2
TRANSCENDENCE Sinopse: O Dr. Will Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. No momento ele está trabalhando na construção de uma máquina consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande variedade de emoções humanas. O fato de se envolver sempre em projetos controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia - e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Só que um dia, após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) a testar seu novo invento nele mesmo. Só que a grande questão não é se eles podem fazer isto, mas se eles devem dar este passo. Então sua esposa Evelyn ( Rebecca Hall ) e seu amigo Max Waters ( Paul Bettany ) aplicam a experiência que transfere sua consciência para a máquina. Agora Caster tenta convencer sua esposa a conectá-lo na internet para tornar-se poderoso. Ao perceber a catástrofe que isso pode ocasionar, cabe a Evelyn tomar a decisão de parar a maquina. O filme transcendence é um ótimo meio de nos perguntarmos até onde seremos capazes de chegar através da tecnologia. Mas que preço poderemos pagar para obter tamanha dádiva tecnológica? Certamente já fizemos essas mesmas perguntas em algum momento da nossa vida e também já pensamos em quanto tudo está sendo modificado e ampliado através da tecnologia, dos muitos programas e aplicativos que temos acesso hoje em dia e que nos ajudam no dia a dia. A inteligência artificial é outro ponto que nos fascina de muitas maneiras, e muitos outros filmes já tiveram a mesma temática, porem, nenhum deles foi abordado de uma forma tão real e de uma configuração que parece estar ao nosso alcance e num espaço de tempo atual. Seria de grande ajuda ter aquelas maquinas à nossa disposição para a cura de doenças até então sem solução ou com anos de pesquisa e pouquíssimo avanço. E o que dizer de

Transcendence

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Transcendence

TRANSCENDENCE

Sinopse: O Dr. Will Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade. No momento ele está trabalhando na construção de uma máquina consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande variedade de emoções humanas. O fato de se envolver sempre em projetos controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia - e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Só que um dia, após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) a testar seu novo invento nele mesmo. Só que a grande questão não é se eles podem fazer isto, mas se eles devem dar este passo. Então sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e seu amigo Max Waters (Paul Bettany) aplicam a experiência que transfere sua consciência para a máquina. Agora Caster tenta convencer sua esposa a conectá-lo na internet para tornar-se poderoso. Ao perceber a catástrofe que isso pode ocasionar, cabe a Evelyn tomar a decisão de parar a maquina.

O filme transcendence é um ótimo meio de nos perguntarmos até onde seremos capazes de chegar através da tecnologia. Mas que preço poderemos pagar para obter tamanha dádiva tecnológica? Certamente já fizemos essas mesmas perguntas em algum momento da nossa vida e também já pensamos em quanto tudo está sendo modificado e ampliado através da tecnologia, dos muitos programas e aplicativos que temos acesso hoje em dia e que nos ajudam no dia a dia. A inteligência artificial é outro ponto que nos fascina de muitas maneiras, e muitos outros filmes já tiveram a mesma temática, porem, nenhum deles foi abordado de uma forma tão real e de uma configuração que parece estar ao nosso alcance e num espaço de tempo atual. Seria de grande ajuda ter aquelas maquinas à nossa disposição para a cura de doenças até então sem solução ou com anos de pesquisa e pouquíssimo avanço. E o que dizer de conseguir purificar o planeta e fazer dele auto-sustentável? Mas, enquanto temos todos esses benefícios a nossas mãos para usufruirmos e fazer do planeta melhor e ter uma expectativa de vida de muitos e muitos anos de vida, devemos também nos perguntar quanto ao pensamento coletivo imposto por essa tecnologia, seria como abdicar do livre arbítrio e é aí que chegamos ao cerne da questão sobre a utilização da inteligência artificial. Através desse ponto crucial para humanidade que entendemos o motivo pelo qual os extremistas no filme tentam parar o uso desenfreado desse meio de vida, pois, seria como se fossemos manipulados e sem domínio próprio do nosso pensamento. Então seriamos robôs sem autonomia e estaríamos iludidos com as capacidades dessa inteligência artificial.