8
O continente O continente africano antes do africano antes do século XV século XV Comece uma história com as flechas dos Comece uma história com as flechas dos nativos americanos e não com a chegada nativos americanos e não com a chegada dos britânicos, e você tem uma história dos britânicos, e você tem uma história totalmente diferente.” totalmente diferente.” (Chimamanda Adichie) (Chimamanda Adichie)

O continente africano antes do século XV

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O continente africano antes do século XV

O continente O continente africano antes do africano antes do

século XVséculo XV““Comece uma história com as Comece uma história com as

flechas dos nativos americanos e flechas dos nativos americanos e não com a chegada dos britânicos, não com a chegada dos britânicos, e você tem uma história totalmente e você tem uma história totalmente

diferente.”diferente.”(Chimamanda Adichie)(Chimamanda Adichie)

Page 2: O continente africano antes do século XV

Geografia do continente Geografia do continente africano: um desafioafricano: um desafio

Page 3: O continente africano antes do século XV
Page 4: O continente africano antes do século XV

Representações Representações eurocêntricaseurocêntricas

Tradição oral africana e a crítica ao termo Tradição oral africana e a crítica ao termo “pré-história”“pré-história”

O estigma da escravidão na perpetuação O estigma da escravidão na perpetuação de um estereótipode um estereótipo

O racialismo “científico” do século XIXO racialismo “científico” do século XIX ““Descolonizar a história é precisamente Descolonizar a história é precisamente

derrubar as falsas teorias e todos os derrubar as falsas teorias e todos os preconceitos criados pelo colonialismo para preconceitos criados pelo colonialismo para melhor assentar seu sistema de dominação melhor assentar seu sistema de dominação e exploração e justificar a política de e exploração e justificar a política de intervenção”. intervenção”. (História Geral da África, vol. IV)(História Geral da África, vol. IV)

Page 5: O continente africano antes do século XV

Organização social e Organização social e econômicaeconômica

A importância do A importância do vínculo de parentescovínculo de parentesco: : “o lugar social das pessoas era dado pelo “o lugar social das pessoas era dado pelo seu grau de parentesco em relação ao seu grau de parentesco em relação ao patriarca ou à matriarca da linhagem patriarca ou à matriarca da linhagem familiar. A coesão social dependia, em familiar. A coesão social dependia, em grande parte, da preservação da memória grande parte, da preservação da memória dos antepassados, da reverência e dos antepassados, da reverência e privilégios reservados aos mais velhos e privilégios reservados aos mais velhos e da partilha da mesma fé religiosa.” (da partilha da mesma fé religiosa.” (História História Geral da África, vol. IV)Geral da África, vol. IV)

Page 6: O continente africano antes do século XV

““Tribos” africanas? As Tribos” africanas? As diferentes formas de diferentes formas de

organização do Estadoorganização do Estado Clã:Clã:

““Uma forma rudimentar do Estado; seus membros reconhecem um Uma forma rudimentar do Estado; seus membros reconhecem um ancestral comum e vivem sob a autoridade de um chefe eleito ou de ancestral comum e vivem sob a autoridade de um chefe eleito ou de um patriarca, cuja função essencial é zelar por uma divisão um patriarca, cuja função essencial é zelar por uma divisão equitativa dos ganhos do grupo. (...)Vivem frequentemente em equitativa dos ganhos do grupo. (...)Vivem frequentemente em simbiose com os povos sedentários, com os quais trocam o produto simbiose com os povos sedentários, com os quais trocam o produto de suas atividades”de suas atividades”

Reino:Reino:““O reino congrega vários clãs, sendo o rei, frequentemente, um O reino congrega vários clãs, sendo o rei, frequentemente, um chefe de clã que impõe sua autoridade a outros clãs. O rei dispõe de chefe de clã que impõe sua autoridade a outros clãs. O rei dispõe de um conselho cujos membros vivem de seus benefícios, ocupando o um conselho cujos membros vivem de seus benefícios, ocupando o reino território bastante extenso; no entanto cada clã conserva sua reino território bastante extenso; no entanto cada clã conserva sua estrutura fundiária e seus ritos particulares. Fato importante é o estrutura fundiária e seus ritos particulares. Fato importante é o compromisso de fidelidade ao rei, que se traduz pelo pagamento de compromisso de fidelidade ao rei, que se traduz pelo pagamento de um imposto.”um imposto.”

Império:Império:““Os soberanos que chamamos ‘imperadores’ controlam, em Os soberanos que chamamos ‘imperadores’ controlam, em princípio, senão um vasto território, ao menos reis, que gozam de princípio, senão um vasto território, ao menos reis, que gozam de grande autonomia. [Exemplo:] O imperador do Mali tinha sob sua grande autonomia. [Exemplo:] O imperador do Mali tinha sob sua autoridade doze províncias, das quais duas eram reinos.”autoridade doze províncias, das quais duas eram reinos.”

Page 7: O continente africano antes do século XV

Escravidão na África antes dos Escravidão na África antes dos europeuseuropeus

Escravidão domésticaEscravidão doméstica– Decorrente de guerras entre povos Decorrente de guerras entre povos

distintos, troca, compra, rapto etc. ,“distintos, troca, compra, rapto etc. ,“consistia em aprisionar alguém para utilizar sua força de trabalho, em geral, na agricultura de pequena escala, familiar”.

– “Os escravos eram poucos por unidade familiar, mas a posse deles assegurava poder e prestígio para seus senhores”.

– “Incorporação dos escravos na família se dava de modo gradativo: iam, de geração em geração, perdendo a condição servil e sendo assimilados à linhagem”.

Page 8: O continente africano antes do século XV

Escravidão islâmicaEscravidão islâmica– Disseminação do islamismo desde o século VIII, Disseminação do islamismo desde o século VIII,

principalmente no norte da África.principalmente no norte da África.– Caravanas que percorriam o Saara resultaram na Caravanas que percorriam o Saara resultaram na

expansão do islã para o sul. Levavam “expansão do islã para o sul. Levavam “espadas, tecidos, cavalos, cobre” etc. e retornavam com “ouro, peles, marfim e, cada vez mais, escravos”.

– “Todo o mundo árabe foi se revelando um bom mercado para os cativos trazidos não só da África, mas também da Índia, China, Sudeste da Ásia e Europa Ocidental (...) mas foi a África negra quem mais abasteceu os mercados de escravos”

– Surgimento da escravização em Surgimento da escravização em larga escalalarga escala..