32
Desde o terremoto de janeiro de 2010, que devastou o Haiti e causou a morte de quase 300 mil pessoas, os primeiros imigrantes iniciaram a saída do país para tentar a vida em outro lugar. O Brasil tem sido um dos países que oferece ajuda humanitária, assistência material e logística às vítimas de desastres naturais . Página 5. 19/11 a 26/11/2015 ANO 35 / Nº 1.457 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] SOLIDARIEDADE AOS IRMÃOS HAITIANOS

Jornal ed 1457

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal ed 1457

Desde o terremoto de janeiro de 2010, que devastou o Haiti e causou a morte de quase 300 mil pessoas, os primeiros imigrantes iniciaram a saída do país para tentar a vida em outro lugar. O Brasil tem sido um dos países que oferece ajuda humanitária, assistência material e logística às vítimas de desastres naturais. Página 5.

19/11 a 26/11/2015ANO 35 / Nº 1.457 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

SOLIDARIEDADE

AOS IRMÃOS HAITIANOS

Page 2: Jornal ed 1457

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

De Olho em BrasíliaMeio Ambiente

Serviço

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: Diário de S.Paulo - Divisão GráficaCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

O saudoso Ulysses Guimarães costumava dizer: “a política é como uma nuvem: aos poucos vai

mudando de forma e quando menos se percebe já está completamente diferente”.

O atual cenário da Corte somente confirma essa metáfora que, a cada ciclo político que se encerra, torna-se cada vez mais axiomática.

Dona Dilma continua sendo detestada por grande parte dos belgas, mas parece que até eles reconhecem (na ótica deles) que se ruim com ela, pior sem ela.

Assim as grandes manifestações de massas que ocorreram no início deste ano nas principais capitais do país se reduziram, no domingo passado, numa meia dúzia de gatos pingados que, em Brasília, grita-vam palavras de ordem que ninguém aguenta mais ouvir. Mais patético impossível.

Os políticos, de uma maneira geral, sentiram a mudança de clima e recalibraram os seus discursos. O caso mais emblemático é do próprio PMDB.

Pois bem, meses atrás, no auge da ferveção ge-neralizada, nove entre dez articulistas apostavam que o partidão iria anunciar, até o final do ano, o rompimento com o governo, fazendo implodir de modo espetacular o grande consórcio político que comanda o país há pelo menos 17 anos.

Nada disso aconteceu. Aliás, muito pelo contrá-rio, essa ideia, a do rompimento, se arrefeceu de tal maneira que hoje os “governistas” estão muito mais fortes que os “oposicionistas”.

E o que dizer do maior partido da oposição, do PSDB? Por incrível que pareça, os tucanos emitiram alguns sinais de que até podem conversar com o governo a respeito de alguns projetos em trâmite no Congresso Nacional. Algo que deixou até o Emerildo de Elio Gaspari de olhos arregalados.

Mas acreditar que a coisa toda virou um “mar de rosas” para a presidenta e companheiros seria pura idiotice. Apesar da calmaria momentânea, tudo pode mudar novamente, como a nuvem do dr. Ulysses.

Rogério Itokazu

A nuvem do dr. UlyssesOs Escoteiros de São Paulo, incluindo o Grupo

Escoteiro Ebenezer, estão recebendo galões de água para as vítimas da tragédia em Mariana MG.

As doações podem ser feitas na sede do Grupo de Escoteiros Duque de Caxias na Rua Luis Gama, 554 no Cambuci.

Mais informações podem ser obtidas através dos emails: [email protected] e [email protected].

A causa é mais do que justa.

Ajuda a Mariana

Errata

Por uma falha de nossa produção a palavra “CAMBUCI” saiu com uma incorreção da edição

1456. Pedimos desculpas pelo erro.

CAMBUCI

Quantas vezes você já deixou de ir à Justiça porque acha que não vale a pena? Muitas dificuldades fazem com

que o cidadão não lute pelos seus direitos: tempo de espera, desconhecimento, burocracia, sensação de impunidade...

Pensando nisso, o publicitário Rodrigo Suarez criou o site justicasejafeita.com com o objetivo de conectar usuários que precisam de assessoria legal para entrar com causas em juizados especiais (pequenas causas). Basta que o usu-ário entre no site e relate sua causa, que é postada em um Quadro de Causas. Advogados interessados em defendê-la enviam uma proposta de trabalho. Se o usuário aprovar um orçamento, a relação de trabalho entre usuário e advogado começa. O site oferece a possibilidade de o usuário contar em detalhes o seu caso e de o advogado escrever a petição da causa.

“A injustiça sempre reaparece no meu cotidiano e per-cebo que é também um sentimento de muitos brasileiros. Vai desde uma conta errada que uma prestadora de serviço não quer corrigir até escândalos de corrupção”, diz Suarez, que criou o site após uma sequência de “acontecimentos injustos”.

O mais marcante foi em um fim de ano quando viajava para celebrar o Natal com a família. Sem nenhum fator externo ou imprevisto, a companhia aérea fez mudanças no voo e o remarcou quatro veze. “Durante 4 horas fomos tratados como ‘carga’, sendo transportados para um ae-roporto diferente. Nenhum dos direitos do passageiro foi respeitado”, conta.

Suarez entrou em contato com a ouvidoria da compa-nhia aérea e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tratado com indiferença, decidiu buscar seus direitos nos juizados especiais. “Depois de ganhar a causa, fiquei imaginando o prejuízo da companhia se todos naquele voo tivessem feito o mesmo. Será que isso não a faria repensar e tentar fazer o correto da próxima vez?”, afirma. “O primeiro passo para promover uma mudança sociocultural no Brasil é facilitar o acesso à justiça. Quanto mais cidadãos tiverem acesso à justiça, mais justo o país será”, enfatiza.

Site conecta usuários e advogados e facilita

acesso à justiça

Para a Logosofia, o poder é inseparável do co-nhecimento. Este, qualquer que seja seu grau, é

uma expressão de poder e como tal, a manifestação de uma força. A força resume a vida em seus três caracteres essenciais: físico, moral e espiritual. A força moral e a espiritual se resolvem na consciência; a física pode determinar-se como força bruta ainda que possa ser inteligentemente adestrada.

O poder, o verdadeiro e grande poder que torna possível a existência dos demais como potências auxiliares do entendimento, o único, insuperável e eterno, é o que desenha na alma os sublimes sinais de sua grandeza, e é, em definitivo, o que se forja nos grandes arcanos do conhecimento.

C.B.González Pecotche (RAUMSOL), criador da LOGOSOFIA, extraído da Revista Logosofia, Tomo II, pág. 41

Em homenagem aos 85 anos da LOGOSOFIA, ciência criada por Carlos Bernardo González Pecotche - RAUMSOL, a Fundação Escola de Logosofia promo-verá semanalmente cursos gratuitos às quartas-20h e aos sábados-19h. Rua Luís Góis, 390 - Sta. Cruz. Informações: 11 5581-9907 ou [email protected]

Reflexões com LOGOSOFIA

A verdade sobre a palavra poder

Notas

LIGA FREI MARTINHO CONVIDA PARA O BAZAR DE NATAL 2015 - em prol de pessoas idosas carentes assistidas pela entidade. Local: Clube Naniwa - Rua Domingos de Morais, 1581 -próximo ao Metrô Vila Mariana.Dia 21 de novembro de 2015 - sábado - das 9:00h às 17:00h, tel. de contato: 98216-8456.

VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA? - Quer aprender a cuidar do seu bebê? Então assista seis aulas e ganhe um enxovalzinho e uma pequena cesta básica. Rua Espírita, 116, toda quarta feira às 14 hs

DOAÇÃO DA NOTA FISCAL PAULISTA - A AMA está reativando a campanha para pedir doação de “Nota Fiscal Paulista” sem CPF. Todos estão convidados a recolher notas e doá-las à AMA, mas es-tamos principalmente tentando a ajuda dos lojistas de nosso entorno. Com o apoio de mães voluntárias, vamos pedir a colaboração de comerciantes e clientes do Largo do Cambuci e proximidades, apro-veitando para convidar a todos a agendar uma visita para conhecer o nosso trabalho. Estamos muito esperançosos, pois o comercio no bairro do Cambuci é muito bem sucedido por ser variado, receber muito bem os clientes e ter preços atrativos. A doação da “Nota Fiscal Paulista” sem CPF, não custa absolutamente nada a quem a faz e se conseguirmos arrecadar em grande escala, poderemos até resolver a maior parte de nossos problemas financeiros atuais.

Page 3: Jornal ed 1457

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Editorial Debate Social

Cidade

Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

A dívida social que a socie-dade tem com os negros

é muito alta. Foram séculos de escravidão de humilhação até os dias de hoje.

Apesar dos progressos tecnológicos, sociais, humani-tários, entre tantos outros, os negros ainda não são tratados como iguais.

Apesar do Brasil ser um país com um população ne-gra de quase 50%, ai se in-cluem pardos e mulatos, o preconceito e a discriminação ainda aparecem de forma maquiada e algumas vezes escancaradamente.

Essa onda reacionária e conservadora que tomou con-ta do país nos últimos meses tem deixado a mostra atitudes preconceituosas que imaginá-vamos estar superadas na vida dos brasileiros.

São os “Bolsonaros da

vida”, que incubados por uma política social que incluiu parcela da população mar-ginalizada nos últimos anos, colocaram as manguinhas de fora iludidos com discursos vazios e cheios de desinforma-ção, patrocinados por setores políticos e da mídia.

A luta pela igualdade racial caminha junto com a luta por justiça social e dos direitos plenos de todo cidadão inde-pendente da opção sexual, cor da pele e religião.

A cultura da discrimina-ção ainda está impregnada na maioria das pessoas. A humanidade em sua evolução precisa e deve se libertar des-ses dogmas que formaram o mundo ocidental.

Aceitar as diferenças sem se achar superior deve ser trabalhado insistentemente por todos em construir um

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

mundo sem violência com paz e harmonia.

O Dia 20 de novembro deve ser entendido como um dia de reflexão e quebra de paradig-mas pessoais contra qualquer tipo de preconceito.

Que a humanidade seja colorida e pacífica.

Terrorismo na França

Consciência Negra

O atentado em Paris chocou o mundo e significa um marco na luta contra o terrorismo promovida pelo Estado Islâmico.

É importante destacar que esse grupo não representa a maioria Mulçumana espalhada pelo planeta. São fanáticos

que tem um entendimento errado sobre o mundo. Acreditam que através dessas ações estão combatendo injustiças e sabe mais lá o que.

A grande maioria das pessoas que dão a vida por essa “causa” é de jovens de menos de 30 anos. Muitos são oriundos de países do primeiro mundo como da própria França.

Esse comportamento certamente precisa ser analisado e refletido pela sociedade, entretanto a raiz do problema e dos ataques está na cabeça de radicais que acreditam

na força e como forma de impor ideias.Entretanto, se por um lado lamentamos profundamente o que aconteceu na França, por outro, não podemos esquecer o que países do chamado 1º Mundo fazem

para defender seus interesses.Vale lembrar os milhões de mortos, a grande maioria

civis, patrocinados por ações do exército americano no Iraque e em outros países do Oriente, como os bombardeios na Síria.

A indústria armamentista é a grande beneficiária dessa política beligerante que domina as grande potências

e radicais que usam a religião como argumento de guerra. Cabe às nações do mundo todo fazerem uma reflexão sobre

esse momento e tomarem a decisão correta para que o mundo não viva uma Terceira Guerra Mundial.

De 23 e 27 de novembro, a Secretaria Municipal de

Saúde promove a semana de combate à dengue, em todas as regiões de São Paulo. No Cambuci, a ação acontece a semana toda, na UBS do bair-ro, com informações voltadas à eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti.

Na quinta-feira, dia 26, o estacionamento do Balneário terá uma tenda de atendimen-to para alunos e moradores. Para evitar uma nova epide-mia, a prefeitura de São Paulo

Semana de Combate à Dengue

está adotando medidas pre-ventivas. O objetivo é convocar os moradores na mobilização e luta contra o mosquito. Além da dengue outras duas do-enças são transmitidas pelo mesmo vetor, a chikungunya e o zica vírus.

DengueOs sintomas ocorrem apro-

ximadamente sete dias após a infecção e de forma abrupta, dor de cabeça frontal e seve-ra, dores nas articulações e músculos, dor atrás dos olhos, sente prostração, indisposição,

perda do apetite, náuseas e vômitos. A doença se diferen-cia de gripes e resfriados por-que não apresenta sintomas respiratórios.

ChikungunyaSeus sintomas costumam

durar de três a dez dias, febre alta, dores de cabeça, dor mus-cular e nas articulações.

Zica VírusA febre pelo zica vírus é o

principal sintoma, mas podem ocorrem erupções cutâneas (pontos brancos e verme-lhos na pele), artrite, dores nas costas e dores de cabeça. Embora com pouca frequência pode ocorrer tosse e dor de garganta.

A medida básica de pre-venção é a mesma, para as três doenças, por se tratar do mesmo vetor (mosquito). Evite deixar qualquer recipiente com água, que possa servir de criadouro, como garrafas, latas e pneus.

Simone Filadelfo

Page 4: Jornal ed 1457

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Notícias do Balneário

Atividade de aulasO Balneário do Cambuci oferece uma série de atividades esportivas e de lazer. Na grade de

aulas abaixo encontram-se modalidades e horários para que o associado participe. Tudo é gra-tuito e só é necessário fazer a carteirinha (Foto 3 x 4, documento de identidade e comprovante de endereço). O Balneário do Cambuci fica na Avenida Lins de Vasconcelos, 804 fone 3209-0995.

Eventos agitam o Balneário neste final de ano

Dança LivreDia 05 de Dezembro, sábado,

tem aula aberta de Dança Livre, das 16h00 as 20h00 e das 18h00 as 22h00, no Galpão do Balneário, com entrada livre.

Rota do CambuciSábado, dia 13 de Dezembro

acontece a Rota do Cambuci, serão comercializados variados produ-tos com a fruta nativa da Mata Atlântica. O evento será o dia todo e tem como objetivo resgatar o consumo e cultivo da fruta.

Encontro de MulticolecionismoO encontro Playtoy de

Multicolecionismo acontece dia 20 de Dezembro, domingo, das 08h00 às 19h00. Haverá expo-sição de brinquedos e coleções, aberto para compra, venda e troca de itens. Será realizada também a Feira de Artesanato, do Mercado de Pulgas e praça de alimentação. As crianças re-ceberão brindes e poderão fazer pintura facial.

Piscina Semi- OlímpicaContinuam abertas as inscri-

ções para a piscina de treino, na secretaria do Balneário.

Inscrições para Práticas Esportivas, Dança e Uso da Piscina

Todas as at ividades do Balneário do Cambuci são gra-tuitas. Para prática de esportes, dança e uso da piscina é necessá-rio fazer a carteira de associado. Documentos necessários: foto 3x4, documento de identifica-ção, com foto e comprovante de residência. Para uso da piscina recreativa é necessário fazer o exame médico gratuito, no próprio Balneário. Para participar das au-las é necessário trazer atestado de liberação de prática esportiva (SUS ou Particular). Endereço: Av. Lins de Vasconcelos, 804, Cambuci, São Paulo. Telefone: 11-3209-0995.

Na última terça-feira, dia 17 de Novembro aconteceu

a palestra com a Irmandade Alcoolicos Anônimos de São Paulo, escritório de serviços locais da Mooca que atende à região do Cambuci.

O alcoolismo é uma das doenças que mais provoca óbitos. O folheto do AA define esse mal da seguinte forma: “Caracterizada por uma pré-disposição física aliada a uma obsessão mental, instala-se gra-dativamente na vítima até dominá-la inteiramente. Irreversível progressiva e incurável atinge indistintamente homens e mul-heres de todas as raças, credos ou condição social”.

Além da apresentação, o jornal entrevistou os membros, mantidos em anonimato para atender a norma da instituição, que tem o compromisso de garantir o sigilo dos participantes.

A palestra seguiu com depoimentos emocionantes e bem fun-damentados, assim como o alicerce do programa AA. As frases “Só por hoje” e “Se você quer beber o problema é seu, se você quer parar o problema é nosso” são o “carro chefe” para as conversas, compostas das diretrizes dos 12 passos, que orientam os membros.

O alcoolismo é uma doença que deve ser combatida dia-riamente, 24 horas. “O programa acontece em função dos 12 passos e não pode furar as 12 tradições” explica o membro da irmandade “É necessário quebrar o orgulho, porque você vai até o inferno, mas acha que ainda está no controle, você não aguenta mais sofrer, mas você não consegue procurar ajuda. Eu trabalhava bêbado, perdi quase tudo por causa do álcool, batia o carro 3 vezes e quase morri. Meu irmão falou, ou você se cuida ou vai morrer! Fiquei internado 45 dias.” esse membro bebeu dos 15 aos 45 anos, há 3 no AA segue o programa.

“Sou de família nordestina e comecei a beber por cultura, eu era incentivado pelo meu pai que se “gabava” entre os amigos para mostrar que “homem que é homem tem que beber” Essa doença é definida pelo termo adicção, que significa afficionado por alguma coisa” completou.

O relato do membro 2 “Eu já não aguentava mais, bebia e sentia dor, mas não era física, era “dor na alma”, certo dia, estava no bar e vi uma propaganda do AA no jornal o Patriota, rasguei e guradei o recorte. O dono do bar falava, você aqui de novo! Eu saia do trabalho para beber. Eu perdi minha esposa, carro e casa” esse senhor declarou que após ver novamente o anúncio do AA decidiu procurar ajuda. Filho de pai alcoólatra começou beber aos 14 anos, seu pai era violento. Eles está no AA há 8 anos e coordena vários grupos.

Relato do membro 3 “Depois uma bebedeira, dormi na rua, estava para me divorciar, com a área profissional péssima, cheguei a trabalhar de ressaca, rendimento e reflexo eram baixos e sofri acidente automobilístico por consumo excessivo de álcool. Recebi então um ultimato da família e lembrei do AA”. Esse membro segue o programa há 3 anos e meio.

Ajuda aos familiares Na luta ao combate à doença, os familiares precisam de

apoio. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o alcoolismo como uma doença que pode ser detida, mas não curada. Os familiares de alcoólicos são afetados pela doença do alcoolismo: enquanto a obsessão do alcoólico é pela bebida, a obsessão da família é controlar essa bebida. Essa obsessão leva as pessoas próximas ao alcoólico ficarem ansiosas, sentirem raiva, alimentarem sentimentos de culpa, esconderem a situação e se tornarem sozinhas e frustradas”.

Essa frase em destaque no folheto do AL-ANON, confirma o relato de um membro que sofreu durante anos, tentado de várias formas ajudar 3 pessoas da família. Ela não conseguiu e ficou frustrada e psicologicamente abalada. A solução veio ao procurar o grupo de apoio aos familiares.

O programa de recuperação de alcoólicos anônimos possui um plantão 24 horas. Ligue (11) 3315-9333 ou acesse o site www.aaspsp.org.br. O grupo AL-ANON atende pelo telefone (11) 3228-7425 ou pelo site www.al-anon.org.br.

Simone [email protected]

Alcoolicos Anônimos faz palestra no Balneário

Page 5: Jornal ed 1457

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Solidariedade

Desde o terremoto de janei-ro de 2010, que devastou

o Haiti e causou a morte de quase 300 mil pessoas, os pri-meiros imigrantes iniciaram a saída do país para tentar a vida em outro lugar. O Brasil tem sido um dos países que oferece ajuda humanitária, assistência material e logís-tica às vítimas de desastres naturais.

Com o crescimento da de-manda de imigrantes ilegais, em 2014, o governo brasileiro adotou medidas para estimu-lar a solicitação de visto aos haitianos, organizar a entrada e coibir “coiotes”, crime orga-nizado que atua na entrada ilegal de estrangeiros. Cerca de 30 haitianos entravam dia-riamente no país, pelo Acre, fronteira com a Bolívia, após uma longa viagem.

A ro t a come ç ava n a República Dominicana, da onde emba rcava m pa ra Equador, país que não exige visto de entrada e partiam para o Peru, até a cidade de Puerto Maldonado, para então cruzar a fronteira até a cidade de Assis Brasil, Acre. Sem infraestrutura, a maioria migrava para São Paulo.

A problemática, no en-tanto, vai além, já que recen-temente atos de xenofobia e preconceito têm sido cenário de crimes contra haitianos. Em agosto, seis pessoas foram baleadas em ataque, na Rua do Glicério, no centro de São Paulo. Segundo entrevista ao jornal A Folha de São Paulo, o padre Paulo Parisi, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, que também recebe os estrangeiros, informou que ainda não sabe se os atirado-res agiram por xenofobia, ou vingança, já que um haitiano teria recuperado a bolsa de uma mulher que havia sido assaltada na região e devol-vido a ela.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos informou que consta no boletim de ocorrência, registrado no 8º Distrito Policial no Brás, que “um dos ocupantes de um veiculo que passava teria gri-tado “haitiano!” e logo depois disparado contra as vítimas”. Em outubro, o haitiano Fetiere Sterlin, morreu esfaqueado, em Navegantes, litoral norte de Santa Catarina. Os suspei-tos são quatro adolescentes. O mais velho confessou o crime a policia. Um adulto também suspeito de participar do cri-me foi preso.

Relembre a tragédiaO Haiti é um país loca-

lizado na América Central, colonizado pela frança. A antiga colônia fundada em 1804, por escravos, tornou-se a primeira república negra do mundo. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de alta magnitude atingiu o país. O Haiti ficou devastado, sem água potável, alimentação e remédios, com isso os saques de alimentos ocorreram em todo território.

A Organização das Nações Unidas (ONU), na época en-viou tropas e ajuda humani-tária e estima-se que foram destinados cerca de 1,2 bilhões para o país. Quase cinco anos após a tragédia, o Haiti ainda apresenta um cenário pós--guerra. Milhares de pessoas vivem em campos de refugia-dos e muitos estão em situação de risco, falta saneamento bási-co e doenças como a Cólera são constantes. Até um ano atrás, a capital Porto Príncipe não havia sido reconstruída.

O acolhimento em São Paulo

A Secretaria de Promoção Social e Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, atra-vés das Casas de Acolhidas é quem recepciona os haitianos. As irmãs missionárias sca-labrinianas, integrantes da Congregação atuante na ajuda a imigrantes e órfãos, são par-te do quadro desses locais de apoio e acolhida. A irmã Erta Lemos explica “As secretarias, através do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, acolhem e distribuem para os CREAS, Centros de Referência Especializados que

trabalhar no aeroporto inter-nacional de São Paulo, com um desejo, ajudar uma crian-ça que estava no Haiti. Hoje é possível enviar dinheiro mensalmente, para ajudar a criança, que não morreu por um milagre ao ser resgatada por um padre local.

A i r m ã a c r e s c e n t a “Tivemos também 3 haitia-nos que receberam promoção no emprego após terminar o curso profissionalizante. Agora pretendem fazer o curso de especialização de confeitaria.” Perguntamos à irmã Gregória sobre o tra-balho do CESPROM. “Na sociedade brasileira, nunca tivemos uma leva tão grande de imigrantes necessitados. Enquanto missionários, te-mos a oportunidade, não só

Haitianos do Cambuci são sobreviventes de tragédia

de acolher, como de ofere-cer condições de qualificar pessoas, e que o mercado de trabalho pode absorver.” E fi naliza emocionada “Somos sangue vermelho”, somos todos iguais!”.

44 haitianos são esperados em São Paulo

É esperada a chegada de aproximadamente 44 hai-tianos vindos do Acre, de ônibus. As missionárias e a prefeitura já estão preparadas para recebê-los. Todo suporte de estadia, alimentação, orien-tação psicológica e jurídica serão oferecidos aos imigran-tes. Os haitianos residentes já podem dar entrada no visto brasileiro e já é possível soli-citar o visto antes da chegada ao Brasil. Essas medidas mini-mizam a entrada ilegal, bem como reforçam a proteção dos imigrantes.

Simone Filadelfosimonefi [email protected]

oferece acolhida integral e completa como local para dor-mir, alimentação e orientação social, psicológica e jurídica”.

A irmã declara “Eles che-gam do Acre exaustos e só querem dormir, a viagem de ônibus é longa”. O jornal per-guntou quanto tempo os imi-grantes ficam nessas casas. “Depende do tempo de desen-volvimento, em média leva seis meses para que estejam aptos para trabalhar” explica Erta.

Metade dos haitianos no Brasil é graduado e alguns são bilíngues. Ao perguntar sobre a possibilidade de utilização desses diplomas de cursos superiores, Erta explica que não são reconhecidos e existe burocracia para homologação de documentos. O outro local de apoio já conhecido pelo jornal, é o CESPROM, Centro Scalabriniano de Promoção do Imigrante, entidade social e sem fi ns lucrativos.

Inaugurado em 2002, o local atende refugiados e

imigrantes vítimas de tragé-dias. Hoje o CESPROM ofere-ce cursos profi ssionalizantes de Informática, Confeitaria, Panificação, Português e Manicure e Pedicure. A co-ordenadora do Centro, irmã Gregória Oliva declara, “Não fazemos proselitismo, vemos o ser humano acima de tudo com amor. Buscamos ações que tornem as pessoas me-lhores e quando você qualifi ca você ajuda. Veja que encontra-mos pessoas na miséria total e com o curso de panifi cação saíram da pobreza.” Ela expli-ca que uma das preocupações dos haitianos é o aluguel, que custa em média 600 reais. Quanto ao resultado dos cur-sos, a irmã apresenta diversas histórias, uma em especial, chama a atenção, sobre uma haitiana que tinha 3 diplomas universitários, mas não podia exercer as profissões aqui. Era uma mulher resignada, que descobriu no curso de segurança, uma saída. Foi

Irmã Gregória

Page 6: Jornal ed 1457

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Espiritismo

Alguns leitores pergunta-ram o que são parábolas

e porque Jesus transmitiu seus ensinamentos através de parábolas. Vamos lá.

Primeiramente vamos esclarecer o significado de parábola: trata-se de uma com-paração desenvolvida através de um pequeno texto que con-tém uma verdade espiritual ou moral; uma parábola sempre traz um ensinamento; é uma

história curta utilizando el-ementos da vida cotidiana.

Jesus transmitiu seus en-sinamentos usando parábolas para facilitar o entendimento do que dizia. Quando seus discípulos perguntaram a Jesus qual a razão de falar por parábolas, Ele respondeu o seguinte: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é isso dado”. Ou seja,

o povo em geral prestava atenção nas parábolas, já que Jesus utilizava exemplos do dia a dia; o povo entendia as parábolas, pois essas sempre utilizavam exemplos e fatos do seu cotidiano.

Vamos hoje t ratar da Parábola do Semeador: “Saiu o semeador para semear a sua semente. E quando semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu a comeram. Outra semente caiu sobre a pedra, e tendo crescido, secou, porque não havia umidade. Outra semente caiu no meio dos espinhos, e com ela cresceram os espinhos e sufocaram-na. E outra semente caiu na boa terra, e tendo crescido deu fruto a cento por um.”

Cairbar Schutel, escritor espírita, explica que a semente da parábola é a palavra de Deus, mas ela não chega com eficácia a todos os seres hu-manos, pois alguns são mais evoluídos espiritualmente que outros, ou seja, mais pro-pensos ao bem, à caridade, à fraternidade; enquanto outros são mais voltados ao mal, ao egoísmo, ao orgulho, apega-dos exageradamente aos bens materiais.

Em relação a esta parábola, a pessoa que recebeu a se-mente no meio das pedras

é aquela que a recebe com alegria, ou seja, recebe os ensinamentos de Jesus com alegria, mas estes não fincam raízes em sua alma. Aquele que recebe a semente da pala-vra de Jesus entre os espinhos, é o que ouve a palavra, mas iludido pela materialidade do mundo, pelas riquezas materi-ais, se vê sufocado, e a semente se torna infrutífera. Já aquele que recebe a semente numa boa terra, presta atenção, en-tende o que Jesus disse, e a semente dá bons frutos.

Allan Kardec, comentando esta parábola, afirma que a semente caída em boa terra produz frutos, pois a pessoa entendeu o ensinamento de Jesus, resultando assim em bons frutos. Vamos refletir sobre isso, e tentar aplicar na vida prática os ensinamentos de Jesus, para que nossas vi-das rendam bons frutos. Um grande abraço e até a semana que vem.

Hilton [email protected]

1

Os ensinamentos de Jesus (2)

Page 7: Jornal ed 1457

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

É um lugar onde não há limites para a imaginação.

Onde o conhecimento é construído coletivamente

e todos aprendem o tempo todo.

Um lugar que valoriza a criatividade porque

acredita que ela é a resposta para a grande

maioria das questões que nos rodeiam

diariamente.

Um lugar especial, só seu e de todos ao mesmo

tempo.

Conseguiu imaginar? Não?

Aqui vão mais algumas dicas.

É um espaço de aprendizado contínuo que

influencia de forma positiva a formação da

personalidade.

Um espaço de troca. De novas amizades

(muitas para a vida inteira). De estímulo ao novo.

Um espaço que prepara seu filho para inúmeros

desafios. Que ainda não existem. Que ele ainda

vai criar.

Onde se valoriza o fazer, o resolver, a prática

e a experiência. Onde se propõem novidades

o tempo todo.

Conseguiu imaginar agora?

Nós damos uma ajudinha. O COPI está bem

perto e quer conhecer você. O colégio da

imaginação, da criatividade e da nova formação

do seu filho quer fazer parte da sua família.

E você, quando vem conhecer o COPI?

Estamos aqui, prontos para a sua visita.

VOCÊ SABE O QUE É O COPI?

MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2016. Saiba mais em www.copi.com.br ou ligue para (11) 3385-8000.Av. Lins de Vasconcelos, 1264 - Aclimação.

Page 8: Jornal ed 1457

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

História

Luís Gonzaga Pinto da GamaNo dia da consciência

negra é oportuno co-nhecermos a história de um brasileiro, de um negro, que efetivamente fez a diferença em seu tempo. Uma pessoa que, apesar dos reveses tidos principalmente em seu início de vida, lutou, estudou e se tornou em um verdadeiro exemplo de perseverança: Luís Gonzaga Pinto da Gama.

Luís da Gama, como é mais conhecido, nasceu em 21 de julho de 1830 de mãe negra (Luiza Mahin) e de pai branco (fidalgo português) tendo herdado da mãe, ativa participante da 1.ª rebelião urbana de escravos da his-tória do Brasil (apesar de ser uma mulher livre), o espírito inconformista e combativo contra a condição dos negros da época, já que no Brasil de então ainda imperava a escravidão.

Viveu com a mãe somen-te até seus 8 anos de idade, época em que ela precisou fugir para a cidade do Rio de Janeiro quando a repres-são contra os movimentos que combatiam rebeliões de escravos aumentou o cer-co; nessa ocasião sua mãe entregou-o a seu pai que até então sempre havia sido mui-to cuidadoso e amoroso com Luís da Gama.

Quando t inha 10 anos idade, seu pai, à época bas-tante endividado em razão de uma compulsão que tinha por jogos, vendeu-o como seu escravo a um traficante que o levou embora para São Paulo a bordo do patacho “Saraiva “; ali ele passou a ser cativo (virou escravo doméstico na casa de um comerciante), não sem antes (no processo de sua venda) ser rejeitado “por ser baiano “ já que na época o fato de o cativo “ser baiano “ trazia-lhe o estigma de ser insubordinado.

Luís da Gama perma-neceu escravo e analfabeto até seus 17 anos quando de forma autodidata aprendeu a ler e a escrever; em 1848 , aos 18 anos portanto, conseguiu provar a ilegalidade de sua condição de escravo, já que era filho de mulher livre, e as-sim conquistou judicialmente a própria liberdade.

Aos 26 anos foi nomea-do escrevente da Secretaria de Polícia após um perío-do de trabalhos na Força Pública. Como o Delegado da Secretaria era Professor de Direito, Luís da Gama (conhecido também por sua

memória incomum) passou a ter acesso à Biblioteca do Delegado e ao seu conheci-mento do Direito, vindo a se tornar um rábula (advogado por formação autodidata, não oficial, não formal).

Suas causas centravam-se principalmente em negros mantidos ilegalmente na con-dição de escravos (a exemplo do que ele próprio vivenciou), ou os acusados de crimes contra os seus donos. Apesar dessa sua especialidade (negros na condição de escravos) não se negava em atender pobres, independentemente de suas ra-ças, o que o fez ficar conhecido como “Libertador dos Negros “ e “Advogado dos Pobres “.

Um dia, du ra nte u m julgamento, Luís da Gama proferiu uma frase que se tor-nou, além de sua marca, seu símbolo de pensamento: “O escravo que mata o senhor, seja em que circunstância for, mata sempre em legítima defesa “; a confusão que se instalou no tribunal obrigou o juiz a adiar o término do julgamento.

Agindo dessa forma, em 1880 se tornou o maior líder abolicionista da cidade de São Paulo, um dos maiores do Brasil, e recebeu o epí-teto de “Apóstolo Negro da Abolição”.

Segundo Raul Pompeia:“...não sei que grandeza

admirava naquele advogado, a receber constantemente em casa um mundo de gente faminta de liberdade, uns es-cravos humildes, esfarrapa-dos, implorando libertação, como quem pede esmola; outros mostrando as mãos inflamadas e sangrentas das

pancadas que lhes dera um bárbaro senhor; outros... inú-meros. E Luís Gama os recebia a todos com a sua aspereza afável e atraente; e a todos satisfazia, praticando as mas angélicas ações, por entre uma saraivada de grossas pilhérias de velho sargento. Toda essa clientela miserável saía satis-feita, levando este uma conso-lação, aquele uma promessa, outro a liberdade, alguns um conselho fortificante. E Luís Gama fazia tudo: libertava, consolava, dava conselhos, demandava, sacrificava-se, lutava, exauria-se no próprio ardor, como uma candeia ilu-minando à custa da própria vida as trevas do desespero daquele povo de infelizes, sem auferir uma sobra de lucro... E, por essa filosofia, empenhava--se de corpo e alma, fazia-se

matar pelo bom...Pobre, muito pobre, deixava para os outros tudo o que lhe vinha das mãos de algum cliente mais abastado.”

Além de atuar como rábu-la, Luís da Gama também atu-ava como jornalista (escrevia para diversos periódicos da época) e escritor; nessa época fundou a literatura de mili-tância dos negros do Brasil quando no meio literário as-sumiu sua identidade negra.

Dotado de personalidade marcante e às vezes irônica, algumas pessoas descre-viam-no como “um homem carregado de paixão, emotivo e cativante “.

Segundo o historiador Boris Fausto, era uma pes-soa “dona de uma biogra-fia de novela “ talvez pelo fato de haver vivenciado as

experiências de criança livre, depois escravo e depois ho-mem livre, além de guinado da condição de analfabeto até os 17 anos para a condi-ção de homem das letras nos anos seguintes, tudo isso “temperado “ por vivências únicas tais como escravo do lar, soldado, ordenança, copista, secretário, tipógrafo, jornalista, advogado e alta autoridade da maçonaria.

Tendo levado uma vida toda ela voltada aos valores da liberdade e do simples ato de servir, Luís da Gama morreu de intercorrências provocadas pelo diabetes no dia 24 de agosto de 1882 em São Paulo, quando houve grande comoção por toda a cidade. Seu enterro foi algo raramente visto, e a ele acorreram pessoas de todas as classes sociais, muitos querendo carregar seu cai-xão. Segundo Raul Pompéia, “homens choravam como uns covardes e as senhoras solu-çavam “; para o articulista Zeca Borges “seu enterro foi o mais emocionante aconteci-mento da história da cidade de São Paulo “.

Por todo este exemplo de vida, de doação e dedicação, em 3 de novembro de 2015 a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo, concedeu-lhe postumamente o título de “Advogado “ ho-menagem mais do que justa à um brasileiro que fez toda a diferença em sua época e que se destacou na história da formação do povo brasileiro.

Demétrio Rebellowww.blogdopensador.com

Page 9: Jornal ed 1457

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015Artigo

O acidente causado pelo rompimento de uma bar-

ragem da Samaco, que é uma das mineradoras da Cia. Vale do Rio Doce, trouxe para o país a maior tragédia ambiental de nossa história.

Além da destruição causa-da pela lama que se estendeu até o estado de Espírito Santo e da perda de muitas vidas, a impressão que fica é a de que irá demorar muitos anos para o Rio Doce se recuperar e o solo agredido pela contami-nação voltar a florecer.

Isso sem falar na perda insubstituível da fauna que foi agredida covardemente pela irresponsabilidade de pessoas que visam apenas o lucro.

Por mais que se multe a Samaco, nenhum dinheiro irá trazer de volta a paz das famílias que perderam bens

A lição de Marianamateriais e familiares. Para os moradores da região o mo-mento é de desolação.

Se houve falha da empresa ou se foi erro de fiscaliza-ção dos órgãos governamen-tais, o que precisa ser feito é punir com o rigor da lei os responsáveis.

A paisagem que ficou é a de guerra. Lembra as trincheiras da Primeira Guerra Mundial que vemos nos filmes.

Após o acontecido, todos os organismos federais e da própria empresa precisam priorizar uma ação conjunta para começar a recuperar e salvar o que ainda é possível.

O debate sobre reestati-zação da Cia. Vale do Rio Doce volta a ser pauta para a sociedade.

Roberto Casseb

Page 10: Jornal ed 1457

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 19 DE NOVEMBRO DE 201516

esportes UMANODEALLIANZ PARQUE

Arthur [email protected]

Não existe uma pessoa commais conhecimento quandooassunto é oAllianz Parque doque Florival Gomes Pinheiro.Este éumnomeestranhoparavocê?Bom, após 13 anos lide-rando todas as operações queacontecemnacasadoPalmei-ras, ninguémmais o conhecepor estenome,mesmo.Agora,seperguntar sobreoPrefeitodoParque...Aí,mudatudo.“Depoisdetantosanostraba-

lhandonoantigoPalestra Itália,me chamaramassimumdia eacaboupegando.Perguntavam

quemera o responsável emeapontavam: ‘É comoFlorival,ele éoPrefeito’. Neste umanodeAllianzParque, foi amesmacoisa”, explica Flor, como échamadopelosdemais funcio-náriosdaWTorre,empresaqueadministraaarena.Carregareste títuloéumpeso

do tamanhodas responsabili-dades do superintendente deoperações do estádio. Basica-mente, ele cuida de todas asáreas. Apesar denão ser chefediretodosfuncionários,éofaz-tudo dentro da arena. Chega acomandarmil funcionáriosemdias de jogos, incluindo os deempresasterceirizadas.

Masvaiperguntarparaodonodo apelido se ele gosta... “Nãogosto. Prefiroquemechamemde Florival,mesmo”, revela oPrefeito, quer dizer, o funcio-nário, que entrouno clube em1992.Ficouseismesescomofi-charista daspiscinas, foi auxi-liardeescritório,gerenteadmi-nistrativo...Até se tornar supe-rintendentedeoperações, car-goqueocupadesde2014.

NADA IGUAL/Quando se per-guntaaFlorivaloquevemàca-beçaquandose faladoPalestraItália,eleédireto:“Saudade”.“Mudou tudo.Omundomo-

dernopedemudanças. Sofría-mosmuitonoPalestra, queeraantigoe tudoestavacaindo.Ospresidentesnão faziamnadaetínhamosmais trabalho,maisdespesasparadeixar comoes-tava.Agora,segastouumboca-dodedinheiro,masmelhorou100%”,apontaopalmeirense.Natural da Bahia e criadono

Riode Janeiro, ele garantenãoterviradoacasacaporcausadotrabalhonoclube.“Torço para o Palmeiras por

culpadomeupai. Ele era faná-tico e os filhos também”, diz oPrefeito, quepassamais tempoemsua“cidade”doquedentroda própria casa, emPirituba.“Fico nove, dez horas por diaaqui.Éminhacasa”, finaliza.

Fotosde

EduGarcia/Diário

SP

SuperintendenteelegeoseuPalmeirasde todosos tempos

Ademir da Guia; Edmundo e Evair.O técnico? Este, Florival não pen-sa duas vezes: Felipão.“O Luxemburgo era ótimo, mas

lembro muito da época do Feli-pão. Ele é um grande amigo”, dizo Prefeito do Allianz Parque.Agora, quando é perguntado

sobre qual foi o melhor ano emque trabalhou no clube, tem deparar algum tempo para pensar.Depois de puxar os momentosda memória, escolhe o timecampeão paulista de 1996.“Aquele ataque dos 100 gols

era uma máquina. Não vi nadaigual no Palmeiras”, cita, antes defalar do outro extremo, o ano emque teve mais dificuldades paratrabalhar dentro do Palmeiras.“Sem dúvida, foi em 2012. Aqueletime era sofrível, apesar de tersido campeão da Copa do Brasil.Não sei como. Foi rebaixado pelasegunda vez para Série B...”, la-menta-se o torcedor.

n Florival começou a trabalhar noPalmeiras em 1992, ano em queo clube fechou a parceria com aParmalat e às vésperas do fim dafila de títulos, que perdurava 16anos e terminou no Paulistão de1993. As mais de duas décadasde clube fazem com que ele es-cale, com muito sacrifício, o seuPalmeiras de todos os tempos.“É complicado... Foram muitos

craques que passaram por aquina minha época. E, por ser pal-meirense, lembro de muitos joga-dores históricos”, disse, antes desoltar nome a nome do selecio-nado, formado por: Marcos; Arce,Luís Pereira, Cleber e RobertoCarlos; Dudu, Mazinho, Rivaldo e

ESPECIALISTADACASAFuncionário doPalmeiras desde 1992, Florival Gomesvirou oPrefeito do antigoPalestra Itália e, no primeiro ano da arena,oAllianz Parque,mantémseu “mandato” administrandotodas as operações que acontecemna nova casa palmeirense

OVerdãoconquistou15campeonatosdesdequeFlorivalcomeçoua trabalharnoclube

Prefeito doParque

Ninguém conhece oAllianz Parque, quecompleta um ano

hoje, como Florival, ofaz-tudo do estádiodo Palmeiras desdea época do Palestra

ParqueParque

Florival já viu muitos craques pisarem no gramado do estádio alviverde

PalmeirasEsportes

Page 11: Jornal ed 1457

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Apesar do grande avanço na Democracia Brasileira

na última década, um setor social que é o esporte ainda vive na idade da pedra.

Em su a org a n i z aç ão através das Federações e Confederações, o esporte ain-da é tratado como um bem que só pode ser comandado por poucos que geralmente estão em busca de poder e dinheiro.

A grande maioria das Federações e Confederações é dirigida pelos mesmos grupos e por vezes pela mesma famí-lia há décadas.

Os estatutos e regras elei-torais que dão vida a essas entidades são fechadas e ela-boradas para manter o Status Quo impossibilitando que aconteça qualquer mudança em sua estrutura e comando.

Um exemplo clássico é a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que há décadas está nas mãos das mesmas pessoas e que hoje é alvo de investigação internacional. Antes era João Havelange e depois seu genro Ricardo Teixeira que com mão de ferro mandaram no melhor ex--futebol do mundo. Depois veio José Maria Marin, que está preso e atualmente Marco Polo Sel Nero que faz parte da mesma ideologia esportiva.

Governo LulaA histórica vitória de Lula

deu esperanças e trouxe aos brasileiros mais justiça social. As conquistas no campo da Democracia levaram o país a um reconhecimento interna-cional inédito.

Apesar de toda essa evo-lução a falta de uma Política Esportiva séria e transfor-madora deixou essa área desconectada da realidade transformadora de um novo Brasil.

A atuação de alguns di-rigentes esportivos a frente de órgãos públicos deixaram muito a desejar. Preocupados com outros interesses e não com a cultura esportiva, con-tinuaram a deixar o esporte distante da população.

Ti n h a m a r e sp on s a-bilidade de construir uma

Olimpíadas Esporte e DemocraciaPolítica de Esporte democrá-tica e transformadora para o país. Falharam em todos os sentidos.

Priorizaram o Esporte de Alto Rendimento iludin-do a opinião pública com o Panamericano no Rio e as conquistas de trazerem para o Brasil a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016.

N u n c a h o u v e u m a

preocupação de mudar a ma-triz esportiva do país. Nas na-ções mais desenvolvidas, onde o esporte faz parte do dia a dia das pessoas, a iniciação se dá nas escolas. No Brasil somente os clubes conseguem construir a possibilidade de oferecer a oportunidade de treinamento e descoberta de talentos. A massificação do esporte pas-sa ao lado e o máximo que

conseguimos é continuar a ser telespectadores forman-do um número pequeno de praticantes nas mais diversas modalidades.

A resposta ao questiona-mento sobre o porque o Brasil com uma população imensa não consegue ter atletas de alto nível para as Olimpíadas de 2016, é essa: A falta de uma política esportiva inclusiva e

democrática mudando para as escolas a matriz do incentivo a Cultura Esportiva.

Que a lição da Olimpíada em 2016 sirva de reflexão e de mudanças sérias no sentido de colocar o esporte no seu devido lugar como ferramenta de inclusão e de oportunidade para os jovens brasileiros.

Roberto Casseb

TV CÂMARA www.tvcamara.sp.gov.brCanal Aberto Digital 61.4Net - Canais 13 (Cabo) e 3 (Digital)

PORTAL DA CÂMARAwww.camara.sp.gov.br

REDES SOCIAISFacebook.com/camarasaopauloTwitter: @camarasaopaulo

A Câmara dos Vereadores está discutindo como serão distribuídos osrecursos previstos para a nossa cidade. É hora de definir como seráarrecadado e onde será investido o dinheiro público. Você pode opinarsobre as prioridades em seu bairro nas áreas de transporte, saúde,educação ou moradia, entre outras.

Sua opinião é importante para construirmos uma cidade cada vez melhor.Veja as datas das audiências públicas em www.camara.sp.gov.br/orcamento2016

PARTICIPE!

Orçamento

Olimpíada

Page 12: Jornal ed 1457

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

O Governo do Estado de São Paulo começou a re-

organização das escolas pau-listanas. Alunos e professores se preocupam: as escolas vão fechar? Os professores serão mandados embora? Qual será o horário? São preocupações legítimas, porém, é necessário entender primeiramente o que será feito, e como será feito, seus objetivos e metas.

A medida passará a vigorar a partir de 2016. Por notas,

Reorganização das escolas no Estado

o Secretário de Educação, Herman Voorwald, defende a atitude como necessária para que as escolas estejam mais preparadas para o atendimen-to de cada etapa da Educação Básica e as especificidades de cada faixa etária, ou seja, visa à melhoria da qualidade de ensino.

Entre os argumentos, alega que haverá redução dos confli-tos entre alunos de idades di-ferentes e melhoria na gestão

da unidade, possibilitando estratégias voltadas para cada um desses públicos. Justifica, ainda, que com a diminuição da natalidade e a municipali-zação do ensino fundamental, houve uma diminuição na rede estadual de educação em 2 milhões de alunos entre 1998 e 2015.

Apesar de as discussões terem sido realizadas com a participação das Diretorias de Educação, professores e alunos foram pegos de surpre-sa. Talvez por isso haja uma sobrecarga de manifestações e

críticas. Tudo que é desconhe-cido e não se sabe claramente o intuito traz desconfianças.

A mudança consiste basi-camente em dividir as escolas por etapa: escolas para o ensi-no fundamental e escolas para o ensino médio. Dessa forma, os alunos convivem apenas com estudantes desses seg-mentos. A SEE garante que os alunos que deverão mudar de escola serão transferidos para uma escola de no máximo 1,5 km de distância da instituição inicial. Nem todas as escolas passarão por essa mudança:

43% das escolas de toda a rede passarão a funcionar de acor-do com a reorganização.

Sem duvida, cabe mais informação à população e, principalmente, que os res-ponsáveis assumam o compro-misso de que haverá escolas suficientes para que se cumpra o direito básico à educação, e educação de qualidade.

Lilian Barone Vieira Ardito, professora de Política

Educacional do UNIFAI – Centro Universitário Assunção

Page 13: Jornal ed 1457

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

Page 14: Jornal ed 1457

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Só Delivery

O termo violência é comu-mente empregado para

se referir a qualquer agressão física contra uma pessoa ou grupo de pessoas, causando--lhe dano, dor, sofrimento. Porém, essa definição, difusa e comum, comporta uma série de problemas. Se a levarmos ao pé da letra, somos obrigados a considerar que uma inter-venção cirúrgica que resulte na mutilação de uma pessoa com vistas a salvá-la da morte é, em si, igualmente um ato de violência.

Deste modo, a referida definição ignora a intenção de quem empreende a ação violenta. Em outras palavras, a ação do médico-cirurgião que se vê obrigado a amputar a perna de um paciente para salvar-lhe a vida não pode ser considerada violenta. Já a ação de um torturador, que submete um indivíduo a todo tipo de atrocidades, visando, por exemplo, extrair alguma

O Brasil e a cultura da violência (1)informação, não poderia en-trar no mesmo rol da ação empreendida pelo médico. E longe de se reduzir a uma agressão física, a violência pode ser simbólica ou psi-cológica. Normalmente, na tortura, não é só o corpo que padece, mas também a mente do torturado.

Mas, para além dos sen-tidos empregados, não é in-comum que se empregue o termo violência para se referir a coisas que nada têm a ver com a vida. Pode-se falar em violência contra a propriedade privada, o patrimônio público, o Estado, as leis, etc.

Evidentemente que a vio-lência só pode ser compreen-dida em um plano histórico e social – uma vez que se mo-difica no tempo e no espaço – mediada por aspectos cul-turais e simbólicos. Assim, o que é violência aqui pode não ser acolá; ou o que é violência hoje pode não ser amanhã. Tanto num caso como noutro, não há sociedade que não com-porte algum grau de violência. Mesmo entre as organizações sociais mais simplórias, apa-rentemente homogêneas e

pacíficas, a violência, física ou simbólica se faz presente, refletindo as lutas intestinas atinentes às divisões sociais.

Enfim, muitas são as faces da violência. Ao apresentar suas nuances, meu objetivo é

CONTABILIDADE + NFe + FINANCEIRO

«Um novo conceito de serviço de contabilidade e administração para Micro

e Pequenas Empresas.»

Tudo que você empresário precisa!

www.prudence.com.br

Rua Cipriano Barata, 650Ipiranga -Tel. (11)- 2914-6971

e-mail: [email protected]

situar a complexidade que a envolve, para, enfim, estabele-cer um recorte – sem dúvida, arbitrário, mas necessário – e promover uma reflexão. Em um plano generalista, preten-do tratar o tema da violência

enquanto elemento constituti-vo da cultura brasileira.

Sidnei Ferreira de Vares, doutor em Educação pela USP, professor

dos Cursos de História, Filosofia e Pedagogia do UNIFAI - vares@

usp.br

Artigo

Page 15: Jornal ed 1457

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Moda e Estética

Educação

Cinco novos cursos de Graduação entram no

portfólio do UNIFAI – Centro Universitário Assunção, na Vila Mariana. De grande pro-cura e baixa oferta, o Curso de Arquivologia, de três anos, visa formar profissionais para a gestão de arquivos, sistemas automatizados de documenta-ção, gerenciamento eletrônico de documentos e gestão da informação documental.

“Com a Lei de Acesso à

UNIFAI lança Curso de Arquivologia e superiores em Tecnologia

Informação (nº 12.527/2011), cresceu a preocupação com a transparência na gestão dos documentos, tanto em entidades públicas quanto privadas, e os gestores pas-saram a valorizar ainda mais este profissional”, diz o coor-denador do curso, professor Rogério Xavier Neves, mestre em Educação e graduado em Biblioteconomia.

A necessidade de dar res-postas ágeis e eficientes às

demandas típicas do mercado de trabalho levou o UNIFAI a lançar também uma gama de cursos Superiores em

Tecnologia, com duração de dois anos: Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos,

Marketing e Secretariado. As inscrições para o Processo Seletivo 2016 do UNIFAI vão até fevereiro.

Page 16: Jornal ed 1457

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Descartáveis Padaria

Comer Bem

PizzariaChurrascaria

IngredientesMassa: 3 ovos; 2 xícaras de açúcar; 1 xícara de leite; 1/2 xícara de

óleo; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico; 7 bananas; Para a cobertura: 3/4 xícara de açúcar; 1/2 xícara de água quente

Modo de preparoBata no liquidificador os ovos com o açúcar e o óleo, depois acrescente

o leite, bata. Acrescente a farinha aos poucos com o liquidificador ligado e por último o fermento, batendo ligeiramente.

Reserve, Unte uma forma média (tipo assadeira, sem furo central) com margarina e farinha. Despeje o caramelo e por cima dele as bananas (uso bananas prata) cortadas no comprimento.

Por último a massa de bolo e leve para assar.Asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até

dourar. Para a cobertura: Coloque 3/4 xícara de açúcar para derreter, após, despeje 1/2 xícara de água quente, espere dissolver o açúcar, deixe engrosse um pouco e despeje na forma untada.

Informações Adicionais: Coloquei o caramelo só no fundo da forma, as laterais ficaram só untadas e enfarinhadas, para não ficar muito enjoativo. Se seguirem a receita direitinho não vai ter erro, o bolo não fica com gosto de óleo e a massa fica macia e combina per-feitamente com a banana caramelada da cobertura. Se quiser pode por uma colherinha (Café) de baunilha na massa. Tempo de preparo: 30min. Rendimento: 10 porções

Bolo de banana rápido de liquidificador

Page 17: Jornal ed 1457

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Pizzaria

Pizzaria Avícola

Comer Bem

CarnesRestaurante Água

Congelados

Page 18: Jornal ed 1457

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

A musculação (ou treinamento resistido ou fortalecimento

muscular) é muito mais benéfica do que um simples aumento de massa muscular que vise estética. Mal vista por muitos como uma modalidade intensa, violenta, de competição e até fútil, acaba sen-do evitada justamente por quem mais precisa.

Só como prevenção, já se tem uma lista bem importante: Dores articulares: em qualquer parte do corpo e qualquer pro-blema articular; Osteoporose; Sarcopenia; Obesidade: como todo exercício, há um gasto ca-lórico, podendo em alguns casos ser até maior do que o de uma caminhada ou corrida; Diabetes: aumenta a sensibilidade à insu-lina; Doenças das coronárias; Hipertensão arterial; Câncer de cólon: reduz o tempo de trânsito gastrointestinal; Câncer de próstata; Câncer de mama; Risco de quedas; Dependência de terceiros para as atividades do dia a dia; Alzheimer.

Para problemas já existentes,

Benefícios da musculação: prevenção e tratamento

a musculação é igualmente bem eficiente. Ela não só ajuda a prevenir os males descritos acima, como é recomendada para tratá-los.

Como tratamento, também gosto de acrescentar o bem que a musculação faz aos por-tadores de: Mal de Parkinson: melhora flexibilidade, coor-denação e força, sem piorar a hipertonia; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): ajuda a combater o enfraque-cimento muscular e, assim, melhorar a restrição pulmonar, já que o músculo treinado capta o oxigênio com mais facilidade; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS): não só au-menta a massa magra bastante sacrificada, como diminui a li-podistrofia, que é a distribuição de gordura irregular devido ao uso de coquetel; Acidente Vascular Encefálico: ajuda a melhorar coordenação, força e flexibilidade, sem piorar a espasticidade; Insuficiência hepática: ameniza a sarcopenia

causada pela baixa ingestão de proteína na dieta.

Dando uma pincelada sobre exercícios específicos para cada problema: a cadeira adutora é ótima para tratamento da in-continência urinária; a flexão plantar, para retorno venoso, im-portante para quem tem pernas inchadas e/ou varizes; e o leg press (com apenas 3 séries de 6 a 10 repetições, 3 vezes por sema-na, sem nada de aeróbico), para

a melhora da saúde/função car-diovascular de idosos (Strength training improves submaxi-mum cardiovascular perfor-mance in older men. - LOVELL, CUNEO e GASS. J Geriatr Phys Ther. 2009;32(3):117-124).

Embora a lista dos benefí-cios esteja bem extensa, con-fesso que não citei todos eles aqui. Aceito sugestões, por email, para aprofundarmos a abordagem.

Andréa MihaliucCREF: 096522-G/SP

Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde,

Doença e Envelhecimento (Musculação para Terceira Idade) pelo Instituto Biodelta em parceria com a USP;

Certificada em Prescrição e Orientação de Programas de Exercício para Idosos

pelo CELAFISCS;

Personal Trainer com foco em treinamento de força e alongamento.

[email protected]

Quem imagina que aquele churrasco com os amigos

no fim de semana pode repre-sentar um risco à saúde? Isso porque o tempo seco, que está caracterizando esta época do ano, a ingestão de alimentos ricos em sódio (assim como a proteína animal) e o consumo de bebidas alcóolicas poten-cializa o desenvolvimento de doenças respiratórias. Este é o alerta do pneumologis-ta do Complexo Hospitalar Ed mu ndo Va s con ce lo s , Hassan Ahmed Yassine Neto.

Segundo o médico, isso ocorre em função da de-sidratação das mucosas que compõem nosso sistema respiratório. “As mucosas, quando em estado normal de hidratação, servem como escudo do organismo, porém, ao perder líquido, o muco que é habitualmente produzido

Doenças respiratórias são risco à saúde durante a primaveraadquire uma consistência mais gelatinosa, retendo bactérias e impurezas”, explica.

Para se prevenir ou, pelo menos, minimizar os sin-tomas, o pneumologista dá algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença. “É preciso beber muito líquido para que o corpo esteja sempre bem hidratado e dar prefer-ência para o consumo de ali-mentos leves e ricos em água em sua composição. Também é importante manter o ambiente bem arejado e limpo, reduz-indo a quantidade de agentes alergênicos, como plantas, poeira e pelos de animais”, afirma.

O médico ainda orienta que, ao fim do dia, as pessoas utilizem soluções à base de soro fisiológico para limpeza dos olhos e das narinas. Outras medidas, como procurar evitar o uso de carpete e tapetes nas residências e utilizar pano úmido para limpar a casa ao invés da tradicional vassoura, que joga muito poeira no am-biente, são ações que podem contribuir para diminuir a in-cidência de quadros alérgicos e irritativos.

As doenças respiratórias causadas por irritação e alergia são muito comuns nesta época do ano em função de vários fatores, como baixa umidade

do ar, poluição e, até mesmo, a polinização das flores. “O tem-po muito seco contribui para que as partículas de poluição fiquem em suspensão no ar, provocando irritação das vias aéreas e dos olhos principal-mente”, complementa.

Entre os males mais co-muns da estação estão as conjuntivites irritativas e alé-rgicas, a rinite, a bronquite e outras doenças respiratórias. Todas elas têm sintomas que

se assemelham muito à gripe e ao resfriado, dificultando o diagnóstico e podendo evoluir para um quadro clínico mais grave por demora no início do tratamento correto.

Cinco dicas para evitar as doenças respiratórias:

- Beba muito líquido e consuma alimentos ricos em água.

- Hidrate as narinas com soro fisiológico ou água.

- Ut i l i z e ap a r e l h o s

umidificadores ou vaporiza-dores de ambiente. Caso não tenha os aparelhos, coloque bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos.

- Evite carpetes e tapetes nos quartos. Em pisos lisos, utilize pano úmido para limpeza.

- Evite plantas, animais e bichos de pelúcia no quarto.

- Dica do Complexo H o s p i t a l a r E d m u n d o Vasconcelos

Page 19: Jornal ed 1457

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Benefícios da musculação: prevenção e tratamento

Page 20: Jornal ed 1457

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Turismo

Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira,

Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Próxima dos grandes centros de um país tropical como o Brasil, Monte Verde apresenta características tipicamente européias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tran-qüilidade de uma pequena cidade do interior. Enfim, é uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza.

Com sua economia voltada basicamente para o turismo, Monte Verde recebe visitan-tes o ano todo, em especial amantes do turismo ecológico. Contudo, a vila ficou mais co-nhecida por proporcionar uma atmosfera charmosa e propícia ao romance, o que a transfor-mou em um dos destinos mais procurados por namorados e casais em lua de mel.

UMA TÍPICAPAISAGEM ALPINAO cenário lembra uma

paisagem dos Alpes suíços: espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira, sempre em meio a muito verde, erguem--se as casas construídas em autêntico estilo alpino. No inverno, a névoa que encobre toda a região e a fumaça que sobe das chaminés tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos em um pedaço dos Alpes.

Conheça um pouco mais sobre Monte Verde

Essa semelhança com as terras altas da Europa atraiu e continua atraindo alemães, suíços, italianos e muitos ou-tros que, saudosos de sua terra natal, elegeram Monte Verde como seu lar. A influência européia é visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e suas comi-das típicas.

Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 me-tros, Monte Verde apresenta um clima frio e seco, caracte-rístico de regiões montanho-sas. No verão as médias são de 26°C durante o dia e 14°C à noite; já no inverno, as tempe-raturas freqüentemente caem abaixo de zero, atingindo com facilidade a marca de -10°C. Não chega a nevar (embora isso já tenha acontecido algu-mas vezes), mas nas manhãs de inverno é comum o sol se levantar em meio a uma pai-sagem totalmente recoberta de gelo, produzindo um visual fantástico.

Em agosto de 1999 foi regis-trada uma das temperaturas mais baixas da história: -13°C. Mas nem é preciso tanto: sem-pre que os termômetros alcan-çam valores negativos, Monte Verde acorda vestida com a sua típica roupagem branca de inverno. É o momento de deixar a preguiça de lado e levantar cedo para presenciar e registrar imagens incríveis da paisagem congelada.

AS GRANDES MONTANHASA topografia acidentada

da região é dominada pelas imponentes montanhas da Mantiqueira, cujos picos se elevam a mais de 2000 metros de altura. Um passeio obriga-tório para quem visita Monte Verde é percorrer os caminhos que levam aos mais altos pontos da serra; lá de cima se descortina uma paisagem magnífica. É impossível não se impressionar com a im-ponência do cenário e com o espetáculo visual proporcio-nado pela natureza!

FLORA & FAUNAA região é dominada por

uma rica vegetação, formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica (incluin-do araucárias nativas com centenas de anos de idade), além de uma extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos. Boa parte da mata original está hoje sob proteção go-vernamental e constitui a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.

Essa grande quantidade de vegetação favorece a existência de várias espécies animais, em especial pássa-ros de diversos tipos. Uma quantidade impressionante de beija-flores das mais va-riadas cores dominam todos os cantos com o seu balé aéreo. Sempre à procura de frutos, os esquilos também são uma presença constante

nos bosques da região, e se transformaram em um sím-bolo de Monte Verde.

AS ORIGENSEm 1936, a região co-

nhecida como Campos do

Jaguari recebeu uma pessoa que mudaria a história do local: recém-casado, um jovem e empreendedor imi-grante da Letônia chamado Verner Grinberg chegou aqui à procura de um lar cujo cli-ma e paisagem lembrassem sua terra natal. Formando a Fazenda Pico do Selado, aos poucos a família Grinberg foi cedendo lotes para que amigos e conterrâneos cons-truíssem casas e viessem viver aqui. Esse povoado recebeu o nome de Monte Verde (tradução literal do sobrenome de seu fundador). Finalmente, em 1952 Verner Grinberg decidiu lotear par-te da fazenda, o que atraiu principalmente letões, hún-garos e alemães que deram início à construção de uma vila com aspecto tipicamente alpino.

Fonte: guiamonteverdePara mais informações

Passeios de 1 diaF: 2387-4184/99918-9517

WWW.paseiosdeumdia.com.br

Page 21: Jornal ed 1457

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Pet Shop

Com aulas de agility, na-tação e passeios guiados,

o Clube de Cãompo oferece serviços que auxiliam na per-da de peso e na diminuição de problemas de saúde em cães obesos

A obesidade é a doença mais frequente entre os cães domésticos e assim como para os seres humanos, praticar exercícios regularmente é a melhor opção para que o sobrepeso seja evitado, assim como doenças cardíacas e pro-blemas articulares. Pensando nisso, o Clube de Cãompo, hotel fazenda exclusivo para cachorros no interior de São Paulo, incluiu em sua pro-gramação diária atividades que queimam muitas calorias e promovem o bem estar do animal, como aulas de natação e agility e passeios guiados pelos 60.000 m² do clube.

“Em média, 25% dos cães de companhia e 12% dos fe-linos domésticos são obesos. Estima-se que, se um cão ou um gato consumir regular-mente 1% mais calorias que o necessário, ele ficará quase 25% acima do peso na meia--idade,” afirma o veterinário e fundador do empreendimento, Aldo Macellaro Júnior.

Em geral, cães que não têm a companhia de outro ani-mal ou espaço suficiente para correr e brincar tem maior chance de desenvolver a obe-sidade, pois não gastam ener-gia. Espaços como o Clube de Cãompo, hotel fazenda exclu-sivo para cachorros, oferecem a queima calórica necessária

Dog Spa: Atividades físicas em clube para cachorros auxiliam no combate ao sobrepeso de cães

para manter o equilíbrio do corpo do animal.

Ainda segundo Aldo, a natação é considerada uma das melhores atividades para o público obeso, pois além de promover um grande gasto calórico, não promove impacto nas articulações. O Agility, com obstáculos baixos, tam-bém é uma ótima oportu-nidade para o cão melhorar seu condicionamento físico e agilidade, superando o circuito de obstáculos, túneis, slalom e pneus. “O mais legal do agility é o fato do animal se exercitar ao mesmo tempo em que se diverte”, completa.

O Clube recebe os cães que já estão obesos e aqueles que estão acima do peso oferecen-do, além das aulas e passeios, serviços de socialização cani-na ao ar livre e alimentação específica para perda de peso.

Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazen-da para cães localizado em Itú (SP), há 80 km da capital.

Projetado para oferecer di-ferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados

diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospeda-gem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de agi-lity, natação, adestramento,

obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas.

www.clubedecaompo.com.br

(11)2715-1091 (11) 4024-6968 (11)99968-4729 30*16918

Page 22: Jornal ed 1457

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

ConstruçãoSerralheria

Box

Molduras

Vidros

Serralheria

Calhas

Mármores

Construção e Reforma Reforma

Synteko SyntekoRefrigeração

Telhados Tapeçaria

Page 23: Jornal ed 1457

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 24: Jornal ed 1457

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 25: Jornal ed 1457

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 26: Jornal ed 1457

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 27: Jornal ed 1457

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Page 28: Jornal ed 1457

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal

ORAÇÃO

C L A S S I F I C A D O S J C & ASERVIÇOS TRANSPORTE

CONVERSA COM JESUSTodos os dias, durante nove dias orar assim: Oh! Meu Jesus, em Vós deposito toda minha confiança. Vós sabeis de tudo meu Pai. És o Senhor do universo, sois o Rei dos Reis. Vós que fizestes o paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar, fazei com que (fazer o pedido). Vós que vistes minhas angústias e minhas lágrimas bem sabeis de tudo Divino Amigo como preciso alcançar (pedir a graça). Convosco Mestre, me dá ânimo e alegria para viver. Só de Vós espero com fé e confiança (pedir a graça com fé). Fazei Divino Jesus que antes de terminar esta conversa que terei convosco, durante nove dias, alcance esta graça que te peço com fé (pedir a graça). Como gratidão mando publicar esta oração para outras pessoas que precisam de Vós, aprendam a ter fé e confiança na Vossa Misericórdia. Ilumine os meus passos assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. E testemunha o nosso diálogo. Jesus tenho confiança em Vós. Cada vez aumente mais a minha fé. Amém. R.M.T.P.

A N U N C I E J C & A * 3 3 4 1 - 2 5 1 1 - 2 1 5 7 - 1 3 5 2 / 1 3 5 8

Informática

Page 29: Jornal ed 1457

29CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

C L A S S I F I C A D O S J C & A

INFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS

EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGASIMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

A D V O G A D O

OPORTUNIDADE R$ 515 MILApto na Av. Aclimação, 2 dorms, 1 vaga, 70m², aceita proposta. F: 97143-4737

KIT – ALUGA-SEPróximo ao metrô, pintado, de frente, valor R$ 1.000,00, com fiador ou depósito. F: 3207-4303 / 97436-5937

ALUGA-SE 1 QUARTOMobiliado, c/ banheiro, tanque e pia, p/ 1 pessoa que trabalhe fora, na Rua Paulo Orozimbo. F: 2894-1388 / 95394-6311 c/ Clara

ALUGO QUARTOCom cozinha e banheiro, para casal sem filhos, R. Miniz de Souza, próx. ao 600, agendar horário para visita. F: 97276-8344

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobiliadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

RECEPCIONISTAClínica de podologia e estética, localizada na Aclimação, contrata. Morar na região, maior de 18 anos, com experiência. Enviar CV para: [email protected]

OFERÇO-MEPara trabalhar de cuidadora de idosos, com carinho, no período da noite ou final de semana, free lance, F: 97377-6529 vivo

PROFISSIONAIS OFERECEM

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

PASSO ROUPAA domicílio, Tratar F: 97377-6529

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 30: Jornal ed 1457

30 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015DIÁRIO DE S. PAULO - QUINTA-FEIRA / 19 DE NOVEMBRO DE 201528

horóscopopor João Bidu

ÁRIES (21/3 a 20/4)Melhor agir com cautela hoje. Se ali-mentar muitos sonhos, pode se decep-cionar, seja mais realista. Briga comamigo tambémnão está descartada.Agir em segredo será a melhor maneira.

TOURO (21/4 a 20/5)Tenha cautela com rivalidade no traba-lho. Batalhe pelo seu lugar ao sol, masnão conte com apoio de colegas. De-sentendimento com alguémpróximopode trazer dor de cabeça na amizade.

GÊMEOS (21/5 a 20/6)Concentre-se nas tarefas. O exagero nahora de se divertir traz consequências,inclusive para a saúde. Mostre que temambição e lute para se destacar e verseu empenho reconhecido.

CÂNCER (21/6 a 21/7)Você vai encarar tudo commuita inten-sidade, mas nem por isso precisa per-der a calma com as pessoas com asquais convive. Controle a irritação e evi-te brigas. Os estudos vão bem.

LEÃO (22/7 a 22/8)Talvez precise equilibrar a vida pessoale familiar para evitar atritos. O par e osparentes talvez não se entendam. Vocêterá energia para fazer grandes mudan-ças na área profissional.

VIRGEM (23/8 a 22/9)Coloque toda a sua energia no serviço,só assim conseguirá cumprir as obriga-ções. Mas boatos podem atrapalhar oandamento do trabalho; por isso, fiquena sua. Controle o ciúme.

LIBRA (23/9 a 22/10)Apesar de o dia começar um poucotenso, você conta com boas energias esorte para virar o jogo. Só preste aten-ção na hora de gastar com bobagensou lidar com dinheiro.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)No trabalho, mantenha os pés no chãoe aprenda com os erros passados paraevitar problemas. Há chance de se de-sentender com a família, ainda mais sefor inflexível em suas opiniões.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Melhor pensar duas vezes antes de fa-lar; assim, será mais difícil se envolverem fofocas. Terá de agir com cautela aolidar com informações, cheque tudoduas vezes para prevenir erros.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)A lua crescente favorece trabalho ligadoà compra e à venda. Mas redobre aatenção ao falar sobre as suas ideias.As finanças pedem atenção, ainda maisse anda pensando em investir em algo.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)Melhor não agir com arrogância, espe-cialmente ao lidar com alguémque temum cargomais alto. Talvez precise sermais flexível sobre seus pontos de vistapara fugir de uma saia justa.

PEIXES (20/2 a 20/3)A lua inferniza seu astral, pedindomaiscautela em tudo o que fizer. Talvez pre-cise remarcar uma viagem ou redobraro esforço nos estudo. Depois, a lua en-tra em seu signo emelhora o astral.

Cruzadas

passatempo

Soluções

Sete erros

Sudoku

O conteúdo de Passatempo é fornecido pela www.coquetel.com.br

Preencha os espaços vazios com algarismosde 1 a 9. Os algarismos não podem se repetirnas linhas verticais e horizontais, nem nosquadrados menores (3.3).

Page 31: Jornal ed 1457

31CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

Ciência

Apesar dos fenômenos ao ní-vel quântico revelarem uma

realidade muito diferente da que estamos habituados, carecemos ainda de maiores pesquisas antes de afirmar que a Física Quântica está confirmando os princípios espiritualistas. E não são somente os princípios espiritualistas, como tudo hoje é quântico. A última que eu ouvi Esta é para encerrar o ano de 2015. Um caminhão derrubou a arvore de frente de minha casa, quebrando os fios que levam ener-gia para seu interior. Os técnicos da Eletropaulo estiveram no local e concertaram. E enquanto tra-balhava, e eu conversava com o encarregado, que também conhecia tudo sobre eletricidade, pois fiz um curso na Escola Edson de Radio e Televisão, no tempo da válvula. Eu também estudei lá, disse ele. Eu agora estou fazendo um curso de Computação Quântica. Um de seus auxiliares virou-se e dis-se. Eu também estou estudando Computação Quântica. Admirado eu perguntei. Que faculdade? Nem uma. Na Bíblia. A Bíblia ensina tudo. É! Quer dizer que os quatro livros que eu li de mais de duzentas paginas cada um foi dinheiro jogado fora? Se eu sabia teria lido a Bíblia.

A Física Quântica tem sido considerada, no meio espírita, como em alguns grupos religiosos, como sendo aquela que vai con-firmar a existência de Deus e do espírito. Nesta matéria, temos um ponto de vista mais cuidadoso do que é normalmente apresentado. De fato, os fenômenos ao nível quântico têm feito os cientistas se sentirem incomodados e perplexos já que eles mostram que na reali-dade os nossos cinco sentidos nos fazem crer numa verdade ilusória. Porém, isso não significa que a Física Quântica esteja admitindo a existência de “algo exterior” ou “além da matéria”, conforme proposto pelas doutrinas espiritu-alistas. O movimento espírita deve, portanto, ser cuidadoso ao divulgar ideias ligadas aos fenômenos espíri-tas e àquelas propostas pela Física.

Nesta matéria um importante alerta é feito: afirmativas como “o perispirito causa a flutuação do vá-cuo quântico”, “a Física Quântica prova a existência de Deus” e “o espaço-tempo negativo representa o mundo espiritual”. Estas afirma-tivas carecem de credibilidade tanto científica como espírita, porque não foram obtidas conforme critérios científicos e da Doutrina Espírita. Não se sabe como essas conclusões foram obtidas e que passos teóricos e experimentais foram seguidos para obtenção do resultado final. Para que uma afirmativa seja con-siderada científica, não basta que

Física Quântica e o Espiritismo

ela envolva um assunto científico e nem que o autor dessa afirmativa seja cientista. É preciso que seja apresentada uma explicação mais detalhada e doutrinariamente embasada.

Apesar das nobres intenções de nossos amigos que divulgam essas ideias, elas podem trazer consequ-ências negativas para o movimento espírita. Para entendermos melhor o enfoque do problema, citamos Kardec (item VII da Introdução de O Livro dos Espíritos): “Na ausência de fatos, a dúvida é a opinião do homem prudente”. Esta é a principal razão pela qual se deve tomar cuidado na divulgação de ideias e teorias espíritas que utilizem conceitos das outras ciên-cias. Como os paradoxos da Física Quântica ainda não foram resol-vidos pelos cientistas, é prudente esperarmos pelo desenvolvimento das pesquisas nesta área, de modo que possamos, nos posicionarmos melhor perante elas. Pelo simples fato de que nem todos os resultados experimentais da teoria quântica foram totalmente explicados, não autoriza ninguém a afirmar, por exemplo, que Deus ou o espírito é que estão por trás desses fenô-menos. Esta atitude é equivocada, não científica e, o que é pior, expõe o Espiritismo a críticas desneces-sárias, afastando as pessoas que trabalham no meio científico e que conhecem bem o assunto.

Novas descobertas causam enormes revisões nos modelos teóricos existentes, demonstrando a fragilidade e o caráter efêmero das recentes teorias da Física. Recentemente tivemos a oportuni-dade de comentar a respeito desta fragilidade na Física, devido a uma importante descoberta na Física de partículas, e comparar com a solidez da Doutrina Espírita que passou incólume perante todos os descobrimentos do século XX]. Esta solidez se dá justamente porque o Espiritismo é uma dou-trina baseada em revelações dos

médiuns. E eu não acredito em revelações, acredito em observa-ções. E também não acredito no que não vejo.

Comumente critica-se a comu-nidade científica por não se interes-sar pelas questões espiritualistas, no entanto, essa postura é bastante prudente. Imaginem se a Ciência desse crédito a toda teoria espiri-tualista que diz basear-se na Física Quântica para provar a existência de Deus, do espírito ou qualquer outro princípio. Uma pesquisa rápida na internet mostra que exis-tem grupos e seitas religiosas que se utilizam da Física Quântica para darem respaldo aos mais variados assuntos. É importante saber que a comunidade científica prefere rejeitar tais ideias a se arriscar com uma que seja completamente equi-vocada. Não foi isso que Kardec nos orientou com relação a novas questões? Kardec nos orienta: “mais vale repelir dez verdades que admitir uma só mentira, uma só teoria falsa”.

Por outro lado, esta afirmação não impede ao leitor de estudar e pesquisar seriamente tais fenô-menos. Propostas teóricas serão sempre bem vindas. Porém, é preciso que o pesquisador entenda perfeitamente tanto as informações científicas quanto a Doutrina Espírita. É necessário que cada proposta teórica seja consistente tanto com os fenômenos materiais, quanto com os doutrinários aos quais se referem. Um ponto impor-tantíssimo é que qualquer idéia ou sugestão não comprovadas cien-tificamente deve ser divulgada e declarada como tal e não como uma certeza científica. Isto é importan-te, pois orienta os futuros leitores quanto ao atual status da pesquisa em determinados assuntos.

Na próxima matéria preten-demos explicar porque alguns fenômenos ao nível quântico ge-ram uma idéia de que algo de origem divina esteja por trás deles. Comentaremos alguns pontos

positivos e negativos a respeito da recente proposta espiritualista feita pelo físico Prof. Dr. Amit Goswami para solucionar os paradoxos da Física Quântica.

Lembremos ainda o ceticismo de Allan Kardec com relação às mesas girantes antes de conhecer melhor as causas do fenômeno. Achava ele que se tratava de um frívolo divertimento sem objetivo muito sério. Mas após constatar o fenômeno, buscou interpretá-lo à luz dos conhecimentos científicos da época. E, percebendo que os fatos tinham origem inteligente, Kardec iniciou um longo e paciente trabalho de pesquisa onde, somente após muita observação, estudo e

questionamento, publicou sua pri-meira obra, O Livro dos Espíritos. Caros, a ciência se desenvolveu muito desde então, porém, o exem-plo do Codificador permanece tão atual quanto o foi em sua época. Lembrando Kardec disse com todas as letras. “ No conhecimento do Perispirito esta a chave de todos os problemas até hoje insolúveis”. Livro dos Médiuns pág 83 FEB. Sigamos o seu exemplo traba-lhando na pesquisa espírita com muita perseverança, paciência, observação, meditação, estudo e, só então, depois de muita análise e muita autocrítica, é que devemos levar a público os frutos de nossa pesquisa. Não é necessário pressa, mas sim que tenhamos cuidado naquilo que estivermos informan-do. Nada como um pequeno passo após o outro. As gerações futuras agradecerão nossos esforços de hoje. Estamos a caminho da LUZ. Eu garanto, é ela quem cria tudo.

Jurandyr Ferrari. Professor de Astrofísica no Programa. Universidade Aberta para Terceira idade, da Universidade de São Paulo.

[email protected]

Referências[1] Allan Kardec, O Livro dos Espíritos,

FEB, 76a. Edição, (1995).[2] A. F. da Fonseca, Revista Internacional

de Espiritismo, março, p. 93 (2003).[3] F. Capra, O Tao da Física I, Editora

Cultrix LTDA, 15a. Edição, (1993).[4] A. Kardec, Revista Espírita 8, p.257,

(1861).

Page 32: Jornal ed 1457

32 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - QUINTA / 19 DE NOVEMBRO DE 2015

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

Cultural

Grupo apresenta-se gra-tuitamente, no dia 21 de

novembro, integrando a pro-gramação do projeto Sankofa Memórias de Mão Dupla

A seg unda edição do Projeto Sankofa Memórias de Mão Dupla, promovi-do pelo Sesc Vila Mariana, oferece uma programação diversificada, que abran-ge artes visuais, cinema, música, dança, at ividade física e contação de histórias, com espetáculos, oficinas, vivências, cursos, exibição de curtas e longas-metragens, bate-papos, mediações e ou-tras ações, em diversos es-paços. Com o olhar voltado para o Dia da Consciência Negra (20/11), as atividades estimulam a reflexão sobre o histórico de violência contra os africanos escravizados no

Brasil e também buscam in-centivar obras simbólicas do legado cultural dos negros e afrodescendentes.

Integrando a programa-ção de música do projeto, a Batucada Tamarindo apre-senta-se na Praça de Eventos,

no sábado, dia 21, às 17h30. Fundado há nove anos por Maurício Badé, o grupo conse-gue unir a sonoridade tradicio-nal da percussão brasileira às diferentes heranças musicais africanas e caribenhas, produ-zindo uma fusão peculiar do contemporâneo ao tradicional, criando um amálgama que foge ao lugar comum. Cantos Ketu (nação do Candomblé), pandeiros, ganzás, os tam-bores africanos (djembés e dununs) e cubanos (batás) convivem em harmonia, em um sincretismo musical rico e intenso.

A apresentação livre do dia 21 contará com Maurício Badé, Mestre Nico, Rômulo Nardes, Abuhl Júnior, Alysson Bruno, Ilker Ezaki e a contrabaixista Aimê Uehara. No repertó-rio, toques tradicionais do

Candomblé cubano, afoxés da Bahia e Pernambuco, sam-bas tradicionais de diversas escolas brasileiras, música tradicional Malinké e toques de Candomblé Nagô e Ketu.

Para assistir ao show, não é necessário retirar ingres-sos, basta comparecer ao lo-cal com alguns minutos de antecedência.

Batucada TamarindoProjeto Sankofa Memórias

de Mão DuplaDia 21 de novembro,

sábado, às 17h30Praça de Eventos

(250 pessoas)Livre-Grátis

Sesc Vila MarianaRua Pelotas,141, São Paulo - SP

Informações:5080-3000sescsp.org.br

Facebook,Twitter e Instagram:/sescvilamariana

Batucada Tamarindo apresenta a diversidade da percussão brasileira no Sesc Vila Mariana