8
Edição Especial -nº 179 - Ano XXII - outubro de 2013 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br Comemorando a sua 10 edição a Corrida e caminhada do Shopping Aricanduva faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e concorre em se tornar um dos maiores eventos esportivos do gênero na região. Prefeitura reorganiza linhas de ônibus na Zona Leste Alterações de itinerários, seccionamentos, substituições, alterações de numeração ou nome, além da criação de uma nova linha nas regiões de Cidade Tiradentes, São Mateus e Carrão fazem parte da mudança. PÁGINA 5 Quatro mil pessoas participam da 10ª Corrida do Aricanduva Com 29 votos favoráveis e 26 contrários, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 29 de outubro, em 2ª votação, o projeto do prefeito Fernando Haddad (PT) que revisa a Planta Genérica de Valores (PGV) e reajustará, em 2014, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis residenciais, em até 20%, e o dos comerciais, em até 35%. O vereador Gilson Barreto (PSDB) votou contra o aumento abusivo do IPTU. "É um confisco", protestou. Ele tentou, Governo Haddad aprova aumento abusivo do IPTU Para o vereador Gilson Barreto, o reajuste é um confisco com a bancada do seu partido, barrar a votação na noite da terça-feira, já que no dia seguinte seria realizada uma Audiência Pública sobre o tema com o apoio de diversas entidades e associações. Para Gilson, a manobra do PT para forçar a votação e evitar a presença popular foi um golpe. “A aprovação na calada da noite, às vésperas de uma audiência pública já marcada com a população, demonstra que o prefeito errou e não quis conversar com a sociedade,” afirmou. Confira a lista dos vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU: Com nariz de palhaço, vereador Gilson Barreto protesta na Câmara contra o aumento do IPTU. Alessandro Guedes (PT) Alfredinho (PT) Ari Friedenbach (Pros) Arselino Tatto (PT) Atílio Francisco (PRB) Calvo (PMDB) Conte Lopes (PTB) George Hato (PMDB) Jair Tatto (PT) Jean Madeira (PRB) José Américo (PT) Juliana Cardoso (PT) Laércio Benko (PHS) Marquito (PTB) Milton Leite (DEM) Nabil Bonduki (PT) Nelo Rodolfo (PMDB) Noemi Nonato (Pros) Orlando Silva (PCdoB) Paulo Fiorilo (PT) Paulo Frange (PTB) Pr. Edemilson Chaves (PP) Reis (PT) Ricardo Nunes (PMDB) Ricardo Teixeira (PV) Senival Moura (PT) Souza Santos (PSD) Vavá (PT) Wadih Mutran (PP)

Jornal Visão Leste -

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Edição 179

Citation preview

Page 1: Jornal Visão Leste -

Edição Especial -nº 179 - Ano XXII - outubro de 2013 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

Comemorando a sua 10 edição a Corrida e caminhada do Shopping Aricanduva faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e concorre em se tornar um dosmaiores eventos esportivos do gênero na região.

Prefeitura reorganiza linhas deônibus na Zona Leste

Alterações de itinerários, seccionamentos, substituições, alterações denumeração ou nome, além da criação de uma nova linha nas regiões de

Cidade Tiradentes, São Mateus e Carrão fazem parte da mudança.

PÁGINA

5

Quatro mil pessoas participamda 10ª Corrida do Aricanduva

Com 29 votos favoráveis e 26contrários, a Câmara Municipal de SãoPaulo aprovou em 29 de outubro, em 2ªvotação, o projeto do prefeito FernandoHaddad (PT) que revisa a Planta Genéricade Valores (PGV) e reajustará, em 2014,o Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) dos imóveis residenciais, em até20%, e o dos comerciais, em até 35%.

O vereador Gilson Barreto (PSDB)votou contra o aumento abusivo do IPTU."É um confisco", protestou. Ele tentou,

Governo Haddad aprovaaumento abusivo do IPTU

Para o vereador Gilson Barreto, o reajuste é um confisco

com a bancada do seu partido, barrar avotação na noite da terça-feira, já que nodia seguinte seria realizada uma AudiênciaPública sobre o tema com o apoio dediversas entidades e associações.

Para Gilson, a manobra do PT paraforçar a votação e evitar a presença popularfoi um golpe. “A aprovação na calada danoite, às vésperas de uma audiência públicajá marcada com a população, demonstraque o prefeito errou e não quis conversarcom a sociedade,” afirmou.

Confira a lista dos vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU:

Com nariz depalhaço,vereadorGilsonBarretoprotesta naCâmaracontra oaumento doIPTU.

Alessandro Guedes (PT)Alfredinho (PT)

Ari Friedenbach (Pros)Arselino Tatto (PT)

Atílio Francisco (PRB)Calvo (PMDB)

Conte Lopes (PTB)George Hato (PMDB)

Jair Tatto (PT)Jean Madeira (PRB)

José Américo (PT)Juliana Cardoso (PT)Laércio Benko (PHS)

Marquito (PTB)Milton Leite (DEM)Nabil Bonduki (PT)

Nelo Rodolfo (PMDB)Noemi Nonato (Pros)

Orlando Silva (PCdoB)

Paulo Fiorilo (PT)Paulo Frange (PTB)

Pr. Edemilson Chaves (PP)Reis (PT)

Ricardo Nunes (PMDB)Ricardo Teixeira (PV)Senival Moura (PT)Souza Santos (PSD)

Vavá (PT)Wadih Mutran (PP)

Page 2: Jornal Visão Leste -

Página 2 - outubro de 2013 - Edição Especial

• Jornalista Responsável:Lilian Calil - Mtb. nº 23.585

• Colaboradores:Alexandre de Souza, Tia Cida, Antonio Pedro Goes, Alfredo Noda

Distribuído nos bairros:São Mateus, Sapopemba, V. Alpina, Pq. São Lucas, Jd. Grimaldi, Itaquera,Guaianases, Tatuapé, V. Carrão, V. Formosa, Jd. Anália Franco e Penha.

Impressão: Gazeta São Paulo - 2954-6218Av. Mateo Bei, 2618 - CEP 03949-200 - São Paulo - SP - Tel: (011) 2919-0613

e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

O Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão Leste este este este este é uma publicação da empresaVisão Leste Publicações e Edições Ltda.

(*) Gilson Barreto

1) O povo paulistano não aguentamais pagar tanto imposto e ter em trocaserviços públicos de baixa qualidade.

2) O IPTU em São Paulo é o maisalto do Brasil.

3) O aumento do preço dos imóveispara justificar o reajuste é fictício, sóficará no papel.

4) Os proprietários ficarão com oimóvel sobrevalorizado, não conseguirãovender pelo valor novo, mas pagarãoimposto altíssimo. Essa será a únicarealidade.

5) O aumento poderá levar,irresponsavelmente, a uma bolhaimobiliária, que, ao explodir, provocaráuma desvalorização ainda maior.

10 razões para o prefeito voltar atrás e vetar o projetodo reajuste do IPTU, a DERRAMA do governo do PT

Vereador Gilson Barreto (PSDB)

6) A renda dos cidadãos proprietáriosnão cresceu na mesma proporção davoracidade desse novo imposto.Moradores e comerciantes pagarãoimposto corrigido acima da inflação.

7) Aprovação forçada na calada danoite, às vésperas de uma audiênciapública já marcada com a população,demonstra que o prefeito errou e não quisconversar com a sociedade.

8) O projeto, de tamanha importânciapara a população, foi discutido àspressas. É preciso recuar e dialogar coma cidade em busca de alternativas quenão estrangulem o dia-a-dia doscontribuintes.

9) O aumento comprometerá o

orçamento dos moradores e aprodutividade dos empreendedores, aolongo de muitos anos.

10) De acordo com Pesquisa DataFolha, 89% dos moradores de São Paulosão contra esse aumento. E 99% dosdonos de pequenos negócios rejeitamessa medida, conforme estudo doSebrae. A voz do povo deveria ter sidorespeitada, ao menos ouvida. Mas oGoverno Haddad preferiu recorrer a umaderrama contemporânea, típica dosinvasores arrogantes do Brasil colônia.Mas tenha sempre em mente, prefeito:os governos passam, o povo fica e nãopode ser prejudicado mais uma vez.

O voto não é a única característicamarcante de uma democracia. Estatambém deve favorecer o diálogo, emvárias situações, e buscar escutar asdiversas correntes envolvidas em umadiscussão de interesse público. Virtudesque faltaram ao Governo Haddad durantea polêmica que precedeu o reajusteextorsivo do IPTU, aprovado pela maioriado prefeito na Câmara Municipal.

O que se viu foi uma série demanobras regimentais do governo.Previstas nas regras das votaçõeslegislativas, na prática revelaram-seartimanhas concebidas tão-somente paragarantir o reajuste escandaloso e calar a

O que a população es-pera do município para ospróximos 10 anos? Quaissão as prioridades que cadacomunidade indica para asua região, seu bairro, parao amanhã?

Com o objetivo de ouvira opinião dos moradores dacidade, a Câmara Municipalde São Paulo preparou umaagenda de audiências públi-cas para a revisão do PlanoDiretor Estratégico A São

Guaianases discute futuro da cidade emaudiência pública sobre o Plano Diretor

Paulo do Futuro. A primeirareunião foi realizada nosábado (26/10), em Guaia-nases, e contou com aparticipação de vereadores,autoridades, líderes comu-nitários e cidadãos.

As discussões, previs-tas para abranger todas asregiões do município, devemreunir as melhores pro-postas para a elaboração deum documento com asdiretrizes futuras para a

capital, que posteriormentedeverão passar por votaçãodos vereadores para seremtransformadas em lei.

É o Plano Diretor quedetermina, por exemplo,quais serão os setores deimplantação de indústrias ecomércio, áreas de proteçãoambiental e até definiçõessobre construção de casaspopulares ou de hospitaisespecializados, daí aimportância da participação

popular na elaboração dodocumento.

“Ouvir a opinião docidadão é de extremaimportância, já que a cidadetem que atender seu povo”argumentou o vereadorGilson Barreto, que parti-cipou deste primeiro en-contro. “Mas nós tambémtemos que possibilitar estaparticipação popular evi-tando termos muito técnicosque somente possibilitariam

o entendimento para espe-cialistas, advogados eengenheiros”, recebendodiversos aplausos deaprovação pelo públicopresente.

As propostas que jáestão sendo discutidas e ocalendário de audiênciaspúblicas estão disponíveisno Portal da Câmara:www.camara.sp.gov.br/planodiretor.

O Golpe do iPTuvoz da população que se preparava parauma audiência pública marcada para o diaseguinte. Os vereadores que apoiam ogoverno do PT anteciparam a votação ederam as costas para moradores ecomerciantes que reagiam a mais umgolpe da fúria arrecadadora deadministrações que tiram muito e poucodevolvem aos cidadãos.

É decepcionante observar que o PT,que se orgulha de ter lutado contra aditadura militar, se utilize de artifíciostípicos daqueles que apoiam os regimesde exceção. Governantes autoritáriosadoram se dizer “democratas”. Mas,sabemos nós, tudo não passa de fachada.

Resultado: sem voz para protestar,traída por uma votação na calada da noite,a população de São Paulo pagará a contade um governo que muito prometeu enada fez, além de aumentar o imposto. Opovo perderá renda e qualidade de vida,sem ao menos ter o direito de dizer não.

Como dificilmente o prefeito terá acoragem e a grandeza de voltar atrás evetar a sua proposta desastrosa, restaráà sociedade pagar mais essa conta eresponder, nas próximas eleições,àqueles que a abandonaram quandodeveriam protegê-la.

O Editor

Page 3: Jornal Visão Leste -

Edição Especial - outubro de 2013 - Página 3

Domingo, 27 deoutubro, entrou para históriado bairro de São Mateuscom uma iniciativa ímpar: a1ª Cami-nhada OutubroRosa 2013, que teve comoobjetivo prin-cipal alertar apopulação para a prevençãoe o auto exame de umadoença que vem crescendoa cada ano: o câcer demama. A iniciativa foi daONG Rosa Mulher, emparceria com aSubprefeitura de SãoMateus e sua supervisão desaúde, além da SACISMAT-Sociedade Amigos deCidade São Mateus e daCâmara de DirigentesLojistas de São Mateus.

Esse projeto teve iníciono dia 1º de Outubro com a

Caminhada em atenção a prevenção ao câncer de mama

iluminação de rosa do coretoda Praça Felisberto Fer-nandes ou o popular Largode São Mateus. A populaçãotambém pode participar de

de São Mateus, entreoutros, sempre focadas naimportância do auto-examee na divulgação do trabalhoda ONG.

O auge do projeto foi acaminhada que contou coma presença maciça da co-munidade, apoiadores epatrocinadores, com apoiodas pacientes que estão emprocesso de tratamento e àsque já se curaram com oauxilio fundamental da ONGRosa Mulher.

Durante o percurso, quepartiu da Rua Ernesto Ma-nograsso e percorreu a Av.Mateo Bei e desceu a Av.Claudio Augusto Fernandesaté o parque linear Zilda Arns,houve várias manifestaçõesde apoio pela causa.

ciclos de palestras rea-lizadas em vários pontos daregião, nas UBSs, Sub-prefeitura de São Mateus eno Terminal Metropolitano

Para encerrar o domin-go com o sentimento desatisfação por ter alertado ouaté ajudado o próximo, a ca-minhada foi coroada com umencerramento descon-traído,com uma atividade físicapromovida pela profª Marinado CPN - Centro de PráticasNaturais de São Mateus, coma dança circular e a apresen-tação do coral da GCM(Guarda Civil Metropolitana)com canções da MPBalusivas à São Paulo.

Para apoiar, conhecer eparticipar da campanha,visite a sede na Rua ErnestoManograsso, 93 - sobreloja- São Mateus, às quartas-feiras, das 14 às 17 horas.Telefone 97373-9929, comBia.

Quatro mil pessoas participamda 10ª Corrida do Aricanduva

Determinação, força,garra e alegria, entretantos outros predicados,fizeram com que mais dequatro mil pessoasparticipassem da 10ªCorrida e Caminhada doShopping Aricanduva, nodomingo, dia 27. A com-petição, realizada peloCentro Comercial Ari-canduva, integra o ca-lendário oficial de eventosda cidade de São Paulo,graças à iniciativa dovereador Gilson Barreto(PSDB). Neste ano foiincluída a modalidadeCaminhada, atraindomais adeptos da atividadeesportiva.

Além de várias equi-pes de atletas da Capital,a manhã de sol atraiuesportistas de Taubaté,Bragança Paulista, Cam-pinas, Botucatu e SantoAndré, além de outras ci-dades do interior doEstado.

O evento contou coma participação do secre-tário de Esportes dacidade de São Paulo,Celso Jatene, do vereadorGilson Barreto e do coor-

denador de Esportes daSecretaria de Esportes,Nelson Gil.

O superintendente doCentro Comercial Ari-canduva, Marcos Sérgiode Oliveira Novaes, fes-tejou o sucesso dasatividades e aproveitou omomento da premiaçãopara parabenizar osatletas e homenagear osapoiadores. “Estamosmuito orgulhosos. ACorrida do Aricanduva seconsolida como uma dasmais importantes de SãoPaulo. Agradecemos atodos os participantes poresse espetáculo ma-ravilhoso que nos pro-porcionaram no dia dehoje”, finalizou.

Já o diretor de mar-keting do Aricanduva,Cézar Campos, destacoua importância da atividadefísica. "Não queremosapenas fixar a marcaAricanduva, a idéia édespertar as pessoaspara a necessidade daatividade física, melho-rando a qualidade devida", concluiu.

1º lugar -Ederson VilelaPereira2º lugar -Leandro PratesOliveira3º lugar - LuisPaulo S. Antunes4º lugar - MarildoJosé Barduco5º lugar -Elessandro Ap.de Oliveira

1º lugar - CarmemPatrícia Martinez

Aguilea2º lugar -

Rosângela Faria3º lugar -

Fernanda Soares4º lugar -

Nalakwen LuvyIepkogei

5º lugar - IrmaMarcondes

Cavalcante Carlos

Page 4: Jornal Visão Leste -

Página 4 - outubro de 2013 - Edição Especial

Iniciada em agosto, com16 equipes, chegou ao finalno último dia 27 de outubroa Copa Pioneiros de futebolde salão com o apoio dovereador Gilson Barreto,Imobiliária Nuclear e aorganização de Fauzi Ali e“Geléia”.

A competição, realizadana Quadra do Pioneiros,tradicional ponto deencontro dos esportistas deSão Mateus, teve quatrofinalistas. No primeiro jogo,na disputa do terceiro equarto lugar, se enfrentaramas equipes do Quem ViuMentiu e o Real Futsal,partida que no tempo normalacabou com um empate por4 a 4, indo para a pror-rogação vencida por 6 a 4pelo Quem Viu Mentiu ,

Só Na Paz, é o campeão da Copa Pioneiros

classificado em terceirolugar.

A disputa de campeão e

vice, disputada entre asequipes do HR Futsal e Sóna Paz, iniciada às 16h00,

após uma acirrada disputaterminou na prorrogaçãocom o placar de 9 a 8,

sagrando o Só Na Paz comoo campeão e o HR Futsalcomo vice.

A equipe do Só Na Paz, o campeão da Copa Pioneiros HR Futsal, vice campeão.

Pouco antes do fim do ano de 2009.Missões nacionais da convenção BatistaBrasileira lançam o maior desafio do séculoXXI, o Projeto Missionário Cristolândia. Oslogan é Jesus transforma. Assim convocado,o casal de missionários Pastor HumbertoMachado e a esposa Soraia dão início aoseutrabalho, que começa simultaneamente emdois pontos críticos, Praça Princesa Isabel eimediações da Estação da Luz. As tarefas sãomuito desgastantes, atividades comoalimentação, banho e troca de vestes, cortesde cabelos para os dependentes químicos emsituação de abandono e vulnerabilidade socialcom atendimento totalmente gratuito. O tempopassa muito depressa e cada um dos obreirosque vem se alistar na Cristolândia tem ciênciaque tem que matar três leões por dia paraassim superar a lei da abstinência dosdependentes. As muralhas vão sendoderrubadas, hoje na Capital 800 internos estãoem regime de restabelecimento, os resultadosdas transformações tem saldo positivo: 3.600pessoas estão reintegradas às suas famílias,à sociedade e ao mercado de trabalho.

Foram graduados muitos missionários, ehoje, na Faculdade Batista, que fica no bairrode Perdizes, muitos se preparam para serpastores. Os tratamentos são totalmentegratuitos, as laborterapias são desenvolvidascom dois cultos por dia, entre outras atividadesinternas, nossa clientela é muito selecionada

Cristolândia, sinônimo de paz amor e esperançae diferenciada, são profissionais liberais,advogados, engenheiros e médicos. Enfim,aqui há um pouco de tudo e vale pelo trabalho,só temos que ser gratos a Deus pela presençaem nossas vidas.

A Cristolândia é sustentada por doaçõesdos dirigentes, líderes e fiéis das IgrejasBatistas, não há nenhum convênio com órgãospúblicos nem mesmo com a iniciativa privada,hoje atendemos nove Estados no Brasil, nãopodemos esquecer que muito perto de nossolar existem pontos de vendas de narcóticos.

Atrelados ao projeto temos o caçula queé o Projeto Novos Sonhos, que trabalha comas crianças da Comunidade do Moinho,atividades como artesanato, esporte, músicae artes marciais como o jiu-jitsu. Desse projetojá colhemos frutos de duas meninasescolhidas para integrarem o corpo de baléde Moscow do Circo Bolshoi. Agora só meresta perguntar: esse projeto missionáriocomeçou do nada por quê?

O poder público não tem uma obrasemelhante, se faltarem recursos financeirospodem ser criados por meio de impostos sobreas bebidas alcoólicas e cigarros, devemosentender que o crack é o câncer do mundo,por isso o povo, iniciativa privada, todos quetêm fôlego devem lutar para criar mecanismospara reverter esse quadro existente, nãopodemos mais nos acovardar, esse mal nãopode acabar com as pessoas, temos que

acabar com o crack, o tempo é agora, vamosdar as mãos e levar essa proposta para asautoridades constituídas e apresentar asociedade uma carta aberta a fim de criarmosum plano estratégico para pormos fim àlibertinagem e aos narcotraficantes e a tudoque seja inversões de valores.

A triagem na Capital está situada naAlameda Barão de Piracicaba, 509, é abertade terça a sábado, das 8h ás 18h, osdependentes em situação de moradia de ruapodem usufruir os serviços de banho, trocade vestes e calçados, além disso, almoçareme tomarem um lanche.

A entidade recebe todo e qualquer tipode doações, calçados, roupas e todo tipo dealimento não perecível. Agora que fizemosalusão à Cristolândi,a fazemos uma reflexãosobre estratégias de trabalho que venhamminimizar a violência dos governos paraleloscomo os sindicatos dos crimes, corrupção,crueldade, desamor, falsidade, hipocrisia, maistemos que crer que o amor de DEUS einigualável e que sempre irá prevalecer, temosque crer e não duvidar, para ser mensageiroda paz, não precisamos ser crentes, somentesermos amigos de Deus, no jardim da vidaplantemos alegria, amor, esperança,fidelidade, harmonia, lealdade.

Alfredo Noda.

Page 5: Jornal Visão Leste -

Edição Especial - outubro de 2013 - Página 5

A Prefeitura deu início nosábado (26) a reorganizaçãode 45 linhas de ônibus dachamada Área 4, nas regiõesde Cidade Tiradentes, SãoMateus e Carrão, na ZonaLeste. A SPTrans promoverá16 alterações de itinerário, 14seccionamentos (divisão deuma linha em mais), dezsubstituições, quatro trocasde nome ou número e a cria-ção de uma nova linha. Ositinerários de trólebus nãoserão alterados.

Segundo a SPTrans, cer-ca de 200 mil pessoas utili-zam as linhas que serão reor-ganizadas e cerca de 30%dos usuários terão algumamudança em seu trajeto.

Prefeitura reorganiza 45 linhas de ônibus na Zona LesteA mudança foi implantada no último dia 26 de outubro com 16 alterações de itinerários, 14 seccionamentos, dez substituições, quatro

alterações de numeração ou nome, além da criação de uma nova linha nas regiões de Cidade Tiradentes, São Mateus e Carrão

Durante as últimas se-manas, foram distribuídosmais de 250 mil folhetos naslinhas que seriam reorga-nizadas, além de informativosdo ‘Jornal do Ônibus’ afixadonos coletivos e também,banners instalados nosterminais que receberão osnovos itinerários.

“A população da regiãoestava muito mal atendida.Então, aproveitamos essasituação para a reorga-nização necessária paramelhorar o atendimento e asmedidas serão feitas paraisso”, afirmou a diretora deplanejamento da SPTrans,Ana Odila de Paiva Souza.

As medidas fazem parte

de um projeto de reorga-nização do transporte coletivode ônibus na cidade para queo sistema se torne maiseficiente. A idéia é de que osistema seja reorganizadocom linhas mais curtas, feitaspor permissionários (micro-ônibus) e com intervalos maiscurtos para fazer o transportedos bairros periféricos,integrando em terminais comlinhas que trafegam emgrandes eixos estruturais,com veículos maiores degrande capacidade, rodandoem corredores exclusivos.

”Na prática, o usuárioterá um serviço que ele podecontar, porque hoje ele que-bra, não vem, e os intervalos

não são regulares. Ele vai terveículos maiores e melhores,velocidade mais rápida eganhar tempo de viagem”,explicou a diretora daSPTrans.

Integração

O projeto prevê reorga-nizar as 1,3 mil linhas atuaisem cerca de 900 novositinerários, sendo 380 estru-turais e 520 locais, o que nãosignifica menos opções dedeslocamento. No caso daalteração nas 45 linhas daZona Leste, o usuário ganha90 opções diferentes com osmesmos trajetos passandopelos terminais São Mateus,

Carrão, Cidade Tiradentes ena Estação de Transferênciade Itaquera, onde pode tomaroutras linhas, sem pagarnova tarifa.

“O usuário está acos-tumado a usar a mesmalinha por muito tempo e aexpectativa de fazer umaintegração o deixa inseguro,porque ele tem a imagem deque na troca de um ônibuspara outro, vai demorar. Areorganização servejustamente para evitar isso,aumentando a frequência deônibus nos pontos eevitando as filas decoletivos”, explicou AnaOdila.

No mês de outubro comemo-ramos oaniversário de 25 anos da ConstituiçãoFederal, que foi promulgada em 05 deoutubro de 1988. Foi um marco na história

recente do nosso país, ten-do início a partir dela o pro-cesso de redemocratização.

A carta magmaestabeleceu direitos edeveres a todos os cidadãose entre eles podemos des-tacar os direitos políticos.

Nos termos da nossaconstituição, a soberaniapopular será exercida pelosufrágio universal (direito devoto) e pelo voto direto esecreto, com valor igual paratodos.

Será que o eleitor temliberdade para exercer odireito de voto e escolher

seus representantes? E o voto cabresto,ainda existe?

No final do século XIX e começo do XXo sistema político brasileiro era contro-lado

O eleitor e a liberdade do votoe comandado pelos coronéis, ficandopopularmente conhecido como coro-nelismo. Nesse período nosso sistemaeleitoral era frágil e fácil de ser manipulado,onde os votos eram comprados ou trocadospor bens materiais. O eleitor era coagido avota nos candidatos indicados peloscoronéis e fazendeiros, que ordenavam seuscapangas para acompanhar os locais devotação, com a finalidade de intimidas oseleitores, já que o voto era aberto. Foi nesseperíodo que surgiu a expressão “curraleleitoral”.

Daí surgiu o voto de cabresto, umsistema um sistema tradicional de controlede poder político através do abuso deautoridade, compra de votos ou utilização damáquina pública.

E hoje, com o voto secreto, com o usoda urna eletrônica, com a fiscalização daJustiça Eleitoral, o que mudou?

Nas grandes capitais a incidência podeser menor, mas ainda temos o chamado“voto de cabresto” em nosso sistema políticoeleitoral. Temos cidades controladas porfamílias tradicionais, por empresários, porfazendeiros, que inibem o eleitor de exercer

o direito de voto de forma espontânea.

Mesmo com o voto secreto os“coronéis” dos tempos modernos aindainterferem na escolha dos eleitores, umavez que é possível obter a votação individualdos candidatos, porém, sem saber emquem cada eleitor votou.

O sistema de compra ou troca de votoinfelizmente ainda existe, bem como autilização da máquina pública em prol doscandidatos aliados ao partido que está nopoder.

Se ainda existe a compra e a vendado voto, é porque ainda temos eleitores queaceitam vender ou trocar seu voto, nãodando a importância devida a este direitoconsagrado na Constituição da República.

E como mudar este cenário? Ocidadão precisa se conscientizar doimportante papel que ele desenvolve naseleições, é preciso valorizar o voto e nãose deixar influenciar por ofertas ou favoresna hora de exercer o direito de voto.

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo

Alexandre de Souza

Page 6: Jornal Visão Leste -

Página 6 - outubro de 2013 - Edição Especial

Em 2013, a Lorenzetticomemora 90 anos, comuma trajetória marcada pelaconstante inovação, ética epioneirismo, que agregamtradição e jovialidade àmarca. Além de pioneira emduchas e chuveiros elétri-cos, segmento em que élíder há décadas, a empresatambém detém a liderançaem aquecedores de água agás, experiência de 10 anosno mercado de metaissanitários e vem se desta-cando por colocar à dis-posição dos consumidores oque há de melhor em filtrose purificadores de água elâmpadas fluorescentes

Lorenzetti comemora 90 anos demercado e apresenta Selo Comemorativo

Com trajetória marcada pela constante inovação, ética, pioneirismo e responsabilidade social,empresa completa nove décadas de tradição e liderança

compactas.Para consolidar a mar-

ca, a empresa apresenta oSelo Comemorativo de 90anos, que está inserido emtoda sua comunicaçãovisual, contemplando tam-bém as embalagens deprodutos e campanhasinstitucionais.

“A Lorenzetti entendeque o sucesso de uma em-presa depende essencial-mente de pessoas. São elasque fizeram com que aempresa chegasse aos 90anos, com tanta força evigor, aliando a experiênciaconquistada ao longo de suaexistência, com coragem e

vontade de superar qualquerdesafio”, comenta AlexandreTambasco, gerente demarketing da Lorenzetti.

História da Lorenzetti.

Fundada no bairro daMooca em 1923, a históriada Lorenzetti inicia-sequando, em viagem aoBrasil, o engenheiroAlessandro Lorenzettidecidiu instalar em SãoPaulo a primeira fábricabrasileira de parafusos deprecisão.

Na década de 50, aempresa iniciou a produçãodo chuveiro elétrico que,rapidamente, tornou-se oprincipal produto da marca.Com o sucesso do sistemade aquecimento elétrico daLorenzetti, a linha de aqueci-

mento foi ampliada, pormeio da produção de tor-neiras e aquecedoreselétricos. A partir de então,a tecnologia em energiaelétrica não parou mais decrescer, desenvolvendo-seano após ano.

Em 2012, a grandenovidade foi a entrada nomercado de lâmpadasfluorescentes compactas,com 36 modelos em diver-sas potências. Atualmente,a Lorenzetti possui mais de3.800 colaboradores e trêsparques fabris, todos lo-calizados no bairro daMooca, na cidade de SãoPaulo.

A ação que resultou na invasão doInstituto Royal, em São Roque, com

resgate de 178 cães daraça beagle usados emexperimentos e pesqui-sas, recebeu grandedestaque na mídia eaparentemente serviuapenas para mascararquestões mais graves.

Os ativistas, tãopreocupados com o usode animais como cobaias,destruíram possíveisprovas, que diante dasinvestigações do Minis-tério Público serviriam debase para comprovaçãoou não dos maus tratosaos animais.

Não sei da disponi-bilidade deste grupo, maisacredito que estas ações

midiáticas deveriam se estender a todosanimais abandonados, de raça ou vira-latas, que perambulam por todas asgrandes cidades, refém da guarda

irresponsável dos antigos donos que osdescartaram como objetos de consumosem valia.

Aqueles bichinhos fofinhos quandofilhotes, protagonistas ou coadjuvantes defilme, novelas ou comerciais de TV,crescem e requerem mais cuidados, sãoabandonados, jogados às ruas, parquesou mesmo sacrificados e jogados emterrenos baldios e córregos.

Há de se preocupar com essa situa-ção, principalmente quando nas periferiasdas cidades e nos espaços públicos nosdeparamos com dezenas de animais semdono, ou adotados por moradores de rua.Doentes, famintos e sem lar se juntam emmatilha, tornando-se agressivos e ariscosa qualquer aproximação pelo trauma doabandono e até pelo instinto de sobre-vivência.

O departamento de zoonose dosmunicípios desarticulados pelas leis deproteção aos animais, sem verbas e atéfuncionários, não tem meios para recolherou capturar estes animais para medicação,

Leis que poderiam tornar a posseresponsável, como o RG para animais

domésticos e cartilha de vacinação, nãosão cumpridas e a cada dia aumenta onúmero de abandonos sem que ao menosse façam campanhas massivas deconscientização das consequências de talato.

Gostaria de ver a ação dessesativistas, e políticos que têm a proteçãoaos animais como plataforma eleitoral, semos holofotes e câmaras, recolhendo,medicando, adotando e cuidando aomenos uma parcela dessa população deanimais abandonados.

Tia Cida

Logomarca da Lorenzetti com o SeloComemorativo

Sob a luz dos holofotes tudo é maravilhoso

Page 7: Jornal Visão Leste -

Edição Especial - outubro de 2013 - Página 7

DVD/BLU RAY CULTURA

Do produtor JerryBruckheimer e do diretor GoreVerbinski, a equipe decineastas por trás da franquiacampeã de bilheteria Piratasdo Caribe, chega O CavaleiroSolitário, uma eletrizanteaventura com muito humor eação na qual o famoso heróimascarado ganha vidaatravés de novos olhos. Tonto(Johnny Deep), o espíritoguerreiro nativo americanonarra as histórias nãocontadas que transformaramJohn Reid (Armie Hammer),um homem da lei, em umalenda da justiça, levando opúblico em uma aceleradaviagem cheia de surpresasépicas e muito humor

O Cavaleiro Solitário

enquanto os dois improváveisheróis precisam aprender atrabalhar juntos e lutar contraa ganância e a corrupção.Direção: Gore Verbinski.Roteiro: Justin Haythe, TedElliott, Terry Rossio

No verão de 2013, opioneiro diretor J.J. Abramslançará um explosivosuspense de ação que levaStar Trek para Além daEscuridão. Quando atripulação da Enterprise échamada de volta para casa,eles descobrem que uma

Além da Escuridão: Star Trekforça de terror incontrolável,de dentro de sua própriaorganização, detonou a frotae tudo aquilo que elarepresenta, deixando nossomundo em situação de crise.Tendo contas pessoais aajustar, o Capitão Kirk (ChrisPine) lidera uma caçadahumana em um mundo emzona de guerra para capturarum homem que é por si sóuma arma de destruição emmassa. Na medida em quenossos heróis são lançadosem um jogo de xadrez épicode vida ou morte, o amor serácontestado, amizades serãorompidas e sacrifícios terãoque ser feitos pela únicafamília que Kirk ainda possui:sua tripulação. Direção: J.J.Abrams. Roteiro: AlexKurtzman, Roberto Orci

Serão realizadas, nosdias 8, 9, e 10 de novembro,no pavilhão de eventos doJardim Botânico, a 114ªExposição Nacional deOrquídeas e a 38ª Mostra deBromélias de São Paulo. Oseventos são promovidospelo Círculo Paulista deOrquidófilos e pelo JardimBotânico, e fazem parte dascomemorações do 85ºaniversário do JardimBotânico de São Paulo.

Cerca de 900 plantas

Jardim Botânico comemora aniversário

com exposição de bromélias e orquídeas

Cerca de 900 plantas serão apresentadasno evento, nos dias 8, 9, e 10 de novembro

serão apresentadas noevento, incluindo a coleçãode Orquídeas e Broméliasdo Jardim Botânico. Entremicro-orquídeas e bromé-lias, as Brasilaelias purpu-rata e as Cattleyas híbridas,vermelhas e amarelas sãoas representantes nativas.Entre as estrangeiras, umdos destaques é a asiáticaVanda. Haverá, ainda,estandes para a venda deflores e acessórios.

Simultaneamente, ocor-

rerá a 29ª Expo Artes eArtesanatos do Jardim daSaúde, com barracas deartesanatos e comidastípicas.

Serviço: Data: 8, 9 e 10 denovembro. Horário: das 9hàs 17h. Local: JardimBotânico de São Paulo - Av.Miguel Estefano, 3.031 -Agua Funda - São Paulo/ -SP

O JardimBotânicooferece aovisitante umacoleção deorquídeas eBromélias ediversasespécimes deplantas

Page 8: Jornal Visão Leste -

Página 8 - outubro de 2013 - Edição Especial

Vida e obra de Cazuza estão em cartazno Museu da Língua Portuguesa

Mostra interativa traz objetos pessoaise um karokê com algumas canções do músico

e poeta da década de 80

Agenor de MirandaAraújo Neto. Mais conhe-cido como Cazuza, o cantorda década de 80 é tema daexposição recém-inau-gurada do Museu da LínguaPortuguesa. Além de trazerobjetos pessoais quecontam a vida e obra domúsico, a mostra interagecom o público, que podeentoar clássicos como"Ideologia" e "Exagerado"em um karaokê gigante."Tem o microfone com umaluz, como se fosse em umpalco. Todos querem cantare cantando, na verdade, aspessoas vão se identi-ficando com a poesia doCazuza", explica o arquitetoe cenógrafo, Gringo Cardia,que assina a curadoria.

Localizada no primeiroandar do museu, "CazuzaMostra Sua Cara" apresentaaté o dia 23 de fevereiro dopróximo ano a forma de

pensar do artista quetransformou poesias emcanções. "Um Cazuzapensador, que sempre sepreocupou com os direitoshumanos, com a questão daigualdade. E, claro, isso estápor traz das letras e músicasmaravilhosas que elesempre compôs", descreveo Secretário da Cultura doEstado de São Paulo,Marcelo Mattos Araújo.

Nem mesmo osbanheiros do museuescaparam do rock and rollde Cazuza. Uma das salasque compõem a exibiçãopermite que os visitantestenham seus rostosestampados na parede, comtrechos marcantes do artistaque mesmo após 23 anosde sua morte ainda é íconeda cena musical.

O museu, que pelaprimeira vez homenageiaum cantor brasileiro,

também vai promoveroficinas gratuitas focadas noprocesso de criação deletras de música, a partir de2 de novembro, comperiodicidade mensal.

SERVIÇO: "Cazuza, mostra

sua cara". Museu da LínguaPortuguesa (Praça da Luz, S/N, São Paulo-SP). De 22 deoutubro até 23 de fevereiro de2014. Horário de funciona-mento: às terças, o museu ficaaberto até 22h (a bilheteriafecha às 21h) | de quarta adomingo, das 10h às 18h (a

Dividida em salas, a exposição é apresentada de maneira lúdica e interativa

Do Portal do Governo do Estado

Fotos: Diogo Moreira

bilheteria fecha às 17h)fechado às segundas. Ingres-sos: R$ 6 e R$ 3 (meia entra-da), com entrada gratuita aossábados e às terças. Informa-ções (11) 3322-0080 - http://www.museulinguaportuguesa.org.br