32
Veja na página 9 grande oportunidade para moradia ou investimento 11/12 a 17/12/2015 ANO 35 / Nº 1.460 SÃO PAULO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected] O tradicional evento, Rota do Cambuci acontece domingo, dia 13 de dezembro, no galpão do Balneário (Avenida Lins de Vasconcelos, 804), das 09h00 às 17h00. Serão comercializados produtos como antepastos, geleias, licores, trufas e cachaças, todos derivados da fruta, além de apresentações culturais, incluindo a Orquestra Lira de Santo André e Tony Nunes & Marcelo Liochi. Página 5. DOMINGO TEM ROTA DO CAMBUCI Imóveis Lançamento

Jornal ed 1460

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Jornal ed 1460

Veja na página 9 grande oportunidade para moradia ou investimento

11/12 a 17/12/2015ANO 35 / Nº 1.460 SÃO PAULO

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIRETOR RESPONSÁVEL: ROBERTO CASSEB www.jornaldocambucieaclimacao.com [email protected]

O tradicional evento, Rota do Cambuci acontece domingo, dia 13 de dezembro, no galpão do Balneário (Avenida Lins de Vasconcelos, 804), das 09h00 às 17h00. Serão comercializados produtos como antepastos, geleias, licores, trufas e cachaças, todos derivados da fruta, além de apresentações culturais, incluindo a Orquestra Lira de Santo André e Tony Nunes & Marcelo Liochi. Página 5.

DOMINGO T E M RO TA D O C A MB UCI

Imóveis Lançamento

Page 2: Jornal ed 1460

2 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

De Olho em Brasília

Mirna Leandro Ribeiro de Castro Editora e Jornalista Responsável (1981 - 2001)

Publicação: Editora Cambuci LTDA.Diretor e Jornalista Responsável: Roberto Casseb - MTb 31.691.Assessor Jurídico: Antonio Mário Pinheiro Sobreira.Rua Senador Carlos Teixeira de Carvalho, 439 - Cambuci CEP 01535-01 0 - São Paulo - Telefax (0xx11) 3341-2511 / 2157-1352 Foto: Célio SilvaImpressão: Diário de S.Paulo - Divisão GráficaCirculação: Aclimação, Cambuci, Jardim da Glória, Paraíso, Vila Monumento, Vila Mariana e Liberdade.

Tiragem: 30 mil exemplares distribuídos gratuitamente Parceria Rede Bom Dia, Diário de S.Paulo e Jornal do Cambuci & Aclimação

Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados, podendo ou não concordar com eles, e nem pelo conteúdo dos anúncios publicitários.

Há duas semanas o (ainda) presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, apertou o botão

vermelho: acatou o pedido de análise de impeachment da presidenta Dilma.

A esta altura, até o mané do boteco da esquina sabe que o nobre deputado agiu muito mais em vista de seus pró-prios interesses do que em prol do “bem maior da nação”. A bem da verdade é que a imensa maioria dos políticos de Brasília age dessa forma. É assim em Brasília, é assim no resto do Brasil, é assim no resto do mundo. Não se iludam “indignados” belgas: desde que o mundo é o mundo é assim que as coisas funcionam.

Mas seja por um motivo ou outro, o fato é que a trombeta do anjo exterminador tocou e os dois lados preparam os seus respectivos exércitos para a batalha final.

Os pró-impeachment, entrincheirados em parte na oposição e em parte no PMDB não alinhado ao Palácio do Planalto, e conscientes da momentânea vantagem do governo, fazem de tudo para adiar a decisão para o ano que vem. De preferência para depois do Carnaval (afinal ninguém é de ferro).

Dona Dilma logicamente corre contra o relógio e quer que o processo ocorra o quanto antes. Nem que para isso haja a suspensão do recesso parlamentar. Haveria somente uma folga para as festas de fim de ano (afinal ninguém é de ferro). Espera contar com o “clamor das ruas” para virar o jogo ao seu favor.

O exército palaciano procura se blindar de todos os lados. O núcleo duro convocou um grupo de notáveis da área jurídica para fazer a defesa da presidenta na Comissão Especial que discutirá o assunto.

No campo político também conseguiu apoios importan-tes: logo no primeiro momento a Rede, o recém oficializado partido de Marina Silva, se pronunciou contra o impea-chment. Na sequência, o PSOL também foi para o mesmo caminho, assim como PDT que, apesar de formalmente estar na base aliada, mostrou alguns sinais de infidelidade nas últimas votações do Congresso.

Na sociedade civil, além dos movimentos sociais his-toricamente ligados ao PT, o governo angaria apoios em entidades religiosas como a tradicional CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e até com a desconhecida CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), que reúne tanto grupos evangélicos quanto católicos.

Afora isso, o ex-governador Ciro Gomes, que não costuma ter papa das línguas, se uniu ao governador do Maranhão, o comunista Flávio Dino, para lançar o movi-mento Golpe Nunca Mais. Aliás, Flávio Dino, junto com outros oito governadores do Nordeste, assinaram nota de repúdio ao aceite de Eduardo Cunha.

No centro-sul, o apoio mais importante veio do go-vernador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, da ala governista do PMDB.

Enquanto isso, o povão, um tanto que exaurido disso tudo, assiste na geral ao desenrolar dessa crise sem fim.

Rogério Itokazu

Ninguém aguenta mais

Resposta

Poema

NotasPOLO CULTURAL DO CAMBUCI - Dia 14 de dezembro das 14 as 16 reunião com usuários “rumos para 2016”. Dia 18 de dezembro das 14 às 17h Baile de Confraternização de usuários e convidados. Maiores informações, e inscrições para o Baile, pessoalmente no Polo Cultural ou pelo fone 3207-9708.

2º ENCONTRO PLAYTOY DE MULTICOLECIONISMO - Pessoal ainda temos vagas para expositores no dia 20 no Balneário do Cambuci. Expositores amigos do Jornal tem desconto. Aproveite. Feirinha de arte-sanato; exposições e muito mais. Inf. 9 9706-8727 whatt ou 3208-0829

BAZAR BENEFICENTE PQ NOSSA SRA DAS DORES - dia: 18/Dezembro das 10h às 15h, na Rua do Fico, 100 Ipiranga SP. Para saber horários de missas, eventos, atividades pastorais, etc... acesse nosso site. www.nossasenhoradasdores.org.br

FEIRAS FILHOTES 12 E 13 DE DEZEMBRO - Estamos com muitos filhotes (gatinhos e caezinhos) que precisam muito de uma família.Por favor, nos ajudem para que neste Natal eles possam de um lar responsável. www.facebook.com/Marcelo.V.Protetor site www.mar-celinhoprotetor.com.br.

REUNIÃO DA APCVD - A Associação de Preservação do Cambuci e Vila Deodoro realizará reunião no dia 14 de dezembro, às 19:00h no Balneário do Cambuci. Pauta: Atividades em parceria com o Balneário do Cambuci (brinque-doteca e festas), Representações em andamento no Ministério Público ( Igreja Renascer em Cristo e terreno da ELETROPAULO), atividades previstas para o ano de 2016.A diretoria estará presente e convida a todos os moradores do Cambuci e de outros bairros a comparecerem. Av. Lins de Vasconcelos, 804

A semana passada o jornal veiculou matéria sobre a insatisfação dos moradores do entorno do par-

que da Aclimação e de frequentadores, que vieram até o jornal para reclamar da implantação de uma nova área de estacionamento rotativo pago.

Para a população essa cobrança inviabiliza o aces-so frequente ao parque, que serve de entretenimento e local para práticas esportivas, para o público jovem e terceira idade. Até o fechamento da última edição, a Companhia de Engenharia de Trafégo (CET) não havia se manifestado sobre o questionamento do jornal, para obter explicações. Poucas horas depois recebemos um e-mail da assessoria de imprensa. Veja na íntegra a resposta.

“Jornal do Cambuci & AclimaçãoA/C Simone Filadelfo A Companhia está implantando baías de esta-

cionamento rotativo (Zona Azul Especial com tempo de permanência ampliado) no entorno do Parque da Aclimação, nas Ruas Muniz de Souza (entre Rua Pedra Azul e Maracaí), Pedra Azul (entre Rua Ônix e Rua Ximbó), além da Praça Professor Belmiro Nascimento Martins.

Esta medida foi tomada visando a democratiza-ção do uso do espaço para os usuários. Por isso, serão regulamentadas 171 vagas, sendo 162 convencionais, 03 exclusivamente para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, 04 exclusivamente para idosos, 02 exclusivamente para caminhões e 40 destinadas a motocicletas.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo – quando estiver implementado - será de segunda-feira a domingo, inclusive feriados das 8h00 às 18h00.

Os preços praticados serão os seguintes: 01 cartão azul (R$ 5,00 com validade de 2 horas) e 2 cartões azuis (R$ 10,00 com validade de 4 horas).

Vale destacar que a CET divulgará e auxiliará os cidadãos quanto a disponibilidade do cartão junto aos revendedores oficiais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail www.cetsp.com.br ou via telefone 156.

Por iniciativa do vereador Dalton Silvano e com o apoio desse Jornal foi criado um abaixo assinado con-tra essa cobrança. As assinaturas serão recolhidas até 15 de dezembro e serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Transportes. O abaixo assinado está disponível no jornal Cambuci & Aclimação e em co-mércios e escolas próximas ao Parque da Aclimação.

Simone [email protected]

CET se manifesta sobre a implantação de “zona azul” no Parque

Celebração do amorAmor é palavra sagrada,Fundamento da Caridade,Cabe em qualquer oração,Seja de arrependimento,De louvor ou de gratidão.Amor é a solidariedade,A premissa da verdade,Balaústre da eternidade,Respaldo da humanidade,À luz do canto da liberdade,Da igualdade e fraternidade.Amor é celebração e avanço,É a oportunidade de crescer,De sair em tempo do remanso,De enfrentar a forte correnteza,Sem tempo para bom descanso.Amor é o brilho da Estrela Guia,O sorriso sereno de José e Maria,O ressonar do recém-nascido Menino,Despojado do aparato divino,Jesus, exemplo de Amor sem igual,Mais uma vez resplandece nesteSanto Natal.Poeta Alceu Sebastião CostaDezembro 2015

Natal

Page 3: Jornal ed 1460

3CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Editorial Debate Social

Jornal do Cambuci & Aclimação - 3SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Debate Regional

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

Memória

Depois de mais de um ano sem poder cami-

nhar direito fui ao Parque da Aclimação no domingo acom-panhado de minha caçula.

O andar, para quem corria quase diariamente por lá, já foi uma alegria enorme. Encontrei alguns amigos, as-sisti um pouco de futebol no campo, mas sobretudo olhei o Parque.

Lembrei-me dos pedali-nhos e barquinhos que ha-viam por lá. Dos peixinhos e girinos que insistíamos em levar para casa e colocar numa bacia. Do pequeno cais, onde pelo menos uma vez aconteceu uma competição de miniaturas de barcos que se moviam por controle remo-to. Da luta pelo Tombamento e pela despoluição do lago. Das dezenas de shows que o Jornal promoveu na Concha Acústica. Do dia que o lago esvaziou e das 33 corridas in-fantis que o Chico comandou.

Passou um filme e a cer-teza de que aquele pedaço de verde faz parte, não só da minha, mas da vida de milha-res de pessoas que encontram paz de espírito simplesmente por estarem lá.

Vi o cercado novo que colocaram para proteger o jardim ao lado do busto de Carlos Botelho, alguns patos e marrecos passeando e crian-ças jogando bola na margem

Passeio no Parque

do lago, onde a três ou quatro anos tinha muita água.

Fora o pedaço do Parque que fica isolado do outro lado da Rua Pedra Azul, essa di-minuição do tamanho do lago me incomoda bastante. São duas questões que o poder público precisava resolver.

Estou ciente que se trata de uma prevenção contra chuvas fortes para reduzir à possibilidade de encher de água as ruas vizinhas, entre-tanto visualmente preferia o lago mais cheio. Talvez um trabalho de engenharia pu-desse resolver esse problema evitando a transformação do lago em um piscinão.

Apesar dessas reflexões e das boas lembranças o que me trouxe mais alegria foi poder caminhar e transpi-rar. Sentir um passo depois do outro e ouvir de minha caçula: “Pai vamos sentar um pouco. Estou cansada de andar...”.

Bom final de semana. Nos vemos no Parque.

13 anosEssa semana dia 5 comple-

tou 13 anos da passagem da Jornalista Mirna Leandro de Castro. Foi uma grande perda para o jornalismo comu-nitário, mas sobre tudo, para o trabalho na comunidade nas suas lutas e reivindicações.

Mirna foi pioneira no de-senvolvimento de um jorna-lismo integrado envolvendo pessoas, entidades e poder público.

Sua sensibilidade como militante social percebeu a importância de lutar pelo Tombamento do Parque da Aclimação em 1983, como forma de preservar as áreas verdes urbanas. A questão ambiental estava engatinhan-do, e começou a ter alguma importância naquela época.

Não se conformava com in-justiças e foi uma crítica con-tundente à Ditadura Militar. Entendia que a democracia era o melhor caminho para a humanidade. Foi dela a ideia de colocar na capa do Jornal do Cambuci, na metade dos anos 80, uma foto de três crianças negras comemorando o Dia das Crianças.

Essa capa teve repercussão enorme e algumas senhoras vieram até a sede do Jornal para reclamar. Uma chegou a esbravejar: “Como vocês colo-cam três negrinhos na capa do Jornal? Não vou ler mais essa porcaria”. A Mirna na maior calma respondeu: “Que bom. Pessoas como a senhora não deveriam ler nosso Jornal. Está nos fazendo um grande favor. Muito obrigada”.

Suas iniciativas eram mui-to bem pensadas e dificilmente

entrava numa luta para per-der. Sempre comentava: “O Jornal tem que ser necessá-rio na vida das pessoas. É dessa forma que vale a pena trabalhar”.

Nessa linha não descansou até o Cambuci receber uma Creche Municipal (Creche Silvia Covas). Vivia “ator-mentando” o Administrador Regional da Sé, Sr.Vitor David, para atender os pedidos do bairro relativos às enchentes, reforma de Praças, e melhorias em geral. E foi assim com todos os outros Administradores que passaram por lá.

Além de ser uma ótima profissional foi uma excelente mãe, filha e esposa. Ficou a saudade de amigos e parentes, mas a certeza que a passagem dela por aqui foi de total êxito em sua missão.

RC

Uma coisa que todo mundo se lembra é de quando an-

dou de bicicleta pela primeira vez. A conquista de se equilibrar nas duas rodas é indescritível e uma vitória pessoal.

Aprendi a andar “sem rodi-nhas” quando tinha 6 anos de idade na Vilinha da Teixeira. O neto do Sr. João da casa da esqui-na tinha uma pequena lambreta que ele emprestava para darmos uma volta.

Rapidamente eu e outros amigos conseguimos nos equili-brar, e numa tarde de brindadei-ra estávamos nos sentindo aptos a desafios maiores. A partir desse dia comecei a atormentar meu pai e tios para comprarem uma bicicleta.

Depois de muita pressão e apoio de minha avó e minha mãe, finalmente ganhei uma “Hércules azul” aro 16 ou 20, isso eu não me lembro com exatidão.

Essa bicicleta era um terror. Era só pedalar com mais velo-cidade para a corrente soltar. Eu vivia com a mão cheia de óleo de ficar recolocando a peça no lugar.

Devo ter ficado com ela uma ano até um dia meu pai comprar uma Caloi vermelha usada de um vizinho de minha tia que morava na Vila Maria.

Era uma bicicleta para me-ninas. O cano que ligava a es-trutura do banco ao guidão era curvo. A dos meninos era reto. Entretanto, isso não foi um problema. Apesar de ter que me esticar todo para pedalar, estava feliz porque tinha uma bicicleta que não soltava a corrente.

Fiquei alguns anos com essa bike até ganhar uma nova num Natal. Era uma “Berlineta da Caloi” verde limão e me acom-panhou por muitas aventuras. Todo menino queria ter uma dessa. Foi o primeiro modelo que tinha a versão dobrável para levar no porta malas do carro.

Naquela época não existiam as marchas e o esforço para subir uma ladeira era enorme, mas isso era um detalhe.

A nd áva mo s n a L i n s , na Domingos de Moraes, Ibirapuera, mas nossa maior aventura era ir até o Aeroporto de Congonhas ver os jogadores do Palmeiras quando iam ou

Roberto Casseb: Contatos para esta seção podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]

voltavam de uma partida fora de São Paulo. Íamos pela 23 de maio e os carros passavam do lado. Um perigo que só um Anjo da Guarda forte para proteger.

Hoje continuo dando pe-daladas com meus filhos. A satisfação continua a mesma e a facilidade das marchas aju-da a enfrentarmos pequenas subidas.

Não sou de dar conselhos, mas esse é uma exceção. Toda criança precisa aprender a an-dar de bicicleta e os pais tem essa obrigação de dar essa oportunidade a eles.

Hoje existem escolas de bike onde professores ensinam com segurança a técnica de se equilibrar. Até adultos podem aprender.

Vale a pena a aprender a pe-dalar. A emoção é inesquecível.

Conselho de Ética? Andar de BicicletaAlguns membros do Conselho de Ética da Câmara Federal, estão dando uma aula de

como se pode ser antiético e lutar por interesses próprios e não do país.

Os seguidos adiamentos para encaminhar o processo que acusam o Deputado Federal e Presidente da Câmara Eduardo Cunha por falta de decoro, estão se tornando uma aula de como não se deve fazer política.

Esses adiamentos são causados por parlamentares ligados a Cunha que se utilizam de uma série de artifícios para

empurrar para o ano que vem uma ação contra o Deputado.Cunha é acusado de possuir contas na Suiça e já foi

denunciado na delação premiada como um dos favorecidos no esquema da Petrobras.

Omitiu da justiça eleitoral esses recursos que estão documentados conforme relatório

enviado pela justiça suiça.Por muito menos várias pessoas já foram

presas pelo Juiz Sérgio Moro na “Operação Lava Jato” e fica sem uma explicação

lógica a demora para prender Cunha.Esse tumulto político causado pelo

Presidente da Câmara, só contribui para criar mais crise e problemas para o Brasil.

O Governo Federal tem apoiado as investigações da Polícia Federal e da Justiça. Por outro lado,

esses Deputados que estão impedindo que o processo de Eduardo Cunha caminhe,

dão a entender que a investigação só vale para os outros.

Ética e Justiça precisam ser para todos.

Page 4: Jornal ed 1460

4 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Notícias do Balneário

O destaque dessa semana é a festa de encerramen-

to das aulas de teatro, do professor France de Assis. O evento acontece nesse sábado, dia 12 de dezembro, às 13h00, no galpão. Ele é ator e diretor e já participou de duas novelas, “Feijão e o Sonho”, da rede Globo e outra, na extinta TV Tupi.

O projeto direcionado a toda comunidade, existe há quatro anos e promove a geração de novos atores. Convidados de companhias de teatro como Macunaíma e ETA já visitaram as aulas. A nova grade de aulas estará disponível em Janeiro, com previsão de início para 23 de janeiro de 2016. As inscrições são gratuitas.

Com a chegada do verão, também é possível aprovei-tar as atrações aquáticas do Balneário; piscina recreativa, toboágua de 56 metros, ca-choeira artifi cial e área para banho de sol. A entrada é livre e menores de doze anos devem estar acompanhados. Para associar-se, compareça à secretaria do Balneário, com documento de identificação com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4. O exame médico é obrigatório e é realizado gratuitamente.

Aulas de BasqueteAs aulas acontecem às

O verão no Balnéario oferece opções de entretenimento gratuitas

segundas-feiras das 09h00 às 11h00 e às sextas feiras das 14h00 às 17h00, inscrições na secretaria do Balneário, para maiores de 07 anos.

Aulas de HidroginásticaDirecionado à 3ª idade, as

aulas acontecem toda terça e quinta-feira, das 10h30 às 11h20.

Rota do CambuciNo dia 13 de Dezembro,

domingo, acontece a Rota do Cambuci. Serão dezenas de produtos derivados da fruta nativa da Mata Atlântica e símbolo do bairro. O evento tem como objetivo resgatar o cultivo e consumo da fruta.

Encontro de Multicolecionismo

O encontro Playtoy acontece dia 20 de dezembro, domingo, das 08h00 às 19h00. Haverá ex-posição, compra, venda, troca de brinquedos e praça de alimenta-ção. As crianças receberão brin-des e pintura facial. O Mercado das Pulgas estará presente com a feira de artesanato.

Show de RockInstrumentalA banda MP3 se apresenta-

rá no Encontro Playtoy, no dia 20 de dezembro, que acontece das 08h00 às 19h00.

Simone Filadelfosimonefi [email protected]

O evento da Associação Educacional para Múltipla Defi ciência (AHIMSA) foi realizado, no último domingo, dia 06 de de-

zembro, no Balneário do Cambuci. As crianças participaram de diversas atividades interativas e puderam usar a piscina recrea-tiva. Os portadores são crianças com surdocegueira, defi ciência múltipla sensorial e auditiva. A entidade foi fundada em 1991 e conta com parcerias e projetos sociais. A AHIMSA oferece atendimento educacional especializado, ofi cina de reabilitação, ofi cinas culturais e vocacionais e formação continuada. A as-sociação é aberta a voluntários para tradução de textos (inglês, espanhol e francês), digitação, atuação com alunos, manutenção e serviços administrativos. Acesse www.ahinsa.org.br ou pelo telefone 11-5579 5438 e 0032.

Simone Filadelfosimonefi [email protected]

Encontro de crianças com múltipla defi ciência no Balneário

Show Beneficiente

Baú de BrinquedosDia 19.12

17h – As 3 porquinhas e a Família Adams

19h – Baú de Brinquedos – O show

DOE UM BRINQUEDO E GANHE UM INGRESSO!Local: Galpão do Balneário do CambuciAvenida Lins de Vasconcelos 804- Cambuci

Informações: [email protected] | WhatsApp: 11 99109 4257

Studio Janna Zoumbounelos apresenta…

Page 5: Jornal ed 1460

5CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Bairro

O tradicional evento, Rota do Cambuci acontece domin-

go, dia 13 de dezembro, no gal-pão do Balneário (Avenida Lins de Vasconcelos, 804), das 09h00 às 17h00. Serão comercializa-dos produtos como antepastos, geleias, licores, trufas e cacha-ças, todos derivados da fruta, além de apresentações cultu-rais, incluindo a Orquestra Lira de Santo André e Tony Nunes & Marcelo Liochi.

Tradicionalmente o evento apresenta a rota gastronômica e cultural da fruta nativa da mata atlântica, e tem como ob-jetivo promover a conservação e fomentar o desenvolvimento sócio econômico dos municí-pios que integram a Rota do Cambuci.

O fruto é produzido em bases agro ecológicas de cul-tivo familiar, coordenada pelo Instituto Auá em parceria com os municípios de Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Santo André (Paranapiacaba), Rio Grande da Serra, São Paulo, Salesópolis, Paraibuna, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires, Bertioga, membros de grupos informais, e o Coletivo Cultural Cambuci, que reco-nhece e estimula as diversas atividades e promovem encon-tros de cultura abertos a toda população. “Queremos divul-gar a rota, mas também lançar a “Jornada do Patrimônio” sobre os caminhos do Lavapés” explica o parceiro Moraci.

A Rua do bairro do Cambuci era o caminho utilizado pelos

A Rota do Cambuci acontece nesse domingo

tropeiros e viajantes que su-biam pela Serra do Mar, e uti-lizavam o córrego que havia no local, para lavar os pés, o que posteriormente daria origem ao nome, Rua dos Lavapés.

Acredita-se que a primeira referência do bairro tenha sur-gido no século 16 e seu nome seria devido a enorme quanti-dade de árvores de Cambuci. Hoje são poucas as árvores no bairro; é possível encontrá-las no Largo, em frente ao Jornal e dentro do Balneário. Com o intuito de recuperar o plantio, a

rota também promove a venda e distribuição de mudas.

Do conceito à idealização da rota:

Moraci resume o sonho de reavivamento do bairro, após a celebração do centenário do Cambuci. “Em 2006, o aniver-sariante completou 100 anos e buscávamos meios de promo-ver o bairro. Como Cambuci é um fruto, pesquisamos e descobrimos o cultivo dele em outras cidades. Era uma forma de alavancar a produção e de-senvolvimento local”.

E m p a r c e r i a c o m a Incubadora de Projetos da pre-feitura de São Paulo, conclui-se que um roteiro gastronômico seria ideal para promoção do projeto; surgiu então o “Cambuci Sabor” realizado em 2008. Já em 2010, o Instituto Auá idealizou a Rota do Cambuci.

A fruta de sabor cítrico é um poderoso antioxidante, é rico em vitamina C, potássio e serve de inspiração para diver-sas receitas sofisticadas como Brownie com calda de Cambuci e Brusqueta Cambuça.

O hotel de alto padrão, Grand Hyatt tem em seu car-dápio receitas com a fruta, que valorizam o bairro e a cultura brasileira. O Restaurante Javali na Rua Luís Gama oferece di-versas alternaticas oriundas do Cambuci. A mais saborosa é o Nhoque ao Molho de Cambuci.

A fruta também chegou à merenda de escolas em Itapecerica da Serra, municí-pio de São Paulo. Segundo o Instituto “serão entregues o total de 2,1 mil quilos do fruto, ou 2,1 toneladas. Inicialmente, 34 escolas passarão a ter suco de Cambuci na merenda, mas a ideia é atingir as cerca de 80 unidades escolares da rede”.

O evento no caminho de Lavapés:

O projeto “Jornada do Patrimônio” realizado pela prefeitura de São Paulo acon-tece paralelamente à rota, no domingo. Será um passeio, com percurso curto, com par-tida na Rua Professor Oscar Sayago de Sá, e passará por vários pontos, inclusive a Bastilha do Cambuci, na Rua Barão de Jaguará, local onde os presos políticos foram li-bertados pelos trabalhadores da região, que invadiram e in-cendiaram a prisão, em outu-bro de 1930, após a vitória da revolução de Getúlio Vargas. Os visitantes do evento no Balneário poderão se inscre-ver na hora. As inscrições também podem ser realizadas através do e-mail para [email protected].

Page 6: Jornal ed 1460

6 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Moda e Estética

O lançamento para iní-cio das obras da Casa

da Mulher, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres ocorreu ontem, dia 10 de dezembro, às 14h00, na Rua Vieira Ravasco, 26, no Cambuci.

O projeto de 2013 é uma idealização do governo fede-ral que prevê a construção de pelo menos uma casa em cada capital. O local contará com equipe multidisciplinar de atendimento, total acessibili-dade, brinquedoteca, salas de convivência, oficina, refeitório e salas de atendimento pesso-al. “O programa visa atender, acolher e apoiar, inclusive com geração de renda, para que mulheres possam sair da situação de violência”, explica Patrícia Negrão, da Secretaria da Mulher.

O complexo terá delega-cia, juizado, representante do Ministério Público, atendi-mento para corpo de delito e defensoria pública. A política

Com um desfile de época dos anos 30 aos dias de

hoje, dia 11 de dezembro, às 17 horas, será aberto oficialmen-te o salão Place Encontro da Beleza do Tênis Clube Paulista

O evento acontecerá no Salão Nobre do Tênis Clube

Lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Mulher

Mulher em movimento

de enfrentamento de defesa da mulher depende de esforço mú-tuo de todos os órgãos. Para a promotora Silvia Chakian esse é o momento de despertar, já que a lei Maria da Penha ainda apresenta muitas dificulda-des. “A Casa da Mulher é um grande avanço para a “praga” social que é a violência contra mulher” analisa a promotora. O mapa da violência apresenta impressionantes números, no que se refere ao perfil étnico racial; o número de mulheres negras cresceu, enquanto a agressão às mulheres brancas sofreu queda.

Após a sanção da lei Maria da Penha houve diminuição de casos e São Paulo é a capital com o menor número de homicídios, segundo Denise Mota Dau, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres. “Embora a vio-lência persista temos que con-quistar avanços”, explica.

A primeira dama do muni-cípio de São Paulo, Ana Estela Haddad fez parte da banca-da, com a Secretária Especial do Ministério das Mulheres, Eleonora Menicucci, Denise Mota Dau, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, a promotora Silvia Chakian, do Ministério Público e represen-tantes do Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Hoje, duas casas já funcionam, uma no Mato Grosso do Sul e outra no Distrito Federal. A previsão da Casa da Mulher Brasileira em São Paulo é março de 2016.

Simone [email protected]

Abertura oficial do salão de beleza Place Encontro da Beleza, no Tênis Clube Paulista

Paulista e terá Carol Skaf, repórter do programa do Amaury Jr, como mestra de cerimônia.

Place Encontro da Beleza.Tênis Clube Paulista.

Rua Gualaxos, 285Aclimação

Page 7: Jornal ed 1460

7CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 8: Jornal ed 1460

8 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Cidade

A cerimônia de entrega do 57º Prêmio Jabuti,

que aconteceu na noite de quinta-feira, 3 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, anunciou os nomes dos li-vros do ano. O Livro do Ano de Ficção é Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende (editora Objetiva) e o de Não-Ficção, A casa da vovó – uma biografia de Doi-Codi, de Marcelo Godoy (editora Alameda). O Prêmio Jabuti é o mais importante reco-nhecimento literário do setor editorial brasileiro. É promo-vido pela Câmara Brasileira

57º Prêmio Jabuti

do Livro (CBL) e teve a cura-doria da professora Marisa Lajolo.

Esta edição do Prêmio Jabuti destacou jovens e des-conhecidos talentos, de di-versas regiões do país, que concorreram ao lado de au-tores consagrados. Também foram premiadas as peque-nas editoras, responsáveis pela publicação das obras. O escritor Mauricio de Sousa recebeu uma homenagem especial, em razão da rele-vante contribuição ao prazer da leitura, na formação de milhares de crianças e jovens.

Foram inscritas 2.575 obras, divididas em 27 categorias.

Na solen idade fora m também foram entregues os prêmios aos autores ven-cedores em cada uma das 27 categorias – primeiro, segundo e terceiros lugares. A ex-moradora do bairro do Cambuci, a professora Ana Maria Junqueira Fabrino (de preto), ao lado da editora Lindsay Azambuja (de bran-co), que representou a Editora InterSaberes, recebeu o prê-mio de segundo lugar na cate-goria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas pelo livro História da Literatura Universal.

Nossa comu n idade a parabeniza!

Page 9: Jornal ed 1460

9CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Esta é a vista de seu novo apartamento.

OPORTUNIDADE ÚNICA!OPORTUNIDADE ÚNICA!

Últimas unidades!

Moradia ou InvestimentoMoradia ou Investimento

Rua Clímaco Barbosa, 500 - CambuciFone: (11) 2061.5719 - www.consthruir.com.br

Realização, construção e vendas:

www.consthruir.com.brMemorial de Incorporação registrado sob nº R-2 na matrícula nº M212000 no 6º R.I. em 18/11/2014. *Consulte informações no plantão de vendas. Financiamento em até 420 meses, pela Caixa Econômica Federal ou outro banco de sua preferencia. Creci: 26514-I.

Joy Cambucy I

R$ 264.900,00R$ 264.900,00(Qualquer unidade até o 19º andar com vaga)

ESPAÇOS INTEGRADOS • COZINHA • JANTAR • ESTAR • DORMITÓRIOTERRAÇO GRILL • OPÇÃO DE VAGA DE GARAGEM

1 DORM.STUDIO

PRONTO PARA MORAR

Tenha um Shopping Centerem frente à sua moradiaO futuro Shopping Cosmopolitano Cambuci

vai ficar em frente ao Joy Cambucy II

Conte com todas as facilidades de umShopping a apenas alguns passos de sua casa!

Mais de 240 lojas, Restaurantes, Hipermercado, Cinema e muito mais! Tudo isso a menos de 2 minutos

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1012_anuncio_joy_cambucy_II_24,7x17,5cm.pdf 1 12/10/15 3:42 PM

Memorial de incorporação registrado sob nº. R-2 na matrícula nº. M.212.000 no 6º. R.I. em 18/11/2014. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alterações sem prévio aviso. O empreendimento será entregue conforme memorial descritivo. Creci: 26.514-J.

Visite Apartamento Decorado Rua Cisplatina, 785 - Ipiranga(11) 2914.8448

www.pasionypiranga.com.br

Visite-nos e comprove.

O melhor preço do

R$,00268.800A partir de

(válido para unidade 13 – bloco B) – à vista

O B R A S AC E L E R A DA S

Concepção artística do apartamento tipo 2 dorms. com 2 suítes e 68m2 privativos, com sugestão de decoração. Os móveis e utensílios são meramente ilustrativos.

· Entrada facilitada· Uso do FGTS de imediato· Escritura de imediato e com custos menores· Baixo valor de condomínio· Reuso de águas: economia e sustentabilidade· Localização privilegiada e estratégica

DIFERENCIAIS

Visite

nosso estande e ganhe

um brinde

Financiamento:

420 mesesEm até

F.G.T.S.Use o seu

Vendas:

3 opções de planta • de 41 a 68m2 •

1 1 1ou 2 Suítes1 ou 2 vagas - Terraço grill

AMPLOLAZER

(necessário fazer cadastro e passar com corretor)

Realização, construção e vendas:

www.consthruir.com.br

1012_anuncio_pasion_fimdeano_24,7x17,5cm.indd 1 12/10/15 4:12 PM

Page 10: Jornal ed 1460

10 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

Sempre procurei fugir das generalizações. Isso não significa que nunca tenha generalizado. Sim, já generalizei e muito. Alguém acreditaria

se eu dissesse o contrário? Só se fosse ingênuo. Por que estou com esse papo hoje? Porque vou falar dos políticos. Políticos, aqueles seres odio-sos que parecem só olhar para o próprio umbigo? Sim, estes mesmos.

Mas cuidado para não generalizar. Sei que há políticos honestos, bem intencionados, sinceros, que praticam na vida pública aquilo que são na vida privada. Mas você, tal como eu, deve estar pensando: como são raros! Sim, são realmente raros, quase uma espécie em extinção. E isso independe de partidos ou agremiações políticas.

No caso brasileiro, então, a coisa parece piorar. Por que isso? Sinceramente não sei. Pode ser apenas um sentimento particular, mas pode ser também o resultado de uma história permeada pela falta de credibilidade nos homens do poder.

Infelizmente não vejo muitas perspectivas. O sistema político brasi-leiro está viciado há séculos. Às vezes tenho a impressão de que todos os políticos são iguais, desejam o poder pelo poder e não se importam com aqueles que neles depositaram sua confiança. Por outro lado, sei que isso não é verdade. Apesar de poucos, os honestos estão por aí, enfiados no sistema político, tentando resolver o que está longe de ter solução.

No fundo todo brasileiro é um esperançoso. Cremos, com uma fé imensa, que um dia possamos acreditar nos homens que afirmam nos representar. Esperemos, então, e cobremos, pois só assim, um dia, teremos um sistema político democrático autêntico. Nesse dia, quiçá as generalizações diminuirão e o orgulho de ser eleitor e brasileiro se concretize. Até lá, tenhamos fé. A fé não costuma falhar.

Sidnei Ferreira de Vares, doutor em Educação pela USP, professor dos Cursos de História, Pedagogia e Filosofia do UNIFAI

Andar com féArtigo

Page 11: Jornal ed 1460

11CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Escolas e Cursos

Page 12: Jornal ed 1460

12 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Estamos no final do ano, e como sempre acontece em

todo final de ano, muita gente quer começar o ano seguinte zerado, deixando os proble-mas para trás. Uma forma de começar bem não apenas o ano, mas a vida, é perdoar a tudo e a todos; perdoar pri-meiramente a nós próprios, sem ficar remoendo nossos erros do ano que terminou; e também perdoar nossos irmãos de jornada aqui na Terra: parentes, amigos, co-legas de trabalho, etc.

Jesus aconselhou-nos a

Os ensinamentos de Jesus (5)

perdoar sempre, qualquer que seja a falta cometida contra nós. Vejam as palavras do Mestre: “Se perdoardes aos homens as ofensas que vos fazem, também vosso Pai celestial vos perdoará os vossos pecados. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos per-doará os vossos pecados. Se vosso irmão pecar contra ti, vai e corrige-o entre ti e ele somente; se ele te ouvir, terás ganho um irmão. Então, o apóstolo Pedro perguntou a Jesus: Senhor, quantas vezes

poderá pecar meu irmão contra mim, para que eu lhe perdoe? Será até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Pedro, não sete vezes, mas até seten-ta vezes sete vezes.”

O que Jesus quis dizer é que devemos perdoar sem-pre, não guardar mágoa, pois isto prejudica a nós e ao outro, e o problema pode estender-se até a encarnações futuras. O perdão l impa nossa mente, nos deixamos aliviados para seguir em frente, sem mágoa no coração e na mente.

Importante lembrar que cada indivíduo está num grau evolutivo espiritual diferente, ou seja, enquanto uns são mais evoluídos es-piritualmente e moralmente, outros ainda estão num es-tágio mais atrasado. Quando conseguimos entender essa verdade, fica mais fácil com-preender e perdoar.

O ódio e o rancor denotam uma alma sem elevação e sem grandeza. Já o esquecimento das ofensas é próprio das al-mas elevadas. Infeliz daquele que diz “eu jamais perdo-arei”, porque caso não seja condenado pelos homens, o será certamente por Deus. Com que direito pedirá per-dão de suas próprias faltas, se ele mesmo não perdoa aos outros? Como vimos, Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que se deve perdoar ao irmão não sete vezes, mas setenta vezes sete.

Porém, não podemos per-doar só da boca pra fora, impondo condições humi-lhantes ao adversário, fa-zendo-o sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de

acalmar. É como se aquele que está perdoando dissesse “veja como sou generoso”. Agindo assim, é impossí-vel que a reconciliação seja sincera.

Vejam algumas frases muito inspiradoras sobre o perdão. Gandhi, líder políti-co e religioso da Índia, disse certa vez que “o fraco jamais perdoa, pois o perdão é uma das características do forte”. Outra frase que vale citar, esta de Tertuliano, f i lósofo da ant iguidade: “Quer ser feliz por um ins-tante? Vingue-se. Quer ser feliz para sempre? Perdoe”. Alexander Pope, poeta in-glês do século 18, afirmou que “errar é humano, per-doar é divino”. Resumindo: o perdão é a chave para a liberdade. Liberdade tanto do ofensor, como do ofen-dido, do agressor e do agre-dido. O perdão liberta as algemas que nos prendem ao passado. Vamos refletir sobre. Um grande abraço e até a semana que vem.

Hilton [email protected]

Espiritismo

Page 13: Jornal ed 1460

13CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 14: Jornal ed 1460

14 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Ciência

O que é Astrofísica? (3)História A ideia de um corpo ma-

ciço do qual nada pode es-capar foi formada primeiro pelo geólogo John Michell em uma carta escrita para Henry Cavendish em 1783 para a Royal Society: Se um semi-diâmetro de uma esfera da mesma densidade do sol esta além do sol em uma proporção de 500 vezes, um corpo caindo de uma altura infinita para ele teria adquirido em sua super-fície maior velocidade que a da luz e, consequentemente, supondo-se que a luz seja atraída pela mesma força em proporção ao sua inércia com outros organismos, toda a luz emitida por um corpo como este retorna em direção a ele por sua própria gravidade adequada.—John Michell.

Em 1796, o matemático Pierre-Simon Laplace promo-veu a ideia mesmo na primeira e segunda edição do livro Exposition du système du Monde (que foi removido nas próximas edições. Mesmo as “estrelas negras (mecânica newtoniana)” foi muitas ve-zes ignorada no século XIV, pois não era compreendido

como uma onda sem massa, como a luz, poderia influen-ciar na gravidade. Em 1915, Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade ge-ral, tendo sempre apresen-tado que a gravidade pode influenciar no movimento da luz. Pouco tempo depois, Karl Schwarzschild fez um sistema de unidades: Sistema métrico de Schwarzschild para as equações de campo de Einstein , onde é descrito o campo gravitacional de um ponto de massa e a massa es-férica. Poucos meses depois de Schwarzschild, Johannes Droste, um estudante de Hendrik Lorentz, indepen-dentemente deu a mesma solução para o ponto de massa e escreveu mais extensamente sobre suas propriedades. Esta solução tem um funcionamen-to que é chamado de raio de Schwarzschild, tornando-se singularidade matemática, o que significa que alguns dos termos nas equações de Einstein são infinitos. A natu-reza dessa superfície não era bem compreendida na época. Em 1924, Arthur Eddington mostrou que a singularidade

desapareceu depois de uma mudança de coordenadas , em-bora tenha demorado até 1933 para que Georges Lemaître percebesse que isso significa-va a singularidade no raio de Schwarzschild, e,não era uma propriedade física, mas mate-mática, a partir da descoberta da singularidade matemática.

Em 1931, Subrahmanyan Chandrasekhar calculou, usando a relatividade restrita, que um corpo não-rotativo de elétron de matéria degenerada acima de uma certa massa li-mite (hoje chamada de limite de Chandrasekhar de 1,4 mas-sas solares) não tem soluções estáveis Seus argumentos sofreram a oposição de muitos de seus contemporâneos como Eddington e Lev Landau, que argumentaram que algum me-canismo ainda desconhecido iria parar o colapso. Eles es-tavam parcialmente corretos: uma anã branca com massa ligeiramente superior ao limi-te de Chandrasekhar entrará em colapso em uma estrela de nêutrons que é ela própria estável por causa do princípio de exclusão de Pauli. Mas em 1939 Robert Oppenheimer e

outros previram que estrelas de nêutrons acima de apro-ximadamente três massas solares (o limite de Tolman-Oppenheimer-Volkoff) entra-riam em colapso em buracos negros pelas razões apresen-tadas por Chandrasekhar, concluindo que nenhuma lei da física era suscetível de intervir e parar pelo menos algumas estrelas do colapso para buracos negros. Um bu-raco negro forma-se quando uma estrela super maciça fica sem combustível, o que faz seu núcleo diminuir até ficar reduzido a uma fração de seu tamanho original. Quando isso acontece, a gravidade pro-duzida por ela sai do controle e começa a sugar tudo que encontra. Ela começa a sugar a massa da estrela, fazendo isso tão rápido que se engasga e expele enormes torrentes de energia. Ela é tão forte que fura a estrela e lança mais jatos de energia. A gravidade não suporta essa energia e a estrela finalmente explode (esta explosão é chamada de supernova). Em apenas um segundo a explosão é capaz de gerar 100 vezes mais energia

que o nosso Sol produzirá em toda sua existência. O que resta no centro é o buraco negro. Esta explosão também é conhecida como Erupção de raios gama ou explosão de raios gama. A maioria das estrelas de classe W (Wolf-Rayet stars ou, em português, estrelas Wolf-Rayet) morrem nestas explosões. O modelo deste colapso descreve uma esfera “de” pó (o conceito de poeira usado na relatividade) que inexoravelmente colide para formar um buraco negro. Esta é uma solução exata para as equações de campo relati-vísticas gerais. Os estágios do colapso são. Fase estacionária antes do colapso. A estrela poderia estar imersa em uma esfera de fluido de simetria esférica perfeita. O tensor de momentum.

Portanto, o Buraco Negro não é Buraco e nem Negro.

Jurandyr Ferrari. Professor de Astrofísica. Do programa –

Universidade Aberta para Terceira Idade. USP. –

[email protected]

Page 15: Jornal ed 1460

15CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

NESTE FIM DE ANO, LEVE AS DELÍCIAS DO LA MAMMA CUCINA PARA A SUA MESA.

Todos sabemos que o Natal e o Ano Novo são momentos de reunir nossos familiares e amigos para confraternizar e viver momentos felizes. É a celebração do amor e do carinho. É o ato de abrirmos a nossa casa para todos que amamos. E receber bem pode parecer um detalhe. Porém, não é. Receber bem é propagar o espírito do Natal e a renovação para o novo ano que se aproxima. É abusar da decoração, com uma bela e iluminada árvore. É preparar uma lista de músicas especialmente para este momento. Enfim, é ficar atento aos mínimos detalhes. E surpreender em todos eles, não é verdade?

Mas você já parou para pensar que a ceia é o item que pode fazer toda a diferença? Afinal, todos se reúnem em torno dela e aguardam ansiosamente por este momento. O problema é que nem sempre temos tempo para organizar todos os detalhes, como ficar horas assando aquele pernil ou peru, certo? E se você for marinheiro de primeira viagem a se aventurar na cozinha, o risco só aumenta, não é mesmo?

Por isso, a conveniência de alguns estabelecimentos que proporcionam toda a ceia, tanto de Natal quando de Reveillon, é mais do que uma opção a ser considerada nesta época. Pode ser a saída que tanto procuramos. E uma excelente alternativa é contar com o La Mamma Cucina e o seu cardápio

especialmente preparado para esta época.

A solução para as suas festas de fim de ano é completa e conta com: antepastos e saladas, acompanhamentos, salgados, assados, pescados, massas, molhos e sobremesas. Apenas para citar algumas combinações que o La Mamma Cucina oferece:

Salada de maionese, um pernil como prato principal, acompanhado de arroz com amêndoas e farofa de banana da terra. Salada de grão de bico com bacalhau de entrada. E um bacalhau gratinado como prato principal, acompanhado de arroz branco e cuscuz de camarão. Salpicão de Natal de entrada. Como prato principal, peru à califórna, acompanhado de

arroz à grega, farofa de Natal e uma torta de palmito. E de sobremesa, um delicioso Tiramisù feito com mascarpone produzido artesanalmente na casa, montado com biscoito Savoyage e coberto com cacau belga Calebault. Ficou com água na boca, não? E você ainda conta com a vantagem de fazer a encomenda de apenas um item ou da ceia completa. A escolha é sua.

Deixe por conta do La Mamma Cucina toda a responsabilidade das tarefas que vão fazer da sua ceia um momento para ser lembrado o ano todo. Você pode acessar o cardápio diretamente no site ou no próprio restaurante. Faça logo a sua reserva e buon apetito!

La Mamma Cucina. Sabor e estilo unidos em uma experiência inesquecível.

Page 16: Jornal ed 1460

16 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 17: Jornal ed 1460

17CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 18: Jornal ed 1460

18 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Descartáveis Padaria

Comer Bem

Pizzaria

Para o fl an: 1 caixinha de gelatina sabor morango; 400 ml de água; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite com soro; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor vermelha feita; conforme indicação; 1/2 caixinha de morango

Para a calda: 1/2 caixinha de morango; 1/2 xicara de chá de água; 1/2 xicara de chá de açúcar; 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água fria - Tempo de preparo: 30min - Rendimento: 10 porções

Flan de gelatina com morango

Page 19: Jornal ed 1460

19CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Pizzaria

Pizzaria Avícola

Comer Bem

CarnesRestaurante Água

Congelados

Page 20: Jornal ed 1460

20 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Em algum momento da vida, todos deveriam se consul-

tar com um cardiologista. Mas muitos acreditam que ele só deve ser procurado em caso de doença. “É importante ter um acompanhamento da saú-de cardíaca, principalmente quando há histórico de doença cardiovascular na família”, diz Dra. Marly Uellendahl, car-diologista que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica.

A genética influencia signi-ficativamente a incidência de doenças no coração, por isso, pessoas que têm familiares com histórico de problemas cardíacos devem começar a se consultar anualmente a partir dos 30 anos ou até an-tes. Já quem não tem histórico familiar pode começar entre 35 e 40 anos. Quem desem-penha atividades desportivas intensas deve fazer avaliação cardiológica prévia, mesmo mais jovens.

Mesmo quem nunca teve

Cinco dúvidas comuns no consultório do cardiologista

problema cardíaco precisa fa-zer um check-up de prevenção ao incluir atividades físicas na rotina. “Dependendo do tipo e intensidade da atividade é possível que quem tenha al-guma doença que ainda não se manifestou em repouso apresente algum sintoma du-rante ou após o esforço”, alerta a médica.

Atividades físicas ajudam a diminuir os níveis de gordura no sangue, mas consumo de alimentos ricos em gordura é prejudicial à saúde cardiovas-cular. “A gordura deve fazer parte de dieta balanceada, mas prefira gorduras “do bem”, de origem vegetal como azeite de oliva e de alguns peixes, rica em HDL. Evite as que aumentam o LDL, que é a gordura que se deposita nas artérias e as entopem”, afirma Dra. Marly. Oriente-se com nutricionista.

Em caso de muito cansaço, como subir escada, procure um médico, que pode pedir

uma série de exames. O pró-prio sedentarismo contribui para o aumento do cansaço e redução da capacidade car-diorrespiratória. “O cansaço após um dia corrido ou após prática intensiva de exercício é normal. O problema é quan-do essa sensação dura dias, semanas, e impede a prática de atividades simples, como uma caminhada”, alerta a cardiologista.

Os danos da pílula an-ticoncepcional ao coração (outra dúvida comum) de-pendem de vários fatores. A combinação de progestágeno e estrogênio podem aumen-tar os riscos de trombose e AVCs em algumas mulheres. Converse com o ginecologista sobre seu histórico familiar de problemas cardíacos e seus hábitos de vida. “Mulheres fumantes, hipertensas, com histórico de doenças autoi-munes ou de trombose podem ter complicações”, finaliza a especialista.

SaúdeLogosofia

Em época de liquidações, promoções, Black Friday, final de ano e tantas outras circunstâncias que o comércio utiliza

para beneficiar-se, é melhor estarmos atentos.Já imaginou se um vendedor, ao oferecer um produto, dis-

sesse ao cliente: Esta é a última unidade, em exposição, no estoque há outras centenas, não tenha pressa em comprar! Ou então: Antes de comprar avalie se realmente você precisa desse produto, pense com calma, volte se decidir comprar!

Imagine outro que assim dissesse: Não se iluda pelo valor reduzido das parcelas, preste atenção nos juros que ao final vai custar-lhe duas ou três vezes o valor do produto! Ou um vende-dor que nos alertasse: Esse produto “baratinho” está saindo de linha, está obsoleto, está encalhado!

Certa vez, depois de ouvir pacientemente um vendedor enu-merar todas as vantagens de um produto em exposição, eu pedi a ele que me falasse também das desvantagens. Surpreendido pela pergunta, ele não soube responder, o que me fez desconfiar ainda mais da veracidade do que ele havia dito.

Como faço para defender-me de tantas ofertas, muitas vezes tão sedutoras? Eis a resposta clara e precisa de RAUMSOL, criador da Logosofia, extraída do livro Bases para Tua Conduta, pág. 32.

“Fuja sempre de toda proposta excessivamente lucrativa; é provável que por trás dela se oculte o engano.”

A Logosofia, ciência que nos ensina sobre todos os campos da vida, nos ajuda a abrir os olhos para esta realidade, quando nos deparamos com ofertas “imperdíveis”, que depois se mostram abusivas. Ouvimos alguns comentários, em tom de brincadeira, quando se diz que determinado produto está em promoção “pela metade do dobro”. O que não tem a menor graça quando somos enganados e, menos ainda, quando nos deixamos enganar.

Para os que querem conhecer Logosofia, oferecemos cursos gratuitos, na Rua Luís Góis, 390 - Santa Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel. 5581-9907 - [email protected] - www.logosofia.net.br

Fuja de ofertas excessivamente lucrativas

Page 21: Jornal ed 1460

21CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Saúde

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

4 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Saúde

Saúde Pública

Qual será o papel das me-dicinas ancestrais - em

especial a Acupuntura e a Medicina Tradicional

Chinesa diante do avanço da física quântica na área da saúde?

É comum, ao falar de físi-ca quântica e saúde quântica, por exemplo, se deparar com uma enxurrada de compara-ções simplistas, ou reducio-nistas, que pouco ajudam na compreensão do tema. Não gosto de seguir esta linha de raciocínio, entretanto, a física quântica – que existe desde a virada do século passado, 1908 mais precisamente – é o estudo da matéria mais ínfima possível, ou seja, no que ela tem de menor.

A descoberta do átomo, sem dúvida, deu grande salto à ciência, sobretudo à física,

Acupuntura é Medicina Quântica?com o estudo de seu núcleo, elétrons, prótons e nêutrons. Entretanto, as pesquisas não pararam por aí e vieram novas e menores partículas como os pósitrons, neutrinos etc. E, mais ainda, descobriu--se também que, por mais sólida que seja a matéria, de fato é ela constituída, em sua maior parte, de vazios, grandes vazios.

Apenas para se ter ideia, se pegarmos a circunfe-rência de um estádio de futebol como o Maracanã e compararmos seu perímetro externo a um elétron circu-lante, o núcleo deste átomo equivaleria a uma bola de futebol colocada bem no centro do gramado. Todo o restante é área vazia. Pode-se imaginar tamanho espaço vazio em toda a matéria, por

mais sólida que isso possa parecer?

Além disso, Max Plank, já em 1908, ainda que contem-porâneo de Albert Einstein – e que eram amigos inclu-sive – discordava em alguns sentidos do pai da Teoria da Relatividade, sobretudo ao que diz respeito à matéria se organizar por intermédio de pacotes energéticos de-nominados “Quanta”. Cada pacote, quanta, se organiza e se soma em Quantum para que se possa gerar ou construir a matéria. Oras, levando-se isso em conside-ração, costumo perguntar em minhas palestras: - Não seria esta organização de pacotes energéticos em determina-do sentido o que se costu-ma chamar em Medicina Chinesa e em Acupuntura

de meridianos energéticos de órgãos e vísceras? – Se a Acupuntura pode acelerar ou brecar o fluxo energético destes meridianos – e, por conseguinte, de órgãos e funções – não seria uma ati-vidade de saúde de origem quântica?

Não gosto de apresentar--me como dono da verdade e exponho interpretação absolutamente pessoal sobre o que estudei ligado às mais recentes pesquisas científicas que ainda tentam apresentar o átomo como ora partícula, ora onda. Nesse ponto, por enquanto, é muito difícil comprovações práticas, mui-to embora experiências com placas para a reflexão da luz podem indicar que existem universos e planos paralelos. Ao menos isso.

Outro raciocínio e ques-tão proposta em minhas pa-lestras sobre Saúde Quântica é que, se por um lado a medi-cina contemporânea utiliza a quântica em suas máquinas de imagem e diagnósticos – até com recursos nucleares – eu pergunto se o raciocínio médico ainda não perma-nece na fase de Newton e Descartes? – Mais um ponto para se refletir e raciocinar, sem defesa ou posição de donos da verdade. Apenas mais uma questão que gos-taria que o leitor refletisse também.

Dr. João Carlos Baldan atende, em nível ambulato-rial, todas às quartas-feiras na Sociedade Brasileira de Eubiose – SBE. Jornalista, e s c r i t o r , c o l a b o r a d o r do Jornal do Cambuci &

Aclimação, Acupunturista pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA – onde foi professor e diretor – pós--graduado latu sensu em Acupuntura com especia-lização em Psicopatologia pela USP, Dr. Baldan é mas-soterapeuta e terapeuta floral alquímico e frequencial, modernas e atuais técnicas apreendidas após cursos com médicos e terapeutas brasi-leiros à partir de entrevistas em seu programa de TV pela Internet, Salutis, apresentado pelo site www.alltv.com.br.

As consultas devem ser marcadas com Eliana, na se-cretaria do departamento da SBE pelos telefones 3208-9914 e 3208-6699.

Blog: salutis-jcbaldan.blogspot.com

A artrose no joelho é uma doença muito séria que

pode comprometer os movi-mentos e até mesmo impedir que a pessoa execute tarefas simples do dia a dia por conta da dor. Ela também é conhe-cida como osteoartrose ou ostetoartrite.

A artrose do joelho tem se tornado cada vez mais co-mum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, até em 2015, 12,3 milhões de pes-soas irão apresentar dores e

Artrose no joelho pode ser tratada com exercícios físicoslimitações provocadas pela artrose. O problema atinge em grande parte pessoas com mais de 50 anos e que apresen-tam desgaste na articulação.

De acordo com o fisiote-rapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna verte-bral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo--articular da coluna vertebral, a doença não tem cura, porém, pode ser amenizada com fisioterapia e atividade física. “A artrose é uma doença de-generativa das articulações. Ela provoca um desgaste das

cartilagens que cobrem as ex-tremidades ósseas, causando dor e podendo até levar a de-formidades”, explica. As arti-culações mais acometidas são: a coluna vertebral, os quadris e os joelhos. “Diversos são os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. A herança genética, obesidade, esforço físico, taba-gismo e exercícios de impacto que são repetitivos, são alguns dos causadores”, afirma o Montenegro.

Exercícios físicos e a Fisioterapia para amenizar a dor Os exercícios físicos são uma alternativa para contro-lar a dor da artrose no joelho. Entre os mais indicados estão

para fortalecer os músculos do membro inferior estão: a caminhada, bicicleta e hidro-ginástica. Vale ressaltar que esses exercícios devem ser indicados por um fisiotera-peuta. “Esse tipo de exercício pode ser feito diariamente. Na caminhada, por exemplo, pacientes que dão 1.500 pas-sos em três dias da semana apresentam uma melhora significativa. A fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da artrose para a recuperação do paciente”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com Helder, dentro da fisioterapia é pos-sível utilizar eletrotermo-terapia, alongamentos da

musculatura do quadríceps e isquiotibiais, e manipulações osteopáticas podem ser neces-sárias durante o tratamento da artrose no joelho. “A finali-dade é fortalecer os músculos e ajudar na movimentação de articulações rígidas. Contudo, a cirurgia só é indicada quan-do a dor não é controlada com exercício físico, medicamen-tos e fisioterapia”, finaliza.

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialis-ta em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e cria-dor da técnica reconstrução

músculo-articular da coluna vertebral.

Site - www.herniadedisco.com.br / www.itcvertebral.com.br

Page 22: Jornal ed 1460

22 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Pet Shop

Evento

Aconteceu no último sába-do, dia 05 de dezembro,

a festa de encerramento e for-matura dos alunos de dança de salão e ginástica rítmica do CEU Rosa da China, da zona leste. A professora Vanessa co-ordenou o evento que contou com a presença de aproxima-damente 100 pessoas.

A equipe sub 10, de gi-nástica rítmica, campeã do torneio Intercéus apresentou a performance ganhadora e na sequência os casais da dança de salão finalizaram as apresentações. Ao final do evento houve a entrega dos certificados de conclusão do curso e o espaço ficou aberto para dança e diversão ao som de um DJ.

Simone [email protected]

Dança e diversão na formatura dos alunos CEU

Page 23: Jornal ed 1460

23CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Informática

10 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Profissional Liberal

Informática

Pet Shop

Bichos LindosAmigosEssa é a dupla Spyke

e Nina a gatinha. Não se largam. Vivem brin-cando e correndo pela casa. São loucos por crianças.

Se você tem um “Bicho Lindo” em casa mande uma foto para essa seção. O email é [email protected] . É gratuito.

Você está preocupado e incomodado com o jeito

de beber de um familiar ou amigo?Saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença. A cada pes-soa que é dependente do álcool, pelo menos outras quatro são diretamente afe-tadas, seja em casa ou no trabalho. É por isso que o alcoolismo é chamado de doença da família. Todos ficam afetados pelo beber compulsivo do alcoólico e surgem muitos problemas familiares e comportamen-tos disfuncionais por conta desta convivência.

O Al-Anon é uma asso-ciação mundial de homens e mulheres que têm amigos ou

Al-anon/Al-ateen, um recurso para ajudar familiares e amigos de alcoólicos

familiares que apresentam dificuldades com a bebida. Para os adolescentes, há o Alateen, que segue as mes-mas diretrizes do Al-Anon. Ambos representam um recurso efetivo para lidar com a doença, quer ou não o alcoólico tenha procurado auxílio ou reconheça a ex-istência da sua doença.

O a non i m ato é u m princípio do Al-Anon/Alateen, por isso dizemos: “...O que você vê aqui, o que você ouve aqui, quem você vê aqui, deixe que fique aqui”. Assim, as pessoas podem desabafar sobre seus problemas, com sigilo e privacidade. A Associação é gratuita, não aceita con-tribuições de fora e não

mantém vínculos com nen-huma outra entidade. Não se envolve em política e nem em religião, cada um tem o seu Poder Superior no qual acredita. Embora muitas reuniões sejam realizadas em salas de igrejas, não há envolvimento religioso. Em reuniões regulares, os participantes compartil-ham experiências, força e esperança, tendo como base um programa que orienta a atuação da associação em todo o mundo. O objetivo é essencialmente a recuper-ação dos familiares para que possam superar os im-pactos do alcoolismo em suas vidas e desfrutarem de uma vida com qualidade, independente do alcoólico

continuar bebendo ou não. Parar de beber é uma de-cisão dele e poderá buscar ajuda em A. A. ( Alcoólicos Anônimos). A família tam-bém precisa de ajuda. Se você sente que foi afeta-do pela convivência com

um alcoólico, o Al-Anon/Alateen é para você.Venha conhecer o Grupo Al-Anon Cambuci. Nossas reuniões ocorrem todas as quartas-feiras, das 20h às 22h, na Igreja Nª. Srª. da Glória (fun-dos), à Av. Lacerda Franco,

n° 02, Cambuci.É só chegar e entrar, pois estaremos esper-ando você de braços abertos.

Con su lt e t a mb é m o nosso site ou ligue para nossa cent ra l de in for-mações: www.al-anon.org.br / 11- 3228-7425

Bairro

Profissional Liberal

Turismo

Page 24: Jornal ed 1460

24 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Serralheria Moldura

Box

Vidros

Serralheria

Mármores

Construção e Reforma Reforma

Synteko SyntekoRefrigeração

Telhados Tapeçaria

Page 25: Jornal ed 1460

25CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 26: Jornal ed 1460

26 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 27: Jornal ed 1460

27CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 28: Jornal ed 1460

28 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 29: Jornal ed 1460

29CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Page 30: Jornal ed 1460

30 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

C L A S S I F I C A D O S J C & ASERVIÇOS TRANSPORTE

Page 31: Jornal ed 1460

31CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

C L A S S I F I C A D O S J C & A

INFORMÁTICA

OPORTUNIDADES

CESTAS E FESTAS

EMPREGO

DEDETIZ AÇÃO

QUARTOS E VAGAS

IMÓVEIS VENDE-SE

IMÓVEIS LOCAÇÃO

IMÓVEIS COMERCIAIS

SERVIÇOS

A D V O G A D O

PROFISSIONAIS OFERECEM

PRAIA E CAMPO

LIBERDADEApto,lado do metrô,liberdade, 2 dorms, sala, cozinha, banho, área de serviço, c/armários, reformado, só R$ 330 mil Fone: 99500-7982

APTO VILA GUMERCINDO3 dorms, 2 vgs de garagem, próximo ao metrô, aluguel R$ 2.200,00 e cond. R$ 600,00. F: 99762-4189

KIT ALUGA-SEReformado, ótimo ambiente, R$ 950,00/mês. F: 3207-4303 / 97436-5937

ALUGA-SE APTONa boca do metrô Vergueiro, c/ 1 dorm, sala, cozinha, banheiro, 6º and. Tratar direto c/ proprietário 99803-0396 (vivo) / 97074-8597

CAMBUCI CASA R$ 750,001 dorm, cozinha, banheiro. Fiador ou depósito. Rua Mesquita. F: 11 94944-7977 (período da manhã)

ACLIMAÇÃOApto 2 dormitórios, 100m², 1 vaga, aluguel R$ 2.000,00, cond. R$ 940,00. Tratar Capbens Imóveis F: 3277-6758

SALAS COMERCIAISAlugo salas c/ banheiro, na Av. Lins de Vasconcelos, R$ 950,00/mês. Tratar c/ Claudio. F: 3416-0275 / 98144-0634

APTO NA ENSEADAGuarujá, mobiliado, 1 suíte, sala 2 ambientes, garagem, todo reforma-do, próx. ao comércio. F: 3209-6235 / 99235-0465

HOSPEDAGEM NO CAMBUCIRua Vicente de Carvalho, 58 (Lgo. Cambuci), suítes masculinas, mobi-liadas, Tv a cabo e internet, ambiente maduro e respeitoso. F: 99961-6874 / 3271-4259

PRECISA-SE URGENTEDoméstica c/ referência, que more na região, para serviços gerais 3 x por semana, não fumante. F: 3341-0097

MARC - CORRETORES (AS) Faça um upgrade em sua carreira, seja um profissional qualificado e vencedor, atuando em uma empresa que é referência em inovação no mer-cado imobiliário, com modernas fer-ramentas para geração de negócios, clientes e uma maior remuneração para você. Venha fazer uma carreira de sucesso! Empresa tradicional com 39 anos no mercado em expansão, presente nos principais portais imobi-liários, admite corretor(a) com garra, determinação, força de vontade, com experiência. Excelente ambiente de trabalho, ferramentas modernas, treinamentos constantes, ótima loca-lização e infraestrutura.

OFEREÇO-ME COMO Cuidadora de idoso, tenho prática e referência. F: 95406-1230 (oi)

FAZEMOS FAMÍLIA MUDACompramos antiguidades e velharias: móveis, louças, lustres, brinquedos, pratarias, moedas, cédulas, etc. F: 99783-9051 / 2506-3755

LIVROS USADOS – ANTIGOSAceito doação de livros antigos, romance, ficção, auto ajuda, etc, R. Teodureto Souto, 808, F: 3208-7894

ENCANADOR – PEDREIROEletricista e pintor. 30 anos de experiência no ramo. F: 97157-7034/2693-7940

Page 32: Jornal ed 1460

32 CAMBUCI & ACLIMAÇÃO - SEXTA / 11 DE DEZEMBRO DE 2015

16 - Jornal do Cambuci & Aclimação SÃO PAULO, 08/08 a 14/08/2014

Cultural AgendaANTONY BRAXTON- DIAMOND CURTAIN WALL QUARTET (USA) – Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, amplamente citado pela crítica espe-cializada como uma das figuras mais representativas na música do século 20 e início do século 21, Braxton tem mais de 100 álbuns lançados desde os anos 1960. Utiliza elementos eletrônicos interativos ao vivo com seu conjunto e se apresenta acompanhado de Mary Halvorson (guitarra e efeitos), Ingrid Laubrock (sax tenor) e Taylor Ho Bynum (trompete, flugelhorn e trombone). Ingressos: R$ 15,00; R$ 25,00 e R$ 50,00. Local: Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93. Teatro. Limitação de dois ingressos por pessoa/espetáculo.

R A N DY WESTO N ’S A FRICA N RHYTHMS SEPTET (EUA)- Nesta sexta feira, 08/08, às 21h00, o pianista americado, nascido de pais jamaica-nos apresenta-se em show especial. Weston é pesquisador de ritmos afri-canos e explora a potência percussiva do piano. Para esta apresentação, será acompanhado por Talib O Kibwe (flauta e saxofone), Bill Saxton (saxofone tenor), Robert Trowers (trombone), Santi Debriano (contrabaixo), Neil

Clarke (percussão) e Vincent Bruce Ector (bateria). Ingressos: R$ 18,00, R$ 30,00 e R$ 60,00. Local: Sesc Pompéia. Choperia. Rua Clélia, 93. Limitação de dois ingressos por pessoa.

FANTA KONATÊ, FABIANA COZZA, TIÃO CARVALHO E ANDRÉ SAMPAIO - Cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Acompanhada pela Troupe Djembedon, seu repertório apresenta tanto os tambores e instru-mentos ancestrais da África e do Brasil. Participações especiais de Fabiana Cozza, Tião Carvalho e André Sampaio. Ingressos: R$ 4,80, R$ 12,00 e R$ 24,00. Local: Sesc Bom Retiro.Teatro. Alameda Nothmann, 185.

T E AT RO – M O ST R A L AT I N O AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO MURGA MADRE - Nesta sexta feira, 08/08, às 18h00O Grupo Madre Murga (Uruguai), realiza um passeio pela

música popular uruguaia, a travessia por esse gênero incursiona na vida do homem de carnaval, suas alegrias e penas. Diferentemente do espetáculo carnavalesco, em Murga Madre não há uma multidão no palco, somente dois atores. Também, em contraposição à festa de reis, não há “coros” nem gran-de variedade de figurinos. No entanto, os dois artistas conseguem transmitir o sabor e a intensidade que a cada fevereiro se apoderam dos tablados. Direção de Fernando Toja. Dramaturgia: Pablo Routin. Local: Centro Cultural São Paulo. Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Baseado no Conto de Jeanne Marie em Adaptação

Livre e direção de Fernando Lyra Júnior .

Em uma pequena aldeia da França vive Bela, uma jovem inteligente que é con-siderada estranha pelo mora-dores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas ape-sar de todas as jovens do lu-garejo o acharem um homem bonito, Bela não o suporta, pois vê nele uma pessoa pri-mitiva e convencida. Quando o pai de Bela vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele é atacado por

A Bela e a Fera

lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um caste-lo, mas acaba se tornando pri-sioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando ne-gou abrigo a ela. Quando Bela sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai

fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “morado-res” do castelo, que lá vivem e também foram transfor-mados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebra-do. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser

rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito. A Bela e a Fera uma linda e encantadora história adaptada, dirigida e produzida por Fernando Lyra Jr. com muita música, grandiosos cenários, lindos fi-gurinos, produção luxuosa e 07 Atores que interpretarão 15 personagens . Aos domingo as 17:30 hs

TEATRO RUTH ESCOBAR – sala Dina Sfat - Rua dos

Ingleses, 209 – Tel 3289 23 58, domingos 17:30 horas. R$ 40,00,

60 minutos, 2 anos .

Cultural

A partir do dia 9 de dezem-bro, quem passar pelas

estações Consolação, Luz, Sé, Capão Redondo, Largo Treze, São Joaquim, República, Brás, Tamanduateí, Conceição, Santa Cruz, e Santana, poderá conferir esculturas da exposi-ção de arte urbana Papai Noel Visita o Metrô, com 12 peças de 1,90m grafitadas por artistas do Projeto Quixote. A ação é promovida pela Itubaína, uma das mais tradicionais marcas de refrigerante de São Paulo, e ficará em cartaz até 5 de janeiro de 2016, em parceria com o Projeto.

A mostra tem o objetivo de exibir para o público versões brasileiras e descoladas da figura mais emblemática do Natal, o Papai Noel. Os visitantes poderão confer-ir releituras estilizadas do personagem, com elementos tropicais e tradicionais do verão brasileiro representados pelos traços da arte urbana na linguagem do graffiti, que vão desde a chita até paisagens litorâneas. Os autores das in-tervenções serão os grafiteiros Leon, Felipe Poesia, Gabriel Crock, Cris Rodrigues, Tathy Melo, Wolpy Dirty, Claudio Donato, Otavio Fabro (Ota), Gelson Those, Harry, Ayco

Papai Noel Visita o Metrô: bom velhinho ganha versão brasileira em esculturas grafitadas por artistas do projeto Quixote

deixando-o mais despojado, com as diversas caras do Brasil nas diferentes leituras dos ar-tistas vai ao encontro do nosso posicionamento. Presente no mercado desde 1954, Itubaína é reconhecida pelo sabor nos-tálgico e acolhedor, e é esse sentimento que esperamos transmitir apoiando essa ex-posição”, reforça o executivo.

A exposição de arte urbana Papai Noel Visita tem concep-ção e execução da Joy Eventos.

ServiçoEstações Consolação, Luz,

Sé, Capão Redondo, Largo Treze, São Joaquim, República, Brás, Tamanduateí, Conceição, Santa Cruz e Santana

Horário de funcionamento do metrô - das 4h40 à 0h00 - Entrada gratuita.

Dany e BIG k.o, todos inte-grantes da Agência Quixote Spray Arte, negócio social do Projeto Quixote que tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade financeira do projeto, além de viabilizar a inserção de jovens no mer-cado de trabalho, tendo como pilares o empreendedorismo e o protagonismo juvenil por meio da arte.

De acordo com Lúcio Esteves Neto, gerente de mar-keting de Itubaína, a exposição é um presente para a cidade de São Paulo. “Itubaína é uma marca que busca resgatar as delícias da infância e a sim-plicidade na vida das pessoas. Apoiar uma atividade artística que tropicaliza uma figura tão icônica como o Papai Noel,