9
Úlceras Gástricas Alunas: Ana Rita 9ºC Nº3 Bruna David 9ºC Nº4 Prof.: Teresa Guedes Período Ano letivo: 2015/2016

Úlcera Gástrica

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Úlcera Gástrica

Úlceras GástricasAlunas: Ana Rita 9ºC Nº3 Bruna David 9ºC Nº4

Prof.: Teresa Guedes 2º Período

Ano letivo: 2015/2016

Page 2: Úlcera Gástrica

Identificação

A úlcera gástrica, úlcera péptica ou úlcera no estômago é uma ferida que geralmente é causada por diversos fatores, entre eles a má alimentação. Ela apresenta como sintoma a dor de estômago, especialmente após comer, e normalmente não é uma situação muito grave.

Page 3: Úlcera Gástrica

Caracterização

A úlcera gástrica gera sintomas como:• Dor abdominal forte,

em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber;

• Dor em forma de queimação na "boca do estômago“;

• Enjoo;• Vómito;• Dor de cabeça;• Perda de peso.

Page 5: Úlcera Gástrica

Consequências

A úlcera gástrica pode, como consequência da progressiva corrosão da parede estomacal, originar graves complicações. Uma das mais frequentes, caso a lesão erosiva chegue aos vasos sanguíneos localizados por baixo da mucosa, é a hemorragia. Se se tratar de pequenos capilares, o sangrar não será copioso, mas se o vaso afetado tiver um grande caudal, então, pode provocar uma perda de sangue muito abundante.

Page 6: Úlcera Gástrica

Uma outra complicação possível é a perfuração da parede do estômago, sempre que a úlcera se aprofundar e atravessar todas as capas do estômago, provocando assim a passagem do conteúdo gástrico para a cavidade abdominal, uma situação de extrema gravidade. Também pode suceder que, através do mesmo mecanismo, a úlcera penetre num órgão adjacente, como o fígado e o pâncreas, o que provocará uma intensa dor que nem com tratamento poderá ser aliviada.

Consequências

Page 7: Úlcera Gástrica

Diagnóstico

Para identificar a úlcera gástrica, recomenda-se uma endoscopia digestiva alta. Nela, o médico irá colocar uma sonda, com uma microcâmara na ponta, dentro da boca do indivíduo até o seu estômago, conseguindo visualizar com clareza as paredes internas do estômago e suas lesões.A biópsia do tecido do estômago poderá confirmar a presença da H. Pylori.

Page 8: Úlcera Gástrica

Tratamento

O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de antiácidos, que evitam que o suco gástrico utilizado na digestão aumente o tamanho da ferida. Pode-se recorrer ainda a analgésicos, para controlar as dores, e a calmantes, para que o indivíduo fique mais relaxado, uma vez que o ácido gástrico é produzido em maior quantidade sob stress. Para eliminar a H.Pylory, recorre-se a antibióticos, como, por exemplo, a Amoxicilina. A alimentação deve ser feita com frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, devendo-se evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral.

Page 9: Úlcera Gástrica

Evite também alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi. Um ótimo tratamento caseiro para úlcera gástrica é tomar o suco puro de uma batata por dia. Basta passar a batata pela centrífuga ou processador de alimentos e tomar seu suco, sempre em jejum e várias vezes durante o dia. Tome o suco logo após o seu preparo. A batata é um antiácido natural que não tem contraindicações, muito eficaz em caso de gastrite e úlcera.

Tratamento