12

Click here to load reader

Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9
Page 2: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

Na série de estudo em Marcos, estamos aprendendo a ser discípulos, seguindo a Jesus de perto.

Jesus está ensinando seus discípulos sobre o Reino de Deus, apresentando-o como uma nova vida, uma nova terra, “de montes e de vales” (Dt 11.11).

Jesus fala da glória deste Reino, e afirma: “não é um sonho. O Reino de Deus está chegando com força até vocês” (v.1, Biblia aMensagem). Na jornada de hoje, o trajeto é do monte ao vale.

Page 3: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

-A GLORIA NO MONTE (v.2-13)

-no alto do monte (v.2), com os discípulos mais próximos, Jesus se transfigurou: algo de dentro pra fora. Glorioso, maravilhoso.

-a conversa dos séculos: Moisés, Elias e Jesus(v.4). Personagens históricos representando a Lei, os Profetas tendo a conversa mais importante da história: a morte e ressurreição de Cristo Jesus.

Page 4: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

-A GLORIA NO MONTE (v.2-13)

-Pedro desejou permanecer no monte, ia até armar as barracas (v.5). Pensava que tudo tinha se consumado, que a glória tinha chegado ao ápice. Esqueceu do sofrimento previsto (8.31), ou da missão que estava cumprindo com o Mestre.

Page 5: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

-A GLORIA NO MONTE (v.2-13)

- Uma voz trovejante na nuvem (v.7): “esse é meu filho amado. Ouçam-no”.

- Se Deus viesse lhe falar diretamente, em voz alta e clara, o que você gostaria que ele dissesse?

- Se Deus pudesse lhe falar alto e claramente, o que você acha que Ele te diria de mais importante em rápidas palavras? - Deus falando o mais importante:

Page 6: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

OUÇAM MEU FILHO JESUS!

Page 7: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

OUÇAM MEU FILHO JESUS!-MAIS QUE TRADIÇÕES HUMANAS,- MAIS QUE AS LEIS RELIGIOSAS,- MAIS QUE QUAISQUER SABEDORIA,- MAIS QUE CIRCUNSTÂNCIAS MAIS DIVERSAS,- MAIS QUE TUDO O QUE A HISTÓRIA POSSA APRESENTAR,

-PRECISAMOS OUVIR “O VERBO DIVINO” (Jo 1.1,2), A “ÚLTIMA FALA” DE DEUS A NÓS (Heb 1.1,2);- SÓ ELE TEM AS PALAVRAS DE VIDA ( Jo 6.68), QUE NOS “AQUECE O CORAÇÃO” NOS DIAS DESALENTADORES (Lc 24.32)

Page 8: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

- O DESAFIO DO VALE (v. 14-29)

- desceram do monte, e lá embaixo, encontraram confusão (v.14)- Incapacidade (17,18): os discípulos não puderam ajudar o menino possesso por demônios. Jesus se admira, e ensina sobre a fé:

- os discípulos não a tinham (v.19)- com ela há mais possibilidades que incapacidades(v.23)- o pai pede mais fé (v.24)- Jesus dá o caminho de mais fé: oração (v.29)

Page 9: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

ESCORREGADAS DA

DESCIDA

- DEPOIS QUE DESCERAM O MONTE, E ENCONTRARAM AS DIFICULDADES E DESILUSÕES DA JORNADA, OS DISCÍPULOS PASSARAM POR ALGUNS MOMENTOS EM QUE DESLIZARAM, ESCORREGARAM, ERRARAM NAS ESCOLHAS E PROCEDIMENTOS... - NA CAMINHADA, APRENDEMOS COM OS ERROS...

Page 10: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

- ESCORREGADAS DA DESCIDA: - VAIDADE (v.33-37): a discussão era “quem é o primeiro?”. R. É o que serve (v.35), humildemente como criança (v.37). O desejo de ser o número um, o melhor, mais importante, o destaque. - CONCORRÊNCIA (v.38-41): outra pessoa fazendo o bem quem não é “do nosso grupo” (v.38). Os discípulos o proibiram, Jesus o aceita. Escorregamos do caminho do Reino quando fechados, exclusivistas, julgadores. Deus não tem grupos, têm servos.

Page 11: Seguindo Jesus: Dos montes aos vales - Mc 9

- ESCORREGADAS DA DESCIDA:

- PEDRAS (v.42-50) - pedra de tropeço (v.42): fazer alguém se desviar do caminho, vai acabar com uma pedra no pescoço. - pedra no sapato (43-47): o pecado que atrapalha a jornada cristã. Pesa, fere, desvia (Hb 12.1) - pedra de sal (v.50): não pode perder o sabor.