8
Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo Ano 11, nº 108 Guarapari, ES dezembro de 2012 Distribuição Gratuita 11 anos de tradição com maior circulação Fundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJ Uma tradição da imprensa de Guarapari Cariacica recebe nova Escola e Unidade de Saúde Ginasta capixaba Mayra Siñeriz é eleita destaque das Olimpíadas Escolares 2012 Governo reforça assistência técnica aos agricultores familiares 5 6 7 4 2 3 Tribunal de Contas elege 2013 como o ano de orientação aos municípios Mais de 2 mil profissionais participam das atividades em comemoração ao Dia do Servidor Governador alerta prefeitos e pede cautela nos gastos

Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Ano 11, nº 108 Guarapari, ES dezembro de 2012 Distribuição Gratuita

11 anos de tradição com maior circulaçãoFundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJUma tradição da imprensa de Guarapari

Cariacica recebe nova Escola e Unidade de Saúde

Ginasta capixaba Mayra Siñeriz é eleita destaque das Olimpíadas Escolares 2012

Governo reforça assistência técnica aos agricultores familiares

5

6

7

4 2 3

Tribunal de Contas elege 2013 como o ano de orientação aos municípios

Mais de 2 mil profi ssionais participam das atividades em comemoração ao Dia do Servidor

Governador alerta prefeitos e pede cautela nos gastos

Page 2: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 20122

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Apoio do governo do estado aos jornais de interior é importante

Guarapari é um município que está crescendo rapida-mente, e a imprensa do inte-rior tem um papel importante nesse crescimento,divulgando notícias e formando opiniões.

A venda no comércio local não oferece suporte para ga-rantir a manutenção do jornal de interior com qualidade dis-tribuição gratuita e periodici-dade.

Essa é hoje, tanto para o Jornal Imprensa Livre, quanto para a absoluta maioria dos jornais de interior a parte mais complicada. O trabalho reali-zado pelos jornais de interior muitas vezes é subestimado. É trabalho de formiguinha! Muitos não percebem o quan-to é

fundamental para o suces-so de uma administração. Os jornais de interior gozam de excelente aceitação, pois falam a língua desse leitor, trata de

assuntos que o afetam direta-mente. Cada exemplar do Jor-nal Imprensa Livre, que tem distribuição gratuita, passa na mão de pelos menos 10 pes-soas, o que potencializa ainda mais o alcance da publicação.

O apoio dos órgãos pú-blicos é fundamental para que veículos como o Jornal Imprensa Livre, que falam di-retamente ao seu Zé, à dona Maria, ao seu Joaquim da Pa-daria, continuem existindo e melhorando cada vez mais a sua qualidade.

Sem este apoio é impos-sível alcançar a solidez Nesta edição poderíamos estar cir-culando com 28,30 ou até 40 páginas, mas por falta deste apoio estamos com apenas 0 páginas, não custa lembrar que nossa distribuição é gra-tuita e o povo mais carente também tem direito a infor-mação.

EDITORIAL

Expediente

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

3D COMUNICAÇÃOEmpresa Jornalistica, Agência de Noticias,

Edição de Jornais, Atividades de Publicidade Não Especifi cadas Anteriormente, Produção De Fotografi as, Sonorização,

Iluminação e Atividades de RádioCNPJ:07.823.054/0001-04

Insc.Municipal 1185-1Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical Center

Muquiçaba - Guarapari - ESCEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 7603

[email protected]

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603 / (27) 9316-6970 - VIVO

[email protected]: [email protected]

Ginasta capixaba Mayra Siñeriz é eleita destaque das Olimpíadas Escolares 2012

A beleza, graciosidade e o sucesso da ginasta Mayra Siñeriz nas Olim-

píadas Escolares 2012, catego-ria Infantil, renderam à capixa-ba o prêmio de Atleta Destaque dos Jogos. O reconhecimento é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a homenagem será fei-ta no Prêmio Brasil Olímpico – a cerimônia de gala do esporte nacional, que será realizada no dia 18 de dezembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Nos jogos estudantis, disputa-dos em Poços de Caldas (MG), em setembro, Mayra conquis-tou quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata.

A notícia foi dada à atleta pelo gerente geral das Olimpí-adas Escolares, Edgar Hubner, por telefone, e surpreendeu Mayra. “Estou surpresa com o prêmio. Não sei como fui esco-lhida entre tantas atletas. Esse destaque vai me tornar visível no cenário brasileiro e, quem sabe, eu seja convocada para a

Seleção Brasileira”, afi rmou a ginasta.

Mayra, entretanto, não é a primeira capixaba a receber o prêmio. Carolina Bilich, da natação, em 2009, e Emanuelle Lima, da ginástica rítmica, em 2010, também já foram home-nagedas pelo COB, devido ao desempenho de destaque nas Olimpíadas Escolares.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da Sesport

Fonte:Foto divulgação

Chamada Pública Escolar: lista com os postos de cadastramento estão disponíveis

A lista com os 107 postos para a realização da Cha-mada Pública Escolar

2013 foi divulgada no dia 30 de novembro pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Os locais de atendimento estão situados nos municípios de Ca-riacica, Guarapari, Vitória, Ser-ra, Viana, Vila Velha, e Fundão.

A Chamada Escolar é coor-denada pela Sedu e tem como objetivo matricular os alunos nas redes de ensino estadual e municipais, atendendo crianças e jovens que ainda não estão na escola. Além disso, a Chamada visa assegurar o acesso e a per-manência dos alunos nas uni-dades públicas de ensino que

oferecem o ensino fundamental e médio em 2013.

A solicitação de vaga será re-alizada no período de 13 a 15 de dezembro. Esta terceira etapa da Chamada Pública Escolar é destinada aos alunos que estão fora da escola pública e deverão ser matriculados. Neste perío-do, as famílias irão se inscrever em um dos postos de cadastra-mento disponíveis.

A documentação necessária é: certidão de nascimento ou outro documento que compro-ve identidade. Comprovante de escolaridade (se já tiver fre-quentado escola anteriormente) por meio de histórico escolar ou de declaração (a partir da 2ª série do ensino fundamental de 08 anos e do 2º ano do ensino

fundamental de 09 anos) e com-provante de residência original, preferencialmente, a conta de energia elétrica.

A divulgação do resultado das unidades onde os alunos serão matriculados estará dis-ponível no dia 28 de dezembro no site da Sedu www.educacao.es.gov.br e no local onde foi rea-lizado o cadastramento. O perí-odo de efetivação da matrícula nas escolas será de 02 a 14 de janeiro de 2013. O pai ou res-ponsável que não comparecer à unidade de ensino para efetivar a matrícula não terá garantida a vaga pleiteada e fi cará sujeito a ser alocado em outra unidade de ensino.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/ Sedu

Page 3: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 2012 3

Sucursal Vitória

Sucursal VitóriaSucursal Vitória

Governo reforça assistência técnica aos agricultores familiares

Foi publicada pelo Gover-no do Espírito Santo no dia 19 de novembro a Lei

9923/2012, que permitirá a ampliação dos serviços de as-sistência técnica e extensão ru-ral (Ater) aos agricultores fa-miliares capixabas. Essa ação faz parte do programa Vida no Campo, que trata de inicia-tivas públicas para a agricul-tura familiar, que inclui, além dos pequenos proprietários, pescadores artesanais, assen-tados, quilombolas, povos in-dígenas e ribeirinhos.

Por meio de chamadas pú-blicas, outras organizações, além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), ór-gão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abas-tecimento, Aquicultura e Pes-ca (Seag), serão contratadas pelo Governo do Estado para prestar assistência técnica gra-tuita para os agricultores fami-liares.

“As diversas categorias de agricultores familiares, que são maioria no Espírito San-to, dependem de assistência técnica pública para produ-

zir alimentos com qualidade e custos reduzidos, para que tenham melhor remuneração quando ofertam seus produ-tos nos diversos mercados”, afi rma Enio Bergoli, secretário Estadual da Agricultura.

A elaboração da Lei de Ater, como fi cou conhecida, teve ampla participação e dis-cussão entre organizações, mo-vimentos sociais e representan-tes de órgãos públicos federais e estaduais, com atuação na agricultura familiar. A partir da Lei, o Governo do Estado fi ca autorizado a contratar serviços específi cos para assessoramen-to às agroindústrias, às coope-rativas, à agricultura orgânica e às diversas atividades agrí-colas, pecuárias e pesqueiras desenvolvidas pelos públicos da agricultura familiar.

Segundo dados do IBGE, apenas 18,5mil estabelecimen-tos da agricultura familiar recebem assistência técnica, dentro de um total de 67 mil. “Nossa meta é garantir que es-ses serviços cheguem a todas as unidades produtivas de base familiar, e as chamadas públi-cas serão uma estratégia fun-damental para se proceder, de fato e na prática, à inclusão so-

cial no campo”, afi rma Bergoli.A nova lei ainda prevê ges-

tão social mais democrática e transparente por meio da par-ticipação do Conselho Estadu-al de Desenvolvimento Rural Sustentável no levantamento das demandas e controle social dos recursos aplicados. Em até 12 meses, será elaborado o Pro-grama Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Espírito Santo, que será o instrumento orientador para a publicação das chama-das públicas de reforço à assis-tência técnica aos agricultores familiares capixabas.

Agricultura

familiar no ES- Mais de 67 mil estabeleci-

mentos de agricultores familia-res (80% do total);

- Gera 202 mil postos de tra-

balho (64% do total do campo) - Ocupa apenas 36% da área

rural; - R$ 2,5 bilhão (44%) da ri-

queza produzida no meio rural capixaba;

-Produz 75% das hortali-

ças, 52% do café, 42% do leite. E quase a metade da agroindústria e do turismo rural.

Vida no CampoÉ o programa estrutu-

rante do Governo do Es-pírito Santo para o desen-volvimento da agricultura familiar capixaba.

Investimentos do Vida

no Campo R$ 2,5 bilhões R$ 2 bilhões de crédito,

R$ 280 milhões do Gover-no Federal e R$ 202 ilhões do Governo do Estado

Projetos estruturantes

do Vida no Campo - Infrestrutura produti-

va (Seag)- 157 projetos serão imple-

mentados até 2014. - Habitação Rural (Sedurb) - Serão construídas 3.600

novas moradias até 2014. Crédito Rural (Bandes/Ba-

nestes) - Serão realizadas 160 mil

operações de crédito Pronaf até 2014.

Crédito Fundiário (Idaf) - Até 2014 serão benefi cia-

das 2.000 famílias. - Assentamentos Rurais

(Seag) - Revitalização de 23 assen-

tamentos. Investimentos em in-fraestrutura social

Titulação de Terras (Idaf)- Regularização fundiária

das terras. 2 mil escrituras/títulos de terra emitidos para agricultores familiares até 2014.

Juventude Rural (Seag)

Até 2014 serão qualifi cados e certifi cados 1.440 jovens.

Empreendedorismo

Rural e Agroindústria Familiar (Aderes)

Formalização dos empre-endimentos, ampliação dos canais de comercialização, ca-pacitação dos agricultores em empreendedorismo, elabora-ção dos planos de negócio das agroindústrias adequação às legislações sanitária, tributária, ambiental, trabalhista e previ-denciária e do fortalecimento do cooperativismo.

Formalizar 700 empreendi-

mentos rurais até 2014. Pesquisa, Assistência Téc-

nica e Extensão Rural (Incaper) - 134 mil agricultores fami-

liares assistidos tecnicamente - Compra Direta da Agricul-

tura Familiar (CDA) e Progra-ma de Aquisição de Alimentos (PAA) (SEASDH)

- A meta é benefi ciar 5 mil

agricultores familiares até 2014. Alimentação Escolar (Sedu)Por meio da Lei nº

11.947/2009, o projeto garante a compra de produtos da agri-cultura familiar destinados à alimentação escolar.

- 7.254 agricultores benefi -

ciados Certifi cação Orgânica

(Seag) - Serão certifi cadas 400 no-

vas propriedades com selo or-gânico.

Produção Agroecológica e

Segurança Alimentar (SEAS-DH)

- Serão implantados 700 no-

vos projetos até 2014. Fonte: Gerência de Informa-

ção e Análise/SeagFoto: Assessoria de Comu-

nicação/ Seag

Maior leilão do Detran|ES vende 557 veículos sucateados

O leilão de veículos reali-zado pelo Detran|ES no dia 21 de novembro foi

o maior dos últimos três anos e vendeu 557 veículos em cer-

ca de uma hora. Os 19 lotes de veículos sucateados, avaliados em R$ 49.780,00, foram leiloa-dos por R$ 193.900,00.

Todos os proprietários fo-ram notifi cados com antece-dência de que seus veículos se-

riam leiloados e 13 deles foram retirados pelos donos antes do leilão. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os proprietários podem retirar os veículos até o momento de rea-lização do leilão.

Por estarem sucateados, os veículos não poderão circular em via pública, servindo ape-nas para desmonte, peças de reposição e reciclagem do aço presente em sua composição.

Todos os carros foram ven-

didos com baixa total. Desta forma, a numeração dos chas-sis é recortada para impedir sua reutilização e a possível cir-culação do veículo no trânsito.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação do Detran

Page 4: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 20124

Cariacica recebe nova Escola e Unidade de Saúde

“Cariacica, em 2013, rece-beu mais R$ 53 milhões em educação. Os alu-

nos merecem uma ótima educa-ção, espaço e equipamentos ade-quados para que jamais percam as esperanças de dar continuidade aos estudos ao longo da vida es-tudantil na unidade. Da mesma forma, manteremos os investi-mentos em outras áreas, como na saúde, infraestrutura, porque a nossa função é fazer mais para quem mais precisa, é levar o Esta-do a todos os cidadãos”, afirmou o governador Casagrande nesta no dia 28 de novembro, durante a inauguração de obras de melhoria na Escola Estadual de Ensino Fun-damental e Médio Ary Parreiras, em Vila Capixaba. No mesmo dia, o município também recebeu uma Unidade de Saúde, no Bairro Bandeirantes.

O governador salientou que o Governo do Estado se preparou e, mesmo em tempos de instabi-lidade econômica, está preparado para seguir investindo nos mu-nicípios. “Estamos prontos para manter as parcerias, para continu-ar levando os programas, obras e projetos a todas as regiões, para continuarmos a crescer e nos de-senvolver de forma sustentável, com oportunidades para todos”, disse.

MelhoriasCom as obras de reforma e

ampliação, a escola Ary Parreiras passa a ter capacidade de atender a 1.320 estudantes nos turnos ma-tutino, vespertino e noturno, com 11 salas de aula, dois laboratórios de informática, elevador, sala multiuso, biblioteca com varanda, laboratório de ciências e quadra poliesportiva. O investimento é de R$ 4.076.360,14.

Outras áreas que compõem o ambiente pedagógico também foram reformadas, adequando-se ao modelo mais moderno adota-do pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Além do governador Renato Casagrande, estiveram nas inau-gurações o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, o sub-secretário de Suporte à Educação da Secretaria de Estado da Edu-cação (Sedu), Aurélio Meneguelli Ribeiro, o diretor de edificações do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Luiz Carlos Casotti, autoridades municipais e moradores da região.

O diretor do Iopes, Luiz Car-los Casotti frisou que a entrega da escola representa uma grande vi-tória em 2012 e que a meta é apri-morar cada vez mais os projetos voltados para a evolução das esco-las estaduais. “É muito gratificante ver a alegria da criançada diante

dessa conquista. Todos os servido-res do Iopes ficam extremamente satisfeitos com mais um trabalho realizado com sucesso e que de fato agregará bons resultados”.

AlunosA diretora da unidade, Vilsa

Mansk, destacou que os alunos ficaram felizes com a inauguração e que a nova escola atenderá com maior adequação as necessidades da comunidade escolar.

“Com equipamentos moder-nos, nossos alunos poderão estu-dar com mais detalhes os conte-údos lecionados em sala de aula. Também temos uma fantástica quadra poliesportiva para a prá-tica de esportes e outras ativida-des interativas, o que facilitará a socialização entre os estudantes”, destacou.

As obras de outras nove esco-las também situadas no município de Cariacica já estão em andamen-to e somam mais de R$ 53 milhões.

Mais saúdeCerca de seis mil moradores

da comunidade de Bandeirantes serão beneficiados com a inaugu-ração da Unidade Saúde da Famí-lia José Isidoro da Silva. A obra foi financiada pelo Governo do Esta-do, por meio da Secretaria de Esta-do da Saúde (Sesa), que repassou R$ 881 mil para a administração municipal e cedeu um total de R$

48 mil em equipamentos médico--hospitalares e mobiliários.

Essa Unidade será a 22ª entre-gue desde 2011. Lá, pacientes terão acesso a cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odonto-lógico), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, sutu-ras e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes admi-nistrativos, em um espaço físico de 600 m².

O secretário de Estado da Saú-de, José Tadeu Marino, destacou a importância do trabalho feito em conjunto com os municípios. “É uma parceria muito importante e eficiente que possibilita a constru-ção de obras de qualidade, como esta Unidade Saúde da Família. Quem sai ganhando é a popula-ção, que poderá contar com um espaço físico adequado, condizen-te com a assistência necessária”.

Marino ressaltou ainda que os investimentos na área da saúde no município vão além. “Já entre-gamos uma Unidade aqui no ano passado e temos mais três e um Centro de Atenção Psicossocial para inaugurarmos, sem contar o Pronto-Atendimento de Alto Laje. O PA significará um passo à fren-te para a saúde de Cariacica, terá mais um ponto de atenção para atendimentos mais complexos”, salientou.

O padrão do projeto arquite-tônico adota características ecolo-

gicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permi-tir o aproveitamento da luminosi-dade e ventilação natural. A edifi-cação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A construção da Unidade Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Como contrapartida, o município deve disponibilizar o terreno e os profissionais para atuar no local.

InvestimentosAté 2014 deverão ser entre-

gues à população do Estado mais 45 Unidades Saúde da Família em 31 municípios. O investimento total do projeto ultrapassa R$ 75 milhões – entre obras, mobiliário e equipamentos.

Além da Unidade Saúde da Família de Bandeirantes, a do Bairro Santa Fé também está em funcionamento desde o ano passa-do. Outras três, em Padre Gabriel, Santa Bárbara e Itaquari, estão em construção. Ao todo, as melhorias beneficiarão 30 mil moradores. Os investimentos do Governo no se-tor somam R$ 4,2 milhões.

Fonte: SEDU/SECOMFoto: Thiago Guimarães/

Secom-ES

Sucursal Vitória

Page 5: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 2012 5

RH da Samarco recebe prêmio nacional

A Samarco recebeu, No mês de novembro, um reconhecimento à sua

política de Recursos Huma-nos. O gerente geral da área, Benedito Waldson Pinto, foi eleito o Profi ssional de RH do Ano, na categoria Mineração, pela revista Você RH, um das mais respeitadas publicações do setor no País.

O nome do executivo foi se-lecionado para compor uma lis-ta de 200 profi ssionais, enviada para um júri formado por con-sultores, professores e headhun-ters, que escolhe os 30 fi nalistas. A equipe de redação da revista consolida os votos e indica os vencedores de cada categoria. Os candidatos são avaliados segundo critérios de estratégia, resultado, infl uência e reconhe-cimento. ”Esta premiação é um marco importante para toda a equipe de RH da Samarco. Ela reconhece também os gestores das diversas áreas pela prática diária dos valores da empresa, o que contribui para o orgulho dos empregados em pertencer a uma organização séria e com-

prometida”, avalia Benedito Waldson Pinto.

A premiação se soma a ou-tras recebidas pela Samarco em 2012, como a das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, da revista Você SA, do ranking Melhores e Maiores da revista Exame. A empresa fi gura ain-da entre as mais admiradas do setor mineral, no levantamento da revista Carta Capital, além de ter recebido o Troféu Trans-parência, concedido pela Asso-ciação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), pela qualidade e transparência de suas informações fi nanceiras.

Criado em 2009, o prêmio Você RH é o reconhecimento do trabalho de gestores ao lon-go do ano. A cada edição, são premiados profi ssionais de 18 setores da economia, o RH Re-velação (profi ssional com me-nos de 35 anos), RH Regional (profi ssional que atua fora do eixo Rio-SP) e CEO Parceiro do RH (presidente mais próximo da gestão de pessoas). Entre os vencedores setoriais, é escolhi-do o profi ssional do ano.

Sobre a Samarco

Comemorando, em 2012, 35 anos de atuação, a Samarco é hoje uma das principais em-presas brasileiras de mineração, a quarta maior exportadora do País, e a segunda maior empre-sa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Com clientes em mais de 15 países de quatro continentes, a empresa tem atualmente uma capacidade de produção de 22 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 3 mil empregos diretos e aproxima-damente o mesmo número de empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que divi-dem o controle acionário, com 50% de participação cada uma, e possui duas unidades indus-triais localizadas em Minas Ge-rais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minero-dutos co m 400 quilômetros de extensão, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacio-nais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).

Fonte:Assessoria SAMAR-CO

Tribunal de Contas elege 2013 como o ano de orientação aos municípios

Orientar bem para fi scali-zar com rigor. Esse foi o recado principal dado aos

mais de 500 presentes no seminá-rio “Orientações aos Novos Pre-feitos”, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) nesta sexta-feira (07). O evento, alusivo ao Dia de Combate à Corrupção, contou com a participação de re-presentantes do Executivo Esta-dual, Poder Judiciário, Ministério Público e Controladoria Geral da União que falaram aos prefeitos eleitos e suas equipes.

“A nossa casa está aberta ao bom gestor. Este ano capacita-mos dois mil agentes municipais, a meta é dobrar esse número em 2013, que será o ano de orienta-ção para a garantia da correta aplicação dos recursos”, disse o presidente do TCE-ES, Carlos Ranna. “Os prefeitos devem estar atentos, ser realistas e agir com prudência na elaboração dos or-çamentos.”

O chefe da Controladoria--Regional da União, Rômel Oscar Tebas, apresentou as atribuições e competências da Controladoria Geral da União (CGU), que fi sca-liza a aplicação dos recursos fede-rais. “Nós sabemos que grande parte dos municípios sobrevive desses repasses. Algumas admi-nistrações não arrecadam IPTU e dependem das transferências voluntarias”. Tebas alertou, ain-da, sobre os aspectos e obrigações inerentes ao processo de transição das prefeituras.

Representando os prefeitos, o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Elieser Rabelo, desta-cou a importância do seminário realizado pelo Tribunal para a capacitação dos servidores e o debate de temas relevantes às administrações municipais. “Os prefeitos que irão assumir no pró-ximo ano encontrarão grandes di-fi culdades, como a queda da arre-cadação. Nós vamos ter que fazer mais com menos. E para isso, a busca pela efi ciência da gestão e a formação de uma boa equipe será de extrema importância”, disse Rabelo.

“O prefeito deve começar

bem a sua administração. Por isso, essa oportunidade dada pelo Tribunal de Contas, que tem sido parceiro dos municípios, é muito relevante para orientar os gestores”, ressaltou o presidente da Amunes.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, apresen-tou aos prefeitos os “Desafi os atuais para o avanço da Educa-ção Básica no Espírito Santo”. O conselheiro-corregedor do TCE--ES, Domingos Augusto Tauf-ner, orientou sobre o “Regime de Previdência” e o juiz-corregedor, Aldary Nunes Júnior, deu um recado sobre a “Execução Fiscal e Renúncia de Receita”.

Um alerta sobre “Prevenção ao Trabalho Infantil” foi dado aos gestores e servidores pelo procu-rador do Ministério Público do Trabalho, Estanislau Tallon Bozi e, no painel.

Fortalecimento da Gestão Pú-blica, o Sebrae, a Controladoria Geral da União e a Caixa Eco-nômica Federal apresentaram os programas, projetos e ações desenvolvidos para o apoio e de-senvolvimento dos municípios.

O Ministério Público Estadu-al, representado pelo promotor de Justiça Gustavo Senna, e o Mi-nistério Público Especial de Con-tas, representado pelo procura-dor Luciano Vieira, se colocaram como parceiros dos municípios e orientaram para o correto cum-primento da lei, evitando assim as ações de improbidade.

No período da tarde, a pro-gramação do seminário contou ainda com três painéis com orien-tações da área técnica do TCE-ES. Foram discutidas a responsabi-lidade perante a Corte, a impor-tância do controle interno e a ob-servância dos principais aspectos para uma boa gestão fi nanceira.

O seminário “Orientações aos novos prefeitos” teve o objetivo de apresentar aos prefeitos eleitos e equipes de transição os aspectos relevantes e fundamentais que deverão ser observados durante a gestão com vista à correta apli-cação dos recursos públicos.

Fonte: Assessoria do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 6: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 20126

Mais de 2 mil profi ssionais participam das atividades em comemoração ao Dia do Servidor

Mais de dois mil servi-dores públicos das se-cretarias e órgãos do

Governo do Espírito Santo prestigiaram as atividades em comemoração ao Dia do Ser-vidor Público. A programa-ção especial, com solenidade ofi cial, palestra motivacional e apresentações culturais, foi realizada no dia 14 de no-vembro, no Centro de Con-venções de Vitória.

O vice-governador Givaldo Vieira deu início à programação salientando que os servidores são a “alma do Estado”. “É de extrema importância este mo-mento de comemoração, reco-nhecimento e confraternização por tudo que os profi ssionais signifi cam e desenvolvem para os capixabas. O Governo se com-promete a continuar focado na estruturação das diversas carrei-ras, capacitação e adequação dos ambientes de trabalho, já que o cidadão do Espírito Santo tam-bém será benefi ciado diretamen-te”, declarou.

cretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo, destacou as ações desen-volvidas em 2012 no eixo estraté-gico de Valorização do Servidor e Melhoria da Gestão Pública. “Sem o esforço de cada servi-dor não há política que sustente o Governo de pé. Foi pensando nisso que criamos, em agosto deste ano, a Nova Política de Gestão de Pessoas, que benefi -ciou, inicialmente, mais de 16 mil servidores. Criamos ferramentas para valorizar cada vez mais o servidor que se dedica e se capa-cita para aumentar a efi ciência de seu trabalho”, enfatizou.

Marina da Silva e Luiza dos Santos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participaram do evento pela primeira vez. Segundo Marina, a festa surpre-endeu a todos. “Estou gostando bastante. As atrações são muito interessantes e esta é uma opor-tunidade única para conferi-las de perto”, explicou a servidora.

Jorge Jacinto Júnior, da Se-cretaria de Estado da Educação (Sedu), lembrou da importância do evento para a integração en-tre os servidores. “É uma chance muito boa de encontrar profi s-sionais de diferentes áreas, com-partilhar experiências, além, é claro, de podermos conferir boas atrações num ambiente descon-traído”, detalhou o servidor, há seis anos no Governo, mas que participa da festa pela primeira vez.

ProgramaçãoDurante toda a tarde, os ser-

vidores participaram de uma programação repleta de ativida-des, a começar pela apresentação do Coral VozES, formado por servidores do Estado. O grupo, que se apresentará em shop-pings e igrejas neste fi m de ano, trouxe refl exão aos servidores com canções que versaram sobre a paz e o Natal.

A Banda Sinfônica da Fa-culdade de Música do Espírito Santo (Fames) também animou o evento, com músicas de fi l-mes e desenhos animados. E no mesmo humor, a programação seguiu com a palestra motiva-cional “O sorriso é a fonte da vi-tória”, com o humorista Rossini Macedo (Tonho dos Couros), in-tegrante da Escolinha do Gugu, da Rede Record.

Ao fi nal da tarde, a Banda da PM recepcionou o governa-dor Renato Casagrande para a cerimônia de encerramento. O governador parabenizou os ser-vidores pela data e ressaltou o compromisso do Governo Esta-dual em valorizar cada vez mais os servidores públicos.

“Por mais que um gover-nador faça pelo seu Estado, ele precisa contar com todo o apoio dos seus servidores, que são as peças-chave para a implanta-ção das políticas públicas, para que os programas e projetos sejam colocados em operação, e tenham sucesso. É uma tarefa difícil de todos nós, que exige es-forço, vocação, mas que nos en-che de alegria, de entregar esse

produto, exclusivo da gestão pública, que é levar a alegria, a qualidade de vida para os cida-dãos”, disse o governador.

Após a cerimônia de encerra-mento, os servidores conferiram ainda os shows com as bandas Fames Pop Band e In Fames.

RealizaçãoA programação especial é

uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Se-cretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em comemo-ração ao Dia do Servidor públi-co, comemorado no dia 28 de outubro.

O objetivo do evento é valori-zar os profi ssionais do Governo, mostrando a importância do tra-balho e da dedicação presentes nos serviços fundamentais para a qualidade de vida dos capixa-bas. A ação é uma realização da Seger como parte dos projetos do eixo estruturante “Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor”.

InvestimentosOs investimentos feitos pelo

Governo do Estado estão alinha-dos à Nova Política de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Estadual, ferramenta criada pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos neste ano – e que já benefi ciou mais de 16 mil servidores.

A Nova Política traz à ges-tão pública critérios modernos de meritocracia, estabelecendo critérios técnicos para promo-ção e progressão remuneratória. Em alguns casos, o servidor que apresentar bom desempenho e buscar capacitar-se conseguirá reajustes que chegam a 15%.

“Hoje, temos um excelente perfi l de servidor no Estado. São profi ssionais esforçados, que buscam a capacitação e a inova-ção constante no serviço público. O Governo do Espírito Santo en-tende que estes servidores são os principais atores para a melhoria da Gestão e por isso tem busca-do a valorização destes traba-lhadores”, explicou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo.

Para garantir o contínuo de-senvolvimento pessoal dos ser-vidores, o Governo do Espírito Santo, por meio da Escola de Serviço Público do Espírito San-to (Esesp), tem promovido cur-sos e capacitações direcionados para as necessidades do Estado. No primeiro semestre deste ano, foram mais de 13 mil servidores capacitados – entre profi ssionais do Estado e de 17 prefeituras.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/Seger

Foto: Nestor Müller/Secom-ES

Cesan fi ca em primeiro lugar na categoria cultura organizacional no Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho

A Companhia Espírito San-tense de Saneamento (Cesan) fi cou em primei-

ro lugar nacional como grande empresa no Prêmio Sesi Qua-lidade no Trabalho (PSQT) na categoria cultura organizacional. O prêmio reconhece as melhores práticas adotadas pelas empre-sas para a melhoria nos proces-sos de gestão de pessoas e nas condições de trabalho. A prática premiada foi a Gestão Empresa-rial por Resultados (GER),

As vencedoras nacionais da edição 2012 foram anuncia-das e premiadas no dia 04 de dezembro, durante solenidade que aconteceu na sede da Con-federação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A empresa foi representada por Sérgio Rabello, coordenador de Planejamento, e Penha Cipriano, do Núcleo de Gestão da Qualidade.

A GER, que foi implantada na Cesan em 2006 e distribui parti-cipação nos lucros aos emprega-dos, é uma ferramenta de gestão que estabelece metas a serem alcançadas no decorrer do ano, como o percentual de satisfação do cliente, número de acidentes de trabalho, nível de qualidade da água, redução da inadimplên-cia e de perdas, entre outros. O alcance de cada meta gera um índice de referência para o cálculo da participação dos empregados nos resultados da empresa.

O diretor-presidente da Companhia, Neivaldo Bragato, afi rmou que este ano está sendo muito importante para a Cesan, que está sendo premiada nacio-nalmente, como no Prêmio Na-cional de Qualidade em Sanea-mento (PNQS), e fazendo parte de rankings de revistas especia-lizadas ligados a ações internas e externas da empresa, como res-

ponsabilidade social, inovação, rentabilidade, crescimento sus-tentável, governança corporati-va, entre outras, o que só motiva a diretoria e os empregados. “A GER é um instrumento empre-sarial e motivacional que estabe-lece desafi os atrelados ao proces-so de planejamento e reconhece o esforço agregado pelos empre-gados, diretores e assessores, no cumprimento ou superação de metas estabelecidas”.

Bragato ressaltou ainda os ob-jetivos da Gestão Empresarial por Resultados, como estimular os empregados no alcance das Me-tas estabelecidas e alinhadas aos objetivos da Cesan e a cooperação e interação entre as diversas áreas da Cesan, bem como o trabalho em grupo; aprimorar a qualidade dos serviços prestados; e contri-buir para melhoria do clima mo-tivacional da empresa.

Mais tradicional prêmio da área de responsabilidade social corporativa do Brasil, o PSQT abrange seis áreas temáticas: cul-tura organizacional, gestão de pessoas, inovação, educação e desenvolvimento, ambiente de trabalho seguro e saudável e de-senvolvimento socioambiental. As empresas concorreram nas ca-tegorias micro e pequena, média e grande empresa.

A seleção das 90 fi nalistas foi feita por especialistas em susten-tabilidade contratados pelo Sesi Nacional, que avaliam as prá-ticas inscritas. Das 90 fi nalistas, 18 saíram vencedoras nacionais, sendo uma em cada área temáti-ca, segundo o porte da empresa, e pela maior pontuação obtida no resultado fi nal dos avaliado-res. As empresas classifi cadas em segundo lugar receberam Placa de Menção Honrosa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Sucursal Vitória

Page 7: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 2012 7

Governador alerta prefeitos e pede cautela nos gastos

O alerta foi feito na aber-tura do7º Seminário Gestão das Cidades,

no Centro de Convenções de Vitória. Aproximadamente 1.200 pessoas, entre prefeitos, secretários, servidores públi-cos e representantes de orga-nizações não governamentais, participaram no dia 21 de novembro do primeiro dia do evento. O encontro tem objetivo de discutir os desa-fi os dos gestores e alinhar os programas de Governo com as ações previstas nos municí-pios para o próximo ano.

Realizado pela Secretaria de Estado de Economia e Plane-jamento (SEP), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espí-rito Santo (Amunes) a abertura foi feita pelo secretário de Eco-nomia e Planejamento, Robson Leite, pelo presidente da Amu-nes, Elieser Rabelo e pelo gover-nador Renato Casagrande.

O governador alertou os prefeitos sobre as perdas de re-ceita e solicitou cautela nos gas-tos em gestão das cidades para o próximo ano. “O Governo do Estado se preparou para anos mais difíceis, já que tínhamos a certeza de que haveria desafi os econômicos devido à crise inter-nacional e às perdas de receita impostas pelo debate nacional de ICMS e royalties de petróleo. Estamos prontos para manter os investimentos de R$ 1,5 bilhão, com R$ 200 milhões reservados para os convênios com os mu-nicípios. No entanto, há despe-sas que o Governo não poderá assumir devido à legislação, e esse será o grande desafi o das cidades em 2013”, disse.

Cofi nanciamento da SaúdePara reforçar o apoio do

Governo do Estado aos muni-cípios, o governador Casagran-de assinou na oportunidade o decreto que institui a Política

Estadual de Cofi nanciamento da Atenção Primária à Saúde do Estado - PECAPS, que fi cará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde - SESA.

O decreto autoriza o Estado a realizar transferências de re-cursos fi nanceiros Fundo a Fun-do, do Fundo Estadual de Saú-de aos Fundos Municipais de Saúde, como mecanismo para execução fi nanceira da política.

Os recursos destinados aos municípios serão repassados com base nos princípios do SUS de universalidade, equidade e igualdade, sendo uma parte fi xa transferida per capita automati-camente e uma parte variável proporcional ao cumprimento de metas e com o valor per capi-ta específi co por município, de-fi nido com base em parâmetros sociais e econômicos.

“Além dos nossos progra-mas e projetos, também faremos um reforço de caixa municipal exclusivo para a saúde, para ga-rantir que o atendimento básico não seja prejudicado”, afi rmou Casagrande.

O governador encerrou mandando uma mensagem de motivação aos prefeitos. “Go-vernar é gerar felicidade, é levar o Poder Público a todos os cida-dãos, os serviços que apenas os governos podem ofertar. Nunca se afastem da ética, trabalhem para o povo, porque não há nada mais nobre que servir à população, com efi ciência, para que todos os capixabas tenham mais qualidade de vida e opor-tunidades”, concluiu.

EncontroO secretário Robson Leite

falou da importância desse en-contro diante do atual cenário econômico. “Com a motivação das graves ameaças que pairam não só o nosso Estado, mas todo o País, um encontro como esse é oportuno para discutir os de-safi os e pensar em soluções para os municípios para os próximos

anos”, disse.Durante o

seu discurso, o presidente da Amunes, Elieser Rabelo orien-tou aos futuros prefeitos que tenham muito cautela para ad-ministrar os mu-nicípios diante do atual cenário. “É necessário que não haja precipitação, de querer colo-car em prática todo o plano de governo. Será muito impor-tante trabalhar

com atenção e cautela, buscan-do sempre ouvir a população. Desejamos uma sinalização de melhoria para 2014”, ressaltou.

Com o tema “Repensando os Municípios” o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda fez uma palestra e destacou que atualmente o País vive um mo-mento em que os desafi os para os prefeitos são cada vez maio-res. “É preciso que os futuros prefeitos saibam trabalhar com recursos já existentes, busquem cada vez mais parcerias. Um ponto essencial também para adquirir bons resultados é tra-balhar com planejamento. Não é possível fazer tudo em quatro anos de mandato, por isso é im-portante saber quais são as reais necessidades da população. É preciso ter paciência. Às vezes na ansiedade, um prefeito quer colocar em prática vários proje-tos, o que não é aconselhável. É necessário estabelecer metas de qualidade”, ressaltou.

O primeiro dia do encontro ainda contou uma palestra do secretário de Estado da Fazen-da, Maurício Duque, que falou sobre fi nanças municipais e a distribuição do ICMS. O tema Desenvolvimento do Interior foi apresentado pelo presidente do Bandes, Guerino Balestrassi. O encerramento foi feito com uma palestra sobre “As ques-tões federativas e o rebatimento no ES”, com o ex-presidente do Ipea e sócio da Rosenberg & As-sociados, Michal Gartenkraut.

O 7º Gestão das Cidades busca fomentar a refl exão e o debate sobre temas essenciais para a administração munici-pal como fi nanças municipais, desenvolvimento local, ques-tões federativas, organização e planejamento governamental, racionalização dos gastos públi-cos, dentre outras temas.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/SEP

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

Governo lança campanha nacional para atrair turistas para o Espírito Santo

Começou no dia 08 de dezembro, uma nova campanha nacional de

divulgação do Espírito Santo como destino turístico, desta vez com foco na mídia eletrô-nica (canais de tevê abertos e por assinatura e internet). A campanha é uma ação do Go-verno do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e da Superintendência de Co-municação (Secom).

A propaganda divulga uma promoção com o tema Descubra o Espírito Santo. Os comerciais terão duração de 1 minuto e de 30 segundos. Neles, a atriz global Fernanda Vasconcellos percorre vários municípios turísticos capixa-bas, das praias às montanhas, e convida o telespectador a se cadastrar no site da campa-nha (www.descubraoespirito-santo.com.br) para concorrer a uma viagem com direito a acompanhante para conhecer o Estado.

A comunicação é refor-çada nas principais redes sociais, como Twitter e Face-book, e making offs do comer-cial para TV veiculados no Youtube. Além de ser conhe-cida nacionalmente, a atriz Fernanda Vasconcellos foi es-colhida estrategicamente por nunca ter vindo ao Espírito Santo e poder passar as suas impressões sobre a viagem para outras pessoas e estimu-lar a visita ao Estado.

A campanha será veicu-lada nos principais mercados emissores de turistas para o Espírito Santo, indicados nas pesquisas de perfi l e de fl uxo realizadas pela Setur e pelo Ministério do Turismo: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A programação é dar prosseguimento à campanha posteriormente, com veicula-ção de anúncios em jornais e revistas de circulação nacio-nal e de bordo.

Fonte: Assessoria de Co-municação da Setur

Ibiraçu terá Escola Ateliê de Cerâmica

Ibiraçu ganhará uma Escola Ateliê de Cerâmica no mos-teiro Zen Budista. O gover-

nador Renato Casagrande e o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, de-sembargador Pedro Valls Feu Rosa, assinaram no dia 07 de dezembro um protocolo de intenções para a construção da unidade.

“Esse projeto vai ao encontro das duas principais metas do nosso Governo: o atendimento aos segmentos mais vulneráveis da sociedade e o desenvolvi-mento regionalizado do Espírito Santo. Vamos formar profi ssio-nais com mão de obra especiali-zada”, afi rmou o governador.

O objetivo é transformar a região em um polo de ceramistas com a produção de peças em alto padrão. “Nossa intenção é pro-mover o desenvolvimento local a partir da formação de artesãos especializados em trabalhos em cerâmica”, afi rma Paulo Barbo-sa, diretor-técnico da Aderes.

O representante da Aderes, diretor-técnico Paulo Barbosa, do mosteiro Zen Budista, monge budista Daju Sam e da Associa-ção Amigos da Justiça, Cidada-nia, Educação e Arte de Ibiraçu,

Pollianny Siqueira Santos, tam-bém assinaram o documento.

Participaram também da solenidade o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado da Agricultura, Abaste-cimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli da Costa, o gerente de cooperativismo da Aderes, Odmar Péricles, dentre outras autoridades municipais.

Peças artísticas como traves-sas, xícaras, vasos, entre outros artigos, estão previstas para a produção dos ceramistas.

Os cursos serão supervisio-nados pela artista plástica japo-nesa de renome internacional ra-dicada em São Paulo, Kimi Nii, e pelo ceramista Daiko Almeida. “Vamos formar ceramistas com um olhar único para que eles produzam um trabalho de exce-lência com técnicas personaliza-das”, acrescenta Kimi.

A Escola Ateliê tem a pro-posta do diálogo entre as cul-turas oriental e ocidental. “As inclusões social e produtiva não precisam ser realizadas com atividades primitivas. Nosso objetivo é dar acesso às pessoas por meio de um ofício especiali-zado”, fi naliza o monge budista, Daju Sam.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação/ Adere

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal VitóriaSucursal Vitória

Page 8: Jornal Imprensa Livre - dezembro 2012

Guarapari - ES, dezembro de 20128

www.samarco.com0800 031 2303

OS MELHORES CAMINHOS SÃO AQUELES QUE SEGUIMOS JUNTOS.

Caminhar e seguir lado a lado. Acreditamos que a grande riqueza da vida está em partilhar aquilo que nos torna melhores. Em dividir nossas realizações, aprendizados, conquistas e desafios, tornando de todos o valor que é de cada um.

Que 2013 abra as portas para novas transformações.