12
2012 NR10 PORTUGAL AutoID pode ajudar a indústria farmacêutica a enfrentar os novos desafios Grupo Rangel melhora os tempos de entrega, traceabilidade e serviço a clientes devido à Solução de Prova de Entrega da Zetes Burótica

Zetes eglobe10 Maio 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Leitores de códigos de barras e solução de inventário melhora a logística dos colchões; Rastreabilidade garante a sobrevivência dos retalhistas; Identificação por voz e visão podem ajudar as empresas farmacêuticas a reduzir a base de custos da cadeia de abastecimento; Alcançar a excelência na verificação de expedições; Nova estação de trabalho ergonómica; Solução de etiquetagem disponível a 100%; 8.000 entregas por dia na hora certa, no local certo; Sabe onde está a sua mercadoria?. Mais informações em www.zetes.pt

Citation preview

Page 1: Zetes eglobe10 Maio 2012

2012 NR10

PORTUGAL

AutoID pode ajudar a indústria farmacêutica a enfrentar os novos desafios

Grupo Rangel melhora os tempos de entrega, traceabilidade e serviço a clientes devido à Solução de Prova de Entrega da Zetes Burótica

Page 2: Zetes eglobe10 Maio 2012

2

índice editorial RETALHO

03 Leitores de códigos de barras e solução de inventário melhora a logística dos colchões

10 Rastreabilidade garante a sobrevivência dos retalhistas

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA04 Identificação por voz e visão podem

ajudar as empresas farmacêuticas a reduzir a base de custos da cadeia de abastecimento

MANUFACTURA06 Alcançar a excelência na verificação de

expedições

TECNOLOGIA07 Nova estação de trabalho ergonómica

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS07 Solução de etiquetagem disponível a 100%

TRANSPORTE E LOGÍSTICA08 8.000 entregas por dia na hora certa, no

local certo12 Sabe onde está a sua mercadoria?

ZETES Burótica

Sede: Edificio Empresarial Alameda António Sérgio, 7

2799-532 LINDA-A-VELHA Telefone +351.21.415.22.00

Fax +351.21.415.22.90 [email protected]

Delegação Norte: Aviz Trade Center Rua Eng. Ferreira Dias, 924, Sala E19

4100-246 PORTO Telefone +351.22.619.10.76

Fax +351.22.619.10.78 [email protected] Esta newsletter é uma edição Portuguesa do Grupo Zetes.

Para mais informações visite www.zetes.com/pt Responsável Editorial: Sarah Dheedene,

rue de Strasbourg 3, 1130 Brussels, Belgium

Reavalie os seus conceitos!

Caro(a) leitor(a),

Como se manter à frente da concorrência? É a velha questão com que se defrontam os intervenientes da cadeia de abas-tecimento. O esforço contínuo investido no retorno da produtividade, na eficiência de custos e na excelência do apoio ao cliente é sempre crucial, mas torna-se cada vez mais difícil devido à dinâmica dos mercados e à transfor-mação das necessidades dos clientes. Estes factores podem ser encarados como desafios, mas também podem gerar numerosas oportunidades para aqueles que conseguem adaptar os seus processos em tempo útil.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, o crescente núme-ro de produtos genéricos e a legislação mais rígida estão a pressionar os modelos de custos de muitos fabricantes. Contudo, o investimento em áreas como a gestão eficiente dos processos logísticos está a ajudar a combater os efeitos dos preços mais baixos nas margens de lucros. No retalho, as vendas multicanal e o comércio electrónico estão a criar oportunidades para as empresas capazes de garantir um excelente controlo do stock, das devoluções e da gestão de lojas. E no caso dos fornecedores de serviços de entregas, tais como a empresa especializada em entregas de enco-mendas Rangel, a prestação de melhores serviços e entre-gas sem falhas ajudam os retalhistas a satisfazer as expec-tativas de clientes cada vez mais exigentes.

Nesta edição da Globe, temos a satisfação de ilustrar como soluções de Auto-ID com provas dadas e inovadoras con-tinuam a proporcionar valor acrescentado à cadeia de abas-tecimento em constante mutação. Assim o demonstram o fornecedor de energia Schneider Electric, o fabricante de camas Swiss Sense e a empresa de processamento de carne Ter Beke, os quais optaram por reavaliar os seus processos e, desta forma, ganharam vantagem competitiva. No caso de se confrontar com desafios semelhantes, teremos todo o gosto em trabalhar em parceria consigo para ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Tiago ConceiçãoGeneral ManagerZetes Burótica

Page 3: Zetes eglobe10 Maio 2012

3

A Swiss Sense é um fabricante e retalhista holandês de estrados de molas e colchões. A empresa diferencia-se no mercado pelas suas camas de alta qualidade que garantem uma boa noite de sono. Têm cerca de 70 lojas (60 das quais nos Países Baixos), instalações de produção nas Filipinas e uma nova sede com mais 10 000 m2 de espaço de armazém na cidade holandesa de Uden. A Swiss Sense também tem oito lojas na Bélgica, duas na Suíça, uma em Curaçao e em Aruba e outra na Alemanha. O CFO Camiel Wels explica-nos porque é que a optimização dos processos e a automatização da logística são importantes no mercado em questão.

O que vos diferencia no mercado?

Camiel Wels O nosso nome foi escolhido pela mensagem de confiança e qualidade que transmite. Estes são os valores mais importantes na nossa empresa, e manifestamo-los, nomeadamente, pela manutenção de toda a cadeia de abastecimento sob a nossa gestão. Desde o desenvolvimento e a produção até à logística e ao apoio ao cliente. Também investimos continuamente na optimização dos nossos processos empresariais e nos sistemas de TI necessários. Um bom exemplo disto são as três soluções logísticas recentemente implementadas para a leitura de RF, a impressão e o inventário móvel na loja. Estas soluções integram-se com o nosso sistema SAP ERP.

Qual é o objectivo mais importante do vosso investimento na automatização?

Camiel Wels Aumentar a produtividade e ser capaz de facilitar o crescimento bem-sucedido sem aumentar o número de funcionários na nossa sede. Isso só é possível se os sistemas e processos de suporte estiverem organizados da forma mais eficiente. Para o armazém na nossa nova sede, precisávamos de um sistema de gestão de armazém com a infra-estrutura associada. Tendo em conta que recentemente substituímos o nosso sistema empresarial obsoleto pelo SAP, era crucial escolhermos um fornecedor de logística que pertencesse à rede de parceiros SAP.

Como descobriram esta solução?

Camiel Wels Aconselhados pelo nosso parceiro SAP, a Ctac, contactámos a Zetes. Ao discutirmos os nossos requisitos, ficou patente que necessitávamos de mais funcionalidades de software do que pensávamos inicialmente. Os nosso planos eram personalizar o SAP com as funcionalidades necessárias para o inventário móvel de todos os produtos nas nossas lojas, até a Zetes nos ter apresentado uma solução pronta a utilizar,

o Nucleus. Uma solução padrão como esta é muito mais fácil e económica de manter do que uma solução personalizada, tendo em conta a nossa rápida expansão em lojas.

O que mais oferece a solução logística?

Camiel Wels Temos três soluções – para leitura de RF, impressão e o inventário de loja que já referi. No que diz respeito ao hardware necessário, deixámos os nossos funcionários experimentarem e escolherem os leitores de códigos de barras e as impressoras de etiquetas com que trabalhavam melhor. Acabaram por ser os leitores portáteis LXE MX7 e os terminais para empilhadoras LXE VX3, enquanto os inventários de loja são realizados com terminais portáteis Motorola MC3190. A impressão de etiquetas para embalagens, listas e etiquetas de preços é feita com impressoras de códigos de barras Zebra ZM600.

‘ Os processos logísticos são mais fáceis de monitorizar e gerir centralmente ‘

Quais são as vantagens e os resultados?

Camiel Wels Só estamos a usar a nova solução de automatização da logística há alguns meses. No entanto, confirmam-se os aumentos de produtividade de acordo com as nossas expectativas. E os processos relevantes são mais fáceis de monitorizar e gerir centralmente. Uma vez que a logística se reveste de importância vital para o nosso negócio, a interrupção não é uma opção. Evitamos essas situações mantendo algumas unidades de reserva, que nos permitem lidar com períodos de pico, e temos um contrato de assistência Zetes Care para toda a solução.

Técnicos de logística dormem tranquilosA Swiss Sense, uma empresa em rápida expansão, implementou uma solução de inventário e de leitura óptica móvel para optimizar o processo logístico. A solução foi integrada com SAP. Após alguns meses, a Swiss Sense confirma ter aumentos de produtividade de acordo com as expectativas.

RETALHO

Paragens na logística não é uma opção

Page 4: Zetes eglobe10 Maio 2012

4

AutoID pode minimizar os desafios na indústria farmacêutica

A Identificação por voz e visão podem ajudar as empresas farmacêuticas a reduzir a base de custos da cadeia de abastecimento. Cada caso é um caso e apenas com uma análise minuciosa dos processos e tecnologias disponíveis irá garantir o melhor equilíbrio entre eficiência, precisão e economia de custos.

Trabalho dirigido directamente através da solução de voz funciona muito bem em ambiente de e-commerce

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Page 5: Zetes eglobe10 Maio 2012

5

A indústria farmacêutica costumava ser considerada imune à recessão e altamente rentável, independentemente da situação económica geral. Mas isto está a mudar, e o período entre o presente ano e 2016 será crítico. Num relatório da Deloitte e da Thomson Reuters, o retorno do investimento interno dos departamentos de I&D deverá decair este ano para 8,4%, em comparação com os 11,8% em 2010, em parte devido aos custos crescentes da introdução de novos medicamentos no mercado.

O lançamento de novos produtos é mais difícil agora do que no passado. Em primeiro lugar, o desenvolvimento de novos medicamentos é extremamente dispendioso, tanto em termos de custos como para obter a aprovação regulamentar final. Além disso, a maior parte dos medicamentos que poderiam resolver os principais problemas de saúde que afectam as maiores economias já foram inventados, tornando mais difícil identificar verdadeiras oportunidades de desenvolvimento de produtos.

Outro problema é o aumento da concorrência devido aos medicamentos genéricos. De acordo com o IMS Institute for Healthcare Informatics, 18 dos 20 medicamentos mais vendidos a nível global irão perder a sua protecção de patente até 2015. Analisando os números de outra forma, isto significa que 40% das principais fontes de receitas da indústria farmacêutica estarão vulneráveis a ataques de concorrentes que poderão replicar as

suas fórmulas com medicamentos genéricos baratos.

Este aumento no volume de genéricos irá aumentar significativamente a pressão dos preços nos produtos de marca. Para contrariar esta situação, os elementos principais das suas operações terão de ser reformulados, e a cadeia de abastecimento é um centro de custos variáveis crítico. Como já se viu na indústria do retalho, o modelo linear tradicional da cadeia de abastecimento está a mudar na indústria farmacêutica, com o aumento das vendas directas por internet e encomenda postal.

Por conseguinte, as empresas farmacêuticas têm de se adaptar e identificar novas formas de trabalhar e distribuir os produtos para proteger as suas margens de lucro. A optimização dos principais processos da cadeia de abastecimento com a tecnologia de identificação automática poderá, potencialmente, eliminar custos desnecessários e ajudar a superar estes desafios.

Tecnologias de armazém genéricas para um novo mundo genérico

O armazém é um centro de custos significativo onde os processos podem ser optimizados de forma relativamente fácil. Muitas operações de armazém são exigentes em termos de mão-de-obra; mas, com um investimento moderado em tecnologia, podem ser simplificadas de modo a melhorar não só a produtividades e os custos associados, como também o rigor, de modo a suportar modelos de inventário “lean”.

‘ Retalhistas com empresas multicanal de sucesso oferecem casos de estudo úteis relativamente à optimização da separação de stock para lidar com diferentes perfis de encomendas ’

A separação de stock manual pode absorver metade dos custos do armazém

Uma separação de stock eficiente e rigorosa é fundamental para a boa gestão da cadeia de abastecimento. Na experiência da Zetes, metade dos custos associados ao funcionamento do armazém relacionam-se com a separação manual. Quer os pedidos se destinem a farmácias, hospitais ou para envio directo através do comércio electrónico, a separação com a tecnologia de voz proporciona retornos operacionais muito rápidos.

Retalhistas com empresas multicanal de sucesso oferecem casos de estudo muito úteis para as empresas farmacêuticas que vendem directamente pela internet. Eles optimizaram os processos de separação de stock para lidar com perfis de encomenda totalmente diferentes, combinando a separação de caixas e encomendas por atacado com grandes volumes de peças individuais para venda electrónica. É fundamental encontrar o equilíbrio, uma vez que os clientes esperam que as encomendas online cheguem muito rapidamente e correctas, o que pode ser dispendioso sem o investimento certo em tecnologia de AutoID.

O trabalho dirigido por voz é adequado para o ambiente do comércio electrónico devido à velocidade e precisão obtidas, especialmente na separação de vários pedidos. Se a separação por voz for combinada com veículos automatizados, obtêm-se mais benefícios, uma vez que os trabalhadores já não precisam de conduzir as suas paletes ou passadeiras rolantes para o próximo local, podendo, em vez disso, dedicar o seu tempo à optimização do processo de separação.

Total rigor no envio e visibilidade da cadeia de abastecimento

Existem outras oportunidades para os fabricantes e distribuidores farmacêuticos beneficiarem da tecnologia de recolha de dados. Soluções baseadas em imagens podem garantir que os medicamentos certos são enviados para a farmácia ou o hospital certo. A eficácia destes sistemas em alcançar total rigor nas paletes enviadas está comprovada. Esta técnica também é eficaz para inspeccionar itens durante a preparação de caixas na linha de produção, gerir devoluções e criar um registo de todos os identificadores exclusivos colocados em caixas para controlar os produtos enviados. Para os fabricantes que adoptam o modelo de distribuição directa e para a farmácia, uma tecnologia como esta irá ajudar a controlar os custos da mão-de-obra e a minimizar os erros.

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Page 6: Zetes eglobe10 Maio 2012

6

Por que motivo decidiram optar pela verificação de expedições automatizada?

Marc Casanovas O nosso centro de logística é bastante movimentado, pois exportamos os nossos produtos para mais de 100 países, e inspeccionar todas as expedições é um processo muito moroso. Depois de prepararem as encomendas, os operadores compunham as paletes de acordo com a lista de expedição e depois utilizavam leitores de RF para verificar cada código de barras em cada uma das caixas, para se certificarem de que estava tudo correcto. Porém, uma vez que a satisfação dos clientes é fundamental na Schneider Electric, queríamos melhorar a nossa eficiência e reduzir o tempo gasto neste processo, assim como os erros, tanto quanto possível.

Porque optaram por uma solução baseada em imagem?

Marc Casanovas Trabalhamos com a Zetes há alguns anos para nos ajudar com a identificação de produtos, e referimos a necessidade de optimizar a verificação de expedições. Depois de termos instalado uma linha de embalamento de paletes semi-automática, a Zetes propôs a sua solução Visidot, que consiste num sistema de câmaras industriais que realiza a verificação automatizada. A vantagem desta solução é o facto de ser possível captar todos os códigos de barras numa questão de segundos.

Como funciona a solução na Schneider Electric?

Marc Casanovas Depois da palete ser composta após a recolha, um tapete rolante leva-a para uma plataforma giratória que foi integrada com o sistema Visidot. Este sistema detecta que existe uma palete para descodificar, tira uma fotografia e capta todos os códigos de barras nas caixas que constituem a palete. A plataforma giratória roda 180 graus e as imagens são captadas nos outros dois lados da palete. Como meio de verificação adicional, a solução Visidot inclui uma balança que indica exactamente quanto pesa cada palete.

‘ É importante para nós ter um sistema que minimize a possibilidade de incidentes, e se tal acontecer, ter a capacidade de agir imediatamente ‘

Todos os dados descodificados são agrupados para eliminar repetições e validados por meio de filtros especificados pelo utilizador, e posteriormente são enviados para o sistema ERP. Quando surge a confirmação de que a palete está correcta, é embalada e expedida. Em caso de incidente, os operadores recebem um alerta em tempo real e uma orientação visual para a solução do problema, que pode consistir, por exemplo, numa palete incompleta, numa caixa sem código ou na detecção de caixas que não correspondem à palete que se pretende expedir. Os dados de cada palete são armazenados para fins informativos e estatísticos. As imagens são guardadas como prova visual da expedição da encomenda e do seu estado.

Quais são os benefícios que obteve com esta solução?

Vicent Lamarche: Para nós, é muito importante dispormos de um sistema fiável para minimizar a possibilidade incidentes e, na eventualidade de ocorrerem, sermos capazes de tomar medidas imediatas. Estamos muito satisfeitos com o sistema Visidot da Zetes porque cumpre os elevados padrões de excelência que procuramos em todos os nossos processos. Em primeiro lugar, automatiza a verificação das encomendas a enviar, o que nos poupa tempo e aumenta a fiabilidade da expedição dos nossos produtos. Além disso, proporciona-nos dados em tempo real, graças à sua integração no nosso sistema ERP. Por fim, mas não menos importante, temos provas visuais do envio dos pacotes e do seu estado. Graças ao trabalho conjunto dos especialistas da Zetes e da nossa equipa técnica, possuímos agora uma solução robusta, fiável e fácil de utilizar para verificar todas as nossas expedições.

As imagens são guardadas como prova visual do envio

Alcançar a excelência na verificação de expediçõesSchneider Electric, especialista global em gestão de energia, apostou na velocidade e precisão na verificação de expedições. Marc Casanovas, Director Técnico e Vicent Lamarche, Director de Distribuição do Centro de Logística de Sant Boi de Llobregat (Barcelona), falam sobre a sua experiência.

MANUFACTURA

Page 7: Zetes eglobe10 Maio 2012

7

Solução de etiquetagem disponível a 100%

Todos os seus dispositivos numa estação de trabalho móvel

O grupo belga de alimentos frescos Ter Beke-Pluma utiliza a solução de etiquetagem da Zetes para identificar caixas de carne pré-embalada, beneficiando de mais rigor e menos tempo de inactividade. O engenheiro-chefe Johan De Schrijver explica como funciona.

Porque é que a Ter Beke atribui tanta importância ao sistema de etiquetagem?

Johan De Schrijver Produzimos centenas de embalagens de carne processada por minuto, segundo os requisitos dos nossos diversos clientes. Com a expansão da empresa, todos os processos de armazém foram modernizados, incluindo o sistema de etiquetagem. Os principais requisitos do novo sistema eram robustez e continuidade. Também tinha de se integrar com o nosso sistema ERP OPUS, oferecer elevada precisão, ser fácil de utilizar e suportar rolos de etiquetas grandes.

Que sistema foi instalado?

Johan De Schrijver Utilizamos um sistema de etiquetagem baseado em impressoras Intermec PX4i e aplicadores de etiquetas MD4000 da Zetes com um tapete rolante. É aplicada uma etiqueta

em cada embalagem utilizando um sistema de vácuo. Desde o início de 2009, instalámos 12 dispositivos em Wommelgem. O novo sistema acompanha o nosso crescimento mediante a expansão do número de instalações de etiquetagem. Neste momento, estamos a utilizar 3 impressoras Intermec, 5 aplicadores de etiquetas simples (capazes de etiquetar até 20 caixas por minuto) e 2 aplicadores de etiquetas duplos da Zetes. Estes últimos foram instalados em série junto do tapete rolante, pois precisávamos de um sistema mais rápido para a linha de patés.

Quais são as vantagens da solução?

Johan De Schrijver Temos menos tempo de inactividade provocado por defeitos do sistema. Com os rolos de etiquetas maiores, uma equipa pode trabalhar 8 horas seguidas sem ter de mudar de rolo. Além disso,os operadores conseguem alterar facilmente o layout das etiquetas em função dos requisitos do cliente. As etiquetas são aplicadas com uma precisão de 5 mm, a impressão e a legibilidade dos códigos de barras são excelentes e o consumo de tinta diminuiu. Por fim, a Zetes oferece uma assistência rápida e eficiente.

A IND, a filial alemã da Zetes especializada na produção de terminais de alta qualidade montados em veículo, lançou a e-Craft, uma nova estação de trabalho ergonómica. É extremamente robusta e fácil de manter e reparar.

Operações como inventário, entrada de bens e funções de oficina por vezes requerem a utilização de uma estação de trabalho móvel capaz de integrar terminais, leitores ópticos e impressoras. Estes processos exigem liberdade de movimento e, tal como a maior parte das actividades relacionadas com a cadeia de abastecimento, equipamento de alta qualidade. Em resposta, a IND Systems GmbH concebeu, desenvolveu e produziu a e-Craft.

O conceito da nova estação de trabalho da IND também facilita bastante as tarefas de manutenção e reparação. Todo o sistema electrónico está integrado numa gaveta amovível. Em caso de avaria, esta gaveta pode ser enviada para o Centro de Reparações da Zetes e, em função do contrato de manutenção, o cliente poderá receber uma gaveta de substituição no prazo de 24 horas. A troca, incluindo a ligação electrónica, não exige ferramentas e pode ser rapidamente executada, mesmo por funcionários inexperientes.

A robustez e facilidade de gestão também foram tidas em consideração. A e-Craft da IND baseia-se num chassis de aço lacado com quatro rodas articuladas e duas superfícies ajustáveis em altura. Cada uma destas suporta até 60 kg. Isto significa que a e-Craft pode transportar praticamente qualquer dispositivo necessário para as operações de armazém. Uma saída de bateria de 65 Ah com 24 V permite à e-Craft funcionar autonomamente durante turnos inteiros.

Esta nova estação de trabalho móvel veio ampliar a oferta de produtos da IND, que já inclui vários terminais montados em veículos. Estes foram integrados com soluções da Zetes para benefício de diversos clientes como a Morrisons, a Globus (TBC), a Carlsberg, a DHL, a Port of Hamburg (HHLA), a EDEKA, a Daimler, a BASF Coatings e a Rockwool.

TECNOLOGIA

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

e-Craft é de fácil manutenção e reparação

Page 8: Zetes eglobe10 Maio 2012

8

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

8.000 entregas por dia na hora certa, no local certoPara permitir a expansão dos negócios, o Grupo Rangel, uma empresa líder de prestação de serviços de entregas expresso e logística em Portugal, implementou uma solução de Prova de Entrega/Prova de Recolha. Os resultados foram: entregas mais rápidas, melhor rastreabilidade e serviço de apoio ao cliente optimizado.

Garantir prazos de entrega apertados

O Grupo Rangel processa 60 000 volumes e 8 000 entregas por dia. A unidade de negócios Rangel Express especializa-se na expedição de volumes com menos de 30 kg. A partir de 8 centros de distribuição, espalhados por Portugal, quase 180 motoristas partem diariamente para recolher e entregar encomendas de e para clientes B2B e B2C. A fim de garantir os tempos de entrega prometidos (por exemplo, até às 09:00, até às 11:00, etc.), os volumes têm de ser expedidos o mais rapidamente e rastreados o mais eficazmente possível. Para tal, a Rangel costumava utilizar um sistema baseado em terminais de RF. Com este sistema, os operadores móveis faziam a leitura óptica da “lista principal” de encomendas entregues ou recolhidas, mas não das encomendas individuais. Isto deixava uma margem de erro considerável. Para melhorar o serviço, em termos de precisão e rastreabilidade, e para oferecer aos clientes funcionalidade adicional, tornou-se necessário actualizar o sistema.

Estandardização dos processos

Jorge Rafael, CIO do Grupo Rangel: “Antes, desenvolvíamos todo o nosso software internamente, mas, neste caso, o desenvolvimento de novas funcionalidades no sistema existente iria consumir demasiado tempo e recursos. Também queríamos ter a possibilidade de adicionar facilmente funcionalidades extra à solução num futuro próximo.” Nuno Rangel, CEO do Grupo Rangel: “Desde o início, tornou-se claro que a Zetes tinha as competências que procurávamos. A sua solução é resistente e flexível, e os elementos fundamentais puderam ser facilmente adaptados às nossas necessidades específicas.”

Leitura óptica individual, rastreabilidade total

A nova solução exigiu uma adaptação significativa aos processos existentes. Agora é feita a leitura óptica individual de cada volume em várias fases: recepção, expedição do centro de distribuição, entrega ao cliente, etc. Para tal, todos os operadores estão equipados com novos PDA (CN50 da Intermec). A leitura óptica individual torna o processo ligeiramente mais lento, mas as vantagens compensam. Estas incluem:

• Rigor: são cometidos muito menos erros, tanto ao carregar os camiões como durante a entrega ou a recolha. O terminal emite um aviso directo se faltarem elementos ou se forem lidos os volumes errados.

• Visibilidade: a comunicação em tempo real permite à Rangel saber precisamente onde estão todas as encomendas durante a fase de entrega ou de recolha. Os clientes também podem verificar a localização das suas expedições em qualquer momento, através do portal Web da Rangel.

‘ São cometidos muito menos erros, tanto ao carregar os camiões como durante a entrega ou a recolha ’

Funcionalidade adicional, melhor serviço de apoio ao cliente

A comunicação em tempo real também acarreta outras vantagens que tornam mais eficiente o trabalho dos operadores no terreno e dos funcionários no back-office:

• Comunicação durante a ausência: se um motorista chegar à morada de entrega e o destinatário da encomenda não estiver presente, o operador regista esta situação no seu terminal, a qual é imediatamente comunicada ao back-office. Desta forma, o serviço de apoio ao cliente pode notificar de imediato o destinatário e combinar a forma de realizar a entrega. O terminal móvel também funciona como telefone, permitindo contactar directamente os operadores.

• Planeamento eficiente das rotas: o receptor 3G no terminal permite a integração perfeita de entregas ou recolhas adicionais nas rotas previamente planeadas dos motoristas.

RESUMO DO PROJECTO

Desafios

• Dinamizar os processos de prova de entrega/prova de recolha

• Oferecer melhor rastreabilidade

• Melhorar o serviço de apoio ao cliente através de funcionalidade adicional

• Estandardizar os processos em todo o Grupo Rangel

Solução

• Solução de Prova de Entrega/Prova de Recolha da Zetes

• Hardware: terminais CN50 da Intermec

Resultados

• Entregas mais rápidas e rigorosas

• Total visibilidade dos volumes em movimento

• A pensar no futuro, graças a funcionalidades inovadoras como o pagamento móvel e a autenticação via eID

• Implementação rápida: primeiros resultados visíveis em apenas 8 meses

Page 9: Zetes eglobe10 Maio 2012

9

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Redução do trabalho administrativo e do uso de papel

• Se houver um litígio, o operador móvel pode introduzir todos os detalhes, de modo a que possam ser facilmente acedidos no sistema. Ele também pode tirar uma fotografia para mostrar o estado da embalagem.

• Se for feita uma entrega em nome de terceiros, o documento assinado é imediatamente digitalizado e reencaminhado para o sistema anfitrião, servindo de prova digital.

• Pagamento mediante a entrega: os clientes podem pagar pela expedição no momento da entrega; em Portugal, estes pagamentos ainda são realizados frequentemente com cheques, os quais podem agora ser digitalizados e verificados com o terminal.

‘ Os funcionários perguntam-nos quando a nova funcionalidade será adicionado ao sistema. ’

Sistema a pensar no futuro

“Com o novo sistema, a Rangel já deu um grande passo em frente”, afirma Jorge Rafael, “mas não vai ficar por aqui. Em colaboração com a Zetes, estamos a analisar a possibilidade de

implementar outras aplicações inovadoras. Estamos a pensar em pagamentos móveis, integrados com os terminais móveis, autenticação dos clientes por meio de eID, navegação assistida por GPS e muito mais.”

Prazos curtos, implementação em grande escala

O projecto da Rangel Express foi implementado em apenas 8 meses. Após uma fase piloto num dos centros de distribuição mais pequenos, os mais de 170 motoristas da Rangel Express estão agora a utilizar a solução. Não são só os clientes que estão satisfeitos, mas também os funcionários e, como afirma Edgar Monteiro: “Depois de uma relutância inicial em adoptar os novos processos e tecnologia, agora os funcionários perguntam-nos quando a nova funcionalidade será adicionado ao sistema.” O CEO também está satisfeito: ”Foi uma decisão difícil alterar os nossos procedimentos e associarmo-nos a um parceiro externo, mas graças à cooperação construtiva e ao excelente trabalho da Zetes, acabou por ser a melhor decisão que tomámos nos últimos anos. Mas o trabalho ainda não está terminado para a Rangel: ao longo dos próximos meses, as unidades de negócio Rangel Expresso/FedEx (entregas internacionais), Rangel Pharma e Rangel International Sea & Freight também serão equipadas com a nova solução, optimizando o trabalho de mais de cerca de uma centena de motoristas.”

O terminal emite um aviso se faltarem elementos

Page 10: Zetes eglobe10 Maio 2012

10

Compras online e por telemóvel: impulsionadores da nova economia?

As abordagens tradicionais da segmentação dos consumidores estão a tornar-se menos válidas, o que influencia a forma de operar dos retalhistas e a sua migração para modelos multicanal ou omnicanal. De acordo com definições comuns, o retalho multi ou omnicanal permite a um comprador encomendar a partir de onde quer que esteja e receber os artigos em diferentes locais, de acordo com as preferências individuais.

Esta tendência foi impulsionada pela omnipresença da Web e dos smartphones. Significa que as expectativas dos clientes mudaram completamente, nomeadamente com a possibilidade de alternar entre vários canais, por exemplo, encomendar online e receber na loja, devolver encomendas online a uma loja ou verificar a disponibilidade do stock e fazer uma pré-reserva na loja.

A omnipresença da Web como plataforma de venda essencial e o crescimento incrível dos smartphones como ferramentas de comunicação adicional mudaram completamente o cenário. Os maiores retalhistas já compreenderam e responderam a esta tendência, mas o mesmo não se passa necessariamente com os pequenos e médios retalhistas.

Visibilidade em tempo real é um factor de sobrevivência crítico

Para competir com os grandes retalhistas, um pequeno retalhista tem de controlar os seus custos e níveis de inventário. Actualmente, um retalhista empenhado, independentemente do tamanho, precisa de sistemas para visualizar stocks online,

centralmente integrado com sistemas de armazém para monitorizar os níveis de disponibilidade dos produtos.

Para pôr em prática uma estratégia de negócio multi ou omnicanal eficaz, um retalhista tem de saber qual o stock disponível nas suas diversas lojas e armazéns, e tem de poder identificar prontamente a forma mais cómoda de fazer chegar o artigo desejado ao cliente, ao mais baixo custo e o mais rapidamente possível. Uma base de dados que mostre os níveis de stock em tempo real também impulsiona as vendas pela Web e por telemóvel, o reabastecimento contínuo das lojas, os pagamentos, as devoluções e, em última análise, o cash flow.

Trabalhar desta forma exige uma nova infra-estrutura de armazém, com diferentes “zonas” no armazém para satisfazer as diferentes variáveis de encomenda – comércio electrónico, “clicar e recolher”, reabastecimento de lojas. A acrescentar a isto está a necessidade de gerir as transferências entre lojas para apoiar as vendas “clicar e recolher” e as devoluções.

‘ Uma boa política multicanal de devolução pode potenciar o crescimento de vendas, pois os clientes vão percepcionar que é menos difícil devolver mercadorias indevidas ’

Logística inversa influencia pagamentos móveis

As devoluções continuam a ser um assunto delicado, pois os retalhistas querem vender, não processar devoluções. Cerca de 33% de todas as vendas regressam à cadeia de abastecimento. É de esperar que o volume de devoluções aumente, pois as pessoas estão cada vez mais a comprar por impulso e as expectativas dos clientes são elevadas.

Uma boa política de devolução multicanal significa potencialmente que as vendas podem aumentar se os consumidores sentirem menos dificuldade em devolver os artigos que não desejam ou que não podem comprar.

Em alternativa à RFID, a tecnologia baseada na visão pode automatizar a gestão de devoluções em grande escala que, de outra forma, exige muito trabalho manual, limitando a necessidade de intervenção humana e mantendo elevados níveis de rigor.

A utilização de soluções de pagamento móvel associadas às devoluções tornar-se-á generalizada, pois permite ao retalhista alinhar o cash flow com a gestão do stock. Já é possível efectuar

Rastreabilidade = Adaptabilidade O crescimento do e-comércio e das vendas multicanal fez aumentar a necessidade de soluções de AutoID e de automatização da cadeia de abastecimento dos retalhistas. Mas com a queda da procura, a rastreabilidade torna-se um factor mais crítico para melhorar as margens e os níveis de inventário. 

RETALHO

As expectativas dos clientes mudaram completamente

Page 11: Zetes eglobe10 Maio 2012

11

QUEM ESTÁ A SER BENEFICIADO COM AUTO-ID?

MOVIANTOA Solução TotalProof da Zetes, ajuda este fornecedor de serviços de logística para a indústria farmacêutica a beneficiar de traceabilidade complete de produtos sensíveis à temperatura.

SUIKER UNIEO Produtor Holandês de derivados de Açúcar escolheu as soluções da Zetes de etiquetagem e traceabilidade de mais de 200.00 paletes por ano. O TotalCare ajudou a gerir as manutenções e reparações.

GLANBIAPara ir de encontro às exigências do cliente, o produtor Irlandês de comida – Glanbia, implementou uma solução de impressão e aplicação de etiquetas. Cada produto tem uma única etiqueta que fornece informação relativa ao produtor, nº do lote, data de validade, etc.

DIÁRIO

SEMINÁRIO INOVAÇÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO31 DE MAIO 2012Quinta da Marinha - Cascais Portugal

PICKING EN ALMACENES20 JUNHO 2012Hotel Confortel Atrium Madrid - Espanha

ZETES TECHNOLOGY DAY 25 AGOSTO 2012 Hotel Sonne Küsnacht ZH - Suíça

PROLOGISTICS (& EMPACK)26-27 SETEMBRO 2012Heizel – Booth E006 Bruxelas - Bélgica

Para obter informações actualizadas dos eventos, visite os nossos sites locais.

CONTACTE UM ESPECIALISTA

SOLUÇÕES PODLuis FreitasProduct [email protected]+351 21 415 22 00 INDMartin SchönGeneral Manager IND Systeme [email protected]+49 (0) 5085 9554 35 SOLUÇÕES DE ETIQUETAGEMJean-Jacques SchormansGeneral Manager 3i P&A Innovation Center [email protected]+32 475 81 8383 INFORMAÇÕES [email protected]+32 2 728 37 11

pagamentos no acto da entrega ou reembolsos no acto da recolha graças a aplicações móveis oferecidas pelos parceiros de logística, o que constitui um bom exemplo prático desta tendência.

O lançamento de diversas soluções de AutoID para retalhistas de pequena a média dimensão mostra que lhes falta os recursos e a visibilidade para sustentar uma forma de trabalhar tão complexa. Sem um sistema de monitorização infalível e serviços de assistência permanentes, a ocorrência de falhas no processo de entrega é inevitável e pode ser fatal para um retalhista envolvido em comércio electrónico e pagamentos móveis.

A rastreabilidade total dá-lhe o poder para sobreviver no Retalho

Num ambiente em que os volumes de vendas não estão a aumentar, é importante identificar indicadores de desempenho fiáveis – por exemplo, gerar o máximo de lucro possível por venda e medir o retorno do capital investido. Consequentemente, muitos retalhistas optarão por optimizar as gamas de produtos

existentes e focar-se nos produtos de maior rendimento, que proporcionam maior retorno sobre o capital inicial investido.

A optimização do stock também significa maior polaridade entre os tipos de itens que os retalhistas oferecem, esperando-se maior procura nas linhas de muito baixo custo ou nos artigos super luxuosos, e de menor procura nas opções de gama média. Esta polarização reflecte-se também nas lojas, em que as marcas com preços muito baixos e as de gama alta são as que têm melhor desempenho.

Níveis elevados de concorrência implicam grande atenção à redução de custos. Para além da racionalização, os custos podem ser reduzidos ao diminuir os volumes de stock. O risco é minimizado, mas ter menos stock na cadeia de abastecimento significa que as entregas de produtos do armazém para a loja terão de ser mais rápidas, para evitar a falta de stock. Técnicas como o “cross docking” para reduzir os custos e acelerar os tempos das entregas de stock tornar-se-ão mais generalizadas.

RETALHO

Page 12: Zetes eglobe10 Maio 2012

12

A Chronopost Portugal, líder do mercado doméstico no segmento B2B do transporte expresso, lançou no seu site de internet novas funcionalidades interactivas para os seus clientes.

“O espaço virtual da Chronopost é uma importante ferramenta para aproximar a Chronopost aos seus clientes, razão que nos levou a apostar no seu desenvolvimento.

A grande mais-valia reside na autonomia do cliente em interagir com todos os serviços da empresa, mesmo aqueles que antes eram reservados a alguns clientes, De uma forma muito intuitiva e eficaz. Com esta ferramenta tecnológica, impomos no mercado do transporte expresso um novo standard inovador ao nível das entregas a clientes”, afirma Olivier Establet, Administrador-Delegado da Chronopost Portugal.

A Chronopost depois de ter investido numa solução de mobilidade que é suportada pela operação no terreno, o passo lógico seguinte seria disponibilizar parte dessa informação aos utilizadores (clientes com conta, clientes sem conta e subcontratados).

Na sequência do desenvolvimento do projecto anterior de mobilidade para PDA’s, a Zetes Burótica foi selecionada para o desenvolvimento da aplicação de back-office da área reservada do portal Chronopost.

“Escolhemos a Zetes Burótica como nosso parceiro pois já possuía o conhecimento da nossa solução de mobilidade e tinha o know-how no desenvolvimento de aplicações de back-office”, justifica Paulo Rosa, Director de Sistemas de Informação da Chronopost.

Quando o projecto foi idealizado tinha como missão o de sintetizar de uma forma simples e objectiva toda a informação que os clientes necessitavam para gerir o seu transporte, resultando nas seguintes funcionalidades inovadoras:

Expedição• Registo de expedição (diários, em distribuição, com incidências,

históricos, relatórios);• Hipótese de entrega numa loja da rede Pick me!, composta por

cerca de 350 lojas de comércio tradicional;• Integração automática e online com sistema central e PDA’s.

Recolha• Gestão de recolhas (diário e histórico);

• Possibilidade de:- Recolha num outro local ou conta e envio das etiquetas

para o local de recolha;- Associação a uma expedição;- Integração automática e online com sistema central e com

os PDA’s.

Geo Trace• Traceabilidade georreferenciada de expedições e recolhas

GeoShip• Visualização num mapa das Expedições e Recolhas;• Gestão dos destinatários/moradas favoritas;• Validação das moradas dos destinatários.

Reembolso - CCR• Integração com o CCR (Centro Controlo de Reembolsos) da

Chronopost; • O utilizador terá a possibilidade consultar o estado do

reembolso suas expedições:- Consulta de dados (NIB, Morada, etc.);- Consulta de conta corrente e transferências efectuadas;- Consulta de valores pendentes da transferência.

SCAI• Sistema de Comunicação Automática de Incidências;• Conjunto de módulos de configuração, visualização e resolução

de incidências, com geração de relatórios;• Notificações no site e por e-mail;• Relatórios no final do dia:

- Incidências;- POD (Prova de Entrega).

Mensagens• Envio de mensagens da Chronopost para os seus clientes

(utilizadores da área reservada do portal).

“O novo site é um dos grandes investimentos da Chronopost para 2012 e com esta aposta esperamos triplicar o número de visitantes do nosso portal em relação ao site anterior”, sublinha Carla Martins, Directora de Marketing e Comunicação.

WWW.ZETES.COM | ALWAYS A GOOD IDBELGIUM | COTE D’IVOIRE | FRANCE | GERMANY | GREECE | IRELAND | ISRAEL | ITALY | NORDIC COUNTRIES | PORTUGAL | SOUTH AFRICA | SPAIN | SWITZERLAND | THE NETHERLANDS | UNITED KINGDOM

Sabe onde está a sua mercadoria?Área reservada do portal Chronopost disponibiliza informação em tempo real sobre o estado das expedições para clientes com conta, clientes sem conta e subcontratos

TRANSPORTE E LOGÍSTICA