12
Expediente: Equipe Suporte de Comunicação JORNAL O seu caderno de informações. [email protected] Paróquia Dom Bosco - Natal - Gramoré SUPORTE ANO IV - EDIÇÃO 044- Natal - 06, 07 de Agosto de 2014 Tiragem: 1.300 exemplares Distribuição gratuita l Mensal Tel. (84) 8754.0097 Expediente: Edição final: Eduardo Aguiar | Projeto Gráfico: Eduardo Aguiar | Edição de Imagens: Jefferson Oliveira | Redação: Vitória Élida 199 anos dedicado à JUVENTUDE A Congregação Salesiana e toda a Família Salesiana participaram da abertura oficial do ano Bicentenário de Dom Bosco. Pág. 05 e 06 Pe. Francisco celebra os seus 74 anos Tríduo do bicentenário de Dom Bosco Pág. 10 Pág. 10 Pág. 04

Suporte Jornal - Agosto de 2014

Embed Size (px)

DESCRIPTION

ANO IV - EDIÇÃO 044- Natal - 06, 07 de Agosto de 2014 Tiragem: 1.300 exemplares Distribuição gratuita l Mensal

Citation preview

Page 1: Suporte Jornal - Agosto de 2014

Expediente: Equipe Suporte de Comunicação

JORNALO seu caderno de informações.

[email protected]óquia Dom Bosco - Natal - Gramoré

SUPORTE ANO IV - EDIÇÃO 044- Natal - 06, 07 de Agosto de 2014

Tiragem: 1.300 exemplares Distribuição gratuita l Mensal

Tel. (84) 8754.0097

Expediente: Edição final: Eduardo Aguiar | Projeto Gráfico: Eduardo Aguiar | Edição de Imagens: Jefferson Oliveira | Redação: Vitória Élida

199 anos dedicado à

JUVENTUDEA Congregação Salesiana e toda a Família Salesiana participaram da abertura

oficial do ano Bicentenário de Dom Bosco.

Pág. 05 e 06

Pe. Francisco celebra os seus 74 anos

Tríduo do bicentenário de Dom Bosco

Pág. 10

Pág. 10

Pág. 04

Page 2: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 2

06 e 07 de Agosto 2014

O dia 16 de julho foi marcado pela concretização de um sonho para a banda Swing do Alto, pois neste dia eles gravaram seu primeiro show em DVD oficial. Em uma noite regada a muita ansiedade e alegria para o grande público que aguardava o inicio do show realizado no Teatro Alberto Maranhão.

Nos primeiros minutos da noite, o pátio do teatro já se encontrava cheio, e às 19h o DJ Roony Moura de Recife/PE fez a abertura do evento com um vasto repertório de músicas católicas eletrônicas para deixar os presentes dentro do clima de louvor e adoração a Jesus.

Às 20h, todos foram convidados a entrar e se acomodar nas poltronas, e assim dar início ao show. Mas foram só as cortinas do palco se abrirem para que a plateia acalorada de entusiasmo não se contivesse em ficar sentada, e assim que a b a n d a e n t r o u a juventude presente logo se aglomerou em frente ao palco para dançar e louvar junto com as coreografias.

O t e a t r o r ap idamente f i cou l o t a d o e f o i emocionante participar e ver o centenário T e a t r o A l b e r t o M a r a n h ã o s e n d o cenário para realizar uma obra do Senhor com tanta gente feliz por ser de Deus. E assim foram às duas horas e meia de show, a cada música a alegria transbordava. Era notório o sentimento de realização da banda, pois tudo tinha sido preparado com muito cuidado, desde os arranjos das músicas, figurinos, iluminação e qualidade na gravação, eram mais de oito câmeras registrando cada detalhe.

Em uma gravação de DVD, em sua normalidade, acontecem erros que não podem ser deixados despercebidos, e esse foi mais um cuidado que a banda teve, pois a cada pequena falha eles repetiam a música para que quando o trabalho ficar pronto, daqui a uns meses, esteja tudo certo e na qualidade desejada. O público, claro, entendia e em nenhum desses momentos tirou a animação. No show ainda teve participações especiais como a Banda Divina Luz e Edgar Marques de Fortaleza/CE.

Depois do show, conversamos com o vocalista, Alex, e ele nos falou sobre a trajetória da banda até chegar ao dia da

gravação: “Bem, para nós do Swing do Alto, gravar hoje um DVD, nada mais é que vivenciar em todos os instantes a misericórdia do Senhor, e acima de tudo acreditar na sua voz, que grita aos nossos ouvidos em todo tempo, para lançarmos as redes em mares mais profundos, em sermos ousados na evangelização. Há algum tempo o Senhor já nos falava sobre o peso que a banda teria em levar seu nome através da música (swingueira), para a juventude, por sermos homens de pouca fé muitas vezes de sac red i t amos ou s imp le smen te achávamos que não seria nada para agora, mas por sua fidelidade o Senhor nos

surpreendeu mais uma vez nos amando. Tudo começou antes da JMJ com uma ligação de uma irmã nossa de comunidade (Shalom), onde nos encorajou a mandar nosso material para participar da jornada. Eu (Alex) de uma forma muito desacreditada enviei e falei para o Senhor em oração “só iremos Senhor se tua glória se manifestar, pois humanamente não temos condições...”. Para nossa maior alegria todo o nosso material se perdeu no processo de envio e para nós foi aberta uma data prorrogada que se tornou um relógio contra o tempo, e sempre quando ia rezar o Senhor pedia que nos abandonássemos em suas mãos, pois o que ele falava para nós não voltaria atrás na sua decisão.

Recebemos assim, no Sábado de Aleluia, nossa resposta como sendo uma das bandas escolhidas para tocar na JMJ, nesse tempo que lá estivemos gravamos nosso CD, e ainda lá o Senhor colocava muito forte essa frase que nosso santo padre o PAPA Francisco falaria

inúmeras vezes no evento - LANÇAI AS REDES EM MARES MAIS PROFUNDOS (em meu coração sempre vinha esse desejo da gravação de um DVD), MAS POR OUTRO LADO OLHAVA PARA NOSSAS MISÉRIAS E SÓ CONSEGUIA VER TUDO ISSO ATRAVÉS DE UM MILAGRE.

Ao chegarmos a Natal, após a JMJ, me dirigi ao Centro de Evangelização Shalom para entregar nosso CD a nossa formadora (Glícia), e lembro-me bem, pois vinha rezando pedindo ao Senhor que sua voz se fizesse escutar mesmo em nossas limitações como banda católica...

Para minha surpresa, ao chegar lá, sentei ao r e d o r d a m e s a e entreguei o CD, então ela me olhou nos olhos e falou a seguinte frase: E O DVD QUANDO SAIRÁ? Confesso que naquele instante passou u m m i s t o d e sentimentos dentro de mim, que não saberia explicar (parecia que ela tinha escutado aquilo que o Senhor havia falando). A voz do Senhor se fez ouvir em alto e bom tom, e a partir daquele dia marquei uma reunião com o núcleo da banda para começarmos a rezar, e a partir dali o Senhor já não mais falava e sim gritava aos nossos

ouvidos a pressa que ele tinha na evangelização. Viver tudo isso, a pré-produção, captação de patrocinadores, produção musical, produção artística, montagem de figurinos e coreografias, negociação do local (teatro), montagem da arte, ensaios, até chegar o grande dia, foi uma imensa obra de oferta, deixando Deus ser Deus em todos os aspectos de nossas vidas.

Só tenho a agradecer com todas as minhas forças ao Deus de amor e misericórdia que nos carrega em seus braços, a todos os profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente, a todos os amigos, intercessores, as comunidades que servimos, ao Projeto Artes Shalom, a nossa formadora por sempre acreditar, e a todos que apostaram nessa grande obra de conversão em nossas vidas chamada: SWING DO ALTO.

Por Niely Silva

Banda Swing do Alto grava seu DVD

Igreja

DOM DE DEUS E SERVIÇOAO REINO

Page 3: Suporte Jornal - Agosto de 2014

06 e 07 de Agosto 2014F

oto

s/ E

manuel

Rubens

No último dia 15 de agosto aconteceu a primeira Vigília Jovem do Instituto Maria Auxiliadora (IMA). O evento que marca o início da contagem de 1 ano para o centenário de Dom Bosco, contou com a participação de cerca de 100 jovens entre sua maioria alunos do IMA.

A vigília teve início às 23h20min com o louvor ministrado pelos ex-alunos do Instituto, Os Sentinelas, que logo depois conduziu os participantes ao momento de Adoração a Jesus, que ocorreu na Igreja d o c o l é g i o . Durante a adoração músicas bastante conhecidas eram cantadas como: Em teu altar e o Céu se abre. Junto com o louvor na presença de Jesus, foi feita u m a o r a ç ã o d i rec ionada ao carisma salesiano, l e m b r a n d o a importância de Dom Bosco para a juventude e seus ensinamentos: o valor das boas amizades, respeito aos pais e a Deus. Por volta da 1h do sábado (16) os j o v e n s f o r a m lanchar e seguiram para o auditório do IMA, onde lá seria ministrada uma palestra sobre os Salesianos, ministrada por Ranieri Dantas.

Os jovens se reuniram em subgrupos para tratar e refletir sobre a palestra e sobre as redes sociais, os prós e contras de seu uso. Após este

momento de reflexão, os jovens apresentaram de forma diferenciada, com cartazes e peças teatrais, seus pontos de vista.

O evento continuou durante a madrugada, e às 4h foi concedido mais um momento de lanche e recreação com atividades esportivas. Neste momento os jovens foram surpreendidos por uma jovem vestida de Maria Auxiliadora, daí se deu o inicio de um momento muito especial da noite, a oração com Maria. Assim os jovens rezaram para aquela que é a

pessoa maior depois da Trindade Santa. De lá, seguiram em caminhada para a Missa, encerrando assim a 1ª Vigília Jovem do IMA.

A Equipe Suporte procurou a diretora do Instituto Maria Auxiliadora, Irmã Elizabet (FMA) para saber alguns pontos de vista da mesma. Acompanhe a conversa a seguir:

Equipe Suporte: Como a

senhora está se sentindo ao ver a aceitação dos jovens diante desta primeira Vigília jovem aqui no IMA? Como está sendo o encontro deles com Jesus Eucarístico?

Irmã Elizabet: Estou me sentindo muito bem, pois eu não esperava essa quantidade de jovens, pois é a nossa primeira experiência. Vi que eles tiveram uma ótima aceitação. E, o entusiasmo e a alegria pra mim já são motivos de ficar muito feliz com a

presença deles. A p r e s e n ç a e a ace i t ação fo ram superiores ao que nós esperávamos.

E q u i p e S u p o r t e : N ó s percebemos que na palestra, ministrada por Ranieri Dantas, tratou bastante do carisma salesiano, falando sobre Dom B o s c o , M a d r e Mazzarello e outros santos salesianos. Qual o intuito de ser colocado esse tema para os jovens aqui presentes?

I r m ã Elizabet: Por que hoje (16/08/2014),

nós estamos abrindo o bicentenário do nascimento de Dom Bosco, então sentimos a necessidade de mostrar isso para os jovens, tornando assim Dom Bosco mais conhecido, mais amado e acima de tudo mostrar Dom Bosco como educador nos tempos de hoje.

Vigília Jovem no Instituto Maria Auxiliadora: Uma nova forma de Adoração a Deus

Por Cybelle Pereira

- 3

Patrocinadores oficiais:

Salesianos Cooperadores BRESalesianos Cooperadores BRESalesianos Cooperadores BRE

Jovens na Vigília Jovem no Instituto Maria Auxiliadora

Foto

/Jeff

ers

on S

ousa

/ESC

Page 4: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 4 06, 07 de Agosto de 2014

Arquidiocese de Natal

Recife sediará 6º Mutirão Regional de Comunicação

O mês de Agosto traz consigo uma grande alegria para os salesianos, pois é o momento de comemorar a Natividade de Dom Bosco, nascido no dia 16 de Agosto de 1815, e mais ainda, dar início as festividades de seu bicentenário. Para celebrar esta importante data a nossa paróquia, com o apoio dos cooperadores salesianos locais, realizou o tríduo de Dom Bosco. Em três dias os paroquianos foram convidados a conhecer mais a fundo a história do nosso patrono e da congregação por ele fundada. Este ano o tema escolhido

para fundamentar o tríduo foi “A missão de Dom Bosco com os jovens e pelos jovens: a sua profunda experiência espiritual”.

O lema do primeiro dia foi, “Oratório: o inicio de tudo”. Neste dia foi dada uma atenção especial a esse tão importante instrumento de evangelização utilizado por Dom Bosco. Os presentes puderam conhecer um pouco da história e realidade do oratório da casa salesiana de Gramoré. Para finalizar e tornar a noite ainda mais bonita a Banda Virtude, formada por oratorianos, se apresentou.

No segundo dia, o objetivo principal era fazer-se conhecer um pouco mais a família salesiana e entender a experiência carismática e espiritual de Dom Bosco, expressada no trabalho de sua congregação. Para discorrer sobre esse assunto, o tríduo recebeu a colaboração do salesiano Antônio João Neto. Houve também apresentações de oratorianos pertencentes às oficinas de culturas regionais, com o Pastoril Mamãe Margarida e o coco de roda.

Para encerrar esses três dias de a p r o f u n d a m e n t o e e x p a n s ã o d e conhecimentos sobre Dom Bosco e o universo salesiano, o assunto escolhido foi a pedagogia de Dom Bosco. A pedagoga e paroquiana Liane Ataliba foi responsável por trazer este tema para os presentes. Uma vez que o tríduo foi realizado na quarta (13), quinta (14) e sexta feira (15), o sábado fo i rese rvado para a missa em comemoração à natividade de Dom Bosco e início das festividades do bicentenário.

Por Tamires Arruda

Mergulhando no universo salesiano: Tríduo do bicentenário de Dom Bosco

Paroquianos vivenciando o Tríduo 2014

Pastoral Mamãe margarida

Foto

s/J

oaquim

Fre

ire

A Arquidiocese de Olinda e Recife foi anunciada como a sede do 6º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), previsto para 2016, na capital pernambucana. Decisão divulgada no encerramento do 5º Mutirão realizado em Campina Grande (PB), no período de 29 a 31 de agosto deste ano. A Escola Virgem de Lurdes, no Jardim Tavares, em Campina Grande, foi sede do 5º edição do Mutirão de Comunicação do Regional, que contou com cerca de 250 participantes, agentes da Pastoral da Comunicação e pessoas envolvidas em comunicação social, de 16 dioceses dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesta edição, o evento contou com assessoria do Padre Clóvis Melo, da Irmã Élide Fogolari, fsp assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da

CNBB; Moisés Sbardolotto, mestre em Comunicação, pela Unisinos/RS; além de profissionais da área de comunicação, que contribuíram desde a momentos de discussão do tema central do evento: “Comunicação humana e ambiente digital: Desafios nas novas relações”, à condução das diversas oficinas. O evento contou com uma programação específica que priorizou três momentos: a conferência de abertura, tratando sobre o tema do evento, sob a responsabilidade do Padre Clóvis Melo e Moisés Sbardolotto, na sexta-feira (29); as oficinas, todo o s á b a d o ( 3 0 ) ; e a apresentação do Diretório Nacional de Comunicação, no domingo, por conta dos a s s e s s o r e s d a

CNBB.A Arquidiocese de Natal participou do 5º Mutirão, representada com 45 agentes da pastoral de diversas paróquias e da coordenação arquidiocesana.

Foto/Marcos Nascimento.

Paróquia

Caravana de Natal/RN

Page 5: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 5

Salesianidade

Junho/Julho de 2014

“ D a c o l i n a d e I B e c c h i declaramos aberto o ano de comemoração do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco”. Foram com essas palavras que o padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos, conclui o discurso de abertura do Bicentenário de Dom Bosco, em 16 de agosto. O reitor-mor relembrou que toda a Família Salesiana (FS) é chamada a estar entre os jovens - e entre os mais pobres, e na qual ele também agradeceu aos homens e mulheres que, neste projeto carismático, iniciado por Dom Bosco, heroicamente doaram suas vidas. O reitor-mor dos salesianos recordou também, desde o início de sua fala, que o carisma salesiano é um presente para toda a Igreja em favor dos jovens, e que “foi formado no tempo, dos joelhos de Mãe Margarida até a amizade com bons mestres de vida e, principalmente, na vida de todos os dias com os jovens.” Padre Fernández Artime também comentou: “Hoje, como família de Dom

Bosco, como família religiosa Salesiana, estamos acompanhados por muitas autoridades civis e eclesiásticas, amigos de Dom Bosco e jovens, nas mesmas colinas que o viram nascer, para anunciar o início da celebração deste bicentenário de seu nascimento, que terá como o ponto de chegada, após três anos de preparação e um de celebração, o dia 16 de agosto de 2015, marco do 200º aniversário da sua presença na Igreja e no mundo, para o bem dos jovens.” O reitor-mor recordou ainda cada um dos grupos que são inspirados pelo santo da juventude, e acrescentou: “Acreditamos que este Bicentenário será uma oportunidade para uma autêntica renovação espiritual e pastoral, em nossa família, uma oportunidade para reviver o carisma e tornar Dom Bosco atual, como sempre tem sido para os jovens. Acreditamos que será uma oportunidade para viver com renovada convicção e força a missão confiada, sempre para o bem das

crianças e jovens de todo o mundo, especialmente aqueles que precisam mais de nós, os mais pobres e vulneráveis.” E concluiu afirmando que o Bicentenário será “um tempo para contribuir humildemente com o que faz parte de nossa essência carismática: O nosso compromisso de ler as realidades sociais, especialmente aqueles jovens que nos tocam.” Disse ainda que, frente aos jovens, é preciso manter "a nossa fé e total confiança em cada jovem, em suas habilidades e capacidades; manter a nossa certeza em relação à bondade de seus corações, quaisquer que sejam as suas histórias, acreditar na possibilidade de serem donos e protagonistas de suas vidas, tendo nossa presença a seu lado, se a aceitarem, para desenvolver plenamente seus talentos e sua vocação plenamente humana e cristã”.

A Congregação Salesiana e toda a Família Salesiana participaram da abertura oficial do ano Bicentenário de Dom Bosco. A sede das celebrações foi a comuna de Castelnuovo Don Bosco, na Itália,

local onde nasceu e cresceu o pai, professor e amigo dos jovens, como é chamado Dom Bosco

Reitor-mor abre ano de comemoração doBicentenário de Dom Bosco

Por InfoANS

Abertura oficial do ano Bicentenário de Dom Bosco

Page 6: Suporte Jornal - Agosto de 2014

Celebração Oficialmente inaugurado pelo reitor-mor; padre Ángel Fernández Artime, o dia começou com o acompanhamento da imagem de Nossa Senhora do Cinto até a Praça do Colle Don Bosco, local das festividades, pela população de Castelnuovo e muitos outros fiéis. O cenário perfeito para acomodar o grande número de peregrinos reunidos para a festa foi enriquecido por shows de mágica, acrobatas, lança-bandeiras, apresentações de banda e do grupo histórico, com a ajuda e orientação do reitor da Basílica, padre Egidio Deiana. As autoridades religiosas, como dom Guido Fiandino, bispo Auxiliar de Turim, e dom Ravinale Francesco Guido, bispo de Asti - ou civis, representadas pelo prefeito de Asti, Pierluigi Faloni, falaram ao reitor-mor, observando a importância da figura de Dom Bosco na sociedade atual e na experiência de vida pessoal.

Em seguida, padre Ángel destacou, em agradecimento geral pela acolhida que recebeu, que o ano que virá será um verdadeiro jubileu para toda a Família Salesiana e para todos aqueles que são inspirados pelo testemunho do Santo de Castelnuovo: só assim será possível encontrar a renovação necessária para guiar ações que sejam verdadeiramente frutíferas na esperança e na paz. À margem destes eventos, jornalistas puderam fazer as suas perguntas ao 10º sucessor de Dom Bosco, abordando os mais variados temas, entre os quais, a realidade e as questões do homem contemporâneo. Padre Ángel teve, assim, a oportunidade de reafirmar enfaticamente que os salesianos alcançam, sem se esquivar, lugares onde se vive em situação de pobreza e sofrimento e de comentar que o mundo da comunicação é um mundo que sempre receberá toda a atenção por parte dos filhos de Dom Bosco, uma vez que os jornalistas

são parte desta contínua e necessária história sobre o bem. O momento culminante foi, naturalmente, a Concelebração Eucarística que lotou a Basílica del Colle Don Bosco de fiéis e jovens. Sacerdotes salesianos de toda a Itália, reuniram-se em torno de seu reitor-mor que, em sua homilia e nas saudações finais reiterou: "Um Dom Bosco forjado desta maneira é aquele que, como Pai e mestre da juventude, representa um sinal da providência divina e inspira qualquer bom propósito não permitindo que em sua Igreja faltem homens e mulheres que atualizem o Evangelho e o Mistério da Encarnação, ontem, hoje e amanhã, de uma maneira que todos passem da admiração à imitação.” Ao final do dia intenso, que celebrou o 199° aniversário de João Bosco, o prefeito de Castelnuovo, George Musso, concedeu a cidadania honorária ao reitor-mor, convidando todos os filhos de Dom Bosco a sentir-se seu concidadão.

06, 07 de Agosto de 2014- 6

Patrocinadores oficiais:

No dia 16/08 às 19h, na paróquia Dom Bosco também teve abertura do Bicentenário de Dom Bosco, celebração realizada na Matriz com todas as comunidades que fazem parte da Paróquia, veja agora algumas fotos:

Celebração do Bicentenário de Dom Bosco em nossa Paróquia

Page 7: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 7

Patrocinador (master) oficial:

AJS Gramoré

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) está espalhada por todo o Brasil, e na inspetoria São Luis Gonzaga, ela fica sobre a responsabilidade do Pe. Eudes Barreto, que é intitulado como delegado da Ajs, e dos demais componentes da Pastoral Juvenil Salesiana. Sendo o responsável pela juventude salesiana do Nordeste, o sacerdote faz questão de visitar todas as casas salesianas que tenham presença da articulação. Na tarde do sábado (01/08) foi a vez da juventude da Paróquia Dom Bosco receber essa tão ilustre visita. Em reunião, no centro pastoral, estavam praticamente todos os representantes dos grupos de jovens locais. Antes da chegada do delegado, a juventude de Gramoré discutiu sobre sua realidade e dificuldades a serem vencidas.

Ao chegar e encontrar a sala repleta de líderes juvenis, o Pe. Eudes encheu-se de alegria, já que depois de

visitar quase todas as casas salesianas do nordeste, era a vez dele conhecer mais de perto os rostos que compõem o conselho da AJS-Gramoré, ou seja, aqueles que estão a frente dos trabalhos juvenis na paróquia. Todos se apresentaram, e em s e g u i d a f o r a m indagados pelo padre sobre a realidade da juventude local.

A l é m d e conhecer um pouco mais a AJS/Gramoré o delegado veio falar sobre as novidades que foram decididas n a r e u n i ã o d o conselho inspetorial que aconteceu em

Março deste ano. Uma das inovações importantes foi a reciclagem que aconteceu em um dos eventos inspetoriais. O encontrão jovem agora é chamado de “O sonho” e sua programação é totalmente voltada para a espiritualidade salesiana. Algumas casas já realizaram o evento nesses novos moldes e outras, como a nossa, planejam realizar ainda esse ano. O nosso conselho local está buscando adquirir informações sobre as experiências já realizadas para fazer o antigo encontrão jovem, que já não acontece há alguns anos, ressurgir como “o sonho”.

Sobre os esclarecimentos de Pe. Eudes, os presentes na reunião tomaram conhecimento de que este novo modelo de encontrão jovem, traz esse nome tão emblemático por que visa despertar uma reflexão sobre os sonhos de Deus e Dom Bosco para os Jovens, e os sonhos desses próprios para suas vidas.

Após, todos receberam um informativo com as metas da AJS/Nordeste para 2014 e o calendário com os eventos inspetoriais.

Por Tamires Arruda

Representantes da AJS Gramorérecebem visita ilustre

06, 07 de Agosto de 2014

Articulação da Juventude Salesiana o encontro com o Delegado

Foto

s/

Joaquim

Fre

ire

Pe, Eudes Barreto, Delegado da Juventude a nível Nordeste

Page 8: Suporte Jornal - Agosto de 2014

Ficha técnicaFotos/Equipe Suporte de Comunicação

Matéria: Eduardo Aguiar

Edição de texto: Vitória Élida

Diagramação: Eduardo Aguiar

Produção: Equipe Suporte de ComunicaçãoDOM DE DEUS E SERVIÇO

AO REINO

Patrocinador (master) oficial:

DOM DE DEUS E SERVIÇOAO REINO

Ponto de Vista

Nosso país, estado e cidade de dois em dois anos passa por uma conf iguração no seu quadro de administradores. São mudanças que geralmente afetam de forma positiva ou negativa a vida das pessoas. E é neste mesmo período que nos deparamos nas ruas com muitos sorrisos “falsos” de pessoas que trabalham para os candidatos, que almejam algum cargo público em nossa cidade. As ruas são tomadas por muitas carreatas, que muitas vezes se confundem ao se misturar com outras “carreatas”, e f i c a a q u e l a “ g u e r r i n h a ” d e partidos, e daqueles s o r r i s o s f a l s o s mencionados acima. O trânsito nunca é o mesmo quando se tem passeatas, e nós “eleitores” somos o b r i g a d o s a t e r paciência até que a boa vontade nos dê uma brechinha para p a s s a r m o s e seguirmos com a nossa vida. O período de campanha é uma confusão grande, e é comum v e r m o s e s s e s

candidatos descumprirem com a lei, usando som alto com paródias incômodas, e cavaletes espalhados por toda a cidade, que já virou a febre entre eles, atrapalhando a vida dos pedestres que querem caminhar nas calçadas. Diante disso tudo eu faço uma pergunta: vocês sabem o que é POLÍTICA? Para que serve? E POLÍTICOS? Para que eles servem? Sobre isso temos uma certeza, nosso país não pode ser administrado sem eles.

São cargos importantes, que nós votamos e decidimos quem irá ocupar. Para sabermos quem é o mais preparado devemos “investigar” de forma licita (é claro) a vida de cada um, procurando saber se realmente é a nossa melhor opção. E nem adianta virar o rosto e dizer “não voto em ninguém”, pois dessa forma estamos abrindo procedência

para o erro, de não sabermos nunca escolher o que é melhor para o nosso país, e assim, para o nosso futuro. Para isso, devemos saber primeiro o que significa cada um deles “Deputado Estadual”, “Deputado Federal”, “Senado”, “Governo” e “Presidência”, temos que estudar, entender o que cada cargo desse significa, qual seu papel, no que vai contribuir para a sociedade, e daí tirar a nossa escolha para ocupar esses lugares. Não devemos de forma alguma confundir esses poderes, e achar que nossa cidade está em uma situação crítica por culpa do senado ou presidência. Cada nível tem sua liderança, e nós, como eleitores, e principais interessados, devemos saber a diferença. Antes de formar sua opinião sobre política faça o seu dever de casa, pesquise e estude, pois saiba que o seu futuro, o futuro do seu filho e família, depende muito das suas escolhas. Pense nisso, abra sua mente.

Políticos e políticasPor Eduardo Aguiar

06, 07 de Agosto de 2014

Imagens de cavaletes de campanha politica destruídas

Fo

tos/R

ep

rod

uçã

o - 8

Page 9: Suporte Jornal - Agosto de 2014

Catecismo Responde

Em cada celebração batismal é r e a l i z a d o o c h a m a d o “ p e q u e n o exorcismo”, uma oração em que p batizado é libertado do mal e fortalecido contra as forças que Jesus venceu. O “grande exorcismo” é uma oração da plenipotência de Jesus, através da qual um cristão batizado é retirado, na força de Jesus, da influencia e da violência do mal. Só raramente, e após um exame rigoroso, é utilizado na Igreja (1673). O exorcismo apresentado nas grandes produções hollywoodianas não corresponde à Verdade de Jesus e da Igreja.

J e s u s e x p u l s o u demônios, pois tinha poder sobre as forças e

os poderes maus, e podia libertar as pessoas deles. Ele deu aos Apóstolos poder de

expulsar espíritos impuros e de curar todas as doenças e sofrimentos (Mt 10, 1). Isto é o que faz a Igreja, quando hoje em dia um Sacerdote encarregado diz sobre uma pessoa a oração de exorcismo. Porém, antes deve-se excluir a opção de ser um fato psíquico (o que caberia a atuação de um psiquiatra), pois no exorcismo está em questão a defesa contra a tentação e a opressão, e a liberdade do poder do mal.

A Igreja ainda pratica o Exorcismo?Por Vitória Élida

06, 07 de Agosto de 2014

Patrocinadores oficiais:

Centro Educacional Coração de Jesus

Um ensino levado a sério

Tel. 84. 3663.9672Praça Guarujá, 13 - Conjunto Gramoré

Natal/RN

DÍZIMO

DOM DE DEUS E SERVIÇOAO REINO

- 9

Imagem/Internet - meramente ilustrativa

Cuide da sua saúde

Ebola, que vírus é esse? Por Tamires Arruda

Certamente, somente há pouco tempo você tomou conhecimento da doença causada pelo vírus Ebola, que está assolando alguns países do continente Africano. Porém, essa patologia viral é uma velha conhecida, descoberta em 1976, e transmitida em sua origem para os homens através do contato com primatas infectados (macacos, chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinhos). A doença ultimamente tem ganhado maior repercussão devido está passando por um dos mais extenso e duradouro surtos da história. Com uma grande taxa de letalidade, ou seja, uma alta capacidade de levar os doentes à morte em um curto período de tempo.

A contração do vírus pode se dar entre humanos e animais, quando pessoa entra em contato d i r e t o c o m s a n g u e , secreções, suor, órgãos e outros fluidos corporais de animais infectados. O que é facilitado no continente africano, pois se tem hábito de se manusear a carne crua desses animais encontrados mortos ou doentes na floresta. A transmissão também pode se dar de p e s s o a p a r a p e s s o a igualmente por contato direto com o sangue ou outros fluidos corporais ou

secreções (fezes, urina, saliva, sêmen) de pacientes infectados. A infecção também pode ocorrer se a pele ou membranas mucosas de uma pessoa saudável entrarem em contato com objetos contaminados com fluidos infecciosos de um paciente com Ebola, como roupa suja, roupa de cama ou agulhas usadas. Cerimônias fúnebres em que durante o velório as pessoas tenham contato direto com o corpo da pessoa falecida, como é comum em comunidades rurais de alguns países africanos, também podem desempenhar um papel importante na transmissão do Ebola. Pessoas que morreram de Ebola devem ser manipuladas apenas por quem esteja usando roupas de proteção e luvas, e o

corpo deve ser enterrado imediatamente. É importante lembrar que o vírus Ebola não é transmitido pelo ar. O Ebola produz uma doença grave, caracterizada por um início repentino de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta, sendo assim os sinais e sintomas típicos. Isto é seguido por vômitos, diarreia, alterações no fígado, erupção na pele, insuficiência renal e, em alguns casos, hemorragia tanto interna como externa. A partir do momento que o indivíduo contrai o vírus, pode haver um intervalo de até 21 dias para que esses sintomas possam aparecer. Quanto ao tratamento não há nenhum específico que cure o Ebola. Os pacientes de Ebola requerem tratamento de suporte intensivo, realizado em hospitais de referência para tratamento de doenças infecciosas graves. Eles geralmente ficam desidratados e precisando de reidratação por via intravenosa ou de oral com soluções que contenham eletrólitos (sódio, potássio, magnésio, etc). Mesmo a doença sendo bastante assustadora, nós brasileiros, não precisamos entrar em pânico. As possibilidades de que se exista uma disseminação mundial são muito baixas. É a precariedade dos serviços de saúde em parte do continente africano que favorece a ocorrência dos surtos recorrentes da patologia. Sem contar que em nosso país não temos circulação natural do vírus ebola em nossos animais silvestres.

Voluntários com roupas de proteção contra a Ebola

Foto

/Repro

dução

Page 10: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 10

Homenagem

06 e 07 de Agosto 2014

Fique ligado

P a d r e F r a n c i s c o C i b i n completou, no último dia 30 de agosto, 74 anos de vida. Nascido na região de Veneza na Itália, hoje o nosso pároco tem 52 anos de vida religiosa, sendo 40 anos consagrados ao sacerdócio. Toda sua vida religiosa foi dedicada ao Brasil, apenas sua ordenação foi na Itália, pois respondeu a um pedido carinhoso da sua família.

Padre Francisco chegou à

paróquia Dom Bosco em 2009, e nesses 5 anos como pároco se dedicou bastante a vida pastoral, fazendo um trabalho i n t e n s i v o n a e v a n g e l i z a ç ã o , promovendo sempre encontros bíblicos e incentivando os jovens a serem protagonistas de suas próprias histórias.

Antes de desembarcar na paróquia, Pe. Francisco passou 6 anos em Jaboatão dos Guararapes/PE, 10

anos em Fortaleza/CE, 9 anos em Salvador/BA e em Recife/PE passou 10 anos.

Toda Paróquia esta em festa comemorando 74 anos de seu pastor, e que a alegria seja de forma intensa, e que ao passar mais um ano de vida, possa renovar e continuar se entregando de corpo e alma ao seu ministério. Parabéns Pe. Francisco Cibin

Pe. Francisco Celebra os seus 74 anosPor Eduardo Aguiar

Fot

o/H

enri

que

Sant

os

Pe. Francisco Cibin na celebração de encerramento do Tríduo de Dom Bosco 2014

Page 11: Suporte Jornal - Agosto de 2014

06 e 07 de Agosto 2014 - 11

Um novo bairro planejado na Zona Norte Qualidade de vida com segurança e lazer, agora dentro do alcance de todos.

O lado norte da região me-tropolitana de Natal, especifica-mente a cidade de São Gonçalo do Amarante, desponta visivelmente em desenvolvimento e crescimen-to econômico à frente das demais cidades do Estado, com a chegada de diversas construtoras, empre-endimentos habitacionais, o expo-nencial aumento da população e a construção do aeroporto interna-cional Aluízio Alves, que chegará a ser um dos maiores aeroportos de carga da América latina. Outro ponto favorável ao crescimento são as vias de acesso através das dupli-cações das BR-406 e BR-304.

São por essas e outras ra-zões que São Gonçalo do Amaran-te apresenta um futuro promissor nos quesitos investimentos, co-mércio, indústrias, geração de em-pregos e habitação.

Umas das construtoras que se des-tacam e apostaram fortemente nesta região é o Grupo EBI Incor-porações. Já a mais de 10 anos no mercado imobiliário, a empresa é conhecida no Rio Grande do Norte pela realização de projetos diferen-ciados no programa Minha Casa Minha vida Plus, conceito criado pelo grupo para realizar o sonho de quem quer sua casa própria, mas em um padrão de melhor qua-lidade do que as demais existentes no mercado local, com casas dife-renciadas pela estética, qualidade de materiais e facilidades de finan-ciamento até 100% pela Caixa Eco-

nômica Federal. A oportunidade lançada da vez é o Prosperar Residence São Gonçalo, composto por cinco con-domínios, com a exclusividade de 32 casas em lotes individuais cada, para serem entregues até o final deste ano. “Sempre sonhei em ter minha casa própria, mas só ago-ra conseguir realizar, minha casa é linda e o mais importante é que oferece todo suporte de segurança para minha família” comenta Eva Bezerra, 38, chefe de cozinha, nova moradora do Prosperar Residence.

“MINHA CASA É LINDA E O MAIS IMPORTANTE É QUE OFE -RECE TODO SUPORTE DE SEGU-RANÇA PARA MINHA FAMÍLIA”

Para mais que um projeto resi-dencial, São Gonçalo foi escolhido pelo do Grupo EBI para ser cons-truído um bairro planejado, com seu próprio shopping, onde está previsto supermercados, praças de alimentação, padarias, farmácias, banco 24 horas, além dos serviços públicos de creche, UPA, escola e transporte público na frente dos condomínios. Um dos pontos relevantes na definição do projeto foi a segu-rança dos moradores, já que este é um tema que gera maior preocu-pação dos brasileiros hoje em dia, por isso o projeto conta com a im-plementação de um posto policial na própria rua, além dos itens que o condomínio oferece, como gua-rita, muros com cerca elétrica e portão automático. O Prosperar Residence foi um sucesso de vendas, vendido 100% nas primeiras duas fases. Po-rém, a perspectiva do Grupo EBI é para o próximo ano serem entre-gues mais 500 unidades habitacio-nais.

À direita, Eva Bezerra, nova moradora do condomínio

Foto real do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, São Gonçalo do Amarante

Foto real da fachada do condomínio Prosperar Residence

Foto

/Ced

ida

Foto/Janielle Borges

www.grupoebi.comfacebook.com/grupoebi.incorporacoesFone: (84) 2010-2484

8707-3821

Page 12: Suporte Jornal - Agosto de 2014

- 12

Dia Mundial da Paz terá como tema a escravidãoPor RCR/RV

Mensagem do Padre

“Não mais escravos, mas irmãos”. Este é o título da Mensagem para o 48º Dia Mundial da Paz, a segunda escrita pelo Papa Francisco. Na manhã de quinta-feira, 21, o Pontifício Conselho da Justiça e da Paz divulgou o título e a seguinte comunicação:

Julga-se habitualmente que a escravatura seja um fato do passado. No entanto, esta praga social continua muito presente no mundo atual. A Mensagem para o 1º de Janeiro de 2014 era dedicada à fraternidade: “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”. De fato, uma vez que todos são filhos de Deus, os seres humanos são irmãos e irmãs com igual dignidade.

A escravatura representa um golpe de morte para a fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz. Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade.

Persistem no mundo múltiplas formas abomináveis de escravatura: o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes e da prostituição, o trabalho-escravo, a exploração do ser humano pelo ser humano, a mentalidade escravagista

para com as mulheres e as crianças.Há indivíduos e grupos que se

aproveitam vergonhosamente desta escravatura, tirando partido dos muitos conflitos desencadeados no mundo, do contexto de crise econômica e da corrupção.

A escravatura é uma terrível ferida a b e r t a n o c o r p o d a s o c i e d a d e contemporânea, é uma chaga gravíssima na carne de Cristo! Para combatê-la eficazmente, deve-se reconhecer acima de tudo a inviolável dignidade de cada pessoa. Além disso, importa ancorar firmemente esse reconhecimento na fraternidade, que exige a superação de todas as desigualdades, as quais permitem que uma pessoa escravize outra.

É-nos ainda pedido que o nosso agir seja próximo e gratuito para promover a libertação e inclusão para todos. O objetivo a alcançar é a cons t rução de uma civilização fundada sobre a igual dignidade de todos os

s e r e s h u m a n o s , s e m q u a l q u e r discriminação. Para isso, é necessário o compromisso da informação, da educação, da cultura em favor de uma sociedade renovada e que se assinale pela liberdade, pela justiça e, logo, pela paz.

O Dia Mundial da Paz resultou da vontade de Paulo VI e é celebrado todos os anos no primeiro dia de janeiro. A Mensagem do Papa é enviada aos Ministros dos Negócios Estrangeiros de todo o mundo e indica também a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia.

Junho/Julho de 2014

Patrocinadores oficiais:

Cantinho do Suporte

Até logoNão gostamos muito de despedidas,

principalmente quando a pessoa é muito querida. Por isso não aceitamos e relutamos sempre para não viver esse momento, pois sabemos que o próximo passo é a saudade. Demorou muito para esse espaço ser dedicado a uma moça com o seu carisma e simpatia, ambos tão grandes quanto os seus 1,58m de altura, além de uma humildade e carinho imenso, que não dá para explicar em poucas linhas.

Talita Cardoso estava no Suporte a quase 7 meses (numero não exato), e era repórter. Em pouco tempo já estava em campo

exercendo o trabalho. Você mesmo que lê já deve ter sido abordado por ela para entrevista ou pelo menos a viu fazendo o trabalho, pois dedicação ela sempre teve, com uma responsabilidade enorme.

FELIZMENTE, Talita passou em uma seletiva para uma grande empresa fora de nosso estado, e agora nos deixa a saudade. As lembranças vão ser a única forma de agradecer a tamanho empenho. E cabe a nós deixarmos um muito obrigado Talita!! Vamos estar todos aqui sempre, torcendo e vibrando por sua vitória. E lembre-se que é apenas um até logo.

Eduardo Aguiar

Fot

o/A

rqui

vo P

esso

al