6
Filipa Cruz Filipa Cruz Barroso n.º7 10ºA Barroso n.º7 10ºA

"Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

Embed Size (px)

DESCRIPTION

PPT elaborado por Filipa Barroso sobre o livro "Uma questão de cor" de Ana Saldanha, como ficha de leitura. Escola Secundária da Cidadela, 10º ano turma A- ano lectivo 2008-2009

Citation preview

Page 1: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

Filipa Cruz Barroso Filipa Cruz Barroso n.º7 10ºAn.º7 10ºA

Page 2: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

IntroduçãoO livro “Uma Questão O livro “Uma Questão

de Cor” é um livro que de Cor” é um livro que retrata principalmente o retrata principalmente o racismo que pode haver racismo que pode haver entre os adolecentes, entre os adolecentes, levando mesmo a que em levando mesmo a que em casos extremos as crianças casos extremos as crianças sejam obrigadas a mudar de sejam obrigadas a mudar de escola para se sentirem escola para se sentirem mais integradas. mais integradas.

Page 3: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

ResumoNo livro “Uma Questão de Cor” , de Ana

Saldenha, é retradado o quotidiano de uma rapariga chamada Catarina, que é tratada por Nina. Nina é a protagonista e também a narradora desta história, apresenta-nos a sua vida escolar e a sua vida familiar. É uma rapariga normal, com treze anos, e que passa muito tempo “agarrada” ao computador. No Natal oferecem-lhe um computador e pouco tempo depois o seu primo Daniel muda-se para sua casa e principalmente para o seu quarto, obrigando-a a dormir no escritório.

Page 4: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

A mudança de personalidade de Victor com Nina em relação ao seu primo Daniel ser negro, foi um dos problemas pela qual Nina tambem teve de ultrapassar. O livro acaba com uma festa de aniversário de um colega de Nina, em que Daniel é convidado.

ResumoNina vai apresentando-nos as “tipicas” crises e questões

adolescentes, bem como a sua reacção às diferentes situações com se depara. Depois de alguns desentendimentos, acabaram por ficar amigos e Catarina ajuda Danny quando este é vítima de atitudes racistas na escola. Quando a avó de ambos sofre um ataque cardíaco, Daniel e Nina ajudam-se mutuamente dando apoio um ao outro.

Page 5: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

ComentárioComentário

A leitura desta obra foi bastante gratificante, porque me fez pensar no problema do racismo e na forma como ele se manifesta em Portugal, onde as pessoas geralmente dizem que não são racistas. Além disso, aprendi com a personagem Daniel em que impulsiona as pessoas para que estas devam lutar por aquilo em que acreditam e que a liberdade é uma coisa fundamental para todos os seres humanos.

Page 6: "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha, ficha de leitura elaborada por Filipa Barroso

Trabalho Trabalho elaborado elaborado

por:por:

Filipa Cruz Barroso n.7 10ºA23 de Março de 200823 de Março de 2008