21
Spartacus ,um homem que Spartacus ,um homem que nasceu escravo, labuta nasceu escravo, labuta para o Império Romano para o Império Romano enquanto sonha com o fim enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois com o que sonhar, pois foi condenado à morte por foi condenado à morte por morder um guarda em uma morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um destino foi mudado por um lanista (negociante e lanista (negociante e treinador de treinador de gladiadores), que o gladiadores), que o comprou para ser treinado comprou para ser treinado nas artes de combate e se nas artes de combate e se tornar um gladiador. tornar um gladiador.

Spartacus Robeilson 1VD

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Spartacus Robeilson 1VD

Spartacus ,um homem que Spartacus ,um homem que nasceu escravo, labuta para nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto o Império Romano enquanto sonha com o fim da sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado sonhar, pois foi condenado à morte por morder um à morte por morder um guarda em uma mina na guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista mudado por um lanista (negociante e treinador de (negociante e treinador de gladiadores), que o gladiadores), que o comprou para ser treinado comprou para ser treinado nas artes de combate e se nas artes de combate e se tornar um gladiador. tornar um gladiador.

Page 2: Spartacus Robeilson 1VD

A origem de Espártaco e a Revolta A origem de Espártaco e a Revolta dos Escravos dos Escravos

Espártaco era de origem trácia e, por ter desertado de uma Espártaco era de origem trácia e, por ter desertado de uma tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e reduzido tropa auxiliar do exército romano, foi capturado e reduzido à escravidão. Devido à sua força física, foi comprado por à escravidão. Devido à sua força física, foi comprado por um mercador a serviço do um mercador a serviço do lanistalanista , Lêntulo Batilato, e , Lêntulo Batilato, e levado para a escola de gladiadores de Cápua, na levado para a escola de gladiadores de Cápua, na Campânia (Italia)Campânia (Italia)

Em 73 a.C., cerca de duzentos escravos da escola de Em 73 a.C., cerca de duzentos escravos da escola de Batiato revoltaram-se, devido (segundo Plutarco) aos mal-Batiato revoltaram-se, devido (segundo Plutarco) aos mal-tratos que recebiam do lanista, e armados apenas com tratos que recebiam do lanista, e armados apenas com facas de cozinha, atacaram os guardas da escola. Ainda facas de cozinha, atacaram os guardas da escola. Ainda segundo Plutarco, setenta e oito deles (ou apenas trinta, segundo Plutarco, setenta e oito deles (ou apenas trinta, segundo Floro) conseguiram fugir. No caminho, depararam-segundo Floro) conseguiram fugir. No caminho, depararam-se com umas carretas carregadas de armas usadas pelos se com umas carretas carregadas de armas usadas pelos gladiadores, apoderando-se delas. Com esse armamento, gladiadores, apoderando-se delas. Com esse armamento, repeliram a guarnição de Cápua, enviada para capturá-los.repeliram a guarnição de Cápua, enviada para capturá-los.

Page 3: Spartacus Robeilson 1VD

EspártacoEspártaco

Page 4: Spartacus Robeilson 1VD

Roma manda uma primeira Roma manda uma primeira expedição contra Espártaco expedição contra Espártaco

Roma então organizou a primeira expedição contra os Roma então organizou a primeira expedição contra os revoltosos. À frente de três mil homens, o pretor romano revoltosos. À frente de três mil homens, o pretor romano Clódio sitia-os em seu forte, um outeiro de subida penosa e Clódio sitia-os em seu forte, um outeiro de subida penosa e estreita rodeado de altos rochedos talhados a pique, tendo estreita rodeado de altos rochedos talhados a pique, tendo no cimo grande quantidade de videiras selvagens. Sendo a no cimo grande quantidade de videiras selvagens. Sendo a subida guardada por Clódio, os sitiados cortaram os subida guardada por Clódio, os sitiados cortaram os rebentos mais longos e fortes de tais videiras, fizeram com rebentos mais longos e fortes de tais videiras, fizeram com eles compridas escadas que roçavam a planície, e, eles compridas escadas que roçavam a planície, e, amarrando-as no alto, por elas desceram todos sossegada amarrando-as no alto, por elas desceram todos sossegada mente. Apenas um deles ficou em cima, para jogar-lhes as mente. Apenas um deles ficou em cima, para jogar-lhes as armas, findo o que também se pôs a salvo. Os romanos não armas, findo o que também se pôs a salvo. Os romanos não suspeitaram da operação; rodeado o outeiro, os sitiados suspeitaram da operação; rodeado o outeiro, os sitiados atacaram-nos pela retaguarda, afugentando-os e tomando-atacaram-nos pela retaguarda, afugentando-os e tomando-lhes o acampamento. Muitos boiadeiros e pastores que lhes o acampamento. Muitos boiadeiros e pastores que guardavam seus rebanhos juntaram-se aos fugitivos, sendo guardavam seus rebanhos juntaram-se aos fugitivos, sendo uns armados por eles e outros mandados a espionar.uns armados por eles e outros mandados a espionar.

Page 5: Spartacus Robeilson 1VD

Expedição de Roma Expedição de Roma

Page 6: Spartacus Robeilson 1VD

Outra expedição contra Espártaco Outra expedição contra Espártaco

Nessa ocasião, foi mandado de Roma outro Nessa ocasião, foi mandado de Roma outro comandante, Públio Varínio, para desbaratá-los, do comandante, Públio Varínio, para desbaratá-los, do qual primeiramente derrotaram em combate um qual primeiramente derrotaram em combate um tenente denominado Fúrio, com dois mil homens e tenente denominado Fúrio, com dois mil homens e 3 ursos, e a seguir um outro, denominado 3 ursos, e a seguir um outro, denominado CossinoCossino que lhe haviam impingido como conselheiro e que lhe haviam impingido como conselheiro e companheiro, e com grande poder. Vendo companheiro, e com grande poder. Vendo Espártaco que ele se banhava num lugar chamado Espártaco que ele se banhava num lugar chamado Salinas, tentou aprisioná-lo, mas o comandante, Salinas, tentou aprisioná-lo, mas o comandante, custosamente, conseguiu salvar-se. Não obstante, custosamente, conseguiu salvar-se. Não obstante, Espártaco apoderou-se de toda a sua bagagem, e, Espártaco apoderou-se de toda a sua bagagem, e, perseguindo-o tenazmente apoderou-se também de perseguindo-o tenazmente apoderou-se também de seu acampamento, tendo-lhe custado a vida de seu acampamento, tendo-lhe custado a vida de muitos dos seus homens.muitos dos seus homens.

Page 7: Spartacus Robeilson 1VD

Espártaco Espártaco

Espártaco adquiriu tal valor que todos Espártaco adquiriu tal valor que todos passaram a temê-lo. Todavia, calculando passaram a temê-lo. Todavia, calculando cuidadosamente suas forças e dotes, e vendo cuidadosamente suas forças e dotes, e vendo que elas não podiam superar as dos romanos, que elas não podiam superar as dos romanos, levou seu exército para os Alpes, sendo de levou seu exército para os Alpes, sendo de parecer que, uma vez transpostos os montes, parecer que, uma vez transpostos os montes, cada qual voltasse para sua terra, isto é, para cada qual voltasse para sua terra, isto é, para a Gália e para a Trácia. Seus homens, porém, a Gália e para a Trácia. Seus homens, porém, fiados em seu número, e prometendo grandes fiados em seu número, e prometendo grandes realizações, não o quiseram atender, e realizações, não o quiseram atender, e recomeçaram a percorrer e a saquear toda a recomeçaram a percorrer e a saquear toda a península Itálica. península Itálica.

Page 8: Spartacus Robeilson 1VD

Guerrilha de Espártaco Guerrilha de Espártaco

Page 9: Spartacus Robeilson 1VD

Roma encarrega os cônsules de Roma encarrega os cônsules de derrotar Espártaco derrotar Espártaco

Achando-se o senado inquieto, não só pela vergonha Achando-se o senado inquieto, não só pela vergonha e afronta de serem seus homens vencidos por e afronta de serem seus homens vencidos por escravos sublevados, como pela apreensão e pelo escravos sublevados, como pela apreensão e pelo perigo em que se achava toda a península Itálica, perigo em que se achava toda a península Itálica, mandou para ali os dois cônsules, como se se mandou para ali os dois cônsules, como se se tratasse de uma das mais árduas e perigosas tratasse de uma das mais árduas e perigosas guerras que deveriam enfrentar. guerras que deveriam enfrentar. GélioGélio, um dos , um dos cônsules, atacando de surpresa uma tropa de cônsules, atacando de surpresa uma tropa de alemães, que por altivez e desprezo, se havia alemães, que por altivez e desprezo, se havia separado e afastado do acampamento de Espártaco, separado e afastado do acampamento de Espártaco, submeteu-a toda ao fio de espada; Lêntulo, seu submeteu-a toda ao fio de espada; Lêntulo, seu companheiro, com numerosas forças sitiou companheiro, com numerosas forças sitiou Espártaco e todos os que o seguiam, atacou-os, Espártaco e todos os que o seguiam, atacou-os, venceu-os, e apoderou-se de toda a sua bagagem. venceu-os, e apoderou-se de toda a sua bagagem.

Page 10: Spartacus Robeilson 1VD

A grande guerraA grande guerra

Page 11: Spartacus Robeilson 1VD

Crasso é encarregado de acabar Crasso é encarregado de acabar com Espártaco com Espártaco

CrassoCrasso foi assentar seu acampamento na Romanha, para foi assentar seu acampamento na Romanha, para esperar a pé firme Espártaco, que se dirigia para ali, e esperar a pé firme Espártaco, que se dirigia para ali, e mandou Múmio, um dos seus tenentes, com duas legiões, mandou Múmio, um dos seus tenentes, com duas legiões, envolver o inimigo pela retaguarda, ordenando segui-lo envolver o inimigo pela retaguarda, ordenando segui-lo sempre no encalço, e proibindo-lhe expressamente atacá-lo sempre no encalço, e proibindo-lhe expressamente atacá-lo e escaramuçá-lo de qualquer modo. Não obstante todas e escaramuçá-lo de qualquer modo. Não obstante todas estas determinações, logo que Múmio se viu na estas determinações, logo que Múmio se viu na possibilidade de fazer alguma coisa, atacou-o, sendo possibilidade de fazer alguma coisa, atacou-o, sendo derrotado, com perda de muitos dos seus homens. Os que derrotado, com perda de muitos dos seus homens. Os que conseguiram salvar-se na fuga, apenas perderam suas conseguiram salvar-se na fuga, apenas perderam suas armas. Crasso irritou-se bastante com ele; e, recolhendo os armas. Crasso irritou-se bastante com ele; e, recolhendo os fugitivos, deu-lhes outras armas, exigindo-lhes fiadores que fugitivos, deu-lhes outras armas, exigindo-lhes fiadores que garantissem seu melhor serviço dali por diante, coisa que garantissem seu melhor serviço dali por diante, coisa que nunca fora feito antes. E, os quinhentos que estiveram nas nunca fora feito antes. E, os quinhentos que estiveram nas primeiras filas, e que foram os primeiros a iniciar a fuga, ele primeiras filas, e que foram os primeiros a iniciar a fuga, ele dividiu-os em cinquenta dezenas, em cada uma das quais dividiu-os em cinquenta dezenas, em cada uma das quais sorteou um, sujeito à pena de morte. sorteou um, sujeito à pena de morte.

Page 12: Spartacus Robeilson 1VD

Crasso é encarregado de acabar Crasso é encarregado de acabar com Espártaco com Espártaco

Castigando assim seus soldados, Crasso lançou-os Castigando assim seus soldados, Crasso lançou-os diretamente contra Espártaco, que recuou sempre e diretamente contra Espártaco, que recuou sempre e tanto que, pela região dos lucanianos, chegou à tanto que, pela região dos lucanianos, chegou à costa, encontrando alguns navios de corsários costa, encontrando alguns navios de corsários cilícios no estreito de Messina. Isto animou-o a ir à cilícios no estreito de Messina. Isto animou-o a ir à Sicília; e, para enviar para lá dois mil homens, para Sicília; e, para enviar para lá dois mil homens, para sublevar escravos de lá. Mas Crasso tomou medidas sublevar escravos de lá. Mas Crasso tomou medidas para o impedir de enviar homens para a para a para o impedir de enviar homens para a para a Sicília para amotinar os escravos da ilha. Razão por Sicília para amotinar os escravos da ilha. Razão por que, lançando-se inesperadamente longe da praia, que, lançando-se inesperadamente longe da praia, ele foi assentar seu acampamento na península dos ele foi assentar seu acampamento na península dos régios, onde Crasso foi encontrá-lo; e, vendo que a régios, onde Crasso foi encontrá-lo; e, vendo que a natureza do lugar mostrava-lhe como devia agir, natureza do lugar mostrava-lhe como devia agir, decidiu cercar de muralhas o istmo da península, decidiu cercar de muralhas o istmo da península, dando assim ocupação aos seus homens e dando assim ocupação aos seus homens e impedindo que os inimigos recebessem víveres impedindo que os inimigos recebessem víveres

Page 13: Spartacus Robeilson 1VD

Spártaco Spártaco

Estátua de Estátua de Espártaco nos Espártaco nos Jardins das Jardins das Tulherias, em Paris Tulherias, em Paris

Page 14: Spartacus Robeilson 1VD

Começa uma das grandes guerrasComeça uma das grandes guerras

Crasso, porém, socorreu-os a tempo, dando aos Crasso, porém, socorreu-os a tempo, dando aos inimigos o combate mais áspero de quantos se inimigos o combate mais áspero de quantos se realizaram naquela guerra. Na luta, pereceram realizaram naquela guerra. Na luta, pereceram doze mil e trezentos homens, lutando doze mil e trezentos homens, lutando valorosamente frente a frente, sendo encontrados valorosamente frente a frente, sendo encontrados unicamente dois mortos pelas costas.unicamente dois mortos pelas costas.

Depois desta derrota, Espártaco retirou-se para as Depois desta derrota, Espártaco retirou-se para as montanhas de montanhas de PetéliaPetélia, perseguido e , perseguido e escaramuçado sem trégua, pela retaguarda, por escaramuçado sem trégua, pela retaguarda, por Quinto, um dos tenentes de Crasso, e seu Quinto, um dos tenentes de Crasso, e seu tesoureiro Escroía. No fim do dia, porém, tudo tesoureiro Escroía. No fim do dia, porém, tudo mudou de repente, e Espártaco derrotou os mudou de repente, e Espártaco derrotou os romanos, sendo o tesoureiro gravemente ferido e romanos, sendo o tesoureiro gravemente ferido e salvo a custo.salvo a custo.

Page 15: Spartacus Robeilson 1VD

Foto de Erro Foto de Erro Crasso Crasso

Page 16: Spartacus Robeilson 1VD

O fim de Espártaco O fim de Espártaco procurando combater, e aproximando-se o mais procurando combater, e aproximando-se o mais

possível dos inimigos, possível dos inimigos, CrassoCrasso mandou um dia mandou um dia abrir uma trincheira, que os fugitivos procuraram abrir uma trincheira, que os fugitivos procuraram impedir, carregando furiosamente sobre os que se impedir, carregando furiosamente sobre os que se ocupavam de tal tarefa. A luta tornou-se violenta. ocupavam de tal tarefa. A luta tornou-se violenta. E, como, a todo momento, chegassem reforços de E, como, a todo momento, chegassem reforços de parte a parte, Espártaco viu-se obrigado a lançar parte a parte, Espártaco viu-se obrigado a lançar mão de todos os recursos. Sendo-lhe levado o mão de todos os recursos. Sendo-lhe levado o cavalo em que devia combater, ele desembainhou cavalo em que devia combater, ele desembainhou a espada, e, matando-o à vista de todos, disse: a espada, e, matando-o à vista de todos, disse: "Se eu for vencido neste combate, ele de nada me "Se eu for vencido neste combate, ele de nada me servirá. E, se eu for vitorioso, muitos deles, servirá. E, se eu for vitorioso, muitos deles, belíssimos e excelentes, terei dos inimigos à belíssimos e excelentes, terei dos inimigos à minha disposição". minha disposição".

Page 17: Spartacus Robeilson 1VD

O grande fim O grande fim

Page 18: Spartacus Robeilson 1VD

A morte de EspártacoA morte de Espártaco Por fim todos os que o rodeavam fugiram, e ele Por fim todos os que o rodeavam fugiram, e ele

permaneceu firme em seu posto, completamente permaneceu firme em seu posto, completamente cercado, lutando valentemente, sendo retalhado.cercado, lutando valentemente, sendo retalhado.

Embora Crasso fosse muito feliz e satisfizesse Embora Crasso fosse muito feliz e satisfizesse todos os seus deveres de bom comandante e de todos os seus deveres de bom comandante e de homem valente, expondo-se a todos os perigos, homem valente, expondo-se a todos os perigos, não pôde impedir que a honra do termo daquela não pôde impedir que a honra do termo daquela guerra fosse atribuída a Pompeu, porque os que guerra fosse atribuída a Pompeu, porque os que escaparam deste último combate cairam-lhe às escaparam deste último combate cairam-lhe às mãos e ele aniquilou-os, escrevendo ao Senado mãos e ele aniquilou-os, escrevendo ao Senado que Crasso vencera os fugitivos em combate que Crasso vencera os fugitivos em combate regular, mas ele destruíra todas as raízes desta regular, mas ele destruíra todas as raízes desta guerra! Pompeu teve assim entrada triunfal em guerra! Pompeu teve assim entrada triunfal em Roma.Roma.

Page 19: Spartacus Robeilson 1VD

Este foi o grandeEste foi o grande

A Conclusão sobre Espártaco é que A Conclusão sobre Espártaco é que além de escravo,foi um estrategista além de escravo,foi um estrategista intelígentissimo e de coragem intelígentissimo e de coragem iniguálavel.Podemos compará-lo a iniguálavel.Podemos compará-lo a Hércules por sua força e coragem,um Hércules por sua força e coragem,um verdadeiro herói para quem acredita verdadeiro herói para quem acredita que onde houver opressão haverá o que onde houver opressão haverá o espírito de liberdade espírito de liberdade

Page 20: Spartacus Robeilson 1VD

o guerrilheiro Espártaco o guerrilheiro Espártaco

Page 21: Spartacus Robeilson 1VD

Robeylson de j.SRobeylson de j.S Reslane CarinaReslane Carina Ana PaulaAna Paula Karine Patrícia Karine Patrícia VerônicaVerônica Paula AlmeidaPaula Almeida Joelson Joelson Thiara Thiara