressaltou também que não havia qualquer impedimento para que os menores órfãos abrigados na instituição tivessem envolvimentos amorosos fora do estabelecimento.

Na contestação, o Município de Uru-guaiana sustentou que “o monitor se va-leu dessa condição para manter relações sexuais com a menor, atitude incompatí-vel com o seu desempenho funcional”.

Conforme o ente municipal, “o ato de improbidade se constituiu no fundamen-to principal de sua dispensa motivada, além de ter tido amplas condições de se defender durante o processo administra-tivo”.

O acórdão do TRT-4 admitiu não haver impedimento para que os menores ado-lescentes mantenham relacionamentos amorosos, próprios e compatíveis com sua faixa etária, - mas que o mesmo não se pode dizer do envolvimento dos moni-tores com os abrigados.

Segundo o julgado, “os monitores de-vem ter ciência da atividade desenvolvida e da ética que envolve as suas atribuições, pois eles têm a obrigação moral e funcio-nal de zelar pela disciplina individual ou coletiva de menores, assistindo-os, orientando-os e acompanhando sua edu-cação”.

Anteriormente, na Justiça Estadual, o mesmo reclamante tivera negado pedido de guarda da própria menor e da filha que ela já tinha de um relacionamento ante-rior. A decisão foi da 8ª Câmara Cível do TJRS, relator o desembargador Rui Porta-nova.

As relações íntimas entre o monitor e a abrigada começaram em dezembro de 2008. Já em 21 de janeiro de 2009 o mo-nitor ingressou com a ação cível em que pedia a guarda da adolescente com quem

estava se relacionando e a tutela da crian-ça.

A juíza estadual de primeiro grau Ana Beatriz Rosito de Almeida considerou o pedido juridicamente impossível pois ‘‘tutela e guarda são institutos criados para substituir a relação de ‘pai e filho’, e não para regular uma relação de ‘marido e mulher’, como parece ser a intenção do autor’’.

O Ministério Público ainda fez refe-rência a outros procedimentos adminis-trativos envolvendo a prática de fatos se-melhantes pelo autor em relação a outras adolescentes tuteladas pelo Estado, tam-bém em Uruguaiana.

Cabe recurso de revista ao TST. (Proc. nº 0000101-40.2011.5.04.0802 - com in-formações do Conjur, do jornalista Jomar Martins e da redação do Espaço Vital).

Quando o relacionamento amoroso é impossível no trabalho

Page 19: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

19JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 19ANUNCIE NO OPINIÃO - LIGUE 3751-1580 - www.OPINIAOJORNAL.COM

ATENÇãO AO DRESS CODE!!Noite MusicalO músico Fernando Graciola recebe

convidados para uma Noite Musical, no dia 14 de julho, no Auditório Itália, no Centro Administrativo Municipal. O evento inicia às 20h e o ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades encantadenses.

Os artistas confirmados são Fábio Tiecher, Guilherme Patussi, Maurício Horn, Maurício Vian e Nice Porto.

A apresentação tem o apoio da Liga Fe-minina de Combate ao Câncer, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, GAN Anita Garibaldi, CTG Giuseppe Garibaldi, DTG Guardiões do Rio Grande e KDOZE Impressão Digital.

Fernando Graciola é encantadense e graduado em Música - Bacharelado em Violão pela UFSM

Maurício Dick

As crianças da Educação Infantil e anos ini-ciais do Ensino Fundamental, de todas as redes de ensino do município, terão a oportunidade de assistir gratuitamente a apresentações teatrais nos dias 11 e 12 de julho. Numa promoção do Arte Sesc – Cultura por toda parte, chega ao município o Circuito Teatro a Mil. A atração será o espetáculo Música de Imaginar, encenado pelo grupo porto-alegrense Aquarela.

O espetáculo Música de Imaginar irá encan-tar crianças e adultos e resgatar valores como

amizade, amor e respeito ao próximo. Com direção de Daniel Colin, a peça narra a história da menina Alice, uma criança esperta e feliz que vive a infância intensamente. Certo dia, ao entrar em seu quarto, a menina se depara com o rabugento Lábaros. Um personagem que veio de um mundo sem cor, onde não existe a imaginação. Com ajuda de seus brinquedos e de belas canções, Alice tenta mostrar a Lábaros a importância de imaginar e de viver a vida com o encanto típico de criança.

Espetáculo Música de imaginar – Grupo Aquarela (POA)Datas/horários: 11/07 às 14h30min; e 12/07 às 9h30min e às 14h30minLocal: Auditório Itália, Centro AdministrativoIngresso: gratuito

Circuito Sesc Teatro a Mil em Encantado

AGENDA

Elenco integra o Grupo Aquarela, de Porto Alegre

Divulgação

TRAJE ESPORTE • Apesar do nome que pode dar margem à confusão, o “traje esporte” não tem nada de esportivo. É usado em ocasiões mais informais, como um almoço, e não pede rigor na produção. Boas escolhas são peças estam-padas (pode deixar o brilho de lado), vestidos soltinhos, tricô, sandálias baixas ou com saltos pequenos, são perfeitos, no caso do inverno, as botas são uma boa pedida.

TRAJE PASSEIO • Derivado do francês “tenue de ville” (roupa para a cidade) pode ser chamado também de “esporte fino” e aparece em convites de vernissages e teatros. Aqui, um pouquinho de formalidade entra em cena. É a hora de o “pretinho básico” sair do armário acompanhado de bijoux, uma sandália mais caprichada e uma carteira. Se o evento for de dia, um vestido de seda cai muito bem assim

como uma bela calça de linho. Para dias frios, um belo sapato de salto e bico fino acompanham os conjuntos de calça e blusa ou saia e blusa e ficam perfeitos também com vestidos.

SOCIAL • Conhecido também como “passeio completo”, ele aparece nos convites de jantares e coquetéis. E por isso, os vestidos e saias na altura dos joelhos são uma ótima escolha! A formalida-de abre espaço para tecidos com mais brilho, como o shantung e para as joias ou bijoux mais caprichadas.

RIGOR• Os seus outros três nomes são “black tie”, “habillée” e “tenue de soirée” e significa o ápice do vestir. É o momento para os vestidos longos, as fendas, os decotes e as preciosidades. Os curtos também têm vez, mas eles devem ser mais elabora-dos. É o evento que você terá seu momento “red carpet”.

Dress code, pessoal, nada mais é do que a indicação do traje adequado ao evento que você foi convidado, parece fácil, mas isso causa para a grande maioria das pessoas, uma grande dú-vida: com que roupa eu vou? O termo inglês designa as regras do vestir e serve para que o convidado saiba qual é o tom da festa e assim não se sinta deslocado por conta do figurino elei-to. Então vamos lá, siga as dicas e arrase com o look escolhido!

Encantado – Na terça-feira (10), o muni-cípio receberá o espetáculo teatral Exército de Sonhos, gratuitamente, no Auditório Itália do Centro Administrativo, às 20h. O teatro é uma realização da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que desenvolve o Programa Vida Urgente, em parceria com o Departa-mento Estadual de Trânsito do RS (Detran-RS) e com a Secretaria da Juventude, Des-porto e Turismo de Encantado. O espetáculo é indicado para alunos do Ensino Médio, jovens a partir de 14 anos e adultos.

Exército dos Sonhos é uma montagem baseada em fatos reais e tem sido um impor-tante instrumento de conscientização da fun-dação. A peça já percorreu diversos estados e foi assistida por mais de 500 mil pessoas.

Teatro Exército de Sonhos

Espetáculo Teatral “Exército de Sonhos”, do Programa Vida UrgenteData: 10 de julho de 2012, às 20hIngresso: gratuito (Indicação: a partir de 14 anos)Local: Auditório Itália, Centro Administrativo

AGENDA

Divulgação

Page 20: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

20 JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012

Div

ulga

ção

lumerotary

Encantado - Mais de 20 colaboradores das qua-tro empresas formadores do Grupo Lume - Lume Centro de Ensino, Lume Organização de Eventos, Região dos Vales Comunicação Digital/Portal Região dos Vales e Select Recrutamento e Seleção - partici-param no sábado (30), de um treinamento sobre li-derança e importância do trabalho em equipe.

O encontro, ocorrido na Fundação Laura Fonta-na, teve como principal objetivo qualificar a equi-pe, proporcionando sua integração. O consultor Carlos Esau ministrou a palestra “O profissional que voa”, abordando assuntos das áreas de lide-rança, motivação e desenvolvimento estratégico de pessoas.

Grupo Lume participa de treinamento sobre liderançaJuremir Versetti

São Paulo foi o destino escolhido por 22 mulheres de Encantado, com o objetivo principal de assistir ao Musical Priscila, a Rainha do Deserto, no Teatro Bradesco. O passeio foi organi-zado pela Confraria Delas e o convite foi aberto para outras amigas também. Alegria, diversão, algumas compras e um grande companheirismo foi a marca registrada do passeio. As meninas já estão pensando na próxima e bon voyage !

Em São Paulo

ElaineFeliz aniversário e muitos anos de vida. Que a sorte cruze seus caminhos e que

todas as chances e oportunidades de fa-zer de você uma pessoa vitoriosa possam lhe acompanhar sempre. Parabenizamos você pelo seu aniversário, hoje (6). Para-

béns, da equipe da Loja Ponto Líder.

Arq

uivo

pes

soal

Rafaelly e LorenaEstas figurinhas são Rafaelly e Lorena, que estarão aniversariando nos próximos dias.

Felicidades e muita saúde gatinhas. Da mamãe Vanessa e todos seus familiares.

AniversáriosArquivo pessoal

MIX

Page 21: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 21RÁDIO

Page 22: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

22 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012 GERAL

HENRIQUEPEDERSINI

Acidente INa quinta-feira (28), a Polícia Ro-

doviária Estadual atendeu acidente no quilômetro 28 da ERS 332, no município de Doutor Ricardo. O mo-tociclista Paulo Roberto Massmann, 29 anos, vinha de Arvorezinha em direção à Encantado, quando perdeu o controle da Honda Falcon e saiu da pista sofrendo lesões e provocando lesões na caroneira Isolda Leondine Bender, 46 anos. Após serem encaminhados ao Hospital Beneficente Santa Teresinha, ambos foram liberados.

Acidente IINa manhã da sexta-feira (29), a Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente

na ponte que liga Encantado à Roca Sales. Um condutor de um Pálio perdeu o con-trole e chocou-se com a entrada da ponte. Ao ser submetido ao teste do bafômetro, o condutor apresentou o percentual de 0,81 gramas por litro de ar expelido. O mo-torista foi conduzido até a Delegacia de Polícia para o flagrante.

IncêndioNa madrugada da terça-feira (03), uma casa foi totalmente consumida pelo fogo

em Muçum. O corpo de Bombeiros de Encantado realizou a operação rescaldo na casa localizada na Rua Cristóvão, bairro Fátima. A casa estava mobiliada e desabita-da. O dono da residência é Luis Delazeri.

Fogo em matoNo final da tarde da quarta-feira (04), o Corpo de bombeiros de Encantado aten-

deu ocorrência de fogo em mato, em cerca de um hectare de vegetação rasteira no bairro Nova Morada, Encantado.

PedradaNo início da manhã dessa quinta-feira (05), a brigada Militar de Encantado foi

comunicada que uma pedra foi arremessada, quebrando a vitrine da Loja Morena Clara, localizada no centro de Encantado. Nada foi furtado do estabelecimento.

CaçaNa quinta-feira (28), a Brigada Militar recebeu denúncia anônima de caça irre-

gular na localidade de Linha Barra das Contas, em Muçum. Ao chegarem à estra-da geral, os brigadianos abordaram um Fiat Uno Branco, conduzido por Norberto Bertinatto. 46 anos, de Encantado. Com Bertinatto, os militares encontraram uma espingarda calibre 28, nove cartuchos usados e 18 cartuchos intactos. Não foi en-contrado produto de caça com o suspeito. O homem recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo. Após registro na Delegacia de Polícia de Lajeado, Norberto Bertinatto pagou fiança de R$ 1.250,00 e vai responder ao crime em liberdade.

FugaNo final da tarde do sábado (30), em operação de rotina, a Polícia Rodoviária Es-

tadual de Encantado tentou abordar um carro Astra de cor preta com placas de São José, Santa Catarina. O condutor não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Uma viatura da Polícia Rodoviária saiu em perseguição. Ao aproximar-se da praça de pedágio, o motorista rompeu uma das cancelas. Depois disso, os poli-ciais perderam o carro de vista. O veículo não tem registro de furto ou roubo.

AbordagensNa noite do domingo (01), a Brigada Militar de Roca Sales autuou cinco veículos.

Foram aplicadas 19 autuações. Em abordagem a uma motocicleta guiada por um homem de 29 anos, foram aplicadas 10 autuações, além de o motorista transitar em zigue-zague, sinal característico de embriaguês. O motorista não é habilitado e a motocicleta estava com o licenciamento vencido.

FurtoPor volta das 3h da madrugada do domingo (01), a Brigada Militar de Encantado

foi acionada, em razão da Loja Enciclos Bike, localizada na Rua Julio de Castilhos, teve a vitrine quebrada com uma pedra. Do interior da loja, foram furtadas duas bicicletas Monark aro 20, de cor preta.

Saída de PistaA Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros atenderam um acidente no

final da manhã do domingo (01), na ERS 332, trevo de acesso a Relvado. No local, ocorreu uma saída de pista provocando ferimentos em três pessoas. São elas, José Anor Marques, Rosângela Carvalho Soares e Gustavo Soares de Jesus. Após atendi-mento no Hospital Beneficente Santa Teresinha, os envolvidos foram liberados.

Acidente 3Um acidente de trânsito foi atendido pela Polícia Rodoviária Estadual de Encan-

tado. Conforme registro, um veículo Uno Mile de Capitão guiado por um Homem de 35 anos bateu na traseira de uma caminhonete Peugeot da prefeitura de Muçum, guiada por um homem de 64 anos. Do acidente foram registrados apenas danos materiais.

EmbriagadoNa madrugada da última quarta-feira (04), o condutor de um caminhão foi preso

por estar embriagado na ERS-129, Encantado. Em abordagem de rotina, o Grupa-mento Rodoviário da Brigada Militar, parou um Mercedes Benz 915, guincho, pla-cas de Porto Alegre. O caminhão carregava um automóvel e deslocava-se de Arvo-rezinha até a capital do estado. O motorista Nilo Sérgio Camargo Dubal, 52 anos, morador de Viamão, soprou o bafômetro que acusou o percentual de 0,50 gramas por litro de ar expelido. O homem foi conduzido e preso à delegacia de polícia de Lajeado. Autuado em flagrante, Dubal pagou fiança de R$ 1.244,00 para não ser recolhido ao presídio.

Roca Sales – O Centro de Referên-cia de Assistência Social (CRAS) inicia nesta sexta-feira, dia 6, mais um proje-to envolvendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, com o propósito de inclusão e formação social, por meio do esporte e da participação. Trata-se da Oficina de Taekwondo, que será realizada se-manalmente, em dois turnos, das 8h às 10h e das 14h às 16h.O Projeto “Inclu-são Social através do Taekwondo” tem como objetivo preparar os alunos para a boa qualidade de vida, garantindo aprendizagem e prática de ações que

resultem em seu bom desenvolvimen-to, assim como instruir para participa-rem ativamente da vida comunitária exercendo seus direitos e deveres, com permissão para experimentar, auxiliar e facilitar a conquista dos desafios da adolescência. As aulas são realizadas por um oficineiro. Vivências como so-cialização, limitações pessoais, respeito às regras, afetividades e a relação entre ganhador e perdedor serão trabalha-das.Os interessados em participar da oficina podem inscrever-se no CRAS. Mais informações através do telefone (51) 3753-2208.

CRAS inicia Oficina de Taekwondo

Roca Sales – A comunidade da Linha Marechal Floriano Alta está sendo beneficiada com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Mais de 200 famílias po-derão utilizar os serviços de saúde disponibilizados no local. Além de contemplar a comunidade onde está situado o posto, munícipes de linhas próxi-mas como Marechal Floria-no Baixa e Parobé também utilizarão os serviços.

O espaço, de 65,85 me-tros quadrados, recebeu um investimento de R$ 89 mil. A área de terra foi adquiri-

da pela Administração Mu-nicipal em janeiro. No mês seguinte, a empresa Andra-de & Carvalho Construções Ltda ganhou a licitação, tor-nando-se responsável pela obra. Em março, a constru-ção foi iniciada.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Cleoni-ce Maria Vargas da Silva, a

obra busca satis-fazer os anseios em saúde pública da comunidade da região alta do mu-nicípio. “Há muito tempo a comuni-dade aguarda por este investimento que beneficiará as famílias da lo-calidade. É um sonho antigo que já pode ser con-

siderado realidade”, diz. Ela ainda ressalta que as equi-pes de profissionais já es-tão sendo organizadas para bem atender o público.

A conclusão da obra deve acontecer conforme as condições climáticas. A previsão para início das ati-vidades é até o fim de julho.

Unidade Básica de Saúde em fase final de construção

Divulgação

O acidente causou danos de grande monta no veículo Pálio que foi retirado do local pelo caminhão guincho.

Fernando Kuffel

Page 23: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

23JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012DOUTOR RICARDO

Doutor Ricardo - O dia 28 de junho, pela tarde, foi de encontro do grupo Feli-citá, da melhor idade, e inte-gração com a melhor idade de Anta Gorda, que visitou o grupo de Doutor Ricardo com cerca de 90 integran-tes. O grupo de Anta gorda foi recepcionado ao som de músicas de quadrilha, en-trando no auditório do CRAS no embalo da dança. O grupo praticando saúde apresen-tou várias danças em estilos variados, o que prendeu ain-da mais atenção de todos. A secretária Catea Rolante, em nome da equipe, agradeceu a todos e disse estar “feliz em receber a todos nesta tarde bonita e com esta integração maravilhosa. Apro-veitem esse tempo. Queremos proporcionar mais um momento especial a todos vocês”. O vovô Do-mingos Giovanella, 91 anos, com suas três filhas Nirdes Mariotti, Marilene Mariotti e Loiraci Ma-

riotti, entre o intervalo de uma dança e outra, diz que “isso é muito bom, gosto de festa assim. Hoje minhas meninas me cuidam e posso me divirto, fico longe da depressão. Venho sempre”. As filhas comemoram e não desgrudam dele. “O pai tem que ficar pelo menos até os 100 anos”, diz loiraci.

Dança da Quadrilha foi atração no encontro da melhor idadeIntegração Festa Junina

Doutor Ricardo - Buscando proporcionar uma integra-

ção entre os PCD´s (pessoas com deficiência) e as crianças

de 0 à 6 anos que participam do Projeto PAIF (Projeto de

Atenção Integral as Famílias) a Secretaria da Assistência

Social de Doutor Ricardo organizou no dia 15 de junho uma

festa junina no CRAS. Um arraiá com comidas, bebidas,

danças e brincadeiras típicas de festa de São João propor-

cionou uma tarde de muita alegria e diversão, onde todos

puderam se aconchegar na tarde fria de inverno.

Doutor Ricardo - A admi-nistração de Doutor Ricardo vem proporcionando ativida-des aos munícipes para valori-zar, ensinar e, também, como uma forma de fonte de renda. No CRAS funcionam algumas oficinas voltadas ao artesanato com um público em várias ida-des e com objetivos distintos.

A instrutora Caroline Cechin Weber atuo junto ao CRAS em vários projetos. A Arte para a vida está atingindo desde ado-lescentes com 13 anos, mulhe-res e idosas do município com 60 anos de idade. A Arte de reinventar a vida complementa o projeto Oficina Terapêutica em saúde mental.

Caroline diz que fazer parte da equipe e transmitir conheci-mentos sobre artesanato dividir o que aprendeu. “Ensino o ar-tesanato em várias aplicações, ocupando a cabeça dos usuá-rios. É uma forma de distraí-

Artesanato que atrai e faz bemé desenvolvido no CRAS

los e também aprender algo novo que pode ser aplicado em casa como uma fonte de renda ou somente por atração”. Ela atua todas as segundas e quin-tas trabalho no projeto Arte para a vida, as quartas-feiras

no Massa na Mesa e as Sextas-feiras no Arte de reinventar a vida. Em relação ao trabalho, o sentimento é de “realização e conquista, de algo que gosto de fazer e ensinar” complementou a instrutora.

Divulgação

Divulgação

PremiaçãoNo mês de maio serão sorteados 4 (quatro) vale compras no va-

lor de R$350,00 cada. Nos meses de junho a novembro serão sorte-ados 2 (dois) vale compras mensais no valor de R$350,00 cada. No mês de dezembro serão 6 (seis) sorteios de R$1.000,00 cada.

É importante lembrar que as compras devem ser feitas no co-mércio local e o sorteio será feito através do sistema de bingo na Prefeitura Municipal.

A troca das notas deverá ser efetuada na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.

Ganhadores da Campanha sua nota vale prêmios

Doutor Ricardo - No dia 29 de junho foram conhecidos mais 2 ganhadores da Campa-nha sua nota vele prêmios. Os sorteados pelo sistema de bin-go foram Arthur Ogliari, cartela 7277 e Antonio Chini, cartela 3001.

A campanha e uma realiza-ção da prefeitura de Doutor Ri-cardo, através das secretarias da

Fazenda e Indústria, Comércio e Turismo, estão lançando a cam-panha Sua nota vale prêmios 2012. A campanha é baseada na Lei 722/2006 de 03/05/2006 e Lei 1036/2009 de 20/03/2009 e decreto No 28/2012, das dis-tribuições de cautelas.

A distribuição das cautelas será feita de acordo com o qua-dro abaixo:

1. Consumidores: a cada R$ 60 (sessenta reais) terá direito a 1 (uma) cautela numerada 2. Contribuintes: a cada carnê de tribu-tos quitados dá direito a 1 (uma) cautela nume-rada. 3. Produtores Rurais e Comerciantes: para cada R$ 550 (quinhentos e cinqüenta re-ais) dá direito a 1 (uma) cautela numerada. 4. Emplacamento de veículos: para cada veículo automotor emplacado, 5 (cinco) caute-las com 1 número impresso cada. 5. Projeto Doutor Ricardo mais belo com flores e floreiras: Para cada participante do projeto, 5 (cinco) cautelas com 1 número impresso cada.

Page 24: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO 29 de junho de 201224 ROCA SALES

Roca Sales – O tradi-cional Arraial de São João de Roca Sales ocorre dia 14, sábado. O evento inicia às 13h30min e estende-se até às 16h30min, na quadra externa no Centro Social Urbano (CSU) com danças folclóricas, músi-cas, comidas típicas, brin-cadeiras e muita diversão.

Quentão, cachorro-quente, pé-de-moleque,

rapadura e pipoca esta-rão entre as gostosuras disponibilizadas na tarde. Na ocasião, todas as es-colas apresentam danças, quadrilhas e casamentos caipiras. As alunas do Pro-jeto “Arte do Movimento” e o Grupo de Danças da 3ª Idade também mostram seus dotes artísticos. A animação da festa fica por conta da Banda Fascínio.

Arraial de São João é no dia 14

Vitória Stürmer Bortoletti

Soberanas de Roca Sales convidam a todos para a festa

Futuras mães participam do 2º encontro do Curso de Gestante

Vitória Stürmer Bortoletti

Psicóloga Adriana, futuras mamães Cinara Cardoso e Luciana P. Lutz e a Enfermeira Andresa

Roca Sales – Ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 3, o 2º en-contro do Curso de Gestante pro-movido pela Secretaria Municipal de Saúde Social, através da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Enfermeira Andresa Nu-nes Brás e da Psicóloga Adriana Maria Pivatto orientaram as futu-ras mamães sobre alterações no organismo da gestante, aspectos psicológicos na gravidez e relação materno-infantil.

Andresa conversou com as ges-tantes sobre modificações fisioló-gicas no corpo da mulher, como aparecimento de estrias, varizes e manchas na pele. Alterações no organismo e nos sistemas respira-tório, circulatório/sanguíneo, ge-nital e urinário também foram sa-lientadas. Após, Adriana trabalhou sobre mudanças, resgate das expe-riências infantis, alterações de humor na gestação, desafios, ansiedade, medo de aborto, gravidez não planejada, sonolência, carência, diminuição do apetite sexual, preocupações com o aumento de peso e sonhos durante a gravidez. Em relação ao contato mãe-bebê, a profissional falou sobre enxo-val, nome do bebê, saída do trabalho e preparo do ambiente familiar. Os futuros papais também fo-ram alvos da palestra, pois também sofrem com as alterações psicológicas, como troca de afeto com o bebê, auxilio com os cuidados e desejos.

Com três meses de gestação, Luciana Paulos Lutz (24), grávida pela primeira vez, diz que os en-contros são momentos propícios para desvendar os mistérios e mitos da gravidez. “Participo para me sentir mais segura na hora do parto e saber li-

dar com as novas descobertas da gestação”.O objetivo do curso é oferecer aos futuros pais

orientações de profissionais especializados que buscam prepará-los para as novas descobertas e desafios que é a gravidez. As inscrições ainda po-dem ser feitas através do telefone (51) 3753-2350, com Andresa. O curso é gratuito, ocorre semanal-mente e prossegue até o dia 3 de agosto.

Próximo encontroO 3º encontro do curso ocorre na próxima

terça-feira, dia 10, a partir das 14h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os temas trabalhados serão trabalho de parto, parto normal e cesárea e cuidados com o recém-nascido. Três monitoras participara do encontro: Enfermeira Andresa Nunes Brás, Ginecologista/Obstétra Drª Caroline Chiarelli e a Pediatra Drª Melina Feldens.

Roca Sales – O Diário Oficial do Estado publicou na última sexta-feira, dia 29 de junho, o recurso de R$ 418.943,57 para ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Cen-tro de Roca Sales. O recurso será liberado via Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Saúde.

O projeto aumentará a área total do espaço em 277,09 me-tros quadrados, divididos em 99,71 metros quadrados na parte inferior e 177,38 metros quadrados na parte superior. Ao todo serão 638,73 metros quadrados destinados à saúde da comunidade. A Unidade terá dois andares. Salas serão am-

pliadas, recolocadas e outras construídas. A parte superior será formada por dois banhei-ros, copa, sala de administração, de reuniões, de espera, recepção e dois consultórios.

Conforme a Secretária Muni-cipal de Saúde, Cleonice Maria Vargas da Silva, o projeto benefi-ciará a população de Roca Sales. “Devido ao aumento da popu-lação, o espaço físico da USB se tornou pequeno. Esta ampliação vem ao encontro das necessida-des da comunidade, oferecendo melhor qualidade de vida e con-dições de saúde aos rocassalen-ses”, afirma. A etapa de licitação será iniciada em breve, definin-do quem construirá a obra.

Vitória Stürmer Bortoletti

Unidade de Saúde será ampliada

Liberação de recursos contou com a participação do deputado Alexandre Postal

A liberação destes recursos para ampliação e melhorias no posto de saúde Centro de Roca Sales, contou com um pedido que foi encaminhado em audiência agendada pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB).

No encontro, que também contou com a participação de representantes da administração municipal, foi reforçada a importância do recurso para execução de projetos que con-tribuirão para a melhoria do setor de saúde no município. Com a liberação da verba, o projeto de construção de novas salas e a aquisição de novos equipamentos para o centro de saúde será viabilizado. O recurso financeiro será depositado na conta do município nesta semana.

“Parabéns a toda comunidade por esta importante conquista. Essa vitória renova meu compromisso de estar sempre em defesa da população rocassalense”, comemorou Alexandre Postal.

Page 25: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012 25COLUNA DE NILSON DEBORTOLI - Página 26H

enriq

ue P

eder

sini

Bolerage

Na segunda reportagem da série, o destaque de hoje vai para o Bolerage, clube fundado em 9 de janeiro de 2008

O rocassalense Diego Ziegg começou a trabalhar com fute-bol na Prefeitura de Roca Sales como técnico da escolinha de futebol CTE. No ano passado, a equipe disputou a 7ª Taça da Amizade com a categoria sub-15 e obteve a melhor classifi-cação desde a primeira edição da competição, conquistando o quinto lugar.

Após dois anos de trabalho no CTE, Diego aceitou a pro-posta para trabalhar no Espor-te Clube Novo Hamburgo. No dia 1º de agosto de 2011, ele começou a trabalhar com a ca-tegoria 96/97 B do Nóia, onde disputou o segundo semestre do campeonato Encosta da Serra e ficou em quinto lugar.

Este ano, Diego assumiu o comando da categoria Sub 13. Até o momento, o Novo Hamburgo disputou 16 jogos,

venceu 13, empatou um e perdeu apenas dois. Na Encosta da Serra está em segundo lugar e no Gauchão de Base está em primeiro.

Confor-me Diego, o clube Novo Hambur-go cresceu muito nesses últimos meses em estrutura e organização. “Tanto que estão para confirmar a participação da minha categoria no EFIPAN, o principal torneio da Amé-rica Latina da categoria, que acontece em Alegrete”, comen-ta. “Estou muito feliz de poder

trabalhar numa grande equipe do Estado como é a do Novo Hamburgo. Desde que che-guei aqui cresci muito e isso tudo comecei a construir em Roca Sales, cidade onde reside minha família e sempre que posso vou visitá-los para matar a saudade”.

Técnico rocassalense é destaque na base do Novo Hamburgo

Arquivo pessoal

Diego está no Vale do Sinos desde agosto de 2011

Foi realizada na última sexta-feira, a 4ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal, com jogos entre as equipes Amigos da Bola 2x8 Harmonia A, Só Bafo 1x4 Alvi Azul, São Luis 1x6 Linha Argo-la e Xurupita 5x5 Espaço Ideal, folga das equipes Locomotiva, Fronteira, Granja Hunhoff e Harmonia B. Nesta rodada, fo-ram suspensos por 2 jogos os

atletas Fernando Bertoldo da equipe Xurupita e Vitor Biasi-betti da equipe Espaço Ideal, o atleta Cleber Ziem, também da equipe Espaço Ideal foi suspenso por 1 jogo.

Hoje não haverá rodada em função do evento promo-vido pelo Sicredi, patrocina-dor do Campeonato. Os jogos desta rodada acontecem no dia 13.

Futsal de Capitão Chega à quarta rodada

Time do Xurupita empatou na última rodada

Divulgação

Page 26: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

26 JORNAL OPINIÃO 06 de julho de 2012

Encantado – A 6ª Etapa da Copa União Gatora-de de Ciclismo será realizada neste domingo (8), com a participação de aproximadamente cem ci-clistas na disputa. O trajeto terá largada e chega-da em frente ao Centro Administrativo Municipal, na Rua Monsenhor Scalabrini. O percurso seguirá pela Rua João Sana até a Academia de Saúde ao Ar Livre, recentemente instalada no Parque Multies-portivo.

As inscrições serão realizadas no local, a partir das 7h, com a primeira largada às 9h. A coordena-ção local da Copa de Ciclismo, inédita no municí-

pio, está a cargo da Secretaria Municipal da Juven-tude, Desporto e Turismo e do Conselho Municipal de Desporto (CMD). Em homenagem ao Tour de France, os 60 primeiros inscritos receberão uma camiseta dry amarela. A premiação consiste em medalhas de participação; toalhas de banho da Gatorade para os primeiros lugares de todas as categorias, do 1º ao 5º por categoria; premiação extra para as categorias Master-A, Master-B e Master-C – com dez ou mais inscritos. Mais infor-mações pelo telefone (51) 3751-3400 ramal 2409 ou pelo [email protected].

ACEST - RESULTADOS AMISTOSOS

Encantado espera mais de 100 ciclistas para a Copa União Gatorade

Em parceria com o Rui Barbosa de Arroio do Meio, o CFM cedeu atletas para disputa da Copa Piá 2012. No último sá-bado (30), o time disputou a final da com-petição e sagrou-se campeão ao vencer o Santa Clara do Sul pelo placar de 5 a 1, com gols de Willian Damasio (2), Fabrí-cio Zotti (2) e Maurício Capitânio, atletas do CFM.

O último final de semana foi mo-vimentado para Escolhinha Águia. No sábado (30), os garotos foram até Teutônia, enfrentar o IECEG no Ginásio do Canabarrense. Ao todo 30 meninos entraram em quadra, distribuídos em cinco categorias entre 2001 a 2006. Disputadas seis partidas, a Águia venceu uma partida, empatou outras duas e foi derrotado em três jogos.

Na parte da tarde, em Lajeado, pela disputa da 24ª edição da Copa Piá, a Águia entrou em quadra para disputar duas finais. Na categoria 2003/2004 o time conseguiu o tí-tulo, vencendo o Pratas da Casa pelo placar de 4 a 2. Na categoria 2005, a Águia acabou derrota por 6 a 2 pelo Pumas, ficando com o segundo lugar. No time que conquistou o título, destaque para o ala Otávio Borniatti. O ala direira de oito anos é fã do jogador Oscar do Internacional e no jogo da final anotou 3 gols para a Águia. Otávio foi escolhido como destaque da final pela comissão de arbitragem da competição.

Cat. 1997 - CFM Nova Brescia 5 X 2 CFM EncantadoCat. 1998 - CFM Encantado 5 X 3 CFM Nova BresciaCat. 1999 - CFM Encantado 9 X 4 CFM Nova BresciaCat. 2000 - CFM Encantado 3 X 3 CFM Nova BresciaCat. 2001 - CFM Nova Brescia 9 X 3 CFM EncantadoCat. 2002 - CFM Encantado 8 X 3 CFM Nova Brescia

2002 do CFM conquista Copa Piá

ÁGUIA É CAMPEÃO NA CATEGORIA 2003/2004 NA COPA PIÁ

Equipe Campeã na Cat. 2003/2004

Otávio Borniatti

# Os clubes de sábado à tarde que vieram a cancelar seus jogos na sexta-feira sem motivo justo para o fato serão descre-denciados pela Acest e não terão mais seus jogos divulgados.

# O zagueiro encantadense Vinicius Masiero que está jogan-do a Segundona pelo União Frederiquense, marcou um dos gols de sua equipe no empate em 2 a 2 frente ao Guarani de Cama-quã.

# Na decisão da Copa Federação Gaúcha de Futebol Sub 17, os dois jogos na decisão aconteceram no campo sintético do São José, dia 29 de Junho. No primeiro jogo, o Internacional bateu o Grêmio por 3 a 1. Na última quarta-feira (04), o Internacional voltou a vencer o Grêmio por 1 a 0, sagrando-se campeão.

# Fundado em 12 de Julho de 1997, o Ajax que atua nos sábados à tarde, completa na quinta-feira o seu 15º aniversário e recebe nossos cumprimentos.

# O atacante Everton Nazarenko Custódio, marcou um gol na derrota do último sábado do Sakemihouse. O atacante disse que vive seu melhor momento na carreira.

# No estadual sub 50, a equipe de Garibaldi que conta com os reforços encantadenses, venceu, no domingo, por 3 a 1 o São José de Cachoeira do Sul.

# O Regional da Aslivata, Série A, marcou reunião com os clubes na noite de ontem, onde deveriam ser tratados assuntos referentes a realização do campeonato que deve iniciar no mês de agosto.

Amistosos Realizados - 30/06Pumas 3 X 2 Juventude-TR

Manchester 3 X 2 BohemiosRacing 0 X 2 Moranga Mec

Ouro Verde 1 X 2 Juventude-LambCochabamba 1 X 1 Arsenal

Vet. Tiradentes 2 X 1 LuccarSport Star 0 X 3 Amigos Laçador

Zambiazi 6 X 5 Vet. SerranoSakemihouse 1 X 5 Botafogo-NB

Paloma 2 X 1 Los AcumuladosCruzeiro 2 X 4 Fortes e Livres

Bolerage 7 X 1 JuventusInter-BC 2 X 2 Xurupita

Concórdia 4 X 2 AjaxAmistosos Sábado 7 de JulhoCabriúvas - Abutres X Pavilhão IX Luccar X Juventude-LambAzulão - Arsenal X Paloma Hoolygans X HleraBaixada - Alvorada X Cruzeiro Albatroz X PedreirosCruzeirão - Juventus X Caballeros Bohemios X MuçumMoção - Ajax X Copalto Bolerage X ConcórdiaSagradão - Botafogo-NB X PumasA.Meio - Galacticos X SakemihouseJacão - Jacaré - La PelotaCaçadão - Caçadorense X Ouro VerdeCoqueirão - Inter-BC X SCRECRicardão - Los Acumulados X Zambiazi-NBN.Brescia - Vet.Tiradentes X Benfica-NBR.Sales - Glicose X Toma 10Encruzilhadão - Juventude-RS X OperárioReizão - Juventude-TR X Sport StarA.Meio - Sokellos X Juventude-COLSerranão - Vet. Serrano X Xurupita

Também no sábado (30), o CFM pro-moveu em Nova Brescia, mais uma ro-dada do Regional de futsal. Participam da competição atletas do CFM de Nova Brescia e Encantado. A competição serve para movimentar todos os atletas da es-colinha e integrar garotos que disputam outras competições na mesma equipe. Confira no quadro acima os resultados.

Escolinha do CFM é uma das mais tradicionais da região

Div

ulga

ção

Page 27: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

27JORNAL OPINIÃO n 06 de julho de 2012

Henrique Pedersini Bolerageexperiência e juventude FIGURAÇA

Foto

s: H

enriq

ue P

eder

sini

Assim como a maioria dos clubes, o Bolera-ge surgiu de um grupo de amigos que reunia-se para jogar futebol em finais de semana. A mesma turma organizava um bloco de car-naval em Encantado, denominado Bolerage, dando origem ao nome do time, fundado em 9 de Janeiro de 2008.

O grupo sempre foi formado por garotos. A grande maioria, atletas que passaram por times do interior do Estado, como Fernando Ferreira (Nandinho), que foi um dos fundado-res. Ou Jonas Acker, que também participou da primeira formação.

Atualmente, o Bolerage conta com um plantel diversificado. Estão no elenco jovens revelações como o zagueiro Yuri (Tonhão), além de atletas que chegaram a passar por times de maior expressão na região. É o caso do zagueiro Francisco Fumagalli (Chico), que integrou o elenco do Lajeadense recentemen-te, além dos jovens Erick, Betinho, Duane e Bica, que atuaram no Esporte Clube Encan-tado. Também estão no grupo do Bolerage, figurinhas carimbadas do futebol do Vale do Taquari, como os intermináveis Rodrigo de Farias, o Didi, e o centroavante Nico.

E como dizem que todo time tem sua estrela, o Bolerage não deixa por menos. Ladir de Castro, o Ladi, é um dos conhecidos boleiros do grupo. O ata-cante carrega um apelido no mínimo curioso.

Os companheiros o chamam de Tufão, perso-nagem da novela Avenida Brasil, da Rede Globo. Ladi não se incomoda com o apelido, o boleiro só fica na bronca quando, do banco de reservas, vê o time desperdiçar chances de gol.

A figuraça da semana faz questão de lembrar que seu time busca apre-sentar sempre o bom fu-tebol. “Quem acompanha nossos jogos sabe que só jogamos futebol, não gos-tamos de nenhum tipo de confusão”, afirma Tufão.

Não são todas as equipes de sábado à tarde que podem contar com uma dupla de zaga desse nível. Francisco Fumagalli (Chico) e Yuri Agnoletto (Tonhão) são os responsáveis por proteger o gol do Bolerage. Tonhão tem apenas 15 anos e impressiona pelo porte físico.

Na Taça da Amizade de Roca Sales, desse ano, Tonhão recebeu elogios da reportagem da Rádio Encantado e de integrantes da comissão técnica do Grê-mio. Chico tem 19 anos e, além da força, destaca-se pelas cobranças de faltas. Na última partida, quando o Bolerage ven-ceu por 7 a 1 o Juventus, Chico anotou dois gols.

OS DESTAQUES

Chico e Tonhão formam a dupla de zaga

PRESIDENTE

Erick é presidente e atacante

Galera esquenta o banco enquanto espera pela chance de ir para o jogo

Nico também é atacante

O VETERANO

Em certos lances, o Bolerage precisa olhar para cima para achar a bola

Page 28: Jornal Opinião 6 de Julho de 2012

Encantado, 06 de julho de 2012

Rocassalense é destaque no EC Novo Hamburgo Página 25