Artigo - Olhai para vossas criancinhas - A Liahona, outubro de 1994

Preview:

Citation preview

OUTUBRO DE 1994

35

"OLHAIPARAVOSSASCRIAN CINHAS ~~

Quando 0 Salvador ressurretovisitou 0 povo nefita, "tomoudas criancinhas, uma a uma,

abenc;:oou-as e rogoll por elas ao Pai.E, depois de tel' fcito isso, choroll

( ... );E, dirigindo-se a multidao, disse:

Olhai para vossas criancinhas.E, ao levantar a vista, dirigiram 0

olhar ao ceu; e viram que se abriamos ceus e deles desciam anjos quepareciam estar no meio do fogo; e osanjos desceram e circundaram aque-les pequeninos e cles foram rodea-dos pOl' fogo e anjos lhesministraram" (3 NCfi 17:21-24).

Seguem-se trechos de um seraoda Igreja intitulado "Olhai paraVossas Criancinhas", transmitido doTabernaculo de Lago Salgado no dia23 de janeiro de 1994, via satelite.

Presidente Gordon B. Hinckley,Primeiro Conselheiro no

Primeiro Presidencio

Existe na Terra maior milagre do que 0 nascimento deuma crian<;a?

Hi alguem entre nos que jamais tenha sentido pro-funda emo<;ao ao observar as criancinhas? A despeito dacor da pele ou de onde vivem, temos alguma duvida deque sao uma preciosa dadiva de nosso Pai e que real-mente sao Seus filhos? ]a have is meditado sobre 0 signi-ficado da declara<;ao do Senhor de que, se desejamosvoltar a presen<;a do Pai, devemos tomar-nos como umacriancinha? (Ver Mateus 18:1-4).

Channing Pollock certa vez disse: "Creio que algunsde nos gostarlamos de ... nascer velhos e ir ficando cadavez mais jovens e mais limpos, sempre mais simples emais inocentes, ate por fim, com a alma pura das crian-<;as, deitarmo-nos para 0 sono etemo" ("The World'sSlow Stain," Reader's Digest, junho de 1960, p.77).

As crian<;as sao a personifica<;ao da inocencia, da can-dura; sao a essencia do amor, a essencia da esperan<;a e daalegria neste mundo atribulado e cheio de dificuldades.

Apesar disso, mil hoes delas sofrem abuso, sao negli-genciadas e tomam-se vltimas de odio, egolsmo e mal-dade da pior especie.

Nao ha duvida de que e hora de despertar nas pes-soas, em toda parte, uma consciencia maior da terrlvelofens a que cometemos perante Deus, nosso Pai Etemo,quando causamos 0 sofrimento de uma crian<;a. E e triste

A LIAHONA • OUTUBRO DE 1994

36

dizer que nos encontramos cercados de evidencias de talsofrimento.

Ha muita tragedia nesta Terra. Creio que 0 abuso decrianc;,:as sempre existiu, mas parece ter aumentado emdimens6es tragicas. Talvez seja porque nos tornamosmais conscientes disso. Nao obstante, e hora de fazermosmais do que estamos fazendo. Olhando ao redor, vemoscrianc;,:as nascidas de maes viciadas em drogas, crianc;,:asque talvez nunca venc;,:am os terriveis obstaculos advin-dos do proprio nascimento; crianc;,:as, e nao saG poucas,espancadas, negligenciadas, abandonadas, agredidassexualmente, que jamais conseguirao superar completa-mente 0 trauma de uma vida atormentada; crianc;,:asviti-mas da fome e da guerra ( ... )

o Salvador bem 0 disse: "Mas qualquer que escandali-

zar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhefora que se the pendurasse ao pescoc;,:ouma mo de azenha,e se submergisse na profundeza do mar" (Mateus 18:6).

Rogamos as benc;,:aos do Senhor para as crianc;,:as daIgreja em toda parte, para as crianc;,:asde todo 0 mundo,a fim de que sejam mais prategidas da maldade, para quecresc;,:amem retidao, amem a Deus, que e 0 Pai de todosnos. Invocamos benc;,:aossobre os pais a Hm de que prate-jam seus pequeninos, cuidem deles e ensinem-lhes asverdades que lhes trarao paz todos os dias da vida. Comodisse 0 autor de Proverbios: "Instrui ao menino no cami-nho em que deve andar, e ate quando envelhecer nao sedesviara dele" (Praverbios 22:6).

"Olhai para vossas criancinhas." Que Deus abenc;,:oevossos pequeninos onde quer que estejam.

OUTUBRO DE 1994

37

Presidente Thomas S. Monson,Segundo Conselheiro na

Primeira Presidencia

Tive uma professora (da Prima ria) maravilhosa. Erarecem-casada, jovem e cheia de vida. Para nos, meninosde dez anos, ela era 0 sfmbolo da perfei<;ao. Sabia moti-var-nos.

Falava-nos sobre os len<;os que usavamos no pesco<;o,onde prendfamos os emblemas, representando nossaclassifica<;ao no Trail Builder ( .T-Antigo programa daPrimaria, cujo nome faz referencia aos pioneiros quefaziam trilhas para que os demais pudessem segui-los),falava sobre nossas realiza<;6es e objetivos. Gostavamosmuito dela. Aquele foi 0 meu melhor ana de Primaria,gra<;as a uma professora maravilhosa. A capela era

antiga; nao havia salas de aula adequadas. Acho queocupavamos a cozinha e usavamos um quadro negro des-peda<;ado. Nossa professora nao era culta demais nemhavia obtido tftulos de nfvel superior; nada disso. Osmeninos da classe nao eram um grupo fora do comum,extremamente motivados e bem comportados-muitopelo contrario. Mas, 0 que fundamentava 0 relaciona-mento entre professora e alunos era que ela nos amava enos ensinava 0 evangelho ( ... )

Em algum canto da casa, tenho uma pequena bengalapreta cujo cabo imita prata. Pertenceu a um parente dis-tante. Por que ainda a gUal'do apos cerca de sessentaanos? Ha uma razao especial.

Quando estava na Primaria, participei de uma repre-senta<;ao de Natal da ala. Tive 0 privilCgio de ser um dostres reis magos. Com um turbante na cabe<;a, a preciosacapa da banqueta do piano de minha mae sobre os

A llAHONA • OUTUBRO DE 1994

.'18

ombros e segurando a bengala preta, declamei minhaparte do texto: "Onde esta aquele que e nascido rei dosjudeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos aadora-Io" (Mateus 2:2). Nao me recordo de todas aspalavras daquela representa<;:ao, mas lembro-me clara-mente do que senti quando n6s, os tres reis magos, olha-mos para cima, vimos a estrela, iniciamos a jornada pelopalco, encontramos Maria com 0 be be Jesus, ajoelhamo-nos e 0 adoramos; abrimos os tesouros, presenteando-ocom ouro, incenso e mirra. Gostei particularmente denao termos voltado ate 0 malvado Herodes para trairJesus, mas de termos obedecido a Deus e partido emoutra dire<;:ao.

Os anos voaram. Os acontecimentos de uma vida ata-refada ocupam seus devidos lugares nos sagrados com-partimentos da mem6ria, mas a bengala de Natalcontinua a ter um lugar especial em meu lar-e em meu

cora<;:ao significa um compromisso para com Cristo.o Presidente David O. McKay deu 0 seguinte conse-

lho: "Tres coisas na vida domestica influenciam as crian-<;:as,despertando-Ihes reverencia e contribuindo para 0

seu desenvolvimento. Sao elas: primeiro, a orienta<;:aobranda, embora firme; segundo: a cortesia demonstradapelos pais entre si e para com os filhos; e terceiro, a ora-<;:aoem que as crian<;:as participem" (Improvement Era,Dezembro de 1956, p. 915) ( ... )

o amor que 0 Salvador sente pelas crian<;:as nao temfronteiras. Quando n6s, como pais, como Ifderes dosacerd6cio, como oficiais e professores da Primariaseguirmos seu exemplo e dermos ouvidos as suas pal a-vras, "Apascenta os meus cordeiros" (]oao 21: 15), vere-mos meninos e meninas desabrochando diante de nossosolhos e crescendo "em sabedoria, e em estatura, e emgra<;:apara com Deus e os homens" (Lucas 2:52).

OUTUBRO DE 1994

39

Elder M. Russell Ballard,do ,quoru,m, dos, poze, Apost,ol,<?s

o Salvador, com lagrimas nos olhos, pediu aos nefitasque "(olhassem) para (as) criancinhas" (3 Nefi 17:23), Einteressante notar que ele nao disse "deem uma espiadanelas", "observem-nas de vez em quando" ou " olhemapenas de relance", Ele pediu que as contemplassem. Nomeu entender, isso significa que devemos abra<;a-las comos olhos e com 0 cora<;ao; devemos ver e compreenderquem realmente sao: filhos espirituais do Pai Celestial,com caracterfsticas divinas.

Quando realmente olhamos para as criancinhas, con-templamos a gloria, 0 esplendor e a majestade de Deus, 0

Pai Etemo. Elas SaG Sua progenie. Nao ha testemunhomais e!oquente de que 0 Pai Celestial vive e nos ama doque 0 primeiro choro de um recem-nascido ( ... )

E evidente que aqueles de nos a quem foram confia-dos esses seres preciosos tem uma mordomia sagrada enobre, pois foi a nos que 0 Senhor deu a incumbencia deenvolve-los com amor, com 0 fogo da fe e com 0 entendi-menta de quem sao.

Como podem saber as coisas que real mente tem valora nao ser que Ihas ensinemos? De acordo com as escritu-ras, os pais precisam ensinar aos filhos "que todos oshomens, em todas as partes, devem arrepender-se, ou denenhuma maneira herdarao 0 reino de Deus" (Moises6:57). As crian<;as devem aprender "a orar e a andar emretidao perante 0 Senhor" (D&C 68:28), e "a andar

A LIAHONA • OUTUBRO DE 1994

40

pelos caminhos da verdade e da moderac;:ao; ( ... ) a seamarem mutuamente e a servirem uns aos outros"(Mosiah 4: 15). Elas precisam saber "em que fonte devemprocurar 0 perdao de seus pecados" (2 Nefi 25:26), edevem aprender que e preciso "(amar) 0 Senhor ( ... )Deus de todo 0 ( ... ) corac;:ao, e de toda a ( ... ) alma,e de todo 0 ( ... ) poder" (Deuteron6mio 6:5).

Citando Isaias, 0 Salvador disse aos nefitas: "E todosos teus filhos serao instruidos pelo Senhor; e abundantesera a paz de teus filhos" (3 Nefi 22:13).

Paz. Que benc;:ao maravilhosa e desejavel para as nos-sas crianc;:as. Se sentirem paz no corac;:ao e a certeza daexistencia do Pai Celestial e de Seu plano eterno, estaraomais preparadas para enfrentar a inquietac;:ao do mundo

que as cerca e alcanc;:ar seu potencial divino. ( ... )Uderes e professores ( ... ) precisam ter consciencia

de que nao estao simplesmente preparando-se para daruma aula, mas que se estao preparando para ensinar umfilho de Deus. Cada lic;:ao, cada reuniao, cad a atividadecleve ter como foco principal encaminhar esses pequeni-nos a Cristo. ( ... )

Lembrem-se de que, para Deus, todos os filhos saoigualmente importantes.

Seu amor nao depende de sermos membros da Igrejaou nao. 0 amor que sente por seus filhos nao tem fron-teiras e e absolutamente incondicional. Do mesmomodo, 0 servic;:o dedicado que prestamos deve estender-se plenamente a todas as crianc;:as.

A llAHONA • OUTUBRO DE 1994

41

Irma Michoelene P.Grossli,Presidente Gerol do Primario

Compreendei as crians;as. Embora seja um desafioensina-Ias e cria-Ias, elas trazem dentro de si muita ale-gria, energia inesgotavel, curiosidade sem limites e feirrestrita. Frequentemente digo a alguem que esta desa-nimado: "Procure uma crians;a e brinque um pOLICO.Irasentir-se melhor". Isso realmente funciona!

A meu ver, as pessoas que conseguem relacionar-sebem com as crians;as san as que compreendem que elascrescem e se desenvolvem. Tratam os pequenos deacordo com a idade que tem. ( ... )

Precisamos descobrir quem nossos filhos realmentesao. Precisamos conhecer seus interesses, saber 0 que os

aborrece e 0 que fariam se pudessem realizar seu maiorsonho ( ... ) Podemos deixa-Ios ser eles mesmos e naoesperar que sejam capias dos pais. Proporcionai-lhesexperiencias variadas, a fim de que descubram 0 quegostam de fazer, e depois incentivai seus interesses etalentos-mesmo que nao sejam iguais aos vossos.Aceitai cada crians;a como realmente e.

Escutai as crians;as. As vezes, estamos tao ocupadosimpondo regras aos nossos filhos que nao temos tempo deouvi-Ios. Se procurassemos ouvi-Ios mais, descobrirfamoscomo ser bem sucedidos em relaS;ao a eles. E mais prova-vel que nos ous;am se souberem que san ouvidos e com-preendidos. Escutai com 0 coraS;ao, a fim de compreendera mensagem nao proferida. ( ... ) Pedi a opiniao deles eouvi ( ... ) Depois disso, podereis saber como ajuda-Ios.Muitas vezes a Cmica razao de os filhos cometerem erros e

OUTUBRO DE 1994

42

su~ falta de experiencia.Sede bondosos com as crian~as. Sempre que per-

gunto 0 que mais apreciam no seu melhor amigo, naprofessora preferida, num vizinho ou parente, dizem:"Ela e tao boazinha", ou "Ele e bonzinho comigo" ( ... )

Ha varias maneiras de sermos bondosos com as crian-~as. Nao precisamos ser pais ou professores. ao precisa-mos colocar a bondade na lista das coisas a serem feitasmais tarde. Podemos ser amaveis com uma crian~a hojemesmo, pOl' meio de coisas tao simples como um olhargentil ou um carinho. osso tom de voz pode expressarbondade, mesmo quando estivermos repreendendo umacrian~a. E ha momentos em que realmente precisam serrepreendidas. ( ... )

Falai sobre 0 evangelho e prestai testemunho ascrian~as. ( ... ) Quando Ihe prestamos nosso testemunho,

a crian~a se sente importante, pois sabe que estamosfalando de algo muito precioso para n6s. Ao ensinarmos osprincfpios do evangelho, oferecemos a elas uma enormcdadiva-padr6es para guiar sua vida, ou, nas palavras deHelama: "Uma funda~ao segura, da qual nao caem oshomens que nela constroem" (Helama 5: 12). ( ... )

Espero que compreendamos que, na verdade, nao etao diffcil tel' um bom relacionamento com as crian~as.Todos podemos fazer isso! ( ... ) Nao precisamos agircom perfei~ao todos os dias. Leva algum tempo e enecessario um pouco de paciencia e muitas ora~6es. Hadias em que realmente nao e facil. Mas vale a pena.Tende fe em Deus e Ele vos ajudara. Tende confian~aem vossos sentimentos e pensamentos, agi de acordocom eles e aben~oareis a vida de uma crian~a e ela aben-~oara a vossa. 0

OUTUBRO DE 1994

43

Recommended