6

A religião na prática dos escoteiros

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: A religião na prática dos escoteiros
Page 2: A religião na prática dos escoteiros

A religião na prática dos escoteiros

VITTORIO TEDESCHI

Page 3: A religião na prática dos escoteiros

Oi, o meu nome é Vittorio Tedeschi e tenho profundo respeito pelo Escotismo. Vamos conversar sobre o assunto?!

O Escotismo é um sistema de valores responsáveis pela formação moral dos jovens e a religião é a base de consolidação desse conceito.

Page 4: A religião na prática dos escoteiros

Mas qual religião entre tantas existentes? A resposta encontrada por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, criador da fraternidade mundial dos escoteiros foi simples: todas as religiões. Segundo o manual do escoteiro, o mais importante é a crença em Deus e a busca por uma doutrina religiosa, não importa qual.

Page 5: A religião na prática dos escoteiros

Isso porque o fato de seguir uma religião pressupõe o colocar em prática valores como os pregados pelo escotismo: lealdade, fraternidade, responsabilidade, altruísmo e disciplina. Ao não exigir uma religião em especial, Baden-Powell contribuiu para a globalização da cultura escoteira, alcançando todos os continentes e respeitando as diferentes crenças e culturas.

Page 6: A religião na prática dos escoteiros

O primeiro comprometimento do escoteiro é com Deus, figura sempre presente em seu cotidiano. Nos preceitos do escotismo, Deus está em todas as relações interpessoais e o amar a Deus sobre todas as coisas é essencial, já que o amor é um presente dado por Ele aos homens.