12
Sergei Dvortsevoy Biografia: Nascido no Cazaquistão, Sergei Dvortsevoy trabalhou como engenheiro de aviação antes de estudar cinema em Moscovo, no início dos anos 90. Os seus filmes imediatamente ganharam fama internacional, recebendo prémios e reconhecimento em festivais de todo o mundo, incluindo a nomeação de ” Chlebnyy den(1998) para o prestigiado Prémio Joris Ivens no “International Documentary Film Festival Amsterdam”. No ano seguinte, seu trabalho foi apresentado no Robert Flaherty Film Seminary”. Discreto e elegante, os documentários de Dvortsevoy estão comprometidos com o cinema de observação. Os seus temas são pessoas que vivem em torno de uma Rússia em transição. Tentam buscar uma existência seguindo um caminho pessoal. Com um olho afiado para a poesia e para o mistério da vida quotidiana e sem narração ou outras formas de exposição externa, Dvortsevoy propõe: “Observem comigo em silêncio e tudo irá acontecer”. O seu único filme é Tulpan (2008) que ganhou o prémio de Melhor Longa Metragem e Melhor Realizador no “Asia Pacific Screen Awards”. Filmografia: Schastye (Paraíso, 1996); Chlebnyy den (Dia do pão, 1998); Highway (Autoestrada, 1999); V temnote (No Escuro, 2004); Tulpan (2008)

Dvortsevoy

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Dvortsevoy

Sergei Dvortsevoy

Biografia:

Nascido no Cazaquistão, Sergei Dvortsevoy trabalhou como engenheiro de aviação antes de estudar cinema em Moscovo, no início dos anos 90. Os seus filmes imediatamente ganharam fama internacional, recebendo prémios e reconhecimento em festivais de todo o mundo, incluindo a nomeação de ” Chlebnyy den” (1998) para o prestigiado Prémio Joris Ivens no “International Documentary Film Festival Amsterdam”. No ano seguinte, seu trabalho foi apresentado no “Robert Flaherty Film Seminary”. Discreto e elegante, os documentários de Dvortsevoy estão comprometidos com o cinema de observação. Os seus temas são pessoas que vivem em torno de uma Rússia em transição. Tentam buscar uma existência seguindo um caminho pessoal. Com um olho afiado para a poesia e para o mistério da vida quotidiana e sem narração ou outras formas de exposição externa, Dvortsevoy propõe: “Observem comigo em silêncio e tudo irá acontecer”.O seu único filme é Tulpan (2008) que ganhou o prémio de Melhor Longa Metragem e Melhor Realizador no “Asia Pacific Screen Awards”.

Filmografia: Schastye (Paraíso, 1996); Chlebnyy den (Dia do pão, 1998); Highway (Autoestrada, 1999); V temnote (No Escuro, 2004); Tulpan (2008)

Page 2: Dvortsevoy

Técnicas e Equipamento

Poucas falas, comentários ou narrações;

Planos sequência;

Observação do real;

Page 3: Dvortsevoy

Portefólio

Tulpan (2008) Cena do filme Tulpan

Page 4: Dvortsevoy

Portefólio

À esquerda: Dvortsevoy (do lado direito em cima) no Asia Pacific Festival

Em baixo: Cena do filme “Chlebnyy den”

Page 5: Dvortsevoy

Portefólio

No Asia Pacific Festival Cena do filme Tulpan

Page 6: Dvortsevoy

Portefólio

Cenas do filme V Temnote

Page 7: Dvortsevoy

Portefólio

Cena de V Temnote

Page 8: Dvortsevoy

Portefólio

Cena de highway

Page 9: Dvortsevoy

Portefólio

Cena de Schastye

Page 10: Dvortsevoy

Portefólio

Dvortsevoy no local de filmagens

Page 11: Dvortsevoy

Portefólio

Page 12: Dvortsevoy

Webgrafia e Bibliografia

http://hcl.harvard.edu/hfa/films/2006fall/dvortsevoy.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Sergey_Dvortsevoy

http://www.guardian.co.uk/film/2009/nov/05/segei-dvortsevoy-pawel-pawlikowski

PowerPoint desenvolvido por Nuno Soares 39006