36
ANO 1 /// NÚMERO 3 ABRIL - MAIO 2012 Distribuição Gratuita DARREN DAVIS A grande virada: do esporte para o púlpito CÂNDIDOS E A FICHA LIMPA COMO A MOBILIZAÇÃO POPULAR ESTÁ MUDANDO O RUMO DA POLÍTICA NO BRASIL UM AMOR RADICAL SAIBA O QUE LEVOU LANA VASQUEZ A UMA VIDA DE DEDICAÇÃO AOS ÓRFÃOS NA TAILÂNDIA CÂNDIDOS E A FICHA LIMPA COMO A MOBILIZAÇÃO POPULAR ESTÁ MUDANDO O RUMO DA POLÍTICA NO BRASIL UM AMOR RADICAL SAIBA O QUE LEVOU LANA VASQUEZ A UMA VIDA DE DEDICAÇÃO AOS ÓRFÃOS NA TAILÂNDIA DARREN DAVIS A grande virada: do esporte para o púlpito

Life Up Magazine - Ed03

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Life Up Magazine - Ed03

Citation preview

Page 1: Life Up Magazine - Ed03

ANO 1 /// NÚMERO 3ABRIL - MAIO 2012

Distribuição G

ratuita

DARRENDAVISA grande virada: doesporte para o púlpito

CÂNDIDOS E A FICHA LIMPA COMO A MOBILIZAÇÃO POPULAR ESTÁ MUDANDO O RUMO DA POLÍTICA NO BRASIL

UM AMOR RADICAL SAIBA O QUE LEVOU LANA VASQUEZ A UMA VIDA DE DEDICAÇÃO AOS ÓRFÃOS NA TAILÂNDIA

CÂNDIDOS E A FICHA LIMPA COMO A MOBILIZAÇÃO POPULAR ESTÁ MUDANDO O RUMO DA POLÍTICA NO BRASIL

UM AMOR RADICAL SAIBA O QUE LEVOU LANA VASQUEZ A UMA VIDA DE DEDICAÇÃO AOS ÓRFÃOS NA TAILÂNDIA

DARRENDAVISA grande virada: doesporte para o púlpito

Page 2: Life Up Magazine - Ed03

Não sabe o que estas caixas são?“QR Codes” são códigos de barra bidmensionais que podem ser lidos por smartphones com câmera.

1. Baixe um aplicativo leitor “QR Code”;2. Aponte a câmera do seu dispositivo;3. Aproveite!

Page 3: Life Up Magazine - Ed03

José Pio Martins – Se a tendência atualmente é o acúmulo de funções, então este econo-mista, professor universitário, conferencista, executivo, reitor (da Universidade Positivo em Curitiba), e colunista mais do que preencheu o requisito. Nesta edição ele colaborou com uma coluna sobre liderança. Digamos que ele entende do assunto...

Diretor Geral: Dirceu Santos /// Editora: Samara Gomes /// Redator: Edinelson Alves /// Projeto gráfico: Projeteria /// Colaboradores: Bené Gomes, Heliomar Santos Junior, Joyce Cerqueira Freire, Maressa Scharan, Talitha Schmidt e Vinícius Peclat, Viviany Hollanda /// Foto de Capa: Heather Ballis.

EXPEDIENTE

PERFIS DE ALGUNS COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

Uma das práticas mais difíceis de compreender dentro do cristianismo é a de deixar para trás nos-sas falhas e erros, de não ficarmos presos a eles, pois Jesus já fez uma obra redentora por todos nós. Elaborar essa revista tem colocado a equipe cara a cara com essa questão. Erros acontecem e não podemos ficar remoendo em cima do que deixamos passar. E não se trata apenas de deixar para trás o que ficou, mas também de seguir em frente, para um alvo. Nós, da Life Up, temos um alvo de ex-celência e pouco a pouco estamos chegando lá. Qual é o seu alvo? O que você tem feito para chegar lá? Saiba que Deus está contigo durante todo o processo, do início ao fim, para levá-lo à vitória.

EDITORIAL

NOSSOS CONTATOSWebsite: www.lifeupmagazine.com.br /// Email: [email protected] /// Telefone: (21) 2431-2114 /// Twitter: @LifeUpMagazine /// Facebook: www.facebook.com/lifeupmagazine

Maressa Scharan – Sua participação na revista tem sido de diferentes formas em dife-rentes momentos. Ela já foi colunista e dessa vez intermediou nossa matéria de capa, ajudando ainda com a tradução! Vamos ver qual vai ser seu próximo papel...

- Fragale Fala- Geração Nova: Quando eu crescer quero ser

- Coluna Colaboradores: Mais Profundo- Mini Novas

- VIBE: Páscoa, a nossa história- Especial Obras da Cidade: Novo Terminal Alvorada e o BRT

- Perfil: Um Amor Radical- Político-Critica:Cândidos e a Ficha Limpa

- CAPA: Darren Davis - A Grande Virada: do Esporte para o Púlpito- Mini Novas - Rio

- Coluna Colaboradores: Liderança é uma coisa, chefia é outra - Jovens Mais: Conselhos Maternais

- Finanças: Para uma vida saudável nas finanças- Viajar é Preciso: San Martin de Los Andes

- Receita: POP Cake- D.I.Y. - Faça Você Mesmo: Wall Pocket

- Calendário NOVA Igreja

24568

910121418

20222629303132

Pág.

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág. Pág.

Page 4: Life Up Magazine - Ed03

Nós da Life Up temos o desejo firme de que ao chegar em suas mãos, essa revista cause um impacto positivo em sua vida; que, de alguma forma, ela coopere para que você seja fortaleci-do em seu espírito. Nosso desejo não é lhe pro-porcionar mera distração, mas reflexão. Então, nesse número eu gostaria de lhe assegurar que Deus em pessoa está com você.

Por mais difíceis que pareçam certas circuns-tâncias que temos que enfrentar na vida, a Bíblia nos assegura, e a fé nos faz crer, que Deus está conosco. Não como mero espectador, mas com todo o seu poder e força, Ele está ao nosso lado, esperando apenas um convite seu para entrar em ação. Normalmente ele não age sem ser convidado, pois deu ao homem o direito de fazer escolhas, o livre arbítrio.

Agora veja algumas coisas que a Sua Palavra diz em relação ao socorro que ele quer lhe dar: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor dessa terra” (Isaías 1:19). Você percebe a gen-tileza de Deus ao não impor nada, mas a convi-dar você a crer e convidá-lo para entrar no cir-cuito e derramar sobre a sua vida o melhor que ele mesmo possui? Veja mais em Apocalipse 3:20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Você percebe a gentileza do Senhor Jesus ao esperar por um convite ao invés de arrombar a porta?

Mas não confunda essa gentileza com fraqueza,

pois uma vez que o convite seja feito, Ele vai entrar para te guardar, proteger e exaltar acima de todos os seus inimigos. Ele mesmo vai se colocar na frente de batalha para comandar os exércitos angelicais que lutarão a seu favor. Para as forças do inimigo, essa é uma guerra per-dida. Enquanto você luta por conta própria, ou mesmo contando com algum tipo de apoio re-ligioso por perto, o inimigo é forte o suficiente para resistir e contra atacar. Mas quando você convida o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, o Médico dos Médicos, o Príncipe da Paz, o Maravilhoso, o Deus Forte, o Todo Poderoso, o Grande Eu Sou (desculpe colocar tantos títulos que a Bíblia atribui a Jesus, mas não resisti...), para entrar na batalha, assumir o comando e ar-rasar o inimigo, você pode descansar, lançando sobre Ele mesmo toda a sua ansiedade, porque dali por diante Ele assumirá o comando.

E se o inimigo consegue resistir a outras for-ças espirituais que o homem considere como valorosas, sejam anjos, espíritos, principados, potestades, ainda que sejam considerados como “deuses”, quando o General dos Exércitos Ce-lestiais entra em cena, toda e qualquer outra coisa ou criatura encolhe, perde o brilho e a im-portância, pois Ele é o Rei da Glória!

E tudo isso Ele faz mediante um simples convite! Não é interessante que tudo o que você precisa fazer é convidar e então confiar? Quanto uma pessoa estaria disposta a pagar pela proteção do melhor e mais forte guarda-costas do mundo?

4

| Fragale Fala

- Por Maurício Fragale

Page 5: Life Up Magazine - Ed03

5

Fragale Fala |

Que tipo de sacrifício estaria disposta a fazer para ter ao seu lado a pessoa mais influente do planeta? Quanto valeria ter como seu defensor o mais esperto e mais capacitado advogado do mundo, aquele com o currículo mais repleto de vitórias sobre a face da Terra? E se fosse para ter esses três ao mesmo tempo cuidando de você, quanto isso valeria? E você tem! O Pai, o Filho e o Espírito Santo! E para fazer as coisas ainda mais fantásticas, nenhum dos três cobra hono-rários, não exige sacrifícios, nem pede qual-quer coisa grande demais para entrar na cena da sua vida: apenas um simples convite. Jesus não compartilha da sua glória com ninguém. Se você quiser apenas acrescentar Jesus a um panteão de “salvadores”, esqueça. Mas se você se posicionar para deixar de lado todo e qualquer outro recurso, sejam superstições, amuletos, patuás, a confiança em qualquer outro ser es-piritual, tenha ele o nome que tiver, e passar a confiar tão somente no Mestre dos Mestres, que deu sua vida na cruz para que você seja salvo e se torne um vitorioso, tudo o que você precisa é fazer um convite e permanecer firme na confi-ança de que ele não te decepcionará.

Não perca tempo. Não importa a sua orientação religiosa. Eu estou te falando de vida vitoriosa e não de ritos, rituais, cerimônias, e todo um con-junto de ações que só te bloqueiam a visão do Deus maravilhoso que te ama e tem um desejo profundo de te abençoar.

Cresça em fé, viva vencendo, seja uma benção!

Page 6: Life Up Magazine - Ed03

6

| Geração Nova

No dia 1º de maio comemoramos o Dia In-ternacional do Trabalho, celebrado também em países como França e Rússia. Essa data foi escolhida em homenagem à greve geral de operários ocorrida na cidade de Chicago (EUA), em 1º de maio de 1886. Os trabalhado-res reivindicavam redução da jornada de traba-lho de 16 para 8 horas diárias, e o protesto foi fortemente reprimido pelo governo da época. A partir de então a greve tornou-se símbolo da luta operária por seus direitos.

No Brasil, essa data ficou conhecida como o “dia oficial do trabalho”, durante o governo de Getúlio Vargas, pois era neste dia que o gover-nante anunciava as principais leis e medidas que atendiam a iniciativa dos trabalhadores, tais como reajustes salariais, férias remuneradas, 13º salário, licença-maternidade, etc. Além ter sido decretado como feriado nacional, o Dia do Trabalho é marcado por festas, comícios, shows e passeatas em comemoração aos trabalhadores.

Para aqueles que já entraram para o mercado de trabalho, o Dia Internacional do Trabalho acaba sendo uma chance para descansar de seu ofício diário. Para a criança, porém, o trabalho faz parte de um sonho distante, a opor-tunidade de fazer aquilo que mais gosta, de se di-vertir ou ainda de ser aquilo que viu em algum filme. E isso certamente já aconteceu com você!

Embora a possibilidade dessas crianças se tor-narem princesas ou bombeiros seja no mínimo baixa, especialistas dizem que os pais devem estimular o entusiasmo de seus filhos, ajudan-do-os a aprender sobre as carreiras que forem escolhendo ao longo da vida. Não se preocupe se seu filho de cinco anos quiser ser um skatista – é apenas uma fase de fantasia!

Os pais são os melhores exemplos de profissio-nais para os filhos. Ou ainda adultos que este-jam sempre por perto. Não é incomum ouvir um filho dizer que quer ser o que o pai é, ou então um sobrinho querer ser o que o tio é. Use este canal para conversar com seu filho sobre o seu trabalho, mostrando o que existe de bom sobre sua carreira, se é ganhar dinheiro ou in-teragir com pessoas interessantes... Você pode não ser uma “princesa” ou um “astronauta”, mas a sua “boa atitude” para com o seu trabalho deve contagiar seu filho.

Com uma boa educação e com o natural ama-durecimento, seu filho irá desco-

brir suas próprias limitações. E cabe a você ajudá-lo a

encontrar seus pontos fortes, a explorar as

diferentes oportuni-dades de carreiras e investigar o que é necessário para ter sucesso. Afinal, nem to-dos podem ser uma “princesa” ou um “prín-

cipe”, mas todos nós precisamos

crescer em algum momento da vida!

Quando eu crescer quero ser...- Por Samara Gomes

| Baseado no artigo “Sonho de Criança” do www.educacaoinfantil.pro.br

Page 7: Life Up Magazine - Ed03

7

Viver na superfície é absolutamente cômodo. Assumir a postura de “plâncton espiritual” não nos exige nada, faz apenas com que sejamos ar-rastados pela maré pra lá e pra cá. Se a moda é um tipo de pregação, somos levados por ela; se é outro rito, lá vamos nós de novo. Viver assim não traz grandes mudanças, não há evolução, e nos dá a falsa e confortável sensação de estar-mos seguindo os planos de Deus pra nós.

Viver em profundidade espiritual, assim como no mar, nos exige esforço. É, na maior parte do tempo, nadar contra a maré, ou seja, não apenas ler a Bíblia, mas vivê-la. Deixar de lado as con-versas vazias, ousar, crer no “impossível”, ouvir e obedecer à voz do Espírito Santo. O desenvolvimento de toda a nossa vida de-pende do nível de intimidade e envolvimento que temos com Deus e com o seu reino. Deixar a superfície para ir mais profundo em nossa vida espiritual nos faz descobrir todos os dias

lugares onde Deus pode e quer nos levar. To-das as maravilhas que Ele já criou e que jamais passaram por nossas mentes limitadas. Quanto mais profundo vamos, mais mistérios nos são revelados, mais parecidos com Cristo nos tor-namos. Nossos pensamentos e desejos ficam mais alinhados com os dEle; nosso falar, mais edificante e nossas vidas, mais abençoadas.

SAIA DA SUPERFÍCIE!

Deus tem maravilhas pra você, segredos pra te revelar, mas só você pode decidir conhecer e viver isso. Dedique-se a buscar a Deus dili-gentemente, mergulhe em sua graça...

...OUSE IR MAIS PROFUNDO! “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão in-sondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 10:33)

- Por Talitha Schmidt

Coluna Colaboradores |

Page 8: Life Up Magazine - Ed03

Para melhorar a pesquisa // Os sites de pesquisa vieram para facilitar a vida de milhares com a busca rápida. Mas mesmo assim, existem macetes pouco conhecidos que garantem melhores resultados para a nossa procura, como:

- O uso de aspas. Elas forçam que a frase dentro delas esteja em sua ordem correta, evitando que elas apareçam longe uma da outra na pesquisa. Basta colocar a frase desse modo: “Frase que deseja pesquisar”.

- O uso dos sinais de menos (-) e mais (+). Às vezes, ao realizar uma pesquisa, uma palavra teimosa insiste em se juntar

com a pesquisa original. Para evitar que ela apareça na sua pesquisa, digite o termo desejado e depois use o sinal de menos (-) e, sem espaço, digite a palavra indesejada (-palavra). Assim como podemos excluir palavras da nossa pesquisa, podemos ga-rantir que outras sempre apareçam, usan-do o sinal de mais (+).

Curiosidades [quase inúteis] sobre o Google: ele também funciona como con-versor e calculadora! Além de somar e subtrair, podemos multiplicar (*) e divi-dir (/). Para converter basta colocar, por exemplo: “230 real to dollar” ou “20 km to mile”.

| Mini Novas

8

Estilos Cruzados // A fotógrafa ca-nadense Hana criou um projeto chamado ‘Switcheroo’, feito com pelo menos duas pessoas, de preferência casais. Primeiro é tirada uma foto do casal normal, e de-pois é tirada uma foto em que o homem veste a roupa da mulher e vice-versa, buscando imitar inclusive a pose um do outro. O resultado é uma coleção de fo-tos divertidas. Ela realmente levou ao pé da letra o termo “se colocar no lugar do outro”!

| Confira mais fotos em: http://www.sincerelyhana.com/projects/switcheroo/

Page 9: Life Up Magazine - Ed03

Xumbrega // A Globo Livros lançou em Março o “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta”, de Alberto Villas. Trará palavras hilárias e curiosas que caíram em desuso, como... “xumbrega”, cuja origem remonta a 1600 e que significa “coisa ruim, mal acabada”.

| Esta nota é do blog ancelmogoes.com

Se adiantando // A TV Globo já adqui-riu os direitos para transmitir as Copas do Mundo de 2018 (que será na Rússia) e de 2022 (que será em Catar).

Mini Novas |

Pulserinha ideal // A Clinique Inter-nacional, marca de cosméticos, criou um artifício a fim de melhorar o atendimento em suas lojas e quiosques. Criaram pulsei-ras de variadas cores que indicam o tipo de serviço que o consumidor espera. No caso, a pulseira rosa indica que ele não quer ajuda

– quer fuçar por conta própria. A pulseira branca indica o desejo de ser atendido bem prontamente por um dos vendedores e a pulseira verde é para quem quer sugestões ou orientações. As pulseiras são opcionais, mas se adotadas pelos consumidores po-dem melhorar e muito o atendimento!

9

Cupcakes 24 horas // Uma confeitaria americana chamada Sprinkles inaugurou este ano uma máquina de cupcakes, den-tro dos moldes de um caixa eletrônico de banco, onde o cliente pode “sacar” um cup-cake a qualquer hora. Por enquanto a única máquina existente fica em Beverly Hills.

| http://www.sprinkles.com/

Page 10: Life Up Magazine - Ed03

10

Durante boa parte da minha infância, a Páscoa se tratava daquela época em que os ovos de chocolate voltavam a surgir nos supermercados e lojas, mas que, por escolha dos meus pais, eu não podia comer porque não tinha nada a ver com a verdadeira Páscoa.

Eles me contavam a história da primeira Páscoa, em que o povo de Israel foi liberto da escravidão do Egito. Foi quando Deus instruiu seu povo a sacrificar um cordeiro e passar o seu sangue por cima das portas de suas casas para que o anjo da morte, 10ª praga enviada contra o Egito, não pudesse matar seus primogênitos. Para os egíp-cios, foi um dia de muita dor e perda, mas para os israelitas, foi o dia de livramento e libertação. Uma história que para mim falava da grandeza do nosso Deus, mas que não despertava nada além disso, de temor e curiosidade (e um pouco de frustração, porque por causa dessa história eu não podia comer os ovos de chocolate).

Aprendi depois que Deus não faz nada por acaso, pois além de libertar o povo de Israel, esse ritual de sacrificar o cordeiro e da proteção do sangue era uma prefiguração do que Jesus representaria para nós. Deus já tinha o plano da salvação para a hu-manidade, plano que consistia em enviar Jesus para morrer por nós, para nos libertar. E Jesus fez isso: veio para este mundo e sa-crificou-se, deu-se por nós, morreu na cruz, carregou todos os nos-sos pecados e foi para o inferno. E três dias de-pois, Jesus ressuscitou. O inferno não poderia

retê-lo porque Ele era de fato puro. Ele triunfou sobre a morte e hoje está assentado à direita do Pai.

Essa poderia ser outra história bonita, falando da grandeza do nosso Deus (e que me impedia de desfrutar tais ovos de chocolate), mas a ver-dade é que ela é muito mais do que isso. Ela é uma história sobre nós. A ressurreição de Cristo significa para nós a libertação dos domínios do pecado. Fomos perdoados, libertos, feitos filhos e co-herdeiros com Cristo. Temos autoridade sobre demônios e potestades. Nem a morte pode triunfar sobre nós! Isto é, essa história pode ser tudo isso se deixarmos.

Este ano ouvimos uma pregação falando sobre como podemos ser o tipo de pessoa que admira e até concorda com a Bíblia, ou então o tipo de pessoa que acredita nela, que vive o que está ali.

E acredite, há uma grande diferença! Porque no dia em que estamos passando pela maior das dificuldades, raramente nos lembramos daquilo com o que concordamos, mas lembramos da-quilo em que acreditamos, que está dentro de

nós.

Escolha hoje (e sem-pre) tornar a Páscoa uma história sobre você, sobre como sua vida foi transfor-mada por um Deus amoroso. E não deixe nunca de celebrar, no dia de Páscoa ou não, o dia maravilhoso em que Jesus ressuscitou e triunfou sobre todo o mal! Você triunfou junto com Ele!

| VIBE

- Por Samara Gomes

Páscoa, a nossa história

Page 11: Life Up Magazine - Ed03

11

Especial Obras da Cidade |

O terminal Alvorada será um dos pontos cen-trais do BRT (Bus Rapid Transit) na Zona Oeste. Além de ser ponto das linhas tradicio-nais, o terminal servirá também como ponto de integração da Trans-Oeste e da Trans-Carioca (linhas BRT) na Zona Oeste.

A obra sendo feita é primariamente para garan-tir a construção de três plataformas que aten-derão as linhas normais de ônibus, que terão a capacidade de receber entre 20 e 24 ônibus ao mesmo tempo. Haverá também a construção de uma quarta plataforma exclusivamente para as linhas BRT, com capacidade de receber até 14 ônibus simultaneamente.

O terminal contará com o aumento da in-fraestrutura específica para carros particulares, que passarão a contar com um estacionamento de mais de 200 vagas. Aumentará também o es-tacionamento para veículos do BRT, onde até 19 ônibus articulados e seis biarticulados vão po-der aguardar os horários de pico de transporte da cidade para poderem entrar no sistema.

Além das plataformas, serão construídas duas passagens subterrâneas: uma no prolongamen-to da passagem que já existe na Cidade das Artes (antiga Cidade da Música) e outra que será cri-ada devido à grande distância entre as platafor-mas. Essas passagens serão extremamente lar-gas, terão lojas, bilheteria, com escada rolante e elevadores.

“Nenhum passageiro vai atravessar de uma plataforma para a outra pelas vias por onde pas-sam os ônibus. Isso dará conforto e segurança ao usuário”, complementa Jozé Cândido, o ar-quiteto responsável pela obra.

Os acessos para passageiros também serão al-terados, já que, no BRT, as passagens são com-pradas fora dos ônibus. Para quem chega a pé da Avenida Ayrton Senna, as passarelas já exis-tentes no entorno do terminal serão remodela-das para permitir a chegada direto às platafor-mas de embarque, que contarão com catracas semelhantes às do metrô.

Outro objetivo da obra é tornar o terminal em um ambiente mais apropriado para seus usuári-os. “O mesmo critério que nós usamos nas esta-ções BRT nós estamos trazendo para o terminal Alvorada, garantindo uma área de mais confor-to, com um ambiente mais claro”, diz.

“O passageiro vai chegar aqui e perceber que está num ambiente que o respeita. Por isso, ele vai manter isso da melhor forma possível. Que-remos tirar aquela degradação que existe nor-malmente nos terminais”, conclui Jozé Cândido.

O terminal também garantirá que todas as linhas tenham sinalização do tempo de demora de cada ônibus. Cada BRT terá um controle desse tempo para que o usuário já saiba o tempo de espera.

- Por Samara Gomes

Novo Terminal Alvorada e o BRT

Page 12: Life Up Magazine - Ed03

12

Vasquez, convidada do VIBEcamp 2012 de Páscoa, é uma americana que trabalha como missionária na Tailândia, onde fundou o projeto

Life Impact International, cuja principal missão é a de proteger órfãos do abuso e da explora-ção. Com apenas 34 anos, já trabalha há 7 anos em um país onde 90% da população é budista. “Deus me mandou para as zonas de guerra da Tailândia para ajudar crianças que foram joga-das fora, para lavá-las, amá-las e confortá-las. É o mesmo que Ele fez por mim!”, diz.

Lana compartilha um forte testemunho vivido durante seu período de conversão. Tendo tido uma infância muito difícil e uma adolescência tumultuada, na juventude, Lana se transformou numa dançarina em clubes de Hollywood, onde atuava quase como uma stripper, embalada por muito álcool e drogas. Por muitas vezes, chegou a ser internada em hospitais por conta de over-doses. Antes das noitadas nos clubes, enfrentou problemas nas escolas. Foi expulsa de alguns colégios por ser flagrada vendendo drogas para outros alunos. Por conta dessa problemática passagem pelas escolas, não conseguiu concluir sequer o segundo grau. Ela conta que não havia nenhuma expectativa quanto ao seu futuro.

Lana não consegue esquecer a noite em que sua

vida começou a mudar radicalmente. Com 19 anos, ela se preparava para ir ao clube de dança trabalhar. “De repente – conta – senti a neces-sidade de ligar para a minha tia e ir para a casa dela. Ela, com o marido e filhos, era a única crente que eu conhecia. Na minha cabeça, eles eram uns fanáticos, os estranhos da família. Mas arranjei uma desculpa e fui para a casa dela naquela noite. E quando cheguei lá, ela me avi-sou que estava indo para a igreja com a família, e me chamou para ir junto. Decidi então acom-panhá-los”.

Era um culto de libertação: “Vi muitos mem-bros de gangues que eu conhecia do meu bairro, adorando e chorando na presença de Deus. E a mensagem daquela noite foi para mim. Falava que não era possível preencher o vazio do co-ração com drogas e homens. Você não sabe que só Jesus pode preencher esse vazio? Você não precisa procurar mais. A resposta está aqui”.

Ao atender o apelo, disse que foi imediatamente liberta das drogas, do álcool e também do cigar-ro. “Deus mudou minha vida radicalmente e eu estava com muita fome dEle! Eu nunca havia lido a Bíblia, mas eu queria saber mais dessa nova vida, sobre quem Ele era, sobre quem eu era. Depois de um ano na igreja, fui cursar uma escola bíblica (Rhema) em um outro estado”.

Na escola bíblica, Lana conta que além de aprender os fundamentos da fé, ela foi apren-dendo e descobrindo o que deveria fazer como ministério. No contato com outros missioná-rios, foi tomando conhecimento da triste re-alidade das crianças abandonadas, abusadas e esquecidas pela sociedade. Ao lembrar da sua infância sofrida, Lana se identificou com o so-frimento das crianças órfãs. Ela então aceitou o desafio para trabalhar dois meses na Tailân-

| Perfil

- Por Samara Gomes

LAna

UMAMORRADICALAMOR

Page 13: Life Up Magazine - Ed03

13

Perfil |

dia, devendo depois seguir para África, México e por fim o Brasil, que era seu objetivo final. A carência na Tailândia é tão grande que, passados 7 anos, ela ain-da não conseguiu sair de lá. Crendo no poder de Deus que mudou radicalmente sua vida, ela conta que vê cada criança sendo transformada numa flecha para tocar as futuras gerações.

É essa mudança radical de vida e toda essa bagagem do campo missionário que Lana apresenta no VIBEcamp. “Sou gra-ta porque Deus sabe o que é melhor. Já estive ao redor do mundo e tenho visto inúmeras vidas sendo transformadas. E minha vida hoje está bem acima de tudo o que eu já pensei, sonhei ou imaginei! Não trocaria por nada neste mundo”.

AMOR

Page 14: Life Up Magazine - Ed03

14

| Político-Critica

A maioria dos eleitores não sabe, mas a palavra candidato provém do latim “candidatus”. O sig-nificado desta palavra também é puro, sincero, inocente. Infelizmente não são essas as quali-dades que encontramos em grande parte dos políticos.

Na Roma antiga os “candidatus” usavam uma túnica branca. Era a manifestação da sua pureza tanto na vida familiar como na área pública. Mas, quando um cidadão descobria que o tal candidato não era tão puro, atirava lama para sujar a túnica branca e denunciar publicamente a sua impureza.

Hoje os tempos são outros e os nossos políti-cos usam ternos, normalmente de cor escura, mesmo num país de clima quente como o Brasil. Quantos dos nossos homens públicos aceitariam o desafio de usar branco, dando ao povo o direito de atirar lama naqueles que não têm comportamento puro?

Por falar em cândido, o Superior Tribunal Fede-ral (STF) acaba de aprovar a Lei da Ficha Limpa. Na prática, significa que os políticos condena-dos por um colegiado ou que renunciaram seus mandatos para fugir da cassação estarão impe-didos de disputar as próximas eleições.

Esta lei é um avanço, fortalece a prática da ética e da transparência no setor público brasileiro. Porém, é preciso recordar que essa lei não nasceu da vontade do Executivo, do Legislativo e nem do Judiciário. Ela é resultado de uma ini-ciativa popular liderada por diversas entidades que lutam para promover a ética na política.

Antes de ser apresentada ao Congresso, a Ficha Limpa obteve a adesão de mais de 1,3 milhões de assinaturas (1% dos eleitores), mínimo exi-gido pela Constituição para que um projeto de iniciativa popular possa ser aceito, e passe a tra-mitar no Congresso.

Também é importante registrar que, mesmo sendo uma lei moralizadora, a Ficha Limpa não foi unanimidade. Na sua última votação no Supremo Tribunal Federal, o placar foi de sete votos a favor e quatro contra a aplicação da lei. Alguns ministros alegaram inconstituciona-lidade da lei. Felizmente a maioria entendeu a necessidade da sua força moralizadora.

Fato concreto é que muitos figurões, com fi-chas sujas, não vão poder disputar as próximas eleições. Que esse seja um grande estimulo para que os bons “candidatus” possam trazer pureza para a política brasileira. Que assim seja.

Cândidos e a Ficha Limpa- Por Edinelson Alves

Page 15: Life Up Magazine - Ed03

Renove sua mente na Palavra.

Page 16: Life Up Magazine - Ed03

16

CAPA

Ex-atleta na competitiva liga universitária dos EUA, pastor fundador da igreja Harbour e da LIGHT International, nesta entrevista Darren Davis fala sobre a grande mudança que Deus promoveu na sua vida, bem como dos desafios de treinar e enviar jovens para a evangelização do mundo.

- Por Edinelson Alves

Foto: Joe Keller

Page 17: Life Up Magazine - Ed03

17

história da família de Darren começa no Estado de Wyoming. Seus bisavós foram colonos pio-neiros naquelas terras do Oeste

dos Estados Unidos onde só os trabalhadores determinados conseguiam vencer. A religião era vista por esses desbravadores como muleta dos fracos. Criado numa cultura com essa men-talidade, Darren só ouviu falar de crentes e do evangelho perto dos 18 anos.

Filho de um piloto de jato profissional que tra-balhava para uma personalidade famosa, ele nasceu em Great Falls, no Estado de Montana. Ele recorda de um tempo muito feliz, com di-reito a uma casinha numa montanha onde aprendeu a esquiar na neve. Mas, com apenas 5 anos, sofreu muito com o divórcio de seus pais. Com 10 anos, sua mãe se casou com um edu-cador e técnico de esportes respeitado naquela região. Ele agradece: “Meu padrasto trouxe es-tabilidade para a minha vida e me ajudou a de-senvolver minhas habilidades no esporte”.

Sob orientação do padrasto, Darren cresceu praticando e se destacando em diferentes mo-dalidades como futebol americano, basquete, lutas, atletismo, beisebol, esqui de neve e es-qui de água no verão. Para ter foco em busca de melhores resultados, quando jovem, ele acabou optando pelo futebol americano e pelo atletismo. Os bons resultados, durante o en-sino médio, abriram as portas para que fosse disputado pelas grandes universidades ameri-canas. “Aceitei uma bolsa de estudo integral da Universidade de Montana por poder competir no atletismo e no futebol americano”, diz.

Como manteve bons resultados no competitivo campeonato universitário, Darren planejava se tornar um jogador profissional de futebol americano e também esperava ser convocado pela seleção dos Estados Unidos para disputar as Olimpíadas de Verão. Mas no auge de sua carreira, uma lesão grave no joelho o afastou dos holofotes do sucesso. Para piorar a situação, os médicos disseram que corria o risco de não mais poder competir.

“Na época, o sucesso nos esportes era parte da minha identidade. Entrei numa forte depressão. Para anestesiar minha dor, comecei a beber e usar drogas. Devido a minha notoriedade como atleta, precisava esconder esse estilo de vida destrutivo; fiquei isolado de todos, incluindo meus pais, técnicos e amigos próximos. No dia em que parecia ter sido o pior de toda a minha vida, eu tive um encontro poderoso com Deus, pude ouvir, por três vezes, claramente, Ele chamar pelo meu nome. Essa experiência fez com que eu começasse a buscá-Lo; passei a pe-dir para que Ele se revelasse mais a mim. Acabei me transferindo da Uni-versidade de Montana para a Universidade da Carolina do Sul (USC), na tentativa de retomar a minha vida e a car-reira atlética”.

Darren conta que, no seu 1º semestre na USC, voltou a sentir a mesma presença de Deus: “Quando a presença de Deus entrou no quarto, perdi toda força, e caí no chão. Meu corpo todo tremia; eu sentia como se tivessem mil volts de eletricidade passando por mim. Naquele mo-mento, eu entendi perfeitamente que Jesus veio ao mundo para dar Sua vida por meus pecados, confessei essa crença com meus lábios, e decla-rei que minha vida pertencia a Ele e que eu vi-veria para Ele para sempre. Lembre-se de que eu nunca havia ouvido isso durante a minha vida, mas tive total compreensão dessa verdade naquele encontro”.

Depois dessa segunda e forte experiência, ele relata que passou por uma libertação instan-tânea e radical de todo e qualquer vício que o mantivera aprisionado. “Com o tempo, a pala-vra de Deus começou a derrubar mentalidades e sistemas de crenças que não eram saudáveis, e não se alinhavam com a vontade de Deus pra minha vida. Nos dois primeiro anos depois da minha conversão, foi o período em que o Pai me estabeleceu como filho, e me firmou nessa nova identidade”.

CAPA

“Uma grave contusão me levou à depressão, pois o sucesso no esporte era parte da minha identidade”

A

Page 18: Life Up Magazine - Ed03

18

CAPA

Além da mudança radical de vida, a conversão – conta – fez que com que ele alcançasse resul-tados excepcionais no esporte: ficou entre os três melhores saltadores dos EUA e ganhou o campeonato de atletismo pela Universidade. “Me tornei uma testemunha radical do Senhor e usei a plataforma do atletismo para compar-tilhar o que Deus havia feito em minha vida. Minha família inteira acabou conhecendo a Cristo durante os três primeiros anos da minha conversão. Eu também conheci minha esposa na Universidade da Carolina do Sul, e tivemos nosso primeiro bebê logo antes de eu me for-mar”.

Como perdera a oportunidade de integrar a equipe olímpica dos EUA em 1992, seu técnico queria que Darren se preparasse para disputar os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, na Geórgia. “Investi tempo orando sobre essa im-portante decisão. Foi muito difícil, mas senti que era hora de me aposentar das competições esportivas. Logo depois, conheci Sam Walton, o fundador da rede Wal-Mart nos Estados Uni-dos, na época, um dos homens mais ricos do mundo. Ele acabou me contratando como um jovem executivo na corporação, e foi um amigo e mentor na minha vida”.

Porém, Darren sabia que seu tempo como exe-cutivo seria curto. Numa viagem missionária à Albânia, recebeu uma profecia de que seria aluno do CFNI (Christ for the Nations Institute - Instituto Cristo para as Nações), em Dallas. “Na hora eu não sabia que a pessoa que tinha feito a profecia era Frieda Lindsay, co-fundadora do Instituto junto com seu falecido marido Gor-don Lindsay. Em 1995, eu deixei a minha car-reira corporativa e me matriculei no CFNI. Es-ses dois anos em Dallas mudaram a minha vida. No outono de 1996, um avivamento se iniciou ali, e eu recebi uma palavra profética de que se-ria o pastor de uma igreja muito influente em uma cidade importante no Sul dos EUA. Como eu nunca havia tido o desejo de pastorear uma igreja, descartei a palavra”.

Mas a confirmação da abertura da igreja – diz –

ocorreu após uma visão - antes de se formar no CFNI - na qual via milhares de faces de jovens como um flash. “Eu senti o coração do Pai em relação a eles e O ouvi dizer: “Esses são meus trabalhadores que estou levantando para a grande colheita final”. Eu fiquei completamente tomado pela experiência e iniciei um ministé-rio chamado LIGHT International”. A palavra LIGHT (Laborers In God’s Harvest Time) sig-nifica em português: Trabalhadores Na Hora da Colheita de Deus. Darren explica: “Senti que Deus estava me dando uma iniciativa para iden-tificar, treinar e equipar esses trabalhadores do fim dos tempos. Então comecei a viajar pelo mundo com a paixão de ver essa geração se posicionar. Em uma dessas viagens fui ao Brasil, e Jesus disse que me leva-ria para plantar uma igreja numa cidade internacional e impor-tante, que é Fort Lauderdale, na Flórida. Eu nunca tinha visitado essa cidade, e nem conhecia ninguém de lá, mas depois desse encontro, me lembrei da palavra profética que havia recebido no Insti-tuto”.

Ele explica que Fort Lauderdale significa Fortaleza de Louvor. Uma ci-dade internacional que abriga residentes de mais de 180 na-cionalidades, uma porta de en-trada para o mundo. E foi ali que ele plantou a Harbour Church (harbourchurch.org), onde está estrutura da LIGHT Interna-tional (lightinternational.org). “O Senhor me disse que um avivamento histórico chegaria em Fort Lauderdale e que muitos jo-vens seriam treinados e enviados dessa cidade para as nações”.

Sobre seus planos para o futuro, o pastor diz: “Espero continuar administrando o avivamento

“Meu desafio futuro é o de continuar treinando e capacitando os jovens para enviá-los às nações”

Page 19: Life Up Magazine - Ed03

CAPA

19

que temos experimentado na igreja, e continuar treinando essa geração para o ministério. Quero me associar ao que Deus está fazendo no Brasil e nas demais nações ao redor do mundo, prepa-rando o caminho para esse derramar global de glória dentro da grande colheita final!”

Ainda quando estudava no CFNI, Darren conta que conheceu alguns brasileiros. “Eu amei com-pletamente sua natureza divertida e amável. Fui convidado a ir ao Brasil pela primeira vez em 1997, e já voltei ao país por mais de 10 vezes.

Creio que o Brasil tem um dos destinos mais profundos entre todas as nações do mundo. Eu experimentei do avivamento que aconteceu em Belo Horizonte, de 1997 a 2001, e o que eu presenciei mudou a minha vida pra sempre. Deus está trazendo grande maturidade à Igreja no Brasil, começando a prosperar a nação com o propósito da colheita do fim dos tempos. Um dia literalmente milhares de missionários sairão do Brasil, com a glória de Deus, e levarão trans-formação para as áreas mais escuras entre as nações”.

| As palavras ministradas por Darren na NOVA Igreja estão disponíveis em nosso site. Não deixe de procurá-las! Certamente Deus o usou para trazer encorajamento e novo fôlego à Igreja.

Harbor Church.org LIGHTInternational.org

Foto: Maressa Scharan

Page 20: Life Up Magazine - Ed03

Tarsila volta ao Rio // Está acontecendo no Centro Cultural do Banco do Brasil (o CCBB), que fica próximo à Candelária, no Centro da ci-dade, a exposição “Tarsila do Amaral – Percurso afetivo”, contando com obras de uma das mais importantes pintoras brasileiras. A exposição conta não somente com as telas exuberantes da artista, mas também com seus objetos pessoais, como moleskines e pincéis. A exposição vai até o dia 29 de abril.

Um novo aumento // Depois do au-mento das tarifas de ônibus e do pedágio da Linha Amarela, que liga a Zona Oeste à Ilha do Fundão, agora é a vez do metrô, cuja tarifa de R$ 3,10 aumentará para R$ 3,20 a partir do dia 02 de abril.

| Mini Novas Rio

Estação Modelo // Já foi inaugurada a primeira estação do BRT (Bus Rapid Transit) do Rio, na Barra da Tijuca, em frente ao con-domínio Novo Leblon. Essa estrutura integra o traçado da Transoeste – corredor entre Santa Cruz, Campo Grande e a região do Jardim Oceânico – e vai servir de modelo para os ca-riocas conferirem e os engenheiros avaliarem e se adaptarem ao funcionamento do futuro transporte na cidade.

20

Page 21: Life Up Magazine - Ed03

Projeto Carioquinha // Em sua 14ª edição, o Projeto Carioquinha tem o objeti-vo de dar aos cariocas “da gema” (natural do Rio) ou “do coração” (morador da cidade ou do Grande Rio*) a oportunidade de conhe-cerem melhor a Cidade Maravilhosa.

Entre 04 de maio e 04 de junho, cariocas e moradores do Rio de Janeiro têm direito a descontos e programações especiais ofe-recidas em pontos e atrações turísticas do Rio de Janeiro cadastradas no Projeto. Basta apresentar nas bilheterias desses pontos a carteira de identidade para comprovar sua naturalidade ou, se for apenas morador, um comprovante de residência em seu nome. Só são aceitos documentos com foto e com-provantes de residência de contas de con-sumo (água, luz, telefone, gás).

Em edições anteriores o Projeto contou com uma lista de mais de 100 programas espalhados por toda a cidade, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, dentre outros. A lista das atrações cadastradas no Projeto Carioquinha de 2012 será divulgada no site www.carioquinha.com.br ou então no Facebook do Projeto: www.facebook.com/ProjetoCarioquinha.

*Os municípios considerados como Grande Rio são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queima-dos, São Gonçalo, São João de Meriti, Sero-pédica e Tanguá.

Mini Novas Rio |

21

Lá vem a noiva // Mais uma vez o RioCentro será palco da Expo Noivas & fes-tas, um evento anual onde são oferecidos os serviços e produtos não somente para festas de casamento, mas também para bodas, re-cepções e festas de 15 anos. Entre os dias 16 e 20 de maio, das 14h às 22h.

Page 22: Life Up Magazine - Ed03

22

Fui convidado para abrir um seminário sobre “liderança” e, na pequena fala que me cabia, propus à plateia pensarmos sobre três pergun-tas: O que é liderança? Chefiar e liderar são a mesma coisa? Liderança pode ser aprendida?

O que é liderança? Há centenas de definições. A que mais me agra-da é: “Liderança é a capacidade de influenciar e convencer pessoas, levá-las a acreditar na causa e despertar, nelas, a vontade de agir em favor de objetivos comuns, sobretudo quando elas são livres para seguir outro caminho”.

Chefiar e liderar são a mesma coisa?Liderar não é o mesmo que chefiar. São coisas diferentes. Chefe manda e comanda. Líder con-vence e influencia. Chefe é quem tem poder e autoridade para ordenar que as pessoas façam alguma coisa, independente da opinião e da vontade do subordinado. Se seu superior pode demití-lo e deixá-lo sem salário ou pode botá-lo na cadeia, você tem um chefe, não um líder. O chefe até pode ser um líder, mas isso é coin-cidência, não decorrência.

O ditador cubano Raul Castro proibiu a blogueira Yoani Sánchez de vir ao Brasil, após dezoito negativas de autorização para a moça viajar fora de Cuba. Ela obedecerá e pronto. Caso contrário, poderá enfrentar a cadeia ou o fuzil, como gostam os ditadores-irmãos Fidel e Raul. Isso é poder, não é liderança. Não de-vemos nos iludir: o poder funciona e, sem ele, as organizações seriam um caos.

Em sua organização, seu chefe não tem o poder

de fuzilá-lo, mas tem o poder de “fuzilar” sua conta bancária, demitindo-o. Por isso, você faz o que ele manda, concorde ou não com ele. Au-toridade para demitir é uma poderosa fonte de poder, mas não de liderança. Certo empresário dizia: “Eu preciso de operários para operar as máquinas, por isso contrato seus braços; o pro-blema é que a cabeça vem junto e eles começam a incomodar, aí eu demito e eles sossegam”.

James Hunter diz que, quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamen-tos e explica como o exército lida com isso. Os militares internam o recruta num campo de treinamento sob o comando de um sargento rude e agressivo, que manda e berra o tempo todo. Depois de um tempo, o recruta é transfe-rido para um pelotão comandado por um líder servidor, que sabe ouvir e explicar, tudo por uma simples razão: o poder autoritário destrói os relacionamentos e acaba prejudicando o de-sempenho da equipe.

Liderança pode ser aprendida?Antes de responder à terceira pergunta, vale lembrar que liderança diz respeito ao “pro-cesso”, não à “causa”. Uma pessoa pode ser um grande líder a favor de uma causa monstruosa. Hitler foi um gigante e seu poder de convenci-mento era assombroso. Mas sua causa, como ficou provado, era trágica.

Outra questão refere-se aos “instrumentos” de liderança. Muitos conseguem exercê-la somente quando detêm algum tipo de poder: o cargo, a força, as armas etc. A liderança mais elevada é aquela que não depende de poder nenhum.

| Coluna Colaboradores

- Por José Pio Martins*

Liderança é uma coisa,chefia é outra

Page 23: Life Up Magazine - Ed03

Napoleão Bonaparte fez um comentário inte-ressante sobre a liderança (sem poder) de Je-sus Cristo. Ele disse: “Alexandre, Cesar, Carlos Magno e eu fundamos impérios; mas em que baseamos nossas criações geniais? Nas armas e na força. Jesus, aquele pregador indigente de Nazaré, fundou seu império baseado apenas no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por ele”. Pois bem, há atributos da liderança que são inatos, ou seja, já vêm com a pessoa. Mas liderança pode ser aprendida e pode ser desen-volvida. Hitler estudou teatro, desenvolveu um gestual próprio, praticou oratória, modulou a voz, estudou a psicologia de massas, leu sobre antropologia e aprendeu a enorme influência de duas características sobre a pessoa humana: o medo e a necessidade.

Pensemos sobre essas duas emoções em relação a nós mesmos e sobre como reagimos em fun-ção do medo; medo da dor, da doença, da morte, do desemprego, do desamparo, da solidão e do desapreço. A mesmo coisa em relação à neces-sidade; necessidade de alimento, de moradia, de trabalho, de renda, de reconhecimento, de sucesso, de sermos apreciados… Por que Jesus é o líder de maior influência na história? Em parte porque Ele supriu parte de nossos medos e de nossas necessidades. Jesus tinha duas grandes causas: vida e amor aqui na Terra e salvação da alma depois da morte. Ele convenceu e influenciou multidões, e conti-nua a fazê-lo. Ele não tinha o poder de demitir, nem de prender, nem de matar. Ele não man-dava; Ele ensinava. Era um líder; não era um chefe.

Coluna Colaboradores |

- Jovem Adolf Hitler

23

Page 24: Life Up Magazine - Ed03

24

| Jovens Mais

Mães estão sempre certas! Ou pelo menos é o que parece quando somos crianças. E para nós, essa afirmação significa que quase sempre esta-mos errados. Depois passamos a achar que não é simplesmente questão de mães saberem mais, mas parece que elas possuem uma espécie de 6º sentido, algo que as permite “captar” aquilo que quase ninguém consegue.

À medida que ficamos mais velhos percebemos que mães nem sempre estão certas e muito me-nos têm um 6º sentido – elas são simplesmente mães: mulheres admiráveis, batalhadoras, paci-entes, cheias de amor para dar e dignas de todo nosso amor e respeito.

No Brasil, o dia das mães é sempre comemo-rado no segundo domingo de maio, assim como em outros lugares comemora-se em datas dife-rentes.

Mas sabemos que ser mãe não é ofício de um só dia. É importante que elas tenham um dia para serem comemoradas, mas que também sejam celebradas diariamente por tudo que elas repre-sentam em nossas vidas.

A Life Up se juntou com as mulheres dos Jovens Mais para homenagear as mães. Veja nessa matéria os conselhos maternais dos quais estas mulheres se lembram todos os dias:

Conselhos maternais- Por Samara Gomes

“Minha mãe me ensinou a sempre dar valor a minha família e amá-la.”

Eveline, 29 anos, bióloga+ Fátima, 55 anos, bancária

Fotos: Acervo Pessoal

Bruna, 31 anos, militar-dentista+ Regina, 61 anos, advogada, professora e pedagoga

“Os conselhos que lembro são na verdade ditados antigos, mas que aca-

bam complementando a sabedoria dos provérbios: “Duro com duro não faz bom muro” e “Não é com vi-

nagre que se pega mosca”. Além de sempre me aconselhar a não resolver nada de cabeça quente. Levando para a minha vida muitas vezes tive que colocar em prática isso, evitou

muitos conflitos no meu casamento, com meus pais, amigos e até no trabalho.”

Page 25: Life Up Magazine - Ed03

Jovens Mais |

25

“O melhor conselho de mãe que já tive foi o de ser pruden-te em tudo o que eu fizer.”

“Agradeço muito à Deus pela vida da minha mãe, pois foi ela quem um dia me levou à uma igreja e eu pude conhecer Deus e viver com Ele até hoje. Isso eu também quero passar para minha filha, Isabel: ensiná-la a se dedicar à Deus todos os dias.”

Alita, 22 anos, do lar+ Roseli, 46 anos, comerciante

Shelly, 32 anos, advogada+ Soniamar, 54 anos, professora

Ruth, 28 anos, cabeleireira+ Sandra, 49 anos, professora

“Um conselho que minha mãe sempre deu para

mim e para a minha irmã é que, inde-pendente de tempo, idade, querendo ou

não, aconteça o que acontecer, dentro da família deveríamos sempre ser melhores

amigas umas das outras.”

“Minha mãe sempre me

aconselhou a realizar meus sonhos! E ser feliz! Foram os melhores conse-lhos que ela já me deu.”

Rebeca, 33 anos, atriz+ Moizéth, 53 anos, do lar

Page 26: Life Up Magazine - Ed03

novaigrejaonline.com.br

VIBRANTE RELEVANTE

Page 27: Life Up Magazine - Ed03

facebook.com/NOVAigreja

POTENTE SIGNIFICANTE

@_NOVAigreja

Page 28: Life Up Magazine - Ed03

28

Para uma vida saudável nas finanças

| Finanças

- Por Bené Gomes [ ...Continuação ]

a edição anterior, o artigo publicado foi dedicado a entendermos a mente

da Palavra e os princípios que trazem bênção sobre a vida financeira. Neste artigo, vamos abordar alguns princípios da boa administração, todos eles fundamentados na Palavra de Deus. Pois sem sabedoria não haverá jamais uma boa adminis-tração. Vamos ver então alguns princípios sábios para se alcançar uma boa administração.

N

Page 29: Life Up Magazine - Ed03

29

1º. Nunca gaste mais do que você ganha. O que entra precisa sempre ser mais do que o que sai. Pessoas que gastam mais do que ganham, não aprenderam a administrar bem. Jesus disse que antes de construir uma torre, temos que calcular quais serão os custos e analisar racio-nalmente se temos condições de empreender a construção (Lc.14:28). A razão deve sempre fa-lar mais alto quando se trata de administração. Coloque na ponta do lápis e administre de tal forma que as receitas sejam bem maiores do que as despesas. Não adianta começar bem o mês, tem que terminar bem também.

2º. Nunca gaste tudo que você ganha. Mesmo que você tenha que abrir mão de algumas coi-sas, sempre deixe uma reserva para emergên-cias, que sempre acontecem. São emergências que fazem parte do cotidiano, tais como a re-visão do carro, a manutenção da casa ou ainda os IPVAs da vida, material escolar dos filhos. É normal que essas situações aconteçam, não se trata do devorador! Apenas como sugestão, pense em guardar pelo menos 10% do que você ganha todo mês para acudir emergências.

3º. Poupe para futuros investimentos. Apren-demos com José, governador do Egito, que em tempos de vacas gordas, e mesmo em tempos de vacas magras, é preciso poupar. Diferente do dinheiro que é gasto em caso de emergên-cia, esse dinheiro servirá para investimentos na casa própria, no seu negócio, num carro novo, cursos, etc. Seja guiado pelo Espírito Santo e vai dar tudo certo. Compensa dedicar tempo para aprender a investir. Também sugiro que economize pelo menos 10% da sua receita men-sal apenas para investimentos e deixe rendendo numa poupança, até que haja o suficiente para algum tipo de investimento. (Gn.41:34-36)

4º. “Dai a César o que é de César”. Esteja sem-pre em dia com o pagamento de seus impostos e taxas cobradas pelo governo. O cidadão do reino de Deus não deixa de ser um cidadão civil depois que se converte! Jesus, o filho de Deus, pagou impostos e tributos (Mt.17:27). O após-tolo Paulo também ensina aos romanos que

paguem a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra (Rm.13:7). É importante ressaltar que a quebra desse princípio é uma brecha para o devorador. Do mesmo modo, atrairemos o sobrenatural de Deus se o cumprirmos. Seja bem resolvido na sua convicção pessoal sobre esse assunto. O apóstolo Paulo afirma que bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova e que tudo o que não provém de fé é pecado (Rm.14:22,23).

5º. “Dai a Deus o que é de Deus”. Biblica-mente, existem duas maneiras de darmos a Deus: através do dízimo e através da oferta. O dízimo corresponde a 10% de tudo que entra como receita em nossos ganhos. Já a oferta não envolve porcentagem, e é praticada de acordo com o que cada um propõe em seu coração, como nos afirma o apóstolo Paulo (2Co.9:6,7). Diferentemente do que alguns apregoam, o dízimo não nasceu no período da lei, nem foi criado por Moisés. É no livro de Malaquias, que viveu muito tempo depois de Moisés, que temos com total clareza o que Deus ensina sobre este princípio. Em suma, Malaquias estabelece que os fiéis em dizimar e ofertar ao Senhor terão as janelas dos céus abertas e bênçãos sem medida sobre eles. Eles têm a garantia de que o devo-rador não consumirá o que é de posse deles (Ml.3:8-12). O sobrenatural de Deus agirá não somente nas finanças dos fieis, mas em todas as áreas, trazendo proteção e multiplicação nas finanças, harmonia, paz, saúde plena para o corpo, credibilidade social, honra moral, enfim, sucesso total!

6º. Evite desperdícios. É claro que podemos viver desse modo sem sermos paranóicos! O que é ser paranóico? É ter tanta dó de gastar que começamos a racionar comida, água, energia elétrica, gás e outras coisas acima do racional. Desperdiçar é gastar o dinheiro indiscrimina-damente. Jesus, no milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, ao perceber que todos já estavam fartos, ordenou aos seus discípulos que recolhessem os pedaços que sobraram, para que

Finanças |

Page 30: Life Up Magazine - Ed03

nada se perdesse. Jesus evitou aqui um grande desperdício com certeza, pois foram recolhidos 12 cestos cheios de pedaços de pães (Jo.6:12,13). Não gaste sem necessidade. Isso é desperdício! Não é preciso chegar ao extremo de racionar comida, ou água, ou mesmo energia elétrica, mas pra que usar mais do que o necessário? Mas não hesite em fazer o que o Espírito Santo te dirigir a fazer. Seja sempre sensível à voz do Espírito, tanto para as coisas naturais como para as coisas espirituais. O Espírito Santo quer nos guiar em todas as áreas, inclusive a financeira! (Rm.8:14)

7º. Livre-se o quanto antes das dívidas. Não tenha vergonha de negociar as dívidas com os seus credores. Eles vão te chamar para a mesa de negociação. Vá, não fuja. Nessa hora não adi-anta lamentar os erros cometidos na adminis-tração. Você tem mais é que levantar a cabeça e dar a volta por cima. Mude o quanto antes a sua atitude, e vá sentar à mesa com os seus credores. Peça a Deus sabedoria diante deles e demonstre real interesse em resolver a situação. Não tome mais dinheiro emprestado (Dt. 28:12), nem para cartão de crédito, nem para cheque espe-cial, muito menos para agiotas (Pv.22:7). Você também deve evitar tomar emprestado de quem é teu irmão em Cristo. Mesmo que ele queira te emprestar, não tome emprestado, não aceite. Se o irmão tem recursos e quer te ajudar, ele tem a opção de te dar, ofertar o dinheiro. Quanto a você, não pense em sugerir isso. Simplesmente não aceite o empréstimo e deixa Deus cuidar de você.

8º. Não empreste para quem é teu irmão em Cristo. Mas se você não concordar com o meu conselho, então tome os devidos cuidados le-gais, com contrato assinado em cartório e tudo mais. Maldito o homem que confia no homem (Jr.17:5). Se ele não pagar, você pode processá-lo, o que do ponto de vista legal está correto, porém do ponto de vista do reino de Deus é uma vergonha. Por isso reafirmo meu conselho: não empreste. Se você realmente quer ajudar, dê ao irmão, empresta pra Deus (Pv.19:17). É me-lhor emprestar pra Deus do que para o irmão,

pois Deus nunca vai te dar o cano. Pense nisso! Se você ganha a vida emprestando dinheiro, como forma de negócio, empreste para o ímpio. O princípio da Palavra estabelece que não se deve emprestar aos irmãos com juros, mas para o ímpio você pode emprestar cobrando juros (Ex.22:25; Dt.23:19,20).

9º. Não seja fiador de ninguém. É muito ar-riscado! Você pode perder muito, ou ainda tudo. Conheço irmãos de sangue, convertidos ao evangelho, que não se falam mais por causa disso. Peça a Deus pra te livrar da necessidade de ser um fiador. Mas se por um acaso você pre-cisar ser fiador, tenha em mente o enorme risco que você corre. E se for a situação contrária, em que você precisa de um fiador, não o peça. É constrangedor para a outra pessoa ter que dizer não a você. A Bíblia diz que servir de fiador é sofrimento na certa e que recusar-se é inteli-gente e seguro (Pv.11:15). Hoje existem outras formas de garantia. Não se sinta pressionado a pedir alguém pra ser o teu fiador, mesmo que seja para o seu pai; e não se sinta pressionado a ser um fiador, mesmo que seja para o seu filho.

10º. Não sacrifique sua saúde, nem sua famí-lia por causa do dinheiro. Não deixe que a sua vida gire em torno de dinheiro. Não seja escravo dele, nem deixe que ele seja o Senhor da sua vida. Aprenda a ter inteligência financeira e ponha o dinheiro pra trabalhar pra você. Se você perceber que o seu trabalho está tomando o tempo que é devido à sua vida espiritual, rou-bando seu tempo com a sua família, te adoecen-do física e emocionalmente, caia fora! Defini-tivamente você não precisa disso, ainda que o salário seja bom. Se necessário for, até abaixe um pouco o padrão, mas priorize ter tempo de qualidade na sua vida espiritual, familiar, emocional e física. Se sua vida está estressante a ponto de você sacrificar todos esses valores, caia fora! Deus não está nisso e esse estilo de vida não vai te levar para um lugar bom. Proteja a sua vida, a sua casa, e a sua espiritualidade. Buscai, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas (Mt.6:33).

| Finanças

30

Page 31: Life Up Magazine - Ed03

Quando se fala em Argentina, a maioria de nós pensa em alfajores, picanha e tango. Não foi o que eu e meu primo Raphael pensamos. Viaja-mos para San Martin de Los Andes, que fica na patagônia argentina, com o intuito de conhecer um lugar diferente e praticar snowboard.

O encanto e a sensação de aventura começaram assim que o avião aterrizou na pequena e única pista de pouso da cidade. De lá só se via mon-tanhas por todos os lados e uma modesta casa de madeira chamada de aeroporto.

No caminho para o hotel nos impressionamos com a simplicidade de um pastor e suas ovelhas em meio a celeiros e casas de camponeses. A pequena cidade se mostrou bem organizada e limpa, toda estruturada em função dos hós-pedes dos muitos hotéis que procuram a cidade para praticar esportes de neve ou mesmo para pedalar em torno do lindo lago Lacar. Predomi-nam no comercio da cidade lojas de roupas e equipamentos esportivos com ótimos preços, além de ótimos restaurantes. O destaque vai para o animado Pizza Calla, que serve pizzas e as tradicionais (e maravilhosas) empanadas argentinas. O ambiente é composto por músicas

divertidas e pizzaiolos que proferem uma sau-dação interessante (que infelizmente não sou capaz de reproduzir) em agradecimento às gor-jetas. O transporte público é pouco presente, já que percorrer toda cidade à pé é uma tarefa bem fácil. Nota-se apenas a presença dos charmosos ônibus vermelhos que promovem Citytour.

Aproveitamos cinco dias de estadia e snow-board no final do mês de setembro, quando ainda não é alta temporada por lá, mas até nisso Deus caprichou, pois a neve estava melhor até do que em muitos invernos, além do benefício das pistas vazias! O Ski Resort Cerro Chapelco não é das estações mais estruturadas, mas con-quista pelos aconchegantes refúgios com larei-ras e restaurantes e ótimas pistas para todos os níveis de descida. Além de pranchas e esquis, Chapelco também possibilita passeios de snow-mobile e trenós puxados por cães, o que faz um grande sucesso com as crianças.

Há quem diga que o Cerro Chapelco é um dos melhores custo-benefício para esqui e snowboard e na nossa modesta experiên-cia no assunto, concordamos plenamente. Temos planos de voltar com um grupo

maior. Alguém se habilita?

Viajar é Preciso |

31

San Martin de Los Andes- Por Heliomar Santos Júnior

Fotos: Acervo Pessoal

Page 32: Life Up Magazine - Ed03

32

Dona de uma mão experiente dentro da cozinha, especialmente com doces, a Viviany afirma que com essa receita não tem erro! E ainda recomenda: quanto mais coloridos os confetes, mais bonito o Pop Cake. É uma ótima receita para servir nos mais diversos eventos...

- 300 g de bolo de baunilha (3 xícaras de chá);- 2 colheres (sopa) de doce de leite;- 2 colheres (sopa) de leite;- 2 barras de chocolate meio amargo derretido para banhar;

- Palitos de churrasco para espetar os bolinhos;- Confetes coloridos (ou não) de sua preferên-cia!

- Primeiro junte em uma tigela: 300g de bolo esfarelado, 2 colheres (sopa) de doce de leite e 2 colheres (sopa) de leite, e misture bem; - Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e espete no palito de churrasco. Leve ao freezer por 10 minutos ou 20 minutos na geladeira;- Passe as bolinhas de bolo esfarelado no cho-colate meio amargo derretido, decore com confeitos coloridos de sua preferência e deixe secar. Sirva em seguida.

- Com Viviany Hollanda

| Receita

INGREDIENTES COMO FAZER

VAMOS USAR TAMBÉM...

Page 33: Life Up Magazine - Ed03

33

- Fita adesiva dupla face massa acrílica; - Tecido 30x40cm (largura x altura);- Plástico 30x30cm (é do tipo vendido em rolo, enrolado em papel de seda);- 1,50m de viés preto largo (fita de cetim);- Alfinetes, usados para não deixar o plástico

correr na hora de passar na máquina;- Fita métrica (regras podem ajudar na hora de traçar aonde irá cortar);- Máquina de Costura (pode-se costurar à mão, mas de preferência com o uso de um dedal);- Linha preta (pra disfarçar no viés).

Devido a um espaço mais reduzido em seu quarto, Joyce recorreu a uma solução criativa a fim de ter uma cabeceira em ambos os lados da sua cama. Ela fez então um Wall Pocket, uma espécie de bolsão que é colado na parede e garante um lugar para os controles da televisão, por exemplo.

1. Colocar o plástico por cima do tecido, junto com o papel de seda, como um san-duíche (tecido / plásti-co / papel de seda) e prender com alfine-tes e costurar a meio centímetro da borda; só não se esqueça de prender somente 3 la-dos, pois o bolsão pre-cisa ter uma abertura!

MATERIAL UTILIZADO:

PASSO A PASSO:

2. Prender o viés nas pontas (com alfinetes) e cos-turar; o viés ge-ralmente tem um lado mais largo e outro mais fino. Deve-se costurar o lado fino atrás pri-meiro, para depois dobrá-lo e fechar com a parte mais grossa na frente.

3. Tirar o pa-pel de seda de cima do plásti-co (basta puxar que ele rasga facilmente);

4. Prender a fita adesiva atrás; quan-

to mais peso for ne-cessário colocar no bolsão,

mais fitas colocar. Então coloque a fita ao longo de todos os lados do quadrado. Se for colocar somente itens de pouco peso, colocar só uma fita na parte de cima.

5. Colar na parede ou onde quiser, fazendo uma pressão em cima de toda a fita e espere alguns instantes antes de encher o Pocket.

Wall Pocket- Com Joyce Cerqueira

5

43

2

1

Fotos: Samara G

omes

D.I.Y. - Faça Você Mesmo |

Page 34: Life Up Magazine - Ed03

34

Av. das Américas 10.200 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28

29 30

- VIBEcamp no Lonier- Café da Manhã [...], 8h- Culto, às 20h

- VIBEcamp no Lonier

DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB

Abril

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café dos Músicos, às 9h- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- Treinamento em Produção de Vídeo, às 9h- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- VIBEcamp no Lonier

- VIBEcamp no Lonier- Culto, às 10h e 19h

- Reunião de Casais, às 20h

- Culto, às 10h e 19h

- Culto, às 10h e 19h

- Culto, às 10h e 19h

- Culto, às 10h e 19h

Page 35: Life Up Magazine - Ed03

Fique ligado em nosso site novaigrejaonline.com.br e durante nossos encontros! Assim você estará sempre atualizado...

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19

20 21 22 23 24 25 26

27 28 29 30 31 1 (Junho)

DOM SEG TER QUA QUI SEX SÁB

Maio

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Café da Manhã com Deus, às 8h- Culto, às 20h

- Maratona de Oração às 7h, 12h e 18h- Culto, às 20h- Aniversário daNOVA Igreja

- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- Retiro de Casais- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- Café da Manhã Geração Nova, às 9h- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- VIBE e Jovens Mais, às 19h

- Culto, às 10h e 19h

- Culto, às 10h e 19h

- Culto, às 10h e 19h

- Retiro de Casais- Culto, às 10h e 19h

- Maratona de Oração às 7h, 12h e 18h

- Maratona de Oração às 7h, 12h e 18h

- Maratona de Oração às 7h, 12h e 18h

- Maratona de Oração às 7h, 12h e 18h

Page 36: Life Up Magazine - Ed03

novaigrejaonline.com.brAv. das Américas 10.200 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ