Slides qualidade de vida e saúde

  • View
    245

  • Download
    2

  • Category

    Travel

Preview:

DESCRIPTION

 

Citation preview

EDUCAÇÃO FÍSICAQUALIDADE DE VIDA E SAÚDEPROFª MÁRCIA AP. FÁVARO

OBJETIVOS: Compreensão do que é Sedentarismo e

qual sua relação com o estilo de vida atual (computador, videogame, TV);

Compreensão do que é Obesidade Infantil e qual a sua relação com a prática de atividades físicas regulares e alimentação saudável.

Público alvo: Pais e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

SEDENTARISMO O que é o sedentarismo? 

Sedentarismo é definido como a falta e/ou ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerado como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas com pouca atividade física e que perdem poucas calorias durante a semana, são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários. 

SEDENTARISMO

O SEDENTARISMO E A OBESIDADE INFANTIL O sedentarismo e a

obesidade infantil tem uma relação muito próxima. O papel dessa relação entre o sedentarismo e a obesidade contribui para graves consequências, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, etc.

Torna-se então necessário proporcionar às crianças hábitos alimentares corretos e promover as atividades físicas com frequência.

OBESIDADE INFANTIL A definição de obesidade é muito

simples quando não se prende a formalidades científicas ou metodológicas. O visual do corpo é o grande elemento a ser utilizado. O ganho de peso na criança e acompanhado por aumento na estatura e aceleração na idade óssea. No entanto o ganho de peso continua, e a estatura e a idade óssea se mantêm constantes. A puberdade pode ocorrer mais cedo, o que acarreta altura final diminuída, devido ao fechamento mais precoce das cartilagens de crescimento. (MELO, LUFT E MEYER, 2004, p. 175).Pellanda et. al. (2002) relatam que a atitude sedentária em crianças é uma crescente, onde aliado a fatores como alimentação desfavorável, ambientes, socioeconômicos e culturais contribuem notoriamente para a propagação da obesidade desde a idade infantil e que provavelmente se permutará, sendo mais grave, para idade adulta.

OBESIDADE INFANTIL A obesidade está associada não

somente a fatores nutricionais, mas também a distúrbios comportamentais, caracterizados por uma mudança nos padrões de lazer atuais, nos quais antigas e saudáveis atividades infantis vem sendo gradativamente substituídas pelo excessivo gasto de tempo em frente a televisão, ao computador e a jogos eletrônicos. Essa transformação sociocultural promove, além de uma diminuição da atividade física, um aumento desnecessário da ingestão calórica. (Pellanda et. al.2002, p. 93).

OBESIDADE INFANTIL Como evitar tudo isso? Basta voltar a caminhar diariamente,

tomar sol, frequentar um parque, um clube ou ir à praia com as crianças nos finais de semana. Descer uma ou duas estações antes do ponto de ônibus ou do metrô e andar até em casa; buscar os filhos a pé na escola; caminhar até a padaria ou banca de jornal. Na hora de comer, prefira verduras, frutas e carnes magras e evite os alimentos industrializados. Evite também cigarro e bebidas alcoólicas, que agravam ainda mais o risco de doenças cardiovasculares. E faça uma avaliação médica periódica, mesmo que não esteja acima do peso.

São medidas simples, mas que irão trazer enorme benefício à sua saúde e qualidade à sua vida. 

Meu conselho? Movimente-se!!!

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A alimentação infantil é

essencial para que a criança se mantenha saudável.

A alimentação infantil deve ser uma das prioridades no lar, no sentido de se evitar o sobrepeso.

Os nutricionistas e os médicos tem explorado todas as respostas possíveis para uma alimentação infantil mais saudável.

PIRÂMIDE ALIMENTAR Você sabe o que é

uma pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.

PIRÂMIDE ALIMENTAROs grupos da Pirâmide Alimentar são: Grupo dos alimentos energéticos formado por: - Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia

para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

- Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.

Grupo dos alimentos reguladores formado por: - Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importante para a

saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis.

- Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.

Grupo dos alimentos construtores formado por: - Laticínios - os laticínios são responsável pelo crescimento e boa formação dos ossos.

Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte. - Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação.

Estas proteínas são muito importante, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

ATIVIDADES FÍSICAS As atividades físicas equivalem a

todas as atividades que incluem movimentos corporais e gasto de energia. Fazer atividade física é muito importante para a saúde das crianças e dos adultos, pois ela melhora a flexibilidade, a força muscular, fortalece os ossos e as articulações e desenvolve habilidades psicomotoras.

Ao praticarmos atividades físicas, queimamos a gordura que está em excesso no nosso corpo, e ao mesmo tempo melhoramos a nossa pressão arterial. Além disso, com exercícios físicos, o nosso corpo fica mais preparado e consegue driblar muitas doenças.

Para as crianças, qualquer atividade física é bem-vinda. Jogar bola, natação, judô, capoeira, karatê, andar de bicicleta, correr, pular corda, entre várias outras, são atividades físicas que garantem às crianças mais disposição, melhor convívio social, melhor desenvolvimento intelectual e gasto de energia.

REFERÊNCIAS:http://personaltrainnerelisandria.blogspot.com.br/

http://www.obesidadeinfantil.org/

http://www.smartkids.com.br/especiais/nutricao

http://www.escolakids.com/atividades-fisicas.htm