73
I © TEARFUND 2010 MÃOS DADAS Estudos Bíblicos para transformar a nossa resposta ao HIV tearfund

MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

  • Upload
    vungoc

  • View
    228

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

I© TEARFUND 2010

ww

MÃOS DADASEstudos Bíblicos para transformar a nossa resposta ao HIV

tearfund

Page 2: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

I© TEARFUND 2010

Agradecimentos

A visão para esta colecção de estudos Bíblicos veio da percepção em que os Líderes de Igreja foram confrontados com a solicitação das suas comunidades para serem informadas acerca de HIV sem estes estarem completamente informados e equipados. É muito dificíl para pastores e outros líderes de Igreja debaterem questões em volta de HIV na Igreja quando estes têm pouca formação teológica e falta de conhecimento pleno acerca de HIV e questões à sua volta.

Estes estudos Bíblicos são desenhados para equipar pastores e líderes de Igreja com os recursos e conhecimentos para serem capazes de ajudar as suas congregações a terem um entendimento profundo acerca de HIV e uma verdadeira perspectiva bíblica desiquilibrada.

Mãos dadasEstudos Bíblicos para transformar a nossa resposta ao HIV

Editado por Isabel Carter e Maggie Sandilands

Ilustrações por Petra Rohr-Rouendaal

Design por Wingfinger Graphics

© Tearfund 2010

ISNB 978 1 904364 94 8

Publicado pela Tearfund. Uma companhia limitada por garantia. Registado na Inglaterra Sob No. 994339

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação será copiada, reproduzida, armazenada em qualquer sistema ou transmitida em qualquer outro meio sem a permissão do proprietário.

Tearfund é uma agência Cristã para o alívio e desenvolvimento trabalhando com uma rede global de igrejas locais para ajudar na eradicação da pobreza.

Estes estudos Bíblicos foram largamente compilados e escritos Durante um workshop em Lukenya, Kenya em 2009 com os peritos na área de teologica e HIV a nivel mundial.

Os colaboradores foram:

Canon Gideon Byamugisha, Igreja de Uganda

Rev. Rachel Carieggie, Tearfund

David Kabiswa, ACET, Uganda

Paul Kato Kabunga, ACET, Uganda

Professor Esther Mombo, Universidade de São Paulo, Limuru

Maryann Mwangie, Universidade de São Paulo, Limuru

Dr. Peter Okaleet, MAP Internacional

Emmanuel Otalunji, Conselho das Provincias anglicanas em Africa, CAPA

Fiona Perry, Tearfund (actualmente Visão Mundial

Rev. Patricia Sawa, ANARELA+

Dr. Stephen Watiti, Mildmay, Uganda

Glen Williams, Estrategias para Esperança, Reino Unido

Maggie Sandilands, Tearfund

Page 3: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

1© TEARFUND 2010

Introdução aos estudos Bíblicos 2

Notas para facilitadores 3

Adaptando estes estudos Biblicos para usar como sermãos 5

1 O corpo de Cristo vivendo com HIV 6

2 Entendendo a doença e sofrimento 8

3 Entendendo os pontos de vista mundial cristãos e típicos 10

4 Cura e terapia anti-retroviral (TARV) 2

5 Estígma, discriminação e negação 14

6 Auto-estigma 16

7 Perdão 18

8 Cuidado e apoio para pessoas vivendo com HIV 20

9 Plano de Deus para casados: o lugar de amor e sexo 22

10 Plano de Deus para solteiros e cônjuges não casados: o lugar de amor e sexo 24

11 Exploração sexual e violência contra mulheres 26

12 Protegendo os jovens: a sua vulnerabilidade ao HIV 28

13 Um casamento saudável leva à uma família saudável 30

14 Ser bons pais cristãos 32

15 Gênero e restauração de relacionamentos 34

16 Casais HIV-discordantes 36

17 Participação completa de pessoas vivendo com HIV 38

18 Cuidado e apoio para crianças vulneráveis 40

19 Liderança e advocacia 42

20 Preparações em caso de morte 44

21 A realidade da morte 46

22 Ajustando a vida depois de desolação 48

23 Celebrando a vida em toda sua plenitude 50

Passagens Bíblicas 52

Glossário 66

Mais leitura e materiais de recursos úteis 68

Índice 69

Conteúdo

Page 4: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

2 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

O lívro possui 23 estudos diferente, escolhidos por líderes de Igreja experientes, com conhecimentos sobre assuntos que a nossa igreja pode se beneficiar ao considera-los. Selecionem os que acharem mais relevantes para as vossas situações. Os estudos Bíblicos seguem um esboço claro. Podendo desejar fotocopiar a página de um estudo Bíblico para dar outros no grupo.

Mantendo o tempoUm tempo recomendado para os grupos usarem estes estudos seria de uma à duas horas. Mantenha o tempo – e tenha certeza de que todos os pontos e questões são cobertos. Se houver um debate mais activo e de interesse para os que fazem parte, pode concordar em fazer apenas metade do estudo e encontrarem-se outra vez para cobrir a segunda parte. Permita que haja tempo para encerrar com uma oração

Sempre comece com oração – e também adoração se for convenienteOrem usando as vossas próprias palavras ou uma destas orações de abertura para pedir a bênçao e direcção de Deus:

-Oramos para que o espírito santo abra os nossos corações e mentes para novas inspirações na palavra de Deus.

-Querido Senhor, pedimos-te que abras os nossos olhos, ouvidos, corações e mentes para aprender mais da tua palavra hoje.

Senhor, estamos agradecidos pelo teu amor e cuidado por nós. Sentimos a presença da tua misercórdia diariamente nas nossas vidas. Oramos para que possamos aprender como expressar este amor e compaixão. Ao estudarmos a tua palavra pedimos-te que nos revele as possibilidades que temos de ser vasos deste amor. Pedimos que o espirito santo irá nos revelar as próprias áreas específicas de acção em que tu nos convida.

Leituras Bíblicas As leituras Bíblicas completas para cada estudo estão disponíveis no fím deste lívro (página 52 à 65) e são extraídos da Nova Versão Internacional. Podendo fotocopia-los para usar sempre que encontrarem-se. Também pode ser muito útil ter

Introdução aos estudos Bíblicos

várias versões bíblicas para comparar se as pessoas tiverem outras versões. Encorage as pessoas para trazerem as suas próprias bíblias.

Estudos Bíblicos Cada estudo bíblico segue o mesmo esboço.

IntroduçãoEsta oferece a natureza do estudo, às vezes focaliza nas questões que estamos a debater; às vezes proporciona uma introdução à passagem.

Passagem BíblicaLeiam a passagem bíblica ou passagens juntos e referenciem a estas durante o debate.

Debate em tempos Bíblicos…Primeiro olhamos a uma passagem considerando para quem foi escrita e a situação nesse tempo. Uma série de questões ajudam-nos a aprender tudo o que podemos acerca da passagem e o que Deus está dizendo através dela.

Debate no tempo de HIV Em seguida movemos para considerar o que a passagem bíblica está nos dizendo hoje – qual é a sua relevância para nós, qual é a sua relevância nas nossas vidas, e em particular o que é que está nos dizendo acerca da questão do HIV?

Pontos chaves de aprendizagem Verifique se estes pontos sairam através do debate. Estes devem providenciar um bom resumo de aprendizagem ganho através do estudo. Estes podem também ajudar com ideias para acção.

Mais passagens para leituraVárias outras passagens relacionadas ao assunto são providenciadas, estas podem ser referenciadas durante o estudo ou usadas para mais estudos pessoais.

OraçãoSempre terminem com uma oração – orando para as nossas situações pessoais e que a aprendizagem e entendimento que ganhamos seja posta em acção.

2 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Page 5: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

3© TEARFUND 2010

Este livro toma um desafio e olhar fresco em muitas passagens da Biblia para que possam ajudar os cristãos a ganhar conhecimentos que podem ajudar para o impacto de HIV nas nossas igrejas e sociedades, e sugerir as formas em que podemos responder.

Usando este lívro – o papel do facilitadorEstes estudos Bíblicos podem ser usados por indivíduos mas com probabilidade de sair com uma aprendizagem em pequenos grupos tais como grupos de estudos Bíblicos, União das Mães ou grupos de mulheres ou clubes juvenis.

Os estudos são desenhados para debates em grupos e aprendizagem. Não requerem nenhum ”professor” mas pelo contrário um facilitador é precisado. Um bom facilitador pode ajudar criar uma atmosfera relaxada e aberta onde as pessoas se sentem seguras e podem partilhar os seus pensamentos e experiências pessoais. O facilitador deve procurar edificar relacionamentos dentro do grupo de estudo. Isto ajuda questões sensíveis e difíceis a serem levantadas e debatidas.

O facilitador deve de alguma forma exercer um tipo do papel de liderança dentro da igreja, portanto o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não ser a pessoa ideal para facilitar estes estudos. As pessoas podem ter expectativa de que estes lhes “ensinem” e providenciem as respostas correctas.

Notas para facilitadores

A Estrutura deste lívroO lívro é compilado com um esboço claro. Cada estudo bíblico contém uma primeira página de informação, guia e dicas para qualquer que for a liderar o estudo bíblico. Esta página não é para ser lida para o grupo, mas o facilitador deve levar tempo para ler e reflectir sobre o estudo antes do grupo se encontrar. As páginas do facilitador estão colocadas de acordo com o seguinte formato:

Como é que este estudo poderá nos mudar?Primeiro alistamos os objectivos do estudo: o que os participantes devem ganhar como resultado do uso e debate deste estudo bíblico. Exitem três tipos de objectivos.

CONHECENDO – estes descrevem o conhecimento prático e aprendizagem a ser ganho.

ESTANDO – estes descrevem mudanças no nosso pensamento e entendimento, mudando os nossos corações e as nossas respostas.

AGINDO – estes são as respostas práticas que podemos fazer como resultado da nossa aprendizagem.

Estes objectivos providenciam uma boa introdução ao estudo. Estes podem ser descritos muito simplesmente antes de cada estudo e podem fornecer um resumo útil no fim.

3© TEARFUND 2010

Page 6: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

4 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Informação de baseEsta sessão ajuda a providenciar informação de base que pode ajudar antes de começar o estudo. O facilitador precisa ler e lembrar estes pontos. vem providenciado também o material de referência útil

Dicas para facilitadorEstas dicas podem ajudar o facilitador a extrair debates relevantes e experiências. Alguns dos estudos são muitos sensíveis e podem ajudar a dividir homens e mulheres ou rapazes e raparigas para debates separados (lembre-se de que precisará mais um facilitador para tal). Sempre volte para o grupo maior para partilhar aprendizagens, concordando primeiro nas questões chaves para partilhar com o grupo maior, e orarem juntos antes de acabar. Quando lidarem com assuntos mais sensíveis o grupo deve concordar junto a respeitar a confidencialidade de cada um. Eles não devem passar para outros as histórias e segredos, concordar em palavras a serem usadas para questões sexuais que as pessoas sentirão-se confortáveis em usa-las durante o debate.

Encorage as pessoas mais quietas a partilharem as suas opiniões, e evite as pessoas activas ao discurso que tomem conta do debate. Peça a todos no grupo para falarem um de cada vez durante o debate, de forma a tirar proveito dos pontos de cada um dos presentes.

Debate aberto é valioso mesmo que os participantes não concordem sempre acerca dos pontos levantados. No entanto, o facilitador não deve permitir que o debate torne-se furioso e agressivo. Se isto começar a acontecer, eles devem tomar

controle, resumir as diferenças, sugerir mais oportunidades para descobrir mais informações e mover o debate para o outro tópico.

Evite “ensinamento”. Pessoas comuns têm todo o conhecimento e experiência necessária para aprender e serem inspirados pela Bíblia. Dê as pessoas a confiança para dizerem o que eles pensam – mesmo se não estiver sempre muito certo. Fornece infomação correcta factual onde houver confusão, mas o papel do facilitador é de ajudar as pessoas a descobrirem de uma forma gentil e juntamente o que a passagem está a dizer – e mais imporante o que está a dizer a eles.

Faz resumo do debate mais longo se necessário antes de mover para a questão a seguir.

Ideias para resposta práticaEstes estudos podem mudar o nosso entendimento e a maneira como nos sentimos acerca de certas questões. No entanto, isso pode não ser suficiente. De uma forma ideal eles devem levar a uma acção também – Enquanto o debate das passagens bíblicas chega ao fim, ajude as pessoas a focalizar nas que podem ser as respostas práticas que podem tomar. Use algumas destas ideias se forem relevantes

4 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Page 7: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

5© TEARFUND 2010

Adaptando estes estudos Bíblicos para usar como sermãos

Estes estudos Bíblicos são desenhados para equipar pastores e líderes de Igreja com os recursos e conhecimentos para serem capazes de ajudar as suas congregações a terem um entendimento profundo sobre HIV e uma verdadeira perspectiva bíblica desiquilibrada das questões em volta de HIV.

Cada um dos tópicos considerados para o estudo Bíblico em grupo, deve providenciar ideias excelentes para sermãos. A Igreja tem um mandato Bíblico claro para trabalhar no meio dos pobres e dos marginalizados nas nossas sociedades. Muitas vezes hoje, isto incluirá pessoas que sofreram o impacto de HIV de várias formas. A Igreja tem um papel fundamental na informação dos seus membros com o ensinamento acerca de HIV que é biblicamente inspirada. Os líderes da igreja têm respeito e autoridade, não somente dentro das suas comunidades eclesiastas, mas normalmente uma sociedade fora também. Eles estão bem colocados para desafiar estigma, atitudes inúteis, mitos prejudiciais, e advocar mais apoio para cuidados sanitários e para crianças vulneráveis.

Muitas vezes os líderes da igreja são relutantes para debater e pregar nos assuntos sensíveis como sexualidade, relacionamentos familiares, prevenção do HIV e abuso. Esta relutância encoraja a ignorância, que danifica muitas vidas, em particular as vidas de pessoas mais jovens. Precisamos de líderes corajosos que podem proclamar a verdade bíblica em amor e inspirar os seus membros para partilhar o amor de Cristo dentro das suas comunidades.

O lívro possui um olhar fresco em muitas passagens bíblicas e podem facilmente serem adaptadas como uma fonte de materiais para sermão. Comece por usar informação de base e a introdução para refrescar o seu pensamento e entendimento. Pode querer olhar com mais profundeza nos factos usando as referências providenciadas.

Quando usar os estudos bíblicos como base para sermãos, recomendamos uma leitura cuidadosa e reflexão nas passagens. As passagens bíblicas adicionais podem também provar uma fonte rica de ideias. Considere as respostas para debater questões relacionadas à passagens bíblicas e usa-las para providenciar uma introdução para explicar a passagem bíblica e a aprendizagem chave.

Em seguida considere as questões de debate que relacionam-se com o contexto de HIV hoje. Que pontos chaves poderão sair destas questões? Use as constatações chaves como lista de verificação para assegurar que todos os pontos principais são cobertos no seu sermão de ensinamento.

Quando concluir, olhe tanto para os objectivos de aprendizagem e na resposta prática. Revisite as suas notas de sermão – que mudanças gostaria de fazer:

- no entendimento e conhecimento das pessoas

- nas atitudes e corações das pessoas

- nas respostas práticas das pessoas para a sua pregação?

Quais os desafios deixará com as pessoas? Como é que espera que eles vão responder?

Pode concluir alguns estudos de caso. Histórias e experiências pessoais no serviço que trarão o seu sermão à vida e fazer com que este seja realmente relevante à congregação? .

Decidí quebrar o silêncio e divulgar o meu estado por duas razões. Uma era actualmente pessoal no sentido em que eu sentia que se eu falasse sobre a minha situação então as pessoas estariam numa melhor posição para me apoiar com informação apropriada, com os serviços de auto-protecção e auto-cuidado. Mas a outra razão foi mais sobre a responsabilidade de liderança religiosa. Senti que se eu vivesse com uma dupla identidade, então não estaria a dar um modelo exemplar para as pessoas que dirijo, sabendo que eu sou uma coisa no público e outra coisa no privado.

Canon Gideon Byamugisha, Fundador de INERELA+

5© TEARFUND 2010

Page 8: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

6 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…- que todos somos um no corpo de Cristo, pessoas

vivendo com HIV e pessoas sem HIV- que Deus não distingue e nem nós devemos

Nós ESTAREMOS… - a entender mais o quão facilmente as pessoas

vivendo com HIV podem se sentir excluídas.

- a conhecer as necessidades específicas, não necessariamente práticas, daqueles de nós vivendo com HIV.

- a amar mais os outros dentro das nossas familias eclesiastas.

Nós AGIREMOS…- para garantir que a igreja se beneficie dos dons,

habilidades e experiência daqueles de nós vivendo com HIV

- para encorajar uma resposta positiva da igreja de modo a abraçar as necessidades práticas, emocionais e espirituais daqueles de nós com HIV

Informação de baseÀs vezes a igreja ignora, ou mesmo nega, a existência de HIV e SIDA no meio dos membros e líderes. O resultado é causar dores e divisão e permitir ignorância acerca de HIV e as nossas respostas para seu impacto, e danificar o corpo de Cristo.

Pior do que ignorar HIV no meio dos nossos membros é uma profunda crença e incorrecta que não ajuda de que o HIV “é um castigo de Deus sobre o seu povo pela forma como vivem as suas vidas.

1 O Corpo de Cristo vivendo com HIV

Em todo o mundo há cerca de 33 milhõs de pessoas vivendo com HIV e cerca de 15 milhões de crianças que perderam um ou ambos pais vitimas de SIDA. Pessoas vivendo com HIV fazem parte do corpo de Cristo em quase todas as igrejas do mundo inteiro.

Dicas para facilitador Pessoas vivendo com HIV são pessoas valiosas e importantes nas nossas igrejas com muito para contribuir como parte do corpo de Cristo.

Dentro deste grupo pode haver pessoas com HIV, seja sensível e inclusivo sempre na linguagem a usar nos grupos de estudo Bíblico. Por exemplo, “aqueles de nós vivendo com HIV” – nunca ás pessoas infectadas” de uma forma quieta leva as pessoas para um lado e explique se eles estiverem a usar uma linguagem que não ajuda.

Ajude as pessoas a avaliarem a atitude das suas igrejas para com os seropositivos e para com aqueles que estão dentro da família da igreja vivendo com HIV. Qual é a situação ideal dentro de uma igreja? Que mudanças precisam ser feitas para alcançar este lugar de boas vindas e vivacidade, de apoio e inclusão?

Ideias para resposta prática Ajude o grupo a imaginar que todos irão ser testado para o HIV – e imaginar que alguns terão o resultado positivo. Como é que nós gostariamos que a igreja e a comunidade respondesse se fossemos nós a viver com HIV? Como é que Jesus receberia e apoiaria aqueles de nós com HIV? (Considere a atitude de Jesus para com os doentes, trabalhadoras do sexo, cobradores de imposto, leprosos ou a mulher com hemorragia interna). Como é que a nossa igreja recebe, entende e apoia aqueles de nós com HIV? Verifique as diferenças e trabalhe em prol das mudanças e formas de reduzi-las. Se não existir nenhumas (tem certeza?) ajude outras igrejas.

Considere as necessidades diferentes daqueles de nós quer a viver com HIV quer afectado por ela no meio das nossas familias e amigos: adultos, crianças, provedores de cuidados, pais e avós.

Referênciaswww.avert.org/statistics.htm separando HIV e SIDA

O número de pessoas vivendo com HIV

cresceu de cerca de 8 milhões em 1990 para 33 milhões hoje,

e ainda continua a crescer. Cerca de 67% de pessoas vivendo com HIV estão na

Africa Sub-sahariana

AVERT 2007

6 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 9: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

7© TEARFUND 2010

1 Corintios 12:12–27

O Corpo de Cristo vivendo com HIV O Corpo de Cristo tem HIV. O Corpo de Cristo está a morrer. O corpo de Cristo não possui casa própria. Isto porque quando uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre. Não existe “nós” e “eles” Somos todos afectados. As nossas vidas estão todas ligadas e tecidas juntas e temos que edificar sobre este sentido de estar conectado.

Esta passagem segue uma descrição maravilhosa dos dons espirituais que Deus deu à igreja; dons dados a indivíduos mas a serem usados em benefício de toda a igreja

Debate

Nos tempos Bíblicos… 1. Como é que a Igreja forma um corpo apartir de

muitos membros? Os versículos 12 e 14 estão a referir a uma igreja

ou a toda família da igreja – ou ambas?

2. Nos tempos de Jesus, como era radical dizer que os escravos eram os mesmos que as pessoas lívres nos olhos de Deus? (versículo 13) porquê Paulo disse isto?

3. Quais são os membros mais importantes do corpo humano? O que acontece ao resto do corpo quando uma parte do corpo é danificado ou estiver com dores?

No tempo de HIV… 4. Porque é que as nossas igrejas ás vezes não

trabalham bem juntas como um corpo?

5 . As palavras de Paulo no versículo 13 eram um desafio contra escravos nos seus dias. De quê nos desafiaria hoje em dia na maneira como discriminamos entre diferentes grupos de pessoas?

6. Será que nós identificamo-nos o suficiente com os que sofrem no nosso corpo da igreja? (versiculo 26)

7. Leia o versículo 13 em voz alta, trocando a palavra “judeus” com “pessoas vivendo com HIV” e Gregos com pessoas vivendo sem HIV”. O que isto significa partilhar num um espírito?

8. Como é que esta figura da igreja como um só corpo desafia-nos sobre os nossos relacionamentos com aqueles de nós vivendo com HIV na nossa igreja?

9. Como podemos entender melhor as suas realidades e realmente partilhar as suas tristezas e alegrias?

10 . Qual seria a resposta se a igreja em geral respondesse como “um corpo” para com os necessitados?

Pontos chaves de aprendizagem Como povo de Deus somos todos um corpo – partilhando os dons que Deus nos deu – não para o nosso benefício mas para o benefício de todo o seu corpo igreja.

Deus vê apenas filhos preciosos quando olha para nós – não pobres e ricos, não escravos e livres, não pessoas vivendo com HIV e pessoas vivendo sem HIV, nós devemos ver as pessoas com os seus olhos também e amar um ao outro igualmente.

Pontos de oração

Orem para que a nossa igreja seja um lugar de acolhimento e esperança para todos que vêm.

Orem para todas as pessoas que sentem que a nossa igreja não entende as suas necessidades.

Orem para que as igrejas em volta do mundo se tornem lugares de entendimentos partilhados e onde as necessidades de todos são atendidas.

Mais passagens para leitura

GÁLATAS 3:26-28 Somos todos um em Cristo

LUCAS 10:27 Amai o teu próximo como a tí mesmo.

Page 10: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

8 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…- que a doença não é um castigo de Deus pelo

pecado, incluindo doenças relacionadas com HIV

- que Jesus revelou novas verdades sobre as causas de doenças que desenvolvem além do entendimento do antigo testamento.

- o quão essencial é para nós mostrarmos o amor de Deus aos outros que passam por doença e sofrimento

- que medo em sí pode fazer com que as pessoas fiquem doente (ligados ao temor de maldição)

Nos ESTAREMOS…- com mais compaixão para com os outros, e

aqueles de nós vivendo com HIV.

- com mais compaixão e entendimento de nós mesmos (vencendo auto-estigma)

- com mais conhecimento e informados acerca das causas das doenças.

- a não julgar aqueles de nós vivendo com HIV

Nós AGIREMOS…- respondendo com apoio de compaixão do que

perguntar como é que a pessoa ficou infectada?

- desafiando auto-estigma (o sentimento de que não somos dígnos e somos vergonhosos e merecemos o que estamos a passar)

- identificando as formas modernas e tradicionais para pensar sobre as causas e curas de doença.

Dicas para facilitador

Focalize no ponto do ensino alarmante e crucial que Jesus faz: que a cegueira do homem não é o resultado do pecado – tanto dele assim como dos pais. Assegura que este ponto vem claramente do entendimento de todos, porque esta constitui uma maior pedra tropeçadora para muitas pessoas dentro da igreja.

Ideias para resposta prática

Aliste crenças tradicionais acerca de doenças e suas causas. Debate como cada crença pode ser reconsiderada na luz do ensinamento de Jesus nesta passagem. Considere as formas para identificar as oportunidades de se juntar nas conversas quando as pessoas estão a falar sobre aqueles que na igreja ou na comunidade eatão doente, e desafie as crenças tradicionais acerca das causas das doenças

Referências

www.godswordforyou.com/estudos bíblicos/sofrimento

Cinco estudos Bíblicos sobre sofrimento.

www.Biblelight.org/suffer.htm

PILLARS: Respondendo mais positivamente ao HIV e SIDA.

Pela Tearfund – Estudos Bíblicos 8 e 9

Entendendo a doença e sofrimento2 Jovens

(abaixo de 25 anos) actualmente contam com metade de novos casos de HIV a nível mundial. Muitos destes são bebés nascidos

com HIV AVERT 2007

O HIV so é transmitido quando o sangue ou fluídos corporais (leite do peito, sémen, ou fluídos sexuais da mulher) de alguém com HIV são partilhados:

- durante o sexo (a forma mais comum – 80% é transmitido através do sexo).

- durante a gravidez, parto e aleitamento.

- nas transfusões de sangue (Com sangue não testado).

- Partilhando agulhas contaminadas ou usando facas ou laminas contaminadas

HIV não pode ser transmitido pelo toque, - aperto de mãos, abraços, uso de latrinas, partilhando copos e pratos.

8 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 11: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

9© TEARFUND 2010

Entendendo a doença e sofrimento Jesus veio para cumprir as palavras da lei e dos profetas no antigo testamento. O antigo testamento muitas vezes liga o pecado com o sofrimento, todavia também temos a história de Jó para mostrar que as pessoas que temem a Deus podem sofrer sem nenhuma causa. Quando Jesus veio a sua vida e as suas palavras providenciam-nos com mais uma completa revelação da mente de Deus. Nesta passagem Jesus claramente diz que quando encontramo-nos cara a cara com alguém que sofre de uma doença, a resposta correcta não é pensar no pecado que terá cometido, se houver, que pode ter causado as suas doenças. Mas pelo contrário Ele diz que a doença e sofrimento dão-nos oportunidade para seguirmos o exemplo de Cristo de cuidado amoroso e serviço para com outros.

Neste estudo bíblico nós reflectimos sobre a história de Jesus curando um homem cego e ouvir o que Jesus diz acerca das causas do sofrimento e da doença.

Debate

Nos tempos Bíblicos…

1. Por favor conta de novo a história em suas próprias palavras.

2. O que é que os discipulos acreditavam que fossem a causa da cegueira do homem?

3. Como é que Jesus desafia o entendimento dos discipulos?

4. O que é que Jesus fez para ajudar o homem?

5. Como é que o homem se auxiliou no processo da sua cura?

No tempo de HIV… 6. Quais são as diferentes crenças tradicionais na

nossa comunidade sobre as causas das doenças, incluindo HIV?

7. Se Jesus tivesse que vir aqui, o que é que acha que Ele havia de dizer acerca destas ideias?

8. Aqueles de nós vivendo com HIV sofrem a culpa e estigma. Incluíndo auto-estigma. Por causa destas ideias?

9. Quando encontramos alguém vivendo com HIV, qual é a pergunta certa a fazer: “Como é que apanhou o HIV?” ou Como é que podemo-nos ajudar um ao outro na nossa comunidade para combater o HIV?

João 9:1-7

10. Como é que podemos seguir o exemplo de Jesus e usar esta nova compreensão acerca da doença, para ter mais compaixão e menos julgamento mútuo. (Jesus mostrou compaixão e disse-nos para não julgarmos os outros)

Pontos chaves de aprendizagem Doença não é muitas vezes uma consequência

directa de um certo pecado.

Jesus nos diz para nunca julgar os outros

Pontos de Oração Orem para uma mudança completa do coração

nas nossas crenças (faladas e não faladas)sobre as consequências do pecado na vida das pessoas.

Orem para aqueles que nós conhecemos que sofrem da resposta da igreja em culpa-los pelo seu estado de HIV, seu sofrimento e ou seus problemas práticos.

Orem para que possamos viver o desafio de Jesus para fazer a sua obra e mostrar a sua luz e amor aos outros.

Mais passagens para leitura.GÊNESIS 9:12-16 Deus faz uma aliança de não destruir mais todas as criaturas vivas.

HEBREUS 9:15 Jesus traz uma nova aliança, tendo morrido para nos redimir dos nossos pecados.

JÓ 3 Jó é um homem justo que não se pode achar nehuma razão para seu sofrimento.

MATEUS 9:35-38 Jesus teve compaixão com as pessoas com todo o tipo de problemas

Page 12: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

10 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…- e entenderemos exactamente como é que HIV se

expande.- a ênfase bíblica na busca da verdade de Deus em

todas as situações.- os perigos de ignorar os mitos e tradições que não

ajudam a respeito de HIV.

Nós ESTAREMOS…- com mais conhecimento de que ´a verdade nos

libertará’ (João 8:32)- mais vigilantes para descobrir e agir na verdade e

no conhecimento do que em mitos.

Nós AGIREMOS…- para consciencializar das práticas tradicionais e

mitos prejudiciais.- para assegurar que as nossas vidas não

prejudiquem aos outros.- para proteger a vida daqueles que estão em risco

de mitos e tradições prejudiciais.

Informação de baseExistem muitos mitos e tradições inuteis a respeito de HIV. Algumas são simplesmente inúteis, outras são perigosas e podem colocar as nossas vidas em risco. Deus deu aos cientistas conhecimentos consideráveis acerca de HIV e nós temos o dever de assegurar que obtenhamos e entendamos informação viável e acerca de HIV. A tabela abaixo mostra alguns mitos comuns. Existem muitos outros nas diferentes comunidades.

Cortar os orgãos genitais femeninos é doloroso e causa muito sofrimento e danifica a saúde e a fertilidade, seja inicialmente ou mais tarde na vida, não traz benefícios a saúde (OMS). Danos físicos também aumentam os riscos de infecção de HIV.

Dicas para facilitador Debate quais os mitos e tradições que são

comuns na nossa comunidade? Quais as suas consequências?

Onde é que podemos obter informação viável sobre o HIV dentro do nosso país? Como podemos partilhar isto efectivamente?

Como podemos reduzir o risco de passar o HIV durante a tatuagem ou decorações faciais ou durante a circuncisão masculina?

Ideias para resposta prática.Focalize em como criar uma fonte e partilhar efectivamente informação apropriada e como desafiar mitos perigosos e inúteis nas nossas sociedades.

Referencias www.avert.org www.unaids.org

www.who.int/mediacentre/factsheets

3 Entendendo o ponto de vista Cristão e típico do mundo

Mais gravidezes indesejadas, expansão de HIV e outras doenças transmitidas sexual-mente.

Dormindo com uma virgem cura HIV

Não há cura para HIV As raparigas jovens e mesmo os bebés sofrem danos mentais e físicos por muito tempo se forem violadas.

Dormindo com 100 mulhe-res cura HIV

Não há cura para HIV Aumenta o risco da expansão de HIV e contrai outras doenças sexualmente transmissíveis, infidelidade.

Pode mostrar que você é homem de verdade dormindo com muitas mulheres

Deus ordenou o sexo a ser desfru-tado dentro do relacionamento do casamento fiel

Homens estão em maior probabilidade de con-trair o HIV quando estão casados.

Usando Preservativos enfraquece-te

Preservativos previnem a gravidez e protegem contra o HIV e outras doenças de transmitidas sexual-mente

Corte genital femenino causa danos fisicos,aumenta o risco de infecção de HIV, pode causar complicações e infecções que podem levar a infer-tilidade, leva ao aumento de risco de complicações no parto e mortes aos recém-nascidos (OMS)

Corte dos orgãos genitais fe-meninos (ou Mutilação genital Femenino MGF) é essencial para manter a mulher pura

A Organização Mundial da Saúde constatou que o corte genital fe-minino não traz beneficios a saúdee magoa as raparigas e mulheres em varias formas

Mito ou tradição Verdade Impacto de mito ou tradiçao

10 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 13: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

11© TEARFUND 2010

Entendendo a visão Cristã e típica mundial

Moisés tinha tirado os israelitas da escravatura no Egípto, atravessando o mar vermelho e passando pelo deserto, com Deus providenciando manã e água e dirigindo-os com pilar de nuvem de dia e fogo de noite (Êxodo 13:21-22). Eles tinham por-tanto testemunhado muitos sinais milagrosos da presença de Deus guiando-os. Depois Deus chamou Moisés para o Monte Sinai para falar directamente com ele deu-lhe os dez mandamentos, a lei e regu-lamento para adoração.

Debate

Nos tempos Bíblicos…1. Moisés tinha dado Arão autoridade como Sumo

sacerdote. Porque é que estava tão pronto para ir avante com o que os israelitas queriam?

2. Que tipo de stress os levou a retomar as suas crenças tradicionais de adorar falsos deuses?

3 . Qual era a resposta dos israelitas para este novo deus e acessível?

4. O que é que o povo perdeu por ter voltado aos seus caminhos antigos e que sofrimento e danos resultou à comunidade pelas suas escolhas?

5. Quais foram as consequências da ira de Deus?

6. Porque é que Moisés fez com que o povo bebes-se o pó do ídolo queimado (Versículo 20)?

No tempo de HIV…7. Os nossos líderes lideram por exemplo ou por

prometer o que eles sabem que as pessoas que-rem? Dê alguns exemplos de ambos e as suas consequências.

8 . Que ídolos são adorados hoje, no lugar de Deus ou juntando com Deus?(Exemplo, dinheiro.) quais são as consequências?

9. Que poder os mitos e crenças tradicionais do-minam os cristãos hoje?

10. Existem tradições culturais que ajudam a refor-çar os valores cristãos de Amor e caridade?

11. Pensa nos exemplos de mitos danificadores e tradições. Como podemos mostrar a falta de verdade neles?

12. Como pode o conselheiro de Deus, o Espírito Santo, ajudar-nos a testar se alguma coisa é verdadeira ou falsa? Podemos partilhar alguns exemplos?

13. Como podemos ajudar as pessoas a verem que a verdade de facto nos liberta? (João 8:32)

Pontos chaves de aprendizagem Para além de todos os sinais milagrosos que eles experimentaram(as pragas, a travessia do mar verme-lho, a provisão de manã e água no deserto), e um líder forte, bravo e justo, Moisés, o povo de Israel foi rápido em voltar ás suas crenças tradicionais e adoração dos falsos deuses.

Os líderes da igreja têm que estar firme e afirmar a verdade e condenar os mitos danificadores e tradições de modo a dar as pessoas a confiança para quebrar os seus poderes.

Aqueles que estão na liderança precisam corrigir os seus irmãos e irmãs em Cristo, se eles estão conscien-cializados de que estão a crer numa informação incor-recta, particularmente acerca de HIV.

Pontos de Oração Orem para que todos nós olhemos calmamente nos mitos e tradições que crescemos com elas que podem ainda nos deter, especialmente no tempo de stress.

Orem para os nossos lideres políticos e de igreja para mostrar integridade e coragem ao falar a verdade e na condenação de qualquer falso ensinamento.

Orem para que o Espirito Santo possa ser um guia con-tínuo para nós em achar o caminho certo para frente.

Mais passagens para leituraGÁLATAS 5:1 Liberdade em Cristo

JOÃO 8:32 A verdade nos libertará.

Êxodo 32:1-20 João 14:15-17

Entre

100 à 140 milhões de raparigas e mulheres a nível mundial estão a viver com as consequências de corte dos órgãos genitais femenino,

a maioria delas estando em África.

Factos OMS

Page 14: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

12 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…- as diferenças entre curar e sarar.- que os milagres de Deus ocorrem em maneiras

diferentes em tempos diferentes para diferentes pessoas.

- que TARV é a provisão milagrosa de Deus, seguindo as orações de muitos para Deus ajudar os médicos a acharem uma forma de tratar HIV

- Porquê é importante a preserverança com o TARV, mesmo se as pessoas se sentirem melhor.

Nós ESTAREMOS… - a ser dado fé para crer que o tratamento e oração

funcionarão.- abertos para a verdade de que o Deus que está

atrás das descobertas científicas é o mesmo Deus que está atrás da cura espiritual.

- capacitados para entender de que toda a cura vem de Deus.

Nós AGIREMOS…- com coragem para promover e procurar

aconselhamento e testagem voluntário para HIV. - para continuar com tratamento juntamente com a

oração. - para encorajar outros para irem a testagem e

tratamento e ajudar-lhes com o seu tratamento – para promover vida positiva saudável para o

corpo, mente e espírito.

Informação de base Explique o que envolve o TARV. Explique como é importante continuar com o TARV, mesmo quando nos sentimos melhor. Quando paramos de tomar ARV, na altura em que ficamos doente outra vez e a próxima vez os medicamentos não vão funcionar devidamente.

Nos países em desenvolvimento, 10 milhões de pessoas encontram-se numa

necessidade imediata de TARV que dá vida; destes,

somente (31%) estão a receber estes comprimidos.

Cura e terapia antiretroviral (TARV)4

Todos nós, não apenas pessoas suspeitas de que podem ter HIV, devemos ir ao aconselhamento e testagem voluntária. Só assim as pessoas podem receber o conselho médico para certificar se gozam de boa saúde – e se necessário receberem TARV.

TARV envolve tomar comprimidos muito fortes que podem causar efeitos colaterais tais como nauseas. Encorajando as pessoas a beberem muita água e limpa pode ajudar. Chá simples adicionando o gengibre, folhas ou casca de caneleira na água quente também pode ajudar, mas evitar tratamentos ervanários que podem interferir com TARV.

Dicas para facilitador Certifique se as pessoas entendem que a cura que vem da fé e a cura médica estão todas interligadas – elas não são opostas.

Explique que a grande diferença entre orar pela cura para pessoas vivendo com HIV enquanto encoraja-os a beneficiar-se plenamente dos serviços médicos – e a falsidade de dizer as pessoas a terem fé de que Deus irá cura-los e que tomando ARV mostra a falta de fé.

Nós podemos ser curados – da saúde física, espiritual e emocional – enquanto o virus ainda permanece no nosso organismo. Tanto o tratamento assim como a oração são essenciais para esta cura holística.

Ideias para resposta prática Peça alguém aberto sobre vivendo com HIV e alguém que esteja a tomar TARV para trazerem os seus comprimidos e explique a combinação dos comprimidos, os efeitos colaterais e benefícios.

Encorage uma consciecialização completa da situação local no que relaciona com a provisão e fornecimento continuo de TARV. Diferentes países e regiões tem muitos acessos diferentes de fornecimento dos comprimidos para TARV, se o TARV não estiver livremente disponível para todos, considere como a igreja pode fazer um lobby para esta provisão.

Referências www.avert.org/treatment.htm

www.unaids.org/en/Políticas e práticas/Tratamento de HIV

12 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 15: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

13© TEARFUND 2010

Cura e terapia Antiretroviral (TARV) Esta história centra-se sobre algumas “grandes” pessoas realmente importantes – Naamã, um grande comandante do exército, o rei de Aram e o rei de Israel. No entanto, é um povo humilde. Servos, que vêem e entendem a obra de Deus e que são usados para transformar o entendimento de Naamã. O profeta de Deus Eliseu não providencia a cura milagrosa que Naamã espera. Pelo contrário Naamã tem que se humilhar e aceitar uma cura simples e prática em que ele tem que participar.

Debate

Nos tempos bíblicos… 1. Quem são as personagens nesta história e o que

aprendemos deles? 2. Como é que a rapariga Israelita escrava ajudou

o Naamã? Alguém antes tinha reconhecido a doença de Naamã?

3. Que tipo de cura o Naman esperava do profeta Eliseu?

4. Porque é que o Naamã não esteve apto em seguir logo na prior o conselho de Eliseu?

5. Como é que os servos de Naamã o ajudaram?

No tempo de HIV…6. Exitem pessoas no nosso meio como as pessoas

na história? 7. Quais os tipos de tratamento e cura que Deus

providenciou para aqueles de nós vivendo com HIV?

8. Porque é importante continuar com o tratamento e oração mesmo quando sentimo-nos melhor?

9. Que comportamentos podem ajudar a todos nós, incluindo aqueles vivendo com HIV, para viver mais, mais vidas saudáveis e proteger a nós mesmos e outros das novas infecções?

10. O que Deus quer que nós, como sua igreja, façamos para promover a saúde e cura para aqueles de nós vivendo com HIV?

Pontos chaves de aprendizagem A descoberta do TARV removeu a sentença da morte que formalmente estava associada com o HIV e SIDA. É possível voltar a gozar de boa saúde física, através de tratamento e oração, enquanto o HIV permanece no nosso organismo.

Curar é diferente de sarar. Não há casos aprovados cientificamente de alguém ter movido de ser HIV-positivo para HIV-negativo (Ex: ser curado de HIV). Os milagres de Deus ocorrem em diferentes maneiras para pessoas diferentes. Nós oramos para Deus ajudar os médicos a acharem um meio de tratar a infecção de HIV. TARV é a provisão milagrosa de Deus, agora disponível para muitos.

Aqueles de nós que sabemos ou suspeitamos que temos HIV, temos que tomar toda a responsabilidade de não passar o vírus para outros. Aqueles de nós que não temos HIV, temos que tomar toda a responsabilidade de não contrai-lo.

Pontos de oração Orem para os que trabalham com os serviços médicos nas nossas comunidades, para que possam mostrar professionalismo, compaixão, sabedoria e honestidade em atender as necessidades daqueles que precisam da sua ajuda. Orem particularmente para Cristãos que trabalham nos serviços médicos, e para hajam recursos suficientes.

Como igreja precisamos de orar com pessoas e também encorajar aqueles de nós vivendo com HIV para obter e continuar com TARV.

No fim, Deus cura todos nós através da morte, terminando o sofrimento na terra e trazer-nos à vida eterna com Ele.

Mais passagens para leitura.EZEQUIEL 37:1-14 Combinada cura espiritual e física.

JOÃO 5:1-8 Um homem incapacitado toma responsabilidades pessoais no processo de cura.

DEUTERONÓMIO 29:29 Deus revela novas coisas para abençoar a nós e as futuras gerações.

2 Reis 5:1-15

Page 16: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

14 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – e entenderemos os efeitos que estigma, discriminação e negação têm na expansão do HIV.

Nós ESTAREMOS… – capacitados para fornecer cuidados e apoio para as pessoas vivendo com HIV e membros da família na abordagem das questões de estígma, discriminação e negação.

Nós AGIREMOS…–para ajudar a criar o amor incondicional, cuidado e compaixão para pessoas vivendo com HIV e suas famílias.

Informação de base Três factores chaves – Estigma, discriminação e negação – contribuem para a expansão do HIV por todo o mundo.

ESTIGMA significa um sentido de disgraça ou vergonha. É revelada pela reprovação, condenação e rejeição de pessoas vivendo com HIV pelos membros das suas família, vizinhos, empregadores e comunidades.

DISCRIMINAÇÃO significa tratar alguém injustamente por causa de preconceito ou informação incorrecta; por exemplo pessoas de uma raça diferente ou religião, ou pessoas vivendo com HIV.

NEGAÇÃO significa recusa de aceitar algo verdadeiro, (tais como recusar aceitar a existência de HIV na familia de alguém ou comunidade) mesmo com evidências claras.

Por causa do enorme estigma ligado ao HIV e SIDA, muitas pessoas vivendo com HIV sofrem discriminação apartir dos membros da família, amigos, colegas de trabalho, funcionários da saúde e comunidades da fé. Isto leva à expansão da negação da realidade de HIV. Se as pessoas estiverem em negação acerca de HIV, elas são menos afluentes a serem testados para o HIV e praticar as formas mais seguras de comportamento. Muitas vezes as mulheres enfrentam uma maior discriminação e são culpadas injustamente pelo seu estado de seropositividade (embora possa ser possivel que o homem tenha sido a fonte).

Dicas para facilitadorFocalize nas formas práticas nas quais as pessoas vivendo com HIV passam pelo estigma e discriminação nas nossas Igrejas e comunidades. Examine que impacto tem sobre nós, sobre outros e sobre as suas famílias.

Temos conhecimentos de evidências de negação acerca de HIV nas nossas Igrejas e famílias? Como podemos desafiar tal negação e encorajar a abertura?

Ideias para resposta prática

Ajude as pessoas a estarem claras acerca das consequências de estigma, discriminação e negação nas suas igrejas e comunidades – e debater as formas de lidar com cada uma destas formas.

Referências

Vidas Positivas: Líderes Religiosos vivendo com ou pessoalmente afectados pelo HIV e SIDA Série No 1 de Chamados para Cuidar, da Strategies for Hope Trust, Oxford 2005

5 Estigma, discriminação e negação

14 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 17: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

15© TEARFUND 2010

Estigma, discriminação e negaçãoEsta história acontece no templo depois da Festa dos tabernáculos. Os Fariseus e os mestres da lei trouxeram esta mulher à Jesus de forma a testar Jesus e desacredita-lo.

Debate

Nos tempos Bíblicos…1. Quem são as principais pessoas na história?

2. De que trata realmente esta história?

3. Versículo 4 desta passagem declara que aquela mulher “foi apanhada no acto de adultério´ porquê, portanto foi somente a mulher, e não o homem com quem ela estava, quem era acusada de adultério e trazido perante Jesus e a multidão de pessoas?

4. Porquê Jesus respondeu daquele maneira?

5. Por quê os Fariseus e os Mestres da Lei a abandonaram?

No tempo de HIV…6. se uma mulher casada na nossa comunidade

faz teste e seus testes forem positivos antes do marido, como é que ela é tratada pelo seu marido e os membros da familia dele?

7. Como as atitudes na nossa comunidade para com as mulheres grávidas vivendo com HIV afecta as suas oportunidades de receber bons cuidados médicos durante a gravidez e parto.

8 . Como é que estas atitudes afectam as oportunidades do bebé contrair HIV da sua mãe durante o parto?

Pontos chaves de aprendizagem

Não corre para julgar os outros, pois todos nós pecamos e estamos destituidos da glória de Deus (Romanos 3:23-24)

As mulheres são frequentemente culpadas pela transmissão de HIV., porque são muitas vezes as primeiras a descobrirem o seu estado, mas elas podem ter contraído o virus dos seus maridos.

Como cristãos, temos uma responsabilidade de empreender esforços para desafiar estigma, discriminação e negação.

A eficácia dos serviços de saúde, tais como cuidados durante a gravidez e parto, depende largamente da falta de estigma contra mães sero-positivas

Pontos de oração

Dê graças a Deus que Jesus veio ao mundo para o salvar, não para condenar o mundo. Todos nós precisamos de ser salvos justamente como aquela mulher para começarmos uma nova vida.

Mais passagens para leirura:

JOÃO 4:1-26 Jesus e a Mulher Samaritana.

JOÃO 5:1-15 Jesus cura um homem paralítico.

João 8:1-11

Page 18: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

16 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?Nós SABEREMOS…– e entenderemos como desenvolver habilidades de mecanismos de combater contra auto-estigma e como encorajar a viver positivamente.

Nós ESTAREMOS… – a ser dado um entendimento para estar ao lado de pessoas com auto-estigma e gentilmente encoraja-los a ganhar em auto-confiança.

– capacitados para promover o bem estar positivo de indivíduos com a infecção de HIV.

Nós AGIREMOS…– para restaurar a dignidade de pessoas que sofrem de auto-estigma mostrando-lhes amor e compaixão de Cristo.

– providenciar uma melhor compreensão e trazer igualidade no meio do povo de Deus no combate a injustiça na sociedade.

Informação de baseAuto-estigma é o sentimento de que as pessoas estão a evitar-te ou apontando ácusando´dedos devido a uma particular razão. É como se estivessemos a blasfemear, que somos de alguma forma´indignas´ isto causa baixa auto-estima, sofrimento mental e previne-nos a viver a vida no seu todo e tornar tudo que Deus intenciona para nós. Esta é uma resposta comum no contexto de viver com HIV.

Dicas para facilitador O facilitador tem que explicar o conceito de ´impureza´ no antigo testamento (veja Levíticos capitulo 15). Para ser ´impuro´ é ameaçar a santidade doutros através do contacto. Objectos “não limpos” ou ´impuros´ devem ser mantidos em separados dos lugares santos, a impureza pode se levantar do pecado ou das condições naturais como discargas corporais, partos, doenças ou tocar algo que está morto.

Examine a resposta de Jesus para com pessoas impuras (tais como os leprosos, menstruação femenina ou os mortos).

Seja muito sensível à pessoas dentro do grupo que porventura passam por auto-estigma por várias razões incluindo o HIV.

Ideias para uma resposta práticaComo podemos entender os sentimentos que as pessoas podem passar quando recebem o resultado do teste de que são sero-positivos? Como podemos ajudar as pessoas a reagir com esperança perante esta informação?

Poucos de nós somos conselheiros naturais – somos tão rápido a dar conselhos do que realmente escutar. Como podemos ganhar habilidades em aconselhamento?

Focalize no desenvolvimento de auto-confiança através de aprender acerca da resposta de Jesus para com as pessoas a respeito da sociedade em geral como ´impuros” .

6 Auto–estigma

16 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 19: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

17© TEARFUND 2010

Auto-estígma Jesus deliberadamente escolheu viajar por Samaria no seu caminho à Galileia. Outros Judeus não teriam usado esta rota devido as dificulidades de relacionamentos entre os Judeus e samaritanos. Eles escolheriam a rota mais longa. Este encontro com a mulher Samaritana não foi apenas um acidente mas pela vontade de Deus. A mulher vem tirar àgua a hora da terde durante o meio dia de calor para evitar outras pessoas, devido a sua vida no passado. Quando Jesus confronta-lhe acerca dos seus vários maridos no passado, ela não nega. O seu passado difícil faz com que ela tenha sede espiritualmente e com a necessidade de ser salva. Todos nós somos pecadores e temos que estar perante Cristo e sermos verdadeiros acerca das nossas vidas, e pedirmos perdão para recebermos a água viva.

Debate Nos tempos Bíblicos… 1. Em suas próprias palavras, descreve o cenário

apartir da passagem bíblica que acabou de ler.

2. Quem são as pessoas na história?

3. O que pensa que pode ser a razão que levou a mulher vir sozinha buscar água?

4. Porque a mulher samaritana ficou muito surpresa quando Jesus lhe pediu água?

5. O que Jesus quer dizer quando diz a mulher que dará-lhe ´água viva´?

6. Que lição aprendemos da passagem acerca do contacto de Jesus com a mulher Samaritana que os Judeus consideravam-na ´impura´?

No tempo de HIV… 7. A mulher Samaritana tem tido vários parceiros

sexuais. Debate esta declaração no contexto de HIV hoje..

8. Como é que auto-estigma age como barreira para uma prevenção efectiva de HIV e cuidado e acesso aos serviços disponíveis?

9. Como podemos ajudar as pessoas a explorarem os seus modos de vida e as práticas culturais na luz dos seus riscos pessoais de infecção do HIV?

10. Em que formas a igreja pode fazer com que as passoas que se sentem indignas possam se sentir pessoalmentes benvindas?

11. Quais são algumas das coisas que fazemos na igreja que excluem os outros? Como é que podemos mudar estas coisas?

João 4:1-26

Pontos chaves de aprendizagem Jesus claramente mostra-nos que ele considera todas as pessoas iguais e que não existe nenhuma raça ou grupo inferior à outros.

Nós precisamos promover justiça entre homens e mulheres e entre grupos diferentes de pessoas nas nossas comunidades.

Precisamos rever qualquer das nossas práticas culturais e crenças que estigmatizam outros e pela qual estigmatizamo-nos na luz de HIV.

A igreja desempenha um papel profético em trazer uma sociedade na qual as pessoas trabalham juntas e cada um é tratado justamente.

Pontos de Oração Todos nós somos pecaminosos. Todos nós precisamos de vir ao encontro de Jesus e pedir água viva que somente ele pode dar. Todos nós podemos receber o seu perdão e nova vida, pondo de lado os nossos sentimentos de auto-estigma.

Orem por aqueles que sofrem de auto-estigma e sentem que são evitados pela sociedade.

Orem pela perdão, pelas nossas palavras, acções, e inações que poderão ter magoado ou estigmatizados os outros.

Mais passagens para leiturasJOÃO 9:1-3 Jesus diz que nem o homem cego nem os seus pais pecaram.

JÓ 3:1-26 Jó expressa seus sentimentos de desespero e medo pela sua condição.

1 JOÃO 3:19-20 Mesmo quando os nossos corações nos condenam, Deus é maior que os nossos corações.

ROMANOS 8:1 Não há portanto condenação para os que estão em Cristo.

Page 20: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

18 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…– o significado completo do perdão maravilhoso de Deus.

– que perdão é raramente uma simples decisão mas normalmente requere um esforço contínuo.

– que perdão não é o mesmo como esquecer.

Nós ESTAREMOS… – recheiado dos nossos entendimentos das profundezas e dos custos de perdão de Deus para connosco.

Nós AGIREMOS… –para verdadeiramente perdoar os outros e alcançar a paz da mente e do coração.

– para desafiar o comportamento negativo continuo ao invés de perdoar a pessoa.

Informação de base Todos nós carecemos daquilo que Deus quer nas nossas vidas nós ofendemos a Deus pela nossa falta de resposta ao seu mandamento de amor para com outro, e falhamos quando entramos em tentação.

Através do sacrificio maravilhoso na cruz de Jesus o nosso redentor, podemos alcançar a perdão dos nossos pecados e de auto-culpa e começarmos com um coração limpo. Mas também devemos partilhar perdão maravilhoso de Deus com os outros, no entanto muito magoam e ofendem-nos.

Dicas para facilitador Pode ser muito dificil perdoar alguém por mudar a vida de uma outra pessoa por passar-lhe o HIV. Debate como podemos perdoar os nossos parceiros, não apenas superficialmente , mas no nosso interior? Somente por fazer isto, podemos realmente ter a paz e esperança para o futuro.

Debate como sabemos quando temos realmente perdoado alguém. Não sentimos mais qualquer resentimento para com eles? Alcançamos alívio da nossa dor?

Ideias para resposta práica Reconciliação é um meio de trazer diferentes ofensores e vítimas de um crime. As coisas màs que aconteceram são trazidas ao ar livre e os ofensores são recordados, ou são dados a conhecer pela primeira vez, da mágoa que causaram. Os ofensores podem fazer amendas e podem receber perdão das suas vítimas.

– Debate as oportunidades para a igreja trazer reconciliação em diferentes situações – tais como em disputa de terras e edificação de pazes depois de conflito.

– A igreja pode equipar pessoas para agirem como conselheiros para tratar assuntos em volta de perdão com pessoas que tem tido magoas profundas.

– A igreja pode providenciar cursos de enriquecimentos de casamento para ajudar os casais vivendo com HIV a gerir o relacionamento e resolver quaiqueres sentimentos de culpa e amargura?

7 Perdão

As mulheres casadas fieis podem ser capazes de perdoar os seus maridos pela infidelidade. Todavia, isto irá coloca-las num risco considerável de HIV, então elas vão precisar de praticar sexo mais seguro. Elas devem também falar e desafiar os seus maridos acerca dos seus comportamentos se eles continuarem a ser infieis.

18 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 21: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

19© TEARFUND 2010

Perdão Perdão é uma decisão de sair de amargura e pensamentos de revolta. Isto liberta nos do impacto de que tais sentimentos negativos podem ter nas nossas vidas. Perdão raramente significa esquecer o que aconteceu. Mas somos capazes de deixar o assunto e não querer mais punir o ofensor. Podemos seguramente deixa-los nas mãos de Deus e Ele ultimamente lidará com eles. Quando nós perdoamos, Deus coloca os nossos corações livres da ira, mágoa e amargura.

Na passagem de Lucas, o ofensor mostra o arrependimento pelas suas ofensas ou pecado e vem pedir a nós para lhes perdoar. Isto normalmente, embora não sempre , faz com que o processo de perdoar seja mais fácil. Na segunda passagem de Marcos, Deus está dizendo que devemos perdoar mesmo se o nosso ofensor não tenha pedido perdão.

Debate

Nos tempos Bíblicos…1. A palavra ´repreender´ significa falar para

alguém pelas suas acções. Em que circunstâncias devemos reprender alguém? Quem podemo-nos sentir confortável em repreendê-lo?

2. O que a palavra ´arrepender´ significa? De quê nos arrependemos nas nossas vidas

3. O que Jesus queria dizer por perdoar alguém 7 x 7 vezes?

4. Pode pensar de algum tempo que recebeu perdão por alguma coisa? Como é que isto fez lhe pensar?

5. O quão pronto estamos em perdoar os outros? É mais fácil fazer isto quando eles pedem a nossa perdão?

6. O que acontece quando as pessoas não são capazes de perdoar?

No tempo de HIV… 7. Estamos a lutar para perdoar alguém? Existe algo

que ainda queremos nesta pessoa?8. Se o nosso parceiro não tem conhecimento do

seu estado em relação ao HIV e infecta-nos, e mais tarde procura-nos para pedir perdão do que aconteceu, exitem passos diferentes de perdão que experimentamos?

9. Se alguém deliberadamente infecta alguem com HIV, (HIV frenquentemente acompanha a violação sexual como uma arma de Guerra, terror ou poder) a vida da vítima é normalmente devastada. Como podemos certificar que a justiça é feita? Podemos também alcançar perdão nesta situação?

10. As mulheres são muitas vezes culpadas de passarem o virus, embora haja a probabilidade de que há muito mais casos de homens infieis do que das mulhres. Como podemos responder a esta situação sem culpar?

Pontos chaves de aprendizagem Perdão raramente vem facilmente. Devemos activamente optar pelo perdão

Podemos não ser capazes de alcançar perdão logo. Podemos precisar muitas vezes trabalhar nisto por mais tempo e continuar a perdoar até que os nossos corações estejam em paz.

Deus quer nos perdoar para que as nossas vidas sejam limpas.

Sem alcançar perdão, as nossas vidas continuarão a carregar um fardo de resentimento, e não seremos capazes de ir a frente.

Enquanto podemos perdoar, devemos continuar a desafiar comportamento negativo e obter ajuda quando precisamos, incluindo acesso à justiça.

Pontos de Oração Estamos a ter dificulidades em perdoar alguém? A morte de Cristo tem nos providenciado o espírito santo, que dá nos o poder de ultrapassar as nossas fraquezas. Com Deus, nada é impossivel.

Mais passagens para leituraMATEUS 6:14-15 Se não perdoarmos os outros, Deus não irá nos perdoar.

MATEUS 18:21-35 A parábola do servo sem piedade.

LUCAS 15:11-24 A parábola do filho pródigo e perdão do seu pai.

Lucas 17:3-4 Marcos 11:25-26

Page 22: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

20 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…

–e entenderemos que todos somos chamados para cuidar e tomar responsabilidade de um para com outro.

Nós ESTAREMOS…

–a ser dado um entendimento profundo dos cuidados práticos e apoio que outros podem precisar

– consciencializados das necessidades físicas, emocionais e espirituais de outras pessoas.

– mobilizados para apoiar outros em necessidades.

Nós AGIREMOS…

–para providenciar apoio em atender as necessidades físicas, emocionais e espirituais daqueles na nossa comunidade impulsionados pelo HIV

– para mobilizar as nossas igrejas a atender as necessidades das pessoas vivendo com HIV.

Informação de BaseExiste uma necessidade de aumento do conhecimento no seio dos líderes da igreja da necessidade para apoiar pessoas necessitadas dentro das suas comunidades. Não apenas pessoas vivendo com HIV, mas também crianças, suas famílias, e provedores de cuidados que tomam responsabilidades das crianças orfãos de SIDA. Todas estas pessoas têm necessidades diferentes mas muitas vezes consideráveis práticas, emocionais e espirituais – todas elas precisando de recursos e respostas dentro das nossas igrejas.

Dicas para facilitador

Encorajar as pessoas a verem que cada pessoa tem capacidade de ajudar um ao outro. Mesmo se formos pobres, ou fracos, ou doentes, ainda temos algo para oferecer. Por exemplo, mesmo se tivermos falta de dinheiro, ainda podemos dar o nosso tempo e podemos usar as nossas habilidades para fechar uma brecha no tecto, ensinar um órfão como cozinhar. Podemos escutar e falar com as pessoas que podem não ter alguém para com quem conversar. Podemos partilhar as nossas experiências. O que aprendemos da vida e dar conselhos para ajudar a resolver um problema.

Ideias práticas para respostaEste estudo encoraja-nos não apenas a debater situações e necessidades, mas tomar uma acção para directamente atender as necessidades. Debater quem está com fome no nosso meio. Tem sede, sem abrigo, falta de vestuário adequado ou estiver na prisão – em termos tanto físicos e espirituais. Se ninguém é adequadamente atendida as suas necessidades, o que podemos fazer nós mesmos?

Referências www.Biblelight.org o julgamento de Deus

www.avert.org/statistics.htm

Crianças orfãos de SIDA podem ser tomadas por outros membros da família, mas os irmãos e irmãs podem se dividir para diminuir o peso. Esta é uma perda muito maior emocional para estas crianças que acabam de perder os seus pais.

8 Cuidado e apoio para pessoas vivendo com HIV

20 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 23: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

21© TEARFUND 2010

Cuidados e apoio para pessoas vivendo com HIV Esta passagem poderosa vem justamente antes da última ceia e antes de Jesus ser preso. Está quase no ponto final do seu ensinamento aos seus discípulos e um que é aplicável tanto quanto a nós todos hoje.

Nesta passagem prática e poderosa , Jesus fala acerca de atender as necessidades das pessoas que são muitas vezes esquecidas ou assanadas pela sociedade, por exemplo aqueles que estão na prisão. Os seus ouvintes ficaram surpreendidos pelas suas palavras.

Debate

Nos tempos bíblicos…

1. O que é que esta passagem está a dizer?

2. Quem são as pessoas diferentes envolvidas e o que estão a fazer?

3. De quê está nos a falar esta passagem e sobre como nós como Cristãos devemos cuidar dos necessitados?

No tempo de HIV… 4. Na nossa cultura, quem é que nós esperamos para

cuidar dos doentes, e porquê? Nesta passagem, de quem é esta responsabilidade?

5. Quais são as necessidades que aqueles de nós vivendo com HIV possamos ter? Considere as necessidades físicas, emocionais e espirituais. As pessoas precisam de cuidados somente quando estão doentes?

6. Como é que podemos como Cristãos, seja como indivíduos ou comunidade da igreja, alcançar as necessidades e providenciar cuidado prático e apoio um ao outro?

7. As crianças têm necessidades diferentes da dos adultos? Explique porquê. Como podemos providenciar cuidado e apoio para crianças vulneráveis na nossa comunidade, por exemplo aquelas que são orfãos ou aquelas que estão a cuidar dos pais que estão doentes?

8. Nós podemo-nos sentir com pouco para oferecer para ajudar os outros, mas nesta passagem, Jesus chama todos para prestar contas de como cuidaram dos outros. Explore as formas pelas quais poderiamos usar o pouco que temos para ajudar os outros.

Pontos chaves de aprendizagem

Exitem pessoas na nossa comunidade que são excluídas, ou cujas as necessidades são ignoradas – por exemplo por causa da sua idade, gênero, ou pelo estado de HIV?

O que é que a nossa sociedade perde por causa disto?

Como podemos transformar esta situação, e garantir que todas as pessoas possam participar completamente na vida da nossa comunidade?

Pontos de oração

Orem para que possamos levar esta messagem para o coração e seja mobilizado para atender as necessidades dos outro, todavia incofortável possamos sentir acerca das suas situações e origens. O amor de Deus é incondicional e o nosso também devia ser semelhante.

Mais passagens para leitura

2 CORINTIOS 5:1-3 A nossa ida ao céu.

2 CORINTIOS 5:15 Não devemos viver apenas para nós.

Mateus 25:31-46

Page 24: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

22 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…–o ponto de vista bíblico sobre amor e sexo, incluindo papeis e esperanças para homens e mulheres.

–as nossas tradições culturais relacionados ao sexo e como estas podem ser diferentes do ensinamento bíblico

– o lugar de amor e do sexo no plano de Deus para relacionamentos humanos.

Nós ESTAREMOS…– consciencializados de como abordar as necessidades emocionais e físicas no casamento.

–capacitados para falar mais abertamente acerca de ´tabús´sujeitos ao sexo.

–mais tranquilos com os nossos corpos.

–livres da culpa em gozar o dom de sexo dentro do casamento.

Nós AGIREMOS…– com mais confiaça para falar abertamente acerca do sexo e relacionamentos dentro dos nossos casamentos.

Informação de baseSexo é um dom de Deus, destinado a ajudar a edificar um relacionamento efectivo no casamento baseado no gozo mútuo. Deve ser complementar e gozado tanto pelo marido assim como pela mulher. Isto só pode acontecer quando existir um respeito mútuo, afecto e boa comunicação entre o casal.

Homens e mulheres normalmente têm pontos de vistas muitos diferentes acerca de relacionamentos e sexo que são raramente faladas e discutidas. Os comportamentos culturais diferentes e pontos de vistas sobre o sexo são muitas vezes esperados dos maridos e esposas

Dicas para facilitador

Muitas pessoas podem achar difícil partilhar os seus sentimentos abertamente sobre questões sexuais. Crie uma atmosfera relaxada e aberta. As pessoas podem achar o debate mais fácil para fazer dividindo-os em grupos separados de gênero e depois partilhar os resultados de debate. Ache e concorde sobre que palavras usaremos para assuntos sexuais.

Encoraje os participantes a considerar aspectos diferentes de relacionamentos, incluindo respeito mútuo, negociação e acordo. Compare o que a nossa cultura diz acerca de relacionamentos com o que esta passagem está a tratar.

Ajude as pessoas a debaterem as nossas opiniões culturais acerca do sexo. Considere o que queremos dizer pelo cumprimento sexual dentro do casamento se este é diferente para homens e mulheres? Debate em que situações um marido e sua esposa devem abster-se do sexo.

Integrando HIV na vida diária de uma paróquia da igreja significa que você garante que luta para dar as pessoas informação certa acerca de HIV, luta para mudar as suas atitudes tanto para doença assim como para os que vivem com HIV. Luta para desenvolver as suas habiliadades em auto-protecção e auto-cuidado, luta para garantir que eles possuam os melhores serviços que podem ajudar-lhes a proteger a eles mesmos e os seus queridos com aconselhamento e testagem voluntária, como clubes pós-teste onde eles reunem-se para partilha de informação e vidas positivas. Também criamos um ambiente de apoio que promove a solidariedade do ganho contra HIV

Canon Gideon Byamugisha, Fundador de INERELA+

Ideias para resposta prática–Como podem os cônjuges casados partilharem os seus sentimentos mais abertamente no que releciona ao seu relacionamento sexual?

–Como podemos encorajar mudanças culturais nas nossas comunidades?

– Existem alguns cursos, workshops ou oportunidades disponiveis para apoiar casais na nossa região? A igreja poderá providenciar tal apoio?

Casais poderão concordar em se encontrar regularmente para debater estas questões.

Referências www.christian-Bible.com A Biblia e sexualidade

marriage.infomedia.com Sexo e casamente

www.Bibletruths.org A Família Cristã

O Plano de Deus para cônjuges casados: o lugar de amor e sexo9

22 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 25: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

23© TEARFUND 2010

O plano de Deus para Cônjuges casados: o lugar de amor e sexoSexo é um tabú sujeito à muitas pessoas. Elas têm medo acerca disto em casos em que outros pensam que eles são impróprios ou indecentes. Eles acusam-lhes de ´criar obstáculo para pessoas´enquanto sexo foi criado por Deus como parte do plano original para humanidade, como um bom dom para um marido e esposa partilhar e gozar.

DebateNos tempos bíblicos…1 O que esta passagem em Gênisis diz acerca de homens

e mulheres, e acerca de relacionamentos entre eles?

2 Em 1 Coríntios 7, porque é que Paulo diz aos homens que é melhor não casar?

3 Que deveres maritais pensa que Paulo estava a referir?

4 O que podemos aprender apartir de 1 Corintios 7 acerca dos papeis que Deus intencionou para um homem e uma mulher relacionado com o sexo?

No tempo de HIV… 5 Em Gênesis, diz que um homem deve ´deixar seus

pais e juntar-se a sua mulher´. Esta é uma prática comum na nossa cultura? Quais são as vantagens e as desvantagens?

6 Como é que a passagem de 1 Corintios desafia as nossas práticas culturais?

7 Na sua opinião, o sexo é direito do marido, ou uma expressão mútua de amor que deve ser negociado juntos?

8 Quais as situações que encorajam os cônjuges casados a serem infieis?

9 Algumas declarações muitas vezes ouvidas são: ´ela não está interessada no sexo´, ou ´tudo o que ela quer é sexo´ como é que um casal cristão pode ter um relacionamento sexual complementar que dá honra a Deus e evita tais problemas?

10 Quais são os beneficios de um relacionamento sexual complementar dentro do casamento para um marido? Para uma esposa? Para prevenir a expansão do HIV?

11 A boa comunicação é a chave num relacionamento de casamento. Frustrações acontecem quando casais falham na comunicação. Aliste algumas formas que os homens e mulheres podem ser diferentes na maneira como comunicam as suas necessidades e afectos, cuidado e a intimidade sexual?

12 Como podemos ter um bom casamento saudável como modelo cristão?

Pontos chaves de aprendizagem Tabús culturais e deveres tradicionais e espectativas acerca do sexo para homens e mulheres podem muitas vezes servir de barreira par relacionamentos sexuais complementares.

Homens e mulheres muitas vezes vêm sexo e relacionamentos de uma forma diferente. É importante para casais reconhecerem isto e entender o que é importante para cada um.

Mudanças dentro do nosso casamento devem beneficiar tanto os maridos assim como as esposas e deve ser concordados juntos.

Pontos de Oração Orem para que muitos casais controlados pelas práticas e crenças culturais, às vezes deixando mulheres em particular insatisfeitas e infelizes.

Orem para que muitos casais frustrados e disilusionados por ser incapazes de debater abertamente as suas necessidades para o cumprimento mútuo. Dê-nos a coragem de começar uma comunicação aberta e honesta, e desenvolver relacionamentos significativos.

Orem para que possamos seguir o exemplo de Cristo de amar verdadeiramente um ao outro, e quebrar os jugos de opressão sobre as mulheres. Dê homens Cristãos a coragem de viver diferentemente doutros e servirem de espelho do amor de Cristo às suas esposas.

Mais passagens para leituraCANTARES DE SALOMÃO 4:9-16 A alegria de duas pessoas que gozam do amor mútuo.

EFÉSIOS 5-29 Como um marido ama a sua esposa?

Gênesis 2:18-25 1 Corintios 7:1-7

Page 26: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

24 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – e entenderemos o que a Bíblia diz acerca de

amor, sexo e relacionamentos.

– mais acerca das pressões sexuais e vulnerabilidades enfrentadas por algumas pessoas, particularmente mulheres jovens e raparigas nas casas chefiadas por crianças, quando são forçadas e engajar-se no sexo pela comida e sobrevivência, por exemplo.

Nós ESTAREMOS… – capacitados para examinar os valores culturais

positivos e negativos, práticas e pressões em volta do sexo.

– capacitados para discutir a questão de tabú sexual mais abertamente .

– mais sensíveis para as diferentes percepções que os homens e mulheres têm acerca de relacionamentos e cumprimentos sexuais.

- a saber mais das pressões colocadas nos jovens pela sociedade e a comunicação social.

Nós AGIREMOS…– com confiança para debater sobre o sexo e

relacionamentos antes do casamento.

– para nos abster do sexo até que sejamos capazes de gozar o sexo dentro do casamento, evitando gravidez indesejada, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis..

Informação de base Os jovens sempre acham difícil aprender sobre o sexo e relacionamentos. Muita informação vem dos seus amigos e da comunicação social. Isto muitas vezes encoraja uma atitude casual até ao sexo fora do casamento. As exigências sexuais poderosas são parte da nossa natureza mas estas estão sob controle. O ideal de Deus para sexo é que devíamos nos abster antes do casamento e ficarmos fieis ao nosso parceiro dentro do casamento. Os jovens precisam bons modelos reais para um casamento cristão. Enquanto eles discutem as coisas abertamente, eles podem esperar juntos com alegria para sexo com obediência ao ensinamento de Deus.

Dicas para facilitadorMuitas pessoas podem achar difícil partilhar os seus sentimentos abertamente sobre questões

sexuais. Crie uma atmosfera aberta e relaxada. Pessoas podem achar o debate mais fácil para fazer, dividindo em grupos de único sexo e depois juntar para partilhar os resultados de debate.

Como um começo útil para este estudo, debate as percepções contidas por raparigas na nossa cultura a respeito de sexo e relacionamentos. Que percepções e expectativas os rapazes têm? Aliste as diferenças fundamentais.

Ideias para resposta prática Debate o papel que a igreja poderá desempenhar em adequar as opiniões sexuais positivas que vão além de dar apenas normas aos jovens. Como podemos encorajar e desenvolver nos jovens as habilidades que cada um precisa para fazer boas escolhas, respeitar um ao outro, protegerem-se e capacitarem-lhes a atender os desafios e pressões que eles encaram.

Como podemos providenciar bons modelos nos nossos casamentos para os jovens?

A igreja pode ajudar para mudar ou diminuir o impacto de influências inúteis?

Referênciaswww.christian-Bible.com A Bíblia e sexualidade

marriage.infomedia.com Sexo e casamento

www.Bibletruths.org A Família cristã.

APRESENTAÇÃO DE PAPEL

Um casal de jovens estão muito apaixonados. Eles sabem dos riscos de HIV e a rapariga pede ao rapaz para esperar para o sexo. Todavia, o seu amigo engana-lhe e diz que não “é homem de verdade. A próxima vez ele encontra a namorada e sugere um passeio. Quando chegam a uma área deserta , ele diz à moça que está cansado de tanto esperar pelo sexo.

Neste ponto a apresentação poderá parar e as pessoas são perguntadas o que acham que deverá acontecer depois?

Depois do debate a apresentação poderá continuar.

O plano de Deus para solteiros e cônjuges não casados: o lugar de amor e sexo10

24 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 27: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

25© TEARFUND 2010

O plano de Deus para solteiros e cônjuges não casados: o lugar de sexo e amorSexo é um assunto que causa muita discussão, confusão e problemas no meio dos jovens, este estudo Bíblico procura abordar o assunto no contexto corrente de HIV, e a crescente pressão que os jovens encaram.

Debate

Nos tempos bíblicos… 1 O que Paulo queria dizer no versículo 12 quando

diz, ´tudo é permissível mas nem tudo é benéfico´?

2 Debate o que Paulo quer dizer quando diz que:

– ‘Os vossos corpos são membros do próprio Cristo’ (versículo 15)?

– ‘Os dois tornarão uma carne’ (versículo 16)?

– ‘O vosso corpo é um templo do Espírito Santo’ (versículo 19)?

No tempo de HIV… 3 Quais são as atitudes correntes e práticas sobre

o sexo fora do casamento na sua comunidade? São diferentes para rapazes e raparigas?

4 Quais são as diferentes opiniões e expectativas que os rapazes e raparigas têm acerca de relacionamentos? Na luz desta passagem, existem mudanças que podemos fazer nas nossas atitudes e práticas?

5 Existem razões pelas quais os jovens podem demorar de se casar na nossa cultura?

6 O que tem mais influência sobre os jovens na nossa sociedade em informar as suas opiniões sobre o sexo, amor e casamento? Quem ou o que deve ter mais influência? Podemos ajudar para mudar isto?

7 Deus criou homens e mulheres à sua imagem, e nós somos fisicamente desenhados para gozar o sexo. Algumas práticas culturais, todavia, insistem nas modificações do corpo tais como circuncisão femenino. Que práticas são comuns na nossa cultura, que poderão ser vista como danos ou que vão contra os valores e éticos cristãos são de benefício igual para ambos sexos? Existem formas que como cristãos podemos desafiar qualquer prática prejudicial?

8 Existem situações na nossa sociedade onde as pessoas não têm escolha sobre o sexo? Qual poderá ser a nossa resposta?

Pontos chaves de aprendizagem As opiniões da sociedade acerca de amor e sexo são muito diferentes das expectativas de Deus do papel e lugar do sexo. Nós precisamos de ajudar os nossos jovens a aprender como fazer escolhas sábias para as suas vidas e sobre os seus futuros parceiros. Precisamos de dar-lhes confiança, apoio e coragem para dizer não e lutar contra pressões sociais e económicas.

Homens e mulheres jovens muitas vezes têm falta de oportunidades para obter informação útil e clara acerca do sexo e saúde sexual.

Homens e mulheres jovens podem ter opiniões diferentes e espectativas acerca de relações e sexo. Estas expectativas precisam ser expressas e debatidas antes do casamento para estabelecer uma base clara para um bom relacionamento.

Pontos de oração Querido Senhor, somos rodeado por pessoas que têm valores diferentes de nós, muitos de nós às vezes receiamos ser diferentes e lutamos com pressão. Por favor dê nos força para ser diferente, e escolher seguir a tí. Amen.

Mais passagens para leitura1 CORINTIOS 7:8-9 Conselho sobre quando pode casar

GÊNESIS 2:18-25 Deus cria a mulher

GÊNESIS 39:5-20 José resiste tentação e segue o ensinamento de Deus.

1 Corintios 6:12-20

Page 28: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

26 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…– e reconheceremos o abuso físico e sexual que muitas mulheres sofrem

–que a igreja tem uma responsabilidade de abordar as desigualidades entre homens e mulheres

Nós ESTAREMOS… – consciecializados de que devemos ser todos respeitados e tratados duma forma igual sem olhar o gênero.

Nós AGIREMOS…– para dar oportunidades de abordar a questão da exploração sexual.

–para providenciar apoio aos sobreviventes de abuso enquanto asseguram a responsabilidade do praticante.

Informação de baseA exploração sexual das mulheres na nossa comunidade muitas vezes não é verificada. Como Igreja precisamos de re-examinar como respeitamos e valorizamos tanto homens ou mulheres na nossa comunidade. A injustiça entre homens e mulheres, e violência sexual, tudo isto contribue à expansão do HIV, deixando às mulheres em particular vulneráveis. A igreja precisa abordar estas questões, encorajando homens a modelar a masculinidade positiva que mostra força pela protecção dos vulneráveis, demonstrando a liderança servantil e respeito para com as mulheres.

Dicas para facilitador Seja sensível quando debater questões sobre exploração sexual e violência, a medida que as pessoas dentro do grupo podem ter sofrido abuso e este tópico poderá ser doloroso para debater. Sempre respeite a privacidade das pessoas. Não fale sobre pessoas específicas ou exemplos específicos.

Esteja preparado a providenciar apoio de aconselhamento, assim como este pode ser apropriado para alguns membros do grupo de estudo Bíblico.

Providencie um tempo para orar para aqueles que podem ter necessidades específicas para cura ou lidando com perdão.

Examine algumas das razões para a exploração sexual nesta comunidade particular, então pode levar as pessoas para um entendimento melhor dos desafios.

Procura saber dos serviços disponíveis para a comunidade que podem ajudar aqueles que foram abusados (tais como polícia, aconselhamento e reabilitação)

Ideias para resposta práticaComo podemos trabalhar como uma comunidade para prevenir o abuso?

Orem para aqueles que foram abusados para que Deus possa lhes trazer a cura

Procura saber que serviços estão disponíveis na comunidade para tomar uma acção legal contra os ofensores e providenciar apoio para os que foram abusados (terapia).

Eduque as pessoas sobre como o abuso sexual e exploração podem ocorrer e os seus efeitos na sociedade

Engage a comunidade no debate de sintomas de exploração e abuso sexual e como deve ser abordado.

Referências www.warc.ch Justiça e parceria/Parceria entre mulheres e homens

Mulheres que foram violadas sexualmente devem procurar assistência médica. Em algumas areas elas podem ser capazes de obter profilaxias pós-espositórias (PPE). Existe comprimidos dados dentro de 72 horas depois da violação que ajudam a prevenir a infecção de HIV. Procura saber se estão disponíveis localmente, caso não considere a questão de fazer ser sabido a existência de tais comprimidos e advocar para a sua disponibilidade.

11 Exploração sexual e violência contra mulheres

26 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 29: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

27© TEARFUND 2010

Exploração sexual e violência contra mulheresExploração sexual e violência contra mulheres na nossa comunidade muitas vezes não é considerada. Frenquentemente ninguém se preocupa em falar sobre este assunto. Há vários exemplos na bíblia onde as mulheres não são tratadas justamente. Todavia Jesus ensina que todas as pessoas, tanto homens assim como mulheres devem ser valorizados como imagem de Deus e tratados justamente. Como igreja precisamos de re-examinar como Jesus queria que tratassemos as mulheres. A igreja precisa de abordar as desigualidades existentes no gênero e encorajar homens a desenvolverem uma masculinidade positiva que mostra força pela protecção dos vulneráveis, demonstrando a liderança servantil e respeito para com as mulheres.

Debate Nos tempos bíblicos… 1 O que é que os homens que esmurraram na porta

do homem idoso queriam? Como é que a Bíblia refere a estes homens?

2 Porque acha que o homem idoso estava apto em oferecer livremente as mulheres na casa? Não era isto igual a uma coisa vergonhosa?

3 O que sente que são as atitudes do levita e o velho para com as mulheres?

4 Como compara a atitude de Jesus àquela do homem nesta passagem? Pode pensar nuns exemplos? (João 8:1-11; João 4:7-9)

5 Pode recontar esta história do ponto de vista da concubina? Considere como ela teria se sentido e reagido?

No tempo de HIV… 6 Exitem formas em que as mulheres na nossa

comunidade são consideradas como expansíveis? Considere as práticas culturais, por exemplo, casamentos prematuros ou oferecendo serviços sexuais as mulheres como um sinal de boa hospitalidade. Como é que isto cria um contraste ao cuidado de Cristo e respeito para as mulheres?

7 Como é que estas práticas, e as desigualidades entre homens e mulheres, aumentam a vulnerabilidade das mulheres ao HIV?

8 Como é que a igreja deve proteger as mulheres na nossa comunidade de serem abusadas ou tratadas injustamente?

9 Quais são as nossa s atitudes para com aqueles que foram abusadas? Oferecemos o nosso apoio ou estigmatizamos e rejeitamos aqueles que foram abusadas?

Pontos chaves de aprendizagem A igreja tem uma responsabilidade de proteger os vulneráveis, falar contra injustiça e fornecer cuidados e apoio para os que foram abusados (Miqueias 6:8)

Uma mulher que foi violada pode precisar diferentes tipos de apoio e cuidado, acolhimento, apoio emocional, certeza e tempo de falar confidencialmente com uma pessoa com entendimento.

As mulheres não são objectos a serem usados, merecem respeito e honra semelhante (Efésios 5:25)

Nós precisamos de desafiar o estigma e rejeição de mulheres que foram abusadas, e oferecermos apoio em atender as suas necessidades emocionais, físicas e espirituais.

Debate como podemos trabalhar juntos como uma comunidade para prevenir o abuso e responsabilizar os praticantes.

Pontos de Oração Orem para que Deus possa revelar situações de abuso contra as mulheres na nossa comunidade e que possa nos ajudar para por fim.

Orem para que a igreja tome responsabilidade de abordar os assuntos de abuso de mulheres e amar e apoiar aqueles que sofreram o abuso.

Orem para que o Senhor ensine –nos a viver em humildade(Filipenses 2:1-12).

Mais passagens para leitura1 CORINTI0S 6:19-20 O nosso corpo como templo do Espirito Santo

MATEUS:1:18-25 O tratamento de José e respeito pela Maria.

JOÃO 8:1-11 Jesus e a mulher apanhada no acto de adultério

GÊNESIS 19:1-11 Lot permite que a sua filha seja violada para proteger os hóspedes (que eram anjos)

Juízes 19:16-29

Page 30: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

28 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – que a violação é mais comum do que podemos entender e que os rapazes ás vezes são violados

–que a violação geralmente acontece dentro da família extensiva do que com os estranhos.

Nós ESTAREMOS…–mais consciecializados de como os jovens podem ser vulneráveis á violência sexual.

Nós AGIREMOS…–ensinando os jovens como se protegerem.

–assegurando que abuso, particularmente abuso sexual, não é escondida dentro das famílias.

– providenciando apoio para as vítimas de abuso.

Informação de base Os jovens podem sofrer diferentes tipos de abuso – fisico, emocional ou sexual.

Este estudo olha no abuso sexual dentro da familia. Muitas pessoas assumem que maior parte da violência sexual acontece fora da família mas este muitas das vezes não é o caso.

O acto da violação, profundamente perturbando dentro de si mesmo, também faz com que a infecção de HIV seja mais proponderante por causa da violência e danos na pele dos órgãos sexuais devido a sua delicadeza.

Dicas para facilitador Alastre o debate considerando primeiro as pressões sociais e económicas que forçam os jovens, especialmente raparigas, para consentir ao sexo contra os seus desejos.

Divide as pessoas em grupos únicos de gênero para debate. Alguns participantes podem ter sofrido abuso ou violação eles próprios. Permita oportunidade para as pessoas partilharem estas experiências se eles se sentirem capazes de partilhar. Mas não pede ninguém directamente acerca das suas próprias naturezas. Ajude as pessoas sugerindo que eles falem acerca das pessoas que conhecem, sem dar nomes. Isto permite com que eles falem anonimamente acerca deles mesmos. Trate o assunto com grande sensitivismo.

É possível achar alguém com experiência na área de aconselhamento para providenciar apoio se alguém precisar de falar posteriorimente.

Ideias para resposta práticaDebate que recursos existem na nossa comunidade para com as vítimas de violação. Podemos desafiar a polícia local a fazer mais?

As nossas igrejas podem providenciar mais apoio e oferecer serviços de aconselhamento?

Que oportunidades de formação existem para desenvolver habilidades de aconselhamento?

Como podemos ensinar os nossos jovens a evitar situações que os colocam em risco?

Debate se qualquer tipo de rede de protecção poderá ser estabelecido para ajudar a proteger as crianças vulneráveis nas nossas comunidades.

Referências www.abigails.org Uma organização que fornece conselho, apoio aconselhamento e estudos bíblicos sobre abuso domestico.

The Tamar Campaign (Campanha de Tamar) procura por este nome na internet.

Protegendo os jovens: a sua vulnerabilidade ao HIV12

Aproximadamente,

um terço de todas as mulheres são violadas às

vezes durante as suas vidas, frenquentemente dentro da

família alargada. Todavia estatisticas exactas podem ser dificeis de apanha-las

Human rights

28 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 31: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

29© TEARFUND 2010

Este estudo bíblico está baseado numa passagem profundamente perturbante que mostra a fraqueza humana na sua pior. O Rei Davi, pai de salomão e escritor de muitos Salmos, tinha muitas mulheres e filhos. Esta história a respeito de dois filhos do Rei Davi, amnom e Absalão e a sua filha jovem Tamar.

Debate

Nos tempos bíblicos… 1 O que aprendemos acerca de tamar apartir desta

passagem?

2 Porque é que Amnom guardou dentro de sí mesmo os seus sentimentos acerca de Tamar? Qual foi o resultado?

3 Amnom abriu-se no seu primo Jonadabe. Porque é que esteve tão pronto em tomar o seu conselho?

4 O que é que pensa acerca da acção de Amnom nos versículos 6 à 14? Foi ele quem cometeu a violação, mas quem mais esteve também envolvido na acção?

5 Porque é que pensa que os sentimentos de Amnom para com Tamar mudaram depois dele ter lhe violada?

6 Quais foram os papeis diferentes de todos os homens envolvidos na história?

7 O que é que a Tamar fez e disse para se defender tanto antes e depois da violação?

8 como é que a Tamar poderia ter se protegida do que lhe aconteceu pelos diferentes homens na história?

9 Debate quantas oportunidades existiram durante esta história para o abuso sexual ter se evitado.

10 A Tamar estava de alguma maneira em posiçao de culpar por aquilo que lhe aconteceu?

No tempo de HIV…11 Quantas vezes as pessoas dentro das famílias

suspeitam abuso de algum tipo mas olham de outra forma? Porque é que fazem isto?

12 Como podemos proteger os nossos jovens contra abuso sexual e outro tipo de abuso?

13 Tamar falou contra seu abuso tanto antes e depois. Qual foi a resposta disto? Qual é a resposta à mulheres que gritam na nossa cultura?

14 Existem jovens como Tamar na nossa comunidade? Quais as suas experiências – e qual é a nossa resposta? (Debate este assunto sem dar nomes)

Pontos chaves de aprendizagem O silêncio dos que estiveram nesta história vergonhosa é alarmante. Cristãos não devem ficar em silêncio dentro da nossa sociedade se eles sabem que o abuso está a acontecer, qualquer que seja o custo pessoal para eles.

Violação é sobre poder físico.

Violação muitas vezes resultará na infecção de HIV para a vítima.

Abuso sexual é comum dentro das famílias, não apenas de forasteiros ou soldados.

Jovens, especialmente raparigas, são muito vulneráveis á violência sexual e nós precisamos de certificar que elas são educadas sobre os riscos apartir de tenra idade e que a protecção efectiva é providenciada para eles dentro das nossas famílias e comunidades.

Pontos de Oração Orem para as vítimas de violação e abuso sexual que frenquentemente como Tamar, acham as suas vidas devastadas através de nenhuma falha própria.

Orem para as nossas igrejas para providenciarem aconselhamento e apoio para as vítimas de violação e abuso sexual, para ajudar a reconstruir o seu futuro.

Orem para que Cristãos possam ter coragem de falar sempre que o abuso e injustiça acontecer.

Mais passagens para leituraGÊNESIS 19:1-11 Lote está preparado para permitir as suas filhas a serem violadas para proteger os hóspedes (que eram os anjos)

GENESIS 38:12-26 Juda e Tamar

2 Samuel 13:1-22

Protegendo os jovens – a sua vulnerabilidade ao HIV

Page 32: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

30 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…– e entenderemos as intenções de Deus para casamentos e famílias

– e entenderemos que edificando familias fortes e temente a Deus, ajuda a construir sociedades e nações fortes.

– que enfatizando a fidelidade, confiança, respeito mútuo e dignidade de ambos parceiros, assegura a estabilidade das famílias e providencia uma atmosfera positiva para a criação das crianças.

Nós ESTAREMOS… – encorajados no nosso entendimento dos valores e profundezas do relacionamento no casamento.

Nós AGIREMOS… – para servir de espelho do amor de Deus na sociedade em modelar bons relacionamentos, reparação de relacionamentos quebrados e servir de mentor para crianças e jovens.

Informação de base Casamento é a ideia de Deus, não da humanidade. O livro de Gênesis retrata acerca do começo do casamento (Gênesis 2:24-25) termina com uma declaração que expressa quatro elementos que devem fazer parte de todos os elementos:CORTANDO ‘Deixará o homem o seu pai e sua mãe’

–os novos parceiros de casamento devem deixar os seus pais.

JUNÇÃO ‘E juntará –se à sua esposa’ –a ideia aqui é a de colar ou junção permanente.

UNIDADE ‘E eles formarão uma só carne’ – os dois tornando-se um.

INTIMIDADE ‘Eles estavam ambos nú ...e não se sentiam envergonhados’

–a falta de auto-consciência capacitou o primeiro casal a sentir o prazer de um ao outro sem nenhum sentido de embarasso ou rejeição.

Dicas para facilitador Tome algum tempo para debater o que faz os casamentos funcionarem. Aqui estão alguns blocos de construção sugeridos para bons casamentos para encorajar o debate: compromisso de longa vida, identidade compartilhada, fidelidade, deveres claros, amor sem reservas, submissão mútua, cumprimento sexual, comunicação aberta e respeito.

Os pais devem aprender a estarem relaxados, quando falarem com os seus filhos sobre o sexo nos primeiros

anos do casamento. Isto facilitará mais a estarem aberto e relaxado quando falarem com os seus filhos a respeito do sexo, sobre como as raparigas ficam grávidas e os riscos de HIV.

Ideias para resposta prática Divórcio, amores extra-maritais, àlcool e uso de drogas são justamente algumas das formas as pessoas tentam lidar com as dificulidades nos seus casamentos, todavia, todas estas dificulidades podem criar má situação mais pior, existe uma outra forma – uma forma melhor. requere três para fazer com que o casamento seja um sucesso:Marido, esposa e Deus. Como marido e mulher aproximem-se a Deus através da oração, leitura bíblica, comunhão e submissão à Cristo, eles também estarão a aproximar-se um ao outro.

Referênciaswww.rbc.org/index.aspx Ministério de aulas bíblicas através da rádio

– Várias questões úteis e respostas relacionados com casamento

13 Um casamento saudável leva à uma família saudável

DEUS

ESPOSA MARIDO

Relacionamentos

dentro de um

casamento sucessivo

30 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 33: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

31© TEARFUND 2010

Um casamento saudável leva a uma família saudávelEste estudo Bíblico ajuda-nos a aprender do Paulo acerca da importância de um casamento forte e piedoso e como este é a fundação para uma família saudável

Paulo usa esta passagem para recordar os efésios acerca do que significa um casamento piedoso (numa altura quando havia imoralidade sexual muito considerável). Ele depois debate o relacionamento entre crianças e pais, enaltecendo a importância da família.

Debate

Nos tempos Bíblicos… 1 Quem é o criador do casamento? Qual é o

propósito do casamento?

2 Porque é que pensa que Paulo precisava de falar sobre o que significava bom casamento aos efésios?

3 O que quer dizer submeter um ao outro dentro dos relacionamentos do casamento?

4 Porque é que Paulo compara um bom casamento com o relacionamento da igreja com Cristo?

5 O que Paulo enaltece como qualidades importantes para um bom casamento?

6 Quais são as fundações de uma família forte?

No tempo de HIV… 7 Quais são as práticas culturais e correntes na

nossa comunidade que podem dar um impacto negativo ou positivo no casamento e família? É possível para um marido permanecer fiel para a sua esposa em todas as circunstâncias?

8 O que ajudará os homens e mulheres a pemanecerem fieis nos seus casamentos?

9 Quais são as consequências de um casamento quebrado?

10 Pensa que os maridos e esposas hoje devem seguir estes princípios de um casamento forte? E se for porquê?

11 Qual é o impacto de HIV sobre as famílias?

12 Qual é o papel da família na sociedade? Como é que a igreja pode ajudar as famílias a serem fortes e saudáveis?

Pontos chaves de aprendizagem Paulo ensina que um marido deve amar sua esposa assim como Cristo amou a sua igreja. Tanto marido como esposa ambos devem-se submeter um ao outro.

Pais precisam de uma boa fundação bíblica nos seus casamentos para edificar uma família cristã forte e saudável.

Propósito do casamento é para companhia e apoio mútuo, e para criar as crianças.

Casamento requere um respeito mútuo, a dignidade de ambos os pais, confiança e fidelidade.

HIV pode ter um efeito prejudicial sobre a familia. Então é vital para uma família ser forte e saudável com suas fundações em cristo, de modo a enfrentar os desafios.

Perdão e reconciliação são vitais para reparar relacionamentos quebrados.

Pontos de oração Para parceiros entenderem e modelar um casamento bíblico.

Para famílias afectadas pelo HIV.

Para crianças a serem criadas nas famílias instaveis.

Mais passagens para leitura GÊNESIS 1:26-28 Deus criou homem e mulher e abençoou-lhes

COLOSSENSES 3:18-21 Regras para famílias cristãs.

1 PEDRO3:1-7 Guia para esposas e maridos

HEBREUS 13:4 Fidelidade no casamento

Efésios 5:21-33

Page 34: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

32 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – e entenderemos a perpectiva de Deus em criar os filhos.

–a importância de nutrir as coisas de Deus nas crianças e filhos e servir de mentor para a próxima geração, para ajudar-lhes a desenvolver e tornarem-se cidadãos e adultos responsáveis.

–e entenderemos as necessidades físicas, espirituais e emocionais das crianças.

Nós ESTAREMOS…– a saber das necessidades das crianças que crescem sem seus pais por causa de HIV e SIDA.

Nós AGIREMOS…– para dar apoio aos provedores de cuidados fazendo tempo para apoiar as crianças que eles estão a cuidar.

– tomando os órfãos de SIDA para as nossas próprias famílias

Informação de base25 milhões de crianças estão a viver com HIV por causa da perda dos seus pais vítimas de SIDA, existe um crescente número de famílias chefiadas por crianças, particularmente em África.

Esta situação tornou-se mais dificil devido ao fracasso dos níveis da pobreza. As redes da segurança tradicional para crianças existiam no meio das famílias e membros da comunidade, estão a ser alastrada ao limite

O número das crianças orfãos continua acrescer. Recursos, que eram limitadas para começar com eles, são agora estendidas ao limite. Este é um desafio tal para os provedores de cuidado!

Dicas para facilitador

Debate cada um destes pontos ou ´P´s para lembrar:

– Pais e provedores de cuidados devem planificar para o bem estar das suas crianças..

– Seja Positivo quando falar acerca da vida em geral; e acerca das suas crianças e família, em particular!

– Participe nos eventos importantes, exemplo; jogos, graduações e visitas..

– Presentes! Lembre-se de dar cartões ou lívros para ocasiões especiais.

– Crie Parceria com Deus, e outros, na criação das suas crianças.

– Brinque frenquentemente –quando assim se sentir e quando não!

– Pondere sobre a palavra de Deus; memorize as escrituras e encourage as crianças a fazerem o mesmo..

– Paciência é uma virtude e sempre paga! (Gálatas 5:22-23)

– Ore para as suas crianças todos os dias! (Efésios 6:18)

Ideias para resposta prática

HIV afecta todas as áreas da saúde da criança – física, mental, social, emocional e espiritual. O crescimento e desenvolvimento das crianças deve portanto ser bem rodeado – cobrindo as dimensões físicas, mentais, sociais e espirituais.

Obediência à Deus envolve mais do que seguir regras e regulamentos; isto envolve as atitudes dos nossos corações e mentes (Deuteronómio 6:6).

A prova de que amamos a Deus ou não, é se guardarmos os seus mandamentos (João 14:21).Se verdadeiramente amarmos a ele, também passaremos os seus mandamentos às nossas crianças, de uma geração para a outra.

Debate o que mais as nossas igrejas podem fazer para apoiar as familias chefiadas por crianças.

Referências Que a tua luz ilumine: Cuidando crianças afectadas pelo HIV Um curso de treinamento baseado no video com manuais de trabalho e workshops www.arca-associates.org

14 Ser bons pais cristãos

32 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 35: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

33© TEARFUND 2010

Ser Bons pais cristãos Há um crescimento rápido de número de famílias chefiadas por crianças e jovens a nível mundial devido ao HIV e SIDA. Muitas crianças estão a crescer sem apoio de um ou ambos pais, particularmente durante os anos cruciais de adolescência.

Debate

Nos tempos Bíblicos… 1 O que aprendemos apartir da passagem de

Deuteronómio sobre a criação das crianças?

2 O que devem fazer os pais ou provedores de cuidado para garantir que os valores piedosos sejam passados para as suas crianças?

3 Na tradição judaica, os versiculos das escrituras são esritos e colocados em caixas pequenas (phylacteries) que são amaradas em volta da cabeça e braço. Como podemos encorajar a aprendizagem dos versiculos bíblicos que ficarão nas nossas mentes?

4 Da passagem de Efésios, o que significa ´honra´ os pais?

5 O que significa para os pais não irritarem os seus filhos?

No tempo de HIV… 6 Debate se o bom carácter aprende-se por

exemplo do que pelo ensino.

7 O que mostra que os pais e provedores de cuidados estão a ignorar os seus deveres dado por Deus em criar as crianças na sociedade de hoje?

8 Porque é que as crianças e jovens são tão vulneráveis a infecção de HIV?

9 O que podemos fazer como pais e provedores de cuidado para informar e proteger as crianças e jovens da infecção de HIV?

10 Há um dizer que diz: ´leva uma comunidade inteira para educar a criança´ o que podemos fazer como igreja e comunidade para cuidar das nossas crianças, especialmente aquelas que são órfãos e vulneráveis, ou a cuidar dos familiares doentes?

11 Como é que Deus cuida de nós como seus filhos? Como podemos seguir o exemplo de Deus no nosso cuidado pelas crianças e jovens na nossa comunidade?

Pontos chaves de aprendizagem Ser bons pais cristãos é uma responsabilidade enorme. Os pais e provedores de cuidado devem tomar esta responsabilidade seriamente e pedir a

Deus para lhes ajudar a criar os seus filhos muito bem, estudando e aplicando a palavra de Deus.

Seja um bom exemplo para as crianças, modelando um carácter de Deus

Não apenas nas palavras mas o mais importante nas obras.

Estabeleça indicações claras e use disciplina se for necessário para ajudar as crianças a entenderem as suas responsabilidades.

Seja mentor e amigo para as suas crianças, acompanhando-os quando passarem pelas dificulidades

Ame as suas crianças, escute a elas e gaste tempo qualitativo com elas. Desenvolva os talentos que estão dentro de cada uma das crianças.

Dê tempo e recursos para apoiar e amar as crianças que estão a crescer sem seus pais.

Encorage e eduque as raparigas para que possam crescer com conhecimento e auto confiança. Isto ajudará-as a resistir pressões para o sexo antes do casamento.

Pontos de oraçãoPara os pais terem sabedoria, compaixão, conhecimento e entendimento em criar os filhos.

Para crianças em circunstâncias difíceis, particularmente aquelas que são órfãos ou vivendo nas famílias chefiadas por crianças.

Para os governos aprovarem leis que protegem as crianças do abuso, opressão e exploração.

Mais Passagens para leitura.LUCAS 2:52 o desenvolvimento holístico de Jesus no corpo, mente e espírito.

COLOSSENSES 3:20 Crianças, obedeçam os vossos pais em tudo.

PROVERBIOS 22:6 Ensine a criança no caminho que deve andar

Deuteronómio 6:4-9 Efésios 6:1-4

Page 36: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

34 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…– a importância de celebrar a criação, amor e bom relacionamento um com o outro.

– que ser como Deus é tornar-se completamente humana e completamente vivo.

– como agradecer e enriquecer a liderança de cada um em lidar-se com HIV.

Nós ESTAREMOS… – capacitados para trabalhar em parceria com um ao outro na resposta ao HIV, em vez de explorar os outros.

– capacitados para celebrar a bondade de Deus em relacionamentos.

– capacitados para restaurar relacionamentos quebrados.

Nós AGIREMOS… – para reconhecer e lidar com o facto de que as experiências das mulheres e suas habilidades são sempre ignoradas no planejamento da prevenção do HIV e programas de cuidado.

– para reclamar os papeis das mulheres na liderança.

– para desafiar relacionamentos de poder que reduzem seres humanos em apenas objectos de prazer.

Informação de base Há muitos séculos mulheres e raparigas sofreram discriminação a nível mundial, em maneiras diferentes. Em muitas culturas este sistema reflecte-se em sistema de valores onde os filhos são mais valorizados que as filhas. Aceitamos duplo padrão de comportamento para homens e mulheres (tais como em actividades sexuais). Nos justificamos as posições masculinas e poder sobre as posições e poder das mulheres. Todavia, isto não é bíblico.

A Sociedade hoje é caracterizada por divisões no meio das pessoas mas especialmente entre homens e mulheres. Estas divisões tem levado à relacionamentos pobres entre homens e mulheres e as consequências incluem a subordinação, opressão, violência, e tratando seres humanos, especialmente mulheres e crianças, como coisas ou comodidades. Na era de HIV, enquanto mulheres acabaram carregando um manto de doenças e oferecendo cuidados aos afectados, elas raramente foram capazes de reduzir a liderança na prevenção.

Depois de participar num seminário de treinamen-to sobre casamento promovido pela Vigilance, muitas coisas mudaram na minha família. Sento –me junto da minha esposa, e tornou-se mais fá-cil de discutir certos assuntos. Isto muda o que fazemos. Cria acordo e harmonia. Muitas coisas mudaram com o nosso relacionamento íntimo. Antes não havia nenhuma discussão acerca das necessidades sexuais, era o homem que decidia. Agora, as necessiadades são expressas sem vergo-nha, como diz respeito a ambos nós,

Pastor Daniel, Burkina Faso

Dicas para facilitador Desigualidades entre homens e mulheres aumentam a vulnerabilidade das pessoas e são a causa básica para a expansão do virus.

Quem precisa tomar iniciativas em quebrar as divisões do género – homens ou mulheres, ou ambos? Explique porquê a nossa resposta a esta pergunta pode reflectir nos nossos propórios estereótipos. O termo gênero significa ambos sexos devem estar igualmente envolvidas – não apenas mulheres!

Encorage a discussão de como Jesus via a questão do gênero. Como ele tratava os seus seguidores, tanto homens assim como mulheres, dada as opiniões culturais desse tempo?

Compartilhe histórias de sucesso onde as desigualidades do gênero foram ultrapassados.

Ideias para resposta prática Como podemos encorajar as nossas igrejas a desafiar os estereótipos aceites do dominio masculino e a subordinação femenina, ao invés de simplesmente abordar estes valores?

Como é que as estruturas e a relação de poder nas nossas igrejas precisam de mudar, para mulheres e homens serem igualmente valorizadas no povo de Deus? Aliste alguns passos práticos que poderão ser tomados em todos os níveis dentro da igreja.

Referênciaswww.methodist.org.uk/downloads/incl_gjbiblestudy_ 0608.doc Um estudo bíblico para estimular debate das questões em volta do gênero, cultura e prática cristã.

15 Gênero e restauração de relacionamentos

34 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 37: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

35© TEARFUND 2010

Gênero e restauração de relacionamentosEsta passagem de Gênesis 1 mostra uma parceria igual do masculino e/ou femenino, enquanto Gênesis 2 apresenta uma ordem dada por Deus da precedência do masculino sobre o femenino com papeis correspondentes. Paulo extrai nesta segunda versão em 1 Corintios 11:7–9. O que podemos aprender apartir disto?

Ao ler a história sobre a criação em Gênesis reconhecemos as nossas ligações inter-conectadas dentro do web da vida. Podemos reflectir em como relacionamos um com o outro numa maneira independente e mútua.

Debate

Nos tempos bíblicos…1 Ao ler a história sobre a criação do homem e da

mulher, qual é a parte chocante ao demonstrar as características do homem e da mulher?.

2 O que Deus empodera os seres humanos para fazer?

3 O que esta passagem de Gênesis 1 revela acerca da importância de homens e mulheres trabalharem lado a lado em relacionamentos de igualidade?

4 O que isto nos diz sobre o relacionamento entre homens e mulheres?

No tempo de HIV…5 Quem é dado a ordem para liderar, sua própria

propriedade e continuar com o trabalho da criação de filhos na história de gênesis? Como é que isto se reflecte na nossa sociedade hoje especialmente na área de HIV?

6 Como é que esta passagem de Gênesis ajuda para resolver situações em resposta ao HIV na nossa sociedade?

7 Nomeia cinco coisas que fará para restaurar relacionamentos dentro da sua família e igreja.

Pontos chaves de prendizagem Deus criou seres humanos à sua própria imagem e semelhança (Gênesis 1:27).Deus está além do Gênero.

A imagem de Deus pode ser reflectida em relacionamentos humanos inclusivos mostrando Deus em comunhão, do que apenas focalizando nos relacionamentos entre homens e mulheres..

Apartir de Gênesis 1:26-28 podemos ver que o poder para menospresar e dominar deve ser usado em mordomia sobre a terra, e que devemos agir com cuidado e justiça em vez de destruição ou controle de outras pessoas.

A dignidade de cada pessoa consiste em ser semelhante a Deus, em cuidar e nutrir a criação e em participar em processos contínuos da criação. Mulher e homem são diferentes mas ambos são criados à imagem de Deus e igual em dignidade.

Pontos de Oração Justiça de Gênero é uma questão crítica para a igreja. Orem para a coragem para ambos homens e mulheres desafiarem os estereótipos inúteis e encorajarem a reflecção bíblica em volta do gênero.

Orem para que os dons das mulheres sejam completamente libertadas para beneficiar as nossas igrejas e mostrar sabedoria e liderança em responder às questões em volta de HIV.

Mais passagens para leituraLUCAS 10:38-42 Jesus encoraja a Maria a sentar nos seus pés e a aprender como os homens deviam aprender.

JOÃO 4:4-26 Jesus fala com uma mulher Samaritana.

MARCOS 5:25-34 A mulher curada da hemoragia interna.

JOÃO 8:2-11 A mulher apanhada no adultério.

Gênesis 1:26-28 É impossível alcançarmos os

nossos alvos enquanto discriminamos metade

da raça humana

Kofi Annan, Antigo Secretário Geral

das NU

Page 38: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

36 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?Nós SABEREMOS… – dos benefícios da testagem para o HIV antes do casamento para que os casais entrem ao casamento completamente consciente de todas as implicações de viver como um casal discordante (alguns podem decidir não se casar)

–e entenderemos como aqueles de nós que estamos em parcerias discordantes (onde um parceiro tem HIV e outro não tem} podemos proteger um ao outro da infecção ou re-infecção praticando sexo seguro, usando preservativos correctamente e conscientemente.

–que com a ajuda médica, é possível para casais discordantes terem bebés saudáveis e livres de HIV.

Nós ESTAREMOS…–Consciencializados de que muitos casais discordantes tem casamentos felizes.

–a saber que viver em casamento discordante não deve resultar na infecção de HIV

–a saber da realidade e implicações de HIV- discordância entre casais/ parceiros sexuais vivendo com HIV

Nós AGIREMOS…– para encorajar as pessoas a aderirem a testagem de HIV como casais juntamente para se saber o estado de cada um em relação ao HIV em vez de advinhar sobre os resultados do parceiro.

Informação de baseUm casal discordante é o termo usado para referir a casados ou parceiros sexuais vivendo juntos, onde um parceiro tem HIV e outro não. O uso de preservativos para casais discordantes é sempre recomendado para proteger o parceiro que não tem HIV

Muitos casais discordantes são capazes de ter bebés saudáveis sem HIV, com o conselho médico e a provisão de TARV para a mãe antes do parto, e para o bebé logo depois do parto.

Dicas para facilitadorSaiba que alguns dos participantes serão parte de casal discordante, então certifique que a discussão seja inclusiva e sensível.

As habilidades de treinamento e aconselhamento são altamente recomendados por muitas situações, incluindo aqueles casais discordantes.

Todavia, muitas pessoas podem ser incapazes de obter tal treinamento e acharem-se a precisar de ajudar outros que passam por situações dificeis. Esta página tem algumas dicas úteis.

Ideias para resposta práticaA habilidade para saber e debater abertamente o estado de HIV de alguém dentro de um relacionamento é a chave para proteger o parceiro de alguém da infecção

Examine o ponto de vista da igreja e ensinamento em casar e apoiar casais discordantes. Existem barreiras desnecessárias? As pessoas tem conhecimento de que com o conselho médico muitos casais discordantes são capazes de ter bebés sem HIV? Debate as formas de educar os líderes dentro da igreja.

Procura saber das facilidades de testagem e serviços de aconselhamento na nossa área. Estão disponíveis e acessíveis? A igreja deve advocar para facilidades melhoradas?

Referências www.avert.org/condoms.htm O uso sucessivo de preservativos pelos casais discordantes.

16 Casais HIV-discordantes

HABILIDADES DE ACONSELHAMENTO - Ajude as pessoas a relaxar.

- Mostre respeito para com eles em todos os momentos.

- Encoraje-os a partilhar as suas situações.

- Escute com toda a sua atenção. Muitas vezes já estamos a pensar no que vamos dizer a seguir.

- Esteja confortável com silêncio ou com as lágrimas.

- Não reage com surpresa, choque ou julgamento somente entendimento.

- Não dê conselho. Simplesmente deixe as pessoas considerar todas as suas opções e alcance as suas próprias decisões. Todavia, certifique que eles tem informação e tem conhecimento de todo o apoio disponivel.

- Nunca conte aos outros acerca da informação que foi dito confidencialmente.

- Apoie pessoas nas decisões que eles alcançam (mesmo se não acreditar).

- Continue a encontrar-se com as pessoas até se sentirem mais positivas acerca do futuro.

36 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 39: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

37© TEARFUND 2010

Casais HIV-discordantesCasais podem descobrir que são discordantes (onde um parceiro tem HIV e outro não) seguindo o teste de HIV. Outros casais podem decidir se casar ou ter relacionamento sexual sabendo que são casais discordantes. É possível para um casal discordante ter um relacionamento muito amoroso e feliz juntos.

Debate

Nos tempos bíblicos… 1 Na passagem de Efésios, como é que Cristo amou

a sua igreja? como é que Ele mostrou esse amor?

2 Como podemos seguir o seu exemplo nas nossas vidas quotidianas?

3 Qual foi o resultado do seu amor para a igreja?

4 Qual é o resultado do nosso próprio amor para a igreja?

5 O quão fácil é para os homens seguirem o seu ensinamento?

6 Como é que as muheres respeitavam os seus maridos no tempo de Cristo? Como é que isso mudou hoje?

No tempo de HIV…7 Olhando para a passagem, qual é a importância

do conhecimento em geral, e especialmente no que concerne ao HIV, e quais são as consequências da sua falta?

8 Apartir da passagem de Efésios, quais são as tarefas das esposas e maridos e quão são importantes estas tarefas em relação à prevenção, cuidado e apoio nas famílias

9 Como pode o papel do marido de amar e proteger a mulher ser melhorado em casos de HIV na família, especialmente em casos de discordância?

10 Porque é importante para cristãos erguer relacionamento de amor e cuidado nos momentos de doença e de saúde na família? (Juramentos de casamento).

11 Como podemos providenciar ajuda como igreja ou comunidade aos casais discordantes vivendo aqui?

12 Quantas vezes debatemos ou falamos acerca do sexo e HIV com o nosso parceiro?

Pontos chaves de aprendizagem A discordância em relação ao HIV é muito comúm especialmente em situações familiares onde casais tem sexo juntos regularmente.

Quando casais vão a testagem de HIV juntos e obtem os resultados do estado de cada um em relação ao HIV. Isto traz resultados ao ar livre entre

eles, removendo desta forma as dificulidades de compartilhar as notícias com os seus parceiros. Além disso eles encontram aconselhamento à casais que empodera-lhes para enfrentar os desafios de ter HIV na familia, especialmente na situação de HIV-discordância.¦

Princípio de amor, mostrado pelo amor de Cristo para a igreja, deve encorajar casais cristãos a cuidarem um ao outro apesar de serem discordantes, para que a família não se divida num tempo tão crítico

Estigma e discriminação na igreja ou na comunidade leva à negação e pode fazer com que pareça como se não houvesse pessoas a viverem com HIV aí, deixe sozinhos os casais que são discordantes.

Pontos de oração Orem para casais discordantes que frequentemente sofrem o estigma e discriminação de outras pessoas, e para parceiros positivos que possam sofrer auto-estigma.

Orem para o amor verdadeiro florir entre os casais cristãos porque o amor verdadeiro lança fora todo o medo, incluindo o medo que muitas vezes é causado por HIV na família.

Mais passagens para leituraACTOS 18:1-3, 18-26 Note que Priscilla and Aquila frequentemente faziam as coisas juntos

1 JOÃO 3:16 O amor que entrega as nossas vidas para um ao outro.

Efésios 5:25-33 Oséias 4:6

Page 40: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

38 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…– e entenderemos como uma igreja, a importância

de criar um ambiente de apoio e segurança onde as pessoas podem confiar um ao outro e todos tem oportunidade de servir um ao outro.

– e reflectiremos no conceito do que significa participação completa para aqueles de nós vivendo com HIV.

- e exploraremos o impacto de participação completa de pessoas vivendo com HIV na prevenção efectiva, tratamento e apoio, e a prevenção de mortes evitaveis e novas transmissões.

– e entenderemos como o foco tradicional da igreja limita na providência de cuidados domiciliários para com as pessoas vivendo com HIV.

Nós ESTAREMOS… – capacitados para entender como Cristo é inclusivo

para com toda a comunidade.

– capacitados para procurar humildemente a entender os propósitos de Deus para a sua igreja.

Nós AGIREMOS… – na obediência aos nossos compromissos individuais

em resposta ao HIV

– para encorajar a participação completa de pessoas vivendo com HIV.

– para encorajar pessoas não estarem satisfeitas com o que já estamos a fazer.

Informação de baseAs nossas crenças religiosas adequam as nossas atitudes. Os afectos como nós comportamo-nos e como tratamos outras pessoas.

Durante anos que estivemos a responder ao HIV, a igreja levou a cabo a providência de cuidados à órfãos e crianças vulneráveis e cuidados domiciliários para aqueles de nós doentes com doença relacionada ao HIV. Todavia, muitos casos a igreja também tem sido responsável por encorajar atitudes de julgar e alimentando o estigma. Isto tem impedido a participação completa daqueles de nós vivendo com HIV. Mesmo assim a igreja tem um grande potencial de transformar atitudes e tomar o caminho de abordar o estigma. Muitos que estiveram envolvidos incansavelmente em resposta ao HIV estão cansados, e admirando porque além de tanto esforço, houve pouco progresso na resposta da igreja.

Dicas para facilitadoresExplore os diferentes tipos de participação que possamos experimentar, tal como concordar com decisões já feitas, adequando decisões e panejar direcções que precisam de acordo. Considere o quão real é encorajada a participação de nós vivendo com HIV.

Discute como a igreja pode mudar suas atitudes julgadoras e a crença de que HIV é uma maldição ou castigo pelo pecado. Esta é uma enorme barreira que impede a igreja de se beneficiar da participação completa de pessoas vivendo com HIV, e impede pessoas de procurar o apoio que eles precisam.

Ideias para resposta clara Como podemos ajudar aqueles de nós vivendo com HIV para confiar a igreja, e sentir que podemos fazer uma contribuição e uso das nossas habilidades e experiências para ajudar os outros?

Neste estudo aprendemos o quão facilmente as atitudes incorrectas podem dividir as familias. As atitudes incorrectas acerca de HIV podem dividir a família da igreja da mesma forma. Temos que mudar as nossas atitudes se temos que gozar da participação de que Deus quer para todos nós como sua família

Onde é que as experiências de pessoas vivendo com HIV podem ter impacto na edificação da nossa igreja?

Referências Vidas Positivas: Líderes religiosos vivendo ou pessoalmente afectados pelo HIV e SIDA Série No 1 de Chamados para Cuidar. Strategies for Hope Trust, Oxford 2005

Fazer Acontecer: Um guia para ajudar a sua congregação fazer no trabalho de HIV/SIDA:Por Lucy Steinitz, Série No 2 de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2005

´A igreja é a chave para devolver esperança e um sentido de valor para aqueles que lhe foi retirado. A Bíblia diz que todos fomos criados à imagem de Deus, tanto homens como mulheres, HIV não muda isso.

Pastor Samuel Mayele, HEAL, República Democrática do Congo

17 Participação completa de pessoas vivendo com HIV

38 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 41: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

39© TEARFUND 2010

Esta história de Lucas revela o coração de Deus pai. Em muitas culturas um pai é uma figura autoritária a ser respeitada e temida pelas suas crianças. Nos tempos bíblicos, um ancião dignificado iria correr. Todavia o pai nesta passagem quebra com a sua cultura e tradição para demonstrar seu amor e perdão para seu filho que não merecia, correndo para o seu encontro, abraçando-o e honrando-o. o filho mais velho, que tem se comportado justamente como filho que cumpre seus deveres, é resentido. Ele que merece tal tratamento não o consegue, mas o outro que merecia castigo é celebrado.

O filho perdido decide voltar a casa porque ele sabia que casa era o melhor lugar do que onde ele estava. O outro filho resente atenção e perdão dado ao seu irmão mais novo. O seu pai gentilmente reassegura-o do seu amor e corrige a sua atitude.

Debate

Nos tempos bíblicos… 1 Quem são as principais pessoas nesta história?

2 Pode recontar a história do ponto de vista do pai? Ou da perspectiva de um dos filhos?

3 O que trouxe ao filho mais novo ao ponto de se arrepender?

4 Qual foi a reacção do pai quando viu o filho perdido? Porquê esta reacção foi surpreendente?

No tempo de HIV…5 Como é que as atitudes do pai nesta história

reflectem às atitudes de Deus para connosco? Elas reflectem as nossas atitudes para com outros?

6 Qual foi a reacção do filho mais velho? Porque é que acha que ele sentiu-se desta forma?

7 Esta reacção reflecte as nossas atitudes e como é que muitas vezes relacionamos com outros, particularmente no contexto do HIV?

8 A nossa Igreja tem uma resposta oficial ao HIV? Envolve prevenção, cuidado, apoio e advocacia? Quem deve tomar responsabilidade para responder ao HIV?

9 A nossa igreja comunitária é um lugar onde pessoas são bem recebidas e cada membro pode

participar completamente? Como podemos desempenhar o papel do pai, em fazer a nossa igreja uma ´casa´ e criar um ambiente onde todos podem estar envolvidos?

Pontos chaves de aprendizagem As nossas atitudes individuais podem impedir a nossa igreja de ser uma comunidade segura e receptora como Deus intenciou que fosse.

As atitudes julgadoras dentro da igreja podem levar uma cultura de silêncio e estigma, que impedem aqueles de nós vivendo com HIV de participar completamente. Pode também impedir a prevenção do HIV e impedir as pessoas de acessar ao tratamento, cuidado e apoio, reduzindo a igualidade de vida para aqueles de nós vivendo com HIV e contribuindo para mortes desnecessárias.

Às vezes aqueles de nós vivendo com HIV podemo-nos sentir sem nada para oferecer, por causa de estigma. Todavia cada um de nós é chamado para contribuir como parte do corpo de Cristo.

Pontos de oraçãoOrem para que possamos realmente amar a todos como cristo amou, Segundo princípios bíblicos, e ser uma boa testemunha em representar Deus e partilhar seu amor incondicional com todas as pessoas.

Orem para que as atitudes julgdoras na igreja mudem, para que as pessoas vivendo com HIV possam encontrar amor e apoio e partilhar seus dons dentro da igreja.

Mais passagens para leituraSALMOS 139:13-16 Cada um de nós é precioso e valorizado por Deus.

I JOÃO 4:7-12 Amor de Deus para outros

Lucas 15:11-32

Participação completa de pessoas vivendo com HIV

Page 42: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

40 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…- mais sobre como os orfãos, outras crianças

vulneráveis e seus provedores de cuidados são afectados pelo HIV, dor e perda.

- e reconheceremos as necessidades específicas destes grupos para cuidado e apoio.

Nós ESTAREMOS…- a ser sensíveis para com as necessidades práticas,

emocionais e espirituais de orfãos e outras crianças vulneráveis

- a entender as pressões colocadas sobre os provedores de cuidados.

Nós AGIREMOS…- para identificar como indivíduos, ou como uma

igreja e uma comunidade, podemos providenciar algum deste cuidado para orfãos, outras crianças vulneráveis e seus provedores de cuidado.

Informação de baseAs crianças e seus provedores de cuidados normalmente sofrem mais os efeitos economicos e sociais de HIV. Crianças cujos os pais estão seriamente doentes ou que morreram estão sujeitos a sofrer de dores emocionais, fome, pobreza e saúde débil. Elas podem até encarar o estigma. Crianças podem ser provedores de cuidado elas mesmas, cuidando de familiares doentes ou cuidar de irmãos ou irmãs mais novos. Alguns podem estar a viver com HIV. Todas estas crianças são sujeitas a desistir da escola e sofrerem de deprivação emocional

Adultos frequentemente acham difícil de falar com as crianças acerca de doenças ou morte de um parente ou guardião, e ajudar-lhes a superar com o processo de angústia. Familiares e guardiões que cuidam de crianças orfãos são frequentemente pobres por si mesmos, e recebem apoio insuficiente do governo. Eles também não estão treinados sobre como conectar com crianças que muitas vezes carregam as cicatrizes emocionais das doenças dos seus pais e mortes prematuras. Estas crianças na nossa comunidade precisam de apoio continuo prático, emocional e espiritual.

Os avós agora cuidam de metade de orfãos de SIDA a nivel do mundo. Eles podem ter pouco dinheiro para alimentação e cuidados médicos e lutam com a obra física envolvida.

Dicas para facilitadorDebate as oportunidades de formação para adultos para ajudar crianças como elas choram e ajustam para maiores mudanças nas suas vidas.

Se possível convide alguns provedores de cuidado e jovens adolescentes que levam a famílias chefiadas por criança, para vir e falar sobre as suas vidas e a pressões que experimentam.

Examine como as necessidades dos orfãos, crianças vulneráveis e provedores podem requerer apoio de advocacia de outros. Que formas tais advocacias tomam?

Ideias para resposta práticaAs crianças são o nosso futuro. Atendendo as suas necessidades é realmente importante para ajuda-los a crescerem a uma fase adulta balançada, cuidadosa e confidente.

Em actos 6:1-6 pessoas específicas foram identidficadas para organizar cuidados para orfãos, use esta história como um exemplo de como a igreja organizou-se para atender as necessidades específicas.

Debate como a igreja pode providenciar cuidado e apoio para ajudar atender as necessidades das crianças orfãos ou afectadas pelo HIV, e seus provedores de cuidado, particularmente quando os recursos são muito limitado

Debate que recursos e apoio adicional (tais como treinamento) podem ser necessário para ajudar a igreja e lideres comunitários para atender estas actividades. Como podemos ter acesso?

Referências A Criança Dentro: ligando com crianças que têm experimentado dor e perda de Judy Rankin, serie No 6 de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2008

18 Cuidado e apoio para crianças vulneráveis

40 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 43: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

41© TEARFUND 2010

Cuidado e apoio para crianças vulneraveisJesus ficou triste quando seus discípulos impediam as pessoas de trazer as crianças a ele. Em apenas duas outras ocasiões na bíblia vemos Jesus a mostrar a fúria, e a sua fúria é dirigida para seus próprios discípulos.

Os profetas do antigo testamento chamaram pelos líderes e povo de Israel para defender os direitos dos orfãos e viúvas. No novo testamento, Tiago declara a importância de acções práticas para apoiar os fracos e vulneráveis como uma expressão da nossa fé cristã.

As crianças são às vezes vistas como menos valiosas do que adultos. Elas podem ser impotentes, vulneráveis e dependentes de outros. Todavia, Jesus valoriza-as e mostra respeito particular para elas.

Debate

Nos tempos bíblicos…1 Porque é que os discípulos impediam as

mulheres que traziam as suas crianças à Jesus.

2 Como é que Jesus responde as crianças trazidas a ele?

3 Porque é que as crianças eram tão importantes para Jesus?

4 Porque é que as crianças eram tão importantes dentro da Igreja?

No tempo de HIV… 5 o que podemos aprender de atitude de Jesus

para as crianças?

6 Como é que as crianças são afectadas quando seus pais estão a viver com HIV?

7 Quais são as nessecidades principais das crianças orfãos ou afectados pelo HIV?

8 Quais são os desafios dos provedores de cuidados, muitas vezes pessoas idosas, em tomar responsabilidade para providenciar as crianças com o cuidado e apoio às suas necessidades?

9 Quais são as necessidades principais de provedores de cuidados das crianças orfãos ou afectados pelo HIV?

10 quem dentro da nossa igreja e comunidade pode tomar responsabilidade para coordenar actividades de cuidado e apoio para orfãos, vulneráveis e provedores de cuidado?

11 isto é algo que a nossa igreja deveria desenvolver para um ministério?

Pontos chaves de aprendizagem Jesus mostra como Deus valoriza as crianças. O apoio de crianças vulneráveis é uma pedra de esquina do discipulado do nosso cristianismo.

As crianças não podem esperar pelas organizações e governos para debater as suas necessidades. São imediatas. A igreja e a comunidade podem mobilizar para ajudar a providenciar a educação, cuidados de saúde, apoio físico, espiritual e emocional se apoio externo não existir.

As crianças precisam de um ensino prático, divertimento, amizade, apoio e liderança adicionando as suas necessidades fisicas. Todos nós podemos considerar como poderemos ajudar suprir algumas destas necessidades.

Pontos de Oração Orem para que mais igrejas possam desenvolver a capacidade de fornecer cuidados apropriados e apoio às crianças vulneráveis.

Orem para as igrejas providenciar apoio, treinamento e incentivar os provedores de cuidado, e advocar a seu favor.

Orem para que as organizações sejam capazes de providenciar treinamento e apoio para as igrejas nestas áreas, para que tenham recursos e capazes de ajudar igrejas a realizar o seu pleno potencial.

Mais passagens para leituraMATEUS 25:31-46 Jesus enaltece a importância de cuidar dos outros e atender as suas necessidades físicas, não apenas espirituais.

TIAGO 2:14-17 Fé e obras

Marcos 10:13-16, Isaias 1:17 e Tiago 1:27

Até 2007, era estimado que

mais de 15 milhões de crianças tinham perdido um ou ambos pais como

resultado de SIDA

AVERT

Page 44: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

42 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS…–a importância fundamental da igreja na demonstração de liderança clara em resposta ao HIV

–o quão é necessário a advocacia efectiva na mobilização de recursos para aqueles de nós que sofremos o impacto de HIV.

–como ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu potencial no desempenho dos papeis de liderança e advocacia em resposta ao HIV.

Nós ESTAREMOS…– equipados para reflectir nas atitudes de liderança e práticas neste tempo de HIV.

– mobilizados a desempenhar um papel na advocacia sobre HIV em qualquer nivel pessoal conveniente.

Nós AGIREMOS… – para encorajar individuos, famílias e aqueles que vivem ou afectados pelo HIV para considerar seu potencial em tomar liderança ou papeis de advocacia.

– para explorar oportunidades para advocacia pelo HIV dentro e fora das comunidades e famílias.

Informação de baseA liderança ajuda a adequar a maneira como a sociedade, individuos, comunidades, famílias e instituições relacionam-se um ao outro e responder a questões que eles enfrentam. Qualquer pessoa pode ser chamado por Deus para uma posição de liderança, para responder a diferentes situações. Em alguns casos, individuos são tambem apontados pela comunidade para servir pessoas na capacidade de liderança.

Advocacia significa falar com e em favor de outros, para explicar as suas necessidades e preocupações àqueles que tem poder de abordar estas necessidades e criar mudanças. Nos temos um mandato bíblico para cuidar pelos marginalizados e desafiar a injustiça.

Dicas para facilitador

Como um líder, Neemias estava pessoalmente envolvido como parte de solução, juntando-se ao trabalho físico. Mas ele não podia fazer sozinho – ele precisava todos na comunidade para ajudar a construir os muros’

Debate que metodologias são necessarias para uma liderança e advocacia efectiva. Algumas sugestões seriam: entendimento claro, presistência, oração, paixão e comunicação efectiva.

Ideias para resposta práticaDebate como podemos encorajar melhor as pessoas nas nossas igrejas a agirem como Neemias no contexto da resposta ao HIV.

Que atitudes precisamos como cristãos para empreender na advocacia efectiva para pessoas vivendo com HIV?

Os israelitas enfrentaram o problema de muros quebrados, que os deixaram vulneráveis aos ataques. Considere que ´muros quebrados´ são representadas na nossa comunidade. Quais são os problemas que precisam ser abordados?

Como líderes, como é que podemos fazer face a justiça, verdade e direitos da família e membros da comunidade?

Referências ROOTS 1 e 2: ferramenta de Advocacia pela Tearfund

Está aprovado agora que a circuncisão masculina (se for feita higienicamente) pode reduzir o risco de contaminação pelo HIV em 60% para homens. Todavia, utensílios ou laminas contaminadas nunca devem ser usadas se houver a possobilidade de que o HIV pode ser passado. Líderes podem ajudar a fazerem pessoas a saber a respeito disto.

19 Liderança e advocacia

42 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 45: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

43© TEARFUND 2010

Liderança e advocacia Os muros são construídos para proteger as casas e comunidades. se um muro estiver fraco ou com rachas, pode facilmente cair. Se um muro estiver quebrado então a casa pode cair. Da mesma maneira as nossas comunidades têm diferentes tipos de ´muralhas e estruturas´. Sem eles as nossas comunidades tornam-se mais vulneráveis ao ataque. Neemias viu a necessidade nesta comunidade, e ele advocou em favor do seu povo para aqueles que detinham o poder e podiam ajudar. Primeiro ele dirigiu-se a Deus, em oração. Em seguida ele falou ao seu povo com autoridade de quem tinha poder e recursos que eram necessárias, antes de tomar acção.

Debate Nos tempos bíblicos… 1 Quais eram as necessidades principais e problemas

que os israelitas enfrentavam?

2 Que qualidades de liderança Neemias mostrou? A quem ele pediu para o ajudar?

3 Como é que outras pessoas responderam? Porque é que pensa que eles agiram desta maneira?

4 Como é que Neemias respondeu às ameaças enfrentadas na construção no muro?

5 que planos ele fez para certificar que houve boa comunicação ao longo da edificação da muralha.

6 que tipos de qualidades e práticas fazem alguem de um bom ou mau líder? Considere o modelo servantil de liderança de Jesus?

No tempo de HIV… 7 O que nós esperamos de um líder na nossa

comunidade, na nossa igreja ou família ou país?

8 Como é que nós usamos as habilidades de liderança dadas por Deus nas questões encaradas pela nossa comunidade?

9 que oportunidades existem para nós engajarmos na liderança nas actividades de advocacia nas nossas comunidades e famílias?

10 Como podemos engajar e apoiar aqueles de nós vivendo com HIV nos papeis de liderança e advocacia?

11 Como Neemias, precisamos de outros para apoiarem-nos na nossa advocacia e liderança pelo HIV? Que tipo de apoio e protecção precisamos?

12 Como individuos, para que tipo de liderança somos chamados a mostrar no contexto de HIV?

Pontos chaves de aprendizagemPrecisamos da direcção de Deus para providenciar tanto uma boa liderança e advocacia certa para abordar as questões chaves

A igreja está bem colocada para desafiar governos locais e organizações a terem mais acção para apoiar o trabalho de HIV de todos os tipos.

Cada um de nós tem uma responsabilidade de acompanhar, apoiar e estar na brecha para aqueles que precisam de nós.

Todos precisamos de comitimento, discernimento e empoderamento para providenciar liderança e advocacia efectiva nas nossas situações.

Pontos de OraçãoPeça a Deus que nos mostre como podemos depender Ele para nos dar força, entendimento e graça para reparar todas as situações onde a liderança sente falta ou fraco e onde enfrentamos ´muros quebrados´Orem para todos aqueles que são vulneráveis ao HIV por causa da pobreza, violência baseada no gênero e estigma.Orem para todos aqueles que cuidam de crianças que perderam seus pais, ou que atendem pais doente, e que de alguma forma foram deixados sem protectores e provedores.Como Cristãos somos todos chamados para falar em favor daqueles que têm necessidades. Orem pela direcção em como podemos todos seguir o exemplo de Neemias e tomar a liderança em resolver as necessidades na nossa comunidade.

Mais passagens para leituraISAÍAS 6:8 O profeta Isaías responde a chamada de Deus.

MIQUEIAS 6:8 Deus chama-nos para agir justamente e mostrar misercordia

TIAGO 2:14-17 Fé prática revelado em acção.

Neemias 4:1-20 Neemias 6:15-16

Page 46: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

44 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – como explorar e reflectir sobre a realidade da morte

– como responder para prevenir mortes ´evitáveis´

Nós ESTAREMOS… – capacitados para falar mais abertamente e morrer e quebrar o tabú e silêncio em volta deste assunto.

Nós AGIREMOS… – para ajudar as pessoas a planejarem para o futuro e providenciar para as suas famílias na face da morte.

Informação de base Uma atitude comúm é que a doença e morte são ´a vontade de Deus´, e que nada pode ser feito. Mesmo assim a vida é um dom precioso de Deus, e com direito a tratamento, encorajamento, cuidado e apoio, muitas pessoas que estão doente com doenças relacionados com HIV podem reganhar a sua saúde e continuar a viver a vida na sua plenitude. Então é importante ajudar os participantes a combater este fatalismo, que pode levar as pessoas a desistir e morrer cedo desnecessariamente.

Dicas para facilitador Saiba que falar acerca da morte e morrer pode levantar fortes emoções. Seja sensível ás necessidades e sentimentos no grupo. Pessoas podem estar a enfrentar estes assuntos eles proprios. Ou a lamentar pelos seus ente-queridos, então permita as pessoas para participar tanto quanto pouco podem sentir confortavel.

Ideias para resposta práticaEncorage as pessoas que estão doentes a não ´desistir´- mas sim procurar uma ajuda médica e tratamento onde for disponível.

Se não há provisão de TARV localmente, um grupo de igreja poderá reunir apoio comunitário e falar com os lideres locais e governantes sobre a provisão de acessos melhores para serviços de saúde.

Para pais que estão todos doente com HIV ou Sida, preparando caixas de memória para as suas crianças providenciará uma fonte de conforto e certificar que eles podem lembrar seus pais nos próximos anos.

Todos os pais devem fazer planos, de preferência planos legais, para as suas crianças serem cuidados em caso da sua morte, ou para qualquer outra razão que seja.

Referências Livro de Memória para Africa de C L Smith e R O’Brine, 2000.

Ferramenta de ensino de baixo custo, www.talcuk.org

Passo a passo 61 Caixas de memória, páginas 8–9

www.Biblelight.org A morte de Jesus

www.spirithome.com.death.html A morte de morrer

20 Preparações em caso de morte

CAIXAS DE MEMÓRIA

Caixas de memória podem conter todos os tipos de coisas para ajudarem as crianças a lembrarem dos seus pais. Estes incluem fotografias, receitas favoritas, figuras especiais, cartões e cartas e descrições de eventos ou datas que são especiais para a família ou comunidade. Eles devem também incluir nomes completos, datas e locais de nascimento, casamentos e mortes, onde qualquer documento importante ou coisas valiosas são guardados e detalhes da árvore de família.

44 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 47: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

45© TEARFUND 2010

Preparações em caso de morteFrequentemente torna-nos dificil de falar acerca da morte, assim como traz muito medo e tabus. Mesmo assim uma questão que afecta –nos todos. Este estudo Bíblico dará-nos uma oportunidade para explorar esta questão dificil pelas escrituras. Isto ajudará-nos a olhar nas nossas crenças e práticas e considerar quaisqueres mudanças positivas que podemos fazer.

Debate

Nos tempos bíblicos…1 Porque é que as irmãs mandaram uma palavra á

Jesus quando Lázaro ficou doente?

2 Porque Jesus demorou na sua visita?

3 Poderia ter se prevenido ´A morte de Lázaro´? Debate esta questão.

No tempo de HIV…4 O que faz com que a questão da morte seja

dificil de se falar na nossa cultura?

5 que emoções as pessoas experimentam enquanto cuidam de alguém que está na fase final da doença.

6 quais são as formas usuais em que as pessoas preparam para a morte na nossa cultura? Estas práticas são uteis ou prejudiciais?

7 como podemos balançar entre preparando-se para a morte, providenciando, esperando e encorajando as pessoas a continuarem a viver onde for possivel?

8 existem quaisqueres formas em que poderemos ajudar um ao outro para enfrentar estas questões

Pontos chaves de aprendizagem Morte é uma realidade para todos nós, mas não significa que deveriamos desesperar ou desistir quando um de nós estiver doente. Vida é valiosa e deve ser protegida, então como Cristãos devemos fazer o que podemos para prevenir mortes ´evitáveis´(particular-mente por causa de qualquer criança envolvida). Com acesso para o tratamento médico, e bom cuidado e apoio, muitas pessoas podem recuperar mesmo de doenças sérias e aqueles de nós vivendo com HIV podem viver vidas saudáveis e completas.

Todavia, isto não significa que devemos negar quando a morte chegar. Podemos ajudar um ao

outro a enfrentar e preparar-se para a morte.nós precisamos de falar sobre os nossos receios e nossas esperanças para as nossas famílias no futuro. Como comunidade da igreja podemos providenciar cuidados e apoio à pessoas que estão a morrer, ajude famílias que estão a cuidar pelos doentes na sua fase final, orem para um ao outro, e ajude as pessoas a planificar pelo futuro das suas famílias em caso das suas mortes.

Pontos de oração orem para os que estão doente, em particular aqueles que podem estar a encarar a morte ou com medo. Orem pela cura e da dor e que possam conhecer a paz e presença de Deus.

Orem para aqueles que estão a cuidar pelos membros das famílias que estão doente, e aqueles que recentemente perderam alguém quem tanto amam. Orem para que eles possam ter forças e sejam confortados.

Orem pela sabedoria para saber como podemos cada um ajudar e apoiar pessoas nestas situações.

Mais passagens para leitura

ECLESIASTES 9:10 Use o seu tempo na terra muito bem.

GÊNESIS 3:19 Todos nós voltaremos ao pó.

ISAIAS 57:1-2 A morte traz paz e descanso para os justos.

João 11:1-16

Page 48: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

46 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos estudar?

Nós SABEREMOS… – como explorar e reflectir sobre a realidade da morte

– que passagens Bíblicas a usar com pessoas que estão a enfrentar a morte para trazer-lhes conforto e esperança

Nós ESTAREMOS… – capacitados para falar abertamente acerca da morte

e morrer e quebrar o tabú e silêncio em volta desta questão

– capacitados para orar com pessoas perto do fim das suas vidas e ajuda-los a ter aceitação e paz de coração e mente.

Nós AGIREMOS…– para ajudar as pessoas a planificarem para o futuro e

providenciar pelas suas famílias em fase da morte.

Informação de baseMorte é inevitável para todos nós um dia. É importante que encaremos-a com entendimento e com aceitação como parte do plano ultimato de Deus para nós.

A fé em Deus traz força considerável e coragem quando enfrentamos a morte. A nossa fé em Deus levará-nos a sua presença maravilhosa na morte. Todos devemos estar preparados e capazes de partilhar as nossas esperanças para o futuro com aqueles que estão a morrer, numa forma sensível, se eles perguntarem.

Para pais com crianças, existem várias coisas impotantes que eles podem fazer para preparar as suas crianças a enfrentar o futuro.

Dicas para facilitadorIsto continua a história da morte de Lázaro, tratado no último estudo. Focalize não apenas nos milagres de Jesus na ressureição do Lázaro da morte, mas na resposta daqueles que estavam em volta – particularmente suas irmãs, Maria e Marta.

Ajude as pessoas a debater se estamos preparados a enfrentar a morte nós mesmos. Existem questões particulares que receiamos ou que nos preocupam?

Debate que tipo de conforto e apoio as pessoas podem precisar quando alguém na sua família estiver a morrer.

Ideias para resposta prática Organize voluntários para visitar aqueles que estão doente para oferecer encorajamento, cuidado e ajuda prática, ou simplesmente falar e orar com eles.

Pessoas podem debater com um amigo o que eles gostariam de ver acontecer nas suas pertenças depois da morte. Por exemplo como pode certificar que as nossas crianças serão providenciados e podem ficar nas suas casas? Com a ajuda de um amigo eles poderão fazer um simples testamento, que é como uma carta assinada a ser lida depois da morte, que claramente declara o que deve acontecer as suas posses e a casa. Duas pessoas, que não devem ser membros da família, e quem não vai se beneficiar do testamento, deve assinar e marcar a data do testamento para ter os seus direitos legais.

Debate como podemos planificar e fazer arranjos práticos enquanto ainda vivos e em boa saúde, certifique de que as nossas famílias (em particular as nossas crianças) serão protegidas e providenciadas se morrermos.

Referênciaswww.Biblielight.org A morte de Jesus

www.spirithome.com/death.html Morte e morrer

A Criança Dentro: ligando com crianças que passaram pela dor e perda de Judy Rankin, Série No 6, de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2008

21 A realidade da morte

46 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 49: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

47© TEARFUND 2010

A realidade da morteTodas as culturas têm diferentes formas de responder a morte. Há rituais e práticas que ajudam nos a honrar on nossos queridos quando morrem, e permite-nos expressar a nossa dor ao chorarmos por eles. Todavia algumas tradições e crenças podem ser prejudiciais ao invés de ser úteis. Nesta passagem vamos olhar a maneira como Jesus respondeu á morte do seu amigo.

Debate

Nos tempos bíblicos...1 Como Jesus respondeu a morte de Lázaro?

2 quais eram as diferenças entre a resposta da Marta e da Maria para Jesus?

3 Como podemos comparar a atitude de Jesus para a atitude da Maria e a de pessoas em sua volta?

4 que coisas atrevidas Jesus fez nesta passagem? (Chorando, abrindo o sepulcro, encobrindo as vestes do sepulcro.) Como é que as pessoas teriam reagido na nossa cultura?

No tempo de HIV… 5 que crenças e práticas temos na nossa cultura

em volta da morte, enterro e choro? Que são úteis, prejudiciais, e porquê?

6 Há alguma destas práticas que aumentam a vulnerabilidade das pessoas ao HIV? Como poderemos mudar isto?

7 Jesus chorou, além de saber que ia ressuscitar o Lázaro. Como devemos responder á pessoas que choram?

8 Como podemos oferecer conforto e apoio prático aqueles que estão a chorar pelos seus queridos?

Pontos chaves de aprendizagem Esta história é dum milagre profundo de Cristo – mas Deus ainda opera através de milagres hoje. A nossa fé não deve tentar estabelecer limites sobre o poder de Deus para curar e ressuscitar as pessoas para a vida.

Simplesmente estar com pessoas e mostrar-lhes amor quando estiverem a chorar, é mais importante do que ter que dizer as palavras..

Sabendo que a morte está perto pode ajudar as pessoas a prepararem-se, tanto praticamente assim como espritualmente.

Pontos de oração Orem para os que estão a beira da morte, para que sejam confortados pela nossa fé na ressureição dos mortos.

No fim, Deus cura todos nós através da morte, terminando o sofrimento sobre a terra e trazer-nos a vida eterna com ele.

Mais passagens para leitura1 TESSALONISSENSES 4:13-14 a nossa esperança na ressureição

1 CORINTIOS 15:12-20 A ressureição dos mortos

1 CORINTIOS 15:51-57 A morte foi destruída em vitória.

João 11:17-44

Page 50: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

48 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar?

Nós SABEREMOS… – e entenderemos as formas práticas em que

podemos ajudar um ao outro através da morte e desolação.

Nós ESTAREMOS… – capacitados de angustiar com aqueles que estão

na fase de superar com a perda de amigos e os seus ente-queridos

- capacitados para ver a morte como cura e libertação de sofrimento para a vida com Deus

Nós AGIREMOS…– para ajudar no apoio e encorajamento daqueles

que acabaram de perder os seus ente-queridos.

– para ajudar crianças a trabalharem pelas suas emoções e respostas depois de perder os seus pais.

Informação de baseNesta passagem bíblica de 1 Corintios, o ´primeiro homem´ refere-se ao Adão no livro de Gênesis, e o ´último Adão´ refere-se à Jesus Cristo. É a ressureição de Jesus dos mortos que quebra o poder do pecado e morte, e dá-nos esperança de que a morte não é o fim.

Dicas para facilitadorLembre-se de que as questões de debate sobre a morte e dor podem levantar fortes emoções. Seja sensível e permita pessoas para simplesmente escutar e participarem somente quando se sentirem capazes.

Muitas pessoas podem estar a lidar com os seus sentidos da perda e dor, mesmo da morte que não é mais recente. Encorage as pessoas a partilharem as suas experiências e perdas – se eles estiverem confortáveis acerca disto – então as pessoas podem ajudar um ao outro através das suas experiências.

Ideias para resposta práticaSe várias pessoas tem perdido recentemente um querido, talvéz eles poderão juntos como um grupo falar sobre as questões que eles enfrentam e ajudarem apoiar um ao outro.

Podemos facilitar oportunidades para crianças que foram deixados orfãos. Para se reunirem e ajudarem um ao outro, com apoio de um adulto, ao passarem pelo processo da dor?

Se as crianças foram deixadas com uma caixa de memória pelos seus pais, podemos ajudar-lhes a pôr um juntos’

Referências Passo a passo 61 Crianças e HIV

Caixa de Memória para Africa de C L Smith and R O’Brine, 2000.

Ferramenta de ensino de baixo custo, www.talcuk.org

www.Biblelight.org A morte de Jesus

www.spirithome.com/death.html Morte e morrer

A Criança dentro: Ligando com crianças que esperimentaram dor e perda de Judy Rankin, Série No 6 de Chamados para cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2008

22 Ajustando a vida depois da desolação

48 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 51: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

49© TEARFUND 2010

Morte é uma realidade que devemos todos enfreta-la. No fim, todas as pessoas morrerão. Como cristãos podemos enfrentar a morte com coragem e esperança através da fé em Jesus Cristo. Podemos oferecer conforto e apoio prático aqueles que estão chorando pelos seus ente-queridos. Nesta passagem olharemos no que a bíblia diz a cerca da vida e da morte.

Debate

Nos tempos bíblicos…1 O que esta passagem nos diz acerca do que

acontece quando morremos?

2 Quem é o ´ultimo Adão´ (versículo 45)?

3 O que é que entende pelo soar da útima trombeta (versículo 52)

4 O que a frase; ´A morte foi destruída pela vitória´significa?

5 acha esta passagem confortadora? Explique porquê. (versículo 54)?

No tempo de HIV… 6 Quais são os beneficios e práticas acerca da

morte e depois da morte na nossa comunidade? Como é que eles comparam com o que Paulo escreve nesta passagem?

7 Como é que a perspectiva da vida eterna ajuda a enfrentar os desafios do dia – a- dia, particularmente no contexto de HIV? Como é que isto pode ajudar para fazer face a nossa própria morte, ou a morte de alguém que amamos?

8 quando alguém morre, como é que explicamos isto às crianças? Que tipo de questões uma criança pode perguntar a quem acaba de perder um pai devido a uma doença relacionado ao Sida? Como responderiamos?

9 Que versículos bíblicos, canções, e liturgia as pessoas usam nos funerais, ou para confortar as pessoas que recentemente acabam de perder o seu querido? São úteis? São formas mais práticas que como indivíduos e como comunidade podemos cuidar e apoiar as pessoas enquanto choram?

10 Em Filipenses 1:21, Paulo diz que viver é Cristo´morrer é lucro´às vezes Cristãos sentem que não devem estar triste sobre a morte, mas

pelo contrário regozijarem porque a pessoa foi estar com o Senhor´. Como é que balançamos a dor natural e apropriada que as pessoas sentem ao perder seus queridos, com esperança que temos pela fé?

Pontos chaves de aprendizagem Morte não tem que causar desespero, porque temos esperança em Cristo de que os mortos serão ressuscitado para a vida eterna com Deus.

Para além da esperança que podemos ter espiritualmente, é natural e saudável sentir-se triste e dor pelos nossos amados que morrem.

Pontos de oração Senhor, muito obrigado por teres morrido por nós e ressuscitado de novo, dando-nos esperança para o futuro e um relacionamento com Deus. Muito obrigado que nunca nos desampara ou nos abandona, mas estás sempre para nós em bons momentos e maus momentos, na doença e na saúde, ao vivermos e ao enfrentarmos a morte. Ajude-nos a ter coragem e esperança em tempos difíceis. Ajude-nos a ser tuas mãos e teus pés aqui na terra, dá–nos sabedoria e graça para que possamos dar conforto e ajuda prática aqueles que estão doente que perderam pessoas que eles ama. Amen.

Mais passagens para leituras

APOCALIPSE 21:1-5 Uma visão de céus, sem mais mortes ou dor

1 TESSALONISSENCES 4:13-18 A vinda do Senhor

ROMANOS8:37-39 Nada pode nos separar do amor de Deus.

1 Corintios 15:35 -58

A justando a vida depois da desolação

Page 52: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

50 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Como este estudo poderá nos mudar

Nós SABEREMOS…– que todos somos um no corpo de Cristo e que

juntos estamos a edificar o reino de Deus.

– Porque Deus precisa-nos para partilhar o seu amor em acção

– que os dons de Deus de milagres ainda estão disponíveis para todos nós hoje.

Nós ESTAREMOS…– a amar e apoiar os outros dentro da nossa família

da igreja

– encorajados para edificar a nossa família da igreja e buscar os dons de Deus.

– confiantes em pedir a restauração da saúde daqueles que conhecemos a precisarem da bênção de Deus.

Nós AGIREMOS…– para edificar o reino de Deus aqui na terra vivendo

vidas de obediência à direcção de Deus.

– para garantir que a igreja beneficie-se dos dons, habilidades e experiências daqueles de nós vivendo com HIV.

Informação de baseO testemunho da igreja deve brilhar, como um exemplo brilhante do amor em acção. Este amor é frequentemente muito prático: cozinhando, limpando, lavando, gastando tempo com os solitários crianças e adultos, reparando casas e machambas. As nossas igrejas podem ajudar a transformar comunidades – desenvolvendo relacionamentos de apoio, trazendo justiça, partilhando amor e gozando toda a plenitude da vida que o reino de Deus trará.

Quando a igreja é activa em combater a pobreza, e questões difíceis tais como discriminação do gênero e cortes dos órgãos genitais femenino, isto normalmente providencia um testemunho muito positiva. No passado Cristãos têm mostrado liderança real em atacar as questões de escravatura, apartheid e débito do terceiro mundo.

A palavra apóstolo significa alguém enviado por Deus. Originalmente a palavra referia aos discípulos escolhidos de Jesus, mas Paulo foi também um apostólo (embora ele não se encontrou com Jesus enquanto vivo na terra).

Muitas pessoas acreditam que qualquer que tenha recebido um chamamento especial de Deus é também um apóstolo.

Dicas para facilitador

Pessoas vivendo com HIV fazem parte do corpo de Cristo. Os seus dons, experiência, fé, compaixão e amor como uma parte fundamental do nosso testemunho aos outros. No reino de Deus, as nossas vidas são mensuradas pelo nosso amor pelo Jesus e pessoas em nossa volta, não pelo que este mundo considera um sucesso. HIV pode ajudar-nos reordenar totalmente o nosso pensamento acerca do que é realmente importante e focalizar em amar as pessoas – os nossos próximos, com tudo que pode significar.

Debate as experiências de pessoas de sinais e maravilhas. Algumas pessoas na igreja acreditam que sinais e maravilhas só aconteceram na igreja primitiva, mas muitas outras passagens na bíblia reforçam o ponto de vista que estes são dons para a igreja de hoje também. Cristãos não devem procurar sinais e milagres a seu favor, mas nós devemos estar preparados para crer e regozijar neles quando Deus estiver a operar.

Ideias para resposta prática Quando os líderes da igreja estão compremetidos na edificação do reino de Deus aqui na terra, muitas bênçãos seguirão. Líderes da Igreja podem modelar o amor de Cristo em acção. Como Cristãos devemos partilhar a paixão de Deus para justiça e preocupação de Jesus para com os pobres e oprimidos.

Os líderes da Igreja, incluindo aqueles que vivem com HIV, podem falar com autoridades consideráveis. Eles podem desafiar as leis injustas e promover e defender os direitos dos pobres. Através do seu exemplo e liderança eles podem inspirar, dirigir e encorajar as suas igrejas a tomar acção para promover justiça. Isto pode ser feito através da oração, oferta, cuidado prático e falando em favor daqueles que estão a sofrer.

23 Celebrando a vida em toda sua plenitude

50 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

NO

TAS D

O FA

CILITA

DO

R

Page 53: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

51© TEARFUND 2010

Celebrando a vida em toda a sua plenitudeNesta passagem lemos acerca de curas admiráveis e milagres a acontecer através dos apóstolos. Estes milagres não só encorajaram a expansão do evangelho, mas também deu aos apóstolos autoridade de dirigir a igreja de Cristo. Deus ainda opera milagres no nosso mundo hoje.

Celebrando e respondendo para trazer o reino de Deus aqui na terra deve ser a visão da igreja global. Esta visão deve levar à mais partilha e apoio nas áreas do mundo onde as pessoas sofrem durezas consideráveis.

Quando as pessoas vivendo com HIV vêm a um lugar de paz e acolhimento, eles permitem o amor de Deus a trabalhar neles e por eles. Aqueles de nós vivendo com HIV podemos então passar o resto das nossas vidas apoiando os outros com amor, apoio e cuidado.

DebateNos tempos bíblicos…1 Quantas vezes os apóstolos e os crentes da igreja

primitiva se reuniam? Como é que passavam o seu tempo?

2 Debate porque é que ficaram cheios de poder.

3 Porque é que os sinais e maravilhas só aconteciam através dos apostolos? Temos apostolos hoje?

4 A Igreja primitiva partilhava uma comunhão muito próximo. Debate o que isti significava naquele tempo.

5 esta é uma figura desafiadora da igreja primitiva partilhar as suas casas, posses e dinheiro. Quais eram os resultados? O que podemos aprender através do seu exemplo?

6 O que outras pessoas pensavam acerca da igreja primitiva?

No tempo de HIV… 7 Estamos muito confortáveis na nossa fé?

Esperamos ver Deus a operar poderosamente? Que diferança isso faz a nossa fé?

8 as curas e milágres ainda acontecem hoje? Compartilhe os exemplos se conhecer alguns, onde é que as pessoas tem recebido a cura espiritual, paz de Deus, ou cura físicamente, em ser restaurado para uma boa saúde?

9 o que a palavra ´comunhão´ significa para nós? Num grupo, menciona uma ou duas palavras cada uma a descrever o que valorizamos mais acerca da comunhão.

10 estamos a trazer os nossos amigos e próximos, com todos os tipos de necessidades, ao encontro do amor e poder da cura de Jesus? Permitimos que outros partilhem o amor de Jesus connosco nos nossos tempos de necessidade?

11 Jesus mostrou grande amor e entendimento para com todos que encontrava. Como podemos pessoalmente tornarmos exemplos do amor de Cristo para aqueles que estão a nossa volta?

12 Leiam em voz alta juntos a adaptação desta passagem de Lynn e Bill Hybels (Página 68). Qual é a nossa resposta, feche os seus olhos e sonhe sobre como a sua família, igreja e comunidade sera transformada quando Jesus voltar e trazer o seu reino na terra. Como podemos trabalhar juntos para trazer alguns destes sonhos agora?

Pontos chaves de aprendizagem Deus quer justiça e amor a fluir da igreja, como água afluir do leito do rio. A igreja deve providenciar liderança e inspiração para uma vasta gama de acções sociais que visam trazer justiça no nosso mundo magoado.

Os líderes da igreja que falam sobre os assuntos em volta de HIV, desafiando estigma e discriminação do gênero, estão seguindo o exemplo dos apostolos da igreja primitiva. Eles podem sofrer condenação de outros mas permanecem encorajados, sabendo que estão a fazer a obra do senhor.

Pontos de oração Orem para que a nossa igreja seja um lugar de acolhimento e esperança para todos que vêm.

Orem para que o Espírito Santo possa inspirar nos com energia e paixão para edificar o reino de Deus nas nossas comunidades.

Orem para que possamos ver Deus a operar milagrosamente e poderosamente nas nossas igrejas.

Orem para que as pessoas serão dados discernimentode ver quando Deus estiver a trabalhar (E também para discernir os falsos profetas).

Jesus não tinha medo de a enfrentar questões difíceis. Precisamos de seguir o seu exemplo.

Mais passagens para leituraEFÉSIOS 2:19-21 Nós somo co-cidadãos com Cristo LUCAS 5:17-26 O valor de amigos em trazer pessoas para a cura ACTOS 5:12-16 Os apóstolos curam muitas pessoas

Actos 2:42-47

Page 54: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

52 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Escrituras extraídas da Bíblia sagrada, Nova Versão Internacional. Direitos autorais © 1973, 1978, 1984 pela Sociedade Bíblica Internacional. Usado com a permissão de Hodder e Stoughton Ltd.

ESTUDO 1 1 Corintios 12:12-27

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espirito: quer Judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito

14O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo. 17Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? 18De fato, Deus dispôs cada um dos membros o corpo, Segundo a sua vontade, 19Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20Assim, há muitos membros, mas um só corpo.

21O olho não pode dizer á mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” 22Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, 23e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, 24enquantos que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, 25a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todod os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 26Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 27Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês individualmente, é membro desse corpo.

ESTUDO 2 João 9:1-7

Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. 2Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?” 3Disse Jesus: “Nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. 4Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. 5Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. 6Tendo dito isso, cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem. 7Então lhe disse: “Vai lavar-se no tanque de Siloé” (que significa “enviado”). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.

Passagens Bíblicas

Page 55: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

53© TEARFUND 2010

ESTUDO 3 Êxodo 32:1-20 e João 14:15- 17

Êxodo 32:1-20

1O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egípto, não sabemos o que lhe aconteceu”.

2Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro das suas mulheres, dos seus filhos e das suas filhas e tragam-nos a mim”. 3Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. 4Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando lhe a forma de um benzerro. Então disseram: “Eis aí os seus deuses, ó Israel que tiraram vocês do egíto!”

5Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: Amanhã haverá uma festa dedicada ao SENHOR”. 6Na manhã seguinte, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra.

7Então o SENHOR disse a Moisés: “Desça porque o seu povo, que você tirou do Egíto, corrompeu-se. 8Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Eis aí ó Israel os seus deuses que tiraram vocês do egíto”

9Disse o SENHOR a Moisés: “Tenho visto que este povo é um povo obstinado. 10Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

11Moisés, porém, suplicou ao SENHOR, o seu Deus, clamando: “Ó SENHOR, por que se acenderia a tua ira, contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão? 12Por que diriam os Egipcios: “foi com intencão malígna que os libertou, para matar nos montes e bani-los da face da terra”? Arrependa-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo! 13Lembra-te dos teus servos Abrãao, Isaque e Israel, aos quais juraste por ti mesmo´Farei que os seus descensdentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei toda esta terra que lhes prometí” 14E sucedeu que o SENHOR arrependeu-se do mal que ameaça trazer sobre o povo.

15Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos lados, frente e verso. 16As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.

17Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando disse à Moisés: “Há barulho de Guerra no acampamento”.

18Respondeu Moisés:“Não é canto de vitória, nem canto de derrota; mas ouço o som de canções!”

19Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebarando-as. 20Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-los até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem.

João 14:15-17

15“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos . 16E eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, 17o Espírito da verdade, o mundo não pode recebê-lo, porque nao o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem , pois ele vive com vocês e estará com vocês.”

Page 56: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

54 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 4 2 Reis 5:1-15

1Naamã, comandante do exercito do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu Senhor, pois por meio dele o SENHOR dera vitória a Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.

2Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher da Naamã. 3Um dia ela disse à sua senhora: “Se o meu Senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”.

4Naamã foi contar ao seu senhor o que a menina israelita dissera. 5O rei da Síria respondeu “Vá, Eu lhe darei uma carta que você entregará ao rei de Israel”. Então Naamã partiu, levando consigo trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas. 6A carta que levou ao rei de Israel dizia: “Junto com esta carta estou te enviando meu oficial Naamã, para que o curas da lepra”.

7Assim que o rei de Israel leu a carta, rasgou as vestes e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo!”

8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado suas vestes, mandou-lhe esta mensagem: Por que rasgastes as tuas vestes? Envia o homem a mim, e ele saberá que há um profeta em Israel”. 9Então Naamã foi com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: “Vá e lave-se sete vezes no rio jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.

11Mas Naamã ficou indignado e saiu dizendo: “Eu estava certo de que ele sairia para receber-me, invocaria em pé o nome do SENHOR, o seu Deus, moveria a mão sobre o lugar afectado e me curaria da lepra. 12Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Sera que não poderia lavar-me neles e ser purificado?” e foi embora dalí furioso.

13Mas os seus servos lhe disseram: Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o Senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado!” 14Assim ele desceu ao jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.

15Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram a casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: “agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor aceita um presente do teu servo”.

ESTUDO 5 João 8:1-11

1Jesus, porém, foi para o monte das oliveiras. 2Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. 3Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos. 4e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. 5Na lei de Moisés, nos ordena apedrejar tais mulheres. E o Senhor, que diz?” 6Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.

Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. 7Visto que continuavam a interroga-lo, ele se levantou e lhes disse: “se alguém de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. 8inclinou-se novamente e contonuou escrevendo no chão.

9Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. 10Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?”

11“Ninguém, Senhor” disse ela.

Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone a sua vida do pecado”.

Page 57: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

55© TEARFUND 2010

ESTUDO 6 João 4:1-26

1Os fariseus ouviram falar de que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, 2embora não fosse Jesus quem batizasse, mas seus discipulos. 3Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galiléia.

4Era-lhe necessário passar por samaria. 5Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6Havia alí um poço de Jacó. Jesus cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. 8(Os seus discípulos tinham ido cidade comprar comida.)

9A mulher Samaritana lhe perguntou: “(Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) 10Jesus lhe respondeu: “se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

11Disse a mulher: “O Senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço; do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”

13Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14mas quem beber da água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

15A mulher lhe disse:”Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

16Ele disse-lhe: vá, chame o seu marido e volte”. 17“Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou correctamente, dizendo que não tem marido. 18O facto, é que você já teve cinco homens e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”.

19Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês Judeus dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.

21Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalem. 22Vocês, Samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramoso que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23No entanto, está chegando a hora, e de facto já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”.

25Disse a mulher: “Eu sei que o Messias” (Chamado Cristo) “está para vir. Quando vier, explicará tudo para nós”, 26Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

ESTUDO 7 Lucas 17:3-4 e Marcos 11:25-26,

Lucas 17:3-4

Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe, 4Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: Estou arrependido´, perdoa-lhe”

Marcos 11:25-26

E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, prdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados . 26Mas se vocês não perdoem, também o seu pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”

Page 58: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

56 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 8 Mateus 25:31-46

31“Quando o filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. 32Todas as nações serão reunidas diante dele, ele separará umas das outras como Pastor separa as ovelhas dos bodes. 33E colocará as ovelhas á sua direita e os bodes à sua esquerda.

34“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: venham, benditos do meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. 35Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer, tive sede, e vocês me deram de beber, fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 36Necessitei de roupa e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim, estive preso, e vocês me visitaram’.

37“Então os justos lhe responderão: ´Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer; ou com sede e te demos de beber? 38Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 39Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?´

40“O Rei responderá: ‘Digo-lhes a vedade: o que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos a mim o fizeram’.

41“Então ele dirá os que estiverem à sua esquerda:´malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos, 42pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, nada me deram para beber; 43fui estrangeiro e vocês não me acolheram; necessitei de roupas e vocês não me vestiram, estive enfermo e preso e vocês não me visitaram’.

44“Eles também o responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou necessitado de roupas, ou enfermo ou preso e não te ajudamos?”

45“Ele responderá: digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos também a mim deixaram de fazê-lo’.

46“E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.”

Page 59: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

57© TEARFUND 2010

ESTUDO 9 Gênesis 2:18-25 e 1 Corntios 7:1-7

18Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que auxilie e que lhe corresponda”.

19Depois que formou a terra, todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como estes lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 20Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domesticos, as aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.

21Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22Com a costela que havia tirado do homem o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até a ele.

23Disse então o homem: “esta, sim, é o osso dos meus ossos e carne da minha carne!Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirado”

24Por essa razão o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

25O Homem e sua mulher viviam nús, e não sentiam vergonha.

1 Corintios 7:1-7 1Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, 2mas por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher ao seu próprio marido, 3O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido, 4a mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo mas sim o marido. Da mesma forma o marido não tem autoridade sobre o seu corpo mas sim a mulher. 5Não se recusem um ao outro exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicar a oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tentem por não terem domínio próprio, 6digo isso como concessão e não como mandamento. 7Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu proprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.

ESTUDO 10 1 Corintios 6:12-20

12“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada me domine. 13“Os alimentos foram feitos para estômago e o estômago para os alimentos” mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 14Por seu poder Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. 15Vocês não sabem que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! 16Vocês não sabem que aquele que se une é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. 17Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

18Fujam da imoralidade sexual, todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 19Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário de espirito santo que habita em vocês que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?, vocês foram comprados por alto preço, portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

Page 60: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

58 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 11 Juízes 19:16-29

16Naquela noite um homem idoso procedente dos montes de Efraim e que estava morando em Gibeá (os homens do lugar eram Benjamitas), voltava de seu trabalho no campo. 17Quando viu o viajante na praça da cidade, o homem idoso perguntou “para onde você está indo? de onde você vem?”

18Ele respondeu: “Estamos de viagem, indo de Belém de Judá para uma região afastada, nos montes de Efraim, onde moro. Fui a Belém de Judá, e agora estou indo ao santuário do Senhor. Mas aqui ninguém me recebeu em casa. 19temos palha e foragem para os nossos jumentos e para nós mesmos, que somos seus servos temos pão e vinho para mim, para a sua serva e para o jovem que está connosco, não temos falta de nada.”

20“Você é bem vindo em minha casa”, disse o homem idoso. “Vou atendê-lo no que você precisar, não passa a noite na praça.” 21E os levou para sua casa e alimentou os jumentos. Depois de lavarem os pés, comeram e beberam alguma coisa.

22Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: “traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relações com ele;

23O dono da casa saiu e lhes disse: “Não sejam tão perversos, meus amigos: já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura. 24Vejam, aqui está a minha filha virgem e a concubina do meu hóspede. Eu as trarei para vocês e vocês poderão usá-las e fazer com ela o que quiserem. Mas, nada façam com esse homem, não cometam tal loucura!”

25Mas os homens não quiseram ouvi-lo, então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram. 26Ao romper do dia a mulher voltou para casa onde o seu senhor estava hospedado caiu junto á porta e alí ficou até o dia clarear.

27quando o seu senhor se levantou de manhã, abriu a porta da casa e saiu para prosseguir a viagem, lá estava a sua concubina caída a entrada da casa, com as mãos na soleira da porta. 28Ele lhe disse: “levanta, vamos!” não houve resposta. Então a pôs em seu jumento e foi para casa. 29Quando chegou, apanhou uma faca e cortou o corpo da sua concubina em 12partes, e as enviou a todas as regiões de Israel.

Page 61: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

59© TEARFUND 2010

ESTUDO 12 2 Samuel 13:1-22

1Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar, ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi. 2Amnom ficou angustiado até ao ponto de adoecer por causa de sua meia-irmã Tamar, ois ela era virgem, e parecia lhe impossível aproximar-se dela.

3Amnom tinha um amigo muito astuta chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi. 4Ele perguntou a Amnom: Filho do rei, porque todo o dia você está abatido? Quer me contar o que se passa?” Amnom lhe disse:”Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão”.

5“Vá para a cama e finja estar doente”, disse Jonadabe. “Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse . Assim poderei vê-la”.

6Amnom aceitou a ideia e deitou-se, fingindo-se doente. Quando o rei foi visita-lo, Amnom lhe disse: “Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse.

7“Daví mandou dizer a Tamar no palácio: “Vá, à casa de seu irmão e prepare algo para ele comer” 8Tamar foi a casa de seu irmão, que estava deitado. Ela amassou a farinha, preparou os bolos na presença dele e os assou. 9Depois pegou assadeira e lhe serviu os bolos, mas ele não quis comer.

Então Amnom deu ordem para que todos saissem e, depois que todos sairam, 10disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. 11Mas quando ela se aproximou para servi-lo, Ele a agarrou e disse:”deita-se comigo, minha irmã.

12“Mas ela lhe disse: “não, meu irmão, não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. 13O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o Rei; ele deixará que eu me case com você”. 14Mas Amnom não quis ouví-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

15Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “levanta-se e saia!”.

16Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”.

Ele, porém, não quis ouvi-la 17e, chamando seu servo, disse: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”. 18Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma tunica longa, pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade. 19Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, nas mãos sobre a cabeça e chorando em voz alta.

20Absalão, seu irmão, lhe perguntou: “Seu irmão Amnom, lhe fez algum mal? Acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia”. E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão.

21Ao saber de tudo isso, o rei Daví ficou indignado. 22E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odeiasse por ter violentado sua irmã Tamar.

Page 62: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

60 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 13 Efésios 5:21-33

21Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

22Mulheres, sujeitem-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. 23Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja que é o seu corpo, do qual Ele é o Salvador. 24Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

25Maridos, amem cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a Igreja e entregou-se por ela 26para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27e para apresentá-la a sí mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais ninguém jamais odeiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a Igreja, 30pois somos membros do seu corpo. 31“por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”.32Este é o mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a sí mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

ESTUDO 14 Deuteronómio 6:4-9 e Efésios 6:1-4

Deuteronómio 6:4-94“Ouça, ó Israel: o Senhor, o nosso Deus é o único Senhor. 5Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7ensine as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9Escreva-as nos batentes das portas da sua casa e em seus portões.

Efésios 6:1-41Filhos, obedeçam a seus pais no senhor, pois isso é justo. 2“Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – 3“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. 4Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

ESTUDO 15 Gênesis 1:26-28

26Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que movem rente ao chão”.

27Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou

28Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos so animais que se movem pela terra”.

Page 63: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

61© TEARFUND 2010

ESTUDO 16 Efésios 5:25-33 e Oséias 4:6

Efésios 5:25-33

25Maridos, amem cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a sua igreja e entregou-se pore ela 26para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palávra, 27e para apresentá-la a sí mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama a sí mesmo. 29Além do mais, ninguém jamais odeiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30pois somos membros do seu corpo. 31“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. 32este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a sí mesmo, e a mulher trate o marido com todo respeito.

Oséias 4:66...meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

ESTUDO 17 Lucas 15:11-32

11Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. 12O mais novo disse ao seu pai:´Pai, quero a minha parte da herança´. Assim, Ele repartiu sua propriedade entre eles. 13“Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada.

17“caindo em si, ele disse:´quantos empregados do meu pai têm comida de sobra, e eu aquí, morrendo de fome! 18eu me porrei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: pai, pequei contra o céu e contra ti. 19não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados´. 20a seguir, levantou-se e foi para seu pai. “estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

21“O filho lhe disse: ‘pai pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais dígno de ser chamado teu filho’. 22“Mas o pai disse aos seus servos : ‘depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23tragam o novilho gordo e matem-no. vamos fazer uma festa e alegrar-nos pois este meu filho estava morto e voltou a vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso. 25“enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa ouviu a música e a dança.

26Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. 27Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’, “o filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saíu e insistiu com ele. 29mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para festejar com os meus amigos. 30mas quando volta esse teu filho que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!’

31“disse o pai” ‘meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. 32Mas nós tinhamos que celebrar a volta deste teu irmão e alegrar-nos , porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’”.

Page 64: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

62 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 18 Marcos 10:13-16, Isaías 1:17 e Tiago 1:21

Marcos 10:13-16 13Alguns traziam crianças a Jesus para que ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam. 14Quando Jesus viu isso ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. 15Digo-lhes a verdade: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele. 16Em seguida, tomou as crianças nos braços impôs-lhes as mãos e as abençoou.

Isaías 1:1717“Busquem a justiça, acabe, com a opressão.lutem pelos direitos do órfão, defendem a causa da viúva.”

Tiago 1:2727A religião que Deus, o nosso pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificulidades e não se deixar corromper pelo mundo.

ESTUDO 19 Neemias 4:1-20 e Neemias 6:15-16

Neemias 4:1-201Quando Sambalate soube que estavamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus 2e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: “o que aqueles frageis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas?”

3Tobias, o Amonita, que estava ao seu lado, completou:”Pois que construam! Basta que uma rapousa suba lá , para que esse muro de pedras desabe!”

4Ouve-nos, “o Deus, pois estamos sendo desprezados. Faze cair sobre eles a zombaria. E sejam eles levados prisioneiros como despojo para outra terra. 5Não perdoes os seus pecados nem apagues as suas maldades pois provocaram a tua ira diante dos construtores.

6nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro até que em toda sua extensão chegamos à metade da sua altura, pois o povo estava totalmente dedicado ao trabalho.

7Quando, porém, Sambalate, Tobias, os árabes, os Amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos. 8todos juntos planejaram atacar jesrusalém e causar confusão. 9Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles.

10Enquanto isso, o povo de judá começou a dizer: “os trabalhadores já não tem mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não consiguiremos reconstruir o muro”. 11E os nossos inimigos diziam:” antes que descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem alí no meio deles; vamos mata-los e acabar com o trabalho deles”.

12Os judeus que moravam perto deles dez vezes nos preveniram: “Para onde quer vocês se virarem, saibam, que seremos atacados de todos os lados. 13Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armadas de espadas, lanças e arcos. Fiz uma rápida inspecção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e aos restantes do povo: não tenham medos deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível e lutem pelos seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.

15Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho. 16Daquele dia em diante, enquanto a metade dos meus homens fazia o trabalho, a outra metade permanecia armada de lanças, escudos, arcos e coraças. Os oficiais davam apoio a todo o povo de

Page 65: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

63© TEARFUND 2010

ESTUDO 20 João 11: 1-16

1Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betania, do povoado de Maria e de sua irmã Marta e aconteceu que Lázaro ficou doente. 2Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. 3Então as irmãs do Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente.”

4Ao ouvir isso, Jesus disse: “essa doença não acabará em morte; mas é para a glória de Deus, para que o filho de Deus seja glorificado por meio dela” 5Jesus amava a Marta, a irmã dela e Lázaro. 6No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.

7Depois disse aos seus discípulos: “vamos voltar para Judeia.” Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e assim mesmo vais voltar para lá?”9 Jesus respondeu: “O dia não tem 12horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo. 10Quando anda de noite tropeça, pois nele não há luz.”

11Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu mas vou até lá para acorda-lo.” 12Seus discípulos lhe responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar” 13Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.

14Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu, 15e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá. Para que vocês creiam. Mas vamos alé ele”. Então Tomé, chamado Didimos disse aos outros discípulos. “Vamos também para morrermos com Ele”.

Judá 17que estava construindo o muro. Aqueles que transportavam o material faziam o trabalho com uma mão e com a outra seguravam uma arma, 18e cada um dos construtores trazia na cintura uma espada enquanto trabalhava; e comigo ficava um homem pronto para tocar a trombeta.

19Então eu disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: a obra é grande e extensa, e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro. 20Do lugar de onde ouvirem o som da trombeta, juntem-se a nós alí, nosso Deus lutará por nós!

Neemias 6:15-16 15O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia do Elul, em cinquenta e dois dias. 16Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda do nosso Deus.

Page 66: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

64 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

ESTUDO 21 João 11:17-44

17Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepúlcro havia quatro dias. 18Betania distava cerca de 3 km de jerusalém, 19e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão. 20Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa.

21Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aquí meu irmão não teria morrido. 22Mas sei que mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires.”

23Disse Jesus: “o seu irmão vai ressuscitar.”

24Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressureição no ultimo dia.”

25Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressureição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; 26E quem vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

27Ela lhe respondeu: “sim, Senhor, eu tenho crido que tú és o Cristo, o filho de Deus que devia vir ao mundo”.

28E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria disse-lhe: “O Mestre está aquí e está chamando você”. 29ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele. 30Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. 31Quando notaram que ela se levantou depressa e saíu, os judeus, que a estavam confortando em casa seguiam-na supondo que ela ia ao sepúlcro, para alí chorar.

32Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aquí meu irmão não teria morrido”.

33Ao ouvir chorando Maria e os Judeus que a acompanhava, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. 34“Onde o colocaram?” perguntou ele.

“Vem e vê, Senhor”. Responderam eles.

35Jesus chorou. 36Então os Judeus disseram: “vejam como ele o amava!” mas alguns deles disseram: “Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?”

38Judeus, outra vez profundamente comovido, foi até ao sepúlcro. Era uma gruta com uma pedra colocada á entrada. 39“Tirem a pedra” disse ele, disse Marta irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”

40Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”

41Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste.”

43Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro venha para fora!” 44O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “tirem as faixas dele e deixem-no ir”.

Page 67: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

65© TEARFUND 2010

ESTUDO 22 1 Corintios 15:35-58

35Mas alguém pode perguntar: “como ressuscitam os mortos? Com que espécie do corpo virão?” 36insesato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. 37quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. 38mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. 39nem toda a carne é a mesma. Os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra 40há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um, e o dos corpos terrestres é outro, 41Um é o esplendor do sol, o outro da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor uma das outras. 42assim será com a ressureição dos mortos. O corpo que é semeiado é perecível e ressuscita imperecível; 43é semeiado em desenhora e ressuscita em glória; é semeiado em fraqueza e ressuscita em poder. 44é semeiado um corpo natural e ressuscita um corpo spiritual.

Se há corpo natural, há também corpo spiritual. 45Assim está escrito. “o primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o ultimo Adão, espírito vivificante. 46não foi o spiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o spiritual. 47o primeiro homem era do pó da terra: o Segundo homem, dos cues. 48os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. 49assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.

50Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. 51Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52num momento, num abrir e fechar de olhos ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53pois é necessário que aquilo que é corruptivel se revista de incorrupitibilidade, e aquilo que é mortal se revista de imortalidade. 54Quando porém, o que é corruptivel se revistir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”.

55“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, matenham-se firmes e que nada os abale sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

ESTUDO 23 Atos 2:42-4742Eles se dedicavam no ensino dos apóstolos e a comunhão ao partir do pão e as orações. 43Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45Vendendo suas propriedades e bens, distribuiam a cada um conforme a sua necessidade. 46todos os dias, continuavam a reunir-se no patio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam nas refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Uma versão alternativa de Atos 2:42-47 adaptado por Lynne e Bill Hybels

42E os crentes, alguns seropositivos e alguns seronegativos, dedicavam-se no ensino dos apostólos, a uma comunhão profunda um com outro, ao partir do pão e as orações. 43Todos estavam cheios de espírito santo, e muitos sinais e maravilhas eram feitos pelos apóstolos, enquanto se uniam no combate à expansão do vírus por toda a comunidade.44Todos os crentes, infectados ou não infectados, estavam todos juntos e tinham tudo em comum. 45vendendo suas propriedades e bens, aqueles que eram saudáveis e financeiramente estáveis davam generosamente – mesmo sacrificialmente – àqueles que não eram. 46Todos os dias, aqueles que eram fortes continuavam se reunindo no patio do templo,e em seguida reuniam-se nas casas daqueles que estavam muito doentes para sair, participando nas refeições juntos juntos com alegria e corações sinceros, 47louvando a Deus e tendo a simpatia de todos que estavam de fora, que admiravam a graça que era mais forte que o estigma de HIV e SIDA. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos, alguns para viver longa vida, outros para serem auxiliados com dignidade ao passar pela morte e para a presença de Deus.

Page 68: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

66 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Glossário

Advocacia/advoca Falar de um assunto à queles que estão no poder com e em favor doutros.

Abstinência não participar em algo – tais como beber àlcool, ou ter relações sexuais.

SIDA Sindroma de Imuno Deficiência Adiquirida

Terapia antiretroviral usando comprimidos especiais que retardam o desenvolvimento (TARV) de HIV - SIDA.

Transfusão de sangue a transferência do sangue de uma pessoa saudável para alguém que perdeu algum do seu sangue como resultado de um acidente, doença ou operação

Ciruncisão cortar a pele dos orgãos sexuais dos rapazes ou raparigas.

Concubina uma mulher que é conservada por um homem rico como tipo de uma mulher inferior, mas não oficialmente casada com ele.

Preservativo uma borracha fina para vestir e cobrir o pénis durante o acto sexual para prevenir a gravidez ou infecção.

Preservativos femeninos, que são colocados dentro da vagina, estão a tornar-se mais disponíveis.

Casal discordante um relacionamento entre duas pessoas, uma que está aviver com HIV, enquanto que a outra está livre de HIV.

Discriminação quando um grupo de pessoas é tratado de maneira mais pior que os outros por causa de preconceito ou de uma informação incorrecta

Facilitador um líder que encoraja outros a partilharem o seu conhecimento, experiência e pensamento para que as pessoas possam aprender apartir da partilha conjunta.

Àrvore de família um cartaz que mostr a relacionamentos da familia sobre várias gerações.

Corte genital femenino a prática de circuncidar mulheres jovens envolvendo a remoção do orgão sexual femenino ou cozer até a abertura vaginal.

Gênero as diferênças sociais entre homens e mulheres, ou rapazes e raparigas, que são aprendidas (antes do que as diferenças sexuais que são biológicos)

HIV Vírus de Imunodeficiência Humana

Mandato um comando oficial de alguem com autoridade.

mentor uma pessoa mais velha, mais experiente que apoia, aconselha e encoraja uma pessoa mais jovem.

Nausea um sentimento desagradável que da vontade de vomitar

Objectivos esperado para mudanças no entendimento, aprendizagem e prática – frequentemente durante um determinado periodo.

Órfão uma criança abaixo de 18 anos que perdeu um ou ambos pais.

Participantes pessoas que fazem parte em qualquer tipo de actividade.

Pénis orgão sexual masculine, também usado para extrair a urina.

Violação forçando uma pessoa a ter relações sexuais contra a sua vontade.

Ritual um padrão bem estabelecido de comportamento ou práticas religiosas.

Auto-estigma o sentimento que não somos dignos e vergonhoso.

Este glossário explica o significado de algumas palavras da maneira como são usadas neste lívro.

66 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Page 69: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

67© TEARFUND 2010

Sémen fuído corporal produzido pelo homem durante o sexo

Sexo neste livro, sexo significa actividade sexual penetrante; o acto de colocar o penis do homem dentro da vagina da mulher ou no ânus de uma pessoaresultando em trocas de fluidos corporais.

Sterotipo ideias acerca de alguma coisa ou de alguém que tornou-se fixo por ser extensivamente usado, mas que não se aplica necessariamente para todos os casos.

Estigma um sentimentode se sentir inacetável socialmente, resultando em isolamento, rejeição e vergonha.

Tabú um assunto que raramente é discutido por razões sociais ou culturais.

Tatuagem fazer um desenho permanente na pele furando e marcando com tinta

Vírus uma parasite microscopio que pode se espalhar entre as pessoas.

‘Periodo da janela’ o periodo dos três meses logo depois da infecção com o virus quando o virus ainda não se multiplicou suficientemente dentro do corpo para ser detectado pelo teste especial de HIV.

67© TEARFUND 2010

Page 70: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

68 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

Comentário bíblico africano: Um volume de comentários. Tokunboh Adeyemo, editor geral

Deus, nosso Parente amoroso; Estudos Bíblicos sobre SIDA, Lívro No 5 de Estudo Bíblico Teológico das Mulheres de Umtata. Disponível do Editor, Box 65, Umtata 5099, RSA.

HIV e SIDA: Tomando Acção, ROOTS 8 por Rachel Blackman, Tearfund.

Respondendo mais efectivamente ao HIV e SIDA, um PILLARS guide por Isabel Carter, Tearfund Passo a passo 19 (HIV e SIDA), 44 (Trabalhando em rede para HIV) e 61 (Crianças e HIV). Tearfund disponível tambem em: www.tilz.tearfund.org.

Fazar acontecer, um guia para ajudar a sua congregação a fazer trabalho na area de HIV/SIDA por Lucy Y Steinitz, Série No 2 de Chamados para cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2005.

Livro de Memória para Africa por C L Smith e R O’Brine, 2000. Ferrameta para ensino de baixo custo, www.talcuk.org

Vozes positivas: Líderes religiosos vivendo ou pessoalmentes afectados pelo HIV e SIDA Série No 1 de Chamados pra Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2005.

Tempo de Conversa: Um guia para a vida familiar na era de SIDA por James Tengatenga e Anne Bayley, Série No 3 de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2006.

A Criança Dentro: Conectando com crianças que experimentaram dor e perda por Judy Rankin, Série No 6 de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2008.

Chama-me: Como a Bíblia fala na era de SIDA, editado por Glen Williams, Série No 7 de Chamados para Cuidar, Strategies for Hope Trust, Oxford 2010

Sites

www.godswordforyou.com Recursos de Estudo Bíblico

www.Biblelight.org Recursos do Estudo Bíblico

www.abigails.org Apoio para mulheres passando por abuso domestico

www.avert.org Informação sobre HIV e SIDA

www.tilz.tearfund.org Publicações internacionais da Tearfund.

www.aidsalliance.org Reduzindo a expansão de HIV.

www.unaids.org/en/KnowledgeCentre/HIVData site da ONUSIDA

www.who.int/topics/hiv_aids Organização Mundial da saúde.

Mais leitura e materiais de recursos úteis

68 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV68

Page 71: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

69© TEARFUND 2010

Advocacia 39, 40, 42, 43, 67

Terapia antiretroviral 12, 13, 67

TARV – dicas para náusea 12

Cerimónias fúnebres 47, 48, 49

Circuncisão 10, 67

Benefícios para homens 42

Circuncisão femenino 10, 25

Preservativos 10, 36, 67

Habilidades de aconselhamento 12, 16, 18, 26, 27, 28, 36

Dicas de aconselhamentos 36

Morte 13

Choro pela morte 47

Preparando-se 44, 45, 46

Realidade de 46, 47

Discórdia, casais discoradantes 36, 37, 67

Discriminação 7, 14, 15, 34, 37, 50, 51, 67

Facilitador, habilidades de facilitação 3, 67

(também em cada página enumerada)

Àrvore da família 44, 67

Corte genital femenino 10, 50, 67

Perdão 17, 18, 19, 26, 31, 39

Gênero 22, 26, 27, 28, 35, 50, 51

Inclusão 6, 35, 36, 38

Liderança 35, 42, 43, 50, 51

Casamento 18, 22, 23, 24, 25, 27, 30, 31

Caixa de memória 44, 48

Mentor 30, 32, 33, 67

Índice

Mitos (e tradições) 5, 10, 11

Órfãos, cuidado e apoio 20, 21, 32 33, 38, 40, 41, 48, 67

Habilidades de ser pai 32, 33

Profilaxia pós exposição 26

Oração 2

Violação 26, 27, 28, 29, 67

Apresentação de papeis (sobre sexo e relacionamentos) 2

4

Auto-estigma 8, 16, 17, 37, 39, 67

Sermãos 5

Abuso sexual/exploração 26, 27, 28, 29

Solteiros e relacionamentos sexuais 24, 25

Estatísticas

número de pessoas vivendo com HIV 6

número de pessoas precisando de TARV 12

número de mulheres violadas 28

número de jovens com HIV 8

Estigma 14, 15, 16, 17, 68

Tabús 25, 45, 46, 68

69© TEARFUND 2010 69© TEARFUND 2010

Page 72: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não

70 MÃOS DADAS: ESTUDOS BÍBLICOS PARA TRANSFORMAR A NOSSA RESPOSTA AO HIV

tearfund

Mãos dadasEstudos Bíblicos para transformar a nossa resposta ao HIV

Page 73: MÃOS DADAS - tilz.tearfund.orgtilz.tearfund.org/~/media/Files/TILZ/HIV/Hand in hand - Portugese.pdf · 12 Protegendo os jovens: ... o pastor ou ministro da palavra de Deus pode não